Bruno De Menezes, Etnógrafo Da Amazônia: Zonas Interculturais Em Boi Bumbá - Auto Popular / Bruno De Menezes, Amazon Ethnographer: Intercultural Zones In Boi Bumbá - Auto Popular

Rodrigo de Souza Wanzeler, Agenor Sarraf Pacheco

Resumo


RESUMO

A proposta deste trabalho está relacionada ao alargamento da compreensão da identidade literária de Bruno de Menezes, considerando-o, também, um etnógrafo da Amazônia paraense. Enquanto um múltiplo ser social, Bruno, através de suas experiências, soube traduzir, em diferentes composições, olhares diversos do cotidiano espacial, temporal e cultural das pessoas paraenses. Para materializar tal perspectiva, o presente artigo enfoca por meio de uma etnografia nos documentos/arquivos, a constituição e o conteúdo intercultural da obra Boi Bumbá: Auto Popular. Bruno traz à discussão questões relacionadas às culturas negras, indígenas e europeias em simbiose, todas com presença marcante na manifestação do bumbá. Sob esta ótica, vale ressaltar a importância da Antropologia, Literatura, História, Estudos Culturais e Pós-coloniais, para uma análise das relações sociais e interculturais existentes na composição do boi bumbá e, também, para o adensamento de uma revisão acerca dos fazerem antropológico e etnográfico na cidade de Belém, sob a pena da experiência imaginação artística e literária de Bruno de Menezes.

 

Palavras-Chave: Bruno de Menezes. Etnografia. Antropologia. Zonas Interculturais.

 

 

ABSTRACT

The purpose e of this workis related to the enlargement funder standing of literary identity of Bruno de Menezes, considering him also an Amazon ethno grapher. As a multiple social being, Bruno, throught heir experiences, got to transform, in different compositions, varied look sabout spatial, temporal and cultural every day of the Pará people. To materialize this perspective, this article focuses, throughan ethnography in the documents/archives, the constitution and intercultural content the work Boi Bumba: Auto Popular. Bruno bring to discussion issues related to black, indigenous and European culture sin symbiosis, all that with strong presence in bumbá representation. Fromthis perspective, is relevant to mention theim portance of Anthropology, Literature, History, Cultural Studies and Post colonial Studies to ananalys is of social and intercultural relation sex is ting in bumbá composition and also for the consolidation of a review of thean thropological and ethnographic doings in Belém do Pará under the mark of experience, artistic and literary imagination of Bruno Menezes.

 

Key-words: Bruno de Menezes. Ethnograph. Anthropology. Intercultural Zones.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila et al. 4ª reimpressão. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Org. José Reginaldo Santos Gonçalves. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

CRUZ, E. A Estrada de Ferro de Bragança: visão política, econômica e social. Belém: Falangola, 1955.

CUNHA, O M. G; Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. IN: Revista Mana vol.10 n. 2 Rio de Janeiro, 2004

FARES, J; NUNES, P. Amazônia: vozes em negritude. In Revista Mulemba - n.2 - UFRJ - Rio de Janeiro / Brasil / junho / 2010 (pp. 111-117).

FERNANDES, J. G. S. Negritude e crioulização em Bruno de Menezes. Novos Cadernos NAEA, v. 13, n. 2, p. 219-233, dez. 2010.

FIGUEIREDO, A. M. Arte, literatura e revolução: Bruno de Menezes, anarquista, 1913-1923. In FONTES, Edilza Joana de Oliveira & BEZERRA NETO, José Maia (orgs.). Diálogos entre Literatura, História e Memória. Belém: Paka-Tatu, 2007 (pp, 293-307).

GEERTZ, C. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

KRAMER, L. S. Literatura crítica e imaginação histórica: o desafio literário de Hayden White e DominickLacapra. In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. 26ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2011.

LEAL, L. A. P. Nossos intelectuais e os chefes de mandinga: repressão, engajamento e liberdade de culto na Amazônia (1937-1951). Tese de Doutorado. Salvador: UFBA, 2011.

LIMA, L. C. Documento e ficção. In: Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986, pp. 187-242.

MAUSS, M. Oficio de Etnógrafo, método sociológico (1902). In: Marcel Mauss. Roberto Cardoso de Oliveira (Org.). São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas. 1979, pp. 53-59

MENEZES, B. Boi Bumbá: Auto Popular. 2ª ed.Belém.Imprensa Oficial do Estado do Pará. 1972.

MENEZES, B. Obras Completas, v.3, Ficção. Belém: SECULT, 1993.

MENEZES, B. Batuque. 7ª ed. Belém: 2005.

OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo. 3ª ed. São Paulo: Unesp, 2006.

REIS, M. V. L. Entre poéticas e batuques: trajetórias de Bruno de Menezes. Dissertação de Mestrado. Belém: Unama, 2012.

ROCHA, A; et al. Bruno de Menezes ou a sutileza da transição: Ensaios. Belém: CEJUP, 1994.

SILVA, E. G. O Africanismo em Batuque de Bruno de Menezes. Belém: Secult, 1984.

SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

WHITE, H. O Texto Histórico como Artefato Literário. In: _____. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.1.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)