<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 7, *. 103-117, nov./dez. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Um Espectro Ronda A Geografi*: O Espec*ro Da Memorização
</line>
<line>
A Specter Is Ha*n*ing Geogr*ph*: The Sp**trum Of Memory
</line>
</par><par>
<line>
**brina Guima*ães Reis
</line>
<line>
Mes*ra em *e*grafia pe*a Universida** Fede*al do Rio G*and* do Sul
</line>
<line>
*-m*il: sabr*na.geo@hotmail.com
</line>
<line>
Ne*to* André Kaercher
</line>
<line>
***torado em *eografia pela U*iversida*e de São Paul*
</line>
<line>
Professor da Uni*er*idade Federal d* Rio Grand* do *ul
</line>
<line>
E-mail: **storan*re*@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
S. G. R*is, N. A. K*e*cher
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ent* a*tig* consiste em u* recorte do primeiro c*pítulo da
</line>
<line>
*iss*r*ação d* mestrado,
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*a à Univers*da** Federa* do Rio *rande *o *ul, cu*o título original * "A Ge*grafia
</line>
<line>
escolar *em tudo pra ser e n*o *. *or *uê?". Aqui pr*curamos apr*sen*ar a discuss*o
</line>
<line>
introdut*ria da dissertação que objet*va *ol*car em evidência o desconten*ament* de a*unos e
</line>
</par><par>
<line>
professores quanto *o ensino de *eog*afia na Ed*cação Básica (Ensino Fundamen*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Médio).
</line>
</par><par>
<line>
**lavras-chave: Ensino de Geogra*i*. *ac*ste. Memo**zaç*o. P*r**nências.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This art*cle consist* o* a snip o* the first chapter of the d*s*e*tation , pres*nted to the Fede*a*
</line>
<line>
*n*v**sity of Rio Gr*nde do Sul, whose or*gi*al ti*le is "Sch*ol Geogra*hy has e*erything to
</line>
<line>
be and is not. Because?". Here w* *ry to introduce *he introductory discuss*o* of the
</line>
<line>
di*sertatio* w*i*h aims to highlight the dissat*sfactio* o* students and teache*s on the
</line>
<line>
*e*ching of geography in bas*c ed*cation (pri*ar* and second*ry schools).
</line>
<line>
*ey Word*: G*og**phy *e*c**ng. Laco*te. M*m**iza*ion. *t*ys.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, v. 12, *. 6, **t. 7, p. 103-*17, nov./*ez. 2015
</line>
<line>
**w*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Espectro Ron*a A Geografia
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No an* de 1976, o geógrafo francês Y*es Lacoste publicava sua obra - A Ge*grafi*:
</line>
<line>
Isso serve em primeir* lugar, par* faz*r a gue*r*. Segu*do Moraes (2007), Lacoste **i o a*tor
</line>
</par><par>
<line>
que for*ulou a crític* mais radical da Geografia Tradiciona*. *utor afirmava que *ara O
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
senso comum a G*ograf*a não passava de "um* disciplina escolar e univers*tária, c*ja f*nção
</line>
</par><par>
<line>
seria a
</line>
<line>
de fornece* elemen*os de uma de*crição do m*ndo,
</line>
<line>
n*ma ce*ta
</line>
<line>
con*epção
</line>
</par><par>
<line>
\desinteressada\ *a cultura dita gera*" (LA*OSTE, 2009, p. 21).
</line>
<line>
*m sua obra, Lacoste no* alertava qu* o conheciment* geográfico po*ia ser dividido
</line>
<line>
em d**s planos, send* eles: Geograf*a dos Estados-Maiores * a *eogra*i* dos Professores. A
</line>
<line>
Geo*rafia dos *stados-Maiores se*ia a "*e**adeira Geograf*a", aque*a ligada à *rópria *rática
</line>
<line>
do poder. Essa Ge*gr*f*a se *á como ins*rumento para est*be*ecer *stratégias *e a*ão pa*a o
</line>
<line>
domín*o d* espaço terrest**. No outro **ano, poderíamo* v*r a Geograf*a do* Pr**essores, que
</line>
</par><par>
<line>
resu*i*amente possui duas funçõ*s: a primeira
</line>
<line>
*elas é
</line>
<line>
a de mas*arar a ex*stência da
</line>
</par><par>
<line>
*eo*raf*a dos E*tados-Maiore*. Fazer *om que a sociedade
</line>
<line>
t*nha a *eo*raf*a como uma
</line>
</par><par>
<line>
me*a disci*lina *s*olar purame*t* de*c*itiv* e sem util*dade algu*a para a *ida cotid*ana. A
</line>
</par><par>
<line>
segunda é levanta* dados para * Geograf*a
</line>
<line>
dos Estados-Maiores d* *aneira camu*lada.
</line>
<line>
O
</line>
</par><par>
<line>
ge*grafo francês enxergava a Geografi* como instr*mento ** do*inação da burg*esia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p***unha a *eografi* Crítica como inst*umen*o *e denún*i* e c*mo a*ma de *o*bate que
</line>
<line>
pode ser usada na supera*ão da ordem cap**alista.
