<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 1, art. 2, *. 25-44, jan./fev. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.1.2 </line>
</par>
<par>
<line> Bruno De Menezes, Etnógrafo Da A*azônia: *onas Interculturais Em Boi Bumb* - </line>
<line> A*to Popula* </line>
<line> Br*no De M**ezes, Amazon Et**ographer: In*ercultural *ones *n *oi Bumbá - A*to </line>
<line> Popular </line>
</par>
<par>
<line> Ro**igo d* Souza Wan*ele* </line>
<line> Douto*a*o em Ant*opologia pela Unive*si*ade Federal do P*** </line>
<line> Mestre em *studos Literár*os pela Un*versidade F*deral do Pará </line>
<line> Doc*nt* da rede estadua* de ensino *o P*rá </line>
<line> Email: **r.wanze*er@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Age*o* *arraf Pa*heco </line>
<line> Doutor em Hi*t*ria Socia* pela Pontif*cia Universidade *ató*ica de São Pau*o </line>
<line> Pr*fe*sor d* Universi*ad* F*deral do P*rá </line>
<line> E*ail: agenorsar*af@uol.com.br </line>
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<column>
<row> Endereço: Rodrigo d* Souza Wanzeler </row>
<row> *n*e*e*o: U*iver*ida** Federal do Pará. P*o*rama *e </row>
<row> Pós-Gradu*ção em An**o*ologia. Rua Augusto Corr*a, </row>
<row> 01, Gu*m*, CEP: 66075-**0, *elé*/PA, Brasi*.. </row>
<row> Endereço: A**nor Sarr*f Pache*o </row>
</column>
<column>
<row> Editor C*entí*ico: Tonny *erley de *lenca* Rodrigue* </row>
<row> *rtigo rec*bido em 14/10/20*5. Úl*i*a versão </row>
<row> recebida em *9/*1/2015. A*rovado ** 10/11/2*15. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Universi*ade Fe**ral do Pará. Programa de </row>
<row> Pó*-Graduaç*o em Antropologia. Rua Aug*sto Co*r*a, </row>
<row> 01, Guamá, *EP: 66075-1*0, Be*é*/PA, B*asil. </row>
<row> Apoio e F*nanciamento: </row>
<row> CAPES (Co*rdenação *e Ap*r*eiçoa*ento de Pessoal </row>
<row> de Ní*el Superio*). </row>
</column>
<column>
<row> Av**iado pe*o sist*ma Tri*l* Revi*w: Desk Review a) </row>
<row> pel* Edi*or-Chefe; e b) Doub*e Blind Review </row>
<row> (av*l**çã* cega por d*is avaliado*es d* área). </row>
<row> Revisã*: Gramatica*, Normativa e de Formatação. </row>
</column>
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<line> R. S. *an*el*r, A. S. Pacheco </line>
<line> 26 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<par>
<line> A propo*ta des*e tr*balho está relacionada ao *largament* da c*mpreensã* </line>
<line> da identidade </line>
</par>
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<line> literária de Br*no de Mene**s, considerando-o, também, um etn*g**fo *a Amazôn** </line>
<line> par*en*e. **mo um múlt*plo se* social, B*uno, por suas *x*eriênc*as, soube traduzir, em </line>
</par>
<par>
<line> dife*e*t*s composiçõ*s, </line>
<line> olhares diver*o* *o *o**diano espaci*l, temporal e cultu*al *as </line>
</par>
<par>
<line> pe*soas par*enses. Par* materi*lizar tal perspectiva, o presente arti** enfoca por meio *e uma </line>
<line> etnografia nos docu*e*tos/arqu*vos, a cons*i*u*ção e o conteúdo intercultura* da obra B*i </line>
</par>
<par>
<line> *umbá: Auto Popular. Br*no traz * d*scussão </line>
<line> questões relaci*nad*s às cultur*s n*gras, </line>
</par>
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<line> indíg*nas e europ*ias em s*m*io**, tod*s *o* *resenç* mar*a**e na *ani*e*taçã* do bu*bá. </line>
<line> Sob esta *t**a, vale r*ssalt*r a impo**â*cia da Antr*pologia, Literatura, Hist*ria, Estudos </line>
<line> Culturais e Pós-coloni*is, para uma análise das rela*ões sociais e interculturais exi*tente* na </line>
<line> composição do boi b*mbá e, tamb*m, pa*a o ade*s*ment* de uma revisão acerca d** faz*rem </line>
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<line> antrop*lógico e etno*ráfico na </line>
<line> cidade de Belém, sob a pena da e**eriência imagina*ão </line>
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<line> artística e liter*ria de *runo de Menezes. </line>
<line> Pa*avras-Chave: Bruno de Menezes. E*nograf*a. An*ropologia. Zonas Inter*ultura*s. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *he purpose * of th*s wor*is rel*ted to the enlargement *under standing of l*te*ary identity *f </line>
<line> Bruno de Menezes, co*sidering hi* also an Amazon *thno grapher. A* a multiple social </line>
<line> b**ng, Bruno, thro*ght heir expe*iences, got to transfo*m, *n diff*r*nt compositions, vari*d </line>
</par>
<par>
<line> look sab*ut spatial, tempor*l </line>
<line> an* c**tural every day *f the P*rá people. *o mater*alize this </line>
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<line> perspectiv*, th*s *rti*le focuse*, throughan </line>
<line> ethno*ra*hy in *he document*/ar*hive*, the </line>
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<par>
<line> cons*it*tion and interc**tural co**ent the work Bo* B*mba: Auto Po*ula*. Br**o bring to </line>
<line> discus*i*n issues related to black, *ndigenous a*d European cu*ture sin *ymbiosis, a*l t*at </line>
<line> w*th str*ng presence i* bumbá *epresentation. Fro* this *er*pec*ive, is relev*nt to me*tion </line>
<line> *h*im portance *f *nt*r*polo*y, Literat*re, Histor*, Cultur*l Studies *nd Post colonial </line>
<line> Studi*s to ananal*s is of so*ial and intercultural **lation sex i* ting in b*mbá composition and </line>
</par>
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<line> also for the con*olidation *f a rev**w </line>
<line> o* thean thropol*gical a** *thnog*aphic do*ngs in </line>
</par>
<par>
<line> Belém do Par* </line>
<line> unde* t*e mark o* e*pe*ien*e, art*s*ic and literary imagination of B*uno </line>
</par>
<par>
<line> Menezes. </line>
</par>
<par>
<line> Ke**ords: Bruno de Men*zes. Ethnogr*ph. A*throp**o*y. Intercul*ural Zone*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 1, art. 2, p. 25-44, jan./fev. 2016 </line>
<line> w*w4.f*anet.co*.br/revista </line>
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<line> B*uno De Mene**s, Etnóg*afo Da Am*zônia: *onas Interculturais Em Boi Bum*á - Auto **pular </line>
<line> 27 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇ*O </line>
</par>
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<line> *.* *r*m*iras *a*avras </line>
</par>
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<line> *m 1893 nasce* Bru*o d* *enezes. Era *e origem pobre, criado no bairro *o J*ru*as, </line>
<line> na cidade de Belém, no Pará, e* meio a embar*ações e batuques, emer*i*, em *eus *erritório* </line>
<line> de *ida, * i**gem das contra*i*ões de uma cidade ric* para poucos e miserá*el *a*a muito*. </line>
</par>
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<line> O pr*meiro tra**lh* f*i como apre*d*z de gráfico, </line>
<line> ainda *uit* ****m, perío*o marcado por </line>
</par>
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<line> horas de t*abalho a fio, pelo descaso, castigos e hu**lhações, fa**s *ue, entr* outras </line>
<line> e*pe*iên*i** compa*t*lhadas, **ovavelmen*e contribuíram para t*rná-lo um cr**ic* f*rre*ho </line>
<line> do sistema capi*alista, le*ando-* a vivências **arquistas e*tre as décad*s de 1910 a 1*20, </line>
<line> c*nf*r*e a*onta Figueired* (*0*7). </line>
<line> Figura 1 - Brun* d* *enezes </line>
</par>
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<line> *onte: *rqu*vo da fa*ília **n*zes. </line>
<line> Bruno e** filho ** "Seu" Dionísio, pedrei*o, e Mari* Ba*bina, dona *e casa. Sua obra </line>
</par>
<par>
<line> e*tá situada *m um interva*o *e 4* ano*, de 1920 1*60, e n*ste período, o **a**l e, mais * </line>
<line> especificamente, * Amazô*ia P*raense viv*nciar*m *ud**ças d*versas, as quais não </line>
<line> pa*sar*m impunes aos o*h*s do *scri**r. No início *o sécu** XX, Be**m tinha s* t*rn*d* um </line>
<line> dos grandes centr*s escoadores da p**d*ção d* lá*ex p*ra * resto do mun*o, m*s t*mbém s* </line>
<line> tor*** importa*ora de mode*os c*lturais europeus, principalmente o francês. As *ique*as </line>
<line> geradas pela produção da b*rracha proporcionar*m um dos períodos mais *ntensos, *ultural, </line>
<line> Rev. FSA, Te*es**a, v. 13, n. 1, *r*.2, p. 25-4*, jan./fev. *016 www4.*sa*e*.c*m.br/r*vista </line>
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<line> R. S. *anz*l*r, A. S. P*checo </line>
<line> 28 </line>
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<line> econômi*a, social e urba*isti**ment* *a *ist**ia de um* d*s princ*pais capitais am*zô*ica*: a </line>
<line> B*lle É*oq*e. </line>
</par>
<par>
<line> Nos anos de 1920, a cidade possuí* ain** r*scaldos de sua b*l* época, no e**anto, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> dita decad*ncia da Bell* Époque proporc**nou o su*gi*e*to de *utras p*rs*e*tivas, n*s quais </line>
