<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 6, *. 97-114, jan. /fev. 2016 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2016.13.1.6 </line>
</par>
<par>
<line> Ações De Promoção À Saúde Ment*l Infan*o-juvenil No Contexto Escolar: Um *s*udo De </line>
<line> Rev*sã* </line>
<line> Promo**on Actions To M**tal Health C*indren Yout* In Sc*o*l Context: * Literature R**iew </line>
</par>
<par>
<line> M*ria Ferna*da B*rboza *i* </line>
<line> Doutor* em Educação Especia* pe*a Universidade ***eral de Sã* Carlos </line>
<line> Profess*ra da Univ*rsidade Fed*ral de São Carlos </line>
<line> *-ma*l: mariafernand*cid@gmail.*om </line>
<line> *anieli A**nda Gas*ar*ni </line>
<line> Graduaçã* e* *erapia O*upacional pela U*i*ersidade *ederal de Sã* Carlos </line>
<line> E-mail: dani*li_9*0@hotmail.com </line>
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<column>
<row> *nde*eç*: Mari* Fernanda *ar*o*a Cid </row>
<row> Ende*eço: *od. Washington *uís, Km.235- </row>
<row> C.P.676-CEP 13565-905-Sã* Carlos-SP </row>
<row> Ender*ç*: D*n*el* Aman*a Ga**arini </row>
<row> Endereço: R*d. *ashi*gton Luís, K*.235- </row>
</column>
<column>
<row> Edit** C*entífico: Tonny Kerley d* Alenc*r *odrigues </row>
<row> **t*go r*cebido e* 13/10/2015. Ú**ima vers*o </row>
<row> receb*da em 07/11/*015. A*rovado em *8/11/2015. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *.P.676-C*P 13565-90*-*ão Carlos-*P </row>
<row> Apoio e Finan*iam*n*o: </row>
<row> GEPEI (Grupo de Pesq*i*a em Edu*ação </row>
<row> In**usiva). </row>
</column>
<column>
<row> *valiado pelo sistema *riple **view: Desk Review a) </row>
<row> pelo Ed*tor-Chef*; e b) Double Blind Review </row>
<row> (av*liaçã* c*ga por doi* avaliado*es d* á*ea). </row>
<row> R*visão: Gramat*cal, Normativa e de For*atação. </row>
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<line> M. F. *. Cid, *. A. *aspar*ni </line>
<line> 98 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> Objetiv*: realizar u*a r**isão bi*liogr*fica n*c*onal * internacional so*re a*ões de </line>
<line> promoção * prevenção em saú*e **nt*l ocorrid*s no ambient* esc*lar. Método: o* dados </line>
<line> fora* coletados a partir da busca n*s b*se* Scielo, Portal de Periódicos *a CAPE* e ba*co de </line>
<line> Teses e Dissertações *a CAPES, uti*iza*do os segu*ntes unitermos: mental health *romotion, </line>
<line> **acher - student relationship, s*h**l-f*milies r**ato*sh*p, **hool, inte*vençã*, saúde me*tal; </line>
</par>
<par>
<line> problem*s </line>
<line> *e </line>
<line> compo*tamento, intervenção de s*ú*e * escola, foca*izando publica*õ** </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p**íodo de 2003 a *unho de 2013. Os res*lt*dos e*contrad*s foram an*lisado* a partir de um </line>
</par>
<par>
<line> protocolo de registro ad**tado </line>
<line> para este e*tudo. Resultados: foram se*e*ionados *m artigo </line>
</par>
<par>
<line> n*c*o*al; uma </line>
<line> dissertação de mestrad* naciona* </line>
<line> e </line>
<line> *7 artigos internaci*nais.Ve*i*icou-se que </line>
</par>
<par>
<line> há um a </line>
<line> escasse* de </line>
<line> e*tudos </line>
<line> na li*er*tura </line>
<line> nacio*al e intern*cional, *o*en** ist* e*t** </line>
</par>
<par>
<line> relaci*nad* a* *ato *e qu* p*líti*as e p*squisas no *a**o </line>
<line> da saú*e ment*l infan**j*venil </line>
</par>
<par>
<line> aind* são recentes, ou, ainda ao f*to de a área da saúde ser o principal *etor em que ações de </line>
<line> promoçã* de saúde são realizadas. Conclusã*: obser*ou-se que as ações rela*adas pare*em </line>
</par>
<par>
<line> p*ntuai* e *esar*iculadas de outros equ**ame*tos de aten*ão à saúde de c*ianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes e, além disso, não **nsideram as reali*ades e demandas das p*pulaç*es-alvo no </line>
</par>
<par>
<line> planeja*ento das ações. Por outro lado, n*s traba*hos *nternacionais, foi </line>
<line> pos*ível ve*ificar </line>
</par>
<par>
<line> alg*ns que foca*izar*m dif*rente* autores, o que vai ao enc*ntro da literatura *ue *rata </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inter*enções em saúde ment*l infantil. </line>
</par>
<par>
<line> P*lavras-Chaves: *romoção. Saúde *ental. Contexto Esc**ar. Infantoju*enil. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> Objective: To that pur*o*e, the o*j*ctive was then to cond*ct a natio*al and internatio*al </line>
<line> l*t**ature review of *ental *ealth pro*otion a*d prevention actions w*ic* h*d ta*en place i* </line>
<line> school environm*nt*. Meth*ds: The data w*s c*llec*ed from s*ie*o databases, the **PES </line>
<line> Jour**l Portal and ba*k *heses and D*sse*ta**ons CAPES, by usin* t*e following key words </line>
</par>
<par>
<line> whi*e focusing </line>
<line> o* publication* from 200* to June 201*: me*tal *ealth *romotion, tea*her- </line>
</par>
<par>
<line> st*dent relationship, *choo*-fa*ili*s relations*ip, scho*l, int*r*ention, ment*l *ea*t*, </line>
<line> beha*ior probl*ms, and hea*th and s*hool inte*vention. The results we*e analyzed *hrough a* </line>
<line> appropriate registra**on protocol. *esults: f*und to be a particular national arti*le; a nation*l </line>
</par>
<par>
<line> mast**'s t*esis </line>
<line> and 17 </line>
<line> int*rnatio*** artic*es. It was </line>
<line> *ound that </line>
<line> there a l*ck of *t*dies in *s </line>
</par>
<par>
<line> *at*ona* and i*t*rnational literature, which may *e related to th* *act that policy a*d research </line>
<line> i* the *ield o* *n*ant-juveni*e mental h*alth are still f*es* or even the fact that the he*lth *ector </line>
</par>
<par>
<line> i* the foremos* one in whic* *ealth p*omotion </line>
<line> *ction* are performed. Conclusion: It wa* </line>
</par>
<par>
<line> obser**d that the re*orted *c***n* a*pear *o *e limi*ed and </line>
<line> disco*nec*ed **om other </line>
</par>
<par>
<line> eq*ipment which attends to the hea*th *f </line>
<line> c*ildren and adolescents </line>
<line> and a*so it </line>
<line> does no* </line>
