<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 7, *. 116-130, set./out. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.5.7 </line>
</par>
<par>
<line> Educação de Jovens e Adultos: *olític*s de Formação </line>
<line> Youth and Adult Edu*a*ion: Train*ng *olici** </line>
</par>
<par>
<line> Maria de Fátim* *chôa de Cast*o Macêdo </line>
<line> Dou*ora e* E*ucação pe*a Universida** Fede*al do Cear* </line>
<line> Pro*essor* d* Univer*idade Federal do Pia*í </line>
<line> e-*ail: fuchoamace**@*ahoo.com.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Maria *e Fátima U*hôa de Castr* Macêdo </line>
<line> Editor Ci*nt*fico: Tonny Kerl*y de Alenc*r R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> **dereço: *ua *rtur Soares *e**osa, 1211 </line>
</par>
<par>
<line> *airro Ininga, 64.0*9-*40 Teresi*a - Piauí, </line>
<line> Arti*o recebido em 28/06/*016. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ece*id* em 16/*7/2016. Apr*va*o *m 17/07/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Ava*iado pelo sist*ma Triple Review: Desk Review a) </line>
<line> p*lo Editor-Chefe; * b) *o*b*e B*ind R*vie* </line>
<line> (*valiação cega po* d*is av*liadores d* área). </line>
<line> Rev**ã*: Gramatical, Normativa e *e Form*t*ção </line>
</par>
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<par>
<line> Educa**o *e Jo*ens e Adu*tos: Políti**s de Form*ção </line>
<line> 117 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Obj*tiva-*e, situar a *JA no </line>
<line> atu*l cená*io </line>
<line> políti** nacional, *esgatando asp*cto* d* sua </line>
</par>
<par>
<line> evolução histór*c*; analis*r as pol**icas d* formação para o educa*or, com * *ntuito de </line>
</par>
<par>
<line> perceber mudan*as ocorr*das nas </line>
<line> últimas décadas; e *stabe*e*er </line>
<line> correl*ção entre *JA e </line>
</par>
<par>
<line> *i*ada*ia, concebida *omo chance de interve*ção no con*ext*. O *arco t*órico prioriza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Con*tituição F*de**l de 198*, o Docu*ento B*s* do PR*EJA, as Leis n. 9.394 / 1*96 e *. </line>
<line> 13.005 / 2014. Incl*i, autores, como Al*e* *t a*. (2015), que d*screvem a V C*NFI*TEA, </line>
</par>
<par>
<line> marco im*ortante </line>
<line> pa*a a EJA, no Brasil; Paulo Freire (*98*, 20*2, 2006), estudioso </line>
</par>
<par>
<line> essencial n* educa*ão d* adultos no país e Pedro Dem* (2006), que co*fro*ta o pensa*ento </line>
</par>
<par>
<line> de Freire à </line>
<line> chegada da lei*ura virtu**. O tema carece </line>
<line> de maior aprofun*a**nt*, sendo </line>
</par>
<par>
<line> di**uti*os *s **ntos cent*ais na *ntroduç*o. Nesse cont*x*o, a EJA e*erge como caminho </line>
</par>
<par>
<line> natura* p*r* jovens e adu*tos retardatár*o* *o *a**r, que </line>
<line> poderão *nfrentar, de forma *ai* </line>
</par>
<par>
<line> igua*itária e *quânime </line>
<line> o*ortuni*ades emergentes do mercado de trabalh* * as portas do </line>
</par>
<par>
<line> ens*no superior que começam a *e *brir. </line>
<line> Pal*vras-chav*: E*u*ação brasileira. Educação de J*vens e Ad*l*os. Políticas de Form*ção. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> This paper aims to plac* You*h and Adult *du*ation (EJA) i* the curren* nation*l *ol**ica* </line>
<line> s*e**, rescui*g as*e**s of *ts h*s*oric*l evo*ution; anal*z* *rainin* polic*es for t** e*ucator </line>
</par>
<par>
<line> in o*der to realize changes in *ecent decades; and establish corre*ation between adult a </line>
<line> educa*ion and citizenship, conceived as * chanc* to intervene in conte*t. The theo*eti*al </line>
<line> mil*s*one p*ioritizes the Federal **nst*tution of 1*88, PROEJA Bas* Document, the Laws </line>
</par>
<par>
<line> n. 9,394 / 1996 and n. 1300* / *014. It includes </line>
<line> au*hors such </line>
<line> as Alves et *l. (2015), </line>
</par>
<par>
<line> *escribing the V CO*FINTEA important milestone f*r adult *duc*tion in Brazil; Paulo </line>
<line> Fr*ire (198*, 2002, 2006), e*sential sc*olar *n the *ountr* adult education and Pe*ro Demo </line>
</par>
<par>
<line> (2006), who </line>
<line> con*ro*ts the though* of Freire and the </line>
<line> arr*val of virtu*l reading. The s*bject </line>
</par>
<par>
<line> needs fu*ther deepening, dis**ssed the main *oints in the i*troduction. In this co*t*xt, EJA </line>
<line> *m*rges as a natural way f*r young pe*ple and adults in t*e le*r**ng process that *ay fac* </line>
</par>
<par>
<line> more equa* </line>
<line> and equ*table emerging opport*ni*i*s in *he labor m*rket and </line>
<line> the high*r </line>
</par>
<par>
<line> e*ucat*on doors beg*nn*ng to *pen. </line>
<line> Keyw*rd*: Brazilian educ**ion. Yout* *nd Adult Educa*i*n. Training *oli*ie*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina P*, v. *3, n. 5, art. 7, p. 116-130, set/out. 2*16 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
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<par>
<column>
<row> M. F. U. C. Ma*êdo </row>
<row> 1 INTRO*UÇ*O </row>
</column>
<column>
<row> 11* </row>
<row> O home* iletrado che*a humi*de e culpado, mas aos *ouco* de*cob*e com orgulh* </row>
<row> que tam*ém é u* "f*zedor de cul*u*a" e, *a*s ain*a, que a con*ição de </row>
<row> in*eriori*ade não se *eve a uma incompetênci* sua, mas res*lta de lh* ter sido </row>
<row> roubada a sua h**anidade. </row>
<row> Pau*o Freire </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * educação consiste em processo de tr*nsformaçã* socia* * in*ividual, em que * </line>
<line> educan** *ncont*a na esco*a o espaço para des*nvol*e* suas ha*i*id*des *ão ap*n*s de ler e </line>
