<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 1*, p. 173-187, nov./dez. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.6.11 </line>
</par>
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<line> As Expressões Da "Questão S*cial" No *rasil E As Funções Da Família: Est*a*égias </line>
<line> Par* Se* Enfre**amento </line>
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<line> The Exp**ssions "Soci*l Question" I* Braz*l *nd The Fam*ly Features: S**ateg*es For </line>
<line> Sol*ing *hem </line>
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<par>
<line> Fe*n*nda Bar*osa dos Santos </line>
<line> Mestr*do *m Políticas Púb***as pela Un*versidade Fede*al do Piau* </line>
<line> Graduada em *ireito pela Univ*rs*dade Estadual d* Piauí </line>
<line> fer*an*abarbos**3@hotma*l.c*m </line>
<line> Carlos Ant*n** Mendes d* Carvalho Buenos *y*es </line>
<line> Doutor *m Sociologi* pela Universidad* de B*asília </line>
<line> Profe*sor *a U*iver*idade Fed*ra* d* Piauí </line>
<line> E-ma*l: me*ayres@ig.com.br </line>
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<column>
<row> *ndereço: Fernanda Barbosa Dos S*ntos </row>
<row> Endereço: U*i*e*s*da*e Fed*ral ** Piauí. Campus </row>
<row> Pet*ô*io Po*tela, Bairr* Ininga, T**e*ina-PI, CEP: 64049- </row>
<row> 550. </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r Cien*í*ico: Dra. Ma**e*e Ar*újo de </row>
<row> Ca*valho/Facu**ade Sant* Agosti*ho </row>
<row> Artigo *eceb*do em 15/09/*015. Últi*a vers*o </row>
<row> recebid* *m 07/10/201*. Aprovado em 08/*0/20*5. </row>
</column>
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<column>
<row> *ndereço: Carlos Anto*i* Mendes *e Carva**o </row>
<row> Buen*s Ayres. </row>
<row> Universidade *edera* *o Piauí, Centro de Ciência* </row>
<row> Humanas * Letras, Departamento de C*ência* S*ciais. </row>
<row> Cam*us Minist*o Pe*r*nio *ortela. Ining*. 64049550 - </row>
<row> Teresina, PI - *rasil </row>
</column>
<column>
<row> Ava*iad* p*lo sis*ema Triple Review: De*k Review a) </row>
<row> p*la **itora-C*efe; e b) *ouble *l*nd Re*iew </row>
<row> (avaliação ceg* por *ois avaliadore* da área). </row>
<row> Revisão: G*a**ti*al, Normat*va e de Forma*açã* </row>
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<line> F. B. Santos, C. A. *. C. B. Ayres </line>
<line> 17* </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O presente artigo tem *om* es*opo problematizar as novas e*press*es d* "questão social" no </line>
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<line> Brasil e * papel </line>
<line> da </line>
<line> fa*íli* na supera*ão da crise </line>
<line> do Estado </line>
<line> de bem-est*r social q** </line>
<line> hoj e s e </line>
</par>
<par>
<line> vivencia. Para tanto, se *e*, *ni*ialment*, *m br*ve *s**do sobre a "*uestã* social" e *uas </line>
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<line> express*e* no caso *rasileiro; após, foi feito *m *i*tórico sobr* </line>
<line> a família brasi*e**a, </line>
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<line> *n**isando-se as f*nções que lhe fora* at*ibuí*as </line>
<line> ao lon*o dos sécu*os </line>
<line> e, fin*lmente, </line>
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<line> analisaram-se as políticas soc**is e a relação pú*lico-privado que envolve * f*mília, co*o </line>
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<line> agente d* p*o*eção subsidiário e, muitas vez*s, até pri*c*pal, concluindo-se </line>
<line> qu* à famíl*a </line>
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<line> *oram atribuídas funções *lém *e suas poss*bi*idades com* estratégi* do Esta*o *ar* *xim*r- </line>
<line> *e ** respon*abi*i**de d* pro*e*, atra*és de *olíticas p*b**cas, as n*cessi*ades ge**i*, </line>
<line> garantind*-se aqueles direitos soci*is já definidos na Constituição de *988. </line>
<line> Palavras-chave: Questão *ocial. Família. Política Social. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> *his article is to disc*ss the sco*e of *he new *x*ress*ons "social question" in **azi* and the </line>
</par>
<par>
<line> fam*ly's role in ov*rcoming the crisis </line>
<line> of the state of soci** well-being that is *xperienced </line>
</par>
<par>
<line> today. Th*refor*, it did initially, a *rief study of the "social quest*on" and i*s ex*ressions in </line>
<line> the Brazil*an case; *fter, a hist*ry was made *n the *razi*ian fa*ily, analyzing the func*ions </line>
</par>
<par>
<line> assigned to it *ve* the centurie* and finally analyze* social poli*ies and </line>
<line> public-*rivate </line>
</par>
<par>
<line> relati*nship involving </line>
<line> th* *amily, as a sub*idiary prote*tion agent and often, t* p*incip*l, </line>
</par>
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<line> *oncluding that the fa*ily were a*signed roles beyo*d th*i* *eans as state st*ategy *o evade </line>
</par>
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<line> th* respon*ibility to </line>
<line> provide, thr*ug* p*bli* policies, *he general needs, *ua*ante*ing those </line>
</par>
<par>
<line> so*ia* righ*s alread* de*ined in the 1988 **nstitut**n. </line>
<line> Key Words: Soc*a* Issues. Fam*ly. S*ci** Policy. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 12, n. 6, art. 11, p. 173-187, n*v./dez. 2015 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revista </line>
