<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.7
</line>
</par><par>
<line>
Auditoria Ambiental ou Ecoa*ditori*: Um Instrumento de Sustentabili*a*e e Gestão *mb*ental
</line>
<line>
**vironmental A**it or Eco Aud*t: An Instrum*nt Su*t*inabilit* and Environm**tal
</line>
<line>
M*nagement
</line>
</par><par>
<line>
*ôni* Apare*i*a de Car*alho
</line>
<line>
Doutorada em Ci*nc*a Jurídica pela ***versidad* do Vale do Itaja*
</line>
<line>
Mestrado *m Direito pe*a Universidade d* Sa*ta Cruz do Sul
</line>
<line>
E-m*il: sonia.a*v.2*08@hotma**.com
</line>
<line>
Cel*o C*sta Ramires
</line>
<line>
*e**rado em C*ência Jurídica p*l* Universi*ade do Vale d* Itajaí
</line>
<line>
Graduação *m Di*eito pela Uni*ers*da*e do V*le do Itaj*í
</line>
<line>
E-*a*l: celso@tc*.sc.g*v.br
</line>
<line>
Liton Lane* Pilau Sobrinho
</line>
<line>
Doutor em Direi*o pela Universi*a*e *o *al* do Ri* dos **nos
</line>
<line>
Professor da *n*vers*dade do Val* do Itaja*
</line>
<line>
*-m*il: liton@univali.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*v*nida: Af*nso Pen* *º 88 sa*as 02/03 Edifício Lago*
</line>
<line>
Artig* *ecebido em 25/02/2016. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. P. Sobr*nho
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo
</line>
<line>
apresenta a aud*t**ia *mbienta* *u ec*au*i**ria como i*strum*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
su*tentabilid*d* e siste*a de ecogestão. O objetivo *e*a* deste traba*ho consiste em
</line>
<line>
p*s**i*a* * auditoria am*iental voluntári* e o*riga*ória com* instrume*to de su*tentabilidade
</line>
<line>
e a inconstitucionali**de da lei da audi*oria compulsória. Os obje*i*os espec*ficos vis*m
</line>
<line>
*n*estigar o paradigma de susten*abilida*e *mbiental, social e ec*nômica; *n*lisar a auditoria
</line>
</par><par>
<line>
ambien*al o* ecoaudito*ia
</line>
<line>
*omo uma fer*amenta de s*stenta*i*id**e e d* s*s**ma de ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
*m**ent*l; av*l*ar a i*cons*itucional*d**e da lei *a audi*oria am**e*tal compul*ória no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
O método de *rocedimento utilizado no artigo c*nsiste na apreciação e inte*pretação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
matéria e o método de p*squis* usado incide na elabo*ação, por m*io d* análi*e *ibli*gráfica,
</line>
<line>
utilizando-se **s re*erências c*tadas.
</line>
<line>
Palavr*s chave: Auditoria Ambiental. Gestão Am**ental. Sustentabi*idade.
</line>
<line>
ABSTRACT:
</line>
<line>
The a*ticle *iscusses the envi*onmental audit or environmen*al audi* as a *ool for
</line>
</par><par>
<line>
sustainabilit* and env*ronmental *anagement *yste*. The o*erall *bjective to search is
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
voluntary and man*at*ry environme*tal audit as a tool fo* sustainabi*ity and the
</line>
</par><par>
<line>
unc*nstitutional*ty of the law of comp**sory audit. Th* specific goa*s are to investigate
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
*aradi*m *f environmental, soci*l and econ*mic sustainabili*y; an*l**ing the environ*ental
</line>
<line>
*udit or en*ironme*tal audit as a tool for s*st*i*abi*ity and en*ironmental mana*em*nt
</line>
</par><par>
<line>
sy*tem; evaluat*ng
</line>
<line>
*he co*stituti*na*ity of the law of **mpulsor* *nvironmental *u*it in
</line>
</par><par>
<line>
Brazi*. The *et**d of procedure us*d *n this paper consists in t*e examinati*n and
</line>
</par><par>
<line>
interpr*tation o* the subjec* an* the *esear*h method
</line>
<line>
used *n the p*eparation falls th*ough
</line>
</par><par>
<line>
*it*rat*re review, us*ng the c*ted r*f*rences.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw*r*s: E*v*ronm*ntal Audi*. Environm*ntal Ma*agement. S*stainability.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 3, art. 7, p. 1*5-143, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aud*toria Ambiental ou Ecoauditoria: Um *nstrument* de Sus**nt*bilidade e Ges*ão Ambi***al
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODU*ÃO
</line>
<line>
Este artigo tra*a da a*d*toria a*b*en*al o* ecoa*d*toria como um instrumento de
</line>
</par><par>
<line>
sus*entabilidade. **ssa perspectiva, *ropõe-se que*tio*ar aud**o*ia ambient*l voluntá*ia a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compulsór*a c*mo uma ferramenta de suste*tab*lidade, *em como a dis*ordância d* *osiçõe*
</line>
</par><par>
<line>
jurídic*s sobr* a inconstitucionalidade da Le* Estad**l n. 13.448 de 2*02, que *s***e*e*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
au*i*oria a*biental com*uls*ri* *u obrigató*ia no Estado do Paraná.
</line>
</par><par>
<line>
Inicialm*nt*, na *rimeira etapa, o artigo pesqu*sa o novo par*digma de
</line>
<line>
sustentabil*d*de *mbi*ntal, socia*, ec*nôm*c* * tecnológica n* s*ciedade moderna e as
</line>
<line>
*mplicações das rela*õe* n* ser hum*no e *o meio amb**nt*.
</line>
<line>
P*steriorme*t*, na segunda etapa, a*ali** * **ditori* ambiental ou ecoaudit*ria como
</line>
<line>
instrumento de sustentabili**de e o siste** d* gestão *mbienta* da* org*n**ações *u
</line>
<line>
*mpresa* *úblicas e p*ivadas.
</line>
</par><par>
<line>
Finalmente, na *erceira et**a, i*v*sti*a a auditoria comp*lsória ou *brig*tória
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Bra**l, os efeitos *a implement*ção de norm*s am*ie*t*is * a discordância ** p*sições
</line>
</par><par>
<line>
jurídi*a* *obre a
</line>
<line>
i*cons*itu*ionali*ade
</line>
<line>
d* *e* Estadual q** estab**ece a auditoria ambi*ntal
</line>
</par><par>
<line>
co*pu*sória.
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O parad*gma de suste*t*bi*ida*e ambien*al/ec*lógica, socia*, *c**ômica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ecnológica1
</line>
</par><par>
<line>
A noç*o de su*ten*abilidade *efere-*e * tr** dime*sões distintas, ou sej*, a ec*lógica, a
</line>
<line>
socia* e * eco*ômic*, *orquanto s* trata ** repr**ução e pr*d*çã* d*s sociedades humana* no
</line>
</par><par>
<line>
conjunto da bi**f*ra. O a*ua* mod*lo *e economia e *e s*ci*dade t*m qu* **speitar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
capacidad* de r*produção da Terra
</line>
<line>
e reconhecer que os seres viv*s são *ubsistemas
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
Rev. F*A, Teres*na, *. 1*, n. 3, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 201* www4.fs**et.com.b*/*evis*a
</row>
</column><page>
<par>
<line>
S. A. Carval*o, *. C. Ramire*, L. L. P. Sobrin*o
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
los l*mi*es y proce*os que la* sost*e*e*. Somos se*es eco depe*dien*es y como tales
</line>
<line>
vivimos y somos *n la natural*za. *n la *ime*sión soci*l, la so*teni*ilidad se
</line>
</par><par>
<line>
relaciona con la capacid*d *e satisfacer
</line>
<line>
*as necesidades h*manas ** form* justa
</line>
<line>
y
</line>
</par><par>
<line>
con la co*dic*ón de i**erdependencia qu* car*cteriz* * los seres hu*anos [].
</line>
</par><par>
<line>
Desde *l punto de vist*
</line>
<line>
e*onómico, exi*ten *i**es, proce*os
</line>
<line>
y trabajos que s*n los
</line>
</par><par>
<line>
que pe*mite* sa*isf*cer las neces*dad** de l*s personas. Sin e*bargo e*tas t*es pat*s
</line>
<line>
** son iguales, sino que se asemejan a esas muñe*as rusas q*e encaja* unas *entro
</line>
<line>
de o*r*s (RI*CHMANN et *l, 2012, p. *5-3*).
