<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 4, *. 76-93, mai./jun. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.3.4 </line>
</par>
<par>
<line> Aceleração e Deslocamentos Ur*anos no *mazonas Contemporâneo: O Regime *a </line>
<line> *utomobil*da*e em Ma**us </line>
<line> Aceleratio* *nd Urban Dis*lacements i* the C*n*emporary *mazonas: Auto**bili*y Regime i* </line>
<line> Man*us </line>
</par>
<par>
<line> Jos* E*equiel *asini Rodriguez </line>
<line> Dou*or *m Antropologia ***ial pela U*iversidade Fed*ral do Rio *rande do Sul </line>
<line> *rofessor da Univ*rs*dade Federal do *mazonas </line>
<line> E-*ai*: lupuses**parium@*ma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Rafael *a**etti Mar*olino da Silva </line>
<line> Me*t*e em Ciênc*as de Flores*as Tropicais pelo *nst*tuto Naciona* de P*sq*isas *mazônica* </line>
<line> gr*d*ado em Ciê*cia* Sociais da Uni*ersidade Federal do Amazonas </line>
<line> M*mbro do Laborat*r*o *a*-am*zôni*o da **azonas </line>
<line> E-mail:raf*m*rcol*no@hotmail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ender**o: *osé Exequiel Basini Rod*iguez </row>
<row> *n*ereço: End**e*o: Av.*al. Rodri*o Octávio </row>
<row> J**dão Ramo* 6200. Ba*rro Coroa*o. CEP: *9.099- </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r Cientí*ico: To*ny Kerley ** Alencar R*drigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 000, Ma*aus/*M, *rasil. </line>
<line> Artigo recebi*o *m 28/02/2*16. Últi** </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Rafael Carl*tti Ma**olino da Silva </line>
<line> recebida e* 17/03/201*. Aprovado em 18/03/2016. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: E*d*reço: Av.Ga*. Rodrigo O*táv*o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ord*o Ramos 6200. B*irro Coroado. CEP: 69.09*- </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado *elo *i*tema T*iple Review: Desk Rev*ew a) </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 000, Man*us/**, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *elo Ed*tor-Ch*f*; e b) Do*ble Blind Review </row>
<row> (a*ali*ção cega por doi* avaliadores da á*e*). </row>
<row> *ev*são: Grama*ical, Normat*va e *e Formataçã* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Apoio e fin*nciamento: Departamento de A*oi* a P*squisa / Universidade Federa* do Ama*ona*. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aceleração e Deslocament*s Urbanos n* Ama*onas Cont*mporâneo </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
<line> Manaus é um* das típic** metrópoles brasileiras, aond* a **ei* de progr**so c*eg*u **tes </line>
<line> mesmo *ue se p*desse pe*sar, absorve* e *ncorpo*ar o antigo, o tradicional. * c*d*de que luta </line>
<line> p*ra recuperar se* c**t*o **stórico é, ao m*smo tempo, um cante*ro *e obr*s faraôn*cas, </line>
<line> alian*o aquil* que há de mais moderno na engenharia co**emporânea. Não h* tempo para se </line>
<line> pensar o cre*c*mento e d*senvolvi*e*t* da cidade de forma planejada, e* que os en*r*ves do </line>
<line> passado sejam *esolvi*o* e as demandas do presente *eja* pensadas, t*mb*m, com o olha* no </line>
</par>
<par>
<line> futuro. A *ressão *o*re * *err*t*r**lidade </line>
<line> *ão é *p**as d*mog*á*ica, o* seja, *aseada </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> c*e**imento *a popu*ação, ma* *á *ma série de *ventos, como a especulaçã* imobiliária, por </line>
<line> exemplo, que acarr*tam uma nova configuração s*cioespacial, ocasionando uma </line>
</par>
<par>
<line> fra*menta*ão do tecido urbano. Ne*se </line>
<line> sentid*, </line>
<line> pen*ar uma *i*ade m*derna é levar em </line>
</par>
<par>
<line> consid**açã*, também, que*tões relacio*adas aos meios de transporte, à mobilid**e humana e </line>
<line> a implic*ção desses fatores s*bre o t*ânsito da cidade, l*vando em consideração questõ*s </line>
<line> extre*ame*te importantes para os *esloca*entos como *cessibili*ade e *obil*dade h*mana. </line>
<line> Palavras-chave: Co*figuração Socioes*ac*al. Trânsito. M*bilidade Humana. Man*us. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *anaus is a typi*al Brazilian m*tropolis where </line>
<line> the **ea </line>
<line> of progres* came </line>
<line> before i* could </line>
</par>
<par>
<line> think, absorb an* i*corpo*a*e the ancient, the trad*tional. Th* city that struggl*s to *e**ver its </line>
</par>
<par>
<line> histori* cente* is, at the s*me time, * pharaonic buildingsi*e, c*m*ini*g the most *odern </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<line> contemp*ra*y eng*neering. The*e i* no ti*e to thin* ab*ut the growth an* *evelopm**t of the </line>
</par>
<par>
<line> city in * p*anned mann*r, in *hi** the barriers </line>
<line> of t*e *ast are resolved and the p*esent </line>
</par>
<par>
<line> deman*s could be tho*ght, also *ooking to t*e f*tur*. Press*re on territo*ialit* is </line>
<line> not </line>
<line> onl y </line>
</par>
<par>
<line> demogra*hic, t*at *ean*, based on pop*lation *rowt*, b*t there are a *u*be* o* even*s, such </line>
<line> as l*nd specul*tion, fo* example, w*ich results in a new soc*o-spatial c*nfigura*ion, leading to </line>
<line> a fragme**ation of the *rban plo*. In this sense, thinking a modern city *s to consid*r also </line>
<line> **su*s related to tr*nsport***on, hum*n mobili*y and the implicat*ons o* t*ese fac*o*s o* the </line>
</par>
<par>
<line> *ity t*a*fic, taking into account </line>
<line> extreme*y important is**es for displacem*nt </line>
<line> such </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> ac*ess*bilit* *n* human mobi*ity. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: Social-Spati*l C*nfiguration. Traffic. Huma* Mob*lity. Ma*aus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. *, art. 4, p. 7*-93, mai./ju*. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. Rod*iguez, *. *. M. Silva </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODU*Ã* </line>
<line> **o*, r*dovi*s, *errov*as, unidades *e co*se**ação, reser*as extrativistas, novas </line>
</par>
<par>
<line> unidad*s m*ni*ipais, grandes projetos econ*micos de inf*aestrutura, sistemas *o*tu*rio* e </line>
<line> modernos. *ss*s e o*t**s elementos tê* c*racterizado a densi*ade e diversidade </line>
<line> so*io*e*ritori*l do *spaço ama**ni*o *os últimos *e*pos, definindo aqu*lo q** ***ker (200*) </line>
<line> denominou de malha téc*ico-política e de malha socioambienta* *a Amazônia. **s*s malha*, </line>
</par>
<par>
<line> sobrepo*ta* nas *l**mas dé*a*as, têm s**o responsá*eis, </line>
<line> também, por uma din*mica de </line>
</par>
<par>
<line> dif**en*i*ção *ntrarregional cr*scente qu* repe*cute no proc**so de urbani*ação em curs*, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> na defini*ão e *on*i*ur*ção de espaços m**r*politanos que *s**o diret*ment* ass*ciados *os </line>
<line> pe**i* sub-region**s dos q**is fazem parte (SANTO*, 2012). Tr*ta-*e de uma te*dência que </line>
<line> acom*anha proce*sos que vêm s* a*re*ent*ndo para * Bras*l como um todo, ** c**o conte*to </line>
</par>
<par>
<line> territorial em*rge um* rea*idade urba*a metr*p*li**na qu* é complexa e dinâmica. *ssa * </line>
<line> realidade apr*s*nta-*e com* *enômeno so*ioesp**ial r**ativame*t* re*e*te, embora tornando </line>
<line> m*is intenso os pro**e*as es*ru*ura*s p*esentes na u*ba*iz*ção br*sil***a (SANTOS, *012). </line>
<line> O proce*so d* urbanização da Amazônia brasileira remonta à *écad* de 60, e está em </line>
</par>
<par>
<line> consonância co* a adoção de </line>
<line> uma políti*a nacional </line>
<line> que começa*a a senti* os reflexos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> des*nv**viment* i*dustr*al e sub*tituiçã* de *m* e*onom*a agríco*a e r*r*l, pel* modo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vida urba*o-industrial. A *arti* *os an** 6*, as d**ersas f*r*as prev*lentes de urbani*aç*o da </line>
<line> *ro*teir* na *mazônia são resultado de estrat*gia* *s*ecíficas de suc*s*ivos gove**os </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros, s*bretudo dur*nte o regime mil**ar, os qu*is *p*aram *ela cri*çã* d* </line>