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<line> *S EXPRESSÕ*S D* "QUE*TÃO SO*IAL" NO BRASIL * AS FUN*ÕES DA FAMÍLIA </line>
<line> 175 </line>
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<line> 1 *NTRO*UÇ*O </line>
</par>
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<line> O p*esente trab*lho tev* como *b*eto a anális* d*s e*p*essõ*s da "quest*o social" n* </line>
<line> Brasil, *em como o d*bate acerca da Família, *m razão das *uas form*s de superar a crise do </line>
<line> E**ado de bem-es*ar socia* que hoje se vivencia. Assim, iniciou-s* com a probl*matiz**ão *as </line>
<line> expressões *a "quest** *ocial" *o Brasil; *pós, um breve histó*ico d* f*mília b*a*il*ira, * fim </line>
<line> d* r*sgatar seus conceitos e as funçõ*s que lhe foram **ribuídas desde o *eríodo colo*ial. </line>
<line> * final**a*e é, portant*, desenvol*er o tema da ques*ão *ocial; como suas expressõe* </line>
<line> ati*giram a *sfera da fam*lia e como e**a se tra*sformou *ara co*seguir superar tal crise. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, r**lizou-se lev*ntame*t* </line>
<line> **b*i*gráf*c* dos au*ores intere*sad*s n**se debate, </line>
</par>
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<line> i*cluindo-se, dentre os principai*, Sa*to* (2012), Iamamoto (2012) e Pastori*i (2010). </line>
<line> Nos úl*imos anos, a crise dos p*d*õe* pro*utivos, da g*st*o do *r**alho e as recen*e* </line>
<line> transformações da s*ciedade têm repercu*id* d*retame*te n*s polític** pú*l*cas de prot*ç*o </line>
<line> social e, nesse di*pas**, * **mília é *edescoberta como agen*e de proteção social privado. </line>
</par>
<par>
<line> No atual c**texto, obse**a-*e </line>
<line> uma re*ração do* di*eit*s **s cida*ã*s, </line>
</par>
<par>
<line> princ**almente, do* direitos sociais. Ass*m, outros at**es, *e*tre *les a "família" são </line>
<line> c*amados a i*terv*r e são respo**abilizados *or todos os p*oblemas qu* est*o f*r* da *ção do </line>
</par>
<par>
<line> Estado. De**a *orma, question*-s*: </line>
<line> *omo </line>
<line> as e*pres*ões *a "quest*o soc**l" *tingiram </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> **mília ** contexto brasileir*? Que mud*nç*s foram en*rentadas por es*as família*? </line>
<line> Para melhor *p*ee*der * desenvo*vime*to da present* *i**ussão, o *rabalho foi </line>
<line> estru*urado *a se*uinte form*: no pri*e*ro **ment*, trata do debate em tor*o da* expressões </line>
<line> da "*u*stã* soci**", bem como da "*ova qu**tão s**ial". No se*u*do, *e*aciona-se um breve </line>
</par>
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<line> hi*tórico da famíli* </line>
<line> *o *rasi*, an*lis*nd*-se sua estru*ur*, su*s funç*es e ***ações co* </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> público, h*ja v*sta esta ter sido definida como espaço privado. *o ter*eiro momento trabalha- </line>
</par>
<par>
<line> se a in*erção da família na </line>
<line> Po*ítica Nacional de Ass*stência *ocial, analisada s*b a </line>
<line> ** i c a de </line>
</par>
<par>
<line> q*e * matri*ialida*e atribu* fu*ç*e* à fam*lia além *e su*s *ossi*ilidades, com o pr*pósito de </line>
<line> exim*r o Es**do de **a *unç** protet*v* e garan*idora dos direit*s s*cia*s. </line>
<line> P*r últ*mo, *s considerações finais são real*zad** a*ravés dos resul*a*os colhid** do </line>
<line> presente estu*o, em consonâ*cia com os objet**os prop*st*s. </line>
<line> * REFE*ENCIAL *EÓ*I*O </line>
<line> 2.1 As n*vas expressões da "*uestão **cial" </line>
<line> Re*. *SA, Te*esina, v. 12, n. *, a*t. 11, p. 173-*87, nov./dez. 2*15 www4.fs*ne*.com.br/rev*sta </line>
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<line> F. B. Sa*tos, C. *. M. *. B. *yres </line>
<line> 176 </line>
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<line> * concepção *o que * a "questão social" não é consens* entre os est*di*sos *o te*a, </line>
</par>
<par>
<line> mas há o s*guint* </line>
<line> acer*o: ninguém, dedicado </line>
<line> ao estudo das tr*n*formações oc*rridas com </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> padr*o capi**list*, nega a sua exist*nci*. </line>
<line> Para o* *utores filiados à *rad*ção mar**sta, a "questã* social": </line>
<line> "[...] não * senão as expre*s*es do proces*o de *o**ação e de*envolvimento da </line>
<line> c*asse operá*ia e d* se* ing*esso no cenár*o po**tic* da sociedade ex*gindo s*u </line>
<line> rec*nheci*e**o como classe por parte do empresariado e do *stado[...]" </line>
<line> (IAM*MOTO; CAR*ALHO, *995, p. 77). </line>
</par>
<par>
<line> A c*i*e do* padrões p*odutiv*s, d* gest** do t*abalho e as </line>
<line> r*cent*s t**nsfor*a*ões </line>
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<line> da soc*ed*de têm repercutido diretamente nas política* *ú*licas de p*o*eção *ocial e </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> surgimen*o das novas ex*ress*e* da "q**s*ão social" no cen**io *rasileir* *e*de * d*cada de </line>
<line> 1*70. </line>
<line> E*t*eta*to, há *queles q*e admi*em a existência de uma "*ova questão so*ial". Para </line>
<line> *sses, as mudan*as ocorri*as no mun*o capit**ista contempor*neo *arcam uma r*ptura com </line>
<line> o perío*o capitalis*a indu**rial e com a "questão social" que emergiu na primeira meta** do </line>
<line> sé*ulo *IX, c*m o surgimento do pauperismo, *a Euro*a Ocidental. </line>
<line> Segundo Rosanvallon (19*5), o c*es*ime*to d* desempr*go e o aparecimen** de </line>
