<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 2, *. 24-39, jul./ago. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.2
</line>
</par><par>
<line>
Produção Científica Sobre Red*s Socia*s: Abordagem Sob a Visão da Admini*t*ação
</line>
<line>
Scie*ti*ic Pro**ction About Ne**orks: Approa*h Under the M*nage*e*t Vision
</line>
<line>
E*eline de Abre* *erei*a Pinto
</line>
<line>
Me*tra*o em Ad*i*istraç*o pela Universidade *ed*ral de Lavras
</line>
<line>
Gr***ada em Com*nicação Social *elo Centr* Universitá*io Newton Paiva
</line>
<line>
E-*ai*: emelinebrasil@*ahoo.com.b*
</line>
<line>
Al*ne Perei** Sales M*re*
</line>
<line>
Doutorado e* A**inistra*ão pela Universi*a*e Federal *e Lavras
</line>
<line>
Mes*ra em Administraç*o pe*a Universida*e Fe*er*l de L*vras
</line>
<line>
E-mai*: al*n*admufla@y*hoo.*om.br
</line>
<line>
Fernanda *eneses de Oliveira
</line>
<line>
Mestrado em *dministração p*l* U*i*er*idad* Fed**al de Lavras
</line>
<line>
Grad*a*a em A*ministraç*o pela Un**e*sidade Federal de Lavra*
</line>
<line>
E-mail: *e*emeneses@**t*ail.*om
</line>
<line>
Paulo *enrique de **uza Berm*jo
</line>
<line>
Dout*r em Engen*aria * Gestão do *onhecim*nto pe*a Univers**ade Feder*l de Santa Cata*ina
</line>
<line>
*r*fessor da Universid*d* Federa* de Lavr**
</line>
<line>
E-mail: *ermejo@dcc.ufla.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: E**line de Abreu Pereira Pin*o
</line>
<line>
Endere*o: Alameda dos Flamboyant*, 252 - Ja*d*m das
</line>
<line>
Palm*iras - CEP 3*200-*0* - Lav*as - MG
</line>
</par><par>
<line>
Editor C*entífico: Tonny Kerle* de Alenca* Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Aline Pereira *ales Morel
</line>
</par><par>
<line>
*nd**eço: Rua *oão Be*nardi*o, *01 - Ja*dim Vila Rica
</line>
<line>
Arti*o re*ebido em 26/04/20*6. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
- C*P **20*-000 - Lavra* MG
</line>
<line>
recebida *m 19/*5/2016. Aprov*do em 20/05/2*16.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Produção Ci*ntífica Sobre Redes Soci*i*:Abordag*m Sob A Vis*o *a *dministração
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Estud*s sobre a* R*des Sociais Online e*tão
</line>
<line>
em
</line>
<line>
a*c*nsão com o passar dos anos,
</line>
</par><par>
<line>
*rin*ipalmente,
</line>
<line>
*el* fato do con*tante aume*to de us*á*io* *one*t*d** à inter*et. N*s**
</line>
</par><par>
<line>
art*go b*s*ou-se *nali*ar o que tem *i** public*do sob*e essa t**á*ica ao long* dos últimos
</line>
<line>
anos, utiliza*do a metodologia de revisão sistem*tica, cujo intuito é compree*der a tendência
</line>
<line>
de estudos nessa á*ea. Uti*izou-se, para tanto, a ba*e de dados *SI W*b of Sc*e*ce. Na *usca,
</line>
<line>
realizou-se uma pe**uis* pela palav*a-chave, redes *ociais online (online social network) e*
</line>
<line>
*rtigos, nas catego*ias de negócio (busin*ss), ges*ão (management) e ec*nomia (economics).
</line>
<line>
Após a realiz*ção des*e pr*cesso, foram obtidos 44 *rtigos *ara anális*. Observa-se *ue
</line>
</par><par>
<line>
ho*ve fr*nco cr*scimento de estudos
</line>
<line>
ne*ta área, sendo que o a*o d* 2013
</line>
<line>
apresen*ou maior
</line>
</par><par>
<line>
número de pu*licações. Os *stados Unidos *ão o país que ma*s publicou artigos **bre redes
</line>
<line>
soc*ais online ne*ta base de dados.
</line>
<line>
Palav*a*-chave: *e*es Sociais Online. Web *.0. Estraté*ia.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Studi*s on *n**ne Social Netwo*ks are *n the rise *ver the *ears, mainly because of *he
</line>
<line>
*o*sta*t increas* of users connect*d t* the i*ternet. This *ap*r see*s to anal*ze *hat has been
</line>
<line>
pub**shed on t**s topic over th* p*st few year* usi*g t** methodology of s*s*ematic review,
</line>
<line>
where the g*al is to unde*stand the ten*ency of s*udies in th*s a*ea. I* was us*d the databas*
</line>
<line>
ISI We* of Science. In the se*rch w* co*duc*ed a researc* using t*e key*o*d online soc*a*
</line>
<line>
ne*w*rks i* articles *nto the ca*egorie* of busine*s, management and econo*ics. After t*is
</line>
<line>
filte* was obtained 44 articl**. It is observ*d that th*re was significant growth of resear*h in
</line>
<line>
this ar*a, wher* *he *ear 2013 was th* highes* **mber o* publica*ions and the Unite* Stat*s *s
</line>
<line>
the co*n*ry *hat *as pu*l*shed more articles about online *ocial network* *n this database.
