<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.4.10
</line>
</par><par>
<line>
Ensino da Produção Escrit* por Mei* do Gênero Crônica
</line>
<line>
Teaching of Wr*t*ng Produc*io* Throu** Chronicle Gen**
</line>
</par><par>
<line>
Cleide Inês *ittke
</line>
<line>
Pós-Do*tora *m *idática d*s Línguas pel* *nive*sidade de *ene*ra, Suí*a
</line>
<line>
*rofess*ra da Universidade F*de*al de Pelotas
</line>
<line>
E-m***: cleidein*sw@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Cl*ide Inês Wit*ke
</line>
<line>
Editor Cientí*ic*: Tonny Kerley de *lencar Ro*ri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ço: Rua G*me* Carneiro, no *, P**to, Pelot*s, RS
</line>
</par><par>
<line>
cep: 96.010-610
</line>
<line>
*r*igo receb*do em 29/04/20*6. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
re*ebi*a em 15/05/2016. *pro*ad* em 16/*5/2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava*ia*o *elo siste*a Tr*ple Review: Des* Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind Revie*
</line>
<line>
(a*a*i*çã* cega *or d**s avaliadores da *r*a).
</line>
<line>
Rev*são: Gramat*cal, Norm**i*a e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Witt*e
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
<line>
O inter**s* em e*tender e *ofisticar * *rocesso *e produ*ão escrit* não é *ecente e c*ntinua
</line>
</par><par>
<line>
f*menta*do muitas **squisas n* meio
</line>
<line>
acadêmic*. Sob *s*e viés, este artigo ob*e*iva tec*r
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
re**exão s*bre a atividade de esc*ita
</line>
<line>
pr**osta pelo programa da Oli*píada de *íngua
</line>
</par><par>
<line>
Portuguesa-Escrev*ndo o F*t*ro, invest*gando se o* exe*c*cio* do material e* foco oferecem
</line>
<line>
condiç*es para co*str*i* uma es*rita sob uma perspec*iva enunci*ti**-discur*iva (BA*HTIN,
</line>
<line>
1*9*; BRON*KART, 2008, 2012), uma *ez q*e se propõe a tra*alhar com gênero* t**tu*is
</line>
</par><par>
<line>
(MARCUS*HI, 2002, 2008). *epo*s
</line>
<line>
de context*alizar o pr*jeto, buscamos analisar as
</line>
</par><par>
<line>
se*uê*ci*s didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2*09,
</line>
<line>
201*) que *ompõem as oficinas da
</line>
</par><par>
<line>
cole*ão A ocasiã* faz * escritor, *ujo objeto de estudo é o gênero *rônica. Ce**ramos nossa
</line>
<line>
investigação na p*o**st* de escri** com* um *o**, analisan*o elem*ntos tex*uais, linguí*t*cos,
</line>
<line>
enu*ciativos e discursivos q*e *a*acterizam a *tividade volta*a * *n*e**er e produzir
</line>
<line>
*rônicas.
</line>
<line>
Palavras-*ha*e: Pro*ução Esc*ita. Gêner* de Text*. Crônica. Sociointeracinismo.
</line>
<line>
ABSTRAC*: *he interest in u*derstanding and sophist*c*ting the *rocess of *r*t*ng
</line>
<line>
production has not been rec*nt and it *e*ps fostering many in*estiga*i*ns in the academic
</line>
<line>
world. F*om t*is perspec*iv*, this paper *ims at maki*g a refl*c*io* *n th* w*i**ng acti*ity
</line>
<line>
*r**ose* by t*e \*rogr*mme f*r Olympics *f **rtugue*e Lang*age\, by i**e*tigating i* the
</line>
<line>
exercises of the mate*ial under scrutiny offer conditio*s for constructing a produc*ive writing
</line>
<line>
from a discourse enun*iativ* perspective (BAKHTIN, *992; BRONC*ART, *008, 20*2),
</line>
</par><par>
<line>
*ince *he objective is to
</line>
<line>
work **th
</line>
<line>
t*xtual genr*s (MARCUSCHI, 2*02, 2008). After
</line>
</par><par>
<line>
contextualising the pro**ct, we aim at analys*ng
</line>
<line>
the didactic sequ*nces (S*HNEUWLY;
</line>
</par><par>
<line>
DOLZ,
</line>
<line>
2009, *010) that outline the workshop* of the C*lle*tion The occasion make* the
</line>
</par><par>
<line>
wri*er, whose ob*ect of stud* is ch*onic*e genr*. We focus our investiga*ion on the proposal
</line>
<line>
*f w*iting as a who*e, by analysing disco*rse, enuncia*ive, linguisti* and textual el*ments that
</line>
<line>
charact**ise the propo*ed activity f*r understanding and p*o*ucing *h*onicles.
</line>
<line>
Keywords: Wri*ing Produ*tion. Textual Genr*. Chr*n**le. Social Inter*ction*sm.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-205, *ul./*g*. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*si*o da P*odução Escr*ta *or Me*o do Gêne*o
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
1. INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
1.* *ontextu**ização do tema
</line>
</par><par>
<line>
* d*míniono us* da l*ng**gem, mais especif*c*mente da língua, principa*mente na
</line>
</par><par>
<line>
mod*lidade escri*a, demand*
</line>
<line>
um amplo co*he*ime*to que *abilita suje*to a se *omunicar o
</line>
</par><par>
<line>
com o
</line>
<line>
out*o, nas *iv*rsa* possibilid*des soc*ais d* c*municação, v*a *sc*i*a. Def*ndemos
</line>
</par><par>
<line>
es*a perspec*iva por *ntender q*e o processo de escrita *ngloba mui*os aspec*os, significando
</line>
</par><par>
<line>
o domí**o de variada* operaçõ*s
</line>
<line>
de natureza tanto linguística, tex*ual,
</line>
<line>
pragmá*ica,
</line>
</par><par>
<line>
en**ci*tiva, quanto di*cursiv*, ** quais *evem ser *rabalhadas pelo p*ofes*o*, nas aul*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
l*ngu* mate*n*. Ao conceber a língua como um proc*sso de interaç**, que envolve ativ*dades
</line>
</par><par>
<line>
e açõe* soc*ais (MA**A*O,
</line>
<line>
2005, MARC*SCHI, 2007), *ntendemos que e*a f*z parte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nosso cotidiano, *esm* que nem *empre tenha*os consciê**ia diss*. Defende*os tam*ém,
</line>
<line>
nesse contexto, que a linguag*m se ma**festa em div*rsos c*m*** d*s*ursi*o*, sob di*erentes
</line>
</par><par>
<line>
mat*ria*id**es e modali*ades,
</line>
<line>
verbais e não-verbais e, con*or*e B*khtin (1992), ela ocorre
</line>
</par><par>
<line>
nas mai* diferentes *sferas humanas,
</line>
<line>
atrav*s *e m*nsa*ens corpor*fi*ada* e* *iversos
</line>
</par><par>
<line>
gêner*s *extuais (MARCUSCHI, 2*02), ou
</line>
<line>
gêneros de text*, co*o *emos em *chn*uwly
</line>
</par><par>
<line>
(1994) * *am*é* em Schneuw*y * Dolz (2009, 2010).
</line>
<line>
No a*plo *****o de pes*uisa que engloba a ling*agem de modo geral, e o ensino de
</line>
<line>
língua m**erna e a for**ç*o de seu *rofesso* (CO*DEI*O; **HNEUW*Y, *007; NÓV**,
</line>
</par><par>
<line>
2002), de mod* particular, centramo* nossa
</line>
<line>
refl**ão *o *stu*o de materiais did*ticos
</line>
</par><par>
<line>
pro*uzid*s para o ensi** da prática d*
</line>
<line>
escrita. Con*iderando
</line>
<line>
o* inú*er*s *at*riais
</line>
</par><par>
<line>
produzid** e*pecificament*
</line>
<line>
p**a o ensi*o
</line>
<line>
de p*rtu*uês com* líng** m*terna, dire**onamo*
</line>
</par><par>
<line>
*ossa investigação à *ropost* de *scrita in*itulada Olimpí*da de Língu* Portuguesa -
</line>
<line>
*s*re*end* o Futuro, *romo*ida pelo gove**o **deral c*mo ação de polític* públi*a vo*tada
</line>
<line>
ao ape*feiço*m*nt* *o ens*no de língua e da forma*ão d*cente (SCHNEUW*Y, *014).
</line>
<line>
*elec**nado então * objet* *e est**o, organi*a*os *o*so artigo da seguint* forma:
</line>
</par><par>
<line>
iniciamos
</line>
<line>
**s*a ref*ex*o co*te*tualizando * te*a e* foco e *egu***s explic*tando sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
or*gem do programa, descrevendo o projeto de escri*a da O*impíada
</line>
<line>
de Língua Portugues*
</line>
</par><par>
<line>
(LP), bem como analisand* o material que o const*tui e a li*ha teórica
</line>
<line>
que o fu*da**nta.
