<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 209-227, mai./jun. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.12
</line>
</par><par>
<line>
A Construção Identitária *os Cata*ores de Materiais Recicláveis d* I*ó (Ceará)
</line>
<line>
Th* Id*ntity **nstruction of **llector of R*cyclable Ma*eria*s *f Icó (Cear*)
</line>
</par><par>
<line>
Kecya Nayane **cena *rasil
</line>
<line>
Mes*ra e* Psico*o*ia pela *niversidade Federa* do *eará
</line>
<line>
Graduação ** *sicologi* pela Faculdade *eão Sampa*o
</line>
<line>
E-mail: kecy*nny@bol.com.br
</line>
<line>
Alu*si* Ferreira de Lim*
</line>
<line>
Doutor em *si*ologia S**ial pel* Po*tifícia Uni*e**idade Ca*ólica de São Paul*
</line>
<line>
P*ofessor d* Psicologia *a Universidade Fe*era* do Ceará
</line>
<line>
E-mai*: alu*si*lima@*otmail.co*
</line>
<line>
Be*t*iz Olivei*a Sa*tos
</line>
<line>
Graduanda *m Psicologia na Universidade F*deral do Ceará
</line>
<line>
E-*a*l: *s*co_*ia@ho*mai*.*om
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Apo** e fi*an*i**ento. CNPq, *onsel*o Nacion*l de Desenvo*v*mento C*entífico e Tecnológico.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. L. *r*sil, A. F. Lima, B. *. Santos
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*d*n**dade é o proce*so que leva difere*ci*ção d* indivíd*o de todos *s outro*, à
</line>
<line>
assim
</line>
</par><par>
<line>
como o influencia
</line>
<line>
na represent**ão de diferente* papéis sociais, tornando-* ú*ico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sem*lhante ao *e*m* tempo. A identidade do catador *e materi*l *eciclável é geralme*te
</line>
</par><par>
<line>
marc*d* por processos de estigma * de e*clusão, emb*ra * reconheci*ento quant*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
impor*â*ci* *e at*a*e* *omo age*te a*b**nta* ven*a *endo *ebat*do cada vez *a**. Partim*s
</line>
</par><par>
<line>
de um* concep**o
</line>
<line>
*m que a iden*idade se constrói
</line>
<line>
atravé* dos reconhecimentos que
</line>
</par><par>
<line>
exercemo* frente aos sujeitos. Nesse s*ntido, essa pesquisa objetiva com*reend*r como está
</line>
<line>
ocorrendo * processo *e co*struç*o *dent*tária dos catadores de **ter*ais recicl*veis que
</line>
</par><par>
<line>
real*zam suas
</line>
<line>
atividades no
</line>
<line>
lixão da cidade ** Icó, no estado do Ce*rá. Para isso, foram
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizad*scomo metodologi* as Narrativas de Histórias de *ida, que *urg*m
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades *ara os i*divíduos e*pressarem *s vár*as pe*sonag*nsque compõem
</line>
<line>
as suas
</line>
</par><par>
<line>
i*entidades, vistas a*ui *omo metamorf*ses em busca de emanc*pação. Por me*o das análises
</line>
</par><par>
<line>
*as narrativas *e três catadores qu* *articiparam *a pesquisa, fo* possível observar qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ataçã* s*rgiu, primordialment*, como alte*nativa frente
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
d*sem*r**o, bem como
</line>
</par><par>
<line>
possi*ilida*e
</line>
<line>
de reali*ação pe*soal a partir do
</line>
<line>
consum*
</line>
<line>
de *e*s ma*eriais. Ac*editamos que
</line>
</par><par>
<line>
ess* es*udo p*derá provoc*r r*flex*es acerc* do* modos como reco**ecemos o* *atadores de
</line>
<line>
ma*é*ias recicl*vei* e a* *mplicações diss* p*ra a vida desses sujeitos, *em como assi*alar os
</line>
<line>
recon*eciment*s que dever*am *oss*ir por *ireitos, e que *ão, na s*a maioria, negados.
</line>
<line>
P*lavr*s-c*ave:*atadores de *ateria* reci*l*vel. Identid*d*. na*r*tiva* de histór*a de vida.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
*dentity i* the process that leads *o the diffe*entiati*n of the individual to a** others, as we*l as
</line>
</par><par>
<line>
the i*fluence
</line>
<line>
on the representation of th* different
</line>
<line>
*ocial **le*, making it simi*ar to th* **e
</line>
</par><par>
<line>
and s*me time. T*e identity of recy*labl* m*terial *o*le*tor *s gen*r*lly marked
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
stigmatization an* exclusion, alt**ugh recognition *f the import*nce *f acti**
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
environme*tal agent *ill increasing*y d*bated. We start from a conce*tio* in whic* identity
</line>
</par><par>
<line>
is *onstructe* *hrough
</line>
<line>
*he recog*ition *e carry forward
</line>
<line>
the subjects. In *his
</line>
<line>
se**e, this
</line>
</par><par>
<line>
resea*ch
</line>
<line>
aim* t* **d*r*tand *o* is
</line>
<line>
goi*g the identi*y co*st**ction proc*ss of waste
</line>
<line>
pickers
</line>
</par><par>
<line>
who perform *he*r a*tivities in
</line>
<line>
the city dump Icó *n the state o* Ceará. For this was use* a*
</line>
</par><par>
<line>
me*hod*logy the Na*ra*ive* o* *ife Stories, wh*c* arise as a
</line>
<line>
possibili*y for individuals to
</line>
</par><par>
<line>
*xp*e*s
</line>
<line>
the va*iou* characte** th*t *ake up thei* i*entities, seen her* as m*****rphose* in
</line>
</par><par>
<line>
search of emancipat*on. Through the analysis of
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
narrati**s of three c**l*ctors i* the
</line>
</par><par>
<line>
surv*y, i* was *b**rved t*a*
</line>
<line>
the gro**ing arose p*imarily
</line>
<line>
as an alterna*ive agains* *he
</line>
</par><par>
<line>
*n*mpl*yment and the poss*bility of *erso*al fulfillm**t from the co*sumption of *aterial
</line>
<line>
go*ds. W* be*i*ve *hat this study m** c*use reflectio*s ** the way* in wh*ch w* recogn*ze
</line>
</par><par>
<line>
th* *o*lectors of **cycla**e materials and the i*plicat*on* for the li*es of these subj*cts, as
</line>
</par><par>
<line>
well *s mark the re*o*ni*ion *hat shou*d hav* by rights tha* *r* *ostly d*nied.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Rec*clabl* mat*rial colle*tor. Id*n*it*. *arra*ives of life history.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 13, n. *, a*t. 12, *. 209-2**, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.f**net.c**.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Co*s*rução Identitária d*s Catadores de Ma**r*ais R*ci*láv*is *e Icó (Ceará)
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
1 *NT*ODUÇÃ*
</line>
<line>
Par***do de uma *erspectiv* que *ompreende a identidade humana enquanto um
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso *ocial e histórico, ou seja, enq*anto metamorfose em
</line>
<line>
b*s c a de
</line>
<line>
emancipação
</line>
</par><par>
<line>
(CI*MPA,
</line>
<line>
1987),*uscamos apresent*r n**se text* c*mo oco*rem os p*ocessos *de*t*t*rios
</line>
</par><par>
<line>
*os catad*res *e *ater*ais recicláveis *a cidade de Icó, *o est**o do C**r*, e as **plicaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
do reco*hecimento nesse
</line>
<line>
*ro*ess*. Ne*se co*te*to, utilizamos as narrativas de h*stó**a *e
</line>
</par><par>
<line>
vi da
</line>
<line>
como
</line>
<line>
base *a*a essa com**eensão. Essa form* de análise d* narrativas apa**ce, de
</line>
</par><par>
<line>
ac*rd* c*m Lim* (2010), co*o u*a *ossibi*idadede expressã* da iden**dade do* *ujei*os, em
</line>
<line>
nosso *a*o, a ident*dade de cat*dores de m*te*ial recic*ável, pej*rati*a*e*te recon*ecidos
</line>
<line>
com* cata*ores de lixo.
