<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.7 </line>
</par>
<par>
<line> Auditoria Ambiental ou Ecoa*ditori*: Um Instrumento de Sustentabili*a*e e Gestão *mb*ental </line>
<line> **vironmental A**it or Eco Aud*t: An Instrum*nt Su*t*inabilit* and Environm**tal </line>
<line> M*nagement </line>
</par>
<par>
<line> *ôni* Apare*i*a de Car*alho </line>
<line> Doutorada em Ci*nc*a Jurídica pela ***versidad* do Vale do Itaja* </line>
<line> Mestrado *m Direito pe*a Universidade d* Sa*ta Cruz do Sul </line>
<line> E-m*il: sonia.a*v.2*08@hotma**.com </line>
<line> Cel*o C*sta Ramires </line>
<line> *e**rado em C*ência Jurídica p*l* Universi*ade do Vale d* Itajaí </line>
<line> Graduação *m Di*eito pela Uni*ers*da*e do V*le do Itaj*í </line>
<line> E-*a*l: celso@tc*.sc.g*v.br </line>
<line> Liton Lane* Pilau Sobrinho </line>
<line> Doutor em Direi*o pela Universi*a*e *o *al* do Ri* dos **nos </line>
<line> Professor da *n*vers*dade do Val* do Itaja* </line>
<line> *-m*il: liton@univali.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: Sô*i* Aparecid* *e *arv*lho </row>
<row> Ende*eço: Escrit**io de Adv*cacia, E*critório *e </row>
<row> Adv*cacia. Rua: *aximili*no de A*meida nº 2**/ </row>
</column>
<column>
<row> Editor Ci*ntífico: Tonny *erl*y *e Alencar Rodrigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *v*nida: Af*nso Pen* *º 88 sa*as 02/03 Edifício Lago* </line>
<line> Artig* *ecebido em 25/02/2016. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
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<column>
<row> *entro 95300000 - Lagoa Ver*elha, R* - B*asil </row>
<row> Ende*eço: Celso *ost* R*mir*s </row>
</column>
<column>
<row> recebida em *6/03/2016. Aprovado em 1*/03/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ere*o: *. Urugu*i, 458 - Centro, Itajaí - S*, 88302- </row>
<row> 202. </row>
<row> E*de**ço: Lito* Lanes *ilau S*b*inho </row>
<row> *ndereço: Campus - Ba*rro *ão José </row>
<row> São José *9001970 - Passo Fu*d*, *S - B*asil </row>
</column>
<column>
<row> Aval*ado pelo sis*ema *riple Revie*: Desk Revie* a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Double *li*d R*view </row>
<row> (avaliação cega por dois *valia*ore* da área). </row>
<row> Revisão: Gramatica*, Normativa * de F*rmatação </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> *. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. P. Sobr*nho </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> RE**MO </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo </line>
<line> apresenta a aud*t**ia *mbienta* *u ec*au*i**ria como i*strum*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> su*tentabilid*d* e siste*a de ecogestão. O objetivo *e*a* deste traba*ho consiste em </line>
<line> p*s**i*a* * auditoria am*iental voluntári* e o*riga*ória com* instrume*to de su*tentabilidade </line>
<line> e a inconstitucionali**de da lei da audi*oria compulsória. Os obje*i*os espec*ficos vis*m </line>
<line> *n*estigar o paradigma de susten*abilida*e *mbiental, social e ec*nômica; *n*lisar a auditoria </line>
</par>
<par>
<line> ambien*al o* ecoaudito*ia </line>
<line> *omo uma fer*amenta de s*stenta*i*id**e e d* s*s**ma de ge*tão </line>
</par>
<par>
<line> *m**ent*l; av*l*ar a i*cons*itucional*d**e da lei *a audi*oria am**e*tal compul*ória no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> O método de *rocedimento utilizado no artigo c*nsiste na apreciação e inte*pretação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> matéria e o método de p*squis* usado incide na elabo*ação, por m*io d* análi*e *ibli*gráfica, </line>
<line> utilizando-se **s re*erências c*tadas. </line>
<line> Palavr*s chave: Auditoria Ambiental. Gestão Am**ental. Sustentabi*idade. </line>
<line> ABSTRACT: </line>
<line> The a*ticle *iscusses the envi*onmental audit or environmen*al audi* as a *ool for </line>
</par>
<par>
<line> sustainabilit* and env*ronmental *anagement *yste*. The o*erall *bjective to search is </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> voluntary and man*at*ry environme*tal audit as a tool fo* sustainabi*ity and the </line>
</par>
<par>
<line> unc*nstitutional*ty of the law of comp**sory audit. Th* specific goa*s are to investigate </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> *aradi*m *f environmental, soci*l and econ*mic sustainabili*y; an*l**ing the environ*ental </line>
<line> *udit or en*ironme*tal audit as a tool for s*st*i*abi*ity and en*ironmental mana*em*nt </line>
</par>
<par>
<line> sy*tem; evaluat*ng </line>
<line> *he co*stituti*na*ity of the law of **mpulsor* *nvironmental *u*it in </line>
</par>
<par>
<line> Brazi*. The *et**d of procedure us*d *n this paper consists in t*e examinati*n and </line>
</par>
<par>
<line> interpr*tation o* the subjec* an* the *esear*h method </line>
<line> used *n the p*eparation falls th*ough </line>
</par>
<par>
<line> *it*rat*re review, us*ng the c*ted r*f*rences. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw*r*s: E*v*ronm*ntal Audi*. Environm*ntal Ma*agement. S*stainability. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 3, art. 7, p. 1*5-143, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.f**net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aud*toria Ambiental ou Ecoauditoria: Um *nstrument* de Sus**nt*bilidade e Ges*ão Ambi***al </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODU*ÃO </line>
<line> Este artigo tra*a da a*d*toria a*b*en*al o* ecoa*d*toria como um instrumento de </line>
</par>
<par>
<line> sus*entabilidade. **ssa perspectiva, *ropõe-se que*tio*ar aud**o*ia ambient*l voluntá*ia a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compulsór*a c*mo uma ferramenta de suste*tab*lidade, *em como a dis*ordância d* *osiçõe* </line>
</par>
<par>
<line> jurídic*s sobr* a inconstitucionalidade da Le* Estad**l n. 13.448 de 2*02, que *s***e*e*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> au*i*oria a*biental com*uls*ri* *u obrigató*ia no Estado do Paraná. </line>
</par>
<par>
<line> Inicialm*nt*, na *rimeira etapa, o artigo pesqu*sa o novo par*digma de </line>
<line> sustentabil*d*de *mbi*ntal, socia*, ec*nôm*c* * tecnológica n* s*ciedade moderna e as </line>
<line> *mplicações das rela*õe* n* ser hum*no e *o meio amb**nt*. </line>
<line> P*steriorme*t*, na segunda etapa, a*ali** * **ditori* ambiental ou ecoaudit*ria como </line>
<line> instrumento de sustentabili**de e o siste** d* gestão *mbienta* da* org*n**ações *u </line>
<line> *mpresa* *úblicas e p*ivadas. </line>
</par>
<par>
<line> Finalmente, na *erceira et**a, i*v*sti*a a auditoria comp*lsória ou *brig*tória </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Bra**l, os efeitos *a implement*ção de norm*s am*ie*t*is * a discordância ** p*sições </line>
</par>
<par>
<line> jurídi*a* *obre a </line>
<line> i*cons*itu*ionali*ade </line>
<line> d* *e* Estadual q** estab**ece a auditoria ambi*ntal </line>
</par>
<par>
<line> co*pu*sória. </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O parad*gma de suste*t*bi*ida*e ambien*al/ec*lógica, socia*, *c**ômica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ecnológica1 </line>
</par>
<par>
<line> A noç*o de su*ten*abilidade *efere-*e * tr** dime*sões distintas, ou sej*, a ec*lógica, a </line>
<line> socia* e * eco*ômic*, *orquanto s* trata ** repr**ução e pr*d*çã* d*s sociedades humana* no </line>
</par>
<par>
<line> conjunto da bi**f*ra. O a*ua* mod*lo *e economia e *e s*ci*dade t*m qu* **speitar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capacidad* de r*produção da Terra </line>
<line> e reconhecer que os seres viv*s são *ubsistemas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> dependentes da b*osfera. A sustentabil*dade propõe intensas *ransfor*ações, em longo pra*o, </row>
