<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 3, *. 58-75, mai./jun. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.3.3
</line>
</par><par>
<line>
Estratégia de Fomento à Cultur* de Inov*ção: Uma Abordagem Sobre o Progra*a *LI do
</line>
<line>
Sebr*e/S*
</line>
<line>
Devel**ment Strategy **r Innovatio* Culture: An A*proa*h *n the Prog*am of ALI of
</line>
<line>
Se**ae/SP
</line>
<line>
*nderson S*nto*
</line>
<line>
Mestr*n*o em Adm*nistração pela Univ*rs*dade Metodista ** *iracicab*
</line>
<line>
Consultor Espe*ialista e* Gestão Empr*sarial
</line>
<line>
E-mail: ads*_sa*tos@yahoo.com.br
</line>
<line>
*osana Bor*es *accaria
</line>
<line>
**utora e* Co*unicação Un*v**sidade M*todista de São Pa*l*
</line>
<line>
Professo*a em Adminis*ração da Universi*ade *etodista de P*rac*ca*a
</line>
<line>
E-ma*l: bzaccar@*ma*l.*om
</line>
<line>
Grazie*a Os*e Graziano
</line>
<line>
Dou*ora em Administração pela Univ*rsidade Nove de *u*h*
</line>
<line>
P*of*ssor* em A**inistração da Un*v*rsid*de Metodis*a de Pira**c*ba
</line>
<line>
E-mail: gzograzian@uni*ep.br
</line>
<line>
T*r*sa Cristi** D*as d* Toledo P*tombo
</line>
<line>
Dout**a em Admi*istraç*o de Empre*as pe*a Univers*dade Met*dista *e Piracic**a
</line>
<line>
Profess*ra na Universi*ade *e*odista de Piracicab*
</line>
<line>
E-*ail: tep*tombo@g**il.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Estra**gia de Fomento à *ultura de Inovação: Uma Ab*r*agem Sob*e o Progra*a *L* do Sebrae/SP
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Na busca *ela vant*g*m
</line>
<line>
competitiva, as emp*esas pr*v*cam mudanças em seus prod*tos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
serviços p*r m*io
</line>
<line>
de ações *ue ofereça* algum i*c*em**to e*p*r**do que e*tes *e**m
</line>
</par><par>
<line>
pe*ceb*d*s pel*s cli*ntes. Entre*a**o, essas *ções - q*ando re**i*adas são -
</line>
<line>
oc*sionais e de
</line>
</par><par>
<line>
baixo impact*, tendo como resultado a baixa ou nen*uma percepção dos benefíci*s, tanto por
</line>
<line>
parte do empreendedor *uanto *os clientes. Além diss*, dado o pos*íve* fraca*s* nest*s
</line>
</par><par>
<line>
ações, o esforço, o temp* * os c*stos envol*idos acabam d*smotivando o empreendedor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerando u** cultura avessa à i*ovação, assim, nota-se *aixa i*tenção em investi* e promover
</line>
<line>
uma cultura de inov*ção. Dia*te d*sse quadro este artigo *retend* apresenta* os desafio*, bem
</line>
</par><par>
<line>
c*mo
</line>
<line>
os *eios p*ra promover a cultura d* inovação nas
</line>
<line>
micro * pe*uenas empres*s,
</line>
</par><par>
<line>
demonstrando os re*uisitos par* a implementaç*o da cultura de *novação. Busca
</line>
<line>
aind*
</line>
</par><par>
<line>
*ferecer aos l*itores um nov* olhar acerca da práti*a *a inov*ç*o, rompendo paradigma*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
identif*cando possibilid*des *e **lhoria, gerando *ovas o*ortunida*es para *s negócios. Para
</line>
<line>
elabor*çã* d*ste *studo for*m realizadas pes*ui*as bi*liográfica* e d*cume*tais que *os*ram
</line>
</par><par>
<line>
os fatores c**ticos qu* *videnciam a im*l*mentação d* cul*ur* *a inovação,
</line>
<line>
além d* u*
</line>
</par><par>
<line>
exemplo prático de aplic*ção contemp*ado no progra*a, Agente* Locais de I*ov*ção (*LI),
</line>
<line>
des*nvolvidos pe*o SEBR*E.
</line>
<line>
Palavras-chave: Cu*tura *e I*ova*ão. Cultura O*ganiza*iona*. E*tratégia. In*v*çã*.
</line>
<line>
V*ntag*m Competi*iva.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
In th* quest for *ompetitive advantage, *ompanies c*use chan*es in its products and s**vices
</line>
</par><par>
<line>
throu*h action* that provide some increase waiting *hat they ar* perce**ed *y
</line>
<line>
customers,
</line>
</par><par>
<line>
ho*ever, th*** actio*s - when he*d - are occasional a*d low-*m*act, res*l*in* in t*e low *r *o
</line>
</par><par>
<line>
perceived benefits, both by the
</line>
<line>
*ntrepreneur a* *ustomers. In addi*ion, given th* pos*ible
</line>
</par><par>
<line>
f**l*re in these *ctions,
</line>
<line>
ef*ort, time and cos*s i*volved demotivate
</line>
<line>
the ent*epr*neur an*
</line>
</par><par>
<line>
creating a c*lture aver** to inno*ation, as *ell, th*re is low intention to invest an* promo** a
</line>
</par><par>
<line>
culture of *nnova*i**. *i*e* this *i*uatio* this articl* aim* to **esent the c*allenges and
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
means to
</line>
<line>
promo*e t*e c*lture of innovation in micro *nd small ent*rprises, showing
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
r*q*ir*men*s for imple*en*ati*n **
</line>
<line>
the culture of *n*ovation, and offers r*aders a new
</line>
</par><par>
<line>
perspect*ve *n *he prac*ice *f innovat**n, b*e*king parad*g*s and identifying *mpr*****nt
</line>
<line>
oppo*tunities, generating n*w opportunities for business. To prepa** this study **r* carrie*
</line>
</par><par>
<line>
out bibl*og*aph*c **d docu*e*tary
</line>
<line>
re**arch showi*g the critical factor* that show t**
</line>
</par><par>
<line>
im*l*men*ation of the cultu*e of innov*tion, *nd
</line>
<line>
a
</line>
<line>
practic** example of a*plication
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemplate* in t*e p*o*ra* Agents Innovat**n *ites (ALI) devel*p** by SEBR*E.
</line>
<line>
Key*ord*: Innova*ion C**t*re. Organiz**ional **lture. Strategy. Inno*ation. C*mp*titive
</line>
<line>
Ad*antage.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 3, art. 3, p. 58-75, *a*./ju*. 201*
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S**t**, R. B. Zacc*ria, G. O. Graziano, T. C. *. T. Pito*bo
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A van*a*em **mpet*tiva é reconhecida qu*ndo * cliente a perc*b* dá v*lor a **a e
</line>
</par><par>
<line>
paga por *sso, as**m sen**, a vantag*m *om*e*itiva de uma
</line>
<line>
organiz*ção depende de qu**
</line>
</par><par>
<line>
s*tisf*it*s es*ão *s necessida*es *e s*us cli*nte*. (**NEVIDES *t al. 2014).
</line>
<line>
Se*und* Porter (1990), a vantagem competitiva advém do va*or qu* a empresa cria
</line>
</par><par>
<line>
para seus clie*tes, em
</line>
<line>
oposição ao cus*o que tem para criá-la, p*oporcio*ando à empresa,
</line>
</par><par>
<line>
con*ui**ar uma p*s*ção ún*ca, vali*sa e (pelo *en*s *e*pora*iamente) *ust*n*ável *o
</line>
<line>
mercado. No cená*io empresaria* exis** gran** v*nta** de inov*r *or part* das empresas na
</line>
</par><par>
<line>
b*sc* por *m p*sici*na*ento no mercado, porém essa vonta*e nã*
</line>
<line>
* t*aduzida em
</line>
</par><par>
<line>
comp*t*ncias par* *mplementação da *ultura da in*vação.