</line>
<line>
K*ywords: Onli*e So*ial Ne**o*k. Web 2.0. Str*tegy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 2, p. 24-39, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. P. P*nto, A. P. S. Mor**, F. M. Oliv*ira, P. H. S. B*rmejo
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Ao longo dos últi*os ano*, * internet te* alter*d* * *i*ã* trad*c*onal
</line>
<line>
d*s meios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*uni*aç**, acarretan*o relevantes mudanças sociais (*UB*NC*LAK, 2013). A era da
</line>
<line>
internettro*xe uma série*e novas possibilidad*s *ar* as e*presas, por *xe*plo, * f**il troca
</line>
</par><par>
<line>
de inf*r*ações com e entre
</line>
<line>
cli*ntes, que
</line>
<line>
proporcion*
</line>
<line>
ma*o* envolv*men*o, viabili**nd*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*elhoria e o *e*envolvimento de n*vos *****tos e se*viços (CROON, 2013). A web 2.*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerada uma ferramenta que ofer**em novos e s**p*ificad*s modos d* in*era*ã* *ntre
</line>
<line>
p*o*utores **onsumidor*s em grande escala (FUL*ER et al., 200*). *on*o*me p*ntuam Chu
</line>
</par><par>
<line>
e Kim (201*), apesar de * inte*net ter uma
</line>
<line>
g**a de usuário*, em geral, os c*nsumidore*
</line>
</par><par>
<line>
onl*ne *ã* ca*azes de escolhe*, *e *orma espontân*a, **a expos*ção a *ete*minado* tema* * a
</line>
</par><par>
<line>
*ua partici**ção em **munidades virtuais, *ara que, *ss*m, possam o*ientar suas
</line>
<line>
int*rações
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais para gru*o* de *ons*midores *om pe*fil semelhan**.
</line>
</par><par>
<line>
N* *ltima d*cada, as redes soci*is onl*ne e*pandiram-s* rapid*m*nt* *m ter*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
popularidade, pr*nci*almente por pa*t* dos
</line>
<line>
*oven* (*ORDÁN-COND*; MENNE**E;
</line>
</par><par>
<line>
TOW**END, 2014), *x*li*a*do assim o
</line>
<line>
important* papel que estas t** n* comu*ic*ção
</line>
</par><par>
<line>
*um*na nos dias d* ho*e (M*RQUES *t al.,
</line>
<line>
***3). Essas f*rramentas *nli*e surgiram na
</line>
</par><par>
<line>
última década do século XX, atuand* como *ormas inovadoras de comunic*ção (BORTOLI;
</line>
<line>
CAMPOMAR *009).
</line>
<line>
Cartoni et al. (2013) *firmam q*e as redes sociais *nl**e se est*b*lecem *omo uma
</line>
</par><par>
<line>
*endênci*, qu* r*v*la
</line>
<line>
no*as
</line>
<line>
carac*erí*t*cas n* forma como pesso*s e empresas
</line>
<line>
pa*sam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**tend** e*per**entar o* d*ferent*s aspectos de e
</line>
<line>
su*s v*das * do* negó*io*. Tendo seus
</line>
</par><par>
<line>
pontos fortes e fraco*, est**, s* devidamente ut*l*zadas pel** organizações, po*em incentiv*r o
</line>
</par><par>
<line>
compartilha**nto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
c*nh*c*ment* e apren*iz*g*m organ*zacional entre
</line>
<line>
os *olabor**ores
</line>
</par><par>
<line>
(DI*; *AHYA; *ASSIM, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
*i*to que es*udos sobre *s redes so*ia*s online e*tão em as*ensã*,
</line>
<line>
e*t* trabalh* tem
</line>
</par><par>
<line>
como ob*etiv* realizar uma revisão sistemá*ica acerca d* as*unt* sob * óptica da
</line>
<line>
*dmini*traç*o, tendo como objetivos específico*: i*entificar os *nos de maior publ*cação, **
</line>
<line>
pala*ras chaves mais *til*zadas, ** autores mais cita*os, o* periód**os que mais p*blicaram e
</line>
<line>
*ambém os paíse* c*m maior núme*o de *u**icação.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém desta breve int*odução, o
</line>
<line>
tr*balh* co*tém *utras quatro *eçõ**. Na p*imeira
</line>
</par><par>
<line>
delas sã* aprese*tado* os fun*a**ntos teóricos que embasaram a realização d*sse estud*. Na
</line>
</par><par>
<line>
segun*a seç*o são desc*i*os o* procedim*ntos me*od*lógi**s ut*lizados par* a con*uç**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina *I, v. *3, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produç*o *ient*fica Sobre Redes So*iais:Abordag*m Sob * V*são ** A*ministração
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
**tu*o. Na sequê**i*, sã* a*resenta*os o* r*sul*ados * tecidas *s disc*ssões. Por fim, são
</line>
<line>
feit*s as considera*ões fina*s do estudo.
