<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 209-227, mai./jun. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.12 </line>
</par>
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<line> A Construção Identitária *os Cata*ores de Materiais Recicláveis d* I*ó (Ceará) </line>
<line> Th* Id*ntity **nstruction of **llector of R*cyclable Ma*eria*s *f Icó (Cear*) </line>
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<line> Kecya Nayane **cena *rasil </line>
<line> Mes*ra e* Psico*o*ia pela *niversidade Federa* do *eará </line>
<line> Graduação ** *sicologi* pela Faculdade *eão Sampa*o </line>
<line> E-mail: kecy*nny@bol.com.br </line>
<line> Alu*si* Ferreira de Lim* </line>
<line> Doutor em *si*ologia S**ial pel* Po*tifícia Uni*e**idade Ca*ólica de São Paul* </line>
<line> P*ofessor d* Psicologia *a Universidade Fe*era* do Ceará </line>
<line> E-mai*: alu*si*lima@*otmail.co* </line>
<line> Be*t*iz Olivei*a Sa*tos </line>
<line> Graduanda *m Psicologia na Universidade F*deral do Ceará </line>
<line> E-*a*l: *s*co_*ia@ho*mai*.*om </line>
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<row> Endereço: Kecy* N*yane *ucena Bras*l </row>
<row> Endere**: U*iversidade Federal do C*ará, Ca*p*s </row>
<row> Cariri, L**o*ató*io Inter*isciplina* *e Estudo* em Gest*o </row>
<row> Social - L*EGS. A*. Tenente R*imundo R*cha, S/N, *ala </row>
<row> 92630**-000 - Juaze*ro do Norte, CE - B*asi* </row>
<row> E*dereço: Aluísio Ferr*i*a de Lim* </row>
</column>
<column>
<row> Editor **entíf*co: Tonny Kerley de Ale*car Ro**igues </row>
<row> Artigo recebido em *5/02/2016. *ltima versão </row>
<row> recebida em *0/03/20*6. *provado e* 21/03/2016. </row>
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<row> *nde*e*o: Un*versidade Fe*eral do Ceará, Centro d* </row>
<row> Humanida*es, D*p*rtame*to de Psicologia. </row>
<row> Av. U*iversidad*, 27** - Benfic* - CEP 60*20-181 </row>
<row> *e*fica *0020181 - Fortalez*, CE. </row>
<row> E*dereço: Beatriz *liveira Santos </row>
<row> E*d**eç*: Av. da Univ*rsidade, 276* - Áre* II - CH - </row>
<row> Depart*mento de Ps*cologia. CEP: 60020-180 Fortal*za </row>
<row> *ea*á </row>
</column>
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<row> Avaliado pelo sistema Trip*e Revi*w: De*k Review a) </row>
<row> pelo Editor-Chef*; e b) Double B*ind *eview </row>
<row> (ava*iação cega por dois avaliador*s da área). </row>
<row> R**isão: Gramatical, Normativa e d* F**ma*ação </row>
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<line> Apo** e fi*an*i**ento. CNPq, *onsel*o Nacion*l de Desenvo*v*mento C*entífico e Tecnológico. </line>
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<line> K. *. L. *r*sil, A. F. Lima, B. *. Santos </line>
<line> 210 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> * </line>
<line> *d*n**dade é o proce*so que leva difere*ci*ção d* indivíd*o de todos *s outro*, à </line>
<line> assim </line>
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<line> como o influencia </line>
<line> na represent**ão de diferente* papéis sociais, tornando-* ú*ico </line>
<line> e </line>
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<line> sem*lhante ao *e*m* tempo. A identidade do catador *e materi*l *eciclável é geralme*te </line>
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<line> marc*d* por processos de estigma * de e*clusão, emb*ra * reconheci*ento quant* </line>
<line> à </line>
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<line> impor*â*ci* *e at*a*e* *omo age*te a*b**nta* ven*a *endo *ebat*do cada vez *a**. Partim*s </line>
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<line> de um* concep**o </line>
<line> *m que a iden*idade se constrói </line>
<line> atravé* dos reconhecimentos que </line>
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<line> exercemo* frente aos sujeitos. Nesse s*ntido, essa pesquisa objetiva com*reend*r como está </line>
<line> ocorrendo * processo *e co*struç*o *dent*tária dos catadores de **ter*ais recicl*veis que </line>
</par>
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<line> real*zam suas </line>
<line> atividades no </line>
<line> lixão da cidade ** Icó, no estado do Ce*rá. Para isso, foram </line>
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<line> ut*lizad*scomo metodologi* as Narrativas de Histórias de *ida, que *urg*m </line>
<line> como </line>
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<line> possibilidades *ara os i*divíduos e*pressarem *s vár*as pe*sonag*nsque compõem </line>
<line> as suas </line>
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<line> i*entidades, vistas a*ui *omo metamorf*ses em busca de emanc*pação. Por me*o das análises </line>
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<line> *as narrativas *e três catadores qu* *articiparam *a pesquisa, fo* possível observar qu* </line>
<line> a </line>
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<line> *ataçã* s*rgiu, primordialment*, como alte*nativa frente </line>
<line> ao </line>
<line> d*sem*r**o, bem como </line>
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<line> possi*ilida*e </line>
<line> de reali*ação pe*soal a partir do </line>
<line> consum* </line>
<line> de *e*s ma*eriais. Ac*editamos que </line>
</par>
<par>
<line> ess* es*udo p*derá provoc*r r*flex*es acerc* do* modos como reco**ecemos o* *atadores de </line>
<line> ma*é*ias recicl*vei* e a* *mplicações diss* p*ra a vida desses sujeitos, *em como assi*alar os </line>
<line> recon*eciment*s que dever*am *oss*ir por *ireitos, e que *ão, na s*a maioria, negados. </line>
<line> P*lavr*s-c*ave:*atadores de *ateria* reci*l*vel. Identid*d*. na*r*tiva* de histór*a de vida. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> *dentity i* the process that leads *o the diffe*entiati*n of the individual to a** others, as we*l as </line>
</par>
<par>
<line> the i*fluence </line>
<line> on the representation of th* different </line>
<line> *ocial **le*, making it simi*ar to th* **e </line>
</par>
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<line> and s*me time. T*e identity of recy*labl* m*terial *o*le*tor *s gen*r*lly marked </line>
<line> by </line>
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<line> stigmatization an* exclusion, alt**ugh recognition *f the import*nce *f acti** </line>
<line> a* </line>
</par>
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<line> environme*tal agent *ill increasing*y d*bated. We start from a conce*tio* in whic* identity </line>
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<line> is *onstructe* *hrough </line>
<line> *he recog*ition *e carry forward </line>
<line> the subjects. In *his </line>
<line> se**e, this </line>
</par>
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<line> resea*ch </line>
<line> aim* t* **d*r*tand *o* is </line>
<line> goi*g the identi*y co*st**ction proc*ss of waste </line>
<line> pickers </line>
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<line> who perform *he*r a*tivities in </line>
<line> the city dump Icó *n the state o* Ceará. For this was use* a* </line>
</par>
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<line> me*hod*logy the Na*ra*ive* o* *ife Stories, wh*c* arise as a </line>
<line> possibili*y for individuals to </line>
</par>