<row> n** três di*e*sões p*ra reor*anizar o* si*t*m*s hum*nos. </row>
<row> En el *lan* e*ológ*co parece eviden*e considerar l* invi**ilid** d* la v**a human* y </row>
<row> *e las so*iedades durante *uc*o ti*mp* si es*as *e desarrollan en contradicción *on </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> **p*tulo publicado *m *rtigo de R**ista pelos autor*s (CARVALHO; P*LAU SOBRINHO; RA**RES, 201*, </row>
<row> p. 6*-6*). </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Rev. F*A, Teres*na, *. 1*, n. 3, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 201* www4.fs**et.com.b*/*evis*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carval*o, *. C. Ramire*, L. L. P. Sobrin*o </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> los l*mi*es y proce*os que la* sost*e*e*. Somos se*es eco depe*dien*es y como tales </line>
<line> vivimos y somos *n la natural*za. *n la *ime*sión soci*l, la so*teni*ilidad se </line>
</par>
<par>
<line> relaciona con la capacid*d *e satisfacer </line>
<line> *as necesidades h*manas ** form* justa </line>
<line> y </line>
</par>
<par>
<line> con la co*dic*ón de i**erdependencia qu* car*cteriz* * los seres hu*anos []. </line>
</par>
<par>
<line> Desde *l punto de vist* </line>
<line> e*onómico, exi*ten *i**es, proce*os </line>
<line> y trabajos que s*n los </line>
</par>
<par>
<line> que pe*mite* sa*isf*cer las neces*dad** de l*s personas. Sin e*bargo e*tas t*es pat*s </line>
<line> ** son iguales, sino que se asemejan a esas muñe*as rusas q*e encaja* unas *entro </line>
<line> de o*r*s (RI*CHMANN et *l, 2012, p. *5-3*). </line>
<line> A sus**nta*ilidade bus*a pro*uz** valor * b*m-estar re*uz*ndo a utilização de recursos </line>
<line> naturais visand* * m*nutenção *a *ida. O* seres humanos nece*sitam desenv*lver *ã* só a </line>
<line> **d*nça de percepçã*, *as * mudança d* *a*or*s * de organ*zaç*o *oci*l na s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> *esse s*ntido, segundo </line>
<line> afirma *apra (2006, p. 24) "u*a socied*de sustentáv*l é aquela *ue </line>
</par>
<par>
<line> satis*az suas **cessidades sem *imi*uir as pers*ectivas das gera*ões futuras, [...] *riar </line>
<line> c**unidades sustentáveis, isto é, ambientes sociais e cult**ais", p*ra s*tis*azer as </line>
<line> necessidades essenc*ais in*ividuais e coletivas como garantir * sob*ev*vên*ia d*s presen*es e </line>
<line> futuras gera**es. </line>
</par>
<par>
<line> A s***entabi*idade pode se* *nt*ndida como u* conceito ec*lógico, isto é, co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade q*e tem um eco*sist*ma de atender a* necessid*des *as populaçõ*s que </line>
<line> nele v*vem, ou como um co*ceito po*íti*o que limita o cresci*ento em *un**o d* </line>
</par>
<par>
<line> dotaçã* de *ecursos natu*ais, *a tecnologia aplic**a no uso desses recur*os * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> nível efetivo de bem e*tar </line>
<line> da *oletivi*ad*. [...] Do ponto de vis*a e*ológico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabilidade ref*re-se a*s re*u*sos n**urais *x*st*ntes numa so**edade que </line>
<line> representa* a c*pacidade natural de s*p*rte as ações empreend**o*a* locais. [...] </line>
</par>
<par>
<line> So* * ótica *olítica, a sust*nt*bilidad* represent* a cap*cidade de sociedade a </line>
</par>
<par>
<line> organizar-se por si mesma, a </line>
<line> capaci*ad* de su*tenta*ã*. Portant*, ex*stem duas </line>
</par>
<par>
<line> precond*ções pa** o desenvolvimen*o *a sust*ntabilidade: * capacidad* natur*l de </line>
<line> supo*te (recursos natur*is e*i*te*tes) e a capac*d*de de sus*entação (atividades </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais, </line>
<line> políticas e econô*ic*s ge*ad*s pela próp*ia socied*de em *eu próprio </line>
</par>
<par>
<line> benefício) (*ILA*É, 2007, p. 68). </line>
<line> Assim, a su*te*tabilida*e i*erente aos próprios recur*os da n*tureza interliga-se às </line>
<line> cadeias eco*sistêmicas, na* q*ai* a existência e pe*pe*uação dos *ec*rsos naturais *epen**m </line>
<line> ** outros recursos, ou seja, "a su*tentabilidade *ai além dos destinos da espécie *um*na: ela </line>
</par>
<par>
<line> al*ança a perpetuação da vida e o val*r </line>
<line> intrí*sec* da cria**o ou *o mundo n*t*ral" </line>
</par>
<par>
<line> (MIL*RÉ, *007, *. 68). </line>
</par>
<par>
<line> Por cons*guinte, *u*nd* a so*iedade destrói o *eio ambiente na*ural, está destruindo </line>
<line> o seu *r*pri* habita* e co*prom*tendo a s*a vivênc*a, *gualmente, o ser humano desconhe*e </line>
<line> q*e *a na*ureza tudo se en*ontra interl*ga*o * de*end*nte, **ns*stindo um *roc*sso sistêmico. </line>
</par>
<par>
<line> O com*ortamento de cada membr* *ivo do eco*sistema depen*e </line>
<line> do ***portame*to *e </line>
</par>
<par>
<line> muitos outros, do m*smo mod*, a interdep*ndê*cia *co*ógica s*gnif*ca entender as rel*ções </line>
<line> entre os sistem*s. </line>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 13, n. 3, art. 7, p. 125-143, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Au*itoria Ambiental *u Ecoauditor*a: Um *nst*ume*to de Suste**abilidade e Ge*tão Ambiental </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> A natu*eza cíclic* *os p*ocessos *cológicos * um *mporta*te prin*ípio da ecologia. </line>
</par>
<par>
<line> Os l*ços de realimen*ação </line>
<line> d*s **os*ist*mas s** as vias ao longo d*s qu**s </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> nutrientes são continuamente re*iclados. Sendo sist*mas abertos, *odos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> org*nismos de um e*o*sistema p*oduz** resíd*o*, mas o q*e é resíduo para uma </line>
</par>
<par>
<line> espé*i* é ****ento *ara outra, de tal mod* que o ec*ss*stema como </line>
<line> um todo </line>
</par>
<par>
<line> p*rman*c* livre de resíduos. [...] Um dos p*in*ipais de*ac**dos *ntre a economia e a </line>
</par>
<par>
<line> ecolo*ia de*i*a do fato de </line>
<line> que a natur*za é cí*lica, *nquanto </line>
<line> que *o*so* *iste*as </line>
</par>
<par>
<line> i*dustriais são lineares. Nossas ativid*des c*merciais ext*aem </line>
<line> re*ursos, </line>
</par>
<par>
<line> transfo**am-*os em produtos * em resíduos, e ve*dem os produtos a consumido*es, </line>
<line> qu* *escartam ainda mais resíduo* d*poi* de ter *onsumido os produtos. Os *adrões </line>
<line> su*tentáveis de produ**o e de consu*o precisam ser cíclicos, imitando os p*ocessos </line>
<line> cíclicos da natur*za. Para conseguir esses *adrões cíclicos, preci*amos p*anejar num </line>
<line> ní*e* f***ame*tal *ossas at*vidades comerciais e nossa economia (CAPRA, 2006, p. </line>
<line> * 3 2 ). </line>
</par>
<par>
<line> *esse contexto, todos os *em*ros de uma </line>
<line> comunidade ecológ**a estão ****r*igado* </line>
</par>
<par>
<line> n*ma e*tensa rede de **lações, be* como à i*terdep*nd*ncia ecológic*. O comportamento de </line>
<line> cada *er viv* do *cossistema depe*de dos ou*r*s sere* vivos na teia da *ida. Os ecossistemas </line>
<line> diferem dos orga*ismo* indi*iduai* por*ue são siste*as fecha*os *om relação ao fluxo d* </line>
<line> matéria, embora sejam abe*tos **m relação ao *lux* de en*rg*a. </line>
<line> * n*vo p*r*digma pode se* chamado de um* *isão d* mun** holística, q*e concebe </line>
</par>
<par>
<line> * mundo como um to*o integ*ado, e n*o </line>
<line> como uma coleção de partes *i**ociadas. </line>
</par>
<par>
<line> P*de tam*ém ser de*omin*d* visão ecológica, se o termo ec*ló***a for empregado </line>
<line> num s*ntido muito mais amp*o * mais pro*undo qu* o usua*. A **rc*pção eco*ógica </line>
<line> p*ofunda recon*ece a ***erdepe*dência fundamenta* de todos *s fenômenos, e o f*to </line>
</par>
<par>
<line> de q*e, **quanto indivídu*s e soc*e*ades </line>