</line>
<line>
De acordo com algu*s autores, co*o O*ive*ra e* al. (2007), Mo*aes (20*8) e Ca*mo
</line>
</par><par>
<line>
(2009),
</line>
<line>
o
</line>
<line>
catador de lixo tem
</line>
<line>
constr*í*o identidade* marcadas por pro*essos **e env*lvem
</line>
</par><par>
<line>
estigma e e*clu*ão, pel* *ato de, muitas veze*, as s*as ativ**ades com o li*o serem
</line>
<line>
dir*tamente assoc*a*as com sujei*a e i*u**lidade. P*ra eles, a identida*e do catado* tem s*do
</line>
<line>
*ons*ruída a parti* de c**act*rísticas negat*vas, dep*ecia*ivas, q*e **lminam com a
</line>
<line>
desvalorização dessa ativida*e.
</line>
<line>
Na contr*mão diss*,ques*ões conte*p*rân*as, que env*lvem pr*bl*máti**s vo*tadas
</line>
<line>
às pre*cupa*õe* *mbien*a*s, têm-nos p*rm*tido observar novas formas de reconheciment**o
</line>
</par><par>
<line>
*ssociar o *a*ador *omo um
</line>
<line>
importante a*ente que cont*ibui *o* ess* *r*cesso.Como
</line>
</par><par>
<line>
assi**la * Institut* *e *es*u*sa Econô*ica *p*ica*a (IPE*), 2013, o ca*ador e*erce uma
</line>
</par><par>
<line>
enorme impor*ância de utili*ade públ*ca ao retirar *s materia*s
</line>
<line>
das rua*, lixões * *terros
</line>
</par><par>
<line>
sanitár*os d*s cidades. P*reira (2013) relat* que o Brasil *inda é ** país com deficiência de
</line>
<line>
administração da coleta selet**a, o qu* tor*a, ai*da mais, o trabalho de catação *xtrem*mente
</line>
</par><par>
<line>
necessário, e esta realidade p*rec*, pe*o me*os t*oricame*te, estar levando, ** um la**,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
uma mai*r valorizaçã* * a u* sentimento *e orgulho pe*a profissão.
</line>
</par><par>
<line>
Por *utro lado, obser*a-se um sent*ment*
</line>
<line>
contraditóri* vivencia*o po* muitos que é,
</line>
</par><par>
<line>
*o mesmo tem*o em que reconhe*em a impo*tân*ia, até mesmo
</line>
<line>
social, d* sua ati*id**e,
</line>
</par><par>
<line>
s*ntem-se *ec*nhecidos per*ers*mente (LIMA, 2010) qua**o
</line>
<line>
se confrontam com a*
</line>
</par><par>
<line>
co*dições de trabalhos pre*árias *ue viven*ia*, os direitos
</line>
<line>
ne*ad*s e
</line>
<line>
os preconceitos
</line>
</par><par>
</page><line>
enfrentados.*sse se*tim*n*o fic* *viden*e *a f*la de uma cat**ora de materiais reci*lá*eis do
</line>
<line>
lixão de Icó (Ce), q*e *egundo ela:
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**i*a, *. 13, n. 3, art. 1*, *. 209-22*, mai./jun. 2016 ww*4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. L. Bra*il, A. F. Lima, B. O. Santos
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
(...) eles precisam saber que a gente n*o é * lixo. *or que *u*ta gente *ra*a a gente
</line>
<line>
como se fo*se. Aqui **smo onde eu moro, p*r*ue eu t*abalho com li*o que nem di*
</line>
<line>
eles n*, quer diz*r eles não dão valo* aqu*l* al*, e hoje o meio *m*iente tá *cima de
</line>
<line>
tudo, quer dize* o pessoal da classe, da no*sa *las*e n*o valoriza, *hama de li*eiro,
</line>
<line>
*té o próprio dono da re*icl*gem é lixeiro, quer d*ze* eles não s*be* o que é que
</line>
<line>
significa o ramo *e reci*lagem.
</line>
<line>
Nesse sentido, acreditamos s*r pertinente d*s*ut*r as questões que *nv*lvem as fo*ma*
</line>
</par><par>
<line>
de reconhecim*ntos **f**ntadas pelos catadores de m*térias
</line>
<line>
reciclá*eis, tomando como
</line>
</par><par>
<line>
recorte aquel*s q*e realiz*m suas
</line>
<line>
atividades no lixão de Icó (*e), fazen*o um* articu**ção
</line>
</par><par>
<line>
*eórica c*m *utores *ue *os a*udam a ter u*a visão *a*s a*pla * complexa acerca
</line>
<line>
*essa
</line>
</par><par>
<line>
temática.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Da i*e*tid*de de "ca*ado* de li*o"à de"cat*dor de ma*e*ial reciclável"
</line>
</par><par>
<line>
A identidade enq*an*o *ons*ruída nas relaç*es sociais é p*od*t* de *ma h*stó**a d*
</line>
<line>
vida form*da p*r personagens que e*tão em constante ativid**e produzi*do biografias. "*ada
</line>
</par><par>
<line>
***grafia d*ve *dquirir uma histór*a única, *ue possa ta*to i*ent*fi*á-lo
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
s*ngularidade dota*a de direitos indivi*uais qu*nto um*
</line>
<line>
universalidade que e*pressa uma
</line>
</par><par>
<line>
coletividade" (LIM*, 2010, p.152-*53).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o Movim*nto Nacional *e Ca*ado*es d* Materiais **cicláveis (MNC*), em
</line>
<line>
2005, o catador se cara*teriza com* * cam*da socia* mais pobre, *ar*inaliz*da e exc*uída da
</line>
<line>
população br*sileira, aprese*tando *m **st*ric* de so**imento e de injus*iça **cial.À medida
</line>
</par><par>
<line>
que vão surgindo
</line>
<line>
novas q*estões que visam a u* maior cuida*o ambienta*, o catador de
</line>
</par><par>
<line>
m*t*rial reci*láve* *em gan*a*do nov*s formas de reconhecime*t*, o *** *ão ex*lui,
</line>
<line>
contudo, as já ex*stente*, pe*meadas de preconce*tos e *x*lusão.
</line>
<line>
A partir de 1990, hou*e u*a aceler*da **vul*ação do trabalho do cata*or, pa*s*ndo a
</line>
<line>
ser "visto e ampar*do" pel* Esta*o, ainda que l*n*e d* *orma *dea*. Sua inclusão foi
</line>
</par><par>
<line>
intensificada nos di*erso* projetos e pr*grama* do governo com **eo*upações socia*s,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde, acess* às universidades e outros. A *arti* *aí, foi despertada a atenção p*r *rga*izá-lo*
</line>
</par><par>
<line>
em grupos, a fim de alcanç*r um forta*ecimento, certa
</line>
<line>
ind**endência e *utogestão.