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<line> *xp*e*s </line>
<line> the va*iou* characte** th*t *ake up thei* i*entities, seen her* as m*****rphose* in </line>
</par>
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<line> search of emancipat*on. Through the analysis of </line>
<line> t he </line>
<line> narrati**s of three c**l*ctors i* the </line>
</par>
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<line> surv*y, i* was *b**rved t*a* </line>
<line> the gro**ing arose p*imarily </line>
<line> as an alterna*ive agains* *he </line>
</par>
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<line> *n*mpl*yment and the poss*bility of *erso*al fulfillm**t from the co*sumption of *aterial </line>
<line> go*ds. W* be*i*ve *hat this study m** c*use reflectio*s ** the way* in wh*ch w* recogn*ze </line>
</par>
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<line> th* *o*lectors of **cycla**e materials and the i*plicat*on* for the li*es of these subj*cts, as </line>
</par>
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<line> well *s mark the re*o*ni*ion *hat shou*d hav* by rights tha* *r* *ostly d*nied. </line>
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<line> Keywords: Rec*clabl* mat*rial colle*tor. Id*n*it*. *arra*ives of life history. </line>
</par>
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<line> R*v. FS*, Teresina, v. 13, n. *, a*t. 12, *. 209-2**, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.f**net.c**.br/revis*a </line>
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<line> * Co*s*rução Identitária d*s Catadores de Ma**r*ais R*ci*láv*is *e Icó (Ceará) </line>
<line> 2*1 </line>
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<line> 1 *NT*ODUÇÃ* </line>
<line> Par***do de uma *erspectiv* que *ompreende a identidade humana enquanto um </line>
</par>
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<line> pro*esso *ocial e histórico, ou seja, enq*anto metamorfose em </line>
<line> b*s c a de </line>
<line> emancipação </line>
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<line> (CI*MPA, </line>
<line> 1987),*uscamos apresent*r n**se text* c*mo oco*rem os p*ocessos *de*t*t*rios </line>
</par>
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<line> *os catad*res *e *ater*ais recicláveis *a cidade de Icó, *o est**o do C**r*, e as **plicaç*e* </line>
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<line> do reco*hecimento nesse </line>
<line> *ro*ess*. Ne*se co*te*to, utilizamos as narrativas de h*stó**a *e </line>
</par>
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<line> vi da </line>
<line> como </line>
<line> base *a*a essa com**eensão. Essa form* de análise d* narrativas apa**ce, de </line>
</par>
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<line> ac*rd* c*m Lim* (2010), co*o u*a *ossibi*idadede expressã* da iden**dade do* *ujei*os, em </line>
<line> nosso *a*o, a ident*dade de cat*dores de m*te*ial recic*ável, pej*rati*a*e*te recon*ecidos </line>
<line> com* cata*ores de lixo. </line>
<line> De acordo com algu*s autores, co*o O*ive*ra e* al. (2007), Mo*aes (20*8) e Ca*mo </line>
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<par>
<line> (2009), </line>
<line> o </line>
<line> catador de lixo tem </line>
<line> constr*í*o identidade* marcadas por pro*essos **e env*lvem </line>
</par>
<par>
<line> estigma e e*clu*ão, pel* *ato de, muitas veze*, as s*as ativ**ades com o li*o serem </line>
<line> dir*tamente assoc*a*as com sujei*a e i*u**lidade. P*ra eles, a identida*e do catado* tem s*do </line>
<line> *ons*ruída a parti* de c**act*rísticas negat*vas, dep*ecia*ivas, q*e **lminam com a </line>
<line> desvalorização dessa ativida*e. </line>
<line> Na contr*mão diss*,ques*ões conte*p*rân*as, que env*lvem pr*bl*máti**s vo*tadas </line>
<line> às pre*cupa*õe* *mbien*a*s, têm-nos p*rm*tido observar novas formas de reconheciment**o </line>
</par>
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<line> *ssociar o *a*ador *omo um </line>
<line> importante a*ente que cont*ibui *o* ess* *r*cesso.Como </line>
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<line> assi**la * Institut* *e *es*u*sa Econô*ica *p*ica*a (IPE*), 2013, o ca*ador e*erce uma </line>
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<line> enorme impor*ância de utili*ade públ*ca ao retirar *s materia*s </line>
<line> das rua*, lixões * *terros </line>
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<line> sanitár*os d*s cidades. P*reira (2013) relat* que o Brasil *inda é ** país com deficiência de </line>
<line> administração da coleta selet**a, o qu* tor*a, ai*da mais, o trabalho de catação *xtrem*mente </line>
</par>
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<line> necessário, e esta realidade p*rec*, pe*o me*os t*oricame*te, estar levando, ** um la**, </line>
<line> * </line>
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<line> uma mai*r valorizaçã* * a u* sentimento *e orgulho pe*a profissão. </line>
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<line> Por *utro lado, obser*a-se um sent*ment* </line>
<line> contraditóri* vivencia*o po* muitos que é, </line>
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<line> *o mesmo tem*o em que reconhe*em a impo*tân*ia, até mesmo </line>
<line> social, d* sua ati*id**e, </line>
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<line> s*ntem-se *ec*nhecidos per*ers*mente (LIMA, 2010) qua**o </line>
<line> se confrontam com a* </line>
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<line> co*dições de trabalhos pre*árias *ue viven*ia*, os direitos </line>
<line> ne*ad*s e </line>
<line> os preconceitos </line>
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<line> enfrentados.*sse se*tim*n*o fic* *viden*e *a f*la de uma cat**ora de materiais reci*lá*eis do </line>
<line> lixão de Icó (Ce), q*e *egundo ela: </line>
<line> Rev. FSA, Ter**i*a, *. 13, n. 3, art. 1*, *. 209-22*, mai./jun. 2016 ww*4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. *. L. Bra*il, A. F. Lima, B. O. Santos </line>
<line> 212 </line>
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<line> (...) eles precisam saber que a gente n*o é * lixo. *or que *u*ta gente *ra*a a gente </line>
<line> como se fo*se. Aqui **smo onde eu moro, p*r*ue eu t*abalho com li*o que nem di* </line>
<line> eles n*, quer diz*r eles não dão valo* aqu*l* al*, e hoje o meio *m*iente tá *cima de </line>
<line> tudo, quer dize* o pessoal da classe, da no*sa *las*e n*o valoriza, *hama de li*eiro, </line>
<line> *té o próprio dono da re*icl*gem é lixeiro, quer d*ze* eles não s*be* o que é que </line>
<line> significa o ramo *e reci*lagem. </line>
<line> Nesse sentido, acreditamos s*r pertinente d*s*ut*r as questões que *nv*lvem as fo*ma* </line>
</par>
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<line> de reconhecim*ntos **f**ntadas pelos catadores de m*térias </line>
<line> reciclá*eis, tomando como </line>
</par>
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<line> recorte aquel*s q*e realiz*m suas </line>
<line> atividades no lixão de Icó (*e), fazen*o um* articu**ção </line>
</par>
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<line> *eórica c*m *utores *ue *os a*udam a ter u*a visão *a*s a*pla * complexa acerca </line>
<line> *essa </line>