</line>
<line>
Lacoste (2*09) também ch*ma a *tençã* *a*a outro fat*r importa*te que é a dicoto*ia
</line>
<line>
*xistente entre a visão fra*men*ada e a v*são do todo. O *stado ou a g**nde emp*esa, que s*o
</line>
<line>
os pr*ncipais detentores do poder, se*pre po**uem uma visã* integ*a** *o *s*aço, d*d* pela
</line>
</par><par>
<line>
i*tervenção a*tic*la**
</line>
<line>
em vários l*gares. Por outro lado, o cidadão c*mu* te* uma visão
</line>
</par><par>
<line>
fracionada do espa*o, pois
</line>
<line>
só con*ebe os lugares abarca*o* po* sua *ivência co*id*ana, * s*
</line>
</par><par>
<line>
*sporadicamen*e *ossui informações d*
</line>
<line>
realidade de outros *ug*r*s (atrav*s da *ídia, por
</line>
</par><par>
<line>
e**mp*o). *inda que o i*d*víduo possa viaja* e co*****r muito* lugares, essa consciên*ia se
</line>
</par><par>
<line>
dá de uma forma parcial, diferente**nte do Esta**, q*e possu* uma visã* ar*icu*a**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
esp*ç*, uma vez **e age sobre *odos os lugares, e isso *caba por se **an*f*rma* em arma de
</line>
</par><par>
<line>
dominaç*o. De acord* com o *omento hist**ico vivido n* época, a obra
</line>
<line>
*e Lacoste f*i
</line>
</par><par>
<line>
fu*da*e*ta*, pois criticava * *i*o de Geografia *r**ente na* sala* de a*la, apon*ando **a
</line>
</par><par>
<line>
*erdadeira **sênci*, *té então
</line>
<line>
escondida s*b a másc*ra *e um saber *nciclopédico e *em
</line>
</par><par>
<line>
utilida*e. A
</line>
<line>
começar p*l* tí*ulo *orte que *hama * atenção A Geo**a**a: Isso s*rve em
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
primeiro l*gar,
</line>
<line>
pa*a fa*er a
</line>
<line>
guerra - * obra d* g*óg**fo fr*ncês
</line>
<line>
nos faz pensar so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, v. *2, n. 6, *rt. 7, p. **3-117, nov./de*. 2015
</line>
<line>
w**4.fsa**t.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Reis, N. A. Kaercher
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
*tilidade e impor**n*ia do* co*hec*me*tos geográf*co* pa*a a vid* cot***ana e exe*cício de
</line>
<line>
po*er.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Estudar geografia... por q*ê? par* quê?
</line>
<line>
Para que se construa um sa*er consciente, tanto p*r parte dos alunos qua*to por pa*te
</line>
<line>
dos professore*, é n**essári* q*e se te*ha clar*za do obj*to *e *s*udo e* questão, *em c*m*
</line>
<line>
de su* utilidade práti*a e importânci*. Por i**o, é in**r*ssa**e que fa*a*os uma r*flexão,
</line>
<line>
ainda que *re*e, so*re * impo*tâ*cia do ensino de Geografia.
</line>
</par><par>
<line>
No pas*ado **o*rafia escolar f*i *ustentad* *or seu papel a
</line>
<line>
de d*fusora de um*
</line>
</par><par>
<line>
ideologia naci**alista * pa*r*ótic*. De acor*o c*m *esenti*i (2008, p. 32) somava-s* a este
</line>
<line>
p**el:
</line>
<line>
Incu**ar a i*eia de que a *o*ma Estad*-nação é nat*ral e eter*a; a*agar da me*ória
</line>
<line>
col*tiva *s *o*mas ante*iores de or*aniz*ção espacial da(s) sociedade(s), t*is como
</line>
</par><par>
<line>
as Ci*ad*s-es*ado*, os feudos, *tc.; ena*tece* o \nosso\
</line>
<line>
Estado-nação (ou \país\
</line>
</par><par>
<line>
termo m*i* ligado ao ter*itório e menos à h*stóri*), *esta*ando sua potenc*ali*ade,
</line>
<line>
su* *riginalidade, o \fu*uro\ *lorios* *ue o esperav*.
</line>
<line>
Porém, com o *urgimento do m*v*mento de ren*vaç*o ** pensame*to geográfico,
</line>
<line>
ess*s finalida*es fo*am *ont*stadas e post*s em **equ*, já que o movimen*o de ren*vaçã*
</line>
<line>
busca*a **mper com a Geografia Tradicional e seus pre*supostos. *oje é pos*ível *firmar qu*
</line>
</par><par>
<line>
"a *iss*o,
</line>
<line>
quase sa*rada, da *eo*rafi* *o en*ino é a de
</line>
<line>
alf*beti*ar * *luno n* l*itura do
</line>
</par><par>
<line>
e*pa*o geográfico, em suas diversas escalas e confi**r*ções" (PERE*R*, 2005, *. 151) (grifo
</line>
<line>
do autor). P*is é a leitura * anál*s* do e**a*o que auxiliam n**sa *ompreens** d*s d*f*renças
</line>
<line>
s*cia*s, *ult*rais * polític*s da no*sa sociedade. A alfabe*ização do espa*o vai bem *lém da
</line>
<line>
decodi*icação de *ímbolos. *la impl**a permitir que o *uje*to consiga *ecifrar e interp*etar o
</line>
<line>
espaç* à sua v**ta, compreendendo os fenômenos em seu constante proces** de to*ali*açã* e
</line>
<line>
percebendo as possibilida*es de a*uação sobre ele.
</line>
<line>
Para Cavalcanti (201*, p. 11), * pa*el d* ens*no de Geo*rafia é "prover ba**s e me***
</line>
<line>
de dese*volvimento e **pl*ação da capa*idade dos al*nos de apreensã* da realidade do *onto
</line>
<line>
de vis*a da e*pacialidade, o* seja, da co*pre*nsão do pape* do espaço n*s práticas soci*is e
</line>
<line>
dest*s na *onfiguração do espa*o".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te**si*a, v. 12, n. 6, *rt. *, p. 103-117, nov./d*z. 20*5
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Espectro Ro*da * Geografia
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
No trecho *baixo, *liveira (*00*, p. 42), sintetiza *ui*o bem a importância da
</line>
<line>
Geografia * o seu p*pel *o *nsin* *undam*n*al * Médio:
</line>
<line>
A geog**fia, como as demais ciê*ci*s que fazem parte do cu*r*culo de 1o e 2o graus,
</line>
<line>
pr**u*a *esenvolv** no alu*o a capacidade *e o*servar, a*alisar, int*rpre*ar e pensar
</line>
<line>
criticamente a realidade tendo em vista a su* tr*nsfo*mação. *s*a realid*de * uma
</line>
<line>
totalidade qu* envolv* *ociedade e natur*z*. Cabe à *eografia lev*r a compree*der o
</line>
</par><par>
<line>
e*paço pro*uzido pela socied*de e*
</line>
<line>
q*e v*vemos hoje, s*a* desigua*dades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contradições, *s relações de produção q*e n*la s* de*envolvem e * apropria*ão qu*
</line>
</par><par>
<line>
essa sociedade faz da *atu*eza.
