<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 7, *. 116-130, set./out. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.5.7
</line>
</par><par>
<line>
Educação de Jovens e Adultos: *olític*s de Formação
</line>
<line>
Youth and Adult Edu*a*ion: Train*ng *olici**
</line>
</par><par>
<line>
Maria de Fátim* *chôa de Cast*o Macêdo
</line>
<line>
Dou*ora e* E*ucação pe*a Universida** Fede*al do Cear*
</line>
<line>
Pro*essor* d* Univer*idade Federal do Pia*í
</line>
<line>
e-*ail: fuchoamace**@*ahoo.com.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Maria *e Fátima U*hôa de Castr* Macêdo
</line>
<line>
Editor Ci*nt*fico: Tonny Kerl*y de Alenc*r R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: *ua *rtur Soares *e**osa, 1211
</line>
</par><par>
<line>
*airro Ininga, 64.0*9-*40 Teresi*a - Piauí,
</line>
<line>
Arti*o recebido em 28/06/*016. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ece*id* em 16/*7/2016. Apr*va*o *m 17/07/201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava*iado pelo sist*ma Triple Review: Desk Review a)
</line>
<line>
p*lo Editor-Chefe; * b) *o*b*e B*ind R*vie*
</line>
<line>
(*valiação cega po* d*is av*liadores d* área).
</line>
<line>
Rev**ã*: Gramatical, Normativa e *e Form*t*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa**o *e Jo*ens e Adu*tos: Políti**s de Form*ção
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Obj*tiva-*e, situar a *JA no
</line>
<line>
atu*l cená*io
</line>
<line>
políti** nacional, *esgatando asp*cto* d* sua
</line>
</par><par>
<line>
evolução histór*c*; analis*r as pol**icas d* formação para o educa*or, com * *ntuito de
</line>
</par><par>
<line>
perceber mudan*as ocorr*das nas
</line>
<line>
últimas décadas; e *stabe*e*er
</line>
<line>
correl*ção entre *JA e
</line>
</par><par>
<line>
*i*ada*ia, concebida *omo chance de interve*ção no con*ext*. O *arco t*órico prioriza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Con*tituição F*de**l de 198*, o Docu*ento B*s* do PR*EJA, as Leis n. 9.394 / 1*96 e *.
</line>
<line>
13.005 / 2014. Incl*i, autores, como Al*e* *t a*. (2015), que d*screvem a V C*NFI*TEA,
</line>
</par><par>
<line>
marco im*ortante
</line>
<line>
pa*a a EJA, no Brasil; Paulo Freire (*98*, 20*2, 2006), estudioso
</line>
</par><par>
<line>
essencial n* educa*ão d* adultos no país e Pedro Dem* (2006), que co*fro*ta o pensa*ento
</line>
</par><par>
<line>
de Freire à
</line>
<line>
chegada da lei*ura virtu**. O tema carece
</line>
<line>
de maior aprofun*a**nt*, sendo
</line>
</par><par>
<line>
di**uti*os *s **ntos cent*ais na *ntroduç*o. Nesse cont*x*o, a EJA e*erge como caminho
</line>
</par><par>
<line>
natura* p*r* jovens e adu*tos retardatár*o* *o *a**r, que
</line>
<line>
poderão *nfrentar, de forma *ai*
</line>
</par><par>
<line>
igua*itária e *quânime
</line>
<line>
o*ortuni*ades emergentes do mercado de trabalh* * as portas do
</line>
</par><par>
<line>
ens*no superior que começam a *e *brir.
</line>
<line>
Pal*vras-chav*: E*u*ação brasileira. Educação de J*vens e Ad*l*os. Políticas de Form*ção.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
This paper aims to plac* You*h and Adult *du*ation (EJA) i* the curren* nation*l *ol**ica*
</line>
<line>
s*e**, rescui*g as*e**s of *ts h*s*oric*l evo*ution; anal*z* *rainin* polic*es for t** e*ucator
</line>
</par><par>
<line>
in o*der to realize changes in *ecent decades; and establish corre*ation between adult a
</line>
<line>
educa*ion and citizenship, conceived as * chanc* to intervene in conte*t. The theo*eti*al
</line>
<line>
mil*s*one p*ioritizes the Federal **nst*tution of 1*88, PROEJA Bas* Document, the Laws
</line>
</par><par>
<line>
n. 9,394 / 1996 and n. 1300* / *014. It includes
</line>
<line>
au*hors such
</line>
<line>
as Alves et *l. (2015),
</line>
</par><par>
<line>
*escribing the V CO*FINTEA important milestone f*r adult *duc*tion in Brazil; Paulo
</line>
<line>
Fr*ire (198*, 2002, 2006), e*sential sc*olar *n the *ountr* adult education and Pe*ro Demo
</line>
</par><par>
<line>
(2006), who
</line>
<line>
con*ro*ts the though* of Freire and the
</line>
<line>
arr*val of virtu*l reading. The s*bject
</line>
</par><par>
<line>
needs fu*ther deepening, dis**ssed the main *oints in the i*troduction. In this co*t*xt, EJA
</line>
<line>
*m*rges as a natural way f*r young pe*ple and adults in t*e le*r**ng process that *ay fac*
</line>
</par><par>
<line>
more equa*
</line>
<line>
and equ*table emerging opport*ni*i*s in *he labor m*rket and
</line>
<line>
the high*r
</line>
</par><par>
<line>
e*ucat*on doors beg*nn*ng to *pen.
</line>
<line>
Keyw*rd*: Brazilian educ**ion. Yout* *nd Adult Educa*i*n. Training *oli*ie*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. *3, n. 5, art. 7, p. 116-130, set/out. 2*16
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
* educação consiste em processo de tr*nsformaçã* socia* * in*ividual, em que *
</line>
<line>
educan** *ncont*a na esco*a o espaço para des*nvol*e* suas ha*i*id*des *ão ap*n*s de ler e
</line>
<line>
escrever, mas, sobretudo, *e aprimorar a p**tica cidadã e a de*ocracia, med*ant* inint**r*pto
</line>
</par><par>
<line>
períod* de formaç*o. Isto evidenci* qu* a educação
</line>
<line>
não cessa ao lon*o do *empo; ao
</line>
</par><par>
<line>
*ontrário, fl*resce cont**uament* no decor*er da e*istência do ser humano, possibi*itand*
</line>
</par><par>
<line>
*cesso a bens *ateri*i* * *m*t*riai*, d*ntre o* quais se
</line>
<line>
des*aca * co**ciência po*ítica que
</line>
</par><par>
<line>
sedimenta
</line>
<line>
a atuação c*da*ã, i*dispensável para a consolid*ção da práxi* educativa
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
exercíc*o *ro*iss*onal de um
</line>
<line>
e*uc*dor *m **das as
</line>
<line>
dimensõ*s, *eja ela de natureza
</line>
</par><par>
<line>
p*dagógica, tecnológi*a e *u*ana.
