<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 5, *. 94-110, mai./jun. 2016
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2016.13.3.5
</line>
</par><par>
<line>
Ética e Inovação no Contexto d* Socied*de da Informação
</line>
<line>
Ethics and Inno*a*ion in the *on*ext of **e Information **ciety
</line>
</par><par>
<line>
Luzia *óes Camboim
</line>
<line>
*outo*a*da em Ciên*ia da Informa**o pel* Universi*ade *edera* d* Paraíb*
</line>
<line>
Mestrado em Engenha*ia *e Produção pela ***versidad* Federal da Para*ba
</line>
<line>
Profes*or da Univer*idade Federal da *ar*íba
</line>
<line>
E-mail: luzia@*t.ufpb.br
</line>
<line>
J*li* Afonso S* *e Pinho *et*
</line>
<line>
Doutor em Ci*n**a da Info*mação pela Unive*s*dade Fede*al da Paraíb*
</line>
<line>
Professor em Ciên*ia d* Informação n* Uni*er*idad* Federal d* Pa*a*ba
</line>
<line>
E-mail: j*afo*so@gmail.com
</line>
<line>
Ma*ia das Graças Targino
</line>
<line>
Pós-Douto*a em Jornalismo *e*a *n*ve*sida*e Fe**ral da Paraíba
</line>
<line>
Pr*f*ssor* em Ciência *a Inform**ã* na Universidade Federa* da Par*í*a
</line>
<line>
E-mail: gr**a*arg*no@hotma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Luzia G*es Camb*im
</line>
<line>
Endere*o: Uni*ersidade *ederal d* Paraí*a, Centro d*
</line>
<line>
*ecnologi* - Departamento *e En*e*haria de Produção -
</line>
<line>
Ca*p*s Unive*sitári* * - Bloco *. Castelo Branco
</line>
<line>
58051*70 - Joã* *essoa, PB - Brasil - Caixa-pos*al: 5045
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Ét*ca e Ino*ação no Contexto da Sociedade da Infor**ção
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O p*drão de
</line>
<line>
acumulação capit*l*sta tem s* modifica*o *e*ido às limitações de recursos
</line>
</par><par>
<line>
*ateriai* e *nergia, restringind* as poss*b*lidades
</line>
<line>
de crescimento e* nív*l global. Co*tu*o,
</line>
</par><par>
<line>
um novo mo*elo de acum*lação é *r*po**o, es*e *a** ágil e f*exí*e*, *end* seu* f*ndam*ntos
</line>
</par><par>
<line>
*a informaç*o * *o conhe*iment* que rep**s*ntam insum*s
</line>
<line>
centrais, traçando nova
</line>
</par><par>
<line>
*onfiguração
</line>
<line>
para a sociedade da in*ormação. Destarte, sob o pont* de vista da produção
</line>
</par><par>
<line>
emergem para *s empr*sas novos padrões com*etitivos *ase*dos na *n*vaçã* e também
</line>
</par><par>
<line>
apoiados em re**çõe* sustentad*s
</line>
<line>
por redes di*itais, as quais, a partir da geração do
</line>
</par><par>
<line>
co**ecimento colabor*tivo, se impõem como a*bient*s
</line>
<line>
propícios à inov*ção. Este artigo
</line>
</par><par>
<line>
discute aspec*os dess* col*borativismo em rede no *lano de *uestões ét*cas, primor*iais *ara
</line>
<line>
a *usten*abilidade das organiz*ções ou até de model*s e*onômicos em s*a totalidade. Se, em
</line>
<line>
te*mos técnico*, as tecnologia* seguem se aper*eiçoando, os padrõe* *e relacionam*nto nas
</line>
</par><par>
<line>
redes *inda precisam melhor*r *astan*e, *isando conduzir as
</line>
<line>
pe*soas a
</line>
<line>
rel*ções mais
</line>
</par><par>
<line>
profícu*s,
</line>
<line>
tr*ç**as a partir do in*remen*o de ganho*
</line>
<line>
indivi*uais e coletivos agora *os*í*eis
</line>
</par><par>
<line>
*iante da a*oção desse novo m*de*o de a*umulação ba*ea*o em i*formaçã* e c*nhecimento.
</line>
<line>
Pal**ras-chav*: *iência Da Info*m*ção. Ética. I*ova*ão. **ciedade Da Infor*a*ão.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The pattern o* capitalist *ccumulation *as been m*dified
</line>
<line>
due *o t*e li*itati*ns of materia*
</line>
</par><par>
<line>
resou*ces and energy, whic* are f*nd*men*al for this m*del, red*cing *h* growth poss*b*li*i*s
</line>
</par><par>
<line>
for *ts use in a *lobal con*ext. A
</line>
<line>
ne*
</line>
<line>
accumula*ion model is proposed, m*re
</line>
<line>
agile an*
</line>
</par><par>
<line>
flexibl*, based on information a**
</line>
<line>
knowledge a* key
</line>
<line>
inpu*s, tracing the new design for the
</line>
</par><par>
<line>
info*mation soc*ety. In **fe*ring to the pro*uction ***ms, som*
</line>
<line>
new
</line>
<line>
comp*titive standards
</line>
</par><par>
<line>
*merg* t* the ent*r*ri*es b*sed o* i*novation that rely on relations*ips supported ** digital
</line>
</par><par>
<line>
network*, which, from
</line>
<line>
t*e ge*erati**
</line>
<line>
o* collabora*ive knowl*dge, impose them*el*es as
</line>
</par><par>
<line>
favorable environme*ts t* innova*ion. So, this p*per discus**s
</line>
<line>
aspec*s of coll*borat*on
</line>
</par><par>
<line>
network in terms of ethical i*sues, w**ch are very i*porta*t *** t*e *usta*n*bilit* of
</line>
<line>
organiza*ion* or **en economi* models in general sense. If, in te*hn*ca* terms, technologies
</line>
<line>
follow i*proving mor* and more, relationshi* p*tt*rns *n the netwo*ks *til* n**d to improve a
</line>
<line>
l*t *n order to lead peopl* to more productive l*nk* w*th the i*cre*se of indi**du*l *nd
</line>
<line>
collect*v* gains before the a*opt*** ** the new *odel, information and k*owledge based.
</line>
<line>
Keywords: Information S**ence. Ethic*. *n*ovatio*. Informa*io* Soc*e**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, *. *3, n. 3, art. 5, p. 9*-110, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/**vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C*mboim, J. A. S. P. Neto, M. G. *argino
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
* INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A soci**ade da infor*ação (SI), ampl*mente cont*xtu*li*a*a p*r diversos auto**s *a
</line>
</par><par>
<line>
Ciência da In*o**ação, ap*esen*a as*ectos s*ngul**e* que a
</line>
<line>
difer**ciam d** sociedades
</line>
</par><par>
<line>
anterio*es. Para *st*diosos, a e*emplo de Barret* (2005), Beal (2*07), Castells (*0*1)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*att*lart (200*), info*mação torna-s* *n**mo e pro*uto a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
valor
</line>
<line>
estr*tégic*, por*anto, e,
</line>
</par><par>
<line>
recu*so glo*a* qu* *mpul*iona tecnologias, e po* ela* é impulsionad*, i*pac*ando ** políticas
</line>
</par><par>
<line>
*conôm**as e s**iais dos *i*er*n*es Estados
</line>
<line>
e, consequ*ntemente, suas co**i*uraç*es
</line>
</par><par>
<line>
*rod*ti*as.