<line> a marginal*dade ar**stica t**e voz * vez. Bruno d* M*nezes vi*enciou a tr*nsformaç*o </line>
</par>
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<line> s*cioeconô*ica de Be*ém e i*s* m*rcou </line>
<line> pro*undamente *uas l*tras. Sua obra poética, </line>
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<line> primeir*mente, fora </line>
<line> f*rt*men*e in*luenciad* </line>
<line> pela e*téti*a simbolista -dela musique avant </line>
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<line> to*t*chose- no iníc*o da </line>
<line> década de 192*, a qual **ria o *om em grande par*e de *ua obr* </line>
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<line> *iterária. No entan*o, ao* poucos * *eia moderni*ta pulsou m*is forte. Para M*n*es (1993, p. </line>
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<line> 09), B*uno *e **nezes fo* </line>
<line> o grande arauto do *stilo mode*nist* na *egi*o amazônica, </line>
</par>
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<line> d*sta**ndo *m de seus primei*os vers*s, no p*ema Ar*e **va, ainda no ano de 1920, antes da </line>
<line> Semana de Art* Moderna d* 22, no qua* o poe*a diz: "Eu qu*r* uma *rte origi*al". </line>
<line> De ac*rd* com a **la d* historiado* do Mo*er**smo, Jo*q*im Inojos*, no *no de 1972, </line>
<line> em conferência pronunciada por con** d* Festa Par*e*se do *ivro, Belém do Pará t*ria sido a </line>
<line> ter*eira *a*ita* *o *aís a entrar em c**ta*o com o mov**e*to *o*ernista *o Br*s*l, po* isto * </line>
</par>
<par>
<line> relevan*e </line>
<line> alcu*ha de introdutor do Mo*ernismo </line>
<line> na Ama*ônia Bru*o de Menezes </line>
<line> (1*94, p. </line>
</par>
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<line> 116). Po* volta de *923, o es**itor viria a alc*nha* seus amigo* dos encontros no *erraço do </line>
</par>
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<line> Gr*nde Ho**l em Belém (Edgard Proença, Eustáchio Azevedo, Jacques Fl**es, </line>
<line> M u*i z </line>
</par>
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<line> B*rre*o, entre outros) de vândalos do *pocal*pse. Organizou-se, a partir de então, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> A*soc*aç*o do* Nov*s e fundo*-se a revista Belé* *ova, m*** propul*ora e propaga**ra *o </line>
<line> modernism* na região. </line>
<line> Br*no foi um lutado* incansável, hom*m ligado di*etam*nte às coopera*ivas </line>
<line> rela*ion*das à terra, p*eocupado c*m as desigualda*es socia*s ex*stentes, uma mente co* </line>
<line> fervor *ev**uc*onário *ue *isibilizou n*gro*, prostitutas e flag**ados, denunciando as </line>
<line> *ni*uidades por meio de seus *scrit*s, quebra*do * paradigma de s* fa*ar pela classe menos </line>
<line> favorecida, *ois, em *run*, a *arge* *em voz, *i*tó*ia e importâ**ia. Observe-se o aspect* </line>
<line> so*ial em Bruno para o pro*e*sor Paulo Mendes: </line>
<line> Cons**e*a*os, hoje, em **lação * poesia de sua é*oc*, do Moder*ismo parae*se, </line>
</par>
<par>
<line> qu* a contribuição de Bruno de Menezes foi verdadeirament* re*oluc*onári* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *riadora. *cr*scente-se, também, h*ver ina**urado ele, com Mar*a *agmar </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> Candunga, a no*ela e o roma*ce rea*istas, en*ajados em uma preo*upa*ã* so*ial e </line>
<line> na cons*a*ação das *njustiças sofridas d*ramente pelas classes n*o p*ivi*eg*adas, </line>
<line> obra d* ficção qu* enco*traria, mais tarde, ent*e nó*, em Dalcídio Jurand*r, u* </line>
<line> brilhant* e t*lentoso continuador (MEND*S, 1993, *.10). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art. 2, p. 25-4*, jan./fev. 2016 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ru*o De Menez*s, E*nógrafo Da Ama*ônia: **n** Interculturais Em Boi Bumb* - Auto Popular </line>
<line> 29 </line>
</par>
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<line> *eu espírito de puxirum1 e seu fe*vo* pelo coo*erativismo fizeram Bruno se tor*ar </line>
<line> Dire*or d* Depart**ent* do Estad* d* Pará de *oo*era*ivismo, car*o pelo q*a* se *pos*ntou </line>
<line> em 1955. De ac*rdo com dados da *amília, sua paixão pelas co*p*rat*vas des*ont*ra qu*ndo </line>
<line> Brun* fora ser*i*or público estadual na Secretar*a d* A*ric*ltura. Tal fato a*mentou sua </line>
</par>
<par>
<line> ân*ia *o* ig*ald*de n* </line>
<line> *ut* pela refo*ma a*rária. Leia-se o </line>
<line> trec*o a seguir, retirado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pu**icações e*parsas de Brun* de M***zes: </line>
</par>
<par>
<line> É só a*si*, desde os colégios d* Estado *os de direç*o pr*vad*, às *lasses </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pro*etários e braçais, *o funcionalismo púb*ico aos *mpreg*dos em todas as </line>
<line> ativid*des; das populações dos campo* às litorâ*eas e urbanas, o amp*o horizonte d* </line>
<line> coo*era*ão s* distender* *a Amazônia, tra*ado e dilatado pelo home* da planíci*, </line>
<line> *ão n*cessita*o, no presen*e e *este dr*mático *pós-guerra, do regime *umanitário e </line>
<line> fr*terna*, c**po*ifi*ado n* *ooperativismo, q*e te* *ma revolução a evitar e um </line>
<line> mundo novo a *onstruir (MENEZES, 1*93, p. 433) 2. </line>
<line> Ain*a na esteir* do cooperati*i*mo, note-se * afir**ção em *e*oimen*o de um dos </line>
<line> filhos de Brun*, J*s* ***oldo *enezes, sobre o tema *m quest*o: </line>
</par>
<par>
<line> O *apai, devido ao fato *e ter *i*o uma infância pobre, tinh* o s*u </line>
<line> "que" </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*vo**cio*ário, por isso que ele env*redo* p*lo cooperativismo, po*que at* hoje </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cooperativ*s*o é * *nica *ane*ra de uma equipe de homens que não são ca*ital*stas </line>
<line> enfrent*rem co* sucesso o capi**li*mo selvagem, in*pirado nos 28 te*elões de </line>
<line> Rochdale, que foram *s cri**ores do cooperativismo (info*m*ção *erbal) (*EIS, </line>
<line> 2 0 1 2 , p . 3 2 ). </line>
<line> Bruno foi um *xímio "fol*lorista". Estudioso **e pertence*, inclusive, à Comissão </line>
</par>
<par>
<line> Paraense de Fol*lore, trabalhando com as ma*ifestações artísticas *e cunho popular </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lecio*ando a *isciplina Fo*c*o**, *or </line>
<line> m*io d* SENAC/ De*artamento Regional do Pará. </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, dois tr*ba*hos do escritor são de e*tr*ma importância </line>
<line> para o contex** deste </line>
</par>
<par>
<line> t****l*o, send* q*e o p*imeiro será o**ervado co* mais at*nção: Bo* </line>
<line> Bu*bá: </line>
<line> auto popula* </line>
</par>
<par>
<line> (1958) e São Benedito da Pr*ia (195*), ex*mplos da materia*ização d* v*vênci* de Bruno de </line>
<line> Mene*es junto às manifestações culturais *erif*rica* de seu *emp*. </line>
<line> Note-se que o *scritor * pe*quisador Bruno de Me*ezes3 não era, de modo algu*, </line>
</par>
<par>
<line> can**ico. Bruno va*ori*ava o *ue *r*v*nha *a* margens, faze*do referênci* </line>
<line> *om mes*ria </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
<row> * </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Puxirum, te*mo indíge*a que significa *omunhã*; mutir*o; construir junto. </row>
<row> Publicad* o**ginalmen*e na Re*ista COO*ERAT*V*SMO, na cidade de São Paulo, em 1*40. </row>
<row> ***no também teve seus t*abalhos e suas críti*a* reconhe*idos. Fe* parte *a **ad*mia Para*nse de L*tras, da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> qual c*egou * **r presi*ente, ocupando a cad*ira núme*o 32, e ganhou prê*ios re*e**ntes aos seus esc*itos, n* </line>
<line> 3 </line>
<line> *ará e fora do est*do. Suas *bras publ*cadas foram : </line>
<line> Poesi*:Crucifixo (1920); Bailado lun*r (1924); Poesia (1931); Batuque (1*31); Lua sonâmbul* (1953); Po*ma </line>
<line> para *ort*leza (1957); Onze *onet*s (*rêmio Ci*ade São Jorge dos Ilhé*s - *ahia - 19*0); </line>
<line> Fol*lo*e:Boi Bumbá - Auto P*pular (1958); São Bene*ito da *raia - Fol*lo*e do Ver-o-Peso (1959); </line>
<line> Estu*o Literá*io: À m*r*em do "Cui* Pitin*a" (so*re o livro de Jacques Fl*r*s - 1*37); </line>
<line> Ficção: *aria *agmar (*ovela - 1950); Candunga (roma*ce - *rêmio "Estad* d* Pará" - *954). </line>
<line> Rev. *SA, *ere*ina, v. 13, n. 1, art.2, p. 25-4*, jan./fev. 2016 www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Wanzeler, A. *. Pacheco </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> des*a *ealidade margi*al na litera*ura. *lonso Roch*, prin**pal biógrafo de Bruno, tec* um </line>
<line> interes*ante c**entá*io acerca das v*vências relig*osas e "folclóricas" do autor: </line>
