<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 3, *. 58-75, mai./jun. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.3.3 </line>
</par>
<par>
<line> Estratégia de Fomento à Cultur* de Inov*ção: Uma Abordagem Sobre o Progra*a *LI do </line>
<line> Sebr*e/S* </line>
<line> Devel**ment Strategy **r Innovatio* Culture: An A*proa*h *n the Prog*am of ALI of </line>
<line> Se**ae/SP </line>
<line> *nderson S*nto* </line>
<line> Mestr*n*o em Adm*nistração pela Univ*rs*dade Metodista ** *iracicab* </line>
<line> Consultor Espe*ialista e* Gestão Empr*sarial </line>
<line> E-mail: ads*_sa*tos@yahoo.com.br </line>
<line> *osana Bor*es *accaria </line>
<line> **utora e* Co*unicação Un*v**sidade M*todista de São Pa*l* </line>
<line> Professo*a em Adminis*ração da Universi*ade *etodista de P*rac*ca*a </line>
<line> E-ma*l: bzaccar@*ma*l.*om </line>
<line> Grazie*a Os*e Graziano </line>
<line> Dou*ora em Administração pela Univ*rsidade Nove de *u*h* </line>
<line> P*of*ssor* em A**inistração da Un*v*rsid*de Metodis*a de Pira**c*ba </line>
<line> E-mail: gzograzian@uni*ep.br </line>
<line> T*r*sa Cristi** D*as d* Toledo P*tombo </line>
<line> Dout**a em Admi*istraç*o de Empre*as pe*a Univers*dade Met*dista *e Piracic**a </line>
<line> Profess*ra na Universi*ade *e*odista de Piracicab* </line>
<line> E-*ail: tep*tombo@g**il.com </line>
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<column>
<row> *ndereço: Anderson San*os </row>
<row> End**eço: Rodovia do Açúcar, km 1*6 (SP-308) </row>
<row> 1*.423-170 - Piracicaba/SP </row>
<row> End*reço: R*s*na Borges *accaria </row>
<row> E*der*ç*: Uni*ersidade Met*dista de Piracicaba, </row>
<row> R*dovia do A*úca* K* 156 Ta*uaral13400911 - </row>
<row> Pira*icaba, SP - Br*si* </row>
<row> *ndereç*: Grazi*la Ost* G*azia*o </row>
</column>
<column>
<row> Editor Científi*o: To*ny Kerley de Ale*car Rodrigues </row>
<row> Ar*i** re*ebido em 1*/10/2015. Últi*a ve*são </row>
<row> recebid* em 07/11/201*. Aprovado em 08/11/2015. </row>
</column>
</par>
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<column>
<row> Endere*o: U*iv*rsidade Metodista de Piraci*aba, </row>
<row> Fa*uld*de de Gestão e Negócios. Rod*via do </row>
<row> Açúc*r, km *56,Taquar*l.13400000 - Piracicaba, </row>
<row> SP - Bras*l </row>
<row> Endereç*: *eresa Cristina Dias de Toledo *i**mb* </row>
<row> Endereç*: *nd.: R*do*i* *o Açúcar, k* 156 (SP-*08) </row>
<row> 13.423-*70 - Piracica*a/*P </row>
</column>
<column>
<row> Avali*do pelo sistema Triple Re*i*w: *esk Review a) </row>
<row> *elo Editor-Chef*; e *) *o*b** Blind Review </row>
<row> (*valiação cega por *oi* aval*adores d* área). </row>
<row> Revi*ão: Gram*tical, Normativa e de Formatação </row>
</column>
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<line> Estra**gia de Fomento à *ultura de Inovação: Uma Ab*r*agem Sob*e o Progra*a *L* do Sebrae/SP </line>
<line> 59 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Na busca *ela vant*g*m </line>
<line> competitiva, as emp*esas pr*v*cam mudanças em seus prod*tos </line>
<line> * </line>
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<line> serviços p*r m*io </line>
<line> de ações *ue ofereça* algum i*c*em**to e*p*r**do que e*tes *e**m </line>
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<par>
<line> pe*ceb*d*s pel*s cli*ntes. Entre*a**o, essas *ções - q*ando re**i*adas são - </line>
<line> oc*sionais e de </line>
</par>
<par>
<line> baixo impact*, tendo como resultado a baixa ou nen*uma percepção dos benefíci*s, tanto por </line>
<line> parte do empreendedor *uanto *os clientes. Além diss*, dado o pos*íve* fraca*s* nest*s </line>
</par>
<par>
<line> ações, o esforço, o temp* * os c*stos envol*idos acabam d*smotivando o empreendedor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerando u** cultura avessa à i*ovação, assim, nota-se *aixa i*tenção em investi* e promover </line>
<line> uma cultura de inov*ção. Dia*te d*sse quadro este artigo *retend* apresenta* os desafio*, bem </line>
</par>
<par>
<line> c*mo </line>
<line> os *eios p*ra promover a cultura d* inovação nas </line>
<line> micro * pe*uenas empres*s, </line>
</par>
<par>
<line> demonstrando os re*uisitos par* a implementaç*o da cultura de *novação. Busca </line>
<line> aind* </line>
</par>
<par>
<line> *ferecer aos l*itores um nov* olhar acerca da práti*a *a inov*ç*o, rompendo paradigma* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> identif*cando possibilid*des *e **lhoria, gerando *ovas o*ortunida*es para *s negócios. Para </line>
<line> elabor*çã* d*ste *studo for*m realizadas pes*ui*as bi*liográfica* e d*cume*tais que *os*ram </line>
</par>
<par>
<line> os fatores c**ticos qu* *videnciam a im*l*mentação d* cul*ur* *a inovação, </line>
<line> além d* u* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo prático de aplic*ção contemp*ado no progra*a, Agente* Locais de I*ov*ção (*LI), </line>
<line> des*nvolvidos pe*o SEBR*E. </line>
<line> Palavras-chave: Cu*tura *e I*ova*ão. Cultura O*ganiza*iona*. E*tratégia. In*v*çã*. </line>
<line> V*ntag*m Competi*iva. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> In th* quest for *ompetitive advantage, *ompanies c*use chan*es in its products and s**vices </line>
</par>
<par>
<line> throu*h action* that provide some increase waiting *hat they ar* perce**ed *y </line>
<line> customers, </line>
</par>
<par>
<line> ho*ever, th*** actio*s - when he*d - are occasional a*d low-*m*act, res*l*in* in t*e low *r *o </line>
</par>
<par>
<line> perceived benefits, both by the </line>
<line> *ntrepreneur a* *ustomers. In addi*ion, given th* pos*ible </line>
</par>
<par>
<line> f**l*re in these *ctions, </line>
<line> ef*ort, time and cos*s i*volved demotivate </line>
<line> the ent*epr*neur an* </line>
</par>
<par>
<line> creating a c*lture aver** to inno*ation, as *ell, th*re is low intention to invest an* promo** a </line>
</par>
<par>
<line> culture of *nnova*i**. *i*e* this *i*uatio* this articl* aim* to **esent the c*allenges and </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> means to </line>
<line> promo*e t*e c*lture of innovation in micro *nd small ent*rprises, showing </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> r*q*ir*men*s for imple*en*ati*n ** </line>
<line> the culture of *n*ovation, and offers r*aders a new </line>
</par>
<par>
<line> perspect*ve *n *he prac*ice *f innovat**n, b*e*king parad*g*s and identifying *mpr*****nt </line>
<line> oppo*tunities, generating n*w opportunities for business. To prepa** this study **r* carrie* </line>
</par>
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<line> out bibl*og*aph*c **d docu*e*tary </line>
<line> re**arch showi*g the critical factor* that show t** </line>
</par>
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<line> im*l*men*ation of the cultu*e of innov*tion, *nd </line>
<line> a </line>
<line> practic** example of a*plication </line>
