<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 228-246, mai./jun. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.13 </line>
</par>
<par>
<line> Urbanização e Segregação *ocioes*acial: O Papel do Estado no Planej*m*nto Urban* </line>
<line> Ur*aniza**on and Socio-Sp**ial Segrega*ion: The Stat*'s Rol* i* Urban Pla*ning </line>
</par>
<par>
<line> Maria do* *eméd*os Beserr* </line>
<line> Dou*orand* e* Políti*as Públicas da Unive*si*ade Federal do P***í. </line>
<line> Mestre e* Serviço Social *ela Unive*sidade Fede*al de Pernambuco </line>
<line> *ro*essora do Insti*uto de Edu*aç*o Superi** Raimun*o S* </line>
<line> E-mail: mrbes*r**@yahoo.co*.br> </line>
<line> Solange Maria *e*xeira </line>
<line> Pós-*outorado em *erviço Social pel* Pon*ifícia Unive*sid*de *atól*ca de São P*ul* </line>
<line> P*ofessora *a Un*versidade Fed*ral do Piauí. </line>
<line> E-mail: solangemtei*eira@hotmail.co* </line>
</par>
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<column>
<row> E*d*r*ço: *aria *os R**édios Beserra </row>
<row> En*e*eço: I*stituto de *ducação **p*rior Raimundo Sá, </row>
<row> Instit*to de E*u*ação Supe**o*. Rai*undo Sá. B* 316 </row>
</column>
<column>
<row> Editor **entífic*: Tonny K*rley de Al*ncar *odrigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *m 3025 Al*amira *4600000 P**os, PI Bras*l </line>
<line> Artigo receb*do e* 2*/02/2016. Última </line>
<line> versã* </line>
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<line> r*cebida *m 19/03/2**6. Apro*ado em 20/03/2016. </line>
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<line> Ender*ço: Sol**ge Maria Teixeira </line>
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<column>
<row> Endere*o: Univer*idade Federal do Piauí, Ce*tro de </row>
<row> *i*ncias Hum*nas e Letr*s, De*a*tam*nto de Serviç* </row>
<row> Social. Campus da Inin*a, S/N depar*ame*t* de Ser*iço </row>
<row> Social Iniga 640*8110 Teres*na, ** Brasil </row>
</column>
<column>
<row> *valia*o pelo *i*tema *riple Review: Desk *evi*w a) </row>
<row> pelo Editor-C*efe; e b) Double Bli*d **vi*w </row>
<row> (avaliaç*o cega por do*s av*liadores da *rea). </row>
<row> Revisã*: Gramatical, Normativa e de Fo*ma*aç*o </row>
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<line> Urbanização e Segregação S*cioes*aci*l: O Papel do Estado no Plane*amento Urb*no </line>
<line> 2*9 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<par>
<line> E*te artigo tem como objetivo di*cutir a se**egação socioespacial no espa*o **ba*o, buscan** </line>
</par>
<par>
<line> apo*ta* s**s </line>
<line> determi*antes *undamen*ais e reflet*r *obre as *ossibilidades e </line>
<line> os limit*s *a </line>
</par>
<par>
<line> *ntervenção *statal mediant* p**n*j**ento e políti*as </line>
<line> urbanas, na </line>
<line> atua* fa*e </line>
<line> do c*pitalis*o </line>
</par>
<par>
<line> mundial. *ara o ap*rte teórico, utilizaram renomados aut**es, </line>
<line> como: Lojkine (*981), Ianni </line>
</par>
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<line> (1986), Meszáros (2*1*) e Mota (20*8). A metodo*o*i* desenvolvida é </line>
<line> típica das pes*uisas </line>
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<line> bi*l*ográficas, no intuit* de visl*m*rar novas perspectivas t*óri*as e possib*li*ades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mod*ficar </line>
<line> o esp*ço soci*l *rb**o, em *a*e ** seu pla*eja*e**o es*rat*g*co </line>
<line> pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> en*rentament* d** confli*os de s*gregaç** s*cioespaci*l. Os resultados apontam q*e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> segregação pode ser visualizad* pela: a) segregação das ativi*ades e dos locais de moradia; b) </line>
<line> dist*ibuiç*o dos serviços e equip*mentos co*eti*os; e c) s*b*rdin*ção dos meios de transp**te </line>
</par>
<par>
<line> à *ógica segr*gativa. O estu*o mostrou que </line>
<line> as tendências do planeja**nto </line>
<line> urbano estata*, </line>
</par>
<par>
<line> apesar de cada vez ma*s part*cipativas e trans*arentes, ainda não foram capaz*s de apo*tar </line>
<line> *ções que impactem essa *ealida*e, na tentat*va de minim*zar s*us ef*itos p*rversos, tendo em </line>
<line> vista * manutenção da segr*ga*ão socioespa*ial em níveis admini*tráveis. </line>
<line> Pal*vras-chave: Urb*nização. Segre*ação Socioespacia*. *stado. Políti*as Urbanas. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> This article ai*s *o disc*s* the socio-spatial seg*egation i* urban areas, seeki*g to *d**tify its </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntal d*terminan*s </line>
<line> and </line>
<line> re*lect on the possibilit*es *n* lim*ts of stat* intervention </line>
</par>
<par>
<line> th*ou*h pla*ning and urb*n </line>
<line> p*licy, *n the cur*en* phase of world c**italism. **r the </line>
</par>
<par>
<line> theoreti*a* framework, *sed *en**ned </line>
<line> authors such *s: *ojkine </line>
<line> (1981), Ianni (1986), </line>
</par>
<par>
<line> Me*zaros (2011) a*d Mota (2008). Th* methodo*ogy is typi*al *f li*eratu*e searches in *rder </line>
<line> t* envision new theor*tica* pe*spe*tives and wa*s of sha*ing t*e *rban social *p*ce, *n *iew </line>
<line> o* its strat*gic plan f*r deali*g with con*licts of socio-spatial *egregatio*. The resu*ts show </line>
</par>
<par>
<line> that segregati** </line>
<line> can </line>
<line> be seen b*: a) segreg*tion of activities </line>
<line> and places </line>
<line> of res*dence; b) </line>
</par>
<par>
<line> dis*ribut**n o* services and c*mmunit* **cilit*es; c) subo*dination of means *f tra*s*ort to t*e </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ega*ioni*t *ogic. The study showed </line>
<line> that the tr*nds of the stat* *rban planning, al*hough </line>
</par>
<par>
<line> incre*sin*ly par**c*patory and *ranspare*t, have not been a*le *o point out actions that im*act </line>
<line> *his rea*ity in an att*mpt to mini**ze its a*verse ef*ects i* order to maintain the socio-spa*ial </line>
<line> se**egation lev*ls man*g***l*. </line>
<line> K*ywor*s: *rbani*ation. Socio-*pat*al **gregation. *tate. Urban Policy. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 13, *. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> M. R. Beserra, *. M. *ei*eir* </line>
<line> 230 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇ*O </line>
</par>
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<line> A s*c**dade capitali*t*, após um longo períod* de crescimento, assi*te, *m *eados </line>
<line> d*s an*s de 1970, o **nd*r *o ciclo exp*n*ivo da economia in*ern*****al, inic*ado no final do </line>
<line> pós-guer*a. Em todo o mundo capitalista, assiste-s* *o surgimen** d* uma nov* crise, qu* se </line>
</par>
<par>
<line> *eve*o* *strut*r*l e se pr**onga até os *ias </line>
<line> atuais. Esse proce*imento se i**en*i*ica * </line>
<line> partir </line>
</par>
<par>
<line> dos anos </line>
<line> de *980, com a a*ertu*a e a </line>
<line> desregu**mentação </line>
<line> da *conomia, imp*lsionado p*los </line>
</par>
<par>
<line> *ro*e*so* de globalizaçã* * r*estruturação *r**utiva d* econ*mia. </line>
<line> *o Brasi*, a déc**a *e 1980 foi m**cada p** um sistema de democr*tizaçã* po*ítica e </line>
<line> de *mpliação das lu*as por dire*tos sociais, *u* se *ese*volveu e* conc*mitância com **a </line>
<line> **ande "cr*se" expressa pela r*cessã* eco*ômica, dese*prego * a*ra**ment* da deterioração </line>
<line> das c*ndi*ões de vida da m*i*ria *a pop**ação, chama*do ate**ão pa** as trans*o*ma*õ*s na </line>
<line> dinâmica social *rbana. </line>
</par>
<par>
<line> Entre as tr**s*orma*õe* </line>
<line> dec*rr*ntes dessa </line>
<line> a*ão * su*s mani*est***es na soc*edade </line>
</par>
<par>
<line> bras*lei*a, ressalta-se o processo acelerado e desigual d* urba*ização que ocorre não soment* </line>
</par>
<par>
<line> nas regiões metropol*tanas, </line>
<line> mas naquelas re*iões ond* determinados núc*eo* *assam a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *onsti*uir com* centro d* co*v*r*ênci* para pop*laç*e* </line>
<line> em bu*ca da sobrevivên*ia nos </line>
</par>
<par>
<line> centros *ais a**anta**s. * imp**to da re*s*rutura*ão produtiva, da e*on*mia *lo*al e d* </line>
<line> fo*mação dos mega mercados se faz se*tir **b*e as cidades, com * c*ncentraç** de renda e a </line>
<line> desig*al distribu*ção dos bens e se**iços ur*an*s. </line>
<line> * proc*sso de u*ba*i*ação de*orre, portanto, da r*lação q** mantém **m a pr*dução </line>
</par>
<par>
<line> capi*a*ista, ten*o a </line>