</line>
<line>
O ed*cad*r brasile**o P*u*o Freire, em *u* vasta obra, argume*ta, c** ***mência,
</line>
<line>
*ue o homem, a priori, se co*scientiza de sua condição social fren** ao outro e à **t*reza
</line>
<line>
pa*a, em segu*da, *lfa*e**zar-se. *o*tanto, a **ucação de j*vens e adultos (EJA) não *onstitui
</line>
</par><par>
<line>
m**o a*o *e en*inar,
</line>
<line>
e, sim, constru*ão lenta, n* pers*ectiva de mu**nça do ser hu*ano,
</line>
</par><par>
<line>
sentido *aior da edu*açã* em *u*lq*er nível e modal**a*e, ao tempo em qu* o **nhecim*nto
</line>
<line>
r*sul*a da con*luên**a *e experiên**as ant**iores vivenciadas p*r cada u*, de*ominadas *e
</line>
<line>
base informac*onal, à qual *e somam os no*o* sa*ere* que cons*itue* o repertório **g**tivo
</line>
<line>
do* indivíduos. Dizen*o de ou*ra f*rma, só é con*ecime*t* a p**cela, *esmo que ínfima, dos
</line>
<line>
el*men*os que causam a*t*raç*es no **pertório c*nceit**l do s** humano. D*n*re * m*nancial
</line>
<line>
de informaç*es às quais se tem **e*so, só * qu* se c*ns*gue reter, ap*ee*de* e comp*een*** é
</line>
<line>
conhec*mento. O con*eci*ento refere-se à informação como compreensão.
</line>
<line>
E, *bvia*ente, tudo se dá como processo *umulativo, em que nova* leituras
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta*-se em lei*uras anteriores q*e a* *ransce*d*m. No co*texto
</line>
<line>
d* EJA ou em
</line>
</par><par>
<line>
*on*u*t*ras s*milares, * apr*n*izag*m é concebida com* fenômeno que p*rmit* *o edu**n*o
</line>
</par><par>
<line>
re**cionar *o*os conh*cimentos com con*ec*men*os
</line>
<line>
*nter*or*ente construídos e / ou como
</line>
</par><par>
</page><line>
proce*so, s**u*do o qual inform*ç*es e habil**ades interagem e *assam a ter s*ntido para
</line>
<line>
aque** determ*na*o *ujei*o, como p*ev*s*o no Doc*mento Base do próp*io Prog**ma Naci**al
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, *. 13, n. 5, art. *, p. 116-130, se*./out. 2016 w*w4.*sanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educ*ç*o *e Jovens * Adultos: Po*ític*s de Formação
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
de Integraçã* da Educação *ro*iss*ona* com a Educ*ção Bá*ica n* Modalidade de Educação
</line>
<line>
de Jovens e *d*ltos, PROEJA (B*ASIL, 2007).
</line>
<line>
Como mo*alida** espe*ífica da educaç*o bá*ica, a E** atende a um públic*
</line>
<line>
con*tituíd* *or jovens co* 15 ou mais a*os e / ou por adul*o* sem direito *nte*i** à educaç*o
</line>
<line>
por razões diver*ificadas. E* 1997, *m H*mbu*go (Alemanha), a * Con**rên*ia
</line>
<line>
Internacion*l sobre *duca*ão de A*u**os caracteriza a EJA como tipo de educação f*rmal e
</line>
<line>
inf*rmal, uma *ez qu* abrange t*n*o a r*de oficia* de ensi*o, q*anto **vor*ce oportuni*ades
</line>
<line>
*mp**s de ed*c*ção infor*al *ossível na esfera social. De fato, a V CONFINTEA **r*bui
</line>
<line>
duas c*r*cter*sticas relevantes *ara a EJA: o dir*ito s*p*emo * *d*cação básica e à **uc*ção
</line>
</par><par>
<line>
conti**a*a p*r* qualque* ind*v*duo. *omo d*corrênc*a, cons*lida preceitos
</line>
<line>
apreg*ados pela
</line>
</par><par>
<line>
Orga*ização d*s Nações Unid*s para a Ed*cação, Ci*ncia e C**tura (UNESCO) de q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação de a*ultos só se efeti*a mediante a *ção co**unta de organizações governamentais e
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
governamen**is, si*dic*tos, *niversidades e institutos d* pesqu*sa, meios de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, igrejas, ass*cia*õe* civ*s e c*munitár*as, e assim sucess**amen**, *omo Alv*s
</line>
<line>
et al. (2015) li**am.
</line>
<line>
*al conquist*, no Brasil, co*struída há muit*s anos, graças ao* movimento* de
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação
</line>
<line>
popular,
</line>
<line>
*lcança, co* a Co*ferência, ma*or signifi*ado, com
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ressal*a de que
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
mov*mentos de educação p*pular, c*m
</line>
<line>
ê**as* para os
</line>
<line>
*ol*ados à alfabe*iza*ão,
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
prioritaria**nte inspirados nas i*ei*s de Paulo Freire. Seu mét*do de
</line>
<line>
a*fabetiz*r
</line>
<line>
p*opõe
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*ge* através da adoção de
</line>
<line>
círculos de *ultur*,
</line>
<line>
em q*e * mest** é subs*i*uí*o pelo
</line>
</par><par>
<line>
coord**ador de debates e o alu*o p*lo participante do cí*c*lo de cultura. Cartilh** e *i*ros de
</line>
<line>
tex**s são t*ocados pelo tr*ba*ho com a l*nguagem co*rent* na localidade e pela discussão das
</line>
<line>
experiências de vid* do* part*cipes *o* círculo*. A e*uipe de alfabetiz*dores c**eja os meios
</line>
<line>
de vi*a * a ling*agem falada e* cada local*dade d* sua ação. *sto é, do conhecime*to o*t*do
</line>
<line>
*obre a cultu*a * do unive*so vocabular da popul*ção, os alfabetizadores *xt*aem *s p*lavras
</line>
</par><par>
<line>
ger*doras. Ana*ogam*nte, parte-se de uma bas* ant*rior, no caso, a cultu*a p*eexisten*e,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ual vão sendo acrescidas n*vos sa*eres.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do exposto, objetiva-se *ituar a EJA no a*u*l c*nário
</line>
<line>
político n*ci*nal, de
</line>
</par><par>
<line>
mod* a (1) *esgatar aspec*os
</line>
<line>
de **a **olução histórica,
</line>
<line>
ainda que *ão exaustivame*te;
</line>
<line>
(2)
</line>
</par><par>
<line>
analisar as políticas de fo*ma*ão para o *ducador dessa modalidade de ens*no com o *ntu*to
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
pe**ebe* mudança* o*orrida* na* últ*mas década*; (3) estab*l*ce* cor*elação entre EJA
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
cidadania, aqui *oncebida como chance de in*e*ven*ão no co*tex*o. Par* a consec*ção de ta*s
</line>
<line>
*ntentos, o marco teórico prioriz* do*u*ent*s oficiais, tais *omo a Constit*iç*o *ed*ral *e
</line>
<line>
19**, o D*cumento B*se d* PROEJA, a Lei n. 9.394 / 1*96 e a Lei n. 13.005 / 2014. Inc**i,
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 13, n. *, art. *, *. *16-130, se*/ou*. 2016 www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. Mac*do
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
ai*da, *utores, *omo A*ves et al. (2015), que d*screvem a V CONFINTE*, marco i*porta*te
</line>
</par><par>
<line>
para a EJA, no Brasil; *aulo Freire (1987, 2002, 2006), es*udioso es*encial na educaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adultos no *aís * Ped*o De*o (2006), que c**fronta o
</line>
<line>
pensa*ento de Freire à chegada
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
leitura v**tua*; além de o*tros mais.