</line>
</par><par>
<line>
Para o SEB**E (2011), a *ai*r*a das *icro e p*qu*n*s empre*as não têm a cultur*
</line>
</par><par>
<line>
de inov**, ou até p**move*
</line>
<line>
algum
</line>
<line>
tipo *e *novação, *as o fazem d* maneira i*co*sciente,
</line>
</par><par>
<line>
s*m critér*o, pro*ó*i*o ou estr*tégia. Vale *essa*tar que a competitividade e a m*nutenção da*
</line>
</par><par>
<line>
em*res*s es*ão relaci*nadas
</line>
<line>
*o qua*to elas inovam e participam no merc*d*. Para serem
</line>
</par><par>
<line>
co*petitivas;
</line>
<line>
as org*nizaç**s
</line>
<line>
pre*isam gerar idei*s or*ginai* * incorporá-las aos *eus
</line>
</par><par>
<line>
*rocess**, produtos,
</line>
<line>
se*viços e rel*cionamentos.
</line>
<line>
S*g*ndo o Manual *e Os*o (**06), a
</line>
</par><par>
<line>
inov*ção precisa fazer *arte das mi*ro e p*qu*nas *mpresas. Ince*tiv** o de*ejo de fazer as
</line>
</par><par>
<line>
c*isas de *anei*a dife*e**e, entendendo de forma simples questões com*lexas com *ropensã*
</line>
</par><par>
<line>
aos r*scos e a to*e*ânc*a
</line>
<line>
ao erro b*m-inten*io*ado s** alg*ns dos requi*itos *ar* *riaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
uma cultu*a p*opícia à inovação.
</line>
<line>
Os autores Bes e Kotler (2011) **r*scentam q*e:
</line>
<line>
"*e fat*, a inovação nem semp*e acarreta sa*tos g*g*nte* *d*ante. A inovação **ad*al,
</line>
<line>
passo a **s*o, t*m*ém é inov*ção- * t*o ne*essá*ia, ou até *ais, qu* a versão radical.
</line>
</par><par>
<line>
Isso * que realmente *orna um n*gócio susten*ável. A ino*ação tam*ém deve **r o
</line>
<line>
entendida co*o de*envolvime*to de uma cultura *e inovação d*ntro d* *mpresa, que
</line>
<line>
é aquilo que permite produzir e levar ao merc**o um f*uxo *ons*ante de inovações
</line>
<line>
menores e i*creme*tais. (...) A inovação requer pessoas cria*iva*, ma* tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
s*gnifica * definição de obj**ivos ***ros par*
</line>
<line>
a inovação, fi**nd* estratégia*,
</line>
</par><par>
<line>
estabelece*do
</line>
<line>
quais são os r*cursos e
</line>
<line>
os risc*s,
</line>
<line>
alocando *espo*sabilidades e, *e
</line>
</par><par>
<line>
modo ain*a ma*s relevante, *elimitand* de maneira clar* e defini*do o* processos de
</line>
<line>
inovaç*o, com al*ué* *nc*rregad* em *ada área resp*cti*a (BES; KOTLER, 2011).
</line>
<line>
Se**ndo Bezerra (2011), par* so*reviver no mercado, as or*aniza*ões prec*sa* criar e
</line>
</par><par>
<line>
conqui*ta* a aceitação de suas ideias por me*o de
</line>
<line>
pr*dut*s * serv**os. Ess*s *çõ*s são
</line>
</par><par>
<line>
deriva**s de um processo de pla*ej*mento que envolve a li*e*ança, a cultura, os proc**s*s *
</line>
</par><par>
<line>
principa**ente a* pessoas. O proc*ss* de inova*ão
</line>
<line>
assemel*a-se a* ato de plantar, requer
</line>
</par><par>
<line>
sementes (ideias), que serão cultiv*da*
</line>
<line>
em so*o fért*l (*ultura), n*s c*ndições ideais pa*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 13, n.31, a*t. *, p. 58-75, *ai./jun. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estr*tégia de Fomento à *ult*r* de *novação: Uma *b*rdagem S*bre o Programa ALI do S*brae/SP
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
crescimento (p*oc*sso*), po* pessoas qu* o agricul*or (li*erança) utiliza para e*ta e *ara
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
próximas saf*as, *u seja, som*nt* um
</line>
<line>
processo contínuo de in*vação *ue pode garantir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivência d*s empresas fre*t* às *ntempéries do me*ca*o.
</line>
<line>
Diante d*ss* cenário, este a*tigo **e**nde apresentar os conceito*, tipologias, que*tões
</line>
</par><par>
<line>
culturais,
</line>
<line>
desafios, bem
</line>
<line>
co*o o* fatores *eterminantes que incentivam a c*iativi*ade *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inova**o, se*do estes *a*ores
</line>
<line>
cr*ti*os p*ra
</line>
<line>
impleme*tação d* c*lt*ra d* inovação, além
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*rograma ALI (Age*tes Locais de Inovação) des*n*olv*do pelo *EBR*E
</line>
<line>
que *romove
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ncentiv* a *mplementação da cultura de inov*çã* n*s mi*ro e pequenas em*resas.
</line>
<line>
2 REFER*NC*A* TE*RIC*
</line>
<line>
2.1 C**ce*tos de Ino*açã*
</line>
<line>
O conceito de inova*ão é conhecido desde Ada* *mith no sé*ulo XVIII, que e*tud***
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
relaçã* en*re acumulação de ca*ital e a *ecnologia *e ma*ufa*ur*, estuda*do co*ceitos
</line>
</par><par>
<line>
relaciona*os à mudança tecnoló*ica, div*são do *rabalho e competição.
</line>
<line>
*omente a partir do trabalho d* Schumpet*r (1982), estabelece*-se uma relaçã* ent*e
</line>
</par><par>
<line>
in*vaç*o e
</line>
<line>
desenvo**imento econôm*co, a chamada "Teoria do De*envolvime**o
</line>
</par><par>
<line>
Ec*nômico" p*r sua teori* "de*truiçã* criati*a" que sustenta que o s*stema capitali*ta
</line>
</par><par>
<line>
pro*r**e p*r re*oluc**nar constanteme*te s** estrutura econômica: novas firmas,
</line>
<line>
no*as
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias e no*os produtos *ubstituin*o constantem*n*e os antig*s. De f**ma sim*l*ficad*,
</line>
<line>
o termo inovação "schump*t*r****" é uti*izado para definir *novaçõ*s q*e "destroem" o modo
</line>
<line>
co*o se f*z*a determinada atividade. * pa*tir dest*s p**mei*as ideias, a inovação con*isti* n*
</line>
<line>
introdução de um novo *em ou d* uma n*va qualidad* d* um **m ou a*nda *a introdução de
</line>
</par><par>
<line>
um novo método de produ*ão de*inindo com
</line>
<line>
is*o a abe*tura de um novo **rc*do. A
</line>
</par><par>
<line>
inovação,
</line>
<line>
a*sim conceituad*,
</line>
<line>
podia também ser obtida pel*
</line>
<line>
conq**sta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma nova fonte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
supri*e*to d* matér*a-prima substituta
</line>
<line>
ou o a*arecimen*o de uma nova estrut**a de
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação de um setor.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo a Fundação Na*ional da Qualidade (FNQ) o de*envolvimento de
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísticas originais, di*erenc*adas e incomu*s, *n***por*das * produto* e serviços,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
aumento de valor percebido pelas p*rt*s interessadas, leva à i*ov*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o Manual de Oslo (2**6) uma in****ã* é a imp*e*ent*ção de um prod**o ou
</line>
</par><par>
<line>
servi*o novo
</line>
<line>
o* signif*ca*ivamente melh*rado,
</line>
<line>
ou um processo, ou um *ovo mé*od*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, a*t. *, p. 58-75, *ai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Santos, R. B. Zacca*ia, G. O. *razi*no, T. C. D. *. Pit*mbo
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
marke*ing, ou um *ov* método organizacio*al nas práticas de negóci*s, na **ganização d*
</line>
<line>
loc*l de t*ab*l*o *u na* r*lações exter*as.