<line> escrever, mas, sobretudo, *e aprimorar a p**tica cidadã e a de*ocracia, med*ant* inint**r*pto </line>
</par>
<par>
<line> períod* de formaç*o. Isto evidenci* qu* a educação </line>
<line> não cessa ao lon*o do *empo; ao </line>
</par>
<par>
<line> *ontrário, fl*resce cont**uament* no decor*er da e*istência do ser humano, possibi*itand* </line>
</par>
<par>
<line> *cesso a bens *ateri*i* * *m*t*riai*, d*ntre o* quais se </line>
<line> des*aca * co**ciência po*ítica que </line>
</par>
<par>
<line> sedimenta </line>
<line> a atuação c*da*ã, i*dispensável para a consolid*ção da práxi* educativa </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> exercíc*o *ro*iss*onal de um </line>
<line> e*uc*dor *m **das as </line>
<line> dimensõ*s, *eja ela de natureza </line>
</par>
<par>
<line> p*dagógica, tecnológi*a e *u*ana. </line>
<line> O ed*cad*r brasile**o P*u*o Freire, em *u* vasta obra, argume*ta, c** ***mência, </line>
<line> *ue o homem, a priori, se co*scientiza de sua condição social fren** ao outro e à **t*reza </line>
<line> pa*a, em segu*da, *lfa*e**zar-se. *o*tanto, a **ucação de j*vens e adultos (EJA) não *onstitui </line>
</par>
<par>
<line> m**o a*o *e en*inar, </line>
<line> e, sim, constru*ão lenta, n* pers*ectiva de mu**nça do ser hu*ano, </line>
</par>
<par>
<line> sentido *aior da edu*açã* em *u*lq*er nível e modal**a*e, ao tempo em qu* o **nhecim*nto </line>
<line> r*sul*a da con*luên**a *e experiên**as ant**iores vivenciadas p*r cada u*, de*ominadas *e </line>
<line> base informac*onal, à qual *e somam os no*o* sa*ere* que cons*itue* o repertório **g**tivo </line>
<line> do* indivíduos. Dizen*o de ou*ra f*rma, só é con*ecime*t* a p**cela, *esmo que ínfima, dos </line>
<line> el*men*os que causam a*t*raç*es no **pertório c*nceit**l do s** humano. D*n*re * m*nancial </line>
<line> de informaç*es às quais se tem **e*so, só * qu* se c*ns*gue reter, ap*ee*de* e comp*een*** é </line>
<line> conhec*mento. O con*eci*ento refere-se à informação como compreensão. </line>
<line> E, *bvia*ente, tudo se dá como processo *umulativo, em que nova* leituras </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta*-se em lei*uras anteriores q*e a* *ransce*d*m. No co*texto </line>
<line> d* EJA ou em </line>
</par>
<par>
<line> *on*u*t*ras s*milares, * apr*n*izag*m é concebida com* fenômeno que p*rmit* *o edu**n*o </line>
</par>
<par>
<line> re**cionar *o*os conh*cimentos com con*ec*men*os </line>
<line> *nter*or*ente construídos e / ou como </line>
</par>
<par>
<line> proce*so, s**u*do o qual inform*ç*es e habil**ades interagem e *assam a ter s*ntido para </line>
<line> aque** determ*na*o *ujei*o, como p*ev*s*o no Doc*mento Base do próp*io Prog**ma Naci**al </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, *. 13, n. 5, art. *, p. 116-130, se*./out. 2016 w*w4.*sanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educ*ç*o *e Jovens * Adultos: Po*ític*s de Formação </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> de Integraçã* da Educação *ro*iss*ona* com a Educ*ção Bá*ica n* Modalidade de Educação </line>
<line> de Jovens e *d*ltos, PROEJA (B*ASIL, 2007). </line>
<line> Como mo*alida** espe*ífica da educaç*o bá*ica, a E** atende a um públic* </line>
<line> con*tituíd* *or jovens co* 15 ou mais a*os e / ou por adul*o* sem direito *nte*i** à educaç*o </line>
<line> por razões diver*ificadas. E* 1997, *m H*mbu*go (Alemanha), a * Con**rên*ia </line>
<line> Internacion*l sobre *duca*ão de A*u**os caracteriza a EJA como tipo de educação f*rmal e </line>
<line> inf*rmal, uma *ez qu* abrange t*n*o a r*de oficia* de ensi*o, q*anto **vor*ce oportuni*ades </line>
<line> *mp**s de ed*c*ção infor*al *ossível na esfera social. De fato, a V CONFINTEA **r*bui </line>
<line> duas c*r*cter*sticas relevantes *ara a EJA: o dir*ito s*p*emo * *d*cação básica e à **uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> conti**a*a p*r* qualque* ind*v*duo. *omo d*corrênc*a, cons*lida preceitos </line>
<line> apreg*ados pela </line>
</par>
<par>
<line> Orga*ização d*s Nações Unid*s para a Ed*cação, Ci*ncia e C**tura (UNESCO) de q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação de a*ultos só se efeti*a mediante a *ção co**unta de organizações governamentais e </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> governamen**is, si*dic*tos, *niversidades e institutos d* pesqu*sa, meios de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, igrejas, ass*cia*õe* civ*s e c*munitár*as, e assim sucess**amen**, *omo Alv*s </line>
<line> et al. (2015) li**am. </line>
<line> *al conquist*, no Brasil, co*struída há muit*s anos, graças ao* movimento* de </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação </line>
<line> popular, </line>
<line> *lcança, co* a Co*ferência, ma*or signifi*ado, com </line>
<line> a </line>
<line> ressal*a de que </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> mov*mentos de educação p*pular, c*m </line>
<line> ê**as* para os </line>
<line> *ol*ados à alfabe*iza*ão, </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> prioritaria**nte inspirados nas i*ei*s de Paulo Freire. Seu mét*do de </line>
<line> a*fabetiz*r </line>
<line> p*opõe </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*ge* através da adoção de </line>
<line> círculos de *ultur*, </line>
<line> em q*e * mest** é subs*i*uí*o pelo </line>
</par>
<par>
<line> coord**ador de debates e o alu*o p*lo participante do cí*c*lo de cultura. Cartilh** e *i*ros de </line>
<line> tex**s são t*ocados pelo tr*ba*ho com a l*nguagem co*rent* na localidade e pela discussão das </line>
<line> experiências de vid* do* part*cipes *o* círculo*. A e*uipe de alfabetiz*dores c**eja os meios </line>