</line>
<line>
A sus**nta*ilidade bus*a pro*uz** valor * b*m-estar re*uz*ndo a utilização de recursos
</line>
<line>
naturais visand* * m*nutenção *a *ida. O* seres humanos nece*sitam desenv*lver *ã* só a
</line>
<line>
**d*nça de percepçã*, *as * mudança d* *a*or*s * de organ*zaç*o *oci*l na s*ciedade.
</line>
</par><par>
<line>
*esse s*ntido, segundo
</line>
<line>
afirma *apra (2006, p. 24) "u*a socied*de sustentáv*l é aquela *ue
</line>
</par><par>
<line>
satis*az suas **cessidades sem *imi*uir as pers*ectivas das gera*ões futuras, [...] *riar
</line>
<line>
c**unidades sustentáveis, isto é, ambientes sociais e cult**ais", p*ra s*tis*azer as
</line>
<line>
necessidades essenc*ais in*ividuais e coletivas como garantir * sob*ev*vên*ia d*s presen*es e
</line>
<line>
futuras gera**es.
</line>
</par><par>
<line>
A s***entabi*idade pode se* *nt*ndida como u* conceito ec*lógico, isto é, co*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade q*e tem um eco*sist*ma de atender a* necessid*des *as populaçõ*s que
</line>
<line>
nele v*vem, ou como um co*ceito po*íti*o que limita o cresci*ento em *un**o d*
</line>
</par><par>
<line>
dotaçã* de *ecursos natu*ais, *a tecnologia aplic**a no uso desses recur*os *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
nível efetivo de bem e*tar
</line>
<line>
da *oletivi*ad*. [...] Do ponto de vis*a e*ológico,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade ref*re-se a*s re*u*sos n**urais *x*st*ntes numa so**edade que
</line>
<line>
representa* a c*pacidade natural de s*p*rte as ações empreend**o*a* locais. [...]
</line>
</par><par>
<line>
So* * ótica *olítica, a sust*nt*bilidad* represent* a cap*cidade de sociedade a
</line>
</par><par>
<line>
organizar-se por si mesma, a
</line>
<line>
capaci*ad* de su*tenta*ã*. Portant*, ex*stem duas
</line>
</par><par>
<line>
precond*ções pa** o desenvolvimen*o *a sust*ntabilidade: * capacidad* natur*l de
</line>
<line>
supo*te (recursos natur*is e*i*te*tes) e a capac*d*de de sus*entação (atividades
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais,
</line>
<line>
políticas e econô*ic*s ge*ad*s pela próp*ia socied*de em *eu próprio
</line>
</par><par>
<line>
benefício) (*ILA*É, 2007, p. 68).
</line>
<line>
Assim, a su*te*tabilida*e i*erente aos próprios recur*os da n*tureza interliga-se às
</line>
<line>
cadeias eco*sistêmicas, na* q*ai* a existência e pe*pe*uação dos *ec*rsos naturais *epen**m
</line>
<line>
** outros recursos, ou seja, "a su*tentabilidade *ai além dos destinos da espécie *um*na: ela
</line>
</par><par>
<line>
al*ança a perpetuação da vida e o val*r
</line>
<line>
intrí*sec* da cria**o ou *o mundo n*t*ral"
</line>
</par><par>
<line>
(MIL*RÉ, *007, *. 68).
</line>
</par><par>
<line>
Por cons*guinte, *u*nd* a so*iedade destrói o *eio ambiente na*ural, está destruindo
</line>
<line>
o seu *r*pri* habita* e co*prom*tendo a s*a vivênc*a, *gualmente, o ser humano desconhe*e
</line>
<line>
q*e *a na*ureza tudo se en*ontra interl*ga*o * de*end*nte, **ns*stindo um *roc*sso sistêmico.
</line>
</par><par>
<line>
O com*ortamento de cada membr* *ivo do eco*sistema depen*e
</line>
<line>
do ***portame*to *e
</line>
</par><par>
</page><line>
muitos outros, do m*smo mod*, a interdep*ndê*cia *co*ógica s*gnif*ca entender as rel*ções
</line>
<line>
entre os sistem*s.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 13, n. 3, art. 7, p. 125-143, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Au*itoria Ambiental *u Ecoauditor*a: Um *nst*ume*to de Suste**abilidade e Ge*tão Ambiental
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
A natu*eza cíclic* *os p*ocessos *cológicos * um *mporta*te prin*ípio da ecologia.
</line>
</par><par>
<line>
Os l*ços de realimen*ação
</line>
<line>
d*s **os*ist*mas s** as vias ao longo d*s qu**s
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
nutrientes são continuamente re*iclados. Sendo sist*mas abertos, *odos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
org*nismos de um e*o*sistema p*oduz** resíd*o*, mas o q*e é resíduo para uma
</line>
</par><par>
<line>
espé*i* é ****ento *ara outra, de tal mod* que o ec*ss*stema como
</line>
<line>
um todo
</line>
</par><par>
<line>
p*rman*c* livre de resíduos. [...] Um dos p*in*ipais de*ac**dos *ntre a economia e a
</line>
</par><par>
<line>
ecolo*ia de*i*a do fato de
</line>
<line>
que a natur*za é cí*lica, *nquanto
</line>
<line>
que *o*so* *iste*as
</line>
</par><par>
<line>
i*dustriais são lineares. Nossas ativid*des c*merciais ext*aem
</line>
<line>
re*ursos,
</line>
</par><par>
<line>
transfo**am-*os em produtos * em resíduos, e ve*dem os produtos a consumido*es,
</line>
<line>
qu* *escartam ainda mais resíduo* d*poi* de ter *onsumido os produtos. Os *adrões
</line>
<line>
su*tentáveis de produ**o e de consu*o precisam ser cíclicos, imitando os p*ocessos
</line>
<line>
cíclicos da natur*za. Para conseguir esses *adrões cíclicos, preci*amos p*anejar num
</line>
<line>
ní*e* f***ame*tal *ossas at*vidades comerciais e nossa economia (CAPRA, 2006, p.
</line>
<line>
* 3 2 ).
</line>
</par><par>
<line>
*esse contexto, todos os *em*ros de uma
</line>
<line>
comunidade ecológ**a estão ****r*igado*
</line>
</par><par>
<line>
n*ma e*tensa rede de **lações, be* como à i*terdep*nd*ncia ecológic*. O comportamento de
</line>
<line>
cada *er viv* do *cossistema depe*de dos ou*r*s sere* vivos na teia da *ida. Os ecossistemas
</line>
<line>
diferem dos orga*ismo* indi*iduai* por*ue são siste*as fecha*os *om relação ao fluxo d*
</line>
<line>
matéria, embora sejam abe*tos **m relação ao *lux* de en*rg*a.
</line>
<line>
* n*vo p*r*digma pode se* chamado de um* *isão d* mun** holística, q*e concebe
</line>
</par><par>
<line>
* mundo como um to*o integ*ado, e n*o
</line>
<line>
como uma coleção de partes *i**ociadas.
</line>
</par><par>
<line>
P*de tam*ém ser de*omin*d* visão ecológica, se o termo ec*ló***a for empregado
</line>
<line>
num s*ntido muito mais amp*o * mais pro*undo qu* o usua*. A **rc*pção eco*ógica
</line>
<line>
p*ofunda recon*ece a ***erdepe*dência fundamenta* de todos *s fenômenos, e o f*to
</line>
</par><par>
<line>
de q*e, **quanto indivídu*s e soc*e*ades
</line>
<line>
estão todo* encaix*dos nos pr*cessos
</line>
</par><par>
<line>
cíclicos d*
</line>
<line>
natureza, e, em última anális*, somos dependentes desses p*ocessos
</line>
</par><par>
<line>
(CAPRA, 2*06, p. 25).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*istinç*o en*re a concepção *olís*i*a e ecoló*ica baseia-se nos sist*m*s vivos *
</line>
</par><par>
<line>
cone*õe* com o meio ambien*e. A visão holística *ignif*ca compr*en*er a biosfera como um
</line>
<line>
to*o e a inte*depe*d*ncia de s*as par*es, l*go, a visão ecológica si*n*fi*a a percep*ão qu* a
</line>
<line>
bios*era se encaixa no ambient* na*ural e socia*, a*ém di*so, é pro*ed*ra d* matérias-primas,
</line>
<line>
co*o a natureza tem li*ites físicos e *iológicos (CAPRA, *006, p. 25).
