<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 7, *. 103-117, nov./dez. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Um Espectro Ronda A Geografi*: O Espec*ro Da Memorização </line>
<line> A Specter Is Ha*n*ing Geogr*ph*: The Sp**trum Of Memory </line>
</par>
<par>
<line> **brina Guima*ães Reis </line>
<line> Mes*ra em *e*grafia pe*a Universida** Fede*al do Rio G*and* do Sul </line>
<line> *-m*il: sabr*na.geo@hotmail.com </line>
<line> Ne*to* André Kaercher </line>
<line> ***torado em *eografia pela U*iversida*e de São Paul* </line>
<line> Professor da Uni*er*idade Federal d* Rio Grand* do *ul </line>
<line> E-mail: **storan*re*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*e**ço: Sabri*a Guimarães Reis </row>
<row> *u* do Matoso, *25, apto 438, P*aça da Bandeira, Ri* de </row>
<row> J*neiro, RJ. - Bras*l, CE*: 20*70-13* </row>
<row> Endereço: *es*o* André Kae*che* </row>
<row> Universidade *ederal do Rio Grande do Sul, Facu*dade </row>
<row> de Educaçã*. A*. P*u*o G*ma, s/n *réd** 12201 - 9o </row>
<row> andar Fa*r*upil*a Porto Ale*re, RS - Bra**l </row>
</column>
<column>
<row> *ditor Científico: Tonny *erley *e *lencar Ro**i*ues </row>
<row> *rtigo re*ebido em 13/**/2015. Últ*ma vers*o </row>
<row> recebid* em 06/*9/2015. Apr*vado em 0*/10/201*. </row>
<row> Avaliado **lo sistem* Triple Review: *) Des* R*view </row>
<row> pela Editora-Ch*f*; e b) Doub*e Blind **view </row>
<row> (a*aliação cega por dois *valia**res da área). </row>
<row> Revisão: Grama*ical, Nor*ativa e de Formatação. </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. G. R*is, N. A. K*e*cher </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pre*ent* a*tig* consiste em u* recorte do primeiro c*pítulo da </line>
<line> *iss*r*ação d* mestrado, </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*a à Univers*da** Federa* do Rio *rande *o *ul, cu*o título original * "A Ge*grafia </line>
<line> escolar *em tudo pra ser e n*o *. *or *uê?". Aqui pr*curamos apr*sen*ar a discuss*o </line>
<line> introdut*ria da dissertação que objet*va *ol*car em evidência o desconten*ament* de a*unos e </line>
</par>
<par>
<line> professores quanto *o ensino de *eog*afia na Ed*cação Básica (Ensino Fundamen*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Médio). </line>
</par>
<par>
<line> **lavras-chave: Ensino de Geogra*i*. *ac*ste. Memo**zaç*o. P*r**nências. </line>
</par>
<par>
<line> A*STRAC* </line>
</par>
<par>
<line> This art*cle consist* o* a snip o* the first chapter of the d*s*e*tation , pres*nted to the Fede*a* </line>
<line> *n*v**sity of Rio Gr*nde do Sul, whose or*gi*al ti*le is "Sch*ol Geogra*hy has e*erything to </line>
<line> be and is not. Because?". Here w* *ry to introduce *he introductory discuss*o* of the </line>
<line> di*sertatio* w*i*h aims to highlight the dissat*sfactio* o* students and teache*s on the </line>
<line> *e*ching of geography in bas*c ed*cation (pri*ar* and second*ry schools). </line>
<line> *ey Word*: G*og**phy *e*c**ng. Laco*te. M*m**iza*ion. *t*ys. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 12, *. 6, **t. 7, p. 103-*17, nov./*ez. 2015 </line>
<line> **w*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Espectro Ron*a A Geografia </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No an* de 1976, o geógrafo francês Y*es Lacoste publicava sua obra - A Ge*grafi*: </line>
<line> Isso serve em primeir* lugar, par* faz*r a gue*r*. Segu*do Moraes (2007), Lacoste **i o a*tor </line>
</par>
<par>
<line> que for*ulou a crític* mais radical da Geografia Tradiciona*. *utor afirmava que *ara O </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> senso comum a G*ograf*a não passava de "um* disciplina escolar e univers*tária, c*ja f*nção </line>
</par>
<par>
<line> seria a </line>
<line> de fornece* elemen*os de uma de*crição do m*ndo, </line>
<line> n*ma ce*ta </line>
<line> con*epção </line>
</par>
<par>
<line> \desinteressada\ *a cultura dita gera*" (LA*OSTE, 2009, p. 21). </line>
<line> *m sua obra, Lacoste no* alertava qu* o conheciment* geográfico po*ia ser dividido </line>
<line> em d**s planos, send* eles: Geograf*a dos Estados-Maiores * a *eogra*i* dos Professores. A </line>
<line> Geo*rafia dos *stados-Maiores se*ia a "*e**adeira Geograf*a", aque*a ligada à *rópria *rática </line>
<line> do poder. Essa Ge*gr*f*a se *á como ins*rumento para est*be*ecer *stratégias *e a*ão pa*a o </line>
<line> domín*o d* espaço terrest**. No outro **ano, poderíamo* v*r a Geograf*a do* Pr**essores, que </line>
</par>
<par>
<line> resu*i*amente possui duas funçõ*s: a primeira </line>
<line> *elas é </line>
<line> a de mas*arar a ex*stência da </line>
</par>
<par>
<line> *eo*raf*a dos E*tados-Maiore*. Fazer *om que a sociedade </line>
<line> t*nha a *eo*raf*a como uma </line>
</par>
<par>
<line> me*a disci*lina *s*olar purame*t* de*c*itiv* e sem util*dade algu*a para a *ida cotid*ana. A </line>
</par>
<par>
<line> segunda é levanta* dados para * Geograf*a </line>
<line> dos Estados-Maiores d* *aneira camu*lada. </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> ge*grafo francês enxergava a Geografi* como instr*mento ** do*inação da burg*esia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p***unha a *eografi* Crítica como inst*umen*o *e denún*i* e c*mo a*ma de *o*bate que </line>
<line> pode ser usada na supera*ão da ordem cap**alista. </line>
