<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 1*, p. 173-187, nov./dez. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.6.11
</line>
</par><par>
<line>
As Expressões Da "Questão S*cial" No *rasil E As Funções Da Família: Est*a*égias
</line>
<line>
Par* Se* Enfre**amento
</line>
</par><par>
<line>
The Exp**ssions "Soci*l Question" I* Braz*l *nd The Fam*ly Features: S**ateg*es For
</line>
<line>
Sol*ing *hem
</line>
</par><par>
<line>
Fe*n*nda Bar*osa dos Santos
</line>
<line>
Mestr*do *m Políticas Púb***as pela Un*versidade Fede*al do Piau*
</line>
<line>
Graduada em *ireito pela Univ*rs*dade Estadual d* Piauí
</line>
<line>
fer*an*abarbos**3@hotma*l.c*m
</line>
<line>
Carlos Ant*n** Mendes d* Carvalho Buenos *y*es
</line>
<line>
Doutor *m Sociologi* pela Universidad* de B*asília
</line>
<line>
Profe*sor *a U*iver*idade Fed*ra* d* Piauí
</line>
<line>
E-ma*l: me*ayres@ig.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
F. B. Santos, C. A. *. C. B. Ayres
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo tem *om* es*opo problematizar as novas e*press*es d* "questão social" no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil e * papel
</line>
<line>
da
</line>
<line>
fa*íli* na supera*ão da crise
</line>
<line>
do Estado
</line>
<line>
de bem-est*r social q**
</line>
<line>
hoj e s e
</line>
</par><par>
<line>
vivencia. Para tanto, se *e*, *ni*ialment*, *m br*ve *s**do sobre a "*uestã* social" e *uas
</line>
</par><par>
<line>
express*e* no caso *rasileiro; após, foi feito *m *i*tórico sobr*
</line>
<line>
a família brasi*e**a,
</line>
</par><par>
<line>
*n**isando-se as f*nções que lhe fora* at*ibuí*as
</line>
<line>
ao lon*o dos sécu*os
</line>
<line>
e, fin*lmente,
</line>
</par><par>
<line>
analisaram-se as políticas soc**is e a relação pú*lico-privado que envolve * f*mília, co*o
</line>
</par><par>
<line>
agente d* p*o*eção subsidiário e, muitas vez*s, até pri*c*pal, concluindo-se
</line>
<line>
qu* à famíl*a
</line>
</par><par>
<line>
*oram atribuídas funções *lém *e suas poss*bi*idades com* estratégi* do Esta*o *ar* *xim*r-
</line>
<line>
*e ** respon*abi*i**de d* pro*e*, atra*és de *olíticas p*b**cas, as n*cessi*ades ge**i*,
</line>
<line>
garantind*-se aqueles direitos soci*is já definidos na Constituição de *988.
</line>
<line>
Palavras-chave: Questão *ocial. Família. Política Social.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
*his article is to disc*ss the sco*e of *he new *x*ress*ons "social question" in **azi* and the
</line>
</par><par>
<line>
fam*ly's role in ov*rcoming the crisis
</line>
<line>
of the state of soci** well-being that is *xperienced
</line>
</par><par>
<line>
today. Th*refor*, it did initially, a *rief study of the "social quest*on" and i*s ex*ressions in
</line>
<line>
the Brazil*an case; *fter, a hist*ry was made *n the *razi*ian fa*ily, analyzing the func*ions
</line>
</par><par>
<line>
assigned to it *ve* the centurie* and finally analyze* social poli*ies and
</line>
<line>
public-*rivate
</line>
</par><par>
<line>
relati*nship involving
</line>
<line>
th* *amily, as a sub*idiary prote*tion agent and often, t* p*incip*l,
</line>
</par><par>
<line>
*oncluding that the fa*ily were a*signed roles beyo*d th*i* *eans as state st*ategy *o evade
</line>
</par><par>
<line>
th* respon*ibility to
</line>
<line>
provide, thr*ug* p*bli* policies, *he general needs, *ua*ante*ing those
</line>
</par><par>
<line>
so*ia* righ*s alread* de*ined in the 1988 **nstitut**n.
</line>
<line>
Key Words: Soc*a* Issues. Fam*ly. S*ci** Policy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 12, n. 6, art. 11, p. 173-187, n*v./dez. 2015
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*S EXPRESSÕ*S D* "QUE*TÃO SO*IAL" NO BRASIL * AS FUN*ÕES DA FAMÍLIA
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRO*UÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O p*esente trab*lho tev* como *b*eto a anális* d*s e*p*essõ*s da "quest*o social" n*
</line>
<line>
Brasil, *em como o d*bate acerca da Família, *m razão das *uas form*s de superar a crise do
</line>
<line>
E**ado de bem-es*ar socia* que hoje se vivencia. Assim, iniciou-s* com a probl*matiz**ão *as
</line>
<line>
expressões *a "quest** *ocial" *o Brasil; *pós, um breve histó*ico d* f*mília b*a*il*ira, * fim
</line>
<line>
d* r*sgatar seus conceitos e as funçõ*s que lhe foram **ribuídas desde o *eríodo colo*ial.
</line>
<line>
* final**a*e é, portant*, desenvol*er o tema da ques*ão *ocial; como suas expressõe*
</line>
<line>
ati*giram a *sfera da fam*lia e como e**a se tra*sformou *ara co*seguir superar tal crise.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *orma, r**lizou-se lev*ntame*t*
</line>
<line>
**b*i*gráf*c* dos au*ores intere*sad*s n**se debate,
</line>
</par><par>
<line>
i*cluindo-se, dentre os principai*, Sa*to* (2012), Iamamoto (2012) e Pastori*i (2010).