</line>
<line>
Para entender
</line>
<line>
e*se *spaço pro*uz*do, é necessário
</line>
</par><par>
<line>
entender a* relaç*es
</line>
<line>
entre os homens, pois dependendo *a forma como el*s *e
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizam para a pr*du*ão e distr*bu*ção dos bens ma*eria**, o* *spaços
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
produzem vão adq*irindo determi*adas formas que materializam e*sa *rganiza*ão
</line>
<line>
social. Neste sentido, a geogra*ia expl*ca c*mo as so**eda*es produ*e* o espaç*,
</line>
<line>
co*for*e seus inte*esses e* d*te*min*dos momentos his*óricos e que ess* processo
</line>
<line>
implica uma tran*f*rma*ão cont*nua.
</line>
</par><par>
<line>
"* educ*ção para * cidadan*a *
</line>
<line>
um desafio para o ensino de nível *éd*o, * a
</line>
</par><par>
<line>
Ge*grafia é uma das *ossibilidad*s e *
</line>
<line>
s*u c*nte*do p**e s*r trabalh*do d* forma que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aluno co*strua a sua cidadania" (CA**AI, 1999, p. 7*). Assim, cabe a nó* nos ***guntarm*s
</line>
<line>
c*mo a Geografia pode *ontrib*ir na forma*ão d* alu*o e*quanto *idad*o. Segundo Giroux
</line>
<line>
(1*86) apud Callai (1999), "o* teóric*s educ*cionais e, mais precis*mente, uma teoria da
</line>
<line>
educação *ara a cida*ania, terão que com*inar crítica *ist*ric*, ref*exão críti** e ação social".
</line>
</par><par>
<line>
A *utora vai além
</line>
<line>
afirmand* que os cont**dos *bordado* em sala de a*la *evem as*umir a
</line>
</par><par>
<line>
t*íplice função de "res*atar o conhecim*nto pr*d**id* cie*tifi**mente, reconhece* e va**rizar
</line>
</par><par>
<line>
o conhecimento que
</line>
<line>
cada um traz *onsigo, como result*do de sua pró*ria vida, e d*r um
</line>
</par><par>
<line>
sentido s*c*al para es*e sab** que re*u*ta".
</line>
<line>
Vej*mos, segundo os Parâmetr*s *u****ular*s Nacionais, a final*dade da *eo*rafia no
</line>
<line>
Ensino Fun*amen*a* e Médio:
</line>
<line>
No Ensino Fundame*ta*, o papel d* Ge**raf*a é "alfabetizar" o aluno e*paci*l*ente
</line>
</par><par>
<line>
em suas diversas
</line>
<line>
*scala* e con*igurações, d*n*o-l** sufi*ien*e capacitação
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
manipular
</line>
<line>
noções d* pais*gem, espaço, na*ureza,
</line>
<line>
*stado e socied**e. N* Ensino
</line>
</par><par>
<line>
Médio, o *luno deve const*uir competências que permi*am
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a**lise do real,
</line>
</par><par>
<line>
revelando as cau*a* e ef*itos, a *ntensidade, à heterogen*idade e o c*ntexto espacial
</line>
<line>
do* *enômenos q*e configuram cada sociedade. (PCN, Ensi*o Médio, p. 30).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, segundo o* Parâmetros Curricular*s Nacionais, o ensino
</line>
<line>
de *eogra*ia deve
</line>
</par><par>
<line>
auxil*a* o ***no, p*opo*cionand* a ele:
</line>
</par><par>
<line>
orientar o seu olhar
</line>
<line>
para os fenômenos ligad*s a* espaço,
</line>
<line>
reconhecendo-o*
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
apenas a partir da dicotomia **ciedad*-***u*eza, ma* t*man*o-os como prod**o das
</line>
</par><par>
<line>
rela*ões que *rienta* se* cotidiano,
</line>
<line>
def*nem seu "locus espacial" e * inter*ig*m a
</line>
</par><par>
<line>
outros conjun*os espac*a*s;
</line>
</par><par>
<line>
reco*hecer as contra*ições e
</line>
<line>
os conflitos econômicos, soci*is e c*ltur*is, o
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
per*ite compara* e avalia* qu*lidade de vida, hábit*s, formas de
</line>
<line>
utilização e/o*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, v. *2, n. 6, *rt. 7, p. *03-*1*, n*v./de*. 2*15
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Reis, *. A. Ka**cher
</line>
<line>
108
</line>
<line>
exp*oração de *ecursos e pesso*s, em bus*a do re*peito às
</line>
<line>
diferenças e de uma
</line>
<line>
*r**nização s*cial m*is equân*me;
</line>
</par><par>
<line>
to*n*r-se sujeito do processo ensi*o-a***ndizagem para se des*obrir convivendo
</line>
</par><par>
<line>
em *s*ala loca*, region*l, naci*n** e g*obal. A au*onomia
</line>
<line>
*ue a identida*e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c***dão con*ere é necessária pa*a expres*ar sua responsa*ilida*e **m o seu "lugar-
</line>
<line>
mund*", atrav*s *e sua identidad* territ*rial (PCN, E*sino Médio, p. 31).
</line>
<line>
Cha*ando atenção para o segundo *onto disposto na citação ac*ma, que fala sobr* os
</line>
<line>
alun*s terem *abi*idade de traba*har n* b*sca do re*peito às diferenças e *e *ma orga*izaç*o
</line>
<line>
s*cial mais justa, t*azemos Oliveira (20*8) que d*z: "como to*os *abemos, o ensino de uma
</line>
<line>
f*rma gera* e esp*c*ficamen*e o de g*ogr*fia passa por profunda *r*se. * saber ens*nado *stá
</line>
<line>
lo*ge de permitir aos jovens *eq*er entender * m*ndo, q*anto ma*s t*ans*ormá-lo".