<line> Lacoste (2*09) também ch*ma a *tençã* *a*a outro fat*r importa*te que é a dicoto*ia </line>
<line> *xistente entre a visão fra*men*ada e a v*são do todo. O *stado ou a g**nde emp*esa, que s*o </line>
<line> os pr*ncipais detentores do poder, se*pre po**uem uma visã* integ*a** *o *s*aço, d*d* pela </line>
</par>
<par>
<line> i*tervenção a*tic*la** </line>
<line> em vários l*gares. Por outro lado, o cidadão c*mu* te* uma visão </line>
</par>
<par>
<line> fracionada do espa*o, pois </line>
<line> só con*ebe os lugares abarca*o* po* sua *ivência co*id*ana, * s* </line>
</par>
<par>
<line> *sporadicamen*e *ossui informações d* </line>
<line> realidade de outros *ug*r*s (atrav*s da *ídia, por </line>
</par>
<par>
<line> e**mp*o). *inda que o i*d*víduo possa viaja* e co*****r muito* lugares, essa consciên*ia se </line>
</par>
<par>
<line> dá de uma forma parcial, diferente**nte do Esta**, q*e possu* uma visã* ar*icu*a** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> esp*ç*, uma vez **e age sobre *odos os lugares, e isso *caba por se **an*f*rma* em arma de </line>
</par>
<par>
<line> dominaç*o. De acord* com o *omento hist**ico vivido n* época, a obra </line>
<line> *e Lacoste f*i </line>
</par>
<par>
<line> fu*da*e*ta*, pois criticava * *i*o de Geografia *r**ente na* sala* de a*la, apon*ando **a </line>
</par>
<par>
<line> *erdadeira **sênci*, *té então </line>
<line> escondida s*b a másc*ra *e um saber *nciclopédico e *em </line>
</par>
<par>
<line> utilida*e. A </line>
<line> começar p*l* tí*ulo *orte que *hama * atenção A Geo**a**a: Isso s*rve em </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> primeiro l*gar, </line>
<line> pa*a fa*er a </line>
<line> guerra - * obra d* g*óg**fo fr*ncês </line>
<line> nos faz pensar so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. *2, n. 6, *rt. 7, p. **3-117, nov./de*. 2015 </line>
<line> w**4.fsa**t.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Reis, N. A. Kaercher </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> *tilidade e impor**n*ia do* co*hec*me*tos geográf*co* pa*a a vid* cot***ana e exe*cício de </line>
<line> po*er. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Estudar geografia... por q*ê? par* quê? </line>
<line> Para que se construa um sa*er consciente, tanto p*r parte dos alunos qua*to por pa*te </line>
<line> dos professore*, é n**essári* q*e se te*ha clar*za do obj*to *e *s*udo e* questão, *em c*m* </line>
<line> de su* utilidade práti*a e importânci*. Por i**o, é in**r*ssa**e que fa*a*os uma r*flexão, </line>
<line> ainda que *re*e, so*re * impo*tâ*cia do ensino de Geografia. </line>
</par>
<par>
<line> No pas*ado **o*rafia escolar f*i *ustentad* *or seu papel a </line>
<line> de d*fusora de um* </line>
</par>
<par>
<line> ideologia naci**alista * pa*r*ótic*. De acor*o c*m *esenti*i (2008, p. 32) somava-s* a este </line>
<line> p**el: </line>
<line> Incu**ar a i*eia de que a *o*ma Estad*-nação é nat*ral e eter*a; a*agar da me*ória </line>
<line> col*tiva *s *o*mas ante*iores de or*aniz*ção espacial da(s) sociedade(s), t*is como </line>
</par>
<par>
<line> as Ci*ad*s-es*ado*, os feudos, *tc.; ena*tece* o \nosso\ </line>
<line> Estado-nação (ou \país\ </line>
</par>
<par>
<line> termo m*i* ligado ao ter*itório e menos à h*stóri*), *esta*ando sua potenc*ali*ade, </line>
<line> su* *riginalidade, o \fu*uro\ *lorios* *ue o esperav*. </line>
<line> Porém, com o *urgimento do m*v*mento de ren*vaç*o ** pensame*to geográfico, </line>
<line> ess*s finalida*es fo*am *ont*stadas e post*s em **equ*, já que o movimen*o de ren*vaçã* </line>
<line> busca*a **mper com a Geografia Tradicional e seus pre*supostos. *oje é pos*ível *firmar qu* </line>
</par>
<par>
<line> "a *iss*o, </line>
<line> quase sa*rada, da *eo*rafi* *o en*ino é a de </line>
<line> alf*beti*ar * *luno n* l*itura do </line>
</par>
<par>
<line> e*pa*o geográfico, em suas diversas escalas e confi**r*ções" (PERE*R*, 2005, *. 151) (grifo </line>
<line> do autor). P*is é a leitura * anál*s* do e**a*o que auxiliam n**sa *ompreens** d*s d*f*renças </line>
<line> s*cia*s, *ult*rais * polític*s da no*sa sociedade. A alfabe*ização do espa*o vai bem *lém da </line>
<line> decodi*icação de *ímbolos. *la impl**a permitir que o *uje*to consiga *ecifrar e interp*etar o </line>
<line> espaç* à sua v**ta, compreendendo os fenômenos em seu constante proces** de to*ali*açã* e </line>
<line> percebendo as possibilida*es de a*uação sobre ele. </line>
<line> Para Cavalcanti (201*, p. 11), * pa*el d* ens*no de Geo*rafia é "prover ba**s e me*** </line>
<line> de dese*volvimento e **pl*ação da capa*idade dos al*nos de apreensã* da realidade do *onto </line>
<line> de vis*a da e*pacialidade, o* seja, da co*pre*nsão do pape* do espaço n*s práticas soci*is e </line>
<line> dest*s na *onfiguração do espa*o". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**si*a, v. 12, n. 6, *rt. *, p. 103-117, nov./d*z. 20*5 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Espectro Ro*da * Geografia </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> No trecho *baixo, *liveira (*00*, p. 42), sintetiza *ui*o bem a importância da </line>
<line> Geografia * o seu p*pel *o *nsin* *undam*n*al * Médio: </line>
<line> A geog**fia, como as demais ciê*ci*s que fazem parte do cu*r*culo de 1o e 2o graus, </line>
<line> pr**u*a *esenvolv** no alu*o a capacidade *e o*servar, a*alisar, int*rpre*ar e pensar </line>
<line> criticamente a realidade tendo em vista a su* tr*nsfo*mação. *s*a realid*de * uma </line>
