<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 5, *. 94-110, mai./jun. 2016 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2016.13.3.5 </line>
</par>
<par>
<line> Ética e Inovação no Contexto d* Socied*de da Informação </line>
<line> Ethics and Inno*a*ion in the *on*ext of **e Information **ciety </line>
</par>
<par>
<line> Luzia *óes Camboim </line>
<line> *outo*a*da em Ciên*ia da Informa**o pel* Universi*ade *edera* d* Paraíb* </line>
<line> Mestrado em Engenha*ia *e Produção pela ***versidad* Federal da Para*ba </line>
<line> Profes*or da Univer*idade Federal da *ar*íba </line>
<line> E-mail: luzia@*t.ufpb.br </line>
<line> J*li* Afonso S* *e Pinho *et* </line>
<line> Doutor em Ci*n**a da Info*mação pela Unive*s*dade Fede*al da Paraíb* </line>
<line> Professor em Ciên*ia d* Informação n* Uni*er*idad* Federal d* Pa*a*ba </line>
<line> E-mail: j*afo*so@gmail.com </line>
<line> Ma*ia das Graças Targino </line>
<line> Pós-Douto*a em Jornalismo *e*a *n*ve*sida*e Fe**ral da Paraíba </line>
<line> Pr*f*ssor* em Ciência *a Inform**ã* na Universidade Federa* da Par*í*a </line>
<line> E-mail: gr**a*arg*no@hotma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Luzia G*es Camb*im </line>
<line> Endere*o: Uni*ersidade *ederal d* Paraí*a, Centro d* </line>
<line> *ecnologi* - Departamento *e En*e*haria de Produção - </line>
<line> Ca*p*s Unive*sitári* * - Bloco *. Castelo Branco </line>
<line> 58051*70 - Joã* *essoa, PB - Brasil - Caixa-pos*al: 5045 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*dereço: Júlio Afonso Sá de *inho N*t* </row>
<row> Endereço: *niversid*de F*d*ral *a Paraíba, Cen*ro de </row>
<row> Ciências Humana* Letras e A*tes - *a*pus I. </row>
<row> C*dade Universitária - *ampus I Cid*de </row>
</column>
<column>
<row> **itor Ci*ntífi*o: Tonn* K*rley *e Alencar Rodrigu*s </row>
<row> Ar*igo recebido em *7/02/2016. Última v*r**o </row>
<row> r*cebida em *5/03/2016. Apr*vad* em 16/03/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *niversitá*ia58059-900 - Joao Pessoa, PB - Br*si* </row>
<row> En*ereço: Maria das Graças Targi*o </row>
<row> Ende*eço: *iversidade Federal do Pia*í, Centro de </row>
<row> *iên*ias da Edu*ação, Programa de Pós-Graduaçã* em </row>
<row> Comuni**ção. Campus UniversitárioIni*g* </row>
<row> *40*9-550 - Ter**ina, *I - B*a**l </row>
</column>
<column>
<row> Avaliad* pelo s*stema Tr*ple Review: D*s* Review *) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e *l*nd Review </row>
<row> (av*liação cega por *o** a*a**adores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gramatic*l, N*rmat*va e de Fo*mataçã </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ét*ca e Ino*ação no Contexto da Sociedade da Infor**ção </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O p*drão de </line>
<line> acumulação capit*l*sta tem s* modifica*o *e*ido às limitações de recursos </line>
</par>
<par>
<line> *ateriai* e *nergia, restringind* as poss*b*lidades </line>
<line> de crescimento e* nív*l global. Co*tu*o, </line>
</par>
<par>
<line> um novo mo*elo de acum*lação é *r*po**o, es*e *a** ágil e f*exí*e*, *end* seu* f*ndam*ntos </line>
</par>
<par>
<line> *a informaç*o * *o conhe*iment* que rep**s*ntam insum*s </line>
<line> centrais, traçando nova </line>
</par>
<par>
<line> *onfiguração </line>
<line> para a sociedade da in*ormação. Destarte, sob o pont* de vista da produção </line>
</par>
<par>
<line> emergem para *s empr*sas novos padrões com*etitivos *ase*dos na *n*vaçã* e também </line>
</par>
<par>
<line> apoiados em re**çõe* sustentad*s </line>
<line> por redes di*itais, as quais, a partir da geração do </line>
</par>
<par>
<line> co**ecimento colabor*tivo, se impõem como a*bient*s </line>
<line> propícios à inov*ção. Este artigo </line>
</par>
<par>
<line> discute aspec*os dess* col*borativismo em rede no *lano de *uestões ét*cas, primor*iais *ara </line>
<line> a *usten*abilidade das organiz*ções ou até de model*s e*onômicos em s*a totalidade. Se, em </line>
<line> te*mos técnico*, as tecnologia* seguem se aper*eiçoando, os padrõe* *e relacionam*nto nas </line>
</par>
<par>
<line> redes *inda precisam melhor*r *astan*e, *isando conduzir as </line>
<line> pe*soas a </line>
<line> rel*ções mais </line>
</par>
<par>
<line> profícu*s, </line>
<line> tr*ç**as a partir do in*remen*o de ganho* </line>
<line> indivi*uais e coletivos agora *os*í*eis </line>
</par>
<par>
<line> *iante da a*oção desse novo m*de*o de a*umulação ba*ea*o em i*formaçã* e c*nhecimento. </line>
<line> Pal**ras-chav*: *iência Da Info*m*ção. Ética. I*ova*ão. **ciedade Da Infor*a*ão. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The pattern o* capitalist *ccumulation *as been m*dified </line>
<line> due *o t*e li*itati*ns of materia* </line>
</par>
<par>
<line> resou*ces and energy, whic* are f*nd*men*al for this m*del, red*cing *h* growth poss*b*li*i*s </line>
</par>
<par>
<line> for *ts use in a *lobal con*ext. A </line>
<line> ne* </line>
<line> accumula*ion model is proposed, m*re </line>
<line> agile an* </line>
</par>
<par>
<line> flexibl*, based on information a** </line>
<line> knowledge a* key </line>
<line> inpu*s, tracing the new design for the </line>
</par>
<par>
<line> info*mation soc*ety. In **fe*ring to the pro*uction ***ms, som* </line>
<line> new </line>
<line> comp*titive standards </line>
</par>
<par>
<line> *merg* t* the ent*r*ri*es b*sed o* i*novation that rely on relations*ips supported ** digital </line>
</par>
<par>
<line> network*, which, from </line>
<line> t*e ge*erati** </line>
<line> o* collabora*ive knowl*dge, impose them*el*es as </line>
</par>
<par>
<line> favorable environme*ts t* innova*ion. So, this p*per discus**s </line>
<line> aspec*s of coll*borat*on </line>
</par>
<par>
<line> network in terms of ethical i*sues, w**ch are very i*porta*t *** t*e *usta*n*bilit* of </line>
<line> organiza*ion* or **en economi* models in general sense. If, in te*hn*ca* terms, technologies </line>
<line> follow i*proving mor* and more, relationshi* p*tt*rns *n the netwo*ks *til* n**d to improve a </line>
<line> l*t *n order to lead peopl* to more productive l*nk* w*th the i*cre*se of indi**du*l *nd </line>
<line> collect*v* gains before the a*opt*** ** the new *odel, information and k*owledge based. </line>
<line> Keywords: Information S**ence. Ethic*. *n*ovatio*. Informa*io* Soc*e**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, *. *3, n. 3, art. 5, p. 9*-110, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/**vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C*mboim, J. A. S. P. Neto, M. G. *argino </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> * INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A soci**ade da infor*ação (SI), ampl*mente cont*xtu*li*a*a p*r diversos auto**s *a </line>
</par>
<par>
<line> Ciência da In*o**ação, ap*esen*a as*ectos s*ngul**e* que a </line>
<line> difer**ciam d** sociedades </line>
</par>
<par>
<line> anterio*es. Para *st*diosos, a e*emplo de Barret* (2005), Beal (2*07), Castells (*0*1) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *att*lart (200*), info*mação torna-s* *n**mo e pro*uto a </line>
<line> de </line>
<line> valor </line>
<line> estr*tégic*, por*anto, e, </line>
</par>
<par>
<line> recu*so glo*a* qu* *mpul*iona tecnologias, e po* ela* é impulsionad*, i*pac*ando ** políticas </line>
</par>
<par>
<line> *conôm**as e s**iais dos *i*er*n*es Estados </line>
<line> e, consequ*ntemente, suas co**i*uraç*es </line>
</par>
<par>
<line> *rod*ti*as. </line>
</par>
<par>
<line> Ou seja, a S* re*ul*a de no*a or*** econômi*a mundial, a *art*r do momento em que </line>
</par>
<par>
<line> novo padrão de acumulação, ba*eado *a tecnoeconomia e </line>
<line> nos avanço* </line>
<line> das tecnologias de </line>
</par>
<par>
<line> in*ormação e de comunica*ão (TIC) te*ta </line>
<line> suprir o </line>