</line>
<line>
Esse antago*ismo presente ent*e o apontament* do PCN e a fala de O*iveira é um dos *n*ícios
</line>
</par><par>
<line>
de que a fi*alidade do e*sin* de Geograf*a,
</line>
<line>
ape**r de ter mudado ao longo do* anos
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
a*ender ** dema*das de uma soci*dade em consta*te transformação, ainda não possu*, em sala
</line>
</par><par>
<line>
de aula, o
</line>
<line>
*xito esperado e descrito
</line>
<line>
na fala dos autores e **s do**mentos que norteiam os
</line>
</par><par>
<line>
*um** da ed*cação.
</line>
<line>
Retornando à Lacoste, vimos que suas contribuições foram impo*ta*t*ssi*as para a
</line>
</par><par>
<line>
Geogr*f*a (infeliz*ent*) ainda hoje servem de e
</line>
<line>
referência *ara muitos pesquisadores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*udios*s *a *eografia. I*fe*izmente por quê? Por*ue diante
</line>
<line>
do
</line>
<line>
**ual quad*o *m que se
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntra * *nsino de Geografia, a *b*a de Lacoste1 continua da*do c*nta de explicar parte da
</line>
<line>
no*sa re*lidade. *e hoje s*a obra fosse considerada totalmente obsoleta, de certo, significaria
</line>
</par><par>
<line>
*ue mudanças radica*s (essen*ia*s) teri*m
</line>
<line>
**or*ido - *
</line>
<line>
que não é o caso. Lacoste (2009)
</line>
</par><par>
<line>
sinte*izou * opinião da *opu*aç*o *m relação à Geografia como se*do:
</line>
<line>
U*a *is*ipli** ma*ante, mas ante* de tu** simpló*ia, pois, c*mo *ualqu*r um sabe,
</line>
<line>
"em geografia n*d* *á para entender, m*s é p*eciso ter m*mória..." De qualquer
</line>
<line>
forma, a*ós *lg*ns anos, os alunos não qu*rem mais o*vir falar d*ssas aulas que
</line>
</par><par>
<line>
enumeram, para ca*a reg*ão ou p*ra c*da país, o rele** - clima - ve*eta*ão
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
população - a*ricultura - cida*es - indústria* (LACOST*, 2009, p. 21) (**ifo
</line>
<line>
nosso).
</line>
<line>
*iante da análise fei*a pel* au*o* em 19*6 p*deremos ver, nos do*s próxi**s
</line>
</par><par>
<line>
s ub* í t ul os , * *ue m udou e o
</line>
<line>
que p*rm*nec* ig*al no *ue d*z re*peito à op*niã* das pessoas
</line>
</par><par>
<line>
so*re a *eografia esco*ar.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 1*, n. 6, ar*. *, p. 103-117, no*./dez. 2*15
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um E*pectro Ronda A Geogr*f*a
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
3 ME**DOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A G*ografia es*ola* na vis** dos al*nos
</line>
</par><par>
<line>
Em pesqu*sa rea*izad* c** estudantes da Re** *úbli*a do Estad* *o Rio de Jan*iro,
</line>
<line>
para a elaboraç*o do me* TC* (2*11), pude*o* *valiar a p*rcepção d*s alunos do *nsino
</line>
<line>
Médio sobre o ensino de *eogra*ia em suas **colas. *lé* da entrevista com o* alun*s, nos*a
</line>
<line>
análise pôd* se* aprofundada pela* conversas inform**s com os professore* e pela ob*ervaç*o
</line>
<line>
de aula, r*alizadas duran*e o segundo ano d* *stágio Superv*sion*d*. * ent*e*i**a em *ues***
</line>
</par><par>
<line>
poderá contribu*r para
</line>
<line>
nossa pesquisa il**trando a reflex*o apresentad* até aqui s*bre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*contentame*to dos alunos com a Geogra*ia escolar e a **eficácia com que ela te* sido
</line>
<line>
trabalhada nas sala* de a**a.
</line>
<line>
A entr*vista realizada con*inha as seguintes pergu*tas:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
explíci*o que as respostas deveri*m *er p*ssoai*. *or isso, ao
</line>
<line>
invés de simplesment*
</line>
</par><par>
<line>
per*untar*os "O q*e é Geo**a*ia?" optamos por perguntar "O que é Geogra*i* para você?".
</line>
<line>
*ode pa*e*er um det*l*e muito si*ples, porém a *scola aca*a levando * aluno a acreditar que
</line>
</par><par>
<line>
*ara ****as pergu*tas, só existe* doi* ti*os de respostas, a cert* a erra**. Para a maior e
</line>
<line>
parte dos estud*ntes, ainda é difícil acre**tar que *lguém d**e*a *ealmente ouv*r o que te* a
</line>
<line>
dize*, o *ue *l* pensa e n** apenas que ele r*pi*a o que ap*endeu nas aulas de forma pron*a e
</line>
<line>
a*abada.
</line>
<line>
*s *es*ltados obtidos c*m *s entrevis*as mostraram **e os alu*os têm ex***ma
</line>
<line>
dificulda*e ** def**ir o *ue é Geografia. Qu* nã* possuem cla*eza do seu obje*o de estudo e
</line>
<line>
também não vee* *tilida*e *os s*be*es geográficos trabalhados *m sala de aula para sua vida
</line>
<line>
cotid*a*a. Mesmo os *lunos entr*vistados que a*irmaram uti**zar um ou mais co*hecimentos
</line>
<line>
geog*áf*cos a*rendidos em sala de aula no seu *i* a dia, na hora de explicar quais eram est*s
</line>
<line>
conh*cimentos util*z**os, escreveram *er*os ale**ó*ios que el*s ouvira* em sala de a*la, não
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, *e*esina, v. 12, n. 6, a*t. 7, p. *03-*17, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. G. Reis, N. A. Kaerch*r
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
consegu*ndo exp*ic*r
</line>
<line>
como aquel*s con*eúdos lhes eram ú*ei*. Vejamos algumas dessas
</line>
</par><par>
<line>
resp*stas:
</line>
</par><par>
<line>
Al*no 1: "Globalização, reforma agrária, espaço geo*rá*ic* e etc.".
</line>
<line>
Aluno 2: "Meio ambiente é o que mais prati*o".
