<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 8, *. 144-161, mai./jun. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.8
</line>
</par><par>
<line>
Materiais Manipuláveis no â*bito do *nsino de Matemática: Contribuiç*e* para a Prá*ic*
</line>
<line>
Pedag**ica
</line>
<line>
Manipulab** Material in *he Context o* Math *e*ching: Con*ributions to **dago*ical Prac*ice
</line>
</par><par>
<line>
*áldia *a*la Cost* dos Santos
</line>
<line>
Mestrado *m E*ucação pela Uni***sidade Fe*eral do Piauí
</line>
<line>
Gr*duação em *atemática p*la Universidade *st*dual do Piauí
</line>
<line>
Pr*fessora d* Un*versida** Federa* do *iauí
</line>
<line>
E-mail: n*l**asantos@*otmail.com
</line>
<line>
José A*g*sto de Car*alho Mendes *obrinho
</line>
<line>
Doutor em *duc*ção pela Univ*rsi*ad* Fede*al de Sant* Ca*a*ina
</line>
<line>
Mestr*do e* Ciência e Tecn*logia Nuclear pela Universida*e Federal de Per*a*b*c*
</line>
<line>
E-m*il: ja*ms@u**.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Sobri*ho
</line>
<line>
Ava*i*do pelo si*tema Trip*e Re*i*w: De*k Review a)
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Universidade Fe*eral do Pi*uí - U*P*
</line>
<line>
pelo E*itor-Chefe; e b) Double *lind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
Ca**us Univ*rsitá*io Min*s*ro Pe*rônio Portella
</line>
<line>
(av*lia*ão cega por dois *valiadores da ár*a).
</line>
</par><par>
</page><line>
**ir*o Ininga - T*resina -PI Br*sil*EP- 64049-550
</line>
<line>
*evisão: Gra*atical, Normativa e de Format*çã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ma*eriais Manipuláveis no âmbi*o do En*ino *e Matemática: Contribuiçõ*s para a Prá*ica *edagógic*
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
objeto do present* estudo co**reende os materiais manipulá*e** no
</line>
<line>
*mbito
</line>
<line>
do **sin* de
</line>
</par><par>
<line>
*a**mática. O o*jetiv* é compre*nder a impor*â*cia da u*ilização dos materiais
</line>
<line>
m*n*p*láveis como *ubsídio para fa*ê-** p*d**ógico do prof*ssor de Matemátic*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*side*ando a ab*rdagem te*rica
</line>
<line>
co*ceitual, pesquisa foi desenvolvida a p**tir de bases a
</line>
</par><par>
<line>
da* tendências no ensino
</line>
<line>
da M*t*mática n*s anos fin*i* d* Ensino Fundamental,
</line>
</par><par>
<line>
referenc*adas em
</line>
<line>
a*t*res como: Nacarato (20*5), Fiore*t*ni (2003),
</line>
<line>
Mendes (2009), Grand*
</line>
</par><par>
<line>
(200*), Moura (1996), *ur*ri (2011), Sar*ento (2011), B*rdin (19*7), *ar**nto (*0*1),
</line>
<line>
**usa, Men*es S*b**nho (*011). *t*liza*os, ta*bém, como ap*r** teóric* os Par*metros
</line>
<line>
**r*iculares N*cionais (BRASIL, 1997), que m*stram as contribuições do uso dos m*teriais
</line>
<line>
manipuláveis para *m trabalho de formação de atitude*, enfre*tando desafios na bus*a de
</line>
</par><par>
<line>
soluç*es, n*
</line>
<line>
criaç*o *e est*atégias e
</line>
<line>
da possibili**de d* alterá-las *uando result*do não o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
satisfatório e necessário pa** a aprendizagem da *atemática. A pesquis* é qual*tativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
descriti*a, os dados foram coletados
</line>
<line>
uti*izando * ent*evista semiestrutura*a, para
</line>
<line>
c*nhecer
</line>
</par><par>
<line>
asp*ctos relat*vos à *ráti*a peda*ógica e, em especial, à ut*lização de materia*s m*nipuláveis.
</line>
<line>
O* sujeitos da pesquis* são profess*res de Matemát*ca que atuam do *º ao 9º ano do Ensino
</line>
</par><par>
<line>
**ndamental da *ede Pública M*nicipal
</line>
<line>
de Teresina-P*. C*m
</line>
<line>
base *a *nálise dos dados,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
est*do eviden*ia que os professo*es
</line>
<line>
i*v**tigados compre*ndem a *mportânc*a da
</line>
<line>
uti*ização
</line>
</par><par>
<line>
dos materiais c*mo *u*síd*o para faz*-lo pedagógico do *ro*esso* de Matemáti*a, t*is co*o
</line>
</par><par>
<line>
tangra*, ma*erial dourado, s**idos geo**tricos, fichas
</line>
<line>
*u*eradas, bar*as, á*ac*, *om os
</line>
</par><par>
<line>
quais estab*l*cem atividades diferenc*adas e aplic*ções dos tema* de estud* em Matemát*ca,
</line>
</par><par>
<line>
* par*ir de
</line>
<line>
u*a ruptura do m*delo d*
</line>
<line>
ensino tradiciona*. Dess*
</line>
<line>
fo*ma, c*ntemplamos *m
</line>
</par><par>
<line>
novo d*line*m*nto ao Ensin* d* Ma*e*átic*, a partir d*s reflexõ*s e inic*ativas em *ovas
</line>
</par><par>
<line>
estratégias meto*ológicas e *o compro*isso do trabalho evide**iado em cada *ujeito
</line>
<line>
d*ste
</line>
</par><par>
<line>
estudo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Materiai* Manipuláv*is. Prá**ca *edagógica em
</line>
<line>
M*temáti**. *nsino *e
</line>
</par><par>
<line>
Matemá*ica.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The p*rpos* o* this st*d* co*pri*es ma*i*ulable
</line>
<line>
material in the context o* math
</line>
<line>
teaching.
</line>
</par><par>
<line>
**e goal is to under*tand the imp*rta*ce of u**n* manipulab*e materia* as a resource fo* th*
</line>
</par><par>
<line>
pedagogical practice
</line>
<line>
of m*th t*achers. *onsidering *he concept**l theor*tical ap*roach, *he
</line>
</par><par>
<line>
research was developed from *ases o* *rends in mat* teach*n* ** t*e *inal *e*rs of e*ementary
</line>
</par><par>
<line>
sc*ool *ef**enced in au*hors such
</line>
<line>
as: Nacarato (2005), Fior*nt*ni (*003), Mendes (2009),
</line>
</par><par>
<line>
Grando (2004), M*ura (1996), Mur*ri (2011), Sarmento (2011), *a*di* (199*), Sarmento
</line>
</par><par>
<line>
(2*11), *ous*, M**des Sobrinho (2*1*). We also used as
</line>
<line>
theor*tical support, the Na*io*a*
</line>
</par><par>
<line>
Curric*lar *arameter* (*RA*I*, 1997), that s*o* the
</line>
<line>
contribution* of u**** *anipul*ble
</line>
</par><par>
<line>
material for work a
</line>
<line>
*f attitude formation, facing challeng** in finding **l*tions, c*eating
</line>
</par><par>
<line>
s*ra*egi*s **d the p*s*ibilit* *f change th*m when the result is no* satisfact**y a*d *ece*sary
</line>
</par><par>
<line>
for math lear*ing. The re*earc* is qualitat**e and descri*tive, for whi*h data was
</line>
<line>
c*lle*te*
</line>
</par><par>
<line>
u*in* semi-structure* *n*erview, to
</line>
<line>
know
</line>
<line>
*s**cts reg*rdin* ped*gogica* prac**c* and in
</line>
</par><par>
<line>
part**ular t** use of manipulable m*terial. *he *esearch s*bjects are math *eachers wh* work
</line>
</par><par>
<line>
from 6t* t* 9t* gra*e of
</line>
<line>
elem*ntar* school of the **n**ipal Pu*lic Network
</line>
<line>
of Ter*sina,
</line>
</par><par>
<line>
P*auí. *ased on
</line>
<line>
dat* analy*i*, th* *tudy *hows that the investi*ate* teachers unde*s*and *he
</line>
</par><par>
<line>
im**rtance of u*ing th* *ater**l as a res*u*ce *o* the pedagogical pra*tice of math teac**r*,
</line>
</par><par>
<line>
such *s t*ngr*m, g*lden beads, g*om*tr*c
</line>
<line>
s ol i *s ,
</line>
<line>
nu***red toke*s, bars, abac*s,
</line>
<line>
in *hich
</line>
</par><par>
</page><line>
they establish different activities and *ppli*ations of the study subject i* mathematics, from a
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, ar*. 8, p. 144-16*, mai./jan. 2016 www4.f*an**.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. P. *. Santos, *. A. C. M. Sobr*nh*
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
*reak*own in th* tra*i*iona* teaching model. T*erefore, we con*empl**e a ne* *u*lin* *o
</line>
</par><par>
<line>
math
</line>
<line>
t*a*hing, fr*m the reflection* an* ini*ia*ives *n n*w methodological strategies an*
</line>
</par><par>
<line>
com**t*ent of the work s*o*n in each p**ticipant of this *tudy.