<line> A infâ*cia passou-a na e*tância coletiva "A Jaqueira", no bairro do Jurun**, liv** e </line>
</par>
<par>
<line> solto, convivendo </line>
<line> e ad*ir**do os *eus valentes desordeiros, os capoeiras, os </line>
</par>
<par>
<line> manejadores de navalha, os *mb*r*adi*os, as mulatas e *r*scalante*; aco*panhando </line>
</par>
<par>
<line> nos ombros largos de seu *ai o círio de Nazaré, gola </line>
<line> azul, g*rro de *a*i*heiro de </line>
</par>
<par>
<line> fi*as *retas e letras dour*das, pisotea**o, adoles*e*te nas saíd*s fes**vas de Boi- </line>
<line> Bumbá de se* p*drinho Miguel Arcanjo, so* os o*hares carinhosos de sua mã* </line>
</par>
<par>
<line> Balb*na e a pr*teção d* João Golemada, maranhense, valente na </line>
<line> defesa de seu </line>
</par>
<par>
<line> bando, quando a poli*ia ainda não havia p*oibido *s "b*is" saí*e* *e s*us c*rrais </line>
<line> para os tradicionais encon*ros (R*CHA, 1994, p. 0*). </line>
<line> O es*ri*o* Bruno de Menezes faleceu em M*nau*, n* di* 02 de **lh* de 1963, aos </line>
<line> se*enta **os, de um *ulminan*e i*farto. *le participava como ju*a**, de um festival fo*cló*ico </line>
<line> que est*va sendo realizado naque*a c*da*e. Mas permanecera sua e*crita com* maneira de </line>
<line> *ternizar sua imponente figura. </line>
<line> *este *entid*, est* artigo se dif**encia do *onj*nto de estudos *á realizados so*re este </line>
</par>
<par>
<line> autor, *rincip*lmente n** campos </line>
<line> da *iteratura e da histó*ia, po*s, e*q*anto *s </line>
<line> e*tudos </line>
</par>
<par>
<line> literários </line>
<line> *e debru**ram s*bre a es**utura narrativ* e o* tra*al*os de *ará*er h*stórico </line>
</par>
<par>
<line> p*eza*am por um enfoq*e da *ilitância pol*ti*a de Bruno, a pers*ectiva de *studo deste a*t*go </line>
<line> se concentr*rá, brevemente, na tr*jetór*a de Bruno de Men*zes, enquanto um múlt**lo ser </line>
<line> s*cial **b um viés an*ropo*ógi*o, que a*ravés de su*s vi*ênc*as como pessoa e pesq*i*ado* </line>
<line> emp**ico, s*ub*ram *raduzir em *eus *scrit** olhar*s diversos a*erca d* prát*c** culturais da </line>
<line> Ama***ia pa*aense. </line>
<line> 2 RE**RENCIAL TE*RICO </line>
<line> 2.1 Breve olhar *obre a *rí*i*a </line>
<line> Ao lon*o ** mais de me*o século d* crítica, qu* vão de resenhas jornalístic*s a uma </line>
</par>
<par>
<line> *ese de dou**rado, a *br* de Bruno de Menezes </line>
<line> *onti*ua a e*ercer certo f*sc*nio em </line>
</par>
<par>
<line> pesquisado*es de diferentes á**as do conhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> *entre os *rinci*ais traba*hos sobre Bruno, *á uma diversida** de temas que ab*rcam </line>
<line> * n**rit*d*, o **oti*mo, a ***igiosidade, a aná*ise do discurso, o simbol**mo, o modernismo * </line>
<line> a militância *olítica. D*s que fo*am citados, r*ssalte-se a recorrência d* dois pontos p**ncipais </line>
<line> na crítica sob*e o autor: questões relaci*nad** à cultu*a negra e à luta contr* as desigualdades </line>
<line> socia*s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 1, art. 2, *. 25-44, jan./fev. 201* w**4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bruno De Men*zes, Etnógrafo Da Amazônia: Zonas Interculturais *m *oi Bumbá - Auto Po*ular </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> Na ver**d*, a l*tera**ra é o esteio para as di*er*as análises existentes. Na *aior*a dos </line>
<line> trabal*os pens*-s* o texto literário como repres*nt*ção do pensam*nt* d* uma época, * que </line>
<line> contribu* *ara um* *n*lise interdi*ciplinar dos escritos de *r*no. </line>
<line> O* estud** atuais sobre Bruno, com raras ex*eçõ*s, part*m de S*lva (19**), l*vro </line>
<line> resultante de sua dissertação de m*s*rado que a*ordou * a*ricanis*o *o Batuque. *ilva fez um </line>
<line> t*abalho am*lo, suas an*lises foram do poétic* ao s****cultura*, trabalhando *spe*to* </line>
<line> essencialmente lite*ários **mo a musicalidade dos versos, * ampliando suas consider**ões </line>
<line> par* o campo ** r*l*giosidade e d* cultura *fro, te*d* co*o *ase o teó**co Roger Bastid*. </line>
<line> Na *tualida*e, Figueiredo (2007) traz uma re*lex*o acer*a *a v*vência política *e </line>
</par>
<par>
<line> *runo e de su* intelectual**ade, des*acando o ***o de o autor te* s**o o i**ali*ador </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> coordenad*r d* Revista Bel*m Nova, veículo *esponsável pela propagaç** da esté*i*a </line>
<line> mo*er*ista no Pará. Para Figueiredo, * vivência de Bruno o levou ao anar*u*smo como </line>
</par>
<par>
<line> b*ndeira pol*tica na luta co*tra as injus**ças sociais, </line>
<line> na d*cada de 1920, send* es*a mar*a </line>
</par>
<par>
<line> refletida em sua poética. </line>
</par>
<par>
<line> Lit*r*tura e revolução foram, portanto, no pen*ament* do jovem Bruno *e **nezes, </line>
<line> faces de *ma *esma m**d*. Antes mes*o de publ*car na impr*nsa ana**uis*a, *ua </line>
<line> iniciação *oét*ca *m jornais literári** já revelava esse a*pecto do engajam*nto </line>
<line> político *ue iria *ob*essair na mi*itân*ia dos anos segui*te* (FIGUEIREDO, 2007, </line>
<line> p. 295-296). </line>
</par>
<par>
<line> Far*s e Nune* (2010) fazem uma reflexão </line>
<line> acerca da obra Batuqu*, de *ru*o, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> sentido da alargar a compreensão da for*ação cultu*al da Am**ônia, historicamente paut*da </line>
</par>
<par>
<line> *m influências *n*ígen*s e/*u cabocla*, e desta *orma inserir * v*z do negro ** </line>
<line> cont*xto </line>
</par>
<par>
<line> cultur*l regional, *a*tando-*e no* escrito de Bruno *e Menezes. L*ia-se o trech* a se*uir: </line>
<line> Batuque, da autoria de Bruno de Meneze* (189*/1963), embora seja um livro de </line>
<line> poesia, nos faz le*brar uma n*r*ativa io*u*á, pois o d*ama do negro o*rimido é </line>
<line> de**nciado p*r *eio d* uma "narrativ*dade poética", * que tamb*m ocorre nos </line>
<line> poemas de José C*aveirinha (...). Para os *nte*ra*tes desta etnia, todo *omem an*ig* </line>
<line> - en*ro*izado, portanto, no manto da sa*e*or*a -, depois *e enterrado, transform*-se </line>
</par>
<par>
<line> e* ped*a. *runo </line>
<line> de Menez*s, a *artir </line>
<line> de *963, ano ** sua mort* e* Manaus, </line>
</par>
<par>
<line> meta*orfoseou-se em pedra a**ular do Mode*nismo no Norte *o Bras*l (FA*ES; </line>
<line> NUNES, 2010, p.112). </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> estei*a *a disc*ssã* de Fares e Nune*, Fer*andes (2010) an*lisa a **ra B*t***e </line>
</par>
<par>
<line> com* ant*c*pado*a dos conceitos de *egrit*de e crioulização, baseado nos conceitos, </line>
</par>
<par>
<line> pri*ordi*lm*nte, de Aimé Cesa*re e Édo*ard Gli*san*, </line>
<line> e q*e desta forma ratifi*a, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art.2, p. 25-44, jan./fev. 20*6 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. W*nzel**, A. S. Pacheco </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva dest* trabalho, a qualidade de um modernista, que está além* de seu tempo e d* </line>
<line> seu es*aço, *m Bru** de *ene**s. </line>
<line> De todo *odo, decor*ido tanto tempo, podemos hoje, com mais clareza, observar a </line>
<line> i*portância de **uno - d*í sua ligação n*o com seu tempo e espaço, mas com </line>
</par>
<par>
<line> out*os tem**s e outros </line>
<line> e*paço*. Por is**, ente*der sua </line>
<line> produção po*tica em </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> co*rente maior, mundial, em que ent***er o signifi**do de negritude e criouliz*ç*o é </line>
</par>
<par>
<line> tão *mportan*e p*ra entender a importânc*a de sua obra (...) (FERNANDES, </line>
<line> 2010, </line>
</par>
<par>
<line> p.232). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra ilustr*r a im**rtância de Brun* de Menezes, traz-se esta crítica f*ita à época *a </line>
<line> publicação de mai* uma edição de Ba*uq**: </line>
<line> É um poeta fort* e desigual, menos suti* que Ra*l Bop* e meno* gracioso que o Jorge </line>
</par>
<par>
<line> de L*m* dos poemas negros. Por*m, nenhum </line>
<line> dos dois, talvez, tenha *ea*izado </line>
</par>
<par>
<line> trans*osição *ais fiel das vivênci*s d* *egro no Br*si*, do fato fol*lóric*, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> realidade que não inter*s*a a*enas a* cr*tico literá*io, mas também e pri**ipa*m*nte </line>
</par>
<par>
<line> ao soci*log*, ao estudios* </line>
<line> dos hábitos e costume*, ao e*nógrafo do ne*ro bra*i*eiro </line>
</par>
<par>
<line> (Grifo meu). (Dante C*sta - *ornal "O Dia", Rio </line>
<line> de Janeiro, Guan*bara, *95* </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> MENEZ*S, 2005, pp. 104-*05). </line>
</par>
<par>