<line> cidade u*a </line>
<line> determi*aç*o direta d* tendênc*a do </line>
<line> c*p*t*lismo de *uscar </line>
</par>
<par>
<line> asse*urar * diminuição do tempo de produç*o e do tempo d* ci*cul*ção *o capital. </line>
</par>
<par>
<line> *tualm*nte </line>
<line> e*tão em foco as transformações </line>
<line> que v*m *correndo nas *conomias mundia*s e </line>
</par>
<par>
<line> que **pres*am </line>
<line> uma severa cr*se n* siste** </line>
<line> capitalista que, p*rma*enteme**e se reinven*a </line>
</par>
<par>
<line> para cont*nuar determin*n*o as relaçõe* hum*n** como rel*ções de consumo. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta perspec*iva, a </line>
<line> *ee*tru*uração da eco*omi* *api*alista mundial, *este in*cio </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> Sécul* X**, com ênfase no processo mercadológico indi*a um novo m*do de est*utur*ção da </line>
<line> eco*o*ia m*ndial que, *ontand* co* o res**ldo *os Estados N*cion*is, "[...] **terfe*e* no </line>
<line> nível e *o r*tmo de investimentos das empresas [...], na reparti**o *e suas rec*i*as e n* </line>
</par>
<par>
<line> definição das form*s de emprego </line>
<line> a*sala*i*do, n* *e*tão </line>
<line> da força de t**ba*ho e no per**l </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> m*r*ado de tr*bal*o." (*AMA*OTO, 2*07, p. 108). </line>
</par>
<par>
<line> A *itera*ura especializada te*de estabelece* uma rela*ão entre a </line>
<line> a </line>
<line> gl*balizaçã* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dinâm*ca soci** urbana. Segundo *ojk*ne (1981), exi*te </line>
<line> uma relação en*re urbaniza*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/*evi*ta </line>
</par>
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<line> U*banização e Segregação Soci*espac*al: O Papel do Estado no Planejamento *rba*o </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
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<line> so*ial*zação ge*al das condições **rais ** *roduçã* capitalista; **si*, a cidade man*ém uma </line>
<line> relaç*o direta com a di*âmica capitali*ta, cujas ma*ifes*ações no espaç* urbano de*em s*r </line>
</par>
<par>
<line> analisada* à luz das </line>
<line> co*dições de </line>
<line> produ*ão, pois a* cri*es repercutem fatal*ente na *id* *a </line>
</par>
<par>
<line> c*dade, re*sa*tando, sobret*do, q*e a "[...] aglomeração da p**ulação, dos instrume*to* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção, do capital, d*s praz*res e das *ec*ssidades - em ou*ra* palavras a cidade - não é de </line>
</par>
<par>
<line> modo al*um um f*nôm*n* autô**mo [...]" (LOJ*I*E, 1*81, p. 137), </line>
<line> inde**ndente </line>
<line> das leis </line>
</par>
<par>
<line> que re*ul*m a ordem capitalista. *o* essa perspectiva, o au**r *n*lisa o pap** do Est*do na </line>
</par>
<par>
<line> urbaniza*ão * ao mesmo *empo, chama </line>
<line> * aten*ão para o seu papel contraditório </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> socialização das f*rç*s pro*utiva*. </line>
</par>
<par>
<line> O *resente *st*do se propõe anali*ar essa **lação entre urba*i*ação, s*gregação </line>
<line> soc*oespacial, *lanej*mento ur*ano e a lógica do ca*ita*i*mo, *omo condiçã* i*prescin*ível </line>
</par>
<par>
<line> para desvelar e d*svendar as relações, med*aç*es e *et*rminantes *undament*is. Pa*te-se </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> premissa de qu* </line>
<line> as </line>
<line> f*nções contraditór*as *o Estado e *e s*as novas atribuições e pap*is </line>
</par>
<par>
<line> ade*uados à lógica neoliberal limita c*da vez mais e re*t*in*e o alcance desse *la*ejamento * </line>
<line> da* políticas urb*nas q**, n* *imite dessas relações, repr*duzem as desigu*ldades </line>
<line> socioespaciais. </line>
<line> 2 REFER*NC*AL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 Urbanização e Segregação So*ioespa*ial: * lógica **pit*lista </line>
<line> O p*o*esso de *xp*nsã* da urbaniz*ção est* i*di*sol*velmente ligado *o sistema de </line>
</par>
<par>
<line> ace*eração da </line>
<line> industrializaç*o </line>
<line> * amb*s as ati*ida*es at*ngem a qu*lidade d* </line>
<line> v* da </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população em vários aspect*s. A* c*dad*s passam a se con*tituírem cen*ro* d* at*açã*, em </line>
</par>
<par>
<line> p**te *evido à po*sib*lidade de emprego e *cesso tecnologia e serv**os sociai*; produzem à </line>
<line> tam*ém u* **eito atr*ti*o da esfera da cultu*a, tanto *o âmbito da *ção *e pr*du*ão quan*o </line>
<line> no d* consumo. </line>
</par>
<par>
<line> Já entre a* décadas de 30 e 50 do s*culo XI* Engel*, em sua obra </line>
<line> "A situação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> classe trabalhadora na Ing*aterra", ev*denciava "[...] o brutal *auperismo da* cam*das </line>
<line> *rab*lhadoras u**anas derivada* diretamente da produçã* capitalis**" (ENG*LS, 2010, p. *0). </line>
<line> Assim é qu* o s*rgimen*o das re*ações capitalistas *ai arrancando d*s home*s **as *ond*ções </line>
<line> **teriores de vida, *a me**da em que uns poucos indivíduos vão se *propriando das van*agens </line>
</par>
<par>
<line> que de*ivam desse </line>
<line> *rocesso, enqu*n*o outros, q*e con**ituem * m*ioria, *eem-se subtraída </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*e****, v. 13, n. *, art. 13, p. 228-246, mai./j*n. 2016 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Be*e*ra, S. M. Teixeira </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> dos mei*s n*cessári*s d* *ubs*stência ou em estado de p*brez*, v*vendo nos arredores d* </line>
<line> fábri*as e e* periferias *o*ge ** cent*o ur*ano. </line>
<line> A crescente aglomeração da popula*ão ur*ana, como resu*tado d* modo particul** de </line>
<line> *esenvolvimen*o da sociedade c*pitalista, no que se refere à *rodu**o do espaço urbano, </line>
</par>
<par>
<line> desencade*a, </line>
<line> *e um *ado, a </line>
<line> p*odução de </line>
<line> áreas urbanas *upervalo*izadas e, de outro, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p**dução de es*aços menos valorizados, para onde se d*slocam as camadas de menor *oder </line>
</par>
<par>
<line> aquisitivo e onde </line>
<line> o* investimentos </line>
<line> públic*s e pri*ados não resp*n*e* ** rea*s ne*essidad*s </line>
</par>
<par>
<line> dessas populações, especialmente no que refere *os *nvestimentos de infra*st*utura </line>
<line> urbana </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de serviços de **nsumo c****i*o, gera*d* o fe*ômeno da segr**ação soci*espaci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Difer*nt*mente dos país*s capitalistas </line>
<line> centrai*, o proc*ss* de industrializ*ção </line>
</par>
<par>
<line> bras*l*iro fo* induzido e real*zado, em grande parte, pelo Estado que, p*r mei* da ut*lizaç*o </line>
<line> de *iversos mec*nismos, f*vo*eceu a iniciativa pr*vada com vistas a assegur*r o s** processo </line>
<line> de *ese*volv*me*t*. E*se m*d*lo gerou uma p*rmanente exc**são da *las** trabalhado*a do </line>
<line> usufr*to da riqueza pr*duzida, *m vist* da crescente desigualdade *o**al e segre*ação s*cial, </line>
</par>
<par>
<line> que *erme*a* as relações sociais entre as *la***s sociais, expressas </line>
<line> *as </line>
<line> condições de vida </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho d* prolet*riado *r**no *ndustri*l, cuja m*séria fica ev*denc***a no amo*toamento </line>
<line> das class*s desfav*recidas em bair*os ins*l**res, junto a aglom*rados *n*ustriais, ou em c*sas </line>
<line> peq*enas, com p*ecárias condiçõe* de higiene, esgoto, luz e água. </line>
</par>
<par>
<line> *s transformações econômic*s ocorridas no B*asil </line>
<line> no *nício d* </line>
<line> séc*lo XX foram </line>
</par>
<par>
<line> imp*lsio*a*as pela </line>
<line> b*rguesia cafeeira que * p*rtir do *cúmu*o d* capital oriundo* dos </line>
</par>
<par>
<line> investimentos *m expo*tações p*de*am gerar capital indus*rial, </line>
<line> pro*icia*d* </line>
<line> as condi*ões </line>
</par>
<par>
<line> ne*ess*rias às transformaçõe* i*te*nas no paí*. </line>
<line> Assi*, o enfr*quecimento da economia </line>
</par>
<par>
<line> c*fe*ira, em 1930, a*m*ntou * interf*rê*cia *o </line>
<line> governo na econom*a, </line>
<line> favorecendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> or*anização da bu*guesia com sua cr*scente força e*p*esarial, ao mesm* tempo em que </line>
<line> *lim*navam do po*er es**tal, oligarquias tradici*nais que re*resen**vam i*teresses agrá*io- </line>
