<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.4.10 </line>
</par>
<par>
<line> Ensino da Produção Escrit* por Mei* do Gênero Crônica </line>
<line> Teaching of Wr*t*ng Produc*io* Throu** Chronicle Gen** </line>
</par>
<par>
<line> Cleide Inês *ittke </line>
<line> Pós-Do*tora *m *idática d*s Línguas pel* *nive*sidade de *ene*ra, Suí*a </line>
<line> *rofess*ra da Universidade F*de*al de Pelotas </line>
<line> E-m***: cleidein*sw@yahoo.com.br </line>
</par>
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<line> E*dereço: Cl*ide Inês Wit*ke </line>
<line> Editor Cientí*ic*: Tonny Kerley de *lencar Ro*ri*ues </line>
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<line> Ende**ço: Rua G*me* Carneiro, no *, P**to, Pelot*s, RS </line>
</par>
<par>
<line> cep: 96.010-610 </line>
<line> *r*igo receb*do em 29/04/20*6. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> re*ebi*a em 15/05/2016. *pro*ad* em 16/*5/2016. </line>
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<line> Ava*ia*o *elo siste*a Tr*ple Review: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind Revie* </line>
<line> (a*a*i*çã* cega *or d**s avaliadores da *r*a). </line>
<line> Rev*são: Gramat*cal, Norm**i*a e de Formatação </line>
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<line> C. I. Witt*e </line>
<line> 188 </line>
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<line> R*S*MO </line>
<line> O inter**s* em e*tender e *ofisticar * *rocesso *e produ*ão escrit* não é *ecente e c*ntinua </line>
</par>
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<line> f*menta*do muitas **squisas n* meio </line>
<line> acadêmic*. Sob *s*e viés, este artigo ob*e*iva tec*r </line>
</par>
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<line> um a </line>
<line> re**exão s*bre a atividade de esc*ita </line>
<line> pr**osta pelo programa da Oli*píada de *íngua </line>
</par>
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<line> Portuguesa-Escrev*ndo o F*t*ro, invest*gando se o* exe*c*cio* do material e* foco oferecem </line>
<line> condiç*es para co*str*i* uma es*rita sob uma perspec*iva enunci*ti**-discur*iva (BA*HTIN, </line>
<line> 1*9*; BRON*KART, 2008, 2012), uma *ez q*e se propõe a tra*alhar com gênero* t**tu*is </line>
</par>
<par>
<line> (MARCUS*HI, 2002, 2008). *epo*s </line>
<line> de context*alizar o pr*jeto, buscamos analisar as </line>
</par>
<par>
<line> se*uê*ci*s didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2*09, </line>
<line> 201*) que *ompõem as oficinas da </line>
</par>
<par>
<line> cole*ão A ocasiã* faz * escritor, *ujo objeto de estudo é o gênero *rônica. Ce**ramos nossa </line>
<line> investigação na p*o**st* de escri** com* um *o**, analisan*o elem*ntos tex*uais, linguí*t*cos, </line>
<line> enu*ciativos e discursivos q*e *a*acterizam a *tividade volta*a * *n*e**er e produzir </line>
<line> *rônicas. </line>
<line> Palavras-*ha*e: Pro*ução Esc*ita. Gêner* de Text*. Crônica. Sociointeracinismo. </line>
<line> ABSTRAC*: *he interest in u*derstanding and sophist*c*ting the *rocess of *r*t*ng </line>
<line> production has not been rec*nt and it *e*ps fostering many in*estiga*i*ns in the academic </line>
<line> world. F*om t*is perspec*iv*, this paper *ims at maki*g a refl*c*io* *n th* w*i**ng acti*ity </line>
<line> *r**ose* by t*e \*rogr*mme f*r Olympics *f **rtugue*e Lang*age\, by i**e*tigating i* the </line>
<line> exercises of the mate*ial under scrutiny offer conditio*s for constructing a produc*ive writing </line>
<line> from a discourse enun*iativ* perspective (BAKHTIN, *992; BRONC*ART, *008, 20*2), </line>
</par>
<par>
<line> *ince *he objective is to </line>
<line> work **th </line>
<line> t*xtual genr*s (MARCUSCHI, 2*02, 2008). After </line>
</par>
<par>
<line> contextualising the pro**ct, we aim at analys*ng </line>
<line> the didactic sequ*nces (S*HNEUWLY; </line>
</par>
<par>
<line> DOLZ, </line>
<line> 2009, *010) that outline the workshop* of the C*lle*tion The occasion make* the </line>
</par>
<par>
<line> wri*er, whose ob*ect of stud* is ch*onic*e genr*. We focus our investiga*ion on the proposal </line>
<line> *f w*iting as a who*e, by analysing disco*rse, enuncia*ive, linguisti* and textual el*ments that </line>
<line> charact**ise the propo*ed activity f*r understanding and p*o*ucing *h*onicles. </line>
<line> Keywords: Wri*ing Produ*tion. Textual Genr*. Chr*n**le. Social Inter*ction*sm. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-205, *ul./*g*. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> E*si*o da P*odução Escr*ta *or Me*o do Gêne*o </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> 1. INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> 1.* *ontextu**ização do tema </line>
</par>
<par>
<line> * d*míniono us* da l*ng**gem, mais especif*c*mente da língua, principa*mente na </line>
</par>
<par>
<line> mod*lidade escri*a, demand* </line>
<line> um amplo co*he*ime*to que *abilita suje*to a se *omunicar o </line>
</par>
<par>
<line> com o </line>
<line> out*o, nas *iv*rsa* possibilid*des soc*ais d* c*municação, v*a *sc*i*a. Def*ndemos </line>
</par>
<par>
<line> es*a perspec*iva por *ntender q*e o processo de escrita *ngloba mui*os aspec*os, significando </line>
</par>
<par>
<line> o domí**o de variada* operaçõ*s </line>
<line> de natureza tanto linguística, tex*ual, </line>
<line> pragmá*ica, </line>
</par>
<par>
<line> en**ci*tiva, quanto di*cursiv*, ** quais *evem ser *rabalhadas pelo p*ofes*o*, nas aul*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> l*ngu* mate*n*. Ao conceber a língua como um proc*sso de interaç**, que envolve ativ*dades </line>
</par>
<par>
<line> e açõe* soc*ais (MA**A*O, </line>
<line> 2005, MARC*SCHI, 2007), *ntendemos que e*a f*z parte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nosso cotidiano, *esm* que nem *empre tenha*os consciê**ia diss*. Defende*os tam*ém, </line>
<line> nesse contexto, que a linguag*m se ma**festa em div*rsos c*m*** d*s*ursi*o*, sob di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> mat*ria*id**es e modali*ades, </line>
<line> verbais e não-verbais e, con*or*e B*khtin (1992), ela ocorre </line>
</par>
<par>
<line> nas mai* diferentes *sferas humanas, </line>
<line> atrav*s *e m*nsa*ens corpor*fi*ada* e* *iversos </line>
</par>
<par>
<line> gêner*s *extuais (MARCUSCHI, 2*02), ou </line>
<line> gêneros de text*, co*o *emos em *chn*uwly </line>
</par>
<par>
<line> (1994) * *am*é* em Schneuw*y * Dolz (2009, 2010). </line>
<line> No a*plo *****o de pes*uisa que engloba a ling*agem de modo geral, e o ensino de </line>
<line> língua m**erna e a for**ç*o de seu *rofesso* (CO*DEI*O; **HNEUW*Y, *007; NÓV**, </line>
</par>
<par>
<line> 2002), de mod* particular, centramo* nossa </line>
<line> refl**ão *o *stu*o de materiais did*ticos </line>
</par>
<par>
<line> pro*uzid*s para o ensi** da prática d* </line>
<line> escrita. Con*iderando </line>
<line> o* inú*er*s *at*riais </line>
</par>
<par>
<line> produzid** e*pecificament* </line>
<line> p**a o ensi*o </line>
<line> de p*rtu*uês com* líng** m*terna, dire**onamo* </line>
</par>
<par>
<line> *ossa investigação à *ropost* de *scrita in*itulada Olimpí*da de Língu* Portuguesa - </line>
<line> *s*re*end* o Futuro, *romo*ida pelo gove**o **deral c*mo ação de polític* públi*a vo*tada </line>
<line> ao ape*feiço*m*nt* *o ens*no de língua e da forma*ão d*cente (SCHNEUW*Y, *014). </line>
<line> *elec**nado então * objet* *e est**o, organi*a*os *o*so artigo da seguint* forma: </line>
</par>
<par>
<line> iniciamos </line>
<line> **s*a ref*ex*o co*te*tualizando * te*a e* foco e *egu***s explic*tando sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> or*gem do programa, descrevendo o projeto de escri*a da O*impíada </line>
<line> de Língua Portugues* </line>
</par>
<par>
<line> (LP), bem como analisand* o material que o const*tui e a li*ha teórica </line>
<line> que o fu*da**nta. </line>
</par>
<par>
<line> Fei*o *sso, di*cutimo* sobre o </line>
<line> p*pe* d* g*nero *extual n* pro*o*ta de *scrita e acerca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> importância d* meto**logi* </line>