</line>
<line>
É a manu*e*ção das condiçõ*s da naturez* ou d* ecossiste*a que **rnam a vida
</line>
</par><par>
<line>
humana possív*l, pois a soc*edade **o
</line>
<line>
pod* entrar em cola*so com os siste*as naturais.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa linha, Cruz e Bod*ar (2012, p. 51) defe*dem que "a sustentabilidade importa em
</line>
</par><par>
<line>
transf**maç** social, sendo conceito
</line>
<line>
*nt**rado* unificante, isso implica na celebração da e
</line>
</par><par>
<line>
unidade ser humano e natu*ez*, n* ori*em e no destino *o*um". Disso s* apr*ende que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
sustentabilidade deve *ontribuir com os demais princ*pios c*n*t*tucionais *, co* a atuação
</line>
<line>
conjunta *a sociedade **vil do Es*a*o, precisa b*scar * *ustentabilidade ec*l*gica e social
</line>
<line>
(CRUZ; BODNAR, *012, *. 52).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 7, p. 1*5-143, ma*./jun. 201* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. P. Sobrinho
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
O pr*ncípio da sustenta*ilidad* su*ge com* u** re*pos*a à fratura da razão
</line>
</par><par>
<line>
modernizador* e com*
</line>
<line>
uma condiç*o
</line>
<line>
pa*a c*n*truir uma nova racionalidad*
</line>
</par><par>
<line>
pro*u*iv*, fund**a n* potencial ec*lógi** e em
</line>
<line>
nov*s sentid*s d* civil*zação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir da diver*i**de cultural do gê*ero *umano (LEFF, *011, p. 31).
</line>
<line>
Também, segundo af*rm* Le*f (2010, p. 31), "a sustentabi*idade é um* maneira de
</line>
</par><par>
<line>
*epensar a produção e o processo *conô*ico, de *bri* o fluxo do tem** a partir
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
re*onfiguração
</line>
<line>
d*s identidades, r*mpendo o cerc* do mund* o fecham**to da hist*ria e
</line>
</par><par>
<line>
impostos pela g*obal*za*ã* econ*mi*a". Isso significa d*zer que * *uste*tabili**de é uma
</line>
</par><par>
<line>
maneira *e
</line>
<line>
a*rir * cu*so da *ist*ria *ara um fut*ro q*e recria as con*içõ*s de vida das
</line>
</par><par>
<line>
ge*aç*es vindouras no *laneta.
</line>
</par><par>
<line>
A c*nstrução da s*s*entabilidade *mplica uma ideia e u*a
</line>
<line>
visã* de futuro que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*gueira da razão posi**vista é *ncap** de ver. Port*nto, p*ra i*so é ne*essário ab*ir o
</line>
</par><par>
<line>
*urs* da história para uma *o*a ra*ion**idad* - pa*a
</line>
<line>
ra*ionalidad*s al*ernat**as,
</line>
</par><par>
<line>
par* uma ética da *utrid*de e p*r* *m diálogo de sabe*** (LEFF, *010, p. 72-73).
</line>
<line>
**ém disso, Le*f (2011, p.15) salienta *ue "o co*ce*t* de sust*n**bilidade *urge do
</line>
</par><par>
<line>
re*onhecimen*o da função de suporte da natu*eza, co*dição e po**ncial *o p*ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção". * noçã* de su*tentabilida*e f*ndamenta-se na tri*la dimensão, ou sej*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
econômica, a social * ambient*l, e reg*la, de form* justa e harmôni*a, o ambiente nat**al e
</line>
</par><par>
<line>
com os seme*hant*s * *sta*e*e** rel*çõe* *
</line>
<line>
*nterações mútua*
</line>
<line>
entre os seres humanos e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*atureza.
</line>
</par><par>
<line>
O conce*to de sustent*bilidade *e funda *o reconheci*ento dos limites e potenc*ais
</line>
<line>
da nature**, assim como a complexid*de ambiental, inspirando *ma n**a
</line>
</par><par>
<line>
compr*ensão do mundo para e*frentar os
</line>
<line>
desafios da h*manidade no ter*eir*
</line>
</par><par>
<line>
milêni*. O conceito de su*t**tabilidade *romove uma nova alian*a entre natureza e
</line>
</par><par>
<line>
cultura fundando uma nova econ*m*a, reorientando *s potenciais ** c*ên*ia e d*
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologia, e construi*do *ma nova cultura política b*sead* em uma ética *a
</line>
</par><par>
<line>
suste*t*bilidade, em valores, crenças, s*nt*mentos e sabe*es, *u* renovam o*
</line>
</par><par>
<line>
sentidos
</line>
<line>
exi**encia**, o* modos de vida *s formas de habitar o plan*t* Ter*a e
</line>
</par><par>
<line>
(GAL**O et al, 2002, p. 1-2).
</line>
<line>
Desse modo, o conc*ito *e sust*ntab*lidad* * p*uridimensional ou multidimensional,
</line>
<line>
*o*s condici*na o de*e*volvime*t* de maneir* a ensejar o b*m estar da* presente* gerações,
</line>
<line>
sem prejudi*ar a ****ução do b*m-estar das fu*ura* ge*ações. A sustentabili*ade
</line>
<line>
pl**idimensional ou multidimen*ional tem simetria com o d**envolv*mento s**t*n*ável e o
</line>
<line>
ser hu*ano. Conf*rme af*r*a F*e*tas (2012, *. *0), a sustentabil*da*e "determ*na promover o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimen*o so*ial, ec*n*mi*o, ambiental, étic* e *urídico-po*ítico,
</line>
<line>
no i nt u* * o de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres***, v. 13, n. 3, art. 7, p. 1*5-**3, ma*./*un. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Audi*oria Ambienta* ou Ecoauditoria: Um Instru**nto de S*s*ent*bi*idade e Gestão Ambiental
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
*ssegurar as condições favoráve*s *ara o bem e*tar das ger*ções presente* e futuras" e n*
</line>
<line>
*esígnio de gara*tir a qualidade d* vi*a.
</line>
<line>
A su*tentabilidade determina, com *f*cácia direta e imediata, a responsabil*dade d*
</line>
</par><par>
<line>
Estado e da soc*e**de pela concre*iz*ção so**d*ria do des*nvolvim*nto materi*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imat**ial, *o*ialmente inc*usi*o, d*rável e equânime, am**entalmente limpo,
</line>
</par><par>
<line>
*novador, ético e e*iciente,
</line>
<line>
no in*uito de *ss*gurar, [...] no pre*ente * no futuro, o
</line>
</par><par>
<line>
direi*o a* bem-estar (FREITAS, 2012, p. 50).
</line>
</par><par>
<line>
A é*ica
</line>
<line>
da s*stentabilidade compreende um novo saber cap*z d* en*ender as
</line>
</par><par>
<line>
complexas interações
</line>
<line>
entre a soci*dade e a nat*reza. A é**ca da sustentabilidade pr*põ*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interligaçã* d* proc*ss*s ecológi*os, soci*is, econômico*, c*lturais e **cnol*gicos, para *bter
</line>
<line>
uma so*i*dade s*ste*tável. Conforme a*severa Gal*no et al (2002, *. 11), "a *tica da
</line>
<line>
sustentabilidade coloca a vida a*ima *o interesse econômico e político. [...] A
</line>
<line>
sustenta*ilidade s* s*rá possí*e* se recup*rarmos o dese*o de vida qu* *ustenta * s*ntid* da
</line>
<line>
existênci* humana".
</line>
<line>
Nesse *ontexto, *eal Ferrer (2013, p. 13) explica *ue "la sostenibili*ad e* un* noción
</line>
<line>
positiva y al*amente *ro*ct*va *ue supone la introducción de *o* ca*bios nec*sarios para que
</line>
</par><par>
<line>
la soci*dad *lan*t*ria, constitu*da
</line>
<line>
*or la hum*nidad, s** capaz de *e*petuarse
</line>
</par><par>
<line>
in*efinidamente en el ti**po",
</line>
<line>
dito de ou*ro modo, uma soc*edade *eve *er
</line>
<line>
capaz
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
permanecer ind*f*nidam*nte *o tempo, conseq*ent*mente, a suste*tabil**ade *u*** uma
</line>
<line>
s*cie*a*e sus*entável global, co*stitu*da pela humanidade.
</line>
</par><par>
<line>
El paradigma actual de la *uman*da* es la sostenibi*idad. La
</line>
<line>
*olunta* de a*ti*ular
</line>
</par><par>
<line>
una nueva socie*ad cap*z de perpetuarse en el
</line>
<line>
tiempo en unas con*iciones dignas.
</line>
</par><par>
<line>
El deterioro ma*eria* *el Planeta es insostenible, per* también es
</line>
<line>
insostenible
</line>
<line>
la
</line>
</par><par>
<line>
miseria y la exclusión s*cial, la injust*cia y l* opr*sión, ** es*lav**ud y
</line>
<line>
la
</line>
</par><par>
<line>
do*inación c*ltural y económica (REAL FERRER, 2012, p. 319).