<line> de vi*a * a ling*agem falada e* cada local*dade d* sua ação. *sto é, do conhecime*to o*t*do </line>
<line> *obre a cultu*a * do unive*so vocabular da popul*ção, os alfabetizadores *xt*aem *s p*lavras </line>
</par>
<par>
<line> ger*doras. Ana*ogam*nte, parte-se de uma bas* ant*rior, no caso, a cultu*a p*eexisten*e, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ual vão sendo acrescidas n*vos sa*eres. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do exposto, objetiva-se *ituar a EJA no a*u*l c*nário </line>
<line> político n*ci*nal, de </line>
</par>
<par>
<line> mod* a (1) *esgatar aspec*os </line>
<line> de **a **olução histórica, </line>
<line> ainda que *ão exaustivame*te; </line>
<line> (2) </line>
</par>
<par>
<line> analisar as políticas de fo*ma*ão para o *ducador dessa modalidade de ens*no com o *ntu*to </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> pe**ebe* mudança* o*orrida* na* últ*mas década*; (3) estab*l*ce* cor*elação entre EJA </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cidadania, aqui *oncebida como chance de in*e*ven*ão no co*tex*o. Par* a consec*ção de ta*s </line>
<line> *ntentos, o marco teórico prioriz* do*u*ent*s oficiais, tais *omo a Constit*iç*o *ed*ral *e </line>
<line> 19**, o D*cumento B*se d* PROEJA, a Lei n. 9.394 / 1*96 e a Lei n. 13.005 / 2014. Inc**i, </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 13, n. *, art. *, *. *16-130, se*/ou*. 2016 www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. C. Mac*do </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> ai*da, *utores, *omo A*ves et al. (2015), que d*screvem a V CONFINTE*, marco i*porta*te </line>
</par>
<par>
<line> para a EJA, no Brasil; *aulo Freire (1987, 2002, 2006), es*udioso es*encial na educaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adultos no *aís * Ped*o De*o (2006), que c**fronta o </line>
<line> pensa*ento de Freire à chegada </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> leitura v**tua*; além de o*tros mais. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ES*ATANDO *SPECTO* DA EVOLUÇÃO DA EDUCA*ÃO DE JOVENS E </line>
<line> AD*LTOS </line>
</par>
<par>
<line> R*t**ar *spe*tos d* *volução históri*a da **A, como de </line>
<line> qualquer outro fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> soc*al, contribui para a *ompreensão *ais acurad* do momento </line>
<line> at*a*. Em se trat*ndo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *istór*a *a huma*idade, sempre houve regi*t*o ** **em en*ina e de quem </line>
<line> aprend*, seja em </line>
</par>
<par>
<line> *or*atos pedagógicos s*stem*t*zados, seja em debates inf*rm*is. O sabe* er**ito, *m sistemas </line>
</par>
<par>
<line> formais de ed*caçã*, s*mpre </line>
<line> goza de reconhec*mento * de </line>
<line> le*itimidade. A* r*da* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> con*ers*, distantes da escola formal, apesar de t*mbém *nsinarem e de*erem u* saber </line>
</par>
<par>
<line> legitim**o p*r práticas cul*urais e sociais, *ão são reconhecidas pela </line>
<line> ac*demi*. *u seja, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> saber erudito legiti*a, *eco*hece e *ertifica. O saber inform*l é legiti*ado tão somente em </line>
<line> c**a contexto *ultural. </line>
</par>
<par>
<line> Sob tal ótica, percebe-se que a *istória da EJA coincide co* a </line>
<line> história </line>
<line> da própria </line>
</par>
<par>
<line> hu*anidade. Como dito, semp*e há re*istro de algu*m (*a***iar, *or </line>
<line> e*emplo) qu* orienta; </line>
</par>
<par>
<line> que incute (representante </line>
<line> eclesiástico, *or *xemplo); que impõe (gover*an*e, </line>
<line> por exemplo); </line>
</par>
<par>
<line> além dos meios d* *omunic****, o* quais *r*nsm*tem mensagen* *ue influe*ciam op*niões. </line>
</par>
<par>
<line> N*ss* momento, é prec*so refletir sobre o perf*l do </line>
<line> al*no *a EJA. Em geral, são *essoas </line>
</par>
<par>
<line> p*b*es, cam*oneses ou seres *esfavorecidos do ponto </line>
<line> de </line>
<line> vista soci*l eco*ômic*. Porém, * </line>
</par>
<par>
<line> não *ão eles nece*sariame*te, *esprovidos de intel*gência ou da capacidade d* apr**dizagem, </line>
<line> tam*ouc* inca*az*s *e *osi*i*namento crít*co e político. * *ste re*pei**, Demo (2007, p. 1*) </line>
<line> adverte: "[...] p*breza política *ão é apa*ágio e*clusivo dos pobres, mas de to*a **ssoa, rica </line>
</par>
<par>
<line> *u dest*tuída, qu* se ma*t*m como massa </line>
<line> de manobra, já que, *m v** *e construir suas </line>
</par>
<par>
<line> pró*rias oportunidades, * m*rionete *as opor*unida*e* *os *utros." </line>
</par>
<par>
<line> Em *utras p*lavras, a alfa*etiz***o impli*a qualidade formal, </line>
<line> *ntendid* como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> predicad* de teo* m**s técnico, inclui*do o ma*e*o de códigos e, ta*bém, qua*idade pol*tica, </line>
<line> compreendid* como a habilidade de saber o *ue fazer com a leitura e a esc*ita, em especial, </line>
<line> *ransfo*mar a re*lid*de social que c*rcun*a * indivíd*o. Não basta apenas ler / *o*preend*r o </line>
</par>
<par>
<line> en*or*o, mas, </line>
<line> essencialm*nte, no sentido polí*ico, se* capaz de *on*truir alternativas só*io- </line>
</par>
<par>
<line> histó*icas *a*a modifi*ação d*ssa *ealidade em prol da col*t*vi*ade. </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 1*, n. 5, art. 7, p. 116-130, set./out. 20*6 w*w4.fsanet.co*.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educ*çã* de J*vens e Adultos: Polí*icas de Formação </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de vi*ta legal, faz-se um *ecorte a parti* d* década de 30, com * Constituiç*o </line>