<line> *f*tua** atravé* d* oficin*s e de sequências *id*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> (S*HNEU*LY; *OLZ, 2009, 2010). Na continuidade, an*lis**o* as atividades v*l*adas ao </line>
<line> es**do e à escrita do g*nero crônic*, direcionadas a **unos do *º a*o *o Ens*no Fund*me*t*l </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, *rt. 10, p. 1**-205, jul./**o. 201* www4.fsane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittk* </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> (EF) e do *ª a*o do Ensin* Médio (EM), *a red* p*b*ica do en*ino brasil*iro. A*ós, </line>
<line> observamos e investigamos *s 37 etapas q*e c*nst*tue* as 11 ofic*nas pr*post*s, e também </line>
<line> sua coletânea de textos. P*r* encerrar nos*a abordagem, apre*entam** cons*derações sobre * </line>
<line> mat*rial e* *studo e sua viabil*dad* (ou não) d* *oncretizar *m ensino pr*dutivo da prát*c* </line>
<line> da escrita, s*b um* p**spectiv* discursiva, por me*o de gênero* text*ai*. </line>
<line> 2. RE*ERENCIAL TEÓ*ICO </line>
<line> *.* His*óricos do proje*o olimp*ada d* língu* p**tuguesa </line>
</par>
<par>
<line> O programa nacional intitulado Ol*mpíada de *íngua Po*tugu*sa - Escrev*n*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> F*turo trat*-se de um *ro*eto d* *orm*ção de profe*sore*,or**nizad* p*la Fundaç*o I*aú </line>
<line> Social (FIS) e pelo Ministério da Educação (ME*), *o* apoio téc*i*o do C*ntro de Estudos e </line>
<line> Pe*quisas em Edu*ação, *u*tur* * A*ão Comunitária (**NP*C), cujo obj**i*o é *p*rtuniza* </line>
<line> um e*s*no d* qual*dade a to*os os e*tudantes das escolas *úblicas brasi*eiras. Se*undo </line>
<line> explici*a a equipe *rganiza*ora, a pr**osta de Olimpía*a de *íngua port*guesa é um trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> contínuo e *e cará**r bienal que </line>
<line> tem a meta de proporcionar condições de ape**eiço*men*o </line>
</par>
<par>
<line> ta*to à formação continuada dos *rofes*ores da rede pública, quanto à capaci*ade *e o *lun* </line>
<line> se e*pressar *or escrito com de**reza, ***avés do* diferentes g**er*s textuais q*e circulam e* </line>
</par>
<par>
<line> nosso meio soci*l. No caderno do p*ofessor, na *eção *irecionada ao *estre, enc*ntr*mos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção de que, n*s anos ímpares, a </line>
<line> *roposta * dir*cionada a agentes ed*cacion*is </line>
</par>
<par>
<line> (**cn*cos de s*cr*tarias de edu*açã*, diretores, profess**es); enquanto que nos a*os *ares,o </line>
<line> evento nacional b*sca pr*mover "um *on*urso de produç*o d* texto para alunos do 5º ano do </line>
<line> Ens*no Fun*ame*t*l ao 3* *no do E*s*no *édio" (OLIMPÍ**A de LP, 2010, p. 3). </line>
<line> No começ*, o p*ograma de Olimpíada d* L*, que iniciou em 2002, er* *o*t*do </line>
<line> soment* * aluno* de 4ª e 5ª série* do *F. Já ness* primeira v*rsão, * tema central era O lugar </line>
</par>
<par>
<line> onde vivo e correspondia a três </line>
<line> *ên*ros t*xtuai*, a *aber: Rep*rt*gem, Texto de Opini*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Poes**. No ano seguinte, e* 2*03, a pr*posta direci*nou-se à for*ação d* profess*res e, na </line>
<line> ocasião, fo* cri*d* um *ispositivo *h*mado Kit *ozes, publicando:Voz d* aluno, Voz do </line>
<line> professor e *m v*deo *sc*evendo na s*la de aula. *abe d*stacar que esse mater*al f*i enviado </line>
<line> às escola*, se*vindo de a*oi* pedagógico à prática dos d*cente* envolvidos no programa. No </line>
<line> ano de 20*4, houve mudanç*, p*is * gênero Reportag*m p*ssou a ser *en*minado de </line>
<line> Memó*ias L**e**rias e, em 2005, foram criadas *uas novas ativi*ades de apoio pedagógico: a </line>
</par>
<par>
<line> revi*ta *a ponta d* lápis - distribuída aos professo*es part*cip*ntes </line>
<line> do **oje*o - e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresin* PI, *. 13, n. *, art. 10, p. 187-*05, jul./a*o. *01* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino da Pr*dução Escrita por Meio do G*n*ro </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> comun*dad* virt*al Escre*endo o fu*u*o - espaço para um </line>
<line> diálogo interat*vo. *t* ess* data, </line>
</par>
<par>
<line> havia prem*ação somente *ar* o* al*nos; *as, e* *00*, o projeto *rio* a rubrica Modalida*e </line>
<line> de Relato de Prática, co* *istas a pr*miar também os *rof***ores. </line>
<line> Pas*ad*s seis anos da reali*ação do *rograma, em *008, * Min*st*rio da E*ucaç*o </line>
</par>
<par>
<line> assumiu parceri* </line>
<line> nessa atividade de e*crita, </line>
<line> a*rindo *ossibilidade </line>
<line> para </line>
<line> qu* todas as séries </line>
</par>
<par>
<line> finais do EF e *ambém as d* EM pudessem parti*ipar da compe*içã*. A pa*tir *esse momen**, </line>
<line> o projeto foi i*titulado como Olimpíad*s de Língua **rtu*uesa - Esc*evendo o Fu*ur*. Em </line>
</par>
<par>
<line> 2009, *no ímpa* e </line>
<line> dedicado formação *ocente foi à </line>
<line> cri*da a Ma*e** do *orm*dor (q** </line>
</par>
<par>
<line> contém material *ara **alizar reuniões pedagógicas) e també* o Jogo Q. P. Brasil (vol*ado ao </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvimento *a capacidade *r*umentati*a do a**no do E*).N* </line>
<line> ano se*uinte, em 2010, </line>
</par>
<par>
<line> foi realiz*d* a ****nda e*ição da Olimpíada d* LP. Esse *at*rial foi enviado às *scol*s </line>
<line> *úblicas brasileiras com *lu*os do 5º a* 9º **o do *F e do 1º ao 3º ano do EM, ten*o em v*s*a </line>
</par>
<par>
<line> estimular </line>
<line> o ensino d* </line>
<line> escri*a </line>
<line> de q*atro difere*t*s g**eros *ext*ais: Poema, Memórias </line>
</par>
<par>
<line> Literárias, Crônic* e Art*go de Opinião. </line>
<line> *abe de*tacar que no an* *e2*11, a proposta d* Olimpíada, volt*da formação à </line>
<line> docente, passo* a con**r com três ações didático-ped*g*gic*s cole*ivas: 1) o Seminário A </line>
<line> escr*ta sob foc*: uma reflexão em vár**s vozes, dir*cionado a professores, técnicos de </line>
</par>
<par>
<line> se*retarias e especialistas *e universidades; </line>
<line> 2) o Curs* Virtual Sequência Did*tica: </line>
</par>
<par>
<line> a*rendendo por *e*o ** *ese*has, *fertado * professores e técnicos da educação brasileira; e </line>
</par>
<par>
<line> *) o </line>
<line> C*rso Presencial Caminh*s p*ra </line>
<line> o ensino da escrita, com enc**tros pr****c*ais </line>
</par>
<par>
<line> re*l*zad*s em 27 Univer**dades bra*ileira*. Seguin*o a *esma sistemát*ca, em 2012 e 2014, </line>
<line> foram re*lizad*s d*as novas edições (*ª e 4ª) da O*i*píada *e LP. </line>
<line> Mantendo o t*ma inicial, ou seja: O lugar onde vivo, a s*gund* ediç*o, real*zad* em </line>
<line> 2010, mate*ial foco *e n*sso estudo,exigiu qu* o aluno pesquisasse, inve*tig**se e estudas*e o </line>
<line> e*torn* on*e *o*a, bu*c*ndo assuntos *ertinentes p**a part*cip** dessa propo*ta nacion*l, na </line>
</par>
<par>
<line> medida </line>
<line> em qu* fosse a*erfei*oando sua capacidade </line>
<line> de exp*e**ão, seja le*do, ouv*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> fala*do, ma* p*incipalmente escrevendo. Na *ca***o (proposta conserva*a na versão atual), o </line>
<line> al*n* podia se *nscrev*r em um* d** qu*tro cate*orias, d*pendendo de s*a esc***ridade: </line>
<line> *oema(Poetas da esco*a), voltad* para alunos do 5* e 6º an*s ** EF; Memórias lite*árias(*e </line>
<line> *em me lembro...), par* alunos *o 7º e 8º an*s do EF; Crônica(A oc*sião faz o escritor), para </line>
<line> alu*os do 9º ano do EF e do 1º ano do *M (sequência de e*sino po* nós inv*sti*ada); e Artigo </line>
<line> de *pini*o (*ontos de *ista), para alunos dos 2* e *º anos d* EM. </line>
<line> Ca*a u*a dessas quatro c*leções possui um ki*, compo*to pelo C*de*no do Professor </line>
<line> (com ori*ntações *ara a *p*icação d*s ativ*dad*s de análise e produção *e *ên*ros textu*is), </line>
<line> Re*. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-*05, *ul./ago. 2016 w*w*.fsan*t.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. Wittke </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> 10 cade*nos impressos com *xemplares do </line>