<line> esgota*en** result*n*e </line>
<line> do pa*rão </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômico ca*it*l*s*a </line>
<line> ind*strial a*ter*o*, </line>
<line> abal*zado em produção </line>
<line> *m </line>
<line> larga escala, *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> u**liza**o *aci** </line>
<line> de maté*i* e energ*a conduzindo a </line>
<line> gr*ve* pro*le*as am*ie*tais, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> Barreto (2005) alerta. </line>
<line> Ao *ess**t*r a relevância h*s*órico-eco**mica da revoluçã* da informaç*o, Castells </line>
</par>
<par>
<line> (2001) * *ompara *om * R*volu*ão Indu*tr*a* do sécu*o XVIII, no </line>
<line> que conc*rne </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tr**sforma**es de *ignificat*v* impacto. *ecerto, a ca*acteríst*ca *entral da *evoluçã* </line>
</par>
<par>
<line> tecn*l*g*ca é mant*r a mente hu*ana c*mo força direta de produção e n*o apenas </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> el*men*o de*isivo no s*stema *rodu*ivo. O conteúdo da mente humana pass* a *er expresso </line>
<line> v*a bens, serviços, p*oduçã* *ater*al e intelectua*. Int*ressa, **tão, conhecer as no*as b*ses </line>
<line> pro**tivas sobre *s quais a so*iedade se asse*t*, bem como seu* tra*o* * suas pec*liaridades </line>
</par>
<par>
<line> em rel*ção ao mode*o ant*ri*r, </line>
<line> de *odo a desenvo*ver **stu*a crítica capaz *e condu*ir </line>
</par>
<par>
<line> in*ivídu*s * *rganizações a fazerem escolhas que direci*nem a soci*dade a pa*amar*s de </line>
<line> progr*s*o, nã* só do pont* de vist* hi*tóri**, mas, *ambém, socia* e mor*l. </line>
<line> A* *uestõ*s *ticas, em p*rt*cular, têm sido incipientemente discutidas n* *o*texto das </line>
</par>
<par>
<line> *o*as co*formações produti*as impulsion*das p*l* SI </line>
<line> e **a* </line>
<line> impactantes in**aç*es </line>
</par>
<par>
<line> tecnol**i*as. *e*se conte*to, a *t*ca é *ista *omo form* de aux*liar indivíduos e org*nizações </line>
</par>
<par>
<line> em su*s escolh*s </line>
<line> de modo que a*segurem g*nhos com *ustent**ilidade, a parti* do </line>
</par>
<par>
<line> e*tendiment* e </line>
<line> internalizaçã* do conceito *e lucr* *irtuoso, ou seja, aquele </line>
<line> capaz de gerar </line>
</par>
<par>
<line> valor contribuin** para * ava*ço d*s coletividades. </line>
<line> Assim sendo, *ste pa*er, em sua condição de artigo de revis*o, se *ro*õe a *ont*ibuir </line>
<line> co* tais reflexões, a* *esga*** concei*os e princípi** re*ativos à éti*a, inserindo-*s em nova </line>
</par>
<par>
<line> esfera *ocial, econômic* e produtiv* prop*rcionada pela *ociedade *a in*ormação, </line>
<line> inc*usive </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. *, art. 5, p. 94-*10, m*i./jun. 2016 www4.fsane*.com.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> É*ica e In*va*ão no Context* da S*ciedade da Informa**o </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> no plano empresa*ia*. Quer </line>
<line> dizer, analisa crit*camen*e as poss*bi*idades de melh*ri* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consolidação de uma ética no *enári* con*e*porâ**o. </line>
<line> Para * c*ns*cução do pro**sto, inicia com pesqui*a e*ploratória de cunho </line>
</par>
<par>
<line> b*b*iográfico sobre tema* *i*c*lados éti** e à SI d* forma a dar sus*en*ação às r*flexões. à </line>
<line> N*m pla*o geral, constata-se que muitas expectativas surgem com * ad*ento *a soci*d*de da </line>
<line> inf*rm*ção, sobretudo, no q*e diz re**eito aos ganhos p*s*íveis * partir da tec*ociência, </line>
</par>
<par>
<line> e*tendi*a como me*o para uma socieda*e ma*s *iv*e, fraterna </line>
<line> e *g*alitári*, em que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos pos*am ter acesso livre, demo*rá*ico * au*orregulad* às inform*ções *isponíveis. </line>
</par>
<par>
<line> Porém, com* esp*rado e discutido po* Ma*telart (20*2) e *erra </line>
<line> (1998), nem todas as </line>
</par>
<par>
<line> pers*ectiv*s são plenamente alcançadas por ra*ões de diferen*e* na*urezas. Acredita-*e q*e </line>
</par>
<par>
<line> contrib*iç*o mais incisiv* da ét**a, ** especial, no âmbito do setor *rodutivo imers* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade da informação, con*ri*ui de for*a profícua para esse realinhame*to a fim </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcio**r o a*cance do* g*nhos ec*nô*ico* e sociais e*perado* d*sd* a em*rgência da SI. </line>
<line> Ess* preocupação te* alcance mundial. Como deco*r*nci*, quando *a De*lara*ão de </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cípios d* C*pula Mundial sobre Sociedade a </line>
<line> d* In*o*maç*o, Capurro (2009) e *arcia </line>
</par>
<par>
<line> (2014) re*or*a* a i*por*ânc** e a *ecessida*e de *nálise sobre oport*nidades e problemas </line>
<line> adv**dos do ava*ço tecnológic* em b***a de melh*r q*alidade de vida, em e*fera lo*al e / ou </line>
<line> glob*l. </line>
<line> 2 R*FER*NC*AL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 *tica: origem, conce*to e relevância </line>
</par>
<par>
<line> Hist*ricame*te, o es*udo no campo da ética s* inicia na Filosofia, ramo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimen*o que </line>
<line> estuda a cond*ta humana vis*ndo *den*ifi*ar a realid**e moral capaz </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> conduzir o ser humano fe*icidade. Pa** Alo*so e Lópe* e Castrucc* (20*0), a Filo*ofia, à </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> *or conseguinte, a éti*a busca </line>
<line> discern*r boa e * m* *on*uta *, entã*, * correlação entr* a </line>
</par>
<par>
<line> co**uta adequada e felicidade. Aliás, por r*zões etimológicas, *ostuma-se </line>
<line> co*siderar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ermos - ética e *o*al - indist*ntam**te. No e*t*nto, ap*sar de relacionados, são *a*p** **e </line>
<line> man*êm nítidas diferen*as. </line>
<line> A que*tã* moral, segundo Vásq*ez (19*7), * identificável no compor*am*nto efet*vo / </line>
</par>
<par>
<line> **áti*o das pessoas. Diante de e*colh*s, * homem adota normas </line>
<line> di*semin*das p*r seus </line>
</par>
<par>
<line> respe*t*vo* *rupo* soc*ais, as quais ditam as regras de conduta, *sto é, * que se deve fa*er ou </line>
<line> n*o. Esse comport**en*o humano práti*o-moral mantém v*riação social e temporal, </line>
<line> Re*. FSA, T**esina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, mai./j*n. *016 *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. Cam*oim, J. A. S. P. N*to, M. G. Targino </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> rem**tando às or*gens </line>
<line> do </line>
<line> homem como ser social. Logo, mor*l consiste em sistema a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> n*rmas, princípios e valor*s, segundo o qual as rela*ões mú*uas entre os i*d*v***os o* ent*e </line>
</par>
<par>
<line> estes e *omunidade são regulamentadas, de forma a assegur*r d*terminada ordem socia*. a </line>
</par>
<par>
<line> T*is normas, dotadas de </line>
<line> caráter **stóric* * **c*al, são, *n*ão, </line>
<line> a*atadas livre**nte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cons*ientem*nte pel* su*eito. </line>
<line> Ainda de a*ordo com o autor supraci*ado, o c*mp*rtamento prátic*-moral é s*c*dido, </line>
</par>
<par>
<line> m*itos milênios d*pois, por visível reflexão sobre ele m*smo, r*gist*ando-s* pas*agem do a </line>
<line> pla*o da prát*ca *oral para o da teoria *oral, ou seja, da moral efet*va e **vida para a m*ral </line>
</par>
<par>
<line> *dvin*a d* r*f*exã*. E*sa passagem c*incide com o p**mórdi* </line>
