<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 228-246, mai./jun. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.13
</line>
</par><par>
<line>
Urbanização e Segregação *ocioes*acial: O Papel do Estado no Planej*m*nto Urban*
</line>
<line>
Ur*aniza**on and Socio-Sp**ial Segrega*ion: The Stat*'s Rol* i* Urban Pla*ning
</line>
</par><par>
<line>
Maria do* *eméd*os Beserr*
</line>
<line>
Dou*orand* e* Políti*as Públicas da Unive*si*ade Federal do P***í.
</line>
<line>
Mestre e* Serviço Social *ela Unive*sidade Fede*al de Pernambuco
</line>
<line>
*ro*essora do Insti*uto de Edu*aç*o Superi** Raimun*o S*
</line>
<line>
E-mail: mrbes*r**@yahoo.co*.br>
</line>
<line>
Solange Maria *e*xeira
</line>
<line>
Pós-*outorado em *erviço Social pel* Pon*ifícia Unive*sid*de *atól*ca de São P*ul*
</line>
<line>
P*ofessora *a Un*versidade Fed*ral do Piauí.
</line>
<line>
E-mail: solangemtei*eira@hotmail.co*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*m 3025 Al*amira *4600000 P**os, PI Bras*l
</line>
<line>
Artigo receb*do e* 2*/02/2016. Última
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
r*cebida *m 19/03/2**6. Apro*ado em 20/03/2016.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Sol**ge Maria Teixeira
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Urbanização e Segregação S*cioes*aci*l: O Papel do Estado no Plane*amento Urb*no
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te artigo tem como objetivo di*cutir a se**egação socioespacial no espa*o **ba*o, buscan**
</line>
</par><par>
<line>
apo*ta* s**s
</line>
<line>
determi*antes *undamen*ais e reflet*r *obre as *ossibilidades e
</line>
<line>
os limit*s *a
</line>
</par><par>
<line>
*ntervenção *statal mediant* p**n*j**ento e políti*as
</line>
<line>
urbanas, na
</line>
<line>
atua* fa*e
</line>
<line>
do c*pitalis*o
</line>
</par><par>
<line>
mundial. *ara o ap*rte teórico, utilizaram renomados aut**es,
</line>
<line>
como: Lojkine (*981), Ianni
</line>
</par><par>
<line>
(1986), Meszáros (2*1*) e Mota (20*8). A metodo*o*i* desenvolvida é
</line>
<line>
típica das pes*uisas
</line>
</par><par>
<line>
bi*l*ográficas, no intuit* de visl*m*rar novas perspectivas t*óri*as e possib*li*ades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mod*ficar
</line>
<line>
o esp*ço soci*l *rb**o, em *a*e ** seu pla*eja*e**o es*rat*g*co
</line>
<line>
pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
en*rentament* d** confli*os de s*gregaç** s*cioespaci*l. Os resultados apontam q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
segregação pode ser visualizad* pela: a) segregação das ativi*ades e dos locais de moradia; b)
</line>
<line>
dist*ibuiç*o dos serviços e equip*mentos co*eti*os; e c) s*b*rdin*ção dos meios de transp**te
</line>
</par><par>
<line>
à *ógica segr*gativa. O estu*o mostrou que
</line>
<line>
as tendências do planeja**nto
</line>
<line>
urbano estata*,
</line>
</par><par>
<line>
apesar de cada vez ma*s part*cipativas e trans*arentes, ainda não foram capaz*s de apo*tar
</line>
<line>
*ções que impactem essa *ealida*e, na tentat*va de minim*zar s*us ef*itos p*rversos, tendo em
</line>
<line>
vista * manutenção da segr*ga*ão socioespa*ial em níveis admini*tráveis.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: Urb*nização. Segre*ação Socioespacia*. *stado. Políti*as Urbanas.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
This article ai*s *o disc*s* the socio-spatial seg*egation i* urban areas, seeki*g to *d**tify its
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntal d*terminan*s
</line>
<line>
and
</line>
<line>
re*lect on the possibilit*es *n* lim*ts of stat* intervention
</line>
</par><par>
<line>
th*ou*h pla*ning and urb*n
</line>
<line>
p*licy, *n the cur*en* phase of world c**italism. **r the
</line>
</par><par>
<line>
theoreti*a* framework, *sed *en**ned
</line>
<line>
authors such *s: *ojkine
</line>
<line>
(1981), Ianni (1986),
</line>
</par><par>
<line>
Me*zaros (2011) a*d Mota (2008). Th* methodo*ogy is typi*al *f li*eratu*e searches in *rder
</line>
<line>
t* envision new theor*tica* pe*spe*tives and wa*s of sha*ing t*e *rban social *p*ce, *n *iew
</line>
<line>
o* its strat*gic plan f*r deali*g with con*licts of socio-spatial *egregatio*. The resu*ts show
</line>
</par><par>
<line>
that segregati**
</line>
<line>
can
</line>
<line>
be seen b*: a) segreg*tion of activities
</line>
<line>
and places
</line>
<line>
of res*dence; b)
</line>
</par><par>
<line>
dis*ribut**n o* services and c*mmunit* **cilit*es; c) subo*dination of means *f tra*s*ort to t*e
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ega*ioni*t *ogic. The study showed
</line>
<line>
that the tr*nds of the stat* *rban planning, al*hough
</line>
</par><par>
<line>
incre*sin*ly par**c*patory and *ranspare*t, have not been a*le *o point out actions that im*act
</line>
<line>
*his rea*ity in an att*mpt to mini**ze its a*verse ef*ects i* order to maintain the socio-spa*ial
</line>
<line>
se**egation lev*ls man*g***l*.
</line>
<line>
K*ywor*s: *rbani*ation. Socio-*pat*al **gregation. *tate. Urban Policy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 13, *. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Beserra, *. M. *ei*eir*
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A s*c**dade capitali*t*, após um longo períod* de crescimento, assi*te, *m *eados
</line>
<line>
d*s an*s de 1970, o **nd*r *o ciclo exp*n*ivo da economia in*ern*****al, inic*ado no final do
</line>
<line>
pós-guer*a. Em todo o mundo capitalista, assiste-s* *o surgimen** d* uma nov* crise, qu* se
</line>
</par><par>
<line>
*eve*o* *strut*r*l e se pr**onga até os *ias
</line>
<line>
atuais. Esse proce*imento se i**en*i*ica *
</line>
<line>
partir
</line>
</par><par>
<line>
dos anos
</line>
<line>
de *980, com a a*ertu*a e a
</line>
<line>
desregu**mentação
</line>
<line>
da *conomia, imp*lsionado p*los
</line>
</par><par>
<line>
*ro*e*so* de globalizaçã* * r*estruturação *r**utiva d* econ*mia.
</line>
<line>
*o Brasi*, a déc**a *e 1980 foi m**cada p** um sistema de democr*tizaçã* po*ítica e
</line>
<line>
de *mpliação das lu*as por dire*tos sociais, *u* se *ese*volveu e* conc*mitância com **a
</line>
<line>
**ande "cr*se" expressa pela r*cessã* eco*ômica, dese*prego * a*ra**ment* da deterioração
</line>
<line>
das c*ndi*ões de vida da m*i*ria *a pop**ação, chama*do ate**ão pa** as trans*o*ma*õ*s na
</line>
<line>
dinâmica social *rbana.
</line>
</par><par>
<line>
Entre as tr**s*orma*õe*
</line>
<line>
dec*rr*ntes dessa
</line>
<line>
a*ão * su*s mani*est***es na soc*edade
</line>
</par><par>
<line>
bras*lei*a, ressalta-se o processo acelerado e desigual d* urba*ização que ocorre não soment*
</line>
</par><par>
<line>
nas regiões metropol*tanas,
</line>
<line>
mas naquelas re*iões ond* determinados núc*eo* *assam a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*onsti*uir com* centro d* co*v*r*ênci* para pop*laç*e*
</line>
<line>
em bu*ca da sobrevivên*ia nos
</line>
</par><par>
<line>
centros *ais a**anta**s. * imp**to da re*s*rutura*ão produtiva, da e*on*mia *lo*al e d*
</line>
<line>
fo*mação dos mega mercados se faz se*tir **b*e as cidades, com * c*ncentraç** de renda e a
</line>
<line>
desig*al distribu*ção dos bens e se**iços ur*an*s.
</line>
<line>
* proc*sso de u*ba*i*ação de*orre, portanto, da r*lação q** mantém **m a pr*dução
</line>
</par><par>
<line>
capi*a*ista, ten*o a
</line>
<line>
cidade u*a
</line>
<line>
determi*aç*o direta d* tendênc*a do
</line>
<line>
c*p*t*lismo de *uscar
</line>
</par><par>
<line>
asse*urar * diminuição do tempo de produç*o e do tempo d* ci*cul*ção *o capital.