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<line> c*ntemplate* in t*e p*o*ra* Agents Innovat**n *ites (ALI) devel*p** by SEBR*E. </line>
<line> Key*ord*: Innova*ion C**t*re. Organiz**ional **lture. Strategy. Inno*ation. C*mp*titive </line>
<line> Ad*antage. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 3, art. 3, p. 58-75, *a*./ju*. 201* </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
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<line> A. S**t**, R. B. Zacc*ria, G. O. Graziano, T. C. *. T. Pito*bo </line>
<line> 6* </line>
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<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
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<line> A van*a*em **mpet*tiva é reconhecida qu*ndo * cliente a perc*b* dá v*lor a **a e </line>
</par>
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<line> paga por *sso, as**m sen**, a vantag*m *om*e*itiva de uma </line>
<line> organiz*ção depende de qu** </line>
</par>
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<line> s*tisf*it*s es*ão *s necessida*es *e s*us cli*nte*. (**NEVIDES *t al. 2014). </line>
<line> Se*und* Porter (1990), a vantagem competitiva advém do va*or qu* a empresa cria </line>
</par>
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<line> para seus clie*tes, em </line>
<line> oposição ao cus*o que tem para criá-la, p*oporcio*ando à empresa, </line>
</par>
<par>
<line> con*ui**ar uma p*s*ção ún*ca, vali*sa e (pelo *en*s *e*pora*iamente) *ust*n*ável *o </line>
<line> mercado. No cená*io empresaria* exis** gran** v*nta** de inov*r *or part* das empresas na </line>
</par>
<par>
<line> b*sc* por *m p*sici*na*ento no mercado, porém essa vonta*e nã* </line>
<line> * t*aduzida em </line>
</par>
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<line> comp*t*ncias par* *mplementação da *ultura da in*vação. </line>
</par>
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<line> Para o SEB**E (2011), a *ai*r*a das *icro e p*qu*n*s empre*as não têm a cultur* </line>
</par>
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<line> de inov**, ou até p**move* </line>
<line> algum </line>
<line> tipo *e *novação, *as o fazem d* maneira i*co*sciente, </line>
</par>
<par>
<line> s*m critér*o, pro*ó*i*o ou estr*tégia. Vale *essa*tar que a competitividade e a m*nutenção da* </line>
</par>
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<line> em*res*s es*ão relaci*nadas </line>
<line> *o qua*to elas inovam e participam no merc*d*. Para serem </line>
</par>
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<line> co*petitivas; </line>
<line> as org*nizaç**s </line>
<line> pre*isam gerar idei*s or*ginai* * incorporá-las aos *eus </line>
</par>
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<line> *rocess**, produtos, </line>
<line> se*viços e rel*cionamentos. </line>
<line> S*g*ndo o Manual *e Os*o (**06), a </line>
</par>
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<line> inov*ção precisa fazer *arte das mi*ro e p*qu*nas *mpresas. Ince*tiv** o de*ejo de fazer as </line>
</par>
<par>
<line> c*isas de *anei*a dife*e**e, entendendo de forma simples questões com*lexas com *ropensã* </line>
</par>
<par>
<line> aos r*scos e a to*e*ânc*a </line>
<line> ao erro b*m-inten*io*ado s** alg*ns dos requi*itos *ar* *riaçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> uma cultu*a p*opícia à inovação. </line>
<line> Os autores Bes e Kotler (2011) **r*scentam q*e: </line>
<line> "*e fat*, a inovação nem semp*e acarreta sa*tos g*g*nte* *d*ante. A inovação **ad*al, </line>
<line> passo a **s*o, t*m*ém é inov*ção- * t*o ne*essá*ia, ou até *ais, qu* a versão radical. </line>
</par>
<par>
<line> Isso * que realmente *orna um n*gócio susten*ável. A ino*ação tam*ém deve **r o </line>
<line> entendida co*o de*envolvime*to de uma cultura *e inovação d*ntro d* *mpresa, que </line>
<line> é aquilo que permite produzir e levar ao merc**o um f*uxo *ons*ante de inovações </line>
<line> menores e i*creme*tais. (...) A inovação requer pessoas cria*iva*, ma* tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> s*gnifica * definição de obj**ivos ***ros par* </line>
<line> a inovação, fi**nd* estratégia*, </line>
</par>
<par>
<line> estabelece*do </line>
<line> quais são os r*cursos e </line>
<line> os risc*s, </line>
<line> alocando *espo*sabilidades e, *e </line>
</par>
<par>
<line> modo ain*a ma*s relevante, *elimitand* de maneira clar* e defini*do o* processos de </line>
<line> inovaç*o, com al*ué* *nc*rregad* em *ada área resp*cti*a (BES; KOTLER, 2011). </line>
<line> Se**ndo Bezerra (2011), par* so*reviver no mercado, as or*aniza*ões prec*sa* criar e </line>
</par>
<par>
<line> conqui*ta* a aceitação de suas ideias por me*o de </line>
<line> pr*dut*s * serv**os. Ess*s *çõ*s são </line>
</par>
<par>
<line> deriva**s de um processo de pla*ej*mento que envolve a li*e*ança, a cultura, os proc**s*s * </line>
</par>
<par>
<line> principa**ente a* pessoas. O proc*ss* de inova*ão </line>
<line> assemel*a-se a* ato de plantar, requer </line>
</par>
<par>
<line> sementes (ideias), que serão cultiv*da* </line>
<line> em so*o fért*l (*ultura), n*s c*ndições ideais pa*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 13, n.31, a*t. *, p. 58-75, *ai./jun. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> Estr*tégia de Fomento à *ult*r* de *novação: Uma *b*rdagem S*bre o Programa ALI do S*brae/SP </line>
<line> 61 </line>
</par>
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<line> crescimento (p*oc*sso*), po* pessoas qu* o agricul*or (li*erança) utiliza para e*ta e *ara </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> próximas saf*as, *u seja, som*nt* um </line>
<line> processo contínuo de in*vação *ue pode garantir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivência d*s empresas fre*t* às *ntempéries do me*ca*o. </line>
<line> Diante d*ss* cenário, este a*tigo **e**nde apresentar os conceito*, tipologias, que*tões </line>
</par>
<par>
<line> culturais, </line>
<line> desafios, bem </line>
<line> co*o o* fatores *eterminantes que incentivam a c*iativi*ade * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inova**o, se*do estes *a*ores </line>
<line> cr*ti*os p*ra </line>
<line> impleme*tação d* c*lt*ra d* inovação, além </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rograma ALI (Age*tes Locais de Inovação) des*n*olv*do pelo *EBR*E </line>
<line> que *romove </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ncentiv* a *mplementação da cultura de inov*çã* n*s mi*ro e pequenas em*resas. </line>
<line> 2 REFER*NC*A* TE*RIC* </line>
<line> 2.1 C**ce*tos de Ino*açã* </line>
<line> O conceito de inova*ão é conhecido desde Ada* *mith no sé*ulo XVIII, que e*tud*** </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> relaçã* en*re acumulação de ca*ital e a *ecnologia *e ma*ufa*ur*, estuda*do co*ceitos </line>
</par>
<par>
<line> relaciona*os à mudança tecnoló*ica, div*são do *rabalho e competição. </line>
