Ações De Promoção À Saúde Mental Infantojuvenil No Contexto Escolar: Um Estudo De Revisão / Promotion Actions To Mental Health Chindren Youth Inschool Context: Literature Review

Maria Fernanda Barboza Cid, Danieli Amanda Gasparini

Resumo


Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre ações de promoção e prevenção em saúde mental ocorridas no ambiente escolar. Método: os dados foram coletados a partir da busca nas bases Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e banco de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os seguintes unitermos: mental health promotion, teacher – student relationship, school-families relatonship, school, intervenção, saúde mental; problemas de comportamento, intervenção de saúde e escola, focalizando publicações do período de 2003 a junho de 2013. Os resultados encontrados foram analisados a partir de um protocolo de registro adaptado para este estudo. Resultados: foram selecionados um artigo nacional; uma dissertação de mestrado nacional e 17 artigos internacionais.Verificou-se que há uma escassez de estudos na literatura nacional e internacional, podendo isto estar relacionado ao fato de que políticas e pesquisas no campo da saúde mental infantojuvenil ainda são recentes, ou, ainda ao fato de a área da saúde ser o principal setor em que ações de promoção de saúde são realizadas. Conclusão: observou-se que as ações relatadas parecem pontuais e desarticuladas de outros equipamentos de atenção à saúde de crianças e adolescentes e, além disso, não consideram as realidades e demandas das populações-alvo no planejamento das ações. Por outro lado, nos trabalhos internacionais, foi possível verificar alguns que focalizaram diferentes autores, o que vai ao encontro da literatura que trata de intervenções em saúde mental infantil.

 

Palavras-Chaves: Promoção. Saúde Mental. Contexto Escolar. Infantojuvenil.

 

ABSTRACT

 

Objective: To that purpose, the objective was then to conduct a national and international literature review of mental health promotion and prevention actions which had taken place in school environments. Methods: The data was collected from scielo databases, the CAPES Journal Portal and bank Theses and Dissertations CAPES, by using the following key words while focusing on publications from 2003 to June 2013: mental health promotion, teacher-student relationship, school-families relationship, school, intervention, mental health, behavior problems, and health and school intervention. The results were analyzed through an appropriate registration protocol. Results: found to be a particular national article; a national master's thesis and 17 international articles. It was found that there is a lack of studies in national and international literature, which may be related to the fact that policy and research in the field of infant-juvenile mental health are still fresh or even the fact that the health sector is the foremost one in which health promotion actions are performed. Conclusion: It was observed that the reported actions appear to be limited and disconnected from other equipment which attends to the health of children and adolescents and also it does not consider the realities and demands of the targeted market when planning its actions. On the other hand, it was found in the international articles some works that focused on different actors, which coincides to the literature that deals with interventions in children’s mental health.

 

Keywords: Promotion. Mental Health. School Context.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALCEA, S. et al. Step-Up: Promoting Youth Mental Health and Development in Inner-City High Schools. Clinical Social Work Journal, 2012, v.40, n.2. Disponível em . Acesso em 31 de outubro de 2014;

ALMEIDA-FILHO, N.; SOUZA-SANTANA, V.; SOUZA, A. L.; JACOBINA, R. R. Relações entre a saúde mental dos pais e a saúde mental das crianças em uma população urbana de Salvador, Bahia. Acta PsiquiatrPsicolAmLat, 1985; v.32, p211-221.

ATKINS, M. S. et al. Toward the Integration of Education and Mental Health in Schools. Adm Policy Ment Health, 2010, v.37. Disponível em . Acesso em 25 de março de 2014.

BRASIL, Ministério da Saúde. Caminhos para uma política de Saúde Mental Infanto-juvenil. Brasília DF, 2005. Disponível em . Acesso em 9 de janeiro de 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013;

CID, M. F. B. Saúde Mental de escolares: um estudo de prevalência e de fatores de risco e proteção. 2011. 143f. Tese (Doutorado em Educação Especial). Programa de Pós- Graduação de Educação Especial. Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011;

CID, M. F. B.; MATSUKURA, T. S. Problemas de saúde mental em escolares e seus escolares e seus responsáveis: um estudo de prevalência. Rev. Ter. Ocup. Univ São Paulo, n. 25, v.1, p. 1-10, 2014. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/56173/87283>. Acesso em 18 de agosto de 2015;

COCENAS, S. A. Grupo de atividades com jovens escolares: recurso para o aprimoramento do funcionamento pessoal e social. Dissertação (Mestrado em Ciências). Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Psiquiátrica. 2012. 106 f. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012. Disponível em . Acesso em 31 de outubro de 2014;

COUTO, M.C.V.; DUARTE, C.S.; DELGADO, P.G.G. A Saúde mental infantil na Saúde Pública brasileira: situação atual e desafios. Rev. Bras. Psquiatr.,v.30, n.4, p. 390-398, 2008. Disponível em: . Acesso em 31 de agosto de 2014.