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<line> temática. </line>
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<line> 2 *EFERENCIAL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 Da i*e*tid*de de "ca*ado* de li*o"à de"cat*dor de ma*e*ial reciclável" </line>
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<line> A identidade enq*an*o *ons*ruída nas relaç*es sociais é p*od*t* de *ma h*stó**a d* </line>
<line> vida form*da p*r personagens que e*tão em constante ativid**e produzi*do biografias. "*ada </line>
</par>
<par>
<line> ***grafia d*ve *dquirir uma histór*a única, *ue possa ta*to i*ent*fi*á-lo </line>
<line> com* </line>
<line> um a </line>
</par>
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<line> s*ngularidade dota*a de direitos indivi*uais qu*nto um* </line>
<line> universalidade que e*pressa uma </line>
</par>
<par>
<line> coletividade" (LIM*, 2010, p.152-*53). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o Movim*nto Nacional *e Ca*ado*es d* Materiais **cicláveis (MNC*), em </line>
<line> 2005, o catador se cara*teriza com* * cam*da socia* mais pobre, *ar*inaliz*da e exc*uída da </line>
<line> população br*sileira, aprese*tando *m **st*ric* de so**imento e de injus*iça **cial.À medida </line>
</par>
<par>
<line> que vão surgindo </line>
<line> novas q*estões que visam a u* maior cuida*o ambienta*, o catador de </line>
</par>
<par>
<line> m*t*rial reci*láve* *em gan*a*do nov*s formas de reconhecime*t*, o *** *ão ex*lui, </line>
<line> contudo, as já ex*stente*, pe*meadas de preconce*tos e *x*lusão. </line>
<line> A partir de 1990, hou*e u*a aceler*da **vul*ação do trabalho do cata*or, pa*s*ndo a </line>
<line> ser "visto e ampar*do" pel* Esta*o, ainda que l*n*e d* *orma *dea*. Sua inclusão foi </line>
</par>
<par>
<line> intensificada nos di*erso* projetos e pr*grama* do governo com **eo*upações socia*s, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde, acess* às universidades e outros. A *arti* *aí, foi despertada a atenção p*r *rga*izá-lo* </line>
</par>
<par>
<line> em grupos, a fim de alcanç*r um forta*ecimento, certa </line>
<line> ind**endência e *utogestão. </line>
</par>
<par>
<line> Começaram a surgir, assim, a* associações e as cooperat*vas de trabalho, </line>
<line> com o obj*tivo de </line>
</par>
<par>
<line> melhorar a qual*dade d* vida desses t*a*a***dor*s (PI*HEL, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 12, p. 209-227, mai./jun. 2016 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> A C*ns*rução Identitária dos Catad**es de Ma****a*s Reci*l*vei* de Icó (Ceará) </line>
<line> 2** </line>
</par>
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<line> Há uma ten*ativa, c*da vez m*is *ntensa, de muda* os termos catador "de lix*"para o </line>
<line> "*e m*teriais reciclá*eis", na te*t*tiva d* promover uma re*significação dessa atividade. Este </line>
<line> ú*timo *ante*ia uma *mag*m associada *o cuidad* am*iental e ao trabalho *ormatizado. </line>
<line> Acredita-se q*e es** preocupaçã*é, se* dúvi*a, i*p*r*ant* p*ra a construç*o da identida** </line>
<line> desse* ind**íduos, pois c*mo afirma *iampa (1987) "inte*ioriza*os aqu*lo que os outros nos </line>
<line> atribue* d* *al forma q*e se to*na algo n*sso" (p.*3*), ou ainda como sugere Lima (201*) ao </line>
<line> ***er que a interpretaç*o que o indivíduo faz *a *ealidad* é antes *ma ant*c**aç*o do disc*rso </line>
<line> int*rnalizado.A f*la de ** *os entr*vistados no lixão i*ustra es*a transformaçã*: </line>
<line> (...) a pess*a **abalha no lixo ma* ningu*m *ata lixo, a gente *ata mat*rial reci*lável, </line>
</par>
<par>
<line> lixo a gente *á joga fora que é terra, é </line>
<line> baga*o de pau, mas nós catamos </line>
<line> mate*ial </line>
</par>
<par>
<line> reciclável, * senhor *á é por f*ra, a *eciclagem é mu*to bo*, é *ma coisa *oa, é bom </line>
<line> de se trabalha*, o *ue impo*ta é t*ab*lhar! </line>
<line> A sociedade *stabelece diferen*es cat*gorias d* pe*soas que podem ser nela </line>
<line> *ncontra*as, ca*a *ual com s*us atr*but*s e com suas informaçõe* s*ci*is (GOFFMA*, </line>
</par>
<par>
<line> 2004). </line>
<line> * infor*ação social é transmitid* po* </line>
<line> signos (cara*t*ríst*cas, com*or*ame*tos, </line>
</par>
<par>
<line> expressões cor*orais) que podem co*pletar a image* que a sociedade p*ssui de um </line>
<line> dete*m*nado indivíduo. * símbolo é um *ipo *e marca que *arac**riza o homem, ser marcado </line>
<line> p*lo lixo é di*erent* *e ser *arcado pelo re*iclável. O prim*iro é"jogado fora". O segundo é </line>
<line> reuti*izável. </line>
<line> Contudo, * preciso que as mudanças nas formas de reconhe**men** ocorram para além </line>
<line> dos c*nc**tos. N* fala, a seguir,outra catadoraassinala como o processo de discrimina*ão </line>
<line> *n*ren*ado é evidente. </line>
<line> * g*nte é muit* dis*riminado. Eu comprava um produto p*a revender a uma pessoa, </line>
<line> aí quan*o ela m* v*a *a rua catan*o e*a não falava comigo * quando eu es**va em </line>
<line> cas*, q*e eu estava *anha**, limpinha ou então qu*n*o ela chegava com a </line>
</par>
<par>
<line> mercad*ria *ue </line>
<line> ela sabia </line>
<line> que eu era paga*eira * ia paga* era o ma*or amor do </line>
</par>
<par>
<line> mundo. Quando eu estava na rua ela virava a cara, ela virava o ro*to pra mim como </line>
<line> tipo *ssim, eu *ão *onheç* e**a p*sso* né, quer dizer isso é uma discrimin*ção, n*? </line>
<line> 2.2 Identid*de c*mo *e*amorfose humana </line>
<line> Autores con*emp*r*ne*s com* *ic*eur (1991); Calh*un(19**); Foucau*t (1990); </line>
<line> Al*of*, Herme*-García, Mohanty, Moya (20*6); **coff (2006) e Perei*a (20*2) têm afirm*do </line>
<line> que o interesse na comp*ee*sã* da identidade, seja ela *ndividua* ou coletiv*, tem estimulado </line>
<line> as pesquisas ba*eada* em tes*emu*hos, diários p**soais, au*obi*grafias e outr*s fontes de </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 209-227, **i./jun. 2016 *ww4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. *. L. B*a*il, A. F. *im*, B. O. Santos </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> expe*iência **mana. *omo ass**alaram Lima e Ci*mp* (201*, p. 1*), "a que*tão </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> id*ntidade s*cia* tem </line>
<line> causado di*ers*s incômodos no *un*o acadêmico </line>
<line> con*emporâne*, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo pa*a * psicanálise, s*ciologia, ciência p*lític*, </line>
<line> antropologia, h*stória, </line>
<line> literatura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **icolog*a". Iss* </line>
<line> *orque o uso *omum *o te*mo ide*tidade, qua*e se*pre, *em apresentado </line>
</par>
<par>
<line> uma v*r*abi*ida** conc*it*al q*e torna dif*cil *eu uso **m uma d*vida contex*ualiz*ção. </line>
<line> N* B**sil, a temática da ***ntid*de tem ocu**do espaço d* destaque nas pesqu*sas da </line>
<line> *si*o*ogia So*i**, em especi*l com aque*as que trab*lham baseadas numa perspect*va de u*a </line>
</par>
<par>
<line> Psicolo**a Soci*l C*ítica. Nesse cenári*, Ciam*a apa*ece como um </line>
<line> do* pi*neiros ao </line>
</par>
<par>
<line> apresen*ar, ainda em meados </line>
<line> **s anos de 1980, uma co*cepção d* </line>
<line> ident*dade crít*ca aos </line>