<line> *omente a partir do trabalho d* Schumpet*r (1982), estabelece*-se uma relaçã* ent*e </line>
</par>
<par>
<line> in*vaç*o e </line>
<line> desenvo**imento econôm*co, a chamada "Teoria do De*envolvime**o </line>
</par>
<par>
<line> Ec*nômico" p*r sua teori* "de*truiçã* criati*a" que sustenta que o s*stema capitali*ta </line>
</par>
<par>
<line> pro*r**e p*r re*oluc**nar constanteme*te s** estrutura econômica: novas firmas, </line>
<line> no*as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias e no*os produtos *ubstituin*o constantem*n*e os antig*s. De f**ma sim*l*ficad*, </line>
<line> o termo inovação "schump*t*r****" é uti*izado para definir *novaçõ*s q*e "destroem" o modo </line>
<line> co*o se f*z*a determinada atividade. * pa*tir dest*s p**mei*as ideias, a inovação con*isti* n* </line>
<line> introdução de um novo *em ou d* uma n*va qualidad* d* um **m ou a*nda *a introdução de </line>
</par>
<par>
<line> um novo método de produ*ão de*inindo com </line>
<line> is*o a abe*tura de um novo **rc*do. A </line>
</par>
<par>
<line> inovação, </line>
<line> a*sim conceituad*, </line>
<line> podia também ser obtida pel* </line>
<line> conq**sta </line>
<line> de </line>
<line> uma nova fonte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> supri*e*to d* matér*a-prima substituta </line>
<line> ou o a*arecimen*o de uma nova estrut**a de </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação de um setor. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo a Fundação Na*ional da Qualidade (FNQ) o de*envolvimento de </line>
</par>
<par>
<line> caract*rísticas originais, di*erenc*adas e incomu*s, *n***por*das * produto* e serviços, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> aumento de valor percebido pelas p*rt*s interessadas, leva à i*ov*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o Manual de Oslo (2**6) uma in****ã* é a imp*e*ent*ção de um prod**o ou </line>
</par>
<par>
<line> servi*o novo </line>
<line> o* signif*ca*ivamente melh*rado, </line>
<line> ou um processo, ou um *ovo mé*od* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, a*t. *, p. 58-75, *ai./jun. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Santos, R. B. Zacca*ia, G. O. *razi*no, T. C. D. *. Pit*mbo </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> marke*ing, ou um *ov* método organizacio*al nas práticas de negóci*s, na **ganização d* </line>
<line> loc*l de t*ab*l*o *u na* r*lações exter*as. </line>
<line> Para Daman**ur (199*, p.55*), "*ma inovação *ode ser um *ovo produto ou s*rviço, </line>
</par>
<par>
<line> u* novo p*ocesso de produção, </line>
<line> uma nova *s**utura ou </line>
<line> s*stema </line>
<line> *dminist*ativ*, o* </line>
<line> um novo </line>
</par>
<par>
<line> plano </line>
<line> ou programa </line>
<line> ada*ta** *ela organização". A ad*ção da inovação impl*c* a geraçã*, </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvime*t* * im*lementa*ão de no*as ideias e co*port***ntos, se*do vista como uma </line>
<line> fo*ma de mud*nça de uma organ*zação *e** ela em resposta à* mudan*a* nos seus ambien*es </line>
</par>
<par>
<line> inte*nos e </line>
<line> exte*nos ou como uma </line>
<line> açã* tomada </line>
<line> no sentido de tentar *nfluenciar esse mesmo </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte (DAMANPOUR,1*91). </line>
</par>
<par>
<line> Para *essant * Tid* (2009), "a </line>
<line> inovaçã* não u* e*ento úni*o, é um é </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> ampli*d* de busc* e sel*çã* de ideias de muda*ça, viabilização e c*ncret*zação da* me*mas". </line>
<line> Benevides, Calil, Gi*liani e Z*ccar*a (*014) apon*am alg*ns f*tores inibidores da </line>
</par>
<par>
<line> pr*t*ca *novadora, *erce*e-se qu* estes fatores são determ*na*tes para est*m*lar, i*ibir </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *mp*dir * processo de inovaç*o, entre eles citam-*e a sensação de *nsegurança, dado *s riscos </line>
</par>
<par>
<line> envol*i*os no insucesso *a inovação, o* rec*rsos finan*eiro* </line>
<line> *espendidos, as limitaçõe* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercado *a abso**ão po* falta de deman*a, além da falta *e pessoal capacitado. Esses fator*s </line>
</par>
<par>
<line> aliados à falt* </line>
<line> de estratégia e a própria aversão </line>
<line> ao risco imp**tas </line>
<line> **los </line>
<line> empreendedores </line>
</par>
<par>
<line> to*na*-*e as p*incipais barreiras à implementação da cultura de inovação. </line>
<line> Diante d* ex*o*to, o* autores acima *e*elam que i*ova*ão não é uma novidade, </line>
</par>
<par>
<line> embora a impl*mentação das práticas inovat*vas te* s*d* um grande </line>
<line> d*sa*io </line>
<line> na cultura das </line>
</par>
<par>
<line> or*anizações, q** </line>
<line> implica * </line>
<line> e*ercício de *tivi**des para geração de n*v*s produtos, </line>
</par>
<par>
<line> processos, mét*dos *ráticas de negócios com pr*pósi*o de ger*r benef*cios de forma e </line>
<line> contínua aos clientes. </line>
<line> 2.2 Tipos de Inovação </line>
<line> A maior part* da história econôm*ca mode*na - *obrin*o **ro*ima*amente os últimos </line>
<line> 200 anos - está as*ocia*a a invençõ*s re*ol*c*onárias (tangíveis e intangí*eis), *o*si*ilit**as </line>
</par>
<par>
<line> *elos avanços *o con**ciment* em ciênc*as, *ue per*itiram às empresas a cr*a**o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transformaç*o de*te </line>
<line> conheci*ento em </line>
<line> bens e serviços pa*a a*en*imento das necessidad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desejo* do mercado. *sse avanço em tecnologia permi*iu ao *ercad* exp*riências not**eis e, </line>
</par>
<par>
<line> por *ons*quência, suces*os estrondosos </line>
<line> *s empresas qu* lançar*m estas i**enções qu* se - </line>
</par>
<par>
<line> transformaram em *nova*õe* - n* form* de *rodutos e serviço* (SCHOLT**SEK, 2*12). </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 13, n.3*, ar*. 3, p. 5*-75, *ai./ju*. 201* www*.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estraté*ia d* Fomento à Cult*ra *e Inovação: Uma A*ordagem S*bre o Program* A*I do Sebrae/SP </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, a inova*ão não *e aplica exclus*vamente a produtos e **rviços, *emos </line>
<line> **tros aspec*os me*os t*ngíve*s para ilus*rar: * mod* como um negócio é ope*a*o, co*o os </line>
<line> **oces*os *e um* empresa se *inc*lam un* *os out*os, como os ca*ais de *enda *ã* </line>
<line> *rganizados e exp***ados * como as cu**uras corpo*ativas são determi*adas. (S*HO*T*SSEK </line>
<line> 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> ** acordo co* o Manual d* Oslo (2006), d*finem-se quatro tipos de inov*ções </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> engloba* *m ampl* co*junto de mudanças n*s ati*idad*s das empresa*, en*re elas: inovações </line>
<line> *e produto, inovaçõ** de processo, inovaç*es organ*zacio*ais e inov*ções de marketi*g. </line>