<line> g*nero textual em </line>
<line> e*tudo nas ofici*a* e um CD- </line>
</par>
<par>
<line> ROM (com te*tos da colet*nea * também com </line>
<line> *utro* *xemplares do mesmo gêner*, </line>
</par>
<par>
<line> disponibi*izado ** duas *ersões: sonora * gráfica). No Cad*rno do Professor, há uma </line>
</par>
<par>
<line> orientaçã* geral sobre o tr*balho com os </line>
<line> gêneros, também há uma introdução ** gên**o em </line>
</par>
<par>
<line> foco e várias ofici*as **gani*adas em sequências didáticas, com atividades direcionadas ao </line>
<line> desen*ol*i*ent* da capacidade *e *e comunic*r, pr*ncipalmente, por escrito, via prod*ção de </line>
<line> gêneros textuais. </line>
<line> 2.2 Emb*samen*o *e*rico da pro*os*a nacional de escri*a </line>
<line> Na seção Ap**sentaçã*, n* Caderno do *rofe**or, a qual se estende d*s *áginas 8 a 15 </line>
</par>
<par>
<line> das quatro co*eçõ*s </line>
<line> que constituem o projeto, *odem*s ler o p*nto de v*sta do didaticista e </line>
</par>
<par>
<line> professor Dr. Joaquim Dolz sobre a proposta da Oli*píada de LP. Tendo em *ista </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*pe*cussã* d** pr*fíc*as pesquisas realizadas pelo pro*esso* e seu grupo *e pe*qu*s* GAFE </line>
</par>
<par>
<line> (Grupo de análise do </line>
<line> fran*ês e*s*na*o), </line>
<line> vol**da* tanto ao ensi*o de l**guas, qu*nto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> for*aç*o doce*te, os organizadores do *v**to selecionaram * pro*essor Dolz </line>
<line> *ara tecer </line>
</par>
<par>
<line> parecer acerca *o p*og*ama de escrita. </line>
</par>
<par>
<line> Fazendo *inda refe*ência ao tr*balho de Dolz, cabe destacar a im*ortâ*cia do* est*dos </line>
<line> que esse a**or vem re*liz*ndo, desde os an*s de 1980, na Facu*dade de Psico*ogia e C*ências </line>
<line> d* *ducação (F*SE), na Universidade d* Gene*ra (*N*GE), ju*ta*ente com outros </line>
</par>
<par>
<line> es*udioso*, *ais c*mo Jean-**ul Bronckart, Be*na*d Sc*ne*wly, M*chè*e No*erraz e </line>
<line> Je*n- </line>
</par>
<par>
<line> Fr*nçois de Pietr*. Alé* de pesquisas v*lt*das ao ensino de *ínguas e à *ormação e à aç*o </line>
<line> *ocente, vale le*brar o trabalho rea*izado *om os gêneros de *exto, tanto oral como **critos * </line>
<line> suas **ordagens a*ravé* de s*quênc*as didátic*s, vo*tad*s especialmente à fo*m*ção *oce**e e </line>
<line> à t*an*pos*ção didáti*a (SC*NEUWL*; *OLZ, 20*9, 2010). </line>
<line> Ao fal*r da Ol*mpía*a ** LP, Dolz (2010); Witt** * Dolz (*015) dizem **r muito </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtante que sejam re*lizad*s p*o*osta de*s* *atureza, p*is elas bu*cam desenv*lver </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade do aluno em *e expr*ssar em po**uguês, *an*o nas atividades de *eitu*a, de e*crita, </line>
<line> quanto *e f*la, na medida em que *ornecem subsídio* * ferramentas à ação *ocente. N* </line>
<line> enten*er do auto*, essa proposta d* escrita consis** em uma iniciat*va na*i**al, c*j* o**eti*o </line>
<line> é e***inar, ou, ao menos, d*minuir o "fracasso escol** decorrente das *ificuldades *o ensino </line>
<line> d* leitur* e de escrita *o Brasil" (p. 9).E é nesse senti*o que Dolz, Gag**n e Decândio (2010, </line>
<line> p. 15) de*endem que </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. **, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino da Produ*ão E*crita p*r Meio do Gênero </line>
<line> *9* </line>
</par>
<par>
<line> *ara escreve*, o aprendiz precisa de *onhecimentos sobre os conteúdos temáticos a </line>
<line> abo*d*r, mas também de c*nhecimentos **b*e a *íngu* * sobre as convenções s*ci*is </line>
<line> que caracterizam o uso d*s tex*os a serem re*igidos. *s*a atividade implica um </line>
<line> distan*ia*ento reflexi*o p*r* se regula* os próprios p**cesso* *e *scrita. Porta*to, a </line>
<line> prática da escrita ex*g* ati*idade* *e reflexão e de objetivação da l*ngu*gem e d* </line>
<line> sist*ma lin**í*tico. Essas atividades metalinguagei*a* (Jaffré, 19*8; Davi*, 2*07) </line>
<line> regul*m *s process*s próprios d* escrita e *isam a seu *ontrole consciente e * </line>
</par>
<par>
<line> apr****zagem da </line>
<line> *evisão. por me*o de*as *ue a articulação entr* estru**ração É </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> expressão pode ser f*ita. </line>
</par>
<par>
<line> Sob essa perspectiva ** ensino *e língu**, D*l* complementa *ue os exe*cício* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> le*t*ra e de es**ita são habilid*de* que deve* ser priorizadas na prática e*col*r e o es*u*io*o </line>
<line> vai além dizend* q*e o aluno pr*cisa aprende* * ler com * manusei* **s mais divers*s **pos </line>
</par>
<par>
<line> ** tex*os que circulam e* no*so meio soci*l (DOLZ; ABOUZÄI*, 2015). Conforme </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> didaticis**, "compre*n*er e *ro*uzir textos são atividades h*manas que implicam dimensões </line>
<line> so*i*is, cultur*is e psicol*gicas e mobili*am todos os t**os de capacidad* de linguagem" </line>
<line> (OLI*PÍ*DAS d* LP, 2010, p.10). Nesse sentido, o aut*r *efende que o mestre interessado </line>
</par>
<par>
<line> em que *eu alu*o identifique *s **gularidades d* de*ermin**o </line>
<line> *ênero tex*ual deve *ferecer </line>
</par>
<par>
<line> fe*rament** que </line>
<line> * t *r ne </line>
<line> capaz de a*ali*ar *s </line>
<line> textos pertencen**s </line>
<line> a esse gênero, </line>
</par>
<par>
<line> con*cientizando-o da *ituação de pr*dução, b*m c*mo das diver*as ma*cas linguístico- </line>
<line> *is*ursivas próprias dos textos *m estud*. </line>
<line> Ainda no que se refere à proposta de escrita da *li*pí*da de LP, Dolz chama a </line>
<line> atenção sobre a importa*te função d* profes**r nesse processo de leitur* e d* escrita de um </line>
</par>
<par>
<line> g*n*ro de *ex*o, já que es*e profi*sional quem a*r*senta a si**ação *e é </line>
<line> comunic*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> formu*a *s inst*uçõ*s de produção de e*crita, expl*cando com cl*rez* cada etapa das </line>
</par>
<par>
<line> atividades, até chegar ao f*nal: *rodução a </line>
<line> de um texto. Vale lembrar que o proce*so que </line>
</par>
<par>
<line> con*t*tui a Oli*p*ada prec*sa ultrapass*r seu propó**to inici*l (*ue o d* participar é </line>
<line> *e um a </line>
</par>
<par>
<line> competi*ão) e desp*rtar no docente e no aluno a v*ntade de continua* tra*al*ando com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> gêneros t*xtuais, *pe*fe*ço*ndo e adaptando as sequência* d*dá*icas pro*ostas pelo programa. </line>
<line> As*im c*mo D*l*, também vemos *ue *roposta* e ativi**des dess* n*tureza pode* estimular </line>
<line> e facilita* * mudança do o*jeto de ensino * també* do p*ocedimento metodológico *o *nsino </line>
<line> *e lí*gua na rede edu*aci*nal brasilei*a. </line>
<line> 3. RES**TAD*S * **SCUS*ÕES </line>
<line> *.1 *bjet*s de Ensino da Prop*sta da *limpíada de LP </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-*05, *ul./ago. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. W*ttke </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> Feito o estu*o </line>
<line> da pa*te introdutória que constitui as </line>
<line> quatr* coleções da Olimpíada de LP, </line>
</par>
<par>
<line> con*tata**s que programa está organizado *ob um embasamento teórico que define o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino de lí*gua como um pro*esso d* int*raçã* *er*al (B**HTIN, 199*), selecion*ndo os </line>
<line> gêneros textuais como objeto de ensino do processo *e escrita. Nes** cont*xto, cada uma da* </line>
<line> quatro atividades de produção de *exto é **ita a parti* de of*cinas **m seq*ências didáticas </line>
<line> f*cadas em um de*erminado gênero textual, de di***entes campo* *iscursivos (MARCUSCHI, </line>
<line> 200*), s*jam el*s literá*io* ou midiáticos. </line>
<line> Consider*ndo que o papel do professor de lín*ua matern* é ser ** agente mediado* do </line>
<line> saber de modo geral, e da propos*a de escrit* da Olimpíada, de mod* particular, des*ac**os a </line>