</par>
<par>
<line> consider the realiti*s *nd *ema*ds </line>
<line> of the ta*ge*ed m*r**t when </line>
<line> plannin* i*s actions. On the </line>
</par>
<par>
<line> othe* hand, it was found in t*e i*t*rnatio*al a*ticles so** wo*k* that focus*d *n different </line>
</par>
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<line> actor*, whi** ***ncides *o the literature that d*als with </line>
<line> interventions in children\s m**tal </line>
</par>
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<line> health. </line>
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<line> **y*ords: Pr*motion. M*nt*l He*l**. Schoo* C*ntext. </line>
</par>
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<line> R**. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, ja*./fev. 2016 </line>
<line> ww**.fs*n*t.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> Ações D* Promoção * Saúd* Mental Infa**o-juvenil No *ontexto Esc*lar </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> * d*se*volvimento sóc**-e*ocional está r*l**ionado * saúd* men*al que, s*gund* * </line>
<line> O*ganização **ndial ** Saúde, é entendida co*o o bem-e*ta* subjetiv*, a auto eficácia </line>
<line> *ercebida, a *utonomia, a c*m*et*nci*, a depend*ncia *nter geracio**l * *uto-rea*ização do </line>
<line> potenci*l inte*ect*al da pesso* (OMS, 20*2). </line>
<line> *st**os in*icam que as dificulda*es p*esentes no des*n*olv*ment* *ócio emoci*nal de </line>
<line> **ianç** e adoles*e*te* s*o produzidas pela co*binação de fator** d* risc*, qu* pod*m s*r </line>
<line> genéticos, *io*óg*cos, ps*col***cos e amb*entais, env*lve*do interações complexas. Porém, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo, e*iste* fatores </line>
<line> de </line>
<line> proteção, que irão *eduzir a probabilida*e de resultados </line>
</par>
<par>
<line> adapt*tivos di*nte das condições *e r**co (CID, 2*1*; HALPE*N; FIGUE*RAS, 2004; </line>
<line> *RE*N*E*G, 200*). </line>
<line> Para mel*or c*m*reen*ão dos processos *nvolvidos em c*ndiç**s tan** n*gat**as </line>
</par>
<par>
<line> quan*o *ositiv*s </line>
<line> no processo </line>
<line> do d*se*vol*im*nto s*ci* emocional, aponta-se </line>
<line> a Teoria </line>
</par>
<par>
<line> Bio*col**i*a, de Urie Bronfe*b*enner, </line>
<line> que **opõe que o desenv*lvimento de*e ser </line>
</par>
<par>
<line> compreend**o a part*r d*s *arac*erísti*as *o *mbient* e de suas relações *om o pro**sso, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe**oa e o *empo (CID, 20*1). *esta dir*ção, consid*rando a in*ân*ia, pode-se *izer que *s </line>
</par>
<par>
<line> con*e*t*s famili*res e escol*res s*o os mais imediatos e intensam*nte vivenci*do* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *ria*ças e </line>
<line> que, </line>
<line> p*r isso, *az-se </line>
<line> *ecessário que tais ambientes prop*r*ionem as </line>
<line> mesm*s </line>
</par>
<par>
<line> situações que p*omove* * cres*imento saudáve*, no </line>
<line> q*e se re**re aos aspectos mo*ore*, </line>
</par>
<par>
<line> emocio**is, afetivos, *ociais e co*nitivos (MATSU*U*A; CID, 2008). </line>
<line> Ob*erv*-s* *ue o cont*xto escolar repre*enta um dos *ais i*fl*ent*s neste </line>
</par>
<par>
<line> desen*olv**ent*, em virtude da lo*ga perm*nênc*a da cr*a**a nesse ambiente. Por isso, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escolarização t*m sido uma *reocupa*ão de *rofissio*a*s e p*squisado*es de sa*de *enta*, </line>
<line> *omp*eendendo es*e, com* um **paço p*t*ncial de a*õe* de promoção à saúde mental de </line>
<line> crianças (ATIKIN* *t *l., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Alg*n* estu*os nacionais têm fo*alizado nas p*ssív*i* </line>
<line> ass**i*ções existente* *nt*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> saúde m**t*l d*s *rianças * o de*e*pen*o esc*lar; nas c*racte*ísticas e condições f*miliares </line>
</par>
<par>
<line> e, tam*ém, </line>
<line> nas pe*cepções </line>
<line> dos p*ofission*is da esc*la </line>
<line> ness* *rocesso (D\BREU; </line>
</par>
<par>
<line> M*RTU*ANO, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Nu* estudo que teve c*mo objetivo *denti**car, junto à literatura </line>
<line> científica, outros </line>
</par>
<par>
<line> estudos que a**rdar*m a a*soc*ação entre problemas de comp*rtame*to externalizantes e o </line>
<line> baixo desemp*nho *sc*lar *o en*ino fund*mental, foi encon**ado, p** *xemplo, *ue os </line>
</par>
<par>
<line> problem** </line>
<line> em*cionais </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
<line> *omportamen*o </line>
<line> de </line>
<line> adolescent*s </line>
<line> se </line>
<line> manifestam </line>
</par>
<par>
<line> *redominan*emen*e na escola (D\BR*U; MARTURA*O, 20*0). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 1, *rt. 6, p. 97-114, jan./f*v. 2016 ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. *. Cid, D. A. G*sp**in* </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Out*o e*tudo que iden*ifi*ou diferenças em ca**cterísticas do cont*xt* familiar que </line>
<line> possam inf*uenci*r o rendi*en*o acadêmico da* cr*anças apontou que as crianças co* baixo </line>
<line> *ese*p*nho a**dêmic* s*o i*seridas num **ntexto familiar mais *dv*rso do que as que </line>
<line> apres*n*am um bom desempenho n* *s*o*a (SANTOS; G**MINHA, *005). </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a for*aç*o dos pro*issionais *e edu*ação, um trabalho teórico-prático, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> caráter extension*st* teve *omo ob*e*ivo sens*bi*izar professores * respei** da importância d* </line>
</par>
<par>
<line> a*roxim*ção família-e*cola atrav*s de at*vidades *eórico-práticas </line>
<line> o*ser*o*-se *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> percepç*o *estes pr*fissionais a respeit* do </line>
<line> papel da </line>
<line> escola na apr*xi*açã* da *amília ao </line>
</par>
<par>
<line> a*biente es*olar *umentou o que permiti* o le*antamento de mais p*ss*bilidade*/es*ratégias </line>