</line>
<line>
Keywor*s: Manipulable M**erial. P*da*o*ical *ractic* in *a*hemati*s. Math Teaching.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter**ina, v. 13, *. *, art. 8, *. 144-161, mai./*u*. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*at*riais Man*pulávei* no âm*i*o *o Ensino *e Matemáti*a: Con*ribuições para a Prática Peda*ógica
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR*DUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A p*rspectiv* de med*ar as *prendizagens matemáticas a parti* d* utilização d*s
</line>
</par><par>
<line>
materiais conf*gura-s* *o
</line>
<line>
âmb*to educacional, *omo *ontri**ição que pode ultr*pas*ar as
</line>
</par><par>
<line>
di**culdades de *s alunos a c*ncretizarem a*g*ns conceito* mat*m**icos, rea*izando reflexões
</line>
<line>
* apropriaç*es da* te*áti*as estudadas *m Ma**mát*ca na Educação B*sica.
</line>
<line>
Te*os pe*cebid* q** as demandas de produção da sociedade têm ex*gido um en*ino
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Ma*emát*ca
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
e*pli*itam
</line>
<line>
os
</line>
<line>
Pa*âmetro*
</line>
<line>
Cu*ricu**res
</line>
<line>
*acionais
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
PC*/Mate*át**a (BRAS*L, *998, p. 15), po*sa *ortear a
</line>
<line>
prática escolar, "[...] de forma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contribui* *a*a que toda *r*ança *
</line>
<line>
jovem brasileiros *enham acesso * um co*h*cim**t*
</line>
</par><par>
<line>
matemático que **es *ossibili** d* fa*o *ua inser*ão, c*m* cid*dãos, *o mundo d* traba*ho,
</line>
<line>
das relações socia*s e da cultura".
</line>
</par><par>
<line>
A *sse resp*ito, é
</line>
<line>
pertine*te destac*rmos que, *entre o**ras
</line>
<line>
estratégia*
</line>
</par><par>
<line>
met*dológicas, * referido docume*to (BRASIL, 19*8) faz r**erência aos "materiais
</line>
<line>
manipuláveis"1, aqui compreendi**s com* qua*que* objeto físico que se possa ut*lizar, * partir
</line>
<line>
da exploração das caracterí*tic*s e*pec*fic*s de tais *ateriais para, po**erio***nte,
</line>
<line>
est*belecer a ass**ia*ão dessas ca*acterístic*s com os conceit*s matemáticos. N*sse contex*o,
</line>
<line>
apr*sentam-se como *ma das pos*ibi*idades de co*figurar pr*ticas pedagógi*as alinh*das
</line>
</par><par>
<line>
*om um cenário para a o*ganiza*ão ** en*ino em M*te*ática,
</line>
<line>
numa pe*spe*tiva que se
</line>
</par><par>
<line>
contrap** à do formalismo lógi*o.
</line>
</par><par>
<line>
E*tedemos, a parte da expli*ação d* Lorenza*o (2*06), a respeito d*s m*teriais, que
</line>
</par><par>
<line>
são constituídos co*o uma f*rma
</line>
<line>
*n*eres**nte pa*a *ro*or os proble**s matemáticos,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
propi*ia* simulações de situaç*e* problemas que
</line>
<line>
possam **s*i*ilitar a c**struç*o de atitudes
</line>
</par><par>
<line>
p*si*ivas dia*te dos erro* na re*lização de atividades matemáticas.
</line>
<line>
O desenvolvimento *e a*ivid*des co* m*teriais *an*puláveis no ensin* de
</line>
</par><par>
<line>
Mate**tica pode favore*e* uma no*a relação
</line>
<line>
pro*essor x alu*o, marc*da por
</line>
<line>
um* maior
</line>
</par><par>
<line>
proximidad*, int*r*çã* e cooperaçã*, h*vendo, as*im, a necessidade de se (*e)pensar a
</line>
<line>
formação do pr*fe*sor, *ej* o de Matemá*ica ou o de *ualq*er outra área de ensin*.
</line>
<line>
Nes*e contexto, partimo* da *deia de qu* há *ma necessidade emergenci*l no se*tido
</line>
<line>
de que se apliquem atividades, *elas quais os a*u*os *ossam avançar no *es*nvolvime*to *o
</line>
<line>
seu nívei de p*nsam**t* *, portanto, entendemos que os *ateriais manip*láveis apresentam-
</line>
</par><par>
</page><line>
se como uma f*rr*menta pr*vilegiada para elaboração e des*nvolvi*ent* de ativ**ade* de a
</line>
<line>
1
</line>
<line>
Emb*r* a liter*tu*a qu* versa sobr* essa di*c*ss*o ap*esente outras ex*ressões equiva*entes a materiais
</line>
<line>
manipul*v*is, c*mo por e*emp*o, jog*s, materi*is concr*t*s, materiais didáticos, neste est*do *d*tar*mos a
</line>
<line>
terminolo*ia materiais *an*p*lá*eis, *xce** em *aso de cit*çõe* diretas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 3, art. 8, p. 144-161, **i./jan. 2016 *ww4.fsanet.com.*r/re***ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. P. C. Sa*to*, J. A. C. M. Sobrinho
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
e*sino, a f*m de minimi*ar a* rup*ur*s dos sa*eres * favorecer a artic*lação dos
</line>
<line>
conhecime*tos pré*ios co* o saber científico es*olar.
</line>
<line>
A utilização dos materi*is manipu*áveis no processo *e ensino e apr*ndi*age* em
</line>
</par><par>
<line>
M*temática n* *ducação básic*
</line>
<line>
é vista como um instrume*to relevan** por *acilita*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo *e c*nstruç*o do con*ecimento nesse camp* de saber matemá*ico (LO*E**AT*,
</line>
<line>
200*; GRAN**, 2004).
</line>
<line>
Constituiu *bje**vo desse estudo: compreender a import*ncia da utilização *os
</line>
<line>
materiai* manipuláv*is como subsí*i* para fazê-*o ped**ógico *o *rofes*or de Matemática.
</line>
<line>
Consid*r*m** **e est* estudo tem relevân*ia, post* qu* as descobertas ger*das p*l*
</line>
</par><par>
<line>
utilização dos materiai* ma*ipuláve*s p**em s*r valorizadas no proces*o ens*n*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem da Mat*mátic*, pois *las permite* q*e t**to o e*uca*do quanto o professor se
</line>
</par><par>
<line>
auto-avaliem c*nsta*temente a fim *e refl*tir sobre seu p**pr*o raciocínio e *ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
modifique* suas estratégias e habilid*des n* *esenvolvimento de atividad*s *rie*tadas * que
</line>
</par><par>
<line>
despertem a liberda*e do
</line>
<line>
pensa*ento, mediante obje**vos direci*nados aos conteúdos em
</line>
</par><par>
<line>
estudo no proc*sso ensino e aprendizagem *e Matemática.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Os materi*is man*puláveis no
</line>
<line>
c*n*e*** da p*áti*a pedagó*ica do professor de
</line>
</par><par>
<line>
Matemática
</line>
</par><par>
<line>
A utilização de ma*er*ais manipuláveis tem s*do *ompreendida com extrema
</line>
</par><par>
<line>
imp**tância **** a *mplia*ã* de h*bilidades ne**ssárias a* desenv*lvimen*o c*gnitivo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
edu*ando e
</line>
<line>
pode ser assegura*a, por p*rt* da escola, como um* ativida*e *rient*dora
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino, p*is, essencialmente, pode nortear "[...] o con*unto *e açõ*s em sa*a de *ula a partir
</line>
<line>
*os objet*vo*, conteúdos e estraté*ias de ensino negociado e *efi**do por um pro*eto
</line>
<line>
*edag*gi*o". (*O*RA, 1*9*, p. 32). O autor af*rma que: "[...] a ativ**ade é o*ien**dora no
</line>
<line>
sent*do de cria* possibilidade* de inte*vençã* que permitem elevar o conhe*i**nto do alu*o".