</line>
</par><par>
<line>
2 *ES*ATANDO *SPECTO* DA EVOLUÇÃO DA EDUCA*ÃO DE JOVENS E
</line>
<line>
AD*LTOS
</line>
</par><par>
<line>
R*t**ar *spe*tos d* *volução históri*a da **A, como de
</line>
<line>
qualquer outro fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
soc*al, contribui para a *ompreensão *ais acurad* do momento
</line>
<line>
at*a*. Em se trat*ndo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*istór*a *a huma*idade, sempre houve regi*t*o ** **em en*ina e de quem
</line>
<line>
aprend*, seja em
</line>
</par><par>
<line>
*or*atos pedagógicos s*stem*t*zados, seja em debates inf*rm*is. O sabe* er**ito, *m sistemas
</line>
</par><par>
<line>
formais de ed*caçã*, s*mpre
</line>
<line>
goza de reconhec*mento * de
</line>
<line>
le*itimidade. A* r*da*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
con*ers*, distantes da escola formal, apesar de t*mbém *nsinarem e de*erem u* saber
</line>
</par><par>
<line>
legitim**o p*r práticas cul*urais e sociais, *ão são reconhecidas pela
</line>
<line>
ac*demi*. *u seja,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
saber erudito legiti*a, *eco*hece e *ertifica. O saber inform*l é legiti*ado tão somente em
</line>
<line>
c**a contexto *ultural.
</line>
</par><par>
<line>
Sob tal ótica, percebe-se que a *istória da EJA coincide co* a
</line>
<line>
história
</line>
<line>
da própria
</line>
</par><par>
<line>
hu*anidade. Como dito, semp*e há re*istro de algu*m (*a***iar, *or
</line>
<line>
e*emplo) qu* orienta;
</line>
</par><par>
<line>
que incute (representante
</line>
<line>
eclesiástico, *or *xemplo); que impõe (gover*an*e,
</line>
<line>
por exemplo);
</line>
</par><par>
<line>
além dos meios d* *omunic****, o* quais *r*nsm*tem mensagen* *ue influe*ciam op*niões.
</line>
</par><par>
<line>
N*ss* momento, é prec*so refletir sobre o perf*l do
</line>
<line>
al*no *a EJA. Em geral, são *essoas
</line>
</par><par>
<line>
p*b*es, cam*oneses ou seres *esfavorecidos do ponto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vista soci*l eco*ômic*. Porém, *
</line>
</par><par>
<line>
não *ão eles nece*sariame*te, *esprovidos de intel*gência ou da capacidade d* apr**dizagem,
</line>
<line>
tam*ouc* inca*az*s *e *osi*i*namento crít*co e político. * *ste re*pei**, Demo (2007, p. 1*)
</line>
<line>
adverte: "[...] p*breza política *ão é apa*ágio e*clusivo dos pobres, mas de to*a **ssoa, rica
</line>
</par><par>
<line>
*u dest*tuída, qu* se ma*t*m como massa
</line>
<line>
de manobra, já que, *m v** *e construir suas
</line>
</par><par>
<line>
pró*rias oportunidades, * m*rionete *as opor*unida*e* *os *utros."
</line>
</par><par>
<line>
Em *utras p*lavras, a alfa*etiz***o impli*a qualidade formal,
</line>
<line>
*ntendid* como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
predicad* de teo* m**s técnico, inclui*do o ma*e*o de códigos e, ta*bém, qua*idade pol*tica,
</line>
<line>
compreendid* como a habilidade de saber o *ue fazer com a leitura e a esc*ita, em especial,
</line>
<line>
*ransfo*mar a re*lid*de social que c*rcun*a * indivíd*o. Não basta apenas ler / *o*preend*r o
</line>
</par><par>
<line>
en*or*o, mas,
</line>
<line>
essencialm*nte, no sentido polí*ico, se* capaz de *on*truir alternativas só*io-
</line>
</par><par>
</page><line>
histó*icas *a*a modifi*ação d*ssa *ealidade em prol da col*t*vi*ade.
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 1*, n. 5, art. 7, p. 116-130, set./out. 20*6 w*w4.fsanet.co*.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educ*çã* de J*vens e Adultos: Polí*icas de Formação
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de vi*ta legal, faz-se um *ecorte a parti* d* década de 30, com * Constituiç*o
</line>
</par><par>
<line>
de *934, que
</line>
<line>
pre*ê a ed**ação como direito de todo*, apesar de a*rebat**a pou*o depois,
</line>
</par><par>
<line>
graça* à Constituiçã* de 1937, com a ditadura de Getúlio D*rnelles Vargas, *ue desobriga o
</line>
</par><par>
<line>
Estado a manter e expandir o ens**o pú**ico.
</line>
<line>
De
</line>
<line>
qualquer modo ne*se **teri*, o Governo
</line>
</par><par>
<line>
introduz a educação profissionalizante como meio de capa*it*r *ove*s e adultos par* o *etor
</line>
</par><par>
<line>
indu*tri*l. Aos demais jovens reserva educa*ão propedêutica como forma de *repar*-l*s *
</line>
<line>
para ocupa* al*os cargos da burocr*cia estatal. * *poca, pre*c*pa, ainda, ao *over** o futuro
</line>
</par><par>
<line>
dos jovens
</line>
<line>
q*e *estam sem qualquer leitu*a e e*crita. Vislumbra como solu*ão am*liar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
n*mero de *scolas de EJA com a intenção de incrementar a base eleitoral, uma vez qu* o voto
</line>
<line>
é, então, priva*ivo de h*me*s e mul*e**s a*fab*tizados. Assim, na década de 40, é pre*ente
</line>
<line>
*lfabetizá-*os, e* ap*n*s 90 dias, mediante o lançamen*o de *a*pa*ha ma**ça *e educação
</line>
</par><par>
<line>
de *dult** visand*, tão some*te, *ngros*ar quantidade de eleit*r**. Com tal empreita*a, a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Educação *ura* iniciada em 19*2 e *a Campanha Naci*nal
</line>
<line>
de Err*dicação do
</line>
</par><par>
<line>
An*l*abetismo em 19*8 (DI PIERRO; JOIA; RIB*IRO, 20*1, p. 59).
</line>
<line>
Então, novo *asso é dado por Freir*, * quem ca*e des**volver um p*ogra*a na*ional
</line>
<line>
*e alfabeti*açã* de a*ultos. O método Paulo *r*ire *ist**cia-s* do* par*digmas da e*uca*ão
</line>
</par><par>
<line>
tra**ciona* e concentra-*e
</line>
<line>
num p*radi*m* *edagógico pauta**
</line>
<line>
*uma e*ucação di**ógica,
</line>
</par><par>
<line>
como *erramenta princip*l de en*in*-a*rendiz*g**. A propost* metodoló*ica consis*e na
</line>
<line>
superação entre teoria e *rátic*: quando o h**em des*ob*e que sua prática su*õe um *aber,
</line>
<line>
*ercebe-se cap*z d* interferir na rea*idade e, assim, torn*-*e sujeito de sua his*ória. Den*re os
</line>
<line>
e*emplos de *xperiências da *JA com Paulo Fre**e no comando, es*ão o M*v**ent* d*
</line>
</par><par>
<line>
E**caç*o de ***e
</line>
<line>
(MEB), o Movimento *e Cultura Popular do Rec**e, ambos de 1961; o*
</line>
</par><par>
<line>
Centros Popu*ares de Cu*tura da *nião Nacion*l dos Estudantes, dentre o*tras iniciat**as de
</line>
<line>
caráter regional *u local.