<line> estão todo* encaix*dos nos pr*cessos </line>
</par>
<par>
<line> cíclicos d* </line>
<line> natureza, e, em última anális*, somos dependentes desses p*ocessos </line>
</par>
<par>
<line> (CAPRA, 2*06, p. 25). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *istinç*o en*re a concepção *olís*i*a e ecoló*ica baseia-se nos sist*m*s vivos * </line>
</par>
<par>
<line> cone*õe* com o meio ambien*e. A visão holística *ignif*ca compr*en*er a biosfera como um </line>
<line> to*o e a inte*depe*d*ncia de s*as par*es, l*go, a visão ecológica si*n*fi*a a percep*ão qu* a </line>
<line> bios*era se encaixa no ambient* na*ural e socia*, a*ém di*so, é pro*ed*ra d* matérias-primas, </line>
<line> co*o a natureza tem li*ites físicos e *iológicos (CAPRA, *006, p. 25). </line>
<line> É a manu*e*ção das condiçõ*s da naturez* ou d* ecossiste*a que **rnam a vida </line>
</par>
<par>
<line> humana possív*l, pois a soc*edade **o </line>
<line> pod* entrar em cola*so com os siste*as naturais. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa linha, Cruz e Bod*ar (2012, p. 51) defe*dem que "a sustentabilidade importa em </line>
</par>
<par>
<line> transf**maç** social, sendo conceito </line>
<line> *nt**rado* unificante, isso implica na celebração da e </line>
</par>
<par>
<line> unidade ser humano e natu*ez*, n* ori*em e no destino *o*um". Disso s* apr*ende que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabilidade deve *ontribuir com os demais princ*pios c*n*t*tucionais *, co* a atuação </line>
<line> conjunta *a sociedade **vil do Es*a*o, precisa b*scar * *ustentabilidade ec*l*gica e social </line>
<line> (CRUZ; BODNAR, *012, *. 52). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 7, p. 1*5-143, ma*./jun. 201* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. P. Sobrinho </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> O pr*ncípio da sustenta*ilidad* su*ge com* u** re*pos*a à fratura da razão </line>
</par>
<par>
<line> modernizador* e com* </line>
<line> uma condiç*o </line>
<line> pa*a c*n*truir uma nova racionalidad* </line>
</par>
<par>
<line> pro*u*iv*, fund**a n* potencial ec*lógi** e em </line>
<line> nov*s sentid*s d* civil*zação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir da diver*i**de cultural do gê*ero *umano (LEFF, *011, p. 31). </line>
<line> Também, segundo af*rm* Le*f (2010, p. 31), "a sustentabi*idade é um* maneira de </line>
</par>
<par>
<line> *epensar a produção e o processo *conô*ico, de *bri* o fluxo do tem** a partir </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> re*onfiguração </line>
<line> d*s identidades, r*mpendo o cerc* do mund* o fecham**to da hist*ria e </line>
</par>
<par>
<line> impostos pela g*obal*za*ã* econ*mi*a". Isso significa d*zer que * *uste*tabili**de é uma </line>
</par>
<par>
<line> maneira *e </line>
<line> a*rir * cu*so da *ist*ria *ara um fut*ro q*e recria as con*içõ*s de vida das </line>
</par>
<par>
<line> ge*aç*es vindouras no *laneta. </line>
</par>
<par>
<line> A c*nstrução da s*s*entabilidade *mplica uma ideia e u*a </line>
<line> visã* de futuro que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*gueira da razão posi**vista é *ncap** de ver. Port*nto, p*ra i*so é ne*essário ab*ir o </line>
</par>
<par>
<line> *urs* da história para uma *o*a ra*ion**idad* - pa*a </line>
<line> ra*ionalidad*s al*ernat**as, </line>
</par>
<par>
<line> par* uma ética da *utrid*de e p*r* *m diálogo de sabe*** (LEFF, *010, p. 72-73). </line>
<line> **ém disso, Le*f (2011, p.15) salienta *ue "o co*ce*t* de sust*n**bilidade *urge do </line>
</par>
<par>
<line> re*onhecimen*o da função de suporte da natu*eza, co*dição e po**ncial *o p*ocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção". * noçã* de su*tentabilida*e f*ndamenta-se na tri*la dimensão, ou sej*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> econômica, a social * ambient*l, e reg*la, de form* justa e harmôni*a, o ambiente nat**al e </line>
</par>
<par>
<line> com os seme*hant*s * *sta*e*e** rel*çõe* * </line>
<line> *nterações mútua* </line>
<line> entre os seres humanos e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *atureza. </line>
</par>
<par>
<line> O conce*to de sustent*bilidade *e funda *o reconheci*ento dos limites e potenc*ais </line>
<line> da nature**, assim como a complexid*de ambiental, inspirando *ma n**a </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensão do mundo para e*frentar os </line>
<line> desafios da h*manidade no ter*eir* </line>
</par>
<par>
<line> milêni*. O conceito de su*t**tabilidade *romove uma nova alian*a entre natureza e </line>
</par>
<par>
<line> cultura fundando uma nova econ*m*a, reorientando *s potenciais ** c*ên*ia e d* </line>
</par>
<par>
<line> *ecnologia, e construi*do *ma nova cultura política b*sead* em uma ética *a </line>
</par>
<par>
<line> suste*t*bilidade, em valores, crenças, s*nt*mentos e sabe*es, *u* renovam o* </line>
</par>
<par>
<line> sentidos </line>
<line> exi**encia**, o* modos de vida *s formas de habitar o plan*t* Ter*a e </line>
</par>
<par>
<line> (GAL**O et al, 2002, p. 1-2). </line>
<line> Desse modo, o conc*ito *e sust*ntab*lidad* * p*uridimensional ou multidimensional, </line>
<line> *o*s condici*na o de*e*volvime*t* de maneir* a ensejar o b*m estar da* presente* gerações, </line>
<line> sem prejudi*ar a ****ução do b*m-estar das fu*ura* ge*ações. A sustentabili*ade </line>
<line> pl**idimensional ou multidimen*ional tem simetria com o d**envolv*mento s**t*n*ável e o </line>
<line> ser hu*ano. Conf*rme af*r*a F*e*tas (2012, *. *0), a sustentabil*da*e "determ*na promover o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen*o so*ial, ec*n*mi*o, ambiental, étic* e *urídico-po*ítico, </line>
<line> no i nt u* * o de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres***, v. 13, n. 3, art. 7, p. 1*5-**3, ma*./*un. 2*16 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Audi*oria Ambienta* ou Ecoauditoria: Um Instru**nto de S*s*ent*bi*idade e Gestão Ambiental </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> *ssegurar as condições favoráve*s *ara o bem e*tar das ger*ções presente* e futuras" e n* </line>
<line> *esígnio de gara*tir a qualidade d* vi*a. </line>
<line> A su*tentabilidade determina, com *f*cácia direta e imediata, a responsabil*dade d* </line>
</par>
<par>
<line> Estado e da soc*e**de pela concre*iz*ção so**d*ria do des*nvolvim*nto materi*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> imat**ial, *o*ialmente inc*usi*o, d*rável e equânime, am**entalmente limpo, </line>
</par>
<par>
<line> *novador, ético e e*iciente, </line>
<line> no in*uito de *ss*gurar, [...] no pre*ente * no futuro, o </line>
</par>
<par>
<line> direi*o a* bem-estar (FREITAS, 2012, p. 50). </line>
</par>
<par>
<line> A é*ica </line>
<line> da s*stentabilidade compreende um novo saber cap*z d* en*ender as </line>
</par>
<par>
<line> complexas interações </line>
<line> entre a soci*dade e a nat*reza. A é**ca da sustentabilidade pr*põ* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interligaçã* d* proc*ss*s ecológi*os, soci*is, econômico*, c*lturais e **cnol*gicos, para *bter </line>
<line> uma so*i*dade s*ste*tável. Conforme a*severa Gal*no et al (2002, *. 11), "a *tica da </line>
<line> sustentabilidade coloca a vida a*ima *o interesse econômico e político. [...] A </line>
<line> sustenta*ilidade s* s*rá possí*e* se recup*rarmos o dese*o de vida qu* *ustenta * s*ntid* da </line>
<line> existênci* humana". </line>
<line> Nesse *ontexto, *eal Ferrer (2013, p. 13) explica *ue "la sostenibili*ad e* un* noción </line>
<line> positiva y al*amente *ro*ct*va *ue supone la introducción de *o* ca*bios nec*sarios para que </line>
</par>
<par>
<line> la soci*dad *lan*t*ria, constitu*da </line>
<line> *or la hum*nidad, s** capaz de *e*petuarse </line>