<line> comerciais. *s diversas mudanças na economia p*oporcionaram o *urgimento de uma política </line>
</par>
<par>
<line> orientada para for**s in**stimentos na infra-est*ut**a ind*strial, </line>
<line> privilegiando indústria de a </line>
</par>
<par>
<line> base e de energia, contribuindo *ar* t*ans*ormações sign*f*cativas n*s es*ruturas sociais do </line>
<line> país. </line>
<line> Segundo I*nni (1986), não se pode, na verdade, *tribu*r *s*as mudança* </line>
<line> ex*lusivamente à ativ*dade indust**al, recom*n*ando que at*nção **pecial seja dada à re*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> campo-cidade </line>
<line> nesse per*odo, *articularmente ao êxodo r*ral, q*e contr*buiu pa*a a inchaço </line>
</par>
<par>
<line> das cidades e suas implicações na caracterização da socie*ade burguesa. </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. *3, n. 3, ar*. 1*, *. 22*-246, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ur*anização e *egr*ga*ã* Socioespacial: O Papel do Est*do n* P*an*jame**o U*bano </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> Ness* pers**ctiva, é *reciso r*ss*ltar q*e as mudanças econômic*s **vindas com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expa*são *apitalist* no país provocaram os mov*me*to* migratórios do campo p*ra a cidad*, </line>
<line> que se desl*cavam para os centros urbanos e* busc* de nov*s po*sibilidades ** trabalh*. </line>
<line> Ade*ais, o crescime*to no fluxo migr*tório para os *entros *rbanos m**s industr*alizados, </line>
<line> acelerou a *fert* de *ã*-de-ob*a e * consumo de produt*s, inten**fica*do a tax* *e </line>
</par>
<par>
<line> crescimento i*du*tri*l q*e pro*orc*ono* o aumento *e no*os estabeleci*ent*s industriais * </line>
<line> no *aís, favorecend* uma signi*icativa reor*e*tação nos mold*s da política econô*ica qu* se </line>
</par>
<par>
<line> volta para as*egurar o aumento </line>
<line> da r**da per c*pita, **s salários * do co*sum*, </line>
</par>
<par>
<line> conse*uentement*, o au*ent* da taxa de crescimen*o *a po*ula**o e de *rb*niz*ção. Para </line>
<line> Ia*ni: </line>
<line> [...] c*nsoli**u-se um* vitória imp*rtant*, aind* q** parcial, da cidad* **bre o </line>
</par>
<par>
<line> *ampo. Pouc* * </line>
<line> pouco, as cl*sses sociais de men*alida*e e </line>
<line> *n*eresse* </line>
</par>
<par>
<line> c**acterist*camente u*banos impu*eram-se sobre a mentalidade e *s </line>
<line> inte*esses </line>
</par>
<par>
<line> enr**zados *a e*onomia primária ex*orta*ora. P*ra os partido* e m*vimentos </line>
<line> polític*s que haviam lutad* *or instituições de*ocrátic*s, a vit*ria sobre *s </line>
<line> oligarquias h*via sido um malo**o. Passava-se do *egim* o**gár*u*c* * dit*dur* ** </line>
<line> tipo burguês, dep*is de um entreato de gran** fermentação po*ítica e econô*ica. </line>
<line> (IANNI, *986, p. 33-*4). </line>
<line> Assim, na an*lise do autor, a espaciali*ade, decorren** da concentração da pop*lação </line>
<line> na cidade e do proce*so d* *ndustr*alização, desenvolv*-se pelo encadeamento de </line>
<line> *ontinuidade e r*ptu*as, impl*cando o desloca*e**o das oligar*uias dominantes até e*tão </line>
<line> para a emergente burguesia urbana. </line>
</par>
<par>
<line> A expansão </line>
<line> *a*italista provo*a os moviment** m*gr*tóri** </line>
<line> do campo para a cidade </line>
</par>
<par>
<line> *mp*ndo precárias condições d* vida *os trabalha*ores ru*a*s que, devido à falta de </line>
<line> qualifi*aç*o, têm dificul*ad*s *ara atuar *o mercado de t**balho **d*strial. Acres*e-se, ainda, </line>
<line> que a intensifi*a*ão d* fluxo **gratório para os centros urban*s, al*m do au*ento *a mão- </line>
</par>
<par>
<line> d*-*b*a, favorece o aumento do consumo dos pro*u*os indust*iais, e*e*ando a </line>
<line> ta*a *e </line>
</par>
<par>
<line> crescim*nto industr*al </line>
<line> e, por co*seguinte, *roporcionando o aume*to d** **tabelec*mentos </line>
</par>
<par>
<line> indus*ria*s, b*m como uma significat*va reo**entação da política econômi*a. </line>
<line> O processo de industria**zação-u*baniza**o *e*encadeou no p*ís, a part*r dos a*o* de </line>
</par>
<par>
<line> *9*0, a explo**o </line>
<line> das cidades, </line>
<line> ab*ig*ndo a cla*se trabalhadora em imensas p*rif*rias s*m *s </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições necessá*i*s para a gar*ntia de sua su**istênc*a e, </line>
<line> conse***ntemente, ger*n** </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> a**ofu*damento das desi*ua*dades socia*s. O modelo de in*ustrialização dependent*, *om </line>
</par>
<par>
<line> alta* t*xas *e e*ploração </line>
<line> do trabalho e grand* </line>
<line> número de desempregados, revela*á </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> conteúd*s dos proce*sos constitut*vos das cida**s. Nessa perspec*iva, o desenvolvi*en*o da </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 13, p. 22*-2*6, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Bes*rra, S. M. Teixeir* </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> base industri*l b*asile**a *onstitui* suporte *ara uma mod*rnizaç** con*e*vadora, em que, *e </line>
</par>
<par>
<line> um *ad*, vislumbra-se o </line>
<line> cres**mento econômico e, *e outro, a recompo*ição do bloco </line>
</par>
<par>
<line> *ociopo*ít*co, para </line>
<line> asse*urar * manutenção dos i*te*esses monopolistas e a conce*tração *e </line>
</par>
<par>
<line> poder e dinheiro nas mãos de poucos. </line>
</par>
<par>
<line> A industr*al*za*ão, que se </line>
<line> verificou no país dos anos 1930 aos *nos 1950 fo*, assim, </line>
</par>
<par>
<line> r**tringida na sua capacidad* de *xportar, por ca*ê*cias *ec*ológicas * pela pr*pria inserçã* </line>
</par>
<par>
<line> d* Estado na **onom*a. Com </line>
<line> o plan* de metas de *K (*956/19*1), o p*ís inaugura </line>
</par>
<par>
<line> tard*amente </line>
<line> um p*ríodo </line>
<line> de ind*str*alização pesada, mas acompanhado por inc*mod* </line>
</par>
<par>
<line> descontinuidade tecnológica, inflação, que*a </line>
<line> de taxa d* c*escimen*o *o produt* e do </line>
</par>
<par>
<line> emprego. </line>
</par>
<par>
<line> É * partir des** configu*a*ão, qu* o cresciment* das cidades b*asileir*s se dá de forma </line>
<line> acelerada e d*sordenada, sendo q*e, de *94* a 2010, a população ur*ana pas*ou *e 3*% pa*a </line>
</par>
<par>
<line> 84%, representando um </line>
<line> dos pro*e*so* </line>
<line> de </line>
<line> urban*zação mais intensos oc*rri*os n* m*ndo. </line>
</par>
<par>
<line> Esse desl*ca*ento da p*pulaçã* *ural par* a* cidades vai *bastecer </line>
<line> os centros u**anos com </line>
</par>
<par>
<line> mão-*e-obra para o pr*cesso *e in*ustrialização. No entanto, *s*a mode*niz*ção se dá à cust* </line>
<line> da f*rça de trabal*o bara**, ign*r*** pela* pol*t*cas p*blicas (MARICATO, 2*15). </line>
<line> Até * década de 1960, 70% da população estava no camp*, quan*o o *rocesso de </line>
</par>
<par>
<line> urba*ização/*ndustr*ali*aç*o tornou-se o princip*l agen*e </line>
<line> de desenvolvimento e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modernização, *nde o desenvolvimento urbano t*rna-s* *m suporte da modernização </line>
<line> cons*rvadora. A instalação dos governos militares, aprov*itando a fase p*sitiv* da e*onom** </line>
<line> mu*dia* * as sobra* da capaci*ade produtiva da indústria nacional, favorece certo cres*imento </line>
</par>
<par>
<line> do emp**go e d* salário. O </line>
<line> Esta*o pós-1964 promove o rearranjo pol*tico </line>
<line> d** forças </line>
</par>
<par>
<line> soc*oeco*ômica* *ara </line>
<line> m*nutenção e continu*dade </line>
<line> do padrã* existente, para assegurar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> es***ma de acumul**ão em proveito do capital/m*n*pólio*, favorec*nd* o desenvolvimento </line>
<line> depe*dente e associado, ao agir diretam*nte na eco*omia *, *oliticamente, m*diano os </line>
</par>
<par>
<line> conflitos setoriais em *enefício </line>
<line> d* capital. No entanto, *o fim desse cicl* de **pansão, </line>
</par>
<par>
<line> maiore* sacrifícios foram ex*gidos *a mas*a trab*lhadora </line>
<line> por causa do end*v*damento </line>
</par>
<par>
<line> externo. </line>
</par>
<par>
<line> Os an*s de 1970-1980 vão representar, *o c*nário </line>
<line> inter*aciona*, </line>
<line> mudanças </line>
</par>
<par>
<line> significa*iv** no padrão *a a*umulação c*pital*sta, decorrentes das evidê*c*as *a segu*da </line>