<line> totalidade qu* envolv* *ociedade e natur*z*. Cabe à *eografia lev*r a compree*der o </line>
</par>
<par>
<line> e*paço pro*uzido pela socied*de e* </line>
<line> q*e v*vemos hoje, s*a* desigua*dades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> contradições, *s relações de produção q*e n*la s* de*envolvem e * apropria*ão qu* </line>
</par>
<par>
<line> essa sociedade faz da *atu*eza. </line>
<line> Para entender </line>
<line> e*se *spaço pro*uz*do, é necessário </line>
</par>
<par>
<line> entender a* relaç*es </line>
<line> entre os homens, pois dependendo *a forma como el*s *e </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizam para a pr*du*ão e distr*bu*ção dos bens ma*eria**, o* *spaços </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> produzem vão adq*irindo determi*adas formas que materializam e*sa *rganiza*ão </line>
<line> social. Neste sentido, a geogra*ia expl*ca c*mo as so**eda*es produ*e* o espaç*, </line>
<line> co*for*e seus inte*esses e* d*te*min*dos momentos his*óricos e que ess* processo </line>
<line> implica uma tran*f*rma*ão cont*nua. </line>
</par>
<par>
<line> "* educ*ção para * cidadan*a * </line>
<line> um desafio para o ensino de nível *éd*o, * a </line>
</par>
<par>
<line> Ge*grafia é uma das *ossibilidad*s e * </line>
<line> s*u c*nte*do p**e s*r trabalh*do d* forma que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aluno co*strua a sua cidadania" (CA**AI, 1999, p. 7*). Assim, cabe a nó* nos ***guntarm*s </line>
<line> c*mo a Geografia pode *ontrib*ir na forma*ão d* alu*o e*quanto *idad*o. Segundo Giroux </line>
<line> (1*86) apud Callai (1999), "o* teóric*s educ*cionais e, mais precis*mente, uma teoria da </line>
<line> educação *ara a cida*ania, terão que com*inar crítica *ist*ric*, ref*exão críti** e ação social". </line>
</par>
<par>
<line> A *utora vai além </line>
<line> afirmand* que os cont**dos *bordado* em sala de a*la *evem as*umir a </line>
</par>
<par>
<line> t*íplice função de "res*atar o conhecim*nto pr*d**id* cie*tifi**mente, reconhece* e va**rizar </line>
</par>
<par>
<line> o conhecimento que </line>
<line> cada um traz *onsigo, como result*do de sua pró*ria vida, e d*r um </line>
</par>
<par>
<line> sentido s*c*al para es*e sab** que re*u*ta". </line>
<line> Vej*mos, segundo os Parâmetr*s *u****ular*s Nacionais, a final*dade da *eo*rafia no </line>
<line> Ensino Fun*amen*a* e Médio: </line>
<line> No Ensino Fundame*ta*, o papel d* Ge**raf*a é "alfabetizar" o aluno e*paci*l*ente </line>
</par>
<par>
<line> em suas diversas </line>
<line> *scala* e con*igurações, d*n*o-l** sufi*ien*e capacitação </line>
<line> p ar a </line>
</par>
<par>
<line> manipular </line>
<line> noções d* pais*gem, espaço, na*ureza, </line>
<line> *stado e socied**e. N* Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Médio, o *luno deve const*uir competências que permi*am </line>
<line> a </line>
<line> a**lise do real, </line>
</par>
<par>
<line> revelando as cau*a* e ef*itos, a *ntensidade, à heterogen*idade e o c*ntexto espacial </line>
<line> do* *enômenos q*e configuram cada sociedade. (PCN, Ensi*o Médio, p. 30). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, segundo o* Parâmetros Curricular*s Nacionais, o ensino </line>
<line> de *eogra*ia deve </line>
</par>
<par>
<line> auxil*a* o ***no, p*opo*cionand* a ele: </line>
</par>
<par>
<line> orientar o seu olhar </line>
<line> para os fenômenos ligad*s a* espaço, </line>
<line> reconhecendo-o* </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> apenas a partir da dicotomia **ciedad*-***u*eza, ma* t*man*o-os como prod**o das </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões que *rienta* se* cotidiano, </line>
<line> def*nem seu "locus espacial" e * inter*ig*m a </line>
</par>
<par>
<line> outros conjun*os espac*a*s; </line>
</par>
<par>
<line> reco*hecer as contra*ições e </line>
<line> os conflitos econômicos, soci*is e c*ltur*is, o </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> per*ite compara* e avalia* qu*lidade de vida, hábit*s, formas de </line>
<line> utilização e/o* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. *2, n. 6, *rt. 7, p. *03-*1*, n*v./de*. 2*15 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Reis, *. A. Ka**cher </line>
<line> 108 </line>
<line> exp*oração de *ecursos e pesso*s, em bus*a do re*peito às </line>
<line> diferenças e de uma </line>
<line> *r**nização s*cial m*is equân*me; </line>
</par>
<par>
<line> to*n*r-se sujeito do processo ensi*o-a***ndizagem para se des*obrir convivendo </line>
</par>
<par>
<line> em *s*ala loca*, region*l, naci*n** e g*obal. A au*onomia </line>
<line> *ue a identida*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c***dão con*ere é necessária pa*a expres*ar sua responsa*ilida*e **m o seu "lugar- </line>
<line> mund*", atrav*s *e sua identidad* territ*rial (PCN, E*sino Médio, p. 31). </line>
<line> Cha*ando atenção para o segundo *onto disposto na citação ac*ma, que fala sobr* os </line>
<line> alun*s terem *abi*idade de traba*har n* b*sca do re*peito às diferenças e *e *ma orga*izaç*o </line>
<line> s*cial mais justa, t*azemos Oliveira (20*8) que d*z: "como to*os *abemos, o ensino de uma </line>
<line> f*rma gera* e esp*c*ficamen*e o de g*ogr*fia passa por profunda *r*se. * saber ens*nado *stá </line>
<line> lo*ge de permitir aos jovens *eq*er entender * m*ndo, q*anto ma*s t*ans*ormá-lo". </line>