</par>
<par>
<line> in*efinidamente en el ti**po", </line>
<line> dito de ou*ro modo, uma soc*edade *eve *er </line>
<line> capaz </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> permanecer ind*f*nidam*nte *o tempo, conseq*ent*mente, a suste*tabil**ade *u*** uma </line>
<line> s*cie*a*e sus*entável global, co*stitu*da pela humanidade. </line>
</par>
<par>
<line> El paradigma actual de la *uman*da* es la sostenibi*idad. La </line>
<line> *olunta* de a*ti*ular </line>
</par>
<par>
<line> una nueva socie*ad cap*z de perpetuarse en el </line>
<line> tiempo en unas con*iciones dignas. </line>
</par>
<par>
<line> El deterioro ma*eria* *el Planeta es insostenible, per* también es </line>
<line> insostenible </line>
<line> la </line>
</par>
<par>
<line> miseria y la exclusión s*cial, la injust*cia y l* opr*sión, ** es*lav**ud y </line>
<line> la </line>
</par>
<par>
<line> do*inación c*ltural y económica (REAL FERRER, 2012, p. 319). </line>
</par>
<par>
<line> Deste modo, quand* se fala em sus**ntab*lidade, se pens* na sustentabilidade </line>
</par>
<par>
<line> ambiental, p*rque s* *ecessita d* </line>
<line> ento*no par* *obre*iver. Mas, quando se p*nsa em uma </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade, não se trata somente de p***ar em sobrev**er, mas em criar uma socieda*e *lobal </line>
</par>
<par>
<line> *ais just*. Pa*a isso, é preciso falar na* dimensões ambiental, social, econ*mica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tec*ológ**a. É necessário b*scar uma sociedade que possa res*lver os pro*lemas da injustiça </line>
<line> *ocial, bem como o* de**is Objetivos d* Desenvolvimento do M*lênio. </line>
</par>
<par>
<line> * part*r de lo* Objetivos del Milenio [] s* h* </line>
<line> ido consolidan lo con*epto de </line>
</par>
<par>
<line> sostenibilidad y la tr*pl* dimensión e* la que s* proyecta, la ambient*l, l* *ocial y la </line>
<line> *co*ómica. [...] En de*initi*a, de lo que se trata es de enc*n*ra* una nu*va *orma de </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 3, a**. 7, p. 1*5-*43, mai./jun. 2*16 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalh*, C. C. R*mires, L. L. P. Sob*inho </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> *elación, más armónica, *on n*estro entorno natural, por una *arte, * co* nuestro* </line>
<line> semejantes, *or otra (REAL FE*RE*, 201*, p. 319-320). </line>
<line> A s*st*n*abil*dade econômica propõe aumen*ar * ger*ção d* r*queza d* forma </line>
</par>
<par>
<line> ambie*talmente *ustentá*e* e de encont**r mecanismos p*ra uma </line>
<line> distribuiçã* justa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uni*orm*. * sustentabilidade socia* propõe c**struir um* s*ci*dade ha*m*nic* e integrada e </line>
</par>
<par>
<line> de*e garantir o acesso aos bens e serviços *e fo*ma igualitária e </line>
<line> suste***vel. * </line>
</par>
<par>
<line> sust*ntabilidade am*i*nt*l, por sua vez propõe buscar o equilíbrio da nat*r*za para garantir a </line>
<line> sobreviv*ncia e o futu*o das *res*ntes e futuras gerações. </line>
</par>
<par>
<line> L*s dime*sion*s </line>
<line> de la So*tenib*lidad Ambi*nta*: *just*r nuest*o *om*o*tamie*to a </line>
</par>
<par>
<line> l* capa*idad de resilencia del **aneta. *c*nómica: garan*izar un a*ceso más jus*o a </line>
<line> las mate*ias primas y a la tecnologí*, univer*ali*ar el acc*so a bi*ne* y servici*s. </line>
</par>
<par>
<line> Social: re-inve*tar la gobernanza; </line>
<line> evi*ar lo* proces*s de exclusión; a*abar con </line>
</par>
<par>
<line> cualquier tipo d* discri**naci*n, ga*antizar la educa**ón, la sanidad y la movilidad </line>
<line> soc*al. Tec*o*ógico: adaptarse a la nue** tecno-socied*d; poner la ciencia y la </line>
<line> técnica al servicio d* la sosteni**lidad; preveni* la* *ecno-catástrofe* (REAL </line>
<line> FERRER, 20*4). </line>
<line> *on*eq**nt*ment*, o co*cei*o de sus*enta**lidade fu*d*me*ta-se nas dimen*õe* </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômica, social, *mbiental e tecnológica, </line>
<line> p*is regula de *orma j*sta e harmôn*c* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te natural com os s*m*lhantes e estabelec* r*lações * interaçõ*s mútuas e*tre o* *ere* </line>
<line> hu*ano* e * *atureza. A dimensã* social prevê a inc*usão social d*s indiv*duos e a red**ão </line>
<line> das desigualdades soci*is. A s*sten*abili*ade s*cial implica o equi*í*rio na distri**ição justa </line>
</par>
<par>
<line> *e r*nda, a fim de </line>
<line> pr*pic*a* mel**ria da *ualidade de </line>
<line> vida da população e r*dução </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> dif*rença* s*c*ais, de modo a ass*gur** co*dição de </line>
<line> vida com dignidade, o que *mplica, </line>
</par>
<par>
<line> também, o a*esso aos recurs** e serv*ços sociais (*AC*S, 2009, p. 85). </line>
<line> A dim*nsão *conômi*a promove o cresc*me*to da economia *os pa**es e * igualda*e </line>
<line> da distr*buiç** de r*nda, A sustentab*lidade econôm**a deve ser p*ssível através da alocação </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> d* geren*ia*ento *ais eficie*te d*s recursos e *e um fluxo co*stante de investi*ento </line>
</par>
<par>
<line> fin*nceir*. Ta**ém, somente pode s* ga**ntir *e houver </line>
<line> o equi**brio interse*orial, com </line>
</par>
<par>
<line> capacitaçã* e mode*nização *os instrume*tos e proc*ssos de pr*dução que as*egur*m t*nto o </line>
<line> *esenvo*vim**to d* e*on*mia inter*a co*o o da externa (*ACHS, 2009, p. 86). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> dimensão ecológica envol*e o </line>
<line> us* adequado das fontes de recurs*s na***ais de </line>
</par>
<par>
<line> modo a m*nimizar os impactos aos ecossistemas e, por consequência, à p*eservação d* vida. </line>
</par>
<par>
<line> * sust*n*ab*lidade ecológ*ca implica *ecess**ade de *reser*ação *o capital natural com a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> us* cont*olado do* *ecursos ambientais (S*CHS, 2*09, p. 86). A </line>
<line> dim*ns*o ambiental </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 13, n. 3, a*t. 7, p. *25-14*, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Audi*oria *mbiental ou *coauditoria: ** Instrumento de Sustentab**ida*e e Gestão A*bie*tal </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> a*segura a vi*a de todos os se*e* vivos e * te*nológica esta*ele*e a *i*nc*a e a tecnol*gia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> serv*ço *a su*tenta*il*d*de. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 A auditoria ambiental ou ecoaud*to**a co*o *nstrumento de su*tentabil*dade </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir dos anos de 1970, aconteceram acidentes *mbientais que caus*ram sérios </line>
<line> prejuí*os às empre*a*, apo*t*ndo a necessida** de s* cr*ar e*ses novos pro*edi*entos p**a as </line>
<line> ava**a*ões de potenciais riscos ambientais. No fim dos anos d* *980, impuls*onad*s com os </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas caus*dos pelos *ci*ent** ambient*is e cres**ntes </line>
<line> custos do controle da po*uição, </line>
</par>
<par>
<line> muitas empr*sas ou organizações *nte*n*cionais *niciaram programas de preven**o *o meio </line>
</par>
<par>
<line> *mbie**e. Devido a*s aci*entes ambienta** *co*ridos n* dé*ada </line>
<line> de *0, a Internatio*al </line>
</par>
<par>
<line> Or**nizatio* for Standarti*ati** (ISO)*, e* 199*, decidiu uma série de normas sobre *est*o </line>
<line> a*bi*ntal e c**o * *é*ie ISO 14000, que i*clui normas com d*r***i*e* para si*temas d* gestão </line>
<line> ambiental e *uditorias am*ie*tais (PHILIPPI JÚNIOR; AGUIAR, 200*, p. 807). </line>
<line> Então, surgiu a a*ditoria ambien*a*, po* ocasião, real*zada de maneira vo*untária pel*s </line>