<line> *rande crise *o capitalismo que **i ge*a* desequilí*rio* na economia *undial. Assiste-se ao </line>
</par>
<par>
<line> f*m do </line>
<line> *adrão de </line>
<line> cres*iment* b*seado no financiamen*o </line>
<line> ex*erno ou estatal, por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> inv*stim*nt* direto d* Estado ou do *nvestimento p*iv*do s*bsidiado, q*e h*v*a pre*alecido </line>
<line> até então. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 1*, n. 3, ar*. 1*, p. 228-24*, mai./jun. 2016 *ww4.fsane*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Urbaniz**ão e Segregaçã* Socioespacial: O Pa*el do Estad* no P**nejamento Urbano </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> Vis*ndo à sup**ação da cr*s*, o c*pital m*n*ial *mpreende um pro*esso de </line>
</par>
<par>
<line> reestruturação produtiva mai* nef*sta às condições </line>
<line> de tra***ho e *ontr*tação, agora reg*d*s </line>
</par>
<par>
<line> p*la flexibilização e terceirização, que tem re*u*ido o tamanho das indústria* e, </line>
<line> consequen*emen*e, ge*ando desemprego estrutu*al. Ess* nova *elação d* produ*ão de traba*ho </line>
<line> r**ulto* na hori*o*ta*i*ade e d*scen*rali*ação das empresas que, n* *ontex*o *tual, </line>
<line> organiz*m-se em re*es terceiri*adas. Esse p*ocesso tem redefinido a re*ação en*re p*odução e </line>
</par>
<par>
<line> *ircul*çã*, </line>
<line> crescime*to dos serviços * do trabalho improdut*vo, re*uzindo * proletariado </line>
</par>
<par>
<line> e*tável a uma crescente ace*tuação * *epro*uçã* das desigualdad** socioespaciais. </line>
<line> Na perspectiv* ideo-p*l*tica, o capital mundial a**icula uma nov* ideologia </line>
</par>
<par>
<line> denominada de neoliberalismo q*e se </line>
<line> define **mo a superestr*tu** desse modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*umulação flex*v*l, c*m v**ta* a jus*ifi*ar a* medida* </line>
<line> de re**ção de gas*o *úb*ico, quebra </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> *ir*ito* conquistado* </line>
<line> pelas lutas dos trabalha*ores, </line>
<line> ao mesm* tempo *m que no </line>
<line> plan* </line>
</par>
<par>
<line> e*onômic* adota medidas vol*a*as à busca da recuper*ç*o das ta*as de lucr*, tendo em v*sta </line>
<line> a **duç*o d* cus*o* * ampliação dos esp*ços de investimen*os. </line>
<line> No Brasil, t*nsões s*ciais são a* *arcas dos anos de 1980 deco*rent*s, seg*ndo </line>
</par>
<par>
<line> Ca*doso *únior e Pochmann (20*0) </line>
<line> *e </line>
<line> um subdesen**lvimento c*ôn*co, amparado n* </line>
</par>
<par>
<line> bin*m*o aj**te ext*rno-desajuste interno que resul*ou no agravam*nto da* c*n*ições da crise </line>
<line> e *a in**aç*o. Nessas condições, o colapso do m*delo de industri*lização, fundad* *o </line>
<line> dese*volvimenti*mo, *ra previsível * inev*tável, d*ixando para os an*s d* 1990 uma pesad* </line>
</par>
<par>
<line> hera**a ec*nômica, s*cial polí*ica, a**ava*a pelo ajuste e </line>
<line> e*trutural coma**ada pela no*a </line>
</par>
<par>
<line> ordem mundial globalizada. O *roces*o d* </line>
<line> glob*lização do *erc*do </line>
<line> produziu *feitos </line>
</par>
<par>
<line> perv*rsos de exclusão s*cial, ten*o em vi*ta * *elação de subord*na**o ao c*pital estrang**ro </line>
<line> do trabalh*, com profunda inspira*ão no m*delo neo*iberal. </line>
<line> 2.2 Se*regação s*cioespac*al: aspectos *once*tu*is e m*nifest*çõe* </line>
<line> *ald*i*a (2*00, p. 303), ao *rat*r das contrad*ções do espaço citadino, afirma que é </line>
<line> prec*so en*ender que ele é permeado por "[...] de*igu***ades sociais * segregação espacial, e </line>
<line> seus espaços são apropriados de mane*ras bastant* dife*ente* p*r d*versos grupos, </line>
</par>
<par>
<line> *ependendo *e sua p**ição s*cial e *oder [...]". *ara </line>
<line> a autora, a segregação é *ma </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterís**ca típica da </line>
<line> cidade, se*do qu* nas cidade* co*temporâneas </line>
<line> os proce*sos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudanç* soc*al tê* gerando novas for*a* de segregação socioe*paci*l que requer*m </line>
<line> novos </line>
</par>
<par>
<line> modos ** enfrentamento pelo Estad* * soc*edade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 2*8-246, mai./jun. 20*6 </line>
<line> *ww4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Bes*rr*, S. *. Te*xeira </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> T*das essas *ue*tõe* sinal*za* a *elação entre processo de urbanizaçã* e s**reg*ç*o </line>
<line> social e espaci*l, cujas mu*anças d*correntes vão impactar diretamente nas din*micas, formas </line>
</par>
<par>
<line> e rela*ões sociais prese*tes nas cid*d*s co*t*mporâneas, sob o**ent*çã* da l*gica do a </line>
</par>
<par>
<line> dese*vol*imento **pitali**a, </line>
<line> *om repercussão nos variados aspectos da </line>
<line> vida da popu**ção, </line>
</par>
<par>
<line> tais co*o: esp*ciais, s*ciais, polític*s, econômi*os. * cid**e contem*orânea r**resenta, </line>
<line> portanto, um espaço d* produção cultura* e do trabalho humano *m pe*m*nente pr*cesso de </line>
<line> transformação das re**ç*es soc*ais, m**cadament* desf*voráveis ao con***to *a class* </line>
</par>
<par>
<line> tr*balha*ora que, em seu e*fren**mento, bu*ca ter acesso a*s di**ito* s*cia*s a melhores e </line>
<line> condições de vida. </line>
<line> Pa*a a t*an*fo*mação d* *e**i*ade social, Lefeb*re (1999) coloca a c*a*** t*a*alhado*a </line>
</par>
<par>
<line> como c*mponente essencia* no processo d* tr*nsformação do espaço urbano, poi* é a </line>
<line> única </line>
</par>
<par>
<line> capaz de por *im a uma segrega*ã* di*igida essenc*almente contra el*, ressaltand*, ainda, *ue, </line>
</par>
<par>
<line> sem a at**ção dessa clas*e, * desi*teg*ação </line>
<line> conti**a*á. O direito à </line>
<line> *idade, defe*did* p*r </line>
</par>
<par>
<line> L*febvre, co**unde-se *om própr*o d*reito à vida, s*ndo nece*sár*a a g*rantia o </line>
<line> * e um a </line>
</par>
<par>
<line> integral cidadania * todos os ha*itantes da ci*ad*, seja el* qual for. </line>
</par>
<par>
<line> No diz*r de Lo*kine, a *eg*eg*ção po*e ser dis**nguida e* três tipos p*incipais: </line>
</par>
<par>
<line> 1) </line>
<line> Uma oposição *nt*e o centr*, onde o *reço d* sol* é o mais al*o, e a *eriferia </line>
</par>
<par>
<line> [ ...] . </line>
</par>
<par>
<line> 2) </line>
<line> *ma s*para*ã* cre*c**te *ntre *s **nas * moradia r**er*adas às camadas </line>
</par>
<par>
<line> soci*i* mais pri**legia*as e as **nas de moradia popul*r. </line>
</par>
<par>
<line> 3) </line>
<line> Um esfac*lamento ge*eralizado das "f*nçõ** urbanas", disseminadas em </line>
</par>
<par>
<line> zonas geog*af**amente distint*s e cad* vez mais *specializa*as [...]. (LOJKINE, </line>
<line> 1981, p. 167). </line>
</par>
<par>
<line> Nest* *e*spectiva, * autor chama a*enção para a ne*essid*de de não apenas </line>
<line> just*por </line>
</par>
<par>
<line> ess*s *ipo* </line>
<line> de segregação mas, </line>
<line> ao adm*tir </line>
<line> *ue a s*gregaçã* urba*a é d*term*nada pelas </line>
</par>
<par>
<line> condi*ões materiais *e pro*ução, lembra q*e *e fa* necessário r*co*hecer a existên*ia de u** </line>
<line> h**rarquização dessa* formas de segrega*ão, qu* estã* diretamente ligadas à *ontr*dição </line>
<line> social entre o us* monopolista e nã* m*nopolista *o so*o urba*o. </line>
<line> A l*gica de o*ganizaçã* do espaço urbano n* sociedade capitalista *mped* a maioria </line>
</par>
<par>
<line> da popu*ação de encontrar se* espaço na vi*a *m socie*ade, p*rque é de*tituí*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> possibil*dade de *rabalho *, portanto, da capac*dade *e asse*urar sua própria *eprodução </line>
</par>
<par>
<line> soc**l. Assim, se desnuda * raiz da lógica do capit*l: a pr*duç*o </line>
<line> da desigualdade social em </line>
</par>
<par>
<line> contraste com a riqueza gerada pelas s*as forç*s produt*v*s (MOTA, 2008). É nesse conte*to </line>
</par>
<par>
<line> *ue a que*tão soc*al urb*n* na soci**ade </line>
<line> capitali*ta vem exp*e*sar as re*ações sociais *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, *rt. *3, p. *28-246, mai./jun. 2**6 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rbaniz*ção e Segregação Socioes*aci*l: O Pa*e* do Es*a*o n* Planejamento U*bano </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> exploração de um* *la*se sobre o*tra, ge*ado*as de uma polar*dade i*separá*el e*tre r*queza </line>
<line> e paup*ri*mo. </line>