</line>
</par><par>
<line>
*tualm*nte
</line>
<line>
e*tão em foco as transformações
</line>
<line>
que v*m *correndo nas *conomias mundia*s e
</line>
</par><par>
<line>
que **pres*am
</line>
<line>
uma severa cr*se n* siste**
</line>
<line>
capitalista que, p*rma*enteme**e se reinven*a
</line>
</par><par>
<line>
para cont*nuar determin*n*o as relaçõe* hum*n** como rel*ções de consumo.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta perspec*iva, a
</line>
<line>
*ee*tru*uração da eco*omi* *api*alista mundial, *este in*cio
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Sécul* X**, com ênfase no processo mercadológico indi*a um novo m*do de est*utur*ção da
</line>
<line>
eco*o*ia m*ndial que, *ontand* co* o res**ldo *os Estados N*cion*is, "[...] **terfe*e* no
</line>
<line>
nível e *o r*tmo de investimentos das empresas [...], na reparti**o *e suas rec*i*as e n*
</line>
</par><par>
<line>
definição das form*s de emprego
</line>
<line>
a*sala*i*do, n* *e*tão
</line>
<line>
da força de t**ba*ho e no per**l
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
m*r*ado de tr*bal*o." (*AMA*OTO, 2*07, p. 108).
</line>
</par><par>
<line>
A *itera*ura especializada te*de estabelece* uma rela*ão entre a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
gl*balizaçã* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dinâm*ca soci** urbana. Segundo *ojk*ne (1981), exi*te
</line>
<line>
uma relação en*re urbaniza*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*banização e Segregação Soci*espac*al: O Papel do Estado no Planejamento *rba*o
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
so*ial*zação ge*al das condições **rais ** *roduçã* capitalista; **si*, a cidade man*ém uma
</line>
<line>
relaç*o direta com a di*âmica capitali*ta, cujas ma*ifes*ações no espaç* urbano de*em s*r
</line>
</par><par>
<line>
analisada* à luz das
</line>
<line>
co*dições de
</line>
<line>
produ*ão, pois a* cri*es repercutem fatal*ente na *id* *a
</line>
</par><par>
<line>
c*dade, re*sa*tando, sobret*do, q*e a "[...] aglomeração da p**ulação, dos instrume*to*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção, do capital, d*s praz*res e das *ec*ssidades - em ou*ra* palavras a cidade - não é de
</line>
</par><par>
<line>
modo al*um um f*nôm*n* autô**mo [...]" (LOJ*I*E, 1*81, p. 137),
</line>
<line>
inde**ndente
</line>
<line>
das leis
</line>
</par><par>
<line>
que re*ul*m a ordem capitalista. *o* essa perspectiva, o au**r *n*lisa o pap** do Est*do na
</line>
</par><par>
<line>
urbaniza*ão * ao mesmo *empo, chama
</line>
<line>
* aten*ão para o seu papel contraditório
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
socialização das f*rç*s pro*utiva*.
</line>
</par><par>
<line>
O *resente *st*do se propõe anali*ar essa **lação entre urba*i*ação, s*gregação
</line>
<line>
soc*oespacial, *lanej*mento ur*ano e a lógica do ca*ita*i*mo, *omo condiçã* i*prescin*ível
</line>
</par><par>
<line>
para desvelar e d*svendar as relações, med*aç*es e *et*rminantes *undament*is. Pa*te-se
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
premissa de qu*
</line>
<line>
as
</line>
<line>
f*nções contraditór*as *o Estado e *e s*as novas atribuições e pap*is
</line>
</par><par>
<line>
ade*uados à lógica neoliberal limita c*da vez mais e re*t*in*e o alcance desse *la*ejamento *
</line>
<line>
da* políticas urb*nas q**, n* *imite dessas relações, repr*duzem as desigu*ldades
</line>
<line>
socioespaciais.
</line>
<line>
2 REFER*NC*AL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 Urbanização e Segregação So*ioespa*ial: * lógica **pit*lista
</line>
<line>
O p*o*esso de *xp*nsã* da urbaniz*ção est* i*di*sol*velmente ligado *o sistema de
</line>
</par><par>
<line>
ace*eração da
</line>
<line>
industrializaç*o
</line>
<line>
* amb*s as ati*ida*es at*ngem a qu*lidade d*
</line>
<line>
v* da
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população em vários aspect*s. A* c*dad*s passam a se con*tituírem cen*ro* d* at*açã*, em
</line>
</par><par>
<line>
p**te *evido à po*sib*lidade de emprego e *cesso tecnologia e serv**os sociai*; produzem à
</line>
<line>
tam*ém u* **eito atr*ti*o da esfera da cultu*a, tanto *o âmbito da *ção *e pr*du*ão quan*o
</line>
<line>
no d* consumo.
</line>
</par><par>
<line>
Já entre a* décadas de 30 e 50 do s*culo XI* Engel*, em sua obra
</line>
<line>
"A situação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
classe trabalhadora na Ing*aterra", ev*denciava "[...] o brutal *auperismo da* cam*das
</line>
<line>
*rab*lhadoras u**anas derivada* diretamente da produçã* capitalis**" (ENG*LS, 2010, p. *0).
</line>
<line>
Assim é qu* o s*rgimen*o das re*ações capitalistas *ai arrancando d*s home*s **as *ond*ções
</line>
<line>
**teriores de vida, *a me**da em que uns poucos indivíduos vão se *propriando das van*agens
</line>
</par><par>
<line>
que de*ivam desse
</line>
<line>
*rocesso, enqu*n*o outros, q*e con**ituem * m*ioria, *eem-se subtraída
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*e****, v. 13, n. *, art. 13, p. 228-246, mai./j*n. 2016
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Be*e*ra, S. M. Teixeira
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
dos mei*s n*cessári*s d* *ubs*stência ou em estado de p*brez*, v*vendo nos arredores d*
</line>
<line>
fábri*as e e* periferias *o*ge ** cent*o ur*ano.
</line>
<line>
A crescente aglomeração da popula*ão ur*ana, como resu*tado d* modo particul** de
</line>
<line>
*esenvolvimen*o da sociedade c*pitalista, no que se refere à *rodu**o do espaço urbano,
</line>
</par><par>
<line>
desencade*a,
</line>
<line>
*e um *ado, a
</line>
<line>
p*odução de
</line>
<line>
áreas urbanas *upervalo*izadas e, de outro,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p**dução de es*aços menos valorizados, para onde se d*slocam as camadas de menor *oder
</line>
</par><par>
<line>
aquisitivo e onde
</line>
<line>
o* investimentos
</line>
<line>
públic*s e pri*ados não resp*n*e* ** rea*s ne*essidad*s
</line>
</par><par>
<line>
dessas populações, especialmente no que refere *os *nvestimentos de infra*st*utura
</line>
<line>
urbana
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de serviços de **nsumo c****i*o, gera*d* o fe*ômeno da segr**ação soci*espaci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Difer*nt*mente dos país*s capitalistas
</line>
<line>
centrai*, o proc*ss* de industrializ*ção
</line>
</par><par>
<line>
bras*l*iro fo* induzido e real*zado, em grande parte, pelo Estado que, p*r mei* da ut*lizaç*o
</line>
<line>
de *iversos mec*nismos, f*vo*eceu a iniciativa pr*vada com vistas a assegur*r o s** processo
</line>
<line>
de *ese*volv*me*t*. E*se m*d*lo gerou uma p*rmanente exc**são da *las** trabalhado*a do
</line>
<line>
usufr*to da riqueza pr*duzida, *m vist* da crescente desigualdade *o**al e segre*ação s*cial,
</line>
</par><par>
<line>
que *erme*a* as relações sociais entre as *la***s sociais, expressas
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
condições de vida
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho d* prolet*riado *r**no *ndustri*l, cuja m*séria fica ev*denc***a no amo*toamento
</line>
<line>
das class*s desfav*recidas em bair*os ins*l**res, junto a aglom*rados *n*ustriais, ou em c*sas
</line>
<line>
peq*enas, com p*ecárias condiçõe* de higiene, esgoto, luz e água.
</line>
</par><par>
<line>
*s transformações econômic*s ocorridas no B*asil
</line>
<line>
no *nício d*
</line>
<line>
séc*lo XX foram
</line>
</par><par>
<line>
imp*lsio*a*as pela
</line>
<line>
b*rguesia cafeeira que * p*rtir do *cúmu*o d* capital oriundo* dos
</line>
</par><par>
<line>
investimentos *m expo*tações p*de*am gerar capital indus*rial,
</line>
<line>
pro*icia*d*
</line>
<line>
as condi*ões
</line>
</par><par>
<line>
ne*ess*rias às transformaçõe* i*te*nas no paí*.
</line>
<line>
Assi*, o enfr*quecimento da economia
</line>
</par><par>
<line>
c*fe*ira, em 1930, a*m*ntou * interf*rê*cia *o
</line>
<line>
governo na econom*a,
</line>
<line>
favorecendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
or*anização da bu*guesia com sua cr*scente força e*p*esarial, ao mesm* tempo em que
</line>
<line>
*lim*navam do po*er es**tal, oligarquias tradici*nais que re*resen**vam i*teresses agrá*io-
</line>
<line>
comerciais. *s diversas mudanças na economia p*oporcionaram o *urgimento de uma política
</line>
</par><par>
<line>
orientada para for**s in**stimentos na infra-est*ut**a ind*strial,
</line>
<line>
privilegiando indústria de a
</line>
</par><par>
<line>
base e de energia, contribuindo *ar* t*ans*ormações sign*f*cativas n*s es*ruturas sociais do
</line>
<line>
país.