<line> orga*izações (L**A, 2009, p. 167) e "o o*j*tivo *rin*ipal da aud**o*ia ambienta* é identifi*ar </line>
<line> o* r*sc*s ou impac**s ambie*tais que *od*m acontecer n*s ativid*des *e um* empresa, *ntes </line>
<line> que se transformem e* passivos a*bientais" (LIM*, 20*9, p. 167). T*mbém, as audito*ias </line>
<line> am*ienta*s s*o r*aliza*as para i**ntifica* os problema* ambientais associados * fa*ricação *e </line>
</par>
<par>
<line> prod*tos, op*raç*o de proce*sos *u a prestaç*o de *ervi*o* (LIM*, </line>
<line> 2**9, p. *67). </line>
</par>
<par>
<line> Co*s**uen*emente, "as **di*orias ambientais es*i*ulam, int**namen*e, as di**trizes da </line>
<line> empresa, e, e*ternament*, a observân*ia de normas e re*ula**ntos ambientais" (LIMA, 2009, </line>
<line> p. 167). </line>
</par>
<par>
<line> A aud*to**a ambiental é um *roced*mento si*temático po* meio </line>
<line> do </line>
<line> qual se avalia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ad**u*ção da org*nização, empr*sa ou entidade, * crité*ios ambientais pree*tabele*i*os q*e </line>
</par>
<par>
<line> podem ser: normas </line>
<line> técni*as, r*quis*tos lega*s, req*isi*os de*inidos pelos </line>
<line> cli*ntes ou pela </line>
</par>
<par>
<line> pr*pria *mpresa. </line>
</par>
<par>
<line> A conc*p*ão d* auditoria am*ie*tal como instru*ento d* *e**ão ambiental e conf*rme </line>
</par>
<par>
<line> a definição do *rtig* 2º do *egulamento (CEE) n. </line>
<line> 1.836 d* 1993, *o Conselho das </line>
</par>
<par>
<line> Comunid*des Europeias, é v*s*o como o "ins*rum*nto </line>
<line> de *est*o que inc*ui a avali*ção </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> "A Internatio*al Organization for Sta*dart*zation </row>
</column>
<column>
<row> (ISO) é uma o*ganização internac*onal para no*m*lizaçã*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Trat*-se de uma *rgani*ação não gove*nament*l (ONG), que *em como missão pro*over * desen*olvimento </line>
<line> da nor*alização e ati**dades correlatas *o mundo, beneficiando e *acil*tan*o as trocas de bens e serviços </line>
<line> entre os países, assim como o desenvol*imento *a cooper*ç*o nas esferas intelectu*l, c*entífi*a, tecno*ógica </line>
<line> * d*s ativi**des econômic*s" (LIMA, 200*, p. *21-122). </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. *3, n. 3, art. 7, p. 125-143, mai./ju*. *01* ww*4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carva*ho, C. C. Ra*ire*, L. L. P. Sob*inho </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> sistemática, doc*men*ada, p*r*ódic* e *bj*tiva do funcion*mento da organização, do s**te*a </line>
<line> de gestã* e dos p*oce*sos de proteçã* do amb*ente" (FI*RIL*O, 200*, p. 410). A audit*ri* </line>
<line> ambienta* ou *uditori* do ambie*te, de a*ord* com o Regula*ent* (CEE) n. *.8*6 de 1993, </line>
<line> objetiva "facilitar o c*ntrole da gestão das p*áti*as com eventua* impacto ambiental; avalia* a </line>
<line> o*servância das políti*as de ambiente da em*resa" (FIORILLO, 200*, p. *10-411). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> audit*ri* ambiental co*si*te em um instr*m*nt* de </line>
<line> g*s**o, c*m o qual *ão fe*tas </line>
</par>
<par>
<line> análises para fiscalizar * li*itar o imp*ct* de atividades sobr* * *e** ambi*n*e e dete*ta* </line>
<line> probl*mas e/*u soluções em **ve*sa* *re*s ambientais,*ssum* ta*bém Co* o objetivo de </line>
<line> verifi*ar se o set*r, ou empresa es*á de acordo com as d*sposiçõ*s pl*nej*das e/ou </line>
<line> estabelecidas previamente, se *las foram implementadas com efi*ácia * s* estão adequ*das ou </line>
<line> e* confo*mida*e à consecu**o dos objetivos. </line>
<line> A audi*oria ambienta* consist* no exame sistemáti*o, periódico, documentado e </line>
<line> ob*etivo en*o*v*ndo anális*s, en*aios * confirmaçõ*s de ações *r*ticas realizadas </line>
<line> *m uma empresa *m rela*ão às exigência* ambie*ta*s *eg*is, n**m**ivas e de </line>
<line> políti*a interna. Pode s*r reali*ada pelo *o**r Público ou pela empresa. [...] *s </line>
<line> resultados e as técnic*s da au*it*ria ambiental podem ser utilizados de forma interna </line>
<line> e/ou e*t*rna ao emp*een*ime*to. A au*i*or*a inter*a fornece subsídios ao </line>
<line> a*rim*rame**o do desemp*nho a*bie*tal *o empreendime*to. Já a auditoria </line>
<line> ex*e*na objetiva a averiguação d*ste desempe*ho pelo ó*g** ambie*tal; a *valiação </line>
<line> de client*s, con**midores * ** sociedade; e * obt*nção de cert*ficação (REIS, 2014). </line>
<line> A *uditoria ambiental perm*te a empresa ou orga*i*ação obter a estrutura do *specto </line>
</par>
<par>
<line> legal, co*side*and* a </line>
<line> forma *omo são gerenci*dos o uso de recursos natur**s * o *o*trole </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prev*nção ** *mpac*os ao mei* ambien*e deco*rent* dos p*o*ess*s, pr*dutos e serviços do </line>
<line> empreendiment*. </line>
</par>
<par>
<line> * ecoauditoria ou </line>
<line> auditor** </line>
<line> ambiental é uma ferramenta de gestão </line>
<line> que avalia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> operação *a* ins*alações existentes, a fim de de*erminar o gr*u de c*mprim*nt* *a legis*ação </line>
<line> e im*lem*nta*ão de medid*s d* mitigação e co**role incluídas *o plano ambiental. A </line>
<line> ecoauditori* ou audito*ia ambiental permite i*enti*i***, avaliar, corrigir e *ontrola* os risco* e </line>
</par>
<par>
<line> danos am*ie*tais, gar*ntin*o o funcionamen*o das políticas em matér*a </line>
<line> de </line>
<line> am*iente, </line>
</par>
<par>
<line> p*op*rc*onand* bene*ícios *anto para a própr*a empresa q*a*to para o ambiente n**ural. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, a auditoria </line>
<line> ambie**al o* ecoaudito*ia * *m conjunto de *esquis**, </line>
</par>
<par>
<line> análises e propostas </line>
<line> de aç*o * *onitoram*nto da sit*ação ambie*t*l da área, e consiste em </line>
</par>
<par>
<line> fazer um diagnós*ico ambiental, ou seja, uma *escr*ção </line>
<line> da </line>
<line> at***dade * um </line>
<line> estudo técnico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> social do* fator*s socioeconômicos e ambientais. </line>
</par>
<par>
<line> A au*itoria ou auditoria a*biental **nsiste em um esquema *ocumentad* de *valiação </line>
</par>
<par>
<line> do desempenho da organizaçã*, d* *estão am*iental *u* *isa *roteger me*o o </line>
<line> am*iente, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, *rt. 7, p. 125-*43, **i./j*n. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aud*toria Ambi**ta* ou Ecoau*itoria: Um Inst*ument* de *ustentab*l*dade e Ges*ã* A*biental </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> através de práticas de **ntr*le e avaliação em confor*id*de com as po**t*cas **b*enta*s da </line>
<line> *mpres*, i*cluindo os requisitos *egais. A aud*tor*a *u auditor*a amb*ental propõ* soluções </line>
<line> *ara os danos *mb*entais e medidas preventiv*s adequa**s de atenuação. </line>
</par>
<par>
<line> *s*im sendo, a auditoria am*iental o* </line>
<line> *coauditoria é o *rocesso de verificação </line>
</par>
<par>
<line> concebido *ara confi*mar se </line>
<line> ** diretri*es de um* empr*s* *m relação </line>
<line> ao meio </line>
<line> *mbie*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *odo* os procedim*n*o* e regulamentos apl*cávei* *ã* cumpridos. A auditoria ambiental deve </line>
<line> combinar o ob*etivo prin*ipa* da empresa, o luc*o, *om a **ot*ç*o do me*o ambiente, assim </line>
<line> como ante*ipar medidas de prevenção e mit*gação *e danos ao *m**e*te. </line>
<line> * R*S*LTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 S**tem* comun*tário de *cogestão e *coaudi*oria a*biental </line>