<line> O modo d* pr*dução ca*italist*, ao mes*o te*po em que pro*ove * mode*n*zação </line>
<line> das condições de vida e a f*rmação das cidades, en*ren*a limites na or*anização racional do </line>
<line> espa*o u*bano: limites relacio*ados ao financiame*to dos diferentes *o*ponentes da v*da </line>
<line> *rbana; limite* re*ativos à divi*ã* so*ial *o **ab*lho no c*njun*o do território, e que está </line>
</par>
<par>
<line> dire*am*nte relac*on*do à concorrência a***q**ca en*r* os dife*en*es age*tes q*e ocupam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tra**fo*ma* </line>
<line> * es*aço urbano; co*o tam*ém *quele* limites que dizem re*peito à </line>
</par>
<par>
<line> pr*priedade priv*da do solo urbano (L*JKINE, 19*1). </line>
<line> Os *uit*s limites nas condições de reprodução *ocial na conjuntura atual, impri*em </line>
<line> no*a* formas nas c*nfigur*ções d*s pro*essos segr**atórios, especialmen*e a partir dos a*os </line>
</par>
<par>
<line> de 198*/ 1990 </line>
<line> com </line>
<line> as modific*ções propostas pela reestru*uração p*o*u*iva, com vis*as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ecup*rar o ciclo e*pansivo d* c*pital em favor das *lites. </line>
</par>
<par>
<line> O conte*to atu*l expressa um pr*cesso </line>
<line> *xt*e*am*nte **m**cado da segrega*ão </line>
</par>
<par>
<line> socioespaci*l, que se *anifest* e* *ível da precariedade das *ondições de habitação, d* </line>
</par>
<par>
<line> acess* ao* equipamentos coletivos e, ainda, dos meios de </line>
<line> transporte d*m*cílio-tra*alh* de </line>
</par>
<par>
<line> p*rcela *i*ni*icativ* da população e, especial*ent*, das i**alubres co*diçõ*s </line>
<line> de *rab*lho, </line>
</par>
<par>
<line> bem como da *recariedade de mor*d*a nas periferias. Essas </line>
<line> cond*ções se desd*bram nas </line>
</par>
<par>
<line> *a**festa*ões d* insegurança e viol*ncia; ** baixa qu***dade de vida * no d*fícil acess* aos </line>
<line> serviços socia*s; na precarização das rel*ções no mundo do tra*a*ho, potencializando área* de </line>
<line> conflitos no *spaç* urb*no e, con*equentemente, o *gravamento das desiguald**e* s*c*ais. </line>
</par>
<par>
<line> A segreg*ção s***oesp*cial pod* ser vis*aliza*a pel* preç* d* sol* </line>
<line> urb*no, </line>
</par>
<par>
<line> diferenciado conforme sua loca**zação; desigualdades no a**sso aos equipamentos públicos </line>
<line> de lazer ou administrativo* (p*rqu*s ou áreas verdes, praças, hospi*ais, escolas, *rech*s, etc) e </line>
<line> *os **rviços *úblicos * pri*ado* e, de uma for*a g*ral, a distribu**ão desigual dos </line>
<line> *quipamentos urbanos. </line>
<line> 3 RESULTAD*S E DISCUS*ÕES </line>
<line> 3.1 Estado e Planeja*ento *r***o: limites e possibi*idades n* enfrent*mento da </line>
<line> s*gr*gação so*ioes*acial </line>
</par>
<par>
<line> O Estado c*pitalista exerce funçõ*s </line>
<line> de ac*mulaçã* e l*gi*imaçã*. Essa* funçõ*s são </line>
</par>
<par>
<line> contraditó*ias, porque * E*tado não pode se man**r ampliado do ponto de vista da garant** do </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, *. *3, n. 3, art. 13, p. 22*-246, mai./**n. 2016 www4.fsanet.com.br/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Beser*a, S. M. Teixe*ra </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> fina*c*amento e avanço da legislação social, q*e normatiza legalmente o* dire*tos soci*** e </line>
</par>
<par>
<line> ban*ar as relações de acumulação, *omo: in*raestrutura, financiamento, gerand* crises </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> legitimaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> O Estado **pitalista é perpass*do pela lut* de *lasses correlações de forças, aberto e </line>
<line> *x**amente p*las fun*õ** de l*gitimação. *omo d*staca Ianni (apud PEREIRA, 200*, p.146), </line>
<line> o Es*ad*, *pe*ar de s*r dotado de poder coercitivo * estar pred**in*ntement* a serviço das </line>
<line> c*asses *om*nantes, po*e, *ambém, rea*i*a* ações prot*toras, visando às class** sub*lternas, </line>
<line> desde que press*on*do para tan**, e *o in**r*sse d* sua *egiti*a*ão. </line>
<line> Mészàros (2011), ao des*acar as rel*çõe* o*gânicas e*tre E*tado e capit*l diz que o </line>
<line> *stado Moder*o c*mpre apenas a função de reme*iador da* *ontradições, m*s *m nenhum </line>
</par>
<par>
<line> sentido que po*sa ameaç** a reprodução do </line>
<line> *istema do capital como um todo. Até </line>
<line> m*smo, </line>
</par>
<par>
<line> quand* os ben**ícios po*em ser u*ufru*d** pelo antagonist* imed*ato *o ca*ital - o traba*h* -, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo no WelfareState, * inter**n*ão do Estado é sempre orientada por seu papel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> faci*itador da a*umu*ação e expansão *o *api**l. </line>
</par>
<par>
<line> P*r*worsk* (1995) no seu estudo sobre Es*ado e capitalismo parte da prem*ssa de *ue </line>
</par>
<par>
<line> no capi*a**s*o h* u*a </line>
<line> *ensão permanente entre **tad* merca*o. A grand* questão qu* e </line>
</par>
<par>
<line> procu*a resp*nder é se o Esta*o </line>
<line> deve ou não intervir na </line>
<line> e*onomia e *e essa *ntervenção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> bené*ica ou se prej*dica o *e*-estar *a so***dade. </line>
<line> No Brasil, * análise das *ovas forma* de planejamento urb*no remet*, </line>
</par>
<par>
<line> necessa*iamente, a um </line>
<line> cenár*o contraditório, de um la*o, o p*ocesso de dem*crat*zação </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> d*ca*a d* 19*0, quando se registra o acirr*mento d*s lutas soc*ais e o </line>
<line> au*ento das </line>
</par>
<par>
<line> rei*indicações *elas políticas públic*s. Nesse período, </line>
<line> *o mes*o tempo em q*e se assiste </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *obili*ação *a sociedad* *ela de*ocratizaç*o </line>
<line> do país, *ro**ssa-se o *caso do p*ojeto </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimentist*, *om o rebatimento da c**se econômica e do ajuste fiscal, q*e con*ribuem </line>
</par>
<par>
<line> *ecisiva*ente pa*a </line>
<line> u** infle*ão do modelo </line>
<line> d* </line>
<line> g*st*o p**lica e, também, para ino*aç*es </line>
</par>
<par>
<line> nesse *etor. De o*tro lado, o *vanço do n*oliberalismo e as críticas ao Estado buro*rático e ** </line>
</par>
<par>
<line> formas de </line>
<line> gestão c*nt*alizadora*, hierárq*icas e d* rela*ões verticais, a *efe** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> de*cen*ra*izaç** se deu no sentido de re**rtir responsabilidad*s com os en*es go**rnam*ntais </line>
<line> e **cie*ade civil. </line>
</par>
<par>
<line> Nogueira (1997), ao **alisar dimensão *olí*ica *a de*centralização participativa, a </line>
</par>
<par>
<line> evi*encia que, d**de meados do* anos d* *98*, in***almente, </line>
<line> nu*a di*ensão meramente </line>
</par>
<par>
<line> té*n*ca/gerencial, a discu**ão s*bre a **eia da *escent*a*ização se fez presente na so**eda*e </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, passando a ocupar lug** de </line>
<line> *es*aque </line>
<line> n* agen*a </line>
<line> *e r**ormas </line>
<line> do s*to* púb*ico, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 1*, n. 3, art. *3, p. 22*-246, mai./jun. 201* </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Urbaniz*ção e Segrega*ão Soci*espacial: O Pap*l d* Est*do no Planejamento Urb*no </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> espec**lmente a parti* </line>
<line> ** Constituição </line>
<line> de 19*8, no que s* refere às polí**cas socia*s. *a*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> autor, e*t*belece*-s*, no ent*nto, u*a: </line>
</par>
<par>
<line> [...] confusão entre d*sce**raliz*ção, democrat*zação e participação, como se a </line>
<line> *escentralização conti*es*e em si mesma o impuls* necessá**o par* *rear o </line>
</par>
<par>
<line> autori*arismo, de*ocr*tizar a *ociedade e am*lia* a par**c*pação do* cid*dãos". </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> que a descentr*lização, como valor como prop*siç*o ope*aciona*, acabou sendo e </line>
<line> h*storicam*nte de*erminada p*la luta em f**or *a *emoc*atização, *e*den*o a se* </line>
<line> vista co*o *nstru*ent* dela, já que direcionad* para red*zir uma intervençã* estatal </line>
<line> a*b*trariamente cen**ali*ado*a, fragment*da, i*íqua e *xcludente. (NOGUE*RA, </line>
<line> 1 9 9 7 , p . 8 ). </line>
<line> É no contexto das luta* sociais dos anos d* 1980 que a Constituição Federal de 1988 </line>