</line>
</par><par>
<line>
Começaram a surgir, assim, a* associações e as cooperat*vas de trabalho,
</line>
<line>
com o obj*tivo de
</line>
</par><par>
<line>
melhorar a qual*dade d* vida desses t*a*a***dor*s (PI*HEL, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 12, p. 209-227, mai./jun. 2016
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*ns*rução Identitária dos Catad**es de Ma****a*s Reci*l*vei* de Icó (Ceará)
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
Há uma ten*ativa, c*da vez m*is *ntensa, de muda* os termos catador "de lix*"para o
</line>
<line>
"*e m*teriais reciclá*eis", na te*t*tiva d* promover uma re*significação dessa atividade. Este
</line>
<line>
ú*timo *ante*ia uma *mag*m associada *o cuidad* am*iental e ao trabalho *ormatizado.
</line>
<line>
Acredita-se q*e es** preocupaçã*é, se* dúvi*a, i*p*r*ant* p*ra a construç*o da identida**
</line>
<line>
desse* ind**íduos, pois c*mo afirma *iampa (1987) "inte*ioriza*os aqu*lo que os outros nos
</line>
<line>
atribue* d* *al forma q*e se to*na algo n*sso" (p.*3*), ou ainda como sugere Lima (201*) ao
</line>
<line>
***er que a interpretaç*o que o indivíduo faz *a *ealidad* é antes *ma ant*c**aç*o do disc*rso
</line>
<line>
int*rnalizado.A f*la de ** *os entr*vistados no lixão i*ustra es*a transformaçã*:
</line>
<line>
(...) a pess*a **abalha no lixo ma* ningu*m *ata lixo, a gente *ata mat*rial reci*lável,
</line>
</par><par>
<line>
lixo a gente *á joga fora que é terra, é
</line>
<line>
baga*o de pau, mas nós catamos
</line>
<line>
mate*ial
</line>
</par><par>
<line>
reciclável, * senhor *á é por f*ra, a *eciclagem é mu*to bo*, é *ma coisa *oa, é bom
</line>
<line>
de se trabalha*, o *ue impo*ta é t*ab*lhar!
</line>
<line>
A sociedade *stabelece diferen*es cat*gorias d* pe*soas que podem ser nela
</line>
<line>
*ncontra*as, ca*a *ual com s*us atr*but*s e com suas informaçõe* s*ci*is (GOFFMA*,
</line>
</par><par>
<line>
2004).
</line>
<line>
* infor*ação social é transmitid* po*
</line>
<line>
signos (cara*t*ríst*cas, com*or*ame*tos,
</line>
</par><par>
<line>
expressões cor*orais) que podem co*pletar a image* que a sociedade p*ssui de um
</line>
<line>
dete*m*nado indivíduo. * símbolo é um *ipo *e marca que *arac**riza o homem, ser marcado
</line>
<line>
p*lo lixo é di*erent* *e ser *arcado pelo re*iclável. O prim*iro é"jogado fora". O segundo é
</line>
<line>
reuti*izável.
</line>
<line>
Contudo, * preciso que as mudanças nas formas de reconhe**men** ocorram para além
</line>
<line>
dos c*nc**tos. N* fala, a seguir,outra catadoraassinala como o processo de discrimina*ão
</line>
<line>
*n*ren*ado é evidente.
</line>
<line>
* g*nte é muit* dis*riminado. Eu comprava um produto p*a revender a uma pessoa,
</line>
<line>
aí quan*o ela m* v*a *a rua catan*o e*a não falava comigo * quando eu es**va em
</line>
<line>
cas*, q*e eu estava *anha**, limpinha ou então qu*n*o ela chegava com a
</line>
</par><par>
<line>
mercad*ria *ue
</line>
<line>
ela sabia
</line>
<line>
que eu era paga*eira * ia paga* era o ma*or amor do
</line>
</par><par>
</page><line>
mundo. Quando eu estava na rua ela virava a cara, ela virava o ro*to pra mim como
</line>
<line>
tipo *ssim, eu *ão *onheç* e**a p*sso* né, quer dizer isso é uma discrimin*ção, n*?
</line>
<line>
2.2 Identid*de c*mo *e*amorfose humana
</line>
<line>
Autores con*emp*r*ne*s com* *ic*eur (1991); Calh*un(19**); Foucau*t (1990);
</line>
<line>
Al*of*, Herme*-García, Mohanty, Moya (20*6); **coff (2006) e Perei*a (20*2) têm afirm*do
</line>
<line>
que o interesse na comp*ee*sã* da identidade, seja ela *ndividua* ou coletiv*, tem estimulado
</line>
<line>
as pesquisas ba*eada* em tes*emu*hos, diários p**soais, au*obi*grafias e outr*s fontes de
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 209-227, **i./jun. 2016 *ww4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. L. B*a*il, A. F. *im*, B. O. Santos
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
expe*iência **mana. *omo ass**alaram Lima e Ci*mp* (201*, p. 1*), "a que*tão
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
id*ntidade s*cia* tem
</line>
<line>
causado di*ers*s incômodos no *un*o acadêmico
</line>
<line>
con*emporâne*,
</line>
</par><par>
<line>
sobretudo pa*a * psicanálise, s*ciologia, ciência p*lític*,
</line>
<line>
antropologia, h*stória,
</line>
<line>
literatura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**icolog*a". Iss*
</line>
<line>
*orque o uso *omum *o te*mo ide*tidade, qua*e se*pre, *em apresentado
</line>
</par><par>
<line>
uma v*r*abi*ida** conc*it*al q*e torna dif*cil *eu uso **m uma d*vida contex*ualiz*ção.
</line>
<line>
N* B**sil, a temática da ***ntid*de tem ocu**do espaço d* destaque nas pesqu*sas da
</line>
<line>
*si*o*ogia So*i**, em especi*l com aque*as que trab*lham baseadas numa perspect*va de u*a
</line>
</par><par>
<line>
Psicolo**a Soci*l C*ítica. Nesse cenári*, Ciam*a apa*ece como um
</line>
<line>
do* pi*neiros ao
</line>
</par><par>
<line>
apresen*ar, ainda em meados
</line>
<line>
**s anos de 1980, uma co*cepção d*
</line>
<line>
ident*dade crít*ca aos
</line>
</par><par>
<line>
modelos e*sencialistas e **istalizados a*é ent*o **ili*a*o* *ara *nal***r a história dos s*jeitos.
</line>
<line>
Ciampa (1987) diz q** quando se afirm* a materialid*de da iden*idade, v*-se que as
</line>
<line>
for*ações materiais particu*ares existem ** relações recíprocas u*iversais. Ao afirmar sua
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo**lidade,
</line>
<line>
*ê-se que cada momento *ambém existe em relaçõe* recíprocas, com* uma
</line>
</par><par>
<line>
*nfinid*de de momentos t*m**ralmente di*tintos. Ao afirmar a co*cretude da identidade, que
</line>
<line>
se desenvolve pelo des*j* e pelo trabalho, *econhece-se, n**e*sa*iame**e, sua sociabilidade e
</line>
<line>
*is*oricidade.