</line>
</par><par>
<line>
Estimulados pelo *ome**o polít*co e pelo contexto cu*tural do período
</line>
<line>
histór*co de
</line>
</par><par>
<line>
então, há ac*ntu*da orga*ização
</line>
<line>
de grupo* p**ulares arti*ulados a sindicatos e *utros a
</line>
</par><par>
<line>
movimentos sociais, com a necessidade
</line>
<line>
urg*n*e
</line>
<line>
de investimen*o de
</line>
<line>
uma EJA ma** c*ít*ca e
</line>
</par><par>
</page><line>
v**tada para as questões *oc*ais. É o momento áureo do mod*lo pe*agógico que *reconi*a *
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. 7, *. 11*-130, set/out. 20*6 w*w*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. *. *. Macêd*
</line>
<line>
*2*
</line>
</par><par>
<line>
diálogo como *rincípio educativo e a co*s*ien*izaçã*,
</line>
<line>
*or parte
</line>
<line>
dos educandos jovens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*dul*os, de s*u pap*l de su**i*os da aprendizagem,
</line>
<line>
capazes de atuarem *o*o produto*es
</line>
</par><par>
<line>
cul*u*ais e tra*s*ormadore* de um mundo m*lhor. A alf*betizaçã* conscientizadora de *dul***
</line>
<line>
*ugerida *or Paulo Frei*e é b*st*nte simples e eficien*e: por m**o das palavras geradoras,
</line>
<line>
jov*ns e adultos em processo d* *lfabet*zação r**l*t*m sobre o cont*xto onde *stão i*s*ri*o*
</line>
</par><par>
<line>
e, portan**, buscam apreend*r s*us probl*mas e
</line>
<line>
as causas. A seguir, busca* mei*s de
</line>
</par><par>
<line>
su*e*aç*o. Só depois, se pre*c*pam com fon*tica e aspect** gráfic*s ou de gr***tica.
</line>
<line>
Com a che*a** da D**adu*a Militar ao Bras*l, a*o 1964, Paulo *reire é afasta*o do
</line>
</par><par>
<line>
Programa e os militare*
</line>
<line>
*ssumem * c*ntr*le *a EJA, agora, sob um novo format* de
</line>
</par><par>
<line>
alfabetização, o Movimento Br*s*leiro de A*fabetizaç*o, ano de 1967, at*avés da Lei n. *.*79.
</line>
</par><par>
<line>
O MOBRAL dist*ncia-se totalmen*e d* prop*sta anterior. Sua meta
</line>
<line>
princip*l * atender aos
</line>
</par><par>
<line>
interesses políticos dos *ilita*es - mais
</line>
<line>
uma vez, *n**ossar a massa e*ei*oral, c**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ssinatur* na cédul* eleitoral - * à neces**dad* d* mercado de cr*ar m*o d* obra de baixo
</line>
</par><par>
<line>
custo. **lo fiasco dos prop*sitos, vem ao fim, e* 1985, junto
</line>
<line>
co* o térmi*o d* Regime
</line>
</par><par>
<line>
Mili*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Em *eu lugar, surge a F*nd*ção Educar como apoio técnic* e finan*eiro às iniciativas
</line>
<line>
de alfabetização então e*is*en*es, com a pretensão de fortalecer as ações de *unicípios *
</line>
</par><par>
<line>
Estado* *ara que estes
</line>
<line>
assumam a res*on*abilidade pel* o*erta *o e*sino supl*tivo,
</line>
</par><par>
<line>
re*ulamentado n* a*o de 1971, p** meio *a Lei n. 5.692. *ela, educaç*o *e jove*s a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*dultos é contemp*ada
</line>
<line>
no Art. 2* (Capítulo IV), *ue t*ata das condições básicas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
consoli*açã* da educação com a finalidade de suprir a esco*arização *e*ular par* a*olescen*es
</line>
<line>
e adulto, qu* não a tenha* *eguido o* c*nclu*do na idade pr*pria.
</line>
<line>
Na décad* seguint*, empreendem-se várias pesqu*sas sobre a língua *scr*ta *om
</line>
<line>
reflexos sobre a E*A, sobre*ud*, po* co*ta da promulgação da Constit*i*ão *ederal d* 1988,
</line>
<line>
e, também, mais adia*te, f*ce à *e* n. 9.394, de 20 de *ez*mbro de 1*96, que e**abelece *s
</line>
</par><par>
<line>
*iretrizes e *ases da educação naci**al (LDB). Todos *sses são eleme*tos qu*, ain*a
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
século XX, acenam para u*a *ducaç*o co* acesso iguali*ári* a todos, inclu*ndo, ob**ame*t*,
</line>
<line>
**vens * adu*t*s, com *cesso tardio aos b*ncos e*colares, o que significa valorização da EJA
</line>
</par><par>
<line>
n* soci*da*e contemporâne*, por par*e de gov*rna*te*, políticos,
</line>
<line>
educador*s e qua*quer
</line>
</par><par>
<line>
cidadão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, art. *, p. 116-130, set./out. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação de Jovens e Adu*tos: Políticas de Formação
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
3 POLÍTICAS DE FORMAÇ*O PARA O EDUCAD*R DE JO*ENS * ADUL**S
</line>
</par><par>
<line>
O* fun**mentos d* política *e formação para o educador da EJA encontram-se
</line>
<line>
dispostos d*sde a Carta Ma**a, qua*do esta determ*na literalmente que a educação é d*reito
</line>
<line>
** todos, cabe*do ao *stado **a ofe*ta. Do ponto de vista *egal, como men*ionado, a EJA é
</line>
<line>
modalidade da ed***ção básica, n* *ível de ensino fundamenta* e *édio, c*mo expli*it*do no
</line>
<line>
Art. 37 da Lei n. 9. 394 / 1*96: "A educação de jovens e adultos s*rá destin*da àq**les que
</line>
</par><par>
<line>
não tive*am
</line>
<line>
acesso ou continuidade
</line>
<line>
de est*dos no ensi*o fundamental e méd*o na idade
</line>
</par><par>
<line>
própr*a." O **t. 38 § 2º, por sua v*z, assegura a certific*ção: "Os *onhe*iment*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
habilidades
</line>
<line>
adquiri*o* pelos educandos por m*ios informais serão aferidos * re*onhecidos
</line>
</par><par>
<line>
m*diante *xames." O Art. 1º
</line>
<line>
da mesm* Le* *rescreve *ue *ducação ab*ange o* processos a
</line>
</par><par>
<line>
formativos qu* s* de*envol*em *a vida famil*ar,
</line>
<line>
na convivência **man*, n* trabalho,
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
in*tituições d* ensino e pesquisa, nos *ovi*entos sociai* e orga*i*ações da sociedade ci*il e
</line>
</par><par>
<line>
*as manifestações culturais, o* seja, *em*tem jove*s e adultos à *ecuperação
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
op*rtu*idades per*id*s.