<line> positivas e cria*ivas q*e a escola é capaz de desenvolver (MA*SUKURA; CID, 200*). </line>
<line> U* es*udo mais recente *us*ou identi*ic*r a percepção d* prof**s**nais de uma escola </line>
<line> municipa* em relação à saú*e mental infantil e os fatores e*vo*vidos ne*sa condição, bem </line>
<line> como sobre o que i*entifi*ava* de dema**as p*ra serem *r*balhad*s n* con*exto escol*r. A </line>
<line> part*r *os *esu*tados, observou-s* que a problemát*ca relacionada à saúde men*a* nas *riança* </line>
</par>
<par>
<line> é ex*ress* no conte*to </line>
<line> escol*r *or meio da </line>
<line> agressividade e agita*ão *x*ess*vas, isolamento, </line>
</par>
<par>
<line> *esatenção, di*ic*l*ad* sig*ifi**ti*a no cumpr*men*o de tarefas e combi*ados, dentre outros, </line>
<line> e que **volvem fa*ores do contex*o fa***iar, esco*ar * socioeconômico-cu*turais *resentes n* </line>
<line> cot*dia*o d*s crian*as (9). </line>
</par>
<par>
<line> O* participantes </line>
<line> ap*ntaram </line>
<line> também a nece*sidade *e supo*te informacional </line>
<line> par* os </line>
</par>
<par>
<line> professores da escola sob*e desenvo*vimento infantil * saúde mental, * fim *e qu* pos*am ter </line>
</par>
<par>
<line> mais **ementos para l*dar com as </line>
<line> crianças e exe*utar seu </line>
<line> pa**l de *orma mai* efetiva. De </line>
</par>
<par>
<line> *co*do com a* autora*, os resultados obtid*s reforçam os ap*ntame*t** da *ite*atur* * respeito </line>
<line> da impo*tân**a de ações intersetoriais de promoçã* à saúde mental infa*tojuvenil q*e possam </line>
</par>
<par>
<line> ab*rcar os difer*n*es atores * serv**os </line>
<line> dir*c*onado* a essa população e </line>
<line> que co*s*d**** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma ampliada os meca*ismos d* ri*co envolvidos nos d*fere*t*s contextos de vivência d*s </line>
<line> c*ianças e *am**ias (*ID; MATSUKURA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> No âmb*to in*e*nacional, um estudo de *evisã* sist*mática de li*e*at**a, tev* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivo de investigar o envolvimento do* prof*ssores em int*rvenç*es </line>
<line> de saúde men**l e* </line>
</par>
<par>
<line> ambiente esco*ar. O período ana*isado foi </line>
<line> de 1999 a 2010, em vá*ias b**es de dados e, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1443 trabalho* e*con*rados, *9 foram selecionados pa*a análise. *estes, </line>
<line> 40.8% mostrara* </line>
</par>
<par>
<line> *ue os </line>
<line> profe*sores estavam envolvidos nas interv*nções e </line>
<line> em 18.4% </line>
<line> dos trabalho* os </line>
</par>
<par>
<line> professores eram os ú*icos que forneciam </line>
<line> a in*erven*ão </line>
<line> aos alunos. </line>
<line> *s *n***ven*ões </line>
</par>
<par>
<line> *brangia* diferentes níveis de escola (ensino fundamental, *ns*no médio, faculdade e ou*ro* </line>
</par>
<par>
<line> níveis) e </line>
<line> diversos assuntos, c**o dific****d*s sóci* e*oci*nais, abuso de **bstância*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 97-114, *an./fev. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ações De Promoç*o À Saúde *e*tal In*anto-juvenil No *ontexto Escolar </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> promoção </line>
<line> de habi*idad*s soc*ais de*emp*nho acadêmi*o. Os resu*ta*os sugerem que os e </line>
</par>
<par>
<line> pr*fessores não estão apena* env**vidos na exe*uçã* das i*te*v*n*ões *e *aúde mental c*mo </line>
<line> membros da **uipe c*m ou**os profissi*nais da sa*de, mas também co* menos f*equên*ia, </line>
<line> podem ser os únicos parti*i**ntes dest*s inte*venções (*RANK*L*N et al., 2012). </line>
<line> A partir dos estud*s a***sentados, observa-se *ue, mesmo a escola sen*o *escrita </line>
<line> *nquant* um esp*ç* *ro*edor par* ações, d* saúde mental * cria***s na atu*lidade, as ações </line>
<line> den*ro deste *ontexto ainda s*o limi*a**s, seja na atenção * crian*a* com problemáti*as mais </line>
</par>
<par>
<line> *raves, ou </line>
<line> p*ra ações de </line>
<line> promoç*o. Por isso, é importante comp*eender o contexto escolar, </line>
</par>
<par>
<line> p*is há diferença* entre a *restaç*o de *uidados em saú*e men*a* em ambie*tes tradicionais e </line>
<line> os *e*viços p*esta*os *o espaço escolar (*EST; EVANS, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e diss*, e para me*ho* compreensão </line>
<line> do </line>
<line> ambien*e escola* como *m*ortante </line>
</par>
<par>
<line> *ontex*o de *esenvolvimento sócio *m*ci*nal das po*sibi*idade* de ações de promoção e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sa*de *ental infan*o-*uven*l neste *on*ext* e para respaldar aç*es futuras, este tr*balho teve </line>
</par>
<par>
<line> com* objetivo realiz*r uma revisão s*s*emática da </line>
<line> lite*atura nacio*al e </line>
<line> *nternacio*al so**e </line>
</par>
<par>
<line> ações de promoção e prev*nção em saú*e ment** real*zadas no ambie*te escolar. </line>
</par>
<par>
<line> 2 ME*ODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O presente estudo trata-*e de uma revisão *istemática da literatura nacional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interna**ona* *obre ações de promoção * pr**ençã* em saúde mental realizadas no ambiente </line>
<line> escolar. </line>
<line> A pesquisa focalizo* tr*b*lho* publicados em *í*gua portu*ues* ou inglesa no período </line>
</par>
<par>
<line> de 2003 </line>
<line> ao pr*meiro trimestre de 2013. segui* apres*n*a*-se os proce*im*ntos A </line>
<line> adotados </line>
</par>
<par>
<line> par* a busca pela* *roduçõe* i*ternacion*is e, e* *eguida, para a busca n*c*onal. </line>
</par>
<par>
<line> Busca pelas produçõ*s in*ernacionais </line>
</par>
<par>
<line> No caso da bus*a por *rabalh*s inter*acionais, optaram-se somente pela seleção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> artigos publicados em pe*iódicos científic*s prese*te* no Por*a* *e P*rió*icos da Capes. </line>
</par>