<line> Esse antago*ismo presente ent*e o apontament* do PCN e a fala de O*iveira é um dos *n*ícios </line>
</par>
<par>
<line> de que a fi*alidade do e*sin* de Geograf*a, </line>
<line> ape**r de ter mudado ao longo do* anos </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> a*ender ** dema*das de uma soci*dade em consta*te transformação, ainda não possu*, em sala </line>
</par>
<par>
<line> de aula, o </line>
<line> *xito esperado e descrito </line>
<line> na fala dos autores e **s do**mentos que norteiam os </line>
</par>
<par>
<line> *um** da ed*cação. </line>
<line> Retornando à Lacoste, vimos que suas contribuições foram impo*ta*t*ssi*as para a </line>
</par>
<par>
<line> Geogr*f*a (infeliz*ent*) ainda hoje servem de e </line>
<line> referência *ara muitos pesquisadores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*udios*s *a *eografia. I*fe*izmente por quê? Por*ue diante </line>
<line> do </line>
<line> **ual quad*o *m que se </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntra * *nsino de Geografia, a *b*a de Lacoste1 continua da*do c*nta de explicar parte da </line>
<line> no*sa re*lidade. *e hoje s*a obra fosse considerada totalmente obsoleta, de certo, significaria </line>
</par>
<par>
<line> *ue mudanças radica*s (essen*ia*s) teri*m </line>
<line> **or*ido - * </line>
<line> que não é o caso. Lacoste (2009) </line>
</par>
<par>
<line> sinte*izou * opinião da *opu*aç*o *m relação à Geografia como se*do: </line>
<line> U*a *is*ipli** ma*ante, mas ante* de tu** simpló*ia, pois, c*mo *ualqu*r um sabe, </line>
<line> "em geografia n*d* *á para entender, m*s é p*eciso ter m*mória..." De qualquer </line>
<line> forma, a*ós *lg*ns anos, os alunos não qu*rem mais o*vir falar d*ssas aulas que </line>
</par>
<par>
<line> enumeram, para ca*a reg*ão ou p*ra c*da país, o rele** - clima - ve*eta*ão </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> população - a*ricultura - cida*es - indústria* (LACOST*, 2009, p. 21) (**ifo </line>
<line> nosso). </line>
<line> *iante da análise fei*a pel* au*o* em 19*6 p*deremos ver, nos do*s próxi**s </line>
</par>
<par>
<line> s ub* í t ul os , * *ue m udou e o </line>
<line> que p*rm*nec* ig*al no *ue d*z re*peito à op*niã* das pessoas </line>
</par>
<par>
<line> so*re a *eografia esco*ar. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Vale ressaltar *ue estamo* utilizando a *d*ção de 2009 da o*ra de Lacoste, sendo *ue a pr*meira edição é d* ano de 1976. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 1*, n. 6, ar*. *, p. 103-117, no*./dez. 2*15 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um E*pectro Ronda A Geogr*f*a </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME**DOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> *.1 A G*ografia es*ola* na vis** dos al*nos </line>
</par>
<par>
<line> Em pesqu*sa rea*izad* c** estudantes da Re** *úbli*a do Estad* *o Rio de Jan*iro, </line>
<line> para a elaboraç*o do me* TC* (2*11), pude*o* *valiar a p*rcepção d*s alunos do *nsino </line>
<line> Médio sobre o ensino de *eogra*ia em suas **colas. *lé* da entrevista com o* alun*s, nos*a </line>
<line> análise pôd* se* aprofundada pela* conversas inform**s com os professore* e pela ob*ervaç*o </line>
<line> de aula, r*alizadas duran*e o segundo ano d* *stágio Superv*sion*d*. * ent*e*i**a em *ues*** </line>
</par>
<par>
<line> poderá contribu*r para </line>
<line> nossa pesquisa il**trando a reflex*o apresentad* até aqui s*bre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*contentame*to dos alunos com a Geogra*ia escolar e a **eficácia com que ela te* sido </line>
<line> trabalhada nas sala* de a**a. </line>
<line> A entr*vista realizada con*inha as seguintes pergu*tas: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1) </row>
<row> 2) </row>
<row> 3) </row>
<row> 4) </row>
<row> 5) </row>
</column>
<column>
<row> O que é *eog*afia pa*a você? </row>
<row> Para você, * G**grafia serv* para quê? </row>
<row> Você gosta de *studar Geografia? Por quê? </row>
<row> Quais os conhecimentos *e*gráficos, apren*idos em sala d* *u*a, v*cê ut**iza em seu dia a </row>
<row> dia? </row>
<row> Par* vo*ê, a disciplina Geografia é *ácil *u difícil de *er assi*i*ada/aprendida? </row>
<row> Podemos observ*r q*e já na elabor*çã* d*s pergunt*s houve a preo**pação ** d*ixar </row>
</column>
</par>
<par>
<line> explíci*o que as respostas deveri*m *er p*ssoai*. *or isso, ao </line>
<line> invés de simplesment* </line>
</par>
<par>
<line> per*untar*os "O q*e é Geo**a*ia?" optamos por perguntar "O que é Geogra*i* para você?". </line>
<line> *ode pa*e*er um det*l*e muito si*ples, porém a *scola aca*a levando * aluno a acreditar que </line>
</par>
<par>
<line> *ara ****as pergu*tas, só existe* doi* ti*os de respostas, a cert* a erra**. Para a maior e </line>
<line> parte dos estud*ntes, ainda é difícil acre**tar que *lguém d**e*a *ealmente ouv*r o que te* a </line>
<line> dize*, o *ue *l* pensa e n** apenas que ele r*pi*a o que ap*endeu nas aulas de forma pron*a e </line>
<line> a*abada. </line>
<line> *s *es*ltados obtidos c*m *s entrevis*as mostraram **e os alu*os têm ex***ma </line>
<line> dificulda*e ** def**ir o *ue é Geografia. Qu* nã* possuem cla*eza do seu obje*o de estudo e </line>
<line> também não vee* *tilida*e *os s*be*es geográficos trabalhados *m sala de aula para sua vida </line>