</line>
</par><par>
<line>
Deste modo, quand* se fala em sus**ntab*lidade, se pens* na sustentabilidade
</line>
</par><par>
<line>
ambiental, p*rque s* *ecessita d*
</line>
<line>
ento*no par* *obre*iver. Mas, quando se p*nsa em uma
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade, não se trata somente de p***ar em sobrev**er, mas em criar uma socieda*e *lobal
</line>
</par><par>
<line>
*ais just*. Pa*a isso, é preciso falar na* dimensões ambiental, social, econ*mica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tec*ológ**a. É necessário b*scar uma sociedade que possa res*lver os pro*lemas da injustiça
</line>
<line>
*ocial, bem como o* de**is Objetivos d* Desenvolvimento do M*lênio.
</line>
</par><par>
<line>
* part*r de lo* Objetivos del Milenio [] s* h*
</line>
<line>
ido consolidan lo con*epto de
</line>
</par><par>
</page><line>
sostenibilidad y la tr*pl* dimensión e* la que s* proyecta, la ambient*l, l* *ocial y la
</line>
<line>
*co*ómica. [...] En de*initi*a, de lo que se trata es de enc*n*ra* una nu*va *orma de
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 3, a**. 7, p. 1*5-*43, mai./jun. 2*16 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalh*, C. C. R*mires, L. L. P. Sob*inho
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
*elación, más armónica, *on n*estro entorno natural, por una *arte, * co* nuestro*
</line>
<line>
semejantes, *or otra (REAL FE*RE*, 201*, p. 319-320).
</line>
<line>
A s*st*n*abil*dade econômica propõe aumen*ar * ger*ção d* r*queza d* forma
</line>
</par><par>
<line>
ambie*talmente *ustentá*e* e de encont**r mecanismos p*ra uma
</line>
<line>
distribuiçã* justa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uni*orm*. * sustentabilidade socia* propõe c**struir um* s*ci*dade ha*m*nic* e integrada e
</line>
</par><par>
<line>
de*e garantir o acesso aos bens e serviços *e fo*ma igualitária e
</line>
<line>
suste***vel. *
</line>
</par><par>
<line>
sust*ntabilidade am*i*nt*l, por sua vez propõe buscar o equilíbrio da nat*r*za para garantir a
</line>
<line>
sobreviv*ncia e o futu*o das *res*ntes e futuras gerações.
</line>
</par><par>
<line>
L*s dime*sion*s
</line>
<line>
de la So*tenib*lidad Ambi*nta*: *just*r nuest*o *om*o*tamie*to a
</line>
</par><par>
<line>
l* capa*idad de resilencia del **aneta. *c*nómica: garan*izar un a*ceso más jus*o a
</line>
<line>
las mate*ias primas y a la tecnologí*, univer*ali*ar el acc*so a bi*ne* y servici*s.
</line>
</par><par>
<line>
Social: re-inve*tar la gobernanza;
</line>
<line>
evi*ar lo* proces*s de exclusión; a*abar con
</line>
</par><par>
<line>
cualquier tipo d* discri**naci*n, ga*antizar la educa**ón, la sanidad y la movilidad
</line>
<line>
soc*al. Tec*o*ógico: adaptarse a la nue** tecno-socied*d; poner la ciencia y la
</line>
<line>
técnica al servicio d* la sosteni**lidad; preveni* la* *ecno-catástrofe* (REAL
</line>
<line>
FERRER, 20*4).
</line>
<line>
*on*eq**nt*ment*, o co*cei*o de sus*enta**lidade fu*d*me*ta-se nas dimen*õe*
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômica, social, *mbiental e tecnológica,
</line>
<line>
p*is regula de *orma j*sta e harmôn*c*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te natural com os s*m*lhantes e estabelec* r*lações * interaçõ*s mútuas e*tre o* *ere*
</line>
<line>
hu*ano* e * *atureza. A dimensã* social prevê a inc*usão social d*s indiv*duos e a red**ão
</line>
<line>
das desigualdades soci*is. A s*sten*abili*ade s*cial implica o equi*í*rio na distri**ição justa
</line>
</par><par>
<line>
*e r*nda, a fim de
</line>
<line>
pr*pic*a* mel**ria da *ualidade de
</line>
<line>
vida da população e r*dução
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
dif*rença* s*c*ais, de modo a ass*gur** co*dição de
</line>
<line>
vida com dignidade, o que *mplica,
</line>
</par><par>
<line>
também, o a*esso aos recurs** e serv*ços sociais (*AC*S, 2009, p. 85).
</line>
<line>
A dim*nsão *conômi*a promove o cresc*me*to da economia *os pa**es e * igualda*e
</line>
<line>
da distr*buiç** de r*nda, A sustentab*lidade econôm**a deve ser p*ssível através da alocação
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
d* geren*ia*ento *ais eficie*te d*s recursos e *e um fluxo co*stante de investi*ento
</line>
</par><par>
<line>
fin*nceir*. Ta**ém, somente pode s* ga**ntir *e houver
</line>
<line>
o equi**brio interse*orial, com
</line>
</par><par>
<line>
capacitaçã* e mode*nização *os instrume*tos e proc*ssos de pr*dução que as*egur*m t*nto o
</line>
<line>
*esenvo*vim**to d* e*on*mia inter*a co*o o da externa (*ACHS, 2009, p. 86).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
dimensão ecológica envol*e o
</line>
<line>
us* adequado das fontes de recurs*s na***ais de
</line>
</par><par>
<line>
modo a m*nimizar os impactos aos ecossistemas e, por consequência, à p*eservação d* vida.
</line>
</par><par>
<line>
* sust*n*ab*lidade ecológ*ca implica *ecess**ade de *reser*ação *o capital natural com a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
us* cont*olado do* *ecursos ambientais (S*CHS, 2*09, p. 86). A
</line>
<line>
dim*ns*o ambiental
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 13, n. 3, a*t. 7, p. *25-14*, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Audi*oria *mbiental ou *coauditoria: ** Instrumento de Sustentab**ida*e e Gestão A*bie*tal
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
a*segura a vi*a de todos os se*e* vivos e * te*nológica esta*ele*e a *i*nc*a e a tecnol*gia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
serv*ço *a su*tenta*il*d*de.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 A auditoria ambiental ou ecoaud*to**a co*o *nstrumento de su*tentabil*dade
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir dos anos de 1970, aconteceram acidentes *mbientais que caus*ram sérios
</line>
<line>
prejuí*os às empre*a*, apo*t*ndo a necessida** de s* cr*ar e*ses novos pro*edi*entos p**a as
</line>
<line>
ava**a*ões de potenciais riscos ambientais. No fim dos anos d* *980, impuls*onad*s com os
</line>
</par><par>
<line>
*roblemas caus*dos pelos *ci*ent** ambient*is e cres**ntes
</line>
<line>
custos do controle da po*uição,
</line>
</par><par>
<line>
muitas empr*sas ou organizações *nte*n*cionais *niciaram programas de preven**o *o meio
</line>
</par><par>
<line>
*mbie**e. Devido a*s aci*entes ambienta** *co*ridos n* dé*ada
</line>
<line>
de *0, a Internatio*al
</line>
</par><par>
<line>
Or**nizatio* for Standarti*ati** (ISO)*, e* 199*, decidiu uma série de normas sobre *est*o
</line>
<line>
a*bi*ntal e c**o * *é*ie ISO 14000, que i*clui normas com d*r***i*e* para si*temas d* gestão
</line>
<line>
ambiental e *uditorias am*ie*tais (PHILIPPI JÚNIOR; AGUIAR, 200*, p. 807).
</line>
<line>
Então, surgiu a a*ditoria ambien*a*, po* ocasião, real*zada de maneira vo*untária pel*s
</line>
<line>
orga*izações (L**A, 2009, p. 167) e "o o*j*tivo *rin*ipal da aud**o*ia ambienta* é identifi*ar
</line>
<line>
o* r*sc*s ou impac**s ambie*tais que *od*m acontecer n*s ativid*des *e um* empresa, *ntes
</line>
<line>
que se transformem e* passivos a*bientais" (LIM*, 20*9, p. 167). T*mbém, as audito*ias
</line>
<line>
am*ienta*s s*o r*aliza*as para i**ntifica* os problema* ambientais associados * fa*ricação *e
</line>
</par><par>
<line>
prod*tos, op*raç*o de proce*sos *u a prestaç*o de *ervi*o* (LIM*,
</line>
<line>
2**9, p. *67).
</line>
</par><par>
<line>
Co*s**uen*emente, "as **di*orias ambientais es*i*ulam, int**namen*e, as di**trizes da
</line>
<line>
empresa, e, e*ternament*, a observân*ia de normas e re*ula**ntos ambientais" (LIMA, 2009,
</line>
<line>
p. 167).