<line> vem mater*aliz*r os ans*ios populare* po* descentralização * parti*ipação social como </line>
<line> mec**ismo *e controle soci*l e, por consegu*n*e a part*cipação no planej*men*o e na gestão </line>
<line> públi*a possi*ilitou uma nova visão que rompe com * modelo centr***zador do E*tad* </line>
<line> brasileiro, *aracterizado em um n*v* *ipo de a*ranjo **derativ*, que tem na *esce**ral*zação </line>
</par>
<par>
<line> pol*ti**-administrativa a dir*ção d* uma nova forma de gest*o públic* que apo*ta p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> campo político </line>
<line> d**oc*ático e popular, afirmando a participação da sociedade civil nos </line>
</par>
<par>
<line> *rocessos de de*iberação política no â*bito local. </line>
<line> * Constituição F*der*l d* 1988 traz um *ovo modelo de proteção social, de políticas </line>
<line> púb*icas e assegura a ampliação dos dir**tos sociais e p**íti**s, c*nstitu*ndo novas bases n*s </line>
<line> r*laçõ** tr*balhistas, *omo tamb** maio* com*r*m*tim*nt* do Est*do * d* socie*ade no </line>
<line> planejamento, gestão e fina*ciamento do* gastos *ociais. </line>
</par>
<par>
<line> A par*ir dessa n*va direção, assiste-se à desce*tr*lização dos se*viç*s ur*a*os * </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> gestão *oc*l, que vão s* materi*lizar na *orma de orçam*nto part*cipativ*, n* gestão integ*ada </line>
<line> do sistema ú*ico de **úde, na muni*ipaliz*ção na área de habitação, sa*e*m*nto, edu*ação e </line>
</par>
<par>
<line> out*os, favorecendo a ap**ca*ão de p*lí*i*as públicas e leg*ti*ação i**titu*io*al de no*os a </line>
</par>
<par>
<line> sujeito* soc**is, com a criação do* partidos pol*tico*, o fo**alecimento *os movim*n*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> organiz*çõ*s *ociais, *em como a *riação *e Co*selhos *eliberativos e fiscalizativos. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse *ontexto, no*as pr*ti*a* admini*t*at*vas c*meçam * despontar no cenário </line>
</par>
<par>
<line> político brasileiro, objetivando </line>
<line> dem*c*atiza* a gestão * ampliar o ex*rcício d* cidadania, </line>
</par>
<par>
<line> provocando uma inv**são de p*iorida*es nas agen*** d* govern*. O horizonte *ue se d*lineia </line>
<line> é de que * exercíci* da participação polí*ica dos su*e*tos sociais constitui a b*se para o êx*to </line>
<line> do *rojeto de democracia rep*esen*ati*a e* curso. </line>
</par>
<par>
<line> Entre os instrumentos </line>
<line> para assegur*r a desce**ra*ização e democra*izaçã* da gestão </line>
</par>
<par>
<line> p*blica, *a*ha destaque os cons*lhos *etoriai* das p*lít*cas </line>
<line> públicas c**o um* in*vaç*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a, v. 1*, n. 3, ar*. 13, p. 228-246, mai./jun. 201* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. B*serr*, S. M. Teixeir* </line>
<line> *40 </line>
</par>
<par>
<line> insti*uci*n**, que a*ompanha e *a*t**ulari*a o pr**ess* </line>
<line> de r*democratização *o país nos </line>
</par>
<par>
<line> *íveis f*d*ral, est*dua* municip*l. *aracteriza**s como can*i* de *xpr*ssão decisão </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autônomos, sã* c*mp*st*s por r*present*nte* da sociedade, civ*l e do pod*r públic*. Enfim, </line>
</par>
<par>
<line> esses c*nsel*os </line>
<line> *onstituem canai* de participação p**ula*, ampliando o alcance da </line>
</par>
<par>
<line> demo*ra**a rep*esentativa. </line>
<line> Os conselhos *ão s** espaços do govern*, tampouco da soci*dade civil, mas *spaços </line>
</par>
<par>
<line> púb*icos p*urais, **s quais se *isputam, negoci*m e, a* mesmo tem*o, co**art**ham </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsabil*dade pe*a pr*dução da* polít*c*s públi*** (*ATAGIBA, 2004 a*ud AVRIT*ER, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4). *ssim, os **nselh*s imprim*m um novo padrão às relações Estado-socied*de </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> vi*bil*za**m * participação dos d*v*rsos segmentos sociais na formulação, gestão e </line>
<line> fiscalização das polít*cas s*c*a*s. </line>
<line> Mas as **n*uistas, m*te*ia*i*a*as na CF/198*, têm dificuldades de ser implementadas </line>
<line> nos anos d* 1990, mo*e*to em que o governo se vê e*redado pelo d*mín** d* política </line>
</par>
<par>
<line> n*oli*eral no mundo * *a Amé*i*a Latina, </line>
<line> em respo**a * c*ise d* capital, tanto nos *eus </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos econôm*cos *omo soci*is. Nest*s termos, o p*ís não h*via atin*ido o patamar </line>
<line> redistributivo * de cu*tura polític* c**tica c*paz de fazer fren*e aos efeitos *a reestruturação </line>
</par>
<par>
<line> produt*va q*e aqui se instala* e, em*or* o país se *orne mais democ*ático, dis*an*ia-s* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma dem*cr*ci* plena ao manter a desig*ald*de so*ial ent*e *s classes cada vez maior. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, Nogue*ra *cert*, q*ando diz que: </line>
</par>
<par>
<line> [...] des*entraliz*ção e particip*ção n*o são termos, e muito m*nos operações, </line>
<line> *ecessariam*nte com*lementares. Nem t*da desc*ntra*ização l*va *utom*ticamente </line>
</par>
<par>
<line> a m***r participa*ão. A de*centra*ização </line>
<line> pod* ser "imposta", estabel*cida. * </line>
</par>
<par>
<line> part**ipação nã*, pois *epende de </line>
<line> fatores histó*ico-*ociais e d* g*aus de </line>
</par>
<par>
<line> *mad*r*ci*ento p*lítico-ideológi*o * organizacional q*e muit*s vezes só aparecem </line>
<line> após *m lo*go períod* de tem*o. (NOGUE*RA, 1997, p. 9). </line>
</par>
<par>
<line> A* fazer pre*alecer o </line>
<line> p*ojeto neolib*ral, o </line>
<line> governo brasileiro di*inui Est*do * o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> exime do se* papel de garan*idor de direitos sociais, agora considerada res*onsabilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> todos, em e*pecial da sociedade civi*. A década de 1990 concreti*a um Estado que *e* como </line>
<line> objeti*o **ior a inserção do país *o circui*o competitivo da *c*nom** globali*ada. *s </line>
</par>
<par>
<line> discur*os tomam como press*posto uma crí*ic* ao m**elo </line>
<line> *e *s*a** *os "trinta </line>
<line> ano* </line>
</par>
<par>
<line> *lorio*o*" do capitalism* que, </line>
<line> dev*do a s*a forte int*r*en**o *a economi* e conside*á*e*s </line>
</par>
<par>
<line> gas*os so*ia*s, seri* o agent* resp**sáv*l pela emergência ** c*is* *conômica mu*di*l e q** a </line>
</par>
<par>
<line> a**ernativa para r*solução da cr*s* se*ia um* re*orm* nas políticas d* Esta*o, medi*n*e * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. *016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Urbanização e Segregação So*ioesp*cial: O Pa*el *o Estado no Planejamen*o U*bano </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> supressão d* direitos soc*ais inalienáveis. Para *ota, sob * i*fluência das ideias *eoliberais, </line>
<line> i*s*itue*-se: </line>
</par>
<par>
<line> Processos q*e exter**liza* e d*sterrito*ia*izam *a*te d* </line>
<line> ci*lo produtivo, </line>
</par>
<par>
<line> in*t*ur**do novos **dos * *rocessos de co*peração, *os **ais se i*cluem [] </line>
<line> *tivid*des envolvendo altas tecnologias, superespecialização e p*ec*riz***o abso*uta </line>
<line> [], impondo proces*o* *m que *s *a*ses ric*s tr*nsferem *ara os periféricos, </line>
<line> traba*h* p*ec*rio e uma ag*avada questão social, **us d* d*senv*lvim*nto. (MOT*, </line>
<line> 2 0 0 8 , p . * 1 ). </line>
<line> A reforma do Estado no Bra*i* na déca*a de 1*90 prepara * paí* rum* às p*ofundas </line>
</par>
<par>
<line> muda*ça* de o*dem polít*co-econ*mi*a, segundo conc*pção do Estado M*nimo e das a </line>
</par>
<par>
<line> pa**erias com o me*cado e organizações da sociedade civil. Nesta persp**tiva, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> descentralização, co*o mec*ni*mo de aten*imento das reai* necessidad*s da sociedad*, dos </line>
<line> direitos sociais e polít*cos e das *ovas *elações de trabalho co*quistados com * *onstitui*ão </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> *988, passa a ** constituir mecani*mo </line>
<line> de desres*onsa*iliz*ção d* Estado, que tr*n*f*re </line>
</par>
<par>
<line> p*rte *e suas respons*bilid*des para a s*ciedade. </line>
<line> Com o *vanço d* Estado neolibe*al, tra**ferem-se responsabilidad** pa*a a soci*da*e </line>
</par>
<par>
<line> civi*, por meio das parceria* terceirizadas com </line>
<line> as or*ani*açõe* sociai*, </line>
<line> em nome da </line>