</line>
<line>
2. R*FERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
* comuni**ção mediada pel* com*utador e su* difusão por meio *a apropriaç*o das
</line>
<line>
f**ramentas técnicas proporcionadas pela internet modi**cou d*ast*cam*nte a forma de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação en*re as p*ssoas (RECUERO,
</line>
<line>
2009), principalmente, *elo *ur*ime*to d* web
</line>
</par><par>
<line>
2.0, qu* é uma ferramenta **labo***iva, no q*al os usuário* *ão *ão apenas co*sumidores d*
</line>
</par><par>
<line>
informação, mas *im produtores e *alidadore* de co*teúdo (TERRA, 20*0). Como
</line>
<line>
afi*mam
</line>
</par><par>
<line>
*hu e Kim (2011),
</line>
<line>
*s particul*ridades da Inte*net
</line>
<line>
pode* fac*litar a comunicação
</line>
</par><par>
<line>
*ultidi*ec**na*, e com ap*na* alguns cliqu*s do *ouse, os consumidor** podem se expressar
</line>
<line>
e* es*ala global.
</line>
<line>
O surgimento *as red*s sociai* on*ine, a partir da *éc*da de 90, deixou ainda mais
</line>
<line>
comple*o os fl*xos *n*orma**onais (*E*UE*O, 2009). Essas **des, também denominad*s
</line>
<line>
m*dias sociais, são web s*t*s na Internet que perm**e* a *riação co**borat*va de conteúdo, *
</line>
<line>
in*eração s*cial e o com*arti*hamento de informações em diversos formatos (TELLLES,
</line>
<line>
2*10). *esta*a-se, ne*s* context*, o s*rgimento de redes *ociais, **mo o Orkut, Twitte*,
</line>
</par><par>
<line>
F*ceboo* e LinkedIn. Po* meio dessa* ferra*entas, os
</line>
<line>
*articipantes cri*m um
</line>
<line>
*e*fi*
</line>
<line>
de s i
</line>
</par><par>
<line>
mesmos, *o*tam e exp*e publicamente uma li*ta de outras pessoas com *s q*ais *an*êm
</line>
<line>
contato * interage* (RECU*RO, 2009). Através da par*ici*ação no Facebook, po* ex*mplo,
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
co*su*idores acessam e utilizam *ecurs*s incorporados ao site,
</line>
<line>
como inform*ções,
</line>
</par><par>
<line>
aplicati*o* e i*eias, que facilit*m a* interaçõ*s s*ciais (TUBENCH*AK, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
A **dernização da tecnologia t*ansformou e ain*a transforma, de forma gradual,
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
in*erações *ociais entre as pessoas (KATONA; Z*BCSEK; S*RVA*Y, 2010).D**sa f*rma,
</line>
<line>
nos ú*t*mos ano* ve* cre*cendo cont*nuamen*e * in*ere*se dos indivíduo* pela utilizaçã* das
</line>
</par><par>
<line>
redes sociais online (G*O*SE; A*QUISTI, *005),
</line>
<line>
*ue, pa*a Kuss Gr*ffiths (2*1*) são e
</line>
</par><par>
<line>
vistas como um "fenômeno de c*ns*m* glo*al". De acordo com *heung, Chui e L*e (2*1*),
</line>
</par><par>
<line>
ma*s de
</line>
<line>
*m bi**ão *e pessoas *m to*o mundo estão o
</line>
<line>
cone*tadas ligadas em rede co* *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetiv* de criar, colab*rar * **ntribui* co* seu conhecimento e *abedor*a.
</line>
<line>
Com o aume*to d* imp*rt*ncia da* plat*formas tecnológi*as para as interaçõe*
</line>
<line>
sociai*, aumen*ou também o interesse *os comerciantes, que buscam e*plorar es*as
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas co*o forma
</line>
<line>
de pub*ici*ade/*rom*ção (KATONA; **BCSEK; SARVARY,
</line>
</par><par>
<line>
*010). Conforme pontua Dun*an (2012),
</line>
<line>
o co**ort*mento na* redes soci*is *n line
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. *4-39, jul./ago. 2016
</line>
<line>
*ww4.fs*n**.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. P. Pinto, A. P. S. More*, F. M. O**veira, P. H. S. Bermejo
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
representa opor*unidades signific*tivas para a* empresas, n* forma de melh*r*a na resol*ção
</line>
</par><par>
<line>
d* *roble*a*, aumen*o da inovação colaborat*v* e
</line>
<line>
****r env*lvimento com stake*olders.
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ndo o autor, as redes *ocia*s *nline podem desempenhar *m p*pel na ge*tã* *a in*vação
</line>
<line>
colaborativa, poi*, o fat* d*ssas redes atravessa*em fro*teir*s, tanto orga*i*ac**nais *omo
</line>
<line>
*eográficas, significa que é possível t*r con*orrentes e cl*entes *m uma só rede.
</line>
<line>
De**ar*e, as redes soci*is online se est*belecem como uma tendência *ue re**la novas
</line>
</par><par>
<line>
características, na *o*ma c*mo
</line>
<line>
pes*oas e empresas passam a e*tender e e*perimentar os
</line>
</par><par>
<line>
dife**ntes aspec*os de suas
</line>
<line>
vidas e dos negócios (CARTON* et
</line>
<line>
al., 2013). Para as
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ões, as redes sociais onl*ne podem ser utilizada* no inc*emento da par*i*i***ão d*s
</line>
<line>
cl*entes, um* vez que esses canais são de fácil comunicação, efi*ie*tes e de baixo custo. Ess*s
</line>
<line>
f*rramentas ainda permitem ao* *onsumi****s *primo*a*em o* sugerirem me**orias em
</line>
<line>
p*odutos (*ACEDO, 2*12) * serviços.