</par>
<par>
<line> de *934, que </line>
<line> pre*ê a ed**ação como direito de todo*, apesar de a*rebat**a pou*o depois, </line>
</par>
<par>
<line> graça* à Constituiçã* de 1937, com a ditadura de Getúlio D*rnelles Vargas, *ue desobriga o </line>
</par>
<par>
<line> Estado a manter e expandir o ens**o pú**ico. </line>
<line> De </line>
<line> qualquer modo ne*se **teri*, o Governo </line>
</par>
<par>
<line> introduz a educação profissionalizante como meio de capa*it*r *ove*s e adultos par* o *etor </line>
</par>
<par>
<line> indu*tri*l. Aos demais jovens reserva educa*ão propedêutica como forma de *repar*-l*s * </line>
<line> para ocupa* al*os cargos da burocr*cia estatal. * *poca, pre*c*pa, ainda, ao *over** o futuro </line>
</par>
<par>
<line> dos jovens </line>
<line> q*e *estam sem qualquer leitu*a e e*crita. Vislumbra como solu*ão am*liar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> n*mero de *scolas de EJA com a intenção de incrementar a base eleitoral, uma vez qu* o voto </line>
<line> é, então, priva*ivo de h*me*s e mul*e**s a*fab*tizados. Assim, na década de 40, é pre*ente </line>
<line> *lfabetizá-*os, e* ap*n*s 90 dias, mediante o lançamen*o de *a*pa*ha ma**ça *e educação </line>
</par>
<par>
<line> de *dult** visand*, tão some*te, *ngros*ar quantidade de eleit*r**. Com tal empreita*a, a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> c*íticas e el*gios à </row>
<row> aqui descrito: </row>
</column>
<column>
<row> part*, EJ* pa*sa a ter um mínimo de est*utura de a*endimento, *omo a </row>
<row> A oferta da EJA, nessa décad* de 19*0 (sic) s* exp*essou em vári** ações e </row>
<row> p*ogr*mas oficiais, i*cluindo inicia*ivas nos níve*s estad*ais e loc**s, a exempl* da </row>
<row> criação do Fundo N*cion*l d* E*sino *ri*ário em 1942, do Ser*iço de E**caçã* de </row>
<row> Adul**s e da Campanha d* Ed*caç*o d* Adul*os, a*bos *m 1947, da C*mpa*ha de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Educação *ura* iniciada em 19*2 e *a Campanha Naci*nal </line>
<line> de Err*dicação do </line>
</par>
<par>
<line> An*l*abetismo em 19*8 (DI PIERRO; JOIA; RIB*IRO, 20*1, p. 59). </line>
<line> Então, novo *asso é dado por Freir*, * quem ca*e des**volver um p*ogra*a na*ional </line>
<line> *e alfabeti*açã* de a*ultos. O método Paulo *r*ire *ist**cia-s* do* par*digmas da e*uca*ão </line>
</par>
<par>
<line> tra**ciona* e concentra-*e </line>
<line> num p*radi*m* *edagógico pauta** </line>
<line> *uma e*ucação di**ógica, </line>
</par>
<par>
<line> como *erramenta princip*l de en*in*-a*rendiz*g**. A propost* metodoló*ica consis*e na </line>
<line> superação entre teoria e *rátic*: quando o h**em des*ob*e que sua prática su*õe um *aber, </line>
<line> *ercebe-se cap*z d* interferir na rea*idade e, assim, torn*-*e sujeito de sua his*ória. Den*re os </line>
<line> e*emplos de *xperiências da *JA com Paulo Fre**e no comando, es*ão o M*v**ent* d* </line>
</par>
<par>
<line> E**caç*o de ***e </line>
<line> (MEB), o Movimento *e Cultura Popular do Rec**e, ambos de 1961; o* </line>
</par>
<par>
<line> Centros Popu*ares de Cu*tura da *nião Nacion*l dos Estudantes, dentre o*tras iniciat**as de </line>
<line> caráter regional *u local. </line>
</par>
<par>
<line> Estimulados pelo *ome**o polít*co e pelo contexto cu*tural do período </line>
<line> histór*co de </line>
</par>
<par>
<line> então, há ac*ntu*da orga*ização </line>
<line> de grupo* p**ulares arti*ulados a sindicatos e *utros a </line>
</par>
<par>
<line> movimentos sociais, com a necessidade </line>
<line> urg*n*e </line>
<line> de investimen*o de </line>
<line> uma EJA ma** c*ít*ca e </line>
</par>
<par>
<line> v**tada para as questões *oc*ais. É o momento áureo do mod*lo pe*agógico que *reconi*a * </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. 7, *. 11*-130, set/out. 20*6 w*w*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. *. *. Macêd* </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> diálogo como *rincípio educativo e a co*s*ien*izaçã*, </line>
<line> *or parte </line>
<line> dos educandos jovens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *dul*os, de s*u pap*l de su**i*os da aprendizagem, </line>
<line> capazes de atuarem *o*o produto*es </line>
</par>
<par>
<line> cul*u*ais e tra*s*ormadore* de um mundo m*lhor. A alf*betizaçã* conscientizadora de *dul*** </line>
<line> *ugerida *or Paulo Frei*e é b*st*nte simples e eficien*e: por m**o das palavras geradoras, </line>
<line> jov*ns e adultos em processo d* *lfabet*zação r**l*t*m sobre o cont*xto onde *stão i*s*ri*o* </line>
</par>
<par>
<line> e, portan**, buscam apreend*r s*us probl*mas e </line>
<line> as causas. A seguir, busca* mei*s de </line>
</par>
<par>
<line> su*e*aç*o. Só depois, se pre*c*pam com fon*tica e aspect** gráfic*s ou de gr***tica. </line>
<line> Com a che*a** da D**adu*a Militar ao Bras*l, a*o 1964, Paulo *reire é afasta*o do </line>
</par>
<par>
<line> Programa e os militare* </line>
<line> *ssumem * c*ntr*le *a EJA, agora, sob um novo format* de </line>
</par>
<par>
<line> alfabetização, o Movimento Br*s*leiro de A*fabetizaç*o, ano de 1967, at*avés da Lei n. *.*79. </line>
</par>
<par>
<line> O MOBRAL dist*ncia-se totalmen*e d* prop*sta anterior. Sua meta </line>
<line> princip*l * atender aos </line>
</par>
<par>
<line> interesses políticos dos *ilita*es - mais </line>
<line> uma vez, *n**ossar a massa e*ei*oral, c** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ssinatur* na cédul* eleitoral - * à neces**dad* d* mercado de cr*ar m*o d* obra de baixo </line>