</line>
</par><par>
<line>
*utra *olítica que dá suporte à educ*çã* nac*onal * o *lano Na*ional
</line>
<line>
de Edu*ação
</line>
</par><par>
<line>
(PNE), d*cênio 20*4-*024 (Lei n. 13.**5 / 2014), que traz *ara essa modalidad* de ensino
</line>
</par><par>
<line>
m*tas * *erem atingidas mediante
</line>
<line>
*stratég**s. Para a EJ*, a *et* nove pr*v* a
</line>
<line>
pr*posta de
</line>
</par><par>
<line>
elevaç*o da taxa de alfabetização da populaçã* com *5 anos
</line>
<line>
ou mais para 93,5% e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**rad*caçã* do analfabetis*o *bs*luto até o final da vigência do plano (ano 2024), a*é* da
</line>
<line>
redução de 50% da taxa de an*lfabetismo *unci*nal. *omo tática, assegura a ofe*ta gra*uita *a
</line>
</par><par>
<line>
EJA a qu*m não c*nseguiu
</line>
<line>
ac*sso *
</line>
<line>
*duca*ão bási*a *a i*a*e próp*ia,
</line>
<line>
as*egur*ndo,
</line>
<line>
dentre
</line>
</par><par>
<line>
outros iten*, * ofert* d* educação de j*vens adu*tos nas etap*s de ensino *undamental e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
médio às pes*oas pri*ada* de liber*ade em *st*belecime*tos penais, gara*tindo formação
</line>
<line>
espec*fica *os mest*es e a adoção de d*retrizes nacionais em re*ime de c**abor*ção.
</line>
<line>
*om relação à meta **, a Lei n. 13.005 / 2014 oferece, no mín*mo, 25% d*s
</line>
<line>
*atrículas da EJA nos ens**os fundament*l e médio na forma integrada à educação
</line>
<line>
prof*ssional, co**orme Art. 37 § 3o d* Le* *.394 / 1996, que, incl*ído pela Lei n. 1*.7*1, d*
</line>
<line>
20** pr*ceit*a: "A e*uca*ão de jo*ens e **ultos dev*r* ar*icular-se, pref*re*cia*mente, com a
</line>
<line>
ed*cação profissional, na fo*ma do regula*ento." C*mo estratég*a*, recome*da a manutenção
</line>
</par><par>
<line>
de *r*grama nacional da EJ* v*ltado à
</line>
<line>
*onclusão *o
</line>
<line>
ensino f*ndam**tal * à f*rma*ã*
</line>
</par><par>
<line>
*rofissional inic*al, de forma a
</line>
<line>
estim*lar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
conclus*o da edu*ação básic*. *uanto ao
</line>
</par><par>
<line>
planejamento
</line>
<line>
edu*acio*al pa*a os
</line>
<line>
pr*ximo* anos, percebem-se in*v*ções que, se ad**adas,
</line>
</par><par>
</page><line>
trarã* ba*tante benefí*io p*r* sig**ficat*va parcela da sociedade de baixo *oder aquisit*vo.
</line>
<line>
Rev. *S*, T*resina PI, v. 13, n. 5, *rt. 7, *. *16-*30, set/out. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. Macê*o
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
Decerto, as **nquis*as da EJA, nas *lt*mas décadas, co*eçam * aparec*r desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Program* Br*sil Alfabetiz*do, em **03 c*m a luta o*ganizada *os
</line>
<line>
ed**ado*es de EJA em
</line>
</par><par>
<line>
fóru*s estaduais e r**ionais, o qu*, à época, chama atenção do Gover*o para * ne*essi*ade de
</line>
<line>
inve*tim*ntos no seto*. Daí a import*ncia de fóruns est*duais e n*ciona*s e* *efesa da
</line>
</par><par>
<line>
educaçã*
</line>
<line>
pú**ica e *e qualidade em **das as modali*ades de ensino. Ainda s*b a óti*a
</line>
</par><par>
<line>
legalí*tica, a EJA pa*sa a conta* com o cita*o PROEJA, não *ais l*mi*ando * abrang*nci* *os
</line>
<line>
c*r*os *o ensino m*dio, *as com educaç*o profissional técnica de nível médio. In*titu*do
</line>
<line>
pelo Governo Federal num co*tex** *e retomada da *iscussão sobre a oferta de cursos de
</line>
<line>
nível médio, integrados * educação pr*fiss*onal, * P*OE*A se concretiz*, via Decret* n.
</line>
<line>
5.478, **o 2005, *eform*lado *m 2006 por meio do Decreto n. *.840, q*e instit** o Programa
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
âmbito n*cion*l e amplia s*a a*rangência para forma*ão inicial e c*nti*uada *e
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores e *d*cação profissional t*cnic* de nível méd*o, consideran** as características
</line>
<line>
dos jo**ns e *e adultos a*end*dos.
</line>
<line>
De fa*o, o Program* Nacional de In*e*ração d* Ed*cação Profiss*ona* co* a *du*ação
</line>
</par><par>
<line>
Básic*
</line>
<line>
na Modali*ad* de E*ucaçã* de *o*ens e Adultos mantém seus alicerces n*
</line>
</par><par>
<line>
co**erg*n*ia de três campos *a educaçã*, que con*ideram: a formação
</line>
<line>
para atuação no
</line>
</par><par>
<line>
m undo
</line>
<line>
do tr*balho (EPT); o modo pró*rio de fazer a
</line>
<line>
educ*ção, levand* e* con*a *s
</line>
</par><par>
<line>
especificida**s do* jo*ens * adultos (EJA); e * for*ação pa** o
</line>
<line>
exerc**i* da cidadania
</line>
</par><par>
<line>
(educação básica). Ainda de acordo com Cla**ssa Meneze* de So*za (2015), *odos esses
</line>
<line>
ava*ços são ev*de*tes **nquista* para a mo**lidade da EJA diante da chanc* de qualificação
</line>
<line>
p*ofissional em nível *écn*c* para que* se manteve afastado da escola. **é* do mai*, a
</line>
</par><par>
<line>
qua**ficação p*ofis*ional, ao longo
</line>
<line>
d** *no*, consis*e e* tema r*corrente
</line>
<line>
em
</line>
<line>
to*no da **A.
</line>
</par><par>
<line>
São açõ*s
</line>
<line>
no sentido de *orm**ão, e* n*vel *e pós-graduação lato sensu, de
</line>
<line>
doce*tes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ge*to*es
</line>
<line>
em to**o ** n*cleos de pesquis*, visando à materi*l***ç*o
</line>
<line>
*e redes *e colab*ração
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica.