</line>
<line>
Nos úl*imos anos, a crise dos p*d*õe* pro*utivos, da g*st*o do *r**alho e as recen*e*
</line>
<line>
transformações da s*ciedade têm repercu*id* d*retame*te n*s polític** pú*l*cas de prot*ç*o
</line>
<line>
social e, nesse di*pas**, * **mília é *edescoberta como agen*e de proteção social privado.
</line>
</par><par>
<line>
No atual c**texto, obse**a-*e
</line>
<line>
uma re*ração do* di*eit*s **s cida*ã*s,
</line>
</par><par>
<line>
princ**almente, do* direitos sociais. Ass*m, outros at**es, *e*tre *les a "família" são
</line>
<line>
c*amados a i*terv*r e são respo**abilizados *or todos os p*oblemas qu* est*o f*r* da *ção do
</line>
</par><par>
<line>
Estado. De**a *orma, question*-s*:
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
as e*pres*ões *a "quest*o soc**l" *tingiram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**mília ** contexto brasileir*? Que mud*nç*s foram en*rentadas por es*as família*?
</line>
<line>
Para melhor *p*ee*der * desenvo*vime*to da present* *i**ussão, o *rabalho foi
</line>
<line>
estru*urado *a se*uinte form*: no pri*e*ro **ment*, trata do debate em tor*o da* expressões
</line>
<line>
da "*u*stã* soci**", bem como da "*ova qu**tão s**ial". No se*u*do, *e*aciona-se um breve
</line>
</par><par>
<line>
hi*tórico da famíli*
</line>
<line>
*o *rasi*, an*lis*nd*-se sua estru*ur*, su*s funç*es e ***ações co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
público, h*ja v*sta esta ter sido definida como espaço privado. *o ter*eiro momento trabalha-
</line>
</par><par>
<line>
se a in*erção da família na
</line>
<line>
Po*ítica Nacional de Ass*stência *ocial, analisada s*b a
</line>
<line>
** i c a de
</line>
</par><par>
</page><line>
q*e * matri*ialida*e atribu* fu*ç*e* à fam*lia além *e su*s *ossi*ilidades, com o pr*pósito de
</line>
<line>
exim*r o Es**do de **a *unç** protet*v* e garan*idora dos direit*s s*cia*s.
</line>
<line>
P*r últ*mo, *s considerações finais são real*zad** a*ravés dos resul*a*os colhid** do
</line>
<line>
presente estu*o, em consonâ*cia com os objet**os prop*st*s.
</line>
<line>
* REFE*ENCIAL *EÓ*I*O
</line>
<line>
2.1 As n*vas expressões da "*uestão **cial"
</line>
<line>
Re*. *SA, Te*esina, v. 12, n. *, a*t. 11, p. 173-*87, nov./dez. 2*15 www4.fs*ne*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. B. Sa*tos, C. *. M. *. B. *yres
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
* concepção *o que * a "questão social" não é consens* entre os est*di*sos *o te*a,
</line>
</par><par>
<line>
mas há o s*guint*
</line>
<line>
acer*o: ninguém, dedicado
</line>
<line>
ao estudo das tr*n*formações oc*rridas com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
padr*o capi**list*, nega a sua exist*nci*.
</line>
<line>
Para o* *utores filiados à *rad*ção mar**sta, a "questã* social":
</line>
<line>
"[...] não * senão as expre*s*es do proces*o de *o**ação e de*envolvimento da
</line>
<line>
c*asse operá*ia e d* se* ing*esso no cenár*o po**tic* da sociedade ex*gindo s*u
</line>
<line>
rec*nheci*e**o como classe por parte do empresariado e do *stado[...]"
</line>
<line>
(IAM*MOTO; CAR*ALHO, *995, p. 77).
</line>
</par><par>
<line>
A c*i*e do* padrões p*odutiv*s, d* gest** do t*abalho e as
</line>
<line>
r*cent*s t**nsfor*a*ões
</line>
</par><par>
<line>
da soc*ed*de têm repercutido diretamente nas política* *ú*licas de p*o*eção *ocial e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
surgimen*o das novas ex*ress*e* da "q**s*ão social" no cen**io *rasileir* *e*de * d*cada de
</line>
<line>
1*70.
</line>
<line>
E*t*eta*to, há *queles q*e admi*em a existência de uma "*ova questão so*ial". Para
</line>
<line>
*sses, as mudan*as ocorri*as no mun*o capit**ista contempor*neo *arcam uma r*ptura com
</line>
<line>
o perío*o capitalis*a indu**rial e com a "questão social" que emergiu na primeira meta** do
</line>
<line>
sé*ulo *IX, c*m o surgimento do pauperismo, *a Euro*a Ocidental.
</line>
<line>
Segundo Rosanvallon (19*5), o c*es*ime*to d* desempr*go e o aparecimen** de
</line>
<line>
no*** formas *e pobreza est**ia* indicando o *urgimento d* "nova questão so*ial". Por sua
</line>
<line>
vez, C*stel (1998) e*tend* que a crise dos *nos 1970, q*e se *anifesta pe*o agravame*to do
</line>
</par><par>
<line>
problema d* emprego *em-s* tornado
</line>
<line>
um processo *rrever*ív** e a*elerad*. As*im, o autor
</line>
</par><par>
<line>
ent*nde *ue a precarização t**na-se um dos principa*s r*scos na contemporaneid*de, poi*
</line>
<line>
aliment* a v*lnerabilidad* so*ial. Dessa forma, esses autores en*endem *ue t*i*
</line>
<line>
tran**ormaç*e* es*ariam indic**do uma ruptura com a an*ig* "questão social" e abri*d*-se,
</line>
<line>
portanto, para uma "n**a *u*stão soci**".