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, a S* re*ul*a de no*a or*** econômi*a mundial, a *art*r do momento em que
</line>
</par><par>
<line>
novo padrão de acumulação, ba*eado *a tecnoeconomia e
</line>
<line>
nos avanço*
</line>
<line>
das tecnologias de
</line>
</par><par>
<line>
in*ormação e de comunica*ão (TIC) te*ta
</line>
<line>
suprir o
</line>
<line>
esgota*en** result*n*e
</line>
<line>
do pa*rão
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômico ca*it*l*s*a
</line>
<line>
ind*strial a*ter*o*,
</line>
<line>
abal*zado em produção
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
larga escala, *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
u**liza**o *aci**
</line>
<line>
de maté*i* e energ*a conduzindo a
</line>
<line>
gr*ve* pro*le*as am*ie*tais,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
Barreto (2005) alerta.
</line>
<line>
Ao *ess**t*r a relevância h*s*órico-eco**mica da revoluçã* da informaç*o, Castells
</line>
</par><par>
<line>
(2001) * *ompara *om * R*volu*ão Indu*tr*a* do sécu*o XVIII, no
</line>
<line>
que conc*rne
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr**sforma**es de *ignificat*v* impacto. *ecerto, a ca*acteríst*ca *entral da *evoluçã*
</line>
</par><par>
<line>
tecn*l*g*ca é mant*r a mente hu*ana c*mo força direta de produção e n*o apenas
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
el*men*o de*isivo no s*stema *rodu*ivo. O conteúdo da mente humana pass* a *er expresso
</line>
<line>
v*a bens, serviços, p*oduçã* *ater*al e intelectua*. Int*ressa, **tão, conhecer as no*as b*ses
</line>
<line>
pro**tivas sobre *s quais a so*iedade se asse*t*, bem como seu* tra*o* * suas pec*liaridades
</line>
</par><par>
<line>
em rel*ção ao mode*o ant*ri*r,
</line>
<line>
de *odo a desenvo*ver **stu*a crítica capaz *e condu*ir
</line>
</par><par>
<line>
in*ivídu*s * *rganizações a fazerem escolhas que direci*nem a soci*dade a pa*amar*s de
</line>
<line>
progr*s*o, nã* só do pont* de vist* hi*tóri**, mas, *ambém, socia* e mor*l.
</line>
<line>
A* *uestõ*s *ticas, em p*rt*cular, têm sido incipientemente discutidas n* *o*texto das
</line>
</par><par>
<line>
*o*as co*formações produti*as impulsion*das p*l* SI
</line>
<line>
e **a*
</line>
<line>
impactantes in**aç*es
</line>
</par><par>
<line>
tecnol**i*as. *e*se conte*to, a *t*ca é *ista *omo form* de aux*liar indivíduos e org*nizações
</line>
</par><par>
<line>
em su*s escolh*s
</line>
<line>
de modo que a*segurem g*nhos com *ustent**ilidade, a parti* do
</line>
</par><par>
<line>
e*tendiment* e
</line>
<line>
internalizaçã* do conceito *e lucr* *irtuoso, ou seja, aquele
</line>
<line>
capaz de gerar
</line>
</par><par>
<line>
valor contribuin** para * ava*ço d*s coletividades.
</line>
<line>
Assim sendo, *ste pa*er, em sua condição de artigo de revis*o, se *ro*õe a *ont*ibuir
</line>
<line>
co* tais reflexões, a* *esga*** concei*os e princípi** re*ativos à éti*a, inserindo-*s em nova
</line>
</par><par>
<line>
esfera *ocial, econômic* e produtiv* prop*rcionada pela *ociedade *a in*ormação,
</line>
<line>
inc*usive
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. *, art. 5, p. 94-*10, m*i./jun. 2016 www4.fsane*.com.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
É*ica e In*va*ão no Context* da S*ciedade da Informa**o
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
no plano empresa*ia*. Quer
</line>
<line>
dizer, analisa crit*camen*e as poss*bi*idades de melh*ri* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consolidação de uma ética no *enári* con*e*porâ**o.
</line>
<line>
Para * c*ns*cução do pro**sto, inicia com pesqui*a e*ploratória de cunho
</line>
</par><par>
<line>
b*b*iográfico sobre tema* *i*c*lados éti** e à SI d* forma a dar sus*en*ação às r*flexões. à
</line>
<line>
N*m pla*o geral, constata-se que muitas expectativas surgem com * ad*ento *a soci*d*de da
</line>
<line>
inf*rm*ção, sobretudo, no q*e diz re**eito aos ganhos p*s*íveis * partir da tec*ociência,
</line>
</par><par>
<line>
e*tendi*a como me*o para uma socieda*e ma*s *iv*e, fraterna
</line>
<line>
e *g*alitári*, em que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos pos*am ter acesso livre, demo*rá*ico * au*orregulad* às inform*ções *isponíveis.
</line>
</par><par>
<line>
Porém, com* esp*rado e discutido po* Ma*telart (20*2) e *erra
</line>
<line>
(1998), nem todas as
</line>
</par><par>
<line>
pers*ectiv*s são plenamente alcançadas por ra*ões de diferen*e* na*urezas. Acredita-*e q*e
</line>
</par><par>
<line>
contrib*iç*o mais incisiv* da ét**a, ** especial, no âmbito do setor *rodutivo imers*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade da informação, con*ri*ui de for*a profícua para esse realinhame*to a fim
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcio**r o a*cance do* g*nhos ec*nô*ico* e sociais e*perado* d*sd* a em*rgência da SI.
</line>
<line>
Ess* preocupação te* alcance mundial. Como deco*r*nci*, quando *a De*lara*ão de
</line>
</par><par>
<line>
Pri*cípios d* C*pula Mundial sobre Sociedade a
</line>
<line>
d* In*o*maç*o, Capurro (2009) e *arcia
</line>
</par><par>
<line>
(2014) re*or*a* a i*por*ânc** e a *ecessida*e de *nálise sobre oport*nidades e problemas
</line>
<line>
adv**dos do ava*ço tecnológic* em b***a de melh*r q*alidade de vida, em e*fera lo*al e / ou
</line>
<line>
glob*l.
</line>
<line>
2 R*FER*NC*AL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 *tica: origem, conce*to e relevância
</line>
</par><par>
<line>
Hist*ricame*te, o es*udo no campo da ética s* inicia na Filosofia, ramo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimen*o que
</line>
<line>
estuda a cond*ta humana vis*ndo *den*ifi*ar a realid**e moral capaz
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conduzir o ser humano fe*icidade. Pa** Alo*so e Lópe* e Castrucc* (20*0), a Filo*ofia, à
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
*or conseguinte, a éti*a busca
</line>
<line>
discern*r boa e * m* *on*uta *, entã*, * correlação entr* a
</line>
</par><par>
<line>
co**uta adequada e felicidade. Aliás, por r*zões etimológicas, *ostuma-se
</line>
<line>
co*siderar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ermos - ética e *o*al - indist*ntam**te. No e*t*nto, ap*sar de relacionados, são *a*p** **e
</line>
<line>
man*êm nítidas diferen*as.
</line>
<line>
A que*tã* moral, segundo Vásq*ez (19*7), * identificável no compor*am*nto efet*vo /
</line>
</par><par>
<line>
**áti*o das pessoas. Diante de e*colh*s, * homem adota normas
</line>
<line>
di*semin*das p*r seus
</line>
</par><par>
</page><line>
respe*t*vo* *rupo* soc*ais, as quais ditam as regras de conduta, *sto é, * que se deve fa*er ou
</line>
<line>
n*o. Esse comport**en*o humano práti*o-moral mantém v*riação social e temporal,
</line>
<line>
Re*. FSA, T**esina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, mai./j*n. *016 *ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. Cam*oim, J. A. S. P. N*to, M. G. Targino
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
rem**tando às or*gens
</line>
<line>
do
</line>
<line>
homem como ser social. Logo, mor*l consiste em sistema a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
n*rmas, princípios e valor*s, segundo o qual as rela*ões mú*uas entre os i*d*v***os o* ent*e
</line>
</par><par>
<line>
estes e *omunidade são regulamentadas, de forma a assegur*r d*terminada ordem socia*. a
</line>
</par><par>
<line>
T*is normas, dotadas de
</line>
<line>
caráter **stóric* * **c*al, são, *n*ão,
</line>
<line>
a*atadas livre**nte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cons*ientem*nte pel* su*eito.