<par>
<line> Foram elencados </line>
<line> os s*guin*es uniterm*s pa*a a *u*ca, mental health promotion, </line>
</par>
<par>
<line> t*ach*r - *tu*ent r**at*onship, schoo*-fami**es rela*onship, s*ho*l, scho*lchildren. </line>
<line> Primeirame*t*, *oi realizada uma *usc* teste, para *veriguar se os unitermos *st*va* </line>
<line> promovendo os resulta*os espera*os, de acord* com os objetivos do estudo. A par*ir de*sa </line>
<line> bus*a, pe*cebeu-se que o* *esultad*s en*ontrados esta*am de acordo com * que se preten*ia </line>
<line> enco*trar. </line>
<line> Rev. **A, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, ja*./fev. 2*16 *w*4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. B. C*d, D. A. Gas**rini </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> Busc* *elas produções *ac*ona*s </line>
</par>
<par>
<line> N* caso *a bu*ca p*la produç*o na*ional, além da s*leç*o de artigos pu*li*ados em </line>
<line> periódi*os cientí*icos, foi feit* a *usca por teses *e doutorado e disse*taçõe* de mestrado, na </line>
<line> t*ntativa de expandir. **ra isso *oi ut**izada a bas* de da*os S*ielo, n* que se refe*e ao* </line>
<line> art*gos e o Banco de Teses * D*sse*taç**s da C*PE*, no c*so das tese* e di*serta**es. </line>
<line> For*m seleciona*os, pre*iame*t*, *s seguintes unit***os: sa*de mental * *scolares, </line>
<line> s*úde mental e escola, *elaçã* fa*í*ia-esco*a, **lação pro*essor-alu*o. </line>
<line> A partir d* busca teste, nenhum resultad* foi ob*ido. Frent* * este f*to, *ptou-se pela </line>
<line> utiliz*ção d* outr*s unitermos, q*e f*ram: intervenção e* ambiente escolar, **úde mental, </line>
<line> problem*s de comp*rtame*to, interv*nção de saúde, es*ola. </line>
<line> A partir da n**a busca teste a*ravé* d** uni*e*m** ant*s ci***os acima, foi obti*o </line>
<line> resultado, de acordo co* * que se pretendi* no estudo e, po*tanto, ele* foram m*ntidos. </line>
</par>
<par>
<line> A bus*a foi realizada nos meses *e junho e julh* *o ano de 2013, </line>
<line> onde os tra*alhos </line>
</par>
<par>
<line> foram separados em *aci**ais (art*gos e teses/disserta*ões) e internacionais. Pr*meiramente, </line>
<line> foi *eal*zada a b*sca internacio*a*. </line>
</par>
<par>
<line> *ara </line>
<line> análise *as produções encontr*das, foi utilizado o Protocolo de Registro das </line>
</par>
<par>
<line> obr*s *dentificadas, e*aborado por M**s*ku*a e Gu**anhim(2012), que foi ada*ta*o de acordo </line>
<line> com o objetivo d* pres*nte estudo, s*ndo que * p*otocolo final apresenta as se*ui*tes partes: </line>
<line> Tí*ul* d* artigo, an* de publicaçã*, *aís, re**s*a de publicaç*o (ou Universidade, no caso *e </line>
</par>
<par>
<line> *ese * disse**ação), palavras-chave indicadas *elo* autor*s, obj*tivos, </line>
<line> **c* da intervenção, </line>
</par>
<par>
<line> participantes, interv*n*ão e área q*e real*z*ram a int*r*enção. </line>
</par>
<par>
<line> Foi *riado um arq*ivo no sof*ware Word *ara cada divisão. Cada *rqu*** *ontinha * </line>
</par>
<par>
<line> data da busca (*ia, m*s, </line>
<line> a*o e hora), além da combin*ção do* *nitermos e os títulos e os </line>
</par>
<par>
<line> res*mos de </line>
<line> cada trabalho iden**ficado. *s arqui**s *o*am utilizado* para aná*ise </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> r*su*t*dos. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RES**TADOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> * partir d* busca realizada, foram encon*rad*s um to*a* de *9 trabalhos, dent*e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> quais 17 a*tigos foram p**licado* em perió***os internaci*n**s e d**s tr*balhos nacionai*. </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> L*teratura Na*ional </line>
<line> Foi sele*ionado um artigo e uma diss**tação d* m*str*do *ue correspondia ao objetivo </line>
</par>
<par>
<line> *este estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 1, *rt. 6, p. 97-11*, jan./fev. 201* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A**es De Promoção À *aúde Mental Infa*to-*uven*l No Contexto Escolar </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> No ar*i*o selecionado, publicado na Revista Br*silei*a de Educação E*p**ial, na data </line>
</par>
<par>
<line> de m*rç* de 201*, *s *utores tr*uxeram </line>
<line> u*a proposta *e inves**gaç*o </line>
<line> *a </line>
<line> atuação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*icó*og*s </line>
<line> com </line>
<line> alunos </line>
<line> que apr**entam problemas c*mportamentais a*ravés da </line>
<line> prop*sta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ns*ltoria Cola*orat*va Escolar e do Su*or*e Comportamental Positivo, c*pacita*do </line>
<line> professores para formas de lidar com probl*ma* de *omportamentos das crianças e maneiras </line>
</par>
<par>
<line> de i*cluí-los na *scola, a**avés de modificações ambi*nt*is na sala de au*a * de ma*ej* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> relaci*nament*, de conduta e d* c*nteúdo e r**liza*do treino d* habilidad*s *ociai* com </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> crianças como a*tocontrol*, expressivi*ade *mocional, habilidades </line>
<line> de civilidade, emp*tia, </line>
</par>
<par>
<line> *ssertividade, </line>
<line> solução </line>
<line> de problemas interpe*soais, faz*r *mizades </line>
<line> * h*bilidad*s sócio </line>
</par>
<par>
<line> acadê*icas. Como r**ultado, a* a*tora* apontaram di*inuição sign*ficativ* de sintomas </line>
<line> como depressão/*nsiedade, isolame*to/ p*ob*emas de atenção, de co*portam*nt*, de *ue*rar </line>
<line> regras e agressivo (SILVA; *E*DE*, 2012). </line>
<line> Na d*ssertação de mestrado *ele*ion*d* realizou-se u* es*udo com 1* estuda**es com </line>
<line> id*d* entre 11 e 13 *nos de uma escola esta**al, com o obje*ivo de verific*r a uti*iza*ão de </line>
</par>
<par>
<line> grupo de atividades e*t*utura*as n* </line>
<line> promoção de sa*de m*ntal de joven*, atrav** de </line>
<line> j*g**, </line>
</par>
<par>