</line>
<line>
Há um* grande d*vers*d*de de materiais manipulávei* qu* **dem ser utilizados p*los
</line>
</par><par>
<line>
professores de M*t*mática. E*tre out*os, pod*m**
</line>
<line>
ci*ar: mater*al dour*do, tangram,
</line>
<line>
s ó* i dos
</line>
</par><par>
<line>
***métric*s, jogos, fichas, barr*s e ábaco.
</line>
</par><par>
<line>
*ais importante, *inda, d* q** assegurar a util*zação
</line>
<line>
*e *lementos manip*láveis
</line>
</par><par>
<line>
*omo recur*os de apoio,
</line>
<line>
no ensi*o de Matemática, é pensar de q*e maneira o professor,
</line>
</par><par>
</page><line>
sujei*o mediador da at*vidade, *ai trab*lha*, a fim de garant*r sit*a*ões de en*ino que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 13, n. 3, ar*. 8, p. 14*-16*, mai./jun. 2016 www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mater*ais Mani*ul*veis no âmbito do Ensin* de Matem*tica: *o*tribuiç*es par* a Pr*tica Pedagógica
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
pe*m*ta* ao aluno t*mar c*nsciê*cia do significado do con*ec*mento que es*á
</line>
<line>
*endo
</line>
</par><par>
<line>
*dquiri*o p*r
</line>
<line>
el*. Portanto, fica
</line>
<line>
evid*nte que essas ativ*dades, princip*lmente os materi*is
</line>
</par><par>
<line>
manipuláve*s
</line>
<line>
*ue envolvem jog*s, deverão, qu*ndo *em program*das p**a equipe escolar,
</line>
</par><par>
<line>
"[...] permiti* tornar col*tivos **uele* conhecimento* adquiridos pe*os vários sujeitos em suas
</line>
<line>
realid*des sociais esp*cíficas, de modo que todos possam perceber o co**eci**nto como um
</line>
<line>
bem comum [...]". (MO*RA, **96, p. 3*).
</line>
<line>
Assim, é oportuno destacar que os materiais manipuláveis que envolv*m j*g*s po*em
</line>
<line>
ter objetiv*s * metodolo*ias *sclarecedoras empregáveis como *nstrumento facilitador na
</line>
</par><par>
<line>
ap*endiz*g*m *e
</line>
<line>
conteúdo* ma*emáticos
</line>
<line>
de difíci*
</line>
<line>
assimilaçã*. * jogo, por*a*to, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
*sado **mo instrumento aper*e*çoador de conteúdos já ap*end*dos ou para aprofundament* e
</line>
<line>
res*gnific*ção do q*e foi apresentado ao educando.
</line>
</par><par>
<line>
A relevância de materiais manipulávei*, no processo
</line>
<line>
ensino * aprend*za*em
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
M*t**át*ca, p*dem ser, principalmente,
</line>
<line>
pela exis*ênci* de estraté*ias *et*d*lógicas que
</line>
</par><par>
<line>
garantem a organ*zaç*o *o r*cioc**io, * descoberta e * cons**ução do *onhecim*nt*
</line>
</par><par>
<line>
matem*tico. Nas
</line>
<line>
atividades co* m**eriais manipulá*eis *ue envolve* jogos considera-se
</line>
</par><par>
<line>
que, em *ua
</line>
<line>
*ss*ncia, exigem regras e fa*em com que * aluno vá se *ornando autônomo,
</line>
</par><par>
<line>
assim, pode de*envo*ver a c*gni*ão, aprende a c**viver gr*pos, * competir, a gan*ar e perder
</line>
<line>
no de*afio das part*das e, so*retudo, a **nimizar a*itudes egocêntrica*.
</line>
<line>
Ness* ce*á*io, o p*pe* do professor deve *er dest**ado a*ui, pois, **esar da utiliza*ão
</line>
</par><par>
<line>
*e ma*er*ais m*nip*láv*is estimu*are* o educando a aç*o, nã* significa que
</line>
<line>
*ar*nta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em. Os mate*iais, primeir*m*nte, precisam s* apresentar como al*o desa*iador ao
</line>
<line>
educan*o, que estejam em cons**ância c*m os o**etivos dos *emas *m es*udo, al*m de serem
</line>
</par><par>
<line>
n*ces*ári*s ao processo, as inte*v*nçõ*s pe**gógi*as *ue g*rantam a ap*end*zagem, *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
signi*icado dessa* apren*izag*n*, *os educandos.
</line>
</par><par>
<line>
A es** *espe*to, ao cons**eramos
</line>
<line>
os e*tudos de Murari (201*), subsi*ia*o*
</line>
</par><par>
<line>
teoric*m**te por Nac*rato (2005), *nferimos s*bre o uso dos referidos mater*ais qu*, sendo
</line>
</par><par>
<line>
fun**menta*s n* Educação Básica,
</line>
<line>
po*em fa*ulta* aos alunos a m*lh*r visualização; is*o
</line>
</par><par>
<line>
poderá possibil**ar e desenvolvimen*o de cons*ruçõe* de imagen* mentais.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, c*nsideramos evi**nte a importân*ia do *l**eja*e*t* *as a*las
</line>
<line>
***o
</line>
</par><par>
<line>
professor. É nec*ssário que ele saiba o mo**nto da aula que o *aterial será *tilizado, *ue
</line>
</par><par>
<line>
deve*á inicialme*te
</line>
<line>
preparar seus alunos p*ra utilizaçã* *dequada dos materiais *bjetivos a
</line>
</par><par>
<line>
definidos aos *ont**dos que *oram orientados. Des*a forma, poderá proporci*nar aos alunos
</line>
</par><par>
<line>
m*men*os de re*lexão e
</line>
<line>
análise *o**e
</line>
<line>
os temas em *studo e de como utiliz*m
</line>
<line>
os materiais
</line>
</par><par>
</page><line>
podem ser úteis para resolver dive*s*s problemas de m*temática e do **t*di*no
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, art. *, p. 1*4-161, mai./jan. 2016 www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. P. *. Santos, *. A. *. M. Sobrinho
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Sousa e *en*es Sobrinho (2*11), *o *ontexto e* que o Ensino d*
</line>
<line>
*atemá**c* está inserid*, tornam-se cada vez mais ne*e*sár*o que o* *rofessores reconheçam
</line>
<line>
que os c*nhe*iment*s mat*mátic** p*dem apontar para a resolução de situaç*e* do cotidi*no,
</line>
<line>
tor*a*do os alu*o* cada vez m*is conscien*es do exer*ício da ci*adania.
</line>
</par><par>
<line>
Entendemos, qu*, a pa****
</line>
<line>
da utili*ação dos mate*iai* ma*ipuláveis, o
</line>
<line>
percurso
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
prát**a pedagógica dos professore* de Matemática vez mais de**neado s*b
</line>
<line>
um per**l
</line>
</par><par>
<line>
*e*odológico at*al, que co*templ* a* ap*i*ações di**renciadas
</line>
<line>
em jo*os, *anipula*ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fichas,
</line>
<line>
sólidos geomét*ico*, entre *u*ro*, que favorecem a
</line>
<line>
c*m*reensão do* conceitos e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**nstruç*o do conh***mento matemá*i**.
</line>
<line>
Des** for*a, consideramos q*e, n* contexto da *rática pedagó*ica dos professores de
</line>
</par><par>
<line>
Mat**ática, o* m*ter*ai*
</line>
<line>
manipuláveis apresentam-se *omo recursos que podem facilita*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*prendiza*em dos alun*s. Além disso, at*avés
</line>
<line>
da util**ação desses mat*riais, os profess*re*
</line>
</par><par>
<line>
pode*ão
</line>
<line>
manter uma postura de acomp*n*amento do processo de ensino e aprendi*agem
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Matemática, ob*e**ando a interaç*o d*s alun** c*m os temas *m estudo, *erificand*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desco**rta
</line>
<line>
*a *onstrução do
</line>
<line>
*onh*ci*ento, a
</line>
<line>
partir da man**ulação, de compara*ões e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comprova*ões das defin*ções.
</line>
</par><par>
<line>
No *nt*nto, vale res*alta* que a atuação do p*of*ssor é
</line>
<line>
determinante, uma vez q*e
</line>
</par><par>
<line>
tanto *mportante quanto dispor de materiais manipu*áv*is, * saber utilizá-los adequadamente,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez qu* exigem con*ecimen**s específicos
</line>
<line>
do docente. A *de*a a ser refleti*a *qui
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*so*re o papel *o
</line>
<line>
profe*sor durante o* m*mentos de **ivid*des que env*lvem o uso d*s
</line>
</par><par>
<line>
*ateri*is m*nipuláveis no en*ino da Mate*ática.
</line>
<line>
Ainda *ess* sentido, consideramos que as atividades * ser*m propostas com materiais
</line>
<line>
manipuláveis apr*sentar um* r*ssignif*c*ção de co*ceitos apren*idos pelo o **uno, bem c*m*
</line>
</par><par>
<line>
pode* introduzir o
</line>
<line>
*esenvolvime*to de con*eitos de difícil compreens*o; estratégias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*sol*çã* de problemas, tomada *e decis*es * av*li*ções. Vale lembrar
</line>
<line>
que a utili*a*ão
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
materi*is requer a participaç*o at*va d* a*uno na apropr*aç*o do seu p*óprio c**hecimen*o
</line>
</par><par>
<line>
*avorece
</line>
<line>
a in*eração social entre o* *lunos e a con*cientização d* traba*ho e* grupo; dentre
</line>
</par><par>
<line>
outras estra*é*ias me*odo*ógicas, utiliz*ção *e materiais m*nipul**eis, *o** *avor*cer *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvimento da cria*ivida*e, do senso crítico, da participação, da observ*ção e *as *árias
</line>
</par><par>
<line>
formas de *so
</line>
<line>
do de*envolv*men*o d* raciocínio matemát*co e do *esgate do prazer
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aprender.