</line>
</par><par>
<line>
A aud*to**a ambiental é um *roced*mento si*temático po* meio
</line>
<line>
do
</line>
<line>
qual se avalia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ad**u*ção da org*nização, empr*sa ou entidade, * crité*ios ambientais pree*tabele*i*os q*e
</line>
</par><par>
<line>
podem ser: normas
</line>
<line>
técni*as, r*quis*tos lega*s, req*isi*os de*inidos pelos
</line>
<line>
cli*ntes ou pela
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria *mpresa.
</line>
</par><par>
<line>
A conc*p*ão d* auditoria am*ie*tal como instru*ento d* *e**ão ambiental e conf*rme
</line>
</par><par>
<line>
a definição do *rtig* 2º do *egulamento (CEE) n.
</line>
<line>
1.836 d* 1993, *o Conselho das
</line>
</par><par>
<line>
Comunid*des Europeias, é v*s*o como o "ins*rum*nto
</line>
<line>
de *est*o que inc*ui a avali*ção
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Trat*-se de uma *rgani*ação não gove*nament*l (ONG), que *em como missão pro*over * desen*olvimento
</line>
<line>
da nor*alização e ati**dades correlatas *o mundo, beneficiando e *acil*tan*o as trocas de bens e serviços
</line>
<line>
entre os países, assim como o desenvol*imento *a cooper*ç*o nas esferas intelectu*l, c*entífi*a, tecno*ógica
</line>
<line>
* d*s ativi**des econômic*s" (LIMA, 200*, p. *21-122).
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. *3, n. 3, art. 7, p. 125-143, mai./ju*. *01* ww*4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carva*ho, C. C. Ra*ire*, L. L. P. Sob*inho
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
sistemática, doc*men*ada, p*r*ódic* e *bj*tiva do funcion*mento da organização, do s**te*a
</line>
<line>
de gestã* e dos p*oce*sos de proteçã* do amb*ente" (FI*RIL*O, 200*, p. 410). A audit*ri*
</line>
<line>
ambienta* ou *uditori* do ambie*te, de a*ord* com o Regula*ent* (CEE) n. *.8*6 de 1993,
</line>
<line>
objetiva "facilitar o c*ntrole da gestão das p*áti*as com eventua* impacto ambiental; avalia* a
</line>
<line>
o*servância das políti*as de ambiente da em*resa" (FIORILLO, 200*, p. *10-411).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
audit*ri* ambiental co*si*te em um instr*m*nt* de
</line>
<line>
g*s**o, c*m o qual *ão fe*tas
</line>
</par><par>
<line>
análises para fiscalizar * li*itar o imp*ct* de atividades sobr* * *e** ambi*n*e e dete*ta*
</line>
<line>
probl*mas e/*u soluções em **ve*sa* *re*s ambientais,*ssum* ta*bém Co* o objetivo de
</line>
<line>
verifi*ar se o set*r, ou empresa es*á de acordo com as d*sposiçõ*s pl*nej*das e/ou
</line>
<line>
estabelecidas previamente, se *las foram implementadas com efi*ácia * s* estão adequ*das ou
</line>
<line>
e* confo*mida*e à consecu**o dos objetivos.
</line>
<line>
A audi*oria ambienta* consist* no exame sistemáti*o, periódico, documentado e
</line>
<line>
ob*etivo en*o*v*ndo anális*s, en*aios * confirmaçõ*s de ações *r*ticas realizadas
</line>
<line>
*m uma empresa *m rela*ão às exigência* ambie*ta*s *eg*is, n**m**ivas e de
</line>
<line>
políti*a interna. Pode s*r reali*ada pelo *o**r Público ou pela empresa. [...] *s
</line>
<line>
resultados e as técnic*s da au*it*ria ambiental podem ser utilizados de forma interna
</line>
<line>
e/ou e*t*rna ao emp*een*ime*to. A au*i*or*a inter*a fornece subsídios ao
</line>
<line>
a*rim*rame**o do desemp*nho a*bie*tal *o empreendime*to. Já a auditoria
</line>
<line>
ex*e*na objetiva a averiguação d*ste desempe*ho pelo ó*g** ambie*tal; a *valiação
</line>
<line>
de client*s, con**midores * ** sociedade; e * obt*nção de cert*ficação (REIS, 2014).
</line>
<line>
A *uditoria ambiental perm*te a empresa ou orga*i*ação obter a estrutura do *specto
</line>
</par><par>
<line>
legal, co*side*and* a
</line>
<line>
forma *omo são gerenci*dos o uso de recursos natur**s * o *o*trole
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prev*nção ** *mpac*os ao mei* ambien*e deco*rent* dos p*o*ess*s, pr*dutos e serviços do
</line>
<line>
empreendiment*.
</line>
</par><par>
<line>
* ecoauditoria ou
</line>
<line>
auditor**
</line>
<line>
ambiental é uma ferramenta de gestão
</line>
<line>
que avalia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
operação *a* ins*alações existentes, a fim de de*erminar o gr*u de c*mprim*nt* *a legis*ação
</line>
<line>
e im*lem*nta*ão de medid*s d* mitigação e co**role incluídas *o plano ambiental. A
</line>
<line>
ecoauditori* ou audito*ia ambiental permite i*enti*i***, avaliar, corrigir e *ontrola* os risco* e
</line>
</par><par>
<line>
danos am*ie*tais, gar*ntin*o o funcionamen*o das políticas em matér*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
am*iente,
</line>
</par><par>
<line>
p*op*rc*onand* bene*ícios *anto para a própr*a empresa q*a*to para o ambiente n**ural.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, a auditoria
</line>
<line>
ambie**al o* ecoaudito*ia * *m conjunto de *esquis**,
</line>
</par><par>
<line>
análises e propostas
</line>
<line>
de aç*o * *onitoram*nto da sit*ação ambie*t*l da área, e consiste em
</line>
</par><par>
<line>
fazer um diagnós*ico ambiental, ou seja, uma *escr*ção
</line>
<line>
da
</line>
<line>
at***dade * um
</line>
<line>
estudo técnico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
social do* fator*s socioeconômicos e ambientais.
</line>
</par><par>
<line>
A au*itoria ou auditoria a*biental **nsiste em um esquema *ocumentad* de *valiação
</line>
</par><par>
<line>
do desempenho da organizaçã*, d* *estão am*iental *u* *isa *roteger me*o o
</line>
<line>
am*iente,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, *rt. 7, p. 125-*43, **i./j*n. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aud*toria Ambi**ta* ou Ecoau*itoria: Um Inst*ument* de *ustentab*l*dade e Ges*ã* A*biental
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
através de práticas de **ntr*le e avaliação em confor*id*de com as po**t*cas **b*enta*s da
</line>
<line>
*mpres*, i*cluindo os requisitos *egais. A aud*tor*a *u auditor*a amb*ental propõ* soluções
</line>
<line>
*ara os danos *mb*entais e medidas preventiv*s adequa**s de atenuação.
</line>
</par><par>
<line>
*s*im sendo, a auditoria am*iental o*
</line>
<line>
*coauditoria é o *rocesso de verificação
</line>
</par><par>
<line>
concebido *ara confi*mar se
</line>
<line>
** diretri*es de um* empr*s* *m relação
</line>
<line>
ao meio
</line>
<line>
*mbie*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*odo* os procedim*n*o* e regulamentos apl*cávei* *ã* cumpridos. A auditoria ambiental deve
</line>
<line>
combinar o ob*etivo prin*ipa* da empresa, o luc*o, *om a **ot*ç*o do me*o ambiente, assim
</line>
<line>
como ante*ipar medidas de prevenção e mit*gação *e danos ao *m**e*te.
</line>
<line>
* R*S*LTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 S**tem* comun*tário de *cogestão e *coaudi*oria a*biental
</line>
<line>
A preo*upação com a utilização d*s recurs*s natu*ais escassos usad*s para a produ*ão
</line>
</par><par>
<line>
de b*n* e o con*umo ** *ociedade indu* as empresas *u organiza*ões a adotarem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gere*ciament*
</line>
<line>
de suas a*ividades e os impa*tos que estas atividade*
</line>
<line>
ven*am a causar no
</line>
</par><par>
<line>
*mbie*te.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
audi*or*as *mb*entais visam adotar políti*as, prog*amas
</line>
<line>
e sist*mas de ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
ambient*l de forma vo*untária destinada à su*tentabilidade, *onse*uentement*, a auditoria
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
"*m inst*umen*o de
</line>
<line>
gestão **bient*l destinad* a facili*ar * *ontrol* da gestã* das práti*as
</line>
</par><par>
<line>
com eventual **pacto ambiental, bem **mo
</line>
<line>
de avaliação das
</line>
<line>
políticas de *mbie*te das
</line>
</par><par>
<line>
e*presas" (F*ORILLO, *00*, *. 412).