CROSS, W.F. et al. Does Practice Make Perfect? A Randomized Control Trial of Behavioral Rehearsal on Suicide Prevention Gatekeeper Skills.The Journal of Primary Prevention, v.32, n.3, 2011. Disponível em: .Acesso em 31 de outubro de 2014;

D'ABREU, L. C. F.; MARTURANO, E. M. Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estud. psicol., Natal, vol.15, n.1, 2010 Disponível em: . Acesso em 31 de dez de 2014;

DEBNAM, K.J et al. Secondary and Tertiary Support Systems in Schools Implementing School-Wide Positive Behavioral Interventions and Supports. Journal of Positive Behavior Interventions, v.13, n.3, 2012. Disponível em: .Acesso em 31 de outubro de 2014;

DE JONG, T. GRIFFITHS, C. Developing the Capacity of Australian Secondary Schools to Cater for Students with High Support Needs in Mental Health and Wellbeing: An Effective SchoolCase Management Resource. School Psychology International, v.29, n.1, 2008. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2013;

DELFINI, P. S. S.; REIS, A. O. A. Articulação entre os serviços públicos nos cuidados voltados à saúde mental infanto-juvenil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n.2, p.357-366, 2012. Disponível em:. Acesso em 31 de agosto de 2014;

DICKSON, P. et al. TRAVELLERS: a school-based early intervention programme helping young people manage and process change, loss and transition. Pilot phase findings. The Australian and New Zealand jounal of psychiatry, v.37, n.3, 2003. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro 2014;

DIX, K.L. et al. Implementation quality of whole-school mental health promotion and students’ academic performance. Child and Adolescent Mental Health, v.17, n.1, 2012. Disponível em: .Acesso em 31 de dezembro de 2014;

FERNANDES, L. H. O. Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores. Trabalho de conclusão de curso. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, 2014.

FRANKLIN, C.G.S. et al. Teacher involvement in school mental health interventions: a systematic review. Children and Youth Services Review, 2012, v.24.Disponívelem.Acesso em 25 de março de 2015;

FLEITLICH, B. W.; GOODMAN, R. Implantação e implementação de serviços de saúde mental comunitários para crianças e adolescentes. Rev. Bras. Psiquiatr, vol.24, n.1, 2002. Diponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php? pid = S1516-44462000000600002 & script = sci_arttex t>. Acesso em 26 de março de 2015;

FORD, T. et al. Supporting teachers and children in schools: the effectiveness and cost-effectiveness of the incredible years teacher classroom management programme in primary school children: a cluster randomised controlled trial, with parallel economic and process evaluations. BMC Public Health, v.12, 2012. Disponível em . Acesso em 31 de outubro de 2014;

GREENBERG, M. T.; DOMITROVICH, C.; BUMBARGER, B. The Prevention of Mental Disorders in School-Aged Children: Current State of the Field. Prevention&Treatment, vol. 4, n.1, 2000. Disponível em . Acesso em 26 de março de 2013.

HALPERN, Ricardo; FIGUEIRAS, Amira C. M.. Influências ambientais na saúde mental da criança. J. Pediatr, Rio de Janeiro, vol.80, n.2, suppl., 2004. Disponível em: . Acesso em 31 de dez de 2014;

HOLDER, R.K. et al. A school-based resilience intervention to decrease tobacco, alcohol and marijuana use in high school students. BMC Public Health, v.11, 2011. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014;

HUMPHREY, N. et al. Going for Goals: An Evaluation of a Short, Social-Emotional Intervention for Primary School Children. SchoolPsychologyInternational, v.31, n.1, 2010. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014;

MALONEY, D.; WALTER, G. Contribution of ‘School‐Link’ to an Area Mental Health Service.AustralianPsychiatry, v.13, n.4, 2005. Disponível em: . Acesso em 31 de dezembro de 2014;

MATSUKURA, T. S.; CID, M. F. B. Intervenção junto a professores do ensino público municipal: abordando os papéis da família e escola no desenvolvimento infantil e viabilizando ações. In: FILHO, T. A.; Thiollent, M. J.; UFSCar. Metodologia para projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. São Carlos: Cubo Multimídia, p.192-196, 2008.