</line>
</par><par>
<line>
Entendemo* que na prática pedagógica dos p*ofes**res
</line>
<line>
de Matemática, partir a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
ut*lização dos materiais manipuláveis, devem ser esta*elecidas ativ*dades *ist*mati**da*, que
</line>
<line>
**velem um* maior pre*aração e preocupação com o ensino e aprendizagem da Matem*tica, a
</line>
<line>
Rev. FSA, **resi*a, v. 13, n. 3, art. 8, p. 1*4-161, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Materiais *anip*lávei* *o âmb*to do Ensino de Mate*ática: Contri*uições para a Prática Pedagóg***
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
partir d* *plicações de uma matemati*a*ão pro*ressiva, *u s*ja, que possibilite a pas*agem da
</line>
<line>
compreensão a partir do co*creto par* o abs**ato, em que os alu*os possam ser orientados
</line>
</par><par>
<line>
desde o* percursos *nformais até a comp*eensão
</line>
<line>
do conte*to ** matemática fo*mal
</line>
<line>
e
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
significado.
</line>
</par><par>
<line>
* METOD*LOGI*
</line>
</par><par>
<line>
Consi*erando os objetivos que *o*teiam o desenvolvime*to deste estudo, delineamos
</line>
<line>
um* pe*quisa de cun*o quali*ativo, por envolver u* un**erso de si*ni*icados, per*pecti*as,
</line>
<line>
aspirações, atitudes e v*l*re* diant* do *ue se preten*e estudar, com a uti**zaç*o *e materiai*
</line>
<line>
man*puláveis no *mbito do ensino de Mat*mát*ca.
</line>
<line>
Nesse sent*do, tem*s *a abordagem qualitat*va a* possibilidades de especific*r com
</line>
<line>
*et*lhes, ade*trando na vi*ência social d* fo*ma d*scritiva, a* re*a*ões e*tre as variáveis do
</line>
<line>
estudo. Ne*ta *esq*isa, a *o*eta de d*dos contemp*ou descri*ões das m*i* variadas s**uações,
</line>
<line>
que env*lveram compreensã* da importâ*cia ** utilização dos materiai* manipul**eis como
</line>
<line>
s*b*íd*o para f*z*-lo p*dagógico do pro*essor de Matemática.
</line>
<line>
Dessa forma, os pro*edi*entos do estudo contem***m as *escr*ções de profess*r*s,
</line>
<line>
c*rrespondendo a ações referentes à prática pe*a*ógica, considerando o objet*vo do estudo.
</line>
<line>
*onsi*era*do o campo da pesquisa, par* fins d* deli*itação d* amost*a pesquisa*a,
</line>
<line>
op**mos p*r reali*a* o e*t*do em e*cola* da re*e pública municipal da **na urb*n* e rural de
</line>
<line>
Ter*sina - PI, q*e oferecem o* anos finai* do ensino fundamental reg*lar. Par*ici*aram des*a
</line>
<line>
pesq*is* professo*es licenciados *m Matemática ou Ciênc*as/Ma*emátic* e que tiveram
</line>
<line>
in*eresse em participar.
</line>
<line>
Par* tanto, d**imit*mos *omo critério que **ssem professores efetivos da R*de
</line>
<line>
Pub*i*a Municipal de Teresina **m Licenciatu*a Plena em Matemática. Convidamos a
</line>
<line>
partici*ar desta pe**uisa, de forma l*vr* * consentida, 10 (de*) professores, c*m *tu*çã* *m
</line>
</par><par>
<line>
M*temá*ica *o 6º *o 9º ano, *, pelo **nos,
</line>
<line>
cinco
</line>
<line>
*n*s d* prática, cujas *ti*ida*es
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*das estivessem interlig*das à utiliz*ção de *ateriais ma*i*ulávei*.
</line>
</par><par>
<line>
Atendendo à propo*t* de organização e ope*a*ionali*ação
</line>
<line>
da pe*quisa, for*m
</line>
</par><par>
<line>
est**ele*id*s té*n**as e instrumentos *e produção de dado*, que propicia*am um me*hor
</line>
<line>
entend**ento do desenvolvimento d* pesq*isa, c*nside*ando *ndispensável o reg*s*ro dos
</line>
<line>
elemen**s e informa*õe* que document*ram * p*rcu**o da in*estigação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 8, p. 144-161, *ai./jan. *0*6
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. C. Santos, J. A. C. M. Sobrinho
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
O ins*rumento para a pr*dução de dados f**
</line>
<line>
a real*zação de ent*ev*stas
</line>
</par><par>
<line>
semiestr*tura*as que, p*ra Triviños (1987), *em *omo caracterí*tica **est*onament*s básicos
</line>
<line>
*ue sã* *poi*dos em teorias e *ipóteses rela**onados ao t*ma da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados coleta*os for*m a*alis*dos e inter*ret*dos à luz da a*álise de
</line>
<line>
con*eúdo,
</line>
</par><par>
<line>
conforme Bar*in (1977), e* que os *ro**dimentos dessa a*ál**e oco*reram em três e**pas: a
</line>
</par><par>
<line>
primeir* é pré-analítica (organ*zação *o materi*l a ser estud*do); a segun*a, a analít*ca, a
</line>
<line>
(estudo d* mate*ia* da co*ificaç*o, cl**sif*c*çã* e categor*zaç*o) e a terceira, * interpretação
</line>
<line>
inferencial, (reflexão, a f*m de e*tabelecer relações com a real*dad* **squisada, rea*izando-se
</line>
<line>
as inferências necessárias).
</line>
<line>
3.1 Contribuições da u*ilização do* mate*iais *a*ip*láveis no ensi*o de Matemá*ica
</line>
<line>
A l**eratu*a que v*rsa s*bre o ensino e a aprendizag*m em M*temátic* *êm revelado
</line>
</par><par>
<line>
que a difi*ulda*e de ensina* e d* aprender conceitos m*temáticos ve* mob*liza*do
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
professores * d*mais profissionais d* educ*ção, no senti*o de que parti**pem de seminários,
</line>
</par><par>
<line>
encontr**
</line>
<line>
e
</line>
<line>
di*cussões so*re e*sa temát*ca. Assim, a p*rtir da nossa e*p*riênci*
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
professora d* Mat*má*i*a, p*ssamos a re*onhecer a *os*ibi*idade *es*e* materiais
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos pedagó*ic** que *o*em auxiliar o pro*essor a li*ar com p*oblemas matemáticos
</line>
</par><par>
<line>
postos diante
</line>
<line>
do atual *enário nacional. De*sa forma, a partir d* questiona*e*to: q*a*s
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
benefícios **e a u*il*zaç*o dos materia*s ma*ipuláv**s
</line>
<line>
apont* *m
</line>
<line>
*tividades propostas nas
</line>
</par><par>
<line>
aulas de Matemática? Buscam**,
</line>
<line>
na análise *as fa*as dos s*jeitos entrev*stados, po*sí*eis
</line>
</par><par>
<line>
**spostas *ara essa **rgunta.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspectiva, o p*ofessor Compasso *efende que, ao trabal*ar c*m *ateriai*
</line>
<line>
manipuláveis, atualmente o en**n* de Mat*máti** se torna m*is at*ativo, sobretud* **an*o as
</line>
</par><par>
<line>
sit*aç*es de
</line>
<line>
a*licação de con*eúdo* *orem con*extualizadas. *ons**era *u* o gr*nde
</line>
</par><par>
<line>
diferencial e desafio para o e*sin* de *at*mática **t** n*ssa dinâmica em f*zer um link com
</line>
<line>
a r*a***a*e * vivênc*a do alu*o. O referido profes*or ressalta, a*nd*, que, quando se consegue
</line>
</par><par>
<line>
realizar *plicações com os mat*riais, as
</line>
<line>
contri*u*çõ*s na melhoria *a aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
ma*emática, são *ignif*cativas e* *ualquer nível *e *nsin*.
</line>
<line>
Nes*a mesma lin** d* pensamento, * Professor *str*l*bi* revela qu* *o momen*o
</line>
<line>
em que o* pr*fessores de M*temátic* têm *ont*to com os *ateriais manipuláveis, e*es
</line>
<line>
conside*am que há uma p*at*cidade *o desenvolvim*nto do* temas *ri*nt*dos em *ala de au**.
</line>
</par><par>
<line>
Ao traba*har com as
</line>
<line>
du*s vertentes, enquanto pr*fe*sor de Ma*emáti*a no 9º *no,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*inistran*o fo*mações par* os p*ofes*o*es e*p**íf*cos d* M**emá*ica, no Cen**o d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, *rt. 8, p. 144-**1, mai./j*n. 2016 **w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Materia*s Manipulá*eis no âmbito do *nsi** de Matemática: Contribuições para a *rá**ca Pedagógica
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Form*ção, esse *rofessor re*onhece que as contribuiç**s *a utiliza*ão dos materi*is podem
</line>
<line>
possi*ilita* melhores resultado* na apre*d*zag*m matemática dos alunos.