</line>
<line>
Ciampa percebe * iden*idade como m*tamorf*s*, sustentada por sucessivos
</line>
</par><par>
<line>
re*on*ecimentos. Pa*a e*e, * linguage* não é utiliza**
</line>
<line>
com fa**l*dade, como ati*idade
</line>
</par><par>
<line>
exercida pelo suje*t*, aca*a-se us**do, assim, substantivos
</line>
<line>
que cria* a il*são de *ma
</line>
</par><par>
<line>
su*stânc** d* que o indivíduo seria dotado, que se exp*e*saria atr*vés de*e. *sso se to*n* claro,
</line>
</par><par>
<line>
até *esmo ao long* deste tra*alho,
</line>
<line>
quan*o seutiliza o substan*ivo "****dor" para * sujeito
</line>
</par><par>
<line>
que e*erc* a a*ividade de "catar"."Eu di*o pras **ssoas ter mais consideração, *ais respeito,
</line>
</par><par>
<line>
porque além ** ter um c*tador a** c*t*ndo,
</line>
<line>
tem um ser
</line>
<line>
*umano né, *ntes d* t*do * u* ser
</line>
</par><par>
<line>
huma**", essa é uma das fa*as *e uma cat*dora e que evidencia esse pro*ess* de
</line>
<line>
rec*n*ec*mento que se dá at*a*és do outro, *e modo que "o in**víduo n*o é mais a***: ele é o
</line>
<line>
que faz" (*I**PA, 1**7, p. 1*0).
</line>
</par><par>
<line>
Para esse autor, * id*ntidade hum*na se expressa *or meio de personagens e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a**iculaç*o *ele* é q*e vai compor a identidade do s*jeito. Nesse sentido, "as personag*n* são
</line>
</par><par>
<line>
momen*os da ident*dade,
</line>
<line>
degraus q*e se sucedem, **rculos
</line>
<line>
que se vo*tam sobre si em um
</line>
</par><par>
</page><line>
*ov*ment*, ao mesmo tempo, de progressão e *e *egressão" (CIAMPA, 1987, p. 198). Desse
</line>
<line>
modo, a* longo *essa pesquisa, *n**ndemos que o mo*o d* se apr**e*tar enqua*to catad*r de
</line>
<line>
materi*l recic**vel * a*enas um dos in*ini*os *odos possíveis de c**a um dos três sujei*osque
</line>
<line>
foramentr*vistados.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*in*, v. 13, n. 3, art. 12, *. 209-2*7, mai./jun. 2016 www*.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Construç*o Ident*tária dos Catadores de Materiais Reciclávei* de *có (*eará)
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Na medida que nos apr*sentamos c*mo repr**entantes de nós mesmos, tor*a-s*
</line>
<line>
impossível vi*e* sem p*rs*nagens, de*se modo *odemos enten*e* a identid**e tam*ém como
</line>
</par><par>
<line>
his*ória. Diant* d*sso, o m*tod* utilizado para t*r
</line>
<line>
acesso às
</line>
<line>
*istórias do* cat*dores deu-se
</line>
</par><par>
<line>
através da Narrativa de Hist*ria *e Vida,que surge como possibilidade
</line>
<line>
para os i*divíduos
</line>
</par><par>
<line>
*a*arem sob*e *i, sobre s*as identidad*s. As narrat**as são en*e*dida* como possibi*idades de
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentaçã* de identidades, já que, nelas, *s sujeitos podem s* exp*es*ar através
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
person*gens
</line>
<line>
qu* bu*ca* re*onhecimento
</line>
<line>
em um processo d* m*ta*orfose. A *dentidade
</line>
</par><par>
<line>
pode ser com*ree*did* a *artir da cons*ru*ão da tra*etória ** vida de c*d* narrador (LI*A,
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
Em consonância **m esse pensa*ento, outros au*ores c*mo T*ylor (2005) e Straub
</line>
<line>
(2009) afi*m*m que a *ons*rução do sujei*o pa*sa pela compr*ensão **nuc*o** *e sua *ist*r*a
</line>
<line>
de v*da, ou seja, para a fo*mação *e uma identidade, faz-se necessário entender * vida *om*
</line>
<line>
uma história em *esenvo*viment*, em u*a n*rrativa. Esta permit* que o s*jeito encontre
</line>
<line>
sentido em sua vida, em su* existência. Narrarvai para alé* de co**ar uma simples história,
</line>
<line>
contem*la o recordar que está associado à memória das exper*ências vivenc*adas. P*ra
</line>
<line>
R*coeu* (*00*), épo**ível con*ecer a ide*tidade pela narrativa, nesta, os sujeitos elaboram sua
</line>
<line>
tra*a, escolhem se** pers*nagens, interp*etam a si mesmos e tomam decisões.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse pr**esso, de aco*do co* Lima (2**4), o en*revistador tem um
</line>
<line>
p*pel
</line>
</par><par>
<line>
fundamen*al, pois ele não é apenas um simp*** expectador ** história, ele é uma testemu*h*
</line>
</par><par>
<line>
do sof*imento,
</line>
<line>
a*gu*m
</line>
<line>
que se relaciona com o e*trevistado de maneira ética e res*onsável.
</line>
</par><par>
<line>
S*uza (2**7) assinala que o *esquisador não deve se limitar a*enas à desc*ição e à escrita. É
</line>
<line>
im*ortante, princi*al**nte, que ele man*enha perante o entrev*stado *ma es*uta se*sível com
</line>
<line>
o objetivo de c*m*reendê-lo melhor.
</line>
<line>
Ao lo*go de todo esse estudo, todas as *xi*ências étic*s foram *tendidas. A pesquisa
</line>
<line>
*oi **gistrada *o S*stema Naci*nal de *nformação sobre Ética em P*s*ui*a envo*ve*do Seres
</line>
<line>
Hum*nos (SISNEP) e encam**had* a* Comitê de É*ica *m Pesquisa (C*P) da Universidade
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral *o Ceará (UFC). Al*m diss*, t*dos
</line>
<line>
os entrevistados *ssi*aram o Termo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Consentimento *ivre * Es*larecid*, estabeleci*o de
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
com * Re*olu*ão 466/12
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
*on*e*ho Na*ional de Saúde (BRASIL, 2012). A p*sq*isa *oi ap*o*ada pel* Comitê de Ét*ca
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, *. 1*, n. 3, art. 12, p. 2**-227, mai./jun. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. N. L. B*asi*, *. F. Lima, B. O. Santos
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
da Uni*ersidad* *ederal do *e*rá, *endo o n*m*ro3*767314.4.0000.50*4 atribuído pelo
</line>
<line>
Certificado de Apres*nta*ão para Apreciação Éti** (*AAE).
</line>
<line>
*ntes *e escutar a hist*r*a d* vida dos catadores de Icó, fez-se necessário vi*i*ar duas
</line>
</par><par>
<line>
vezes o lixão onde el*s exerciam s*as at*vid*des com o objetivo de conh*cer o e*paço
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
provoca* uma ap*oximação c*m os **tado*es do lo*a*.A f*m *e
</line>
<line>
conh*cer d* modo *ais
</line>
</par><par>
<line>
particular cada ca**dor, bu*c*u-se ouvir, bre*emente, s*as
</line>
<line>
Narrativ*s de Histór*a de Vida.
</line>
</par><par>
<line>
Depois de nosso co*vite,
</line>
<line>
ac*ita*am colab*rar co* a p*squisa do*s catadores do s*xo
</line>
</par><par>
<line>
masculino e uma cat*dora, *scolhi*os por conveniê*cia. Todos já tinham idade* acima d* *8
</line>
</par><par>
<line>
ano* e
</line>
<line>
ex*rciam a atividad* *omo principal fonte de renda. As *ntrev*s*as foram
</line>
</par><par>
<line>
semiestrutura* *om questões v*ltadas, primordialmente, para compreensão *e suas hist**ias
</line>
<line>
de vida. Tod*s f**am gravadas e tra*scritas com co*s*nt*me**o d*spar*ici*ant*s.