<line> agênci*s </line>
</par>
<par>
<line> aliadas ao inter*sse de s**ores pr**ados, *ara estabe*e*er autor*dade polít*ca e promo*er </line>
<line> *tividade* econômi*as lu*r*t*vas, o que *cabou por l*var a *egião a um padrão de urbanizaç*o </line>
<line> altamente *rr*gul*r no *ue diz res*eito à *eogr*fia humana (BROWDER; GODFREY, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Se*u*do Souza e Lei*e (2012), processo d* urban**ação * </line>
<line> verificado no B*asi* neste </line>
</par>
<par>
<line> **ríodo é causa e con*equ*ncia do **senvolvime*to da indús*ria automobil*s*ica no país. A* </line>
<line> mes*o **mpo em qu* este setor da econ*mia absorv*a boa *ar*e da *ão de obra emi*ran** do </line>
</par>
<par>
<line> c*mpo, ampliando o *ercado *e tra*alho, a *x**nsão das </line>
<line> cidades acabou por justificar os </line>
</par>
<par>
<line> i*vestimen*os na con*truç*o de ponte*, v*adu*os, ruas, ro*ovias e *on*unto* </line>
<line> *abi*acionais </line>
</par>
<par>
<line> di*tant*s d* *rea ce*t*al, </line>
<line> infrae*tr*tura necessária para promover a expansão do m**c*do </line>
</par>
<par>
<line> consum*d*r dos *rodutos destas ind*strias. </line>
<line> No cas* espe*í*ico ** M*naus, os mesmos a**or*s salient** q*e, a *a*tir da dé*ada *e </line>
</par>
<par>
<line> *970, *eve i*icio a im*lanta*ão de </line>
<line> um pólo econômic* incentivado e* Manaus, a *ona </line>
</par>
<par>
<line> Franca de *anaus. Com* consequ*ncia di**o, a cidade passo* a re*istrar ele*ados índices de </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 13, n. *, *rt. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aceler**ão e D*slo*ame*tos Urbanos no Amazonas Cont*mporâ*eo </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> expansão territorial e cresci*ent* de*ogr*fic*, com fort* impacto sobre o t**ido u***no. </line>
</par>
<par>
<line> Dura*te a implemen**çã* deste proje*o, </line>
<line> muitos bai*ros foram forma*os sem planejam*nto, </line>
</par>
<par>
<line> trazen*o à ci*ade vários pro*lemas rel*cio*ados à mobil*dade e aces*ibilidade de su* </line>
<line> populaç*o. </line>
<line> Co* o acelerado crescim*nto dem*gr**ic*, a cidad* so*reu ampliaçã* esp*cial e o </line>
</par>
<par>
<line> processo de **upação foi seguindo * mo*fologia </line>
<line> do terreno: </line>
<line> área* mais </line>
<line> c*ntrais e *ai* bem </line>
</par>
<par>
<line> dotadas de *qu*pamentos urbanos foram ocupada*, prefe*enc*a*ment*, *or pop*l*çã* de </line>
<line> melhor po**r aquisitivo, ao mesmo *em*o em que confinavam as *o*ulações mais carente* *a </line>
</par>
<par>
<line> *e*iferia da **ande c*dade. A descent*al*zação al*erou os cus*os do* transportes e </line>
<line> o </line>
<line> tempo </line>
</par>
<par>
<line> gasto com as viagens urbanas, além *e c*ntri*uir pa*a * aumento </line>
<line> *os *cidentes de trâns*to. </line>
</par>
<par>
<line> Boa </line>
<line> p**te dos problemas *e *rânsi*o vivenciado* </line>
<line> atualment* na cid*de é deco*rente de um </line>
</par>
<par>
<line> longo p*río*o *e a*elerado cre*c*mento ur*ano sem que se pensass* </line>
<line> na expansão e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e d* mal*a v*ária. Pode-s* afirmar q*e a </line>
<line> ci*ade </line>
<line> apresenta uma est*utu*a viária </line>
</par>
<par>
<line> inadequad* pa*a seu port*: re*uzido número de vias expre*sas e a* vias de acesso local são, na </line>
<line> maioria, *streitas, tort*o*as * de difícil uso pa*a o *esvio de f*ux* em trechos con*esti**a**s </line>
</par>
<par>
<line> (SOUZA, 2009). Não obstante, tr*nsporte públic* não tem conseguido atender à de*an*a o </line>
<line> da pop*lação com qualidade adequada, al*m de os i*ves*imento* *úbl*cos feit*s *a expan*ão </line>
<line> * ade*uação do si*tema vi*r*o n*o se*em suficientes p*ra resolver os p*oblemas de fluidez no </line>
<line> trân*i*o, ca*a vez ma*s co*uns n* cidade. C*mo conse*u*ncia disso, percebe-se um aumento </line>
<line> *ra*u*l no *úmero de veícul*s particular*s u*i*iz*dos *ara ** de*locament*s na *idade, e na </line>
<line> mesma pro*orção do tempo gasto par* *ealizar t*is deslocamen*os (L***E; SOUZA, 2*12). </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> As pri*cipais *emáticas a*ali*ada* e d*scutid*s nes*e trabalho buscar*m a compreensão </line>
<line> em re*ação às *uestõ*s que fazem parte de um *ebate ligado à Antropologia * ao urbani*mo, </line>
<line> sobretudo dent*o de uma escal* mai*r qu* é o e*tudo da soc**espacialidad* e de uma de suas </line>
<line> vertente*, a mobilida** hum*na. Parti*-se da hipót*se *e que o B*asil, ao *niciar seu processo </line>
</par>
<par>
<line> *e urbanização e *bsorç*o ** mã*-de-o*ra pa** servir às indúst*ias, **bretudo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> automobilística, optou por </line>
<line> *m projeto de desenv*lvimento pa*tado no inv*stimento de </line>
</par>
<par>
<line> g*a*des centr*s urb**os com* p*ovedo*es de infraestrutura e m*t*r*** </line>
<line> *uman* para dois </line>
</par>
<par>
<line> projetos: *) a ocupa*ão *e vazios demográfi*os, co*o * região amazônica, por exe*pl*; 2) e </line>
<line> para a *xp**são *o capitalismo no país, qu* ocor*e*a de forma tardia. No ca*o espe*ífic* de </line>
<line> Manaus, es*a *ol**ica e*pan*ionista fica evidente ao olharmos a co*figu*ação sociesp*cial d* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 1*, n. 3, art. 4, p. 76-93, m*i./jun. 2016 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. Rodr*guez, *. *. M. Silva </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> cidade nos dias atu*i*, bem *omo ao *azer o resgate históric* que deu or*gem a esse processo. </line>
</par>
<par>
<line> **smo com tan*as evidências, decidimos </line>
<line> verificar s*, </line>
<line> de fato, a mobilidade human* em </line>
</par>
<par>
<line> Manaus e sua configur*ção socioespacial são *onseq*ências de uma *o*í***a na*ion*lista </line>
<line> su*gida na década de 60. Para realizar o estudo, foi pro*os*o, entre outras metodol*gi*s, o uso </line>
<line> do trabalho de campo. Pr**ilegia*** *m* abord*g*m et*ográfica que **ssa conta *os dado* </line>
<line> produz*do* in situ e a prob*ematização a partir de o*ções t*ór*cas, vinculadas a* assunto *m </line>
</par>
<par>
<line> *uestã*. Este trabalho e*nográfico consistiu </line>
<line> de entrevistas </line>
<line> * </line>
<line> obse*vaçõ*s in lo*o, </line>
<line> o q* e </line>
</par>
<par>
<line> conferiu à *esquisa *m c*ráter qualitativo. O* dados obtidos através de*ta m**odologia fo*am </line>
</par>
<par>
<line> i*terp*et*d*s *or m*i* da </line>
<line> análise do *aterial oriu**o das e*tre**stas, </line>
<line> das obs*rvações e *a </line>
</par>
<par>
<line> consulta à bib*iograf*a. Para *elhor construção de uma teo*i*, * relato e a *escri*ão </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> *ssen*i*is para pontuar característ*ca* **ngulares de </line>
<line> cada âmb*to </line>
<line> da pesquisa. No que *i* </line>
</par>
<par>
<line> respeit* à compr*ensão *a </line>
<line> **nf*guração *ocioes*acial da cida*e, for** *tiliza*os dados </line>
</par>
<par>
<line> secundári*s como co*sulta a imagens *u foto* q** traçassem um par*lelo e*t*e ontem e hoje. </line>
<line> 3 R*SULTAD*S E DISCUS*ÃO </line>
<line> 3.1 História e so*ioespacialidade </line>
<line> Manaus nã* fugiu à regra no que diz resp*ito a sua config*ração s*cio-esp*cia*. Pelo </line>
<line> contrári*, pode-*e *izer que *anaus representa o áp*c* de uma p*líti*a q*e buscou aliar, ao </line>
</par>
<par>
<line> *esmo tempo, desenvo*vimen*o econôm*co, *xpansão territorial e * criação *e </line>
<line> gra*d*s </line>
</par>
<par>
<line> centro* urban*s. </line>
</par>
<par>
<line> Mu*to embora a urbanizaçã* </line>
<line> d* ci*ade de Man*us te*ha com*çado a </line>
<line> partir do século </line>
</par>
<par>
<line> XV*I, d*rante o perí*d* </line>
<line> colo*ial e </line>