<line> *rinc*dei*a* e ati*idades em grupo. A p*rtir d* estudo, a pesquisadora evidenciou o process* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> tr*ns*ormação do sign*ficado *a escol* </line>
<line> aos *ov*ns participantes e </line>
<line> o *eflex* dos </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos e </line>
<line> ensinamentos em s*la de aula e fora dela. A </line>
<line> autora de*taco* *ue, </line>
<line> através </line>
</par>
<par>
<line> da proposta, foi perm*tido aos jovens refletir sobre suas vidas, além de de*envolver maio* </line>
<line> compr*ens*o, aut**on*ian** e capaci*ade de esc*lher os comportamentos que terão </line>
<line> (COCENAS, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Literatu*a Internacio**l </line>
<line> For*m selecionado* 17 artigos, produzidos nos seguin*es paí**s: Austráli* (6), Est*dos </line>
</par>
<par>
<line> Un**os (4) e *aíses europeus (3). A p*rtir da leitu*a na íntegra dos artigos, estab***ceram-se 4 </line>
<line> ca**gorias relacionadas ao fo*o *as int*rvençõe* re*atadas por cada trabalh*, a fim de melhor </line>
<line> organizar a aprese*tação dos *esul**dos. </line>
</par>
<par>
<line> Na categori* "Intervenções para promoção de s*úde mental *om crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adole*centes" foram se*ec**nados seis tra*alhos. Estes, de uma man*ira ge*al, tr*tam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ntervenções de promoçã* e *revenção em saúde men*al diretamente relacionadas * cr*anças e </line>
<line> adol*scente* no ambiente escolar. *es**s trabalh*s, u* é sobre a pr*moção *e resiliência para </line>
<line> preven*ã* do *so de e*to*pecentes (ci*arro, maconha e álc**l) (HO*D*R et al., 2011) *uat*o </line>
</par>
<par>
<line> são sobre p*omoção </line>
<line> de resiliênci* e fa*ores de prote*ão em c*i*nças e adolescentes </line>
</par>
<par>
<line> (D*CKI*ON et al., </line>
<line> 2003; HUMPHREI et </line>
<line> al., 201*; MISH*RA; *ASTAGAA*D, 2006; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. *, ar*. 6, p. 9*-114, jan./fev. *01* </line>
<line> w*w4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. B. Cid, D. A. G*sp*rin* </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> M*T*HELSON; *t al., 2010)e </line>
<line> um * sobre a pr*venção d* a*siedade e d* *epressão </line>
</par>
<par>
<line> (ROBE*TS et al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Na cate*oria "Forma*ão d* *quipe escolar acerca </line>
<line> de t*máticas **lacionad*s * sa*de </line>
</par>
<par>
<line> ment*l *nfa*tojuvenil" fora* selecionados seis trabalhos que traz*m a c*pacitação e formação </line>
</par>
<par>
<line> d* **uip* esco*ar, para </line>
<line> que esta *e*en*olva ações de promoção e prevenção à saúde men*a* </line>
</par>
<par>
<line> para crianças e adolescent*s </line>
<line> no próprio *mbie*te e*colar. Um trabalho traz um* abord*gem </line>
</par>
<par>
<line> d* promoçã* e prev*nção a adol*sce**es, at*avés do *r*in*m*nto de *rofe*sore* para que estes </line>
</par>
<par>
<line> realize* *nterv*n*ão (SRIKALA; KI*HORE, a </line>
<line> 20*0). Os outros c*nco trazem *ntervenções </line>
</par>
<par>
<line> voltadas à se*sibili*açã* e capaci*ação d* eq*ipe escol*r acerca da temá*ica da saúde mental, </line>
<line> pa*a que *sta con*iga lidar melho* com problemáticas relac*onadas ** tema (*HAH; </line>
<line> *UMAR, 2012; FORD et **., 2012; DEBMAN et al., 2012; DE JONG; GR*FFITS, *0*8). </line>
<line> Na categoria "Formação ** equipe escol*r e da família sobre temáticas relacionada* à </line>
</par>
<par>
<line> saúde men**l infantojuve*il", **ram selecionado* </line>
<line> quatro trabal*o* qu* en**lv*ram, </line>
<line> a*ém d* </line>
</par>
<par>
<line> for*ação da *quip* </line>
<line> *scolar </line>
<line> a p*r*ic*pação </line>
<line> da famíl*a </line>
<line> n*s in*ervenções (MA*OLEY; </line>
</par>
<par>
<line> WALTER, </line>
<line> 2005; WEST et a*., 2011; ALCEA e* al., 201*; </line>
<line> DIX et </line>
<line> a l ., </line>
<line> 201*). P*de-se </line>
</par>
<par>
<line> pe*ceber </line>
<line> que os traba*h*s trazem intervençõ*s *ue, a par*ir da esco*a, acabam </line>
<line> a*ingi**o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ui*e es*o**r, mas também as fam*lias. </line>
<line> Observa-se ai*da, que um dele* focali*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aplica**o de programas de interven*ão pr*viam*nte de*envo*vidos (ALCEA et al., </line>
<line> 20*2) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> outro, o desen**lvimento d* pr*gramas em vár*os l*c*is (D** et al., 2*12). </line>
</par>
<par>
<line> Na categoria "Prevenção do sui*ídio", foram se*ecion*d*s *ois trabalhos q*e </line>
<line> ab**da*am a temática sobre a prevenção d* suicídio em ambi*nte escolar. Est** traba*hos, </line>
</par>
<par>
<line> além de </line>
<line> a*õe* de promoção </line>
<line> co* os jo*ens, tam*ém conscientiza* e t*einam </line>
<line> as pesso*s </line>
</par>
<par>
<line> dir**ame*te ligad*s a estas p*pula**es, c*mo professores, *ais e profissi**ais da saúd*, para </line>
</par>
<par>
<line> identificarem este </line>
<line> comp*rtame*to * proc*rarem a aju*a </line>
<line> cl*nica corret*. Os dois trab*lhos </line>
</par>
<par>
<line> trazem o "trei*amento g*tekee*er", **ndo </line>
<line> um </line>
<line> treinamen*o j* *adro*izado e aplica** </line>
</par>
<par>
<line> (WASSERMAN et *l., 2010; CROSS et al., 2011). </line>
<line> * parti* da análi*e dos result*dos, foi po*sível obs*rvar que par*ce ha*er *ma es*assez </line>
<line> d* est**os n* l*te*atura nac*ona*, já que foram e*contrados, pela presente revisão, soment* 2 </line>
<line> tra*alhos. A hipótese para isso é qu* est***s de prevalên*ia na área de saúde mental infantil </line>
<line> ainda são muito recentes *o Brasil e, po*tant*, sist*m*ti*ações de inter*enções de p*omoçã* </line>
</par>
<par>
<line> *m saúd* menta* no co*texto </line>
<line> escolar ainda estej*m sen*o pouco e**loradas enquanto uma </line>
</par>
<par>