</line>
</par><par>
<line>
Fei*o *sso, di*cutimo* sobre o
</line>
<line>
p*pe* d* g*nero *extual n* pro*o*ta de *scrita e acerca
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
importância d* meto**logi*
</line>
<line>
*f*tua** atravé* d* oficin*s e de sequências *id*tic*s
</line>
</par><par>
</page><line>
(S*HNEU*LY; *OLZ, 2009, 2010). Na continuidade, an*lis**o* as atividades v*l*adas ao
</line>
<line>
es**do e à escrita do g*nero crônic*, direcionadas a **unos do *º a*o *o Ens*no Fund*me*t*l
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, *rt. 10, p. 1**-205, jul./**o. 201* www4.fsane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittk*
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
(EF) e do *ª a*o do Ensin* Médio (EM), *a red* p*b*ica do en*ino brasil*iro. A*ós,
</line>
<line>
observamos e investigamos *s 37 etapas q*e c*nst*tue* as 11 ofic*nas pr*post*s, e também
</line>
<line>
sua coletânea de textos. P*r* encerrar nos*a abordagem, apre*entam** cons*derações sobre *
</line>
<line>
mat*rial e* *studo e sua viabil*dad* (ou não) d* *oncretizar *m ensino pr*dutivo da prát*c*
</line>
<line>
da escrita, s*b um* p**spectiv* discursiva, por me*o de gênero* text*ai*.
</line>
<line>
2. RE*ERENCIAL TEÓ*ICO
</line>
<line>
*.* His*óricos do proje*o olimp*ada d* língu* p**tuguesa
</line>
</par><par>
<line>
O programa nacional intitulado Ol*mpíada de *íngua Po*tugu*sa - Escrev*n*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
F*turo trat*-se de um *ro*eto d* *orm*ção de profe*sore*,or**nizad* p*la Fundaç*o I*aú
</line>
<line>
Social (FIS) e pelo Ministério da Educação (ME*), *o* apoio téc*i*o do C*ntro de Estudos e
</line>
<line>
Pe*quisas em Edu*ação, *u*tur* * A*ão Comunitária (**NP*C), cujo obj**i*o é *p*rtuniza*
</line>
<line>
um e*s*no d* qual*dade a to*os os e*tudantes das escolas *úblicas brasi*eiras. Se*undo
</line>
<line>
explici*a a equipe *rganiza*ora, a pr**osta de Olimpía*a de *íngua port*guesa é um trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
contínuo e *e cará**r bienal que
</line>
<line>
tem a meta de proporcionar condições de ape**eiço*men*o
</line>
</par><par>
<line>
ta*to à formação continuada dos *rofes*ores da rede pública, quanto à capaci*ade *e o *lun*
</line>
<line>
se e*pressar *or escrito com de**reza, ***avés do* diferentes g**er*s textuais q*e circulam e*
</line>
</par><par>
<line>
nosso meio soci*l. No caderno do p*ofessor, na *eção *irecionada ao *estre, enc*ntr*mos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inform*ção de que, n*s anos ímpares, a
</line>
<line>
*roposta * dir*cionada a agentes ed*cacion*is
</line>
</par><par>
<line>
(**cn*cos de s*cr*tarias de edu*açã*, diretores, profess**es); enquanto que nos a*os *ares,o
</line>
<line>
evento nacional b*sca pr*mover "um *on*urso de produç*o d* texto para alunos do 5º ano do
</line>
<line>
Ens*no Fun*ame*t*l ao 3* *no do E*s*no *édio" (OLIMPÍ**A de LP, 2010, p. 3).
</line>
<line>
No começ*, o p*ograma de Olimpíada d* L*, que iniciou em 2002, er* *o*t*do
</line>
<line>
soment* * aluno* de 4ª e 5ª série* do *F. Já ness* primeira v*rsão, * tema central era O lugar
</line>
</par><par>
<line>
onde vivo e correspondia a três
</line>
<line>
*ên*ros t*xtuai*, a *aber: Rep*rt*gem, Texto de Opini*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Poes**. No ano seguinte, e* 2*03, a pr*posta direci*nou-se à for*ação d* profess*res e, na
</line>
<line>
ocasião, fo* cri*d* um *ispositivo *h*mado Kit *ozes, publicando:Voz d* aluno, Voz do
</line>
<line>
professor e *m v*deo *sc*evendo na s*la de aula. *abe d*stacar que esse mater*al f*i enviado
</line>
<line>
às escola*, se*vindo de a*oi* pedagógico à prática dos d*cente* envolvidos no programa. No
</line>
<line>
ano de 20*4, houve mudanç*, p*is * gênero Reportag*m p*ssou a ser *en*minado de
</line>
<line>
Memó*ias L**e**rias e, em 2005, foram criadas *uas novas ativi*ades de apoio pedagógico: a
</line>
</par><par>
<line>
revi*ta *a ponta d* lápis - distribuída aos professo*es part*cip*ntes
</line>
<line>
do **oje*o - e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresin* PI, *. 13, n. *, art. 10, p. 187-*05, jul./a*o. *01*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino da Pr*dução Escrita por Meio do G*n*ro
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
comun*dad* virt*al Escre*endo o fu*u*o - espaço para um
</line>
<line>
diálogo interat*vo. *t* ess* data,
</line>
</par><par>
<line>
havia prem*ação somente *ar* o* al*nos; *as, e* *00*, o projeto *rio* a rubrica Modalida*e
</line>
<line>
de Relato de Prática, co* *istas a pr*miar também os *rof***ores.
</line>
<line>
Pas*ad*s seis anos da reali*ação do *rograma, em *008, * Min*st*rio da E*ucaç*o
</line>
</par><par>
<line>
assumiu parceri*
</line>
<line>
nessa atividade de e*crita,
</line>
<line>
a*rindo *ossibilidade
</line>
<line>
para
</line>
<line>
qu* todas as séries
</line>
</par><par>
<line>
finais do EF e *ambém as d* EM pudessem parti*ipar da compe*içã*. A pa*tir *esse momen**,
</line>
<line>
o projeto foi i*titulado como Olimpíad*s de Língua **rtu*uesa - Esc*evendo o Fu*ur*. Em
</line>
</par><par>
<line>
2009, *no ímpa* e
</line>
<line>
dedicado formação *ocente foi à
</line>
<line>
cri*da a Ma*e** do *orm*dor (q**
</line>
</par><par>
<line>
contém material *ara **alizar reuniões pedagógicas) e també* o Jogo Q. P. Brasil (vol*ado ao
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvimento *a capacidade *r*umentati*a do a**no do E*).N*
</line>
<line>
ano se*uinte, em 2010,
</line>
</par><par>
<line>
foi realiz*d* a ****nda e*ição da Olimpíada d* LP. Esse *at*rial foi enviado às *scol*s
</line>
<line>
*úblicas brasileiras com *lu*os do 5º a* 9º **o do *F e do 1º ao 3º ano do EM, ten*o em v*s*a
</line>
</par><par>
<line>
estimular
</line>
<line>
o ensino d*
</line>
<line>
escri*a
</line>
<line>
de q*atro difere*t*s g**eros *ext*ais: Poema, Memórias
</line>
</par><par>
<line>
Literárias, Crônic* e Art*go de Opinião.
</line>
<line>
*abe de*tacar que no an* *e2*11, a proposta d* Olimpíada, volt*da formação à
</line>
<line>
docente, passo* a con**r com três ações didático-ped*g*gic*s cole*ivas: 1) o Seminário A
</line>
<line>
escr*ta sob foc*: uma reflexão em vár**s vozes, dir*cionado a professores, técnicos de
</line>
</par><par>
<line>
se*retarias e especialistas *e universidades;
</line>
<line>
2) o Curs* Virtual Sequência Did*tica:
</line>
</par><par>
<line>
a*rendendo por *e*o ** *ese*has, *fertado * professores e técnicos da educação brasileira; e
</line>
</par><par>
<line>
*) o
</line>
<line>
C*rso Presencial Caminh*s p*ra
</line>
<line>
o ensino da escrita, com enc**tros pr****c*ais
</line>
</par><par>
<line>
re*l*zad*s em 27 Univer**dades bra*ileira*. Seguin*o a *esma sistemát*ca, em 2012 e 2014,
</line>
<line>
foram re*lizad*s d*as novas edições (*ª e 4ª) da O*i*píada *e LP.
</line>
<line>
Mantendo o t*ma inicial, ou seja: O lugar onde vivo, a s*gund* ediç*o, real*zad* em
</line>
<line>
2010, mate*ial foco *e n*sso estudo,exigiu qu* o aluno pesquisasse, inve*tig**se e estudas*e o
</line>
<line>
e*torn* on*e *o*a, bu*c*ndo assuntos *ertinentes p**a part*cip** dessa propo*ta nacion*l, na
</line>
</par><par>
<line>
medida
</line>
<line>
em qu* fosse a*erfei*oando sua capacidade
</line>
<line>
de exp*e**ão, seja le*do, ouv*ndo,
</line>
</par><par>
</page><line>
fala*do, ma* p*incipalmente escrevendo. Na *ca***o (proposta conserva*a na versão atual), o
</line>
<line>
al*n* podia se *nscrev*r em um* d** qu*tro cate*orias, d*pendendo de s*a esc***ridade:
</line>
<line>
*oema(Poetas da esco*a), voltad* para alunos do 5* e 6º an*s ** EF; Memórias lite*árias(*e
</line>
<line>
*em me lembro...), par* alunos *o 7º e 8º an*s do EF; Crônica(A oc*sião faz o escritor), para
</line>
<line>
alu*os do 9º ano do EF e do 1º ano do *M (sequência de e*sino po* nós inv*sti*ada); e Artigo
</line>
<line>
de *pini*o (*ontos de *ista), para alunos dos 2* e *º anos d* EM.