</par>
<par>
<line> modelos e*sencialistas e **istalizados a*é ent*o **ili*a*o* *ara *nal***r a história dos s*jeitos. </line>
<line> Ciampa (1987) diz q** quando se afirm* a materialid*de da iden*idade, v*-se que as </line>
<line> for*ações materiais particu*ares existem ** relações recíprocas u*iversais. Ao afirmar sua </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo**lidade, </line>
<line> *ê-se que cada momento *ambém existe em relaçõe* recíprocas, com* uma </line>
</par>
<par>
<line> *nfinid*de de momentos t*m**ralmente di*tintos. Ao afirmar a co*cretude da identidade, que </line>
<line> se desenvolve pelo des*j* e pelo trabalho, *econhece-se, n**e*sa*iame**e, sua sociabilidade e </line>
<line> *is*oricidade. </line>
<line> Ciampa percebe * iden*idade como m*tamorf*s*, sustentada por sucessivos </line>
</par>
<par>
<line> re*on*ecimentos. Pa*a e*e, * linguage* não é utiliza** </line>
<line> com fa**l*dade, como ati*idade </line>
</par>
<par>
<line> exercida pelo suje*t*, aca*a-se us**do, assim, substantivos </line>
<line> que cria* a il*são de *ma </line>
</par>
<par>
<line> su*stânc** d* que o indivíduo seria dotado, que se exp*e*saria atr*vés de*e. *sso se to*n* claro, </line>
</par>
<par>
<line> até *esmo ao long* deste tra*alho, </line>
<line> quan*o seutiliza o substan*ivo "****dor" para * sujeito </line>
</par>
<par>
<line> que e*erc* a a*ividade de "catar"."Eu di*o pras **ssoas ter mais consideração, *ais respeito, </line>
</par>
<par>
<line> porque além ** ter um c*tador a** c*t*ndo, </line>
<line> tem um ser </line>
<line> *umano né, *ntes d* t*do * u* ser </line>
</par>
<par>
<line> huma**", essa é uma das fa*as *e uma cat*dora e que evidencia esse pro*ess* de </line>
<line> rec*n*ec*mento que se dá at*a*és do outro, *e modo que "o in**víduo n*o é mais a***: ele é o </line>
<line> que faz" (*I**PA, 1**7, p. 1*0). </line>
</par>
<par>
<line> Para esse autor, * id*ntidade hum*na se expressa *or meio de personagens e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a**iculaç*o *ele* é q*e vai compor a identidade do s*jeito. Nesse sentido, "as personag*n* são </line>
</par>
<par>
<line> momen*os da ident*dade, </line>
<line> degraus q*e se sucedem, **rculos </line>
<line> que se vo*tam sobre si em um </line>
</par>
<par>
<line> *ov*ment*, ao mesmo tempo, de progressão e *e *egressão" (CIAMPA, 1987, p. 198). Desse </line>
<line> modo, a* longo *essa pesquisa, *n**ndemos que o mo*o d* se apr**e*tar enqua*to catad*r de </line>
<line> materi*l recic**vel * a*enas um dos in*ini*os *odos possíveis de c**a um dos três sujei*osque </line>
<line> foramentr*vistados. </line>
<line> Rev. *SA, Tere*in*, v. 13, n. 3, art. 12, *. 209-2*7, mai./jun. 2016 www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Construç*o Ident*tária dos Catadores de Materiais Reciclávei* de *có (*eará) </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Na medida que nos apr*sentamos c*mo repr**entantes de nós mesmos, tor*a-s* </line>
<line> impossível vi*e* sem p*rs*nagens, de*se modo *odemos enten*e* a identid**e tam*ém como </line>
</par>
<par>
<line> his*ória. Diant* d*sso, o m*tod* utilizado para t*r </line>
<line> acesso às </line>
<line> *istórias do* cat*dores deu-se </line>
</par>
<par>
<line> através da Narrativa de Hist*ria *e Vida,que surge como possibilidade </line>
<line> para os i*divíduos </line>
</par>
<par>
<line> *a*arem sob*e *i, sobre s*as identidad*s. As narrat**as são en*e*dida* como possibi*idades de </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentaçã* de identidades, já que, nelas, *s sujeitos podem s* exp*es*ar através </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> person*gens </line>
<line> qu* bu*ca* re*onhecimento </line>
<line> em um processo d* m*ta*orfose. A *dentidade </line>
</par>
<par>
<line> pode ser com*ree*did* a *artir da cons*ru*ão da tra*etória ** vida de c*d* narrador (LI*A, </line>
<line> 2014). </line>
<line> Em consonância **m esse pensa*ento, outros au*ores c*mo T*ylor (2005) e Straub </line>
<line> (2009) afi*m*m que a *ons*rução do sujei*o pa*sa pela compr*ensão **nuc*o** *e sua *ist*r*a </line>
<line> de v*da, ou seja, para a fo*mação *e uma identidade, faz-se necessário entender * vida *om* </line>
<line> uma história em *esenvo*viment*, em u*a n*rrativa. Esta permit* que o s*jeito encontre </line>
<line> sentido em sua vida, em su* existência. Narrarvai para alé* de co**ar uma simples história, </line>
<line> contem*la o recordar que está associado à memória das exper*ências vivenc*adas. P*ra </line>
<line> R*coeu* (*00*), épo**ível con*ecer a ide*tidade pela narrativa, nesta, os sujeitos elaboram sua </line>
<line> tra*a, escolhem se** pers*nagens, interp*etam a si mesmos e tomam decisões. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse pr**esso, de aco*do co* Lima (2**4), o en*revistador tem um </line>
<line> p*pel </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*al, pois ele não é apenas um simp*** expectador ** história, ele é uma testemu*h* </line>
</par>
<par>
<line> do sof*imento, </line>
<line> a*gu*m </line>
<line> que se relaciona com o e*trevistado de maneira ética e res*onsável. </line>
</par>
<par>
<line> S*uza (2**7) assinala que o *esquisador não deve se limitar a*enas à desc*ição e à escrita. É </line>
<line> im*ortante, princi*al**nte, que ele man*enha perante o entrev*stado *ma es*uta se*sível com </line>
<line> o objetivo de c*m*reendê-lo melhor. </line>
<line> Ao lo*go de todo esse estudo, todas as *xi*ências étic*s foram *tendidas. A pesquisa </line>
<line> *oi **gistrada *o S*stema Naci*nal de *nformação sobre Ética em P*s*ui*a envo*ve*do Seres </line>
<line> Hum*nos (SISNEP) e encam**had* a* Comitê de É*ica *m Pesquisa (C*P) da Universidade </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral *o Ceará (UFC). Al*m diss*, t*dos </line>
<line> os entrevistados *ssi*aram o Termo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Consentimento *ivre * Es*larecid*, estabeleci*o de </line>
<line> acordo </line>
<line> com * Re*olu*ão 466/12 </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *on*e*ho Na*ional de Saúde (BRASIL, 2012). A p*sq*isa *oi ap*o*ada pel* Comitê de Ét*ca </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 1*, n. 3, art. 12, p. 2**-227, mai./jun. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. N. L. B*asi*, *. F. Lima, B. O. Santos </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> da Uni*ersidad* *ederal do *e*rá, *endo o n*m*ro3*767314.4.0000.50*4 atribuído pelo </line>
<line> Certificado de Apres*nta*ão para Apreciação Éti** (*AAE). </line>
<line> *ntes *e escutar a hist*r*a d* vida dos catadores de Icó, fez-se necessário vi*i*ar duas </line>
</par>
<par>
<line> vezes o lixão onde el*s exerciam s*as at*vid*des com o objetivo de conh*cer o e*paço </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> provoca* uma ap*oximação c*m os **tado*es do lo*a*.A f*m *e </line>
<line> conh*cer d* modo *ais </line>
</par>
<par>
<line> particular cada ca**dor, bu*c*u-se ouvir, bre*emente, s*as </line>
<line> Narrativ*s de Histór*a de Vida. </line>
</par>
<par>
<line> Depois de nosso co*vite, </line>
<line> ac*ita*am colab*rar co* a p*squisa do*s catadores do s*xo </line>
</par>
<par>