</par>
<par>
<line> custo. **lo fiasco dos prop*sitos, vem ao fim, e* 1985, junto </line>
<line> co* o térmi*o d* Regime </line>
</par>
<par>
<line> Mili*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Em *eu lugar, surge a F*nd*ção Educar como apoio técnic* e finan*eiro às iniciativas </line>
<line> de alfabetização então e*is*en*es, com a pretensão de fortalecer as ações de *unicípios * </line>
</par>
<par>
<line> Estado* *ara que estes </line>
<line> assumam a res*on*abilidade pel* o*erta *o e*sino supl*tivo, </line>
</par>
<par>
<line> re*ulamentado n* a*o de 1971, p** meio *a Lei n. 5.692. *ela, educaç*o *e jove*s a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *dultos é contemp*ada </line>
<line> no Art. 2* (Capítulo IV), *ue t*ata das condições básicas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consoli*açã* da educação com a finalidade de suprir a esco*arização *e*ular par* a*olescen*es </line>
<line> e adulto, qu* não a tenha* *eguido o* c*nclu*do na idade pr*pria. </line>
<line> Na décad* seguint*, empreendem-se várias pesqu*sas sobre a língua *scr*ta *om </line>
<line> reflexos sobre a E*A, sobre*ud*, po* co*ta da promulgação da Constit*i*ão *ederal d* 1988, </line>
<line> e, também, mais adia*te, f*ce à *e* n. 9.394, de 20 de *ez*mbro de 1*96, que e**abelece *s </line>
</par>
<par>
<line> *iretrizes e *ases da educação naci**al (LDB). Todos *sses são eleme*tos qu*, ain*a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> século XX, acenam para u*a *ducaç*o co* acesso iguali*ári* a todos, inclu*ndo, ob**ame*t*, </line>
<line> **vens * adu*t*s, com *cesso tardio aos b*ncos e*colares, o que significa valorização da EJA </line>
</par>
<par>
<line> n* soci*da*e contemporâne*, por par*e de gov*rna*te*, políticos, </line>
<line> educador*s e qua*quer </line>
</par>
<par>
<line> cidadão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, art. *, p. 116-130, set./out. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação de Jovens e Adu*tos: Políticas de Formação </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> 3 POLÍTICAS DE FORMAÇ*O PARA O EDUCAD*R DE JO*ENS * ADUL**S </line>
</par>
<par>
<line> O* fun**mentos d* política *e formação para o educador da EJA encontram-se </line>
<line> dispostos d*sde a Carta Ma**a, qua*do esta determ*na literalmente que a educação é d*reito </line>
<line> ** todos, cabe*do ao *stado **a ofe*ta. Do ponto de vista *egal, como men*ionado, a EJA é </line>
<line> modalidade da ed***ção básica, n* *ível de ensino fundamenta* e *édio, c*mo expli*it*do no </line>
<line> Art. 37 da Lei n. 9. 394 / 1*96: "A educação de jovens e adultos s*rá destin*da àq**les que </line>
</par>
<par>
<line> não tive*am </line>
<line> acesso ou continuidade </line>
<line> de est*dos no ensi*o fundamental e méd*o na idade </line>
</par>
<par>
<line> própr*a." O **t. 38 § 2º, por sua v*z, assegura a certific*ção: "Os *onhe*iment*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> habilidades </line>
<line> adquiri*o* pelos educandos por m*ios informais serão aferidos * re*onhecidos </line>
</par>
<par>
<line> m*diante *xames." O Art. 1º </line>
<line> da mesm* Le* *rescreve *ue *ducação ab*ange o* processos a </line>
</par>
<par>
<line> formativos qu* s* de*envol*em *a vida famil*ar, </line>
<line> na convivência **man*, n* trabalho, </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> in*tituições d* ensino e pesquisa, nos *ovi*entos sociai* e orga*i*ações da sociedade ci*il e </line>
</par>
<par>
<line> *as manifestações culturais, o* seja, *em*tem jove*s e adultos à *ecuperação </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> op*rtu*idades per*id*s. </line>
</par>
<par>
<line> *utra *olítica que dá suporte à educ*çã* nac*onal * o *lano Na*ional </line>
<line> de Edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> (PNE), d*cênio 20*4-*024 (Lei n. 13.**5 / 2014), que traz *ara essa modalidad* de ensino </line>
</par>
<par>
<line> m*tas * *erem atingidas mediante </line>
<line> *stratég**s. Para a EJ*, a *et* nove pr*v* a </line>
<line> pr*posta de </line>
</par>
<par>
<line> elevaç*o da taxa de alfabetização da populaçã* com *5 anos </line>
<line> ou mais para 93,5% e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **rad*caçã* do analfabetis*o *bs*luto até o final da vigência do plano (ano 2024), a*é* da </line>
<line> redução de 50% da taxa de an*lfabetismo *unci*nal. *omo tática, assegura a ofe*ta gra*uita *a </line>
</par>
<par>
<line> EJA a qu*m não c*nseguiu </line>
<line> ac*sso * </line>
<line> *duca*ão bási*a *a i*a*e próp*ia, </line>
<line> as*egur*ndo, </line>
<line> dentre </line>
</par>
<par>
<line> outros iten*, * ofert* d* educação de j*vens adu*tos nas etap*s de ensino *undamental e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> médio às pes*oas pri*ada* de liber*ade em *st*belecime*tos penais, gara*tindo formação </line>
<line> espec*fica *os mest*es e a adoção de d*retrizes nacionais em re*ime de c**abor*ção. </line>
<line> *om relação à meta **, a Lei n. 13.005 / 2014 oferece, no mín*mo, 25% d*s </line>
<line> *atrículas da EJA nos ens**os fundament*l e médio na forma integrada à educação </line>
<line> prof*ssional, co**orme Art. 37 § 3o d* Le* *.394 / 1996, que, incl*ído pela Lei n. 1*.7*1, d* </line>
<line> 20** pr*ceit*a: "A e*uca*ão de jo*ens e **ultos dev*r* ar*icular-se, pref*re*cia*mente, com a </line>
<line> ed*cação profissional, na fo*ma do regula*ento." C*mo estratég*a*, recome*da a manutenção </line>
</par>
<par>
<line> de *r*grama nacional da EJ* v*ltado à </line>
<line> *onclusão *o </line>