</par>
<par>
<line> necessida*e de contextualizar t*orica*ente * progr*ma em estudo. A partir </line>
<line> de u* a </line>
</par>
<par>
<line> *bordagem interacion*sta sociointerativa (BRONCKA*T, 2*08, 2012; GUIM*RÃES, </line>
<line> MA*HADO; COUTINHO, 2007; M*CH**O, 2005), o gê*er* textual é v*sto co*o </line>
<line> diferentes materialida*e* di*cursi*as *ue o texto as*ume para desempen**r as *a*s diversas </line>
</par>
<par>
<line> *unç*es sociais, e*fatizando suas propr*eda*es sociocomu*icati*a* de funcionalidade e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> int*ncionalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa mesma per*pect*va, *arcusch* (2002) conceb* os gêneros com* ar*efa*os </line>
<line> cultura*s h*s*oric*mente construídos e usados p*lo *ome* no se* c*tidian*. Eles aprese*tam </line>
</par>
<par>
<line> difer*ntes </line>
<line> car*c*erizações, **m </line>
<line> vocabulário* específicos e empr*gos sintát*cos **ropriados, </line>
</par>
<par>
<line> em conformida*e com a fu**ão social *u* ex*rcem. Co*o *emo*, essa abordagem *eforça a </line>
</par>
<par>
<line> importância de </line>
<line> ensinar a ler a *scr*ver por meio e </line>
<line> de gênero* ** tex*o, </line>
<line> con*orme propõe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> at*v*da*e de escrita da Olimpíada de LP. Tal tomada de po*i*ão justifica a importância *essa </line>
</par>
<par>
<line> propos*a de e*cri*a, pois cria possibilidad*s para </line>
<line> *ue o a*uno estu*e (lend*, desconstr*ind*, </line>
</par>
<par>
<line> *nali*ando e r*c*ns*r*indo) v*riad*s gên*ros, levando em conta su* *strut*r* e circularid*de, </line>
<line> o que o *orna capaz n*o só de reco*hecê-los e compreendê-los, m*s també* de c*nstruí-l*s </line>
<line> de mo*o a*equado a f*ncionar em suas *espectivas situaçõe* soci*is. </line>
<line> Tend* os estudos disc*rsivos de Bakhtin (1992) co*o base, S**neuw*y (20*0) defende </line>
</par>
<par>
<line> que cad* </line>
<line> *sfera comunicativa correspon*e ao de*e*volvimento de gêneros r**ativamente </line>
</par>
<par>
<line> e*táveis" (p. 116), portanto, os </line>
<line> textos produzidos * distribuí**s em cada comun*da** </line>
</par>
<par>
<line> linguística são *econhecidos s*b *ai* ca**ct*ríst*cas, *a me*ida em q*e reg**am boa par*e *o </line>
<line> c*mportamento d* li*gua*em. Resumindo, * autor diz que um gênero co*stitui sua i*entid*de </line>
</par>
<par>
<line> sob três d*m*nsões: "o *ue é dizível por me*o *ele (o conteúdo temát*c*), a forma </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ção do dit* (a est**tur* co*pos*c**nal) e os meios ling*ísticos que opera* para dizê- </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 13, n. *, *rt. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016 w*w4.fs*net.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nsino da Produção E*c*ita por Meio d* *ênero </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> l* (o e*tilo)". Seguind* a me*m* lin** de pen*amento, Dolz, Gagnon e Decândio (20*0, p. </line>
<line> 44) definem * gêner* c*m* </line>
</par>
<par>
<line> Um instrumento *ara **ir *m situações linguageiras, suas </line>
<line> p*tencialidades d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen** atual*zam-se e são a*ro*riadas na prát*ca. É </line>
<line> u* instru*ento </line>
</par>
<par>
<line> cultural, vi*to *ue serve de med*ador **s in*erações *ndivíduo*-obje**s e é *m </line>
<line> instrumento d*dático, pois ag* *omo meio de *rticulação entre as práticas *ociai* e </line>
<line> o* obje*os escolar*s. </line>
<line> Ne*sas condiçõ*s, Brait (2002) *xplicita que quan*o trabal*amos c*m g**eros, faz-se </line>
<line> neces*ár** que c*nsideremos os **pectos relac*onados a seu processo *e prod*ção, circ*lação </line>
<line> e rece*ção. Suas c*ndições d* produção e d* rece*çã* reme*em à que*tão ** que* p*od*z a </line>
<line> mensag*m pa*a quem; trata-s* da identidade social do produtor e do rec*ptor. *á a circulação </line>
</par>
<par>
<line> refere-se ao veí*ulo ** *uporte em que * mensagem circula. Tais </line>
<line> elementos discursivos são </line>
</par>
<par>
<line> importan*es à mensage* como *m tod*, p*is *xplicam porqu* aquilo é di*o daqu**a mane*ra </line>
<line> e nã* de ta*tos outros modos possívei*. Aind* no que di* *espeito às condições *e pro*ução, </line>
</par>
<par>
<line> cabe l*mb*ar </line>
<line> que todo texto é det*rminado em </line>
<line> co*for*idad* com a intenção com*n*cativa </line>
</par>
<par>
<line> estabelecida *ntre * produtor e o *eceptor, pres**pondo regras, valores e nor**s de *onduta, </line>
</par>
<par>
<line> det*rmi*adas </line>
<line> pel*s </line>
<line> papéis so*iais que os suj*i*os dese*pe*ham na socieda*e, o </line>
<line> q*e a*r*bu* </line>
</par>
<par>
<line> legitimid*de ou não a* se* diz*r. </line>
<line> Com b*se *o *rincípio de que o gênero textual é uma *ue**ão d* u*o e o tipo de texto </line>
<line> *emete à fo*ma e à es*rutura, quando fazemos referência à segunda *odalidade,reporta*o-nos </line>
</par>
<par>
<line> às categoria* textuais, a *a*er: n*r*ação, descrição, **pos*çã*, arg*mentação, inj*nçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conve**ação. </line>
</par>
<par>
<line> De**a *orma, quando essas diferentes categorias textuais </line>
<line> c**culam em no*so me*o </line>
</par>
<par>
<line> socia*, nas mais varia*as situaç*es </line>
<line> *omu**cativas, *las come**m a exercer sua função de </line>
</par>
<par>
<line> gêne*os textuais, ampli*ndo seu círculo de at*açã*. F*lizment*, várias iniciativas didática* * </line>
<line> t*mbém m*todo**gicas, pri*cipa*mente através d* **te*iais di*át*cos, es*ão levando em c*nta </line>
<line> a **portânc*a do gênero tex*ual **s at*v*dad*s de interação social, em especial, *as a*la* de </line>
</par>
<par>
<line> *ortugu**. U* </line>
<line> *o* </line>
<line> exemplo dessa in*ciativa o materi*l ** *l*m*íada é </line>
<line> a*ui em es*udo, </line>
</par>
<par>
<line> organizado por *ficinas, divi*id* em sequências didáticas. </line>
<line> 3.2 A seq*ência didática na ab*rdagem do gêner* d* te*to </line>
</par>
<par>
<line> A proposta *e </line>
<line> escrita da Olimp*ada é compos*a por q*atro cole**es, as quais são </line>
</par>
<par>
<line> *r*jeta*as a*ravés de of**i*as dividida* em diferen*es e*a*as, * que podem** </line>
<line> denomi*ar de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 1*, n. 4, art. 10, *. 187-*05, j*l./ago. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittke </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> sequências *id*ticas. S*hneuwly e Dolz (*010) de*inem a *eq*ên*ia did*tica com* *m </line>
<line> "conjun*o de ativida*es escolares organizad*s, d* maneira *istem*tica, e* tor*o de um gên*ro </line>
<line> t*xtual oral *u es*rito" (*.8*). Ela* t** a f*nção *e **xil*ar o aluno * *el*or dominar o uso </line>
</par>
<par>
<line> de um *ê*ero text**l, o que *he </line>
<line> pos**bilita falar ou escr*ver de modo *ais adequa*o em </line>
</par>
<par>
<line> determinad* sit**ção de comunicação. </line>
<line> Os dois didatici*ta* *upracitados en*endem *ue ensin* de língua de*a ser efetuado o </line>
<line> por meio d* *m *squema de *equências di*áticas com a se*uinte *onfiguração: aprese*tação </line>
<line> d* s*tua*ão, produção inicial - mód*lo 1, *ódul* 2, módulo *, módu*o n - e *rodu*ão final </line>
<line> (2010, p. 83). *ssa organizaç*o mos*ra que a sequê*c*a di*ática tende a *m m*vimento que </line>
</par>
<par>
<line> vai *o mais **m**exo ao mais simples. *m outras palavras, *la pa*te da *rodução inicial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> segu* em di*eção aos módulos, sendo *ue </line>
<line> cada um deles d*s*nvolve "uma *u ou*ra </line>
</par>
<par>
<line> cap*cid*de neces*ária ao do*ínio de um gênero. N* fim, o movimento leva nov*ment* ao </line>
<line> complexo: a pro*ução final" (DOLZ; NOVE*RAZ; SCHNEUW*Y, *010, p. 88). *ara e*ses </line>
<line> auto*es, as s*quências did*ticas. </line>
<line> A*resenta* uma grande varied*de de *tivid*des que devem ser *elecionadas, </line>