</line>
<line>
3. MET*DOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Neste
</line>
<line>
estudo op*ou-se p*r u*ilizar o método d* revisão *i*liogr*fica sistemáti*a
</line>
</par><par>
<line>
limitada
</line>
<line>
(CONFORTO; AMARAL; SILVA, 201*). Uma r*visã* de lit*rat*ra sistemát*ca
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
rele*an*e
</line>
<line>
para se definir o ma*co inicial
</line>
<line>
de pesquisas
</line>
<line>
e* det**minado assu*to, r*vela*do *s
</line>
</par><par>
<line>
*o*ren*e* teóricas exi*tentes e auxi**ar na c*nst**ção da metod*logia (MAR*ANO; CRUZ;
</line>
<line>
GAITÁN, *011).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e
</line>
<line>
sent*do, conforme afirma Confort*, A**ral e Silv*, (2011, p. *) "a
</line>
<line>
revisã*
</line>
</par><par>
<line>
bibl*o*ráfica sistemática é um méto*o
</line>
<line>
c***tífico para busca e a*álise de artigos de u*a
</line>
</par><par>
<line>
*etermin*da área
</line>
<line>
*a ciên*i*" *en*o
</line>
<line>
essenc*al para *efinir a linh* de pe***isa que *e deseja
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar. *ercebe-s*, então, que é pela *evisã* s**temática que o pe*quisa*o* conhece a área
</line>
<line>
d* pesqui*a em que ir* trabalhar - os auto*es mais produtivos, os traba*hos mais citados e as
</line>
<line>
temáti*as mais abordad*s, ou de o*tra for*a, es*e método é bast*nte u*i*izado pa*a reunir
</line>
<line>
conheciment* e* determ*nada *re* de pesquisa (CONF*RTO; AMARAL; SILVA, 20*1).
</line>
<line>
Assi* como abo*da* Botelho, Cunha e Macedo (*011) a rev*são s*s*emática * muito
</line>
<line>
*ife*ente das narrativas po* d*fi*ir etapas *ógic*s e seq*enciais, isto é, técnicas p*dr*nizadas e
</line>
</par><par>
<line>
qu* p*dem s*r repro*uz*das. *ara esses
</line>
<line>
autores, q*e a revisão sistem*tica "é a
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
rev*são
</line>
</par><par>
<line>
planejada pa*a responder a u*a *ergunta especí*ica e que uti*iza *étodos exp*ícit** e
</line>
<line>
sistemáticos para iden*ificar, sel*ciona* * aval*ar criticamen*e os estudos".
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, j*l./ago. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produção Científica Sobr* *ede* *ociais:Abordagem Sob A *is** Da Ad*inistração
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma, esse trabalho tem como foco as publicaçõe* so*r* red*s sociais,
</line>
</par><par>
<line>
abor*a*do alguns *onc*itos básicos
</line>
<line>
necessários à discu*são do tema e à compreensão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*portâ*c*a *ue as redes *oc*ais possuem como um* ferramenta **tratégi*a *e gestão.
</line>
<line>
Pa*a a co**ta dos trabalhos cie*t*ficos, optou-se por utiliz*r a b*se de dados da ISI
</line>
<line>
Web of Sci*nce. A *scolha *esta ju*tifica-se por ser internacionalmente conhecida como uma
</line>
<line>
das bases ma*s completas (MARIAN*; CRUZ; GA*TÁ*, 2011). A *s**ut*ra d* processo de
</line>
<line>
pesquisa foi sistema*izad* na Figura 0*.
</line>
<line>
Fig*ra * - E*quematização do processo de *esq*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: E**bo*ado pelos aut*res
</line>
<line>
C**forme i*ustrado, *pó* defin*r o tema do estudo e o pro*l**a de pesquisa (1), fo*
</line>
<line>
esc*lhida a bas* de dados ISI Web of Scienc* (1.1) *, em *eguida, foi realizada u*a busca
</line>
</par><par>
<line>
co* a
</line>
<line>
palavra-c*ave: online social network (1.2). De*ta ma*eira, r*ali*ou-se a busca d**
</line>
</par><par>
</page><line>
artigos (*), sen*o considerado *essa busca quat*o filtros: o fi*tro det*rminou a**igos que 1
</line>
<line>
*ontinham na princip*l col*çã* d* Web o* Sc*ence (2.1); o filtro 2 d*termin** que a *alavra
</line>
<line>
**ave deveria est*r c*nti*a n* títu*o (2.2); * fil*ro 3 deter*ino* que os artigos *eri*m
</line>
<line>
procurados s*me*te dentro das ár*as de Busi*ess, Manageme*t * Economicse, po* fim, o
</line>
<line>
filtro 4 deter*inou q*e os artigos fos*em publicados nos an** de 1945 - *014 (2.*). *pós a
</line>
<line>
aplic*ção d*sse* filtr*s, obteve-se *m to*al d* 44 artigos. De posse d*s*es a*tig**, foi
</line>
<line>
r*al*zad* uma anális* pre*imina*, *om o ob*etivo de des*rever * prod*ç** científica na ár** *e
</line>
<line>
red*s sociais **line, ident*ficando os artigos *ublic*do* p*r ano, os *e**ódicos qu* mais
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 201* www4.f*anet.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. *. Pinto, A. P. S. Morel, F. M. O*ivei*a, P. H. S. *ermejo
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
pub*ic*ram os autores com *ais de um artigo pu**icado na área, os pri*cipais p*íses
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
periódicos que mais pu*lica*am, os autore* e artig*s *ais citados na
</line>
<line>
área, os países
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
m*ior número de *ub*i*ações, as
</line>
<line>
p*incipais áre** de pes**i*a de pesquisa *o tema e as
</line>
</par><par>
<line>
palavras mais c*t*das *os art**os pesquisados.