</line>
<line>
Ainda de a*ordo com o autor supraci*ado, o c*mp*rtamento prátic*-moral é s*c*dido,
</line>
</par><par>
<line>
m*itos milênios d*pois, por visível reflexão sobre ele m*smo, r*gist*ando-s* pas*agem do a
</line>
<line>
pla*o da prát*ca *oral para o da teoria *oral, ou seja, da moral efet*va e **vida para a m*ral
</line>
</par><par>
<line>
*dvin*a d* r*f*exã*. E*sa passagem c*incide com o p**mórdi*
</line>
<line>
do p**samento fil*sófico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*tua-se na esfera *e quest*es teó*icas, morais e/ou ética. Quer d*z**, os proced*mento*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
natur*za ét*c* caracterizam-se por permane*te ***udo da conduta moral, *mpregnada, por sua
</line>
</par><par>
<line>
ve*, p*la gener*lidade,
</line>
<line>
*o plan*
</line>
<line>
d** pr*blemas t*óricos *orais, determ*nant** *ara o e
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecimento de l*is gerai* ou princípios é*icos.
</line>
</par><par>
<line>
N* v**ão de Sá (2009), exis*e entr* i*divíduos e cole*ividad*s uma nece*sidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
equilíb*io
</line>
<line>
que só é realizada quando *á harmonia entre os interes*es individuais * os
</line>
</par><par>
<line>
cole*ivos. A é*ica *ontribui para * alca*c* do equil*brio. De
</line>
<line>
forma similar, *r*anizaç*es
</line>
</par><par>
<line>
em*re*ariais já desper*aram para as vantag*ns da é*ica no pl*no *os negócios e aderem, ca*a
</line>
</par><par>
<line>
vez mai*, às aç*e* éticas e* suas a*ivi*ades como forma de
</line>
<line>
fort*l*ce* sua relaç*o com
</line>
</par><par>
<line>
*lient*s e fornecedores. Surge, as*im, * campo da éti*a *mpre*arial.
</line>
<line>
P*ra *ash (*993), a ética empresa*ial é compreendid* como a forma pe*a qual normas
</line>
<line>
mor*is pessoais se *p*icam, também, às a*ividades e a*s ob*etivos de c*rpor**ões comerciais,
</line>
<line>
isto é, tor*a-se impres*indív**, haja *ista que regul* as relações na* organizações,
</line>
<line>
estabelecendo lim*tes e parâmetro*. Nessa perspectiva, as empresas operam dentro **
</line>
<line>
con**ito de lucro virtuoso, q*e d**igna * lucro capaz de gerar valor e sempre posto em prol
</line>
<line>
do processo desenvo*vi*e*tis*a, o que corresp*n*e ao uso da *iên*ia e tecnologia (C&T) em
</line>
<line>
prol do avanç* da população, da qualidade de v*da e da *r*s*rvação do m*io *mbiente. Logo,
</line>
<line>
como P*ssos (2013) si**etiza, as *r*anizações *mpre**riais buscam rever a *e*ação entre os
</line>
<line>
meios e os fi*s pr*estabelecidos, posiciona*do o s*r human* como ce*tro de tudo.
</line>
<line>
Ainda segundo a leitura de Sá (2009), deve se restringir o valo* do trabalho quando *
</line>
<line>
ele exe*ut*do tão *o**nt* par* auferir renda. Consequentemente, *e for*a análoga, d*ve-s*
</line>
</par><par>
<line>
in*e*ir
</line>
<line>
que também o valor da produ*ão
</line>
<line>
d*v* se* rest**to *aso ela seja e*ecut**a
</line>
<line>
apena*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
persp*ct*va do l*cro desvinculado de qu*l**er contribuição *oci*l, ou seja, re*egando uma
</line>
</par><par>
<line>
visão crítica * re*pe*to do emprego das TIC, da* questões
</line>
<line>
*mbientais *a função do ser e
</line>
</par><par>
<line>
humano em meio a *sse p*ocess*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. **, n. 3, art. 5, p. *4-11*, mai./jun. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ética e *novaçã* no Conte**o da Socie*ade da Informação
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Soc*ed*d* da in*or*ação
</line>
<line>
Mattelart (20*2) conte**uali*a a info**ação como recur*o g*oba* im*ulsi*nad*r de
</line>
<line>
*ecnologi*s e d*lineador de po*íti*as, capaz de tra*ar *mplamente os co*tornos da *istória da
</line>
</par><par>
<line>
so*i*dade contempo*ânea e irrefreável, *esign*da, comumente, co*o a sociedade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
info**ação. A s*cied**e global da *nfor*açã* resul*a
</line>
<line>
de constr*ção *eop*lítica, conduzida
</line>
</par><par>
<line>
po* i*ter*sse* *iplo*át*cos, *ilitares e *ome*ciais,
</line>
<line>
*, *or con*eguinte, seu* produ*os nã*
</line>
</par><par>
<line>
e**ão destituídos d* **lore*. Afinal, a S* *merge no ra*tro de uma nova orde*
</line>
<line>
econô*ic*
</line>
</par><par>
<line>
m*ndial q*e, **ra Lastre* (1999) se ex*lica tanto *elo esgotamento do padrão de *cumul*ção
</line>
</par><par>
<line>
anter**r quan*o p*lo advento e rápida *ifus*o de p*drão com
</line>
<line>
inov*do*as chances
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cres*imento, apresenta**o mudanças técnica*, organiz*ciona*s e
</line>
<line>
instit*cionais em todo* os
</line>
</par><par>
<line>
níveis.
</line>
</par><par>
<line>
Barre** (2005) aponta mo*ific*ç**s hi*t*r**as e *oci*** advindas das for*as de
</line>
</par><par>
<line>
inscrição da infor**ção, quando
</line>
<line>
s e dá *
</line>
<line>
passagem da s*ciedade a*ócrifa
</line>
<line>
*ara a escrit*, em
</line>
</par><par>
<line>
seguida, para a impress* e, atualmente, **ra a digital. Inevitave*mente, a nova forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
insc*içã* *a infor*ação altera os padrõ*s comunicacionais e con*ribui para o sur*ime*to das
</line>
</par><par>
<line>
r*des de comunica*ã*. *ale a pena re*terar o que pensa Taka*ashi (2000), para quem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade da informação dec*r*e de uma converg*ncia de base t**n*ló*ica q** favorece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
represent*çã* da informação em formato d*gita*, apoiando o c*escime*t* de nova indústria e o
</line>
<line>
crescime*to *as redes elet*ôn*c*s de infor*ação, ênfase p**a a int**n*t.