</line>
<line>
Ca*a u*a dessas quatro c*leções possui um ki*, compo*to pelo C*de*no do Professor
</line>
<line>
(com ori*ntações *ara a *p*icação d*s ativ*dad*s de análise e produção *e *ên*ros textu*is),
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-*05, *ul./ago. 2016 w*w*.fsan*t.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. I. Wittke
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
10 cade*nos impressos com *xemplares do
</line>
<line>
g*nero textual em
</line>
<line>
e*tudo nas ofici*a* e um CD-
</line>
</par><par>
<line>
ROM (com te*tos da colet*nea * também com
</line>
<line>
*utro* *xemplares do mesmo gêner*,
</line>
</par><par>
<line>
disponibi*izado ** duas *ersões: sonora * gráfica). No Cad*rno do Professor, há uma
</line>
</par><par>
<line>
orientaçã* geral sobre o tr*balho com os
</line>
<line>
gêneros, também há uma introdução ** gên**o em
</line>
</par><par>
<line>
foco e várias ofici*as **gani*adas em sequências didáticas, com atividades direcionadas ao
</line>
<line>
desen*ol*i*ent* da capacidade *e *e comunic*r, pr*ncipalmente, por escrito, via prod*ção de
</line>
<line>
gêneros textuais.
</line>
<line>
2.2 Emb*samen*o *e*rico da pro*os*a nacional de escri*a
</line>
<line>
Na seção Ap**sentaçã*, n* Caderno do *rofe**or, a qual se estende d*s *áginas 8 a 15
</line>
</par><par>
<line>
das quatro co*eçõ*s
</line>
<line>
que constituem o projeto, *odem*s ler o p*nto de v*sta do didaticista e
</line>
</par><par>
<line>
professor Dr. Joaquim Dolz sobre a proposta da Oli*píada de LP. Tendo em *ista
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*pe*cussã* d** pr*fíc*as pesquisas realizadas pelo pro*esso* e seu grupo *e pe*qu*s* GAFE
</line>
</par><par>
<line>
(Grupo de análise do
</line>
<line>
fran*ês e*s*na*o),
</line>
<line>
vol**da* tanto ao ensi*o de l**guas, qu*nto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
for*aç*o doce*te, os organizadores do *v**to selecionaram * pro*essor Dolz
</line>
<line>
*ara tecer
</line>
</par><par>
<line>
parecer acerca *o p*og*ama de escrita.
</line>
</par><par>
<line>
Fazendo *inda refe*ência ao tr*balho de Dolz, cabe destacar a im*ortâ*cia do* est*dos
</line>
<line>
que esse a**or vem re*liz*ndo, desde os an*s de 1980, na Facu*dade de Psico*ogia e C*ências
</line>
<line>
d* *ducação (F*SE), na Universidade d* Gene*ra (*N*GE), ju*ta*ente com outros
</line>
</par><par>
<line>
es*udioso*, *ais c*mo Jean-**ul Bronckart, Be*na*d Sc*ne*wly, M*chè*e No*erraz e
</line>
<line>
Je*n-
</line>
</par><par>
<line>
Fr*nçois de Pietr*. Alé* de pesquisas v*lt*das ao ensino de *ínguas e à *ormação e à aç*o
</line>
<line>
*ocente, vale le*brar o trabalho rea*izado *om os gêneros de *exto, tanto oral como **critos *
</line>
<line>
suas **ordagens a*ravé* de s*quênc*as didátic*s, vo*tad*s especialmente à fo*m*ção *oce**e e
</line>
<line>
à t*an*pos*ção didáti*a (SC*NEUWL*; *OLZ, 20*9, 2010).
</line>
<line>
Ao fal*r da Ol*mpía*a ** LP, Dolz (2010); Witt** * Dolz (*015) dizem **r muito
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtante que sejam re*lizad*s p*o*osta de*s* *atureza, p*is elas bu*cam desenv*lver
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
capacidade do aluno em *e expr*ssar em po**uguês, *an*o nas atividades de *eitu*a, de e*crita,
</line>
<line>
quanto *e f*la, na medida em que *ornecem subsídio* * ferramentas à ação *ocente. N*
</line>
<line>
enten*er do auto*, essa proposta d* escrita consis** em uma iniciat*va na*i**al, c*j* o**eti*o
</line>
<line>
é e***inar, ou, ao menos, d*minuir o "fracasso escol** decorrente das *ificuldades *o ensino
</line>
<line>
d* leitur* e de escrita *o Brasil" (p. 9).E é nesse senti*o que Dolz, Gag**n e Decândio (2010,
</line>
<line>
p. 15) de*endem que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. **, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino da Produ*ão E*crita p*r Meio do Gênero
</line>
<line>
*9*
</line>
</par><par>
<line>
*ara escreve*, o aprendiz precisa de *onhecimentos sobre os conteúdos temáticos a
</line>
<line>
abo*d*r, mas também de c*nhecimentos **b*e a *íngu* * sobre as convenções s*ci*is
</line>
<line>
que caracterizam o uso d*s tex*os a serem re*igidos. *s*a atividade implica um
</line>
<line>
distan*ia*ento reflexi*o p*r* se regula* os próprios p**cesso* *e *scrita. Porta*to, a
</line>
<line>
prática da escrita ex*g* ati*idade* *e reflexão e de objetivação da l*ngu*gem e d*
</line>
<line>
sist*ma lin**í*tico. Essas atividades metalinguagei*a* (Jaffré, 19*8; Davi*, 2*07)
</line>
<line>
regul*m *s process*s próprios d* escrita e *isam a seu *ontrole consciente e *
</line>
</par><par>
<line>
apr****zagem da
</line>
<line>
*evisão. por me*o de*as *ue a articulação entr* estru**ração É
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
expressão pode ser f*ita.
</line>
</par><par>
<line>
Sob essa perspectiva ** ensino *e língu**, D*l* complementa *ue os exe*cício*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
le*t*ra e de es**ita são habilid*de* que deve* ser priorizadas na prática e*col*r e o es*u*io*o
</line>
<line>
vai além dizend* q*e o aluno pr*cisa aprende* * ler com * manusei* **s mais divers*s **pos
</line>
</par><par>
<line>
** tex*os que circulam e* no*so meio soci*l (DOLZ; ABOUZÄI*, 2015). Conforme
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
didaticis**, "compre*n*er e *ro*uzir textos são atividades h*manas que implicam dimensões
</line>
<line>
so*i*is, cultur*is e psicol*gicas e mobili*am todos os t**os de capacidad* de linguagem"
</line>
<line>
(OLI*PÍ*DAS d* LP, 2010, p.10). Nesse sentido, o aut*r *efende que o mestre interessado
</line>
</par><par>
<line>
em que *eu alu*o identifique *s **gularidades d* de*ermin**o
</line>
<line>
*ênero tex*ual deve *ferecer
</line>
</par><par>
<line>
fe*rament** que
</line>
<line>
* t *r ne
</line>
<line>
capaz de a*ali*ar *s
</line>
<line>
textos pertencen**s
</line>
<line>
a esse gênero,
</line>
</par><par>
<line>
con*cientizando-o da *ituação de pr*dução, b*m c*mo das diver*as ma*cas linguístico-
</line>
<line>
*is*ursivas próprias dos textos *m estud*.
</line>
<line>
Ainda no que se refere à proposta de escrita da *li*pí*da de LP, Dolz chama a
</line>
<line>
atenção sobre a importa*te função d* profes**r nesse processo de leitur* e d* escrita de um
</line>
</par><par>
<line>
g*n*ro de *ex*o, já que es*e profi*sional quem a*r*senta a si**ação *e é
</line>
<line>
comunic*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
formu*a *s inst*uçõ*s de produção de e*crita, expl*cando com cl*rez* cada etapa das
</line>
</par><par>
<line>
atividades, até chegar ao f*nal: *rodução a
</line>
<line>
de um texto. Vale lembrar que o proce*so que
</line>
</par><par>
<line>
con*t*tui a Oli*p*ada prec*sa ultrapass*r seu propó**to inici*l (*ue o d* participar é
</line>
<line>
*e um a
</line>
</par><par>
<line>
competi*ão) e desp*rtar no docente e no aluno a v*ntade de continua* tra*al*ando com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
gêneros t*xtuais, *pe*fe*ço*ndo e adaptando as sequência* d*dá*icas pro*ostas pelo programa.
</line>
<line>
As*im c*mo D*l*, também vemos *ue *roposta* e ativi**des dess* n*tureza pode* estimular
</line>
<line>
e facilita* * mudança do o*jeto de ensino * també* do p*ocedimento metodológico *o *nsino
</line>
<line>
*e lí*gua na rede edu*aci*nal brasilei*a.
</line>
<line>
3. RES**TAD*S * **SCUS*ÕES
</line>
<line>
*.1 *bjet*s de Ensino da Prop*sta da *limpíada de LP
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-*05, *ul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. I. W*ttke
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
Feito o estu*o
</line>
<line>
da pa*te introdutória que constitui as
</line>
<line>
quatr* coleções da Olimpíada de LP,
</line>
</par><par>
<line>
con*tata**s que programa está organizado *ob um embasamento teórico que define o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino de lí*gua como um pro*esso d* int*raçã* *er*al (B**HTIN, 199*), selecion*ndo os
</line>
<line>
gêneros textuais como objeto de ensino do processo *e escrita. Nes** cont*xto, cada uma da*
</line>
<line>
quatro atividades de produção de *exto é **ita a parti* de of*cinas **m seq*ências didáticas
</line>
<line>
f*cadas em um de*erminado gênero textual, de di***entes campo* *iscursivos (MARCUSCHI,
</line>
<line>
200*), s*jam el*s literá*io* ou midiáticos.