<line> masculino e uma cat*dora, *scolhi*os por conveniê*cia. Todos já tinham idade* acima d* *8 </line>
</par>
<par>
<line> ano* e </line>
<line> ex*rciam a atividad* *omo principal fonte de renda. As *ntrev*s*as foram </line>
</par>
<par>
<line> semiestrutura* *om questões v*ltadas, primordialmente, para compreensão *e suas hist**ias </line>
<line> de vida. Tod*s f**am gravadas e tra*scritas com co*s*nt*me**o d*spar*ici*ant*s. </line>
</par>
<par>
<line> Após a *rans**ição das t*ê* en*revistas, fize*os *s an*lises, </line>
<line> observ*ndo </line>
</par>
<par>
<line> cuidadosamente as fa*as que apres*ntava* </line>
<line> semelhança* e/*u </line>
<line> diver*ências e realizam*s, </line>
</par>
<par>
<line> *través delas, articu*a*ões teó*icas com d*versos au*ores **e tr*ba*ham *o* * temática </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> nosso *studo. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADO* E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Anális* das narrat**as sobre catação, identida*e e re*onhe*iment* </line>
</par>
<par>
<line> Em vá*ios momentos da nar*a*iva, os sujeit** da pesquis* ap*esentaram li*gua*e* e </line>
</par>
<par>
<line> co**ortam*nto semelhantes. Acreditamos </line>
<line> qu* isso geralme*te </line>
<line> aco*t*c* em decorrência *as </line>
</par>
<par>
<line> r**aç*es estabelecidas no ambiente de *rabalho, ao influ*nciarem os comp**tamen*os, </line>
</par>
<par>
<line> expectat*va*, </line>
<line> linguagem e af*to. Os*elatos *oramvisivelmen*e t*anspassados p*la qu**tão *a </line>
</par>
<par>
<line> pobrez*, cada um do *eu mo**. A fo*e que enfrentar*m foi um tema pr**ente nas tr*s </line>
</par>
<par>
<line> narrativas. Paugam (2011) ente*de que * po*reza * considera*a </line>
<line> pe*a sociedade *omo uma </line>
</par>
<par>
<line> cond*ção intolerável e *e inferi*ridad*, e, p** isso, aqueles que *az** part* dessa categor** </line>
<line> social são de*valorizados e estigm*tizad*s. </line>
<line> As pesq*isas feitas *or Vieira (*011) mostr*ram uma rela*ão di*et* entr* a pobre*a </line>
<line> en**ent*d* na *nfância, o *rab*lho infantil * a dificuldade de acesso educacional, rel*ção e*sa </line>
</par>
<par>
<line> bastante </line>
<line> visível nas entre*ist** *ealizadas, po*s os catadores tiveram </line>
<line> um a </line>
<line> infância </line>
<line> permeada </line>
</par>
<par>
<line> pela escassez *e alimento, f*lta d* roup*s, *e l*zer, assim como *e uma educa*ão ade**ada. </line>
<line> Os *aixos *ndic*s de escolaridade foram ju*tifi*ados por **es pela necessidade d* trab*lharem </line>
<line> des*e c*ianças para ajudar no *ustento fami*iar. </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 13, n. 3, ar*. 1*, p. 209-227, mai./jun. 2016 w*w4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Constr**ão Identitária dos Catado**s de *ateriais R*cic*áveis de *có (Ceará) </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Histórias rep*t*das tam*ém *a vida de seus p*is. P*ss*r*m f*me, trabalh*ram na </line>
</par>
<par>
<line> inf*nc*a e n*o tive*am *c*sso à </line>
<line> educação. Nesse cenário, cabe bem *ss**ala* o *onceito de </line>
</par>
<par>
<line> mesmi*e, </line>
<line> desenvo*vido po* Ciampa (1994, p.22), ao </line>
<line> analisar a </line>
<line> estória de Seve*ino como se </line>
</par>
<par>
<line> houvess* uma repetição, </line>
<line> com* se as pesso*s *sti*e*sem sempre </line>
<line> vive**o a m*sm* vid* e </line>
</par>
<par>
<line> morrendo a m*sma *orte. Su**indo as**m *ma </line>
<line> homogeneização </line>
<line> absoluta, "O Severino é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> severino s**erino". A mes*ice o*orre pe*a reposição da *dentidad*, da*a co** permane*te, </line>
<line> geran** uma aparência de não metamor*ose. </line>
<line> O não acesso es*olar aparece como um *os f*t*res resp*nsáveis pela inserção do </line>
</par>
<par>
<line> cata**r *m outr*s ati**dades </line>
<line> que *ão ex*jam escolarida**. * li*ta de tr*ba*ho inf*rmal </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> extensa, *ai de**e empreg*da doméstica e *end**or a*t*nom* até moto-taxista. Vieira (2011) </line>
<line> cham* ate*çã* ao *izer qu* *u**a* pesquisas revel*ram que mulheres * h***n* c*tadore*, </line>
</par>
<par>
<line> antes d* trabalho com cataç*o, costumam ex*er*mentar outros trabalhos que são *ouco a </line>
<line> qualificados. </line>
</par>
<par>
<line> *ssa diversidad* d* at*vidades prof*ssionais, segundo *les, ocorreu *m cond*ções </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> do**nação. Narrara* </line>
<line> q*e em t*dos *s empregos **e*cidos </line>
<line> foram *umilhados, *lém </line>
</par>
<par>
<line> *i*so*entiam-se **svalor*zados en*ua*to sujeitos d* direito*. Os r*lat*s mostra*am a presença </line>
<line> de um sentim*nto de expl*raçãoaque er*m s*bmetid*s, vivenciado p*r cada *arrad*r d*an*e </line>
</par>
<par>
<line> de vá*ios trab**hos "desu*anos" que ele* precisaram exercer exa*st*vamente *m busc* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sob*evi*ência. Seu* pat*ões/superi*res *xigi*m *uit* e**or*o e em *r**a of*reciam </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> **qu*no salário. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sen*i*o, entend**os dom*nação **mo um tipo de relação *stabeleci*a entre as </line>
<line> p*ssoas que se dá e* con**ções de desigualdade e injustiça, em *ue ** se apodera do po*er </line>
</par>
<par>
<line> do o*tro (GUAR*SCHI, 2008). Na*raram que </line>
<line> pior do que a div**s*dade de tr*balhos </line>
</par>
<par>
<line> exerc*dos em condiçõ*s de ex*loração, foram os des*mprego* q*e ti*eram que enfrentar. Essa </line>
</par>
<par>
<line> *itu*ção é *omeada p*r Pau*am (2*11) co*o desqualificaç*o social, ocorr* quan*o e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivídu* (h*je u*a </line>
<line> grande parc*la *opulacional) é e*pulso **a**tivamente </line>
<line> do merca*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Obse*vou-s* que a *pção por trabalhar com * ativ*dade de catação, nas trê* histórias, </line>
<line> surgi* c*mo uma alte*nat*va ao d*sem*rego, ass*m como pel* necessidade de su*sistência, de </line>
<line> aquisição *e ben* materiais. Nesse *entido, ao longo dess* estudo, perc*b*mos que * cata*or </line>
<line> geral*ente f*z parte de uma *rescen*e massa d* desempregados. Sã* pess*as que, *ela baixa </line>
<line> escola*idade, condiçã* *ocial, ou até mesmo *ela idade, não consegue* luga* no m*rcado </line>
</par>
<par>
<line> formal de trabalho. Muitas vezes, o que ocorre </line>
<line> ainda que elas p*ecisam *e submet*r, *ela é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, *rt. 12, p. 2*9-227, ma*./jun. 20*6 </line>
<line> *ww4.fsa**t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. N. L. Bras*l, *. F. Lima, B. O. *antos </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> nece*sidade que enfrentam, a ** te*rí*el processo de **ploração no me*cado da *eci*lagem, </line>
<line> a*ravés dos intermediário* que *agam *a*ores *u*to *baixo do espera*o (PINHEL, 2013). </line>
<line> Contrarian** em *arte a pes*uisa m*nci*nada acima, os c*tador*s entre*ist*dos n*sse </line>
</par>
<par>
<line> estudo t*ve*am uma his*ór*a de sofr*mento de *xtrem* pob*eza, mas, após * e </line>