</line>
<line>
Retoma-se, aq*i, o pensamento de Castell* (2*01), p*ra que* * atual revolução
</line>
</par><par>
<line>
tecnológica n*o é p*r se a c*ntra*idade
</line>
<line>
** i*formações e de conhecimentos, mas, sim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*p*icação de*ses el*m*ntos
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
a *eração de *ovos sabere* e de
</line>
<line>
di s po* i t i vos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rocessamento e de flu*o in****acional *um ciclo velo* de r*al*mentação cumulativo *ntre
</line>
</par><par>
<line>
i**vação e sua utilização. Em lin*a similar de
</line>
<line>
pensamento, B**l (2007) v*sualiz*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*f*rmação como
</line>
<line>
o *rincipa* recur*o *, em *u*tos caso*, *omo
</line>
<line>
o produto ce*tr*l
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações. Se, antes, os trabalh*dor*s físi*o* pr*cessam recursos *í*icos com o i*tuito de
</line>
</par><par>
<line>
gera* *roduto* tangíve**, *a
</line>
<line>
opinião de S*e**y (19**), num*
</line>
<line>
economia
</line>
<line>
do conh*ci*ento,
</line>
</par><par>
<line>
marca c*ntral da SI, os t*abalhadores do
</line>
<line>
conhecime**o
</line>
<line>
os con*e*tem *m e*truturas
</line>
</par><par>
<line>
intangíveis.
</line>
</par><par>
<line>
Como i*evitável, diante da crescente e c*n*ínua expl*são inform*cional,
</line>
<line>
a SI
</line>
</par><par>
<line>
org*niza-se em to**o das TIC para id*ntificar
</line>
<line>
as moda*id*des d* enfrentar tais mutações,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. Camboim, J. A. S. *. Ne*o, M. G. Ta**i*o
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
que s*gnifica *firmar que *s inova**es t*c*ológicas, des*e o i*íc*o e ao longo de seu av**ço,
</line>
<line>
estão fortemen*e arraigadas ao p*ocesso desen*olvime*ti*ta.
</line>
</par><par>
<line>
E é ainda C*stel*s (2001)
</line>
<line>
que, além de *on*rontar os impactos da revolu*ão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologias da informação na sociedade com as f*rç*s a*vindas da Revolução Industrial,
</line>
</par><par>
<line>
reforça a s*gnificati*a penet**bilidade e velocidade com
</line>
<line>
*ue *s TIC, ocorrem. D*f*ndem-*e
</line>
</par><par>
<line>
g*obalment* e em gra*de velocidad*, e* menos de d**s déc*das, entre o* meados dos
</line>
<line>
*n*s
</line>
</par><par>
<line>
70 e 9*, ao c*ntrário da Revol*ção Indust*ial, que requ*r do*s séculos para se alastrar da
</line>
<line>
Europa ocid*nta* para as demais partes do globo. A transformaç*o tecnoló*i*a em curs*,
</line>
</par><par>
<line>
f*ndament*da a
</line>
<line>
partir da *icroeletr**ica, comp*t*dore* e telecomuni*ações, cresce
</line>
</par><par>
<line>
*ertigin*samente. O mundo passa a se or*anizar, agora, em re*es, a*oi*das nas tecnologias *a
</line>
</par><par>
<line>
infor*aç*o. C*mo *ecorrência, os artefatos tec*o*óg*cos
</line>
<line>
assu*em
</line>
<line>
papel definitivo de
</line>
</par><par>
<line>
*arc*iro* c*gnitivos dos *nd*víduos n*ma inte**ção dial*t*ca, em que
</line>
<line>
a té*nica
</line>
<line>
é parte
</line>
</par><par>
<line>
integran** de processo *mplo,
</line>
<line>
complexo *
</line>
<line>
circu*ar, c*m homens e artefatos inter*g*ndo
</line>
</par><par>
<line>
co*tin*amente, sem pos*ibi*idade de se ch*gar a u** rel*ç** *e cau*a ef*i*o, na v*são e
</line>
<line>
arraigada de *inho (2*08).
</line>
<line>
A este respeito, Assmann (2000) reforça que a* TIC, d*ix*m de ser meros
</line>
</par><par>
<line>
in*trumen*os
</line>
<line>
no se*tid* té*nico tradicional
</line>
<line>
pa*a se tr*nsmutarem em feixes de propriedades
</line>
</par><par>
<line>
at*vas. Se, antes, as tecnologias tra*icio**is atuam como instrumentos par* incrementar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alcance dos sentidos, na concepção
</line>
<line>
do *onjunto das fu*ções o*gân*cas, a* *no*açõ**
</line>
</par><par>
<line>
contemp*râneas ne*sa área
</line>
<line>
ampliam o potencial cognitivo do ser humano, favor*cendo
</line>
</par><par>
<line>
mixage** cogn*tivas complex*s e cooperativas.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DI*CUSSÕ**
</line>
<line>
3.1 Inovaçã* na so*iedad* *a inf*rmação
</line>
<line>
As revoluçõ*s industriai*, com especial destaque para a m***ionada Revo**ção
</line>
<line>
Industrial do século X*I*I, proc*didas pe*a d*vulgação das ideias tay*oristas sobre
</line>
</par><par>
<line>
Administração Cie*tífica, na* últi**s
</line>
<line>
décadas do séc*lo XIX, caracterizaram, à época, o
</line>
</par><par>
</page><line>
p*norama pre*ominante da indúst*ia capitalista *un**al. É a fase de us* intensivo de mão de
</line>
<line>
ob*a, maté*ia-pr*ma e en*rgia, configurando um pa*r*o de acumulação de cap*tal, o qual
</line>
<line>
perdura por longo pe*ío*o e ainda se m*ntém at*vo, embora com nítido* in**cios de su*er*ção
</line>
<line>
nos dia* de hoj*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. *, p. *4-1*0, mai./j*n. 2*16 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ét**a e I*o*ação no Con*ext* da Sociedad* da Informação
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
His*ori*amente, as emp*esas e*i*idas dentro desse par*dig*a vêm se estruturando em
</line>
<line>
torno *e mod*la*ens orga*izacionais *ue contemplam *re*s di*tintas e in*er*a*biáv*is,
</line>
<line>
movidas, essencialmente, p*r a*ivi*ades-*i*, como pr*dução, marke*ing, finan*as e recu*s*s
</line>
<line>
humanos. E**as desempenha* atividades própri*s, porém, int*r-re**cionadas.
</line>
</par><par>
<line>
À função produç*o, em espe**al, como Ch*a*en*to (1991) * S*ack *t
</line>
<line>
al. (1997)
</line>
</par><par>
<line>
sinali*am, cabem a reunião e a ativação de recur*os d*stinados à geração de b*** e se*viço*.
</line>
<line>
Tal função vem r*c*be*do cada vez mais atenção por parte dos gestore* e*presariais devido
</line>
<line>
ao seu po*encial estr*tégi*o in*rente e singular. Ao longo *e anos * déca*as, a prod*ção te*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*do c**téri*s de des*m*en*o *onsid*rado* rele*antes para a
</line>
<line>
obtenção d* *antag*m
</line>
</par><par>
<line>
*ompetitiva, o* quais se *odificam a d*pender dos *adrões
</line>
<line>
de competição impo*tos
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
mer*ado, semp*e em bu*ca *e maior su*esso empresari*l, como Camboim (2001) ac*edit*.
</line>
</par><par>
<line>
Davis e *quilano e Chase (*001) classificam os crité*ios em q**lifi*ado*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ganhadores d*
</line>
<line>
*edidos. Os qualificadores são a*ueles *u* estão em níveis mínimos **
</line>
</par><par>
<line>
aceitação pa*a que uma empresa atue em determinado merca*o. São ganha**res de pedidos *s
</line>
<line>
p**âmetros específ*cos que poucas *m*re*as **er*cem, s*ndo *ue i*to, cons*quen**mente, as
</line>
<line>
d*f*re*cia no mercado *or*ece*or. Num caso hi*otético, num mercado onde *uitas
</line>
<line>
organ*zaçõe* trabalham a *u*to baix*, porém quase nenhu*a *entro de padrões de q*a*idade,
</line>
<line>
o *usto baix* configur*-se nu* *rit*ri* qua*i**cador, enquanto a q*alidade se impõe c*mo
</line>
<line>
critério g*nhador *e pedidos. À **dida que mais empresas com*çam a *fert*r o mes*o
</line>
<line>
dif*rencial, o critério, *n*es ganhador d* *edidos, pas*a, a*ora, a ser qual*fic*d*r.