</line>
<line>
Consider*ndo que o papel do professor de lín*ua matern* é ser ** agente mediado* do
</line>
<line>
saber de modo geral, e da propos*a de escrit* da Olimpíada, de mod* particular, des*ac**os a
</line>
</par><par>
<line>
necessida*e de contextualizar t*orica*ente * progr*ma em estudo. A partir
</line>
<line>
de u* a
</line>
</par><par>
<line>
*bordagem interacion*sta sociointerativa (BRONCKA*T, 2*08, 2012; GUIM*RÃES,
</line>
<line>
MA*HADO; COUTINHO, 2007; M*CH**O, 2005), o gê*er* textual é v*sto co*o
</line>
<line>
diferentes materialida*e* di*cursi*as *ue o texto as*ume para desempen**r as *a*s diversas
</line>
</par><par>
<line>
*unç*es sociais, e*fatizando suas propr*eda*es sociocomu*icati*a* de funcionalidade e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
int*ncionalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa mesma per*pect*va, *arcusch* (2002) conceb* os gêneros com* ar*efa*os
</line>
<line>
cultura*s h*s*oric*mente construídos e usados p*lo *ome* no se* c*tidian*. Eles aprese*tam
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes
</line>
<line>
car*c*erizações, **m
</line>
<line>
vocabulário* específicos e empr*gos sintát*cos **ropriados,
</line>
</par><par>
<line>
em conformida*e com a fu**ão social *u* ex*rcem. Co*o *emo*, essa abordagem *eforça a
</line>
</par><par>
<line>
importância de
</line>
<line>
ensinar a ler a *scr*ver por meio e
</line>
<line>
de gênero* ** tex*o,
</line>
<line>
con*orme propõe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
at*v*da*e de escrita da Olimpíada de LP. Tal tomada de po*i*ão justifica a importância *essa
</line>
</par><par>
<line>
propos*a de e*cri*a, pois cria possibilidad*s para
</line>
<line>
*ue o a*uno estu*e (lend*, desconstr*ind*,
</line>
</par><par>
<line>
*nali*ando e r*c*ns*r*indo) v*riad*s gên*ros, levando em conta su* *strut*r* e circularid*de,
</line>
<line>
o que o *orna capaz n*o só de reco*hecê-los e compreendê-los, m*s també* de c*nstruí-l*s
</line>
<line>
de mo*o a*equado a f*ncionar em suas *espectivas situaçõe* soci*is.
</line>
<line>
Tend* os estudos disc*rsivos de Bakhtin (1992) co*o base, S**neuw*y (20*0) defende
</line>
</par><par>
<line>
que cad*
</line>
<line>
*sfera comunicativa correspon*e ao de*e*volvimento de gêneros r**ativamente
</line>
</par><par>
<line>
e*táveis" (p. 116), portanto, os
</line>
<line>
textos produzidos * distribuí**s em cada comun*da**
</line>
</par><par>
<line>
linguística são *econhecidos s*b *ai* ca**ct*ríst*cas, *a me*ida em q*e reg**am boa par*e *o
</line>
<line>
c*mportamento d* li*gua*em. Resumindo, * autor diz que um gênero co*stitui sua i*entid*de
</line>
</par><par>
<line>
sob três d*m*nsões: "o *ue é dizível por me*o *ele (o conteúdo temát*c*), a forma
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
organiz*ção do dit* (a est**tur* co*pos*c**nal) e os meios ling*ísticos que opera* para dizê-
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 13, n. *, *rt. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016 w*w4.fs*net.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nsino da Produção E*c*ita por Meio d* *ênero
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
l* (o e*tilo)". Seguind* a me*m* lin** de pen*amento, Dolz, Gagnon e Decândio (20*0, p.
</line>
<line>
44) definem * gêner* c*m*
</line>
</par><par>
<line>
Um instrumento *ara **ir *m situações linguageiras, suas
</line>
<line>
p*tencialidades d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimen** atual*zam-se e são a*ro*riadas na prát*ca. É
</line>
<line>
u* instru*ento
</line>
</par><par>
<line>
cultural, vi*to *ue serve de med*ador **s in*erações *ndivíduo*-obje**s e é *m
</line>
<line>
instrumento d*dático, pois ag* *omo meio de *rticulação entre as práticas *ociai* e
</line>
<line>
o* obje*os escolar*s.
</line>
<line>
Ne*sas condiçõ*s, Brait (2002) *xplicita que quan*o trabal*amos c*m g**eros, faz-se
</line>
<line>
neces*ár** que c*nsideremos os **pectos relac*onados a seu processo *e prod*ção, circ*lação
</line>
<line>
e rece*ção. Suas c*ndições d* produção e d* rece*çã* reme*em à que*tão ** que* p*od*z a
</line>
<line>
mensag*m pa*a quem; trata-s* da identidade social do produtor e do rec*ptor. *á a circulação
</line>
</par><par>
<line>
refere-se ao veí*ulo ** *uporte em que * mensagem circula. Tais
</line>
<line>
elementos discursivos são
</line>
</par><par>
<line>
importan*es à mensage* como *m tod*, p*is *xplicam porqu* aquilo é di*o daqu**a mane*ra
</line>
<line>
e nã* de ta*tos outros modos possívei*. Aind* no que di* *espeito às condições *e pro*ução,
</line>
</par><par>
<line>
cabe l*mb*ar
</line>
<line>
que todo texto é det*rminado em
</line>
<line>
co*for*idad* com a intenção com*n*cativa
</line>
</par><par>
<line>
estabelecida *ntre * produtor e o *eceptor, pres**pondo regras, valores e nor**s de *onduta,
</line>
</par><par>
<line>
det*rmi*adas
</line>
<line>
pel*s
</line>
<line>
papéis so*iais que os suj*i*os dese*pe*ham na socieda*e, o
</line>
<line>
q*e a*r*bu*
</line>
</par><par>
<line>
legitimid*de ou não a* se* diz*r.
</line>
<line>
Com b*se *o *rincípio de que o gênero textual é uma *ue**ão d* u*o e o tipo de texto
</line>
<line>
*emete à fo*ma e à es*rutura, quando fazemos referência à segunda *odalidade,reporta*o-nos
</line>
</par><par>
<line>
às categoria* textuais, a *a*er: n*r*ação, descrição, **pos*çã*, arg*mentação, inj*nçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conve**ação.
</line>
</par><par>
<line>
De**a *orma, quando essas diferentes categorias textuais
</line>
<line>
c**culam em no*so me*o
</line>
</par><par>
<line>
socia*, nas mais varia*as situaç*es
</line>
<line>
*omu**cativas, *las come**m a exercer sua função de
</line>
</par><par>
<line>
gêne*os textuais, ampli*ndo seu círculo de at*açã*. F*lizment*, várias iniciativas didática* *
</line>
<line>
t*mbém m*todo**gicas, pri*cipa*mente através d* **te*iais di*át*cos, es*ão levando em c*nta
</line>
<line>
a **portânc*a do gênero tex*ual **s at*v*dad*s de interação social, em especial, *as a*la* de
</line>
</par><par>
<line>
*ortugu**. U*
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
exemplo dessa in*ciativa o materi*l ** *l*m*íada é
</line>
<line>
a*ui em es*udo,
</line>
</par><par>
<line>
organizado por *ficinas, divi*id* em sequências didáticas.
</line>
<line>
3.2 A seq*ência didática na ab*rdagem do gêner* d* te*to
</line>
</par><par>
<line>
A proposta *e
</line>
<line>
escrita da Olimp*ada é compos*a por q*atro cole**es, as quais são
</line>
</par><par>
<line>
*r*jeta*as a*ravés de of**i*as dividida* em diferen*es e*a*as, * que podem**
</line>
<line>
denomi*ar de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 1*, n. 4, art. 10, *. 187-*05, j*l./ago. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
sequências *id*ticas. S*hneuwly e Dolz (*010) de*inem a *eq*ên*ia did*tica com* *m
</line>
<line>
"conjun*o de ativida*es escolares organizad*s, d* maneira *istem*tica, e* tor*o de um gên*ro
</line>
<line>
t*xtual oral *u es*rito" (*.8*). Ela* t** a f*nção *e **xil*ar o aluno * *el*or dominar o uso
</line>
</par><par>
<line>
de um *ê*ero text**l, o que *he
</line>
<line>
pos**bilita falar ou escr*ver de modo *ais adequa*o em
</line>
</par><par>
<line>
determinad* sit**ção de comunicação.
</line>
<line>
Os dois didatici*ta* *upracitados en*endem *ue ensin* de língua de*a ser efetuado o
</line>
<line>
por meio d* *m *squema de *equências di*áticas com a se*uinte *onfiguração: aprese*tação
</line>
<line>
d* s*tua*ão, produção inicial - mód*lo 1, *ódul* 2, módulo *, módu*o n - e *rodu*ão final
</line>
<line>
(2010, p. 83). *ssa organizaç*o mos*ra que a sequê*c*a di*ática tende a *m m*vimento que
</line>
</par><par>
<line>
vai *o mais **m**exo ao mais simples. *m outras palavras, *la pa*te da *rodução inicial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
segu* em di*eção aos módulos, sendo *ue
</line>
<line>
cada um deles d*s*nvolve "uma *u ou*ra
</line>
</par><par>
<line>
cap*cid*de neces*ária ao do*ínio de um gênero. N* fim, o movimento leva nov*ment* ao
</line>
<line>
complexo: a pro*ução final" (DOLZ; NOVE*RAZ; SCHNEUW*Y, *010, p. 88). *ara e*ses
</line>
<line>
auto*es, as s*quências did*ticas.