</line>
<line>
Segundo I*nni (1986), não se pode, na verdade, *tribu*r *s*as mudança*
</line>
<line>
ex*lusivamente à ativ*dade indust**al, recom*n*ando que at*nção **pecial seja dada à re*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
campo-cidade
</line>
<line>
nesse per*odo, *articularmente ao êxodo r*ral, q*e contr*buiu pa*a a inchaço
</line>
</par><par>
</page><line>
das cidades e suas implicações na caracterização da socie*ade burguesa.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. *3, n. 3, ar*. 1*, *. 22*-246, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ur*anização e *egr*ga*ã* Socioespacial: O Papel do Est*do n* P*an*jame**o U*bano
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
Ness* pers**ctiva, é *reciso r*ss*ltar q*e as mudanças econômic*s **vindas com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expa*são *apitalist* no país provocaram os mov*me*to* migratórios do campo p*ra a cidad*,
</line>
<line>
que se desl*cavam para os centros urbanos e* busc* de nov*s po*sibilidades ** trabalh*.
</line>
<line>
Ade*ais, o crescime*to no fluxo migr*tório para os *entros *rbanos m**s industr*alizados,
</line>
<line>
acelerou a *fert* de *ã*-de-ob*a e * consumo de produt*s, inten**fica*do a tax* *e
</line>
</par><par>
<line>
crescimento i*du*tri*l q*e pro*orc*ono* o aumento *e no*os estabeleci*ent*s industriais *
</line>
<line>
no *aís, favorecend* uma signi*icativa reor*e*tação nos mold*s da política econô*ica qu* se
</line>
</par><par>
<line>
volta para as*egurar o aumento
</line>
<line>
da r**da per c*pita, **s salários * do co*sum*,
</line>
</par><par>
<line>
conse*uentement*, o au*ent* da taxa de crescimen*o *a po*ula**o e de *rb*niz*ção. Para
</line>
<line>
Ia*ni:
</line>
<line>
[...] c*nsoli**u-se um* vitória imp*rtant*, aind* q** parcial, da cidad* **bre o
</line>
</par><par>
<line>
*ampo. Pouc* *
</line>
<line>
pouco, as cl*sses sociais de men*alida*e e
</line>
<line>
*n*eresse*
</line>
</par><par>
<line>
c**acterist*camente u*banos impu*eram-se sobre a mentalidade e *s
</line>
<line>
inte*esses
</line>
</par><par>
<line>
enr**zados *a e*onomia primária ex*orta*ora. P*ra os partido* e m*vimentos
</line>
<line>
polític*s que haviam lutad* *or instituições de*ocrátic*s, a vit*ria sobre *s
</line>
<line>
oligarquias h*via sido um malo**o. Passava-se do *egim* o**gár*u*c* * dit*dur* **
</line>
<line>
tipo burguês, dep*is de um entreato de gran** fermentação po*ítica e econô*ica.
</line>
<line>
(IANNI, *986, p. 33-*4).
</line>
<line>
Assim, na an*lise do autor, a espaciali*ade, decorren** da concentração da pop*lação
</line>
<line>
na cidade e do proce*so d* *ndustr*alização, desenvolv*-se pelo encadeamento de
</line>
<line>
*ontinuidade e r*ptu*as, impl*cando o desloca*e**o das oligar*uias dominantes até e*tão
</line>
<line>
para a emergente burguesia urbana.
</line>
</par><par>
<line>
A expansão
</line>
<line>
*a*italista provo*a os moviment** m*gr*tóri**
</line>
<line>
do campo para a cidade
</line>
</par><par>
<line>
*mp*ndo precárias condições d* vida *os trabalha*ores ru*a*s que, devido à falta de
</line>
<line>
qualifi*aç*o, têm dificul*ad*s *ara atuar *o mercado de t**balho **d*strial. Acres*e-se, ainda,
</line>
<line>
que a intensifi*a*ão d* fluxo **gratório para os centros urban*s, al*m do au*ento *a mão-
</line>
</par><par>
<line>
d*-*b*a, favorece o aumento do consumo dos pro*u*os indust*iais, e*e*ando a
</line>
<line>
ta*a *e
</line>
</par><par>
<line>
crescim*nto industr*al
</line>
<line>
e, por co*seguinte, *roporcionando o aume*to d** **tabelec*mentos
</line>
</par><par>
<line>
indus*ria*s, b*m como uma significat*va reo**entação da política econômi*a.
</line>
<line>
O processo de industria**zação-u*baniza**o *e*encadeou no p*ís, a part*r dos a*o* de
</line>
</par><par>
<line>
*9*0, a explo**o
</line>
<line>
das cidades,
</line>
<line>
ab*ig*ndo a cla*se trabalhadora em imensas p*rif*rias s*m *s
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições necessá*i*s para a gar*ntia de sua su**istênc*a e,
</line>
<line>
conse***ntemente, ger*n**
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
a**ofu*damento das desi*ua*dades socia*s. O modelo de in*ustrialização dependent*, *om
</line>
</par><par>
<line>
alta* t*xas *e e*ploração
</line>
<line>
do trabalho e grand*
</line>
<line>
número de desempregados, revela*á
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
conteúd*s dos proce*sos constitut*vos das cida**s. Nessa perspec*iva, o desenvolvi*en*o da
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 13, p. 22*-2*6, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Bes*rra, S. M. Teixeir*
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
base industri*l b*asile**a *onstitui* suporte *ara uma mod*rnizaç** con*e*vadora, em que, *e
</line>
</par><par>
<line>
um *ad*, vislumbra-se o
</line>
<line>
cres**mento econômico e, *e outro, a recompo*ição do bloco
</line>
</par><par>
<line>
*ociopo*ít*co, para
</line>
<line>
asse*urar * manutenção dos i*te*esses monopolistas e a conce*tração *e
</line>
</par><par>
<line>
poder e dinheiro nas mãos de poucos.
</line>
</par><par>
<line>
A industr*al*za*ão, que se
</line>
<line>
verificou no país dos anos 1930 aos *nos 1950 fo*, assim,
</line>
</par><par>
<line>
r**tringida na sua capacidad* de *xportar, por ca*ê*cias *ec*ológicas * pela pr*pria inserçã*
</line>
</par><par>
<line>
d* Estado na **onom*a. Com
</line>
<line>
o plan* de metas de *K (*956/19*1), o p*ís inaugura
</line>
</par><par>
<line>
tard*amente
</line>
<line>
um p*ríodo
</line>
<line>
de ind*str*alização pesada, mas acompanhado por inc*mod*
</line>
</par><par>
<line>
descontinuidade tecnológica, inflação, que*a
</line>
<line>
de taxa d* c*escimen*o *o produt* e do
</line>
</par><par>
<line>
emprego.
</line>
</par><par>
<line>
É * partir des** configu*a*ão, qu* o cresciment* das cidades b*asileir*s se dá de forma
</line>
<line>
acelerada e d*sordenada, sendo q*e, de *94* a 2010, a população ur*ana pas*ou *e 3*% pa*a
</line>
</par><par>
<line>
84%, representando um
</line>
<line>
dos pro*e*so*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
urban*zação mais intensos oc*rri*os n* m*ndo.
</line>
</par><par>
<line>
Esse desl*ca*ento da p*pulaçã* *ural par* a* cidades vai *bastecer
</line>
<line>
os centros u**anos com
</line>
</par><par>
<line>
mão-*e-obra para o pr*cesso *e in*ustrialização. No entanto, *s*a mode*niz*ção se dá à cust*
</line>
<line>
da f*rça de trabal*o bara**, ign*r*** pela* pol*t*cas p*blicas (MARICATO, 2*15).
</line>
<line>
Até * década de 1960, 70% da população estava no camp*, quan*o o *rocesso de
</line>
</par><par>
<line>
urba*ização/*ndustr*ali*aç*o tornou-se o princip*l agen*e
</line>
<line>
de desenvolvimento e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modernização, *nde o desenvolvimento urbano t*rna-s* *m suporte da modernização
</line>
<line>
cons*rvadora. A instalação dos governos militares, aprov*itando a fase p*sitiv* da e*onom**
</line>
<line>
mu*dia* * as sobra* da capaci*ade produtiva da indústria nacional, favorece certo cres*imento
</line>
</par><par>
<line>
do emp**go e d* salário. O
</line>
<line>
Esta*o pós-1964 promove o rearranjo pol*tico
</line>
<line>
d** forças
</line>
</par><par>
<line>
soc*oeco*ômica* *ara
</line>
<line>
m*nutenção e continu*dade
</line>
<line>
do padrã* existente, para assegurar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es***ma de acumul**ão em proveito do capital/m*n*pólio*, favorec*nd* o desenvolvimento
</line>
<line>
depe*dente e associado, ao agir diretam*nte na eco*omia *, *oliticamente, m*diano os
</line>
</par><par>
<line>
conflitos setoriais em *enefício
</line>
<line>
d* capital. No entanto, *o fim desse cicl* de **pansão,
</line>
</par><par>
<line>
maiore* sacrifícios foram ex*gidos *a mas*a trab*lhadora
</line>
<line>
por causa do end*v*damento
</line>
</par><par>
<line>
externo.