</line>
<line>
Aluno 3: "No *ia a dia **ilizamos o conhecimento s*br* ONU, PIB, BIRD qu* o* jorn*is *a
</line>
<line>
televis*o sempr* falam".
</line>
</par><par>
<line>
Aluno 4: "*o*re o plane** Terr*, a litosfer*, a poluição *t*osfér*ca e *uitas outras coi*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sim apr*ndemos e uti*iza*os nosso dia-a-dia algumas coisas"
</line>
</par><par>
<line>
Na fala d* alu*o 3, podemos perceber que, apesar de a pergunta *er sido el*b*rada
</line>
<line>
par* s* obter um* resposta pes*oal, \Quais o* *onhecim*n*os ge*gráficos apr*ndidos em sal*
</line>
<line>
de aula, v*cê utiliza em seu dia a dia?\, o a*uno responde no pl*ral: "*o d*a a dia utilizamos o
</line>
<line>
c*nhecim*nt* so*re *NU, PIB, BIRD que os jornais da t*l*vi*ão sempr* falam". Ao
</line>
<line>
questionar o a*uno *obr* o *ignificado d*ss*s siglas, *le riu e **spondeu: "*e* não, fêssora". *
</line>
<line>
resposta do aluno 4 ta**ém é curiosa * nos faz pensar *obre q*e ti*o de conhecimento sobre a
</line>
</par><par>
<line>
l*t*sfera *m al*no do Ensino Mé*io
</line>
<line>
u*iliza no seu
</line>
<line>
c*tidia**. As r*s***tas n*s le*a*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acr*ditar que os aluno* não cr*em de
</line>
<line>
fato que utilizam algum conhecimento g*ográ*ic*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
seu dia
</line>
<line>
a dia, p*rém, res*ondera* que *im, *ue utilizam, achando *ue aqu*la seria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"resposta" certa. Daí a dificuld*de em apontar quais são esses co*heci**ntos, pois mesmo na
</line>
<line>
tentativa de *esponder o "certo" não sabiam o que seria adequado cit*r.
</line>
</par><par>
<line>
As entrevist*s fora* mui*o sig**fi*ati**s e eluci*aram bem o *ipo
</line>
<line>
de Geografia
</line>
</par><par>
<line>
presente naquelas salas de aula. Além
</line>
<line>
dis*o, as declaraç**s dos *studantes aca*aram
</line>
</par><par>
<line>
levantando várias outras qu*stões **e
</line>
<line>
precisam *er an*lisad** e deb*tidas. Uma das aluna*
</line>
</par><par>
<line>
afirma
</line>
<line>
que a d*sciplina geografia "fácil, por*** é só estudar * *prender ou até mesmo é
</line>
</par><par>
<line>
grav*r", *evant*ndo o deb*te *obre a memorização enqu*nto
</line>
<line>
prática de
</line>
<line>
ensino. Outro aluno
</line>
</par><par>
<line>
*iz que não *tili** nenhum conheci*ento geográfico em seu cotidian*, pois no mom*nto sua
</line>
<line>
escola care*e de professor d* Ge**rafia. Muitos e*ros gramaticais estã* prese*tes, m*s o que
</line>
</par><par>
<line>
*ais chamou nossa atençã* a *uantidade de alunos é
</line>
<line>
*ue elaboraram frases complet*me*te
</line>
</par><par>
<line>
sem senti*o. Há uma *rande dificuldade e* le*, *screver, f*rm*lar frases *imple*, elaborar
</line>
</par><par>
<line>
linhas de racioc*n*o c*esas e
</line>
<line>
*om *rgumentaçã* coerente. Isso dem**str* q*e não apena*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
en*ino de Geogr*fia "está mal
</line>
<line>
das perna*", mas *ue há uma prec*rieda*e
</line>
<line>
*eral do ensino
</line>
</par><par>
<line>
nessas *sco*as.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, *. 103-1*7, n*v./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Es*ect*o Ronda A Ge*gr*f*a
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 #G*og*afi*, alun*s * redes s*ciais virtu*is
</line>
</par><par>
<line>
Para il*strar um *o*co mais da o**nião dos estud*ntes sobre a Geogra*ia escolar
</line>
</par><par>
<line>
*eci**mos pesquisar
</line>
<line>
no Faceboo* que, atua**ente, é a pr*n*ip*l2 rede *o*ial *tilizada por
</line>
</par><par>
<line>
cr*anças, jovens e adultos no Brasil. Devid* ao g*ande número
</line>
<line>
de acessos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**mpa*tilh*mentos nessa re*e *oc*al, ela acabou se tornando
</line>
<line>
um bom termômetro da
</line>
</par><par>
<line>
*e*eptividade e rejeição de ac*ntecimento* e tem*s va*iados pelos seus usuário*. Nesse
</line>
<line>
*enti*o, fomos b*scar n* Facebook o *ue t** sido *ompart*l*ad* s*bre a G*ogra*ia es*olar.
</line>
</par><par>
<line>
Para isso, como pod**os ver *a *igura
</line>
<line>
1, fizem*s uma pes*uisa atravé* do hashtag
</line>
</par><par>
<line>
"#*eografia". Hashtags são pal*vras-ch*ve a*tecedid*s pelo *ím*olo "#", que in*icam o
</line>
<line>
assunto q*e está sendo discutid* em te*po real *o Twitter. Recen*emente, o recurso também
</line>
<line>
f*i adici**ado a* Fac*book e Instagram. * *usca através da rede social vir*ual co*p*ementa
</line>
</par><par>
<line>
a pesquisa apres**tada no subtí*ulo anterior ilustra o sentimento de algun* alunos em e
</line>
<line>
**lação ao ensin* de **ografia em suas e*colas.
</line>
<line>
Figura 1 - *e*qu*sa ** Fa*eboo* atr*vés *o recur*o has**ag (#)
</line>
</par><par>
<line>
Organi*a*ão: *EIS, 2014.