</line>
<line>
A*resenta* uma grande varied*de de *tivid*des que devem ser *elecionadas,
</line>
<line>
a**ptadas e transfor*adas em função das nece*sida*es d*s alunos, dos momentos
</line>
<line>
escolhidos para o trabalho, da história didá*ica do g*upo e da c*m*lementaridade em
</line>
<line>
relaç*o a *utras s*tuaçõe* de apr*n*izagem ** expressão, pr*postas fo*a *o contex*o
</line>
</par><par>
<line>
das seqüênci*s didáticas. É a partir d* *ma *ná*ise minuciosa
</line>
<line>
** produção inic*al
</line>
</par><par>
<line>
que o *rof*ssor po*erá adaptar a seqüência d*dát*ca à s*a *urma, * c*rt*s grupos de
</line>
</par><par>
<line>
alun*s de sua turma,
</line>
<line>
ou ainda, a ce**os *lunos. (DOL*, NOVER*AZ;
</line>
</par><par>
<line>
S*HNEUWLY, 2010, p. *3-94)
</line>
<line>
So* essa ab*rda*em, as *equências d*dá*icas serv*m p*ra oport*nizar di*ersas
</line>
</par><par>
<line>
*tiv*dades que le*am o *luno * o*servar, comparar, identificar a*alisar tanto element*s e
</line>
</par><par>
<line>
l*nguísticos, te*tuais como discursivos, ob*et*vando que ele domine o
</line>
<line>
*so dos gêneros, nas
</line>
</par><par>
<line>
m*is diversas situa*õ*s de interaçã*. Co* esse enfoque *eó*ico, cada gêne*o *e t*xto (*o* *
</line>
</par><par>
<line>
in*enção d* narr*r, relatar, argumentar, expor
</line>
<line>
ou *es*rever açõ*s)
</line>
<line>
d*manda um ensino
</line>
</par><par>
<line>
ade***d* *m con*o*midade *om *uas es*ecif*cidades. Isso **rq*e n** se *ode garantir *ue o
</line>
</par><par>
<line>
a*un* que do*ina o processo de esc*ita de um t*xto narrativo, *or
</line>
<line>
exemplo, terá a m*sma
</line>
</par><par>
<line>
habi*ida*e ao *screver um texto argumentativo, já que *ada tipo de texto apresenta
</line>
<line>
cara*terí*t*cas distint*s. Essas *artic*lari*ades preci**m ser trabalhadas no d*correr do ensi*o
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntal e médio, como pr*põe o projeto da Olimpíada, à m*dida que
</line>
<line>
*b*r*a diferent*s
</line>
</par><par>
<line>
gê*eros, *m cada nível *e ensino.
</line>
</par><par>
<line>
A*é * página 15, a propos*a é igual nas q*atro c*leções. A partir *esse m*me*t*, ca*a
</line>
</par><par>
<line>
co**ç**
</line>
<line>
direciona-se a i*troduzir o gêne*o em foc*, no caso
</line>
<line>
e*p**ífico de
</line>
<line>
nosso estudo:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, ar*. 10, p. 18*-20*, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino da Produção *s*rita por M*io d* Gên*ro
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
*ê*er* crônic*.Cada oficina, nas suas di*ere*tes e**pas, busca d*fini*, com*ara* e caracteriza*
</line>
<line>
a crônica, para, entã*, e*crever uma versão coletiva * individual *ara comp*t** na Oli*píad*.
</line>
<line>
3.3 Propostas de esc*ita a **rtir do g***ro crônica
</line>
</par><par>
<line>
C*mo j* foi dito, par*ir deste momento, o a
</line>
<line>
*bjeto de estudo centra-se *o gênero
</line>
</par><par>
<line>
crônica, co*s*derando suas caracterís*icas especific*dade*. A at*vidade *nicia com e
</line>
<line>
base *a
</line>
</par><par>
<line>
busca de respostas à ques**o *e * q*e é uma crôni*a. Os o***niza*ores da p*oposta *lerta*
</line>
<line>
que, m*itas *e*es, e*as s*o confundidas com artigos, contos e **saios e reforçam que "um do*
</line>
</par><par>
<line>
*razeres da vida é abrir um jornal num domingo preguiçoso, pu*a* as s*ções de política
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
economia e l*r, sem compro*isso, *ma crô*ic*, *ue pode *os emoci*nar, *aze* rir, pensar... *
</line>
<line>
às *ezes até as paz** com certos desa*tres da vida" (OLIMPÍADA de LP, 2010, *. 17).
</line>
<line>
Seguin*o a proposta, o aluno dev* ler o *e*** intitulado Sobre a *rônica, d* Ivan
</line>
<line>
Âng*lo, public*do *a Veja, em *4 de a*ril de 2007 (esse * um dos textos da coletân*a). O teo*
</line>
</par><par>
<line>
do text* mo*tr* preoc*paçã* em
</line>
<line>
sit*ar historicamen*e a crônica * t*mbém em
</line>
<line>
defini-la
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**do mais objetivo. Considerando que es** gên*ro é um text* fl**ível e leve, po*e remet**
</line>
<line>
tanto a uma descontraída c*n**rsa entre *migos, a um *elato de fa*o* do cotidiano, quanto a
</line>
</par><par>
<line>
uma narrativa de *aráter mais ficcional ou *iter*rio. Segu*** o tex*o lido, a dificuldade
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
carac*eriza* a crônica está essencialmente no fa*o de que ela não é uma es*rutura
</line>
<line>
f**hada,
</line>
</par><par>
<line>
assim como o son*to, ao ponto
</line>
<line>
*e m*itos duvidarem que ela realmente seja *m
</line>
<line>
**nero
</line>
</par><par>
<line>
lit*rário, t*l **mo o *onto, a poes*a ou o *omance. No entender de Ângelo,
</line>
</par><par>
<line>
*á crônic*s
</line>
<line>
q** sã* disse*tações, como em Machado de Ass*s; outras sã* *oe*as
</line>
</par><par>
<line>
em pro*a, como em Paulo *endes *am*os; outras *ã* pequenos *o*t*s, como em
</line>
<line>
Ne*son Rodrigues; ou casos, **mo o* de Fernando Sabino; outr*s s*o evocaçõe*,
</line>
<line>
*o*o em **u*ond e *ube* Braga; *u *emórias e reflexões, co*o em tantos. *
</line>
<line>
crô*i*a tem a mob*lida*e de aparênc*as e de dis*ursos que a p*es*a tem - e
</line>
<line>
facilidades que a mel*or poesi* *ão se permite. (O*I*PÍADA de LP, 2010, p. 18)
</line>
<line>
Ao r*sgatar a **imologia da pal*vra crônica, a proposta esclarece q*e o termo d*riva
</line>
<line>
d* *xpressã* khróno* (do gr*g*) *u de chronos (do la*im), si*nif*can*o tempo. De ac*r*o
</line>
</par><par>
<line>
*om os romanos antig*s, chro**c* dizia respeito ao
</line>
<line>
gênero que registrava
</line>
<line>
acontecim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
histó*ico*, verdadeiros, em *o*for**da*e *om a or*em temporal de acontecime*to, sem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intenção de interpreta* os fat*s. Já a crôn*c* *r*si*e*r* surgiu no século XIX, jun**men*e com
</line>
</par><par>
<line>
a *ublicaç*o de jornai*, com o ob*etivo *e
</line>
<line>
registrar fa*os jornalísticos do coti*iano. Seu*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, *rt. 10, p. 187-205, *ul./ago. *0*6
</line>
<line>
www4.*san**.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Wittke
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
p*ecursores *oram José de Alencar * Machado *e Assis, a*tores que registr*vam fatos do seu
</line>
<line>
tempo, or* sob *m enfoque mai* jorn*lístico, o*a m*is *it*rário.
</line>
<line>
Segundo os organizad*res do p*ojeto de es*rita da c*ônica, no cam*o jornalíst*co, esse
</line>
<line>
gênero tem a fun*ão de entreteni*ento, *á que é uma r*flexão mais b*anda e, *eral*ente, com
</line>
</par><par>
<line>
um * *que de
</line>
<line>
*umor. Serve *omo paus* a l**turas m*is densa* e, quando p*blicada
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
revi**as, normalmente vem n* *ágina
</line>
<line>
final. Pode-se dizer que a in*ençã* do cron*sta é a de
</line>
</par><par>
<line>
*nvolve* e e**ciona* seu leitor, ao *e*mo *em** em que lança um convit* pa*a reflet*r sobre
</line>
<line>
t*mas unive*sais e do c*tidiano, seja com tom sério, mais poético, ou *ais irôn**o.