<line> a**ptadas e transfor*adas em função das nece*sida*es d*s alunos, dos momentos </line>
<line> escolhidos para o trabalho, da história didá*ica do g*upo e da c*m*lementaridade em </line>
<line> relaç*o a *utras s*tuaçõe* de apr*n*izagem ** expressão, pr*postas fo*a *o contex*o </line>
</par>
<par>
<line> das seqüênci*s didáticas. É a partir d* *ma *ná*ise minuciosa </line>
<line> ** produção inic*al </line>
</par>
<par>
<line> que o *rof*ssor po*erá adaptar a seqüência d*dát*ca à s*a *urma, * c*rt*s grupos de </line>
</par>
<par>
<line> alun*s de sua turma, </line>
<line> ou ainda, a ce**os *lunos. (DOL*, NOVER*AZ; </line>
</par>
<par>
<line> S*HNEUWLY, 2010, p. *3-94) </line>
<line> So* essa ab*rda*em, as *equências d*dá*icas serv*m p*ra oport*nizar di*ersas </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dades que le*am o *luno * o*servar, comparar, identificar a*alisar tanto element*s e </line>
</par>
<par>
<line> l*nguísticos, te*tuais como discursivos, ob*et*vando que ele domine o </line>
<line> *so dos gêneros, nas </line>
</par>
<par>
<line> m*is diversas situa*õ*s de interaçã*. Co* esse enfoque *eó*ico, cada gêne*o *e t*xto (*o* * </line>
</par>
<par>
<line> in*enção d* narr*r, relatar, argumentar, expor </line>
<line> ou *es*rever açõ*s) </line>
<line> d*manda um ensino </line>
</par>
<par>
<line> ade***d* *m con*o*midade *om *uas es*ecif*cidades. Isso **rq*e n** se *ode garantir *ue o </line>
</par>
<par>
<line> a*un* que do*ina o processo de esc*ita de um t*xto narrativo, *or </line>
<line> exemplo, terá a m*sma </line>
</par>
<par>
<line> habi*ida*e ao *screver um texto argumentativo, já que *ada tipo de texto apresenta </line>
<line> cara*terí*t*cas distint*s. Essas *artic*lari*ades preci**m ser trabalhadas no d*correr do ensi*o </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntal e médio, como pr*põe o projeto da Olimpíada, à m*dida que </line>
<line> *b*r*a diferent*s </line>
</par>
<par>
<line> gê*eros, *m cada nível *e ensino. </line>
</par>
<par>
<line> A*é * página 15, a propos*a é igual nas q*atro c*leções. A partir *esse m*me*t*, ca*a </line>
</par>
<par>
<line> co**ç** </line>
<line> direciona-se a i*troduzir o gêne*o em foc*, no caso </line>
<line> e*p**ífico de </line>
<line> nosso estudo: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, ar*. 10, p. 18*-20*, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino da Produção *s*rita por M*io d* Gên*ro </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> *ê*er* crônic*.Cada oficina, nas suas di*ere*tes e**pas, busca d*fini*, com*ara* e caracteriza* </line>
<line> a crônica, para, entã*, e*crever uma versão coletiva * individual *ara comp*t** na Oli*píad*. </line>
<line> 3.3 Propostas de esc*ita a **rtir do g***ro crônica </line>
</par>
<par>
<line> C*mo j* foi dito, par*ir deste momento, o a </line>
<line> *bjeto de estudo centra-se *o gênero </line>
</par>
<par>
<line> crônica, co*s*derando suas caracterís*icas especific*dade*. A at*vidade *nicia com e </line>
<line> base *a </line>
</par>
<par>
<line> busca de respostas à ques**o *e * q*e é uma crôni*a. Os o***niza*ores da p*oposta *lerta* </line>
<line> que, m*itas *e*es, e*as s*o confundidas com artigos, contos e **saios e reforçam que "um do* </line>
</par>
<par>
<line> *razeres da vida é abrir um jornal num domingo preguiçoso, pu*a* as s*ções de política </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> economia e l*r, sem compro*isso, *ma crô*ic*, *ue pode *os emoci*nar, *aze* rir, pensar... * </line>
<line> às *ezes até as paz** com certos desa*tres da vida" (OLIMPÍADA de LP, 2010, *. 17). </line>
<line> Seguin*o a proposta, o aluno dev* ler o *e*** intitulado Sobre a *rônica, d* Ivan </line>
<line> Âng*lo, public*do *a Veja, em *4 de a*ril de 2007 (esse * um dos textos da coletân*a). O teo* </line>
</par>
<par>
<line> do text* mo*tr* preoc*paçã* em </line>
<line> sit*ar historicamen*e a crônica * t*mbém em </line>
<line> defini-la </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **do mais objetivo. Considerando que es** gên*ro é um text* fl**ível e leve, po*e remet** </line>
<line> tanto a uma descontraída c*n**rsa entre *migos, a um *elato de fa*o* do cotidiano, quanto a </line>
</par>
<par>
<line> uma narrativa de *aráter mais ficcional ou *iter*rio. Segu*** o tex*o lido, a dificuldade </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> carac*eriza* a crônica está essencialmente no fa*o de que ela não é uma es*rutura </line>
<line> f**hada, </line>
</par>
<par>
<line> assim como o son*to, ao ponto </line>
<line> *e m*itos duvidarem que ela realmente seja *m </line>
<line> **nero </line>
</par>
<par>
<line> lit*rário, t*l **mo o *onto, a poes*a ou o *omance. No entender de Ângelo, </line>
</par>
<par>
<line> *á crônic*s </line>
<line> q** sã* disse*tações, como em Machado de Ass*s; outras sã* *oe*as </line>
</par>
<par>
<line> em pro*a, como em Paulo *endes *am*os; outras *ã* pequenos *o*t*s, como em </line>
<line> Ne*son Rodrigues; ou casos, **mo o* de Fernando Sabino; outr*s s*o evocaçõe*, </line>
<line> *o*o em **u*ond e *ube* Braga; *u *emórias e reflexões, co*o em tantos. * </line>
<line> crô*i*a tem a mob*lida*e de aparênc*as e de dis*ursos que a p*es*a tem - e </line>
<line> facilidades que a mel*or poesi* *ão se permite. (O*I*PÍADA de LP, 2010, p. 18) </line>
<line> Ao r*sgatar a **imologia da pal*vra crônica, a proposta esclarece q*e o termo d*riva </line>
<line> d* *xpressã* khróno* (do gr*g*) *u de chronos (do la*im), si*nif*can*o tempo. De ac*r*o </line>
</par>
<par>
<line> *om os romanos antig*s, chro**c* dizia respeito ao </line>
<line> gênero que registrava </line>
<line> acontecim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> histó*ico*, verdadeiros, em *o*for**da*e *om a or*em temporal de acontecime*to, sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intenção de interpreta* os fat*s. Já a crôn*c* *r*si*e*r* surgiu no século XIX, jun**men*e com </line>
</par>
<par>
<line> a *ublicaç*o de jornai*, com o ob*etivo *e </line>
<line> registrar fa*os jornalísticos do coti*iano. Seu* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, *rt. 10, p. 187-205, *ul./ago. *0*6 </line>
<line> www4.*san**.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Wittke </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> p*ecursores *oram José de Alencar * Machado *e Assis, a*tores que registr*vam fatos do seu </line>
<line> tempo, or* sob *m enfoque mai* jorn*lístico, o*a m*is *it*rário. </line>
<line> Segundo os organizad*res do p*ojeto de es*rita da c*ônica, no cam*o jornalíst*co, esse </line>
<line> gênero tem a fun*ão de entreteni*ento, *á que é uma r*flexão mais b*anda e, *eral*ente, com </line>
</par>
<par>
<line> um * *que de </line>
<line> *umor. Serve *omo paus* a l**turas m*is densa* e, quando p*blicada </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> revi**as, normalmente vem n* *ágina </line>
<line> final. Pode-se dizer que a in*ençã* do cron*sta é a de </line>
</par>
<par>
<line> *nvolve* e e**ciona* seu leitor, ao *e*mo *em** em que lança um convit* pa*a reflet*r sobre </line>
<line> t*mas unive*sais e do c*tidiano, seja com tom sério, mais poético, ou *ais irôn**o. </line>
<line> Os organizadore* da *roposta es*larecem *ue as cr*nica* publicadas no B*asi* *ão </line>
<line> di*ere*te* das c**nicas produzidas em o**ros países. Na Europa, po* exemplo, o* rela**s são </line>
<line> *ais obj**ivo* e resumidos, reduzindo-se a **mentários de sim*les *ato*, sem * expressão de </line>
<line> sentimentos e emoções. *m contrapa**ida, os croni*tas br**il*ir** *olocam emo*ão n* relato </line>
</par>
<par>
<line> dos fatos, hu*a*izando-os. No Brasil, e**rev*m-se c**nicas *ob dive*s*s </line>
<line> perspectivas: num </line>
</par>
<par>
<line> tom poét**o, pr*duz-se uma prosa poética (obras de Pa**o M*nd*s Camp*s); já L*m* Ba**eto </line>
</par>
<par>
<line> e Ivan *ng*lo a *proxi*am *o ensaio, </line>
<line> e*q*anto q*e Fer*ando Sabino fa* *ma narrat*va. </line>
</par>
<par>
<line> "Além dis*o, </line>
<line> as crônic*s podem ser en*raçada*, puxando a refl*xã* do l*itor pelo jeito </line>
</par>
<par>