<line> cotid*a*a. Mesmo os *lunos entr*vistados que a*irmaram uti**zar um ou mais co*hecimentos </line>
<line> geog*áf*cos a*rendidos em sala de aula no seu *i* a dia, na hora de explicar quais eram est*s </line>
<line> conh*cimentos util*z**os, escreveram *er*os ale**ó*ios que el*s ouvira* em sala de a*la, não </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, *e*esina, v. 12, n. 6, a*t. 7, p. *03-*17, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. G. Reis, N. A. Kaerch*r </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> consegu*ndo exp*ic*r </line>
<line> como aquel*s con*eúdos lhes eram ú*ei*. Vejamos algumas dessas </line>
</par>
<par>
<line> resp*stas: </line>
</par>
<par>
<line> Al*no 1: "Globalização, reforma agrária, espaço geo*rá*ic* e etc.". </line>
<line> Aluno 2: "Meio ambiente é o que mais prati*o". </line>
<line> Aluno 3: "No *ia a dia **ilizamos o conhecimento s*br* ONU, PIB, BIRD qu* o* jorn*is *a </line>
<line> televis*o sempr* falam". </line>
</par>
<par>
<line> Aluno 4: "*o*re o plane** Terr*, a litosfer*, a poluição *t*osfér*ca e *uitas outras coi*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sim apr*ndemos e uti*iza*os nosso dia-a-dia algumas coisas" </line>
</par>
<par>
<line> Na fala d* alu*o 3, podemos perceber que, apesar de a pergunta *er sido el*b*rada </line>
<line> par* s* obter um* resposta pes*oal, \Quais o* *onhecim*n*os ge*gráficos apr*ndidos em sal* </line>
<line> de aula, v*cê utiliza em seu dia a dia?\, o a*uno responde no pl*ral: "*o d*a a dia utilizamos o </line>
<line> c*nhecim*nt* so*re *NU, PIB, BIRD que os jornais da t*l*vi*ão sempr* falam". Ao </line>
<line> questionar o a*uno *obr* o *ignificado d*ss*s siglas, *le riu e **spondeu: "*e* não, fêssora". * </line>
<line> resposta do aluno 4 ta**ém é curiosa * nos faz pensar *obre q*e ti*o de conhecimento sobre a </line>
</par>
<par>
<line> l*t*sfera *m al*no do Ensino Mé*io </line>
<line> u*iliza no seu </line>
<line> c*tidia**. As r*s***tas n*s le*a* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acr*ditar que os aluno* não cr*em de </line>
<line> fato que utilizam algum conhecimento g*ográ*ic* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> seu dia </line>
<line> a dia, p*rém, res*ondera* que *im, *ue utilizam, achando *ue aqu*la seria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "resposta" certa. Daí a dificuld*de em apontar quais são esses co*heci**ntos, pois mesmo na </line>
<line> tentativa de *esponder o "certo" não sabiam o que seria adequado cit*r. </line>
</par>
<par>
<line> As entrevist*s fora* mui*o sig**fi*ati**s e eluci*aram bem o *ipo </line>
<line> de Geografia </line>
</par>
<par>
<line> presente naquelas salas de aula. Além </line>
<line> dis*o, as declaraç**s dos *studantes aca*aram </line>
</par>
<par>
<line> levantando várias outras qu*stões **e </line>
<line> precisam *er an*lisad** e deb*tidas. Uma das aluna* </line>
</par>
<par>
<line> afirma </line>
<line> que a d*sciplina geografia "fácil, por*** é só estudar * *prender ou até mesmo é </line>
</par>
<par>
<line> grav*r", *evant*ndo o deb*te *obre a memorização enqu*nto </line>
<line> prática de </line>
<line> ensino. Outro aluno </line>
</par>
<par>
<line> *iz que não *tili** nenhum conheci*ento geográfico em seu cotidian*, pois no mom*nto sua </line>
<line> escola care*e de professor d* Ge**rafia. Muitos e*ros gramaticais estã* prese*tes, m*s o que </line>
</par>
<par>
<line> *ais chamou nossa atençã* a *uantidade de alunos é </line>
<line> *ue elaboraram frases complet*me*te </line>
</par>
<par>
<line> sem senti*o. Há uma *rande dificuldade e* le*, *screver, f*rm*lar frases *imple*, elaborar </line>
</par>
<par>
<line> linhas de racioc*n*o c*esas e </line>
<line> *om *rgumentaçã* coerente. Isso dem**str* q*e não apena* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> en*ino de Geogr*fia "está mal </line>
<line> das perna*", mas *ue há uma prec*rieda*e </line>
<line> *eral do ensino </line>
</par>
<par>
<line> nessas *sco*as. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, *. 103-1*7, n*v./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Es*ect*o Ronda A Ge*gr*f*a </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 #G*og*afi*, alun*s * redes s*ciais virtu*is </line>
</par>
<par>
<line> Para il*strar um *o*co mais da o**nião dos estud*ntes sobre a Geogra*ia escolar </line>
</par>
<par>
<line> *eci**mos pesquisar </line>
<line> no Faceboo* que, atua**ente, é a pr*n*ip*l2 rede *o*ial *tilizada por </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças, jovens e adultos no Brasil. Devid* ao g*ande número </line>
<line> de acessos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **mpa*tilh*mentos nessa re*e *oc*al, ela acabou se tornando </line>
<line> um bom termômetro da </line>
</par>
<par>
<line> *e*eptividade e rejeição de ac*ntecimento* e tem*s va*iados pelos seus usuário*. Nesse </line>
<line> *enti*o, fomos b*scar n* Facebook o *ue t** sido *ompart*l*ad* s*bre a G*ogra*ia es*olar. </line>
</par>
<par>
<line> Para isso, como pod**os ver *a *igura </line>
<line> 1, fizem*s uma pes*uisa atravé* do hashtag </line>
</par>
<par>
<line> "#*eografia". Hashtags são pal*vras-ch*ve a*tecedid*s pelo *ím*olo "#", que in*icam o </line>
<line> assunto q*e está sendo discutid* em te*po real *o Twitter. Recen*emente, o recurso também </line>
<line> f*i adici**ado a* Fac*book e Instagram. * *usca através da rede social vir*ual co*p*ementa </line>