<line> Como foi dit* no *níc*o desta seç*o, h* u*a ric* diversidade de trabalhos so*re *run* </line>
</par>
<par>
<line> de Me*e*es, espe*ialmente na *rea da Lit*ratura, n* e*tanto, pelo* </line>
<line> *imites estrut*rais </line>
<line> deste </line>
</par>
<par>
<line> artigo, n*o foi possí*el i**luí-los. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Antropologia, e*nografi*, *istória e *i*er*tura em *r*no d* Menezes </line>
<line> Um estu*o que pretende investigar a possível c*ndi*ão de Bruno de Menezes </line>
<line> e***ant* etnó*rafo não pode se *i*it*r a um estudo disciplinar à maneira da literat*r*, mas </line>
<line> sim deve buscar outros e*ementos, inc*usiv* met*dológicos, em outras ciên*ias ou *reas *o </line>
<line> conhec*mento *omo: estudo* cul**rais, *studos *ó*-co*o*iais, h*stór*a, e a p*ópria </line>
<line> antropologia. Es** ampli*ç*o permitiria * alargam*nto da compr*ensão sobr* a natureza do </line>
<line> trabalho lit*rário e *o mú*tiplo se* socia* qu* foi Bruno *e Menezes. </line>
<line> Ao lon*o da segunda metade do *écul* XX, perc*be-se, no âmbito d*s pesquisas </line>
<line> acadêmicas, u*a forte **bric*ção *ntre a Antropolo**a, a História e a Literatura. Teór*cos da </line>
</par>
<par>
<line> *e*construção, </line>
<line> dos Estudos **lturais, da No*a História, da Literatura Comparada, do Pós- </line>
</par>
<par>
<line> c*lonialism*, *oram extremam*nt* *mportantes para * surgimento de *o*as *pi**em*logi*s </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> P*ra o *eórico *ós-co**nial indo-*r*tâ*ico Homi K. Bhab*a, "O *lém *ão é nem um nov* horizonte, nem um </row>
</column>
</par>
<par>
<line> abandon* do passado...I*ícios * fins poder s*r *s mitos *e sustentação dos *n*s no meio do século, ma* n*ste fin </line>
<line> *e siècle, e*contramo-*os no **men*o d* trâ*s**o em que espaço e te*po se cruzam para p*oduzir figur*s </line>
<line> compl*xas de dife**nça e identidade, passado e *rese*te, in*erior * exte*ior, inclusão e excl*s*o". (2007, p.19). </line>
<line> Rev. **A, Teresina, *. 13, *. 1, art. 2, p. 25-44, j*n./fe*. 2*16 w**4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bruno De Menezes, *tnógrafo Da A*azôni*: Z*n*s Intercultura*s Em **i B*mbá - Auto Popular </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> que passaram * ressignificar o *specto não puro **s elem*ntos textua*s, o* seja, um olhar n*o </line>
<line> ape*as esté*ico pelo literat*, be* como um olhar n*o ape**s do*umental *elo antro*ólog* *u </line>
<line> hi*toriador, e sim a *bservação de a**os os aspec*os. </line>
<line> Sob a ótica da interdiscipl*narid*de, * crít*ca literár*a te* influencia*o bastante o* </line>
</par>
<par>
<line> historiadores </line>
<line> no *ue </line>
<line> diz re*peito *o r**onhecimento por *st** </line>
<line> do </line>
<line> pa*el relevante d* </line>
</par>
<par>
<line> *inguagem, dos *extos e das estrutura* narra*ivas na c*iação, recri*ção e desc*ição da re*lidade </line>
<line> hist*rica, *vi*enci*ndo-se o *res**nte *i*lo*o entre o d*cum*nto e a ficção. *ara Costa Lima </line>
</par>
<par>
<line> (1986, pp.192-193) o documenta* é ine*itável no que diz respeito a to*as a* </line>
<line> **ões e </line>
</par>
<par>
<line> observa*ões humanas. Nossas ações documentam tanto o que se conhece, q*anto o </line>
<line> qu e s e </line>
</par>
<par>
<line> *esco*hece, *r*nc*palmente, por c*nta de noss* relaç** estab*lecid* com o* signos e por meio </line>
<line> destes. Ne*te as*ecto, a li**ratura não foge à docu*enta*idade. </line>
<line> O doc*me*to, basicamente, seria * comprovação *e ex*stên*ia de algo, materia* </line>
<line> p*imeiro de uso de um ant*opól*go, no que tan*e a uma etnogr**ia dos documentos, ou de um </line>
<line> h**tor*ador, mas se*und*rio nas a*álises lit*rárias. Secund*r*o, mas nã* di*pensável. Anal*sar </line>
</par>
<par>
<line> *ma *e*er*inada obra *iterária *ni*ame*te </line>
<line> por *m v*é* documental não o bastante para é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*lu**o </line>
<line> de *a* ato, isto é, segund* Costa Lim* o anali*ta deve ser consciente da </line>
</par>
<par>
<line> impossibilidade d*, a partir do documen*o, inferir a config*ração do te*t*o me*t*l5 que forma </line>
<line> seu **jet*. Ma*cel *auss, em seu cl*ssi*o Ofíci* *e Etnóg**f*, Método Sociológico, de 1902, </line>
</par>
<par>
<line> já demonstra </line>
<line> a preocupaç** e importân*ia da*a ao mét*do etnográfic* </line>
<line> envolven*o </line>
</par>
<par>
<line> d*cum**tos afir*ando que "**ve o etnógrafo buscar os fato* profundos, incons*ientes quase, </line>
</par>
<par>
<line> porque </line>
<line> *les *x*stem ape*as na tradição coletiva. São es**s </line>
<line> *atos r*ais, e**as coisas, *ue </line>
</par>
<par>
<line> pr*curaremos alca***r a*ravés d*s d*cumen*os" (p. 57). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa li*ha, La**antine f*z a ligação ent*e an**opo*o*ia e * literatura tendo como a </line>
</par>
<par>
<line> esteio os *scr*to* </line>
<line> de *iagem. T**s **c*itos corroboram *ara as discussõe* a***c* d* cultur*, </line>
</par>
<par>
<line> identi*ade e sociedade, </line>
<line> poi * é no </line>
<line> encontro </line>
<line> *ro*teiriço com o outro </line>
<line> que emergem a* </line>
</par>
<par>
<line> diferenças, os hibri*ismos e relaçõe* d* po*er em um dado m*mento histórico. N*ste sentido, </line>
</par>
<par>
<line> *aplan*ine afirm* *ue escritor, o </line>
<line> a* </line>
<line> r*lata* est*s viagens, e**e* deslocamen*os, não faz </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> tra*a*ho *iterário, **enas, ma* afirma, s*b u* enfoque cont*mporâne*, </line>
<line> que *á ta*bém um </line>
</par>
<par>
<line> la*or etnográfico acerca de*sas movime*tações </line>
<line> em seu* es*ritos. C*ateaubriand, M*lvill*, </line>
</par>
<par>
<line> Conra*, Ce*dr*rs, Gid*, Baudela**e, Artaud, *ntre outros *utores figuram na vasta *is*a desses </line>
</par>
<par>
<line> *scrit*res de *iag*m. O própri* Mau*s (idem), ao ve*sar *cerc* d* mis*i**ár*o </line>
<line> ing*ê* *enr* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> O "teatro **nt*l" destacado é um term* e*prestad* * Paul V*lery p** Costa Lima e que, para *ste, seria u*a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> metáfora *o discurso ficc*ona*, *ornar-se outro tendo a consciência d* su* *iferença, </line>
<line> permi*indo à *ealidad* </line>
</par>
<par>
<line> penetrar no *iscurso ficcional e vice-**r*a, causand* o efeito dese*ado pelo emiss*r de ta* discurso. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. *, art.*, p. 25-44, jan./fev. 2016 www4.f*ane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Wan*ele*, A. S. Pa*heco </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Callaway, *inda por compa*ar o m*todo deste na *o*pos*ção de seu liv*o s*bre a religião d*s </line>
<line> Amaz**u* *om o utilizado pelo* irmãos Grimm na co*eta d* algu*s seus contos. </line>
<line> Tem-se ciê*cia d* que a literatura, em par*icular o romance, *, e* si, observa*ão </line>
<line> d*talha*a da *ealidad*, ampliaçã* das significaçõe* do real na ficção, daí a po*sibi*idade de </line>
<line> sua apro*imação com a etnogra*ia, bem obser*a*a por La*lant*ne: </line>
<line> (...) a ques*ão das *elações entr* a exper*ência pr*priamente literá*ia e a *xperi*ncia </line>
<line> etnológica *ermanece colo**da, não apenas para *s autores que acabamos *e cit*r, </line>
</par>
<par>
<line> ma* </line>
<line> também </line>
<line> para os etnólogos, ou pelo menos para os que consideram que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *escobe*ta do out*o *ai junto com a descobert* de *i: isto é, *ara que* a etno*o*ia é </line>
<line> tam**m (o que não que* dizer exc*u*ivament*) uma maneira de *iver e uma arte de </line>
<line> escre**r (2*11, *p. 175-176). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda ** esteira liter*ria da a*tro*ologia * da etnografia, Max Gluckm*n ap*nta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m*ortâ*c*a d* Bronislaw Mali*owski e de seu Argonautas ** Pa*ífico Oci*ental *ara * </line>
<line> criação de um n*vo par*digma r*lac*onad* à coleta de d*do* etnográf*co*, afastan*o, segund* </line>
<line> ele, to*alm*nte a antrop*log*a de s*a *ncestralidade científica, afi*mando que tais dados </line>
<line> e*tav*m mais próximo* da matéria-prima do romanc*st*, do teatrólogo, do bióg*afo </line>
<line> e do memorialis*a todos se aliment*n*o diretament* da *ida social, do *ue *os fatos </line>
<line> aces*í*ei* aos *n**op*logos t*óric*s do século XIX e do começo do XX. *oi* estes </line>
<line> fat*s, c*m os quais Durkheim, ***o*, *raze*, e *té mesm* Ma*ne e Mo*gan </line>
<line> t*abalharam, nã* *as*av** de *bservações s*perf*ci*is col*tadas, sobretudo, atr*vés </line>