<line> ap*s a *und*ção de Belém e das vi*as missionárias </line>
</par>
<par>
<line> (B*OWDER; GODFREY, *006), foi durante r*gime militar e *u* política nacio*alista o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> o*upa*ão dos cham*dos v**ios demográficos, em cuja *deia vinha *mbuti** a </line>
<line> noç*o de </line>
</par>
<par>
<line> criação de *randes metróp*les, juntamente com a instalação d* Zona Franca de M*naus - </line>
</par>
<par>
<line> ZFM, em </line>
<line> 1967, que a cidade começou a receber ** con**ngente altíssimo de mi*ra**es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ssou a crescer </line>
<line> de forma totalmente desordenada. Como relatam Melo e P*nt* (2*03), </line>
</par>
<par>
<line> e*quanto a taxa d* f*uxos migr*tór*os por Estado, de pessoas </line>
<line> que deixa* seus lugares </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> origem com des*ino às *i*a*es em todo p*ís * de aproximadament* 50%, no Amazon** esse </line>
</par>
<par>
<line> núm*r* chega a 93%. B*a par** dessas pessoas deix* a *ona rural ou cidades pequ*nas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> migram para Manaus em busc* de al*ernati*as ou op*rtunidades que não encontram em seus </line>
<line> lugares de origem. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, m*i./jun. 20*6 w*w4.fsa*e*.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aceleração e Deslocamentos *rban*s no Amazon*s Co*te*p*râneo </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Durante o processo d* imp*a*ta*ão da **M, m*itos bairros *oram **iados </line>
<line> e*pecific*me*te par* atender à população de *r**alhadores que se*vir*am de mão-de-*bra ao </line>
<line> Distrito Industri*l. C*mo * Distrito foi instalad* na extrem*dade da zon* leste da cidade, </line>
<line> ficando longe d* bair*os já p*voa*os na zona nor** e zona oe*te, a*ém do centro da *idade, </line>
<line> este pode *er sido o iníc*o de uma *olítica **blica que *ão levou em conta o pl*neja*en*o * </line>
<line> long* pr*zo da cidade, mas, si*, a preoc**ação *m atend** às demandas eco*ôm*cas *xt*rnas </line>
<line> *xig*das *aquele mo*ent* (SANTOS, 2002). </line>
<line> É i*por*ante, ao analis*rm*s o processo de f*rmação da *idade a parti* d* recorte </line>
</par>
<par>
<line> histó*ico que nos propuse*os a fa*er (desde a </line>
<line> décad* </line>
<line> de 60), perceber que vá**os fato*es </line>
</par>
<par>
<line> co**ribuíram p*ra qu* Man*us se d*senvolves*e de*sa m*neira. Fazendo isso, n*o *orr*rmo* </line>
<line> * risc* de *air*os no deter*ini*mo eco**mico, c*mo fator ger*dor, de *odas *s </line>
<line> **culiaridades im***cada* nesse pro**sso. Porém, é *mpossível eximir e*se fat*r a* f*zermos </line>
<line> *m* *nálise qu* seja mais *brangente, *obretudo no Estado do Amazon*s, cuja *ondição </line>
<line> s**ioeco*ôm*ca é altamente depe*dent* da ZF* (HARVEY, 2001). O *at*, nesse caso, de o </line>
<line> sis*ema econômico pri**legiar uma cidade e* relação * outra* é um eleme*to negativo par* o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime**o da sociedade, *egun*o **feb*r* (1**1). A </line>
<line> p*opo*** de industrializ*ção de </line>
</par>
<par>
<line> Manaus tinha como **ioridade privi*egiar a cidad* para o cap*tal, em d*trimento da *romessa </line>
</par>
<par>
<line> de se instalar um *erdadeiro si**ema urbano, que </line>
<line> gerasse *erta divisão técnica, soc*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **lítica *o trabalho realizad*. Na realidade, o que predo*inou foi o poder *ent*alizad*r do </line>
</par>
<par>
<line> Estado sobr* u** cidade, sem q*e estivesse incutido *esse processo </line>
<line> o desenvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> humano de seus h*b*tantes (LEFEBVR*, 1991; SILVA, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> S*lv* (2009) **onta que foi em 1965, qu*nd* cidade a </line>
<line> contava com </line>
<line> aprox*mada*ente </line>
</par>
<par>
<line> 200.00 h*bitant*s *ue as chamadas "invasões" começ*ra* na cidade, sen*o q*e * bairro da </line>
<line> *ompensa foi u** das pr**e*ras a ocorrer. *inda segundo a autora, foi *o *erí*do ent** 1980 </line>
</par>
<par>
<line> e 1990 que processo de inva*ão i*tensi*icou-*e, sobr**u*o o </line>
<line> nas </line>
<line> zonas leste e </line>
<line> norte. Tal </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno *c*rreu de ma*eira m*i* signifi*a*iva às mar*ens dos igar*pés dessa* duas regi*es, </line>
<line> o que contribuiu, so*rem****ra, para a *egradação am*ien*al *esses cursos d\água na *idade. </line>
</par>
<par>
<line> * *inâmica do crescimento da ci*ade representou exatame**e lógic* dialét**a *o * </line>
<line> crescimento *conômic*. À medi*a *ue "* n*vidade" d* *m modelo que ser*a c*paz de tr*zer </line>
<line> desenvolvimento a uma re*ião *istor*c*me*te "atrasada" ia se *s*alhando, ju*to com ela </line>
<line> vin**m chega*do pesso** *ispostas a to*a **rte ** opo*tunidades. Por is*o, a* mesmo tempo </line>
<line> *m que o pólo ind*strial ia crescendo e traz**do para *a*aus *ai* indústrias, ia aumentando, </line>
<line> ta*bém, o número de trabalhadores vi*d*s de todos *s cantos do *stado e do Bras*l em busca </line>
</par>
<par>
<line> da **lhores condiçõ*s de vida. Com a ins*al*ção d* ZFM, a </line>
<line> cidade tinha como </line>
<line> objeti*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./j*n. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. Rodr*gu*z, R. C. M. S**v* </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> absorç*o </line>
<line> de mão-d*-obra barat* e pouco **ali*i*ada, logo, era d* se </line>
<line> e*pe*ar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> remuneraçã* *esses trabalhado*es fosse digna ao *ue capital ac*ava jus*o e* pagar. Sem o </line>
<line> p*der m*rar nos bairros j* po*oados e com infra-estrutura m*is adeq*ada por conta da baixa </line>
</par>
<par>
<line> renda, a opção era procur*r l*ga*es mais </line>
<line> baratos e, consequentemente, mais af*stados do </line>
</par>
<par>
<line> c*ntro e d* *ocal de trabalho. Aliado a i*so, *oma-se a falta d* p*anej*me*to e o inve*timent* </line>
</par>
<par>
<line> em políticas </line>
<line> *ú*licas ade**adas *oltadas a a*ender a uma *o*ulaçã* cre*cente e </line>
<line> carente d* </line>
</par>
<par>
<line> recursos q*e garantam a *ces*ibilidade e mobilidade urbana. </line>
<line> Silva (200*) rel*ta que na década de 90 houve um investimento m*ciço na ci*a*e por </line>
<line> par*e *e grande* construtora* do país, "atr**és de apr*v*ções *egociadas ou *landestinas", </line>
</par>
<par>
<line> *ue provo*ou a verticalização em área* </line>
<line> nobres da cidade, </line>
<line> a* qua*s r*mperam com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ística *a h*ri*on*alidade na ocupação do solo. N*s*e m*smo cont*xto, Bartoli (2011) </line>
<line> argum*nta *m se* t*abalho que: </line>
<line> "Na *id*de de Man*us, fica **aro que h* i*fra-estrutu*a privilegiada para o **tor </line>
<line> central * o recente eixo *ara a z*na O*ste (acesso à Ponta Negra/Ta*u*ã), aind* </line>
<line> mai* se comparado à* dem*is áreas da ci*ade me**s va*o***adas, *ue s*f*em co* </line>
<line> vias em péssimas c*ndiçõ*s de acesso aos bairros populares" (BARTOLI, 20*1). </line>
<line> Wac*ua*t (2006) trabalha *om a ide*a da est*gma*iz*ção de alguns grupos *rbano* </line>
</par>
<par>
<line> dentro do contexto das cidades moderna*. Diz o </line>
<line> autor que existe uma "mácul* loca**zada </line>
</par>
<par>
<line> tradicionalmente ligada * pobreza e a pertença étnica", que vincula as pessoas d*sses grupos </line>
</par>
<par>
<line> um *stigm* </line>
<line> de q*e "ela* *ep*ese**am todos *s males e p*rigos que doravante afligem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade dualizada". Isso n*s remete a ref**tir s*bre </line>
<line> os process*s de invasões </line>
<line> descritos </line>
</par>
<par>
<line> acima e ao* inves**mentos púb*icos *estin**os às *reas nobres da cida*e. O processo </line>