<line> *stra*égia poten*e. </line>
</par>
<par>
<line> E* relação à epidemiolo*ia da Saúde Me*tal *nfan*ojuvenil, as evidê*c*as científicas </line>
</par>
<par>
<line> neste *ampo *êm </line>
<line> avançado *os últimos an**, mas ainda podem ser </line>
<line> consid**ada* muito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 1*, n. 1, art. 6, p. 97-*14, jan./fev. 2016 </line>
<line> *w*4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Açõ*s De *ro*o*ão * Saúde Ment*l Infanto-*uv*nil *o Cont*xt* E*colar </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> recentes, pois, ainda que o pr*me**o es*u*o epidemiológic* brasilei*o tenha *ido publicado em </line>
</par>
<par>
<line> 1981, apenas no ano </line>
<line> de </line>
<line> 2001 é q*e foi concluído o pr*meiro estudo naci*nal com um r*g*r </line>
</par>
<par>
<line> me*o*ológico import**te, t*az*ndo *nformações r*lev*ntes pa** a compr**n*ão das </line>
<line> problemáticas de saúde mental na infância e na **olescênci* (RIBE*RO; PAUL*, 2010; </line>
<line> ALMEIDA-F*LHO et al., 1*85; *LEI**LICH; GOO*MAN, 2002). </line>
<line> **ém disso, os estudos epidemio*ógicos produzido* ainda estão focaliz*dos *m *lguns </line>
</par>
<par>
<line> es*ados Brasileiros (São Paulo, Ri* *r*nde do *ul e B**ia), necess*tand* de </line>
<line> outros estud** </line>
</par>
<par>
<line> *ue *erifiq*em * preva*ência em todas *s reg**es do paí* para a real com*ree**ão d* s*tua*ão </line>
</par>
<par>
<line> da prevalência de transtornos *e sa*de *en*al em </line>
<line> cr**n**s * adolescentes (RI*EIRO; </line>
</par>
<par>
<line> PAULA, 2010; P*U** *t *l., *010). Nes*a direç*o, esta área do conhe*imento ainda *re*isa </line>
<line> ser mais e melhor desenvolvi*a no Brasil. </line>
<line> Além diss*, a escassez de es*u*os *e promoção à s*úde mental no cont*xto escolar, </line>
<line> *m âmbi*o naciona*, *ode ser também *o*pree*did* pelo fato d* *u* ações dessa *atureza </line>
<line> ai*da e*t*ja* voltadas ** campo d* saúde, se*do *ealizadas ne*te setor, *ind* que *ão tenha* </line>
</par>
<par>
<line> sido encontrados estudo* que partir*m </line>
<line> da atenção b*si*a em saú*e para o contex*o esco*ar, </line>
</par>
<par>
<line> vis*nd* a p*omoçã* da saúde **ntal. </line>
</par>
<par>
<line> Sob*e isso, vale r*ssaltar que a política n*ci*nal de sa*de men*al mai* rec*nte se tra*a </line>
<line> da *ede de Aten*ão P*icos*o*ial (*A**), a q*al pr*v* *ue a* Unidades **si*as de Saúde, os </line>
<line> Núcleo* d* Apoio à S**de da F*mília, * *onsultório na Rua e o* Centros de *onvivênci* e </line>
</par>
<par>
<line> Cultura desen*olv** ações de promoção e </line>
<line> prevenção em saú*e m**tal, já que a Aten*ão </line>
</par>
<par>
<line> Bás*ca carac*eriza-se com* porta de entrada prefere**i*l </line>
<line> do Siste*a Único de Saú*e </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2011; B*ASIL, 2*13). </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo assim, é prev*sta a in*e*set*rialidade no trabalho d*s se*viço* de saúde *enta* </line>
<line> inf*nto-j*venil, com ações r*alizadas a par*ir da *línica do ter*i*óri*, juntamente c*m t*dos os </line>
</par>
<par>
<line> seus equi*ament** q** estejam envolvido* </line>
<line> na vida das crianç*s e do* </line>
<line> adol*scentes (TAÑO, </line>
</par>
<par>
<line> 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, aind* que autores do </line>
<line> campo </line>
<line> da *aúde mental infa*t*-juvenil ve*ham </line>
</par>
<par>
<line> *inali*and* que as aç*es em saúd* mental infantil e *uvenil podem ser mais ef*tiva* quando </line>
<line> envolvem * intersetorialidad* das prática*, n* medida *m que *sta favo*ece a c*nstrução de </line>
</par>
<par>
<line> u*a rede d* serviço* </line>
<line> capaz de responde* à com*lexid*de dos cuidados d*sta área e que, </line>
</par>
<par>
<line> d**tro disso, a escola *em um importante papel *a det*cçã* de problemas e na organização do </line>
</par>
<par>
<line> suporte </line>
<line> assistencial à </line>
<line> crianças * adoles*entes em *o*rimento psíquico, obser*a-s* que as </line>
</par>
<par>
<line> p*lítica* não ab*r*am </line>
<line> c om </line>
<line> c**reza as diret*izes para *s*o princi*almente no que *e refere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> população in**nt*-ju*enil (DIX et al., 2**2; DELFINI; REIS, *012; COU*O, 20*8). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 1, art. 6, p. 97-1*4, ja*./fev. 2*1* www4.*s*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. B. Cid, D. A. Gasparini </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Ain** so*re a escas*ez de e*tud*s nacionais en*ontra*os na pr*sen*e rev*são, um </line>
</par>
<par>
<line> ponto *ui*o importa*te * ser cons*derado s*o as li*ita*ões do prese*te </line>
<line> e*tudo *u*, por se </line>
</par>
<par>
<line> preocupar em realizar o t*abalho a partir de ter*os r*lacionados à s*úde mental, ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> promoç*o e *ções de prevenção, pod* ter negligenciado *ossíveis produçõ*s * publicações *e </line>
</par>
<par>
<line> n*tureza </line>
<line> prote*iv* no que se refe*e * </line>
<line> sa*de m*n**l, m*s que nã* deno*ina as ações desta </line>
</par>
<par>
<line> forma, ou por *oc*lizar "pro*le*áticas" específica*, ** p** dire*i*nar o es*ud* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *vali*ção de interv**çõ*s d* *et*rminadas esp*cial*da*es, não *elacionado com o cam*o da </line>
</par>
<par>
<line> promo*ão da </line>
<line> saúde men*al no contexto esc*lar. Dess* for*a, ap*nta-se que a continuidade </line>
</par>
<par>
<line> desse estudo *ode ser interessante para preen*her e*t* possível la*una adv*nda de *ma es*olha </line>
<line> metod**ógica utilizada. </line>
<line> Cont*nuando a refle*ão sobre * realidade brasile*ra no que se refere ao present* estudo </line>
<line> e *u*c*ndo mais el*men*os pa*a aprofundá-*a, retomam-*e *s dois trabalhos n*cionais </line>
</par>
<par>
<line> enco*trado* (SILVA; MENDES, 20*2; COCE*AS, *0*2). </line>