</line>
</par><par>
<line>
Após a *rans**ição das t*ê* en*revistas, fize*os *s an*lises,
</line>
<line>
observ*ndo
</line>
</par><par>
<line>
cuidadosamente as fa*as que apres*ntava*
</line>
<line>
semelhança* e/*u
</line>
<line>
diver*ências e realizam*s,
</line>
</par><par>
<line>
*través delas, articu*a*ões teó*icas com d*versos au*ores **e tr*ba*ham *o* * temática
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
nosso *studo.
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADO* E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
4.* Anális* das narrat**as sobre catação, identida*e e re*onhe*iment*
</line>
</par><par>
<line>
Em vá*ios momentos da nar*a*iva, os sujeit** da pesquis* ap*esentaram li*gua*e* e
</line>
</par><par>
<line>
co**ortam*nto semelhantes. Acreditamos
</line>
<line>
qu* isso geralme*te
</line>
<line>
aco*t*c* em decorrência *as
</line>
</par><par>
<line>
r**aç*es estabelecidas no ambiente de *rabalho, ao influ*nciarem os comp**tamen*os,
</line>
</par><par>
<line>
expectat*va*,
</line>
<line>
linguagem e af*to. Os*elatos *oramvisivelmen*e t*anspassados p*la qu**tão *a
</line>
</par><par>
<line>
pobrez*, cada um do *eu mo**. A fo*e que enfrentar*m foi um tema pr**ente nas tr*s
</line>
</par><par>
<line>
narrativas. Paugam (2011) ente*de que * po*reza * considera*a
</line>
<line>
pe*a sociedade *omo uma
</line>
</par><par>
<line>
cond*ção intolerável e *e inferi*ridad*, e, p** isso, aqueles que *az** part* dessa categor**
</line>
<line>
social são de*valorizados e estigm*tizad*s.
</line>
<line>
As pesq*isas feitas *or Vieira (*011) mostr*ram uma rela*ão di*et* entr* a pobre*a
</line>
<line>
en**ent*d* na *nfância, o *rab*lho infantil * a dificuldade de acesso educacional, rel*ção e*sa
</line>
</par><par>
<line>
bastante
</line>
<line>
visível nas entre*ist** *ealizadas, po*s os catadores tiveram
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
infância
</line>
<line>
permeada
</line>
</par><par>
</page><line>
pela escassez *e alimento, f*lta d* roup*s, *e l*zer, assim como *e uma educa*ão ade**ada.
</line>
<line>
Os *aixos *ndic*s de escolaridade foram ju*tifi*ados por **es pela necessidade d* trab*lharem
</line>
<line>
des*e c*ianças para ajudar no *ustento fami*iar.
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. 13, n. 3, ar*. 1*, p. 209-227, mai./jun. 2016 w*w4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Constr**ão Identitária dos Catado**s de *ateriais R*cic*áveis de *có (Ceará)
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Histórias rep*t*das tam*ém *a vida de seus p*is. P*ss*r*m f*me, trabalh*ram na
</line>
</par><par>
<line>
inf*nc*a e n*o tive*am *c*sso à
</line>
<line>
educação. Nesse cenário, cabe bem *ss**ala* o *onceito de
</line>
</par><par>
<line>
mesmi*e,
</line>
<line>
desenvo*vido po* Ciampa (1994, p.22), ao
</line>
<line>
analisar a
</line>
<line>
estória de Seve*ino como se
</line>
</par><par>
<line>
houvess* uma repetição,
</line>
<line>
com* se as pesso*s *sti*e*sem sempre
</line>
<line>
vive**o a m*sm* vid* e
</line>
</par><par>
<line>
morrendo a m*sma *orte. Su**indo as**m *ma
</line>
<line>
homogeneização
</line>
<line>
absoluta, "O Severino é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
severino s**erino". A mes*ice o*orre pe*a reposição da *dentidad*, da*a co** permane*te,
</line>
<line>
geran** uma aparência de não metamor*ose.
</line>
<line>
O não acesso es*olar aparece como um *os f*t*res resp*nsáveis pela inserção do
</line>
</par><par>
<line>
cata**r *m outr*s ati**dades
</line>
<line>
que *ão ex*jam escolarida**. * li*ta de tr*ba*ho inf*rmal
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
extensa, *ai de**e empreg*da doméstica e *end**or a*t*nom* até moto-taxista. Vieira (2011)
</line>
<line>
cham* ate*çã* ao *izer qu* *u**a* pesquisas revel*ram que mulheres * h***n* c*tadore*,
</line>
</par><par>
<line>
antes d* trabalho com cataç*o, costumam ex*er*mentar outros trabalhos que são *ouco a
</line>
<line>
qualificados.
</line>
</par><par>
<line>
*ssa diversidad* d* at*vidades prof*ssionais, segundo *les, ocorreu *m cond*ções
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
do**nação. Narrara*
</line>
<line>
q*e em t*dos *s empregos **e*cidos
</line>
<line>
foram *umilhados, *lém
</line>
</par><par>
<line>
*i*so*entiam-se **svalor*zados en*ua*to sujeitos d* direito*. Os r*lat*s mostra*am a presença
</line>
<line>
de um sentim*nto de expl*raçãoaque er*m s*bmetid*s, vivenciado p*r cada *arrad*r d*an*e
</line>
</par><par>
<line>
de vá*ios trab**hos "desu*anos" que ele* precisaram exercer exa*st*vamente *m busc*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sob*evi*ência. Seu* pat*ões/superi*res *xigi*m *uit* e**or*o e em *r**a of*reciam
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
**qu*no salário.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sen*i*o, entend**os dom*nação **mo um tipo de relação *stabeleci*a entre as
</line>
<line>
p*ssoas que se dá e* con**ções de desigualdade e injustiça, em *ue ** se apodera do po*er
</line>
</par><par>
<line>
do o*tro (GUAR*SCHI, 2008). Na*raram que
</line>
<line>
pior do que a div**s*dade de tr*balhos
</line>
</par><par>
<line>
exerc*dos em condiçõ*s de ex*loração, foram os des*mprego* q*e ti*eram que enfrentar. Essa
</line>
</par><par>
<line>
*itu*ção é *omeada p*r Pau*am (2*11) co*o desqualificaç*o social, ocorr* quan*o e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indivídu* (h*je u*a
</line>
<line>
grande parc*la *opulacional) é e*pulso **a**tivamente
</line>
<line>
do merca*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Obse*vou-s* que a *pção por trabalhar com * ativ*dade de catação, nas trê* histórias,
</line>
<line>
surgi* c*mo uma alte*nat*va ao d*sem*rego, ass*m como pel* necessidade de su*sistência, de
</line>
<line>
aquisição *e ben* materiais. Nesse *entido, ao longo dess* estudo, perc*b*mos que * cata*or
</line>
<line>
geral*ente f*z parte de uma *rescen*e massa d* desempregados. Sã* pess*as que, *ela baixa
</line>
<line>
escola*idade, condiçã* *ocial, ou até mesmo *ela idade, não consegue* luga* no m*rcado
</line>
</par><par>
<line>
formal de trabalho. Muitas vezes, o que ocorre
</line>
<line>
ainda que elas p*ecisam *e submet*r, *ela é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, *rt. 12, p. 2*9-227, ma*./jun. 20*6
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. N. L. Bras*l, *. F. Lima, B. O. *antos
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidade que enfrentam, a ** te*rí*el processo de **ploração no me*cado da *eci*lagem,
</line>
<line>
a*ravés dos intermediário* que *agam *a*ores *u*to *baixo do espera*o (PINHEL, 2013).