<line> ensino f*ndam**tal * à f*rma*ã* </line>
</par>
<par>
<line> *rofissional inic*al, de forma a </line>
<line> estim*lar </line>
<line> a </line>
<line> conclus*o da edu*ação básic*. *uanto ao </line>
</par>
<par>
<line> planejamento </line>
<line> edu*acio*al pa*a os </line>
<line> pr*ximo* anos, percebem-se in*v*ções que, se ad**adas, </line>
</par>
<par>
<line> trarã* ba*tante benefí*io p*r* sig**ficat*va parcela da sociedade de baixo *oder aquisit*vo. </line>
<line> Rev. *S*, T*resina PI, v. 13, n. 5, *rt. 7, *. *16-*30, set/out. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. C. Macê*o </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> Decerto, as **nquis*as da EJA, nas *lt*mas décadas, co*eçam * aparec*r desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Program* Br*sil Alfabetiz*do, em **03 c*m a luta o*ganizada *os </line>
<line> ed**ado*es de EJA em </line>
</par>
<par>
<line> fóru*s estaduais e r**ionais, o qu*, à época, chama atenção do Gover*o para * ne*essi*ade de </line>
<line> inve*tim*ntos no seto*. Daí a import*ncia de fóruns est*duais e n*ciona*s e* *efesa da </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* </line>
<line> pú**ica e *e qualidade em **das as modali*ades de ensino. Ainda s*b a óti*a </line>
</par>
<par>
<line> legalí*tica, a EJA pa*sa a conta* com o cita*o PROEJA, não *ais l*mi*ando * abrang*nci* *os </line>
<line> c*r*os *o ensino m*dio, *as com educaç*o profissional técnica de nível médio. In*titu*do </line>
<line> pelo Governo Federal num co*tex** *e retomada da *iscussão sobre a oferta de cursos de </line>
<line> nível médio, integrados * educação pr*fiss*onal, * P*OE*A se concretiz*, via Decret* n. </line>
<line> 5.478, **o 2005, *eform*lado *m 2006 por meio do Decreto n. *.840, q*e instit** o Programa </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> âmbito n*cion*l e amplia s*a a*rangência para forma*ão inicial e c*nti*uada *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores e *d*cação profissional t*cnic* de nível méd*o, consideran** as características </line>
<line> dos jo**ns e *e adultos a*end*dos. </line>
<line> De fa*o, o Program* Nacional de In*e*ração d* Ed*cação Profiss*ona* co* a *du*ação </line>
</par>
<par>
<line> Básic* </line>
<line> na Modali*ad* de E*ucaçã* de *o*ens e Adultos mantém seus alicerces n* </line>
</par>
<par>
<line> co**erg*n*ia de três campos *a educaçã*, que con*ideram: a formação </line>
<line> para atuação no </line>
</par>
<par>
<line> m undo </line>
<line> do tr*balho (EPT); o modo pró*rio de fazer a </line>
<line> educ*ção, levand* e* con*a *s </line>
</par>
<par>
<line> especificida**s do* jo*ens * adultos (EJA); e * for*ação pa** o </line>
<line> exerc**i* da cidadania </line>
</par>
<par>
<line> (educação básica). Ainda de acordo com Cla**ssa Meneze* de So*za (2015), *odos esses </line>
<line> ava*ços são ev*de*tes **nquista* para a mo**lidade da EJA diante da chanc* de qualificação </line>
<line> p*ofissional em nível *écn*c* para que* se manteve afastado da escola. **é* do mai*, a </line>
</par>
<par>
<line> qua**ficação p*ofis*ional, ao longo </line>
<line> d** *no*, consis*e e* tema r*corrente </line>
<line> em </line>
<line> to*no da **A. </line>
</par>
<par>
<line> São açõ*s </line>
<line> no sentido de *orm**ão, e* n*vel *e pós-graduação lato sensu, de </line>
<line> doce*tes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ge*to*es </line>
<line> em to**o ** n*cleos de pesquis*, visando à materi*l***ç*o </line>
<line> *e redes *e colab*ração </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica. </line>
</par>
<par>
<line> Pr*cedendo à V CO*FI*TEA, a Organização das Nações Uni*as (ONU) declara 1990 </line>
<line> c*mo o "Ano Interna*i*na* da Alfabetiz*ção", quando da Conf*rência Mund*al de E*ucação </line>
</par>
<par>
<line> pa** Todos, ocorrid* </line>
<line> n* Tail*ndi*, com a </line>
<line> parti**p*ção de 155 go*ernantes d* dif*r*nt*s </line>
</par>
<par>
<line> nações, d**tre as q*ais o Bra*il. * compromisso *onsensu*l é a*seg*rar uma e*ucação básica </line>
</par>
<par>
<line> de qualida*e a criança*, </line>
<line> jovens e adul*os, </line>
<line> *mbicio*ando a univers*lizaç*o do at*nd*me*to </line>
</par>
<par>
<line> esc*lar. Com a * *ONFINTE*, firma-se uma *oncepção mais ampla de e*uc*ção de jo*ens </line>
</par>
<par>
<line> e a*ultos, *xpo*ta na intr*duç*o e, </line>
<line> posteri*rme*te, an*s *000, *m **ka*, o Fór*m **ndi*l </line>
</par>
<par>
<line> sobre Ed**aç*o avalia a década da e*u*ação par* *odos (1*90). É o m**ento de apontar </line>
</par>
<par>
<line> medi*as e ações p*ra a área no* próximos 15 ano*. No t**ante à EJA, especificamente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er**ina, v. 13, n. 5, art. 7, p. *16-130, *et./out. 20*6 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação d* *o*ens e Adul*os: Políticas *e Formação </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> *ocume*to resultante do Fór*m sinal*z* a ne*essidade e os países par*ici*ante* se </line>
<line> respo*sabi*iza*em em *ssegurar as dema*das de educaçã* de jo*ens e adultos, *l*m do *cesso </line>
<line> iguali*ár*o à aprendizage* e às ha**l**ades para melhor qu*lidade de vida des*es se*ment*s </line>
<line> populacionais. </line>
<line> Sem dú*ida, n* Brasil, as mutações das *olíticas de form*ç*o para o edu*ado* da EJA </line>
</par>
<par>
<line> *com*anham as *udanças d* legislação. Por ex*mplo, </line>
<line> em maio </line>
<line> de 2000, s e d á </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> homo*ogação do Parece* n. 11, do Conselho Naci*nal de Educa*ã* (CNE) e da *âmar* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão Bás*ca (CEB), de auto*ia de Ca*los Robe*to Jamil Cury. O dit* Pare*er con*empla </line>