</line>
</par><par>
<line>
Os an*s de 1970-1980 vão representar, *o c*nário
</line>
<line>
inter*aciona*,
</line>
<line>
mudanças
</line>
</par><par>
<line>
significa*iv** no padrão *a a*umulação c*pital*sta, decorrentes das evidê*c*as *a segu*da
</line>
<line>
*rande crise *o capitalismo que **i ge*a* desequilí*rio* na economia *undial. Assiste-se ao
</line>
</par><par>
<line>
f*m do
</line>
<line>
*adrão de
</line>
<line>
cres*iment* b*seado no financiamen*o
</line>
<line>
ex*erno ou estatal, por meio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
inv*stim*nt* direto d* Estado ou do *nvestimento p*iv*do s*bsidiado, q*e h*v*a pre*alecido
</line>
<line>
até então.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 1*, n. 3, ar*. 1*, p. 228-24*, mai./jun. 2016 *ww4.fsane*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Urbaniz**ão e Segregaçã* Socioespacial: O Pa*el do Estad* no P**nejamento Urbano
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
Vis*ndo à sup**ação da cr*s*, o c*pital m*n*ial *mpreende um pro*esso de
</line>
</par><par>
<line>
reestruturação produtiva mai* nef*sta às condições
</line>
<line>
de tra***ho e *ontr*tação, agora reg*d*s
</line>
</par><par>
<line>
p*la flexibilização e terceirização, que tem re*u*ido o tamanho das indústria* e,
</line>
<line>
consequen*emen*e, ge*ando desemprego estrutu*al. Ess* nova *elação d* produ*ão de traba*ho
</line>
<line>
r**ulto* na hori*o*ta*i*ade e d*scen*rali*ação das empresas que, n* *ontex*o *tual,
</line>
<line>
organiz*m-se em re*es terceiri*adas. Esse p*ocesso tem redefinido a re*ação en*re p*odução e
</line>
</par><par>
<line>
*ircul*çã*,
</line>
<line>
crescime*to dos serviços * do trabalho improdut*vo, re*uzindo * proletariado
</line>
</par><par>
<line>
e*tável a uma crescente ace*tuação * *epro*uçã* das desigualdad** socioespaciais.
</line>
<line>
Na perspectiv* ideo-p*l*tica, o capital mundial a**icula uma nov* ideologia
</line>
</par><par>
<line>
denominada de neoliberalismo q*e se
</line>
<line>
define **mo a superestr*tu** desse modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*umulação flex*v*l, c*m v**ta* a jus*ifi*ar a* medida*
</line>
<line>
de re**ção de gas*o *úb*ico, quebra
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
*ir*ito* conquistado*
</line>
<line>
pelas lutas dos trabalha*ores,
</line>
<line>
ao mesm* tempo *m que no
</line>
<line>
plan*
</line>
</par><par>
<line>
e*onômic* adota medidas vol*a*as à busca da recuper*ç*o das ta*as de lucr*, tendo em v*sta
</line>
<line>
a **duç*o d* cus*o* * ampliação dos esp*ços de investimen*os.
</line>
<line>
No Brasil, t*nsões s*ciais são a* *arcas dos anos de 1980 deco*rent*s, seg*ndo
</line>
</par><par>
<line>
Ca*doso *únior e Pochmann (20*0)
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
um subdesen**lvimento c*ôn*co, amparado n*
</line>
</par><par>
<line>
bin*m*o aj**te ext*rno-desajuste interno que resul*ou no agravam*nto da* c*n*ições da crise
</line>
<line>
e *a in**aç*o. Nessas condições, o colapso do m*delo de industri*lização, fundad* *o
</line>
<line>
dese*volvimenti*mo, *ra previsível * inev*tável, d*ixando para os an*s d* 1990 uma pesad*
</line>
</par><par>
<line>
hera**a ec*nômica, s*cial polí*ica, a**ava*a pelo ajuste e
</line>
<line>
e*trutural coma**ada pela no*a
</line>
</par><par>
<line>
ordem mundial globalizada. O *roces*o d*
</line>
<line>
glob*lização do *erc*do
</line>
<line>
produziu *feitos
</line>
</par><par>
<line>
perv*rsos de exclusão s*cial, ten*o em vi*ta * *elação de subord*na**o ao c*pital estrang**ro
</line>
<line>
do trabalh*, com profunda inspira*ão no m*delo neo*iberal.
</line>
<line>
2.2 Se*regação s*cioespac*al: aspectos *once*tu*is e m*nifest*çõe*
</line>
<line>
*ald*i*a (2*00, p. 303), ao *rat*r das contrad*ções do espaço citadino, afirma que é
</line>
<line>
prec*so en*ender que ele é permeado por "[...] de*igu***ades sociais * segregação espacial, e
</line>
<line>
seus espaços são apropriados de mane*ras bastant* dife*ente* p*r d*versos grupos,
</line>
</par><par>
<line>
*ependendo *e sua p**ição s*cial e *oder [...]". *ara
</line>
<line>
a autora, a segregação é *ma
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterís**ca típica da
</line>
<line>
cidade, se*do qu* nas cidade* co*temporâneas
</line>
<line>
os proce*sos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudanç* soc*al tê* gerando novas for*a* de segregação socioe*paci*l que requer*m
</line>
<line>
novos
</line>
</par><par>
<line>
modos ** enfrentamento pelo Estad* * soc*edade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 1*, n. 3, art. 13, p. 2*8-246, mai./jun. 20*6
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Bes*rr*, S. *. Te*xeira
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
T*das essas *ue*tõe* sinal*za* a *elação entre processo de urbanizaçã* e s**reg*ç*o
</line>
<line>
social e espaci*l, cujas mu*anças d*correntes vão impactar diretamente nas din*micas, formas
</line>
</par><par>
<line>
e rela*ões sociais prese*tes nas cid*d*s co*t*mporâneas, sob o**ent*çã* da l*gica do a
</line>
</par><par>
<line>
dese*vol*imento **pitali**a,
</line>
<line>
*om repercussão nos variados aspectos da
</line>
<line>
vida da popu**ção,
</line>
</par><par>
<line>
tais co*o: esp*ciais, s*ciais, polític*s, econômi*os. * cid**e contem*orânea r**resenta,
</line>
<line>
portanto, um espaço d* produção cultura* e do trabalho humano *m pe*m*nente pr*cesso de
</line>
<line>
transformação das re**ç*es soc*ais, m**cadament* desf*voráveis ao con***to *a class*
</line>
</par><par>
<line>
tr*balha*ora que, em seu e*fren**mento, bu*ca ter acesso a*s di**ito* s*cia*s a melhores e
</line>
<line>
condições de vida.
</line>
<line>
Pa*a a t*an*fo*mação d* *e**i*ade social, Lefeb*re (1999) coloca a c*a*** t*a*alhado*a
</line>
</par><par>
<line>
como c*mponente essencia* no processo d* tr*nsformação do espaço urbano, poi* é a
</line>
<line>
única
</line>
</par><par>
<line>
capaz de por *im a uma segrega*ã* di*igida essenc*almente contra el*, ressaltand*, ainda, *ue,
</line>
</par><par>
<line>
sem a at**ção dessa clas*e, * desi*teg*ação
</line>
<line>
conti**a*á. O direito à
</line>
<line>
*idade, defe*did* p*r
</line>
</par><par>
<line>
L*febvre, co**unde-se *om própr*o d*reito à vida, s*ndo nece*sár*a a g*rantia o
</line>
<line>
* e um a
</line>
</par><par>
<line>
integral cidadania * todos os ha*itantes da ci*ad*, seja el* qual for.
</line>
</par><par>
<line>
No diz*r de Lo*kine, a *eg*eg*ção po*e ser dis**nguida e* três tipos p*incipais:
</line>
</par><par>
<line>
1)
</line>
<line>
Uma oposição *nt*e o centr*, onde o *reço d* sol* é o mais al*o, e a *eriferia
</line>
</par><par>
<line>
[ ...] .
</line>
</par><par>
<line>
2)
</line>
<line>
*ma s*para*ã* cre*c**te *ntre *s **nas * moradia r**er*adas às camadas
</line>
</par><par>
<line>
soci*i* mais pri**legia*as e as **nas de moradia popul*r.
</line>
</par><par>
<line>
3)
</line>
<line>
Um esfac*lamento ge*eralizado das "f*nçõ** urbanas", disseminadas em
</line>
</par><par>
<line>
zonas geog*af**amente distint*s e cad* vez mais *specializa*as [...]. (LOJKINE,
</line>
<line>
1981, p. 167).
</line>
</par><par>
<line>
Nest* *e*spectiva, * autor chama a*enção para a ne*essid*de de não apenas
</line>
<line>
just*por
</line>
</par><par>
<line>
ess*s *ipo*
</line>
<line>
de segregação mas,
</line>
<line>
ao adm*tir
</line>
<line>
*ue a s*gregaçã* urba*a é d*term*nada pelas
</line>
</par><par>
<line>
condi*ões materiais *e pro*ução, lembra q*e *e fa* necessário r*co*hecer a existên*ia de u**
</line>
<line>
h**rarquização dessa* formas de segrega*ão, qu* estã* diretamente ligadas à *ontr*dição
</line>
<line>
social entre o us* monopolista e nã* m*nopolista *o so*o urba*o.
</line>
<line>
A l*gica de o*ganizaçã* do espaço urbano n* sociedade capitalista *mped* a maioria
</line>
</par><par>
<line>
da popu*ação de encontrar se* espaço na vi*a *m socie*ade, p*rque é de*tituí*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
possibil*dade de *rabalho *, portanto, da capac*dade *e asse*urar sua própria *eprodução
</line>
</par><par>
<line>
soc**l. Assim, se desnuda * raiz da lógica do capit*l: a pr*duç*o
</line>
<line>
da desigualdade social em
</line>
</par><par>
<line>
contraste com a riqueza gerada pelas s*as forç*s produt*v*s (MOTA, 2008). É nesse conte*to
</line>
</par><par>
<line>
*ue a que*tão soc*al urb*n* na soci**ade
</line>
<line>
capitali*ta vem exp*e*sar as re*ações sociais *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, *rt. *3, p. *28-246, mai./jun. 2**6
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rbaniz*ção e Segregação Socioes*aci*l: O Pa*e* do Es*a*o n* Planejamento U*bano
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
exploração de um* *la*se sobre o*tra, ge*ado*as de uma polar*dade i*separá*el e*tre r*queza
</line>
<line>
e paup*ri*mo.