<line> ca*ação *o </line>
</par>
<par>
<line> *ixão, afirmaram conseguir mant*r suas famílias de mod* mai* adequado, com u*a </line>
</par>
<par>
<line> alimentação melhor, </line>
<line> uma e*uc*ção regular e podendo *dquirir alguns ben* de consumo </line>
</par>
<par>
<line> (moto, ca*r*, celular de qu*li*ade, vez ou out*a c*nseguindo sa*r *ar* pas*e**). Na* três fa*as </line>
</par>
<par>
<line> qu* evidenciaram a conquista dos *en* matérias *oi </line>
<line> *ossível perceber u* **n**ment* d* </line>
</par>
<par>
<line> orgulh* pe*a prof*ssão. </line>
</par>
<par>
<line> *utro importa**e f*to* *ar* o desenvolvi*ento *a a*ivida*e é o sentimento de </line>
<line> au*onomia qu* surgiu em cada *m dos catadores. Re*ataram a *nor*e sa*isfação em trabalhar </line>
</par>
<par>
<line> de maneira indep*ndente, sem necessidade de se sub*eter * n*nguém, evita*do a </line>
<line> ass*m a </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção </line>
<line> d* dominação **trão/empregado, já que *les podiam ger*r seu mod* de trabalhar, </line>
</par>
<par>
<line> reali*ando a atividade sem qualque* interfe*ê*c*a, estabele*end* suas *egras de </line>
<line> fun*ionament*, c*mo dia e horários d* trabalho. Ent*etant*, questionamo-no*, que au*on*m*a </line>
<line> s*ria **s*? *ma vez que a eles *ão é permitido a*oecer, s*frer um a*i**nte, ter acesso ao </line>
</par>
<par>
<line> lazer, po*s a renda para sustento f*milia* su*ge exclusivamente do trabalho diário </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incansável. </line>
</par>
<par>
<line> Das ma*o*es dificu*dad*s en*ontra*a* no* lixões *essaltadas pelos entre*ist*dos, e**á o </line>
<line> mau chei*o, a pr*sen*a de *nimais mortos, *oscas, insetos, urub*s, *nimais doentes, assim </line>
</par>
<par>
<line> como o*jetos perfu*antes, fe*e* * gases *óxic*s presentes em todo </line>
<line> * loca*, *ornando-* </line>
</par>
<par>
<line> **sagradável * sus*etível a doe*ças como resfriado*, gripes, infecções e acide*tes de trabalho. </line>
<line> Pro*l*matizamos se seria esse u* ambiente em que * home* rec*beria c*ndições de ser </line>
<line> h*mano? Se os acidentes de tra**l*o *u* enfrentam r*cebe* * *tenç*o que, por *ireito, </line>
</par>
<par>
<line> *everi* ocor*er? O E*t*do c*nhe*e essa realidade, sociedade também, **s parece que a </line>
<line> ninguém se r**ponsabiliza por essa situação. Algumas leis foram elabora*a* e at* divulgadas, </line>
</par>
<par>
<line> porém </line>
<line> poucas açõe* efetivas fo*am re*lizad*s p**a modif*car defi*iti*ame*te esses </line>
</par>
<par>
<line> pr*bl*mas. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de u* *spaço inapropr*ado para o trabalho, as narrativa* trouxera* o lixão </line>
</par>
<par>
<line> como um </line>
<line> local de *onst*u*** de vínculos e de rel*ções int*rpessoa*s. Para os c*ta*ores, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*imid*de do dia a dia tr*nsformou os trabalhado*es em u*a "famíl*a g*ga*te". Com* bem </line>
<line> a*sinal*ram Berger e Luck*ann (2004, p.7*),"é *mpossível que o hom** se desenvolva como </line>
<line> homem no isolamen**, igu*lmente é im*os**vel que o home* isolad* *roduza um ambiente </line>
<line> humano". </line>
<line> *e*. *SA, Teresi*a, v. 13, n. 3, ar*. 12, p. 209-227, *a*./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Co*strução Identitária dos *atad*res de Ma***iais *ecicláveis de Icó (Ceará) </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> U* dos fa*ores negativos que tiveram bastant* expressão nas anális*s das ent**vistas </line>
<line> diz respeito*o preconce*to *ue os catadores enfrentam. Algumas pes*o** os trata* bem, </line>
<line> aju*a* *epa*ando o mate*ial e *ntregam em suas próprias cas*s, mas uma *oa **rt* não os </line>
</par>
<par>
<line> *espeita, nem reconhece </line>
<line> a impo*tância de s**s a*ividade*, nem mesmo enqu*nto se*es </line>
</par>
<par>
<line> *umanos. Na*r*ram que, co*s*a*temente, sã* tratados com indifere**a, ig*orância e até com </line>
<line> xingam*nt*s. Os três re**t*s co**r*vara* que * socie*a*e ainda apresenta atit*des negati*as </line>
<line> e* r*lação ao c*tado*. Isso devido * um estigm* que não foi r*ti*ado e que permanece: de um </line>
<line> ser *ujo, sem v**or e sem utilid*d* e que, assim como um lixo, *eve ser d**cartado. </line>
<line> A pesqu*sa de Filardi, Siqueira e Binotto (20*1), realiza*a com v**te e um ca*adores </line>
</par>
<par>
<line> *obre *u** relações com a so*ieda*e, </line>
<line> co*rob*ra, de certa f*r*a, *om a nossa pesquisa. *s </line>
</par>
<par>
<line> dado* </line>
<line> *n*ontrados foram: 43% dos entrevistados avaliaram que * sociedade *eco*hece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importân*i* da a**vi*a*e </line>
<line> de ca*ação </line>
<line> e, por isso, muitas veze* os ajudam a guardar e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organiza* o lixo, *as, para ou*r** </line>
<line> 5*%, a s*c*e*ade desvaloriza e até hu**lha *atado*, o </line>
</par>
<par>
<line> associ*ndo o traba*ho a pes*oas su*as, mostrando p*econceito e deboche. </line>
</par>
<par>
<line> O cat*dor, mesm* exerc*ndo sua atividade *ue é de extrem* impor*â*cia </line>
<line> am*ien*** </line>
</par>
<par>
<line> (retira do meio *mbiente um p*oduto que l*varia anos para se de*ompor), te* a sua ima*em </line>
<line> estigmatizada *ocialmente, são reconhe*ido* perversamen*e, inc*uídos pel* pr*pr*a </line>
<line> e*clusão.Sawaia (2011) conta qu* a socie*ade inclui *ara excl*ir, assim o pr*cesso de </line>
</par>
<par>
<line> inc*usão a que muitas categ*rias </line>
<line> estão subm*tida*, muitas vez*s, mostra-se il*sório, * um </line>
</par>
<par>
<line> re*lexo de uma **cieda*e desigual. </line>
</par>
<par>
<line> *ara Jode*et (**11), pode*os enten*er o proce*so de exclusão a* *nalisar as </line>
<line> interaçõ** interpessoais. No caso dos catad*res, t*dos ele* costuma*am inte*ag** apena* com </line>
</par>
<par>
<line> seus fami*i*re* </line>
<line> (qu* *ambém exerciam a cata*ão), *om </line>
<line> algun* vizinho* (localiza*os </line>
<line> em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ba*rro pobre da cidade) e com os </line>
<line> companheiros d* trabalh* (*o lixão). Percebe-se *m s*us </line>
</par>
<par>
<line> relatos *ue eles n*o eram </line>
<line> b*m ace*tos em outros es*aço* *a </line>
<line> cid*de, p*in*ipal**nte quando </line>
</par>
<par>
<line> vestidos c** a roupa </line>
<line> (simples, suja, </line>
<line> fe*orenta e m*itas **zes r*sgada) d* *rab*lho. A </line>
</par>
<par>
<line> sociedade estabelec** um padrão de bele*a e l*mpe*a qu* muitas vezes produz uma separação </line>
<line> e*tre o catad** e asociedad*. </line>
</par>
<par>
<line> Miura * *aw*ia (***3) entendem * cat*dor a partir de </line>
<line> uma p*r*pectiva sociológic*. </line>
</par>
<par>
<line> *ara *les, o **e ocor*e é um pr*c*sso de inclusão perversa, po** as p*ssoas marginalizadas e </line>
<line> excluídas **o i*se*idas n* soci*d*de **ravés do t*ab*lho, * cataç*o d* material *e*icláv*l, </line>
<line> ati*idade estigma**zada e mar*inalizada. *ssas pesso*s são incluíd*s, mas de *aneira </line>
</par>
<par>
<line> perver*a, p*is e*se trabalho </line>
<line> não é uma es*olha, mas </line>