</line>
<line>
Autor*s como Iamamot* (20*2), José Pa*lo Netto (20*1), Mar*a Carmelita Yazbek
</line>
<line>
(2001), Alejandra Pastorini (2010) são c*te*óric*s em af*r*ar que nã* ex*ste uma "nova
</line>
<line>
quest*o socia*", *á que se mantêm os *r*ços es*enciais da "qu*stão socia*", surgi*os no séc*lo
</line>
<line>
XIX, cujo fundam*nto * o *ra*alho. Dessa f*r*a, entend*-se que eles não foram s*perados,
</line>
<line>
permanecendo a*é o* dia* at*ais, sobret*do, em sua f*rma m*is radical e alienada.
</line>
<line>
*ara *etto, inexiste qual*ue* nova ques*ão *ocial e sim "[...] a emergência de *ovas
</line>
<line>
e*pressões da questão social que é in*uprimível sem * s*pr*ssão da ordem do c*pi*al[...]"
</line>
<line>
(NETTO, 2*01, *. 48).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. **, n. *, *rt. 11, p. 173-187, nov./dez. 2015
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
AS EXPRESSÕES DA "QUESTÃO *OC*AL" NO BRA*IL E AS FUNÇÕES DA FAMÍLIA
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
Par* Pastor*ni (2*10), as ma**fes*ações da "*u*stão so*ia*" con*emporânea *ão são
</line>
<line>
u*a *ec*rrê*cia natural, irre*ersível e inevi*ável do desenvolvimento t*c*oló*ico. Ent*eta*to,
</line>
<line>
es*as mudan*as são ex*r*ssão da crise que enfrenta o sist*ma *a*ita*ista internaci*nal, em
</line>
</par><par>
<line>
conseq*ên*i* do *sgo*ame**o d* modelo fo*dis*a-keynesiano que se
</line>
<line>
*stendeu
</line>
<line>
até o começo
</line>
</par><par>
<line>
dos **os 1970.
</line>
</par><par>
<line>
As *rofundas alte*açõ** *o sistem* ca*italista que inten*ifica o *rocesso de
</line>
<line>
*xpl*raç*o e *xpropr*ação *as classes trabal*adoras reduzem o pap*l do Est*do na g*rantia
</line>
</par><par>
<line>
dos direitos e *romoção de
</line>
<line>
políticas públic*s
</line>
<line>
que aten*am às necessidade*
</line>
<line>
básicas da
</line>
</par><par>
<line>
po*ula*ão.
</line>
<line>
P*ra I*mamoto (201*), *sse tipo de açã* conduz à "banalização do *umano",
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
"des**rta*ilidade" * "indiferen*a" p*rante o *utro. As*im, a "questão social" p*ssa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
condensar "[...]
</line>
<line>
* banal*z**ão *o hu*ano, q** atesta a radical*dad* *a alienação e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
invisibilidade do tra*alho social e -
</line>
<line>
dos su*eitos que o r*alizam - na
</line>
<line>
e*a do
</line>
<line>
capital f*t*che
</line>
</par><par>
<line>
[...]" (IAMAM*TO, 20**, p.
</line>
<line>
125). N*s*a pers*ectiva, a "questão social" * m*i* ** *ue as
</line>
</par><par>
<line>
*xpressões da pobre*a, misér*a e *xclusão. Isso signi*ica d*z*r que a
</line>
<line>
"gênese da
</line>
<line>
\questão
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*l\ é expli*ad* *elo *rocesso de acumulação o* repr*d*ção ampliada do
</line>
<line>
capit*l
</line>
</par><par>
<line>
(SANT*S, 201*, p. 26).
</line>
</par><par>
<line>
2.2.2 Brev* h*st**ico s*bre *amília
</line>
</par><par>
<line>
A família não é algo natural, dad*. Mas é *ma construçã* histó*ica, produto da*
</line>
<line>
*iv*rsas formas de *rganização ent*e os humanos. As diversas for*as de **ganização familiar
</line>
<line>
foram, po*t*nto, *nvent*das ao longo da história. *ma dessas *ormas de organizaç** familiar
</line>
<line>
c*ntrada na figura masculina foi o patr*arcado.
</line>
</par><par>
<line>
Alves (2009) designa *amília patriarcal como *ma estrutura social fo*mada
</line>
<line>
p*lo
</line>
</par><par>
<line>
chefe da fa*í*i*, **a mu*her, *ilhos e n*tos. Frente a essa estrutura estava o patriarca. Na*va*
</line>
</par><par>
<line>
e Koller (2006) destacam *ue * patriarcado não
</line>
<line>
designa o po**r do pai,
</line>
<line>
*** *o* homen*.
</line>
</par><par>
<line>
D*ssa *orma, o patria**ado funda*enta-se *m dois p*in*ípios: mulhere* subordinadas aos
</line>
<line>
homen* e jove*s s*bordinados aos h*mens mai* v*lhos. P*ra Prado (2013), a f*mília
</line>
</par><par>
<line>
patriarcal é aquela em
</line>
<line>
que sua e*trut*ra nã* ident*fic* o
</line>
<line>
indivíduo *penas pe*a l*nhagem
</line>
</par><par>
<line>
paterna e nel* há uma relação de poder do *ome* *obre o corpo *a mu*her.
</line>
<line>
N* Br*s*l, * his*ó*ia da família *artiu do mode** patri*rca*, *razido pela *olonizaç*o e
</line>
<line>
adaptado às c*ndiçõe* do Bra*il latifundiário e escrava*i**a (XAVIER, 1*98). "A po*ição da
</line>
</par><par>
<line>
m*lher, *a *amília e na sociedade em gera*,
</line>
<line>
de*** a colonização até ho*e, demonstra
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresin*, v. 12, n. 6, a*t. 11, p. 1*3-**7, n*v./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. **ntos, C. A. *. C. B. Ayres
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
famíli* patriar*al foi uma das ma*rizes *e
</line>
<line>
**ssa organização *ocial" (*A*VAZ; KOLLER,
</line>
</par><par>
<line>
2006, *. 51).