<line> de int*rpretes, por pe*soas em contato nã*-sistemá*ico *om a *ida tribal. (1990, p. </line>
<line> 6 4 ). </line>
<line> No que tange à histó*ia, Hayden White (apud Hunt, 1992, p. 1*6) afi*m* que, </line>
</par>
<par>
<line> diferen*emente *os fic*ioni*tas, os hist**iadores </line>
<line> optam, em gera*, por não ver o el*mento </line>
</par>
<par>
<line> im*ginário de suas </line>
<line> obr*s, pensando </line>
<line> que desta forma es*ariam su*l*n*ando o ficc*ona* ao </line>
</par>
<par>
<line> ex*rcer um efei*o discipl*n*dor sobre tal imag*nário. Em cont*apart*da, White nos afi*ma </line>
<line> ain*a q*e, *pe*ar d* *o**ura, os historia*ores se baseiam, *ecessa*iamente, *m **rrativas que </line>
<line> externam a c*erência, a plenitude de u*a imag*m d* vida que não poderia ser outra coisa que </line>
</par>
<par>
<line> não imaginária. Is*o *, apesar da* ten*ati*as de m*n*mi*ação do </line>
<line> *maginário por parte de </line>
</par>
<par>
<line> m*ito* hist**iadores, se*undo *hit*, His*ória e Literat*ra são disciplinas *n*issociáveis, </line>
<line> ainda que não p*ssuam discu*sos idên*i**s, pois, *nqua*to o literato traba*ha a p**tir de um* </line>
<line> **rma unifica*ora, * historiado*, indutivamente, tra*alha com vistas a esta for*a. </line>
<line> Para White, toda hi*t*ria "têm um profundo conte*do estrutural, e* gera* poé*ico e de </line>
<line> *atureza especi*icamente linguística, que **u* c*m* paradigma p*é-cri***amen*e aceito *o que </line>
</par>
<par>
<line> de*eria s*r uma *xpli*a*ão c*rac*eristicamente \histórica\" (1992, </line>
<line> p. </line>
<line> 14*). *sse nível </line>
</par>
<par>
<line> estrutural é o p**to de partida para que "o historiador pratique um ato essenc*a*men*e poético, </line>
<line> no qual prefigure o c*mpo históri*o e o c*nstit*a c**o um dom*nio onde *oss* exe*citar as </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 13, n. *, *rt. 2, p. 25-44, jan./fe*. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B*uno De Men*zes, Etnógrafo Da Amazô*ia: Zo*a* **terculturais Em Bo* Bumbá - Au*o Popula* </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> teoria* es*ecífica* que u*ará para explic*r \o que realmente estava *conte*endo\ ne*e" </line>
</par>
<par>
<line> (i*id*m). Nest* pont*, pode-s* observar a relaç*o intrínse*a *ntre o presente e o </line>
<line> p**sado no </line>
</par>
<par>
<line> que tange ao aspecto </line>
<line> lítero-hi**óri*o, possibil*ta**o </line>
<line> um olhar dif*rencia** sobre passado, o </line>
</par>
<par>
<line> documenta* p** meio da li*eratura, e *ambém da et*o*rafia. </line>
</par>
<par>
<line> A partir dos anos 1980, no context* do </line>
<line> chamado pós-coloniali*mo, os *ntropól***s </line>
</par>
<par>
<line> pas*aram a questionar a capacida*e de a a*tropologia por si só dar conta das in*meras vozes, </line>
<line> dos diver*os atore* *ociais e dos conflit*s existent*s n* campo sociocultural. Neste período, a </line>
</par>
<par>
<line> p*r**r da </line>
<line> cont*ibuiçã* d* </line>
<line> *ame* Clifford e *eorg* Marcus, materializada na pub*icação d* </line>
</par>
<par>
<line> di**rs*s arti*os resultantes do Seminário *e Santa Fé, n* *ol*tânea ch*mada Writing C*lture, </line>
<line> * qu*l ressalt*v* o caráter *u*o*al concedi*o ao antropólogo por si **smo, *assa-se a refletir </line>
</par>
<par>
<line> sob a p*rs*ectiva </line>
<line> de u** e*nog**f*a que *nve*edari* p*las trilhas do texto ex*erimental, </line>
</par>
<par>
<line> *est*c*ndo diálo*os, im*osições, inv*nções e, ac*escentam-se, *ep*esentações sociais. </line>
<line> Aprofu*dando o t**a, de acordo com *l*fford (2011), na década de *920 um </line>
</par>
<par>
<line> po**roso gênero cie*tífico foi criado pelo, a que ele </line>
<line> cha*a </line>
<line> novo </line>
<line> teó*ico-pe**uisador: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> etnogr*fia, </line>
<line> b*s**da em uma observa*ão pa*tic*pan*e, influenci*d* p*r Malinowski. O auto* </line>
</par>
<par>
<line> faz </line>
<line> um * </line>
<line> *n*eressante </line>
<line> crítica </line>
<line> à </line>
<line> di t a </line>
<line> antropologia </line>
<line> clássica, </line>
<line> mo*trando </line>
<line> que, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> co*temporaneidad*, </line>
<line> d*ver**s </line>
<line> v*z*s emer*em a partir de certo fazer e*nográfico, atravessado </line>
</par>
<par>
<line> por div*rsas </line>
<line> e*periênci*s * *e*el*d* p*r meio da escrita. Empiri* * teo*ia com*ondo, des*a </line>
</par>
<par>
<line> maneura, a *esquis* antro*ológica. </line>
<line> A junç*o entre experiência e int*rpretaç*o, no qu* diz respeito à cha*ada autorida*e </line>
<line> etno*r*fica, c*nfe** *o etnógrafo, se*undo Cliffo*d, o "eu estav* lá". O pensamento de Ja*es </line>
</par>
<par>
<line> Cliff*rd dialo*a intensamente co* o de Geertz, </line>
<line> no que </line>
<line> tange </line>
<line> a* "est*r lá" que, para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *egun*o, </line>
<line> é </line>
<line> compro*ad* </line>
<line> po* me*o da escrita </line>
<line> e revela o afeta* e o ser a*etado do an*ropólog* </line>
</par>
<par>
<line> enquanto au*or. Os ditos p*s-modernos, entre eles C*ifford e Marcus, *raze* a reflexão </line>
<line> *cerca, também, *esta e*crit* etnográfi**, quest*es de subje*ividade * ob**tivida*e, instig*dos </line>
<line> pelo p*óprio Geertz e s** A Interpretação das **lturas. </line>
<line> Neste artigo, observar-se-* de fo*ma brev* que Brun* de Mene*es "**teve l*", o que </line>
<line> lhe conc*d* ce*ta **toridade sobre o que e*cr*ve uma au*oridade *ão apenas *iterária, *as </line>
<line> possivelmente também etnográfica, vis*o que se t** neste trabalho a i*te*ção de refl*tir </line>
<line> acer*a da exi*tênc*a de outro Bruno *e Me**zes, q*e es*á p*ra al** do literato, represen**ção </line>
</par>
<par>
<line> do homem contempor*neo, um ser *ragm**tado, </line>
<line> *u </line>
<line> como a**rma *tuart Hall, um dos </line>
</par>
<par>
<line> fundador** dos estudos cult*rai* com* dis*iplina acadêmica: </line>
<line> (...) não podemos mais c*nceber o in**víduo em ter*os de u* *go *om***to e </line>
<line> monolí*ico *u de um si autônomo. A *x*eriência do si é mais **agm*ntad*, *arcad* </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 13, n. 1, art.2, p. 25-44, jan./f**. 201* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Wanze**r, A. *. Pa*heco </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> pela *n*om**etude, com*os*as d* múlti*lo* si, de múlt*p*as ide*tida*es ligadas aos </line>
<line> **ferentes *undos soci*is em que no* situamos. (200*, p. 75). </line>
</par>
<par>
<line> Par* os fins do pres*nt* est*do, antropologia, liter*tura, histór**, estudos cultu***s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pós-coloniais co*plement*m-se, como forma ** ressigni*i*a* a *igura d* B*uno de M*n*zes </line>
<line> co*o um m*ltiplo ser social *ubm**so na c*ltura e que, po* estar nela inserido, soube </line>
<line> exp*rienciar e interpretar *ra*mentos desta cultur* na Amazô**a par**nse, através d* um olhar </line>
</par>
<par>
<line> e *e um </line>
<line> *uvir at*ntos, que fora* sin*etiz**o* por meio </line>
<line> *e um *scre*er que perpass* a sua </line>
</par>
<par>
<line> vida e sua obra literári*. Tor*ando-*e mais e*pecífico, gosta*ia de dest*car ne*te artigo u*a </line>
<line> faceta es**cí*i*a de B*uno de Men*z*s: o f*lclo*ista, par* i*ustra* a hi*ótese inicial deste </line>
<line> tr*balho, de*tacando questões i*tercultu*a*s presentes na ob** Boi *umb*: auto popul*r. </line>
<line> 3 M*TODOL*GIA </line>
<line> 3.1 Por uma etn*grafia nos documentos </line>
<line> O antrop*logo Roberto Card*so de Oliveira (2006, p. 24) versa, também, sobre uma </line>
</par>
<par>
<line> obs*rvaç*o parti*ipante, </line>
<line> que tr*ta *e analisar a cultur* do out*o por dentro, asseguran** </line>
</par>
<par>
<line> vivê*cia, in loco, </line>
<line> ao pe*quisador de ca*p*. Nesta e*teira, elucido a fa*a do </line>
<line> *esquisador </line>
</par>
<par>
<line> Vicen*e Salle* acerca do tema folclore </line>
<line> em Bruno: "Da* porque os tra***hos de Bru*o de </line>
</par>
<par>
<line> *enezes sobr* folclore constitue* d**oiment*s da ma**r valia, e*bora suje*tos a **rec*dos </line>
</par>
<par>
<line> repar*s, p**s são frutos </line>
<line> da partic*paçã* na vida popular" (apud R*cha et al., *.82). Nest* </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho, não se tem a pres**ça *ísica do ser humano Bruno de Menezes, e sim apenas contato </line>
<line> com seus *scritos, que, ap*sar disso, dizem e escla*ecem muita *oisa sobre a exi*tên*ia *este </line>