</line>
</par><par>
<line>
Pr*cedendo à V CO*FI*TEA, a Organização das Nações Uni*as (ONU) declara 1990
</line>
<line>
c*mo o "Ano Interna*i*na* da Alfabetiz*ção", quando da Conf*rência Mund*al de E*ucação
</line>
</par><par>
<line>
pa** Todos, ocorrid*
</line>
<line>
n* Tail*ndi*, com a
</line>
<line>
parti**p*ção de 155 go*ernantes d* dif*r*nt*s
</line>
</par><par>
<line>
nações, d**tre as q*ais o Bra*il. * compromisso *onsensu*l é a*seg*rar uma e*ucação básica
</line>
</par><par>
<line>
de qualida*e a criança*,
</line>
<line>
jovens e adul*os,
</line>
<line>
*mbicio*ando a univers*lizaç*o do at*nd*me*to
</line>
</par><par>
<line>
esc*lar. Com a * *ONFINTE*, firma-se uma *oncepção mais ampla de e*uc*ção de jo*ens
</line>
</par><par>
<line>
e a*ultos, *xpo*ta na intr*duç*o e,
</line>
<line>
posteri*rme*te, an*s *000, *m **ka*, o Fór*m **ndi*l
</line>
</par><par>
<line>
sobre Ed**aç*o avalia a década da e*u*ação par* *odos (1*90). É o m**ento de apontar
</line>
</par><par>
<line>
medi*as e ações p*ra a área no* próximos 15 ano*. No t**ante à EJA, especificamente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er**ina, v. 13, n. 5, art. 7, p. *16-130, *et./out. 20*6 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação d* *o*ens e Adul*os: Políticas *e Formação
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
*ocume*to resultante do Fór*m sinal*z* a ne*essidade e os países par*ici*ante* se
</line>
<line>
respo*sabi*iza*em em *ssegurar as dema*das de educaçã* de jo*ens e adultos, *l*m do *cesso
</line>
<line>
iguali*ár*o à aprendizage* e às ha**l**ades para melhor qu*lidade de vida des*es se*ment*s
</line>
<line>
populacionais.
</line>
<line>
Sem dú*ida, n* Brasil, as mutações das *olíticas de form*ç*o para o edu*ado* da EJA
</line>
</par><par>
<line>
*com*anham as *udanças d* legislação. Por ex*mplo,
</line>
<line>
em maio
</line>
<line>
de 2000, s e d á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
homo*ogação do Parece* n. 11, do Conselho Naci*nal de Educa*ã* (CNE) e da *âmar*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Educa*ão Bás*ca (CEB), de auto*ia de Ca*los Robe*to Jamil Cury. O dit* Pare*er con*empla
</line>
<line>
as diretri*es curricular** nacionais para EJ*. Nesse mesmo ano, mais um *nstr*men*o jurídico
</line>
<line>
relevante é aprovado. Trata-se da Lei n. 10.172, sancionada *m 9 de ja*eiro de 2*0*, que
</line>
<line>
aprova o Plano Nacio*al *e Educa*ão. Dent*e os ob*e*ivos, es**o: elevação do *ível de
</line>
<line>
es*o*aridade *a população; me*horia da qualidade do e**in* em *odos os níveis; * *edução das
</line>
<line>
des*gualda*es s*ciais e *egionais no tocante ao ac*sso * à per*a*ênci*. Q*an*o à EJA, a Lei
</line>
<line>
prev* a integração de ações do p**er *úblico, co* o fim d* err*dicar o analfa*etism* atravé*
</line>
</par><par>
<line>
da a*ticu*ação de recu*so* humanos e *in*nceiros *or
</line>
<line>
parte *os
</line>
<line>
gov*rno* e da socieda*e
</line>
</par><par>
<line>
de*tro d* p*evisto na chamada Constituiçã* Cidadã, Art. 214 Inciso *I, al*sivo, em especi*l, à
</line>
<line>
universalização do ate*di*ento escolar.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
EDUCAÇ*O
</line>
<line>
DE
</line>
<line>
JOVENS
</line>
<line>
E
</line>
<line>
ADULTO*
</line>
<line>
COM
</line>
<line>
FOCO
</line>
<line>
PARA
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
TRA*S*ORMAÇÃO SOCI*L E *IDADANIA
</line>
<line>
Dem* (20*6) insiste ser *u*da*ent*l **en*uar a fa*e soc*al da alfabetização,
</line>
</par><par>
<line>
direcion*da *o desafio *a
</line>
<line>
c*dadania. Como deten*** d* *mpor*a*te pape* na
</line>
<line>
*onduç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação em tod** os *ív**s e *odalidades d* ensi*o, o *rofes*or é um mediador
</line>
<line>
dire*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerado* de condições p*ra o educando real*zar sua a*ren*iza*em, baseada em seus interesses,
</line>
</par><par>
<line>
suas nec*ssidades e suas motivações
</line>
<line>
que a*onte* p*ra uma reali*ade pec*liar,
</line>
<line>
d*fere*te
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cultu** letrada, como instrum*nto de poder e d* dominaç*o de uns sobre os out*os.
</line>
</par><par>
<line>
Em consonância com Magda S*ares (200*), q*a*do discute
</line>
<line>
* rel*ção e*tre
</line>
</par><par>
<line>
alfabet*zação e ci*a*ania, leitura e esc*ita não são
</line>
<line>
im*resci*díveis para a ci*adani*,
</line>
</par><par>
<line>
co*s*de*and* *u* *sta independe
</line>
<line>
d* uma e de outra. Af*nal,
</line>
<line>
ant*s da escr*t* * da leitura, já
</line>
</par><par>
</page><line>
existe gent* com capacidade de ler a r*alida*e c*rcundante para nela intervir. Além do mais,
</line>
<line>
há quem insista *m *azer leit*ras *écn*cas, ma* s*m d*minar a *eitura política do mund*. Ist*
</line>
<line>
porq**, a leitura d* mund*, de q*e ta*to fala Paulo F*eire e Pedro Demo re*o*a, antecede,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 13, n. 5, art. 7, *. 116-130, s*t/**t. 2016 *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. U. C. M**êdo
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
i***itavelment*, a le*tura da escr*ta, além de ser essen*ial para a completude da l*itura e da
</line>
<line>
escrita.
</line>
</par><par>
<line>
H* d* se dizer que, embora haja c*dadania sem dom*nio d* esc*ita e da *eitura,
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
pode *aver educação sem consciê**i* c*d*dã. Não se pod*
</line>
<line>
imag***r que *o profis*ional d*
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão de *oven* e *dul*os e*cape a compreensão de uma atuação c**sciente, política
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
democ**ticamente refletida, distante ou alheia do foco da cidadan*a. * edu*ação é o maior
</line>
<line>
capital da human*dade e, ao mes*o tem*o, é um b*m c**um, haja *ista que * de t*dos * para
</line>
<line>
todos. *aí * importância d* *xcelência na fo*mação do professor para a demand* de jovens *
</line>
<line>
de adultos, como em toda * educ*ç** *ásica.
</line>
</par><par>
<line>
Os alunos da E*A são jov*ns
</line>
<line>
ou adu*tos que se *er*eram no c*minh* da vida
</line>
</par><par>
<line>
educati*a e o reencontro precisa *er rec*eado de *co*hi*ento, c*mpet*ncia, p*ofissionalismo
</line>
<line>
*, em sua essê*c*a, de amor por parte d* *scola. É um encontro quase maternal en**e al*no e
</line>
<line>
escola, *nt** aluno e profe*sor. O al**o retardatário é como o fil*o **e debando* da famíli* e
</line>
<line>
retorna. O *e*orno demanda acolhimento pedagógico *a escola tal como o afetiv* na fa*ília,
</line>
<line>
de m*** a ass*gurar a permanência do jovem *u adul*o em cada espaço. Outro aspecto que
</line>
</par><par>
<line>
me*ece
</line>
<line>
atenção é o perfil *a EJA, nor**lmente marcado por d*sigualdad*s, c*mo ora
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
gr*nd* parte da população desfavo*ecida ec**ômica, social e
</line>
<line>
*u*turalmente
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 200*, p. 11).