<line> A preo*upação com a utilização d*s recurs*s natu*ais escassos usad*s para a produ*ão </line>
</par>
<par>
<line> de b*n* e o con*umo ** *ociedade indu* as empresas *u organiza*ões a adotarem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gere*ciament* </line>
<line> de suas a*ividades e os impa*tos que estas atividade* </line>
<line> ven*am a causar no </line>
</par>
<par>
<line> *mbie*te. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> audi*or*as *mb*entais visam adotar políti*as, prog*amas </line>
<line> e sist*mas de ge*tão </line>
</par>
<par>
<line> ambient*l de forma vo*untária destinada à su*tentabilidade, *onse*uentement*, a auditoria </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> "*m inst*umen*o de </line>
<line> gestão **bient*l destinad* a facili*ar * *ontrol* da gestã* das práti*as </line>
</par>
<par>
<line> com eventual **pacto ambiental, bem **mo </line>
<line> de avaliação das </line>
<line> políticas de *mbie*te das </line>
</par>
<par>
<line> e*presas" (F*ORILLO, *00*, *. 412). </line>
</par>
<par>
<line> O o*jetivo do sis*e*a c*mu**tário de ecogestão e e*oa*ditoria *onsiste *m promove* </line>
<line> a melhori* dos resultados ambientais das empresas o* organiz**ões privadas e púb*ic*s de </line>
</par>
<par>
<line> todos o* setores *e ativi*ade </line>
<line> e*onômica, como es*abe**cime*to e * </line>
<line> ap*icaç**, por parte </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ões, de sistemas de gest*o do ambie*te, em **nfor*idade c** o re*ulamento; </line>
</par>
<par>
<line> avaliação objet**a e periódica des*es s*ste*as; f*rmação e participação </line>
<line> ativa do pess*al </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> orga**zações; info*mação ** pú*li** * às restant*s pa*tes interessadas. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *e*ulamento do Conselh* *º 1. 8*6 de 1**3 inst*tuiu o s*s*ema de ecogestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ecoaudit**ia d* </line>
<line> ambiente, tendo </line>
<line> como objetivo defi**do *s e*presa* indu*t*ia**, </line>
</par>
<par>
<line> estabele*en*o cr*tério *ar* que </line>
<line> estas *e*lizas*em au*itorias ambie**ais, ou sej*, realizar u* </line>
</par>
<par>
<line> exame de to*as as ativida*es da em*resa, com a fina*id*de d* permitir e definir a pa*ticipação </line>
</par>
<par>
<line> v**untária das em***sas num sistema </line>
<line> com*nitário *e </line>
<line> ecogestão e </line>
<line> e**auditori* (F*O*I*LO, </line>
</par>
<par>
<line> 2009, *. 4*1). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resin*, v. 13, n. *, art. 7, p. 125-143, mai./j*n. 20** </line>
<line> www4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho, C. C. Ramires, L. L. *. Sobrinho </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> O Regulame*to (*EE) nº 1. 836 de 1993 per*ite a par**cipa**o voluntária *as </line>
<line> empres*s do *etor in*ustrial num s*ste*a com**i*ário de e*oge*tão e *coauditoria. O </line>
</par>
<par>
<line> *egulamento (CEE) nº 1. 836 de 199* ins*itui* um sist*ma comunitário *e ecogest*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> eco*uditoria </line>
<line> a*biental, qu* *er*i*e às e*presas in*u*tri*is qu* o deseje* a*erir a *m </line>
</par>
<par>
<line> si*tema </line>
<line> de </line>
<line> gestão e audito*ia ambie*tal, para avaliarem *melhorar*m </line>
<line> *s suas atividade* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fac*lit*rem a infor*açã* ao púb*ico (IAPMEI, 2014). </line>
<line> O* objetivos do sistema comunitá*io de ecogestão e e*oauditoria consistem em </line>
<line> promover nas empresas i*dust*iais a m*lhoria dos si*te*as de proteção ambi*ntal e </line>
<line> *e avaliação periódica * *iste*ática do funcio*amento desses *i*temas. [...] P*de se </line>
<line> beneficiar d*ste *rograma de sistem* comuni*ário de ecogestão e ecoauditoria, </line>
<line> q*alquer empre** *ndustria*, que *dote uma pol*tica ambiental, que p*r* *lém de </line>
</par>
<par>
<line> c*mprir </line>
<line> **m a legis*ação em vi*or, ac**te v*luntaria*en** um compromisso de </line>
</par>
<par>
<line> con*rola* as suas atividades, co* vista a r*duzir o *mpa*to ambiental das sua* *çõ*s. </line>
<line> A empresa deve proceder a uma avaliação ambiental que tenha em c*nta diversos </line>
<line> a*pectos, como as repercu*sões da sua *tividade sobre * mei* am*iente; a gest*o e o </line>
<line> uso de energia, assim como de matérias-prima*; a reciclagem e a eliminação de </line>
<line> resí**os; os procedim**tos ** ca*os de ac*dentes ambienta*s (I*PMEI, **14). </line>
</par>
<par>
<line> * auditoria *o sistem* *e ges*ão a*b*e*tal *on*iste n* "pr*c*sso si*temático </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> documentado de verifi*ação, execut*do para *bter avalia* evidênci* de auditoria para e </line>
</par>
<par>
<line> determin*r s* as atividades * sis*ema* d* ge**ão espec*fi*ados [...] estã* </line>
<line> em conf*rmidade </line>
</par>
<par>
<line> *om os critéri*s de </line>
<line> audi*oria" (LIM*, 2*09, p. 181). A </line>
<line> audi*oria ambiental *o sist**a de </line>
</par>
<par>
<line> ecoges*ão poss*bilita empresa ou organiz*ç*o *rivada *u pública *veriguar se as suas * </line>
<line> *ti*idade* es*ã* em consonância c*m a* norma* *e sis*em* comuni*ário de gest*o e a**itoria </line>
</par>
<par>
<line> do meio amb*ente. Desse mo*o, as a*dit**ias </line>
<line> ambient*is const*t*em *ma ferra*en*a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> orien*ação </line>
<line> ger*ncial, p*is </line>
<line> p*rmitem </line>
<line> *os empresários identificarem po*sív*is melhori*s </line>
</par>
<par>
<line> amb*en*a*s em sua* e*pr*sas. </line>
<line> A *estão *mbiental é um aspecto funcional da gestão de uma empresa, que *e*envol*e </line>
</par>
<par>
<line> e impla*ta </line>
<line> as políti*as e estr*tégias ambientai dessa forma **ve envo*ver dia*nóstico, o o </line>
</par>
<par>
<line> ***n*jament* e o gerencia*ento. O *iagnóstico re*resenta a *dentificação das pot*ncialida*e* </line>
</par>
<par>
<line> e problemas que ocorrem </line>
<line> e* determina*o sis*ema. </line>
<line> A gestão ambiental de*e con*rol*r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ssegurar o cumprimento da lei ou normas qu* estão es**be*ecidas, que regul*m os </line>
</par>
<par>
<line> co*portament*s das </line>
<line> p*s*oas, sociedades, emp*esas, *ormas de *rodu*ão e </line>
<line> *esenvolvimen** </line>
</par>
<par>
<line> (SIL*A, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> P*rtant*, a ges*ão *mbi*ntal * a administração do me** ambiente direcionad* aos </line>
</par>
<par>
<line> re*urso* ambientai*, *isando e*tab*l**er a o*ganizaçã* d*n**o do ob*etiv* *omu* que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preservação e/ou *onservaç*o. Porta*t*, é a admi*ist*ação do m*i* ambiente, ob**rvando </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *e*s n*tur*is, as inter-relações e as inte*d*pe*dê*cias, v*sando po*sib*litar o desenvol*imento </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 3, ar*. 7, p. 12*-14*, mai./jun. 2016 www4.*sanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aud*toria Ambiental ou Ecoaudi*or**: Um In*trumento de Sustentabil*dad* * Gestão Ambiental </line>
<line> *37 </line>
</par>
<par>
<line> sustentável e *ualidade de vi*a para as ge*ações *tuais * *uturas (SI*VA, 2009). Deste mo*o, </line>
<line> o s*stema de g*stã* *mbi**tal é um instrumen*o de ges*ão o* adminis*ração *u* visa me****ar </line>
</par>
<par>
<line> os processo* industr*ais e *r*anizac**nais </line>
<line> n* produçã* de bens e serviços, para melhorar a </line>
</par>
<par>