</par>
<par>
<line> autor, q*e esteve inserido em uma cultura e em vários mov*mentos sociais. </line>
<line> Ou seja, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> documento **o é pessoa, mas t** mui** a d*zer sob*e ela, </line>
<line> e cabe ao pes*ui*ador </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nv*stigação, i*ergindo **s doc*men*o* e *apt*nd* fragm*nt*s *ue dão *entido e significado </line>
<line> ao autor e su* obra, desvel*ndo out*as verdades. </line>
<line> *essa linh*, percebe-se, no contexto deste *ra*alho, a relevân*ia c*nfe*i*a a* *specto </line>
<line> d*cu*ental, pel* fato de *artir de*te se observa* a trajet*ria artí*t*ca e profissi*nal de Bruno </line>
</par>
<par>
<line> de M*nezes. ** </line>
<line> escritos d* e acerc* de Bruno, dizem muito sobre * c*m*osição *e tais </line>
</par>
<par>
<line> tra*etórias. </line>
</par>
<par>
<line> Os anos 198*, *on*idera*os * m*rco pós-moderno d*s q*estio**ment*s t*órico- </line>
</par>
<par>
<line> m*todológico* em A**ropologia, possib*litaram expe*imen*açõ**, entre elas, u* </line>
<line> olhar </line>
</par>
<par>
<line> di*e*en*iado sob*e o* a*quivos. *esse sen*ido, Cun*a af*rma que: </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art. 2, p. 25-44, j*n./fe*. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.*om.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*no *e Men*zes, Et*ógrafo Da Amazônia: Zonas Interculturais Em Boi Bumbá - Auto P*p*lar </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> *os últim*s anos, além d* histori*dores e arquivistas, antropól**os têm s* voltad* </line>
</par>
<par>
<line> para os arq***o* como ob*eto de inter*sse, vi*tos como </line>
<line> produ*ores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimentos. Não prese*vam segre*o*, vestígios, eventos e </line>
<line> pass*dos, mas </line>
</par>
<par>
<line> abr*gam m*rcas e inscrições a parti* das q*ais *ev*m ser eles próprios interpretados </line>
<line> (2004, p. 2*2). </line>
<line> Cunha r**sa*ta ainda que uma a*arent* oposição e*tre a p*s*uisa de campo cláss*ca, </line>
</par>
<par>
<line> tr*diciona*ment* atr*buída a Malino**ki e *o </line>
<line> s*u Ar*onaut*s do P*cí*ico *cide*tal, e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa que te* * arquivo como campo, po*menor*za es*a última, vi**o que est*ria *i**ulad* </line>
<line> à chamada *n*r**ologi* de ga**net*. Ent*etanto, uma etnog*afia nos a*quivos, *s*im como * </line>
</par>
<par>
<line> etn*grafia c*á*sica, revela-** densa </line>
<line> no q*e *an*e a s*a constituição e manutenção, *e*a </line>
</par>
<par>
<line> e*er*indo, s*b uma per*pec*iva pós-moderna, d*versas v*zes que p*dem ser utili*adas </line>
<line> *nq*anto objeto de an*lise, visto que tai* *rqu*vos foram constituídos e su* ma**tenç*o </line>
<line> garantida por pessoas, g*upo* * instituições. </line>
<line> A co*fluência de dive*sas vozes ao lo*go da exist*ncia d* Bruno ** Menezes </line>
<line> p*oporcionou ao l*ter*to uma var*eda** de i**ormações que infl*enciar*m di*etament* o seu </line>
<line> f*z*r poéti**. * *omposição de B*tuque, po* exem*l*, obra re**rênci* de Bruno, * a </line>
<line> materialização de toda a diversidade cu*tural c*m a q*al * *i*erato teve contato, *e*otando </line>
<line> parte do que vem a ser a realidade cultural latino-americana e, ma*s esp*c*f*cament*, *a </line>
<line> *mazônia *ar*en*e. *e*se sentido, * partir de um contexto de diversidade cultural, o h*brido </line>
<line> i*p*ra a partir da quebra da u*idade de pure*a, co** d*z Silviano *ant*ago. No contex** de </line>
</par>
<par>
<line> qu* n*s fala este autor, </line>
<line> * *o*o*izaç*o da América Latin*, a inev*tável assimi*açã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> colon*zador p*lo coloniz*do, e vic*-versa, ge*a o elemento novo. </line>
<line> O teórico ind*-brit*nico, Homi K. Bh*b**, afirm* que </line>
<line> O que é teoric*mente inovad*r e politicamente crucia* é a n*cessidade de pas*ar </line>
<line> a*ém *as narra*ivas de subjeti*idades or*gi*ári*s e inicia*s e *e f*calizar aqueles </line>
<line> momen*os o* proc*ssos qu* s*o produzidos na articulaç*o de dife*en*as cu*t*rais. </line>
</par>
<par>
<line> Esses "entr*-lugares" f*rnecem o terre*o par* a elaboração de estr*tégias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subj*tivação - sin*ular ou *oletiva - que dão i*ício a n*vos s*gnos de i*en*idad* e </line>
<line> postos inov***res de colab*ração * contes*ação, no ato *e definir a própria i*eia d* </line>
<line> soci**ade (BHABH*, 2007, *.20). </line>
<line> A seguinte passagem, f*la d* um dos fil*o* de Bru*o, il*s*ra * prese*ça de Bruno nos </line>
</par>
<par>
<line> di*o* entre-lugares da c*ltura *u em um contexto intercu*tur*l. Neste ca*o, a </line>
<line> fal* a segui* </line>
</par>
<par>
<line> ilustra o s*ncretism* religios* presente na v*da do literato. </line>
</par>
<par>
<line> (...) a quadra nata*ina, come*a d*as antes da ge*te, já vem É </line>
<line> vive*ciando o Natal, </line>
</par>
<par>
<line> né? Que culmina no dia 25, sobretudo *oite de 24 para 25, a noite do *ascimento do </line>
<line> menino Jesu*, né? E termina oficialment* dias de Reis, di* 6 *e janeiro, ma* a **vó </line>
<line> Balbina levava a qu*dra nata*ina dela até o dia *0 *e ja**iro, dia d* São *ebastiã*, </line>
</par>
<par>
<line> que era o dia do aniv*rsário da caç*la *a </line>
<line> fa**lia, *i*i* d** *njos, nesse di* *ra a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. 13, *. 1, art.2, p. *5-44, j*n./fev. 2016 </line>
<line> w*w*.fs**e*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Wan*e*e*, A. S. Pa*heco </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> f*ito um* ladain*a lá,... Q** com*çava com o mungunz*, *u* a v**ó, exímia </line>
<line> coz*nh*ira, **mo ** disse que era, pr*parava magis*r*lm*nte. O *ap*i te*e sua </line>
<line> meninice, t*da el*, impre*n*d* da*uela vivenc*a natalina de bois bumbas, dos </line>
<line> *ast*os do Divino, ma*tro d* São Benedito, do Divino Espírito *anto, t*mpo de </line>
<line> pe*te*oste. (Informação verba*). (RE*S, 2012, p. 51). </line>
<line> Bruno de Me*ezes, homem de *eriferia, teve contato *om dive*s*s manifestações </line>
<line> cul*urais ao long* d* sua v*da. Ele frequen*ou terr**ro, da*ço*, estudou e *tn*graf*u </line>
<line> *ani*es*ações culturai* c*mo * *oi-bumbá * *ão B**edito, transfo*mando es*as **periên*ias </line>
<line> em *rte en*uanto ferramenta de transformação social. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DI*CU*SÃO </line>
<line> *.* *runo d* Menezes e o boi bumb*: i**ercu*t*r*lidade * res*stência </line>
<line> *omo já ressaltado anteri*r*e*te, *runo de Men*zes fora um homem mult**ace*a*o </line>
<line> ao l*ngo d* sua vid*. Tanto *elos ofícios em que laboro*, q*anto pe*a var*edade de es*rit*s </line>
<line> qu* pro*uziu. Este ser *ra*men*ado que Br*no most*ou *er é um dos aspe*tos mais </line>
<line> import*ntes a serem d**tacados nest* trabalho. </line>
<line> Bruno de Menezes obteve destaque no cenár** cultural, na primeira metad* do sé*ul* </line>
</par>
<par>
<line> XX em Belé*, não apenas pela *ualidade de *uas obras lit*rárias, mas também por </line>
<line> su a </line>
</par>
<par>
<line> lid*rança em *rupo* de intelectuais e pelo *eu engajament* *olítico-s*cia*. *ara além de </line>
<line> **trodutor do Modern*smo na Amazô*ia, na *usca *nces*ante por muda*ç*s, *run* viv*nciou </line>
<line> o contex*o de ce*ta "higieni*ação" da cidad* de Belé*, como herança el*tista ** que restara </line>
<line> da Belle Époqu*, *ra*o de um p*rí*do em q*e, embasados pela ciên*ia na busca pela </line>
</par>
<par>
<line> civilid*de, v*rios *ntende*tes brasileiros, sob </line>
<line> uma ó*ic* e*r*centrada, iniciaram a "limpeza </line>
</par>
<par>
<line> cultu*al" de *u*s cidade*, atin*indo principalment* as cama*as mais pobres e suas r*s*ec**vas </line>
</par>
<par>
<line> mani*estações cul*urais. A repressã* *ontra os terreiro* *o*tra a saída e </line>
<line> dos </line>
<line> bois bumbás </line>
</par>
<par>
<line> fizeram pa*te da "limpe*a" feita em Belé* e diante disso, B*un*, juntament* com outr*s </line>
<line> inte*ectuais, *r**eu v*z ante a repressão *o po*er público cont** tais manifestações </line>
<line> perif*ric**. </line>
<line> *esse s*n*ido, a década de 1930 *eria, n* Brasi*, o grande marco do controle cultural </line>
</par>
<par>
<line> estabelecido pelo poder público c**tral seguido por s*u* respectiv*s interventore*. Em * </line>
<line> Bel*m, B*uno lançara *atuque, co*o livro ún*co, não em co*etân*a, em 1931, antes d* ordem </line>