<line> humorí*tico, como as ** Moacyr Scliar, ** *er um tom sério. Outr*s podem s*r próximas de </line>
<line> c**entários, *o*o *s *rônica* e*portiv*s *u polí*icas" (*LIMPÍADA de LP, 201*, p. 21). </line>
<line> **sse co*texto, pode-se *izer que, se as crônicas jornal*sticas publicadas em jo*na*s e </line>
</par>
<par>
<line> revistas são mais </line>
<line> *idas, poi* *ircu**m mais, abrang*ndo um mai*r nú*ero de l*itores; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crôn*ca l*terá**a, *ublicad* em l*vros, *erpetua-se mai* no tempo, já que esses autores </line>
<line> *eco*rem a *ecurso* literários e co*stroem um *stilo *essoal. Com *istas a obt** es*e *feit*, os </line>
<line> escrit*r*s nã* some*te relat*m *s fato* em s*, mas os interpretam, car*cteriza*do-os como </line>
<line> represen*ação de si*u*ções humanas ate**ora*s. </line>
<line> Em *eral, na crô*ica, * narra*ão capta um momen*o, um flagrante do dia a dia; o </line>
<line> desf*cho, embora possa s*r conclusivo, nem sempre representa a resolução d* </line>
<line> conf*ito, e a i*aginação do l*it*r é estimulada a tir*r suas *róprias conclusões. Os </line>
<line> **tos c*tidianos e as pe*sonagens desc*i*as pode* ser fictícias ou r*ais, *mbora </line>
<line> nunca se esp*re da cr*nica a objetividade de uma notícia *e jornal, de um* </line>
<line> **portagem *u de *m ensaio. (OLI*PÍADA de LP, 2010, p. 22) </line>
</par>
<par>
<line> A*t** de inic*ar a at**idade vo*tada escr*ver u** crô*ica, os org*ni**dores da a </line>
<line> proposta ch*mam a *tenção para que o prof*ssor lem*re os al*nos *e que um dos textos fi**is </line>
</par>
<par>
<line> *roduzidos deve ser selecionado para </line>
<line> concorrer, em nível naciona*, na próxima edi*ão da </line>
</par>
<par>
<line> Olimpíada. Além de *rovidenci*r o material nec*ssá*io, * de fundamen*al importância que o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a*t. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016 www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E**ino ** Pr*dução E*crita por Meio do *ên*ro </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> *ro*essor tenh* clareza **bre o* obj*t*v*s e a* es*ratég*as *a *ropos*a, planejando cada passo, </line>
<line> com base n*cronograma *as ativ*dades, isto é, *justando * sequência de ensino propost* a s*a </line>
</par>
<par>
<line> realidade </line>
<line> es*ola*. Em v*s*a </line>
<line> d**so, o doce*te </line>
<line> *eve ler at*ntamen*e o manua* de </line>
<line> regulamen*o </line>
</par>
<par>
<line> que nor*eia a com*e*ição da Olimp*ada e entender c*da det**he de seu fu*cionam*nto. </line>
<line> 3.4 Textos, oficinas e su*s *t*pas </line>
<line> Con*iderando *ue a investigação d**al*ada de *ad* u*a das 37 etapas de*en*olvid** </line>
<line> nas 1* of*cinas v*ltadas à pro*uçã* *e crônicas demand*ria um espaço *nviá*el n**te artigo, </line>
</par>
<par>
<line> op*amos por *b*er*ar </line>
<line> todas, *as *e*trar no*so foco n*quelas *ons*derada* mais pertinentes </line>
</par>
<par>
<line> ao processo lin*uís*ico-discur*ivo d* es*r*ta do gê*e*o c*ônic* como u* todo. </line>
<line> A primeira oficina é composta por três etapas e inicia a *s*rita d* crônica *endo como </line>
<line> fo*o as pess*as, os costumes e os hábitos pró**ios do m*io de co*vício do al***. A*ravés d* </line>
</par>
<par>
<line> questões mo*ivado*as </line>
<line> tais como: </line>
<line> "Qu*m </line>
<line> costuma *er crônicas </line>
<line> em jornal *u revista *u </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> blogs da internet?; Quem j* ouviu crôn*cas e* programas de rádio ou </line>
<line> tel*visã*?; De q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*suntos tratam essas crônicas?", é possível p*rceber q** há *nteresse em trab*lhar o *exto sob </line>
</par>
<par>
<line> a p*rspec*i*a de sua circulação, *essa*tando o c*ráte* soc*al da crônica. N* *ont*nu*dad*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alun* deve *er (* </line>
<line> tam*ém ou*ir no CD-ROM) A última cr**ica, de Fernando Sabin*, cuja </line>
</par>
<par>
<line> i*terp*etação é or**ntada po* um r*t**ro de *nvestiga*ã*, c** ênfas* no tí**lo e *os e*eitos de </line>
<line> sentido *roduzido* no text*. E*contra*os t*mbém uma *e*uena biblio**afia do au*o*, qu* o </line>
<line> si*ua no tempo e no espaço, mostra*d* ên*as* nos as*ectos pr*pri*s da produção do g*nero. </line>
<line> Apó* enfatiz*r o quanto é im*orta*te *ue o professor ex*rça o papel de medi**or n* </line>
<line> compreensão de um texto, há o*ie**açõe* de que, quando lemos, temos *ife**ntes intenções, </line>
</par>
<par>
<line> as *uais </line>
<line> podem ser: ob*er informaçõe*, ampliar no*so cam*o de co**ecimento, *os divertir, </line>
</par>
<par>
<line> ent*e ou*ras mais. D*ssa **rma, * * objetivo de </line>
<line> nossa *eitura *ue n*s leva a m*biliz*r </line>
</par>
<par>
<line> *iferen*** *stratégias pa*a ler um t*xto, p*r *sso, ler **a prop*ganda, um *rtigo de jornal, </line>
<line> uma bula de remédio é difer*nte de l*r um *om**c* ou uma crônica. </line>
<line> Na se*u*da oficina, o interesse recai em aprender a manusear diferentes crônic*s (há </line>
</par>
<par>
<line> s*g*s*ões de l**t*ra), inves*ig*nd* o *s*unto, as per*onagens </line>
<line> e </line>
<line> as emoções que a leitura </line>
</par>
<par>
<line> desses textos p*de prov*c*r no leitor (nesse moment*, há ênfase na r*cep**o *o texto). Exi*te </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém um quadr* *om cr*t*rios norteadore* *a*a </line>
<line> *ue </line>
<line> as *rônicas escolhid*s seja* </line>
</par>
<par>
<line> analisadas e* gru*os: autor * título, *poca, palav*as, assu*to, perso*agens e tom. Em síntese, </line>
</par>
<par>
<line> o estudo *as du*s primeiras o*i**nas re*ela que suas sequ*ncias </line>
<line> didáti*as servem para </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*, con*extualizar o alu*o co* o t*ma em est*do. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. *, ar*. 10, p. *87-205, jul./*go. *01* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Witt*e </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Já *a *erceira oficina, temos a pr*meira te*ta*iva d* e*crever uma crôn*ca, o que, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *erspectiva mo*ular *e Dolz, Noverraz e Sch*euwly (2010), </line>
<line> exp*sto neste ar*igo, </line>
</par>
<par>
<line> cor*esponde à primei*a produ*ão, a q*al servi*á d* diag*óstico para a ***posta dos mó*ulos </line>
<line> 1, *, N, na ten*ativa de pr*duzir uma crônica. A p*opos*a de e**rita inic*a ret*mando os dados </line>
<line> do autor e * tem* da crônic* l*da na a*la a*t*ri*r, conf*rindo o veículo e* q*e o texto circula </line>
<line> s*us pos*íveis leitores e o tom qu* é da*o a essa cr*nica, o* seja, pr*cura resga*ar elemen*os </line>
</par>
<par>
<line> de prod*ção, circulaç*o e recepção (BRAIT, 2002) do gê*ero crôn*ca. *a sequência, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *tenção se </line>
<line> volt* ao cenário, ao tempo, às personagens, ao foco </line>
<line> narra*ivo, ao enredo, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> linguagem e*pregada e ao </line>
<line> desfecho. Apó*, a atividade segue com um r*teiro para </line>
<line> qu e * </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessor aux*l** o aluno a esquematiza* seu text*, antes de iniciar * e*cri** propria*ent* dita. </line>
</par>
<par>
<line> Enc*ntramos também que*tões </line>
<line> para nor*ea* a pr**eir* p*o*u***: </line>
<line> "O tema é </line>
<line> adequ**o? Há </line>
</par>
<par>
<line> ap*n*s a descrição d* fato, o r*lato *a situação? *u * re**t* é a base pa*a a interp*e*a*ão qu* </line>
<line> faz p*ns*r? O tom *a narra*iva f** bem *scolhido?" (OLIMPÍA** d* LP, **10, p. 46). </line>
<line> Na qua*ta *fic**a, o **jetivo está em e*tudar os elem*n*os *ue co*st*tue* uma </line>
<line> crônica, obs*rvan*o os re*u*s*s l*terários us*dos pelo autor, principalmen*e no *ue diz </line>
</par>
<par>
<line> respeit* </line>
<line> ao us* das figuras de linguagem. Nessa e*apa, há *ma prepa*aç*o antes de ler </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crônica *al *omo estudo de vocabu*ário sobre o f*tebol, bibliografia do *utor e e*c*ta do texto </line>