MATSUKURA, T. S.; GUADANHIM, M. S. Terapia Ocupacional e saúde mental da criança e do adolescente: identificando práticas de intervenções e pesquisa. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

MISHARA, B.L.; YSTAGAARD, M. Effectiveness of a mental health promotion program to improve coping skills in young children: Zippy’s Friends. Early Chilhood Research Quarterly, v. 21, n.1, 2006. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014;

MITCHELSON, M.R. et al. BRITA Futures: A resilience-building program for children and Young people from culturally and linguistically diverse backgrounds – Program description and preliminary findings. Advances in Mental Health, v.9, n.3, 2010. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014;

PAULA, C. S., et al. Saúde Mental na infância e adolescência: revisão dos estudos

epidemiológicos brasileiros. In E. Lauridsen – Ribeiro; O. Y. Tanaka (orgs). Atenção em Saúde Mental para crianças e adolescentes no SUS. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS. Prevenção do suicídio – um recurso para conselheiros. Departamento de Saúde mental e de abuso de substâncias. Gestão de Perturbações Mentais e de Doenças do Sistema Nervoso. Genebra, 2006. Disponível em < http://www.who.int/mental_health/media/counsellors_portuguese.pdf >. Acesso em 31 de agosto de 2014;

RIBEIRO, E. L.; PAULA, C. S. Política de saúde mental para crianças e adolescents. In: Mateus, M.D. (org) Políticas de saúde mental: baseado no curso Políticas de saúde mental, do CAPS Luiz R. Cerqueira. São Paulo: Instituto de Saúde, 2013. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2014;

ROBERTS, C.M. et al. The prevention of anxiety and depression in children from disadvantaged schools. BehaviorReserchandTherapy, v.48, n.1, 2010.

SANTOS, P. L. dos ; GRAMINHA, S. S. V. Estudo comparativo das características do ambiente familiar de crianças com alto e baixo rendimento acadêmico. Paidéia, Ribeirão Preto, vol.15, n.31, 2005. Disponível em: . Acesso em 07 de janeiro de 2015;

SAPIENZA, G.; PEDROMÔNICO, M. R. M. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n.2, p-209-216, maio/ago 2005. Disponível em . Acesso em 18 de janeiro de 2015;

SHAH, H.; KUMAR, D. Sensitizing the Teachers Towards School Mental Health Issues: An Indian Experience. Community Mental Health, v.48, n.4, 2012. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2013;

SHATKIN, J. P.; BELFER, M. L. The Global Absense of Child and Adolescent Mental Health Policy. Childand Adolescent Mental Health, v.9, n.3, p. 104-108, 2004.

SILVA, A. M. da; MENDES, E. G. Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas de comportamento. Rev. Bras. Ed. Esp.¸ Marília, v.18, n.1, 2012. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014;

TAÑO, B. L. Os centros de atenção psicossocial infatojuvenis (CAPSi) e as práticas de cuidado para as crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico. 2014. 208f. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional). Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

WASSERMAN, D. et al. Saving and Empowering Young Lives in Euroupe (SEYLE): a randomized controlled trial. BMC publichealth, v.10, 2010. Disponível em . Acesso em 31 de outubro de 2014;

WEIST, M.D.; EVANS, S.W. Expanded School Mental Health: Challenges and Opportunities in a Emerging Field. Jounal of Youth and Adolescence, v.34, n.2, 2005. Disponível em . Acesso em 25 de março de 2015.

WEST, O. et al. Wraparound Counseling: An Ecosystemic Approach to

Working With Economically Disadvantaged Students in Urban School Settings. Journal of Humanistic Couseling, v.50, n.2, 2011. Disponível em: . Acesso em 31 de outubro de 2014.

WOLRD HEALTH ORGANIZATION. Relatório Mundial da Saúde – Saúde mental: nova concepção, nova esperança. 1ed, Lisboa, abril de 2002. Disponível em: . Acesso em 9 de janeiro de 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.1.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)