</line>
<line>
4.1 Número de pub*ica*ões po* ano
</line>
<line>
A *rimei** a*álise realizada refere-se ao número de *u*licações *or ano. * F*gura 2
</line>
<line>
ap*e*enta a dis*ribuição do* 44 artigo* encontra*os, de acordo com o ano d* pub****ção.
</line>
</par><par>
<line>
Obse*va-se que a mai*r co*ce*tração no
</line>
<line>
número de ar*igos p**licados ocorreu no
</line>
<line>
ano de
</line>
</par><par>
<line>
201*, com quatorze artigos. Os t**s prime*ros tra**l*o* publicados s*bre essa *emáti*a *or*m:
</line>
<line>
* - Social n**work analysis o* on*ine mark*tplaces (2007); 2 - Word of mouth c*mmu*icati*n
</line>
<line>
*it*in online commun*t*es: Concept*aling the onl**e socia* network (***7); 3 - Grasping t*e
</line>
<line>
**ten**al o* online social ne*wo*ks for fores*ght (2007).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-**, jul./ago. *0*6
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produção *ientífica Sobre Redes Sociais:A*o*dagem Sob * Visão Da Ad*inistração
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
*igura 2 - Freq**ncia de publica*ão de 2007 a 2014.
</line>
</par><par>
<line>
...
</line>
<line>
F*nt*: Elab*rado pelos autores
</line>
<line>
Por meio da *n*lise dos dados apresentados pela Figu*a 2, fic* evidente o ace*t**do
</line>
<line>
cresciment* a p*rtir d* *0*7 de publi*ações ut*lizando-se *a temát**a de *e*es sociais. Co*o
</line>
<line>
po*e s*r verificado, as pub**cações em 2013 e in*cio de 2014 repre*entam aproxi*adamen*e
</line>
<line>
4*% do total pro*uzid* na área. Esta info*ma*ão reflete como há um recente *nteres*e na área
</line>
</par><par>
<line>
de redes sociais, que pode ser explica*a p*la *xplosão recente ao acesso desse tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tec*ologia e da *acilid**e de acesso à comunicação n* "Er* da Informação".
</line>
</par><par>
<line>
*.2 *erió*ic*s com maio* número *e publicaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
A*resentam-** na Ta*ela 1 os cin*o periódic*s *ue mai* pub*icaram sobre a te*ática
</line>
<line>
em es*udo Conform* se v*rifica, o periódico que mais publicou foi * "Inf*rmation Systems
</line>
<line>
and Business Management" (3 a*tigos), seg*i*o pelo"Jo*r*al of Inf*rmation Tech*ology",
</line>
<line>
"Jour**l of Cons*m*r Beh*vior" e "Intern*t Research", co* dois art*gos cada. Observa-se
</line>
</par><par>
<line>
que o pri*eiro é um periódic* que *oc*, especialmente, em tr*balhos
</line>
<line>
*ob*e s*st*mas de
</line>
</par><par>
<line>
informação e gestão. Os *r*ba*hos publ*cados nesses periódic*s fo*am "B*n*volence trus*: a
</line>
<line>
k*y determ*nant of **er conti*u*nce use of on*ine social networks", "S**ulating the *pread of
</line>
<line>
opini*ns in o*lin* social networks when targ*t*ng opi*ion *eaders" e "Valua*ion *f online
</line>
<line>
soci*l netw**ks t*k*** into *cco*n* user*' interconnectedn*ss". Em g*ral, os 5 periódicos que
</line>
<line>
mais publicaram, conc*ntra*am *3% dos artigos, re*elando *ue as pu*lic*çõ*s ainda estão
</line>
<line>
disper*as ent*e vários outros periódicos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 2*16
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. P. Pinto, *. P. S. Morel, F. M. Oliveira, P. H. S. Bermejo
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1 - Periódi*os que mais pub*icara*
</line>
</par><par>
<line>
Per*ódic*
</line>
<line>
*re*uên**a
</line>
<line>
Repres*ntativid*de
</line>
</par><par>
<line>
INFORMATION SYSTEMS AND E BUSINESS
</line>
</par><par>
<line>
MANAGEMENT
</line>
<line>
3
</line>
<line>
7%
</line>
</par><par>
<line>
JOUR*AL OF INFORMA**ON TE*HNOLOGY
</line>
<line>
2
</line>
<line>
5%
</line>
</par><par>
<line>
JOU*NAL OF CONSUMER BEHAVIOUR
</line>
<line>
2
</line>
<line>
5%
</line>
</par><par>
<line>
INTE*NET RE**ARCH
</line>
<line>
2
</line>
<line>
5%
</line>
</par><par>
<line>
INT*RNAT*ONAL C**FERE*CE ON E BUSINESS
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2%
</line>
</par><par>
<line>
T*tal
</line>
<line>
10
</line>
<line>
23%
</line>
</par><par>
<line>
Outr*s Periódicos
</line>
<line>
34
</line>
<line>
77%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo***o pelos auto**s
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Autores e artigos mais *i*ados
</line>
</par><par>
<line>
A*resenta*-se *a Tabela 2 os autores que *oram mais citados,
</line>
<line>
ao se abordar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*mática, re*es so**ais. Os autores m*is citados foram Brown, Broderic* e Lee (2007), q*e
</line>
</par><par>
<line>