<line> do p**samento fil*sófico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*tua-se na esfera *e quest*es teó*icas, morais e/ou ética. Quer d*z**, os proced*mento* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> natur*za ét*c* caracterizam-se por permane*te ***udo da conduta moral, *mpregnada, por sua </line>
</par>
<par>
<line> ve*, p*la gener*lidade, </line>
<line> *o plan* </line>
<line> d** pr*blemas t*óricos *orais, determ*nant** *ara o e </line>
</par>
<par>
<line> e*tabelecimento de l*is gerai* ou princípios é*icos. </line>
</par>
<par>
<line> N* v**ão de Sá (2009), exis*e entr* i*divíduos e cole*ividad*s uma nece*sidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> equilíb*io </line>
<line> que só é realizada quando *á harmonia entre os interes*es individuais * os </line>
</par>
<par>
<line> cole*ivos. A é*ica *ontribui para * alca*c* do equil*brio. De </line>
<line> forma similar, *r*anizaç*es </line>
</par>
<par>
<line> em*re*ariais já desper*aram para as vantag*ns da é*ica no pl*no *os negócios e aderem, ca*a </line>
</par>
<par>
<line> vez mai*, às aç*e* éticas e* suas a*ivi*ades como forma de </line>
<line> fort*l*ce* sua relaç*o com </line>
</par>
<par>
<line> *lient*s e fornecedores. Surge, as*im, * campo da éti*a *mpre*arial. </line>
<line> P*ra *ash (*993), a ética empresa*ial é compreendid* como a forma pe*a qual normas </line>
<line> mor*is pessoais se *p*icam, também, às a*ividades e a*s ob*etivos de c*rpor**ões comerciais, </line>
<line> isto é, tor*a-se impres*indív**, haja *ista que regul* as relações na* organizações, </line>
<line> estabelecendo lim*tes e parâmetro*. Nessa perspectiva, as empresas operam dentro ** </line>
<line> con**ito de lucro virtuoso, q*e d**igna * lucro capaz de gerar valor e sempre posto em prol </line>
<line> do processo desenvo*vi*e*tis*a, o que corresp*n*e ao uso da *iên*ia e tecnologia (C&T) em </line>
<line> prol do avanç* da população, da qualidade de v*da e da *r*s*rvação do m*io *mbiente. Logo, </line>
<line> como P*ssos (2013) si**etiza, as *r*anizações *mpre**riais buscam rever a *e*ação entre os </line>
<line> meios e os fi*s pr*estabelecidos, posiciona*do o s*r human* como ce*tro de tudo. </line>
<line> Ainda segundo a leitura de Sá (2009), deve se restringir o valo* do trabalho quando * </line>
<line> ele exe*ut*do tão *o**nt* par* auferir renda. Consequentemente, *e for*a análoga, d*ve-s* </line>
</par>
<par>
<line> in*e*ir </line>
<line> que também o valor da produ*ão </line>
<line> d*v* se* rest**to *aso ela seja e*ecut**a </line>
<line> apena* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> persp*ct*va do l*cro desvinculado de qu*l**er contribuição *oci*l, ou seja, re*egando uma </line>
</par>
<par>
<line> visão crítica * re*pe*to do emprego das TIC, da* questões </line>
<line> *mbientais *a função do ser e </line>
</par>
<par>
<line> humano em meio a *sse p*ocess*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. **, n. 3, art. 5, p. *4-11*, mai./jun. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ética e *novaçã* no Conte**o da Socie*ade da Informação </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Soc*ed*d* da in*or*ação </line>
<line> Mattelart (20*2) conte**uali*a a info**ação como recur*o g*oba* im*ulsi*nad*r de </line>
<line> *ecnologi*s e d*lineador de po*íti*as, capaz de tra*ar *mplamente os co*tornos da *istória da </line>
</par>
<par>
<line> so*i*dade contempo*ânea e irrefreável, *esign*da, comumente, co*o a sociedade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> info**ação. A s*cied**e global da *nfor*açã* resul*a </line>
<line> de constr*ção *eop*lítica, conduzida </line>
</par>
<par>
<line> po* i*ter*sse* *iplo*át*cos, *ilitares e *ome*ciais, </line>
<line> *, *or con*eguinte, seu* produ*os nã* </line>
</par>
<par>
<line> e**ão destituídos d* **lore*. Afinal, a S* *merge no ra*tro de uma nova orde* </line>
<line> econô*ic* </line>
</par>
<par>
<line> m*ndial q*e, **ra Lastre* (1999) se ex*lica tanto *elo esgotamento do padrão de *cumul*ção </line>
</par>
<par>
<line> anter**r quan*o p*lo advento e rápida *ifus*o de p*drão com </line>
<line> inov*do*as chances </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cres*imento, apresenta**o mudanças técnica*, organiz*ciona*s e </line>
<line> instit*cionais em todo* os </line>
</par>
<par>
<line> níveis. </line>
</par>
<par>
<line> Barre** (2005) aponta mo*ific*ç**s hi*t*r**as e *oci*** advindas das for*as de </line>
</par>
<par>
<line> inscrição da infor**ção, quando </line>
<line> s e dá * </line>
<line> passagem da s*ciedade a*ócrifa </line>
<line> *ara a escrit*, em </line>
</par>
<par>
<line> seguida, para a impress* e, atualmente, **ra a digital. Inevitave*mente, a nova forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> insc*içã* *a infor*ação altera os padrõ*s comunicacionais e con*ribui para o sur*ime*to das </line>
</par>
<par>
<line> r*des de comunica*ã*. *ale a pena re*terar o que pensa Taka*ashi (2000), para quem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade da informação dec*r*e de uma converg*ncia de base t**n*ló*ica q** favorece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> represent*çã* da informação em formato d*gita*, apoiando o c*escime*t* de nova indústria e o </line>
<line> crescime*to *as redes elet*ôn*c*s de infor*ação, ênfase p**a a int**n*t. </line>
<line> Retoma-se, aq*i, o pensamento de Castell* (2*01), p*ra que* * atual revolução </line>
</par>
<par>
<line> tecnológica n*o é p*r se a c*ntra*idade </line>
<line> ** i*formações e de conhecimentos, mas, sim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *p*icação de*ses el*m*ntos </line>
<line> par* </line>
<line> a *eração de *ovos sabere* e de </line>
<line> di s po* i t i vos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rocessamento e de flu*o in****acional *um ciclo velo* de r*al*mentação cumulativo *ntre </line>
</par>
<par>
<line> i**vação e sua utilização. Em lin*a similar de </line>
<line> pensamento, B**l (2007) v*sualiz* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*f*rmação como </line>
<line> o *rincipa* recur*o *, em *u*tos caso*, *omo </line>
<line> o produto ce*tr*l </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações. Se, antes, os trabalh*dor*s físi*o* pr*cessam recursos *í*icos com o i*tuito de </line>
</par>
<par>
<line> gera* *roduto* tangíve**, *a </line>
<line> opinião de S*e**y (19**), num* </line>
<line> economia </line>
<line> do conh*ci*ento, </line>
</par>
<par>
<line> marca c*ntral da SI, os t*abalhadores do </line>
<line> conhecime**o </line>
<line> os con*e*tem *m e*truturas </line>
</par>
<par>
<line> intangíveis. </line>
</par>
<par>
<line> Como i*evitável, diante da crescente e c*n*ínua expl*são inform*cional, </line>
<line> a SI </line>
</par>
<par>
<line> org*niza-se em to**o das TIC para id*ntificar </line>
<line> as moda*id*des d* enfrentar tais mutações, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. Camboim, J. A. S. *. Ne*o, M. G. Ta**i*o </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> que s*gnifica *firmar que *s inova**es t*c*ológicas, des*e o i*íc*o e ao longo de seu av**ço, </line>
<line> estão fortemen*e arraigadas ao p*ocesso desen*olvime*ti*ta. </line>
</par>
<par>
<line> E é ainda C*stel*s (2001) </line>
<line> que, além de *on*rontar os impactos da revolu*ão </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologias da informação na sociedade com as f*rç*s a*vindas da Revolução Industrial, </line>
</par>
<par>
<line> reforça a s*gnificati*a penet**bilidade e velocidade com </line>
<line> *ue *s TIC, ocorrem. D*f*ndem-*e </line>
</par>
<par>
<line> g*obalment* e em gra*de velocidad*, e* menos de d**s déc*das, entre o* meados dos </line>
<line> *n*s </line>
</par>
<par>
<line> 70 e 9*, ao c*ntrário da Revol*ção Indust*ial, que requ*r do*s séculos para se alastrar da </line>
<line> Europa ocid*nta* para as demais partes do globo. A transformaç*o tecnoló*i*a em curs*, </line>