</line>
</par><par>
<line>
*ess*s aná*ises
</line>
<line>
bus*amos *bor*ar qu*stões relaciona*as
</line>
<line>
às contribu*ções *a
</line>
</par><par>
<line>
utilização *o* mat*riais manipu*áv*is, destacando p*ática* *e**gógicas realizada* nas turmas
</line>
<line>
dos suj*itos *nvol*idos na pesquisa, em cuj*s rel*tos de atividades, evid*nciamos, na grand*
</line>
<line>
m*ioria das f*las *os dep*ent*s, ações q*e transfo*mam, ampliam o aces*o ao conhecimento
</line>
<line>
matem*tico, * participação do* alunos nas aulas e os *iferentes m*d*s de apr*nder.
</line>
<line>
*esse sen*ido, o p*ofessor Comp*sso, ao r*latar qu* ''[...] sem dúvida há uma g*ande
</line>
<line>
*ontri*uição, uma melhor*a no ensino, rep**sentando o signif*cado do que está aprend*ndo'',
</line>
<line>
f*z re*erência a uma aprendizagem significativa, tipo de aprendizagem e* que o al*no atrib*i
</line>
</par><par>
<line>
*entido
</line>
<line>
ao que está apren*en*o (FIORE*TINI, 20*3), que c*n*ideram** um dos pontos
</line>
</par><par>
<line>
*áximos da *t*lização *o material, uma
</line>
<line>
*ez
</line>
<line>
que se torna emergen** um*
</line>
<line>
co*relação
</line>
</par><par>
<line>
signi**cativa e aplic*tiva do *onh*ciment* matemático e as situaçõe* do c*ntex*o *m que *s
</line>
<line>
*lu*os estão inseri*os.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, apontamos nívei* *if*renciado* nas
</line>
<line>
co*tri*uições diante
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
util*zação d*s
</line>
</par><par>
<line>
ma*eria*s manipuláv*is. *o analisa*mo*, por exem*lo, os rel*tos do *rof*ssor Astrol*bio:
</line>
<line>
''[...] *u tra*a*ho com as duas vertentes, há mome*tos que estou com os al*nos *o 9º ano, nas
</line>
<line>
apl*cações, nas descobertas, co* a u*ilização dos materia*s manipuláveis; em o*tro momento,
</line>
<line>
traba*h* em turno opos*o n* Centro de For*aç*o, ministrand* f*rm*çõe* p**a o* profes*ores
</line>
</par><par>
<line>
*specíficos de Matemática, per*eb* nitidame*te *ue eles e
</line>
<line>
gostam mui** *a **iliz*ç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
ma*er*ais, ad*item *ue existam ap**ca*õe* *os *onteúdos. E, no *ntan*o, p*los de*oimentos,
</line>
<line>
revelam o r*sultado n* aprendizagem *atemática dos alu*os'', recon*ece*os q*e, a partir da
</line>
</par><par>
<line>
vivência desse
</line>
<line>
professor, *á diferentes olhares diante das *ontr*b*ições na uti*ização *os
</line>
</par><par>
<line>
mat*riai*, em que, para **e, é possível fazer uma *ediação do que * adquiri*o pelos alunos e,
</line>
</par><par>
<line>
de c*rta forma, provocado pelos
</line>
<line>
pr*fessore*
</line>
<line>
e* f*rmação, med*ant* util*zação adequ*da a
</line>
</par><par>
<line>
dos ma*e*iais.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, é pos*ível acompan*ar tai* contribuições, *o que s* re*e*e à* abo**a**ns
</line>
</par><par>
<line>
metodológic*s dos professor*s acomp*nhados n* f**mação, objetivando a mobi*ização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem *atemá*ic* dos alunos a partir da utilização dos materiais.
</line>
</par><par>
<line>
Compreen*e*os, ainda, p*la f*la d*s prof*s*or*s inves*igados a relevância
</line>
<line>
con*ide*ada a** benefício* da ut*liz*ção *os materiais m*nipuláveis. Assim, a *r*fessora
</line>
<line>
Pirâmide ao explic*tar que, com a *tilizaç*o **s mate*iais, *s aulas de Matemáti*a tor**m- se
</line>
</par><par>
<line>
mais ***ativas envo*ven*es e produti*as, deixa evidente
</line>
<line>
q*e essa
</line>
<line>
utilização pode fa*ilitar o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 13, n. 3, art. 8, p. 144-161, mai./*an. 2016
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. C. Santos, J. A. C. M. So*rinho
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
embasamento de c**c*i*o* e proprieda*es, po***bili*ando con*ribuiç*es
</line>
<line>
par* o pro*esso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*nsi*o e a*rendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
O Professor Cilindro e**licita que a utilização d** materiais manipuláveis contribui
</line>
<line>
grandiosamente no tra*a*ho d* Matemática. Apesar de a escola *m que trabal*a não *ispor *e
</line>
<line>
r**ursos, a*nda assi*, est* ten*ando desen*ol*er atividades **m a utilização d*s materiais.
</line>
<line>
Consideram que são m*itas as di*iculdades, e que, se na fo*maçã* i***ial tivesse recebi*o as
</line>
<line>
orie*tações n*cessária* pa*a aplica*ões d* um ensino de Mat*mática a partir da utili*ação d*s
</line>
<line>
mater*ai*, ce*tamen*e ter*a mais *ondições de dese*volver um t*a*alho mais signific**ivo.
</line>
<line>
Dessa forma, o Professor Esquadro **nsi*era que os m*te**ais, quando be*
</line>
</par><par>
<line>
utiliz**os, contribuem bastante pa*a * *prendiza*em, uma vez *ue as
</line>
<line>
adequ*ç*es
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
aplicações estão concentradas *o conhecimento matemáti*o. Ent*o, explic*** que a*
</line>
</par><par>
<line>
contribuições são
</line>
<line>
inúmeras, * que, a p*rtir de uma aprendizagem direta con*tante e
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
aplicaçõe* de temas **s conteúdos
</line>
<line>
de Matem*tica, a apro*ri*ção desses
</line>
<line>
conceitos torna-se
</line>
</par><par>
<line>
mais ace*s**el.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, * Profes*o* *oro*an conside*a que, *o utilizar os materiais, veri*ica os
</line>
</par><par>
<line>
be*ef**io* a part*r da
</line>
<line>
compreensão e associaçã* de conceit** qu* os aluno* revelam diant*
</line>
</par><par>
<line>
dessa *ti*ização. O e*e*plo disso *e*e*a que ao est*darem frações, usam bar**s co*oridas para
</line>
<line>
compreensã* de *quivalênc** e * ben**í*io da *pre*dizag*m * incomparável, do que so*ente
</line>
<line>
orien*ar o *u* represen*a a eq*ivalência.
</line>
<line>
S*bre as con*ribuições r*la*adas, pelos sujeitos que ref*etimos, é **ssível desenv*l*er
</line>
</par><par>
<line>
uma analogia entre o *azer
</line>
<line>
ped**ógico
</line>
<line>
dos profe*sores envolvidos
</line>
<line>
nesse estudo e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*ontribui*ões ev**enciada* diante *a uti*i**ção dos materiai*. Vale *qui *ess*ltar que o pr*f.
</line>
</par><par>
<line>
*s*uadro adverte que ''o* mater**i* quando bem utilizados'' refletem em resultados
</line>
<line>
dire*os
</line>
</par><par>
<line>
na apren*iza*em. Entendemos q*e *ara **se
</line>
<line>
*r*fesso*, os alunos podem
</line>
<line>
aprender
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
conceitos matemáticos mais fa*ilmen*e mediant* a **i*iz*ç*o *os materiais.
</line>
<line>
Nas consid**açõ*s teci*as pelos *ujeitos da *ossa pe*quisa, *essaltamos no *elato do
</line>
<line>
Prof. Tangram, out*as contr*buiçõ*s da utilização do* materiais ma*ipulá*e*s. A ess*
</line>
</par><par>
<line>
res***to, aborda
</line>
<line>
que o *erfil difer*nte de
</line>
<line>
apli*ação o e
</line>
<line>
reconhecime*to de
</line>
<line>
alg* que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
sig*ificativo contri*uem muito na prática ped*góg*ca de Matemát*ca. Co*sidera qu*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
*at*ri*is são muito utilizados inc*usive p*ra o estudo *m casos d* inclusão, co* crianças ou
</line>
<line>
*dolescentes que preci*am de uma compre*nsão *os temas de *orma mais apl*cativ*.
</line>
<line>
Ao tr*tar de sua p**tica, o *eferido pr*fessor d*ix* *laro qu* pretend* desenvol*er
</line>
<line>
um trabalho d**erenciado. O exemplo, **vela que todos esses materiais q*e uti*iza, for*m
</line>
<line>
confec*ionado* po* *le e pe*os alunos, obj*t*va*do ** melhor resultado na a*re*dizagem *e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. *3, n. 3, art. 8, p. *44-161, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Materi**s Manipuláveis no *mb*to do Ensin* de Matem*tica: Co*trib*ições para a Prá*ica **dagó*ica
</line>
<line>
*55
</line>
</par><par>
<line>
*atem**ica. É um investimento **e vem realizando, para u*ilização *m inú**ras a*las.