obtiveram 117
</line>
<line>
cit*ções com seu art*go "**rd of mouth com*unication within onl*ne
</line>
</par><par>
<line>
com*unit*es: Con*eptualing the online so*i*l network". Em segundo l*gar, com 33 citações,
</line>
<line>
está oarti*o"N*twork Effec*s and Pe*sonal Influences: Th* Di**usion of a* On*ine Social
</line>
<line>
*etwor*" de Katona, Zubcsek e Sarvar* (2*11).*m terc*ir*, com 32 citaç*es, está a
</line>
</par><par>
<line>
publicaç** "Onl*n* social
</line>
<line>
net*ork*: why we discl*se", de Krasnova et al. (20*0). Na
</line>
</par><par>
<line>
*equência, for*m enco*t*ados os artigos "Grasp*ng t*e potential of online social n*twor*s
</line>
</par><par>
<line>
f*r foresi*ht" (14 citaçõ*s), "Online
</line>
<line>
socia* ne*wor* acceptanc*: so*i*l per*pective" a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"Online Social Net*or*s: Wh* Do "We" *s* Facebo*k?", ambos com 1* citações *ada.
</line>
<line>
Tabe*a * - Autores co* *ais de um artig* publicado na área
</line>
<line>
A*tores Cita*ões
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Um as*ecto r*leva*te apont*do pel* pesquisa s*ste**tica *oi a pre*o*in*n*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
a*tigo* publ*cados pelos Estados Un**os (32%), u* p*ís avançado e* termos t*cnológicos *
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, ju*./ago. 201* www*.fsanet.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produçã* Científica Sob*e Redes Sociais:Abord*gem S*b A Visã* Da Administraç*o
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
precursor de muitas r*des soc**is, co*o po* exemplo, o "Facebo**" (NEWSROOM, 2015).
</line>
<line>
Conforme se veri*ica na *a*ela 3, além dos Estados Un**os, China, Alem*nha, Nova
</line>
<line>
Zelândia e Inglaterra foram os paí*es com maio* *úmero de publi*aç**s na área. Vale
</line>
<line>
res*altar a presen*a *a C*in* *nt*e os c*nco *aís*s com ma*s pub**cações, um *a*s s*mpre
</line>
<line>
presente *ua*do s* trata de assu*tos relacionados à tecno*ogia.
</line>
<line>
Tabela * - Princ*pais países *o* public*ção
</line>
</par><par>
<line>
País
</line>
<line>
Frequênc*a
</line>
<line>
*epresentatividade
</line>
</par><par>
<line>
*S*
</line>
<line>
14
</line>
<line>
32%
</line>
</par><par>
<line>
CH*NA
</line>
<line>
4
</line>
<line>
9%
</line>
</par><par>
<line>
ALEM*NHA
</line>
<line>
3
</line>
<line>
7%
</line>
</par><par>
<line>
NOV* ZELÂ**IA
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*%
</line>
</par><par>
<line>
IN*LAT*R**
</line>
<line>
3
</line>
<line>
7%
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
27
</line>
<line>
62%
</line>
</par><par>
<line>
Outr*s Periódicos
</line>
<line>
17
</line>
<line>
38%
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabora*o pelos *utores.
</line>
</par><par>
<line>
4.5 Á**as Temáticas
</line>
</par><par>
<line>
Na Figura 3, sã* apre*enta*as as á*eas t*máticas, onde se enq*a*ram os artigo*
</line>
<line>
*eferencia*os *a pesquisa. Re*sal*a-*e qu*, *mbora *ssa pesquisa tenha se limitado a*s 44
</line>
</par><par>
<line>
artigos p*blica*o* n*s áreas de Manag*men*, *us*ness Economics, também é possíve* e
</line>
</par><par>
<line>
observar a pres*nça de artigos
</line>
<line>
q** abarc*m diferente* ár*as. Por exemplo, *em o
</line>
<line>
u*o desse
</line>
</par><par>
<line>
*iltro, a pesquisa *er*a retornado 68* publ**açõ*s nas mai* diferent*s áre**, o qu* explicita o
</line>
<line>
car*ter multiface** do que os es*udos em redes sociais podem as*umir. T*l f*to ta*bém pode
</line>
</par><par>
<line>
se* exp*icado pelo c*nstante int*resse de diversas *reas nes*a rece*te **rramenta, que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
c*nf**ura c*mo uma importa**e estratégia *e negócios, "online soc*al net*orks".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 13, n. 4, ar*. 2, p. 24-39, ju*./ago. 2016
</line>
<line>
www*.fsan*t.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. P. Pi**o, A. P. *. M*re*, F. M. Olivei*a, P. H. *. Bermejo
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 3 - Principais áreas de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *labo*ado pelos autores
</line>
<line>
Observa-se p*la F***ra 3 que as áre*s "Ciência da computação" e "Sistemas de
</line>
<line>
Informação" são onde se *ncontram o m*ior n*mero *e *rt*gos publicado* (290 artigo*), o
</line>
<line>
que s* *ostra *oeren*e, con*iderando o envolvimento d*reto *esses ca**os de estudo com a
</line>
<line>
temá*ica. E* segundo lu*ar, *stá a "Engenharia Elet*ônica", com 139 *os a*tigo* publicados.