<line> o*servado hoje de ocupação e lot***ento na zona **ste de Manaus, especificam*n*e na Po*ta </line>
<line> Negra * Ta*umã, também pode se confi*urar como processo de invasão, já q*e, muitas v*zes </line>
</par>
<par>
<line> h* *istórico </line>
<line> de </line>
<line> irr*gularidades e disputa dos agent*s fundiári*s por </line>
<line> grandes lotes * glebas </line>
</par>
<par>
<line> disponí*ei* *ue propiciam c*ndições para implant*ção do* lote*mento* fechados (BARTOLI, </line>
</par>
<par>
<line> 2011). M*s *ais loteamentos, por e*tarem localizados em </line>
<line> uma área *ue "*nseja </line>
<line> um pad*ão </line>
</par>
<par>
<line> dife*enciado na configur*çã* *as áreas p*ri*éricas das *idade*", não traz consigo todo esti*m* </line>
<line> ne*ativo *ue * termo invas*o induz. </line>
<line> Dessa mane**a, se *o*figurou a c*dad* de Manaus. Co* vários enclaves infr*- </line>
<line> est*uturais, e ref*m de um *o*elo de desenvolvimen*o qu* não prioriza o bem estar dos se*s </line>
<line> cid*dã*s, mas, sim, * cresciment* desenfreado e *em *lan*jamento a q*al*u*r cus*o, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, ar*. 4, p. 7*-93, ma*./j*n. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Acelera*ã* e Deslocam**tos Urbanos no *mazonas Contempor*neo </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> que i*so t**ga impactos irreversíve*s na "bele** cênica" da *i*ad*, ou, em um* </line>
<line> v*são *ais </line>
</par>
<par>
<line> pessimista, *esmo que isso seja preponderante para *orn*r pior a vida de seus hab***nte*. </line>
<line> 3.2 O i* e vir e a moderni*a*e: a *uestão do trânsito </line>
<line> No início do século XX, Park (*9*7), ao estudar o fenômeno urba*o das cidade* nort*- </line>
</par>
<par>
<line> ame*icanas, falava das possib*lidad*s que * ambient* citad*no ofereci* aos **diví*uos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*d*re* t*afega* livr*ment* nos diferentes mosaic** criad*s *as cidades. Es*e trafeg*r, dizia </line>
</par>
<par>
<line> o aut*r, referia-s* à liberdade, à independênc*a e à ind*vid*alidade *ue, </line>
<line> ago*a, o* cidadãos </line>
</par>
<par>
<line> *ispunham num am*iente extremamente e*léti*o, diver*ificado e impes*oal, como as cidades. </line>
</par>
<par>
<line> Esse m*do de ve* * </line>
<line> circ*laç*o das pessoas nas **dades estava mais relacionado *o cará*e* </line>
</par>
<par>
<line> subjetivo das relações **ssoais que, se*undo </line>
<line> o autor, naquele momento, estavam se </line>
</par>
<par>
<line> fra*mentando d**ido à quebra da* re**ções tradiciona*s, em detriment* d* co*qu**ta *e cer*a </line>
<line> li*erd*de de es*olha* *obre o que *a*er, *or onde ir. </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, *er*ebe-*e que a circul*ção dos indivíduos </line>
<line> dentr* do ambiente *rbano *á </line>
</par>
<par>
<line> irrompeu h* t*mpos a q*estão da subjetiv*d*de. Goza-se de certa li*e*dade de *scolha qu* faz </line>
</par>
<par>
<line> com qu* as pe**oas *os*am f*e**entar os mais vari*dos lugares, indep*ndentemente *e </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> sen*irem perte**entes a eles ou </line>
<line> não. A preocu*ação *o ser </line>
<line> *umano *m se m*ver dentro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cidad* h*je não tem mai* * ver com a </line>
<line> no*ão *e </line>
<line> ocupar espa*os i*t*lec**ais, ma*, sim, em </line>
</par>
<par>
<line> romper e ocupar os espaços *ísicos surgi*os ao l*n*o *o tempo nas cida*es. </line>
<line> D* *co*do com Souza (2009), o trânsito é um d*s principais pro*lemas urbanos d* </line>
<line> *édias * grandes cid*de*. Ele represent* a con*retiza*ão da mobilidade *a p*pulação urban* </line>
<line> e a ci**ula*ão de mer*adorias e *ervi**s. É u* dos ambientes m*is dinâmicos d* *ossa </line>
<line> socie*ade e do qual participa diaria*ente a *ai*r par*e da popula*ão. D*sse modo, pod*-se </line>
</par>
<par>
<line> dizer </line>
<line> que * trânsito surge qu*ndo a cir*ulaçã* em </line>
<line> **paços restritos (*s c**ades) </line>
<line> *omeçou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gerar **nflitos entr* os veículos e estes co* os ped*stres, re*uerendo a in*ervenção *o poder </line>
<line> pú*lico para di*cipl*ná-*a. </line>
<line> Uma *ez que o *ode* *úbl*c* se*ue a orien*açã* político-eco*ômica de uma ordem </line>
<line> global, é de se esperar q*e sua* ações, em prol do ordenamento e *lan***mento do trân*ito nas </line>
</par>
<par>
<line> diversas cidades, </line>
<line> obedeçam à lógica </line>
<line> capitalista. As a*ões, como fic*m vis*veis *m *ua*quer </line>
</par>
<par>
<line> cidade br*sileira e t*mbém e* *anaus, *ão no s*ntid* de privilegiar um </line>
<line> tipo de m*io de </line>
</par>
<par>
<line> *ranspor**, o automóvel particul*r, em d*trimento d* ou*ros meios, como transp*rte público, </line>
</par>
<par>
<line> b*cic*etas * até mesmo desloca*e*tos a pé. Em outras pala*ras </line>
<line> p*demos falar *e uma </line>
</par>
<par>
<line> ditadur* *e formas únicas ou monopól**as </line>
<line> d* mobilidad*. A </line>
<line> au*omobili*ade viria s*r, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 13, n. 3, a*t. 4, *. 76-93, mai./jun. 20*6 </line>
<line> ww*4.f*a*et.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. Rodr*gu*z, R. C. *. Silva </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> p*r*anto, a negação de outras modalidades *e d**loc*m*nto viável </line>
<line> e demo*rático na *idade. </line>
</par>
<par>
<line> A* ações do poder público, que privilegiariam e*se "estado </line>
<line> de coisas" *rbano podem ser </line>
</par>
<par>
<line> id*ntificada*, t*mbé*, a*ravés das obras ** inf*a-e*tru*ura do trânsi*o re*lizada* *a cidad*, </line>
</par>
<par>
<line> *n*e a </line>
<line> grande maioria envolve construções </line>
<line> ou vias para o **uxo desses *eícu*os. Paul* </line>
</par>
<par>
<line> Henrique Mart*ns, superi*te*den** do Manau*trans, ao **r entrevistado, comentou ace*ca do </line>
<line> ordenamento *rbano e de política d* trâ*s*to na cid*de, </line>
<line> "Enquanto a cidade não parar ** c*escer, * impo**ível você *stab*lecer qualquer ***o </line>
<line> d* estrat*gi* de int*rvenção que re*olva * *uestão d* trânsito em 10*%. Man**s </line>
<line> ai*d* apr*senta uma peculiaridade que, além *e su* po*ul*ção est** e* *r*scimento, </line>
<line> é uma ci*ade que, por conce*t*** a *a*or part* da ativ*dade econômica do e*tado, </line>
</par>
<par>
<line> acaba at*ai*do uma grande quantidade de migr*ntes, sobretudo </line>
<line> jove*s, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> demandam d*m*is *elos diferen*es meios de transp*rte, causand* um flu*o intenso </line>
<line> ** cidade, mesmo f*r* dos h*rár*os de pico". (M**a*s,15 junho 20*4.) </line>
<line> De acordo *om V*s*on*elos et al (**11), a dis*ribuiçã* mo*al das viagen* urbanas *m </line>
<line> mu*icí*ios bras*leiros com mais de 60 mil h*bitantes é * seguinte: tri*ho* 3%; motos *%; </line>
</par>
<par>
<line> bicicletas 3%; ô*ibus 2*%; </line>
<line> autom*ve*s 2*% e viag*ns a pé </line>
<line> 38%. **nda segu*do esses </line>
</par>
<par>
<line> aut*res, no Brasil, o ônibus re*po*de por ce*ca de 9*% das vi*gen* urbanas r*ali*adas por </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsp*rte c*l*tiv*, q**nd* comp*r**o </line>
<line> ao *etrô e aos **en*, </line>
<line> por exemplo. Acresce*t*-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i s s o, </line>
<line> ** caso e*pecíf**o de Manaus, a negligê*cia em torn* da constru*ão e manutenção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ca**adas, as quais têm impacto direto sob*e </line>
<line> a **bilidade e aces*ibili*ade urba*a. Em </line>
</par>
<par>
<line> entrevi*ta realizada com o superi**e*dente da S*TU, Pedro da Co*ta Carvalho, es*e nos d*sse </line>
<line> que: </line>
<line> "60% dos desloc*mentos *o*e em *ia em Manaus correspond*m ao* ônib*s, ao </line>
</par>
<par>
<line> tran*port* púb*ico, s*ndo que esse deté* apenas 2,5% da fr*ta to*al de veículo* n* </line>
</par>