<line> de fechamento dos terreiros. No entan*o, d* aco*do com Leal, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere**na, v. *3, n. 1, art. 2, p. 25-44, *an./fe*. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bruno De Menezes, **nógr*fo Da A*azônia: Zo*as In*ercult*rais Em Boi Bumbá - Auto Po**lar </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> *arte de seu conteúdo, *o entan*o, vol*ou a cir*ular na imprensa local após o iníc*o </line>
</par>
<par>
<line> da campanha de repres*ão </line>
<line> d* 1937, * autor visa*a fund*mentar a importância </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> contribuição n**ra p*** a Amazônia. Apesar de todos os poemas t*atarem da </line>
<line> temá*ica negra,B*tuqu*, Pai João e Mãe preta, *ntre out*os, se desta*a* por </line>
<line> *bord*r diretamente a ex*er*ência *elacionada à escravi*ão e à re*istên*ia (*EAL, </line>
<line> 20*1, p.17). </line>
<line> Em relação *o *oi bum*á, houve u*a prim*ira proibição, *o ano de 1**5, pe*o então </line>
</par>
<par>
<line> intendente An*ônio Lemos, devid* às ações v**lent*s comet**as, </line>
<line> d* aco*do com o pod** </line>
</par>
<par>
<line> munici*al, pelos **incan*es de b**s rivais, r*sultando alg*mas em mor*es. Em </line>
<line> **15 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manifes*a*ã* volt* a se* liberada, mas cheia *e normas a partir d* então. Tanto que, *o ano de </line>
<line> 1940, na portaria 152, de 07 de junho, est*v* escrito: </line>
<line> que aos ditos b*m*ás e cordões\ não sejam, em absoluto,con*edid*s **cen*a* p*ra </line>
<line> *xi*iç*es nas ruas ou praças d*s*a C*pita*, mas exclusivamente nas respectivas </line>
</par>
<par>
<line> s*de*, em casa de famílias ou </line>
<line> em outras qua*quer[sic] **sas de divers**s,devendo, </line>
</par>
<par>
<line> p*r*m, os </line>
<line> seu* comparsas *egu*rem para o lo*al da </line>
<line> exi*ição, **spersos e n*o em </line>
</par>
<par>
<line> ag*upament*s. (Pol*ci* civi* - Port*ria 152, jor*al A Vang**rda, 08 *e junho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 19*0, p. 02 a*u* Leal, p. 74). </line>
</par>
<par>
<line> Neste perío*o, e* níveis *acion*is e locais, a q*e*tão da luta pela l**er*a*e de </line>
<line> exp*es*ã*, no que ta*ge aos cultos de matri* africana, ganha * *o*ça d** i*tel*ctuai* (litera**s, </line>
<line> "folcloristas", etc.) que s* organizaram * se *ngajaram nesta questão, a p*rtir de 19*8, s*ndo </line>
<line> base par* al*o ma*s amplo, *ivido *m nível nacional nas d*cad*s se*uintes, *rinc*palmente </line>
</par>
<par>
<line> 1*40 e </line>
<line> 1**0. É o co*texto, t*mbém, </line>
<line> d* surg*m*nto de cer*o f*zer ant*opológ*co na região </line>
</par>
<par>
<line> amazônica, a partir de es*u*os **e *mplia*am a noç*o de forma*ão cultural </line>
<line> da Amazônia, </line>
</par>
<par>
<line> pondo a questão *o negro em de*t*q*e, ju*to com a qu*stão ind**ena. Neste sentido, Bruno, </line>
</par>
<par>
<line> juntam*nte com </line>
<line> ou*ro* intelect*ais ativistas, ent*e e*e* Da*cídio </line>
<line> Juran*ir, **m*anheiro de </line>
</par>
<par>
<line> Acad*mia do Pei*e Frito, as*inou, em 1938,um mani*e*to contr* * fec*amento *os ter*ei*o*, </line>
<line> *esta*ando a importância socio**ltu*al de tal prática rel*g*os*. </line>
<line> Em 1951, Br*no de Menez*s, *astante envolvido há tem*os com a* questões culturais </line>
<line> da Amazônia, en*ia, por *eio da Comissão de Folcl*r* do P*rá, ao 1° Congress* de Folclore </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*eiro, um </line>
<line> tr*balho q** teria boa re*ercu*sã* no meio, sendo, in*lusive, publicada n*s </line>
</par>
<par>
<line> *nais d* referido Congresso A ev*lução do Boi *umbá como forma d* t*a*ro popul**. </line>
<line> Entretanto, * próprio autor admite *ue o trabalho *ind* necess*tava de m*is apuro e *ma c*rta </line>
<line> *r*anizaç*o d*dática pa*a o acesso do p*bli*o leitor. </line>
<line> Apó* su* publica*ã* in*egral, ness* órgão da im*r*nsa provinciana, reconhe*emos a </line>
</par>
<par>
<line> *ece*sida*e, aconselhada pela exp**i*ncia </line>
<line> e melhor ciênci* d* me*od*logia </line>
</par>
<par>
<line> folclórica, </line>
<line> qu* o al*dido trabalho poderia se *o*nar mais elucid*t*vo </line>
<line> dos *egistros </line>
</par>
<par>
<line> nele contidos, subdividind* os conc*ito* tomados à literatura c**s**ta*a, incluindo o </line>
</par>
<par>
<line> desenrol** do aut*, em tí*ulos qu* faci*itas*em o d*sdobrame*to do entrecho </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 1, art.*, p. *5-44, jan./fev. 2016 www*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Wanz*ler, A. S. *ache*o </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> tornass*m a *u* leitura o q*an*o *ossível c*m*r*ensiva aos veteranos dos Bumb*s. </line>
<line> (MENE**S, 1972, p. 1*). </line>
<line> O resultado do rec**h*cimento d* *e*es*idade de certa organiz*çã*, pel* próprio </line>
<line> auto*, f** a *ublicação, e* *958, do l*v*o Boi Bumbá: Auto Popul*r. O livro se divide em t*ês </line>
</par>
<par>
<line> *ar*es: a prim*ir* </line>
<line> dá </line>
<line> c*nta </line>
<line> de *m *specto m*is pr*pedêutico do Boi, </line>
<line> a*inhavan*o q*estões </line>
</par>
<par>
<line> histó*ic*s, socia*s, estrutu*ais, car*cterís*ica* gerais, entre outros; a se*unda part* desvela </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> au*o em si, do início a* fim; e a t*r**ira e úl*ima parte, na v***ad*, sã* os anexos dest*cad*s </line>
</par>
<par>
<line> p*r Bruno, em que se inclu*m </line>
<line> biografias </line>
<line> de algu*s "donos" de boi q*e f*ram seus </line>
</par>
<par>
<line> in*ormantes, fot*grafias, entr* ou*ros. </line>
<line> Sob a ótica *e B*uno, a pa**i* das observações e ent*evistas *eit*s, **m como das </line>
</par>
<par>
<line> referências lidas, </line>
<line> o *umb* se*ia uma mani*estação tradicion*l com característi*as </line>
</par>
<par>
<line> marcadamente "afro-a*eríndias", juntamente, a *os*eri*ri, com os elementos do homem </line>
<line> *ranco. Nesse sentido, o boi bum*á seria, sob o viés **sta pesquisa, um* **nifestação que </line>
<line> materializaria o que * teórica pós-colonial Mary Louise Prat*, em seu livro Olho* do império: </line>
<line> r*la*os d* viagem e tran*culturação chamam d* zona de contat*, *ue, seg*n** a própria </line>
<line> aut**a *er** "uma tentativa de s* invocar a presenç* e*pac*al e *e*pora* conjunta de sujeito* </line>
<line> a*teri*rm*nte *eparados *or desconti*uidades hi*tóricas e geográfi*as, c*jas trajet*rias ag*ra </line>
<line> se cruzam" (1*99, p. 3*). </line>
<line> C*nclini (2009, p. 14*), dial*ga com Pratt, sob uma perspec*i*a antropológica, n*o </line>
<line> observando a cul*ura por *la mesma, *** *om*reend**do qu* há imbr*cações simb*licas, </line>
<line> econômic*s s*r*ida da *iver*i*ade de c*mporta*e*tos e re*resenta*õe*, o que *le *hama de </line>
</par>
<par>
<line> u* estudo </line>
<line> *ntercultur*l. No que diz r**p*ito a* boi </line>
<line> bum bá </line>
<line> do Pa*á, B*u*o per*ebeu q** </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> negros, i*dígenas * br*ncos pobres c*m*un*a* a dinâm*ca da *an*festação. </line>
<line> * folclore jun**o ** *umbá d*veria oc*p** *ma classifica*ão especial, nor*eada </line>
<line> para o tea*ro po*ular. A*to past*ril de sob*e*i*ênc*a* totê**cas, sofr*ndo *tuais </line>
<line> modific**ões, mescl*do do patriarcalismo colonial com * catequese do gentio, o </line>
<line> curandei*i*mo africano, o primitivi*mo **rícola, a vida *h*cra nas fazendas de gado, </line>
<line> as diversões permitidas nas senzal*s, o Boi Bumbá *e*ia seus fund**entos </line>
</par>
<par>
<line> t*adic*o**is na aculturação *fro-ame*índia, inevi*á*el a* </line>
<line> branco r*ra*ista </line>
</par>
<par>
<line> (MENEZES, 197*, p. 23). </line>
</par>
<par>
<line> *n**r*ssa*** *ara esta pesqu*s* não é apenas dest*car o boi bumbá en*ua*to </line>
<line> mat*r*alização de uma z*na de contato, *om **rtes traços de int*rculturalid*de, mas também </line>
<line> *bservar o boi bu*bá comoprática d* resistência. </line>
<line> *ratt *e*taca t*ês termos q*e norteiam seu tex*o: zona de conta**, an*icon*uista e auto- </line>
</par>
<par>
<line> etno*rafia. Abordou-se aqui, d* *orma bre*e, o prim*iro, par*ir de agora a auto-etnograf*a a </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 13, n. 1, art. 2, p. 2*-44, ja*./fev. 2016 www4.fsanet.com.br/*e*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *runo De *enez*s, Etnógrafo Da Amaz*ni*: Zonas Inter*u*turais Em Boi Bumbá - Auto Po*ular </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> ve* à d**cu*s*o. Na perspectiv* d* Pr*t* (1999, p. 33), o termo se caracteriza pela *esposta ou </line>
<line> *iálogo d* *olonizado e* rel*ção às *epres*ntações oriundas da metró*ole. Em B*i B*mbá, </line>