</line>
</par><par>
<line>
A "admi*i*tração" se encontra
</line>
<line>
na *uart* posição, sug*rindo ampla p**sibilidade de
</line>
</par><par>
<line>
exploração * *nve*tigação na *rea, *onforme
</line>
<line>
*erificado *o analisar o cr*s*imento *e a*tigos
</line>
</par><par>
<line>
publica*os n*s ú*t*mo* anos. Vale r*ssaltar q*e o*tro* 94 art*go* p*blicados se encontram em
</line>
<line>
diversific*do* * seg*e*tados campos de e*tudo.
</line>
<line>
Pode-*e consi*erar que, dada a atual importância e foco que t*mas relacionados r*des
</line>
</par><par>
<line>
sociais, tecno*ogia e
</line>
<line>
comu*i*açã* t*m assumido, nos ú**imo* an*s, o n*mero de
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sad*res int**essado* *o *ema e, por conseguinte, de artigos publicados na área, s**a
</line>
<line>
cada vez m*ior e *barque, *ada vez mais, ou*ros campo* de *stu**.
</line>
<line>
4.6 Princ*pais pal**ras citadas nos artigos
</line>
</par><par>
<line>
Nest* sessão foi realiz*da uma busca das
</line>
<line>
pala*ras *a*s citada* nos títulos, nos
</line>
</par><par>
<line>
resumos e nas p**a*ras-ch*ves d* *ada um dos *4 art*gos disponívei* ** pl*taform* We* of
</line>
<line>
Sci*nce. As palavra* fora* *scolhid*s pela frequên*ia d* *ita*õ*s e t*mbém pelo contexto e
</line>
</par><par>
<line>
significânc*a co*
</line>
<line>
qu* fo*am empr**a**s *as discussões e d*bates a respeito *o ***a.
</line>
</par><par>
<line>
*t*lizou-s* o aplic*tivo "Word Frequenc* Counter" para * au*ílio no agrupamento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
palavra*. O aplicativo permit* contar o uso (fre*u*nc*a) de cada pala*ra no texto e encon*ra-
</line>
<line>
se dispon*vel no *ebsite "Wr**e Words" (www.wri*e*ords.*rg.u*/word_count.**p).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 4, *rt. 2, *. 2*-39, *ul./ago. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Produção *ientífi*a So*re R*des Soci*is:Abordagem Sob A Visão D* Administr*ção
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Font*: Elabor*d* pel*s autores
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 13, n. 4, *rt. 2, p. 24-3*, jul./a*o. 20*6 www*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. P. Pinto, A. *. S. Mor*l, F. M. Oliveira, *. H. *. Ber*ejo
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se *bs*rvar, a partir de*ses re**l**dos que, coerenteme*te, as palavras mai*
</line>
<line>
cita*as re*erem-se ao próprio tema *o tra*alho "Social", com 200 reg*stros, "Networks", c*m
</line>
</par><par>
<line>
*68 registr*s e "O*line", c*m 16* registr*s. Adiante, *nálise das palavr*s com maior a
</line>
</par><par>
<line>
ocorrência *evel* a tendência
</line>
<line>
das t*máticas que vêm send* desenvolvi*a* no âmbi*o da
</line>
</par><par>
<line>
a*ministr*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Va*e ressaltar a *resenç* das pala*ras ligadas à área *dmin*strat*va, como "business",
</line>
<line>
"*anagement", "mar**ting" e"knowledge", c*m 39, 30, 16 e 13 registros, *espe*tiv*mente.
</line>
</par><par>
<line>
Tal aparição pode ser explicada, devido à grande importânci* que
</line>
<line>
as r*des
</line>
<line>
soci*i*
</line>
</par><par>
<line>
representam para gestã* ad*inistr*tiva no *mbito *s*ratégi**.
</line>
</par><par>
<line>
Também se des*aca apala*r* "Faceboo*", que foi mencio*ada 16 vezes, se mostran**
</line>
</par><par>
<line>
co*o u*a importante f**ramenta,
</line>
<line>
quand* se trat* des*a temát*ca. Para se ter uma
</line>
<line>
ideia,
</line>
</par><par>
<line>
se*und* dado* d*vulg*d*s o*icialmente pel* "Facebook" em 2015, essa red* *oc*al conta
</line>
</par><par>
<line>
c*m
</line>
<line>
mais *e 1,4* bilhão de usuá*ios
</line>
<line>
(NE*SROOM, 2*15), s*ndo u*ilizada tam*ém *omo
</line>
</par><par>
<line>
ferra*en*a estrat*gica par* muita* emp*esas.