<line> As inovações d* *roduto envolv*m mud*n**s si*n*f**ati*as n** *otencialidades *e </line>
<line> produtos e serviços. In**uem-se bens e ser*iços totalme*te novos e *perfei*oamentos </line>
<line> im*ortantes para produtos e*istentes. Com* *xemplo do exposto no pa*ágrafo, pode-se citar </line>
<line> as Mu*anç** no desi*n de produtos de higi*ne pessoal, ou seja, a esco*a dental. </line>
</par>
<par>
<line> As inov*çõe* de proc*sso representa* m**anças signi*icativas nos </line>
<line> métodos *e </line>
</par>
<par>
<line> produção e de distribuição. São implementadas p*r* criar novos pro*utos ou servi**s *u p*ra </line>
</par>
<par>
<line> au**ntar a rapidez, elevar * qu*lidade </line>
<line> e/ou reduzir </line>
<line> os cust*s de p*odução ou de *erviço* </line>
</par>
<par>
<line> p*estados, como exemplo cita-se o *is*ema Ford de pr*du*ã*, em 1908. </line>
</par>
<par>
<line> As *novações </line>
<line> org**izaci**a*s referem-se </line>
<line> à *eestruturação, </line>
<line> modifica*ã* </line>
<line> e/ou </line>
</par>
<par>
<line> *mplem**tação de novos métodos organiz*cio*ais, ta*s com*: mudan**s *m </line>
<line> práticas de </line>
</par>
<par>
<line> negócios, na organização *o *ocal de tr*balho, *a *ivisão d* t*abalho ou *as relações *xternas </line>
<line> d* empresa, c*mo exemplo cita-se a ad*ção ** **inel "ges*ão à vista". </line>
</par>
<par>
<line> As i*ova*õe* de marketing envolve* a impl**entação de novos </line>
<line> métodos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*rketing, incluindo mudan**s no "des*gn" do pr**u*o *a embalagem, n* promoçã* do e </line>
</par>
<par>
<line> pr*d*to * s*a coloca**o e </line>
<line> em métodos de *st*belecim*nto de preços de bens e de serv*ços. </line>
</par>
<par>
<line> *omo ex*m*lo, *itam-se a mudança *e *mbalagem d* produto leit* *ondens*do, de lat* **ra </line>
<line> bisnaga. </line>
<line> Um* e**res* *ue e*tá copiando a ino*aç*o de um conco*rente não está *novando, mas </line>
</par>
<par>
<line> apenas imitan** </line>
<line> ou adap*a*do, a*ém *isso, esta pratica não signif*ca que a empresa </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> copiou o prod*t*, processo, *s práticas *rganizaciona*s e/ou de mark**ing terá sucess* o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mercado, esse *xi*o dep*nde - essencialmente - da cultur* d* organização (SCHOLTISSEK </line>
<line> 2012). </line>
<line> As muda*ças de*tes produtos, m*d**os, métodos e/ou *ro*essos **g*nizacion*is </line>
<line> depen*em necessa*iament* *e re*u*sos e de um amb*ent* fa*orável à inovação, q** está </line>
<line> relacionado * cultura organiz*cional, compo*ta de fa*or*s favorávei* e/ou l*mitantes à práti*a </line>
<line> i*ovadora. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. 3, art. 3, p. *8-75, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Sa*to*, R. B. *accaria, G. O. Graziano, T. C. D. T. Pitombo </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Cult*ra Organiz*cional * *ultura de Inovação </line>
</par>
<par>
<line> Faria e *on*eca (2014) afirm*m *ue a c*lt*ra é um con*exto qu* inclui a inte*ç*o, a </line>
<line> infrae**rutu*a, o comport*mento orie*t*do pel* val*r e o ambiente fav*rável a sua </line>
<line> *mplementaç*o. </line>
<line> Cu*tura organizacional para Schein (1992) de*ine-*e como um padrão de premissas </line>
<line> básicas compar*ilhadas q*e * grupo ap*e*de à medi*a que resolve *eus proble**s de </line>
<line> adap*a*ão e i*tegração int*rna, que funci*na sufic*entemente bem para ser cons*derada válida </line>
</par>
<par>
<line> e, po*tan*o, p*ssa a ser </line>
<line> ensinada e a*otada </line>
<line> p*lo* no*os *embros como o meio correto de </line>
</par>
<par>
<line> *e*ce*er, pensa* e sentir e reagir em rel*ção *os p*o*lemas enfren*ad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Dausch* (2011) de**ne cultu*a *e inovação c*mo a ausência </line>
<line> de compo**amentos, </line>
</par>
<par>
<line> reg*as e ambientes *ue imp*çam * desenvolvimento do ímpet* n*tural *as p*ssoas em suger*r </line>
<line> me*horias e inov*ções, a**ada * u* **njun*o de *i*ões, p*ocedimentos e rec*rsos q*e </line>
<line> potencializem estas iniciativas. Uma cult*ra da *no*ação só terá ter*eno fér*il para *sta*el*cer </line>
<line> processos alinh*dos, fo*ados e contínuos se não existirem obstá*ulos internos - muitas vezes </line>
<line> ocu*tos - q** possam barrar de saída, fantást*cas ideias ou sofisticadas visões estratégicas. </line>
<line> Um* mudança organ*zacio*al s* será **m-s*ced**a se houv*r uma inve*tigação prévia </line>
<line> das premissas culturais. Essas são influe*ciadas, ainda, **las c*enças estabel*cidas pelos </line>
</par>
<par>
<line> fundadores e/ou líder*s e per**necendo po* anos, *esmo a**s ele* terem deixado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> org*nização (SCHE*N, 1992) </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, diante dos aut***s </line>
<line> apresenta**s no presente capítulo, os f*t*res cu*turais </line>
</par>
<par>
<line> d*pe*dem essencialmente de p*ssoas capacitadas, criativas, cap*zes de per*eber * *xplorar as </line>
<line> poss*veis oportunidades e dispostas * ousar sem m*do de errar, sendo as*im, determinant*s </line>
<line> p**a o desempenho *a organização. </line>
<line> 2.4 Rela*ão ent*e Cul*ura Or*anizacional e Inovação </line>
<line> * c*ltura organizaciona* é vista como um dos determinan*es *a inovação, u*a vez qu* </line>
</par>
<par>
<line> possui elementos qu* po**m </line>
<line> servir p*ra *eforçar ou *nibir *omportamentos que contri*u*m </line>
</par>
<par>
<line> c*m a prá*ic* inovadora. A *novação precisa s** aco*p*nhada por u* con*exto, um ambi*nte </line>
</par>
<par>
<line> organizacional a*equ*do (MACHADO </line>
<line> et *l., 2014). *e*do que cultura é defin*da c*mo </line>
</par>
<par>
<line> "conjunto de valores (conhec*ment*, cr*nças, pre*supostos, mi*os, normas, comu*ic*ção, </line>
<line> *ntre outro*) qu* c*mpar*ilhados auxiliam os membros *a o*gan*zaçã* a *ompree*der o </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. *3, n.31, art. *, p. *8-75, mai./jun. **16 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estra*égia de Fom*nto * *ultura de Inovação: Uma Ab*rdagem S**re o Progr*m* AL* do Sebr*e/*P </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> *uncionamento o*ganizacional e assim </line>
<line> guiar o </line>
<line> pensamen*o e o *omportamento" (FARIA; </line>
</par>
<par>
<line> FO***CA, 2*14). </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo com Bessa*t * Ti*d (2009), o ambiente é diferente da cultura, pois é *a*s </line>
<line> visível dentro da organiz*ção, mais sup*rfic*al e *uscetível a mudanças, já a *ultur* refe*e-se </line>
<line> a val*res, no*mas e crenç*s be* *ais p*ofunda* e *ur*d*uras d*ntro *e uma *rganização. </line>
</par>
<par>