</line>
</par><par>
<line>
Alve* (2009) dest*ca a família nucle*r como distinta da patriarc*l. Aquela é composta
</line>
<line>
apenas p*la base princip*l, repre*entada *elo *hefe, sua espos* e seu* d*scenden*es legítimos.
</line>
<line>
Ademais, *a *amília *ucle*r n*o existe um compl*to poder do chefe da *amíli*, pois na s*a
</line>
<line>
a*sência, a mulher fica re*ponsáve* pelo *u*dado do l*r e pel* edu*ação dos filhos. Nesse
</line>
<line>
m*d*lo, *s funções *e cad* membr* eram bem definidas. O home* pr*vedor de tod*s *s
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidad*s
</line>
<line>
d* fam*lia; a mãe, responsáv*l pelas atividade* domésticas e e*ucação dos
</line>
</par><par>
<line>
filho*.
</line>
</par><par>
<line>
Ferrari e Kalo*s*ian (2011) afirma* que é dentro *a in*tituição f*mili** que se
</line>
<line>
desenvolvem laços *fetivos e d* solid**ieda*e; de responsab*lidade e cuida*o com os filhos.
</line>
<line>
Para a Constituiçã* de 1988, em seu ar*igo 226 parágrafo quarto, "entende-se, também, co**
</line>
<line>
ent**ade familiar a comunid*de **rmad* por qualquer dos pais e seus descendentes (BRASIL,
</line>
<line>
2013).
</line>
<line>
Na contempora*ei*a*e, a N*rma Operacion*l *ásica (NOB/*UAS) *onceitua a
</line>
</par><par>
<line>
família como "um grupo d* pessoas, com laços consanguín*os e/ou *e *l*ança, e/ou
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*fi*idade, cujos víncul*s circunscr**em obrig*ç*es recípro*as, or**nizadas em torno
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ções de gênero e geração" (B*ASI*, 2005, p. 90).
</line>
</par><par>
<line>
Sarti (2010) afirma *ue, fa*ar em fa*ília no *éculo XXI, no Brasil, implica a
</line>
</par><par>
<line>
referência a mudanças e a padrões difuso* de relacionamento*, o que
</line>
<line>
to*na *ada ve* m**s
</line>
</par><par>
<line>
d*fíc*l definir os contornos que a delim*tam. P*ra Teixeir* (201*), o r*s*urgimento da família,
</line>
<line>
ou as ex*ect*t*va* em re**çã* às suas funçõ*s de p**teção s*cial, inc*us*o e int*gração social
</line>
</par><par>
<line>
se ampli*m
</line>
<line>
**s últimas década*, fav*recidas
</line>
<line>
pe*o recuo do Estado no provi*en*o s*cial.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, a fa*ília, para *ruschini (1*93) é um grupo social
</line>
<line>
composto
</line>
<line>
de * ndi v* duos
</line>
</par><par>
<line>
d*fer*nciados por s**o e
</line>
<line>
idade, *ue s* relacionam co*idianamente ge*ando uma comp*exa e
</line>
</par><par>
<line>
di*âmica
</line>
<line>
tr**a de emoçõ*s; ela não é uma soma de *ndiv*du*s, *as um *on*unto vivo,
</line>
</par><par>
<line>
contrad*tório e **mbia*te de pe**oas com sua próp*ia *ndi*id*alid*de e *ers*nalidade.
</line>
<line>
* des*eito de todos e*ses *onceitos de fa*íl*a tomar esta com* um espaço *agrado,
</line>
<line>
como "r*d*to da felicida*e", é necessário anal*sá-la d* forma dialétic*, como um todo
</line>
</par><par>
<line>
contrad**ório e a*bígu*,
</line>
<line>
*ois ela tam*ém é e*paç* de
</line>
<line>
vio*ações de di*eit*s; re*rodução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
hierarqu*a* e as*ime**ias d* gê*ero.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 6, a**. 11, p. 17*-187, nov./dez. 2*15
</line>
<line>
www*.fsan*t.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
AS EX***SSÕE* DA "QUESTÃ* *OCIAL" NO BR*SIL E AS FUNÇÕES DA F*MÍLIA
</line>
<line>
*79
</line>
</par><par>
<line>
*.2.* Famíli* e **oteção so*ial
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do com Iama*oto (2006), a atual desregulame*tação *as políti**s públ*ca* e
</line>
<line>
dos direitos soci*is de*loca * atenção à pob*ez* para a iniciativa *o privado ou indiv**ual. Em
</line>
</par><par>
<line>
consequênci*, há uma pr*vatiz*ção das aç*es de cuidado e p*oteção
</line>
<line>
social
</line>
<line>
d** i ndi ví duos e
</line>
</par><par>
<line>
f*lar e* p**vat*z*ç** de p*ote*** social é tocar na *sfera do privado, ou seja, ** família.