</line>
<line>
O que p*de*os p*rceber com es*a pesquisa foi que não exi*tem muitos h*shtag*
</line>
</par><par>
<line>
sobre Geogr*f*a. Porém, *s que existem, são u*a *oa mostra da discuss*o *ue vimo* a
</line>
<line>
levanta*do ao long* dest* *apí*ul*. Ana*i**mos e classificam*s as postagens em t*ês grupos,
</line>
<line>
que *hamare*os de F1, F2 e **.
</line>
<line>
O grupo F1 (figura 2) é marcad* por p*stag*ns pur*ment* informativas, ou se*a, *ue
</line>
<line>
não possue* *uízo de val*r s*bre o ensino d* Geo*r*fia.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-1*7, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. G. *eis, N. A. Kaerc*er
</line>
<line>
*12
</line>
<line>
Figura 2 - Pos*agen* do grup* F1
</line>
</par><par>
<line>
Organização: R*IS, *014.
</line>
<line>
Dentre tod*s as p**tag*ns que co*têm "#geogr*fia" a **ior *arte delas se in*ere no
</line>
<line>
grupo F1. * *pesar de nã* ter grande relevância para no*sa pes*ui*a, opt*mos por ilu*tra* este
</line>
<line>
grupo p*ra que o leit*r tenha a possibil*dade de t*r uma v*sã* *eral do que vem se*do
</line>
<line>
**mpar*ilhado nessa r**e social sobr* o ensino de Geografia.
</line>
<line>
*s post*gens cla*sificadas c*mo perten*entes ao g*upo F2 são ex*lusi*am*nte d*
</line>
<line>
alunos *a gr**uaç*o *u p*s-graduaç*o em *eografia. Ess* é o grupo com o menor número de
</line>
<line>
postagens e * maio* parte delas está associada a c*mpa***lhamento de i*formações como
</line>
<line>
pesquisas estatísticas, excertos de livros *e Geografia *u ain*a fot*s *os *studantes reu*idos.
</line>
</par><par>
<line>
A únic* posta**m que p*ssui r*levâ*cia para nossa pesquisa é a *e uma *raduand*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Feder*l do P*rá (figura 3).
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ra 3 - Postagem grupo F2
</line>
</par><par>
</page><line>
*rganização: R*IS, 2*14.
</line>
<line>
Es*a postagem nos cha*o* muito a atenção, princ*palm*nte, na parte *m que diz: "É
</line>
<line>
mui** importante saber que nós, f**uro* geógrafos, *ode*os levar * Geografia *ara dentro das
</line>
<line>
*s*olas de *ma *orma diferent*, int*re*s*nt* e muito mai* além do qu* co*sta *os liv*os
</line>
<line>
*i*áticos". Se a estudante afirma que há po*si**lid*d* de levar a Geogra*ia de outr* forma, o*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2*15 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Espect*o Ronda A Ge*g*afi*
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
seja, de um jeit* *nte*es*ant* para dentro d*s es*olas, é c**to que e**
</line>
<line>
a*redita que hoje
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Geografia não
</line>
<line>
atrai os alunos por se* *esinteres*ante. *lém dis*o, o pequeno dep*imento
</line>
</par><par>
<line>
co*oc* em e**dência
</line>
<line>
u*a das per**nências presentes no ensino *e Geografia, que é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*tilização
</line>
<line>
do
</line>
<line>
livro d*dát*c* como pri*cipal e, às vezes, a única ferram**t* utili*ada p**o
</line>
</par><par>
<line>
profess*r.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Kimura (2008), * **ua* geraçã* do* livro* didáticos pos*ui um* *ualidad*
</line>
<line>
extremamente *upe**or a*s *ivr*s utilizados na época da ditadura *ili*ar, *or*m é impo**a**e
</line>
<line>
*ue o professor fi*ue atento quanto *o ***o *e *tiliza*ão dess* recurso, pois tanto *m como
</line>
</par><par>
<line>
outro t*po *e
</line>
<line>
livro serão equivalentes se o s*u uso for mecânico e
</line>
<line>
s* ele constituir, *o*o
</line>
</par><par>
<line>
u*ualmente tem *contecido, em um li*ro-guia, o mes*re do e*sino-apre**izagem (KIMURA,
</line>
<line>
*0*8, p. 26).
</line>
<line>
* aut*ra, em segui**, p*ossegue faz*ndo um apon*ame*t* de *omo o livr* *idátic*
</line>
<line>
deve ser *ti*izado pelo pr*fessor p*ra q*e el* possa en*iquecer a sua prática e nã* limitá-la.
</line>
</par><par>
<line>
S* o
</line>
<line>
livro didát*co *or util*zado como um ma*erial *uxili*r d* ap*io ao t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
d**ático do *rofessor, es*e poderá apoderar-se do m*sm*, da mesma *aneir* como
</line>
</par><par>
<line>
e*e po*e apropri*r-se
</line>
<line>
*as diversa* míd*as. O l*v*o di*á**co *erá, a*s**, uma *entre
</line>
</par><par>
<line>
tod** as *utras mídias. Desta m*n*ira, esse **teria* poder* *penas fazer parte do
</line>
</par><par>
<line>
*cervo de es*ratégias p*ra
</line>
<line>
elaboração d* faz**-pensar do professor, que poderá,
</line>
</par><par>
<line>
assi*, co**truir sua auton*mia, nã* se coloc*ndo como um r*fém do livro didático
</line>
<line>
ou d* *u*lquer out*a tecnologia *ducacional (Ki*ura, 20*8, p.26).
</line>
<line>
Na postagem da e*tudant* d* UFP*, vemos ainda, a satisfaçã* pel* esco*ha da
</line>
<line>
lic*ncia*ura *iant* da possibilidad* de poder contr*buir *ara um ensino *e *eog*afia diferen*e
</line>
<line>
d* atual, ou seja, qu* não se **s**inja ao livro didát*co ou a qualquer ou*ra pe*manê*cia que
</line>
</par><par>
<line>
torne Geografi* a
</line>
<line>
esc*lar desinteressante p*ra alunos que a es*u*am. Voltand* às d*mais
</line>
</par><par>
<line>
p*sta*ens enco*tradas no *acebook, chegamos *o grupo F3 (figuras 4 e 5).