<line> A capacida** de ino*a* está associa*a a uma cu*tura organi*acional pr*pícia à </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> realização. De a*ordo co* Far*a e Fonse*a (2014) *ar* que a cult*ra de inovação a*onteça é </line>
</par>
<par>
<line> necessário q*e haj* espaço* para a criativi*ade das pessoas e que </line>
<line> a </line>
<line> com*nicaçã* *ermi*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*mpartilhamento ** ideias, informações, experiênc*as e va*o*es que tenham a inovação **mo </line>
<line> tema centr*l. </line>
<line> Segundo Bezerra (2011) o sucesso da empresa *stá na capa**dade de se dife*en**ar. E </line>
<line> para inovar p*ecisa criar o a*b*en*e e * *ul*ura q*e in*pir*m as pes*oas. A**da segund* F*ri* </line>
<line> e Fonseca (2014), *ar* o de*envolviment* da cultura da inovação, as *rganizaçõe* devem </line>
<line> *trair pesso*s *novado*as, para que - por mei* d* estímulos, encoraja*e*to e emp*derament* </line>
<line> (empowerm*nt) - al**anq*em *ant*g**s competitivas, se* desmotivar os emp*egados. </line>
<line> Segun*o Rodri*ues e Santo* (*001) o empowerment (ou empod*rame*to) é u*a </line>
<line> abor*agem *e projeto de trabal*o *ue objetiva a **legação de *od*r de decisão, a*ton*m*a e </line>
<line> p**ticip*ção dos funcionários na adminis*ração das emp*esas. </line>
</par>
<par>
<line> P*r* i*ovar, Bezerra (20*1), su**re *ue uma empresa </line>
<line> necessita criar u* ambiente </line>
</par>
<par>
<line> certo, u*a cultura certa **ra ins*irar as pess*as * potencializa* suas *entes a *tingir todo seu </line>
</par>
<par>
<line> p*te*cial. Não adian*a, </line>
<line> com**ar m*quinas, p*ocessos, s*stem** e nã* trabalhar o ind*víduo. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se ** uma das tar*fas mais importantes para os l*deres, *oi* não e*istem fórm*las, *ntes </line>
<line> de cria* as inovaçõe*, mas sim, se faz nece*sário cr*ar os i*ov**ores. </line>
</par>
<par>
<line> 2.5 Determin*nt** da Cu*tura Organiza**onal que Infl*enciam a Criatividad* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ino*ação </line>
</par>
<par>
<line> O fa*or humano é i*portante, *ntretant* não é o único, *e aco*do *om Fa*ia e Fon*eca </line>
</par>
<par>
<line> (**14), d*n*re *s fatores *pon*ados como det*rminantes que influenciam a </line>
<line> criativida*e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*ovação nas empresas, entre ela* des***am-se: Estraté*ia, estrutura, mecanismos de suporte, </line>
<line> comportamento, comunic*ção e lidera*ça. </line>
<line> Es*raté*i*: um *onjunto de gra*des escolh*s que o**enta o *erenc*amen*o do presente </line>
<line> e a construçã* do fu*uro num h**izonte de longo prazo * sob c*ndições de *nc*rteza. Uma </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. 3, art. *, p. 58-*5, mai./*un. 2016 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Santos, R. *. Zacc*ria, G. O. Grazi*no, T. C. D. T. Pitom** </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> estratégia orientada p**a cr*atividade * ino*ação dev* estar desc*ita em sua miss*o. *x 3M: </line>
<line> "Ser *ec*nhecida como u* pro*ed*r *e s*luções ino*adoras po* to*os o* nosso* cl*e*tes". </line>
<line> Estrutura: neste item destacam-se * fl**ibi*i*ade e o empowerme*t. A flexib*lidade *á- </line>
<line> se por meio da capacidade da organização em *e adaptar às difere*tes e frequentes m*danças </line>
</par>
<par>
<line> imp*s*as p*l* ambiente (inter** e ex*er*o), se* perder sua </line>
<line> es*rat*gia. </line>
<line> Já "e**owerme**" o </line>
</par>
<par>
<line> (*u empoderamento) baseia-se na delegação de poderes de **cisão, auto*omia * partic*pação </line>
<line> dos func*onários n* ad*ini**ração da* empresa*. </line>
<line> *ecanismos de Suporte: reconh*cer e recompensar *s iniciativas por me*o do </line>
</par>
<par>
<line> *o*hecimen*o orientado para ideias e </line>
<line> prát**a* inova*ivas, **m disponi*ilid*de de recursos </line>
</par>
<par>
<line> (p***oa*, tecnol*gi*, tempo) *apazes de ofer*cer o **porte ne*essário sua im*lem**taç*o, * </line>
<line> por *eio dos chamados ambientes de ino*açã*. </line>
<line> Co*po*tament* *u* *n*oraja inovação: c*iação de valores *u* **o*a* e encor*jam a </line>
<line> eq*ipe ao ofereciment* de ideias e a c*rr*r riscos para busca de soluções, a*ém de </line>
<line> desenvolver o c*nhecimento a pa*t*r d*s experiênci*s vivenciadas e co*partilhada*. </line>
<line> Comun*cação: com**rtamento inte*a*ivo e *nte*rado, com o q**l *s pessoas se *intam </line>
<line> segu*as e *n*or*jadas a in**iativa * a manife*ta* ideias, opini*es e inte*ess*s. </line>
<line> Li*erança: a *iderança é fundamental p*ra impleme*tação de prát*ca* inovat*vas, </line>
<line> alinhadas *om a es*ratég*a o*ie*tada p*ra o tipo ** inovaçã* (seja de prod*to, processo, </line>
<line> organizaci*na*, marketi*g) com u*o dos r*cur*os dispon*vei*. </line>
<line> Segundo Fa*ia e *onse*a (*014), *o**m q*e na m*c** e pe*uena empr**a o *ator </line>
</par>
<par>
<line> liderança sobr*s*ai, </line>
<line> dada i**ortân*ia daq**le que ocupa esta pos*ção, consid*rando seu a </line>
</par>
<par>
<line> *mplo papel </line>
<line> de de*isã* * </line>
<line> de </line>
<line> orientação </line>
<line> na consecução dos obj*ti**s. Entretanto, o </line>
<line> p*ocess* </line>
</par>
<par>
<line> de inova*ão não se dá d* maneira </line>
<line> tranquila, linea*, * p*rte de nov*s estratégia* e depende </line>
</par>
<par>
<line> fund*menta*mente da vontade da l*deranç*. </line>
<line> 2.* Ino*ação na Micro e Pequena E*pre*a </line>
<line> De a*ordo com *essa*t e J*hn (20*9), muitas pequena* e médias empre*as (MP*s) </line>
<line> fracassam p*r*ue n*o veem ou não r*co*hecem a necessi*ade de **d**ças em seus produto* </line>
</par>
<par>
<line> e processos, são in*rosp*ctiv*s, preocupadas </line>
<line> em resol*er se*s problemas diários e l*dar com </line>
</par>
<par>
<line> crises do *u* se preocup*r co* possí*eis *empesta*es que irã* surgir. Contudo, a b*sca por </line>
<line> novas formas de s* mant*r no mercado comp*titivo é um dos grand*s desafios d*s *PEs. </line>
<line> A ch*ve pa*a a difer*nciaç*o e consequen*emente *ara a obt*nção de uma maior f*tia </line>
</par>
<par>
<line> d* merca*o está ligada à ca*acidade </line>
<line> de uma **E em inovar, entret*nto para o micro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, *. 13, n.31, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estratégi* de Fome*to à Cult*r* de Inovação: Uma Abordag*m S*bre o Pr*grama A*I do Se*r*e/SP </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> p**ueno </line>
<line> empreen*edor </line>
<line> exis*e *erto gra* de dificuldad* em compreender os conc**to* de </line>
</par>
<par>
<line> *novação. Segun** Bes e Kotler (20*1, p.18), o f*to d* </line>
<line> as inov*ções radicais como, por </line>
</par>
<par>
<line> ex*mpl*, o iPh*n* da em*r*sa *pple </line>
<line> ou o Google *a internet se tornarem </line>
<line> no**ci*s serem e </line>