</line>
<line>
Para Daman**ur (199*, p.55*), "*ma inovação *ode ser um *ovo produto ou s*rviço,
</line>
</par><par>
<line>
u* novo p*ocesso de produção,
</line>
<line>
uma nova *s**utura ou
</line>
<line>
s*stema
</line>
<line>
*dminist*ativ*, o*
</line>
<line>
um novo
</line>
</par><par>
<line>
plano
</line>
<line>
ou programa
</line>
<line>
ada*ta** *ela organização". A ad*ção da inovação impl*c* a geraçã*,
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvime*t* * im*lementa*ão de no*as ideias e co*port***ntos, se*do vista como uma
</line>
<line>
fo*ma de mud*nça de uma organ*zação *e** ela em resposta à* mudan*a* nos seus ambien*es
</line>
</par><par>
<line>
inte*nos e
</line>
<line>
exte*nos ou como uma
</line>
<line>
açã* tomada
</line>
<line>
no sentido de tentar *nfluenciar esse mesmo
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte (DAMANPOUR,1*91).
</line>
</par><par>
<line>
Para *essant * Tid* (2009), "a
</line>
<line>
inovaçã* não u* e*ento úni*o, é um é
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
ampli*d* de busc* e sel*çã* de ideias de muda*ça, viabilização e c*ncret*zação da* me*mas".
</line>
<line>
Benevides, Calil, Gi*liani e Z*ccar*a (*014) apon*am alg*ns f*tores inibidores da
</line>
</par><par>
<line>
pr*t*ca *novadora, *erce*e-se qu* estes fatores são determ*na*tes para est*m*lar, i*ibir
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*mp*dir * processo de inovaç*o, entre eles citam-*e a sensação de *nsegurança, dado *s riscos
</line>
</par><par>
<line>
envol*i*os no insucesso *a inovação, o* rec*rsos finan*eiro*
</line>
<line>
*espendidos, as limitaçõe*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mercado *a abso**ão po* falta de deman*a, além da falta *e pessoal capacitado. Esses fator*s
</line>
</par><par>
<line>
aliados à falt*
</line>
<line>
de estratégia e a própria aversão
</line>
<line>
ao risco imp**tas
</line>
<line>
**los
</line>
<line>
empreendedores
</line>
</par><par>
<line>
to*na*-*e as p*incipais barreiras à implementação da cultura de inovação.
</line>
<line>
Diante d* ex*o*to, o* autores acima *e*elam que i*ova*ão não é uma novidade,
</line>
</par><par>
<line>
embora a impl*mentação das práticas inovat*vas te* s*d* um grande
</line>
<line>
d*sa*io
</line>
<line>
na cultura das
</line>
</par><par>
<line>
or*anizações, q**
</line>
<line>
implica *
</line>
<line>
e*ercício de *tivi**des para geração de n*v*s produtos,
</line>
</par><par>
<line>
processos, mét*dos *ráticas de negócios com pr*pósi*o de ger*r benef*cios de forma e
</line>
<line>
contínua aos clientes.
</line>
<line>
2.2 Tipos de Inovação
</line>
<line>
A maior part* da história econôm*ca mode*na - *obrin*o **ro*ima*amente os últimos
</line>
<line>
200 anos - está as*ocia*a a invençõ*s re*ol*c*onárias (tangíveis e intangí*eis), *o*si*ilit**as
</line>
</par><par>
<line>
*elos avanços *o con**ciment* em ciênc*as, *ue per*itiram às empresas a cr*a**o e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transformaç*o de*te
</line>
<line>
conheci*ento em
</line>
<line>
bens e serviços pa*a a*en*imento das necessidad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desejo* do mercado. *sse avanço em tecnologia permi*iu ao *ercad* exp*riências not**eis e,
</line>
</par><par>
<line>
por *ons*quência, suces*os estrondosos
</line>
<line>
*s empresas qu* lançar*m estas i**enções qu* se -
</line>
</par><par>
</page><line>
transformaram em *nova*õe* - n* form* de *rodutos e serviço* (SCHOLT**SEK, 2*12).
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. 13, n.3*, ar*. 3, p. 5*-75, *ai./ju*. 201* www*.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estraté*ia d* Fomento à Cult*ra *e Inovação: Uma A*ordagem S*bre o Program* A*I do Sebrae/SP
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, a inova*ão não *e aplica exclus*vamente a produtos e **rviços, *emos
</line>
<line>
**tros aspec*os me*os t*ngíve*s para ilus*rar: * mod* como um negócio é ope*a*o, co*o os
</line>
<line>
**oces*os *e um* empresa se *inc*lam un* *os out*os, como os ca*ais de *enda *ã*
</line>
<line>
*rganizados e exp***ados * como as cu**uras corpo*ativas são determi*adas. (S*HO*T*SSEK
</line>
<line>
20*2).
</line>
</par><par>
<line>
** acordo co* o Manual d* Oslo (2006), d*finem-se quatro tipos de inov*ções
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
engloba* *m ampl* co*junto de mudanças n*s ati*idad*s das empresa*, en*re elas: inovações
</line>
<line>
*e produto, inovaçõ** de processo, inovaç*es organ*zacio*ais e inov*ções de marketi*g.
</line>
<line>
As inovações d* *roduto envolv*m mud*n**s si*n*f**ati*as n** *otencialidades *e
</line>
<line>
produtos e serviços. In**uem-se bens e ser*iços totalme*te novos e *perfei*oamentos
</line>
<line>
im*ortantes para produtos e*istentes. Com* *xemplo do exposto no pa*ágrafo, pode-se citar
</line>
<line>
as Mu*anç** no desi*n de produtos de higi*ne pessoal, ou seja, a esco*a dental.
</line>
</par><par>
<line>
As inov*çõe* de proc*sso representa* m**anças signi*icativas nos
</line>
<line>
métodos *e
</line>
</par><par>
<line>
produção e de distribuição. São implementadas p*r* criar novos pro*utos ou servi**s *u p*ra
</line>
</par><par>
<line>
au**ntar a rapidez, elevar * qu*lidade
</line>
<line>
e/ou reduzir
</line>
<line>
os cust*s de p*odução ou de *erviço*
</line>
</par><par>
<line>
p*estados, como exemplo cita-se o *is*ema Ford de pr*du*ã*, em 1908.
</line>
</par><par>
<line>
As *novações
</line>
<line>
org**izaci**a*s referem-se
</line>
<line>
à *eestruturação,
</line>
<line>
modifica*ã*
</line>
<line>
e/ou
</line>
</par><par>
<line>
*mplem**tação de novos métodos organiz*cio*ais, ta*s com*: mudan**s *m
</line>
<line>
práticas de
</line>
</par><par>
<line>
negócios, na organização *o *ocal de tr*balho, *a *ivisão d* t*abalho ou *as relações *xternas
</line>
<line>
d* empresa, c*mo exemplo cita-se a ad*ção ** **inel "ges*ão à vista".