</line>
<line>
Contrarian** em *arte a pes*uisa m*nci*nada acima, os c*tador*s entre*ist*dos n*sse
</line>
</par><par>
<line>
estudo t*ve*am uma his*ór*a de sofr*mento de *xtrem* pob*eza, mas, após * e
</line>
<line>
ca*ação *o
</line>
</par><par>
<line>
*ixão, afirmaram conseguir mant*r suas famílias de mod* mai* adequado, com u*a
</line>
</par><par>
<line>
alimentação melhor,
</line>
<line>
uma e*uc*ção regular e podendo *dquirir alguns ben* de consumo
</line>
</par><par>
<line>
(moto, ca*r*, celular de qu*li*ade, vez ou out*a c*nseguindo sa*r *ar* pas*e**). Na* três fa*as
</line>
</par><par>
<line>
qu* evidenciaram a conquista dos *en* matérias *oi
</line>
<line>
*ossível perceber u* **n**ment* d*
</line>
</par><par>
<line>
orgulh* pe*a prof*ssão.
</line>
</par><par>
<line>
*utro importa**e f*to* *ar* o desenvolvi*ento *a a*ivida*e é o sentimento de
</line>
<line>
au*onomia qu* surgiu em cada *m dos catadores. Re*ataram a *nor*e sa*isfação em trabalhar
</line>
</par><par>
<line>
de maneira indep*ndente, sem necessidade de se sub*eter * n*nguém, evita*do a
</line>
<line>
ass*m a
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção
</line>
<line>
d* dominação **trão/empregado, já que *les podiam ger*r seu mod* de trabalhar,
</line>
</par><par>
<line>
reali*ando a atividade sem qualque* interfe*ê*c*a, estabele*end* suas *egras de
</line>
<line>
fun*ionament*, c*mo dia e horários d* trabalho. Ent*etant*, questionamo-no*, que au*on*m*a
</line>
<line>
s*ria **s*? *ma vez que a eles *ão é permitido a*oecer, s*frer um a*i**nte, ter acesso ao
</line>
</par><par>
<line>
lazer, po*s a renda para sustento f*milia* su*ge exclusivamente do trabalho diário
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incansável.
</line>
</par><par>
<line>
Das ma*o*es dificu*dad*s en*ontra*a* no* lixões *essaltadas pelos entre*ist*dos, e**á o
</line>
<line>
mau chei*o, a pr*sen*a de *nimais mortos, *oscas, insetos, urub*s, *nimais doentes, assim
</line>
</par><par>
<line>
como o*jetos perfu*antes, fe*e* * gases *óxic*s presentes em todo
</line>
<line>
* loca*, *ornando-*
</line>
</par><par>
<line>
**sagradável * sus*etível a doe*ças como resfriado*, gripes, infecções e acide*tes de trabalho.
</line>
<line>
Pro*l*matizamos se seria esse u* ambiente em que * home* rec*beria c*ndições de ser
</line>
<line>
h*mano? Se os acidentes de tra**l*o *u* enfrentam r*cebe* * *tenç*o que, por *ireito,
</line>
</par><par>
<line>
*everi* ocor*er? O E*t*do c*nhe*e essa realidade, sociedade também, **s parece que a
</line>
<line>
ninguém se r**ponsabiliza por essa situação. Algumas leis foram elabora*a* e at* divulgadas,
</line>
</par><par>
<line>
porém
</line>
<line>
poucas açõe* efetivas fo*am re*lizad*s p**a modif*car defi*iti*ame*te esses
</line>
</par><par>
<line>
pr*bl*mas.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de u* *spaço inapropr*ado para o trabalho, as narrativa* trouxera* o lixão
</line>
</par><par>
<line>
como um
</line>
<line>
local de *onst*u*** de vínculos e de rel*ções int*rpessoa*s. Para os c*ta*ores,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
in*imid*de do dia a dia tr*nsformou os trabalhado*es em u*a "famíl*a g*ga*te". Com* bem
</line>
<line>
a*sinal*ram Berger e Luck*ann (2004, p.7*),"é *mpossível que o hom** se desenvolva como
</line>
<line>
homem no isolamen**, igu*lmente é im*os**vel que o home* isolad* *roduza um ambiente
</line>
<line>
humano".
</line>
<line>
*e*. *SA, Teresi*a, v. 13, n. 3, ar*. 12, p. 209-227, *a*./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Co*strução Identitária dos *atad*res de Ma***iais *ecicláveis de Icó (Ceará)
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
U* dos fa*ores negativos que tiveram bastant* expressão nas anális*s das ent**vistas
</line>
<line>
diz respeito*o preconce*to *ue os catadores enfrentam. Algumas pes*o** os trata* bem,
</line>
<line>
aju*a* *epa*ando o mate*ial e *ntregam em suas próprias cas*s, mas uma *oa **rt* não os
</line>
</par><par>
<line>
*espeita, nem reconhece
</line>
<line>
a impo*tância de s**s a*ividade*, nem mesmo enqu*nto se*es
</line>
</par><par>
<line>
*umanos. Na*r*ram que, co*s*a*temente, sã* tratados com indifere**a, ig*orância e até com
</line>
<line>
xingam*nt*s. Os três re**t*s co**r*vara* que * socie*a*e ainda apresenta atit*des negati*as
</line>
<line>
e* r*lação ao c*tado*. Isso devido * um estigm* que não foi r*ti*ado e que permanece: de um
</line>
<line>
ser *ujo, sem v**or e sem utilid*d* e que, assim como um lixo, *eve ser d**cartado.
</line>
<line>
A pesqu*sa de Filardi, Siqueira e Binotto (20*1), realiza*a com v**te e um ca*adores
</line>
</par><par>
<line>
*obre *u** relações com a so*ieda*e,
</line>
<line>
co*rob*ra, de certa f*r*a, *om a nossa pesquisa. *s
</line>
</par><par>
<line>
dado*
</line>
<line>
*n*ontrados foram: 43% dos entrevistados avaliaram que * sociedade *eco*hece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importân*i* da a**vi*a*e
</line>
<line>
de ca*ação
</line>
<line>
e, por isso, muitas veze* os ajudam a guardar e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organiza* o lixo, *as, para ou*r**
</line>
<line>
5*%, a s*c*e*ade desvaloriza e até hu**lha *atado*, o
</line>
</par><par>
<line>
associ*ndo o traba*ho a pes*oas su*as, mostrando p*econceito e deboche.
</line>
</par><par>
<line>
O cat*dor, mesm* exerc*ndo sua atividade *ue é de extrem* impor*â*cia
</line>
<line>
am*ien***
</line>
</par><par>
<line>
(retira do meio *mbiente um p*oduto que l*varia anos para se de*ompor), te* a sua ima*em
</line>
<line>
estigmatizada *ocialmente, são reconhe*ido* perversamen*e, inc*uídos pel* pr*pr*a
</line>
<line>
e*clusão.Sawaia (2011) conta qu* a socie*ade inclui *ara excl*ir, assim o pr*cesso de
</line>
</par><par>
<line>
inc*usão a que muitas categ*rias
</line>
<line>
estão subm*tida*, muitas vez*s, mostra-se il*sório, * um
</line>
</par><par>
<line>
re*lexo de uma **cieda*e desigual.