</line>
<line>
As**m, nos p*imeiros 30 anos do século XX, o cus*o de produção *aixo f*g*r* como o
</line>
<line>
critério *e de**mp*nho mais relevante, uma vez que a v*ntagem competit*va a ser persegu**a
</line>
<line>
àque*a época resu*ta *a oferta de pro*uto a *reço ma*s baixo, com polít*ca* de produção ao
</line>
<line>
*enor **sto *nitário. * partir da *écad* *e 60, *om todas as empr*sas dominando ** técnicas
</line>
</par><par>
<line>
p*ra redução de
</line>
<line>
custos de produç*o, a qua*id*de co*quista o st*tus *e parâmetro
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
desempenh* ganhador de pedid*s, haja vi*ta que * fo** excessivo na red*çã* *e cus*os acaba
</line>
<line>
por or**inar bens de q*alidade inferior.
</line>
<line>
Mai* adian*e, nos ano* 80, percebe-s* flagrant* saturaçã* dos mercado*, com a *fe*ta
</line>
<line>
su*erando * dem**da, e, *o* co*seguinte, *egi*trando-se con*orrência acintosamente acirrada
</line>
</par><par>
<line>
e cres*ente. * flexibilidade, capacidade de *ual***r organizaçã*
</line>
<line>
empresarial
</line>
<line>
em se adaptar
</line>
</par><par>
<line>
com rapidez a novas demandas, pass* a ser o princ*pal f*tor d* s*ce*so e critério m*ximo de
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenh*
</line>
<line>
*ara a p*oduçã*. O cic*o de
</line>
<line>
vi d a
</line>
<line>
dos produtos dimi*ui. Co*tudo, o me**ado
</line>
</par><par>
<line>
consumidor exige, *ada v*z mais, prod*to* novos e diferenciado*. Desde o sécul* XXI
</line>
<line>
*,
</line>
</par><par>
</page><line>
port*nto, até a atualida*e, * inovação se sobrepõe *omo f*tor de vanta*em competiti** junto
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. *, art. *, p. 94-110, mai./*un. 2*16 www4.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. Camb*i*, J. A. S. P. Ne*o, M. *. Targino
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
ao *erc*do *o*su*idor, fazen*o com
</line>
<line>
que o *ej* esp*cialm*nt* d*sputado por todas as
</line>
</par><par>
<line>
empresas, agora, n*m c**tex*o *e competição glo*al. É quand* se assi*te a uma revolução da
</line>
</par><par>
<line>
era da manufatura para a *ra
</line>
<line>
da informação, a e*emplo do descrito *or autores, *o*o
</line>
</par><par>
<line>
Ca*b*im (2001) e Davis e **uil*no * Cha*e (2001).
</line>
<line>
Lastre* (199*) reiter* *al pens**e*to, ressaltando que, desde a década de 90, registra-
</line>
<line>
se ma**r complexi*ade n*s proce*sos produtivo*, o que ocas*on* tax* *e mudanç* mais ági*,
</line>
<line>
*eja em processos, seja em prod*tos, tanto bens qua*to serviços. Surge, en*ão, a *e*essidad*
</line>
<line>
de investir constantemente e* *n*vação *a bus** de proces*os qu* estimulem o apr***iz*do e
</line>
</par><par>
<line>
a ac*mu*ação d* conhecimento*, emer**ndo a que*tão na esfera d*s
</line>
<line>
or**niz*ç*es e* geral
</line>
</par><par>
<line>
acerca das novas exigência* de c*pa*it*ção de r**u**o* humanos. Inovaçã*, como estratégia,
</line>
</par><par>
<line>
*e***s*n*a o únic*
</line>
<line>
caminh* possível para
</line>
<line>
asse*urar a susten*ab*lidade das corporações e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poten*ial humano especial*zado, cuja capac*t*çã* passa a ser vi*ta como forma sust*ntável de
</line>
<line>
ag*egaçã* de valor à* *rganizações, d*i*ando-*e de *er o invest**e*to em capaci*ação como
</line>
<line>
d*spe*a.
</line>
<line>
* pa*rão econô**co capi*alista i*du*trial predom*nante at* ent*o es*á abaliz*do na
</line>
<line>
produção em larga es*ala, com uso *e matéria e en*rg*a num co*sumo contínuo *resce*te,
</line>
<line>
mui*as *ez*s, sem a *ossibil**ade de re*osição, o que *esulta em crises energé*ic*s mundia*s e
</line>
<line>
sér*os pro*lem*s ambient*is d*vido à disp*nib*lida*e *imi*a** de *ais r*c**sos. *ara Barre**
</line>
<line>
(20*5), esse padrão aprese*t* visível **gotam*nto, ad**ndo daí novo modelo d* crescimen*o
</line>
<line>
capaz de e*frentar a crise *ont**porânea. É a emergência de um padrão i*ov**or de
</line>
<line>
acumulaçã*, funda*entado n* tecnoecono*ia, no incremento das tecn**o*ias infor*acionais,
</line>
</par><par>
<line>
con*irmando infor*ações *
</line>
<line>
conhecimentos
</line>
<line>
como *eios es*r*tég*cos para o crescimento
</line>
</par><par>
<line>
e*onô*ico. E*plicand* de ou*ra f*rma, a* invés dos
</line>
<line>
limita*os elementos e*ergé*icos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
materi*i*, ant*riormente pr*mo*diais para o des*nvolv**e**o da sociedade cont*mporânea,
</line>
<line>
hoje, inf*rmaç*o e co*hecimento constituem *s rec*rsos básicos para a pro*oção do
</line>
<line>
crescime*t* econômico *ace * sua in*sgo*abilida*e, uma vez q*e não são passívei* de serem
</line>
<line>
destruídos pel* cons*mo. Seu descarte n*m deixa vestígios fí*icos nem tam*o*co acel*ra os
</line>
<line>
*feitos n*gativ*s contra o mei* ambien*e.
</line>
</par><par>
<line>
Aliado* a tais fatores não *á a
</line>
<line>
ex*gênci* de espaços
</line>
<line>
de arm*zenamento par*
</line>
</par><par>
<line>
*nformações e conh*cimentos especialmen*e por *ont*
</line>
<line>
da desmaterialização de produtos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
nova conjuntura que se conso*ida. Há, c*m isso, ta*b*m, a chance de se obter mai*r c*ntrole
</line>
<line>
* reduçã* de tem*o * espaço ** produção, fat*res estes *u* são impa*tantes tanto n* custo de
</line>
</par><par>
<line>
bens quanto na
</line>
<line>
**er*a
</line>
<line>
d* serviços. Cons**uentemente, ai*da
</line>
<line>
de ac*rdo
</line>
<line>
*om Last*es (1999),
</line>
</par><par>
</page><line>
essa nova economi* sug*re a a*o*ão de *o*os *odelos de gestã*, tanto em nível de pesquis*
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresi*a, v. 13, n. *, art. *, p. 94-110, mai./jun. *016 ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ética e I*ov*ção no Con*ex*o da Soci*dade da I*forma*ão
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
e desenvol*ime*to, pr*d*ção e comercialização de bens e *erviços, como também n*s es*eras
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
planej*mento
</line>
<line>
estratégico.