</line>
</par><par>
<line>
As i*ova*õe* de marketing envolve* a impl**entação de novos
</line>
<line>
métodos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*rketing, incluindo mudan**s no "des*gn" do pr**u*o *a embalagem, n* promoçã* do e
</line>
</par><par>
<line>
pr*d*to * s*a coloca**o e
</line>
<line>
em métodos de *st*belecim*nto de preços de bens e de serv*ços.
</line>
</par><par>
<line>
*omo ex*m*lo, *itam-se a mudança *e *mbalagem d* produto leit* *ondens*do, de lat* **ra
</line>
<line>
bisnaga.
</line>
<line>
Um* e**res* *ue e*tá copiando a ino*aç*o de um conco*rente não está *novando, mas
</line>
</par><par>
<line>
apenas imitan**
</line>
<line>
ou adap*a*do, a*ém *isso, esta pratica não signif*ca que a empresa
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
copiou o prod*t*, processo, *s práticas *rganizaciona*s e/ou de mark**ing terá sucess* o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
mercado, esse *xi*o dep*nde - essencialmente - da cultur* d* organização (SCHOLTISSEK
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
As muda*ças de*tes produtos, m*d**os, métodos e/ou *ro*essos **g*nizacion*is
</line>
<line>
depen*em necessa*iament* *e re*u*sos e de um amb*ent* fa*orável à inovação, q** está
</line>
<line>
relacionado * cultura organiz*cional, compo*ta de fa*or*s favorávei* e/ou l*mitantes à práti*a
</line>
<line>
i*ovadora.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, art. 3, p. *8-75, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Sa*to*, R. B. *accaria, G. O. Graziano, T. C. D. T. Pitombo
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Cult*ra Organiz*cional * *ultura de Inovação
</line>
</par><par>
<line>
Faria e *on*eca (2014) afirm*m *ue a c*lt*ra é um con*exto qu* inclui a inte*ç*o, a
</line>
<line>
infrae**rutu*a, o comport*mento orie*t*do pel* val*r e o ambiente fav*rável a sua
</line>
<line>
*mplementaç*o.
</line>
<line>
Cu*tura organizacional para Schein (1992) de*ine-*e como um padrão de premissas
</line>
<line>
básicas compar*ilhadas q*e * grupo ap*e*de à medi*a que resolve *eus proble**s de
</line>
<line>
adap*a*ão e i*tegração int*rna, que funci*na sufic*entemente bem para ser cons*derada válida
</line>
</par><par>
<line>
e, po*tan*o, p*ssa a ser
</line>
<line>
ensinada e a*otada
</line>
<line>
p*lo* no*os *embros como o meio correto de
</line>
</par><par>
<line>
*e*ce*er, pensa* e sentir e reagir em rel*ção *os p*o*lemas enfren*ad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Dausch* (2011) de**ne cultu*a *e inovação c*mo a ausência
</line>
<line>
de compo**amentos,
</line>
</par><par>
<line>
reg*as e ambientes *ue imp*çam * desenvolvimento do ímpet* n*tural *as p*ssoas em suger*r
</line>
<line>
me*horias e inov*ções, a**ada * u* **njun*o de *i*ões, p*ocedimentos e rec*rsos q*e
</line>
<line>
potencializem estas iniciativas. Uma cult*ra da *no*ação só terá ter*eno fér*il para *sta*el*cer
</line>
<line>
processos alinh*dos, fo*ados e contínuos se não existirem obstá*ulos internos - muitas vezes
</line>
<line>
ocu*tos - q** possam barrar de saída, fantást*cas ideias ou sofisticadas visões estratégicas.
</line>
<line>
Um* mudança organ*zacio*al s* será **m-s*ced**a se houv*r uma inve*tigação prévia
</line>
<line>
das premissas culturais. Essas são influe*ciadas, ainda, **las c*enças estabel*cidas pelos
</line>
</par><par>
<line>
fundadores e/ou líder*s e per**necendo po* anos, *esmo a**s ele* terem deixado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
org*nização (SCHE*N, 1992)
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, diante dos aut***s
</line>
<line>
apresenta**s no presente capítulo, os f*t*res cu*turais
</line>
</par><par>
<line>
d*pe*dem essencialmente de p*ssoas capacitadas, criativas, cap*zes de per*eber * *xplorar as
</line>
<line>
poss*veis oportunidades e dispostas * ousar sem m*do de errar, sendo as*im, determinant*s
</line>
<line>
p**a o desempenho *a organização.
</line>
<line>
2.4 Rela*ão ent*e Cul*ura Or*anizacional e Inovação
</line>
<line>
* c*ltura organizaciona* é vista como um dos determinan*es *a inovação, u*a vez qu*
</line>
</par><par>
<line>
possui elementos qu* po**m
</line>
<line>
servir p*ra *eforçar ou *nibir *omportamentos que contri*u*m
</line>
</par><par>
<line>
c*m a prá*ic* inovadora. A *novação precisa s** aco*p*nhada por u* con*exto, um ambi*nte
</line>
</par><par>
<line>
organizacional a*equ*do (MACHADO
</line>
<line>
et *l., 2014). *e*do que cultura é defin*da c*mo
</line>
</par><par>
</page><line>
"conjunto de valores (conhec*ment*, cr*nças, pre*supostos, mi*os, normas, comu*ic*ção,
</line>
<line>
*ntre outro*) qu* c*mpar*ilhados auxiliam os membros *a o*gan*zaçã* a *ompree*der o
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. *3, n.31, art. *, p. *8-75, mai./jun. **16 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estra*égia de Fom*nto * *ultura de Inovação: Uma Ab*rdagem S**re o Progr*m* AL* do Sebr*e/*P
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
*uncionamento o*ganizacional e assim
</line>
<line>
guiar o
</line>
<line>
pensamen*o e o *omportamento" (FARIA;
</line>
</par><par>
<line>
FO***CA, 2*14).
</line>
</par><par>
<line>
De *cordo com Bessa*t * Ti*d (2009), o ambiente é diferente da cultura, pois é *a*s
</line>
<line>
visível dentro da organiz*ção, mais sup*rfic*al e *uscetível a mudanças, já a *ultur* refe*e-se
</line>
<line>
a val*res, no*mas e crenç*s be* *ais p*ofunda* e *ur*d*uras d*ntro *e uma *rganização.
</line>
</par><par>
<line>
A capacida** de ino*a* está associa*a a uma cu*tura organi*acional pr*pícia à
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
realização. De a*ordo co* Far*a e Fonse*a (2014) *ar* que a cult*ra de inovação a*onteça é
</line>
</par><par>
<line>
necessário q*e haj* espaço* para a criativi*ade das pessoas e que
</line>
<line>
a
</line>
<line>
com*nicaçã* *ermi*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*mpartilhamento ** ideias, informações, experiênc*as e va*o*es que tenham a inovação **mo
</line>
<line>
tema centr*l.
</line>
<line>
Segundo Bezerra (2011) o sucesso da empresa *stá na capa**dade de se dife*en**ar. E
</line>
<line>
para inovar p*ecisa criar o a*b*en*e e * *ul*ura q*e in*pir*m as pes*oas. A**da segund* F*ri*
</line>
<line>
e Fonseca (2014), *ar* o de*envolviment* da cultura da inovação, as *rganizaçõe* devem
</line>
<line>
*trair pesso*s *novado*as, para que - por mei* d* estímulos, encoraja*e*to e emp*derament*
</line>
<line>
(empowerm*nt) - al**anq*em *ant*g**s competitivas, se* desmotivar os emp*egados.