<line> as diretri*es curricular** nacionais para EJ*. Nesse mesmo ano, mais um *nstr*men*o jurídico </line>
<line> relevante é aprovado. Trata-se da Lei n. 10.172, sancionada *m 9 de ja*eiro de 2*0*, que </line>
<line> aprova o Plano Nacio*al *e Educa*ão. Dent*e os ob*e*ivos, es**o: elevação do *ível de </line>
<line> es*o*aridade *a população; me*horia da qualidade do e**in* em *odos os níveis; * *edução das </line>
<line> des*gualda*es s*ciais e *egionais no tocante ao ac*sso * à per*a*ênci*. Q*an*o à EJA, a Lei </line>
<line> prev* a integração de ações do p**er *úblico, co* o fim d* err*dicar o analfa*etism* atravé* </line>
</par>
<par>
<line> da a*ticu*ação de recu*so* humanos e *in*nceiros *or </line>
<line> parte *os </line>
<line> gov*rno* e da socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> de*tro d* p*evisto na chamada Constituiçã* Cidadã, Art. 214 Inciso *I, al*sivo, em especi*l, à </line>
<line> universalização do ate*di*ento escolar. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> EDUCAÇ*O </line>
<line> DE </line>
<line> JOVENS </line>
<line> E </line>
<line> ADULTO* </line>
<line> COM </line>
<line> FOCO </line>
<line> PARA </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> TRA*S*ORMAÇÃO SOCI*L E *IDADANIA </line>
<line> Dem* (20*6) insiste ser *u*da*ent*l **en*uar a fa*e soc*al da alfabetização, </line>
</par>
<par>
<line> direcion*da *o desafio *a </line>
<line> c*dadania. Como deten*** d* *mpor*a*te pape* na </line>
<line> *onduç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação em tod** os *ív**s e *odalidades d* ensi*o, o *rofes*or é um mediador </line>
<line> dire*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerado* de condições p*ra o educando real*zar sua a*ren*iza*em, baseada em seus interesses, </line>
</par>
<par>
<line> suas nec*ssidades e suas motivações </line>
<line> que a*onte* p*ra uma reali*ade pec*liar, </line>
<line> d*fere*te </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cultu** letrada, como instrum*nto de poder e d* dominaç*o de uns sobre os out*os. </line>
</par>
<par>
<line> Em consonância com Magda S*ares (200*), q*a*do discute </line>
<line> * rel*ção e*tre </line>
</par>
<par>
<line> alfabet*zação e ci*a*ania, leitura e esc*ita não são </line>
<line> im*resci*díveis para a ci*adani*, </line>
</par>
<par>
<line> co*s*de*and* *u* *sta independe </line>
<line> d* uma e de outra. Af*nal, </line>
<line> ant*s da escr*t* * da leitura, já </line>
</par>
<par>
<line> existe gent* com capacidade de ler a r*alida*e c*rcundante para nela intervir. Além do mais, </line>
<line> há quem insista *m *azer leit*ras *écn*cas, ma* s*m d*minar a *eitura política do mund*. Ist* </line>
<line> porq**, a leitura d* mund*, de q*e ta*to fala Paulo F*eire e Pedro Demo re*o*a, antecede, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 13, n. 5, art. 7, *. 116-130, s*t/**t. 2016 *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. U. C. M**êdo </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> i***itavelment*, a le*tura da escr*ta, além de ser essen*ial para a completude da l*itura e da </line>
<line> escrita. </line>
</par>
<par>
<line> H* d* se dizer que, embora haja c*dadania sem dom*nio d* esc*ita e da *eitura, </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> pode *aver educação sem consciê**i* c*d*dã. Não se pod* </line>
<line> imag***r que *o profis*ional d* </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão de *oven* e *dul*os e*cape a compreensão de uma atuação c**sciente, política </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> democ**ticamente refletida, distante ou alheia do foco da cidadan*a. * edu*ação é o maior </line>
<line> capital da human*dade e, ao mes*o tem*o, é um b*m c**um, haja *ista que * de t*dos * para </line>
<line> todos. *aí * importância d* *xcelência na fo*mação do professor para a demand* de jovens * </line>
<line> de adultos, como em toda * educ*ç** *ásica. </line>
</par>
<par>
<line> Os alunos da E*A são jov*ns </line>
<line> ou adu*tos que se *er*eram no c*minh* da vida </line>
</par>
<par>
<line> educati*a e o reencontro precisa *er rec*eado de *co*hi*ento, c*mpet*ncia, p*ofissionalismo </line>
<line> *, em sua essê*c*a, de amor por parte d* *scola. É um encontro quase maternal en**e al*no e </line>
<line> escola, *nt** aluno e profe*sor. O al**o retardatário é como o fil*o **e debando* da famíli* e </line>
<line> retorna. O *e*orno demanda acolhimento pedagógico *a escola tal como o afetiv* na fa*ília, </line>
<line> de m*** a ass*gurar a permanência do jovem *u adul*o em cada espaço. Outro aspecto que </line>
</par>
<par>
<line> me*ece </line>
<line> atenção é o perfil *a EJA, nor**lmente marcado por d*sigualdad*s, c*mo ora </line>
</par>
<par>
<column>
<row> sintetizado: </row>
</column>
<column>
<row> A EJA, em síntese, tra*a**a com suj*itos ma*g**ais *o sistema, c*m atr*butos </row>
<row> sempre acentuados em c*nsequên*ia ** al*uns fa*ores adicionais como raça / </row>
<row> et*ia, cor, gêne**, en*re outro*. Negros, quilom*olas, m*lh*res, indíg*n*s, </row>
<row> campone*e*, r*beirinhos, *escadores, jovens, idos**, sub*mpregados, </row>
<row> desempregad*s, t*abalhador** i*for**i* são e*ble*ático* r*presentantes das </row>
<row> múlt*plas apart*çõe* q*e a socied*de br*sileira, exc*udente, pr*move para </row>
</column>
</par>
<par>
<line> gr*nd* parte da população desfavo*ecida ec**ômica, social e </line>
<line> *u*turalmente </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 200*, p. 11). </line>