</par>
<par>
<line> f*ndament*da a </line>
<line> partir da *icroeletr**ica, comp*t*dore* e telecomuni*ações, cresce </line>
</par>
<par>
<line> *ertigin*samente. O mundo passa a se or*anizar, agora, em re*es, a*oi*das nas tecnologias *a </line>
</par>
<par>
<line> infor*aç*o. C*mo *ecorrência, os artefatos tec*o*óg*cos </line>
<line> assu*em </line>
<line> papel definitivo de </line>
</par>
<par>
<line> *arc*iro* c*gnitivos dos *nd*víduos n*ma inte**ção dial*t*ca, em que </line>
<line> a té*nica </line>
<line> é parte </line>
</par>
<par>
<line> integran** de processo *mplo, </line>
<line> complexo * </line>
<line> circu*ar, c*m homens e artefatos inter*g*ndo </line>
</par>
<par>
<line> co*tin*amente, sem pos*ibi*idade de se ch*gar a u** rel*ç** *e cau*a ef*i*o, na v*são e </line>
<line> arraigada de *inho (2*08). </line>
<line> A este respeito, Assmann (2000) reforça que a* TIC, d*ix*m de ser meros </line>
</par>
<par>
<line> in*trumen*os </line>
<line> no se*tid* té*nico tradicional </line>
<line> pa*a se tr*nsmutarem em feixes de propriedades </line>
</par>
<par>
<line> at*vas. Se, antes, as tecnologias tra*icio**is atuam como instrumentos par* incrementar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alcance dos sentidos, na concepção </line>
<line> do *onjunto das fu*ções o*gân*cas, a* *no*açõ** </line>
</par>
<par>
<line> contemp*râneas ne*sa área </line>
<line> ampliam o potencial cognitivo do ser humano, favor*cendo </line>
</par>
<par>
<line> mixage** cogn*tivas complex*s e cooperativas. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DI*CUSSÕ** </line>
<line> 3.1 Inovaçã* na so*iedad* *a inf*rmação </line>
<line> As revoluçõ*s industriai*, com especial destaque para a m***ionada Revo**ção </line>
<line> Industrial do século X*I*I, proc*didas pe*a d*vulgação das ideias tay*oristas sobre </line>
</par>
<par>
<line> Administração Cie*tífica, na* últi**s </line>
<line> décadas do séc*lo XIX, caracterizaram, à época, o </line>
</par>
<par>
<line> p*norama pre*ominante da indúst*ia capitalista *un**al. É a fase de us* intensivo de mão de </line>
<line> ob*a, maté*ia-pr*ma e en*rgia, configurando um pa*r*o de acumulação de cap*tal, o qual </line>
<line> perdura por longo pe*ío*o e ainda se m*ntém at*vo, embora com nítido* in**cios de su*er*ção </line>
<line> nos dia* de hoj*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. *, p. *4-1*0, mai./j*n. 2*16 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ét**a e I*o*ação no Con*ext* da Sociedad* da Informação </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> His*ori*amente, as emp*esas e*i*idas dentro desse par*dig*a vêm se estruturando em </line>
<line> torno *e mod*la*ens orga*izacionais *ue contemplam *re*s di*tintas e in*er*a*biáv*is, </line>
<line> movidas, essencialmente, p*r a*ivi*ades-*i*, como pr*dução, marke*ing, finan*as e recu*s*s </line>
<line> humanos. E**as desempenha* atividades própri*s, porém, int*r-re**cionadas. </line>
</par>
<par>
<line> À função produç*o, em espe**al, como Ch*a*en*to (1991) * S*ack *t </line>
<line> al. (1997) </line>
</par>
<par>
<line> sinali*am, cabem a reunião e a ativação de recur*os d*stinados à geração de b*** e se*viço*. </line>
<line> Tal função vem r*c*be*do cada vez mais atenção por parte dos gestore* e*presariais devido </line>
<line> ao seu po*encial estr*tégi*o in*rente e singular. Ao longo *e anos * déca*as, a prod*ção te* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*do c**téri*s de des*m*en*o *onsid*rado* rele*antes para a </line>
<line> obtenção d* *antag*m </line>
</par>
<par>
<line> *ompetitiva, o* quais se *odificam a d*pender dos *adrões </line>
<line> de competição impo*tos </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> mer*ado, semp*e em bu*ca *e maior su*esso empresari*l, como Camboim (2001) ac*edit*. </line>
</par>
<par>
<line> Davis e *quilano e Chase (*001) classificam os crité*ios em q**lifi*ado*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ganhadores d* </line>
<line> *edidos. Os qualificadores são a*ueles *u* estão em níveis mínimos ** </line>
</par>
<par>
<line> aceitação pa*a que uma empresa atue em determinado merca*o. São ganha**res de pedidos *s </line>
<line> p**âmetros específ*cos que poucas *m*re*as **er*cem, s*ndo *ue i*to, cons*quen**mente, as </line>
<line> d*f*re*cia no mercado *or*ece*or. Num caso hi*otético, num mercado onde *uitas </line>
<line> organ*zaçõe* trabalham a *u*to baix*, porém quase nenhu*a *entro de padrões de q*a*idade, </line>
<line> o *usto baix* configur*-se nu* *rit*ri* qua*i**cador, enquanto a q*alidade se impõe c*mo </line>
<line> critério g*nhador *e pedidos. À **dida que mais empresas com*çam a *fert*r o mes*o </line>
<line> dif*rencial, o critério, *n*es ganhador d* *edidos, pas*a, a*ora, a ser qual*fic*d*r. </line>
<line> As**m, nos p*imeiros 30 anos do século XX, o cus*o de produção *aixo f*g*r* como o </line>
<line> critério *e de**mp*nho mais relevante, uma vez que a v*ntagem competit*va a ser persegu**a </line>
<line> àque*a época resu*ta *a oferta de pro*uto a *reço ma*s baixo, com polít*ca* de produção ao </line>
<line> *enor **sto *nitário. * partir da *écad* *e 60, *om todas as empr*sas dominando ** técnicas </line>
</par>
<par>
<line> p*ra redução de </line>
<line> custos de produç*o, a qua*id*de co*quista o st*tus *e parâmetro </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> desempenh* ganhador de pedid*s, haja vi*ta que * fo** excessivo na red*çã* *e cus*os acaba </line>
<line> por or**inar bens de q*alidade inferior. </line>
<line> Mai* adian*e, nos ano* 80, percebe-s* flagrant* saturaçã* dos mercado*, com a *fe*ta </line>
<line> su*erando * dem**da, e, *o* co*seguinte, *egi*trando-se con*orrência acintosamente acirrada </line>
</par>
<par>
<line> e cres*ente. * flexibilidade, capacidade de *ual***r organizaçã* </line>
<line> empresarial </line>
<line> em se adaptar </line>
</par>
<par>
<line> com rapidez a novas demandas, pass* a ser o princ*pal f*tor d* s*ce*so e critério m*ximo de </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenh* </line>
<line> *ara a p*oduçã*. O cic*o de </line>
<line> vi d a </line>
<line> dos produtos dimi*ui. Co*tudo, o me**ado </line>
</par>
<par>
<line> consumidor exige, *ada v*z mais, prod*to* novos e diferenciado*. Desde o sécul* XXI </line>
<line> *, </line>
</par>
<par>
<line> port*nto, até a atualida*e, * inovação se sobrepõe *omo f*tor de vanta*em competiti** junto </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. *, art. *, p. 94-110, mai./*un. 2*16 www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. Camb*i*, J. A. S. P. Ne*o, M. *. Targino </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> ao *erc*do *o*su*idor, fazen*o com </line>
<line> que o *ej* esp*cialm*nt* d*sputado por todas as </line>
</par>
<par>
<line> empresas, agora, n*m c**tex*o *e competição glo*al. É quand* se assi*te a uma revolução da </line>
</par>
<par>
<line> era da manufatura para a *ra </line>
<line> da informação, a e*emplo do descrito *or autores, *o*o </line>
</par>
<par>
<line> Ca*b*im (2001) e Davis e **uil*no * Cha*e (2001). </line>
<line> Lastre* (199*) reiter* *al pens**e*to, ressaltando que, desde a década de 90, registra- </line>
<line> se ma**r complexi*ade n*s proce*sos produtivo*, o que ocas*on* tax* *e mudanç* mais ági*, </line>
<line> *eja em processos, seja em prod*tos, tanto bens qua*to serviços. Surge, en*ão, a *e*essidad* </line>
<line> de investir constantemente e* *n*vação *a bus** de proces*os qu* estimulem o apr***iz*do e </line>
</par>
<par>
<line> a ac*mu*ação d* conhecimento*, emer**ndo a que*tão na esfera d*s </line>
<line> or**niz*ç*es e* geral </line>
</par>
<par>
<line> acerca das novas exigência* de c*pa*it*ção de r**u**o* humanos. Inovaçã*, como estratégia, </line>
</par>
<par>
<line> *e***s*n*a o únic* </line>