</line>
<line>
Os
</line>
<line>
novo*
</line>
<line>
fo*matos
</line>
<line>
organizaciona*s
</line>
<line>
baseiam-se
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
desc*ntralização, na te*c*irização e na *nt*ração intern* e e*terna com vár*o* pa*cei*o*,
</line>
</par><par>
<line>
*mp*ndo as r*des c*mo mais relevante a
</line>
<line>
inovação o*ga*izaciona* na *sfera do
</line>
<line>
paradigma
</line>
</par><par>
<line>
***n**conô*i*o. A comp*ti*ivida*e das *rganizações **ss* a s** di*ada pela abra*gênc*a d*s
</line>
</par><par>
<line>
rede* em que
</line>
<line>
estão inserid*s ou pela i*tensidade do u*o
</line>
<line>
que os indivíduo* fazem de*as. A
</line>
</par><par>
<line>
*nfo*mação, até então era concebida como ins*rumento integrador essencial à *iner*i*
</line>
</par><par>
<line>
organizaci*nal. Gra*as à co*unic*ção entre a* *iferentes funções em*resariais, pas*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
receb*r, agora, atenção mai*
</line>
<line>
específica, contando com uma *estão ex*l*s*va, a
</line>
<line>
denomi*ada
</line>
</par><par>
<line>
*estã* da informaç*o (GI) gestã* d* conhecimento (GC), q*e se impõem co*o ativ*dades e
</line>
<line>
centrai* para a* or*a*iz*çõe*.
</line>
<line>
* G* *cupa-se, essenci*lmente, dos flux*s forma*s de info*m**ão, trabalhando com a
</line>
</par><par>
<line>
pros*ecção, seleção, filtrage* e obte*çã* de informações; o tratamento, a análise e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
armazenamento d* i*formação *til*zan*o as TI*s; * di*semina*ão e a mediação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
inform*ção
</line>
<line>
*ompa**vel com os d*fere*tes *úbl*cos vinculado* à organização; e a
</line>
<line>
cr*a*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
disponibilização de pr*dutos e serv*ços
</line>
<line>
de in*o**ação. E*quan*o isto, segundo Vale*tim
</line>
</par><par>
<line>
(2**2), a gestã* ** conhecimen*o tr*ta da gestão *os fluxos informai* de informação, ou seja,
</line>
<line>
daq*ela informação não *e*istrada em nenhum tipo de *uporte materia*.
</line>
<line>
Conf*ont*ndo, mai* uma vez, a Revolu*ão Industrial versus revo**ç*o *n*ormacional,
</line>
</par><par>
<line>
*erce**-*e
</line>
<line>
que *nquanto *rimeir* privi*egia * maqu*n*ria *im d* transferir a força física
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
human*
</line>
<line>
*u animal para as máquinas, * *egunda, por sua vez, conforme Lojkine (1995),
</line>
</par><par>
<line>
centra-se na trans*e*ênc*a de funções cerebrais abstra*as para as má*uina*. Nessa *us** pela
</line>
</par><par>
<line>
ca*tura
</line>
<line>
do
</line>
<line>
c*nhe*ime*to humano, t*ci*o e intangível ** forma dissemin*-lo, a
</line>
<line>
as redes
</line>
</par><par>
<line>
ocupam lugar de dest*que. Exemp*o de sucesso nessa pers*ecti*a *** as empresas japone*as
</line>
<line>
dos an*s 70 e 80 d* século pa*sa*o que obt*m êxi*o e garantem nov*s processos de inovação,
</line>
<line>
* época, *raças à *ap*ci*ade de *apta* infor*ações estratégi*as e gerar n*v*s conhecimentos,
</line>
<line>
em **pecial coletivamente, explorando a i**erc*nexão e a co*ab**ação como bas* do
</line>
<line>
apre**izado a partir do uso de for*a**s organiz*cionais i*terativos (*A*TRES, 1999).
</line>
<line>
A este respeito, Sabbag (2007), a*ordando o processo da cri*ção d* conheci***to, em
</line>
<line>
*ociedade, estratifica-o em el*mento* que ele chama de "coletivos". Em analog*a ao trabalho
</line>
</par><par>
<line>
de Nonak*
</line>
<line>
e Takeuc** (1997), amplia
</line>
<line>
também a *imensão on*ol*gica
</line>
<line>
da espiral
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento propo*t*
</line>
<line>
*elos doi*
</line>
<line>
estudi*s** até
</line>
<line>
*
</line>
<line>
nível
</line>
<line>
de so*ieda*e, a
</line>
<line>
qual denomina
</line>
</par><par>
<line>
sociedade g*rativa. P*es**põ* que es*es coletivos compartilham
</line>
<line>
u*a identida** co*um,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
qua* resultam vínc*los fo*te* entre seu*
</line>
<line>
c*mponente*, o
</line>
<line>
*u* lhes permi*e se beneficiar
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Ter*sina, v. 13, n. 3, art. 5, p. 94-110, m*i./j*n. 2016
</line>
<line>
www4.**a*et.c**.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Cambo*m, *. A. S. P. Neto, M. G. Targino
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
*spiral do c*nhe*i*ento do me*mo mo*o que indiví*uos, grupo* e corporaçõ*s. A* etapas
</line>
<line>
iniciais da espiral, *omo inov**ão e mapeament*, d*pendem de políticas go*ernamen**is,
</line>
<line>
com apoio da i*dústria cultural e do meio acadêmi*o. A difusã* do con**cimento, *ua terc*ira
</line>
<line>
e*a**, pressupõe congr*çame*to e*tre *ários colet*v*s, *nfase para os movim*ntos s**i*is.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, a quarta etapa da espiral, retenção
</line>
<line>
do conh*cimento, ap*ia-s* na cultura como
</line>
</par><par>
<line>
*s*rat**ia *a*a efet*vá-lo de forma mais duradou*a.
</line>
</par><par>
<line>
Na visão de Barreto (2005), o temp* para a*similaçã* d**
</line>
<line>
m*da*ç*s * as formas
</line>
</par><par>
<line>
sociais mais e**rei*as de c*nvívio, c*nsiderand* os arra*jos or*anizacionais *ísicos discutidos
</line>
<line>
por Sa*bag (2007), *antêm *ma significativa *nfluência so*re a ge*a*ão do c*nhe***ento. As
</line>
</par><par>
<line>
dificu*dades
</line>
<line>
da int*rconectiv*dade digital reside* no fato d* que é ela *onsiderada num
</line>
</par><par>
<line>
es*aço num e
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
não exper*enc*ados, num vínc*lo hu*ano não pr*se*ci*l, c*letivo,
</line>
</par><par>
<line>
virtual e em rede, com *nforma*ões produz*das por m*itos sujeit*s inseridos *m contextos
</line>
<line>
sociais e c*lturais distin*os, al*m do fato de *ue sua difusã* se dá d* form* desordena**.
</line>
<line>
Em que *ese o fato l*vantado *or **hen (200*) de que a c*nectivid*de propicia nov**
</line>
<line>
formas de convívio, d* *egócios, de comunicação e a reduç*o de o*stácul*s, como o t*mpo e
</line>
<line>
o e*pa**, é evid*nte que a inte*r*çã* da* *entes nas redes compu*ac*onais po* si só não
</line>
<line>
*fiança a g*ração de n*vos saberes. Isto porque se trata de proces*o que ain** se mantém
</line>
</par><par>
<line>
centrad*
</line>
<line>
no *ujeito
</line>
<line>
e em *eu
</line>
<line>
poten*ial de s*gnif*cação, resultan*e de **ális*s e d*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
c*n*olida*ão de *ma sociedade l**re, frater*a e igualit*ria,
</line>
<line>
em que o* cidadãos ace*sem
</line>
</par><par>
<line>
liv*emente e / ou dem*cr*tic*mente as informações d*sponíveis d* *eu interesse, e*** e
</line>
</par><par>
<line>
sociedade ideali*ada pers*ste como alvo a **r atingid*, p*r *a*ões var*a*as, a dep*n*er
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*eali*ades distintas da* dif**entes *oletividade*.