<line> no*** formas *e pobreza est**ia* indicando o *urgimento d* "nova questão so*ial". Por sua </line>
<line> vez, C*stel (1998) e*tend* que a crise dos *nos 1970, q*e se *anifesta pe*o agravame*to do </line>
</par>
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<line> problema d* emprego *em-s* tornado </line>
<line> um processo *rrever*ív** e a*elerad*. As*im, o autor </line>
</par>
<par>
<line> ent*nde *ue a precarização t**na-se um dos principa*s r*scos na contemporaneid*de, poi* </line>
<line> aliment* a v*lnerabilidad* so*ial. Dessa forma, esses autores en*endem *ue t*i* </line>
<line> tran**ormaç*e* es*ariam indic**do uma ruptura com a an*ig* "questão social" e abri*d*-se, </line>
<line> portanto, para uma "n**a *u*stão soci**". </line>
<line> Autor*s como Iamamot* (20*2), José Pa*lo Netto (20*1), Mar*a Carmelita Yazbek </line>
<line> (2001), Alejandra Pastorini (2010) são c*te*óric*s em af*r*ar que nã* ex*ste uma "nova </line>
<line> quest*o socia*", *á que se mantêm os *r*ços es*enciais da "qu*stão socia*", surgi*os no séc*lo </line>
<line> XIX, cujo fundam*nto * o *ra*alho. Dessa f*r*a, entend*-se que eles não foram s*perados, </line>
<line> permanecendo a*é o* dia* at*ais, sobret*do, em sua f*rma m*is radical e alienada. </line>
<line> *ara *etto, inexiste qual*ue* nova ques*ão *ocial e sim "[...] a emergência de *ovas </line>
<line> e*pressões da questão social que é in*uprimível sem * s*pr*ssão da ordem do c*pi*al[...]" </line>
<line> (NETTO, 2*01, *. 48). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. **, n. *, *rt. 11, p. 173-187, nov./dez. 2015 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
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<line> AS EXPRESSÕES DA "QUESTÃO *OC*AL" NO BRA*IL E AS FUNÇÕES DA FAMÍLIA </line>
<line> 177 </line>
</par>
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<line> Par* Pastor*ni (2*10), as ma**fes*ações da "*u*stão so*ia*" con*emporânea *ão são </line>
<line> u*a *ec*rrê*cia natural, irre*ersível e inevi*ável do desenvolvimento t*c*oló*ico. Ent*eta*to, </line>
<line> es*as mudan*as são ex*r*ssão da crise que enfrenta o sist*ma *a*ita*ista internaci*nal, em </line>
</par>
<par>
<line> conseq*ên*i* do *sgo*ame**o d* modelo fo*dis*a-keynesiano que se </line>
<line> *stendeu </line>
<line> até o começo </line>
</par>
<par>
<line> dos **os 1970. </line>
</par>
<par>
<line> As *rofundas alte*açõ** *o sistem* ca*italista que inten*ifica o *rocesso de </line>
<line> *xpl*raç*o e *xpropr*ação *as classes trabal*adoras reduzem o pap*l do Est*do na g*rantia </line>
</par>
<par>
<line> dos direitos e *romoção de </line>
<line> políticas públic*s </line>
<line> que aten*am às necessidade* </line>
<line> básicas da </line>
</par>
<par>
<line> po*ula*ão. </line>
<line> P*ra I*mamoto (201*), *sse tipo de açã* conduz à "banalização do *umano", </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> "des**rta*ilidade" * "indiferen*a" p*rante o *utro. As*im, a "questão social" p*ssa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> condensar "[...] </line>
<line> * banal*z**ão *o hu*ano, q** atesta a radical*dad* *a alienação e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> invisibilidade do tra*alho social e - </line>
<line> dos su*eitos que o r*alizam - na </line>
<line> e*a do </line>
<line> capital f*t*che </line>
</par>
<par>
<line> [...]" (IAMAM*TO, 20**, p. </line>
<line> 125). N*s*a pers*ectiva, a "questão social" * m*i* ** *ue as </line>
</par>
<par>
<line> *xpressões da pobre*a, misér*a e *xclusão. Isso signi*ica d*z*r que a </line>
<line> "gênese da </line>
<line> \questão </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*l\ é expli*ad* *elo *rocesso de acumulação o* repr*d*ção ampliada do </line>
<line> capit*l </line>
</par>
<par>
<line> (SANT*S, 201*, p. 26). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2.2 Brev* h*st**ico s*bre *amília </line>
</par>
<par>
<line> A família não é algo natural, dad*. Mas é *ma construçã* histó*ica, produto da* </line>
<line> *iv*rsas formas de *rganização ent*e os humanos. As diversas for*as de **ganização familiar </line>
<line> foram, po*t*nto, *nvent*das ao longo da história. *ma dessas *ormas de organizaç** familiar </line>
<line> c*ntrada na figura masculina foi o patr*arcado. </line>
</par>
<par>
<line> Alves (2009) designa *amília patriarcal como *ma estrutura social fo*mada </line>
<line> p*lo </line>
</par>
<par>
<line> chefe da fa*í*i*, **a mu*her, *ilhos e n*tos. Frente a essa estrutura estava o patriarca. Na*va* </line>
</par>
<par>
<line> e Koller (2006) destacam *ue * patriarcado não </line>
<line> designa o po**r do pai, </line>
<line> *** *o* homen*. </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa *orma, o patria**ado funda*enta-se *m dois p*in*ípios: mulhere* subordinadas aos </line>
<line> homen* e jove*s s*bordinados aos h*mens mai* v*lhos. P*ra Prado (2013), a f*mília </line>
</par>
<par>
<line> patriarcal é aquela em </line>
<line> que sua e*trut*ra nã* ident*fic* o </line>
<line> indivíduo *penas pe*a l*nhagem </line>
</par>
<par>
<line> paterna e nel* há uma relação de poder do *ome* *obre o corpo *a mu*her. </line>
<line> N* Br*s*l, * his*ó*ia da família *artiu do mode** patri*rca*, *razido pela *olonizaç*o e </line>
<line> adaptado às c*ndiçõe* do Bra*il latifundiário e escrava*i**a (XAVIER, 1*98). "A po*ição da </line>
</par>
<par>
<line> m*lher, *a *amília e na sociedade em gera*, </line>