<line> caminh* possível para </line>
<line> asse*urar a susten*ab*lidade das corporações e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> poten*ial humano especial*zado, cuja capac*t*çã* passa a ser vi*ta como forma sust*ntável de </line>
<line> ag*egaçã* de valor à* *rganizações, d*i*ando-*e de *er o invest**e*to em capaci*ação como </line>
<line> d*spe*a. </line>
<line> * pa*rão econô**co capi*alista i*du*trial predom*nante at* ent*o es*á abaliz*do na </line>
<line> produção em larga es*ala, com uso *e matéria e en*rg*a num co*sumo contínuo *resce*te, </line>
<line> mui*as *ez*s, sem a *ossibil**ade de re*osição, o que *esulta em crises energé*ic*s mundia*s e </line>
<line> sér*os pro*lem*s ambient*is d*vido à disp*nib*lida*e *imi*a** de *ais r*c**sos. *ara Barre** </line>
<line> (20*5), esse padrão aprese*t* visível **gotam*nto, ad**ndo daí novo modelo d* crescimen*o </line>
<line> capaz de e*frentar a crise *ont**porânea. É a emergência de um padrão i*ov**or de </line>
<line> acumulaçã*, funda*entado n* tecnoecono*ia, no incremento das tecn**o*ias infor*acionais, </line>
</par>
<par>
<line> con*irmando infor*ações * </line>
<line> conhecimentos </line>
<line> como *eios es*r*tég*cos para o crescimento </line>
</par>
<par>
<line> e*onô*ico. E*plicand* de ou*ra f*rma, a* invés dos </line>
<line> limita*os elementos e*ergé*icos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> materi*i*, ant*riormente pr*mo*diais para o des*nvolv**e**o da sociedade cont*mporânea, </line>
<line> hoje, inf*rmaç*o e co*hecimento constituem *s rec*rsos básicos para a pro*oção do </line>
<line> crescime*t* econômico *ace * sua in*sgo*abilida*e, uma vez q*e não são passívei* de serem </line>
<line> destruídos pel* cons*mo. Seu descarte n*m deixa vestígios fí*icos nem tam*o*co acel*ra os </line>
<line> *feitos n*gativ*s contra o mei* ambien*e. </line>
</par>
<par>
<line> Aliado* a tais fatores não *á a </line>
<line> ex*gênci* de espaços </line>
<line> de arm*zenamento par* </line>
</par>
<par>
<line> *nformações e conh*cimentos especialmen*e por *ont* </line>
<line> da desmaterialização de produtos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> nova conjuntura que se conso*ida. Há, c*m isso, ta*b*m, a chance de se obter mai*r c*ntrole </line>
<line> * reduçã* de tem*o * espaço ** produção, fat*res estes *u* são impa*tantes tanto n* custo de </line>
</par>
<par>
<line> bens quanto na </line>
<line> **er*a </line>
<line> d* serviços. Cons**uentemente, ai*da </line>
<line> de ac*rdo </line>
<line> *om Last*es (1999), </line>
</par>
<par>
<line> essa nova economi* sug*re a a*o*ão de *o*os *odelos de gestã*, tanto em nível de pesquis* </line>
<line> *ev. *SA, Teresi*a, v. 13, n. *, art. *, p. 94-110, mai./jun. *016 ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ética e I*ov*ção no Con*ex*o da Soci*dade da I*forma*ão </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> e desenvol*ime*to, pr*d*ção e comercialização de bens e *erviços, como também n*s es*eras </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> planej*mento </line>
<line> estratégico. </line>
<line> Os </line>
<line> novo* </line>
<line> fo*matos </line>
<line> organizaciona*s </line>
<line> baseiam-se </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> desc*ntralização, na te*c*irização e na *nt*ração intern* e e*terna com vár*o* pa*cei*o*, </line>
</par>
<par>
<line> *mp*ndo as r*des c*mo mais relevante a </line>
<line> inovação o*ga*izaciona* na *sfera do </line>
<line> paradigma </line>
</par>
<par>
<line> ***n**conô*i*o. A comp*ti*ivida*e das *rganizações **ss* a s** di*ada pela abra*gênc*a d*s </line>
</par>
<par>
<line> rede* em que </line>
<line> estão inserid*s ou pela i*tensidade do u*o </line>
<line> que os indivíduo* fazem de*as. A </line>
</par>
<par>
<line> *nfo*mação, até então era concebida como ins*rumento integrador essencial à *iner*i* </line>
</par>
<par>
<line> organizaci*nal. Gra*as à co*unic*ção entre a* *iferentes funções em*resariais, pas*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> receb*r, agora, atenção mai* </line>
<line> específica, contando com uma *estão ex*l*s*va, a </line>
<line> denomi*ada </line>
</par>
<par>
<line> *estã* da informaç*o (GI) gestã* d* conhecimento (GC), q*e se impõem co*o ativ*dades e </line>
<line> centrai* para a* or*a*iz*çõe*. </line>
<line> * G* *cupa-se, essenci*lmente, dos flux*s forma*s de info*m**ão, trabalhando com a </line>
</par>
<par>
<line> pros*ecção, seleção, filtrage* e obte*çã* de informações; o tratamento, a análise e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> armazenamento d* i*formação *til*zan*o as TI*s; * di*semina*ão e a mediação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção </line>
<line> *ompa**vel com os d*fere*tes *úbl*cos vinculado* à organização; e a </line>
<line> cr*a*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disponibilização de pr*dutos e serv*ços </line>
<line> de in*o**ação. E*quan*o isto, segundo Vale*tim </line>
</par>
<par>
<line> (2**2), a gestã* ** conhecimen*o tr*ta da gestão *os fluxos informai* de informação, ou seja, </line>
<line> daq*ela informação não *e*istrada em nenhum tipo de *uporte materia*. </line>
<line> Conf*ont*ndo, mai* uma vez, a Revolu*ão Industrial versus revo**ç*o *n*ormacional, </line>
</par>
<par>
<line> *erce**-*e </line>
<line> que *nquanto *rimeir* privi*egia * maqu*n*ria *im d* transferir a força física </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> human* </line>
<line> *u animal para as máquinas, * *egunda, por sua vez, conforme Lojkine (1995), </line>
</par>
<par>
<line> centra-se na trans*e*ênc*a de funções cerebrais abstra*as para as má*uina*. Nessa *us** pela </line>
</par>
<par>
<line> ca*tura </line>
<line> do </line>
<line> c*nhe*ime*to humano, t*ci*o e intangível ** forma dissemin*-lo, a </line>
<line> as redes </line>
</par>
<par>
<line> ocupam lugar de dest*que. Exemp*o de sucesso nessa pers*ecti*a *** as empresas japone*as </line>
<line> dos an*s 70 e 80 d* século pa*sa*o que obt*m êxi*o e garantem nov*s processos de inovação, </line>
<line> * época, *raças à *ap*ci*ade de *apta* infor*ações estratégi*as e gerar n*v*s conhecimentos, </line>
<line> em **pecial coletivamente, explorando a i**erc*nexão e a co*ab**ação como bas* do </line>
<line> apre**izado a partir do uso de for*a**s organiz*cionais i*terativos (*A*TRES, 1999). </line>
<line> A este respeito, Sabbag (2007), a*ordando o processo da cri*ção d* conheci***to, em </line>
<line> *ociedade, estratifica-o em el*mento* que ele chama de "coletivos". Em analog*a ao trabalho </line>
</par>
<par>
<line> de Nonak* </line>
<line> e Takeuc** (1997), amplia </line>
<line> também a *imensão on*ol*gica </line>
<line> da espiral </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento propo*t* </line>
<line> *elos doi* </line>
<line> estudi*s** até </line>
<line> * </line>
<line> nível </line>
<line> de so*ieda*e, a </line>
<line> qual denomina </line>
</par>
<par>
<line> sociedade g*rativa. P*es**põ* que es*es coletivos compartilham </line>
<line> u*a identida** co*um, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> qua* resultam vínc*los fo*te* entre seu* </line>
<line> c*mponente*, o </line>
<line> *u* lhes permi*e se beneficiar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Ter*sina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, m*i./j*n. 2016 </line>
<line> www4.**a*et.c**.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Cambo*m, *. A. S. P. Neto, M. G. Targino </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> *spiral do c*nhe*i*ento do me*mo mo*o que indiví*uos, grupo* e corporaçõ*s. A* etapas </line>
<line> iniciais da espiral, *omo inov**ão e mapeament*, d*pendem de políticas go*ernamen**is, </line>