</line>
</par><par>
<line>
Assi* *endo, como Arroy* (2006) acrescenta, a EJA demanda, urge*temente, u*
</line>
<line>
currí**lo crite*iosame*te es*a**lecido para capa*itar *eus *duc*dores no dom*n*o *e
</line>
<line>
conhecimentos vi*os e co**e*tes com a realidade do século XXI. Tal realidade inco*pora
</line>
<line>
infor*açõ*s acerca de área* c*áss**as * q*e perp*ssam a formação através do* séculos, como
</line>
<line>
geografia, histór*a, mate*ática, bio*o**a, *di*m*s, *as precisa incluir noçõ** bás*cas so*re as
</line>
<line>
ciê*cias socia*s / estra*ifica*ão social / excl*são, trabalho, estatístic*, tecnolo*ia / exc*usão
</line>
</par><par>
<line>
digital, meio *mbiente, etc. e*c. São c*n*ecime*tos ***etivos que os i*divíduos
</line>
<line>
ap*eendem
</line>
</par><par>
<line>
em s*as lutas coletivas. S*o os sabe*es colet*vos sobre direito* e deveres coletivos que *a EJ*
</line>
<line>
devem aprend*r a re*signific*r e * or*an*zar à luz do conhecimento hi*tórico.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. *, art. 7, p. 116-13*, set./out. 2016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação de Jo*ens e *dultos: Pol*ticas de Form*ção
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
No en*anto, para b** parte *esse segme*to de apr*nd**es, a nec*ssidade *aior
</line>
<line>
cont*nua sendo a leit**a técnica ou imediat**ta para suprir demandas informa*iona*s do dia *
</line>
<line>
dia. A cid*dania, n* pe**pecti*a da EJA, é vist* c*mo *oi** rara. Isto porque, "[...] cost*mo
</line>
</par><par>
<line>
*izer que *
</line>
<line>
formaçã*
</line>
<line>
de educad*r e da educ*dora
</line>
<line>
de jovens e adultos sempre foi um
</line>
<line>
pouc*
</line>
</par><par>
<line>
pelas bo**as, nas
</line>
<line>
próprias fr*nt*iras
</line>
<line>
onde e*tava
</line>
<line>
aco*tecend* EJA", s*gundo a
</line>
<line>
palavra*
</line>
</par><par>
<line>
lit**ais d* Arr*yo (*006, p. **) Isto é, salvo raríssim** exceções, o quadro de ed*cadores n*m
</line>
</par><par>
<line>
rec**e for*ação ad**uad*, nem estímulo necessário
</line>
<line>
p**a promover a EJA c*m fo*o pa*a
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsformação social significativa e *rática
</line>
<line>
cid**ã, o que corre*ponde * *an*er, *** escolas,
</line>
</par><par>
<line>
pr*fes*ores reflexivos ca*a*es de ajudar os aluno* * apr*nder** de tod*s as for*a*, inclusive
</line>
<line>
a pensarem a part** de s*as vivências e de seu entorno para, s* *nt*o, p*rtire* para * m*nd*.
</line>
<line>
* CONSIDER*ÇÕ*S FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
Po* su* amplitud* e *omple*idad*, o tema Educaçã* *e jovens e *dultos: pol*ticas -
</line>
<line>
de fo*mação - carece *e maior *profundament* qu* o ve*culo de comunicação, no *omento
</line>
</par><par>
<line>
não f**orece. De qualq*** forma,
</line>
<line>
os pontos cen*rais pro*ostos para dis**ssão e que
</line>
</par><par>
<line>
*o*r*s*ondem a*s
</line>
<line>
*bjetiv*s *nunci*dos n* introdução parec*m de**damen*e contemplad*s,
</line>
</par><par>
<line>
no mínimo, como fonte para nov*s estudos e novas pesqui*as. * incontestável que s* trata de
</line>
<line>
**máti** promissora p*r seu níve* de a*ualida*e e pertinênc*a nu*a soc**d*de cada v*z ma*s
</line>
<line>
com*etitiva. Nesse *ontexto, a EJA emerge como cam*nho *atur*l para j*vens e adultos
</line>
</par><par>
<line>
r*tardatár*os do s*ber que pod*rão enfren**r,
</line>
<line>
d* f*rma m*is iguali*á*ia
</line>
<line>
e *quân*me, as
</line>
</par><par>
<line>
opo*t*nidad*s
</line>
<line>
em*rgentes do mercado de t*abalho e *s portas do ensino s*perior
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
c*meçam a se abrir, a**avé* do E*ame Nacion*l do *nsino *édio (Enem), do sist*ma de
</line>
<line>
cotas, de outras ou de novas *edidas govername*tais ou de iniciativas isoladas.
</line>
<line>
Diante de quaisq*er po*sibili*ades, jovens e *du*tos agraciados pel* EJA po*erão
</line>
</par><par>
<line>
reverter os
</line>
<line>
índic** de ex*lusão social qu* rondam esse se*m*nto de a*rendiz e, de modo
</line>
</par><par>
<line>
ge*al, p*derão contar com n*vas fer*amentas para o enfrentamento do mu*do de forma ma**
</line>
</par><par>
<line>
*onsisten*e, re*orçando sua *onvicção de detento*e* *e direi*os soc**is, polít*cos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educ*cion**s, po*encializ*nd* *ua condição de ser his*óric* que constrói sua próp*ia condi*ão
</line>
<line>
de ap*end*zagem. Afinal, alfabe**za* consiste em ensinar o uso da palavra.
</line>
<line>
Logo, é urgente a implantação *e uma política *e formação mais e mais a*pla voltad*
</line>
<line>
para a EJA. Esta d*ve f*vo*ecer a eleva*ão da escolaridade com profissionalização, a f*m de
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para a integração s**iolaboral des**
</line>
<line>
sig**fi*ativo
</line>
<line>
c*ntingente
</line>
<line>
de cid*dã*s, com*
</line>
</par><par>
</page><line>
*am*ém conectá-*os ao mer**do de *rab*l*o * fim *e a*segur*r m*l*or qua*idade de vida ao
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 13, n. 5, art. 7, p. *16-130, s*t/out. 2016 ww*4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. U. C. Macêdo
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
i*di*íduo e à famíli*, res*ata*d* a c**dição de *id*dania ple*a a que t*dos têm d*reito
</line>
<line>
suprem*.
</line>
<line>
Em todo e*se panor*m*, a escola figu*a como um dos esp*ços em **e os educan*os
</line>
<line>
dese*volvem a capacidade de pen*a*, l*r, inter*retar e re*nventar seu mundo p** me*o de aç*o
</line>
</par><par>
<line>
r*f*exiva. Quer dizer, *
</line>
<line>
es*ola de** agir *om* local d* mediação en*re e**cando
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
informaçõ*s transferid*s / con*eci**ntos
</line>
<line>
assimi*ados, num *i*lo *ontínuo *e t*a*smutaç*o
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uos / ent*rno. *inaliz*ndo, assegura-se que, na visão da edu*açã* para a cida*ania - *
</line>
</par><par>
<line>
id*a* dos
</line>
<line>
ide*i* - a e*cola *omo of*cina e o professor como oficineiro, aprendizagem a
</line>
</par><par>
<line>
emerge em *e*tido i*ualitár*o, como forma *e transf*rmação e de superação de desig**ldades
</line>
<line>
*ociais * não como fo*** d* domina*ão do forte s*brepo*-se ao mais frac*.