</line>
<line>
Ess** mat*riais têm ajudado no senti** de enriquecê-la n* prá*ica *duc*tiva de matemática.
</line>
<line>
Evidenciamos, as*im, que as co**ribuições d*s mate**ai* ma***uláveis pe*pas*am o
</line>
</par><par>
<line>
âmbito da heter*g*neidade e as diferen**s na *ala d* *ula, a
</line>
<line>
p*rtir do *e*oimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
professora Tang**m: ''[...] O p*rfil diferente de aplicação e o rec**he*im*nto de *lgo q*e *
</line>
<line>
si**ificativ* eu *usc* muito *as *inhas prá*i*as. Os m*teri*is são muito ut**izados,
</line>
<line>
in*lusive par* o estudo em *asos de inclu*ão, com c*ianças ou adol*sc*nte* que precisam de
</line>
<line>
uma com*reensão dos **mas de forma ma** *ignificativa''. Ness* relato, a *rofessora cha**
</line>
<line>
a atenção *a *o*t*ibuiçã* d*s mater*a*s mani*uláv*is, inclusive para * púb**co-alv* dos
</line>
</par><par>
<line>
alunos co* deficiências (surdez, visual, d*ntre outras), posto que, no *es*nvolvimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dades pr**osta* *ela professo*a investi*ada, *tiliza*ão a
</line>
<line>
dos mater*ais *tend* *a*bém
</line>
</par><par>
<line>
aos c*ité*ios d* inclusão, a par*ir da manipulação, das
</line>
<line>
compar*çõe* de qu*ntidad*s em
</line>
</par><par>
<line>
relação aos *ateriais *mpreg*dos e media*te as estra**gi*s *etod*lógicas q*e *nvo*vem o
</line>
<line>
*so de tai* m*teria*s e a* necessidades específ*cas de ca*a aluno.
</line>
<line>
4 RESULTADO* E DISCUSS*E*
</line>
<line>
4.1 Materiais man**ulá*eis *tilizados *elo* profe*sores de Matemát*ca
</line>
<line>
Na proposta deste estudo, apr*sentamos argumen*os que revelam os tipos de
</line>
</par><par>
<line>
materiais que foram ade*uado* a cada s*tuação de
</line>
<line>
apr*nd*zagem matemática,
</line>
<line>
o*jetiv*ndo
</line>
</par><par>
<line>
atingir metas e est**tégi*s metodológica*, a partir do uso *r*entado, *rticulado e siste*ati*ado
</line>
</par><par>
<line>
dos materiais *elos su*eitos desse estudo. Assim, destacam*s nas falas do* **ofessore*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
di*ersidade de *ateriais utilizado* n** aplica*ões pr**icas com* explicit*mos n** par*grafos
</line>
<line>
se*ui**es.
</line>
<line>
A professora Tangr*m exp*icita que utiliza mat*riais co*o, o jogo *e ta*uleiro e que
</line>
<line>
facilit* *ui*o nas aplicações, com perguntas, utiliza muito em aulas de revisão *ara ir fixando
</line>
<line>
* conteúdo. Revela que mu*a esse jogo *om as perguntas, *m qu* a t*rma é dividi*a em três
</line>
<line>
grupos, com o tabuleiro grande, feito em *VA. As estratégias de execução são f**tas, a partir
</line>
<line>
de ** dad* *ra*de de pa*elão, em que reali*a e* toda* *s t*rmas do 6º a*o ao 9º an*.
</line>
<line>
*tili*a bi*g*s, *ara *om*reens*o d*s *peraç*es, trabalhando o material para
</line>
</par><par>
<line>
mo*ilizar os
</line>
<line>
al*nos
</line>
<line>
par* aprendizag*m. Sólidos *eométricos em madeira (prism*, pi*âmide,
</line>
</par><par>
</page><line>
cone, cil*ndr*, esf*r*), pe**s pequen*s, m*s que favo*ecem a c*mpreens*o do que vem a s*r
</line>
<line>
base, ar*stas, fac*. D*ssa forma, os a*unos, ao manipul*rem o m**erial, comp*eendem *elhor
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, *r*. 8, p. 144-1*1, mai./jan. 2*16 www4.fsanet.com.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. P. *. Sa*t*s, J. A. C. M. Sobrinho
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
d* que ap**as ob*er*ando o d*senho, apren*em d* *orma que reconhec*m cada uma das
</line>
<line>
*ropr*eda**s estudadas.
</line>
<line>
*obre o di*c*rs* da profe*so*a *angram, *onsider*mos rel*van*es tamb*m as
</line>
</par><par>
<line>
aplicações com
</line>
<line>
jogos,
</line>
<line>
com o obj*tiv* de não some*te se *pr*p*iar
</line>
<line>
dos *a*er*ais, m*s,
</line>
</par><par>
<line>
sobr*tudo, de se aprenderem os
</line>
<line>
conceitos trabalhados, partir de es*r*tégia* mediant* os a
</line>
</par><par>
<line>
níveis a*resenta*os nas turmas de 6º ao 9º ano do E**ino Fun*amenta*. Isso mostr* **e *s
</line>
<line>
mater*ais podem se* aprop*iados para ser*m usados e* diferentes anos de es*olaridad* o* em
</line>
<line>
diferentes níveis de c*nceitos.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se co*texto, de acordo com os PCN *m Mat*mát*ca (*RASIL, 1998), os
</line>
<line>
jogos
</line>
</par><par>
<line>
apresentam-se como uma *stratég** in*vadora
</line>
<line>
para prop*r prob*emas, da for*a como
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*iscutiu anteriorm*nte, o* seja, de m*neir* sig*ificativa com* *oss*bi*ida*e de um* melh*r
</line>
<line>
a*res*ntaç*o das situações-probl**a propostas.
</line>
<line>
Na anális* das re*lexõ*s dos sujei**s, identi*ica*o* *ário* materiai* q*e **m send*
</line>
<line>
apli**dos *elo* professores das *scolas-ca*po de pe*q*isa. Na v*rda*e, encont*a*os
</line>
<line>
aplicaçõ** de ativid*d*s c*m os *ateriais manipuláveis que r*v*la* o c*escim*nto dos a*uno*
</line>
<line>
para o desenvolv*mento do *onhecim*nto matemáti*o.
</line>
<line>
Out*a a*licação com mate*iais que consider**os r*levante foi revelada pelo
</line>
<line>
P*of**sor A*trolábio, ao manifestar q*e vê* *tilizando em suas *ráticas o materi*l dourado,
</line>
<line>
ábac*s, quebra ca*eças g*ométr**as (utiliz*do para algumas *pli*ações do T*ore** de
</line>
</par><par>
<line>
P**ágoras). O uso
</line>
<line>
do
</line>
<line>
que*ra cabe*a ge*métrico, *ambém *a*e
</line>
<line>
para
</line>
<line>
q****ões
</line>
<line>
da parte da
</line>
</par><par>
<line>
*lgebra, u*iliz* t*mbém ma**rial d* lógica. U*o de cartões para representar números int*iros e
</line>
<line>
u*a di*er**d*de de materiais, os p*ó*rios sólidos geométricos de todas as formas e os sólidos
</line>
<line>
geométricos s*ccio*a*o*.
</line>
</par><par>
<line>
O profe**o* Astrolá*io, *o e*p*a*ar sobre os *ipos de materiais utilizados e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
estratégias de
</line>
<line>
*plicaç*o, *evela manifestações de * emprego dess*s re**r*os possibi*ita*em
</line>
</par><par>
<line>
uma melhor **mpre*n*ão dos temas em es**d*. I*so po*e ser evidenciado *a fala
</line>
<line>
*esse
</line>
</par><par>
<line>
profess*r: ''[...]. Ut*lizo os m*teriai* circulare* para tr*balhar a *uestão do conceito do número
</line>
<line>
p* ( ), em qu* cada aluno, ma*i**lando *árias latas de fo*mato cilíndr*co, realizam a medição
</line>
<line>
do d*âme*ro e do comprimen*o da *ir*unferên*ia, realizando, a*sim, a divi*ão *ess*s medidas
</line>
</par><par>
<line>
*ar*,
</line>
<line>
da* então,
</line>
<line>
determinar com d*fer*ntes *ateria*s *o formato cilíndrico, o val*r
</line>
</par><par>
<line>
aproxi*ad*ment*
</line>
<line>
3,*415...''. Com esses pr*cediment*s, entendemos q*e a pa*tir da
</line>
</par><par>
</page><line>
demonstração *esse conteúdo *atemático c*m o uso d*s materiais, pode *aver fa*ilid*de na
</line>
<line>
com*re*nsão * aquisição da* **finições do* conte*dos est*dados.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 3, art. *, p. 144-*61, ma*./*un. 2016 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Materi*is M*nipuláve*s *o âmbi*o do *n*in* de Mat*mática: Contribu*ç*es para a Prática P*dagóg*ca
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
Nessa mesma persp*cti*a, encontr*mos no* fragme*tos de outr*s falas do* sujeitos,
</line>
</par><par>
<line>
*plicações qu* remetem a uma variedade de m*teriais *ue
</line>
<line>
*avorecem o en*endimento dos
</line>
</par><par>
<line>
*emas Matemáticos.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o professor Transferid*r
</line>
<line>
esclarece que utiliza ta*gram,
</line>
<line>
cubos geométricos
</line>
</par><par>
<line>
(c*nfeccionados pelos alun*s), sólidos, enca*t*s de figuras *l**ificadas nos livros, e* que, a
</line>
</par><par>
<line>
par*ir da montagem os
</line>
<line>
*l*nos **entific*m a q*antidad* de arestas, faces, vé*tices e enfim,
</line>
</par><par>
<line>
*um *eco**eci*e*t* d** *ropriedades **pecíf*c*s de cada sólid*. Utiliz* tamb*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mosaic*s, *ue**a *abeças. Ap*icações e *e*o*heci*ento *e f*guras *imétri*as, il**ão d* ótica,
</line>
</par><par>
<line>
cálculo do í**i*e d* *assa
</line>
<line>
corpór*a (I*C), us* * ma**seia a balança,
</line>
<line>
f*ta métrica. Ou*r*s
</line>
</par><par>
<line>
a*lica*õe* env*lvem a construç*o de c*bos co*
</line>
<line>
c*n*do*, no reconhec*mento das arestas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demais el*men*os que compõem * sóli*o geométrico.