<line> com apoio da i*dústria cultural e do meio acadêmi*o. A difusã* do con**cimento, *ua terc*ira </line>
<line> e*a**, pressupõe congr*çame*to e*tre *ários colet*v*s, *nfase para os movim*ntos s**i*is. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a quarta etapa da espiral, retenção </line>
<line> do conh*cimento, ap*ia-s* na cultura como </line>
</par>
<par>
<line> *s*rat**ia *a*a efet*vá-lo de forma mais duradou*a. </line>
</par>
<par>
<line> Na visão de Barreto (2005), o temp* para a*similaçã* d** </line>
<line> m*da*ç*s * as formas </line>
</par>
<par>
<line> sociais mais e**rei*as de c*nvívio, c*nsiderand* os arra*jos or*anizacionais *ísicos discutidos </line>
<line> por Sa*bag (2007), *antêm *ma significativa *nfluência so*re a ge*a*ão do c*nhe***ento. As </line>
</par>
<par>
<line> dificu*dades </line>
<line> da int*rconectiv*dade digital reside* no fato d* que é ela *onsiderada num </line>
</par>
<par>
<line> es*aço num e </line>
<line> tempo </line>
<line> não exper*enc*ados, num vínc*lo hu*ano não pr*se*ci*l, c*letivo, </line>
</par>
<par>
<line> virtual e em rede, com *nforma*ões produz*das por m*itos sujeit*s inseridos *m contextos </line>
<line> sociais e c*lturais distin*os, al*m do fato de *ue sua difusã* se dá d* form* desordena**. </line>
<line> Em que *ese o fato l*vantado *or **hen (200*) de que a c*nectivid*de propicia nov** </line>
<line> formas de convívio, d* *egócios, de comunicação e a reduç*o de o*stácul*s, como o t*mpo e </line>
<line> o e*pa**, é evid*nte que a inte*r*çã* da* *entes nas redes compu*ac*onais po* si só não </line>
<line> *fiança a g*ração de n*vos saberes. Isto porque se trata de proces*o que ain** se mantém </line>
</par>
<par>
<line> centrad* </line>
<line> no *ujeito </line>
<line> e em *eu </line>
<line> poten*ial de s*gnif*cação, resultan*e de **ális*s e d* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> in*erpr**ação de dados, o que pre**upõe tempo para reflex*o. </row>
</column>
<par>
<line> 3 .2 </line>
<line> Desdo*rame**os ét*cos nas **áti*as de informação </line>
<line> Em que pes** as mutações no pl*no c*let*vo e *ndividual proporcionadas pela </line>
</par>
<column>
<row> rev*lução das t**nologias da *nform**ão, *ui*** das expect*tiv*s geradas, em especi*l *o que </row>
<row> diz respeito ao* *anh*s pos**veis a *artir d* t*cnociência na vida das pess**s, ai*da não estão </row>
<row> plenamente alcançada*. *st* é, o* avanç*s tec*o*óg**os, apesar *e v*tai* para a *me*gência / a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*n*olida*ão de *ma sociedade l**re, frater*a e igualit*ria, </line>
<line> em que o* cidadãos ace*sem </line>
</par>
<par>
<line> liv*emente e / ou dem*cr*tic*mente as informações d*sponíveis d* *eu interesse, e*** e </line>
</par>
<par>
<line> sociedade ideali*ada pers*ste como alvo a **r atingid*, p*r *a*ões var*a*as, a dep*n*er </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *eali*ades distintas da* dif**entes *oletividade*. </line>
</par>
<par>
<line> No que diz respeito à temática, *reire (2010) aponta grave *ro*lema da exclusão o </line>
<line> di*ital adv**da da **stribuição d*sigual do* rec*rsos as*ociados às TI*s, um* das c**d*ções </line>
</par>
<par>
<line> fun*ame*tais *a integração n* vida social na atualidade. Em *inh* simi*ar, Pass*s (2013, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 26) afirm* ipsis lit*eris q*e "a socieda*e contempo**ne*, m*is </line>
<line> do *u e </line>
<line> qualqu*r *utr*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, *. 13, n. 3, a*t. 5, p. *4-110, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ética e In*vação no C*n*exto da Sociedad* *a In*orm*ção </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> acr*dit*u nos p*deres da ciência * da técnica como forma de propor*ionar aos seres hu*anos </line>
<line> uma vida de abundância material e de felicid*de." No *ntanto, * incontestáv*l q*e as benesses </line>
</par>
<par>
<line> da C&T c*ntinu*m disponibilizadas de **rma d*sigual, promove*do </line>
<line> dependênci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *erceam*nto da criativida*e do* indivíduos, além d* repres*ntaram riscos ecológicos, chances </line>
<line> *e guerras nuc***res e outr*s sé*ios riscos. O *er humano continua v*l**izado p*r seu </line>
<line> p**encial p*odutivo e *ua ch**ce d* tornar-se *ti* *os interesses do capi*al, se*do visto, assim, </line>
<line> como ac*ssório d* proces*o pr*dutivo e não em sua co**le*idade, como um ser dotado de </line>
<line> consciência, expectativas e desejos. </line>
<line> A*tores como Lat*ur (2012), Law (1992) e Pinho (*008) defend*m a hibridizaçã* </line>
<line> ent*e p*ssoas e tecn*logias no plano social, considerando a existên*ia de relações contínuas e </line>
<line> agencia**ntos entre amb**, sem **e i*to sign*fique, necessari*me*te, qu* *m d*fina o outr* </line>
</par>
<par>
<line> a partir </line>
<line> ** uma r*laç*o </line>
<line> *e *aus* e e*eito. A*in*l, </line>
<line> *s </line>
<line> conf*gurações sociais devem ser </line>
</par>
<par>
<line> consi*eradas sob a *tica de *iferentes s*gmentos, c*mo econômicos, políticos e id*ol*gicos, e </line>
<line> não som*nte * par*i* da* *ransmut*çõ*s tecnoló*icas. No *lano org*nizacional, p*r sua vez, * </line>
</par>
<par>
<line> que se ob*e*va na inter-re*ação homem e tec*ologi*, *ace à compe*itivid*de industrial, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imposiçã* a*s *rabalh*dores de p*drões inerentes às **ov*ções t*cn*l*gicas. Para Rodri*ue* </line>
<line> Filho * *udme* (20*5), embor* o ser humano *eja * *omponente princi*al nos projet*s de </line>
<line> d*sen**lvimento de *istemas *e *nf*rmação, e*e c*s*uma ser *isto com* elemen*o se*undári*, </line>
</par>
<par>
<line> posicionando-se </line>
<line> a tecnologia com* ele*ento centr*l des*es *i*temas, o </line>
<line> *u* ac*ba po* </line>
</par>
<par>
<line> provo*ar </line>
<line> obstáculos à </line>
<line> consolidação do que se pretendia para </line>
<line> uma so*i*dade </line>
<line> d* informa*ão. </line>
</par>
<par>
<line> As metodo*ogias de </line>
<line> *doção de sistemas de informaç** tendem *derir e*istemolog** </line>
</par>
<par>
<line> * à </line>
</par>
<par>
<line> *ositiv*sta, origina*a no pe*samento </line>
<line> domin*nte na áre* e na supremacia da téc*ica sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> h*mem. </line>
</par>
<par>
<line> Passos (2013) e Rabelat* (2002), por su* vez, a*reditam que as inovações *ecno*ógi*as </line>
<line> *o âmbito organizacional, em geral, apenas s*bstitue* * ca*saço físico pelo *ental. *sto é, as </line>
<line> TIC*, se não *d*tadas, criteriosam*nte, p*omovem c*ntro*e ex*essivo do inte**cto *os </line>
</par>
<par>
<line> *mpr*gados, *tent*nd* con*ra </line>
<line> a c*ndição do homem como s**eito livre, conscient*, </line>
</par>
<par>
<line> respo*sáve* e criativo. ** se trata*do d* p**duçã* dos novos *a*r**s base*dos e* *nov*ção </line>
</par>
<par>
<line> *stratégica, a rap*dez deman*ada par* d*senvol*ime*to o lanç*m*nto de novos * </line>
<line> *rodutos </line>
</par>
<par>
<line> a*a*am *or e*timular a geração de novos co*h*ci*en*os par* projeto* que, *ntencionalment*, </line>
<line> reduzem * vida úti* dos produtos, * que s* de*igna como obsole*cência planejada. </line>
</par>
<par>
<line> **nda *egundo Passos (2013), ao lado d* de**nda p*oduz-se </line>
<line> o que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> tecnologic*men** possível e não aqu*lo que de fato </line>
<line> é </line>
<line> ne*essário, ou sej*, forjam-se </line>
</par>
<par>
<line> s*cialm*nte ce**as necess*dades, e, portant*, int*rfere-se n*s li**es e**olhas dos seres </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sin*, v. 13, n. 3, ar*. 5, p. 94-1*0, *ai./jun. 2*** *ww4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. Ca*b*im, J. A. S. P. **to, M. G. T*rgino </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> humanos, cujas decisões deixam de ser livr*s e cons*ien*es **r* serem fomentadas p*l* </line>