</par>
<par>
<line> governabilida*e. D*s*r*iculam-se as lutas sociais que integ*avam *i*ersos su*eito* em busca </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um mesmo </line>
<line> f*m, trans*erindo-se para ativid*d*s d* *juda mút*a, individual * voluntária. </line>
</par>
<par>
<line> Apes** dessas caracterí**i*as, é inegável que a descentralização e * participa*ão são requisi*os </line>
<line> indispensáv*is *ara a conso*idação d* socie*ades mai* j**tas * democráticas. </line>
<line> O co*tex*o neoliberal em **gor, mediante suas medidas *con***cas, po*í*ico- </line>
<line> administrativ*s e de r*dução *as políticas sociais, fragilizou as condições de trabalho e a vida </line>
<line> da ma**ria da população, r*d*ziu direit*s e as mediações *ol*tic*s n*s espaços pú*licos com* </line>
<line> espaço de *egociação * part*cipação que não *e concretizaram. </line>
<line> A expansão das demandas co*et*vas *em contribuído pa*a a i**lus*o da questão ur*ana </line>
<line> n* agenda polític* dos mu*icípios, por outro lado, a **stit*ciona*ização do *stat*to da Ci*ade, </line>
<line> como instrumento bá**co da p*lítica de desenvolv*mento e *xpan*ão urba*a tem assegurado a </line>
</par>
<par>
<line> presença do </line>
<line> pod*r estatal no enfrentam*nto *a que*tão urbana, *or mei* de programas, </line>
</par>
<par>
<line> projeto* e ações que conte**lem ***estimentos relativos à habitação, tr*nsporte e tamb*m aos </line>
<line> equip*ment*s e serviços de uso c*letivo. </line>
<line> A* incorpora* a* dem*ndas *ociais coletivas *o c*mprim*nto de sua função de </line>
</par>
<par>
<line> "re*ulação *ocial", * Es*ado fo*mula políticas *ú*licas *entro do* marco* legais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> insti*ucionai* *o di*eito à </line>
<line> cidade. Neste se*tido, a política u*bana pode **r ent*ndida c**o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 1*, *. 3, art. 13, *. 228-246, m**./jun. 20*6 </line>
<line> www4.**anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Be*erra, S. M. Te*xeir* </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> "contrate*d*n*ia" ge*ada *elo modo de produçã* capitalista para </line>
<line> *nfrentar os </line>
<line> des*fios ou </line>
</par>
<par>
<line> efeitos </line>
<line> negativos dos processos de s*g*egação socioespacial, *u *er apenas um processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> legitimação, *epro*u**ndo * a*m*ni*tr*nd* minimamente os confl*t*s d*corr*ntes dessas </line>
<line> desigualdades socioterr*to*iais. </line>
<line> A política urbana supõe não só * planeja**nto, mas també* * conjunto d*s *rática* </line>
</par>
<par>
<line> reais oper*cio*alizadas </line>
<line> pe*o Estado, </line>
<line> *ara i**ervir fina*ceira *uridica*ente *a o*gani*ação * </line>
</par>
<par>
<line> do espaço u*bano. Na c**cepçã* de Lojkine (1*81) ess*s *imensões se articul*m n* dimens*o </line>
</par>
<par>
<line> urba*ística que </line>
<line> co*d*nsa, materializa * *ed* o* efeito* so*i*is do pla*ejamento da sua e </line>
</par>
<par>
<line> oper*cionalização n* *r*ani**ç*o so*ial de*se espa** urbano. </line>
<line> Admite-se que, ao i*cidirem sobr* o e*paço social, as políticas u*banas int*rf*rem na </line>
<line> confi*ur*ção *esse es*aço e, c*nsequentemente, na di*tri*uiç*o e no us* dos e*uipamento* e </line>
<line> ser**ços co*etivos, *ssim c*mo na* c*ndições d* ha*itação * meios d* transporte. Tudo isso, </line>
<line> porém, sujeito * a*ua**o *os ato*es envo*vidos, dos *ecanismos institucionais </line>
</par>
<par>
<line> disponibil*zados, tais </line>
<line> c*m*: r*cur*os financ*iros e da* *ondições de produção da socied*de </line>
</par>
<par>
<line> capita*is*a. </line>
</par>
<par>
<line> É precis*, no entanto, atenta* pa*a * fa*o de que o pla*ej**e*to das cidades n*s </line>
</par>
<par>
<line> socieda*es </line>
<line> capita*istas, pelo viés das *o*íticas p**lic*s, tende * consi*er*r * *estã* pública </line>
</par>
<par>
<line> uma atividade me**men*e técnica e administ*a*iv*, produzin*o um oculta*e*to dos conflitos </line>
</par>
<par>
<line> de inter*sses pr*sentes </line>
<line> na dinâmica societária. Ass*m, o pla*ejamento e a implementa*ã* </line>
</par>
<par>
<line> des*a política deve* considerar </line>
<line> não ap*nas sua di*ensão </line>
<line> p**nificadora * oper*ci*nal, mas, </line>
</par>
<par>
<line> sobretu*o, os seus efeitos na *r*aniza*ão social do espaço. </line>
</par>
<par>
<line> Um do* pontos que d*vem ser evidenci*d*s *iz respe**o ao planeja*ento </line>
<line> estatal. </line>
</par>
<par>
<line> Entende-*e </line>
<line> qu e </line>
<line> esse </line>
<line> rec*rso </line>
<line> *inda é u*a das mel*ores solu*ões *ara * e*frenta*en*o das </line>
</par>
<par>
<line> cont*adições econ*mic*s sociais no *od*lo capit*l*st* mas, na medi*a e </line>
<line> em que se *o*tra </line>
</par>
<par>
<line> submetido à lógica da *cumul*ção *apit*lista, e em contexto de a**t*ridade, redução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ga*t*s, o*ça*entos restritivos, e *a fo*ça dos interesses privad*s, *erve como instr*m*nto de </line>
<line> *dministração da questão urbana e dos *eus con*lit*s, além de repassar para * *o**ed*de que </line>
<line> os interesses at**didos *ão da *ocieda*e e de *ue o E*tado * neutro e v*sa ao bem-comum. *u </line>
</par>
<par>
<line> seja, essa lógica exime o a*a*ato estatal de suas *unções e de seu papel *e organ*zador * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ex*cu*or das po*ít*c*s de melhor*as *o*iais </line>
<line> dest*n*d*s às </line>
<line> classes desfavorecidas a* trans**rir </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsabilidades par* * s*ciedade c**i*, ev*dentemente sem oculta* su* rel*vante import*n**a </line>
<line> *esse cenári* *e conso*i*ação das parcerias. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro ponto que se destac* at*al*ente na </line>
<line> a*ál*se d* espaç* u*bano é o c*esce*te </line>
</par>
<par>
<line> processo de seg*egação </line>
<line> s*ci*espacial dec*rr*nte do p*ocesso de *ndustr*alizaç*o da* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 13, p. 228-2*6, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U**anizaç*o e Segregaçã* **ci*es*acial: O Papel d* Est*do *o Planejamento Urban* </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> sociedades capi*alistas e, atua*me*te, da expan*ão dos serviç*s, que se expre*sa *os níveis </line>
</par>
<par>
<line> extr*ma*ente de**g*ais de renda, de infrae*trutura *rba*a </line>
<line> ** dos equipamentos urbanos, </line>
</par>
<par>
<line> edu*açã* fo*mal, qualif*cação profissiona*, entre outros, que ne*essita de uma sociedad* civil </line>
<line> vigilante, ativa, *ar*ici*ativa, para contrabalancea* o atendimento de interesses *ominantes. </line>
<line> Essa d**cussão evidenc** * relevância do debate sobre a partici*ação da sociedade civil </line>
<line> na condução do *rocesso de plane*amento e fis*al*zaç*o das polític*s urbanas, considera*do </line>
<line> que a formul**ão e ef*t**ação das polí**c*s n** se estabelecem ap*nas no interior do *p*rat* </line>
<line> est*t*l. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, corroborando com S*l*a (201*), </line>
<line> en*end*-se que a an*lise do plan*jamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> g*stão de </line>
<line> políticas d* pro*ramas soci*is, ou av*liação desse* é con*i*ão essencial pa*a se e </line>
</par>
<par>
<line> *ssegurar a democratização * c*ntrole social das *olíticas pública* pelas c*asses su****er*as. </line>
<line> Ent**de-se *ue o pla*ejamento e g*stão participa*iv* s* const*tuem *e*anismo* para </line>
</par>
<par>
<line> o f*r*alecim*nto da or*an*zaçã* </line>
<line> do* setores *eprese*tativos da s*ciedade civ** e* prol </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> discussão e m*bi*i*ação *a soci**ade em torn* das polí*ic*s urbanas e, ne*t* se*t*do, pode* </line>
<line> ampl*ar *ua capaci*ade de exerce* *r***ca em r*lação à g*s*** dessas políti*as. Fica evident* </line>
</par>
<par>
<line> que os mecanis*os le*ais pa*a asseg*rar a part*c*p*ção </line>
<line> *a *ocie**de no pla*eja*ento, na </line>
</par>
<par>
<line> delibe**ção e no co*trole social das políticas públic*s já existem, sendo, pois, necessá*i* </line>
<line> buscar garantir a mater*al**ação desses m*c*nismos, que dependem de uma ação efetiva dos </line>
<line> sujeitos sociai* envolvidos. </line>
</par>
<par>