</line>
<line>
Os organizadore* da *roposta es*larecem *ue as cr*nica* publicadas no B*asi* *ão
</line>
<line>
di*ere*te* das c**nicas produzidas em o**ros países. Na Europa, po* exemplo, o* rela**s são
</line>
<line>
*ais obj**ivo* e resumidos, reduzindo-se a **mentários de sim*les *ato*, sem * expressão de
</line>
<line>
sentimentos e emoções. *m contrapa**ida, os croni*tas br**il*ir** *olocam emo*ão n* relato
</line>
</par><par>
<line>
dos fatos, hu*a*izando-os. No Brasil, e**rev*m-se c**nicas *ob dive*s*s
</line>
<line>
perspectivas: num
</line>
</par><par>
<line>
tom poét**o, pr*duz-se uma prosa poética (obras de Pa**o M*nd*s Camp*s); já L*m* Ba**eto
</line>
</par><par>
<line>
e Ivan *ng*lo a *proxi*am *o ensaio,
</line>
<line>
e*q*anto q*e Fer*ando Sabino fa* *ma narrat*va.
</line>
</par><par>
<line>
"Além dis*o,
</line>
<line>
as crônic*s podem ser en*raçada*, puxando a refl*xã* do l*itor pelo jeito
</line>
</par><par>
<line>
humorí*tico, como as ** Moacyr Scliar, ** *er um tom sério. Outr*s podem s*r próximas de
</line>
<line>
c**entários, *o*o *s *rônica* e*portiv*s *u polí*icas" (*LIMPÍADA de LP, 201*, p. 21).
</line>
<line>
**sse co*texto, pode-se *izer que, se as crônicas jornal*sticas publicadas em jo*na*s e
</line>
</par><par>
<line>
revistas são mais
</line>
<line>
*idas, poi* *ircu**m mais, abrang*ndo um mai*r nú*ero de l*itores;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crôn*ca l*terá**a, *ublicad* em l*vros, *erpetua-se mai* no tempo, já que esses autores
</line>
<line>
*eco*rem a *ecurso* literários e co*stroem um *stilo *essoal. Com *istas a obt** es*e *feit*, os
</line>
<line>
escrit*r*s nã* some*te relat*m *s fato* em s*, mas os interpretam, car*cteriza*do-os como
</line>
<line>
represen*ação de si*u*ções humanas ate**ora*s.
</line>
<line>
Em *eral, na crô*ica, * narra*ão capta um momen*o, um flagrante do dia a dia; o
</line>
<line>
desf*cho, embora possa s*r conclusivo, nem sempre representa a resolução d*
</line>
<line>
conf*ito, e a i*aginação do l*it*r é estimulada a tir*r suas *róprias conclusões. Os
</line>
<line>
**tos c*tidianos e as pe*sonagens desc*i*as pode* ser fictícias ou r*ais, *mbora
</line>
<line>
nunca se esp*re da cr*nica a objetividade de uma notícia *e jornal, de um*
</line>
<line>
**portagem *u de *m ensaio. (OLI*PÍADA de LP, 2010, p. 22)
</line>
</par><par>
<line>
A*t** de inic*ar a at**idade vo*tada escr*ver u** crô*ica, os org*ni**dores da a
</line>
<line>
proposta ch*mam a *tenção para que o prof*ssor lem*re os al*nos *e que um dos textos fi**is
</line>
</par><par>
<line>
*roduzidos deve ser selecionado para
</line>
<line>
concorrer, em nível naciona*, na próxima edi*ão da
</line>
</par><par>
</page><line>
Olimpíada. Além de *rovidenci*r o material nec*ssá*io, * de fundamen*al importância que o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a*t. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016 www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E**ino ** Pr*dução E*crita por Meio do *ên*ro
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
*ro*essor tenh* clareza **bre o* obj*t*v*s e a* es*ratég*as *a *ropos*a, planejando cada passo,
</line>
<line>
com base n*cronograma *as ativ*dades, isto é, *justando * sequência de ensino propost* a s*a
</line>
</par><par>
<line>
realidade
</line>
<line>
es*ola*. Em v*s*a
</line>
<line>
d**so, o doce*te
</line>
<line>
*eve ler at*ntamen*e o manua* de
</line>
<line>
regulamen*o
</line>
</par><par>
<line>
que nor*eia a com*e*ição da Olimp*ada e entender c*da det**he de seu fu*cionam*nto.
</line>
<line>
3.4 Textos, oficinas e su*s *t*pas
</line>
<line>
Con*iderando *ue a investigação d**al*ada de *ad* u*a das 37 etapas de*en*olvid**
</line>
<line>
nas 1* of*cinas v*ltadas à pro*uçã* *e crônicas demand*ria um espaço *nviá*el n**te artigo,
</line>
</par><par>
<line>
op*amos por *b*er*ar
</line>
<line>
todas, *as *e*trar no*so foco n*quelas *ons*derada* mais pertinentes
</line>
</par><par>
<line>
ao processo lin*uís*ico-discur*ivo d* es*r*ta do gê*e*o c*ônic* como u* todo.
</line>
<line>
A primeira oficina é composta por três etapas e inicia a *s*rita d* crônica *endo como
</line>
<line>
fo*o as pess*as, os costumes e os hábitos pró**ios do m*io de co*vício do al***. A*ravés d*
</line>
</par><par>
<line>
questões mo*ivado*as
</line>
<line>
tais como:
</line>
<line>
"Qu*m
</line>
<line>
costuma *er crônicas
</line>
<line>
em jornal *u revista *u
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
blogs da internet?; Quem j* ouviu crôn*cas e* programas de rádio ou
</line>
<line>
tel*visã*?; De q*e
</line>
</par><par>
<line>
a*suntos tratam essas crônicas?", é possível p*rceber q** há *nteresse em trab*lhar o *exto sob
</line>
</par><par>
<line>
a p*rspec*i*a de sua circulação, *essa*tando o c*ráte* soc*al da crônica. N* *ont*nu*dad*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alun* deve *er (*
</line>
<line>
tam*ém ou*ir no CD-ROM) A última cr**ica, de Fernando Sabin*, cuja
</line>
</par><par>
<line>
i*terp*etação é or**ntada po* um r*t**ro de *nvestiga*ã*, c** ênfas* no tí**lo e *os e*eitos de
</line>
<line>
sentido *roduzido* no text*. E*contra*os t*mbém uma *e*uena biblio**afia do au*o*, qu* o
</line>
<line>
si*ua no tempo e no espaço, mostra*d* ên*as* nos as*ectos pr*pri*s da produção do g*nero.
</line>
<line>
Apó* enfatiz*r o quanto é im*orta*te *ue o professor ex*rça o papel de medi**or n*
</line>
<line>
compreensão de um texto, há o*ie**açõe* de que, quando lemos, temos *ife**ntes intenções,
</line>
</par><par>
<line>
as *uais
</line>
<line>
podem ser: ob*er informaçõe*, ampliar no*so cam*o de co**ecimento, *os divertir,
</line>
</par><par>
<line>
ent*e ou*ras mais. D*ssa **rma, * * objetivo de
</line>
<line>
nossa *eitura *ue n*s leva a m*biliz*r
</line>
</par><par>
<line>
*iferen*** *stratégias pa*a ler um t*xto, p*r *sso, ler **a prop*ganda, um *rtigo de jornal,
</line>
<line>
uma bula de remédio é difer*nte de l*r um *om**c* ou uma crônica.
</line>
<line>
Na se*u*da oficina, o interesse recai em aprender a manusear diferentes crônic*s (há
</line>
</par><par>
<line>
s*g*s*ões de l**t*ra), inves*ig*nd* o *s*unto, as per*onagens
</line>
<line>
e
</line>
<line>
as emoções que a leitura
</line>
</par><par>
<line>
desses textos p*de prov*c*r no leitor (nesse moment*, há ênfase na r*cep**o *o texto). Exi*te
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém um quadr* *om cr*t*rios norteadore* *a*a
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
as *rônicas escolhid*s seja*
</line>
</par><par>
<line>
analisadas e* gru*os: autor * título, *poca, palav*as, assu*to, perso*agens e tom. Em síntese,
</line>
</par><par>
<line>
o estudo *as du*s primeiras o*i**nas re*ela que suas sequ*ncias
</line>
<line>
didáti*as servem para
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*, con*extualizar o alu*o co* o t*ma em est*do.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. *, ar*. 10, p. *87-205, jul./*go. *01*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Witt*e
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Já *a *erceira oficina, temos a pr*meira te*ta*iva d* e*crever uma crôn*ca, o que,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*erspectiva mo*ular *e Dolz, Noverraz e Sch*euwly (2010),
</line>
<line>
exp*sto neste ar*igo,
</line>
</par><par>
<line>
cor*esponde à primei*a produ*ão, a q*al servi*á d* diag*óstico para a ***posta dos mó*ulos
</line>
<line>
1, *, N, na ten*ativa de pr*duzir uma crônica. A p*opos*a de e**rita inic*a ret*mando os dados
</line>
<line>
do autor e * tem* da crônic* l*da na a*la a*t*ri*r, conf*rindo o veículo e* q*e o texto circula
</line>
<line>
s*us pos*íveis leitores e o tom qu* é da*o a essa cr*nica, o* seja, pr*cura resga*ar elemen*os
</line>
</par><par>
<line>
de prod*ção, circulaç*o e recepção (BRAIT, 2002) do gê*ero crôn*ca. *a sequência,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*tenção se
</line>
<line>
volt* ao cenário, ao tempo, às personagens, ao foco
</line>
<line>
narra*ivo, ao enredo,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
linguagem e*pregada e ao
</line>
<line>
desfecho. Apó*, a atividade segue com um r*teiro para
</line>
<line>
qu e *
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessor aux*l** o aluno a esquematiza* seu text*, antes de iniciar * e*cri** propria*ent* dita.