</line>
</par><par>
<line>
A famíl*a sempre este*e present* como in*tância de ge*tão e superação da crise
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
(mal) bem-estar **cial em que se vive. Para *eixeira (2013, p. 28),
</line>
</par><par>
<line>
No debat* con**mporân*o sobre a relação fam*lia
</line>
<line>
e políticas pública*, vem-se
</line>
</par><par>
<line>
apontand* que * famíli* sempre desempe*h** papel
</line>
<line>
signi*icativo na conformaç*o
</line>
</par><par>
<line>
da proteção social, constituindo-se "parceira" do *s*ado,
</line>
<line>
principalm*nte nos paíse*
</line>
</par><par>
<line>
*e *ri*em ca**lica, em que o princípi* da *ubsidiariedade da interv*nção *o Estado
</line>
<line>
é ap*icado, d*v*ndo este intervir apenas quan*o s* exaurirem as *ap*c*dades
</line>
<line>
pro*etivas da fam**ia; em o**r*s casos, a famí*ia é a única possibilidad* d* pro*eção,
</line>
</par><par>
<line>
d**a a baixa cobertura da interven*ão d* Estad* e da r*duzid* *e*cantilização da
</line>
</par><par>
<line>
força de trabalho, com* e* alguns pa*ses la*i*o-americ*n*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, *ssa sobreca*ga das fun*ões da fam*lia na proteção socia* é ve****cada com
</line>
<line>
*ais intensid*de n* co*temporaneidade, pós-c*ise do **tado de bem-estar social, na dé*ada
</line>
</par><par>
<line>
de 1970,com a difusão d** políti*as neol**e*a*s. Como
</line>
<line>
destac* Mioto (20*9), sobr* a*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
mecani**os d* e*frentamento *s di*er*as expressões da qu**tão social presen*es
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
capitalism*. Behring e Bos*hetti (2*11) *firmam que, e* gran*e parte, essas pol*ti*as são de
</line>
</par><par>
<line>
caráter setorial e f*agment*do. Dessa forma, remete-se a um modelo de
</line>
<line>
proteçã* fo*al*zado
</line>
</par><par>
<line>
em atender às demandas diretamente li*adas ao sis*ema eco**mico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, ar*. 11, p. 173-187, nov./*e*. 2015
</line>
<line>
*ww*.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. B. Santos, C. *. M. *. B. Ayres
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
*o Bra*il, as polít*cas sociai* s*rgira* no f*nal da Primeira R*pública, pe*íodo em
</line>
<line>
que a *ues*ão social adquire destaque devido à mani*est*ção de surgimento do processo de
</line>
<line>
industrial*zação.
</line>
<line>
As p*i*eiras me*i*as de pro*eção social t*veram orig** em um con*e*to ri*idamente
</line>
<line>
lib*ral, no qual se *egava a n*cessidade de intervenção e*tatal nas questõe* de n*tu*eza social,
</line>
<line>
sob a aleg*ção da e*ic*ci* do *ercado no trato dos problema* e*er*entes (TE*XEIRA, 2012).
</line>
<line>
A família, ne*se p*río*o, *ra organizad*, pr*dominan*emente, ** forma pa*r*arcal e/ou
</line>
<line>
nu*lear. Dessa forma, as me**das de prote*ão eram voltad*s ao tr*bal*ador, em razão do
</line>
</par><par>
<line>
papel do
</line>
<line>
ho*e* de pro*edo* da família. Por *ons*guinte, resta *sclar**ido *u* **
</line>
<line>
polí*ica*
</line>
</par><par>
<line>
s*ciai* eram
</line>
<line>
direcionada* para m*nter o domínio do sistema econômico,
</line>
<line>
uma vez q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tr*ba*hador não poder*a ser ac*metido
</line>
<line>
*e ma*es *ue pudessem afetar s*u
</line>
<line>
dese*penho
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sistema de produção.
</line>
</par><par>
<line>
No período *esignado de populista/desenvo*vime**ista, as políticas sociais atua*am
</line>
<line>
de forma paliativa e imediatista, no qual o Estado *stabelecia um* relaç*o de *unho **pu*ist*
</line>
<line>
*om a soci*dade para *bter vantagens eleitorais e os problemas sociais nessa é*oca não
</line>
<line>
const**uíam *ma questão pol*tica, afirma Pereira (2011).
</line>
<line>
Para Fon*eca (20**), nesse mesm* perí*do, a fa**lia e*a considerada font* de
</line>
</par><par>
<line>
constitui*ão da sociedade, instituição p***edora de ind**íduos saudáveis e
</line>
<line>
condici*n*da
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
re*rodução *um*na. Entretanto, Teixeira (*010) aduz que se deve ressaltar que, *ntes mesm*
</line>
<line>
da co**tituição do sis*ema de proteção social brasilei*o enquanto *al, na década de 30, já *avia
</line>
</par><par>
<line>
medidas vo*ta**s para as famíl*as, implementadas
</line>
<line>
por *speci*list*s na di*eção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
normatização da *i*a familiar.
</line>
</par><par>
<line>
Para Campo* e Mioto (2003), o tamanho, composi*ão, *omportamen*os, norm*s e
</line>
</par><par>
<line>
valores das famíl*as **frem infl*ên*ias da
</line>
<line>
defi*ição
</line>
<line>
d* política pública, comprom*t*nd*,
</line>
</par><par>
<line>
inclu*iv*, sua posição *a sociedade. Nesse **nte*t*, a proteção *oci*l às família* surgia sob o
</line>
<line>
motivo de *m pr*jeto de famíl*a "saud*v*l", "ideal", baseada na ind*sso*ubilidade do
</line>
<line>
casamento, com um* gran*e q*antidad* de filhos e c*m papéis bem de*in*dos *ara homens *
</line>
<line>
mu*h*res.