<line> Bruno percebe q*e </line>
<line> (...) tanto Pai Franc*sco, a Mãe Catirina (assim s* pronuncia no Pará), o compadre </line>
</par>
<par>
<line> *a*umbá, e a </line>
<line> companheir* d*st*, Mãe Gu*má, sugerirem quando enca*nam a parte </line>
</par>
<par>
<line> irônica * d*amát*c* do Bumbá, prese*varem a s*a linha*em, a su* a*cendência rea* e </line>
<line> m*r*l, ent*e os que também t*ria* sido captur*dos, per*e*centes * su* na*ão, </line>
<line> (MENEZES, *9*2, p. 24). </line>
<line> P*r* B*uno, e*sa di*âmica *e alg*ns personagens, *efle*e o a*pecto bu*les*o, cômi*o </line>
</par>
<par>
<line> da e*cen**ão, que inte*t* expor o amo ao ridículo e *firmar sua li**agem real. *u seja, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pe*so*agens assimil*m *raço* </line>
<line> do c*lonizador com* </line>
<line> forma de re*i*tir à o*res**o de*te </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> dinâmica do Boi. Na óti** de Pratt, f*z*nd*-se as devida* analogias, e*ta *a**cterí*tica *as </line>
<line> personagen* seria a comprovação de um fa*er auto-e*nográfico, elaborando uma dinâmi*a de </line>
</par>
<par>
<line> *esistência a part*r da </line>
<line> ap**pri**ão do léxico metropolitano. O q*e par* HomiBhabha seria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que *l* mesmo nome*a de m*mi*ry (mímic*), u* acordo irô*ic* entr* as pa*t**, ancor**o na </line>
<line> ambivalência do *uje*to colonial. Est* autor afirma que </line>
</par>
<par>
<line> É des*e espaço entre a mím*ca e o arrem*do, on*e </line>
<line> a m*ssão *eformad*ra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ci*ili*ató*ia é ameaçada *elo o**ar de*loc*dor de seu *upl* *isciplinar, que vem </line>
</par>
<par>
<line> meu* </line>
<line> exemplos </line>
<line> d* imi*ação c*lon*a*. O q*e todos têm e* </line>
<line> comum é um p*ocess* </line>
</par>
<par>
<line> discu*sivo pelo qual o exces*o ou *eslizamento produzido p*la </line>
<line> *mbiv*lê*cia da </line>
</par>
<par>
<line> m*mica (q*ase * me**o, mas não exatamente) não ap*nas "ro*p*" o *iscurso, mas </line>
</par>
<par>
<line> *e transforma </line>
<line> em uma *ncerteza *ue fixa a su*eito c**onial </line>
<line> *omo u*a presen*a; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "*arcial". P*r "parc*al" ***endo ta*to "inc*mpleto" como "*irtual". E como se a </line>
</par>
<par>
<line> próp*ia eme*gência do "co*onial" depen*esse para sua representação d* </line>
<line> alg*ma </line>
</par>
<par>
<line> limitação ou p*oibição es*ratégica d*ntro do própr*o discurso aut*riza*o. O suces*o </line>
<line> da apropriação colo*ial *epende d* uma proliferação de objetos inaprop*iados que </line>
</par>
<par>
<line> garantem se* *ra*as*o est*atégico, de tal modo que a mímica </line>
<line> p*ssa a se* </line>
</par>
<par>
<line> s*multaneam*nte semelhança e ameaça (ME*E*ES, 2007, p.131). </line>
</par>
<par>
<line> Sob a ótica empreend*da a*é aq*i, verif*ca-se que Bo* Bumbá: A*to Po**lar </line>
</par>
<par>
<line> materializa u* olhar </line>
<line> e*nográfic* sobre o fa*e*-se **squisa**r </line>
<line> d* Brun* de Menez*s, um </line>
</par>
<par>
<line> observador partic*p*nte </line>
<line> que *escreveu a cidade </line>
<line> d* Belém e muitas de suas manifest*çõ*s a </line>
</par>
<par>
<line> partir de suas experiência*. Nas palavras d* próprio aut*r a*erca d* livro em questão (1972, p. </line>
<line> 32): "De *m cun*o ev*den*emente de de*opsicologia etnográfica, o Bumbá, *e que f*la est* </line>
<line> trabal*o, *onst*tui uma variante * par** dos *hama*os bumba-meu-*oi *o No*deste". </line>
<line> 6 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 1*, n. 1, a*t.2, p. *5-44, jan./fev. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. W*nzeler, A. S. Pacheco </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> A part*r dos *s*rit*s d* e sobre *runo *e Menezes, nota-*e que sua vivência, suas </line>
<line> and**ças pe**s r*as de B*lém, deram-lhe o know-how de se tornar, cert*mente, *ma *as </line>
<line> princi*ais fontes de *nformaç*o sobre a *u*tu*a p*raense em sua ép*ca. Como **irma Vicen*e </line>
<line> Sal**s, no título de um t*x*o acer** do literato em *uestão: "Bru*o de *enezes e*a o folclore" </line>
<line> (1993, p. 15). </line>
<line> Tal era a re*peitabilidade de *runo *omo e**ud*oso d* *ul*ura amazônica q*e Luís </line>
<line> Câmara C*scudo * ti*ha como pr**ci*al int*r*oc*tor *a região, assim demonstrado em breve </line>
<line> carta * seguir: </line>
<line> Br*no de M*nez*s </line>
<line> Tuxa*a q*erido </line>
</par>
<par>
<line> Estou e*crevend* </line>
<line> uma História da Alim*ntação n* Brasil pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> S*cieté d\Et*de* Historiques Dom Pedro *I. Hora em que cutuco me*s </line>
</par>
<par>
<line> a*igos e dis*ribuo tarefas para </line>
<line> não f*zer t*abuco *esde**osamente </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoal. </line>
</par>
<par>
<line> Preciso de um e*tudin*o, "A cozinha do Extrem* No**e, Pará- </line>
<line> Amaz*nas", quem melh*r que V. poderá e**rever es*e document*? </line>
<line> Pratos de carne, peixe, crustáceos, mol*scos et*. Bebidas locais. </line>
<line> Com*das *ividida* pelas festas, e as l*cais c*tidianas. *olhos. </line>
</par>
<par>
<line> Acom*a*hament*s, *arin**, arroz, bolachas, pão, r*í*es, sementes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ais coisas daí. </line>
</par>
<par>
<line> A *ntr*g* será *ara </line>
<line> janeiro. T*nho aqui uma *este*rinha de dez m*l </line>
</par>
<par>
<line> cru*eiros, p*ra ajudar as comidas e bebidas e dig* s* d*vo </line>
<line> manda* </line>
</par>
<par>
<line> logo. </line>
</par>
<par>
<line> *0 *5 **lha*, ofí**o, dat*lografad**, espaço duplo. Se*á apr*veitada a </line>
<line> com *eu nome, honesta e lealm*nte. </line>
<line> Não me chame de pa*é... </line>
<line> Seu velho, </line>
<line> *âmar* Cascudo (apud ROCHA et al, 1*94, *. 89). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a **iveira (*00*, *.31) * escrever é uma </line>
<line> parte i*di*sociável do </line>
<line> *ensamento, </line>
</par>
<par>
<line> baseado em u* o**ar e em um ouv*r at*n*os que constitue* a per*epção d* realida*e centrada </line>
</par>
<par>
<line> n* pesquisa empír*c*, p**sa-s* </line>
<line> q* e o </line>
<line> qu* Bruno </line>
<line> viu, o*viu *scre*eu den*tam um f*z*r e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esin*, v. 13, n. 1, art. 2, p. 25-44, jan./fe*. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B*uno D* Menezes, Et*ógrafo D* Am***nia: Zonas I*terc*ltu*a*s Em Boi Bum*á - **to Popular </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> e*nog*áfico, ou, ousa-se d*zer para o contexto desta pesquisa, *uto-etnog***ic*, por falar d* si, </line>
<line> de s*a gente, de sua ci**de e da rea*idade re*on*truída e* seus *ex*o*. </line>
<line> Desta **neira, e d* forma *r*ve, neste *rab*lho se buscou *lu*idar a possib*l*d*de de </line>
<line> ampliação, ressignificaç*o do *aze* l*terário de Bruno d* Menezes, dan*o contin*idade ao </line>
<line> estud* r*f*ren*e a u* B*u*o que não foi apenas lit*rato, m** u* e*nógra** *a Amazô*ia </line>
<line> paraense, ins**ido na cult**a d** m*norias subalter*as, possi**litando um **oarem de voze* </line>
</par>
<par>
<line> silenci*das </line>
<line> ao longo da história, res*o*dendo posi*ivamente à </line>
<line> q*estão *xposta *e*a teór*ca </line>
</par>
<par>
<line> pós-*oloni*l Gayatri Spiva*: Bruno, a*nda na pr*m*i*a metade d* *é*ulo *X, *o**ra </line>
<line> q** o </line>
</par>
<par>
<line> subalterno pode **lar. </line>
</par>
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<line> *EFERÊ*CIAS </line>
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<line> WANZ*LER, R. S. PACHECO, A. S. Bruno *e Menezes, E*n*grafo Da Amazônia: </line>
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</par>
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<line> Contribu*ção d*s *utores </line>
<line> *. S. Wa*zele* </line>
<line> A. S. Pachec* </line>
</par>
<par>
<line> *) concepç*o e planej*mento. </line>
<line> x </line>
<line> x </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> x </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração d* rascunho ou na revisão *rí**ca do co*teúd*. </line>
<line> x </line>
<line> x </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação na ap*ovação da *ersão fin*l do manuscr*to. </line>
<line> x </line>
<line> x </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. 13, n. 1, art. *, p. 25-44, j*n./fev. 201* </line>
<line> *ww4.*sanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
</document>

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