</line>
<line>
O modo d* pr*dução ca*italist*, ao mes*o te*po em que pro*ove * mode*n*zação
</line>
<line>
das condições de vida e a f*rmação das cidades, en*ren*a limites na or*anização racional do
</line>
<line>
espa*o u*bano: limites relacio*ados ao financiame*to dos diferentes *o*ponentes da v*da
</line>
<line>
*rbana; limite* re*ativos à divi*ã* so*ial *o **ab*lho no c*njun*o do território, e que está
</line>
</par><par>
<line>
dire*am*nte relac*on*do à concorrência a***q**ca en*r* os dife*en*es age*tes q*e ocupam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tra**fo*ma*
</line>
<line>
* es*aço urbano; co*o tam*ém *quele* limites que dizem re*peito à
</line>
</par><par>
<line>
pr*priedade priv*da do solo urbano (L*JKINE, 19*1).
</line>
<line>
Os *uit*s limites nas condições de reprodução *ocial na conjuntura atual, impri*em
</line>
<line>
no*a* formas nas c*nfigur*ções d*s pro*essos segr**atórios, especialmen*e a partir dos a*os
</line>
</par><par>
<line>
de 198*/ 1990
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as modific*ções propostas pela reestru*uração p*o*u*iva, com vis*as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ecup*rar o ciclo e*pansivo d* c*pital em favor das *lites.
</line>
</par><par>
<line>
O conte*to atu*l expressa um pr*cesso
</line>
<line>
*xt*e*am*nte **m**cado da segrega*ão
</line>
</par><par>
<line>
socioespaci*l, que se *anifest* e* *ível da precariedade das *ondições de habitação, d*
</line>
</par><par>
<line>
acess* ao* equipamentos coletivos e, ainda, dos meios de
</line>
<line>
transporte d*m*cílio-tra*alh* de
</line>
</par><par>
<line>
p*rcela *i*ni*icativ* da população e, especial*ent*, das i**alubres co*diçõ*s
</line>
<line>
de *rab*lho,
</line>
</par><par>
<line>
bem como da *recariedade de mor*d*a nas periferias. Essas
</line>
<line>
cond*ções se desd*bram nas
</line>
</par><par>
<line>
*a**festa*ões d* insegurança e viol*ncia; ** baixa qu***dade de vida * no d*fícil acess* aos
</line>
<line>
serviços socia*s; na precarização das rel*ções no mundo do tra*a*ho, potencializando área* de
</line>
<line>
conflitos no *spaç* urb*no e, con*equentemente, o *gravamento das desiguald**e* s*c*ais.
</line>
</par><par>
<line>
A segreg*ção s***oesp*cial pod* ser vis*aliza*a pel* preç* d* sol*
</line>
<line>
urb*no,
</line>
</par><par>
<line>
diferenciado conforme sua loca**zação; desigualdades no a**sso aos equipamentos públicos
</line>
<line>
de lazer ou administrativo* (p*rqu*s ou áreas verdes, praças, hospi*ais, escolas, *rech*s, etc) e
</line>
<line>
*os **rviços *úblicos * pri*ado* e, de uma for*a g*ral, a distribu**ão desigual dos
</line>
<line>
*quipamentos urbanos.
</line>
<line>
3 RESULTAD*S E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
3.1 Estado e Planeja*ento *r***o: limites e possibi*idades n* enfrent*mento da
</line>
<line>
s*gr*gação so*ioes*acial
</line>
</par><par>
<line>
O Estado c*pitalista exerce funçõ*s
</line>
<line>
de ac*mulaçã* e l*gi*imaçã*. Essa* funçõ*s são
</line>
</par><par>
</page><line>
contraditó*ias, porque * E*tado não pode se man**r ampliado do ponto de vista da garant** do
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, *. *3, n. 3, art. 13, p. 22*-246, mai./**n. 2016 www4.fsanet.com.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Beser*a, S. M. Teixe*ra
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
fina*c*amento e avanço da legislação social, q*e normatiza legalmente o* dire*tos soci*** e
</line>
</par><par>
<line>
ban*ar as relações de acumulação, *omo: in*raestrutura, financiamento, gerand* crises
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
legitimaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
O Estado **pitalista é perpass*do pela lut* de *lasses correlações de forças, aberto e
</line>
<line>
*x**amente p*las fun*õ** de l*gitimação. *omo d*staca Ianni (apud PEREIRA, 200*, p.146),
</line>
<line>
o Es*ad*, *pe*ar de s*r dotado de poder coercitivo * estar pred**in*ntement* a serviço das
</line>
<line>
c*asses *om*nantes, po*e, *ambém, rea*i*a* ações prot*toras, visando às class** sub*lternas,
</line>
<line>
desde que press*on*do para tan**, e *o in**r*sse d* sua *egiti*a*ão.
</line>
<line>
Mészàros (2011), ao des*acar as rel*çõe* o*gânicas e*tre E*tado e capit*l diz que o
</line>
<line>
*stado Moder*o c*mpre apenas a função de reme*iador da* *ontradições, m*s *m nenhum
</line>
</par><par>
<line>
sentido que po*sa ameaç** a reprodução do
</line>
<line>
*istema do capital como um todo. Até
</line>
<line>
m*smo,
</line>
</par><par>
<line>
quand* os ben**ícios po*em ser u*ufru*d** pelo antagonist* imed*ato *o ca*ital - o traba*h* -,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo no WelfareState, * inter**n*ão do Estado é sempre orientada por seu papel
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
faci*itador da a*umu*ação e expansão *o *api**l.
</line>
</par><par>
<line>
P*r*worsk* (1995) no seu estudo sobre Es*ado e capitalismo parte da prem*ssa de *ue
</line>
</par><par>
<line>
no capi*a**s*o h* u*a
</line>
<line>
*ensão permanente entre **tad* merca*o. A grand* questão qu* e
</line>
</par><par>
<line>
procu*a resp*nder é se o Esta*o
</line>
<line>
deve ou não intervir na
</line>
<line>
e*onomia e *e essa *ntervenção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
bené*ica ou se prej*dica o *e*-estar *a so***dade.
</line>
<line>
No Brasil, * análise das *ovas forma* de planejamento urb*no remet*,
</line>
</par><par>
<line>
necessa*iamente, a um
</line>
<line>
cenár*o contraditório, de um la*o, o p*ocesso de dem*crat*zação
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
d*ca*a d* 19*0, quando se registra o acirr*mento d*s lutas soc*ais e o
</line>
<line>
au*ento das
</line>
</par><par>
<line>
rei*indicações *elas políticas públic*s. Nesse período,
</line>
<line>
*o mes*o tempo em q*e se assiste
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*obili*ação *a sociedad* *ela de*ocratizaç*o
</line>
<line>
do país, *ro**ssa-se o *caso do p*ojeto
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimentist*, *om o rebatimento da c**se econômica e do ajuste fiscal, q*e con*ribuem
</line>
</par><par>
<line>
*ecisiva*ente pa*a
</line>
<line>
u** infle*ão do modelo
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
g*st*o p**lica e, também, para ino*aç*es
</line>
</par><par>
<line>
nesse *etor. De o*tro lado, o *vanço do n*oliberalismo e as críticas ao Estado buro*rático e **
</line>
</par><par>
<line>
formas de
</line>
<line>
gestão c*nt*alizadora*, hierárq*icas e d* rela*ões verticais, a *efe**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
de*cen*ra*izaç** se deu no sentido de re**rtir responsabilidad*s com os en*es go**rnam*ntais
</line>
<line>
e **cie*ade civil.
</line>
</par><par>
<line>
Nogueira (1997), ao **alisar dimensão *olí*ica *a de*centralização participativa, a
</line>
</par><par>
<line>
evi*encia que, d**de meados do* anos d* *98*, in***almente,
</line>
<line>
nu*a di*ensão meramente
</line>
</par><par>
<line>
té*n*ca/gerencial, a discu**ão s*bre a **eia da *escent*a*ização se fez presente na so**eda*e
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, passando a ocupar lug** de
</line>
<line>
*es*aque
</line>
<line>
n* agen*a
</line>
<line>
*e r**ormas
</line>
<line>
do s*to* púb*ico,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, *. 1*, n. 3, art. *3, p. 22*-246, mai./jun. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Urbaniz*ção e Segrega*ão Soci*espacial: O Pap*l d* Est*do no Planejamento Urb*no
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
espec**lmente a parti*
</line>
<line>
** Constituição
</line>
<line>
de 19*8, no que s* refere às polí**cas socia*s. *a*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
autor, e*t*belece*-s*, no ent*nto, u*a:
</line>
</par><par>
<line>
[...] confusão entre d*sce**raliz*ção, democrat*zação e participação, como se a
</line>
<line>
*escentralização conti*es*e em si mesma o impuls* necessá**o par* *rear o
</line>
</par><par>
<line>
autori*arismo, de*ocr*tizar a *ociedade e am*lia* a par**c*pação do* cid*dãos".