<line> Peladas, d* Armando Nogu*i*a (197*), no CD-ROM. Depoi*, encont**mos u*a a*ividade d* </line>
</par>
<par>
<line> re*lexã* o*al s*br* o texto </line>
<line> ouvido, a*a*is**do perso**gen*, *om, foco narrat*vo, recur*os </line>
</par>
<par>
<line> **nguíst*cos us*dos. Fe*to isso, há questões por escrito, referentes ao texto lido, inv*st*gan** </line>
</par>
<par>
<line> *spaço, *enário, conflito, vo*a**lári*, d*s*echo. De*ois *e </line>
<line> ler a cr*nica O amor acaba, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Paulo *e*d*s C*mpos (2000), é *ugerida uma reflexão **íti*a *a obr* lida. </line>
</par>
<par>
<line> * tema ab*rdado *a quinta oficina é: uma pros* </line>
<line> b*m afiad*. Trat*-se de uma </line>
</par>
<par>
<line> op*rtu*ida*e pa*a o aluno </line>
<line> conh*ce* mai* sobre a vi*a e a obr* de *achado de Assi*, </line>
</par>
<par>
<line> valorizando el*mentos do pro**sso de </line>
<line> produç*o textual. A atividade proposta é ouvir, ler </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analisa* * crônica Um caso de </line>
<line> burro, de M*chad* </line>
<line> de *ssis. Há no*amente um rotei*o </line>
</par>
<par>
<line> norteador *ara interpre*ar as </line>
<line> ideias do autor, </line>
<line> bem como *xercíci*s vol*ados ao estudo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> quest*es linguístic**, lexicais, *ext**is e </line>
<line> discur**vas que </line>
<line> caracteriz*m o gênero cr*nica. *a </line>
</par>
<par>
<line> sex*a ofi*ina, o foco est* e* e*erc*cio* que levam alun* refle*ir sobre a d*ferença </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
<line> en*re </line>
</par>
<par>
<line> uma n*tícia e uma crôn*ca. </line>
</par>
<par>
<line> A pr**osta consiste em identifi**r o* recurs*s d* estil* e de linguagem em uma </line>
<line> c*ônica de Moacyr Scliar. A *tiv*dade *nicia c*m a leitura e discussão de *ad*s *a *ida e da </line>
</par>
<par>
<line> obra do escritor. Segue </line>
<line> com a p*ojeç*o, *ia </line>
<line> data s*ow, da *rônica Cobrança, des*acando </line>
</par>
<par>
<line> *lementos linguístic*s, *ri**ipalmen*e os de coesão, * também o uso dos t**pos verbais e dos </line>
<line> R**. F*A, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-205, jul./a*o. 2016 www4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensino da P*od*ção Escrit* por Meio *o Gêne*o </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> dis*u**os d*reto, indireto e in*ire*o livre, present** no texto e que auxiliam na q*ali***e da </line>
<line> me*s*gem expressa pelo c*onist*. Há ain*a exercícios específicos voltados a questões </line>
</par>
<par>
<line> discursivas tais como: f**o </line>
<line> narrativo, narra*o*, personage*s, se </line>
<line> existe elem*nt* sur*re*a, </line>
</par>
<par>
<line> como os fat*s cotidia*os são nar*ados, se há d*álog*, como acontece o *esfecho, entre outros </line>
<line> elementos dessa natu*ez*. </line>
</par>
<par>
<line> As o*icinas sete e oito *êm c**o ob*etivo levar o a*uno c*nhecer seu ento*no a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*lecionar um </line>
<line> tema própri* *a sua </line>
<line> *ealid*de para </line>
<line> co*stru*r um esb*ço de seu texto. A </line>
</par>
<par>
<line> primeir* *tapa d* sétima oficina faz o *luno re*emor*r sobre *s crônicas já estudadas, a partir </line>
<line> d* um quadro, retomando o t*ma, a *itua*ão, o tom do t*xto e o *oco narrativo. Na sequ*ncia, </line>
<line> a proposta b**ca c***r condições para que o aluno pesquise * encontre fato*, situações, *enas, </line>
</par>
<par>
<line> *otícias que servir*o de font* para segun*a *rod*ção d* uma a </line>
<line> crônica, fase </line>
<line> *re*arató*ia </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> produção final. A p*rtir de *otíci*s e *atos l*cais, os alunos s*o *rient*dos a dis*utir s*bre </line>
<line> alguns tem*s e depoi* *sco*her um que servirá de f*nte à sua crônica. *pós espec**icar * foco </line>
</par>
<par>
<line> na**ati*o, as *ersonagen*, * enredo, </line>
<line> * tom, o ele**nto su*presa * * desfecho, </line>
<line> *eve-se </line>
</par>
<par>
<line> começa* a produzi* seu t**to. Os textos *r*d*zido* dev*m ser lidos entre os *olegas para que </line>
<line> se*am feitas suges*ões de melhora na reescrita deles. </line>
<line> A primeira *t*vidade da oficina oito *o*a-se em exercitar diferentes formas d* inic*a* </line>
</par>
<par>
<line> *ma c*ô*i*a e *am*ém *m </line>
<line> dar continuidade a t*x*os *e cro*istas já consagrados. Após, </line>
</par>
<par>
<line> encontramo* um *xercício para desenvolver a defin*ção do fo** narrativo e o**ro voltado *o </line>
</par>
<par>
<line> *studo d* relação en*re i*agem (no caso, </line>
<line> *ma foto) s*us ef**tos na expr*ssão e*crita. Na * </line>
</par>
<par>
<line> sequ*nc*a, o al*no é o*ientado a </line>
<line> f*zer uma p**quisa *e campo no se* meio d* c*nvívio, </line>
</par>
<par>
<line> buscando cap*ar *ma boa i*agem l*cal que possa *e*vir de fonte à crô**ca *u* vai esc*ev*r. </line>
<line> * oficina *ove traz uma proposta *e escrita de crô**c* a se* *r*duz*da col*tivame**e. </line>
<line> Depois de escolher um d*s temas já lis*ad*s anteriormente, sob media*ão do prof*ss*r (há um </line>
<line> rotei*o d* per*untas n*rtead*ras), passo a passo, o tex*o va* sen*o const*uído *m conjunto, *a </line>
</par>
<par>
<line> lou**, com aj*stes, de*ois de *ada </line>
<line> l*i*ura. Quand* o t*xto est*ver con*luído, o grupo deve </line>
</par>
<par>
<line> conferir se a situ*ç*o d* *o*unica*ão fico* adequada * proposta, observando se ficou claro </line>
</par>
<par>
<line> que* </line>
<line> fala, de que </line>
<line> l*g*r *oci*l, sob qual *bjetivo * * quem se dirige; se os elementos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> coesão de *oe*ência for*m bem empregados; e </line>
<line> *e m*n*ag*m está clara, *im**e* e bem a </line>
</par>
<par>
<line> escrita, e*fim; se a pr*dução esc*ita apresenta as ca*a*terísti**s pr*prias d* gêner* cr*n**a. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*ta final, na penúltima ofi**na, s*o retomados os </line>
<line> eleme*t*s e*senciais </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> constit*e* uma crônica (tanto recurs*s lingu*sticos, textuais, quanto discursiv*s), tend* como </line>
</par>
<par>
<line> base outro texto de *v*n Ân*elo (texto </line>
<line> da col*tânea). Por fim, é </line>
<line> che*ado o mome*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina *I, v. 13, *. 4, a*t. 10, p. 187-205, jul./*go. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. I. Wittke </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> produz*r a versão in*ividual da crôni*a *u* concorr**á na Olimpía*a de LP. Cabe destacar </line>
<line> q*e esse texto a*nda *erá ree*crito na *ltima ofi*ina. </line>
</par>
<par>
<line> * ati*i*ade é fi*al*zada com u*a proposta de *ees*rita no gran*e </line>
<line> g*upo de um* </line>
</par>
<par>
<line> c*ôn*ca </line>
<line> produzi*a por um dos *o*egas, com o seu consentime*to, ou a*nda *e um t*xto </line>
</par>
<par>
<line> modelo. Somente dep**s *isso, o aluno relê seu *e*to *, a </line>
<line> p*rtir de um quadro </line>
<line> de c*ité*ios </line>
</par>
<par>
<line> norteadores, o reescr*v*. Como somente um *o* texto* produzidos será selecionado para </line>
</par>
<par>
<line> pa*ticipa* da c*mpetição </line>
<line> nacional, o pr**e**or *eve discutir com os alu**s as po*sibi*idades </line>
</par>
<par>
<line> *e div*lgar *odas *s crônica*, seja por </line>
<line> meio d* blog, impressas em um livro, *u *or outro </line>
</par>
<par>
<line> recurso, po*s o importante é que o* textos *ircul*m e se*am *idos, cum*ri*d* sua função *oc*a* </line>
<line> de gênero. </line>
<line> *u*n*o à coletânea de textos da cate*oria A **asião fa* o escritor, ela é co**o*ta por </line>
<line> dez **ô*ic*s, de oito reconhecidos *ut*res *rasileiros, a *a**r: *van Ângelo (S**re a crô*i*a e </line>
<line> Considerações em t*rno das aves-balas), Fer*an*o S*bino(A úl*im* crô*ica), Ma*h*do de </line>