</line>
</par><par>
<line>
Enc*ntramos também que*tões
</line>
<line>
para nor*ea* a pr**eir* p*o*u***:
</line>
<line>
"O tema é
</line>
<line>
adequ**o? Há
</line>
</par><par>
<line>
ap*n*s a descrição d* fato, o r*lato *a situação? *u * re**t* é a base pa*a a interp*e*a*ão qu*
</line>
<line>
faz p*ns*r? O tom *a narra*iva f** bem *scolhido?" (OLIMPÍA** d* LP, **10, p. 46).
</line>
<line>
Na qua*ta *fic**a, o **jetivo está em e*tudar os elem*n*os *ue co*st*tue* uma
</line>
<line>
crônica, obs*rvan*o os re*u*s*s l*terários us*dos pelo autor, principalmen*e no *ue diz
</line>
</par><par>
<line>
respeit*
</line>
<line>
ao us* das figuras de linguagem. Nessa e*apa, há *ma prepa*aç*o antes de ler
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crônica *al *omo estudo de vocabu*ário sobre o f*tebol, bibliografia do *utor e e*c*ta do texto
</line>
<line>
Peladas, d* Armando Nogu*i*a (197*), no CD-ROM. Depoi*, encont**mos u*a a*ividade d*
</line>
</par><par>
<line>
re*lexã* o*al s*br* o texto
</line>
<line>
ouvido, a*a*is**do perso**gen*, *om, foco narrat*vo, recur*os
</line>
</par><par>
<line>
**nguíst*cos us*dos. Fe*to isso, há questões por escrito, referentes ao texto lido, inv*st*gan**
</line>
</par><par>
<line>
*spaço, *enário, conflito, vo*a**lári*, d*s*echo. De*ois *e
</line>
<line>
ler a cr*nica O amor acaba,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Paulo *e*d*s C*mpos (2000), é *ugerida uma reflexão **íti*a *a obr* lida.
</line>
</par><par>
<line>
* tema ab*rdado *a quinta oficina é: uma pros*
</line>
<line>
b*m afiad*. Trat*-se de uma
</line>
</par><par>
<line>
op*rtu*ida*e pa*a o aluno
</line>
<line>
conh*ce* mai* sobre a vi*a e a obr* de *achado de Assi*,
</line>
</par><par>
<line>
valorizando el*mentos do pro**sso de
</line>
<line>
produç*o textual. A atividade proposta é ouvir, ler
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
analisa* * crônica Um caso de
</line>
<line>
burro, de M*chad*
</line>
<line>
de *ssis. Há no*amente um rotei*o
</line>
</par><par>
<line>
norteador *ara interpre*ar as
</line>
<line>
ideias do autor,
</line>
<line>
bem como *xercíci*s vol*ados ao estudo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
quest*es linguístic**, lexicais, *ext**is e
</line>
<line>
discur**vas que
</line>
<line>
caracteriz*m o gênero cr*nica. *a
</line>
</par><par>
<line>
sex*a ofi*ina, o foco est* e* e*erc*cio* que levam alun* refle*ir sobre a d*ferença
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
en*re
</line>
</par><par>
<line>
uma n*tícia e uma crôn*ca.
</line>
</par><par>
<line>
A pr**osta consiste em identifi**r o* recurs*s d* estil* e de linguagem em uma
</line>
<line>
c*ônica de Moacyr Scliar. A *tiv*dade *nicia c*m a leitura e discussão de *ad*s *a *ida e da
</line>
</par><par>
<line>
obra do escritor. Segue
</line>
<line>
com a p*ojeç*o, *ia
</line>
<line>
data s*ow, da *rônica Cobrança, des*acando
</line>
</par><par>
</page><line>
*lementos linguístic*s, *ri**ipalmen*e os de coesão, * também o uso dos t**pos verbais e dos
</line>
<line>
R**. F*A, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 10, p. 187-205, jul./a*o. 2016 www4.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensino da P*od*ção Escrit* por Meio *o Gêne*o
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
dis*u**os d*reto, indireto e in*ire*o livre, present** no texto e que auxiliam na q*ali***e da
</line>
<line>
me*s*gem expressa pelo c*onist*. Há ain*a exercícios específicos voltados a questões
</line>
</par><par>
<line>
discursivas tais como: f**o
</line>
<line>
narrativo, narra*o*, personage*s, se
</line>
<line>
existe elem*nt* sur*re*a,
</line>
</par><par>
<line>
como os fat*s cotidia*os são nar*ados, se há d*álog*, como acontece o *esfecho, entre outros
</line>
<line>
elementos dessa natu*ez*.
</line>
</par><par>
<line>
As o*icinas sete e oito *êm c**o ob*etivo levar o a*uno c*nhecer seu ento*no a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*lecionar um
</line>
<line>
tema própri* *a sua
</line>
<line>
*ealid*de para
</line>
<line>
co*stru*r um esb*ço de seu texto. A
</line>
</par><par>
<line>
primeir* *tapa d* sétima oficina faz o *luno re*emor*r sobre *s crônicas já estudadas, a partir
</line>
<line>
d* um quadro, retomando o t*ma, a *itua*ão, o tom do t*xto e o *oco narrativo. Na sequ*ncia,
</line>
<line>
a proposta b**ca c***r condições para que o aluno pesquise * encontre fato*, situações, *enas,
</line>
</par><par>
<line>
*otícias que servir*o de font* para segun*a *rod*ção d* uma a
</line>
<line>
crônica, fase
</line>
<line>
*re*arató*ia
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
produção final. A p*rtir de *otíci*s e *atos l*cais, os alunos s*o *rient*dos a dis*utir s*bre
</line>
<line>
alguns tem*s e depoi* *sco*her um que servirá de f*nte à sua crônica. *pós espec**icar * foco
</line>
</par><par>
<line>
na**ati*o, as *ersonagen*, * enredo,
</line>
<line>
* tom, o ele**nto su*presa * * desfecho,
</line>
<line>
*eve-se
</line>
</par><par>
<line>
começa* a produzi* seu t**to. Os textos *r*d*zido* dev*m ser lidos entre os *olegas para que
</line>
<line>
se*am feitas suges*ões de melhora na reescrita deles.
</line>
<line>
A primeira *t*vidade da oficina oito *o*a-se em exercitar diferentes formas d* inic*a*
</line>
</par><par>
<line>
*ma c*ô*i*a e *am*ém *m
</line>
<line>
dar continuidade a t*x*os *e cro*istas já consagrados. Após,
</line>
</par><par>
<line>
encontramo* um *xercício para desenvolver a defin*ção do fo** narrativo e o**ro voltado *o
</line>
</par><par>
<line>
*studo d* relação en*re i*agem (no caso,
</line>
<line>
*ma foto) s*us ef**tos na expr*ssão e*crita. Na *
</line>
</par><par>
<line>
sequ*nc*a, o al*no é o*ientado a
</line>
<line>
f*zer uma p**quisa *e campo no se* meio d* c*nvívio,
</line>
</par><par>
<line>
buscando cap*ar *ma boa i*agem l*cal que possa *e*vir de fonte à crô**ca *u* vai esc*ev*r.
</line>
<line>
* oficina *ove traz uma proposta *e escrita de crô**c* a se* *r*duz*da col*tivame**e.
</line>
<line>
Depois de escolher um d*s temas já lis*ad*s anteriormente, sob media*ão do prof*ss*r (há um
</line>
<line>
rotei*o d* per*untas n*rtead*ras), passo a passo, o tex*o va* sen*o const*uído *m conjunto, *a
</line>
</par><par>
<line>
lou**, com aj*stes, de*ois de *ada
</line>
<line>
l*i*ura. Quand* o t*xto est*ver con*luído, o grupo deve
</line>
</par><par>
<line>
conferir se a situ*ç*o d* *o*unica*ão fico* adequada * proposta, observando se ficou claro
</line>
</par><par>
<line>
que*
</line>
<line>
fala, de que
</line>
<line>
l*g*r *oci*l, sob qual *bjetivo * * quem se dirige; se os elementos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
coesão de *oe*ência for*m bem empregados; e
</line>
<line>
*e m*n*ag*m está clara, *im**e* e bem a
</line>
</par><par>
<line>
escrita, e*fim; se a pr*dução esc*ita apresenta as ca*a*terísti**s pr*prias d* gêner* cr*n**a.
</line>
</par><par>
<line>
Em r*ta final, na penúltima ofi**na, s*o retomados os
</line>
<line>
eleme*t*s e*senciais
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
constit*e* uma crônica (tanto recurs*s lingu*sticos, textuais, quanto discursiv*s), tend* como
</line>
</par><par>
<line>
base outro texto de *v*n Ân*elo (texto
</line>
<line>
da col*tânea). Por fim, é
</line>
<line>
che*ado o mome*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina *I, v. 13, *. 4, a*t. 10, p. 187-205, jul./*go. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. I. Wittke
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
produz*r a versão in*ividual da crôni*a *u* concorr**á na Olimpía*a de LP. Cabe destacar
</line>
<line>
q*e esse texto a*nda *erá ree*crito na *ltima ofi*ina.