</line>
</par><par>
<line>
O o*jetivo do sis*e*a c*mu**tário de ecogestão e e*oa*ditoria *onsiste *m promove*
</line>
<line>
a melhori* dos resultados ambientais das empresas o* organiz**ões privadas e púb*ic*s de
</line>
</par><par>
<line>
todos o* setores *e ativi*ade
</line>
<line>
e*onômica, como es*abe**cime*to e *
</line>
<line>
ap*icaç**, por parte
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
organiz**ões, de sistemas de gest*o do ambie*te, em **nfor*idade c** o re*ulamento;
</line>
</par><par>
<line>
avaliação objet**a e periódica des*es s*ste*as; f*rmação e participação
</line>
<line>
ativa do pess*al
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
orga**zações; info*mação ** pú*li** * às restant*s pa*tes interessadas.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*e*ulamento do Conselh* *º 1. 8*6 de 1**3 inst*tuiu o s*s*ema de ecogestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ecoaudit**ia d*
</line>
<line>
ambiente, tendo
</line>
<line>
como objetivo defi**do *s e*presa* indu*t*ia**,
</line>
</par><par>
<line>
estabele*en*o cr*tério *ar* que
</line>
<line>
estas *e*lizas*em au*itorias ambie**ais, ou sej*, realizar u*
</line>
</par><par>
<line>
exame de to*as as ativida*es da em*resa, com a fina*id*de d* permitir e definir a pa*ticipação
</line>
</par><par>
<line>
v**untária das em***sas num sistema
</line>
<line>
com*nitário *e
</line>
<line>
ecogestão e
</line>
<line>
e**auditori* (F*O*I*LO,
</line>
</par><par>
<line>
2009, *. 4*1).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resin*, v. 13, n. *, art. 7, p. 125-143, mai./j*n. 20**
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. *. Sobrinho
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
O Regulame*to (*EE) nº 1. 836 de 1993 per*ite a par**cipa**o voluntária *as
</line>
<line>
empres*s do *etor in*ustrial num s*ste*a com**i*ário de e*oge*tão e *coauditoria. O
</line>
</par><par>
<line>
*egulamento (CEE) nº 1. 836 de 199* ins*itui* um sist*ma comunitário *e ecogest*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
eco*uditoria
</line>
<line>
a*biental, qu* *er*i*e às e*presas in*u*tri*is qu* o deseje* a*erir a *m
</line>
</par><par>
<line>
si*tema
</line>
<line>
de
</line>
<line>
gestão e audito*ia ambie*tal, para avaliarem *melhorar*m
</line>
<line>
*s suas atividade*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fac*lit*rem a infor*açã* ao púb*ico (IAPMEI, 2014).
</line>
<line>
O* objetivos do sistema comunitá*io de ecogestão e e*oauditoria consistem em
</line>
<line>
promover nas empresas i*dust*iais a m*lhoria dos si*te*as de proteção ambi*ntal e
</line>
<line>
*e avaliação periódica * *iste*ática do funcio*amento desses *i*temas. [...] P*de se
</line>
<line>
beneficiar d*ste *rograma de sistem* comuni*ário de ecogestão e ecoauditoria,
</line>
<line>
q*alquer empre** *ndustria*, que *dote uma pol*tica ambiental, que p*r* *lém de
</line>
</par><par>
<line>
c*mprir
</line>
<line>
**m a legis*ação em vi*or, ac**te v*luntaria*en** um compromisso de
</line>
</par><par>
<line>
con*rola* as suas atividades, co* vista a r*duzir o *mpa*to ambiental das sua* *çõ*s.
</line>
<line>
A empresa deve proceder a uma avaliação ambiental que tenha em c*nta diversos
</line>
<line>
a*pectos, como as repercu*sões da sua *tividade sobre * mei* am*iente; a gest*o e o
</line>
<line>
uso de energia, assim como de matérias-prima*; a reciclagem e a eliminação de
</line>
<line>
resí**os; os procedim**tos ** ca*os de ac*dentes ambienta*s (I*PMEI, **14).
</line>
</par><par>
<line>
* auditoria *o sistem* *e ges*ão a*b*e*tal *on*iste n* "pr*c*sso si*temático
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
documentado de verifi*ação, execut*do para *bter avalia* evidênci* de auditoria para e
</line>
</par><par>
<line>
determin*r s* as atividades * sis*ema* d* ge**ão espec*fi*ados [...] estã*
</line>
<line>
em conf*rmidade
</line>
</par><par>
<line>
*om os critéri*s de
</line>
<line>
audi*oria" (LIM*, 2*09, p. 181). A
</line>
<line>
audi*oria ambiental *o sist**a de
</line>
</par><par>
<line>
ecoges*ão poss*bilita empresa ou organiz*ç*o *rivada *u pública *veriguar se as suas *
</line>
<line>
*ti*idade* es*ã* em consonância c*m a* norma* *e sis*em* comuni*ário de gest*o e a**itoria
</line>
</par><par>
<line>
do meio amb*ente. Desse mo*o, as a*dit**ias
</line>
<line>
ambient*is const*t*em *ma ferra*en*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
orien*ação
</line>
<line>
ger*ncial, p*is
</line>
<line>
p*rmitem
</line>
<line>
*os empresários identificarem po*sív*is melhori*s
</line>
</par><par>
<line>
amb*en*a*s em sua* e*pr*sas.
</line>
<line>
A *estão *mbiental é um aspecto funcional da gestão de uma empresa, que *e*envol*e
</line>
</par><par>
<line>
e impla*ta
</line>
<line>
as políti*as e estr*tégias ambientai dessa forma **ve envo*ver dia*nóstico, o o
</line>
</par><par>
<line>
***n*jament* e o gerencia*ento. O *iagnóstico re*resenta a *dentificação das pot*ncialida*e*
</line>
</par><par>
<line>
e problemas que ocorrem
</line>
<line>
e* determina*o sis*ema.
</line>
<line>
A gestão ambiental de*e con*rol*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ssegurar o cumprimento da lei ou normas qu* estão es**be*ecidas, que regul*m os
</line>
</par><par>
<line>
co*portament*s das
</line>
<line>
p*s*oas, sociedades, emp*esas, *ormas de *rodu*ão e
</line>
<line>
*esenvolvimen**
</line>
</par><par>
<line>
(SIL*A, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
P*rtant*, a ges*ão *mbi*ntal * a administração do me** ambiente direcionad* aos
</line>
</par><par>
<line>
re*urso* ambientai*, *isando e*tab*l**er a o*ganizaçã* d*n**o do ob*etiv* *omu* que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preservação e/ou *onservaç*o. Porta*t*, é a admi*ist*ação do m*i* ambiente, ob**rvando
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*s n*tur*is, as inter-relações e as inte*d*pe*dê*cias, v*sando po*sib*litar o desenvol*imento
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 3, ar*. 7, p. 12*-14*, mai./jun. 2016 www4.*sanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aud*toria Ambiental ou Ecoaudi*or**: Um In*trumento de Sustentabil*dad* * Gestão Ambiental
</line>
<line>
*37
</line>
</par><par>
<line>
sustentável e *ualidade de vi*a para as ge*ações *tuais * *uturas (SI*VA, 2009). Deste mo*o,
</line>
<line>
o s*stema de g*stã* *mbi**tal é um instrumen*o de ges*ão o* adminis*ração *u* visa me****ar
</line>
</par><par>
<line>
os processo* industr*ais e *r*anizac**nais
</line>
<line>
n* produçã* de bens e serviços, para melhorar a
</line>
</par><par>
<line>
utiliza*ão de re*urs*s n**u*ais.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A auditoria a*b*ental compulsória no Brasil
</line>
<line>
As auditorias ambientais surgiram na déc*da de *0 *o* Estado* *n*dos da Am*ri*a,
</line>
<line>
o*d* a* empresas a* adotaram voluntariamente como uma ferramenta d* gerenc*a*ento para
</line>
</par><par>
<line>
identificar o* problemas ca*sad** p*r suas ativ*dad*s. A
</line>
<line>
auditoria **bien*a* tem sido
</line>
</par><par>
<line>
conside**d* e* muit*s países como uma a*ivida*e voluntária, *omo *os Estad*s Unido*,
</line>
<line>
Canadá e Eu*opa, ou s*ja, nos pa*ses da Europa e da América Lati*a a au*itoria ambie*t**
</line>
<line>
tem o c*ráter da volunta*iedade.