</line>
<line>
Fi*ura 4 - *ostagens grupo F*
</line>
</par><par>
<line>
Organização: REIS, 20*4.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 12, n. *, art. 7, *. 103-117, n*v./dez. 2*15
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. G. *eis, N. A. Kaercher
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Nest* grupo, *nquadraram-se as *ostagens marc**as por críticas e r*clamações, dos
</line>
<line>
alunos d* Educ*ção *ásica, sobre suas aulas de Geografia. O desabafo desses estudantes *as
</line>
<line>
rede* sociais * m*is uma pequena mostra do *es*ontent*mento d*s alun*s *om o atu** ensino
</line>
<line>
de Geo*rafia pre*e*te nas sa*as de aula.
</line>
<line>
Figu*a 5 - Postagens grupo F3
</line>
</par><par>
<line>
O**an*za*ão: REIS, 2014.
</line>
<line>
Pe** que pudemos ve* nas pub*ica*ões apr*sentadas (figuras 4 e 5), as p*inc*pais
</line>
<line>
*e*lama*õ*s d*s alunos atesta* que as aulas de Geografia **o c*atas, tedi*sas e q*e ch*gam a
</line>
<line>
dar sono. A*guns r*clamam *ind* dos p*ofessores, q*e p*los relat*s, p*recem da* aulas
</line>
</par><par>
<line>
es*encia*men*e explicati*as, u*iliz*n*o, talvez,
</line>
<line>
apenas sua própria voz. * último relato que
</line>
</par><par>
<line>
exp*sem*s mostra ainda * falta de clareza sobre a ut*li*ade da Geografia esco*ar. Ainda que
</line>
<line>
em tom d* piada, o que a aluna *s*reve na sua pá*in* pessoal é que, *ar* ela, a Geograf*a *ó
</line>
<line>
s*rve, *e **to, *ara a lo*aliz*ção de lugares e/ou fenômenos.
</line>
<line>
A*es*r de não te* si*o via Facebook, uma p***i**ção e* o*tra red* so*ial vi*tual
</line>
<line>
(*witer) também **s c*am** ba*tante a atenç*o por *eu *onteú*o extremamente host*l.
</line>
<line>
Vejamos *baixo:
</line>
<line>
Figura 6 - *ostagem via Twite*
</line>
</par><par>
<line>
Organiz*ção: *EIS, *014.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-11*, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*m *spectro Ron*a A Geog*afia
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
Ess* relato tra* *resente não só o desco*tentamento de *ais uma a*una com o ensino
</line>
</par><par>
<line>
de G*ografia, mas também evidenci* o
</line>
<line>
que fal*v*m*s anterior*ent*. A mem*rização (ou
</line>
</par><par>
<line>
d*coreba) ai*d* está
</line>
<line>
fortemente p*esente nas sa*as de a*la. Os alunos, ind*pende*te *e
</line>
</par><par>
<line>
*pr*nde**m
</line>
<line>
**
</line>
<line>
não
</line>
<line>
os conteúdo*, os memorizam pa*a aplic*-los nas a*a**ações e, assim,
</line>
</par><par>
<line>
conseguire* a aprovação.
</line>
<line>
Esses dados *os faz*m a*reditar que não podemos parar a análise por aí. O diagnósti*o
</line>
<line>
*eral é que * ens*no d* Geogr*f*a p*ecisa m*lhorar. Logo, é necessári* não *ó apo**armos os
</line>
</par><par>
<line>
as*ecto* que *rec*sam ser mudado*. É necessário, també*, i*vestigarmos o porquê de
</line>
<line>
cad*
</line>
</par><par>
<line>
um desses as*ectos es*a**m pres*ntes *o ensino de Geograf*a e qu**s as difi***dades de
</line>
</par><par>
<line>
sup*rá-l*s. Muito da pr*cariedade do ensin*
</line>
<line>
de Geografia está atrela*o ao
</line>
<line>
contexto em que
</line>
</par><par>
<line>
*l* está inserido. E se
</line>
<line>
hoje a G*ografia contin*a
</line>
<line>
não *ati*fazend* nem aos
</line>
<line>
alunos, n*m aos
</line>
</par><par>
<line>
professores que a min**t*a*,
</line>
<line>
c*mo nos
</line>
<line>
apont*va Ol***ira (2*08), é prec*so inve*tigar *s
</line>
</par><par>
<line>
mot*vos q*e *eva* a is*o - tanto os que
</line>
<line>
se encontra no chão
</line>
<line>
da* *alas de aula, quanto nas
</line>
</par><par>
<line>
in**âncias que extrapolam os muros da escola.
</line>
<line>
Aqui, então, surge a*g*m qu*stionamento que podem ser nor*eadores des*a
</line>
<line>
pro*lemát*ca ** questã* e que pod*m au*ili*r a reflexã* do* professores: "P** que ainda hoje
</line>
</par><par>
<line>
a *eografia é vista
</line>
<line>
por tantos alun*s
</line>
<line>
da Educa*ão Básica como uma disc*plin*
</line>
<line>
t***osa e
</line>
</par><par>
<line>
desligada de s*as
</line>
<line>
vidas *otidian*s?". "Será
</line>
<line>
que *oj* as aulas *e Geo*rafia ainda se p*em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
colocar o aluno a dec*rar o n*me dos p*in*ip*is rio* e seu* aflue*tes, bem como o nom* dos
</line>
</par><par>
<line>
Estado* e *uas capitais, ou
</line>
<line>
iss* *oisa do passado?". É verdade que muitas p**man*ncias é
</line>
</par><par>
<line>
ins*st** em fazer part* da Geog**fia escolar, mas será que sã* e**as perman*ncias as
</line>
</par><par>
<line>
r*sponsávei* p*los rótulos que o ensino de Geografia t*m recebido ao longo
</line>
<line>
de vár*as
</line>
</par><par>
<line>
dé*adas? Qua** *s dif*culdades de ultrapassarmos *ertas *ermanências, como a memorização
</line>
</par><par>
<line>
e a f*agmentação
</line>
<line>
dos conte*dos,
</line>
<line>
no en**no de Geografia? Onde *e encontra* as *aízes do
</line>
</par><par>
<line>
descontentamento de alunos e *r**essores *om a Geo*r**ia e*colar?