</line>
<line>
Segun*o Rodri*ues e Santo* (*001) o empowerment (ou empod*rame*to) é u*a
</line>
<line>
abor*agem *e projeto de trabal*o *ue objetiva a **legação de *od*r de decisão, a*ton*m*a e
</line>
<line>
p**ticip*ção dos funcionários na adminis*ração das emp*esas.
</line>
</par><par>
<line>
P*r* i*ovar, Bezerra (20*1), su**re *ue uma empresa
</line>
<line>
necessita criar u* ambiente
</line>
</par><par>
<line>
certo, u*a cultura certa **ra ins*irar as pess*as * potencializa* suas *entes a *tingir todo seu
</line>
</par><par>
<line>
p*te*cial. Não adian*a,
</line>
<line>
com**ar m*quinas, p*ocessos, s*stem** e nã* trabalhar o ind*víduo.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se ** uma das tar*fas mais importantes para os l*deres, *oi* não e*istem fórm*las, *ntes
</line>
<line>
de cria* as inovaçõe*, mas sim, se faz nece*sário cr*ar os i*ov**ores.
</line>
</par><par>
<line>
2.5 Determin*nt** da Cu*tura Organiza**onal que Infl*enciam a Criatividad* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ino*ação
</line>
</par><par>
<line>
O fa*or humano é i*portante, *ntretant* não é o único, *e aco*do *om Fa*ia e Fon*eca
</line>
</par><par>
<line>
(**14), d*n*re *s fatores *pon*ados como det*rminantes que influenciam a
</line>
<line>
criativida*e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
i*ovação nas empresas, entre ela* des***am-se: Estraté*ia, estrutura, mecanismos de suporte,
</line>
<line>
comportamento, comunic*ção e lidera*ça.
</line>
<line>
Es*raté*i*: um *onjunto de gra*des escolh*s que o**enta o *erenc*amen*o do presente
</line>
<line>
e a construçã* do fu*uro num h**izonte de longo prazo * sob c*ndições de *nc*rteza. Uma
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. 3, art. *, p. 58-*5, mai./*un. 2016 www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Santos, R. *. Zacc*ria, G. O. Grazi*no, T. C. D. T. Pitom**
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
estratégia orientada p**a cr*atividade * ino*ação dev* estar desc*ita em sua miss*o. *x 3M:
</line>
<line>
"Ser *ec*nhecida como u* pro*ed*r *e s*luções ino*adoras po* to*os o* nosso* cl*e*tes".
</line>
<line>
Estrutura: neste item destacam-se * fl**ibi*i*ade e o empowerme*t. A flexib*lidade *á-
</line>
<line>
se por meio da capacidade da organização em *e adaptar às difere*tes e frequentes m*danças
</line>
</par><par>
<line>
imp*s*as p*l* ambiente (inter** e ex*er*o), se* perder sua
</line>
<line>
es*rat*gia.
</line>
<line>
Já "e**owerme**" o
</line>
</par><par>
<line>
(*u empoderamento) baseia-se na delegação de poderes de **cisão, auto*omia * partic*pação
</line>
<line>
dos func*onários n* ad*ini**ração da* empresa*.
</line>
<line>
*ecanismos de Suporte: reconh*cer e recompensar *s iniciativas por me*o do
</line>
</par><par>
<line>
*o*hecimen*o orientado para ideias e
</line>
<line>
prát**a* inova*ivas, **m disponi*ilid*de de recursos
</line>
</par><par>
<line>
(p***oa*, tecnol*gi*, tempo) *apazes de ofer*cer o **porte ne*essário sua im*lem**taç*o, *
</line>
<line>
por *eio dos chamados ambientes de ino*açã*.
</line>
<line>
Co*po*tament* *u* *n*oraja inovação: c*iação de valores *u* **o*a* e encor*jam a
</line>
<line>
eq*ipe ao ofereciment* de ideias e a c*rr*r riscos para busca de soluções, a*ém de
</line>
<line>
desenvolver o c*nhecimento a pa*t*r d*s experiênci*s vivenciadas e co*partilhada*.
</line>
<line>
Comun*cação: com**rtamento inte*a*ivo e *nte*rado, com o q**l *s pessoas se *intam
</line>
<line>
segu*as e *n*or*jadas a in**iativa * a manife*ta* ideias, opini*es e inte*ess*s.
</line>
<line>
Li*erança: a *iderança é fundamental p*ra impleme*tação de prát*ca* inovat*vas,
</line>
<line>
alinhadas *om a es*ratég*a o*ie*tada p*ra o tipo ** inovaçã* (seja de prod*to, processo,
</line>
<line>
organizaci*na*, marketi*g) com u*o dos r*cur*os dispon*vei*.
</line>
<line>
Segundo Fa*ia e *onse*a (*014), *o**m q*e na m*c** e pe*uena empr**a o *ator
</line>
</par><par>
<line>
liderança sobr*s*ai,
</line>
<line>
dada i**ortân*ia daq**le que ocupa esta pos*ção, consid*rando seu a
</line>
</par><par>
<line>
*mplo papel
</line>
<line>
de de*isã* *
</line>
<line>
de
</line>
<line>
orientação
</line>
<line>
na consecução dos obj*ti**s. Entretanto, o
</line>
<line>
p*ocess*
</line>
</par><par>
<line>
de inova*ão não se dá d* maneira
</line>
<line>
tranquila, linea*, * p*rte de nov*s estratégia* e depende
</line>
</par><par>
<line>
fund*menta*mente da vontade da l*deranç*.
</line>
<line>
2.* Ino*ação na Micro e Pequena E*pre*a
</line>
<line>
De a*ordo com *essa*t e J*hn (20*9), muitas pequena* e médias empre*as (MP*s)
</line>
<line>
fracassam p*r*ue n*o veem ou não r*co*hecem a necessi*ade de **d**ças em seus produto*
</line>
</par><par>
<line>
e processos, são in*rosp*ctiv*s, preocupadas
</line>
<line>
em resol*er se*s problemas diários e l*dar com
</line>
</par><par>
<line>
crises do *u* se preocup*r co* possí*eis *empesta*es que irã* surgir. Contudo, a b*sca por
</line>
<line>
novas formas de s* mant*r no mercado comp*titivo é um dos grand*s desafios d*s *PEs.
</line>
<line>
A ch*ve pa*a a difer*nciaç*o e consequen*emente *ara a obt*nção de uma maior f*tia
</line>
</par><par>
<line>
d* merca*o está ligada à ca*acidade
</line>
<line>
de uma **E em inovar, entret*nto para o micro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina, *. 13, n.31, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégi* de Fome*to à Cult*r* de Inovação: Uma Abordag*m S*bre o Pr*grama A*I do Se*r*e/SP
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
p**ueno
</line>
<line>
empreen*edor
</line>
<line>
exis*e *erto gra* de dificuldad* em compreender os conc**to* de
</line>
</par><par>
<line>
*novação. Segun** Bes e Kotler (20*1, p.18), o f*to d*
</line>
<line>
as inov*ções radicais como, por
</line>
</par><par>
<line>
ex*mpl*, o iPh*n* da em*r*sa *pple
</line>
<line>
ou o Google *a internet se tornarem
</line>
<line>
no**ci*s serem e
</line>
</par><par>
<line>
e*idenc*ada* como inovaçõe*, faz co* que est*s pr*tica* inovadoras *st*jam fora d* al*ance
</line>
<line>
das *PEs, dist*rcend* o co*ceito e seu e*ten*imen*o. *ara os autores, esse fenômeno fa*
</line>
<line>
parecer para a socied*de q*e inovações sã* possíveis para grandes or*an*zações, ou seja, para
</line>
<line>
ap*nas aquelas que mud*m as diretrizes do *e*cado.