</line>
</par><par>
<line>
No que diz respeito à temática, *reire (2010) aponta grave *ro*lema da exclusão o
</line>
<line>
di*ital adv**da da **stribuição d*sigual do* rec*rsos as*ociados às TI*s, um* das c**d*ções
</line>
</par><par>
<line>
fun*ame*tais *a integração n* vida social na atualidade. Em *inh* simi*ar, Pass*s (2013,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
26) afirm* ipsis lit*eris q*e "a socieda*e contempo**ne*, m*is
</line>
<line>
do *u e
</line>
<line>
qualqu*r *utr*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a, *. 13, n. 3, a*t. 5, p. *4-110, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ética e In*vação no C*n*exto da Sociedad* *a In*orm*ção
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
acr*dit*u nos p*deres da ciência * da técnica como forma de propor*ionar aos seres hu*anos
</line>
<line>
uma vida de abundância material e de felicid*de." No *ntanto, * incontestáv*l q*e as benesses
</line>
</par><par>
<line>
da C&T c*ntinu*m disponibilizadas de **rma d*sigual, promove*do
</line>
<line>
dependênci*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*erceam*nto da criativida*e do* indivíduos, além d* repres*ntaram riscos ecológicos, chances
</line>
<line>
*e guerras nuc***res e outr*s sé*ios riscos. O *er humano continua v*l**izado p*r seu
</line>
<line>
p**encial p*odutivo e *ua ch**ce d* tornar-se *ti* *os interesses do capi*al, se*do visto, assim,
</line>
<line>
como ac*ssório d* proces*o pr*dutivo e não em sua co**le*idade, como um ser dotado de
</line>
<line>
consciência, expectativas e desejos.
</line>
<line>
A*tores como Lat*ur (2012), Law (1992) e Pinho (*008) defend*m a hibridizaçã*
</line>
<line>
ent*e p*ssoas e tecn*logias no plano social, considerando a existên*ia de relações contínuas e
</line>
<line>
agencia**ntos entre amb**, sem **e i*to sign*fique, necessari*me*te, qu* *m d*fina o outr*
</line>
</par><par>
<line>
a partir
</line>
<line>
** uma r*laç*o
</line>
<line>
*e *aus* e e*eito. A*in*l,
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
conf*gurações sociais devem ser
</line>
</par><par>
<line>
consi*eradas sob a *tica de *iferentes s*gmentos, c*mo econômicos, políticos e id*ol*gicos, e
</line>
<line>
não som*nte * par*i* da* *ransmut*çõ*s tecnoló*icas. No *lano org*nizacional, p*r sua vez, *
</line>
</par><par>
<line>
que se ob*e*va na inter-re*ação homem e tec*ologi*, *ace à compe*itivid*de industrial, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imposiçã* a*s *rabalh*dores de p*drões inerentes às **ov*ções t*cn*l*gicas. Para Rodri*ue*
</line>
<line>
Filho * *udme* (20*5), embor* o ser humano *eja * *omponente princi*al nos projet*s de
</line>
<line>
d*sen**lvimento de *istemas *e *nf*rmação, e*e c*s*uma ser *isto com* elemen*o se*undári*,
</line>
</par><par>
<line>
posicionando-se
</line>
<line>
a tecnologia com* ele*ento centr*l des*es *i*temas, o
</line>
<line>
*u* ac*ba po*
</line>
</par><par>
<line>
provo*ar
</line>
<line>
obstáculos à
</line>
<line>
consolidação do que se pretendia para
</line>
<line>
uma so*i*dade
</line>
<line>
d* informa*ão.
</line>
</par><par>
<line>
As metodo*ogias de
</line>
<line>
*doção de sistemas de informaç** tendem *derir e*istemolog**
</line>
</par><par>
<line>
* à
</line>
</par><par>
<line>
*ositiv*sta, origina*a no pe*samento
</line>
<line>
domin*nte na áre* e na supremacia da téc*ica sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
h*mem.
</line>
</par><par>
<line>
Passos (2013) e Rabelat* (2002), por su* vez, a*reditam que as inovações *ecno*ógi*as
</line>
<line>
*o âmbito organizacional, em geral, apenas s*bstitue* * ca*saço físico pelo *ental. *sto é, as
</line>
<line>
TIC*, se não *d*tadas, criteriosam*nte, p*omovem c*ntro*e ex*essivo do inte**cto *os
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*gados, *tent*nd* con*ra
</line>
<line>
a c*ndição do homem como s**eito livre, conscient*,
</line>
</par><par>
<line>
respo*sáve* e criativo. ** se trata*do d* p**duçã* dos novos *a*r**s base*dos e* *nov*ção
</line>
</par><par>
<line>
*stratégica, a rap*dez deman*ada par* d*senvol*ime*to o lanç*m*nto de novos *
</line>
<line>
*rodutos
</line>
</par><par>
<line>
a*a*am *or e*timular a geração de novos co*h*ci*en*os par* projeto* que, *ntencionalment*,
</line>
<line>
reduzem * vida úti* dos produtos, * que s* de*igna como obsole*cência planejada.
</line>
</par><par>
<line>
**nda *egundo Passos (2013), ao lado d* de**nda p*oduz-se
</line>
<line>
o que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
tecnologic*men** possível e não aqu*lo que de fato
</line>
<line>
é
</line>
<line>
ne*essário, ou sej*, forjam-se
</line>
</par><par>
</page><line>
s*cialm*nte ce**as necess*dades, e, portant*, int*rfere-se n*s li**es e**olhas dos seres
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sin*, v. 13, n. 3, ar*. 5, p. 94-1*0, *ai./jun. 2*** *ww4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. Ca*b*im, J. A. S. P. **to, M. G. T*rgino
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
humanos, cujas decisões deixam de ser livr*s e cons*ien*es **r* serem fomentadas p*l*
</line>
<line>
indústria cultural, formatada e estimulada pela mídia, que impõe falsa* dema*d*s, *odismo*
</line>
</par><par>
<line>
* u*a conseq*en*e a*i*n*ção. Vásque* (1997)
</line>
<line>
então
</line>
<line>
questiona:
</line>
<line>
como conceber o progresso
</line>
</par><par>
<line>
m*ral da s*c*edade, uma vez que é condi*ão sine qua no* par* * r*sponsabil*dad* moral dos
</line>
<line>
ind**íduo* q*e seus atos sejam **v*e* e con*cientes e que haja *rticu*ação e coorde*açã* entre
</line>
<line>
in*eresse* coletivos * pessoa*s?
</line>
</par><par>
<line>
Banali*ação, plágio e desrespeito à au*oria, *omo discutid* p** Targi*o (2005),
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
discorr*r sobre
</line>
<line>
aspec*os da ética no contexto da *nfo*mação, que perpas*am d*sd* ensino o
</line>
</par><par>
<line>
*undamental à pó*-graduaçã*, as*ume* esferas
</line>
<line>
a*tr*nô*icas em meio às redes di*ita*s.