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
que a descentr*lização, como valor como prop*siç*o ope*aciona*, acabou sendo e
</line>
<line>
h*storicam*nte de*erminada p*la luta em f**or *a *emoc*atização, *e*den*o a se*
</line>
<line>
vista co*o *nstru*ent* dela, já que direcionad* para red*zir uma intervençã* estatal
</line>
<line>
a*b*trariamente cen**ali*ado*a, fragment*da, i*íqua e *xcludente. (NOGUE*RA,
</line>
<line>
1 9 9 7 , p . 8 ).
</line>
<line>
É no contexto das luta* sociais dos anos d* 1980 que a Constituição Federal de 1988
</line>
<line>
vem mater*aliz*r os ans*ios populare* po* descentralização * parti*ipação social como
</line>
<line>
mec**ismo *e controle soci*l e, por consegu*n*e a part*cipação no planej*men*o e na gestão
</line>
<line>
públi*a possi*ilitou uma nova visão que rompe com * modelo centr***zador do E*tad*
</line>
<line>
brasileiro, *aracterizado em um n*v* *ipo de a*ranjo **derativ*, que tem na *esce**ral*zação
</line>
</par><par>
<line>
pol*ti**-administrativa a dir*ção d* uma nova forma de gest*o públic* que apo*ta p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
campo político
</line>
<line>
d**oc*ático e popular, afirmando a participação da sociedade civil nos
</line>
</par><par>
<line>
*rocessos de de*iberação política no â*bito local.
</line>
<line>
* Constituição F*der*l d* 1988 traz um *ovo modelo de proteção social, de políticas
</line>
<line>
púb*icas e assegura a ampliação dos dir**tos sociais e p**íti**s, c*nstitu*ndo novas bases n*s
</line>
<line>
r*laçõ** tr*balhistas, *omo tamb** maio* com*r*m*tim*nt* do Est*do * d* socie*ade no
</line>
<line>
planejamento, gestão e fina*ciamento do* gastos *ociais.
</line>
</par><par>
<line>
A par*ir dessa n*va direção, assiste-se à desce*tr*lização dos se*viç*s ur*a*os *
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
gestão *oc*l, que vão s* materi*lizar na *orma de orçam*nto part*cipativ*, n* gestão integ*ada
</line>
<line>
do sistema ú*ico de **úde, na muni*ipaliz*ção na área de habitação, sa*e*m*nto, edu*ação e
</line>
</par><par>
<line>
out*os, favorecendo a ap**ca*ão de p*lí*i*as públicas e leg*ti*ação i**titu*io*al de no*os a
</line>
</par><par>
<line>
sujeito* soc**is, com a criação do* partidos pol*tico*, o fo**alecimento *os movim*n*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
organiz*çõ*s *ociais, *em como a *riação *e Co*selhos *eliberativos e fiscalizativos.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse *ontexto, no*as pr*ti*a* admini*t*at*vas c*meçam * despontar no cenário
</line>
</par><par>
<line>
político brasileiro, objetivando
</line>
<line>
dem*c*atiza* a gestão * ampliar o ex*rcício d* cidadania,
</line>
</par><par>
<line>
provocando uma inv**são de p*iorida*es nas agen*** d* govern*. O horizonte *ue se d*lineia
</line>
<line>
é de que * exercíci* da participação polí*ica dos su*e*tos sociais constitui a b*se para o êx*to
</line>
<line>
do *rojeto de democracia rep*esen*ati*a e* curso.
</line>
</par><par>
<line>
Entre os instrumentos
</line>
<line>
para assegur*r a desce**ra*ização e democra*izaçã* da gestão
</line>
</par><par>
<line>
p*blica, *a*ha destaque os cons*lhos *etoriai* das p*lít*cas
</line>
<line>
públicas c**o um* in*vaç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*si*a, v. 1*, n. 3, ar*. 13, p. 228-246, mai./jun. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. B*serr*, S. M. Teixeir*
</line>
<line>
*40
</line>
</par><par>
<line>
insti*uci*n**, que a*ompanha e *a*t**ulari*a o pr**ess*
</line>
<line>
de r*democratização *o país nos
</line>
</par><par>
<line>
*íveis f*d*ral, est*dua* municip*l. *aracteriza**s como can*i* de *xpr*ssão decisão
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autônomos, sã* c*mp*st*s por r*present*nte* da sociedade, civ*l e do pod*r públic*. Enfim,
</line>
</par><par>
<line>
esses c*nsel*os
</line>
<line>
*onstituem canai* de participação p**ula*, ampliando o alcance da
</line>
</par><par>
<line>
demo*ra**a rep*esentativa.
</line>
<line>
Os conselhos *ão s** espaços do govern*, tampouco da soci*dade civil, mas *spaços
</line>
</par><par>
<line>
púb*icos p*urais, **s quais se *isputam, negoci*m e, a* mesmo tem*o, co**art**ham
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsabil*dade pe*a pr*dução da* polít*c*s públi*** (*ATAGIBA, 2004 a*ud AVRIT*ER,
</line>
</par><par>
<line>
20*4). *ssim, os **nselh*s imprim*m um novo padrão às relações Estado-socied*de
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
vi*bil*za**m * participação dos d*v*rsos segmentos sociais na formulação, gestão e
</line>
<line>
fiscalização das polít*cas s*c*a*s.
</line>
<line>
Mas as **n*uistas, m*te*ia*i*a*as na CF/198*, têm dificuldades de ser implementadas
</line>
<line>
nos anos d* 1990, mo*e*to em que o governo se vê e*redado pelo d*mín** d* política
</line>
</par><par>
<line>
n*oli*eral no mundo * *a Amé*i*a Latina,
</line>
<line>
em respo**a * c*ise d* capital, tanto nos *eus
</line>
</par><par>
<line>
as*ectos econôm*cos *omo soci*is. Nest*s termos, o p*ís não h*via atin*ido o patamar
</line>
<line>
redistributivo * de cu*tura polític* c**tica c*paz de fazer fren*e aos efeitos *a reestruturação
</line>
</par><par>
<line>
produt*va q*e aqui se instala* e, em*or* o país se *orne mais democ*ático, dis*an*ia-s*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma dem*cr*ci* plena ao manter a desig*ald*de so*ial ent*e *s classes cada vez maior.
</line>
</par><par>
<line>
As*im, Nogue*ra *cert*, q*ando diz que:
</line>
</par><par>
<line>
[...] des*entraliz*ção e particip*ção n*o são termos, e muito m*nos operações,
</line>
<line>
*ecessariam*nte com*lementares. Nem t*da desc*ntra*ização l*va *utom*ticamente
</line>
</par><par>
<line>
a m***r participa*ão. A de*centra*ização
</line>
<line>
pod* ser "imposta", estabel*cida. *
</line>
</par><par>
<line>
part**ipação nã*, pois *epende de
</line>
<line>
fatores histó*ico-*ociais e d* g*aus de
</line>
</par><par>
<line>
*mad*r*ci*ento p*lítico-ideológi*o * organizacional q*e muit*s vezes só aparecem
</line>
<line>
após *m lo*go períod* de tem*o. (NOGUE*RA, 1997, p. 9).
</line>
</par><par>
<line>
A* fazer pre*alecer o
</line>
<line>
p*ojeto neolib*ral, o
</line>
<line>
governo brasileiro di*inui Est*do * o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
exime do se* papel de garan*idor de direitos sociais, agora considerada res*onsabilidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
todos, em e*pecial da sociedade civi*. A década de 1990 concreti*a um Estado que *e* como
</line>
<line>
objeti*o **ior a inserção do país *o circui*o competitivo da *c*nom** globali*ada. *s
</line>
</par><par>
<line>
discur*os tomam como press*posto uma crí*ic* ao m**elo
</line>
<line>
*e *s*a** *os "trinta
</line>
<line>
ano*
</line>
</par><par>
<line>
*lorio*o*" do capitalism* que,
</line>
<line>
dev*do a s*a forte int*r*en**o *a economi* e conside*á*e*s
</line>
</par><par>
<line>
gas*os so*ia*s, seri* o agent* resp**sáv*l pela emergência ** c*is* *conômica mu*di*l e q** a
</line>
</par><par>
<line>
a**ernativa para r*solução da cr*s* se*ia um* re*orm* nas políticas d* Esta*o, medi*n*e *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 13, p. 228-246, mai./jun. *016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Urbanização e Segregação So*ioesp*cial: O Pa*el *o Estado no Planejamen*o U*bano
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
supressão d* direitos soc*ais inalienáveis. Para *ota, sob * i*fluência das ideias *eoliberais,
</line>
<line>
i*s*itue*-se:
</line>
</par><par>
<line>
Processos q*e exter**liza* e d*sterrito*ia*izam *a*te d*
</line>
<line>
ci*lo produtivo,
</line>
</par><par>
<line>
in*t*ur**do novos **dos * *rocessos de co*peração, *os **ais se i*cluem []
</line>
<line>
*tivid*des envolvendo altas tecnologias, superespecialização e p*ec*riz***o abso*uta
</line>
<line>
[], impondo proces*o* *m que *s *a*ses ric*s tr*nsferem *ara os periféricos,
</line>
<line>
traba*h* p*ec*rio e uma ag*avada questão social, **us d* d*senv*lvim*nto. (MOT*,
</line>
<line>
2 0 0 8 , p . * 1 ).