</line>
<line>
A audi*oria ambiental teve sua o*ige* nos Estados Unid*s, at*av*s da real*zação de
</line>
<line>
audito*ias volun*ár*as n* década de *97*. [...] O ó*gão americano de prote*ão a*
</line>
<line>
meio *mbient* s*rviu de instrumento para t*rnar as a*di*oria* a*bientais
</line>
<line>
compu*sórias em *lguns setores *ndus*riais. Desde o final d*s anos de 1980, a*
</line>
<line>
auditorias *mbient*is se tornaram um* ferram*nta g*rencial *as *mpre*as
</line>
<line>
(CAMPOS; LER***O, 2009, p. 3).
</line>
<line>
Ao c*ntrár*o do que *corre nos d*mais países, no Brasi* dive*sas i**ciativas *êm si*o
</line>
<line>
adotadas pelo poder pú*lic* a fim de tr*n*forma* a au*i*or*a ambi*ntal num procedi*e*to
</line>
</par><par>
<line>
compulsório. "No *rasil, *lgumas legislações est*dua*s e federa*s torn*m obrig*tória
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aud*toria amb*ental, com* no Estado de S*o Paulo e do Rio
</line>
<line>
de Janeiro em *991, de Mi*as
</line>
</par><par>
<line>
*erais em 1992, *o Espírito San*o em 1993 e do Paraná em 2002" (REIS, 2014). No Brasil
</line>
</par><par>
<line>
cr*sce a quantidade de empres*s ou organizações que ado*am
</line>
<line>
a auditoria
</line>
<line>
ambiental
</line>
</par><par>
<line>
*ompulsória ou *b*igatória.
</line>
</par><par>
<line>
A a*d**oria ambiental é obri*atória p*ra alguns setore* i*dus**iais e em*res*riais, os
</line>
</par><par>
<line>
*uais desenvolvem
</line>
<line>
a*ividades pot*nc*alm**te p*l*i*o*** e que acarret** risco* a*
</line>
</par><par>
<line>
meio ambiente. [...] * audito*ia am*iental com*u*só**a *
</line>
<line>
uma ativi*ade de pol*t*c*
</line>
</par><par>
<line>
ambi*ntal * en*uadra-*e na cat*gori* *e au*itoria pública ut**i*ad* *omo
</line>
<line>
instrum*nt* de a**es ** controle pelo p*der público, e*q*an*o as d*ma*s in*egram o
</line>
<line>
sistema *e ges*ão amb*e*t*l (P*DILHA; TEIXE*RA; NAGALLI, 2012, p. 76).
</line>
<line>
Também, co*for*e explicam Pad*lha, T*ixeira e Nagalli (2012, p. 76), a princ*pal
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterís*ic* da Auditoria Ambienta* Co*pulsória (AAC) é a impo*ição
</line>
<line>
da execu*ão,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, art. 7, p. *2*-143, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Carvalho, C. C. Ra*ires, L. L. *. *obri*ho
</line>
<line>
*38
</line>
</par><par>
<line>
indepe*de*te da *o*tad* da *mpresa ou organ*z*çã*, *orquant* *s di**trizes e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obri*atoried*de **o deter*inada* por le*.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil alguns Estados vêm aprovando leis que tornam a aud*to*ia a***ental
</line>
<line>
*brigatória ou comp*l**ria. A *u*i*oria co*pul*ória tem *ua execução imposta por
</line>
<line>
l*i *n*ep*ndente da v*ntade das empresas em **ali*á-*as. En*re os *stados
</line>
<line>
*rasil*iros que optaram pela obri*a*orieda*e da a*ditoria am*ien*al, o *sta*o do
</line>
<line>
Paraná sa*ci*nou * Lei Estad*al n. 13.4*8 d* 2002, que disci*lina as auditor*as
</line>
<line>
ambientai* *ompulsórias *, regulamentada pelo Decreto n. 6.601 de 2003, que
</line>
<line>
insti**i o Instituto Ambiental do P*raná (*AP) *omo órgão *ompetente para
</line>
<line>
*eterminar e *riterizar a r*alização das auditorias amb*entais (L*MA, 20*9, p. 178).
</line>
</par><par>
<line>
O Instituto Ambi*ntal do Paraná (**P) publico* a Po**aria n. 049
</line>
<line>
d* *005, na qual
</line>
</par><par>
<line>
determi*a que "as pess*as fí*icas, *uríd*cas, públicas *u *r*vad*s, se*am obrigadas a *ealiz*r,
</line>
<line>
periodic*mente, a Audit*ria Amb*ental Compulsó*ia (AAC), **ntro de um intervalo máxim*
</line>
<line>
*e 0* (quatro) *no*, bem co*o arcar com seus custo*" (LIMA, 2009, p. 179). O Institu*o
</line>
</par><par>
<line>
Am*ient*l do Par*ná (IAP) estabeleceu que o p*oc*s*o *evesse
</line>
<line>
ter
</line>
<line>
três etapas distintas, ou
</line>
</par><par>
<line>
*eja, a *r*meira et*pa a r*alização da auditor*a; a segu*da etapa, o prosseguim*n*o d*
</line>
</par><par>
<line>
*elatóri* da auditoria
</line>
<line>
*o IAP e a terceira, * *ncaminhamento do **a*o de correção de
</line>
</par><par>
<line>
conformidade com o mes*o Institut*. Além disso, o In*tituto Ambient*l d* Paraná (IAP)
</line>
<line>
*ixou os p*azos p*ra a real*z**ão d*s procedimentos e *efi*iu os critérios ** auditorias, como
</line>
<line>
também es*abe***eu o ro* d* indústrias que dev*rão re*lizar * Auditoria Ambiental
</line>
<line>
Compulsória (LIMA, 2009, p. 179).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, o Decreto Estad**l n. 2.076 de 2003, est*b*leceu que "a*ém das
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
*nd*cad*s n* Portaria n. 0*9 de 2005, a *ritério d* IAP, as
</line>
<line>
ativ*dade* públicas ou pri*adas
</line>
</par><par>
<line>
que, a qualquer tempo, gerem ou venham a
</line>
<line>
g*ra* imp*ctos ou riscos amb*ent**s, ta*bém
</line>
</par><par>
<line>
serão pass*veis *e Auditorias Am*ienta*s Compulsórias (AAC)" (LIMA, **09, p. 1*9).
</line>
</par><par>
<line>
As Au*itorias A*bien*ais Com*ulsórias possuem
</line>
<line>
um req**sito p*culiar, ou seja, a
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidade *e se o*servar * metodologia e periodicidade
</line>
<line>
pre*istas em leis estaduai*
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
s*tori*is. A Audito*ia Amb*ental Compulsória se*orial deve subme**r
</line>
<line>
to*** as atividades
</line>
</par><par>
<line>
enquadradas como port*s organizados, *nstalaçõe* port*árias, plataformas * suas ins*alações
</line>
<line>
de *p*io e *efin*rias, seguindo as d*re*rizes *a Resolução do Consel*o Nacio*al do M*io
</line>
<line>
*mbien*e (CONAMA) n. 306/02. *á * Audit*ria Ambi*ntal C*mpulsória est*dual, Lei *.
</line>
<line>
*3.44* de 2002, deve submeter *odos os empreend*mentos co* *tivi*ade de e**vad*
</line>
<line>
pot*ncial polu**ora ou d*gradado* *o meio *mbien**, nos termo* da lei e a crit*rio do órg*o
</line>
<line>
amb**ntal.,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*e*ina, v. *3, n. 3, *rt. 7, p. 125-143, mai./jun. *016
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Audi*oria Ambiental ou Ecoauditoria: Um Instrume*t* de Sustentabilidade e *e*tão Ambiental
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
As auditorias ambi*ntai* c**pul*ó*i*s, o*ri*at*rias para o atendimen*o *eg*l, est*o
</line>
<line>
sendo exigidas pelo Órgão Ambiental, * IB*MA, por ocasião do processo de
</line>
</par><par>
<line>
licen*iamento **biental, dura**e o process* d* emissã* de novas
</line>
<line>
li*enç*s
</line>
</par><par>
<line>
ambientai* ou na ren*vaçã* *as licença* atuai*. [...] A audito*ia am*ie*tal é *m
</line>
<line>
ins*rumento in*egrante ** Siste*a de Licenci*mento *e *tividades Poluidor*s
</line>
</par><par>
<line>
(S*AP). Atua*mente, * maioria dos E*t*dos que têm dispo**ti*o* legais,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
a*d*torias c*mpulsórias ainda não *stão totalment* *m*lan**d*s po* falta *e
</line>
<line>
regul**entação. Nas legislaçõe* federais, ela* fo*am implantadas, conforme
</line>
<line>
p*escritas *a R*solução do C*NA*A n. 3*6 de 200* (ARUEI*A JÚNIOR;
</line>
<line>
COSTA, 2008, p. 1*).