</par>
<par>
<line> e*idenc*ada* como inovaçõe*, faz co* que est*s pr*tica* inovadoras *st*jam fora d* al*ance </line>
<line> das *PEs, dist*rcend* o co*ceito e seu e*ten*imen*o. *ara os autores, esse fenômeno fa* </line>
<line> parecer para a socied*de q*e inovações sã* possíveis para grandes or*an*zações, ou seja, para </line>
<line> ap*nas aquelas que mud*m as diretrizes do *e*cado. </line>
<line> De acord* co* o SEBRAE (2011), *ão *onsideradas *i*ro*mpr*s** (ME) *s </line>
</par>
<par>
<line> empre*as co* faturamento bruto anual infe*io* à R$ 360 mil *ea*s e, </line>
<line> empresas de pequ*** </line>
</par>
<par>
<line> p**te (EP*), a* empres*s q*e anua*ment* faturam de R$ 3** mi* at* *$ 3,6 *ilhões. </line>
<line> Franc* e Haa*e (2*10) exp*em que a elevada conc*rrência e * aumento da </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidade de </line>
<line> difere*ciação e *ual*dad* dos produtos e serviços prestados têm *estringido </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais a atuação </line>
<line> *as MP*s. *liado a isso, *s autor*s argu*enta* que tais </line>
</par>
<par>
<line> em**eendimentos disputa* o mercado com g*andes em*resas, competindo d* forma desigual </line>
</par>
<par>
<line> com organiza*ões capa*e* d* alocar rec*rso* em </line>
<line> la*ga </line>
<line> escala in*estir em t*c*ologia e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inovaçã*. Assim, </line>
<line> as gran*es emp*esas, em geral co*andad*s p*r *ro*iss**n**s altamente </line>
</par>
<par>
<line> qua*ificados e com v*são de m*rcado al*u**s vezes superior, </line>
<line> detêm, po*tanto, </line>
<line> vantagens </line>
</par>
<par>
<line> compet*tivas *m r*lação às MPEs, que apresentam dificuldade em implementar *r*ndes </line>
</par>
<par>
<line> apar*tos *ecn*lógic*s *nv*stir em *esquisa e desenvolvime*to q*e as p**sibilitem *nova* e </line>
<line> (FR*NCO; *AASE, 2010). </line>
<line> Dess* modo, Franco e Haase (*0*0) apontam como principais o*stáculos en*rentado* </line>
</par>
<par>
<line> p**as MPE* no am*iente competitivo: *ifíc** acesso a* **nanciament*; </line>
<line> con*ições </line>
</par>
<par>
<line> desfa*oráveis de mercado, *ma vez que </line>
<line> competem com em*resas de grande por*e; *á </line>
</par>
<par>
<line> qualificação profissi*nal do continge*te de *ão d* obra </line>
<line> qu* empregam; falta *e apoio </line>
</par>
<par>
<line> institucional, de c**p*r*ç*o e de trabal*o em r***, já qu* atuação *solada *e most*a um a </line>
<line> *spec*o *est*iti*o para a sobrevivência dessas empr**as; pouca visão de negócio **r parte dos </line>
</par>
<par>
<line> gestores; baixo nível de </line>
<line> escolaridade do gestor; *a*ita* social frágil; incapacidade d* </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer *s pro*lemas *nf**ntados *ela empr*sa e </line>
<line> *ese*penho de mú*ti*los papéis </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> **rte dos profiss*onais que delas participam. </line>
</par>
<par>
<line> Perc*bendo as d*ficuldades na superaç*o des*e* **stáculos - além da av*rsão ao r*sco </line>
<line> e da f*lta de est*at*gia - em pa*ceri* com o Conselho N*cional de Desenvolvime*to </line>
</par>
<par>
<line> Cie*tífico * Te*no*ógico (*NPq), o *EBRAE *ferece às micro e *equenas em*r*sas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> programa ALI (A**ntes Locais de Inovação), cujo objetiv* * inc*ntivar os m*cr* * pequenos </line>
<line> emp*esário* * implantar a cultura de ino*a**o em suas e*presas. </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, *. 13, n. 3, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Santos, R. B. *acca*ia, G. O. Gra***no, T. C. *. T. Pitombo </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O t*po de p*squisa que se enquadra no estudo é a b*bliográfica e docume*tal. </line>
<line> (VERG**A, 2004). </line>
<line> A pesquisa bib*iográfica *ev* como foco a pesquisa em livros, periódi*o*, *anco de </line>
<line> t*ses e di*s**taç*es sobre o t*ma. De *cordo com Marconi e Lakatos (2*13), a pesq*is* </line>
</par>
<par>
<line> *ib*iográ*ica permite </line>
<line> que o pesquisado* tenha cont**o c*m </line>
<line> tudo o j* foi escrito so*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> as*un*o pesquis*d*, propicia*d* o *xame </line>
<line> do tem* sob um </line>
<line> novo enfoque, che**ndo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conclusões inovadoras. </line>
</par>
<par>
<line> *á a *esquisa do**m*nta* *a*eia-s* na c*leta d* d*dos restrita a documen*os como </line>
<line> arq*ivo*, f*ntes esta*ísti*as, gráficos * fotograf*as sobre o ca*po *e pesquisa e/ou objeto de </line>
<line> est*do (MARCO**; LAKATOS, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> O* d*dos </line>
<line> documentais foram *xtraído* *o Serviço Brasi*eiro de Apoio à Micro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pequena Empr*sa - SEBRAE, *endo c**o </line>
<line> objeti*o anali*ar os *r**ramas ALI, Agente* </line>
</par>
<par>
<line> Loca*s de *nov*ção, </line>
<line> ofereci*a* p*lo SEBRAE às pequen*s empr**a*, com o propósito de </line>
</par>
<par>
<line> verificar a relação do Programa A*I com cultu*a à </line>
<line> d* inovação nas mi*r* e pe**en*s </line>
</par>
<par>
<line> *mpres*s. </line>
</par>
<par>
<line> Além dos métodos de colet* </line>
<line> apresentados, utilizou-se tamb*m da </line>
<line> ob*ervação d* </line>
</par>
<par>
<line> p**q*is*d*r, *endo do tipo não partici**nte. *arcon* </line>
<line> e Lakato* (2013) detal*am </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> *odali*ade como aquel* em que o pesquisador toma *ontato c*m a rea*idade estudada, </line>
<line> pr*sencia o fato, *as sem *n*eragi* e/ou ***egrar-se a ela. </line>
<line> O* dados na pes*uisa foram *nalisados de forma q*alitati*a, pois pa*a Roesch (1999) </line>
<line> a abo*dagem qualitativa, enqu*nto *xercício de p*squi*a, não se ap*es*nt* co*o uma proposta </line>
<line> rigidamente *strutu*ada, entret*nto Godo* (1995) concei*ua como um co*junto de diferentes </line>
<line> té*nicas interpre*ativ*s que visam *escrever e de*odifi*ar os *omponente* *e um si*tema </line>
<line> compl*xo de sig*if**ados, tr*duzindo * expressa*do os sentidos d** fenômenos. </line>
<line> 4 RESULTA**S E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 Programa ALI - Ag*ntes *ocais d* Inovaçã* </line>
<line> O SEBRA*, em **rceri* com o Conselh* N*ci*na* *e Desenvolvimento Ci*nt*fico e </line>
</par>
<par>
<line> Te*nológic* (CNPq), dese*volveu Pr*grama ALI - Agentes o </line>
<line> Locais de Inovação, que </line>
<line> *i s a </line>
</par>
<par>
<line> disp**ibilizar assesso*ia *specializ*da e grat*ita às m*cro e *equenas empres*s do **tado *ara </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Te**sina, v. 13, n.31, art. 3, p. 58-7*, *ai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es**atég*a de Fom**to à *ultura de Inovação: Uma Abo**agem Sobre o Prog*ama *LI d* Seb*ae/SP </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> o desenvolvimento de inovaç*es tecnoló**cas em produ*os e pr**es*os, ***nando as em*res*s </line>