<line> de*** a colonização até ho*e, demonstra </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresin*, v. 12, n. 6, a*t. 11, p. 1*3-**7, n*v./dez. 201* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. **ntos, C. A. *. C. B. Ayres </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> famíli* patriar*al foi uma das ma*rizes *e </line>
<line> **ssa organização *ocial" (*A*VAZ; KOLLER, </line>
</par>
<par>
<line> 2006, *. 51). </line>
</par>
<par>
<line> Alve* (2009) dest*ca a família nucle*r como distinta da patriarc*l. Aquela é composta </line>
<line> apenas p*la base princip*l, repre*entada *elo *hefe, sua espos* e seu* d*scenden*es legítimos. </line>
<line> Ademais, *a *amília *ucle*r n*o existe um compl*to poder do chefe da *amíli*, pois na s*a </line>
<line> a*sência, a mulher fica re*ponsáve* pelo *u*dado do l*r e pel* edu*ação dos filhos. Nesse </line>
<line> m*d*lo, *s funções *e cad* membr* eram bem definidas. O home* pr*vedor de tod*s *s </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidad*s </line>
<line> d* fam*lia; a mãe, responsáv*l pelas atividade* domésticas e e*ucação dos </line>
</par>
<par>
<line> filho*. </line>
</par>
<par>
<line> Ferrari e Kalo*s*ian (2011) afirma* que é dentro *a in*tituição f*mili** que se </line>
<line> desenvolvem laços *fetivos e d* solid**ieda*e; de responsab*lidade e cuida*o com os filhos. </line>
<line> Para a Constituiçã* de 1988, em seu ar*igo 226 parágrafo quarto, "entende-se, também, co** </line>
<line> ent**ade familiar a comunid*de **rmad* por qualquer dos pais e seus descendentes (BRASIL, </line>
<line> 2013). </line>
<line> Na contempora*ei*a*e, a N*rma Operacion*l *ásica (NOB/*UAS) *onceitua a </line>
</par>
<par>
<line> família como "um grupo d* pessoas, com laços consanguín*os e/ou *e *l*ança, e/ou </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *fi*idade, cujos víncul*s circunscr**em obrig*ç*es recípro*as, or**nizadas em torno </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ções de gênero e geração" (B*ASI*, 2005, p. 90). </line>
</par>
<par>
<line> Sarti (2010) afirma *ue, fa*ar em fa*ília no *éculo XXI, no Brasil, implica a </line>
</par>
<par>
<line> referência a mudanças e a padrões difuso* de relacionamento*, o que </line>
<line> to*na *ada ve* m**s </line>
</par>
<par>
<line> d*fíc*l definir os contornos que a delim*tam. P*ra Teixeir* (201*), o r*s*urgimento da família, </line>
<line> ou as ex*ect*t*va* em re**çã* às suas funçõ*s de p**teção s*cial, inc*us*o e int*gração social </line>
</par>
<par>
<line> se ampli*m </line>
<line> **s últimas década*, fav*recidas </line>
<line> pe*o recuo do Estado no provi*en*o s*cial. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, a fa*ília, para *ruschini (1*93) é um grupo social </line>
<line> composto </line>
<line> de * ndi v* duos </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*nciados por s**o e </line>
<line> idade, *ue s* relacionam co*idianamente ge*ando uma comp*exa e </line>
</par>
<par>
<line> di*âmica </line>
<line> tr**a de emoçõ*s; ela não é uma soma de *ndiv*du*s, *as um *on*unto vivo, </line>
</par>
<par>
<line> contrad*tório e **mbia*te de pe**oas com sua próp*ia *ndi*id*alid*de e *ers*nalidade. </line>
<line> * des*eito de todos e*ses *onceitos de fa*íl*a tomar esta com* um espaço *agrado, </line>
<line> como "r*d*to da felicida*e", é necessário anal*sá-la d* forma dialétic*, como um todo </line>
</par>
<par>
<line> contrad**ório e a*bígu*, </line>
<line> *ois ela tam*ém é e*paç* de </line>
<line> vio*ações de di*eit*s; re*rodução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> hierarqu*a* e as*ime**ias d* gê*ero. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 6, a**. 11, p. 17*-187, nov./dez. 2*15 </line>
<line> www*.fsan*t.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> AS EX***SSÕE* DA "QUESTÃ* *OCIAL" NO BR*SIL E AS FUNÇÕES DA F*MÍLIA </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> *.2.* Famíli* e **oteção so*ial </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com Iama*oto (2006), a atual desregulame*tação *as políti**s públ*ca* e </line>
<line> dos direitos soci*is de*loca * atenção à pob*ez* para a iniciativa *o privado ou indiv**ual. Em </line>
</par>
<par>
<line> consequênci*, há uma pr*vatiz*ção das aç*es de cuidado e p*oteção </line>
<line> social </line>
<line> d** i ndi ví duos e </line>
</par>
<par>
<line> f*lar e* p**vat*z*ç** de p*ote*** social é tocar na *sfera do privado, ou seja, ** família. </line>
</par>
<par>
<line> A famíl*a sempre este*e present* como in*tância de ge*tão e superação da crise </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> (mal) bem-estar **cial em que se vive. Para *eixeira (2013, p. 28), </line>
</par>
<par>
<line> No debat* con**mporân*o sobre a relação fam*lia </line>
<line> e políticas pública*, vem-se </line>
</par>
<par>
<line> apontand* que * famíli* sempre desempe*h** papel </line>
<line> signi*icativo na conformaç*o </line>
</par>
<par>
<line> da proteção social, constituindo-se "parceira" do *s*ado, </line>
<line> principalm*nte nos paíse* </line>
</par>
<par>
<line> *e *ri*em ca**lica, em que o princípi* da *ubsidiariedade da interv*nção *o Estado </line>
<line> é ap*icado, d*v*ndo este intervir apenas quan*o s* exaurirem as *ap*c*dades </line>
<line> pro*etivas da fam**ia; em o**r*s casos, a famí*ia é a única possibilidad* d* pro*eção, </line>
</par>
<par>
<line> d**a a baixa cobertura da interven*ão d* Estad* e da r*duzid* *e*cantilização da </line>
</par>
<par>