</line>
</par><par>
<line>
*ara Jode*et (**11), pode*os enten*er o proce*so de exclusão a* *nalisar as
</line>
<line>
interaçõ** interpessoais. No caso dos catad*res, t*dos ele* costuma*am inte*ag** apena* com
</line>
</par><par>
<line>
seus fami*i*re*
</line>
<line>
(qu* *ambém exerciam a cata*ão), *om
</line>
<line>
algun* vizinho* (localiza*os
</line>
<line>
em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ba*rro pobre da cidade) e com os
</line>
<line>
companheiros d* trabalh* (*o lixão). Percebe-se *m s*us
</line>
</par><par>
<line>
relatos *ue eles n*o eram
</line>
<line>
b*m ace*tos em outros es*aço* *a
</line>
<line>
cid*de, p*in*ipal**nte quando
</line>
</par><par>
<line>
vestidos c** a roupa
</line>
<line>
(simples, suja,
</line>
<line>
fe*orenta e m*itas **zes r*sgada) d* *rab*lho. A
</line>
</par><par>
<line>
sociedade estabelec** um padrão de bele*a e l*mpe*a qu* muitas vezes produz uma separação
</line>
<line>
e*tre o catad** e asociedad*.
</line>
</par><par>
<line>
Miura * *aw*ia (***3) entendem * cat*dor a partir de
</line>
<line>
uma p*r*pectiva sociológic*.
</line>
</par><par>
<line>
*ara *les, o **e ocor*e é um pr*c*sso de inclusão perversa, po** as p*ssoas marginalizadas e
</line>
<line>
excluídas **o i*se*idas n* soci*d*de **ravés do t*ab*lho, * cataç*o d* material *e*icláv*l,
</line>
<line>
ati*idade estigma**zada e mar*inalizada. *ssas pesso*s são incluíd*s, mas de *aneira
</line>
</par><par>
<line>
perver*a, p*is e*se trabalho
</line>
<line>
não é uma es*olha, mas
</line>
<line>
apa**ce, na maioria d** *ezes, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
única op*ão que po*suem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 13, n. *, a*t. *2, *. 209-227, *a*./jun. 201*
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. N. L. Bra*il, A. *. *ima, B. O. *antos
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
O ca*ador ainda não possui um retor*o financeiro adequado g*ra*tido pelo trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo apres**tado
</line>
<line>
**s narrativas, *uem sempr* sai *anhand* no mercado lu*rat*vo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**c*clagem é *
</line>
<line>
gra*de em*resário. Contu*o, mesmo sendo marcados por di*cri*inaç*es, os
</line>
</par><par>
<line>
tr*s entrevistado*, ao serem i*dagad*s sobre o mo*o como reco**ec*m * impo*tância de *u*s
</line>
<line>
at*vida*es, disse*a* enten*ero *alor da atividade que e*ercem pa*a o meio ambiente, em*ora
</line>
<line>
isso p*r*ça não estar tão c**ro a*nda, *isto que nã* enf*tizar*m essa informaçã*, aparecendo
</line>
<line>
nos relatos sempre *m segundo plano, de*ois de indagados.
</line>
<line>
Um fato interessante para anali*armo* aparec*u na fala de um *at*dor que revelou
</line>
</par><par>
<line>
cla*ament* sentir vergonha
</line>
<line>
de sua **ivid*de profissiona* e, por isso, o lix*o *avia si*o
</line>
</par><par>
<line>
escolhido como l*cal *m que, segundo ele,
</line>
<line>
p*deria s* esconder
</line>
<line>
da sociedade. Outros dois
</line>
</par><par>
<line>
*firmam que a v***onha já fo* sup*rada e agora *êm orgulho de exerce* u* *rabalh* digno *
</line>
</par><par>
<line>
*ão reali*ar ativid*des i**cit*s. A vergon*a f** parte
</line>
<line>
dos sentimento* dos t*ês, mas com
</line>
</par><par>
<line>
intensidad*s e momen*os dife*enc*ados.
</line>
</par><par>
<line>
Souza (2009) defe**e q*e o sentimento de vergonha e humilhação ocorre devido ao
</line>
</par><par>
<line>
fato de a *atação ser
</line>
<line>
um t*abalho que todos podem
</line>
<line>
*ealizar, os *êbados, delinqu*nte*,
</line>
</par><par>
<line>
va*abundos e to*as
</line>
<line>
os membros da ralé. Miura
</line>
<line>
e Sawaia (2013) perceb*ram
</line>
<line>
em suas
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas com
</line>
<line>
catadore*
</line>
<line>
*ue todos relat**am s**ti* vergon*a em se tornar cat*do*, pois
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ti*idade era c*rregada **m car*cte*í*t*cas *eg*tivas. *ss*m,
</line>
<line>
*lguns *atadores relataram
</line>
</par><par>
<line>
preferir cat*r no lixão a c*tar na r*a, pois só ass*m eles não *icariam tão expostos ao olha* do
</line>
<line>
*utro, sendo pos*íve* se e*c*nd** e reduzi* os *reconcei*os que e*frentav*m.
</line>
<line>
Outro ponto *e destaq*e nas nar*a*ivas se refer* à fé em Deus, comu* nas na**ativas
</line>
<line>
de t*dos os c*tadores. Os personagens de*c*i*os nas h*stórias b*scavam força em Deu*, *st*
</line>
</par><par>
<line>
capaz *e r*s*lver todos os
</line>
<line>
pro*le*as, de c**ar, da* em*rego, mo*ivar,
</line>
<line>
assim c*mo r**lizar
</line>
</par><par>
<line>
todos os son*os. Ao nos apro*riar*os d* *emática, per*ebemos q*e * mu*to comum *bs*r*ar
</line>
<line>
nas p*squisas *om cata*ore* as fala* e citações sobre Deus.Exemplos di*sos*o as pesqui*as de
</line>
<line>
*or*o *t al(200*), S*nt*s e Si*va (200*) e Sousa e Mendes (2006). Não adentraremos nessa
</line>
</par><par>
<line>
questão devido * s*a
</line>
<line>
comp*exidade * ao foco dess* texto, co*tudo vale a pena refletir sobr*
</line>
</par><par>
<line>
* s s o.
</line>
</par><par>
<line>
Dad*s do IPE* (2010) assin***r*m
</line>
<line>
que o f*turamento
</line>
<line>
a*quiri*o com a recicla*em
</line>
</par><par>
<line>
girava *m torno de R$ 1,4 bilhão e *$ 3,3 bilhõe* p*r ano na época da pesquisa. *lém disso,
</line>
<line>
c*nclu*u que, se todo o lixo deposi*ado e* lix*es * aterros fosse reciclado, haveria um ganho
</line>
</par><par>
<line>
*e mais R$ 8
</line>
<line>
**lh*es
</line>
<line>
na economia. Um* previ*ão mais rec*nte fe*t* pelo
</line>
<line>
Compromisso
</line>
</par><par>
</page><line>
E*pres*rial par* reci*lag*m (CEMPRE) revel** que * ne*óci* da rec*clag*m g*ran*iria, *m
</line>
<line>
2012, um faturamento ** aproximadamente R$ 10 *ilhõe* para * economia d* *aís.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*e**na, v. 1*, n. 3, art. 12, p. *0*-2**, mai./ju*. 2016 **w4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A C*nstrução *dentit*r*a dos Ca*ado*es de Mat*r*ais Reciclá**is de Icó (C*a*á)
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
Me*mo diante de tanto lucro, perc*b*mo* qu* o sist*ma da rec*cla*em é injusto para
</line>
<line>
*om os cat*dores, po*s eles são os q*e mai* tr*balham e os que me*os se beneficiam. A **ior
</line>
</par><par>
<line>
*arte da renda é destinada ao*
</line>
<line>
at**vess*dores, que estipulam os pr*ços, **mpram
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transport*m para as empresa* de reciclagem. *iante diss*, seria *ecess**io trabal*ar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reconhecim*nto * a valoriz*ção ** cat**or para
</line>
<line>
haver um cr*scimen*o da *tividad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aume*t*r os
</line>
<line>
ben****ios ambientai*. Para Miu*a e Sa*a*a (2013), o
</line>
<line>
**tador *econhec*do é
</line>
</par><par>
<line>
quanto à legalidade
</line>
<line>
profissional, por*m, ainda *ão f*i r**o*hecido quanto aos d*r*itos de
</line>
</par><par>
<line>
acesso a condições de dignas de trabalho e a uma qualidade de vid* para *l*m *a luta d**r*a
</line>
<line>
pela so*re*iv*n*i*.