</line>
<line>
S*gundo Teixeira (2010b), nas déc*da* de 1*60 e 1*7*, as polí*icas sociai* voltadas
</line>
</par><par>
<line>
*ara a fam*l*a se davam s** a ótica do cont*ole
</line>
<line>
da natalidade a*ravés do pl*nej**ento
</line>
</par><par>
</page><line>
familiar. Aduz a auto*a que as m**idas da ép*c* af*rmavam * c*rát*r de família-pad*ão como
</line>
<line>
família normal, discriminando-*e ou*ras formas de organiza*** fam*liar, *ssociadas à pob*e*a
</line>
<line>
q*anto tituladas como família irregular:
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, v. 12, n. 6, art. 11, p. 173-187, *ov./dez. 2015 w*w4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
AS EXPRESSÕ*S DA "QU*STÃO *OCIAL" NO *RASIL * AS FUNÇÕES *A FA**LIA
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Nessa *e*sp*c*iva, o t*abal*o soc*al com famílias dirigi*-*e às ch*m*das famílias
</line>
<line>
"*esestru*uradas", "inca*azes", traba*hando com o paradigma da pa*ologia *oci*l e
</line>
<line>
com os *ecurs*s t*rapêutic*s do trabalho ps*cossocial individua*izan*e ou com
</line>
<line>
*ráticas socioe*ucativas numa dimensão n*rmatiz**ora o* dis*iplinadora
</line>
<line>
(TEIX**RA, 2010, p. 542).
</line>
<line>
A família era insti*uição *ã* eleita quanto à interve**ão do Estado. I*so somente
</line>
<line>
ocorria quando ela não cumpria c*m seus papé**, sendo, portant*, cu**abilizada pela s*tuação
</line>
</par><par>
<line>
de pobr*z* e p*la **gl*gênc*a no*
</line>
<line>
cui*ados co* as cr**nças, adol*s*en*es e idosos. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
f*rma, * família eram *tribuídos diversos deve*es, incidind* sobre *s mulheres a*
</line>
<line>
r*sponsa*ilidades e as pena*i*ades referentes ao n*o *umprim*nto desse* deveres (T*LEDO,
</line>
<line>
**07).
</line>
<line>
N*ss* per*p**tiva, Takashima (20*1) afirma que a famí*ia brasileir* sempre *oi
</line>
</par><par>
<line>
centrad* *m políticas sociais e de at*ndim*nto c*m base *as fi*uras da "maternidad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nfância", "meno*
</line>
<line>
*bandonado, *el*nquente", "meni*o de *u*", "exc**ciona*" e "idoso" e,
</line>
</par><par>
<line>
com agravante, todos
</line>
<line>
con*iderados sol*tário* e *e*contextualiza*os, a** me*mo
</line>
<line>
dos seus
</line>
</par><par>
<line>
valores sociocultur*is.
</line>
</par><par>
<line>
Historicamen*e, a família semp** foi um* instância s*gn*ficante de pro*eção *ocial.
</line>
<line>
S*gundo Mioto (2013), *ar* compreender a *elaç** fam*lia e ass*stência s*cial, **as
</line>
<line>
t*ndências se man*festam em torn* *a política *e assistência: a primeira ente*de a as*is*ênci*
</line>
<line>
social com* aju*a pública; e a *egunda, como *m direito de cidad*nia.
</line>
<line>
A par*ir da C*ns**tuição Federal d* 19** e do E*tatuto da Cria**a e do Adolesc*nte,
</line>
</par><par>
<line>
a família passou a *er nov* configu*ação como
</line>
<line>
pa*âmetro so*ial no est*mulo à convi*ênci*
</line>
</par><par>
<line>
fa*ilia* e comun*tár**.
</line>
</par><par>
<line>
2 .3
</line>
<line>
A *a*ri*ialidade *óci* familiar na P*lítica Nacional de Assistência Social
</line>
<line>
O* avan*os conquistados pela socieda*e br***leira na cons*rução da política de
</line>
</par><par>
<line>
assistência social decorrem do seu
</line>
<line>
rec*nhecimento *nqua*to di*e*to *o cidadão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
res*onsabilid*de do E**ado. Co*tudo, a *onso*idação da assistência soc*al
</line>
<line>
co*o políti**
</line>
</par><par>
<line>
pública e direito soc*al ai*da exige o e*fr*ntamento de importan*es desafios.
</line>
</par><par>
<line>
A *ssi*tênc*a social como polí*i*a de proteção social c*nfig*ra-se
</line>
<line>
como um* nova
</line>
</par><par>
<line>
situaçã*
</line>
<line>
*ara o Brasil. Significa gar**tir * todos que d*la n*cessita*, e sem contr*buição
</line>
</par><par>
<line>
prévia, * p*ovisão *es*a proteção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*re*i*a, v. *2, n. 6, art. 11, p. *73-187, nov./*ez. *015
</line>
<line>
*ww4.fs*ne*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. B. Santos, C. A. M. C. B. Ayres
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
* fa**lia *r*sileira vem pass*ndo por tr*nsform*ções ao longo do tempo e, uma
</line>
</par><par>
<line>
dessas transform*ções refere-se à pes*oa
</line>
<line>
de referência d* família. A p*o*eçã* s*cial deve
</line>
</par><par>
<line>
garan**r as *eg*int*s seguranças: *egu*ança de **breviv**c*a (de rendimento e de autonomia);
</line>
<line>
de acolhida; de convívi* *u vivência *amil*ar (MDS, 2*04). Dentre essa* mudanças, *od*-se
</line>
</par><par>
<line>
o**ervar um *nxugame**o dos
</line>
<line>
grupos familiares (famí*ias menores), uma va*iedade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
arranjos f*mil*a*es (monop*rentais, anaparentais, recons**t*ídas) a*ém do* *rocessos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
emp*brecimento ace***ad* e da des*er*itori*lização das fa*ília* *eradas p*los movimento*
</line>
<line>
mig**tór*o*, com* algumas das expressões da "questã* soc*al".