</line>
<line>
A Professora Pirâm*de rev*la que na* au*as utiliza o material d*ur*do, dominó com
</line>
</par><par>
<line>
fraçõe*, tabuada, fita *étrica, lista de preços, *anflet*s *e
</line>
<line>
propagandas, litro*, frações com
</line>
</par><par>
<line>
p*p*l cre*om, tampinhas, m*ssa
</line>
<line>
de m**elar *ar* construç*o
</line>
<line>
d* figu*a* geo*ét*icas. Com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fita m*t*ic* * trenas, m**e as **las de aula e al*ura dos a*un**, também *econh*ce o me*ro
</line>
</par><par>
<line>
quadrado, o metro cúbico e com uma
</line>
<line>
estrutura de talo de buri*i, c*nst*** cubos. *ão usados
</line>
</par><par>
<line>
também al*u** reci*i*n*es para *edi* capacid*des.
</line>
</par><par>
<line>
Destacamos o uso de di*e*e*te* materiais *anipuláveis, a
</line>
<line>
partir ** dep*i*ento
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
pro*essor T*ansfe*idor. Percebemos que a conf*c*ão dos m*teri*is pelos al*nos *ode*á
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcionar um* ap*end*zagem com
</line>
<line>
*aior ap*op*iação de propr*edades dos sóli*os, bem
</line>
</par><par>
<line>
como no **lculo do índi*e de massa corpórea, diante da determinação do IMC. Ev**enciamos
</line>
</par><par>
<line>
também na fala da p*ofes*or* Pirâmide, *utros materiai*, tais como tr*nas, talos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
b*riti,
</line>
</par><par>
<line>
recipientes, que também *avorece* uma m*lhor compreensão de co*teúdos de Mate**tica.
</line>
</par><par>
<line>
Outr*s ma**riais são i**ntificados ao anal*sarmos
</line>
<line>
as fa*as do* suje*tos, q*ando
</line>
</par><par>
<line>
revelam, *o* e*emp*o, qu* aplicam o mate*ial do*rado, os sól*dos geométri*os e out*os
</line>
</par><par>
<line>
materiais en*ontra**s no ambiente da sala, prepa**nd* fichas
</line>
<line>
*lt*rnati*as, com
</line>
<line>
quadros,
</line>
</par><par>
<line>
cartei*as, objetos planos nas re*res*ntaç*es de
</line>
<line>
ge*metria, calculando a área *o
</line>
<line>
p*s* d* sala,
</line>
</par><par>
<line>
em que os alunos foram envolven*o as r*p*esentaç*es di*etas e o cálculo prec*so a par*ir das
</line>
<line>
comparações.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m *o á**co,
</line>
<line>
que fa* adaptações
</line>
<line>
p*ra trabalhar não ** as operações com
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
*ú*eros naturais, mas também com os número* inteiros, o* decimais, e tod*s os conjuntos
</line>
</par><par>
<line>
n*mé*icos estud*dos. Ao ut*lizar*m o Frack-*o** os p*ofessores orient*m
</line>
<line>
pa*a o estudo de
</line>
</par><par>
</page><line>
fra**es, revelam que esse materi*l é c***reto e *i*tórico, são 235 peça* e no es*udo de *rações
</line>
<line>
é válido a partir da equivalência até envolver as operações.
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. *, p. 144-161, ma*./jan. 2016 www4.fs*ne*.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. P. C. Sa*tos, J. A. C. M. S*brinho
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
Conforme a* refl*xões dos profes*ores investigados, identificamos a varied*de
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ma*eriais utilizado*, bem **mo o*
</line>
<line>
objetivos def*nido* aos
</line>
<line>
conteúdos e*tudad*s, ao
</line>
</par><par>
<line>
explicitarem: ''[...]. Utili**mos t*ngram, *ubos geom*tric*s (confe*cionados pelos alunos),
</line>
</par><par>
<line>
s**idos, e*cartes de figuras
</line>
<line>
pl*nifica*as no* livros *, a partir da montagem, os alunos
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificaram a quantidad* de
</line>
<line>
a*esta*, faces, vért*ces
</line>
<line>
e, e*fim, um reconheciment* das
</line>
</par><par>
<line>
propriedade* *spe***icas da cada sólido'' (Professor Transf*ridor). Nessa fa*a, o referid*
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssor elenca vários *ipos de m*teriais ut*l*zad*s, que *odem ser
</line>
<line>
destinad*s
</line>
</par><par>
<line>
e*pecif*camente
</line>
<line>
aos conteúdo* matemá*icos, r*me*endo
</line>
<line>
o* alunos a uma apr*x*mação *os
</line>
</par><par>
<line>
temas *m estu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Percebemos e* outras f**as, q*e os diversos materia*s utilizados, fav*recem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ap**pria*ão dos c**cei*os m*temáticos. '' [...]. **m a fita *étrica e **enas, m*dimos ** salas e
</line>
</par><par>
<line>
al*ura dos
</line>
<line>
aluno*, também re*onhe**mos o metro q*a*r*do, o m*tro *úbico e com uma
</line>
</par><par>
<line>
estr*tura de talo de bur*ti, construímos *ubos'' (Profa. Pirâmide); ''[...] aplicamos o material
</line>
<line>
do*r*do, os sólidos geométri*o* e outros materiais encontrados no am*ient* d* *ala,
</line>
</par><par>
<line>
*r*p*ra*do *ic*as alternativas, com q*a*ro*, cart*iras, objetos planos nas
</line>
<line>
representaçõ*s d*
</line>
</par><par>
<line>
geometria'' (Prof. Esquadro); ''[...] o materia* de desen** que são os esq**dros, trans*e*idor, o
</line>
<line>
c*mpasso, com *ue a *ente desenh* muito, fa* muit* *oisa pra en*ender * comport*ment* de
</line>
</par><par>
<line>
*lgum*s fig*ras planas''
</line>
<line>
(*rof. Ábac*); ''[...] *tiliz* materiais d* forma*o *ilíndrico e realizo
</line>
</par><par>
<line>
*om *s
</line>
<line>
aluno* as
</line>
<line>
com*arações das m*d*das
</line>
<line>
em diferente* *am*n*os e com *ed*d*s
</line>
</par><par>
<line>
equiva*entes, com barbantes, l*tas cilíndrica*, *é*ua ''(P**f. *ili*dro); ''[...]. Ut*lizo bi**os,
</line>
</par><par>
<line>
para compreensão das *perações, tra*al*ando o material para mobil*zar
</line>
<line>
os alu*os *ara
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*ag*m. Só*idos ge*métri*os em madeira (prisma, p*râm*de, c*ne, cili*dro, e*fera),
</line>
</par><par>
<line>
peças *eque**s, mas
</line>
<line>
q*e favor*cem a
</line>
<line>
c*mpre*n*ão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
que v*m a *er base, *restas, *ace''
</line>
</par><par>
<line>
(profa. Tangram);
</line>
<line>
''[...] a partir do ábaco, e* f*ço
</line>
<line>
**a*taçõe* para tr*balhar
</line>
<line>
nã* só as
</line>
</par><par>
<line>
operações com os números naturais, *as com os núm*r*s *nte*ros, os dec*mais, tod** eles. Já
</line>
<line>
trabalhei com o Frack-so*a para o es*ud* de fraçõe*'' (Prof. Cone).