<par>
<line> cid*de. Já os autom*ve*s correspondem * 71% da f**t*, *as são responsávei* por </line>
</par>
<par>
<line> apenas 12% dos d*sloc*ment*s. Temos a cultura do aut*móve*, você melhora </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> transpo*te, mas a pessoa nã* l*rga automó*el, p*rque n*sce* sob aque*a cultura. * </line>
<line> São 5.000 veículos *or mês, 60.000 por ano, sem q*e haj* baixa e a malha vi*ria não </line>
<line> cresce no mes*o sentido. Qu*l * a opção? *azer *iaduto? F*zer ro*atória?" </line>
<line> (Manau*, 03 abri* 2014) </line>
<line> Sou*a (2009) destaca, ain*a, que * trâns*to não possa ser v*sto apenas com* *m </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno de </line>
<line> circ*lação. É também o lócus d* mani*est*ção do status social das pessoas, de </line>
</par>
<par>
<line> reprodução e agravamento das d*sigual*ades soc*a*s. Esse tipo de comportam*nt* fica </line>
<line> ev*dente e* Manau* e * perceb**o também em ou*ras cidad*s *rasilei*as. Ter o carro p*óprio, </line>
<line> muitas vezes, é si**ni*o d* sucesso e de co**uista pessoal. *ão é lev*do e* conta q*e esse </line>
</par>
<par>
<line> tipo de veículo pod*, sim, *er um *a*ilit*d*r </line>
<line> p*ra os deslocame*tos efetuados pela </line>
<line> cidad*. </line>
</par>
<par>
<line> *lé* disso, em M*naus, o*de a* ruas são sinuo*as e ap*rtadas, * cla*a opç*o por veícul*s </line>
<line> R*v. FSA, Tere*in*, v. 13, n. 3, ar*. 4, p. 76-93, m*i./jun. 2*16 w*w4.fsanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*eleração e Deslocamentos Urba*os no Amazonas Contem*orâ*eo </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> grandes, t*acionados, não se justific*, a n*o ser pela ostentação * pela demonstração *e força, </line>
<line> já que, ness*s *ias, a opção de*er*a ser por carr*s m*nores, leves e *a*s á*eis, *a** fa*ilitar * </line>
<line> flux*. O que leva a pensar Manaus como *ma *idade de f*ze*deiros, pelo uso rec***e**e de 4 </line>
<line> * 4. </line>
</par>
<par>
<line> *o entan*o e*ta ima*em </line>
<line> po*e apresentar **to-*er**pç*es diversas, p*ra al*un* </line>
</par>
<par>
<line> morad*res de Manaus. Nesse s*ntido, qua*do um desses fo* consultado, porqu* possuía *ais </line>
</par>
<par>
<line> *e um* camionete x 4, ainda depois de experime*tar alguns prejuízos ao deixar s*us 4 </line>
<line> v*í*ulos na rua (j* que não *inha e*paço *ara guarda* *a garagem da sua casa), r*spondeu com </line>
</par>
<par>
<line> to*al norma*idade que ele gosta*a de ir aos finais de semana </line>
<line> pe*car... </line>
</par>
<par>
<line> O pró*r*o *uperinten*ent* da SM*U, Pedro da Co*ta Carval*o, *o ser questionado *m </line>
</par>
<par>
<line> entrevista </line>
<line> *e a opç*o do carro em det*iment* de *u*ro* veí**l** pela população *anauara </line>
</par>
<par>
<line> repres*ntava u*a espéci* d* *firmação social, foi taxa*ivo: </line>
<line> "Há uma resistência i*ensa d* po*ulação para que se invista em transporte público. </line>
<line> Na visão *e *uem usa o c*rro, * ôni*us e os *u*ro* veícul*s utilizados no transpo*te </line>
</par>
<par>
<line> p*blic* *e passagei*os só *tra*alh*m o trânsito. É </line>
<line> u*a cultura do automó*e*. </line>
</par>
<par>
<line> Manaus tem um exérci1to de a*tomóveis na* </line>
<line> ruas e mu*a* *ssa cu*tura, *udar esse </line>
</par>
<par>
<line> hábito, é m*ito d**ícil" </line>
<line> . </line>
</par>
<par>
<line> O úl***o censo real*zad* pelo DETRAN *m 2014 revelou que o *mazonas possui uma </line>
<line> frota *e aproximadamente *5* mil veículos, sendo que em *anaus circulam *85 mi*. Ain*a </line>
<line> segun*o o órgão, todos o* anos há um acréscimo de 60 m** v*í*u*os nas ruas d* capi***, o que </line>
</par>
<par>
<line> *az com qu* a frota *obre d* tama*ho a c*d* set* ano*. Esse caráter individualista, onde </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ujeito é incentivado res**ver os seus problemas de forma a </line>
<line> autônoma e privada é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> car*c*erí*tica da sociedade capitalist* contemporâ*ea, </line>
<line> qu* </line>
<line> acaba *e r**letind* no trâns*to. </line>
</par>
<par>
<line> Q*and* alguém dec*de *omprar um carr*, *al atitude em si * uma opção particular, privada, </line>
<line> qu* resolve o *roblema de forma indiv*dual. *o***, sendo o trânsito co*stituíd* num espa*o </line>
<line> público, *nd* o direit* cole*ivo de ir e vir de*eria se sobrepuser aos a*seios *articu*ar*s d* </line>
</par>
<par>
<line> chega* mais *ápido *o </line>
<line> local de destin*, a opção pel* t*ansporte individu** acaba invertendo </line>
</par>
<par>
<line> essa ordem e compli**ndo *inda mais a *id* *e quem deseja *e locom**er na cidade1. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Esta citaçã*, m**ece uma re*lexão apa*te,na qual p*s*am ser abordadas algumas particulari*ades de Manaus </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dentro do c*ncei*o indivi***list* - automatista de automobilid*de. Em o*tras cidades do Estado do Amazonas, </line>
<line> p*de-se também falar de u*a "ditadu** das motos" ou da moto-m*bilidade n*s c*dades de Tabatinga, Benjamin </line>
</par>
<par>
<line> Constant * </line>
<line> T**é. Outras *utomob*l**ade* absurdas </line>
<line> n*m esp*ço de particular beleza cêni*a, ideais *ar* *s </line>
</par>
<par>
<line> c*minha*as, acontecem em municípios c*mo São Gabr**l d* Cachoei*a, a automobili*ade pr*mo*ida por um* </line>
<line> m*noria das *n*t*tuições e a*encias governamentai* * não-*overnamentais,no meio d* ma*oria indíg**a. </line>
<line> *ev. F**, T*resi*a, v. 1*, n. 3, art. *, p. *6-93, mai./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. B. Rodrig*ez, R. C. *. Silva </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> O tr*nsito ref*ete também a *ce*eração que a vida moderna no* impõe. At**s da </line>
<line> promessa d* s* encurtar distâncias, a* quais se **rnam cada vez ma*s longas e demoradas de </line>
<line> se percorre* devido ao *amanh* *as grand*s cidad*s, e de *r**orcionar uma man*ira r*pid*, </line>
<line> con*ortável e ef*c*e*te de se locomover d*ntro d* *m*iente urbano, está implícita a ideia de </line>
<line> um modo de vid* cada vez ma*s ra*ional, onde tudo * p*nsa** em *u*ção do *empo, onde não </line>
</par>
<par>
<line> se tem mais te*po </line>
<line> para o tempo livre e, mesmo </line>
<line> se </line>
<line> t*vermo*, esse deve *e* *p*ov*i*a*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma rápida, pois ou**os c*mprom*ssos pre*nchem noss* agenda *iária *e obrigações. N*sse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, o trânsito é r*sultado *e tudo * que </line>
<line> julgamos de ma*s moderno em t*rmos d* </line>
</par>
<par>
<line> t*cnolo*ia d** *ransportes. Ne*e, estão enca*nadas as so*uções para tudo aqui*o que nos*a vida </line>
</par>
<par>
<line> co*rida, suada, descon*ortável, com falta de laz*r, nã* </line>
<line> nos permitir*a ser *ivida se n*o </line>
</par>
<par>
<line> t*vé*se*os um carro para nos transpo*tar. (ELI*S, 1984; GIDD*NS, 1991) </line>
<line> V*rilio (1995) t*mbém trabal*a essa ideia da acelera*ão da vida, fazen*o um p*ralelo </line>
</par>
<par>
<line> ent*e velocidade * rique*a. Seg*ndo este au**r, a vel*cidade é um *lemento *on**itutiv* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vida p*lítica e s*cial das nações. ** sociedades sempre s* *onstituíram em torno da riqueza, * </line>
<line> esta *empre e*teve env*lvida e* to**o da aq*isição de vel*c*da*es **periores, que </line>
<line> permiti*am * domínio *os povos, *os territ*rios e da p*odução. Nenhuma máquina inventada </line>
<line> ao long* do tempo, **uto dessa riqueza, *oi *ma máquina *ara dimi*uir a ve*ocid*de. Desde a </line>
<line> mecân*ca, a **dráu*ica * a e*etrô**ca, todas geraram máqu**as para acelerar os pro*essos. A </line>
</par>
<par>
<line> in*ençã* </line>
<line> *o mot*r a expl**ão, p*r exemplo, peça fundamenta* *os automóveis de </line>
<line> *oje, </line>
</par>
<par>