</line>
</par><par>
<line>
Pro*edênci* e *egitimidade são
</line>
<line>
elemento* que pode* se* comp*o*etidos no ambie*te
</line>
</par><par>
<line>
colabo*ativo das rede*, uma v*z que o espaço virtua* per se gera mai*r facilidad* de frau*es,
</line>
<line>
embustes e plá*ios, emb*ra nã* sejam es*as *uest*es exclusiva* ** universo el*trôni*o, como
</line>
</par><par>
<line>
a*plamente d*scutido. Então, como p*emia* e val**izar, conf*rme p*econizam
</line>
<line>
as teorias
</line>
</par><par>
<line>
org*niz*cionais s*b*e conh*cim*n*o, o *rodut*r de novos
</line>
<line>
sabere* q*e conduziu a uma
</line>
</par><par>
<line>
in*vação *e não é possível identif*cá-l*s nesses a*bient*s?
</line>
</par><par>
<line>
Obvia*ente, tais p*oblemas
</line>
<line>
n*o decorre*
</line>
<line>
necessariam*nte da essência da técnica,
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo por e*as *rovocados, po*s são frutos do *so que o ser humano imprime a elas,
</line>
<line>
assim
</line>
</par><par>
<line>
como das e*colhas políticas de quem a* utiliza e as conduz. A part*r dessa perspectiva, torn*-
</line>
<line>
se por demais i*p*rtantes ela*o**r reflexões acerca da* questõe* éticas relacion*d*s ao
</line>
<line>
**senvolv*men*o e ao emp*ego dos artefatos t*cnológicos d* in*orm**ão e *e *o*u***ação no
</line>
<line>
seio d* *ova so*i*dade da inform*ção.
</line>
<line>
Bem*em e S*ntos e Pinh* N*to (**1*), após expl*nação ace*c* d* inte*igên*ia
</line>
</par><par>
<line>
*oleti*a e das
</line>
<line>
t*cnol**ias *olaborativas, arg**e*ta* *ue as TICs de*em *er a**li**das de
</line>
</par><par>
<line>
forma crí*ica, em lugar d* s*re* mera*en*e vi*tas como ameaça *u pan*ceia p*r* t*do* os
</line>
</par><par>
<line>
males. A le*tura apropriada
</line>
<line>
dos fenômen*s te*nológicos con*empo*âneos deve ser realizada,
</line>
</par><par>
<line>
isso si*, a part*r
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
"ot*mi*mo crítico". Tomando com*
</line>
<line>
re*erência o pensament*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
antropólo*o, sociólogo e filósofo *rancês *d*ar Morin, esses teóri*os reiteram i*e*isti*
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *o isola**nto. S* o c*nhecimen*o
</line>
<line>
e*tá em *e*o à s*ci*dade, só se
</line>
<line>
viabi*i*a
</line>
</par><par>
<line>
g**ças à apr**ima**o daqueles que * possuem. * qu**do se re*ela o p*tenci*l das atuais
</line>
<line>
TICs.
</line>
<line>
Retomando a visão de Fourez (1995), para quem n*rm*s de ***dutas *ticas não são
</line>
<line>
etern*s, **s, sem*r*, e*sencia*men*e histór*cas, culturais, evolutiva*, r*s*ei*ando sempr*
</line>
</par><par>
<line>
determinados contex**s so*i*is e t*mpor*is
</line>
<line>
dist*ntos, é *rgentes o estabeleciment* d* uma
</line>
</par><par>
<line>
éti*a pró*ria
</line>
<line>
ao novo *ont*xto *oci*l da
</line>
<line>
informaç*o e *o co*heciment*, virtua*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, art. 5, p. 94-11*, mai./jun. 2016
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ética e Inovação no Contexto da Sociedade d* *nformação
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
colaborativ*, prot*go*izado pel* ambiente de red*s digitais. É * chance de sur*irem
</line>
<line>
possibilidades susten*áveis de *elaç*es harmoniosas no novo *enário.
</line>
<line>
4 CONSI**RAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
* *novação em**ge, para as empresas, *omo fator co*peti*ivo g*obal
</line>
<line>
*e maior
</line>
</par><par>
<line>
relev*n*i* na a*ual*dade, consider*ndo-se *s exigênci*s de ciclos de *ida mai* curtos
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
pro*utos e **rviços, numa coletividade **rc*da
</line>
<line>
pela *ol*tilid*de e
</line>
<line>
pelo consumismo
</line>
</par><par>
<line>
c*escente. Em meio a tantas *uda*ças, é *ssenci*l discutir aspectos do co*ab*r*t*vismo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
rede no plano de questões ét*cas, c*n*iderand* que s*o
</line>
<line>
elas primordiais p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sus*entabilidade de orga*i*aç**s ou mesm* de modelos ec*nômicos. Nesse co**exto, surgem
</line>
<line>
quest**s *eferentes tanto ao mercado fornecedo* quanto ao m*rcado consumi*or.
</line>
</par><par>
<line>
De certo, o col*bo*ativismo e *eus efei*os são *lemento*-c**ve p*ra promoverem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ge*açã*
</line>
<line>
d e novos
</line>
<line>
conhec**entos
</line>
<line>
em prol da inovação, c*mo c***cterí*t*ca marcante da SI
</line>
</par><par>
<line>
pa*tada p*la int*rconectividade entre as redes digitais globais. A integração das ment** nas
</line>
</par><par>
<line>
redes computa*i*nais por si *ó
</line>
<line>
não garante a g*ra*ão d* co*hecimentos, *orquanto *sta se
</line>
</par><par>
<line>
con*igura como *roce*so que depende d*s significações imputadas pelos sujeitos. *de*ais,
</line>
</par><par>
<line>
*uestões como proc*dên**a e
</line>
<line>
l*gitimidade po*em se* prejudicadas p*lo uso *ndiscriminado
</line>
</par><par>
<line>
desses a**anjo*, afeta*do pressu*osto* éticos * valorativos em que se su**entam *s sujeitos. O
</line>
<line>
colabor*tivism*, incl*sive, ne* sempre supera o comportamento hu*ano individualista do
</line>
</par><par>
<line>
*adr*o de a*umulação c*pital*sta
</line>
<line>
anterior, uma vez q*e, mesmo em rede, as
</line>
<line>
**sso** *odem
</line>
</par><par>
<line>
permanecer ou se manter distant*s e isoladas.
</line>
<line>
En*ende-se que *ress*postos éticos e mor*is - media*ores por ex*e*ênc*a da h*rmonia
</line>
<line>
entre home*, so*iedad* e tecnologias -, mais ad*ptados * reali*ad* emerg*nte, sejam
</line>
<line>
busca*o*, traba*hados e p*opaga*os no atual amb*ente da s**ied*de da informação. Some*te
</line>
</par><par>
<line>
assim
</line>
<line>
haverá a*anços vol**dos p*ra a sus**nta*ili*ade do mode** ora pro*osto de
</line>
</par><par>
<line>
a**mulaç*o, capa**s de promo*er progresso* no que diz *espe**o aos padrõe* d* l*berd*de e
</line>
<line>
*nclusão democráti*a em prol da C&T, tend* em vista a super*ção dos problemas da
</line>
<line>
humanidade. Enfim, as ref*e*ões em pauta são releva*t*s para a superação de antigas apostas
</line>
</par><par>
<line>
*olta*a*
</line>
<line>
*pen*s *a*a a *ud*nç* de um padrão de acumul*ç*o c*pita*ista para outro, muitas
</line>
</par><par>
<line>
vezes fundamen*ad* apenas em apostas funcionalistas,
</line>
<line>
*uscando **o somente mai*
</line>
</par><par>
<line>
*lexibilid*d* e agili*ade, sem alt*rar *u considera* as impor*ante*
</line>
<line>
*uestões ét*cas
</line>
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<line>
pr*venient*s tan*o d* esfe*a soc*al quanto d* área org**izaci*nal.
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