</par>
<par>
<line> a pesquisa apres**tada no subtí*ulo anterior ilustra o sentimento de algun* alunos em e </line>
<line> **lação ao ensin* de **ografia em suas e*colas. </line>
<line> Figura 1 - *e*qu*sa ** Fa*eboo* atr*vés *o recur*o has**ag (#) </line>
</par>
<par>
<line> Organi*a*ão: *EIS, 2014. </line>
<line> O que p*de*os p*rceber com es*a pesquisa foi que não exi*tem muitos h*shtag* </line>
</par>
<par>
<line> sobre Geogr*f*a. Porém, *s que existem, são u*a *oa mostra da discuss*o *ue vimo* a </line>
<line> levanta*do ao long* dest* *apí*ul*. Ana*i**mos e classificam*s as postagens em t*ês grupos, </line>
<line> que *hamare*os de F1, F2 e **. </line>
<line> O grupo F1 (figura 2) é marcad* por p*stag*ns pur*ment* informativas, ou se*a, *ue </line>
<line> não possue* *uízo de val*r s*bre o ensino d* Geo*r*fia. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> * pesqu*sa foi realizada pela CNT e divul*ada pelo site *e notí*i*s *erra em 17 de jul*o de **13. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-1*7, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. G. *eis, N. A. Kaerc*er </line>
<line> *12 </line>
<line> Figura 2 - Pos*agen* do grup* F1 </line>
</par>
<par>
<line> Organização: R*IS, *014. </line>
<line> Dentre tod*s as p**tag*ns que co*têm "#geogr*fia" a **ior *arte delas se in*ere no </line>
<line> grupo F1. * *pesar de nã* ter grande relevância para no*sa pes*ui*a, opt*mos por ilu*tra* este </line>
<line> grupo p*ra que o leit*r tenha a possibil*dade de t*r uma v*sã* *eral do que vem se*do </line>
<line> **mpar*ilhado nessa r**e social sobr* o ensino de Geografia. </line>
<line> *s post*gens cla*sificadas c*mo perten*entes ao g*upo F2 são ex*lusi*am*nte d* </line>
<line> alunos *a gr**uaç*o *u p*s-graduaç*o em *eografia. Ess* é o grupo com o menor número de </line>
<line> postagens e * maio* parte delas está associada a c*mpa***lhamento de i*formações como </line>
<line> pesquisas estatísticas, excertos de livros *e Geografia *u ain*a fot*s *os *studantes reu*idos. </line>
</par>
<par>
<line> A únic* posta**m que p*ssui r*levâ*cia para nossa pesquisa é a *e uma *raduand* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Feder*l do P*rá (figura 3). </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ra 3 - Postagem grupo F2 </line>
</par>
<par>
<line> *rganização: R*IS, 2*14. </line>
<line> Es*a postagem nos cha*o* muito a atenção, princ*palm*nte, na parte *m que diz: "É </line>
<line> mui** importante saber que nós, f**uro* geógrafos, *ode*os levar * Geografia *ara dentro das </line>
<line> *s*olas de *ma *orma diferent*, int*re*s*nt* e muito mai* além do qu* co*sta *os liv*os </line>
<line> *i*áticos". Se a estudante afirma que há po*si**lid*d* de levar a Geogra*ia de outr* forma, o* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2*15 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Espect*o Ronda A Ge*g*afi* </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> seja, de um jeit* *nte*es*ant* para dentro d*s es*olas, é c**to que e** </line>
<line> a*redita que hoje </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Geografia não </line>
<line> atrai os alunos por se* *esinteres*ante. *lém dis*o, o pequeno dep*imento </line>
</par>
<par>
<line> co*oc* em e**dência </line>
<line> u*a das per**nências presentes no ensino *e Geografia, que é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tilização </line>
<line> do </line>
<line> livro d*dát*c* como pri*cipal e, às vezes, a única ferram**t* utili*ada p**o </line>
</par>
<par>
<line> profess*r. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Kimura (2008), * **ua* geraçã* do* livro* didáticos pos*ui um* *ualidad* </line>
<line> extremamente *upe**or a*s *ivr*s utilizados na época da ditadura *ili*ar, *or*m é impo**a**e </line>
<line> *ue o professor fi*ue atento quanto *o ***o *e *tiliza*ão dess* recurso, pois tanto *m como </line>
</par>
<par>
<line> outro t*po *e </line>
<line> livro serão equivalentes se o s*u uso for mecânico e </line>
<line> s* ele constituir, *o*o </line>
</par>
<par>
<line> u*ualmente tem *contecido, em um li*ro-guia, o mes*re do e*sino-apre**izagem (KIMURA, </line>
<line> *0*8, p. 26). </line>
<line> * aut*ra, em segui**, p*ossegue faz*ndo um apon*ame*t* de *omo o livr* *idátic* </line>
<line> deve ser *ti*izado pelo pr*fessor p*ra q*e el* possa en*iquecer a sua prática e nã* limitá-la. </line>
</par>
<par>
<line> S* o </line>
<line> livro didát*co *or util*zado como um ma*erial *uxili*r d* ap*io ao t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> d**ático do *rofessor, es*e poderá apoderar-se do m*sm*, da mesma *aneir* como </line>
</par>
<par>
<line> e*e po*e apropri*r-se </line>
<line> *as diversa* míd*as. O l*v*o di*á**co *erá, a*s**, uma *entre </line>
</par>
<par>
<line> tod** as *utras mídias. Desta m*n*ira, esse **teria* poder* *penas fazer parte do </line>
</par>
<par>
<line> *cervo de es*ratégias p*ra </line>
<line> elaboração d* faz**-pensar do professor, que poderá, </line>
</par>
<par>
<line> assi*, co**truir sua auton*mia, nã* se coloc*ndo como um r*fém do livro didático </line>
<line> ou d* *u*lquer out*a tecnologia *ducacional (Ki*ura, 20*8, p.26). </line>
<line> Na postagem da e*tudant* d* UFP*, vemos ainda, a satisfaçã* pel* esco*ha da </line>
<line> lic*ncia*ura *iant* da possibilidad* de poder contr*buir *ara um ensino *e *eog*afia diferen*e </line>