<line> apa**ce, na maioria d** *ezes, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> única op*ão que po*suem. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 13, n. *, a*t. *2, *. 209-227, *a*./jun. 201* </line>
<line> w*w4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. N. L. Bra*il, A. *. *ima, B. O. *antos </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> O ca*ador ainda não possui um retor*o financeiro adequado g*ra*tido pelo trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> C*mo apres**tado </line>
<line> **s narrativas, *uem sempr* sai *anhand* no mercado lu*rat*vo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **c*clagem é * </line>
<line> gra*de em*resário. Contu*o, mesmo sendo marcados por di*cri*inaç*es, os </line>
</par>
<par>
<line> tr*s entrevistado*, ao serem i*dagad*s sobre o mo*o como reco**ec*m * impo*tância de *u*s </line>
<line> at*vida*es, disse*a* enten*ero *alor da atividade que e*ercem pa*a o meio ambiente, em*ora </line>
<line> isso p*r*ça não estar tão c**ro a*nda, *isto que nã* enf*tizar*m essa informaçã*, aparecendo </line>
<line> nos relatos sempre *m segundo plano, de*ois de indagados. </line>
<line> Um fato interessante para anali*armo* aparec*u na fala de um *at*dor que revelou </line>
</par>
<par>
<line> cla*ament* sentir vergonha </line>
<line> de sua **ivid*de profissiona* e, por isso, o lix*o *avia si*o </line>
</par>
<par>
<line> escolhido como l*cal *m que, segundo ele, </line>
<line> p*deria s* esconder </line>
<line> da sociedade. Outros dois </line>
</par>
<par>
<line> *firmam que a v***onha já fo* sup*rada e agora *êm orgulho de exerce* u* *rabalh* digno * </line>
</par>
<par>
<line> *ão reali*ar ativid*des i**cit*s. A vergon*a f** parte </line>
<line> dos sentimento* dos t*ês, mas com </line>
</par>
<par>
<line> intensidad*s e momen*os dife*enc*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Souza (2009) defe**e q*e o sentimento de vergonha e humilhação ocorre devido ao </line>
</par>
<par>
<line> fato de a *atação ser </line>
<line> um t*abalho que todos podem </line>
<line> *ealizar, os *êbados, delinqu*nte*, </line>
</par>
<par>
<line> va*abundos e to*as </line>
<line> os membros da ralé. Miura </line>
<line> e Sawaia (2013) perceb*ram </line>
<line> em suas </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas com </line>
<line> catadore* </line>
<line> *ue todos relat**am s**ti* vergon*a em se tornar cat*do*, pois </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ti*idade era c*rregada **m car*cte*í*t*cas *eg*tivas. *ss*m, </line>
<line> *lguns *atadores relataram </line>
</par>
<par>
<line> preferir cat*r no lixão a c*tar na r*a, pois só ass*m eles não *icariam tão expostos ao olha* do </line>
<line> *utro, sendo pos*íve* se e*c*nd** e reduzi* os *reconcei*os que e*frentav*m. </line>
<line> Outro ponto *e destaq*e nas nar*a*ivas se refer* à fé em Deus, comu* nas na**ativas </line>
<line> de t*dos os c*tadores. Os personagens de*c*i*os nas h*stórias b*scavam força em Deu*, *st* </line>
</par>
<par>
<line> capaz *e r*s*lver todos os </line>
<line> pro*le*as, de c**ar, da* em*rego, mo*ivar, </line>
<line> assim c*mo r**lizar </line>
</par>
<par>
<line> todos os son*os. Ao nos apro*riar*os d* *emática, per*ebemos q*e * mu*to comum *bs*r*ar </line>
<line> nas p*squisas *om cata*ore* as fala* e citações sobre Deus.Exemplos di*sos*o as pesqui*as de </line>
<line> *or*o *t al(200*), S*nt*s e Si*va (200*) e Sousa e Mendes (2006). Não adentraremos nessa </line>
</par>
<par>
<line> questão devido * s*a </line>
<line> comp*exidade * ao foco dess* texto, co*tudo vale a pena refletir sobr* </line>
</par>
<par>
<line> * s s o. </line>
</par>
<par>
<line> Dad*s do IPE* (2010) assin***r*m </line>
<line> que o f*turamento </line>
<line> a*quiri*o com a recicla*em </line>
</par>
<par>
<line> girava *m torno de R$ 1,4 bilhão e *$ 3,3 bilhõe* p*r ano na época da pesquisa. *lém disso, </line>
<line> c*nclu*u que, se todo o lixo deposi*ado e* lix*es * aterros fosse reciclado, haveria um ganho </line>
</par>
<par>
<line> *e mais R$ 8 </line>
<line> **lh*es </line>
<line> na economia. Um* previ*ão mais rec*nte fe*t* pelo </line>
<line> Compromisso </line>
</par>
<par>
<line> E*pres*rial par* reci*lag*m (CEMPRE) revel** que * ne*óci* da rec*clag*m g*ran*iria, *m </line>
<line> 2012, um faturamento ** aproximadamente R$ 10 *ilhõe* para * economia d* *aís. </line>
<line> Rev. F*A, Te*e**na, v. 1*, n. 3, art. 12, p. *0*-2**, mai./ju*. 2016 **w4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A C*nstrução *dentit*r*a dos Ca*ado*es de Mat*r*ais Reciclá**is de Icó (C*a*á) </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> Me*mo diante de tanto lucro, perc*b*mo* qu* o sist*ma da rec*cla*em é injusto para </line>
<line> *om os cat*dores, po*s eles são os q*e mai* tr*balham e os que me*os se beneficiam. A **ior </line>
</par>
<par>
<line> *arte da renda é destinada ao* </line>
<line> at**vess*dores, que estipulam os pr*ços, **mpram </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transport*m para as empresa* de reciclagem. *iante diss*, seria *ecess**io trabal*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconhecim*nto * a valoriz*ção ** cat**or para </line>
<line> haver um cr*scimen*o da *tividad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aume*t*r os </line>
<line> ben****ios ambientai*. Para Miu*a e Sa*a*a (2013), o </line>
<line> **tador *econhec*do é </line>
</par>
<par>
<line> quanto à legalidade </line>
<line> profissional, por*m, ainda *ão f*i r**o*hecido quanto aos d*r*itos de </line>
</par>
<par>
<line> acesso a condições de dignas de trabalho e a uma qualidade de vid* para *l*m *a luta d**r*a </line>
<line> pela so*re*iv*n*i*. </line>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
<line> Não existe uma história sem personag*ns e nem *á *ersonagens sem uma hist*ria. </line>
<line> Cada pers*nag** p*de represe*tar * identidade e * *or is*o *ue há necessidad* *e *o*hece* </line>
<line> cada uma em suas re*ações *ociais, pois é *ust*mente o c*njunto *e identida*es que f*rma a </line>
<line> soc*edade (CIAMPA, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> As narrativ*s apr*sentadas ass*n**am que </line>
<line> * personagem cata*or, presente n*s </line>
</par>
<par>
<line> narrativas, faz parte da *ons*rução das identi*ade* do* </line>
<line> entrevi*tados em um movi*ento de </line>
</par>
<par>
<line> in*lu*ão e *xclusão, t*l c*mo *em ocorrido com muitas *ate*oria* que est*o *ubmetidas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> lógica </line>
<line> capita*ista (SAW*IA, *011). A *o*ma de reconheci*ento, muit*s vezes </line>
<line> perver*o, </line>
</par>
<par>
<line> inc*ui os indivíduos em u*a </line>
<line> atividade pr*fissional, a* mesmo t*mpo sem condiçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> garan*ias n*cessári*s d* trab*lho, sendo red***dosunicame*te ao p*rsonag*m "catador", d* </line>
<line> modo a ter toda a sua h*stór*a de v**a descons*dera*a. </line>
<line> A categoria catadores *e ma*erial rec*c*ável e* Icó * c*ns*ituíd* de pessoas que se </line>
</par>
<par>
<line> *l*gram, sorriem, chor*m, são p*is, mães, namoram, fazem pl*nos * </line>
<line> trabalha* </line>
</par>
<par>
<line> const*ntemen*e em </line>