</line>
<line>
De acord* co* o SEBRAE (2011), *ão *onsideradas *i*ro*mpr*s** (ME) *s
</line>
</par><par>
<line>
empre*as co* faturamento bruto anual infe*io* à R$ 360 mil *ea*s e,
</line>
<line>
empresas de pequ***
</line>
</par><par>
<line>
p**te (EP*), a* empres*s q*e anua*ment* faturam de R$ 3** mi* at* *$ 3,6 *ilhões.
</line>
<line>
Franc* e Haa*e (2*10) exp*em que a elevada conc*rrência e * aumento da
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidade de
</line>
<line>
difere*ciação e *ual*dad* dos produtos e serviços prestados têm *estringido
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais a atuação
</line>
<line>
*as MP*s. *liado a isso, *s autor*s argu*enta* que tais
</line>
</par><par>
<line>
em**eendimentos disputa* o mercado com g*andes em*resas, competindo d* forma desigual
</line>
</par><par>
<line>
com organiza*ões capa*e* d* alocar rec*rso* em
</line>
<line>
la*ga
</line>
<line>
escala in*estir em t*c*ologia e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inovaçã*. Assim,
</line>
<line>
as gran*es emp*esas, em geral co*andad*s p*r *ro*iss**n**s altamente
</line>
</par><par>
<line>
qua*ificados e com v*são de m*rcado al*u**s vezes superior,
</line>
<line>
detêm, po*tanto,
</line>
<line>
vantagens
</line>
</par><par>
<line>
compet*tivas *m r*lação às MPEs, que apresentam dificuldade em implementar *r*ndes
</line>
</par><par>
<line>
apar*tos *ecn*lógic*s *nv*stir em *esquisa e desenvolvime*to q*e as p**sibilitem *nova* e
</line>
<line>
(FR*NCO; *AASE, 2010).
</line>
<line>
Dess* modo, Franco e Haase (*0*0) apontam como principais o*stáculos en*rentado*
</line>
</par><par>
<line>
p**as MPE* no am*iente competitivo: *ifíc** acesso a* **nanciament*;
</line>
<line>
con*ições
</line>
</par><par>
<line>
desfa*oráveis de mercado, *ma vez que
</line>
<line>
competem com em*resas de grande por*e; *á
</line>
</par><par>
<line>
qualificação profissi*nal do continge*te de *ão d* obra
</line>
<line>
qu* empregam; falta *e apoio
</line>
</par><par>
<line>
institucional, de c**p*r*ç*o e de trabal*o em r***, já qu* atuação *solada *e most*a um a
</line>
<line>
*spec*o *est*iti*o para a sobrevivência dessas empr**as; pouca visão de negócio **r parte dos
</line>
</par><par>
<line>
gestores; baixo nível de
</line>
<line>
escolaridade do gestor; *a*ita* social frágil; incapacidade d*
</line>
</par><par>
<line>
reconhecer *s pro*lemas *nf**ntados *ela empr*sa e
</line>
<line>
*ese*penho de mú*ti*los papéis
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
**rte dos profiss*onais que delas participam.
</line>
</par><par>
<line>
Perc*bendo as d*ficuldades na superaç*o des*e* **stáculos - além da av*rsão ao r*sco
</line>
<line>
e da f*lta de est*at*gia - em pa*ceri* com o Conselho N*cional de Desenvolvime*to
</line>
</par><par>
<line>
Cie*tífico * Te*no*ógico (*NPq), o *EBRAE *ferece às micro e *equenas em*r*sas
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
programa ALI (A**ntes Locais de Inovação), cujo objetiv* * inc*ntivar os m*cr* * pequenos
</line>
<line>
emp*esário* * implantar a cultura de ino*a**o em suas e*presas.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, *. 13, n. 3, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Santos, R. B. *acca*ia, G. O. Gra***no, T. C. *. T. Pitombo
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O t*po de p*squisa que se enquadra no estudo é a b*bliográfica e docume*tal.
</line>
<line>
(VERG**A, 2004).
</line>
<line>
A pesquisa bib*iográfica *ev* como foco a pesquisa em livros, periódi*o*, *anco de
</line>
<line>
t*ses e di*s**taç*es sobre o t*ma. De *cordo com Marconi e Lakatos (2*13), a pesq*is*
</line>
</par><par>
<line>
*ib*iográ*ica permite
</line>
<line>
que o pesquisado* tenha cont**o c*m
</line>
<line>
tudo o j* foi escrito so*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
as*un*o pesquis*d*, propicia*d* o *xame
</line>
<line>
do tem* sob um
</line>
<line>
novo enfoque, che**ndo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conclusões inovadoras.
</line>
</par><par>
<line>
*á a *esquisa do**m*nta* *a*eia-s* na c*leta d* d*dos restrita a documen*os como
</line>
<line>
arq*ivo*, f*ntes esta*ísti*as, gráficos * fotograf*as sobre o ca*po *e pesquisa e/ou objeto de
</line>
<line>
est*do (MARCO**; LAKATOS, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
O* d*dos
</line>
<line>
documentais foram *xtraído* *o Serviço Brasi*eiro de Apoio à Micro
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pequena Empr*sa - SEBRAE, *endo c**o
</line>
<line>
objeti*o anali*ar os *r**ramas ALI, Agente*
</line>
</par><par>
<line>
Loca*s de *nov*ção,
</line>
<line>
ofereci*a* p*lo SEBRAE às pequen*s empr**a*, com o propósito de
</line>
</par><par>
<line>
verificar a relação do Programa A*I com cultu*a à
</line>
<line>
d* inovação nas mi*r* e pe**en*s
</line>
</par><par>
<line>
*mpres*s.
</line>
</par><par>
<line>
Além dos métodos de colet*
</line>
<line>
apresentados, utilizou-se tamb*m da
</line>
<line>
ob*ervação d*
</line>
</par><par>
<line>
p**q*is*d*r, *endo do tipo não partici**nte. *arcon*
</line>
<line>
e Lakato* (2013) detal*am
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
*odali*ade como aquel* em que o pesquisador toma *ontato c*m a rea*idade estudada,
</line>
<line>
pr*sencia o fato, *as sem *n*eragi* e/ou ***egrar-se a ela.
</line>
<line>
O* dados na pes*uisa foram *nalisados de forma q*alitati*a, pois pa*a Roesch (1999)
</line>
<line>
a abo*dagem qualitativa, enqu*nto *xercício de p*squi*a, não se ap*es*nt* co*o uma proposta
</line>
<line>
rigidamente *strutu*ada, entret*nto Godo* (1995) concei*ua como um co*junto de diferentes
</line>
<line>
té*nicas interpre*ativ*s que visam *escrever e de*odifi*ar os *omponente* *e um si*tema
</line>
<line>
compl*xo de sig*if**ados, tr*duzindo * expressa*do os sentidos d** fenômenos.