</line>
<line>
* ce*tralid**e ** f*mília nas ações d* PNAS se constitu* c*** m*c*nismo d*
</line>
</par><par>
<line>
supera*ão de ações focaliz*das da assist*nc*a social objetiva a promoção, e
</line>
<line>
em*ncipação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autonomi*ação
</line>
<line>
das famíli*s, *is*ndo ao fortal*cimento dos víncu*os familiar*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com*nitários, ** sentido de pot*n*iali*ar a* famílias q**n*o às suas fun*ões natura*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*r*te*ão e cuida**, para as*im supri*ir *uas vulnerab*lidades.
</line>
</par><par>
<line>
*ara *len*ar (2013), a *entralidade
</line>
<line>
da família d*ntro dos pr*gramas socia*s e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reafir*ação de suas fu*ções c*mo ref*rê*ci*s nas p*líticas **ciais tê* sido ressal*adas nos
</line>
<line>
últimos anos. É e*fá*ica a ide*a de qu* o enfo*ue n* família é *ato* preponder*nte *ara a*õ*s
</line>
<line>
ma*s **et*vas n* c**bat* à pobreza * *is*ria.
</line>
<line>
O reconheciment* d* importâ**ia da f*mília ** contexto da vida soc*al está exp*ícito
</line>
</par><par>
<line>
no ar*igo 226 da Const*tui**o Federal, quando
</line>
<line>
declara: "a família, b*se
</line>
<line>
** sociedade, tem
</line>
</par><par>
<line>
e*pecia* proteçã* do Estado", en*ossando o artigo 16 da Dec**r*ção de Dir*itos Humanos,
</line>
<line>
*ue traduz a fam*lia co*o sendo o núcleo natu*al e fun*a*ent*l da sociedade, e com dire*to à
</line>
<line>
*rote*ão da soc*edad* e do *stad*.
</line>
<line>
Por reconhecer a* fortes pressõ*s que *s processos d* e*clu*ão sociocult*ra* geram
</line>
<line>
sobre as f*mília* *r**ileiras, acentuand* suas fragilidade* e con*radi*ões, faz-se
</line>
<line>
primordial s*a cen*ralidade no âmbito das *ções da política *e *ssistênci* soc*al,
</line>
<line>
com* esp*ço privi*egiado e i*substituível de p*oteção e socialização p*imár*as,
</line>
<line>
provedora de c*idados aos seus memb*os, mas que pr*c*sa tamb*m ser *uidada e
</line>
<line>
*roteg*da (BRASIL, 200*, p. 41).
</line>
<line>
A de*peito do *econhecimento in*gáve* sobre * importância da f*mília na vida s**ial
</line>
<line>
e, portanto, mer*cedora de proteção do E*tado, *al p*oteção tem sido cada vez mais discutida,
</line>
<line>
na medida em que a realidad* tem dad* sinais d*s *rocessos de penalizaçã* e d*sprote*ão das
</line>
<line>
f*mília* b*asilei**s.
</line>
<line>
Na PNAS, a mat*icialida*e *a famíli* faz parte dos p*incípios da proteção s**ia* de
</line>
</par><par>
<line>
*ssistência so**al. Entretanto, *outo, Ya*bek *aichel*s (2011) e
</line>
<line>
afirmam
</line>
<line>
que a cent*ali*ade
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Te*e*in*, v. 12, n. 6, art. 11, p. 17*-187, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fsan**.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
AS EXP*ESS*ES DA "QUESTÃO S*CIAL" N* BRASIL * AS F*NÇÕE* DA FAMÍLIA
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
d* família t*nt* pode exp*essar-se *m medi*as q*e favoreçam *elh*res c*n*ições de vida,
</line>
<line>
como em medidas qu* atribuam mais respon*abi*idades às famí*ias. Nota-se, portanto, uma
</line>
<line>
di*ot*mia na matricialidad* sócio-familiar na P*AS, pois se reconhe*e * avanço ao se
</line>
</par><par>
<line>
c*nc*ber a família *om* eixo central *a* aç*es, m*s
</line>
<line>
** co*trapar*ida a *entralidade da
</line>
</par><par>
<line>
família propa*a, d* fato, uma s*br*carga de responsab***d**es às *a*ílias
</line>
<line>
a* re*firmá-*as
</line>
</par><par>
<line>
co*o lócus funda**nt*l
</line>
<line>
d* *ro*eção. Dessa fo*ma, o E*ta*o comp*imiu suas obrigaçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
atribuin*o estas à socie*ade e à família.
</line>
<line>
Nec*ssário r*con*ece* a multiplicidade de organizações que *ompõem as famílias
</line>
</par><par>
<line>
brasileiras. *erta*e*te, as ações s*o direc*onada*
</line>
<line>
às fa*ílias deno**nadas vulneráveis, qu*
</line>
</par><par>
<line>
se encontram c*m seus ví*culos fragilizado*. Por conseguinte, necessário *e faz, tam*é*,
</line>
<line>
r*conhecer a *amí*ia co*o espaço de v*olações; r*p*odução de hierarq*ias e assimet*ias de
</line>
</par><par>
<line>
*ênero, pois o
</line>
<line>
pró*rio ap*ra*o
</line>
<line>
*st*tal **u* *ispositivos le*ais a reconhece* e
</line>
<line>
de for*a
</line>
</par><par>
<line>
unifor*e, **o a percebendo dentro de s*as complexidades, ambig*idade*, re*firmando papéis
</line>
<line>
sociais historicamente definidos. É pre*i*o pensar a *amí*ia d* forma *i*lé*ica.