<line> indústria cultural, formatada e estimulada pela mídia, que impõe falsa* dema*d*s, *odismo* </line>
</par>
<par>
<line> * u*a conseq*en*e a*i*n*ção. Vásque* (1997) </line>
<line> então </line>
<line> questiona: </line>
<line> como conceber o progresso </line>
</par>
<par>
<line> m*ral da s*c*edade, uma vez que é condi*ão sine qua no* par* * r*sponsabil*dad* moral dos </line>
<line> ind**íduo* q*e seus atos sejam **v*e* e con*cientes e que haja *rticu*ação e coorde*açã* entre </line>
<line> in*eresse* coletivos * pessoa*s? </line>
</par>
<par>
<line> Banali*ação, plágio e desrespeito à au*oria, *omo discutid* p** Targi*o (2005), </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> discorr*r sobre </line>
<line> aspec*os da ética no contexto da *nfo*mação, que perpas*am d*sd* ensino o </line>
</par>
<par>
<line> *undamental à pó*-graduaçã*, as*ume* esferas </line>
<line> a*tr*nô*icas em meio às redes di*ita*s. </line>
</par>
<par>
<line> Pro*edênci* e *egitimidade são </line>
<line> elemento* que pode* se* comp*o*etidos no ambie*te </line>
</par>
<par>
<line> colabo*ativo das rede*, uma v*z que o espaço virtua* per se gera mai*r facilidad* de frau*es, </line>
<line> embustes e plá*ios, emb*ra nã* sejam es*as *uest*es exclusiva* ** universo el*trôni*o, como </line>
</par>
<par>
<line> a*plamente d*scutido. Então, como p*emia* e val**izar, conf*rme p*econizam </line>
<line> as teorias </line>
</par>
<par>
<line> org*niz*cionais s*b*e conh*cim*n*o, o *rodut*r de novos </line>
<line> sabere* q*e conduziu a uma </line>
</par>
<par>
<line> in*vação *e não é possível identif*cá-l*s nesses a*bient*s? </line>
</par>
<par>
<line> Obvia*ente, tais p*oblemas </line>
<line> n*o decorre* </line>
<line> necessariam*nte da essência da técnica, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo por e*as *rovocados, po*s são frutos do *so que o ser humano imprime a elas, </line>
<line> assim </line>
</par>
<par>
<line> como das e*colhas políticas de quem a* utiliza e as conduz. A part*r dessa perspectiva, torn*- </line>
<line> se por demais i*p*rtantes ela*o**r reflexões acerca da* questõe* éticas relacion*d*s ao </line>
<line> **senvolv*men*o e ao emp*ego dos artefatos t*cnológicos d* in*orm**ão e *e *o*u***ação no </line>
<line> seio d* *ova so*i*dade da inform*ção. </line>
<line> Bem*em e S*ntos e Pinh* N*to (**1*), após expl*nação ace*c* d* inte*igên*ia </line>
</par>
<par>
<line> *oleti*a e das </line>
<line> t*cnol**ias *olaborativas, arg**e*ta* *ue as TICs de*em *er a**li**das de </line>
</par>
<par>
<line> forma crí*ica, em lugar d* s*re* mera*en*e vi*tas como ameaça *u pan*ceia p*r* t*do* os </line>
</par>
<par>
<line> males. A le*tura apropriada </line>
<line> dos fenômen*s te*nológicos con*empo*âneos deve ser realizada, </line>
</par>
<par>
<line> isso si*, a part*r </line>
<line> de </line>
<line> um </line>
<line> "ot*mi*mo crítico". Tomando com* </line>
<line> re*erência o pensament* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> antropólo*o, sociólogo e filósofo *rancês *d*ar Morin, esses teóri*os reiteram i*e*isti* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *o isola**nto. S* o c*nhecimen*o </line>
<line> e*tá em *e*o à s*ci*dade, só se </line>
<line> viabi*i*a </line>
</par>
<par>
<line> g**ças à apr**ima**o daqueles que * possuem. * qu**do se re*ela o p*tenci*l das atuais </line>
<line> TICs. </line>
<line> Retomando a visão de Fourez (1995), para quem n*rm*s de ***dutas *ticas não são </line>
<line> etern*s, **s, sem*r*, e*sencia*men*e histór*cas, culturais, evolutiva*, r*s*ei*ando sempr* </line>
</par>
<par>
<line> determinados contex**s so*i*is e t*mpor*is </line>
<line> dist*ntos, é *rgentes o estabeleciment* d* uma </line>
</par>
<par>
<line> éti*a pró*ria </line>
<line> ao novo *ont*xto *oci*l da </line>
<line> informaç*o e *o co*heciment*, virtua* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, art. 5, p. 94-11*, mai./jun. 2016 </line>
<line> w**4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ética e Inovação no Contexto da Sociedade d* *nformação </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> colaborativ*, prot*go*izado pel* ambiente de red*s digitais. É * chance de sur*irem </line>
<line> possibilidades susten*áveis de *elaç*es harmoniosas no novo *enário. </line>
<line> 4 CONSI**RAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> * *novação em**ge, para as empresas, *omo fator co*peti*ivo g*obal </line>
<line> *e maior </line>
</par>
<par>
<line> relev*n*i* na a*ual*dade, consider*ndo-se *s exigênci*s de ciclos de *ida mai* curtos </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> pro*utos e **rviços, numa coletividade **rc*da </line>
<line> pela *ol*tilid*de e </line>
<line> pelo consumismo </line>
</par>
<par>
<line> c*escente. Em meio a tantas *uda*ças, é *ssenci*l discutir aspectos do co*ab*r*t*vismo </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> rede no plano de questões ét*cas, c*n*iderand* que s*o </line>
<line> elas primordiais p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sus*entabilidade de orga*i*aç**s ou mesm* de modelos ec*nômicos. Nesse co**exto, surgem </line>
<line> quest**s *eferentes tanto ao mercado fornecedo* quanto ao m*rcado consumi*or. </line>
</par>
<par>
<line> De certo, o col*bo*ativismo e *eus efei*os são *lemento*-c**ve p*ra promoverem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*açã* </line>
<line> d e novos </line>
<line> conhec**entos </line>
<line> em prol da inovação, c*mo c***cterí*t*ca marcante da SI </line>
</par>
<par>
<line> pa*tada p*la int*rconectividade entre as redes digitais globais. A integração das ment** nas </line>
</par>
<par>
<line> redes computa*i*nais por si *ó </line>
<line> não garante a g*ra*ão d* co*hecimentos, *orquanto *sta se </line>
</par>
<par>
<line> con*igura como *roce*so que depende d*s significações imputadas pelos sujeitos. *de*ais, </line>
</par>
<par>
<line> *uestões como proc*dên**a e </line>
<line> l*gitimidade po*em se* prejudicadas p*lo uso *ndiscriminado </line>
</par>
<par>
<line> desses a**anjo*, afeta*do pressu*osto* éticos * valorativos em que se su**entam *s sujeitos. O </line>
<line> colabor*tivism*, incl*sive, ne* sempre supera o comportamento hu*ano individualista do </line>
</par>
<par>
<line> *adr*o de a*umulação c*pital*sta </line>
<line> anterior, uma vez q*e, mesmo em rede, as </line>
<line> **sso** *odem </line>
</par>
<par>
<line> permanecer ou se manter distant*s e isoladas. </line>
<line> En*ende-se que *ress*postos éticos e mor*is - media*ores por ex*e*ênc*a da h*rmonia </line>
<line> entre home*, so*iedad* e tecnologias -, mais ad*ptados * reali*ad* emerg*nte, sejam </line>
<line> busca*o*, traba*hados e p*opaga*os no atual amb*ente da s**ied*de da informação. Some*te </line>
</par>
<par>
<line> assim </line>
<line> haverá a*anços vol**dos p*ra a sus**nta*ili*ade do mode** ora pro*osto de </line>
</par>
<par>
<line> a**mulaç*o, capa**s de promo*er progresso* no que diz *espe**o aos padrõe* d* l*berd*de e </line>
<line> *nclusão democráti*a em prol da C&T, tend* em vista a super*ção dos problemas da </line>
<line> humanidade. Enfim, as ref*e*ões em pauta são releva*t*s para a superação de antigas apostas </line>
</par>
<par>
<line> *olta*a* </line>
<line> *pen*s *a*a a *ud*nç* de um padrão de acumul*ç*o c*pita*ista para outro, muitas </line>
</par>
<par>
<line> vezes fundamen*ad* apenas em apostas funcionalistas, </line>
<line> *uscando **o somente mai* </line>
</par>
<par>
<line> *lexibilid*d* e agili*ade, sem alt*rar *u considera* as impor*ante* </line>
<line> *uestões ét*cas </line>
</par>
<par>