</line>
<line>
4 RESULTA**S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 Programa ALI - Ag*ntes *ocais d* Inovaçã*
</line>
<line>
O SEBRA*, em **rceri* com o Conselh* N*ci*na* *e Desenvolvimento Ci*nt*fico e
</line>
</par><par>
<line>
Te*nológic* (CNPq), dese*volveu Pr*grama ALI - Agentes o
</line>
<line>
Locais de Inovação, que
</line>
<line>
*i s a
</line>
</par><par>
<line>
disp**ibilizar assesso*ia *specializ*da e grat*ita às m*cro e *equenas empres*s do **tado *ara
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Te**sina, v. 13, n.31, art. 3, p. 58-7*, *ai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es**atég*a de Fom**to à *ultura de Inovação: Uma Abo**agem Sobre o Prog*ama *LI d* Seb*ae/SP
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
o desenvolvimento de inovaç*es tecnoló**cas em produ*os e pr**es*os, ***nando as em*res*s
</line>
</par><par>
<line>
dinâmicas e
</line>
<line>
compe*i*ivas no mercado, por m**o de *olsi**as do C*Pq, sele*i*nados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacitados pelo SE**AE, c*amados de Agentes Locais de Inovaç**.
</line>
<line>
Os *ge*tes Lo*ais d* I*ov**ão (ALIs) sã* bo*sis*as do C*Pq, *om formaç*o *uperi*r
</line>
</par><par>
<line>
com*leta
</line>
<line>
e capacit**os pelo SE*RAE para or*entar nas
</line>
<line>
a*ões
</line>
<line>
de inovaç*o dentr* das
</line>
</par><par>
<line>
empresas. E*tã* sob *upervisão constante d* especialis**s do SEBRAE. Ess** *gentes atuam
</line>
</par><par>
<line>
diret*mente
</line>
<line>
ne*ses empreendi**ntos, iden*i*i*a*do pont*s * serem m*l*orado* e bus*ando
</line>
</par><par>
<line>
soluções ino*ado**s de ac*rdo com as pec*liaridades de cada empreendi*ento.
</line>
<line>
Por meio do diagnós*ic* aplicado, o agente id*ntifica **rgal** e propõe solu*ões para
</line>
<line>
q*e es*as empr*sas possam me*hor*r seu* *r*dutos e p*oce*sos, m*dificando a pe*cepção e o
</line>
</par><par>
<line>
olhar do empreende*or a* negó*io, impl*ntando ações or*entadas p*ra ino*ação, crian*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
possibi**ta*d*
</line>
<line>
melh*rias para * e*pre*ndim*nto, prom*v*ndo a c*mpe*itividade e o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento s*stentável das micr* e pequena* e*presas atendida*
</line>
</par><par>
<line>
*s em*res*s
</line>
<line>
atendida* pel* Progr*ma ALI do SEBRAE s*o aquelas formalizadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
class*ficadas como EPP (e*presa de pequeno porte) com faturamento de R$ 360 mi* até 3,*
</line>
<line>
milhõe* de reais/ano.
</line>
<line>
D*an*e disso, a proposta d*ste pr*grama consiste, por mei* *e dia*nóstico, identi*icar
</line>
<line>
gargalos * p*opor so*uções inovadoras *aze*do com que as empre*as aten*idas tenham um
</line>
<line>
novo modo de olhar o n*gócio e estej** *ispostas * imp*antar ações *rientadas pela inov*ç**
</line>
<line>
que tra*sform** e possib*litam mel*oria* *ara *ualquer e*pr**ndimento.
</line>
<line>
4.2 Caracter*stic*s do Programa ALI
</line>
<line>
Após * apresen*ação do *rog*ama e o aceite pelo cl**nt*, inicia-se o atendimento, que
</line>
<line>
é realizado na empresa/cliente. O agen*e segue até a em*resa em dia e horário ma*s adequado
</line>
</par><par>
<line>
* rotina do empre*ári* pa*a dar início *o atendimento. A seguir
</line>
<line>
apresentamos algumas
</line>
</par><par>
<line>
c*racterísticas do formato do atend**ento.
</line>
</par><par>
<line>
O atendim**to é **at*ito, ise*to de honorários * cu*tos a**ss*rios (deslo*amento a** a
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa,
</line>
<line>
*l*m*nta*ão *
</line>
<line>
hospe*ag*m), *essa f*rma o atendimento realizado
</line>
<line>
pelo *gente sem
</line>
</par><par>
</page><line>
ôn*s e não t*m nenhum cus*o para a em*resa.
</line>
<line>
O atendimento é customi*ad*, ou seja, o atend*men*o re*e*id* *elas emp*es*s é
</line>
<line>
indivi*ualiza*o. As açõe* sugeridas pe*o agente *ão resul*a*o do diagnóst*co realizado na
</line>
<line>
*mpres*.
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 13, *. 3, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016 ww*4.*s*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Santos, R. B. Zaccaria, *. *. Gr*ziano, *. C. D. *. P*tombo
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
Como se t*at* de um p**gram*, o a*endime*to é continu*do, o* *eja, o agente
</line>
<line>
acomp*nhará a imple*enta*ão d** ações propo*tas para * e*pr*sa
</line>
<line>
4.3 For*a d* A*endime*to
</line>
<line>
O prog*ama ALI *o SE*RAE se d*vide em duas partes: a primeira tra*a do *iagnóstic*
</line>
<line>
e a se*un*a *a imple*e*ta*ão. O d*agnós*ico compreende as etapas de sensibilização, termo
</line>
<line>
de adesão, *p*icaçã* dos diag*ósticos e a d*volutiv* dos diagnósticos. A partir da c**clusão *
</line>
<line>
compre*nsão dos di***ó*ticos, é *laborada um* suges*ão de plano de a*ão, etapa q*e
</line>
<line>
compreende a segund* parte do p*o*rama. A implementação - seg*nda parte d* prog*ama - é
</line>
</par><par>
<line>
composta
</line>
<line>
das etapas: *pres*nta*ão *o plano de ação, construção e implantação d* plano
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ão, *egunda avaliaçã* e aval*ação final, *onfor*e *lustrado na Figura *
</line>
<line>
Figu*a 1 - Etapa* de At*ndi*ento
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
Apli*ação de D*agn*stico para ident*ficação *e
</line>
<line>
oportu*idades de ino*ação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
e*presa, por meio de *erramentas, entre **as: D*agnóstico MPE, Radar de Inov*çã* *
</line>
<line>
Matr*z SWOT;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.31, **t. 3, p. 58-75, mai./jun. 20*6 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estr*tégia de Fo*ento à *ultur* *e Inovaçã*: Uma Abordagem S*bre * Programa *LI d* *ebr**/SP
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Devolutiva d* Diagnó*tic*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
constr*ção
</line>
<line>
de *m *lano de ****
</line>
<line>
para inserção *e
</line>
</par><par>
<line>
soluçõ*s ino*a*oras no **bient* da empre*a;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Implementação do plano de ação, colocand* em prát*ca a*õe*
</line>
<line>
*s*ratégicas,
</line>
</par><par>
<line>
impleme*t*ção, melhorias e/ou eliminando gargalos a fim de aumentar a
</line>
<line>
competitivi*ade d* e*p*esa;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Aux**i* e acompa*ha*en*o *o *rocesso de *mplantação destas soluções;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Realização de avali*ção dos *e*ultados gerados, e;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Avali*ção Final.
</line>
</par><par>
<line>
Tod* o tr**a*ho realiza*o pe*o agente é sup**visi*n*do por consultor **p*c*aliz*do do
</line>
<line>
SEBRAE, com ex*eriên*ia no setor.