</line>
<line>
Outra t*ndê*cia o*s*rvada se refere aos termos "infl*ence", "marketing", "consu*er"
</line>
<line>
e "*atisfaction", q*e revelam o interesse de pa*te *os estudiosos em comp*eender o papel do
</line>
<line>
co*sumo nas redes soc*a*s. Essa se reve*a c*mo uma forte t*nd*ncia dos estu*o* de *ark*t**g
</line>
<line>
e *omport*ment* do consumidor, que pode ser cor*ob*rada ness* es*udo.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕE* **N**S
</line>
</par><par>
<line>
As d*s*ussões *pr*senta*as ne*se estudo per**ti*am
</line>
<line>
**ns*ruir um panor*ma in*ci*l
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a produção científi*a na área
</line>
<line>
d* redes sociais *o âmbito
</line>
<line>
da admini*tração. P*rce*e-se
</line>
</par><par>
<line>
*ue
</line>
<line>
há um crescimento considerável dos
</line>
<line>
*studos acerca das redes sociais *omo f*r*amenta
</line>
</par><par>
<line>
estr*tégica,
</line>
<line>
*em com* um cr*scente int**esse pelo entendimen*o do papel das r*des
</line>
<line>
soci*is
</line>
</par><par>
<line>
online no desemp*nho e gestão organizacional.
</line>
</par><par>
<line>
* om o s e po*e
</line>
<line>
*o*ar
</line>
<line>
na análi*e
</line>
<line>
da* pala*ras chaves m*is presen*e*, os debates que
</line>
</par><par>
<line>
oco*rem no âmbito *as pos*ibilidades de r*des so*ia*s *e c*mun**a**o, de estratégia*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão, de com*etitiv*dade, de n*t**rking, de desenvolviment* e de gestão do conhecime*to,
</line>
<line>
rep*es*ntam tendências de pesquisa, visto que os estudos têm dado *m* importân*ia c*da v*z
</line>
<line>
maio* à* fe*rament*s de comunicação, princi*alm*nte n* *ue se refer* ao mo*o co*o ut*lizar,
</line>
<line>
e desenv*lver determinada e*t*atégia em um mercado tão com*etitivo. Val* salient*r **mbém
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*elev*ncia dos artigos pu*lica**s na área ** *dministraç*o/ ge*tão, com arti*os que
</line>
</par><par>
<line>
possuem mais *e 100 citações.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. *4-*9, jul./ago. 2016
</line>
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www4.fsanet.*om.br/revista
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Pr*duçã* Cie*tífica *obre Redes Soci*is:Abordagem Sob A Visão Da **m*n*s*ração
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
Alé* diss*, **be de*tacar os *aíses c*m o mai*r núm*ro de *u*lic*çõe* na área
</line>
</par><par>
<line>
pesquisada, considerando a **premacia
</line>
<line>
dos países dese**olvidos e líderes em tecnologia
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
publicação desses estu*o*. Dev*-se destacar que EUA, líder no mo*tante de pub*icaç*es, são
</line>
</par><par>
<line>
* pa** sede de *uitas cr*açõ*s,
</line>
<line>
co*o as maiore* e m*is famosas red** sociais do mund*,
</line>
</par><par>
<line>
como o Facebook, o LinkedIn e do Tw*tter. Além *isso, ressalta-se a
</line>
<line>
ausê*cia d* e***dos
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros ne*se estud*, que
</line>
<line>
pode *er devida *o b*ixo envo*vime*to de pesquisad*res
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros com a te*ática */ou aind*, o r*su*tado d* difi*uldad* encontrada
</line>
<line>
pelo*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisad*r*s do tema em publica* *eus estudos no exterior.
</line>
</par><par>
<line>
Sugere-se a re**iza*ão de estud*s q** façam uma amp*iação d* *scopo dessa pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
(como, *o* *xemplo, an*lisando o*tras bases *e *ados), bem
</line>
<line>
como um aprofundamento
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise
</line>
<line>
dessa temática, traze*do um* discuss** *ais a*rofundada sobre
</line>
<line>
as redes soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
on*ine, que poderia contribuir, signifi*ativamente, para o cre*cimento * *esenvolvimento o
</line>
<line>
de*sa área. Sug*re-*e, ainda, a criação de um periódico na áre* d* *estão e r*des soc*a**, o
</line>
</par><par>
<line>
qu* poderia co*feri* maior destaque e robustez ao *ema, evit*nd* * di*persã* dos estudos
</line>
<line>
e
</line>
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<line>
contribuindo p*ra a evoluç** da* pesquis*s.
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C*mo *efer*nciar *ste Artigo, conforme ABNT:
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PINTO, E. A. P; MOREL, A. P. S; OLIVEIRA, F. M; BER*E*O, P. H. S; P*odução C*entífica
</line>
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So*re Redes *ociais: Abordagem Sob A Visão D* *dminis*ração. R*v. FSA, Teres***, v.*3, n.4,
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<line>
art.*, p.24-39, jul./ag*. 2016.
</line>
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<line>
C*ntribuição do* Autores
</line>
<line>
E. *. P. Pinto
</line>
<line>
A. P. S. Morel
</line>
<line>
F. M. Ol*veira
</line>
<line>
P. H. S. *e*mejo
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planej*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *náli*e e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) ela*or*ção do rascunho ou na revisão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) pa*ticipação na apr*vação *a versão fi*al do m*n*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na PI, v. 13, *. 4, art. *, p. 24-*9, jul./ago. 2016
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<line>
w**4.fs*ne*.com.*r/revi*ta
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)