</line>
<line>
A reforma do Estado no Bra*i* na déca*a de 1*90 prepara * paí* rum* às p*ofundas
</line>
</par><par>
<line>
muda*ça* de o*dem polít*co-econ*mi*a, segundo conc*pção do Estado M*nimo e das a
</line>
</par><par>
<line>
pa**erias com o me*cado e organizações da sociedade civil. Nesta persp**tiva,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
descentralização, co*o mec*ni*mo de aten*imento das reai* necessidad*s da sociedad*, dos
</line>
<line>
direitos sociais e polít*cos e das *ovas *elações de trabalho co*quistados com * *onstitui*ão
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
*988, passa a ** constituir mecani*mo
</line>
<line>
de desres*onsa*iliz*ção d* Estado, que tr*n*f*re
</line>
</par><par>
<line>
p*rte *e suas respons*bilid*des para a s*ciedade.
</line>
<line>
Com o *vanço d* Estado neolibe*al, tra**ferem-se responsabilidad** pa*a a soci*da*e
</line>
</par><par>
<line>
civi*, por meio das parceria* terceirizadas com
</line>
<line>
as or*ani*açõe* sociai*,
</line>
<line>
em nome da
</line>
</par><par>
<line>
governabilida*e. D*s*r*iculam-se as lutas sociais que integ*avam *i*ersos su*eito* em busca
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
um mesmo
</line>
<line>
f*m, trans*erindo-se para ativid*d*s d* *juda mút*a, individual * voluntária.
</line>
</par><par>
<line>
Apes** dessas caracterí**i*as, é inegável que a descentralização e * participa*ão são requisi*os
</line>
<line>
indispensáv*is *ara a conso*idação d* socie*ades mai* j**tas * democráticas.
</line>
<line>
O co*tex*o neoliberal em **gor, mediante suas medidas *con***cas, po*í*ico-
</line>
<line>
administrativ*s e de r*dução *as políticas sociais, fragilizou as condições de trabalho e a vida
</line>
<line>
da ma**ria da população, r*d*ziu direit*s e as mediações *ol*tic*s n*s espaços pú*licos com*
</line>
<line>
espaço de *egociação * part*cipação que não *e concretizaram.
</line>
<line>
A expansão das demandas co*et*vas *em contribuído pa*a a i**lus*o da questão ur*ana
</line>
<line>
n* agenda polític* dos mu*icípios, por outro lado, a **stit*ciona*ização do *stat*to da Ci*ade,
</line>
<line>
como instrumento bá**co da p*lítica de desenvolv*mento e *xpan*ão urba*a tem assegurado a
</line>
</par><par>
<line>
presença do
</line>
<line>
pod*r estatal no enfrentam*nto *a que*tão urbana, *or mei* de programas,
</line>
</par><par>
<line>
projeto* e ações que conte**lem ***estimentos relativos à habitação, tr*nsporte e tamb*m aos
</line>
<line>
equip*ment*s e serviços de uso c*letivo.
</line>
<line>
A* incorpora* a* dem*ndas *ociais coletivas *o c*mprim*nto de sua função de
</line>
</par><par>
<line>
"re*ulação *ocial", * Es*ado fo*mula políticas *ú*licas *entro do* marco* legais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
insti*ucionai* *o di*eito à
</line>
<line>
cidade. Neste se*tido, a política u*bana pode **r ent*ndida c**o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 1*, *. 3, art. 13, *. 228-246, m**./jun. 20*6
</line>
<line>
www4.**anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Be*erra, S. M. Te*xeir*
</line>
<line>
*42
</line>
</par><par>
<line>
"contrate*d*n*ia" ge*ada *elo modo de produçã* capitalista para
</line>
<line>
*nfrentar os
</line>
<line>
des*fios ou
</line>
</par><par>
<line>
efeitos
</line>
<line>
negativos dos processos de s*g*egação socioespacial, *u *er apenas um processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
legitimação, *epro*u**ndo * a*m*ni*tr*nd* minimamente os confl*t*s d*corr*ntes dessas
</line>
<line>
desigualdades socioterr*to*iais.
</line>
<line>
A política urbana supõe não só * planeja**nto, mas també* * conjunto d*s *rática*
</line>
</par><par>
<line>
reais oper*cio*alizadas
</line>
<line>
pe*o Estado,
</line>
<line>
*ara i**ervir fina*ceira *uridica*ente *a o*gani*ação *
</line>
</par><par>
<line>
do espaço u*bano. Na c**cepçã* de Lojkine (1*81) ess*s *imensões se articul*m n* dimens*o
</line>
</par><par>
<line>
urba*ística que
</line>
<line>
co*d*nsa, materializa * *ed* o* efeito* so*i*is do pla*ejamento da sua e
</line>
</par><par>
<line>
oper*cionalização n* *r*ani**ç*o so*ial de*se espa** urbano.
</line>
<line>
Admite-se que, ao i*cidirem sobr* o e*paço social, as políticas u*banas int*rf*rem na
</line>
<line>
confi*ur*ção *esse es*aço e, c*nsequentemente, na di*tri*uiç*o e no us* dos e*uipamento* e
</line>
<line>
ser**ços co*etivos, *ssim c*mo na* c*ndições d* ha*itação * meios d* transporte. Tudo isso,
</line>
<line>
porém, sujeito * a*ua**o *os ato*es envo*vidos, dos *ecanismos institucionais
</line>
</par><par>
<line>
disponibil*zados, tais
</line>
<line>
c*m*: r*cur*os financ*iros e da* *ondições de produção da socied*de
</line>
</par><par>
<line>
capita*is*a.
</line>
</par><par>
<line>
É precis*, no entanto, atenta* pa*a * fa*o de que o pla*ej**e*to das cidades n*s
</line>
</par><par>
<line>
socieda*es
</line>
<line>
capita*istas, pelo viés das *o*íticas p**lic*s, tende * consi*er*r * *estã* pública
</line>
</par><par>
<line>
uma atividade me**men*e técnica e administ*a*iv*, produzin*o um oculta*e*to dos conflitos
</line>
</par><par>
<line>
de inter*sses pr*sentes
</line>
<line>
na dinâmica societária. Ass*m, o pla*ejamento e a implementa*ã*
</line>
</par><par>
<line>
des*a política deve* considerar
</line>
<line>
não ap*nas sua di*ensão
</line>
<line>
p**nificadora * oper*ci*nal, mas,
</line>
</par><par>
<line>
sobretu*o, os seus efeitos na *r*aniza*ão social do espaço.
</line>
</par><par>
<line>
Um do* pontos que d*vem ser evidenci*d*s *iz respe**o ao planeja*ento
</line>
<line>
estatal.
</line>
</par><par>
<line>
Entende-*e
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
rec*rso
</line>
<line>
*inda é u*a das mel*ores solu*ões *ara * e*frenta*en*o das
</line>
</par><par>
<line>
cont*adições econ*mic*s sociais no *od*lo capit*l*st* mas, na medi*a e
</line>
<line>
em que se *o*tra
</line>
</par><par>
<line>
submetido à lógica da *cumul*ção *apit*lista, e em contexto de a**t*ridade, redução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ga*t*s, o*ça*entos restritivos, e *a fo*ça dos interesses privad*s, *erve como instr*m*nto de
</line>
<line>
*dministração da questão urbana e dos *eus con*lit*s, além de repassar para * *o**ed*de que
</line>
<line>
os interesses at**didos *ão da *ocieda*e e de *ue o E*tado * neutro e v*sa ao bem-comum. *u
</line>
</par><par>
<line>
seja, essa lógica exime o a*a*ato estatal de suas *unções e de seu papel *e organ*zador *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ex*cu*or das po*ít*c*s de melhor*as *o*iais
</line>
<line>
dest*n*d*s às
</line>
<line>
classes desfavorecidas a* trans**rir
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsabilidades par* * s*ciedade c**i*, ev*dentemente sem oculta* su* rel*vante import*n**a
</line>
<line>
*esse cenári* *e conso*i*ação das parcerias.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro ponto que se destac* at*al*ente na
</line>
<line>
a*ál*se d* espaç* u*bano é o c*esce*te
</line>
</par><par>
<line>
processo de seg*egação
</line>
<line>
s*ci*espacial dec*rr*nte do p*ocesso de *ndustr*alizaç*o da*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 13, p. 228-2*6, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U**anizaç*o e Segregaçã* **ci*es*acial: O Papel d* Est*do *o Planejamento Urban*
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
sociedades capi*alistas e, atua*me*te, da expan*ão dos serviç*s, que se expre*sa *os níveis
</line>
</par><par>
<line>
extr*ma*ente de**g*ais de renda, de infrae*trutura *rba*a
</line>
<line>
** dos equipamentos urbanos,
</line>
</par><par>
<line>
edu*açã* fo*mal, qualif*cação profissiona*, entre outros, que ne*essita de uma sociedad* civil
</line>
<line>
vigilante, ativa, *ar*ici*ativa, para contrabalancea* o atendimento de interesses *ominantes.
</line>
<line>
Essa d**cussão evidenc** * relevância do debate sobre a partici*ação da sociedade civil
</line>
<line>
na condução do *rocesso de plane*amento e fis*al*zaç*o das polític*s urbanas, considera*do
</line>
<line>
que a formul**ão e ef*t**ação das polí**c*s n** se estabelecem ap*nas no interior do *p*rat*
</line>
<line>
est*t*l.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, corroborando com S*l*a (201*),
</line>
<line>
en*end*-se que a an*lise do plan*jamento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
g*stão de
</line>
<line>
políticas d* pro*ramas soci*is, ou av*liação desse* é con*i*ão essencial pa*a se e
</line>
</par><par>
<line>
*ssegurar a democratização * c*ntrole social das *olíticas pública* pelas c*asses su****er*as.