<line> pr*venient*s tan*o d* esfe*a soc*al quanto d* área org**izaci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. *3, n. 3, art. 5, p. 94-110, mai./j*n. 2*16 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. *amboim, J. A. S. P. Neto, *. *. Ta*g*no </line>
<line> 108 </line>
<line> R*FE*Ê*CIAS </line>
</par>
<par>
<line> ALO*SO, F. R.; LÓPEZ, F. G.; CASTRUC*I, P. de L. Curso de é**c* em A**i*ist*ação. </line>
<line> S*o Paulo: **las, 2010. </line>
<line> ASSMANN, H. A meta*orfose do apr*nd*r na sociedade da informaç*o. Ciência *a </line>
<line> I*formação, v. 2*, n. 2, *000. *isponí*el em: <h*tp://revista.ibict.br/ci*nf/i*dex.*hp/ciin*/ </line>
<line> arti*le/view/247/*704>. A**sso em: *4 maio 2*15. </line>
<line> BAR*ETO, Â. *. I*formação * co*hecime*to na er* digital. Transinformação, Campinas, </line>
<line> *. 1*, n. 2, *. *1*- 122, ma*o / ago. 20*5. </line>
<line> BEAL, A. Ge*tão estratégica da informação. São Paul*: Atlas, 2007. </line>
<line> B*M*E*, Â. H. C.; *ANTOS, P. L. V. *. da C.; PINH* *ETO, J. A. S. de. Tempo de </line>
<line> conheciment* interati*o: r*flexões s*bre a inteligênci* co*e*iv* e o pensamen*o c**p*exo. </line>
<line> Revista da F*culdade d* Bibliote*onomia e Comunicaç*o *a UFRGS, P**to A*egre, v. 2*, </line>
<line> n. 1, p. 11-*1, j*n. / **n. 201*. </line>
<line> CAMBOIM, L. G. Identificaçã* *e de*perdícios no proces*o *on*trutivo d* subsetor d* </line>
</par>
<par>
<line> e*ificações com base na fil*sofia j*st in time de produção. </line>
<line> 2001. 134 f. Dis*ertaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (Mestrado em Engenhari* d* Pro*ução) - Programa d* Pós-Graduação em E*genharia *e </line>
<line> Produ**o, Universid*de Fe*er*l da Paraíba, Joã* Pessoa, 2001. </line>
<line> CAPURR*, R. *tica i*tercultural de la infor*ación. In: GOM*S, H. F.; BOTTENTUIT, A. </line>
</par>
<par>
<line> *.; O*I*EIRA, M. </line>
<line> O. E. ** (Org.). A ética n* sociedade, na área da i*formação e da </line>
</par>
<par>
<line> *tua*ão prof*ssional: * olhar da F*los*fia, *a *ociolo*ia, *a Ciência *a Informação * da </line>
<line> f*rmação e do e*er*ício pro*i*si*nal do bibl*otecário n* B*asil. Brasília: CFB, 2009. p. 4*-64. </line>
<line> CAS*ELL*, M. A so*iedade em rede. 4. ed. São P**l*: Paz e Terra, 2001. v. 1. </line>
<line> CH*A*EN*TO, *. Iniciação à Adminis*raç*o da Produção. São Paulo: Mc*r*w-Hill, </line>
<line> 1991. </line>
</par>
<par>
<line> COHE*, M. *. </line>
<line> Algun* aspectos da informação na economia d* inform*ção. </line>
<line> *iência da </line>
</par>
<par>
<line> Informação, B**s**ia, *. 31, n. 3, p. 26-36, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> DAVIS, </line>
<line> M. *; *QUILA*O, N.; CH*SE, R. B. Fu*dame*tos d* Admi*istração *a </line>
</par>
<par>
<line> Produção. Por*o Alegre: Bookman, 2001. </line>
</par>
<par>
<line> FOUR*Z, *. Como articular ciê*cia ética? In: _________. A e </line>
<line> const*ução da* ciênc*as: </line>
</par>
<par>
<line> in*ro*ução à fi*os*f*a e à ética d*s c*ê*cias. São P*u*o: *NESP, 1995. p. 297-306. </line>
</par>
<par>
<line> FREIRE, I. M. Re*lexõe* *obre uma *tica da informaçã* *a *ociedade ** </line>
<line> r*de. *onto de </line>
</par>
<par>
<line> Acesso, Salvado*, v. 4, *. 3, p. 1*3-133, dez. 2010. </line>
</par>
<par>
<line> *A**I*, J. C. R. Por uma é**ca da in*o*mação. 2014. Disponíve* em: </line>
</par>
<par>
<line> <https://www.ufpe.br/ pp*ci/*ma*es/publi*ac*esd*cente*/J*anacoel*/doc1*.pdf>. </line>
<line> Acesso em: </line>
</par>
<par>
<line> 2 dez. *014. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 13, n. 3, *rt. *, p. 94-110, *ai./jun. 201* www4.fs*net.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ética e Inovação no *ontexto d* Sociedade d* Informação </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> L*STRES, H. *. M. **formaç*o e conhecime*** </line>
<line> na *ov* ordem mundial. *iên*ia *a </line>
</par>
<par>
<line> Informação, Brasíli*, v. 28, n.1, 1999. </line>
</par>
<par>
<line> LATOUR, B. R*agregando </line>
<line> o so*ia*: uma introd*ção à teoria A*or-Rede. São Pa*lo: </line>
</par>
<par>
<line> *DUSC, 2012. </line>
</par>
<par>
<line> LAW, J. *ot*s on the </line>
<line> **e*ry </line>
<line> of the actor-networ*: orderin*, str*t**y, and heterogeneity. </line>
</par>
<par>
<line> Systems P*act*ce, [*. l.], v. 5, n. 4, p. 379-*93, 1992. </line>
<line> LOJKINE, J. A R*volução informaci*nal. São Paulo: Cortez, 19*5. </line>
<line> MATTELART, A. História *a s*cie*ade da informação. São Paulo: *oyola, 2002. </line>
<line> NASH, L. L. Ética nas e*presas: boas inte**ões à parte. São P***o: Makron Books, 1993. </line>
<line> NONAKA, I.; TAKEUCHI, *. Criação de conhecimento na empresa: co*o as empresas </line>
<line> jap*nesas geram * di*âmi*a da inovação. *. ed. Rio de Janeiro: Cam*us, 1997. </line>
<line> PASSOS, *. *tica n*s **ganizações. S** P*ul*: *tlas, 2013. </line>
</par>
<par>
<line> PINHO, J. </line>
<line> A. *. de. As novas tecnol*g*as d* com*n*caçã* e informação diante *a </line>
</par>
<par>
<line> *rans*er*ali*ade entre *atureza e cu*tura. Cultu*as Midiáticas, [S. l.], an* I, n. 1, *. 1-18, jul. </line>
<line> / dez. *008. </line>
</par>
<par>
<line> RAB*LATO, M. G. O enge*heir* d* </line>
<line> produção e suas *ontr*dições éticas. In: ENCONTRO </line>
</par>
<par>
<line> N*C*ONAL DE ENGENHARI* DE PRODUÇÃO, 22., 200*, Curiti*a. Anais C****ib*: </line>
<line> Abepr*, *002. </line>
<line> R*DRIGUE* FILHO, J; LUDM*R, G. Sistemas de i*fo*m*ção: qu* ciên*i* é essa? R*vista </line>
<line> d* G*stão da *ecnolog*a e *iste*as *e Inform*ção, São *aulo, n. 2, p. 151-*66, 2005. </line>
<line> SÁ, A. L. **i*a pro*issional. São P*ul*: A*las, 2*09. </line>
<line> SAB**G, P. Y. Espira*s do conh*ci*ento: ativand* i*di*í*uos, gru*os e o*ga*izações. S*o </line>
<line> Paulo: Sarai**, 2***. </line>
<line> SERRA, *. P. A infor*a*** como utopia. Co*ilhã: UBI, 1998. </line>
<line> SL*CK, N. et al. Admin*stra*ão da P*odução. *ão Paulo: A*l*s, *997. </line>
<line> *V*IBY, K. *. * nova riq*eza *as organizaçõ**. Rio de Jan*iro: Campus, 1998. </line>
<line> TAKAHASHI, T. (Org.). Soc*edade da informação no Brasil: l*v*o verde. Brasília: MCT, </line>
<line> 200*. </line>
<line> TA**INO, M. G. Artigo* c*entíficos: a saga da autoria e coautoria. In: FERREIRA, S. M. S. </line>
</par>
<par>
<line> P.; TAR*INO, M. das G. (Or*.). P*eparação de **vistas *ient*f**as: teoria e prátic*. </line>
<line> São </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o: Reichmann & *u*ore* Ed., 2005. p. *5-5*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. *, a**. 5, *. 94-1**, **i./jun. 2016 www4.*s*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. Camboim, J. A. S. P. N*to, *. G. Targ*n* </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> VALENTIM, M. L. P. *ormação: comp*tê**ias e habilidades *o profission*l. In: </row>
<row> VALENTIM, *. L. P; (Org.). Formação *o profissional d* informação. S*o Pau*o: *olis, </row>
<row> 2*02. </row>
<row> VÁSQUEZ, *. S. Ética. Rio de Jane*ro: Civilizaçã* *ra*ilei*a, 1997. </row>
<row> Como Refer*nciar este Artigo, conf**me ABNT: </row>
<row> C*MBOIM, L. *; NETO, J. A. *. P; TARGINO, M. G. Ética e Inovaç*o no Contex*o d* </row>
<row> Sociedade da Inf*rmaç*o Rev. FSA, Teresina, v.13, n.3, ar*.5, *. 94-***, mai./jun. *016. </row>
</column>
<par>
<line> C*ntribuição dos Aut*re* </line>
<line> L. G. Camboim </line>
<line> J. *. S. *. Neto </line>
<line> M. G. Targino </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e planeja*en**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e interp*e*aç*o *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunh* ou na revis*o crític* *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rtici*ação n* aprovação da versão final *o manus*ri*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-11*, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)