<line> *asc*ram *unto com a revolução industrial. Par* Virilio, "a v**ocidade é o r*sto oc**to </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> r***eza". Podemo* pen*ar, </line>
<line> com essa afirmaç*o, *ão só caso de Manaus, m** o </line>
<line> ta*bém </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *utras </line>
<line> *randes *e*rópoles brasileiras, como é * *aso *e São Paulo e Brasília. Essas duas </line>
</par>
<par>
<line> ci**de*, ju*tamen*e com *a*au*, *stão entr* as *ez m*is ric*s d* país. São P*u*o, como *e </line>
<line> sab*, é conhecida po* *er a cidad* que não pár* que não dor*e cujo ritmo d* vida ac*lerado e </line>
<line> os flu*os *e in*ormação, sempre girand* em alta inte**idade, contrib*** para que esta seja a </line>
<line> *idade ma*s rica da Améri** Latina. Br*s*l*a, *or sua v*z, *onheci*a *or ser *ma ci*ade </line>
</par>
<par>
<line> planejada, </line>
<line> des*e se* *rojet* inicial teve *omo meta a </line>
<line> construção de larga* e longas ruas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> avenidas, *om *mplas faixas, para fa*ilitar o **uxo </line>
<line> d* *utomóveis. De*de o iníci*, por*anto, </line>
</par>
<par>
<line> um* clara opção p*r tr*nspo**e* automot*vos, *ma ve* que a </line>
<line> cidade vi*ia a ser a capital </line>
</par>
<par>
<line> federal, com *núm*ros f*ncioná*ios públicos, re*ebendo al*os sal*rios e, por i*so, com </line>
<line> cond**õe* m*teri*is de sobr* p*ra s* loco*overem d* c*rro. Br*síl*a é a terceira cidade ma*s </line>
<line> rica do *rasil, segundo o IBG* (2015). </line>
</par>
<par>
<line> É int*r*ssante pensar, ta**ém, c*mo o </line>
<line> *rânsito, em *ete*minad*s momentos, assum* </line>
</par>
<par>
<line> características de uma </line>
<line> entida*e superior, uma ent*dade que não se vê, mas que está ali, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, *rt. 4, p. 76-*3, mai./jun. 2016 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Acel*ração e Deslocamentos **bano* no Amazonas Con*emporâneo </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> c*u*ando to*os os males a todos *ós q*e, "simplesmente" re*olvemo* colocar nossos carros </line>
<line> nas ruas. O tr*nsito não é um* **tidade a q*em n*s devemos cu*par por não consegui*m** nos </line>
<line> loc*mover ** cidade. O *rânsito é *onse**ênc*a da escol*a f**ta por nós por uma mane*ra qu* </line>
<line> privilegiasse os des*ocament*s na cid*de p*r meio de veículos au**mo*ores. A dependência a </line>
<line> que nos submetemos em relação ao automóvel é *amanha que mui*as tarefas, compromiss*s e </line>
<line> encontr*s só se tornam po*sív*is *ob a possibi*idade de podermos nos transportar pela cidade </line>
<line> *om um automóvel. Caso contrário, a vi** cessa. </line>
<line> É no trân**to o**e t*da raiv*, toda violência, t*da *ober** e t*da arrogân*ia aflor**. </line>
<line> Segu*do D* M*t*a (20*0), a *ura ar*st*c*ática *a sociedade brasileira levou a um *istema de </line>
<line> tr*nsport* individual. *izemos um* ginástica para adotar o carr*, co*iando o modelo *uro*eu, </line>
<line> m*s *ão **s preocu*am*s em ensin*r os con*utores a *nternalizar *m sistem* de norma* p*ra </line>
<line> consigo pr*prios, para com s*us veí**los e, acima *e tudo, p*ra com seus companheiros e* </line>
</par>
<par>
<line> m*v*mento. A *iolência *as ruas no trânsito **rn*u-se ma*s p*l*ável, na medida em *ue * </line>
<line> elege**s for*as *ais ind*vidualizad*s e p**soais de circulaç*o motorizada. </line>
<line> *.3 A im*bil**ade humana </line>
<line> L*roi -Gour*a* (19*5), em sua o*ra * g*sto e a p*lavra, di*-nos que "* fat* humano </line>
<line> *or excelência não é tanto a criaçã* do u*ensílio, ma*, talv*z, a *o*estica*ã* do *empo * do </line>
<line> esp*ço, ou seja, a criação de um tempo e de um espaço humanos". Ainda se*u*do o au*or, foi </line>
<line> no *aleolítico *uperior (*0.000 a.C.) que o homem passou a ass**ilar fe*ômenos *e inserção </line>
</par>
<par>
<line> ***a*o-tempo*al nos seus </line>
<line> d*sposi*ivos simbólic*s, sendo qu* a linguagem foi instr*mento o </line>
</par>
<par>
<line> pr*n*ipal dessa nova maneira d* se percebe* enqu*nto tal. Essa abordagem co*resp*nde * um* </line>
</par>
<par>
<line> verdadeira </line>
<line> apropriação do tempo do espaç* feita e </line>
<line> a**av*s de símbolos, nes*e caso, * seu </line>
</par>
<par>
<line> abrigo, *ue con*u*iu à domesticação d* espa*o e do tem*o de f*rma *ontrolada. </line>
</par>
<par>
<line> Dan** um s*lt* de a*guns m*lhar*s d* ano*, Lero* - Gourhan </line>
<line> (1965) aponta q** é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir do século XV*II que * inte*ração espa**al adqui*e um *a**ter c*nfuso. Sob * e*e**o da </line>
</par>
<par>
<line> in*ustr**liz*ção, * humanização do e*paço terr*stre pa*s* a </line>
<line> produ*ir-s* em um rit*o *uito </line>
</par>
<par>
<line> rápido. * *niverso n*t*ra* é ap*isionado nas malhas rodoviá*i*s e *er*oviár*as, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> de*erm*nam </line>
<line> um modo de cre*cimento *specífi*o, </line>
<line> comparado a* dos m*cr*rganismos </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> inv*direm um tecido. A c**ade *orna-se, então, uma </line>
<line> aglomeraç*o d* *difí*ios </line>
<line> utilitários, em </line>
</par>
<par>
<line> que as *ive**as artérias são tr*çadas consoante* às suas necess*dades. Assi*, concr*tizam-** </line>
</par>
<par>
<line> enormes e*paços, humaniza*os d* forma des*man*, *os q**is </line>
<line> os indivíduos s*frem o d*plo </line>
</par>
<par>
<line> *feito da *ua des*n*egraçã* ***nica e espacia* (LEROI; GO*RHAN, *9*5). </line>
<line> Rev. FS*, *eresi*a, v. 13, n. 3, a*t. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. *odr*gu**, R. *. M. Silva </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> Atualmen*e, * regra das grandes cidades é o trânsito contínuo, quer seja a pé ou </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> aut*móve*s, *i*icleta*, *n*bus e dem*is *ei*s *e *ransporte. *orém, o tempo ou distância de </line>
<line> deslocamentos limit*m o núme*o *e oportunidades às pess*as (ALBUQUERQ*E, 20**). A </line>
</par>
<par>
<line> *ensidade d*mog*áfica exerce **rte i*f*uência sobre a ac**s*b*lida*e e mobilidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*pulaç*o urbana. Ela é *unç*o do núme*o de hab*tantes por *nidade *e área e d*termina, em </line>
</par>
<par>
<line> última instância, a *xten*ão dos </line>
<line> desloc*m**tos ur*anos. Isto é: </line>
<line> quant* menor a densi*ade, </line>
</par>
<par>
<line> maior a dispersão, o cu*to e * tempo médio das v*age*s u*banas (SO*ZA, 2009). </line>
<line> Segundo *ste mesmo *ut*r, co*ceito de a*es*ib*lidade procura expres*ar a *elaç*o </line>
</par>
<par>
<line> exist*n*e entre o uso do solo </line>
<line> urbano * </line>
<line> os </line>
<line> difer*nt*s mod*s *e transporte a q*e populaç*o a </line>
</par>
<par>
<line> tem acesso p*ra ve*cer as distâncias en*re os locais de *rigem e de de*tino. A l*calização dos </line>
</par>
<par>
<line> im*veis de*tro d* espaço u*ba*o e a e*trutura viár** *nfluenciam *ortem*nte </line>
<line> nes*a </line>
</par>
<par>
<line> acessibi*idade. Não é por acaso *ue, se*pre q** pode, o cap*tal i*obiliário interfere no </line>
<line> *raç*do dos gra*d*s eixo* viá*i*s, d* modo a *umentar a acessi*i*idade de áreas des*inada* a </line>
</par>
<par>
<line> novos empreendimento*. Haj* vista, </line>
<line> no c*so esp*cífico *e Manaus, a c*nstrução *a Estrada </line>
</par>
<par>
<line> *a Ponta Negra * a Avenida do Turismo. Essas </line>
<line> d*as vias d* fl*xo rápido dão *cesso a dois </line>
</par>
<par>
<line> ba*rros relativamente novos em Manaus. Um é o bairro *a Ponta Negra e o outro é o ba*rro do </line>
<line> Tarumã. O primeiro v*m sofrendo um processo de *evitalização * e*pansão de su* o**a (orla </line>
</par>
<par>
<line> do Rio Negro), que *ulminou *om a descaracter*z*ção **iginal d* sua *aisagem, * fim </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atender uma d*manda estéti*a d*s no**s mo*a*o*e*, </line>