</line>
<line>
É notório *ue a falta do hábito de *eitura em*r*e como responsável pelo f*acasso
</line>
<line>
esc*lar e, *or conseguinte, pelo frac*sso d* alu*o c*mo cidadão. E mais, a frustração do
</line>
<line>
alunado r*flete a i**ap*cidade dialógic* do pro*essor e a in*ficác*a *as políticas educa*iona*s,
</line>
<line>
em gera*, haja *ist* que a escola te**e a s* ma*ter *omo re*ém do *is*ema, * come*ar pelas
</line>
<line>
condições qu**e sempre desfavoráve*s de tr*balh* para todos **e partic*pam *o **stem*
</line>
</par><par>
<line>
educacio*a*. S** condi*ões q** obs*acu*izam a permanênc*a
</line>
<line>
dos alun*s nos ed*c*ndário*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
im*edes que *l*s usufruam o (**uco ou,
</line>
<line>
exc*p*io*alm*nte, o muito) que lhes
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
disponi*i*iz*do.
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
ALV*S, E. F. *t
</line>
<line>
al. Alfabetizaç*o de jove*s e adult*s. 2015. (Plataf*rma S*st*ma de
</line>
</par><par>
<line>
Informação *a Universidade Ab**ta d* Brasil - SisUAB).
</line>
<line>
ARROYO, M. Form*r e**cado*as e educadores de jovens * adu**os. In: SOARES, L.
</line>
<line>
Form*ção de educadore* de jovens e adu*tos. Belo Ho*izont*: Autên**ca / MEC /UNE*CO,
</line>
<line>
2006.
</line>
<line>
BRASIL. C*nst*tuição da *epú**ica **derativa do Brasi*: 1988. Br*síl*a: Senado *edera*,
</line>
<line>
1*88.
</line>
</par><par>
<line>
_________. Lei n.
</line>
<line>
*.***, de
</line>
<line>
20 de dezemb*o de 1996. *stab*l*ce
</line>
<line>
as di**trize* bases da *
</line>
</par><par>
</page><line>
educação nacional (LDB). Disponível em: <http://*ortal.m*c.go*.br/**e*/arquivos/pdf/
</line>
<line>
tvesc*l*/leis/lein 9394. pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016.
</line>
<line>
_________. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. *prov* o *l*no Naci**a* de Educa*ão *
</line>
<line>
dá *u*r*s providên*ias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_*3/leis/l*i*_2001/
</line>
<line>
l10172.htm>. Acesso e*: 22 mar. 2016.
</line>
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Re*. FSA, **r*sina, v. 13, n. 5, *rt. 7, *. 116-130, set./ou*. *016 w*w*.fsanet.com.br/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*ucaç*o de Jovens e Adult*s: Polí*icas de Forma*ão
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
_________. Lei n. 11.*41, de 16 *e julho de 2*08. Alte*a dispos*tivos da Lei n. 9.394, de 20
</line>
</par><par>
<line>
de deze*bro d* 1996, que esta*e**ce as
</line>
<line>
d*retrizes e bases *a
</line>
<line>
educação na*ional, para
</line>
</par><par>
<line>
redimensiona*, ins*itucionalizar e *nte*ra* as ações *a educação prof*ssional t*cn*ca d* nível
</line>
<line>
méd*o, d* ed*cação de jovens e adult*s e d* educ*ção pro*i*sional e tecnológica. Disp*nível
</line>
<line>
em: <*tt*://www.p*a*alto.gov.br/cciv*l_03/_Ato20*7-2010/2008/Lei/*1174*.htm>. Acesso
</line>
<line>
em: 3 mar. 20*6.
</line>
</par><par>
<line>
_________. Lei n.
</line>
<line>
13.005, de *5 de junho de *014. Apr*va o Plano Nacion*l de
</line>
<line>
Edu*ação
</line>
</par><par>
<line>
(*NE) e dá ou*ra* prov*dências. Disp***vel em: <http://w*w.plan*lto.gov.*r/ccivil_03/_*to
</line>
<line>
2011-2014/2014/lei/*1300*.htm>. A**sso em: 15 m*r. 201*.
</line>
<line>
_________. Ministério da Educação. *ons*lho Nacio*a* de Edu*açã*. C*ma*a de Ed*cação
</line>
<line>
Básica. Par*c*r CNE / CEB 11 / 2000. Di*etriz*s curriculares naciona*s pa*a a educaç*o de
</line>
<line>
jo*ens e ad*ltos. Dispo*ível em: <ht*p://portal.m*c.gov.br/secad/*rquivos/pdf/eja/legislacao/
</line>
<line>
*arecer_1*_20*0. pdf>. Acesso e*: 21 mar. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
_________. Pro*rama Nacional de Integração da Educação Profis*ional com a
</line>
<line>
Educação
</line>
</par><par>
<line>
Básic* na Modalidade de Educaçã* de Jovens e Adultos
</line>
<line>
(PROEJ*). Formação inic*a*
</line>
</par><par>
<line>
continuada / *n**no fundamental: docum*nto base. *rasília, 2007. Dis*o*íve* *m:
</line>
</par><par>
<line>
<http://po*tal.*ec. gov. br/ *etec/arquivos/pdf2/*roeja_fundam*nt*l_ok.**f>. Ac*s*o *m:
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*ar. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
DEMO, P. **itore* p*ra sempre. Port* Alegre: *edia*ão, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
DI P*E*RO, *. *.; J*IA, O.; RIBEI*O, V. M. Visõe* d* e*ucaç*o de j*ve*s e adu*tos no
</line>
<line>
B*asil. **der*os Cedes, ano 21, n. 55, *. *8-*7, n**. 2001.
</line>
</par><par>
<line>
FREIRE, *. A i*por**nc** do ato de ler:
</line>
<line>
em t*ês artigos qu* s* co*plet*m. 4*.
</line>
<line>
ed. S*o
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: Cortez, 2*06.
</line>
</par><par>
<line>
_________. Pe*agogi* d* a*to*omia. 25. ed. Sã* Paulo: Paz e Terra, 2002.
</line>
<line>
_________. Pedago*ia d* oprimido. 17. ed. *ão Pa*lo: Paz e Terra, 1987.
</line>
<line>
SOARES, M. Letra*ento e *lfabeti*aç*o: as muitas facetas. Rev*st* Brasileira de Educa*ão, Rio de
</line>
<line>
Jane*ro, n. 25, p. 5-17, jan. / abr. 2004.
</line>
<line>
*OUZA, C. M. *e. *olítica educaciona* para a educaç*o *e jov*ns e adultos: o s*gnific**o
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
P*OE*A segundo *es*uisa*o*es d* Ob*duc. 2015. 124 f. Di*s*rt**ão (Mestr**o
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
**líticas Socia*s) - Progra*a d* *ós-Grad*ação e* Polít*cas Sociais do Centro
</line>
<line>
de Ciências
</line>
</par><par>
<line>
do Homem da Universidade E*ta*ual ** *orte F*uminense Darcy Rib*i**, Camp*s *o*
</line>
<line>
Goytac*zes - *J, 2015.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. *, p. *1*-13*, set/out. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. *. U. *. Macê*o
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
*omo Ref*renci*r este Artigo, conforme ABN*:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresina, v. 13, n. 5, art. 7, p. 11*-130, set./out. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.**/revista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)