<line> *s*a diversida** de suje*tos s*c**is presentes no co*texto l*cal abre can*i* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*terlocu*ão *unto aos governo* (fed*r**, e*tad*** * municipal), fav*r*cendo, de um lado, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *presentação das *ei*indic*ç*es dos diversos g*upos sociais *, de **tro, pondo em evidê*cia </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> confli*os de interes*es presentes na *ealidade social. *ssa </line>
<line> dinâmica </line>
<line> *olít*c* reper*ute </line>
</par>
<par>
<line> direta*ente no </line>
<line> espaço urb*no, determinan** </line>
<line> o d*senh* das políticas ur*anas (RAMOS, </line>
</par>
<par>
<line> 2002). </line>
</par>
<par>
<line> Políti**s públic*s e os es*aços de *lanejamento são arenas de *onflitos d* in*eresses, </line>
</par>
<par>
<line> são espa*os co*traditórios, contêm </line>
<line> aspec*o* po***ivos ou *egat*vos. Contudo, é justa*en*e </line>
</par>
<par>
<line> por ser con*l*tuosa e contraditória, que * política *er**te * f*rmação de contr* p*de*e* em </line>
<line> busca de ganhos para a comunidade * de ampliaç*o da cida**nia. </line>
</par>
<par>
<line> Entreta*to, </line>
<line> c*mo des*aca Mé*zàros (2011), o fundamento do *stado m*de*no </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> indissociável *a realização irr*stringível dos objetivo* materiais do sistema do capi*a*, como </line>
</par>
<par>
<line> estrutura de c*m*nd* </line>
<line> polít*co do capital, mas que para </line>
<line> *bter legitimidade * c*ntin*a* </line>
</par>
<par>
<line> perpetuando a *alsa vis*o de </line>
<line> neu*ralid*d*, atende ás dema*da* s*ciai*, cuja </line>
<line> ampliação *a </line>
</par>
<par>
<line> co*ertura, do ac*sso dep*n*e das lu*as *oc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, *. 1*, n. *, art. 1*, p. 228-*46, mai./*un. 20*6 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Beser*a, S. M. *eixei*a </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> * CON**DERAÇÕES F*N*IS </line>
<line> O espaço urbano tem le*ado à segrega**o socioes*acial, evid*nc*ando a concent*a*ão </line>
<line> do* ser*iços e equipam*ntos de uso *o*etivo *o ce**ro u*bano, bem como a separação e**re as </line>
</par>
<par>
<line> área* r*si*enciais des*inadas aos </line>
<line> g*up*s </line>
<line> ** maior *oder *quisitivo, com* empresários, </line>
</par>
<par>
<line> profissionai* liberai*, gestores, gerentes comerciais en*re o*tros, e as áreas des*inada* *os </line>
</par>
<par>
<line> s**mentos populares, desprovida* de be*s, </line>
<line> de serviços públicos * d* precárias </line>
<line> *ondi*õe* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estru*u*a sanitári* e d* esgo*o ina*e**adas à **radia digna. </line>
<line> A segreg*ção *ocial envolve a *oncentração da propr*edade privada e a po*arização </line>
</par>
<par>
<line> c*esce*te d* pont* </line>
<line> de vista *ocial *ntr* as c*asses e fraçõ*s de c**sse q*e se *xpressa n*s </line>
</par>
<par>
<line> ní**is muito desiguais de a*esso aos be*s e s*rviço* pro*u*id*s pela socie*ade e Estad*, </line>
<line> sejam *úblic*s ou privados. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> tendên*ia n* novo modelo de acumulaçã* ca*ital*st* é a priv*tizaç*o do *sp**o </line>
</par>
<par>
<line> público, e </line>
<line> mercantilizaç*o dos e*u*p*mentos de us* coletivo e serviço* sociais, u*ilizados </line>
</par>
<par>
<line> c*mo mod* *e repr*duçã* do lucro. </line>
<line> *s i*pactos d*ssa no*a r***idade e*onômi*a, política e *deológica é o crescim*nto da* </line>
<line> desigualda*es, sugerind* a existência de um processo de *ola*ização do espaço *rbano, </line>
<line> embo*a não se pos*a falar de uma *ociedade dual *m vis*a da pres*nça das classes média* nas </line>
<line> *reas per*féricas. </line>
<line> A política urbana supõe não s* o planejamento, mas ta**ém * co*junt* das práticas </line>
<line> reais operacional*zadas p*l* Estado par* intervir financeira e jur*d*camente na organização do </line>
</par>
<par>
<line> espaç* urb*no. N* concep*ão de Lojki*e (1981) e*sas d**ensões se articul*m na </line>
<line> dim*nsão </line>
</par>
<par>
<line> urba*ística qu* c*nd**sa, mate**al*za e m*de os efe*tos sociais do planeja*e*to e da s*a </line>
<line> operacionalizaç*o na organização social desse e*pa*o urbano. </line>
<line> Admite-se que, ao incid*rem sobre o esp*ço social, as *ol*ticas *rbanas interferem na </line>
<line> confi*uraç*o de*se e*paço e, conse*uentemente, na distribuição e no u*o dos e*uipam*ntos e </line>
<line> s*r*iços *oletivos, assim c*mo n** con*içõe* de habitaçã* e m*ios *e transporte. Tudo *sso, </line>
<line> porém, suj*it* à atuação do* ato*es e*volvidos, dos mecanismo* insti*uciona*s </line>
<line> *is*onibilizados por meio dos *ecur*o* fin*nc*iros e d*s con*ições de produ*ão da sociedade </line>
<line> capitalis**. </line>
<line> Nesse **nt*do, as t*ndências do planejamento urbano estat*l, apes*r d* cada vez m*is </line>
</par>
<par>
<line> participa*ivo, tran*parente *i*da *ão *oram </line>
<line> capazes de *pontar **ões que imp*ctem </line>
<line> **ssa </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 13, n. 3, **t. 13, p. 228-246, ma*./jun. 2016 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Urbanização e Segrega*ão Socioespacial: * Pape* do Es**do *o Pla**ja*ento Urbano </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> *ealidade, dimi*uindo *eu* efeitos p**ve*sos, nu*a *en*ati*a de manter a segregação socio- </line>
<line> espacial em *íveis adm*nistr*vei*. </line>
</par>
<par>
<line> O plan*ja*ento </line>
<line> das cida*es nas so*iedades </line>
<line> capitalist*s, viabil*zado por p*lít*cas </line>
</par>
<par>
<line> públi*as, *ende a considerar a ges*ão pública uma ativid*de *eramente *écnica e </line>
<line> administrativ*, uma p*ça orç*ment**ia ou um con*unto de diretrizes e *rincí*ios que regem os </line>
<line> plan*s d* *ções produ*indo um ocult*mento dos conf**tos de in*eresses pr*sentes na dinâmica </line>
<line> societária. Assim, * planej*mento e implementa*ão d*ssa polí*ica, deve consider*r não a*enas </line>
<line> sua d*mensão pla*i*icador* e *pera**onal, mas, sobretudo, o* s*us efeitos im*diatos e, a longo </line>
<line> *raz*, a *rgan*zação social *o espaço urb*no. </line>
<line> De*taca-se, ainda, * impo*tância *e ser incluída no debate a particip*ç*o *a socied*de </line>
<line> ci*i* n* *ond*ção ** proc*sso de pla**jamento e fisca*izaç*o das polític*s urbanas. A eficácia </line>
<line> da *olítica não se estab*lece apena* no in*erior do aparato estatal, *as *a int*r**nção do* </line>
<line> in**re*ses populares e proje*os *ociais com a *ociedade civil, articu*a** e concretiz*dap*r </line>
<line> *eio de parcerias *om vá*ios seg*entos so*iais. </line>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 13, *. 3, a**. 13, p. 228-246, mai./jun. *016 www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Beserra, S. M. Teixeira </line>
<line> *46 </line>
</par>
<par>
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<row> MÉS**ROS, I. P*ra a*ém do capita*: ru*o a uma teoria da transição. S*o Paulo: Boitempo, </row>
<row> 2011. </row>
<row> M*RICA*O, E. P*ra en*end*r a crise u*bana. São Pa*lo: Expressão P*pu*ar, 2015. </row>
<row> MOTA, A. E. (Org.). O mito da as*istên*ia *ocial - ensaios sobre *stado, Política e </row>
<row> Socieda*e. 2. e*. São Paul*: Cortez, 2008. </row>
<row> N**UEIRA, M. A. A DIMENSÃO POL**ICA DA DE*CENTR*LIZAÇÃO </row>
<row> *AR*ICIPATIV*. *ão Paulo em Persp*ctiv*, *1 (3), 1997. Disponível: </row>
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<row> SI*VA, M. O. S. A*al***ão de políticas e programas sociais: uma re*lexão *obr* o cont*údo </row>
<row> te*rico-metodo*ógico da pesquisa avaliativa. In: SILVA, M. *. S. (Org.). Pes*uisa </row>
<row> *valiativ*: a**ectos teórico-metod*lógicos. São *aulo: Veras, 2*13. </row>
<row> **mo *efer**ci*r este *rtigo, confor*e ABNT: </row>
<row> BE*ERRA, M. R; TE*XEIRA, S. *; Urbanização E Segre*ação Soc*o*spacial: O Pa*el d* E*tado </row>
<row> no Planejamento Ur**no. R*v. FSA, Teresin*, v.1*, n.*, art.13, p.228-246, mai./jun. 2016. </row>
</column>
<par>
<line> *ontri*uição dos Autore* </line>
<line> *. R. Beserra </line>
<line> S. *. Teixeira </line>
</par>
<par>
<line> *) conc*pção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el**oraçã* do rascunho ou *a revisão críti** d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprova*ão da *ersão final do m*nu*cr*to. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, *. 3, a**. 13, p. 228-246, mai./jun. 20** </line>
<line> ww*4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)