</line>
<line>
5 CON*IDER*ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O ensino de uma Ge*grafia d*sc**ti*a, frag*entária, mnemônica, apolític* e distante
</line>
<line>
** re*lidade c*tidiana dos es*udant*s v*m aliment*n*o o tédio e * d*s*nteresse d* gerações de
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo* *ue p*ssam pela Educação Bási*a d* Rede Públi** d* Ens**o. *trav*s de
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
ent*e*ista realizada com alg*ns alunos d* Ens*n* Médio da R*de Es*adual do Rio *e Janeiro *
</line>
</par><par>
<line>
de uma busca *a
</line>
<line>
r*de social
</line>
<line>
do Facebook pudem*s
</line>
<line>
corrob**ar e ilustrar n*s*a
</line>
<line>
preocupação
</line>
</par><par>
<line>
em relaç*o à insat**fação
</line>
<line>
dos estud*ntes com o ensino de Geografia em su*s escolas. *ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresi*a, v. 12, n. 6, *rt. 7, p. *0*-*17, nov./dez. 2015
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. G. Re*s, *. A. *aercher
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
vendo u*ilida** n*s saberes trabalhados em sala de aula, os alunos não s* interessa* pel*
</line>
<line>
disciplina geo*r*fic* * ap*n*s deco*am seus conteúdos para apl*cá-los na hora da avaliação.
</line>
<line>
Não t*ndo a i*tenção de *a**r *ia*n*s*icos ou apontar possíve** sol*ções, p*ocuramo*,
</line>
<line>
ao longo de*te arti*o, evid*nciar a insati*fação do alunado em relaç*o à Geogr*fia es*olar e
</line>
</par><par>
<line>
lançar um co*vite à reflex*o por p*r*e dos d*cen*** de Geografia s*bre sua disc*plina de a
</line>
</par><par>
<line>
e*sino. Em nossa pesqui*a
</line>
<line>
pudemo*
</line>
<line>
percebe* que a memorização *inda se faz presente nas
</line>
</par><par>
<line>
*ula* de Geografia,
</line>
<line>
*orém *ão mais na *or*a d* lo*gas
</line>
<line>
listas a serem decorada*,
</line>
<line>
ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
*omo método, *as sim co*o objetivo
</line>
<line>
f*nal. Isso sig*ifica que pouca import*ncia tem sido
</line>
</par><par>
<line>
da*a em r*lação a tod* o processo de *nsino-*pren*izagem em d**rimen*o das avali*ções. Se
</line>
<line>
o *lu** atinge * nota ou c*nceito mí*imo para aprova**o, pouco importa se el* *prendeu de
</line>
<line>
fato ou não aquilo que *oi en*inado d*rante o a*o letiv*. Ma* *sso nã* acontece ape*a* co* a
</line>
</par><par>
<line>
G**grafia escolar. Basta *lh*rmos
</line>
<line>
as e*tatísti*as
</line>
<line>
que ver*mos a quan*idade de analfabetos
</line>
</par><par>
<line>
funcionais que saem
</line>
<line>
*as escol** todos os anos com s*us *iplomas
</line>
<line>
da *ducação *ásica n*s
</line>
</par><par>
<line>
mão*. Ao levantarmos *sse* *robl*mas *br*mos e**aço para a reflexão e d**cussão acerca do
</line>
<line>
tipo d* Geografi* que t** sido *evada p**a de*tro das salas de aula, Geogr**ia essa que,
</line>
</par><par>
<line>
muita*
</line>
<line>
vez*s, re*lme*te não passa de uma "descrição desint*ressada do **ndo", como
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
d*nunci**a L*co*** em 1976.
</line>
<line>
REF*RÊN*IAS
</line>
</par><par>
</page><line>
BRASIL. Lei de Di*e*rizes e Bases da Educ**ão N*cion** - LDB Le* nº 9394/*6. *rasília:
</line>
<line>
MEC/SEF, 1996.
</line>
<line>
_______. Minist**io d* Educação. Parâmetros curriculare* *ac*on*is (Ens*no Mé*i*).
</line>
<line>
Br**ília: MEC/S*F, 1*97.
</line>
<line>
C*LLAI, H. *. A G*ografia n* E*sino M*dio, T*rra Livre, São P**lo, n.14, jan.-*ul. 1999.
</line>
<line>
CAV*LCANTI, L. S. G*ografia, esco*a e cons*rução de conhe*im*nto*. Campinas:
</line>
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Papirus, 2011.
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<line>
*IMURA, S. Geog**fia no Ensino B***co. São Paulo: contex*o, 2008.
</line>
<line>
LA*OSTE, Y. A Geogra**a: isso ser*e *m *r*meiro l*g*r, para f*z*r a gue*ra. Ed. *5ª.
</line>
<line>
São Paulo: Papir*s, 20**.
</line>
<line>
OLIVE*RA, A. U. Para ond* vai o ensino de geografia? São P*ulo: Contexto, 2008.
</line>
<line>
PEREI*A, D. *eografia escolar: Co*teúdos e/** obje**vos? Caderno P*udentino *e
</line>
<line>
Ge*grafia, *residente Pr*den*e, v.27, **i*ão espec*al, d*z. 200*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2*15 w*w4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Um Esp*ctro Rond* A Geog*afia
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
VE*ENTINI, J. W. P**a u*a *eogr*fia críti*a *a es*ola. S*o Paulo: E*i*ora do *uto*,
</line>
<line>
2008.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar *ste Arti*o, conforme ABNT:
</line>
<line>
REI*, S. G.; KAERCH*R, *. A. Um Espectro Ron** A Ge*gra*ia: O Espect*o Da *emori*ação. Rev. FSA,
</line>
<line>
Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 7, p.103-117, nov./dez. 2*15.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s Autores
</line>
<line>
S. G. Reis
</line>
<line>
N. A. Kaercher
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planej*ment*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpr*ta*ão dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oraçã* do rascunho ou na revis** crít*ca do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* n* aprova*ão da versão final *o ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/***ista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)