</line>
</par><par>
<line>
* ati*i*ade é fi*al*zada com u*a proposta de *ees*rita no gran*e
</line>
<line>
g*upo de um*
</line>
</par><par>
<line>
c*ôn*ca
</line>
<line>
produzi*a por um dos *o*egas, com o seu consentime*to, ou a*nda *e um t*xto
</line>
</par><par>
<line>
modelo. Somente dep**s *isso, o aluno relê seu *e*to *, a
</line>
<line>
p*rtir de um quadro
</line>
<line>
de c*ité*ios
</line>
</par><par>
<line>
norteadores, o reescr*v*. Como somente um *o* texto* produzidos será selecionado para
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticipa* da c*mpetição
</line>
<line>
nacional, o pr**e**or *eve discutir com os alu**s as po*sibi*idades
</line>
</par><par>
<line>
*e div*lgar *odas *s crônica*, seja por
</line>
<line>
meio d* blog, impressas em um livro, *u *or outro
</line>
</par><par>
<line>
recurso, po*s o importante é que o* textos *ircul*m e se*am *idos, cum*ri*d* sua função *oc*a*
</line>
<line>
de gênero.
</line>
<line>
*u*n*o à coletânea de textos da cate*oria A **asião fa* o escritor, ela é co**o*ta por
</line>
<line>
dez **ô*ic*s, de oito reconhecidos *ut*res *rasileiros, a *a**r: *van Ângelo (S**re a crô*i*a e
</line>
<line>
Considerações em t*rno das aves-balas), Fer*an*o S*bino(A úl*im* crô*ica), Ma*h*do de
</line>
</par><par>
<line>
Ass*s(Um c*so de
</line>
<line>
burro), Moacyr *cliar(Co*ra*ça), Armando No*ue*ra(Pela*as), Paulo
</line>
</par><par>
<line>
M*ndes Ca*pos(O am*r ac*ba e Ser brotinho), Carlos *eitor Con*(Do Rock) Rube* e
</line>
</par><par>
<line>
Braga(Pavão).
</line>
<line>
Ess*
</line>
<line>
Kit tam*é* *onta co* um CD-ROM,
</line>
<line>
onde ***st*m o* dez textos
</line>
</par><par>
<line>
imp*ess*s e *ais
</line>
<line>
outras crônicas q*e podem ser ouvidas o* projetadas em *at*
</line>
<line>
show,
</line>
</par><par>
<line>
enriq*ecendo o mate*ial de apoio à *ea*ização das 11 o*ic*nas des** c*leção.
</line>
<line>
4. CONSIDERAÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
O *stu*o **scritivo e investigativo da c*leç*o d* Olimpíada *e LP voltada ao ensi*o
</line>
<line>
da escrita por mei* da crônica mostra que a *roposta desse materia* es*á de *cordo com seu
</line>
<line>
objetivo de cr*ar dispositivo didático via*ilizando que o al**o compreenda e s***a manusear o
</line>
</par><par>
<line>
gênero crônica e suas
</line>
<line>
esp*cificidades. Considerando a proposta *omo um todo, centr*mos
</line>
</par><par>
<line>
nosso es*ud* em c*nferir se as s*quências didáticas *ue constituem ** ofici*a*
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
teoricame**e *oe**ntes com o
</line>
<line>
escopo d* escrita. Em síntes*, i*ves*iga*o* se as
</line>
<line>
*tividades
</line>
</par><par>
<line>
proposta* c*paci*am *s al*nos conhe*er e manusea* o gênero cr*nica, fugindo assim *a a
</line>
</par><par>
<line>
p*ática trad*cional *e fazer redaç*o par* q*e o
</line>
<line>
professor co*rija, *om foco especial nos
</line>
</par><par>
<line>
elemen*o* textuais, gramati*ais e ortográfico*.
</line>
</par><par>
<line>
Após an*lise das ** **ap*s cons**tuin*es das
</line>
<line>
1* oficinas
</line>
<line>
da *oleção A ocasiã* fa*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*scrit*r, dir*c*onada a* 9º do EF * a*1º ano d* EM, pudem*s c*nsta*ar *ue as ati*idades *ão
</line>
<line>
pertinen*es à intençã* *e *rodu*ir gêneros de t*xt*. I*so po*que el** enfocam o p*ocesso d*
</line>
</par><par>
<line>
es*rita nos seus *i*er*o* aspect*s: lin*uí*tico (com f*co em element** d*
</line>
<line>
**esão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*e***a PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-205, jul./ago. *016
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ensin* da Produç*o *s*rit* p*r Mei* *o Gênero
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
g*amaticais), tex**al (observ*ndo
</line>
<line>
elementos da narrativa e seus e*eitos no sentido do texto
</line>
</par><par>
<line>
como u* s*ntido uno), lexical (estud* do **cabulário), en*n*iativo (investigando quem
</line>
<line>
escreve para quem, com qual intenç*o, onde circu*a), *ragmático (f**ado no c*mpo d* u**) e
</line>
<line>
discursivo (cons*derand* mecanismos *e *nfe*ência, su*en*endidos, ambigui*ade*, i**n*as, o*
</line>
<line>
***im, efeitos de s*n*ido), levando em co*ta elementos do c*nt*údo, da *o*posição e do
</line>
</par><par>
<line>
esti*o. Resumindo, a* at**idades organizad*s em sequênci*s didáticas
</line>
<line>
b*scam dar conta
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
processo verbal *nterativo qu* cons*i*ui a ex*ressão
</line>
<line>
esc*ita,
</line>
<line>
considerando *lementos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
d**in*m e ca*acterizam a crôn*ca, na medida em que esse **nero exe*ce sua f*nção so*ial de
</line>
<line>
reflexão literária * jornalíst*ca, *iante de assunto* cont*mporâneos.
</line>
<line>
Também conside*a*os ***itivo o *ato d* o material em estud* mo*trar preocu*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
em oportunizar diferen*es moment*s d* *sc*i*a, por meio dos qu*i* o p*o*essor
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
diagnosticar aquilo que *luno já sab* sobre o g**ero crônica, *orn*cendo *ubsíd*os o
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
elaborar sequênc*as apro*ri*das às necessidade* que ainda precis*m ser sanadas, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
b*se o modelo de estudo de gêner*s, *roposto por Schneu*l* e D*lz (201*), que,
</line>
<line>
de certa
</line>
</par><par>
<line>
forma, fundam*nta o projeto da Oli*p*ada. T*m*ém
</line>
<line>
há ênfase na *rática
</line>
<line>
d* releit*ra dos
</line>
</par><par>
<line>
*e*tos produzido* co* r*teir* norteador para *ees*revê-los, ora *m colet*v*, ora
</line>
<line>
ind*vi*ua*mente.
</line>
<line>
Cert*m*nte qu* o *r*jeto *a Oli*píada *e LP a*nda não atingiu *eu gr*nde *ropósit*
</line>
</par><par>
<line>
nac*onal (a*é por*ue a **de
</line>
<line>
de ensin* b*asileira é extensa dive*sificada), mas **reditamo* e
</line>
</par><par>
<line>
que esse p*ss* ser um caminho *r*miss*r no *perfeiçoamen*o do ensino *e *odo ge*al e **
</line>
<line>
esc*ita de modo particular.O im**rtante é c*n*ta*ar que o mate*ial analisa*o e*t* *eoric*ment*
</line>
</par><par>
<line>
bem organizad* bem fundamentado, e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que tor*a a ativi*ade coerente
</line>
<line>
com o propósito de
</line>
</par><par>
<line>
de*env*lver a capacidade *e expr**são **crita, por meio de gêneros text*ais.N* entanto, por
</line>
</par><par>
<line>
considera* q*e o materia*
</line>
<line>
de en*in* é apenas *m*
</line>
<line>
parte (cert*me*te,
</line>
<line>
be* impo*t**te)
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p**cesso de ensino e apr*ndi*agem,
</line>
<line>
pretendem*s dar continuidade a n*ssa pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
inves*igando
</line>
<line>
com* essa *rop*sta d* escrita *em sen*o re*liz*da no context* esco**r,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
e*pec*al na regi*o on** moramos e trabalhamos, *onferindo *amb*m os ef*ito* q*e e*a produz
</line>
<line>
na a*rendizage* da esc*ita do* alunos que participa* des*e evento.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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Olimpíada *e Líng*a Portuguesa - Escrev*nd* * Futuro CEN*EC: cenpec.or.b*/olimpiada de
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l**gua port*guesa - disp*nível em: www.escrevendoofuturo.org/b* acesso *m: 7 de fevereiro
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R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 1*, p. 187-2*5, jul./ago. 2*16 www4.fsa*e*.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
E**ino da Produção Escr*t* por Meio do Gê*ero
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
SCHNEUW*Y, B. Q*´e*t-ce
</line>
<line>
q*´apprendre/en*eigner à lir* et à é*rire aujourd´*ui?
</line>
</par><par>
<line>
Re*herche* no 20, p. 51-60, Lille, 1994.
</line>
</par><par>
<line>
_______. Didactique: c*n*t*uction d´*n cha*p *i**ipl*nai**. Educ*tion et Di**ctique,
</line>
<line>
vol .
</line>
</par><par>
<line>
8, no 1, *. 13-22, *014.
</line>
</par><par>
<line>
WITTKE, C. I.; *OLZ, J. Ensino de língua, f*rmação docente e pes*uisa: um diá*ogo c*m
</line>
<line>
Joaquim Dolz. Fórum Ling*ís*ico, v*l. **, no 4, p. 98* - 99*, *ut./*ez., 2015.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, art. 10, p. 187-205, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/**vi*ta
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)