<line> A </line>
<line> *art** d* *nálise destas </line>
</par>
<par>
<line> p*oduções, verifi*ou-se qu* as mesma* n** abordam nenhuma articul*ção teórica e prática </line>
</par>
<par>
<line> co* os ser*iç*s de saúde para a ação de promoção </line>
<line> da saúde mental na escola; </line>
<line> *o *aso os </line>
</par>
<par>
<line> ser*iço* da A*enção *á*ic* em Saúd* como prevêem a Rede de At*nçã* Psic**social (36). </line>
<line> O*serv*u-se, *ind*, que ambos os tr*balhos tiveram ava*i*ção positiva de acordo com </line>
</par>
<par>
<line> o* procedimen*os metod*l**icos </line>
<line> p*rtin*ntes a cada um e isto *ão é p**sível </line>
<line> de ***cussão; </line>
</par>
<par>
<line> poré*, a na*ureza </line>
<line> das in*ervenções realiza*as </line>
<line> levanta a reflexão </line>
<line> a re*peito da possível </line>
</par>
<par>
<line> d*s*rticulação das ações </line>
<line> dir*cionadas às </line>
<line> cri*nças * ado*escent*s, incluindo-se, a*ui, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> academia, por meio de su** </line>
<line> a*i*i*ades de exte*são e ***quis*. É possív*l </line>
<line> obser*ar, por </line>
</par>
<par>
<line> *xemp*o, que *s *çõe* des*nvolvidas pelos trabalhos, embora **volvam os </line>
<line> professores, nã* </line>
</par>
<par>
<line> *ompartilham com o contexto escolar e seus objetivos de for*a *art*cipativa, na medida em </line>
<line> que os pr*fessores, no *aso, s*o alvo* da **terven*ão. </line>
<line> Segun*o al*uns *utores, ser*a n*cessário que, n* *onstrução das p*líticas públicas à </line>
</par>
<par>
<line> saúde mental *nfanto-ju*enil, </line>
<line> pudessem ser disc*tida* f***as efetivas de inte*ração en*re </line>
</par>
<par>
<line> saúde * educação * qu* as pesqu*sas p*dessem contrib*ir, subsidiando as refle*ões (AT*INS </line>
<line> et a*., 20*0). </line>
<line> S*bre os *raba*hos en*ontrados na lite*atura inte*n*cional, aponta-se qu* *les seguem </line>
<line> na mesma direção dos nacio**is. M*smo com 17 a*ti**s selecionad*s, consi**ra-se que este </line>
<line> número é aind* p**ueno em re*ação à pro*ução mundi*l * respeito das ações em saúde mental </line>
</par>
<par>
<line> no c*ntexto escolar. Hipoteti*a-se q*e isso po** *star *elacionado </line>
<line> ao fato de que </line>
<line> ain*a </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> um* ausência de políticas oficiais de s*úde mental infanto-ju*enil na m**oria dos países, não </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, *. 13, n. 1, art. 6, p. 97-114, jan./fev. 2016 www4.fsan*t.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Açõe* D* *rom*ção À Saúde *enta* Infanto-juvenil No Contexto *scolar </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> p**ta*do, por*anto, formas de atenção à saúd* mental inf**to-*uvenil, b*m </line>
<line> como estraté*ias </line>
</par>
<par>
<line> de *ro*oção à saú*e *ental (COU*O, *0*8). </line>
</par>
<par>
<line> A partir d*s resultados, também fo* *oss*vel analisar que as inte*ve*ções reali**d*s em </line>
<line> **b*to in*ern*ciona* c*nsideram diferentes a*ores (famíl*a, es*o*a, comunid*de), se*do que a </line>
<line> maio*ia deles f*caliza na eq*ip* escolar, no sentido de capac*tar, form** e ensinar prof*s*ores </line>
<line> e funcionários da *scola a r**peito do desenv*lvimento infantil, da saúde mental, *e formar </line>
<line> p*ra a pr**enção e p*omoção * de co*o **dar com as questõ*s eme*gid*s pe*os problema* d* </line>
</par>
<par>
<line> s*úde mental das cria*ças. Al**n* estudos mostraram que </line>
<line> os pesquisadores das ações </line>
</par>
<par>
<line> o*erecem uma *orm* </line>
<line> pré-definida, nã* </line>
<line> c*nsi**ra*d* as rea*idades dos contextos-alvo * suas </line>
</par>
<par>
<line> demandas, de modo </line>
<line> que os ato*es env*lvidos (fa*í**a*, cr*a*ç*s, professores) parecem </line>
</par>
<par>
<line> p**siv*s no pr*cesso. </line>
</par>
<par>
<line> De *ma forma ge*al, , os re*ultad*s indicaram qu* a maioria dos trabalhos n*cionais * </line>
<line> inter*acionais focaliz*u a promoção d* saúde *e*tal, at*avé* ** desenvolvime*to de fatore* </line>
<line> protetivo* e habilidades socia*s nas cri*nças e na *ormação da equipe *scolar para a promoção </line>
</par>
<par>
<line> e *rev*nção à saúde m*ntal *os escola*es, *nd* ao </line>
<line> *ncontro do </line>
<line> que os </line>
<line> pesquisad*res que </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> dedicam a* campo da *aúde mental *nfantil e ao* fatores de risco e prot*ção relacionad*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> es*a condição </line>
<line> *êm apontado (G*EENBE*G et </line>
<line> a*., 2000; SAPIE**A; PEDR*MÔNICO, </line>
</par>
<par>
<line> 200*; CID; MATS*KU**, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Um *studo qu* teve </line>
<line> como *bjetivo identi**car a percepção de </line>
<line> pr**issionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação de uma esc*la mu*icipal *m relaçã* à saúde *en**l infa*til e os fator*s *nv*lv**os </line>
<line> nessa condição ind*co* que algu*s partic*pantes ap*ntaram a d*manda de falta de formação e </line>
<line> informação pa*a lidar c** problemáticas de *aú*e mental. Po* isso, o tr*balho s*nali*ou que </line>
</par>
<par>
<line> interven*ões **e cap*cit*m e *ensi**lizem a equipe escola* *ara lidar com </line>
<line> as </line>
<line> proble*áticas </line>
</par>
<par>
<line> de *aúde **ntal *e escol**es s*o importantes, pois contri**em para apropria* est*s </line>
<line> pr*fis*ionais em sua atuação cotidiana com *s crianças (**RNANDES, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A resp**to </line>
<line> *a i***usão da fam*lia *as </line>
<line> intervenções, tr*s *studos internacion**s </line>
</par>
<par>
<line> ca*inha**m nest* direçã*, o *ue também vai ao encontro de </line>
<line> **tud*s que discorrem sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importânci* *o c*nt*xto fa*ilia* n* de**rminação *a s*úde *ental *nf*ntil. Auto*e* apont*m </line>
</par>