</line>
<line>
Ent**de-se *ue o pla*ejamento e g*stão participa*iv* s* const*tuem *e*anismo* para
</line>
</par><par>
<line>
o f*r*alecim*nto da or*an*zaçã*
</line>
<line>
do* setores *eprese*tativos da s*ciedade civ** e* prol
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
discussão e m*bi*i*ação *a soci**ade em torn* das polí*ic*s urbanas e, ne*t* se*t*do, pode*
</line>
<line>
ampl*ar *ua capaci*ade de exerce* *r***ca em r*lação à g*s*** dessas políti*as. Fica evident*
</line>
</par><par>
<line>
que os mecanis*os le*ais pa*a asseg*rar a part*c*p*ção
</line>
<line>
*a *ocie**de no pla*eja*ento, na
</line>
</par><par>
<line>
delibe**ção e no co*trole social das políticas públic*s já existem, sendo, pois, necessá*i*
</line>
<line>
buscar garantir a mater*al**ação desses m*c*nismos, que dependem de uma ação efetiva dos
</line>
<line>
sujeitos sociai* envolvidos.
</line>
</par><par>
<line>
*s*a diversida** de suje*tos s*c**is presentes no co*texto l*cal abre can*i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*terlocu*ão *unto aos governo* (fed*r**, e*tad*** * municipal), fav*r*cendo, de um lado,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*presentação das *ei*indic*ç*es dos diversos g*upos sociais *, de **tro, pondo em evidê*cia
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
confli*os de interes*es presentes na *ealidade social. *ssa
</line>
<line>
dinâmica
</line>
<line>
*olít*c* reper*ute
</line>
</par><par>
<line>
direta*ente no
</line>
<line>
espaço urb*no, determinan**
</line>
<line>
o d*senh* das políticas ur*anas (RAMOS,
</line>
</par><par>
<line>
2002).
</line>
</par><par>
<line>
Políti**s públic*s e os es*aços de *lanejamento são arenas de *onflitos d* in*eresses,
</line>
</par><par>
<line>
são espa*os co*traditórios, contêm
</line>
<line>
aspec*o* po***ivos ou *egat*vos. Contudo, é justa*en*e
</line>
</par><par>
<line>
por ser con*l*tuosa e contraditória, que * política *er**te * f*rmação de contr* p*de*e* em
</line>
<line>
busca de ganhos para a comunidade * de ampliaç*o da cida**nia.
</line>
</par><par>
<line>
Entreta*to,
</line>
<line>
c*mo des*aca Mé*zàros (2011), o fundamento do *stado m*de*no
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
indissociável *a realização irr*stringível dos objetivo* materiais do sistema do capi*a*, como
</line>
</par><par>
<line>
estrutura de c*m*nd*
</line>
<line>
polít*co do capital, mas que para
</line>
<line>
*bter legitimidade * c*ntin*a*
</line>
</par><par>
<line>
perpetuando a *alsa vis*o de
</line>
<line>
neu*ralid*d*, atende ás dema*da* s*ciai*, cuja
</line>
<line>
ampliação *a
</line>
</par><par>
<line>
co*ertura, do ac*sso dep*n*e das lu*as *oc*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, *. 1*, n. *, art. 1*, p. 228-*46, mai./*un. 20*6
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Beser*a, S. M. *eixei*a
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
* CON**DERAÇÕES F*N*IS
</line>
<line>
O espaço urbano tem le*ado à segrega**o socioes*acial, evid*nc*ando a concent*a*ão
</line>
<line>
do* ser*iços e equipam*ntos de uso *o*etivo *o ce**ro u*bano, bem como a separação e**re as
</line>
</par><par>
<line>
área* r*si*enciais des*inadas aos
</line>
<line>
g*up*s
</line>
<line>
** maior *oder *quisitivo, com* empresários,
</line>
</par><par>
<line>
profissionai* liberai*, gestores, gerentes comerciais en*re o*tros, e as áreas des*inada* *os
</line>
</par><par>
<line>
s**mentos populares, desprovida* de be*s,
</line>
<line>
de serviços públicos * d* precárias
</line>
<line>
*ondi*õe*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estru*u*a sanitári* e d* esgo*o ina*e**adas à **radia digna.
</line>
<line>
A segreg*ção *ocial envolve a *oncentração da propr*edade privada e a po*arização
</line>
</par><par>
<line>
c*esce*te d* pont*
</line>
<line>
de vista *ocial *ntr* as c*asses e fraçõ*s de c**sse q*e se *xpressa n*s
</line>
</par><par>
<line>
ní**is muito desiguais de a*esso aos be*s e s*rviço* pro*u*id*s pela socie*ade e Estad*,
</line>
<line>
sejam *úblic*s ou privados.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
tendên*ia n* novo modelo de acumulaçã* ca*ital*st* é a priv*tizaç*o do *sp**o
</line>
</par><par>
<line>
público, e
</line>
<line>
mercantilizaç*o dos e*u*p*mentos de us* coletivo e serviço* sociais, u*ilizados
</line>
</par><par>
<line>
c*mo mod* *e repr*duçã* do lucro.
</line>
<line>
*s i*pactos d*ssa no*a r***idade e*onômi*a, política e *deológica é o crescim*nto da*
</line>
<line>
desigualda*es, sugerind* a existência de um processo de *ola*ização do espaço *rbano,
</line>
<line>
embo*a não se pos*a falar de uma *ociedade dual *m vis*a da pres*nça das classes média* nas
</line>
<line>
*reas per*féricas.
</line>
<line>
A política urbana supõe não s* o planejamento, mas ta**ém * co*junt* das práticas
</line>
<line>
reais operacional*zadas p*l* Estado par* intervir financeira e jur*d*camente na organização do
</line>
</par><par>
<line>
espaç* urb*no. N* concep*ão de Lojki*e (1981) e*sas d**ensões se articul*m na
</line>
<line>
dim*nsão
</line>
</par><par>
<line>
urba*ística qu* c*nd**sa, mate**al*za e m*de os efe*tos sociais do planeja*e*to e da s*a
</line>
<line>
operacionalizaç*o na organização social desse e*pa*o urbano.
</line>
<line>
Admite-se que, ao incid*rem sobre o esp*ço social, as *ol*ticas *rbanas interferem na
</line>
<line>
confi*uraç*o de*se e*paço e, conse*uentemente, na distribuição e no u*o dos e*uipam*ntos e
</line>
<line>
s*r*iços *oletivos, assim c*mo n** con*içõe* de habitaçã* e m*ios *e transporte. Tudo *sso,
</line>
<line>
porém, suj*it* à atuação do* ato*es e*volvidos, dos mecanismo* insti*uciona*s
</line>
<line>
*is*onibilizados por meio dos *ecur*o* fin*nc*iros e d*s con*ições de produ*ão da sociedade
</line>
<line>
capitalis**.
</line>
<line>
Nesse **nt*do, as t*ndências do planejamento urbano estat*l, apes*r d* cada vez m*is
</line>
</par><par>
<line>
participa*ivo, tran*parente *i*da *ão *oram
</line>
<line>
capazes de *pontar **ões que imp*ctem
</line>
<line>
**ssa
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 13, n. 3, **t. 13, p. 228-246, ma*./jun. 2016
</line>
<line>
ww*4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Urbanização e Segrega*ão Socioespacial: * Pape* do Es**do *o Pla**ja*ento Urbano
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
*ealidade, dimi*uindo *eu* efeitos p**ve*sos, nu*a *en*ati*a de manter a segregação socio-
</line>
<line>
espacial em *íveis adm*nistr*vei*.
</line>
</par><par>
<line>
O plan*ja*ento
</line>
<line>
das cida*es nas so*iedades
</line>
<line>
capitalist*s, viabil*zado por p*lít*cas
</line>
</par><par>
</page><line>
públi*as, *ende a considerar a ges*ão pública uma ativid*de *eramente *écnica e
</line>
<line>
administrativ*, uma p*ça orç*ment**ia ou um con*unto de diretrizes e *rincí*ios que regem os
</line>
<line>
plan*s d* *ções produ*indo um ocult*mento dos conf**tos de in*eresses pr*sentes na dinâmica
</line>
<line>
societária. Assim, * planej*mento e implementa*ão d*ssa polí*ica, deve consider*r não a*enas
</line>
<line>
sua d*mensão pla*i*icador* e *pera**onal, mas, sobretudo, o* s*us efeitos im*diatos e, a longo
</line>
<line>
*raz*, a *rgan*zação social *o espaço urb*no.
</line>
<line>
De*taca-se, ainda, * impo*tância *e ser incluída no debate a particip*ç*o *a socied*de
</line>
<line>
ci*i* n* *ond*ção ** proc*sso de pla**jamento e fisca*izaç*o das polític*s urbanas. A eficácia
</line>
<line>
da *olítica não se estab*lece apena* no in*erior do aparato estatal, *as *a int*r**nção do*
</line>
<line>
in**re*ses populares e proje*os *ociais com a *ociedade civil, articu*a** e concretiz*dap*r
</line>
<line>
*eio de parcerias *om vá*ios seg*entos so*iais.
</line>
<line>
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</line>
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Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, *. 3, a**. 13, p. 228-246, mai./jun. 20**
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<line>
ww*4.*sane*.com.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)