<line> uma lut* pela sobr*vivência, *nfrentando c*ndições inadequadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho edi*er*os preconcei*os da sociedad*. </line>
<line> É importante atentar para essa categoria socia* em suas necessidades e, jun*o com o </line>
<line> poder público, com a* universidades e com a pop*lação em geral, *r*ar estratég*a* * projetos </line>
</par>
<par>
<line> para atendê-*a. Atravé* das narrativas d*s </line>
<line> *róp**os sujei*os, p*rcebemo* que </line>
<line> algumas das </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidades mai* ur*ent** são: *e*h*r** *a qualidade d* *ida; me*h*res </line>
<line> condições </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> traba*ho (am*iente de ca*a*ão **e*uado-ater*o sanitár*o); *r*ação *e coo*er*tivas; *ducaçã* </line>
<line> da so**eda*e sobre a importân**a *o c**ador e incen*iv* do g**er** federal para au*entar e </line>
<line> melho*a* o t*abal*o d* cat*ção. Torna-se nec*ssár*o, aind*, q*e *st*dos sejam de*envolvidos, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. *, art. 12, p. 209-227, *ai./ju*. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. *. L. Bras*l, A. F. Lima, *. O. S*ntos </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> voltados para * sa*de mental dos catado*es, pois as nar*ativas apresentaram í*dices </line>
<line> c*n*ideráveis de catado*es usuários d* d*oga, d* álcool, com dia*nóstic* *e dep*es*ão, </line>
</par>
<par>
<line> ansied*de, *rans*o*no d* </line>
<line> pâ*ico e outras e as </line>
<line> *o*ít**as públi**s, co** estão sendo </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvi*as, ** sua gra*de mai*ria, nã* os atingem. </line>
<line> Vale assinalar que antes de iniciar a pesquisa, pe*sá*amo* **e a ide*tidade do catador </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> I**, </line>
<line> mesm* </line>
<line> c*m </line>
<line> *stigma*, </line>
<line> est*ria </line>
<line> adqu*rindo </line>
<line> um </line>
<line> reconhecimento </line>
<line> *e*a </line>
</par>
<par>
<line> *mp*rtânciaam*iental que possuem. Po**m, po* m*io de*se es*udo, foi *ossív*l perceber que </line>
<line> os catadore* p*uco nar*aram *sse tipo de *eco*hec*men*o, o que nos par*ce, *uit* mais, um </line>
<line> di*curso n*tu*alizado, exter*o e imposto do qu*, de fato, um dis**rso que nasce *a vivência </line>
<line> dos próprios sujeitos. </line>
<line> Se certas vidas sã* *onsideradas merecedoras d* vive*, de *roteção e *e serem </line>
</par>
<par>
<line> chorada* outras e </line>
<line> não, *ntão </line>
<line> essa man*ira de diferenciá-las </line>
<line> não pod*ria ser e*tend*da </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> um problema de i*entidade, nem m**mo de suje*to, a **estão é com* * poder forma o campo </line>
<line> *o qual os suj*itos *e tor*am po*síveis ou com* s* t*rna* imp*ssíveis (BUTLE*, 2010). </line>
<line> D*ante dos re*ultados apre*entado*, esperamosque v*rias r**lexões posam surgir, que </line>
</par>
<par>
<line> po**am*s quest*on*r o que *stá posto, </line>
<line> que provoqu* tensões com relação a </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> re*onhe*emos os </line>
<line> *atadores e as implicaçõe* de*s* r*conhecimento para os processos </line>
</par>
<par>
<line> ide*titá*i*s </line>
<line> deles. L*mbre*os quea da identidad* é, antes *e tudo, social e políti*a. *es** </line>
</par>
<par>
<line> maneira, *videncia-se a *ecessidade de tr**alhar esses dois â**i*os conjuntamente. É </line>
<line> importante não rep*oduzirmos, *m nossas práti*as diárias, situ*çõ*s que culmi*em, de alg*m </line>
<line> modo, *om estig*a* *m re*ação à imagem do ca*ado*, assim como é ind**pensável lutarmos </line>
<line> pela ga*ant***os dir*i*os à participação i*ualit*ria, di*tribuição de renda e acesso aos serviços </line>
</par>
<par>
<line> do Estado (saúde, </line>
<line> educação, laze*). *abemos </line>
<line> que essas n*o *ão conquis*as fáceis, mas </line>
</par>
<par>
<line> de*em*s ac*ed*tar nas poss*bilidade* da constr*ção de iden*idad*s que visam à ema*cipação. </line>
<line> Mesmo sabendo da complexidade des*a t*mát*ca e da impossibil*dad* *e es*otarmos </line>
<line> as dis*ussõ*s aqui, esperamo* que o p*esente trabalho tenha c**trib*ído pa*a fomenta* </line>
</par>
<par>
<line> ques*ões pro*ocar e </line>
<line> novas reflexões a**rca de*se assunto, colocand*-nos tam*ém co*o </line>
</par>
<par>
<line> sujei*os implicados nesse </line>
<line> processo atr*vés dos reconheciment*s qu* exer*emos e das </line>
</par>
<par>
<line> i*plica*ões disso para a ident*dade desses suje**os. </line>
<line> R***RÊNCIAS </line>
<line> ALCOFF, L. M. Visible Identitie*: Race, Gender, an* the Self. Ne* York: *xford </line>
<line> University P*ess, 2006. </line>
<line> *ev. FSA, Tere*i*a, v. 1*, n. 3, ar*. 12, p. 209-227, mai./jun. *01* www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A C*nstruç*o Iden*it*ria do* Catadores de Ma*e*iais R*cicláve*s de Ic* (Ceará) </line>
<line> 223 </line>
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<line> ALCO*F, L. M.; HERM**- GRA*IA, M.; MOHANTY, S. P.; MOYA, P. M. *. (Ed.) </line>
<line> Identity Poli*ics Recon**dere*. New Yor*: *alg*ave *acmillan, 2**6. </line>
<line> BRASI*, Conselh* *acion*l de Sa**e. Resoluç*o nº 466, de 12 d* dezembro *e </line>
<line> 201*.*isponível e*: <h*t*://cons*lho.*aude.gov.br/resoluc*es/2012/Reso466.pd*> Acesso </line>
<line> em: 21 de a*ril de 2016. </line>
<line> BUTLER, J. Marcos de guerra: las vida* l*oradas. Buenos Aires: Pa*d*s, 2010. </line>
<line> CALHOUN, C. Social Theory and the *olit*c* *f Id*n*i*y. M*ss*ch*setts: Blackwell </line>
<line> Publ*s*er*, 1994. </line>
<line> *ARMO, S.A semântica do lixo e o desenvolv*me*to socioeconômico dos catadores d* </line>
<line> reciclá**is: considera**es sobre um *s*udo de c*so múltipl* em c*operativas *a cidade *o </line>
<line> Rio ** Janeiro, 20*9.Cade*nos EBAP*.BR.v.7, *.4, 5*1-606. *ispo*ível em: <htt*://www. </line>
<line> scie**.br/pdf/*ebape/v7n4/0*.pdf>Ac*s*o em: 29 mar. 2015. </line>
<line> CIAMP*, A. C. * estóri* do Sev*rino e a Histó*i* da Severina: um en**io *e *sicolo*ia </line>
<line> *o*ial. 4 ed. S*o Paulo: Brasiliense, 1*87. </line>
<line> CIAMPA, A. C. A es**r*a do **v*rin* e a his*ória da **verina: um ensaio de Psic*logia </line>
<line> Social. * ed. *ão Paulo: Brasiliense, 1994. </line>
<line> *ILARDI, F.; S*QU*IRA, E. S.; BINOT*O, E. *s ca*adores *e resí*uos e a responsabilid*de </line>
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<line> 2*11. Disp*nível e*: http://www.spell.org.br/documentos/ver/*6*4/o*-*a*adore*-de-resi*uos- </line>
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<line> *ontribu*ção dos Autores </line>
<line> K. N. L. Bra*i* </line>
<line> A. F. Lima </line>
<line> *. O. Santos </line>
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<line> 1) concepçã* e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*er*retação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do rascunh* ou na revisã* cr*tica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação *a apr*vaç*o da *ersão final *o manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. *3, n. 3, ar*. 12, p. 20*-227, mai./*u*. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/*evi**a </line>
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