<line> força de trabalho, com* e* alguns pa*ses la*i*o-americ*n*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, *ssa sobreca*ga das fun*ões da fam*lia na proteção socia* é ve****cada com </line>
<line> *ais intensid*de n* co*temporaneidade, pós-c*ise do **tado de bem-estar social, na dé*ada </line>
</par>
<par>
<line> de 1970,com a difusão d** políti*as neol**e*a*s. Como </line>
<line> destac* Mioto (20*9), sobr* a* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> re*a*ões famí**a e política púb*ic*, estas sã* pautadas em diferentes conc*pçõ*s e ten*i*na*as </row>
<row> por interesse* d* diversas o*dens. </row>
<row> Segundo **reira-P*reira (20**), *esde a crise e*o**mic* *und*al de 1970, a famíl*a </row>
<row> v*m sendo rede*coberta como u* importante agente privad* *e prote*ã* soc*al. *ara </row>
<row> Carvalho (2005), o exercíci* vital das famílias é semelhante *s *unções da* políticas *úblicas: </row>
<row> ambas *isam dar con** da reprodução e *a proteção socia* do* grup*s que estão sob sua tutela. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 .2 </line>
<line> A *n*erção da família na proteção social br*silei*a </line>
<line> As políticas *o**ais dentro do s*st*ma de p**t*ção socia* são incr*mentos e at* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> mecani**os d* e*frentamento *s di*er*as expressões da qu**tão social presen*es </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> capitalism*. Behring e Bos*hetti (2*11) *firmam que, e* gran*e parte, essas pol*ti*as são de </line>
</par>
<par>
<line> caráter setorial e f*agment*do. Dessa forma, remete-se a um modelo de </line>
<line> proteçã* fo*al*zado </line>
</par>
<par>
<line> em atender às demandas diretamente li*adas ao sis*ema eco**mico. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, ar*. 11, p. 173-187, nov./*e*. 2015 </line>
<line> *ww*.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. B. Santos, C. *. M. *. B. Ayres </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> *o Bra*il, as polít*cas sociai* s*rgira* no f*nal da Primeira R*pública, pe*íodo em </line>
<line> que a *ues*ão social adquire destaque devido à mani*est*ção de surgimento do processo de </line>
<line> industrial*zação. </line>
<line> As p*i*eiras me*i*as de pro*eção social t*veram orig** em um con*e*to ri*idamente </line>
<line> lib*ral, no qual se *egava a n*cessidade de intervenção e*tatal nas questõe* de n*tu*eza social, </line>
<line> sob a aleg*ção da e*ic*ci* do *ercado no trato dos problema* e*er*entes (TE*XEIRA, 2012). </line>
<line> A família, ne*se p*río*o, *ra organizad*, pr*dominan*emente, ** forma pa*r*arcal e/ou </line>
<line> nu*lear. Dessa forma, as me**das de prote*ão eram voltad*s ao tr*bal*ador, em razão do </line>
</par>
<par>
<line> papel do </line>
<line> ho*e* de pro*edo* da família. Por *ons*guinte, resta *sclar**ido *u* ** </line>
<line> polí*ica* </line>
</par>
<par>
<line> s*ciai* eram </line>
<line> direcionada* para m*nter o domínio do sistema econômico, </line>
<line> uma vez q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tr*ba*hador não poder*a ser ac*metido </line>
<line> *e ma*es *ue pudessem afetar s*u </line>
<line> dese*penho </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> sistema de produção. </line>
</par>
<par>
<line> No período *esignado de populista/desenvo*vime**ista, as políticas sociais atua*am </line>
<line> de forma paliativa e imediatista, no qual o Estado *stabelecia um* relaç*o de *unho **pu*ist* </line>
<line> *om a soci*dade para *bter vantagens eleitorais e os problemas sociais nessa é*oca não </line>
<line> const**uíam *ma questão pol*tica, afirma Pereira (2011). </line>
<line> Para Fon*eca (20**), nesse mesm* perí*do, a fa**lia e*a considerada font* de </line>
</par>
<par>
<line> constitui*ão da sociedade, instituição p***edora de ind**íduos saudáveis e </line>
<line> condici*n*da </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> re*rodução *um*na. Entretanto, Teixeira (*010) aduz que se deve ressaltar que, *ntes mesm* </line>
<line> da co**tituição do sis*ema de proteção social brasilei*o enquanto *al, na década de 30, já *avia </line>
</par>
<par>
<line> medidas vo*ta**s para as famíl*as, implementadas </line>
<line> por *speci*list*s na di*eção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> normatização da *i*a familiar. </line>
</par>
<par>
<line> Para Campo* e Mioto (2003), o tamanho, composi*ão, *omportamen*os, norm*s e </line>
</par>
<par>
<line> valores das famíl*as **frem infl*ên*ias da </line>
<line> defi*ição </line>
<line> d* política pública, comprom*t*nd*, </line>
</par>
<par>
<line> inclu*iv*, sua posição *a sociedade. Nesse **nte*t*, a proteção *oci*l às família* surgia sob o </line>
<line> motivo de *m pr*jeto de famíl*a "saud*v*l", "ideal", baseada na ind*sso*ubilidade do </line>
<line> casamento, com um* gran*e q*antidad* de filhos e c*m papéis bem de*in*dos *ara homens * </line>
<line> mu*h*res. </line>
<line> S*gundo Teixeira (2010b), nas déc*da* de 1*60 e 1*7*, as polí*icas sociai* voltadas </line>
</par>
<par>
<line> *ara a fam*l*a se davam s** a ótica do cont*ole </line>
<line> da natalidade a*ravés do pl*nej**ento </line>
</par>
<par>
<line> familiar. Aduz a auto*a que as m**idas da ép*c* af*rmavam * c*rát*r de família-pad*ão como </line>
<line> família normal, discriminando-*e ou*ras formas de organiza*** fam*liar, *ssociadas à pob*e*a </line>