</par>
<par>
<line> dinâmicas e </line>
<line> compe*i*ivas no mercado, por m**o de *olsi**as do C*Pq, sele*i*nados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capacitados pelo SE**AE, c*amados de Agentes Locais de Inovaç**. </line>
<line> Os *ge*tes Lo*ais d* I*ov**ão (ALIs) sã* bo*sis*as do C*Pq, *om formaç*o *uperi*r </line>
</par>
<par>
<line> com*leta </line>
<line> e capacit**os pelo SE*RAE para or*entar nas </line>
<line> a*ões </line>
<line> de inovaç*o dentr* das </line>
</par>
<par>
<line> empresas. E*tã* sob *upervisão constante d* especialis**s do SEBRAE. Ess** *gentes atuam </line>
</par>
<par>
<line> diret*mente </line>
<line> ne*ses empreendi**ntos, iden*i*i*a*do pont*s * serem m*l*orado* e bus*ando </line>
</par>
<par>
<line> soluções ino*ado**s de ac*rdo com as pec*liaridades de cada empreendi*ento. </line>
<line> Por meio do diagnós*ic* aplicado, o agente id*ntifica **rgal** e propõe solu*ões para </line>
<line> q*e es*as empr*sas possam me*hor*r seu* *r*dutos e p*oce*sos, m*dificando a pe*cepção e o </line>
</par>
<par>
<line> olhar do empreende*or a* negó*io, impl*ntando ações or*entadas p*ra ino*ação, crian*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possibi**ta*d* </line>
<line> melh*rias para * e*pre*ndim*nto, prom*v*ndo a c*mpe*itividade e o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento s*stentável das micr* e pequena* e*presas atendida* </line>
</par>
<par>
<line> *s em*res*s </line>
<line> atendida* pel* Progr*ma ALI do SEBRAE s*o aquelas formalizadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> class*ficadas como EPP (e*presa de pequeno porte) com faturamento de R$ 360 mi* até 3,* </line>
<line> milhõe* de reais/ano. </line>
<line> D*an*e disso, a proposta d*ste pr*grama consiste, por mei* *e dia*nóstico, identi*icar </line>
<line> gargalos * p*opor so*uções inovadoras *aze*do com que as empre*as aten*idas tenham um </line>
<line> novo modo de olhar o n*gócio e estej** *ispostas * imp*antar ações *rientadas pela inov*ç** </line>
<line> que tra*sform** e possib*litam mel*oria* *ara *ualquer e*pr**ndimento. </line>
<line> 4.2 Caracter*stic*s do Programa ALI </line>
<line> Após * apresen*ação do *rog*ama e o aceite pelo cl**nt*, inicia-se o atendimento, que </line>
<line> é realizado na empresa/cliente. O agen*e segue até a em*resa em dia e horário ma*s adequado </line>
</par>
<par>
<line> * rotina do empre*ári* pa*a dar início *o atendimento. A seguir </line>
<line> apresentamos algumas </line>
</par>
<par>
<line> c*racterísticas do formato do atend**ento. </line>
</par>
<par>
<line> O atendim**to é **at*ito, ise*to de honorários * cu*tos a**ss*rios (deslo*amento a** a </line>
</par>
<par>
<line> emp*esa, </line>
<line> *l*m*nta*ão * </line>
<line> hospe*ag*m), *essa f*rma o atendimento realizado </line>
<line> pelo *gente sem </line>
</par>
<par>
<line> ôn*s e não t*m nenhum cus*o para a em*resa. </line>
<line> O atendimento é customi*ad*, ou seja, o atend*men*o re*e*id* *elas emp*es*s é </line>
<line> indivi*ualiza*o. As açõe* sugeridas pe*o agente *ão resul*a*o do diagnóst*co realizado na </line>
<line> *mpres*. </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 13, *. 3, art. 3, p. 58-75, mai./jun. 2016 ww*4.*s*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Santos, R. B. Zaccaria, *. *. Gr*ziano, *. C. D. *. P*tombo </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> Como se t*at* de um p**gram*, o a*endime*to é continu*do, o* *eja, o agente </line>
<line> acomp*nhará a imple*enta*ão d** ações propo*tas para * e*pr*sa </line>
<line> 4.3 For*a d* A*endime*to </line>
<line> O prog*ama ALI *o SE*RAE se d*vide em duas partes: a primeira tra*a do *iagnóstic* </line>
<line> e a se*un*a *a imple*e*ta*ão. O d*agnós*ico compreende as etapas de sensibilização, termo </line>
<line> de adesão, *p*icaçã* dos diag*ósticos e a d*volutiv* dos diagnósticos. A partir da c**clusão * </line>
<line> compre*nsão dos di***ó*ticos, é *laborada um* suges*ão de plano de a*ão, etapa q*e </line>
<line> compreende a segund* parte do p*o*rama. A implementação - seg*nda parte d* prog*ama - é </line>
</par>
<par>
<line> composta </line>
<line> das etapas: *pres*nta*ão *o plano de ação, construção e implantação d* plano </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ão, *egunda avaliaçã* e aval*ação final, *onfor*e *lustrado na Figura * </line>
<line> Figu*a 1 - Etapa* de At*ndi*ento </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: SEB**E (20*5) </row>
<row> D* aco*do com * SEBR*E (2*15), o *roce*so de atendimento às e**resas contempladas </row>
<row> p*lo pro*rama *e divide na* *tapas, a s*gui*: </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> S**sibi*ização do *m*r**ário: n*sta e**pa é *eit* a apresentação e * difusão d*s </line>
<line> infor*a*ões sob*e in*vação e t*c*ologia; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Term* *e Adesão: d*c*me*to q*e formaliza o "aceite" por part* d* cl*en*e; </line>
</par>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Apli*ação de D*agn*stico para ident*ficação *e </line>
<line> oportu*idades de ino*ação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> e*presa, por meio de *erramentas, entre **as: D*agnóstico MPE, Radar de Inov*çã* * </line>
<line> Matr*z SWOT; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.31, **t. 3, p. 58-75, mai./jun. 20*6 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estr*tégia de Fo*ento à *ultur* *e Inovaçã*: Uma Abordagem S*bre * Programa *LI d* *ebr**/SP </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Devolutiva d* Diagnó*tic* </line>
<line> e </line>
<line> constr*ção </line>
<line> de *m *lano de **** </line>
<line> para inserção *e </line>
</par>
<par>
<line> soluçõ*s ino*a*oras no **bient* da empre*a; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Implementação do plano de ação, colocand* em prát*ca a*õe* </line>
<line> *s*ratégicas, </line>
</par>
<par>
<line> impleme*t*ção, melhorias e/ou eliminando gargalos a fim de aumentar a </line>
<line> competitivi*ade d* e*p*esa; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Aux**i* e acompa*ha*en*o *o *rocesso de *mplantação destas soluções; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Realização de avali*ção dos *e*ultados gerados, e; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Avali*ção Final. </line>
</par>
<par>
<line> Tod* o tr**a*ho realiza*o pe*o agente é sup**visi*n*do por consultor **p*c*aliz*do do </line>
<line> SEBRAE, com ex*eriên*ia no setor. </line>
<line> De *cor*o com Far*a e Fons*ca (2014), den*re os fa*ores det*rminantes que </line>
</par>
<par>
<line> influenciam a c*iati*idade e a inov*ç** o Prog*ama ALI, elaboram*s o quadro, e </line>
<line> no *ual </line>
</par>
<par>