<par>
<line> que * importante co**ecer e val*rizar o pon*o </line>
<line> de vista d*s </line>
<line> pais sobre p*oblema *e saúde o </line>
</par>
<par>
<line> menta* e s*a co*creta possibilidade d* colaboraçã* *a execução das ***postas de cuidado </line>
<line> (R*BEIRO; PA*LA, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Além di**o, </line>
<line> ações qu* a*r*x*mem fam*l*a e esco*a *ão pos*tiva*, </line>
<line> pois favorecem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*iaç** de esp*ços de comuni*ações, de trocas e de valorizaç*o mútua entre os dois pri*ci*ais </line>
<line> ambiente vivenc*ados pel* *rian** (MATSUKURA; CI*, 2008). </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. *3, n. 1, art. 6, p. 97-1*4, ja*./fev. 2**6 *ww4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. B. Cid, D. A. *asparini </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> Destacam-se doi* tra*alho* intern*cionais que tro*xeram à pr*vençã* do suicídi* em </line>
<line> ambient* *sc*l*r que, *lém de açõ*s *om j*vens, * propuse*a* uma es*éci* de "treinamento" </line>
</par>
<par>
<line> as pess*as diret*mente ligadas a est*s sujeito* (p*ofessores, pais, p**fis*ion*is de saúde), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fim *e iden*ificar um compor*amento de risco e procurar a aju*a clínica correta. </line>
</par>
<par>
<line> *s comportamentos suicidas entre crianças e adol*scen*es envo*vem motivaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> c*mplexas, </line>
<line> como </line>
<line> depre*são, pr*blemas </line>
<line> emocionais, com**rtam*ntais e sociais * abuso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subst*n*ias. Out*os fatores de suic*dio *ntre jovens inclu*m a perd* de relações românticas, a </line>
<line> incapaci*ade de lidar c** *esafios a*adê*icos e outra* situações estressa*t** na vida (*MS, </line>
<line> 200*). </line>
<line> *ortanto, *esquisas * inte**enç*es direci*na**s a esta problemática *ão ba*tante </line>
<line> relevantes, vis*ndo a mai*r compr*ens*o do fenômeno do suic**io *a população de crianças e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes, no sentido de contribuir *ara o planejam*nto </line>
<line> de políticas </line>
<line> públi*as de saúde </line>
</par>
<par>
<line> *ental (da preven*ão a* tr*tamento </line>
<line> esp*cializado) e ações intersetoriais que possam l*dar </line>
</par>
<par>
<line> melhor com esta situação. </line>
</par>
<par>
<line> Por fi*, *credita-se que * *res**te *rabalh* contribui com um *ev*ntam**to *nicial a </line>
<line> re*peito de **mo as *çõe* d* p*omo*ão * preve*çã* e* saúde *ental infanto-juvenil tem sido </line>
<line> tr*tadas por es*udos na*ionais e int*rnaciona*s. </line>
<line> De uma forma geral, os dados e*co*trados, por um l*do, p*rmi*e* a a**lise de q*e a* </line>
<line> interven*ões rel*tadas vã* ao encontro d* literat*ra que tr*t* da saúde ment*l infanto-juven*l </line>
</par>
<par>
<line> e dos **tores envo*vidos n* sua determinação e, </line>
<line> por out*o, </line>
<line> *d*ntific*m que as aç*es </line>
</par>
<par>
<line> executadas são, </line>
<line> e* *ua *aiori*, </line>
<line> pr*-d*terminadas por a*ue*es que * *oord*na* </line>
</par>
<par>
<line> (pesqui*adores, por e*emp**) e parecem desarti*uladas das ne*essi*ade* * potenciali*ades da </line>
<line> p*p*la*ão-alvo e *os *o*textos-*lvo, bem c*mo das o*tra* ações d*senvolvidas por variados </line>
</par>
<par>
<line> equipa*ent*s de atençã* à </line>
<line> cri*nç*s * adoles*e*te*, tais *omo sa*de, educação, assistência </line>
</par>
<par>
<line> social e cultura. </line>
</par>
<par>
<line> Aponta-se para a ne*e*sidad* de mais e*tudos que co*siderem * realidade dos </line>
<line> diferentes con**xtos no* proces*os de inter***ç*o, visan*o deixá-los m*is efe*ivos, na medida </line>
<line> *m que as de*andas e potencialida*es de cada *o*ulação-alvo e de cada esco*a poderão s*r </line>
<line> com*artilhadas e levadas em c*nta n* pro*es*o de intervenção que, neste caso, será </line>
<line> desen*olvido p** me*o de uma parceria *ntre e*uipe execu*ora e e*u*pe escolar. Somando-*e </line>
</par>
<par>
<line> a is*o, consid*rand* a co*plexidade da s**de m*nt*l </line>
<line> in*anto-j*veni*, su*ere-*e que *ais </line>
</par>
<par>
<line> estudos possam in**uir neste processo, os *utros *quip*mentos soc**is que as*ist*m **ianç*s e </line>
<line> famíli*s, *o **ntido *e amp**ar a* açõ*s e torná-las inte*setoriai*. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. *3, n. 1, *rt. 6, p. 97-1*4, *an./fev. 2016 w**4.fsanet.c*m.*r/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ações De Promoção À Saúde Me*t*l I*fa*to-juv*nil No Co*tex*o Escolar </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SIDERAÇ*ES FINAI* </line>
<line> Acredita-se q*e o pr*se*te estudo contri*uiu para uma melho* *omp*eensão do </line>
</par>
<par>
<line> ambiente escolar *om* *onte*to potencial de desenvol*ime**o de ações de promo*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prevenção a s*úde mental inf*nto-juveni*, bem co*o forn**e um panor*ma inicial de co*o </line>
<line> te* se dado as *çõe* *est* *atureza, sob a ótic* da lite*atu*a nacion*l e int*r*aciona*. </line>
<line> ***tacam-se como l*mitaçõe* dest* i*vestig**ão: </line>
<line> - o fa*o de o est*do ter abordado somente 3 bases de dados pa*a a busc* de t*ab**h*s; </line>
<line> - os unitermos util*z*dos, que poderiam ser mais ampliados para além da nomenclatura </line>
<line> relacio*ada à *a*d* mental, **i*cipalme*te *o q*e *e *efere à bus*a nacional; </line>
<line> A despeito dos limites, o estudo atingi* os obje*i*os propostos e levanta u*a série de </line>
<line> que*tõe* * s*rem aprofu*dad*s e mais bem in**stig*d*s por pesquisas f**u*a*, cons*derando </line>
<line> que se tra*a de um* temática rec*nte * que, port*nto, dem*nda invest*mento d*s profis*ionais </line>
<line> e pesquisadores inter*ssad*s no campo da s*ú** menta* de crianças e jov*ns. </line>
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