<line> q*anto tituladas como família irregular: </line>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 12, n. 6, art. 11, p. 173-187, *ov./dez. 2015 w*w4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> AS EXPRESSÕ*S DA "QU*STÃO *OCIAL" NO *RASIL * AS FUNÇÕES *A FA**LIA </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *e*sp*c*iva, o t*abal*o soc*al com famílias dirigi*-*e às ch*m*das famílias </line>
<line> "*esestru*uradas", "inca*azes", traba*hando com o paradigma da pa*ologia *oci*l e </line>
<line> com os *ecurs*s t*rapêutic*s do trabalho ps*cossocial individua*izan*e ou com </line>
<line> *ráticas socioe*ucativas numa dimensão n*rmatiz**ora o* dis*iplinadora </line>
<line> (TEIX**RA, 2010, p. 542). </line>
<line> A família era insti*uição *ã* eleita quanto à interve**ão do Estado. I*so somente </line>
<line> ocorria quando ela não cumpria c*m seus papé**, sendo, portant*, cu**abilizada pela s*tuação </line>
</par>
<par>
<line> de pobr*z* e p*la **gl*gênc*a no* </line>
<line> cui*ados co* as cr**nças, adol*s*en*es e idosos. Des*a </line>
</par>
<par>
<line> f*rma, * família eram *tribuídos diversos deve*es, incidind* sobre *s mulheres a* </line>
<line> r*sponsa*ilidades e as pena*i*ades referentes ao n*o *umprim*nto desse* deveres (T*LEDO, </line>
<line> **07). </line>
<line> N*ss* per*p**tiva, Takashima (20*1) afirma que a famí*ia brasileir* sempre *oi </line>
</par>
<par>
<line> centrad* *m políticas sociais e de at*ndim*nto c*m base *as fi*uras da "maternidad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nfância", "meno* </line>
<line> *bandonado, *el*nquente", "meni*o de *u*", "exc**ciona*" e "idoso" e, </line>
</par>
<par>
<line> com agravante, todos </line>
<line> con*iderados sol*tário* e *e*contextualiza*os, a** me*mo </line>
<line> dos seus </line>
</par>
<par>
<line> valores sociocultur*is. </line>
</par>
<par>
<line> Historicamen*e, a família semp** foi um* instância s*gn*ficante de pro*eção *ocial. </line>
<line> S*gundo Mioto (2013), *ar* compreender a *elaç** fam*lia e ass*stência s*cial, **as </line>
<line> t*ndências se man*festam em torn* *a política *e assistência: a primeira ente*de a as*is*ênci* </line>
<line> social com* aju*a pública; e a *egunda, como *m direito de cidad*nia. </line>
<line> A par*ir da C*ns**tuição Federal d* 19** e do E*tatuto da Cria**a e do Adolesc*nte, </line>
</par>
<par>
<line> a família passou a *er nov* configu*ação como </line>
<line> pa*âmetro so*ial no est*mulo à convi*ênci* </line>
</par>
<par>
<line> fa*ilia* e comun*tár**. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> A *a*ri*ialidade *óci* familiar na P*lítica Nacional de Assistência Social </line>
<line> O* avan*os conquistados pela socieda*e br***leira na cons*rução da política de </line>
</par>
<par>
<line> assistência social decorrem do seu </line>
<line> rec*nhecimento *nqua*to di*e*to *o cidadão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res*onsabilid*de do E**ado. Co*tudo, a *onso*idação da assistência soc*al </line>
<line> co*o políti** </line>
</par>
<par>
<line> pública e direito soc*al ai*da exige o e*fr*ntamento de importan*es desafios. </line>
</par>
<par>
<line> A *ssi*tênc*a social como polí*i*a de proteção social c*nfig*ra-se </line>
<line> como um* nova </line>
</par>
<par>
<line> situaçã* </line>
<line> *ara o Brasil. Significa gar**tir * todos que d*la n*cessita*, e sem contr*buição </line>
</par>
<par>
<line> prévia, * p*ovisão *es*a proteção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*re*i*a, v. *2, n. 6, art. 11, p. *73-187, nov./*ez. *015 </line>
<line> *ww4.fs*ne*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. B. Santos, C. A. M. C. B. Ayres </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> * fa**lia *r*sileira vem pass*ndo por tr*nsform*ções ao longo do tempo e, uma </line>
</par>
<par>
<line> dessas transform*ções refere-se à pes*oa </line>
<line> de referência d* família. A p*o*eçã* s*cial deve </line>
</par>
<par>
<line> garan**r as *eg*int*s seguranças: *egu*ança de **breviv**c*a (de rendimento e de autonomia); </line>
<line> de acolhida; de convívi* *u vivência *amil*ar (MDS, 2*04). Dentre essa* mudanças, *od*-se </line>
</par>
<par>
<line> o**ervar um *nxugame**o dos </line>
<line> grupos familiares (famí*ias menores), uma va*iedade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> arranjos f*mil*a*es (monop*rentais, anaparentais, recons**t*ídas) a*ém do* *rocessos </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> emp*brecimento ace***ad* e da des*er*itori*lização das fa*ília* *eradas p*los movimento* </line>
<line> mig**tór*o*, com* algumas das expressões da "questã* soc*al". </line>
<line> * ce*tralid**e ** f*mília nas ações d* PNAS se constitu* c*** m*c*nismo d* </line>
</par>
<par>
<line> supera*ão de ações focaliz*das da assist*nc*a social objetiva a promoção, e </line>
<line> em*ncipação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autonomi*ação </line>
<line> das famíli*s, *is*ndo ao fortal*cimento dos víncu*os familiar*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com*nitários, ** sentido de pot*n*iali*ar a* famílias q**n*o às suas fun*ões natura*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *r*te*ão e cuida**, para as*im supri*ir *uas vulnerab*lidades. </line>
</par>
<par>
<line> *ara *len*ar (2013), a *entralidade </line>
<line> da família d*ntro dos pr*gramas socia*s e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reafir*ação de suas fu*ções c*mo ref*rê*ci*s nas p*líticas **ciais tê* sido ressal*adas nos </line>