</par>
<par>
<line> Ass*s(Um c*so de </line>
<line> burro), Moacyr *cliar(Co*ra*ça), Armando No*ue*ra(Pela*as), Paulo </line>
</par>
<par>
<line> M*ndes Ca*pos(O am*r ac*ba e Ser brotinho), Carlos *eitor Con*(Do Rock) Rube* e </line>
</par>
<par>
<line> Braga(Pavão). </line>
<line> Ess* </line>
<line> Kit tam*é* *onta co* um CD-ROM, </line>
<line> onde ***st*m o* dez textos </line>
</par>
<par>
<line> imp*ess*s e *ais </line>
<line> outras crônicas q*e podem ser ouvidas o* projetadas em *at* </line>
<line> show, </line>
</par>
<par>
<line> enriq*ecendo o mate*ial de apoio à *ea*ização das 11 o*ic*nas des** c*leção. </line>
<line> 4. CONSIDERAÇÕE* FINAIS </line>
<line> O *stu*o **scritivo e investigativo da c*leç*o d* Olimpíada *e LP voltada ao ensi*o </line>
<line> da escrita por mei* da crônica mostra que a *roposta desse materia* es*á de *cordo com seu </line>
<line> objetivo de cr*ar dispositivo didático via*ilizando que o al**o compreenda e s***a manusear o </line>
</par>
<par>
<line> gênero crônica e suas </line>
<line> esp*cificidades. Considerando a proposta *omo um todo, centr*mos </line>
</par>
<par>
<line> nosso es*ud* em c*nferir se as s*quências didáticas *ue constituem ** ofici*a* </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> teoricame**e *oe**ntes com o </line>
<line> escopo d* escrita. Em síntes*, i*ves*iga*o* se as </line>
<line> *tividades </line>
</par>
<par>
<line> proposta* c*paci*am *s al*nos conhe*er e manusea* o gênero cr*nica, fugindo assim *a a </line>
</par>
<par>
<line> p*ática trad*cional *e fazer redaç*o par* q*e o </line>
<line> professor co*rija, *om foco especial nos </line>
</par>
<par>
<line> elemen*o* textuais, gramati*ais e ortográfico*. </line>
</par>
<par>
<line> Após an*lise das ** **ap*s cons**tuin*es das </line>
<line> 1* oficinas </line>
<line> da *oleção A ocasiã* fa* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *scrit*r, dir*c*onada a* 9º do EF * a*1º ano d* EM, pudem*s c*nsta*ar *ue as ati*idades *ão </line>
<line> pertinen*es à intençã* *e *rodu*ir gêneros de t*xt*. I*so po*que el** enfocam o p*ocesso d* </line>
</par>
<par>
<line> es*rita nos seus *i*er*o* aspect*s: lin*uí*tico (com f*co em element** d* </line>
<line> **esão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*e***a PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. *016 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ensin* da Produç*o *s*rit* p*r Mei* *o Gênero </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> g*amaticais), tex**al (observ*ndo </line>
<line> elementos da narrativa e seus e*eitos no sentido do texto </line>
</par>
<par>
<line> como u* s*ntido uno), lexical (estud* do **cabulário), en*n*iativo (investigando quem </line>
<line> escreve para quem, com qual intenç*o, onde circu*a), *ragmático (f**ado no c*mpo d* u**) e </line>
<line> discursivo (cons*derand* mecanismos *e *nfe*ência, su*en*endidos, ambigui*ade*, i**n*as, o* </line>
<line> ***im, efeitos de s*n*ido), levando em co*ta elementos do c*nt*údo, da *o*posição e do </line>
</par>
<par>
<line> esti*o. Resumindo, a* at**idades organizad*s em sequênci*s didáticas </line>
<line> b*scam dar conta </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> processo verbal *nterativo qu* cons*i*ui a ex*ressão </line>
<line> esc*ita, </line>
<line> considerando *lementos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> d**in*m e ca*acterizam a crôn*ca, na medida em que esse **nero exe*ce sua f*nção so*ial de </line>
<line> reflexão literária * jornalíst*ca, *iante de assunto* cont*mporâneos. </line>
<line> Também conside*a*os ***itivo o *ato d* o material em estud* mo*trar preocu*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> em oportunizar diferen*es moment*s d* *sc*i*a, por meio dos qu*i* o p*o*essor </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> diagnosticar aquilo que *luno já sab* sobre o g**ero crônica, *orn*cendo *ubsíd*os o </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> elaborar sequênc*as apro*ri*das às necessidade* que ainda precis*m ser sanadas, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> b*se o modelo de estudo de gêner*s, *roposto por Schneu*l* e D*lz (201*), que, </line>
<line> de certa </line>
</par>
<par>
<line> forma, fundam*nta o projeto da Oli*p*ada. T*m*ém </line>
<line> há ênfase na *rática </line>
<line> d* releit*ra dos </line>
</par>
<par>
<line> *e*tos produzido* co* r*teir* norteador para *ees*revê-los, ora *m colet*v*, ora </line>
<line> ind*vi*ua*mente. </line>
<line> Cert*m*nte qu* o *r*jeto *a Oli*píada *e LP a*nda não atingiu *eu gr*nde *ropósit* </line>
</par>
<par>
<line> nac*onal (a*é por*ue a **de </line>
<line> de ensin* b*asileira é extensa dive*sificada), mas **reditamo* e </line>
</par>
<par>
<line> que esse p*ss* ser um caminho *r*miss*r no *perfeiçoamen*o do ensino *e *odo ge*al e ** </line>
<line> esc*ita de modo particular.O im**rtante é c*n*ta*ar que o mate*ial analisa*o e*t* *eoric*ment* </line>
</par>
<par>
<line> bem organizad* bem fundamentado, e </line>
<line> o </line>
<line> que tor*a a ativi*ade coerente </line>
<line> com o propósito de </line>
</par>
<par>
<line> de*env*lver a capacidade *e expr**são **crita, por meio de gêneros text*ais.N* entanto, por </line>
</par>
<par>
<line> considera* q*e o materia* </line>
<line> de en*in* é apenas *m* </line>
<line> parte (cert*me*te, </line>
<line> be* impo*t**te) </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p**cesso de ensino e apr*ndi*agem, </line>
<line> pretendem*s dar continuidade a n*ssa pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> inves*igando </line>
<line> com* essa *rop*sta d* escrita *em sen*o re*liz*da no context* esco**r, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> e*pec*al na regi*o on** moramos e trabalhamos, *onferindo *amb*m os ef*ito* q*e e*a produz </line>
<line> na a*rendizage* da esc*ita do* alunos que participa* des*e evento. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> BAK*TI*, M. Est*ti*a da cri*ção ve*bal. *ão **ulo: Martins Fontes, 1992. </line>
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<line> Re*. FSA, Te*e*i*a PI, v. 13, n. 4, ar*. 10, p. 187-205, jul./ago. 2*16 </line>
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<line> *. *. Wittk* </line>
<line> 204 </line>
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<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-2*5, jul./ago. 2*16 www4.fsa*e*.com.br/r*v*sta </line>
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<line> E**ino da Produção Escr*t* por Meio do Gê*ero </line>
<line> 205 </line>
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<line> SCHNEUW*Y, B. Q*´e*t-ce </line>
<line> q*´apprendre/en*eigner à lir* et à é*rire aujourd´*ui? </line>
</par>
<par>
<line> Re*herche* no 20, p. 51-60, Lille, 1994. </line>
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<line> _______. Didactique: c*n*t*uction d´*n cha*p *i**ipl*nai**. Educ*tion et Di**ctique, </line>
<line> vol . </line>
</par>
<par>
<line> 8, no 1, *. 13-22, *014. </line>
</par>
<par>
<line> WITTKE, C. I.; *OLZ, J. Ensino de língua, f*rmação docente e pes*uisa: um diá*ogo c*m </line>
<line> Joaquim Dolz. Fórum Ling*ís*ico, v*l. **, no 4, p. 98* - 99*, *ut./*ez., 2015. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Como Referenc*ar *ste Artigo, c*nforme ABNT: </row>
<row> WITTKE, C. I. E*s**o da Produçã* Esc*i*a por Meio do Gêne*o Crô*ica. Rev. *SA, Teres*na, v.13, </row>
<row> n.4, art.*0, p. 187-205, jul./ag*. 2*1*. </row>
</column>
<par>
<line> *ont*i*uiçã* dos Autore* </line>
<line> C. I. W*ttke </line>
</par>
<par>
<line> *) conce*ção e pl*n*jamen*o. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e interpretação dos da*os. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do rascu*ho ou n* revi*ão crítica *o conteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) **rticipaçã* na ap*ova*ã* da versão f*n** do manuscrito. </line>
<line> * </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, art. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/**vi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)