<line> utiliza*ão de re*urs*s n**u*ais. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A auditoria a*b*ental compulsória no Brasil </line>
<line> As auditorias ambientais surgiram na déc*da de *0 *o* Estado* *n*dos da Am*ri*a, </line>
<line> o*d* a* empresas a* adotaram voluntariamente como uma ferramenta d* gerenc*a*ento para </line>
</par>
<par>
<line> identificar o* problemas ca*sad** p*r suas ativ*dad*s. A </line>
<line> auditoria **bien*a* tem sido </line>
</par>
<par>
<line> conside**d* e* muit*s países como uma a*ivida*e voluntária, *omo *os Estad*s Unido*, </line>
<line> Canadá e Eu*opa, ou s*ja, nos pa*ses da Europa e da América Lati*a a au*itoria ambie*t** </line>
<line> tem o c*ráter da volunta*iedade. </line>
<line> A audi*oria ambiental teve sua o*ige* nos Estados Unid*s, at*av*s da real*zação de </line>
<line> audito*ias volun*ár*as n* década de *97*. [...] O ó*gão americano de prote*ão a* </line>
<line> meio *mbient* s*rviu de instrumento para t*rnar as a*di*oria* a*bientais </line>
<line> compu*sórias em *lguns setores *ndus*riais. Desde o final d*s anos de 1980, a* </line>
<line> auditorias *mbient*is se tornaram um* ferram*nta g*rencial *as *mpre*as </line>
<line> (CAMPOS; LER***O, 2009, p. 3). </line>
<line> Ao c*ntrár*o do que *corre nos d*mais países, no Brasi* dive*sas i**ciativas *êm si*o </line>
<line> adotadas pelo poder pú*lic* a fim de tr*n*forma* a au*i*or*a ambi*ntal num procedi*e*to </line>
</par>
<par>
<line> compulsório. "No *rasil, *lgumas legislações est*dua*s e federa*s torn*m obrig*tória </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aud*toria amb*ental, com* no Estado de S*o Paulo e do Rio </line>
<line> de Janeiro em *991, de Mi*as </line>
</par>
<par>
<line> *erais em 1992, *o Espírito San*o em 1993 e do Paraná em 2002" (REIS, 2014). No Brasil </line>
</par>
<par>
<line> cr*sce a quantidade de empres*s ou organizações que ado*am </line>
<line> a auditoria </line>
<line> ambiental </line>
</par>
<par>
<line> *ompulsória ou *b*igatória. </line>
</par>
<par>
<line> A a*d**oria ambiental é obri*atória p*ra alguns setore* i*dus**iais e em*res*riais, os </line>
</par>
<par>
<line> *uais desenvolvem </line>
<line> a*ividades pot*nc*alm**te p*l*i*o*** e que acarret** risco* a* </line>
</par>
<par>
<line> meio ambiente. [...] * audito*ia am*iental com*u*só**a * </line>
<line> uma ativi*ade de pol*t*c* </line>
</par>
<par>
<line> ambi*ntal * en*uadra-*e na cat*gori* *e au*itoria pública ut**i*ad* *omo </line>
<line> instrum*nt* de a**es ** controle pelo p*der público, e*q*an*o as d*ma*s in*egram o </line>
<line> sistema *e ges*ão amb*e*t*l (P*DILHA; TEIXE*RA; NAGALLI, 2012, p. 76). </line>
<line> Também, co*for*e explicam Pad*lha, T*ixeira e Nagalli (2012, p. 76), a princ*pal </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterís*ic* da Auditoria Ambienta* Co*pulsória (AAC) é a impo*ição </line>
<line> da execu*ão, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, art. 7, p. *2*-143, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Carvalho, C. C. Ra*ires, L. L. *. *obri*ho </line>
<line> *38 </line>
</par>
<par>
<line> indepe*de*te da *o*tad* da *mpresa ou organ*z*çã*, *orquant* *s di**trizes e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> obri*atoried*de **o deter*inada* por le*. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil alguns Estados vêm aprovando leis que tornam a aud*to*ia a***ental </line>
<line> *brigatória ou comp*l**ria. A *u*i*oria co*pul*ória tem *ua execução imposta por </line>
<line> l*i *n*ep*ndente da v*ntade das empresas em **ali*á-*as. En*re os *stados </line>
<line> *rasil*iros que optaram pela obri*a*orieda*e da a*ditoria am*ien*al, o *sta*o do </line>
<line> Paraná sa*ci*nou * Lei Estad*al n. 13.4*8 d* 2002, que disci*lina as auditor*as </line>
<line> ambientai* *ompulsórias *, regulamentada pelo Decreto n. 6.601 de 2003, que </line>
<line> insti**i o Instituto Ambiental do P*raná (*AP) *omo órgão *ompetente para </line>
<line> *eterminar e *riterizar a r*alização das auditorias amb*entais (L*MA, 20*9, p. 178). </line>
</par>
<par>
<line> O Instituto Ambi*ntal do Paraná (**P) publico* a Po**aria n. 049 </line>
<line> d* *005, na qual </line>
</par>
<par>
<line> determi*a que "as pess*as fí*icas, *uríd*cas, públicas *u *r*vad*s, se*am obrigadas a *ealiz*r, </line>
<line> periodic*mente, a Audit*ria Amb*ental Compulsó*ia (AAC), **ntro de um intervalo máxim* </line>
<line> *e 0* (quatro) *no*, bem co*o arcar com seus custo*" (LIMA, 2009, p. 179). O Institu*o </line>
</par>
<par>
<line> Am*ient*l do Par*ná (IAP) estabeleceu que o p*oc*s*o *evesse </line>
<line> ter </line>
<line> três etapas distintas, ou </line>
</par>
<par>
<line> *eja, a *r*meira et*pa a r*alização da auditor*a; a segu*da etapa, o prosseguim*n*o d* </line>
</par>
<par>
<line> *elatóri* da auditoria </line>
<line> *o IAP e a terceira, * *ncaminhamento do **a*o de correção de </line>
</par>
<par>
<line> conformidade com o mes*o Institut*. Além disso, o In*tituto Ambient*l d* Paraná (IAP) </line>
<line> *ixou os p*azos p*ra a real*z**ão d*s procedimentos e *efi*iu os critérios ** auditorias, como </line>
<line> também es*abe***eu o ro* d* indústrias que dev*rão re*lizar * Auditoria Ambiental </line>
<line> Compulsória (LIMA, 2009, p. 179). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, o Decreto Estad**l n. 2.076 de 2003, est*b*leceu que "a*ém das </line>
<line> empresas </line>
</par>
<par>
<line> *nd*cad*s n* Portaria n. 0*9 de 2005, a *ritério d* IAP, as </line>
<line> ativ*dade* públicas ou pri*adas </line>
</par>
<par>
<line> que, a qualquer tempo, gerem ou venham a </line>
<line> g*ra* imp*ctos ou riscos amb*ent**s, ta*bém </line>
</par>
<par>
<line> serão pass*veis *e Auditorias Am*ienta*s Compulsórias (AAC)" (LIMA, **09, p. 1*9). </line>
</par>
<par>
<line> As Au*itorias A*bien*ais Com*ulsórias possuem </line>
<line> um req**sito p*culiar, ou seja, a </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidade *e se o*servar * metodologia e periodicidade </line>
<line> pre*istas em leis estaduai* </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> s*tori*is. A Audito*ia Amb*ental Compulsória se*orial deve subme**r </line>
<line> to*** as atividades </line>
</par>
<par>
<line> enquadradas como port*s organizados, *nstalaçõe* port*árias, plataformas * suas ins*alações </line>
<line> de *p*io e *efin*rias, seguindo as d*re*rizes *a Resolução do Consel*o Nacio*al do M*io </line>
<line> *mbien*e (CONAMA) n. 306/02. *á * Audit*ria Ambi*ntal C*mpulsória est*dual, Lei *. </line>
<line> *3.44* de 2002, deve submeter *odos os empreend*mentos co* *tivi*ade de e**vad* </line>
<line> pot*ncial polu**ora ou d*gradado* *o meio *mbien**, nos termo* da lei e a crit*rio do órg*o </line>
<line> amb**ntal., </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*e*ina, v. *3, n. 3, *rt. 7, p. 125-143, mai./jun. *016 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Audi*oria Ambiental ou Ecoauditoria: Um Instrume*t* de Sustentabilidade e *e*tão Ambiental </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> As auditorias ambi*ntai* c**pul*ó*i*s, o*ri*at*rias para o atendimen*o *eg*l, est*o </line>
<line> sendo exigidas pelo Órgão Ambiental, * IB*MA, por ocasião do processo de </line>
</par>
<par>
<line> licen*iamento **biental, dura**e o process* d* emissã* de novas </line>
<line> li*enç*s </line>
</par>
<par>
<line> ambientai* ou na ren*vaçã* *as licença* atuai*. [...] A audito*ia am*ie*tal é *m </line>
<line> ins*rumento in*egrante ** Siste*a de Licenci*mento *e *tividades Poluidor*s </line>
</par>
<par>
<line> (S*AP). Atua*mente, * maioria dos E*t*dos que têm dispo**ti*o* legais, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> a*d*torias c*mpulsórias ainda não *stão totalment* *m*lan**d*s po* falta *e </line>