<line> últimos anos. É e*fá*ica a ide*a de qu* o enfo*ue n* família é *ato* preponder*nte *ara a*õ*s </line>
<line> ma*s **et*vas n* c**bat* à pobreza * *is*ria. </line>
<line> O reconheciment* d* importâ**ia da f*mília ** contexto da vida soc*al está exp*ícito </line>
</par>
<par>
<line> no ar*igo 226 da Const*tui**o Federal, quando </line>
<line> declara: "a família, b*se </line>
<line> ** sociedade, tem </line>
</par>
<par>
<line> e*pecia* proteçã* do Estado", en*ossando o artigo 16 da Dec**r*ção de Dir*itos Humanos, </line>
<line> *ue traduz a fam*lia co*o sendo o núcleo natu*al e fun*a*ent*l da sociedade, e com dire*to à </line>
<line> *rote*ão da soc*edad* e do *stad*. </line>
<line> Por reconhecer a* fortes pressõ*s que *s processos d* e*clu*ão sociocult*ra* geram </line>
<line> sobre as f*mília* *r**ileiras, acentuand* suas fragilidade* e con*radi*ões, faz-se </line>
<line> primordial s*a cen*ralidade no âmbito das *ções da política *e *ssistênci* soc*al, </line>
<line> com* esp*ço privi*egiado e i*substituível de p*oteção e socialização p*imár*as, </line>
<line> provedora de c*idados aos seus memb*os, mas que pr*c*sa tamb*m ser *uidada e </line>
<line> *roteg*da (BRASIL, 200*, p. 41). </line>
<line> A de*peito do *econhecimento in*gáve* sobre * importância da f*mília na vida s**ial </line>
<line> e, portanto, mer*cedora de proteção do E*tado, *al p*oteção tem sido cada vez mais discutida, </line>
<line> na medida em que a realidad* tem dad* sinais d*s *rocessos de penalizaçã* e d*sprote*ão das </line>
<line> f*mília* b*asilei**s. </line>
<line> Na PNAS, a mat*icialida*e *a famíli* faz parte dos p*incípios da proteção s**ia* de </line>
</par>
<par>
<line> *ssistência so**al. Entretanto, *outo, Ya*bek *aichel*s (2011) e </line>
<line> afirmam </line>
<line> que a cent*ali*ade </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Te*e*in*, v. 12, n. 6, art. 11, p. 17*-187, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.fsan**.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> AS EXP*ESS*ES DA "QUESTÃO S*CIAL" N* BRASIL * AS F*NÇÕE* DA FAMÍLIA </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> d* família t*nt* pode exp*essar-se *m medi*as q*e favoreçam *elh*res c*n*ições de vida, </line>
<line> como em medidas qu* atribuam mais respon*abi*idades às famí*ias. Nota-se, portanto, uma </line>
<line> di*ot*mia na matricialidad* sócio-familiar na P*AS, pois se reconhe*e * avanço ao se </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*ber a família *om* eixo central *a* aç*es, m*s </line>
<line> ** co*trapar*ida a *entralidade da </line>
</par>
<par>
<line> família propa*a, d* fato, uma s*br*carga de responsab***d**es às *a*ílias </line>
<line> a* re*firmá-*as </line>
</par>
<par>
<line> co*o lócus funda**nt*l </line>
<line> d* *ro*eção. Dessa fo*ma, o E*ta*o comp*imiu suas obrigaçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> atribuin*o estas à socie*ade e à família. </line>
<line> Nec*ssário r*con*ece* a multiplicidade de organizações que *ompõem as famílias </line>
</par>
<par>
<line> brasileiras. *erta*e*te, as ações s*o direc*onada* </line>
<line> às fa*ílias deno**nadas vulneráveis, qu* </line>
</par>
<par>
<line> se encontram c*m seus ví*culos fragilizado*. Por conseguinte, necessário *e faz, tam*é*, </line>
<line> r*conhecer a *amí*ia co*o espaço de v*olações; r*p*odução de hierarq*ias e assimet*ias de </line>
</par>
<par>
<line> *ênero, pois o </line>
<line> pró*rio ap*ra*o </line>
<line> *st*tal **u* *ispositivos le*ais a reconhece* e </line>
<line> de for*a </line>
</par>
<par>
<line> unifor*e, **o a percebendo dentro de s*as complexidades, ambig*idade*, re*firmando papéis </line>
<line> sociais historicamente definidos. É pre*i*o pensar a *amí*ia d* forma *i*lé*ica. </line>
<line> Par* a família prevenir, prot*ger, *romo**r e incluir *eus m*mbr*s, é n*cessário, em </line>
</par>
<par>
<line> pr*meiro lugar, garant*r </line>
<line> *ondições de sustentabilid*de para tal. A*sim, a fun*ã* *ocial </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> fam*lia depende, em gran*e par**, do lugar *** </line>
<line> ocupa na org*niz*ção social e *as propostas </line>
</par>
<par>
<line> econô*icas, políticas e sociais *e cada país. No Brasi*, a *amília sempre ocupou um l*gar de </line>
<line> destaque, *eja c*mo s*cializ*dora de seus mem*ros, aportes afetivos e emo**o*a*s, *nde são </line>
</par>
<par>
<line> abso*vido* ** </line>
<line> valo*es </line>
<line> ético*, humani*ários, *olid*rios * c*ltu*ais, *uporte material </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> financeiro, prot**ão diante das situações d* *iolência e vulnerabilidade social1. </line>
</par>
<par>
<line> Rizziniet al (2007) des*a*a a r*sponsabilização </line>
<line> da </line>
<line> família p*la proteção </line>
<line> *ocia* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> not*r u** incoer*ncia </line>
<line> ent*e a i*ten*idade atri*uí*a nas funções d* *amília e a falta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> condições mínimas de vida e pre*ariedade *os serviços oferecido* pelo *s***o. </line>
<line> Na atualidade, res*altam-se *s compet*ncias da f*mí*ia, mas, na *ráti*a, com </line>
<line> frequênci*, cobra-se dos pais que dee* conta *e criar *eu* fi*hos, me*mo qu* falte* políticas </line>
</par>
<par>