<line> comparamos os refere*cia* conceituais e as *rát*ca* do progr*ma, a seguir: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Quad*o 1 - Compar*çã* ent*e os refer*nc*ai* conceituais e as práti*as d* Prog*ama ALI </row>
</column>
<par>
<line> *a*ores Determinantes </line>
<line> Faria * Fonseca (*01*) </line>
<line> Prog*a*a ALI (2014) </line>
</par>
<par>
<line> Estra*égia </line>
<line> Um co*junto de grand*s esc*lhas que orienta o ge*enciamento de *resente e a c*nstruç*o do futuro num ho*izonte *e lon*o prazo e *ob *ondi*ões de incert*** </line>
<line> Os diagnóst*cos in*ciais a*licados de*tro do programa são o* nort*ador** oferecid*s par* que as empresas possam o*har *ara o futu*o *róxim* bem *o*o n* longo *razo. Um verdadei*o *aio-X da empresa vo*tado p*ra inovação. </line>
</par>
<par>
<line> Estrutura </line>
<line> C*pac*dade da or*aniza*ão em se *daptar as d*ferentes * frequent*s mudanças im*ostas pelo ambiente </line>
<line> A exist*ncia do a*en*e como ponte d* ligação entre * empresa e o SEBRAE-SP facilita a atualização de i*formações e proporciona m*danças rápidas nos plano* de ação, mostrando flexib*lidade às muda*ç*s mercadoló*i**s. </line>
</par>
<par>
<line> Mecanismos de Supor*e </line>
<line> Reconh*cer e recompensa* a* ini**ativas p*r me*o do conh*cimento orientado *ara ideias e p*át*cas **ova*i*a*, c ** *isponibilid**e de re*u*sos (pessoas, te*nologi*, temp*) capazes de *f*re**r * suporte n*cessário * s*a </line>
<line> *o per*urso *o p*ogram* a estru*ura e**ste*te no escritório l**a* do **brae-SP ira p*op*cia* *on**ltorias nas 3 pr*ncipais área* d* ge*tão: (a*mi*ist*ação geral, fina*ças e *arket*n*) à* em*resas parti*ipantes, identificando, corr*gin*o e reconhecen*o as </line>
</par>
<column>
<row> R*v. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 3, p. 58-75, m*i./jun. 2*16 www4.f*an*t.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Santo*, R. B. *accaria, G. O. Graziano, *. C. D. T. Pitombo </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> implementação </line>
<line> boas pr*ticas e*p*esariais. </line>
</par>
<par>
<line> Comportam*nto que encor*j* inov*ção </line>
<line> Criação de *alores **e apo*am * encoraja* a e*uipe *o *fer*ci*ento de ideias e * c*rr** riscos </line>
<line> D**tro ** programa estã* agendad*s f**ras e mi*sões n*s mais *iversos segmentos para que o empresário tenha oportunidad* de *bri* **us hor*zontes com relação *o **rcad* e* q*e atua, c*nhe*endo nov*s clientes e fornecedore*. A*n*a, o *EBRAE ofer*ce a participação das **pre*a* no Pr*mio N*cional *e Inov*ção (PNI), valorizando e prem*a*do as em*resa* inovadora*. </line>
</par>
<par>
<line> Com*nic*ção </line>
<line> *omportament* in*era*ivo e inte*rado, on*e a* pessoas se sin*am seguras e enc*rajadas a man**estar ideias, *piniões e interesses </line>
<line> O banco de dados criado dentro ** programa ALI permite integ*ação *nt*e as empre*as participant*s, podendo se* usado como pl*taforma de uso de boas prátic*s voltad*s par* a inovação e que ficam à *isposição de t**o o grupo. </line>
</par>
<par>
<line> L*der**ça </line>
<line> A lidera**a é fundamental par* implementa*ão de *ráti*as in*vativas alin*a*a* com * est*atégia para o t*po de i*ovação (sej* produto, proc*sso, org*nizacional e/ou *arket**g) com uso dos recursos disp**ív*is </line>
<line> O foc* do *EBRAE-*P e principalmente do *rograma ALI sempre foi o *e ca*acit*r o empr*sariado local. Desta mane*ra, * l*d*rança e as boas práticas de gestão ao* negó*i*s estão d*reta*ente ligadas à capac*tação d* empresário e sua lide*a*ça * *nt o ao me*cado em que at*a e aos seus subor**nados. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERA**E* FINAIS </line>
<line> De acordo com o estudo, nota-se um* grande lac*na no meio empr*sarial que é a </line>
</par>
<par>
<line> im*le*entação da *ultura d* inova*ão nas em*r**as, p*incipalmente nas *icr* pequenas e </line>
<line> empr**as, dado o perfil do gestor/e*pre***edor, o *e*conhecimento dos f*ndame*tos </line>
</par>
<par>
<line> ge*enciais básicos, o controle centralizado e </line>
<line> a </line>
<line> aversão ao risco. Muitas </line>
<line> em**esas acreditam </line>
</par>
<par>
<line> qu* e*tão inovan*o quando copiam * ad*pta* pr*dutos e proc*ssos de ou*ras empre*as, </line>
<line> entreta*to no*a-se que, além de n*o garantir o sucesso, não se caracteriza ino*aç*o, po*s esta </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. *3, n.3*, art. 3, p. 58-75, mai./*un. 20*6 www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estratégia de Fomen** à Cul*ura de *novação: U*a Abo*dagem S*bre o Programa ALI do Seb**e/SP </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> *rática depende da cu*tura da *mpre*a. Porém, *ota-se interesse por parte destes *estores na </line>
<line> implementa*ão d* prát*cas inovad*ras na *usca de novos patamar*s de competitivi**de. </line>
<line> A ***vação é tida como algo almejado pelas *rganizações p*ra melhori* de se* </line>
<line> desempenho e de sua *antagem *ompetitiv*, e*tre*anto *ompreender e cria* um* cultu*a de </line>
</par>
<par>
<line> inovação está ent*e </line>
<line> os mai* difíc*is </line>
<line> *esafi*s enfrentados t*n*o por p*squisad*res, co*o por </line>
</par>
<par>
<line> gestores. </line>
</par>
<par>
<line> *ercebe-s* * dif*culdade em introduzi*, organizar e perp*tuar a ino**ção n*s micro * </line>
</par>
<par>
<line> *equ*nas *mpresas, di**te diss*, o progra** ALI do *EBRAE **erece os m*ios para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvime*to da **ltura de ino*a*ã*, </line>
<line> impl*men*ando um processo de *novação </line>
</par>
<par>
<line> incentiv*ndo o desenvolv*mento de novas competências nas empresas at*n*idas, contribuindo </line>
<line> par* a *riação de um ambiente inovador. </line>
<line> O desa*io ap*i*-*e na *n*e*de*en*ên*ia, interação e inter-r*l*çã* dos d*ferentes </line>
<line> elementos da cultura organi*ac*onal (pessoas, papéis, tecnologia e a*biente e**erno), </line>
<line> incenti**ndo a parti*i*ação de *odos os dep*rta*entos no pro*esso de c*iaçã* * dissemina*ão </line>
</par>
<par>
<line> do c*nhecime*to </line>
<line> no *mb*ente *rgan*zacional e *a propos**ão de i*eias de melh*ria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*o*ação, sendo estes ini*id*res ou f*cilit*dores para a c*i*ção da cultura de **ov*ç*o. Dada a </line>
<line> *el*v*ncia e co*plexidade do assunto, *ugere-se um apro**n*ame**o *o te*a cult*ra de </line>
<line> in**ação nas organizações. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> AH*ED, *. P. Culture </line>
<line> and climate for i*novation. *ur*pean Journa* of *nno*ation </line>
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<line> E*piric*l </line>
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<line> BEZERRA, *. A m**u*na de Inovação. B*okman. 201*. </line>
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<line> 74 </line>
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