</line>
</par><par>
<line>
Destaca*os *s *el*tos da
</line>
<line>
utili*aç** d*s materiais apr*sentados *elo profe*sor
</line>
</par><par>
<line>
Transferidor, a* t*atar do e**udo
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
deter*inaçã* do *n**ce de *assa corpórea, em que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
al**os, a *artir do manuseio
</line>
<line>
co* b*la*ças, fita m*trica, em co*p*rações atribuídas a cada
</line>
</par><par>
<line>
*m, recon*ecem, a partir de cálculos e aplicaç*es, as o*ientações de tema corre*a*o às
</line>
</par><par>
<line>
*uestões de saúd*. Além disso, o profe*sor també* faz ref**ências às co*stru*õe* de figuras,
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
fim *e reconhecer propr*e*ades e*ementos característic*s de cada sól*do geométrico e
</line>
</par><par>
<line>
e*t*d*do.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 13, *. 3, art. 8, p. 144-161, mai./jun. *016
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mater*ais Manip*láv*is n* â*bito do *ns*no de Mate*ática: Contri*uiç*es para a Prá*ic* Pedagóg*c*
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
Feitas as a*álises, fic* e*plicitada nas observaçõ*s que f*zem*s jun*o aos
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
professores in**s*igados, a utilização *e *at*ri*is manipuláveis em s*a pr*tica pedagógica;
</line>
<line>
identif*c*mos vários tipo* d*les. Is*o vai ao encontro dos resultados da pe*quisa d* Lor*nzato
</line>
</par><par>
<line>
(2006),
</line>
<line>
ao postular **e ** pr*fessores têm empregad* *ários *ipos *e mater*ais
</line>
</par><par>
<line>
(s*stem*tiza*os ou alte*nativos). Para i*so, consideram tais materi*i*
</line>
<line>
como recursos
</line>
</par><par>
<line>
desa*iadores para racioc*nio ded*tivo, a *arti* de *
</line>
<line>
paradox*s, i*u*ões de ótic*,
</line>
<line>
no* c*mpos
</line>
</par><par>
<line>
arit*é*i*o, geométrico, trigonométrico * estat**tico.
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
*o *inalizar**s *st* estudo, sentimos a nece*si*ade *e retomar e si*t**i*ar as
</line>
</par><par>
<line>
discus**es que c*n*ideramos relevantes *o movimento de
</line>
<line>
produç*o d*st* pesquis*. É
</line>
</par><par>
<line>
i*por*ante e*c*arecer q*e est*mos considerando *eus resu*ta*os
</line>
<line>
não como co*cl*sivos,
</line>
</par><par>
<line>
f*chados, ma* como re*lexões *ue n*s proporcionaram compr*ender a ut*lização
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*ateriais no âmbi*o do Ens*n* *e Matem*tica.
</line>
</par><par>
<line>
Embora e***ta* po*ições contrár*as, d*fe*demos que é possível, e *esmo
</line>
<line>
necessário, o tr*balho de Matem*ti*a articula*o com abordag*ns de conteúd*s c*m a
</line>
</par><par>
<line>
utilização *e m*teriai* *a*ipuláveis. As reflexõ*s realiz*das *e**e texto fortalecem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
concepçã* que *em*s ao corrob*rar a ideia de que, no *esenvolvimento do *rabalho de
</line>
</par><par>
<line>
Matemática *a Educação Básica, o con*at*
</line>
<line>
com *sses materiais, favorece a a*ropriação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
conceitos mat*máticos por part* *os alunos. Os pro***sores, no desenvolvimento de sua
</line>
<line>
prát*ca pedagógica, podem reestruturar est*atégias de ensin*.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa persp*ct*va, q*anto aos resu*tados
</line>
<line>
da nossa inves*igação, em comp**ender
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i**ortância da u**l*za**o dos materiais ma*ipuláveis como su*s*dio *ara * f*zer p*dagógico
</line>
<line>
do profess*r *e Mat*má*ica, *ermitira*-nos uma ampl* compreens*o da proposta de ens*no
</line>
<line>
e* Matemátic*, reconh*cendo os doce*tes c*m* produtores de s*bere*, educadores
</line>
<line>
matemáticos co*p*ometidos com sua p*ática pedagógica.
</line>
<line>
*speram*s que as c****de*ações * *ontr*buiçõe* deste estud* viessem impact*r n*s
</line>
</par><par>
<line>
*rofes*ores *e *atemát*ca o pro*ó*ito de t*rnarem-s*
</line>
<line>
ca*a vez *ai*
</line>
<line>
comprom*tidos c*m
</line>
</par><par>
<line>
uma prátic* pedagógica **l*ada p*ra um ensino de *at*m*tica *om sig**ficado. Ent*ndemos
</line>
<line>
q*e d*ssa forma os a*u*os *ã* só comp*eend*rã* os concei*os matemátic**, m** *ambém *
</line>
<line>
porquê d* e***dá-los.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, n. 3, ar*. 8, p. 144-161, mai./j*n. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. C. *ant*s, *. A. C. M. S**rinho
</line>
<line>
16*
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BARDI*, *. Análise d* conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
</line>
<line>
BR*SIL. Secretaria de Educação Fun*a*ental. Parâmetros curri*ul**es nacionais:
</line>
<line>
*a*emática, Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.
</line>
<line>
FIORENTINI, D. (Org.). For*ação de prof*s*ores de mate**tica: ex*lora*d* *ovos
</line>
<line>
caminhos com *utros o*hares. Campi*a*, SP: M*rcado de *et*as, 2003. p. 217-248.
</line>
<line>
G*AND*, R. *. * j*go e * ***emática no con*e*to da sala de aula. *ão Paulo: Paulus,
</line>
<line>
2*04.
</line>
<line>
*ENDES, *. A. *atemática e inve*tigação em sa*a d* *ula: tecendo redes *ognitivas na
</line>
<line>
*prendizagem. *ão Paulo: Livrar*a da Física, 2009.
</line>
<line>
M*URA, M. O. A séria *usca *o *ogo: do *údico na ma*emática. In: KISHIM*TO, T. M.
</line>
<line>
(Org.). Jogo, b**nq*edo, b*incadeira e a edu*ação. São Paulo: Cortez, 1**6. p.26 - 32
</line>
<line>
M*RARI, C. E*perien*iando materiais manipula*ivos para o *ns*no e a aprendizag*m da
</line>
<line>
M*temática. Bolema, Rio Claro (*P), *.25, *. **, p. 187-21*, dez. 2*11
</line>
<line>
NACARATO, A. M. Eu tr*ba*ho primeiro * c*ncreto. Revista de Educaçã* Matemáti*a
</line>
<line>
P**li*a*ão da Sociedade *r*si*e*ra de Educação Matemática, São Paulo, *.9, n. 9 e 10, p.
</line>
<line>
1-6, *004-2005.
</line>
<line>
**RMENTO, A. K. C. A* con*epçõe* de pro*essores de Matemática da e*cola
</line>
<line>
fu*da*ental acerca da Mat*mática e de seu en*ino. 2011. 180f. Dissertaçã* (Mestrado em
</line>
<line>
Educação) - Progra*a *e Pós- Graduação em E*u*aç*o, Cent*o de Ciências da Educação,
</line>
<line>
*niversidade Feder*l *o Pia*í, *eresina, 2011.
</line>
<line>
S*USA, V. G.; ME*DES SOB*INHO, J. *. d* C. A relação ent*e a *o*maçã* matemática
</line>
<line>
do p*dag*go e o contex*o da prá*i*a pedag*gi*a n*s anos inic*a*s do En*i*o *unda*enta*:
</line>
<line>
desaf*os de *nsinar matemát*ca. In: *END*S SOBRIN*O, J. A. *e C.; LIM*, M. da G. *.
</line>
<line>
B. Fo**ação, práti*a *edagógica e pesquisa em *ducação: retr**os e relat*s. Teresina:
</line>
<line>
*DU*PI, 2011. p. 195-21*
</line>
<line>
T*IVIÑ*S, A. N. *. Introdução à p*squisa em c*ê*cias s*cia**: a pe*quisa qualitativa em
</line>
<line>
educ**ão. São Pau*o: *tl*s, 1987. p.146.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Referenc*ar *s** Artig*, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
SANTO*, N. P. C; SOBRINHO, J. A. C. M; Materiai* Manipul*veis no âmbito do Ensino de
</line>
<line>
Matemá*ica: *ontribuições par* a Prát**a Pe**gógica. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.3, *rt.8, p.*44-
</line>
<line>
161, mai./jun. 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 1*, n. 3, ar*. 8, p. *44-161, ma*./j*n. 2016
</line>
<line>
www4.*sa*et.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Mate**ais Manipuláveis no *mbi*o do Ensino de Ma*emática: Contribuiçõ*s para a Prática Ped*gógica
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
*ontr*bui*ão do* Autores
</line>
<line>
*. P. C. San*os
</line>
<line>
J. *. C. M. S*brinho
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção * *lane*ame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise * *nterpretação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção *o rasc*nho *u *a r*visão críti*a do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rtici*ação na aprovação da v*rsã* final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Tere*in*, v. 13, n. 3, a*t. 8, p. 14*-161, *ai./**n. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)