<line> públi*as que asse*u*em as condições mín**as de vida digna: emprego, renda, segura**a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*oio para aq*el** que necessit*m (RIZZI**, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> A partir das explanaç*e* *cima, é pos*ível cons*derar que a *o*dição de fragilidade </line>
</par>
<par>
<line> das famílias no c*mprimento de suas funçõe* se de*e às tran***rmaç*es ocorridas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, co*o cons*quências da "questão social", de manei*a que provocaram alte*ações na </line>
<line> **nâmica de vida de gra*de parte da* fa*ílias brasileiras. Ao passo que a PNAS a*i**a que as </line>
<line> 1 </line>
<line> *mbora n*o **ssa*os esquece* que a *amília, espaço privado, pode s*r também, *re** de *onfli*os, violência, </line>
<line> violações de di*eitos, repr**uç*o de hier*rquias e assim*trias *e g*nero. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. *2, *. 6, *rt. 11, p. 173-1*7, nov./dez. 2015 www4.fsan**.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> F. B. Santos, C. A. M. C. *. Ay*es </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> açõe* *e*em s** v*ltad*s </line>
<line> pa*a rees*r*turar as famílias, ela a*oia a desig*açã* d* </line>
<line> famílias </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *aupe*izadas como *esestrut*radas, corro*or*ndo para as intervenções no*matizad**as que </row>
<row> culpabi*i*am as famílias por seus *nfortún**s. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> CONSIDERAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> Diante do que foi exposto, v*rificamo* que a f**ília tem *mporta*te pa*e* *o </line>
</par>
</par>
<par>
<line> enfrentamento *as </line>
<line> no*as e*pre*sões da </line>
<line> "ques*ã* s*cial". A família e pol*ticas **c*ais de </line>
</par>
<par>
<line> proteção social apresentam funções corresp*ndentes e </line>
<line> e*sen*iais frente à si*u*ção </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> vu*n*rabil*dade de social. Ademais, per*ebe-se uma </line>
<line> supressão das funçõe* do Est*do </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> comb*t* * "q*es*ã* s*cial", dado o avanço das id**as n*olibe*ais e tec*ocráticas. </line>
<line> *m conse*uênci*, verifica-se qu* as desigualdades, fruto d* "questão *ocial" *a </line>
</par>
<par>
<line> realidade brasi*eira </line>
<line> em que vi*em as f*m*lias, r*str***em o acesso a um* cidadania f*rmal </line>
</par>
<par>
<line> plena. </line>
</par>
<par>
<line> * matricialidadesóc*o-famili*r na PNAS *evela uma estraté*ia do Estado para eximir- </line>
<line> *e de *uas obrigaçõ*s, atr*buindo à f*mí*ia *od* a responsabilidade pelo su*esso ou *racasso </line>
</par>
<par>
<line> do* seus. Des*a forma, a cen*ralidade da *amília não tem sido cap*z de alterar </line>
<line> as c*ndiç*es </line>
</par>
<par>
<line> precári*s das família* vulne*abil*zadas, nem d* *romov*r emancipa*ão e cida*an**. Assim, </line>
<line> c*nclui-se *ue as expr*ssões da "questã* *ocial" atingem de for** direta a família na medida </line>
<line> em que * esta *ão atri*uídos di*ersos p*pé** que, ge*uinamente, sã* d*ve*es ** Estado. </line>
</par>
<par>
<line> Ocorre que, com * pr*posta ne*liberal, *sses papé*s são </line>
<line> redi*tribuídos na sociedade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> família, como es*aço priv**o, é chamada a assum*r p*rte dessas *esponsa*ilidad*s. </line>
<line> Não *e olvide que, em c*nse**ênci* do p*oj*to ne**iberal, o Estado não cu**re com </line>
</par>
<par>
<line> seu papel de gara*tir os dir*itos **scul*idos na **nst*tuição de 1988 que, porvent**a, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> denominada de *ons*itu*ção *idadã. Em consequência, às famílias s*o atribuíd** papéis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res*onsab**id*de* **ém de suas p*ssi*ilidades. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, *a*-se primordial que as **ões *o Est**o, como *espons*v*l pelo provimento </line>
</par>
<par>
<line> de serviç** púb*icos; pelo combate às novas e velhas **pr*ss*es da </line>
<line> "q*estã* s*ci**", </line>
</par>
<par>
<line> garantam *ub*ídi*s esse*ci*is para a s*t*sfaçã* das n*cessidades bá**cas das </line>
<line> fa*ílias </line>
</par>
<par>
<line> vuln*rabilizad*s, promovendo *mancip*ção, autonomia * o f*rta*ecimento dos vínculos. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres**a, v. 12, n. 6, art. 11, p. ***-187, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
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<row> Como R*ferenciar este Artigo, co*forme ABNT: </row>
<row> SAN*O*, F. B.; CARVALHO, *. A. *. *S EXPRESSÕES DA "QUEST*O SOCIAL" *O BRASIL E AS </row>
<row> FUNÇ*E* DA F**ÍLIA. Rev. *SA, T*resina, v. *2, n. 6, art. 11, p. 175-189, n*v./dez. 2015. </row>
</column>
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<line> Con*ri*uiç** dos *u*o*e* </line>
<line> *. *. Santos </line>
<line> C. A. M. C. B. **res </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*n*epção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e inter*r*ta**o *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ã* d* rasc*nho o* na *evisã* crític* do co**eúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação ** a*ro**ção da versã* fi*al d* *an**crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, a*t. 1*, p. 173-*87, *ov./d*z. 2015 </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/revi*t* </line>
</par>
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