<line> **ém </line>
<line> da </line>
<line> retirad* *e inúm*r*s bares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comér*ios que, *radi*ionalment*, o*up**a* aquele lu*ar. O resul*a*o * a </line>
<line> dim*nuiç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cober*ura ver*e daq**le l*cal e o surgimento ** u* pa**ão monoarqu*te*ôni**, já **e, ali, a </line>
<line> maioria d*s empreendim*n*os *mobi*iá*ios * de condomínios *redi*is de a*t* v*lo* comercial. </line>
</par>
<par>
<line> O *airro do Tarumã, por sua </line>
<line> vez, te*e se* espaço valori*ado, j*stamente, </line>
<line> por estar em uma </line>
</par>
<par>
<line> das pou*as áre*s da cida*e c*m grande cobertura veg*ta* nativa e pelo baixo v*lor comercia* </line>
<line> dos seus terrenos. </line>
<line> Por o*tro lad*, a *obilidade diz respe*to às condiçõ*s *as pe*soas em se movi*entar </line>
</par>
<par>
<line> s**re o e*pa*o urbano, u*il*zand* o* esp*ço* e recursos disp*n*ve** (e acessí**is) </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *irculação. Pod*-se suste*ta* </line>
<line> *ue a ace*sibil*dade i*fluencia, e até determina a mobilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Influencia porque po*e t*rna* * *arefa *e circular mais fác*l ** mais *i*í*il, e con*umi* maior </line>
<line> ou *enor tempo de viagem. Pode *e*e*mi*ar, na medid* em que, em função das co**içõ*s *e </line>
<line> ace*sibi*idade a *obili*ade pode até ser anulada. Cr*a*ças, ido*os e p*ssoas com d*fic*lda*es </line>
<line> d* locomoção po*em *eix*r de reali*ar viag*ns, *m função das co*dições a serem e*frentadas </line>
<line> (SO**A, 2009). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aceleração e Desl*came*to* Urbanos n* Amazonas Conte*porâneo </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> O *celerado pro*esso de industrialização e u*banizaç*o do B*asil dos últimos sesse*ta </line>
</par>
<par>
<line> anos deixou **mo heranç*, par* *ste início </line>
<line> ** século, cidades com *m tecido </line>
<line> urb*no </line>
</par>
<par>
<line> ma*cada*ente *esigual: bols*e* d* pob*eza *m distantes pe*iferi*s e bairros *e classe médi* e </line>
</par>
<par>
<line> alta e* áreas de melhor *entra**dade urbana. Nesse sentido, * </line>
<line> *oc*l de mor*di* na cid*de </line>
</par>
<par>
<line> exerce forte influ*ncia sobre as oportunid*des *e rea*izaçõe* </line>
<line> pessoais e profissionai* da* </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas. Segundo Villaça (2007), as localiz*ções *ã* definid*s pel*s condições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidade* de acesso de </line>
<line> cada indi*í*uo **s recurs*s do espaço </line>
<line> ur*ano. Como </line>
</par>
<par>
<line> consequ**cia desse modelo d* *e*envolvimento urbano e de distribuiçã* de renda, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*pulação de men*r poder aquisit*vo *em uma absu*da depen*ência *os meios *e **ans*orte </line>
</par>
<par>
<line> público e um p*eci*so </line>
<line> tempo dedica** às viagens, impactando dir*tam***e na su* </line>
</par>
<par>
<line> q*alificação profis*ional. *ssas c*ndições possibilidades são, por sua vez, determinadas e </line>
<line> pela organizaç** social e pelos mei*s *e transpor*e. </line>
<line> Outro aspecto *el*van*e q*e interfere *iretamen*e nos desl*camentos f*itos *iariamente </line>
<line> em t*das as cidades é a opção feita pelo tipo de me*o d* tra*sporte a ser utili*ado. **nfo*me </line>
</par>
<par>
<line> Souza (2001), o *utom*vel é o meio de tr*nspor*e que, paradoxalmente, </line>
<line> ap**sent* a maio* </line>
</par>
<par>
<line> quantida*e de v*ntagen* e os piores resultados, q**ndo co*parado com os outros *odos pa*a </line>
<line> con*ução de *assageiros urbanos. E, de acordo co* Ferraz e Torres (2001), o a*tom*vel é * </line>
</par>
<par>
<line> meio de tra*sport* que </line>
<line> detém a preferênc*a </line>
<line> da </line>
<line> maior </line>
<line> parte d* *opu***ão urbana. Esta </line>
</par>
<par>
<line> preferência advém do f*to de que os usu*rios de aut*móve* desfrutam das maio*es vanta*ens </line>
<line> que um m*i* de t*ansp*rte pode proporci*na*. Soma-s* a estas o status que mu*tos veí*ulos </line>
</par>
<par>
<line> c*nf*rem a s*us proprietári*s *m funç*o do luxo *ue ost*ntam. Por outro </line>
<line> *ado, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> de**ant*gens decorrentes de s*u </line>
<line> uso (notadament* a </line>
<line> poluiçã* *mbie*tal e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **nge*tio*amentos) sã* *ssumid*s por tod* * socie*ade. </line>
<line> Nã* *bstante, n* caso específ*co de Mana*s, o tr**sporte públ*c* n*o tem *ons*guido </line>
<line> atender à dem*nda da população c*m qualidade ade*uada, além de os investimentos públicos </line>
</par>
<par>
<line> feit*s *a expansão e adequação </line>
<line> *o *istema viário não serem suficientes *ara r*s**ver </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *r*bl*ma* de *luidez no trânsito, ca*a *ez *ais c*mum na cidade. Como conseqüência disso, </line>
</par>
<par>
<line> *er*ebe-se um aumento gradual </line>
<line> no número *e veícul** particulare* *tilizados *a*a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> des*ocamentos *a ci*ade, e, na mesm* proporç*o o au**nto do temp* gasto *ara real*zar t*is </line>
<line> *eslo*amen*os (SOUZA; LE*TE, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Te*esina, v. 13, n. 3, *rt. 4, p. 7*-9*, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. B. Rodriguez, R. *. M. *ilva </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDE**ÇÕ*S *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> N*o é *i*ícil per*eber que Manaus segui* um modelo de des**v*lvi**n*o de *idade </line>
<line> *ue foi p**posto durante a década d* 1960 para tod* o p*ís, e que, por conta disso, enc*ntra- </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> ho*e n*ma situação *e d*fíc*l admin*straç*o. A falta </line>
<line> de planejame*to e *nve*timent*s ao </line>
</par>
<par>
<line> l*ngo de todo *sse t**po </line>
<line> foi *ando fo*ma à </line>
<line> ci*ade </line>
<line> q*e *e encontr*, at*alment*, dessa </line>
</par>
<par>
<line> m*neira, cheia de problemas estrutura*s *e d**í*il sol*ção. </line>
<line> Não *odemos no* furtar a uma discussão e a uma análise so*re o context* e*o*ômi*o, o </line>
</par>
<par>
<line> qual te* influên**a </line>
<line> direta no modelo </line>
<line> de cidades e, n* caso de Ma*au*, de metróp*les que </line>
</par>
<par>
<line> estamos cr*an*o. * vi*a em metrópo*es * *m *randes centros *ó possíve* assim, com * </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> grande continge*t* de pesso**, par* atende* a uma d*ma*d* *conô*ica, que sirva de força de </line>
</par>
<par>
<line> t**bal*o para o desenvolvim*n*o d* capitali*mo. Tudo iss* i*plica em moradia </line>
<line> para ess*s </line>
</par>
<par>
<line> pesso*s, meios de transporte, </line>
<line> infraestrut*ra dig*a e </line>
<line> adequada e possibili*a*e de *cesso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mobilid*de ao que a cidade o*erece. As c*nsequê**ias vêm no pa*ote. </line>
<line> A *id*de não pára de cr*scer em número e em t*m*nho e a *endência é que os </line>
<line> proble*as relacion*dos à expansão ge*g*á*ica e dem**ráfica agra*em ainda as condições *e </line>
</par>
<par>
<line> sua infra es*rut*ra e imp*ctem, de m*neira mai* con*und*n*e, o trân*it* e a mobili*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> seus </line>
<line> ci*adã*s. Nesse sent*do, *s políti*a* pú*licas, o trâ*sito e a mob*l*dade humana não </line>
</par>
<par>
<line> podem ser *ensad*s de *orma *eparada. É preciso se es**b*lecer um novo horizo*t*, um* </line>
</par>
<par>
<line> no*a forma de executar </line>
<line> a* pol*ticas públicas para que, d* f*to, a vida </line>
<line> na </line>
<line> cida*e *eja ma*s </line>
</par>
<par>
<line> branda, amena e agradável. É preciso t*r direi*o à c*dade. </line>