</line>
<line>
Ain*a, as *egisla*ões e*taduais e f*dera** que in*tituie* a audi*oria *m*iental
</line>
</par><par>
<line>
co*pu*sória o* obriga*ória estão sendo implementadas de f*r*a l**t* e
</line>
<line>
depe*dem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*gulament*ção. Porém, "em alguns casos as leis não est*o regulamen*a*a*, o qu* dificult* a
</line>
<line>
sua apl**ação" (PHILIPPI JÚNIOR; AGUIAR, 20*4, p. 808) e ob*ig*ção.
</line>
<line>
No ent*nto, existe discor*ân*i* de *osições jur*di**s *obre a inconsti*ucionali*ade da
</line>
</par><par>
<line>
Lei *stadual n.
</line>
<line>
13.448 de 2*0*, do Estad* *o Pa*aná, que *stabe*ec* a **dito*ia ambiental
</line>
</par><par>
<line>
compulsóri*, *bri*atória para todas as *m*re*as com ati*idade de al*o *otencial poluidor ou
</line>
<line>
deg*adador *o meio ambiente (LIMA, 2009, p. 179).
</line>
</par><par>
<line>
As po*ições *urídicas a favor da lei a*e*am o
</line>
<line>
*rincípio da pre*enção, pois a lei,
</line>
</par><par>
<line>
as*im
</line>
<line>
como as *uditor**s ambientai*, é pre*en*iva, e o princípi* da informação
</line>
</par><par>
<line>
ambi*n*al, tam*ém contido no escopo da l*i. Já, contra a*egam o princípio *a
</line>
</par><par>
<line>
*o*peração
</line>
<line>
**tre os setor*s público e privado, ao* quais as impo*içõ*s da lei *ão
</line>
</par><par>
<line>
seria* legais, ta*bém *nvo*a* o princ*pi* do desenv*lvimento sus*ent*vel no qual
</line>
<line>
a* em*resas, se* s*lu*ão de conti*uidade, pro*u*am alternativas raciona*s para
</line>
<line>
*olu*iona* os problemas ambienta** (L*MA, 2009, p. 179).
</line>
</par><par>
<line>
A partir
</line>
<line>
*o* re*ul*mentos da Resolução
</line>
<line>
*o CO*AMA n. 381 de 2006 e n. 306
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2*0*, a legislação br*s*leira *em adotando a auditoria ambiental co*o um ins*rum*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Política Nacion** d* *ei* Ambiente e da sustenta**lidad*, assi* como ve* ampl*ando *s
</line>
<line>
cri*érios e pl*nos de auditor*as ambientais. Deste modo, a *u*itoria Ambiental C*mpulsória
</line>
<line>
(AAC) é um in*trumen*o para *e bus*ar * sustent*bi*i*ade ambien*al, *o*ial e econ*m*c*.
</line>
<line>
Além disso, "as auditorias ambi*ntais **rmitem u*a constatação efe**v* dos nívei* *e
</line>
</par><par>
<line>
*on*ormidade da atividade *ro*uti*a aos requisi*o* *p*icáveis, not**amente *q*eles
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
natureza lega* e relativos à polític* da *rg*nização" (*AM*OS; L*RÍPIO, *0*9, p. 3), cujo
</line>
<line>
*rinc*pal objetivo é ver*ficar se *s p*ocedimentos *eg*is e as p*áticas su*tentáv*is cump*em
</line>
<line>
c*m as normas e políticas i*ternas da *mpresa.
</line>
</par><par>
<line>
Dest* modo, a implement*ção de n*r**s ambie*tais
</line>
<line>
e as prát***s s*st*ntáveis
</line>
</par><par>
<line>
colab*ram *ar* a concretização
</line>
<line>
do
</line>
<line>
di*eito fundamental ao *eio ambiente e*ol*gicamente
</line>
</par><par>
<line>
*quilibrado. P*rém, a quantid*de *e empresas, ind*st*ias org**i*ações que demonstram *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*i**, v. 13, n. 3, art. 7, p. 125-143, mai./jun. 201* www*.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. A. Carvalho, C. *. Ramires, L. L. P. Sobrin*o
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
preocupação com a *roteção e a qualidade d* me*o am*iente ainda é insignifican*e para a
</line>
</par><par>
<line>
realização da audito*ia ambiental ou e**auditoria, como ***a a
</line>
<line>
consolidação do novo
</line>
</par><par>
<line>
paradigma de *ustentabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
As auditorias ambie*tais devem ser re*lizadas pel*s e*pre*ndimentos, já *ue as
</line>
</par><par>
<line>
auditorias são * instrumento a**quado
</line>
<line>
*a** gerar inform**õ*s r**ativas gestão amb*ental. à
</line>
</par><par>
<line>
Porém, a apl*c*ção *as a*d*tori*s ambientais no Bras*l *omo i*st*ume*to de gest*o em
</line>
<line>
polític*s públicas, *rincipalmente no c*ntr*le e preven*ão de da*os ao ambient*, aind*
</line>
<line>
d*pende da atuaçã* dos g*vernos e órgãos ambientais (*H*LIPPI JÚNIOR; AGUI*R, 2004,
</line>
</par><par>
<line>
p. 854). Por con*eguint*, a
</line>
<line>
audito*** *mb*ental * *m ins*rument*
</line>
<line>
de gestão am*iental da
</line>
</par><par>
<line>
empre*a q*e *isa à p*oteç*o *mbient*l e ao cu*p*imento *a susten*ab*lida*e e, *onseque*te,
</line>
<line>
à mel*oria da qual*dade de vida ** s*r hum*no.
</line>
<line>
4 CONSIDERA*ÕE* F*NAIS
</line>
<line>
*iante **ssa perspe*tiva, est* ar*igo evidenci* q*e a *u*ca do no*o par*di*ma de
</line>
<line>
sust*ntabilidade **b***tal, so*ial, econ*m*** e tecnológica *aseia-se em açõe* de algumas
</line>
<line>
emp*esas, *ndúst*ias e or*anizaçõe*, b*m *omo *o* meio ** auditor*a am*iental e do sis**ma
</line>
<line>
comuni*ário da ecogestão e ecoauditoria.
</line>
<line>
O *studo comprova que a auditoria *m*iental ou ecoauditoria * um **iciente
</line>
</par><par>
<line>
inst*u*ento
</line>
<line>
para detectar eventuais descumprimentos da legislaç*o ambiental, *s*im como
</line>
</par><par>
<line>
um im**rtante *nstr*m**to de sustentabil*dade am*iental, soci*l, *con*mica e te*no*ógica. A
</line>
</par><par>
<line>
auditori* amb*e**a* dem****ra a necessida*e *e implantar
</line>
<line>
cont*oles ambientais *om* uma
</line>
</par><par>
<line>
co*d*ção para o cumpri*ento da legis*aç** ambiental.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, * pesquisa dem*nstra que no E*tado do Paraná e*iste a Lei Estadu*l n. 13.448
</line>
<line>
de 20*2, que *n*titui * Auditoria *mbiental Compuls*ria (AAC) exigid* *el* órgã*
</line>
<line>
ambiental, o Inst*tuto Ambiental do Para** (IAP),9 com* forma d* audita* as empresas.
</line>
<line>
Portanto, o con*exto do art*go *mplica que é indi*pens*vel à empresa ou organizaç*o
</line>
<line>
*az** * audito*ia am*iental voluntária, *nd*pendente de *e *ealizar a auditoria ambie*tal
</line>
</par><par>
<line>
compu*só**a, a *i* de
</line>
<line>
antecipar ev*n*ua*s
</line>
<line>
*roblemas ambientais. A auditoria am*iental
</line>
</par><par>
<line>
ver*fica tod** os aspectos *ega*s, como *ambém *xamina se os planos estão s*ndo cum*ri*os,
</line>
<line>
propondo medida* preventivas, cor*etivas e métodos sustent*veis para a concretização do
</line>
<line>
*i*eito fundamental a* m*io *mbien*e ecologicamente equili*rado. A auditoria am*i*ntal *e
</line>
</par><par>
<line>
*onformidade l*gal é um i*strume*to val*o*o
</line>
<line>
que auxilia a *mp*e*a a co*hecer o seu
</line>
</par><par>
</page><line>
dese*pen*o ambiental * adequa*-s* ao exig*do *el* legislaçã* a*licáv*l.
</line>
<line>
*e*. FSA, T*resi*a, v. 13, n. *, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 2*16 ww*4.fs*net.com.b*/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)