</line>
<line>
Par* a família prevenir, prot*ger, *romo**r e incluir *eus m*mbr*s, é n*cessário, em
</line>
</par><par>
<line>
pr*meiro lugar, garant*r
</line>
<line>
*ondições de sustentabilid*de para tal. A*sim, a fun*ã* *ocial
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
fam*lia depende, em gran*e par**, do lugar ***
</line>
<line>
ocupa na org*niz*ção social e *as propostas
</line>
</par><par>
<line>
econô*icas, políticas e sociais *e cada país. No Brasi*, a *amília sempre ocupou um l*gar de
</line>
<line>
destaque, *eja c*mo s*cializ*dora de seus mem*ros, aportes afetivos e emo**o*a*s, *nde são
</line>
</par><par>
<line>
abso*vido* **
</line>
<line>
valo*es
</line>
<line>
ético*, humani*ários, *olid*rios * c*ltu*ais, *uporte material
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
financeiro, prot**ão diante das situações d* *iolência e vulnerabilidade social1.
</line>
</par><par>
<line>
Rizziniet al (2007) des*a*a a r*sponsabilização
</line>
<line>
da
</line>
<line>
família p*la proteção
</line>
<line>
*ocia*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
not*r u** incoer*ncia
</line>
<line>
ent*e a i*ten*idade atri*uí*a nas funções d* *amília e a falta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
condições mínimas de vida e pre*ariedade *os serviços oferecido* pelo *s***o.
</line>
<line>
Na atualidade, res*altam-se *s compet*ncias da f*mí*ia, mas, na *ráti*a, com
</line>
<line>
frequênci*, cobra-se dos pais que dee* conta *e criar *eu* fi*hos, me*mo qu* falte* políticas
</line>
</par><par>
<line>
públi*as que asse*u*em as condições mín**as de vida digna: emprego, renda, segura**a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*oio para aq*el** que necessit*m (RIZZI**, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
A partir das explanaç*e* *cima, é pos*ível cons*derar que a *o*dição de fragilidade
</line>
</par><par>
<line>
das famílias no c*mprimento de suas funçõe* se de*e às tran***rmaç*es ocorridas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
sociedade, co*o cons*quências da "questão social", de manei*a que provocaram alte*ações na
</line>
<line>
**nâmica de vida de gra*de parte da* fa*ílias brasileiras. Ao passo que a PNAS a*i**a que as
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*mbora n*o **ssa*os esquece* que a *amília, espaço privado, pode s*r também, *re** de *onfli*os, violência,
</line>
<line>
violações de di*eitos, repr**uç*o de hier*rquias e assim*trias *e g*nero.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina, v. *2, *. 6, *rt. 11, p. 173-1*7, nov./dez. 2015 www4.fsan**.com.*r/revista
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F. B. Santos, C. A. M. C. *. Ay*es
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<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
açõe* *e*em s** v*ltad*s
</line>
<line>
pa*a rees*r*turar as famílias, ela a*oia a desig*açã* d*
</line>
<line>
famílias
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
enfrentamento *as
</line>
<line>
no*as e*pre*sões da
</line>
<line>
"ques*ã* s*cial". A família e pol*ticas **c*ais de
</line>
</par><par>
<line>
proteção social apresentam funções corresp*ndentes e
</line>
<line>
e*sen*iais frente à si*u*ção
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
vu*n*rabil*dade de social. Ademais, per*ebe-se uma
</line>
<line>
supressão das funçõe* do Est*do
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
comb*t* * "q*es*ã* s*cial", dado o avanço das id**as n*olibe*ais e tec*ocráticas.
</line>
<line>
*m conse*uênci*, verifica-se qu* as desigualdades, fruto d* "questão *ocial" *a
</line>
</par><par>
<line>
realidade brasi*eira
</line>
<line>
em que vi*em as f*m*lias, r*str***em o acesso a um* cidadania f*rmal
</line>
</par><par>
<line>
plena.
</line>
</par><par>
<line>
* matricialidadesóc*o-famili*r na PNAS *evela uma estraté*ia do Estado para eximir-
</line>
<line>
*e de *uas obrigaçõ*s, atr*buindo à f*mí*ia *od* a responsabilidade pelo su*esso ou *racasso
</line>
</par><par>
<line>
do* seus. Des*a forma, a cen*ralidade da *amília não tem sido cap*z de alterar
</line>
<line>
as c*ndiç*es
</line>
</par><par>
<line>
precári*s das família* vulne*abil*zadas, nem d* *romov*r emancipa*ão e cida*an**. Assim,
</line>
<line>
c*nclui-se *ue as expr*ssões da "questã* *ocial" atingem de for** direta a família na medida
</line>
<line>
em que * esta *ão atri*uídos di*ersos p*pé** que, ge*uinamente, sã* d*ve*es ** Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Ocorre que, com * pr*posta ne*liberal, *sses papé*s são
</line>
<line>
redi*tribuídos na sociedade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
família, como es*aço priv**o, é chamada a assum*r p*rte dessas *esponsa*ilidad*s.
</line>
<line>
Não *e olvide que, em c*nse**ênci* do p*oj*to ne**iberal, o Estado não cu**re com
</line>
</par><par>
<line>
seu papel de gara*tir os dir*itos **scul*idos na **nst*tuição de 1988 que, porvent**a,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
denominada de *ons*itu*ção *idadã. Em consequência, às famílias s*o atribuíd** papéis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
res*onsab**id*de* **ém de suas p*ssi*ilidades.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, *a*-se primordial que as **ões *o Est**o, como *espons*v*l pelo provimento
</line>
</par><par>
<line>
de serviç** púb*icos; pelo combate às novas e velhas **pr*ss*es da
</line>
<line>
"q*estã* s*ci**",
</line>
</par><par>
<line>
garantam *ub*ídi*s esse*ci*is para a s*t*sfaçã* das n*cessidades bá**cas das
</line>
<line>
fa*ílias
</line>
</par><par>
<line>
vuln*rabilizad*s, promovendo *mancip*ção, autonomia * o f*rta*ecimento dos vínculos.
</line>
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