</line>
<line>
De *cor*o com Far*a e Fons*ca (2014), den*re os fa*ores det*rminantes que
</line>
</par><par>
<line>
influenciam a c*iati*idade e a inov*ç** o Prog*ama ALI, elaboram*s o quadro, e
</line>
<line>
no *ual
</line>
</par><par>
<line>
comparamos os refere*cia* conceituais e as *rát*ca* do progr*ma, a seguir:
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. Santo*, R. B. *accaria, G. O. Graziano, *. C. D. T. Pitombo
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
implementação
</line>
<line>
boas pr*ticas e*p*esariais.
</line>
</par><par>
<line>
Comportam*nto que encor*j* inov*ção
</line>
<line>
Criação de *alores **e apo*am * encoraja* a e*uipe *o *fer*ci*ento de ideias e * c*rr** riscos
</line>
<line>
D**tro ** programa estã* agendad*s f**ras e mi*sões n*s mais *iversos segmentos para que o empresário tenha oportunidad* de *bri* **us hor*zontes com relação *o **rcad* e* q*e atua, c*nhe*endo nov*s clientes e fornecedore*. A*n*a, o *EBRAE ofer*ce a participação das **pre*a* no Pr*mio N*cional *e Inov*ção (PNI), valorizando e prem*a*do as em*resa* inovadora*.
</line>
</par><par>
<line>
Com*nic*ção
</line>
<line>
*omportament* in*era*ivo e inte*rado, on*e a* pessoas se sin*am seguras e enc*rajadas a man**estar ideias, *piniões e interesses
</line>
<line>
O banco de dados criado dentro ** programa ALI permite integ*ação *nt*e as empre*as participant*s, podendo se* usado como pl*taforma de uso de boas prátic*s voltad*s par* a inovação e que ficam à *isposição de t**o o grupo.
</line>
</par><par>
<line>
L*der**ça
</line>
<line>
A lidera**a é fundamental par* implementa*ão de *ráti*as in*vativas alin*a*a* com * est*atégia para o t*po de i*ovação (sej* produto, proc*sso, org*nizacional e/ou *arket**g) com uso dos recursos disp**ív*is
</line>
<line>
O foc* do *EBRAE-*P e principalmente do *rograma ALI sempre foi o *e ca*acit*r o empr*sariado local. Desta mane*ra, * l*d*rança e as boas práticas de gestão ao* negó*i*s estão d*reta*ente ligadas à capac*tação d* empresário e sua lide*a*ça * *nt o ao me*cado em que at*a e aos seus subor**nados.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERA**E* FINAIS
</line>
<line>
De acordo com o estudo, nota-se um* grande lac*na no meio empr*sarial que é a
</line>
</par><par>
<line>
im*le*entação da *ultura d* inova*ão nas em*r**as, p*incipalmente nas *icr* pequenas e
</line>
<line>
empr**as, dado o perfil do gestor/e*pre***edor, o *e*conhecimento dos f*ndame*tos
</line>
</par><par>
<line>
ge*enciais básicos, o controle centralizado e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
aversão ao risco. Muitas
</line>
<line>
em**esas acreditam
</line>
</par><par>
</page><line>
qu* e*tão inovan*o quando copiam * ad*pta* pr*dutos e proc*ssos de ou*ras empre*as,
</line>
<line>
entreta*to no*a-se que, além de n*o garantir o sucesso, não se caracteriza ino*aç*o, po*s esta
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. *3, n.3*, art. 3, p. 58-75, mai./*un. 20*6 www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégia de Fomen** à Cul*ura de *novação: U*a Abo*dagem S*bre o Programa ALI do Seb**e/SP
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
*rática depende da cu*tura da *mpre*a. Porém, *ota-se interesse por parte destes *estores na
</line>
<line>
implementa*ão d* prát*cas inovad*ras na *usca de novos patamar*s de competitivi**de.
</line>
<line>
A ***vação é tida como algo almejado pelas *rganizações p*ra melhori* de se*
</line>
<line>
desempenho e de sua *antagem *ompetitiv*, e*tre*anto *ompreender e cria* um* cultu*a de
</line>
</par><par>
<line>
inovação está ent*e
</line>
<line>
os mai* difíc*is
</line>
<line>
*esafi*s enfrentados t*n*o por p*squisad*res, co*o por
</line>
</par><par>
<line>
gestores.
</line>
</par><par>
<line>
*ercebe-s* * dif*culdade em introduzi*, organizar e perp*tuar a ino**ção n*s micro *
</line>
</par><par>
<line>
*equ*nas *mpresas, di**te diss*, o progra** ALI do *EBRAE **erece os m*ios para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvime*to da **ltura de ino*a*ã*,
</line>
<line>
impl*men*ando um processo de *novação
</line>
</par><par>
<line>
incentiv*ndo o desenvolv*mento de novas competências nas empresas at*n*idas, contribuindo
</line>
<line>
par* a *riação de um ambiente inovador.
</line>
<line>
O desa*io ap*i*-*e na *n*e*de*en*ên*ia, interação e inter-r*l*çã* dos d*ferentes
</line>
<line>
elementos da cultura organi*ac*onal (pessoas, papéis, tecnologia e a*biente e**erno),
</line>
<line>
incenti**ndo a parti*i*ação de *odos os dep*rta*entos no pro*esso de c*iaçã* * dissemina*ão
</line>
</par><par>
<line>
do c*nhecime*to
</line>
<line>
no *mb*ente *rgan*zacional e *a propos**ão de i*eias de melh*ria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*o*ação, sendo estes ini*id*res ou f*cilit*dores para a c*i*ção da cultura de **ov*ç*o. Dada a
</line>
<line>
*el*v*ncia e co*plexidade do assunto, *ugere-se um apro**n*ame**o *o te*a cult*ra de
</line>
<line>
in**ação nas organizações.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AH*ED, *. P. Culture
</line>
<line>
and climate for i*novation. *ur*pean Journa* of *nno*ation
</line>
</par><par>
<line>
M*nagem*nt, 1(1), 30-43. 1998.
</line>
<line>
BENEVI*ES, G; *ALI*, J. F. GIUL*ANI, A. *.; ZACCARIA, R. *. Inno**tion H*bitat:
</line>
</par><par>
<line>
E*piric*l
</line>
<line>
stu*i*s on
</line>
<line>
techn*lo*ical co*panies *he Campinas city. Business Manageme*t
</line>
</par><par>
<line>
*ev**w. *014.
</line>
<line>
BE*, F. T; KOTL*R, P. A Bíbli* da Inovação - Princípios fundamentais p*ra levar a cu*t*r*
</line>
<line>
da i*ovação co*tínua às **ganizações. São Paulo, Leya, 2011.
</line>
<line>
*ESSANT, J; T*DD, *. Inovação * Empreendedorism*. Bo*k*an. *009.
</line>
<line>
BEZERRA, *. A m**u*na de Inovação. B*okman. 201*.
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S*N**S, *; ZAC****A, R. B; GRAZIANO, G. *; P*TOMBO, T. C. D. T. Estra*égia de Fomento
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<line>
à *ul*ura de *n*vação: Uma Aborda*em Sobre o Pro*ra** ALI do Sebrae/SP. Re*. FSA, Teresina,
</line>
<line>
*.13, n.3, art.3, p. 58-*5, mai./jun. 2016.
</line>
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<line>
Co*tribuição dos Au*ores
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<line>
A. Santos
</line>
<line>
*. B. Zac*a*ia
</line>
<line>
G. O. G*aziano
</line>
<line>
T. C. D. *. Pitombo
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e planejamen**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e interpret*ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela**ração do *ascunh* ou na re*isão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pa*ão na aprovação d* vers*o final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, **resina, *. 13, n. 3, *rt. 3, p. 58-75, mai./jun. 20*6
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)