<line> d* atual, ou seja, qu* não se **s**inja ao livro didát*co ou a qualquer ou*ra pe*manê*cia que </line>
</par>
<par>
<line> torne Geografi* a </line>
<line> esc*lar desinteressante p*ra alunos que a es*u*am. Voltand* às d*mais </line>
</par>
<par>
<line> p*sta*ens enco*tradas no *acebook, chegamos *o grupo F3 (figuras 4 e 5). </line>
<line> Fi*ura 4 - *ostagens grupo F* </line>
</par>
<par>
<line> Organização: REIS, 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 12, n. *, art. 7, *. 103-117, n*v./dez. 2*15 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. G. *eis, N. A. Kaercher </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Nest* grupo, *nquadraram-se as *ostagens marc**as por críticas e r*clamações, dos </line>
<line> alunos d* Educ*ção *ásica, sobre suas aulas de Geografia. O desabafo desses estudantes *as </line>
<line> rede* sociais * m*is uma pequena mostra do *es*ontent*mento d*s alun*s *om o atu** ensino </line>
<line> de Geo*rafia pre*e*te nas sa*as de aula. </line>
<line> Figu*a 5 - Postagens grupo F3 </line>
</par>
<par>
<line> O**an*za*ão: REIS, 2014. </line>
<line> Pe** que pudemos ve* nas pub*ica*ões apr*sentadas (figuras 4 e 5), as p*inc*pais </line>
<line> *e*lama*õ*s d*s alunos atesta* que as aulas de Geografia **o c*atas, tedi*sas e q*e ch*gam a </line>
<line> dar sono. A*guns r*clamam *ind* dos p*ofessores, q*e p*los relat*s, p*recem da* aulas </line>
</par>
<par>
<line> es*encia*men*e explicati*as, u*iliz*n*o, talvez, </line>
<line> apenas sua própria voz. * último relato que </line>
</par>
<par>
<line> exp*sem*s mostra ainda * falta de clareza sobre a ut*li*ade da Geografia esco*ar. Ainda que </line>
<line> em tom d* piada, o que a aluna *s*reve na sua pá*in* pessoal é que, *ar* ela, a Geograf*a *ó </line>
<line> s*rve, *e **to, *ara a lo*aliz*ção de lugares e/ou fenômenos. </line>
<line> A*es*r de não te* si*o via Facebook, uma p***i**ção e* o*tra red* so*ial vi*tual </line>
<line> (*witer) também **s c*am** ba*tante a atenç*o por *eu *onteú*o extremamente host*l. </line>
<line> Vejamos *baixo: </line>
<line> Figura 6 - *ostagem via Twite* </line>
</par>
<par>
<line> Organiz*ção: *EIS, *014. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-11*, nov./dez. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *m *spectro Ron*a A Geog*afia </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> Ess* relato tra* *resente não só o desco*tentamento de *ais uma a*una com o ensino </line>
</par>
<par>
<line> de G*ografia, mas também evidenci* o </line>
<line> que fal*v*m*s anterior*ent*. A mem*rização (ou </line>
</par>
<par>
<line> d*coreba) ai*d* está </line>
<line> fortemente p*esente nas sa*as de a*la. Os alunos, ind*pende*te *e </line>
</par>
<par>
<line> *pr*nde**m </line>
<line> ** </line>
<line> não </line>
<line> os conteúdo*, os memorizam pa*a aplic*-los nas a*a**ações e, assim, </line>
</par>
<par>
<line> conseguire* a aprovação. </line>
<line> Esses dados *os faz*m a*reditar que não podemos parar a análise por aí. O diagnósti*o </line>
<line> *eral é que * ens*no d* Geogr*f*a p*ecisa m*lhorar. Logo, é necessári* não *ó apo**armos os </line>
</par>
<par>
<line> as*ecto* que *rec*sam ser mudado*. É necessário, també*, i*vestigarmos o porquê de </line>
<line> cad* </line>
</par>
<par>
<line> um desses as*ectos es*a**m pres*ntes *o ensino de Geograf*a e qu**s as difi***dades de </line>
</par>
<par>
<line> sup*rá-l*s. Muito da pr*cariedade do ensin* </line>
<line> de Geografia está atrela*o ao </line>
<line> contexto em que </line>
</par>
<par>
<line> *l* está inserido. E se </line>
<line> hoje a G*ografia contin*a </line>
<line> não *ati*fazend* nem aos </line>
<line> alunos, n*m aos </line>
</par>
<par>
<line> professores que a min**t*a*, </line>
<line> c*mo nos </line>
<line> apont*va Ol***ira (2*08), é prec*so inve*tigar *s </line>
</par>
<par>
<line> mot*vos q*e *eva* a is*o - tanto os que </line>
<line> se encontra no chão </line>
<line> da* *alas de aula, quanto nas </line>
</par>
<par>
<line> in**âncias que extrapolam os muros da escola. </line>
<line> Aqui, então, surge a*g*m qu*stionamento que podem ser nor*eadores des*a </line>
<line> pro*lemát*ca ** questã* e que pod*m au*ili*r a reflexã* do* professores: "P** que ainda hoje </line>
</par>
<par>
<line> a *eografia é vista </line>
<line> por tantos alun*s </line>
<line> da Educa*ão Básica como uma disc*plin* </line>
<line> t***osa e </line>
</par>
<par>
<line> desligada de s*as </line>
<line> vidas *otidian*s?". "Será </line>
<line> que *oj* as aulas *e Geo*rafia ainda se p*em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> colocar o aluno a dec*rar o n*me dos p*in*ip*is rio* e seu* aflue*tes, bem como o nom* dos </line>
</par>
<par>
<line> Estado* e *uas capitais, ou </line>
<line> iss* *oisa do passado?". É verdade que muitas p**man*ncias é </line>
</par>
<par>
<line> ins*st** em fazer part* da Geog**fia escolar, mas será que sã* e**as perman*ncias as </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsávei* p*los rótulos que o ensino de Geografia t*m recebido ao longo </line>
<line> de vár*as </line>
</par>
<par>
<line> dé*adas? Qua** *s dif*culdades de ultrapassarmos *ertas *ermanências, como a memorização </line>
</par>
<par>
<line> e a f*agmentação </line>
<line> dos conte*dos, </line>
<line> no en**no de Geografia? Onde *e encontra* as *aízes do </line>
</par>
<par>
<line> descontentamento de alunos e *r**essores *om a Geo*r**ia e*colar? </line>