<line> regul**entação. Nas legislaçõe* federais, ela* fo*am implantadas, conforme </line>
<line> p*escritas *a R*solução do C*NA*A n. 3*6 de 200* (ARUEI*A JÚNIOR; </line>
<line> COSTA, 2008, p. 1*). </line>
<line> Ain*a, as *egisla*ões e*taduais e f*dera** que in*tituie* a audi*oria *m*iental </line>
</par>
<par>
<line> co*pu*sória o* obriga*ória estão sendo implementadas de f*r*a l**t* e </line>
<line> depe*dem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*gulament*ção. Porém, "em alguns casos as leis não est*o regulamen*a*a*, o qu* dificult* a </line>
<line> sua apl**ação" (PHILIPPI JÚNIOR; AGUIAR, 20*4, p. 808) e ob*ig*ção. </line>
<line> No ent*nto, existe discor*ân*i* de *osições jur*di**s *obre a inconsti*ucionali*ade da </line>
</par>
<par>
<line> Lei *stadual n. </line>
<line> 13.448 de 2*0*, do Estad* *o Pa*aná, que *stabe*ec* a **dito*ia ambiental </line>
</par>
<par>
<line> compulsóri*, *bri*atória para todas as *m*re*as com ati*idade de al*o *otencial poluidor ou </line>
<line> deg*adador *o meio ambiente (LIMA, 2009, p. 179). </line>
</par>
<par>
<line> As po*ições *urídicas a favor da lei a*e*am o </line>
<line> *rincípio da pre*enção, pois a lei, </line>
</par>
<par>
<line> as*im </line>
<line> como as *uditor**s ambientai*, é pre*en*iva, e o princípi* da informação </line>
</par>
<par>
<line> ambi*n*al, tam*ém contido no escopo da l*i. Já, contra a*egam o princípio *a </line>
</par>
<par>
<line> *o*peração </line>
<line> **tre os setor*s público e privado, ao* quais as impo*içõ*s da lei *ão </line>
</par>
<par>
<line> seria* legais, ta*bém *nvo*a* o princ*pi* do desenv*lvimento sus*ent*vel no qual </line>
<line> a* em*resas, se* s*lu*ão de conti*uidade, pro*u*am alternativas raciona*s para </line>
<line> *olu*iona* os problemas ambienta** (L*MA, 2009, p. 179). </line>
</par>
<par>
<line> A partir </line>
<line> *o* re*ul*mentos da Resolução </line>
<line> *o CO*AMA n. 381 de 2006 e n. 306 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2*0*, a legislação br*s*leira *em adotando a auditoria ambiental co*o um ins*rum*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Política Nacion** d* *ei* Ambiente e da sustenta**lidad*, assi* como ve* ampl*ando *s </line>
<line> cri*érios e pl*nos de auditor*as ambientais. Deste modo, a *u*itoria Ambiental C*mpulsória </line>
<line> (AAC) é um in*trumen*o para *e bus*ar * sustent*bi*i*ade ambien*al, *o*ial e econ*m*c*. </line>
<line> Além disso, "as auditorias ambi*ntais **rmitem u*a constatação efe**v* dos nívei* *e </line>
</par>
<par>
<line> *on*ormidade da atividade *ro*uti*a aos requisi*o* *p*icáveis, not**amente *q*eles </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> natureza lega* e relativos à polític* da *rg*nização" (*AM*OS; L*RÍPIO, *0*9, p. 3), cujo </line>
<line> *rinc*pal objetivo é ver*ficar se *s p*ocedimentos *eg*is e as p*áticas su*tentáv*is cump*em </line>
<line> c*m as normas e políticas i*ternas da *mpresa. </line>
</par>
<par>
<line> Dest* modo, a implement*ção de n*r**s ambie*tais </line>
<line> e as prát***s s*st*ntáveis </line>
</par>
<par>
<line> colab*ram *ar* a concretização </line>
<line> do </line>
<line> di*eito fundamental ao *eio ambiente e*ol*gicamente </line>
</par>
<par>
<line> *quilibrado. P*rém, a quantid*de *e empresas, ind*st*ias org**i*ações que demonstram * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*i**, v. 13, n. 3, art. 7, p. 125-143, mai./jun. 201* www*.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. A. Carvalho, C. *. Ramires, L. L. P. Sobrin*o </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> preocupação com a *roteção e a qualidade d* me*o am*iente ainda é insignifican*e para a </line>
</par>
<par>
<line> realização da audito*ia ambiental ou e**auditoria, como ***a a </line>
<line> consolidação do novo </line>
</par>
<par>
<line> paradigma de *ustentabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> As auditorias ambie*tais devem ser re*lizadas pel*s e*pre*ndimentos, já *ue as </line>
</par>
<par>
<line> auditorias são * instrumento a**quado </line>
<line> *a** gerar inform**õ*s r**ativas gestão amb*ental. à </line>
</par>
<par>
<line> Porém, a apl*c*ção *as a*d*tori*s ambientais no Bras*l *omo i*st*ume*to de gest*o em </line>
<line> polític*s públicas, *rincipalmente no c*ntr*le e preven*ão de da*os ao ambient*, aind* </line>
<line> d*pende da atuaçã* dos g*vernos e órgãos ambientais (*H*LIPPI JÚNIOR; AGUI*R, 2004, </line>
</par>
<par>
<line> p. 854). Por con*eguint*, a </line>
<line> audito*** *mb*ental * *m ins*rument* </line>
<line> de gestão am*iental da </line>
</par>
<par>
<line> empre*a q*e *isa à p*oteç*o *mbient*l e ao cu*p*imento *a susten*ab*lida*e e, *onseque*te, </line>
<line> à mel*oria da qual*dade de vida ** s*r hum*no. </line>
<line> 4 CONSIDERA*ÕE* F*NAIS </line>
<line> *iante **ssa perspe*tiva, est* ar*igo evidenci* q*e a *u*ca do no*o par*di*ma de </line>
<line> sust*ntabilidade **b***tal, so*ial, econ*m*** e tecnológica *aseia-se em açõe* de algumas </line>
<line> emp*esas, *ndúst*ias e or*anizaçõe*, b*m *omo *o* meio ** auditor*a am*iental e do sis**ma </line>
<line> comuni*ário da ecogestão e ecoauditoria. </line>
<line> O *studo comprova que a auditoria *m*iental ou ecoauditoria * um **iciente </line>
</par>
<par>
<line> inst*u*ento </line>
<line> para detectar eventuais descumprimentos da legislaç*o ambiental, *s*im como </line>
</par>
<par>
<line> um im**rtante *nstr*m**to de sustentabil*dade am*iental, soci*l, *con*mica e te*no*ógica. A </line>
</par>
<par>
<line> auditori* amb*e**a* dem****ra a necessida*e *e implantar </line>
<line> cont*oles ambientais *om* uma </line>
</par>
<par>
<line> co*d*ção para o cumpri*ento da legis*aç** ambiental. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, * pesquisa dem*nstra que no E*tado do Paraná e*iste a Lei Estadu*l n. 13.448 </line>
<line> de 20*2, que *n*titui * Auditoria *mbiental Compuls*ria (AAC) exigid* *el* órgã* </line>
<line> ambiental, o Inst*tuto Ambiental do Para** (IAP),9 com* forma d* audita* as empresas. </line>
<line> Portanto, o con*exto do art*go *mplica que é indi*pens*vel à empresa ou organizaç*o </line>
<line> *az** * audito*ia am*iental voluntária, *nd*pendente de *e *ealizar a auditoria ambie*tal </line>
</par>
<par>
<line> compu*só**a, a *i* de </line>
<line> antecipar ev*n*ua*s </line>
<line> *roblemas ambientais. A auditoria am*iental </line>
</par>
<par>
<line> ver*fica tod** os aspectos *ega*s, como *ambém *xamina se os planos estão s*ndo cum*ri*os, </line>
<line> propondo medida* preventivas, cor*etivas e métodos sustent*veis para a concretização do </line>
<line> *i*eito fundamental a* m*io *mbien*e ecologicamente equili*rado. A auditoria am*i*ntal *e </line>
</par>
<par>
<line> *onformidade l*gal é um i*strume*to val*o*o </line>
<line> que auxilia a *mp*e*a a co*hecer o seu </line>
</par>
<par>
<line> dese*pen*o ambiental * adequa*-s* ao exig*do *el* legislaçã* a*licáv*l. </line>
<line> *e*. FSA, T*resi*a, v. 13, n. *, art. 7, *. 125-143, mai./jun. 2*16 ww*4.fs*net.com.b*/rev*sta </line>
</par>
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<line> Au*itor*a Am**ental ou Ec*a*ditoria: Um Instrumento *e Sustentabi**dade e Ges*ão Ambient*l </line>
<line> 1*1 </line>
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<line> S. A. Carvalho </line>
<line> C. *. Ram*res </line>
<line> L. L. P. S*brinho </line>
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<line> 1) conc**ção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *nálise e *nterp*etação d*s d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e**boração do rascu*ho ou ** revisão crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na apr***ção da versão final *o *anuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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