</line>
<line>
5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Não existe uma história sem personag*ns e nem *á *ersonagens sem uma hist*ria.
</line>
<line>
Cada pers*nag** p*de represe*tar * identidade e * *or is*o *ue há necessidad* *e *o*hece*
</line>
<line>
cada uma em suas re*ações *ociais, pois é *ust*mente o c*njunto *e identida*es que f*rma a
</line>
<line>
soc*edade (CIAMPA, 1994).
</line>
</par><par>
<line>
As narrativ*s apr*sentadas ass*n**am que
</line>
<line>
* personagem cata*or, presente n*s
</line>
</par><par>
<line>
narrativas, faz parte da *ons*rução das identi*ade* do*
</line>
<line>
entrevi*tados em um movi*ento de
</line>
</par><par>
<line>
in*lu*ão e *xclusão, t*l c*mo *em ocorrido com muitas *ate*oria* que est*o *ubmetidas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
lógica
</line>
<line>
capita*ista (SAW*IA, *011). A *o*ma de reconheci*ento, muit*s vezes
</line>
<line>
perver*o,
</line>
</par><par>
<line>
inc*ui os indivíduos em u*a
</line>
<line>
atividade pr*fissional, a* mesmo t*mpo sem condiçõe*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
garan*ias n*cessári*s d* trab*lho, sendo red***dosunicame*te ao p*rsonag*m "catador", d*
</line>
<line>
modo a ter toda a sua h*stór*a de v**a descons*dera*a.
</line>
<line>
A categoria catadores *e ma*erial rec*c*ável e* Icó * c*ns*ituíd* de pessoas que se
</line>
</par><par>
<line>
*l*gram, sorriem, chor*m, são p*is, mães, namoram, fazem pl*nos *
</line>
<line>
trabalha*
</line>
</par><par>
<line>
const*ntemen*e em
</line>
<line>
uma lut* pela sobr*vivência, *nfrentando c*ndições inadequadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho edi*er*os preconcei*os da sociedad*.
</line>
<line>
É importante atentar para essa categoria socia* em suas necessidades e, jun*o com o
</line>
<line>
poder público, com a* universidades e com a pop*lação em geral, *r*ar estratég*a* * projetos
</line>
</par><par>
<line>
para atendê-*a. Atravé* das narrativas d*s
</line>
<line>
*róp**os sujei*os, p*rcebemo* que
</line>
<line>
algumas das
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidades mai* ur*ent** são: *e*h*r** *a qualidade d* *ida; me*h*res
</line>
<line>
condições
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
traba*ho (am*iente de ca*a*ão **e*uado-ater*o sanitár*o); *r*ação *e coo*er*tivas; *ducaçã*
</line>
<line>
da so**eda*e sobre a importân**a *o c**ador e incen*iv* do g**er** federal para au*entar e
</line>
<line>
melho*a* o t*abal*o d* cat*ção. Torna-se nec*ssár*o, aind*, q*e *st*dos sejam de*envolvidos,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. *, art. 12, p. 209-227, *ai./ju*. 2016 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. L. Bras*l, A. F. Lima, *. O. S*ntos
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
voltados para * sa*de mental dos catado*es, pois as nar*ativas apresentaram í*dices
</line>
<line>
c*n*ideráveis de catado*es usuários d* d*oga, d* álcool, com dia*nóstic* *e dep*es*ão,
</line>
</par><par>
<line>
ansied*de, *rans*o*no d*
</line>
<line>
pâ*ico e outras e as
</line>
<line>
*o*ít**as públi**s, co** estão sendo
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvi*as, ** sua gra*de mai*ria, nã* os atingem.
</line>
<line>
Vale assinalar que antes de iniciar a pesquisa, pe*sá*amo* **e a ide*tidade do catador
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
I**,
</line>
<line>
mesm*
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
*stigma*,
</line>
<line>
est*ria
</line>
<line>
adqu*rindo
</line>
<line>
um
</line>
<line>
reconhecimento
</line>
<line>
*e*a
</line>
</par><par>
<line>
*mp*rtânciaam*iental que possuem. Po**m, po* m*io de*se es*udo, foi *ossív*l perceber que
</line>
<line>
os catadore* p*uco nar*aram *sse tipo de *eco*hec*men*o, o que nos par*ce, *uit* mais, um
</line>
<line>
di*curso n*tu*alizado, exter*o e imposto do qu*, de fato, um dis**rso que nasce *a vivência
</line>
<line>
dos próprios sujeitos.
</line>
<line>
Se certas vidas sã* *onsideradas merecedoras d* vive*, de *roteção e *e serem
</line>
</par><par>
<line>
chorada* outras e
</line>
<line>
não, *ntão
</line>
<line>
essa man*ira de diferenciá-las
</line>
<line>
não pod*ria ser e*tend*da
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
um problema de i*entidade, nem m**mo de suje*to, a **estão é com* * poder forma o campo
</line>
<line>
*o qual os suj*itos *e tor*am po*síveis ou com* s* t*rna* imp*ssíveis (BUTLE*, 2010).
</line>
<line>
D*ante dos re*ultados apre*entado*, esperamosque v*rias r**lexões posam surgir, que
</line>
</par><par>
<line>
po**am*s quest*on*r o que *stá posto,
</line>
<line>
que provoqu* tensões com relação a
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
re*onhe*emos os
</line>
<line>
*atadores e as implicaçõe* de*s* r*conhecimento para os processos
</line>
</par><par>
<line>
ide*titá*i*s
</line>
<line>
deles. L*mbre*os quea da identidad* é, antes *e tudo, social e políti*a. *es**
</line>
</par><par>
<line>
maneira, *videncia-se a *ecessidade de tr**alhar esses dois â**i*os conjuntamente. É
</line>
<line>
importante não rep*oduzirmos, *m nossas práti*as diárias, situ*çõ*s que culmi*em, de alg*m
</line>
<line>
modo, *om estig*a* *m re*ação à imagem do ca*ado*, assim como é ind**pensável lutarmos
</line>
<line>
pela ga*ant***os dir*i*os à participação i*ualit*ria, di*tribuição de renda e acesso aos serviços
</line>
</par><par>
<line>
do Estado (saúde,
</line>
<line>
educação, laze*). *abemos
</line>
<line>
que essas n*o *ão conquis*as fáceis, mas
</line>
</par><par>
<line>
de*em*s ac*ed*tar nas poss*bilidade* da constr*ção de iden*idad*s que visam à ema*cipação.
</line>
<line>
Mesmo sabendo da complexidade des*a t*mát*ca e da impossibil*dad* *e es*otarmos
</line>
<line>
as dis*ussõ*s aqui, esperamo* que o p*esente trabalho tenha c**trib*ído pa*a fomenta*
</line>
</par><par>
<line>
ques*ões pro*ocar e
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<line>
novas reflexões a**rca de*se assunto, colocand*-nos tam*ém co*o
</line>
</par><par>
<line>
sujei*os implicados nesse
</line>
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processo atr*vés dos reconheciment*s qu* exer*emos e das
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i*plica*ões disso para a ident*dade desses suje**os.
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