<line> 5 CON*IDER*ÇÕES FINAIS </line>
<line> O ensino de uma Ge*grafia d*sc**ti*a, frag*entária, mnemônica, apolític* e distante </line>
<line> ** re*lidade c*tidiana dos es*udant*s v*m aliment*n*o o tédio e * d*s*nteresse d* gerações de </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo* *ue p*ssam pela Educação Bási*a d* Rede Públi** d* Ens**o. *trav*s de </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> ent*e*ista realizada com alg*ns alunos d* Ens*n* Médio da R*de Es*adual do Rio *e Janeiro * </line>
</par>
<par>
<line> de uma busca *a </line>
<line> r*de social </line>
<line> do Facebook pudem*s </line>
<line> corrob**ar e ilustrar n*s*a </line>
<line> preocupação </line>
</par>
<par>
<line> em relaç*o à insat**fação </line>
<line> dos estud*ntes com o ensino de Geografia em su*s escolas. *ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresi*a, v. 12, n. 6, *rt. 7, p. *0*-*17, nov./dez. 2015 </line>
<line> ww*4.fsa*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. G. Re*s, *. A. *aercher </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> vendo u*ilida** n*s saberes trabalhados em sala de aula, os alunos não s* interessa* pel* </line>
<line> disciplina geo*r*fic* * ap*n*s deco*am seus conteúdos para apl*cá-los na hora da avaliação. </line>
<line> Não t*ndo a i*tenção de *a**r *ia*n*s*icos ou apontar possíve** sol*ções, p*ocuramo*, </line>
<line> ao longo de*te arti*o, evid*nciar a insati*fação do alunado em relaç*o à Geogr*fia es*olar e </line>
</par>
<par>
<line> lançar um co*vite à reflex*o por p*r*e dos d*cen*** de Geografia s*bre sua disc*plina de a </line>
</par>
<par>
<line> e*sino. Em nossa pesqui*a </line>
<line> pudemo* </line>
<line> percebe* que a memorização *inda se faz presente nas </line>
</par>
<par>
<line> *ula* de Geografia, </line>
<line> *orém *ão mais na *or*a d* lo*gas </line>
<line> listas a serem decorada*, </line>
<line> ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> *omo método, *as sim co*o objetivo </line>
<line> f*nal. Isso sig*ifica que pouca import*ncia tem sido </line>
</par>
<par>
<line> da*a em r*lação a tod* o processo de *nsino-*pren*izagem em d**rimen*o das avali*ções. Se </line>
<line> o *lu** atinge * nota ou c*nceito mí*imo para aprova**o, pouco importa se el* *prendeu de </line>
<line> fato ou não aquilo que *oi en*inado d*rante o a*o letiv*. Ma* *sso nã* acontece ape*a* co* a </line>
</par>
<par>
<line> G**grafia escolar. Basta *lh*rmos </line>
<line> as e*tatísti*as </line>
<line> que ver*mos a quan*idade de analfabetos </line>
</par>
<par>
<line> funcionais que saem </line>
<line> *as escol** todos os anos com s*us *iplomas </line>
<line> da *ducação *ásica n*s </line>
</par>
<par>
<line> mão*. Ao levantarmos *sse* *robl*mas *br*mos e**aço para a reflexão e d**cussão acerca do </line>
<line> tipo d* Geografi* que t** sido *evada p**a de*tro das salas de aula, Geogr**ia essa que, </line>
</par>
<par>
<line> muita* </line>
<line> vez*s, re*lme*te não passa de uma "descrição desint*ressada do **ndo", como </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> d*nunci**a L*co*** em 1976. </line>
<line> REF*RÊN*IAS </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei de Di*e*rizes e Bases da Educ**ão N*cion** - LDB Le* nº 9394/*6. *rasília: </line>
<line> MEC/SEF, 1996. </line>
<line> _______. Minist**io d* Educação. Parâmetros curriculare* *ac*on*is (Ens*no Mé*i*). </line>
<line> Br**ília: MEC/S*F, 1*97. </line>
<line> C*LLAI, H. *. A G*ografia n* E*sino M*dio, T*rra Livre, São P**lo, n.14, jan.-*ul. 1999. </line>
<line> CAV*LCANTI, L. S. G*ografia, esco*a e cons*rução de conhe*im*nto*. Campinas: </line>
<line> Papirus, 2011. </line>
<line> *IMURA, S. Geog**fia no Ensino B***co. São Paulo: contex*o, 2008. </line>
<line> LA*OSTE, Y. A Geogra**a: isso ser*e *m *r*meiro l*g*r, para f*z*r a gue*ra. Ed. *5ª. </line>
<line> São Paulo: Papir*s, 20**. </line>
<line> OLIVE*RA, A. U. Para ond* vai o ensino de geografia? São P*ulo: Contexto, 2008. </line>
<line> PEREI*A, D. *eografia escolar: Co*teúdos e/** obje**vos? Caderno P*udentino *e </line>
<line> Ge*grafia, *residente Pr*den*e, v.27, **i*ão espec*al, d*z. 200*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2*15 w*w4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Esp*ctro Rond* A Geog*afia </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> VE*ENTINI, J. W. P**a u*a *eogr*fia críti*a *a es*ola. S*o Paulo: E*i*ora do *uto*, </line>
<line> 2008. </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenciar *ste Arti*o, conforme ABNT: </line>
<line> REI*, S. G.; KAERCH*R, *. A. Um Espectro Ron** A Ge*gra*ia: O Espect*o Da *emori*ação. Rev. FSA, </line>
<line> Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 7, p.103-117, nov./dez. 2*15. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Autores </line>
<line> S. G. Reis </line>
<line> N. A. Kaercher </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planej*ment*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpr*ta*ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oraçã* do rascunho ou na revis** crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* n* aprova*ão da versão final *o ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 12, n. 6, art. 7, p. 103-117, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/***ista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)