<line> Temos consciênci* *e **e, f*lar da infra-estrutura ** Manau* pare*e ser re*unda*te e, </line>
</par>
<par>
<line> à* </line>
<line> veze*, repetiti*o, mas, como </line>
<line> cida*ãos (ou seja, aqueles que viv*m *a cidade) tornam-se </line>
</par>
<par>
<line> q*ase uma obrigação ch*mar ate*ção pa*a aqu*lo *ue desfa*or*c* o convívio *a c*d*de. Pode- </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> *i*e* que </line>
<line> este trabalho é mais um exe*cício ** cidadan*a, no contexto greg* *a *alavra, </line>
</par>
<par>
<line> nu** b*sc* pelos direitos e dever*s d*que*es que fazem a *i**d*. </line>
<line> Finalmente, **nsar a c*d*de é pensar várias for*as de estar nela e, em co*se*üê*cia, de </line>
</par>
<par>
<line> se *ov*men*ar den*r* dela. A ci*ade, c*nceitualmente, nã* é uma bar*ic*da, mas pode </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *on*erter n*ma armadi*ha, se au*omobil*dad* presume ser a única form* a </line>
<line> de itine*ância </line>
</par>
<par>
<line> viári*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, ar*. 4, *. *6-93, mai./*un. 2016 </line>
<line> www4.f***et.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Acel*raç*o e *eslocamentos Urbano* no Amazonas Contemp*râneo </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> REFER*NC*AS </line>
</par>
<par>
<line> ALMEIDA, *. W. B. A nova "fisi*nomia" étnica *as *idades amazôn*ca*. In: Terr* *r*ana </line>
<line> e territórios na P*n-Amazôn*a. II* F**um Amazônico, Ciudad Guayana (V*nez*el*). </line>
<line> ACEVEDO, R.; W*GNER, Alfredo. (Orgs.) M*naus: Projeto Nova C*rtografia Social da </line>
<line> Am*zônia. 2009. </line>
<line> ALBUQUERQU*, H. C. *olí*ica pública de (in) acessibil*dade em Manaus. Hiléia, v.16. </line>
<line> 201*. </line>
</par>
<par>
<line> BARTOLI, E. Mercan**lização da natu***a, </line>
<line> loteamentos fechados e apropriaçã* da terra </line>
</par>
<par>
<line> urbana na cidade de Manaus. In: O*IVEIRA, José Alde*ir. Espaços u*ba*os n* Amazônia: </line>
<line> vis*es geográficas. Mana*s: Valer. 2011. </line>
</par>
<par>
<line> BA**NI, J. L. s*b**modernidad e* *l *ma**nas. Manaus: eclosi*n de espacios </line>
<line> y </line>
</par>
<par>
<line> vel*c*dad*s. II *o*gres* Internacional de Es*u*ios S*ci*esp*ciales. El *erritorio c*mo </line>
<line> "demo": dem*(a)grafías, demo (a) cra*ias , * epi- demias. *evilla: *niversidad I*tern*c*onal </line>
<line> de Andaluc*a, 201*. </line>
<line> BECKER, B; Revisão das políti*a* de ocupação da Ama*ônia: é possível id*ntific*r modelo* </line>
<line> ***a p*ojeta* *enár*os? In: BE*KER, Bertha. M*delos e cenário* pa*a * Amazô*ia: o p*p*l </line>
<line> da ciê*cia. Par*e*ias Est*atégica*, 20*1. </line>
<line> BRO*DE*, J. O; GODFR*Y, J. B. Cid*des da Flore*ta: Urbaniza**o, *esen*olvimento, e </line>
<line> Gl*ba*i*ação *a Amaz**ia Brasile*ra. Manau*: ED*A. 2006. </line>
<line> Da MATT*, R. *é e* D*us e pé n* tábu*: ou *omo e por q*e o trânsito e**o***ece no </line>
<line> *rasil. Ri* d* **neiro: Rocco. 20*0. </line>
</par>
<par>
<line> DETRAN/AM. Depa*tamento de Trâ*sito *o Amaz*nas. </line>
<line> Dis*onível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> *w*.d*tra*.a*.gov.b*. *cesso em *0 de *ezembro de 201*. </line>
</par>
<par>
<line> *LIAS, N. Sob*e o tempo. São Paulo: Zahar, 1984. </line>
</par>
<par>
<line> FERRA*, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte públ*c* urbano. São Carlos: RiMa, </line>
<line> 2*01. </line>
<line> **DDENS, A. As con*e*üências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991. </line>
<line> HARVEY, D. Espaço* do capital: p*r *ma geografi* *rítica. *adri*: A**l, 2001. </line>
<line> IBGE. Instit*to Bras*leiro de Geo*r*fia * Estatís*ic*. Disponível em: ww*.ibg*.g**.b*. </line>
<line> Ace*** *m 30 de Outubro *e *015. </line>
<line> LEFEBVRE, H. O d*reito à cidade. Sã* Pa*lo: Mor*e*. 1991 </line>
<line> . </line>
<line> LEROI-GOURH*N, A. O gesto e a p*la**a. 2. Memória e ritmo*. Lisboa: Ediçõ*s 70. 1965. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. *, art. 4, p. 76-93, mai./ju*. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. B. Rodri*uez, R. C. M. Silva </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> ME*O, L. F.; PINTO, R. F. O m**ra*te ru*al e a reconstruç*o da identidade do imag**ário na </line>
<line> c*dade. In: *LIVEIR*, José Aldemir; ALECRIM, José *uarte; GASN*ER, *hierry Ray </line>
<line> Jehle*. Cida*e de Manaus: visões interdi*c*pl***res. Man*us: ED*A. 2003. </line>
<line> PARK, R. E. A cida*e: s*gestões par* a *nvestigação do comportam*nto human* no **io </line>
<line> *r*ano. In: VELHO, Otá*i* Gu*l*erme. O fenômeno urbano. 4ed. Rio de Jan*iro: </line>
<line> Guanab*ra. 1987. </line>
<line> S**TOS, M. O espaç* div*dido. S*o Paul*: EDUSP, 2002. </line>
<line> SANTOS, T.V. Dinâm*cas urb*na* e expressões metro*olitanas na Amaz*nia brasileira: </line>
</par>
<par>
<line> Perspect*vas de desenvolvimento com b*s* nas regiões metrop*l*ta*as de B*lém, Manaus </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> São Luís. I Sem*nário de Desenvolv*m*nto R*g*onal, Estado e S*ciedade. *io </line>
<line> de Ja*eiro, </line>
</par>
<par>
<line> 2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, M. P. S. C. Aqu* é m*l*or do *ue lá: represent*ção *ocial da vid* urbana *a* </line>
<line> popula*õe* mi*rantes e se*s *mpact*s *o*ioam*ient*is em M*naus. *anaus: EDUA. 2009. </line>
<line> *OUZA, *. A. Es*udo da ac*ssi*ilida*e do t*ans**rte coleti*o *e Manaus utilizando </line>
<line> um S*stema de Info**ação Geog*áfica. Diss*rt*ção (Mestrado), U*i*ersi*ade *stadual </line>
<line> Pauli*ta, Rio Clar*, S*, Brasi*. 200*. </line>
</par>
<par>
<line> ______. *spa*ialidade urbana, circulaç** e acident*s *e T*ânsito: o cas* de Manaus </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> AM (*00* a **06). Tes* de Do*torado. Univer*idade Federal do Rio </line>
<line> de Jane*ro. Rio de </line>
</par>
<par>
<line> *aneiro. 2009. </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, G.; LEITE, A. Anális* da v*riação do tempo de*icado ** </line>
<line> via**ns urbanas da </line>
</par>
<par>
<line> população de Man*us, AM, </line>
<line> *m Função do Modo de Tran*p*rte Utiliz*do. Re*is*a de </line>
</par>
<par>
<line> Geog*a*ia e Ordena*en*o do T*rrit*r**, v.1, n.85, *.*5-102. 2012. </line>
<line> VASCONCEL*S, E. A. *ransporte, espa*o e equidade - análises *as políticas públi*as. </line>
<line> São Paul*: NetP*ess. *998. </line>
<line> V*LLAÇA, F. E*paço i*tra-*rba*o no Brasil. 2e*. São P**lo: St*dio *obel, 2007. </line>
<line> *IRI**O, P. Dromologia: la lógic* de la carre*a. Le*ras In*ern*c*on*is, v.39, p. 34-40. *995. </line>
</par>
<par>
<line> WACQUA*T, L. </line>
<line> A </line>
<line> es*igmat*zação territorial na *dad* da marginalidade avança*a. I*: </line>
</par>
<par>
<line> WACQ*AN*, L. Paria* urbai*s: gh*tt*, *anlieues, État. Paris: La Dec*uvert. *0*6. </line>
</par>
<par>
<line> *omo Referen*iar este Artigo, con*orme ABNT: </line>
<line> *ODRIGUEZ, J. *. B; SILV*, *. C. M. Ace*eraç*o e Deslo*am*ntos Urb*nos no *ma***as </line>
<line> Cont*mporâ*eo: O Regime d* Automobilidade em Ma*aus. Re*. FSA, Teresin*, v.13, n.3, art.4, p. </line>
<line> *6-93, mai./jun. 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./*un. 2016 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ace*eração e Deslo*amen*os Urban*s no Amazonas Contemp*rân*o </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> Cont*ibuição dos Autores </line>
<line> J. E. B. Rodriguez </line>
<line> R. C. *. Silva </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e pl**ej*me*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e interpretação dos dad*s. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*o*ação do ras*unho ou na revisão crítica *o *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apr*vaç*o da *ersão f*nal do manu*crito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 13, n. 3, ar*. 4, p. 76-93, *ai./jun. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.*om.**/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)