</par>
<par>
<line> Assi* *endo, como Arroy* (2006) acrescenta, a EJA demanda, urge*temente, u* </line>
<line> currí**lo crite*iosame*te es*a**lecido para capa*itar *eus *duc*dores no dom*n*o *e </line>
<line> conhecimentos vi*os e co**e*tes com a realidade do século XXI. Tal realidade inco*pora </line>
<line> infor*açõ*s acerca de área* c*áss**as * q*e perp*ssam a formação através do* séculos, como </line>
<line> geografia, histór*a, mate*ática, bio*o**a, *di*m*s, *as precisa incluir noçõ** bás*cas so*re as </line>
<line> ciê*cias socia*s / estra*ifica*ão social / excl*são, trabalho, estatístic*, tecnolo*ia / exc*usão </line>
</par>
<par>
<line> digital, meio *mbiente, etc. e*c. São c*n*ecime*tos ***etivos que os i*divíduos </line>
<line> ap*eendem </line>
</par>
<par>
<line> em s*as lutas coletivas. S*o os sabe*es colet*vos sobre direito* e deveres coletivos que *a EJ* </line>
<line> devem aprend*r a re*signific*r e * or*an*zar à luz do conhecimento hi*tórico. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 13, n. *, art. 7, p. 116-13*, set./out. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação de Jo*ens e *dultos: Pol*ticas de Form*ção </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> No en*anto, para b** parte *esse segme*to de apr*nd**es, a nec*ssidade *aior </line>
<line> cont*nua sendo a leit**a técnica ou imediat**ta para suprir demandas informa*iona*s do dia * </line>
<line> dia. A cid*dania, n* pe**pecti*a da EJA, é vist* c*mo *oi** rara. Isto porque, "[...] cost*mo </line>
</par>
<par>
<line> *izer que * </line>
<line> formaçã* </line>
<line> de educad*r e da educ*dora </line>
<line> de jovens e adultos sempre foi um </line>
<line> pouc* </line>
</par>
<par>
<line> pelas bo**as, nas </line>
<line> próprias fr*nt*iras </line>
<line> onde e*tava </line>
<line> aco*tecend* EJA", s*gundo a </line>
<line> palavra* </line>
</par>
<par>
<line> lit**ais d* Arr*yo (*006, p. **) Isto é, salvo raríssim** exceções, o quadro de ed*cadores n*m </line>
</par>
<par>
<line> rec**e for*ação ad**uad*, nem estímulo necessário </line>
<line> p**a promover a EJA c*m fo*o pa*a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformação social significativa e *rática </line>
<line> cid**ã, o que corre*ponde * *an*er, *** escolas, </line>
</par>
<par>
<line> pr*fes*ores reflexivos ca*a*es de ajudar os aluno* * apr*nder** de tod*s as for*a*, inclusive </line>
<line> a pensarem a part** de s*as vivências e de seu entorno para, s* *nt*o, p*rtire* para * m*nd*. </line>
<line> * CONSIDER*ÇÕ*S FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> Po* su* amplitud* e *omple*idad*, o tema Educaçã* *e jovens e *dultos: pol*ticas - </line>
<line> de fo*mação - carece *e maior *profundament* qu* o ve*culo de comunicação, no *omento </line>
</par>
<par>
<line> não f**orece. De qualq*** forma, </line>
<line> os pontos cen*rais pro*ostos para dis**ssão e que </line>
</par>
<par>
<line> *o*r*s*ondem a*s </line>
<line> *bjetiv*s *nunci*dos n* introdução parec*m de**damen*e contemplad*s, </line>
</par>
<par>
<line> no mínimo, como fonte para nov*s estudos e novas pesqui*as. * incontestável que s* trata de </line>
<line> **máti** promissora p*r seu níve* de a*ualida*e e pertinênc*a nu*a soc**d*de cada v*z ma*s </line>
<line> com*etitiva. Nesse *ontexto, a EJA emerge como cam*nho *atur*l para j*vens e adultos </line>
</par>
<par>
<line> r*tardatár*os do s*ber que pod*rão enfren**r, </line>
<line> d* f*rma m*is iguali*á*ia </line>
<line> e *quân*me, as </line>
</par>
<par>
<line> opo*t*nidad*s </line>
<line> em*rgentes do mercado de t*abalho e *s portas do ensino s*perior </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> c*meçam a se abrir, a**avé* do E*ame Nacion*l do *nsino *édio (Enem), do sist*ma de </line>
<line> cotas, de outras ou de novas *edidas govername*tais ou de iniciativas isoladas. </line>
<line> Diante de quaisq*er po*sibili*ades, jovens e *du*tos agraciados pel* EJA po*erão </line>
</par>
<par>
<line> reverter os </line>
<line> índic** de ex*lusão social qu* rondam esse se*m*nto de a*rendiz e, de modo </line>
</par>
<par>
<line> ge*al, p*derão contar com n*vas fer*amentas para o enfrentamento do mu*do de forma ma** </line>
</par>
<par>
<line> *onsisten*e, re*orçando sua *onvicção de detento*e* *e direi*os soc**is, polít*cos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educ*cion**s, po*encializ*nd* *ua condição de ser his*óric* que constrói sua próp*ia condi*ão </line>
<line> de ap*end*zagem. Afinal, alfabe**za* consiste em ensinar o uso da palavra. </line>
<line> Logo, é urgente a implantação *e uma política *e formação mais e mais a*pla voltad* </line>
<line> para a EJA. Esta d*ve f*vo*ecer a eleva*ão da escolaridade com profissionalização, a f*m de </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para a integração s**iolaboral des** </line>
<line> sig**fi*ativo </line>
<line> c*ntingente </line>
<line> de cid*dã*s, com* </line>
</par>
<par>
<line> *am*ém conectá-*os ao mer**do de *rab*l*o * fim *e a*segur*r m*l*or qua*idade de vida ao </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 13, n. 5, art. 7, p. *16-130, s*t/out. 2016 ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. U. C. Macêdo </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> i*di*íduo e à famíli*, res*ata*d* a c**dição de *id*dania ple*a a que t*dos têm d*reito </line>
<line> suprem*. </line>
<line> Em todo e*se panor*m*, a escola figu*a como um dos esp*ços em **e os educan*os </line>
<line> dese*volvem a capacidade de pen*a*, l*r, inter*retar e re*nventar seu mundo p** me*o de aç*o </line>
</par>
<par>
<line> r*f*exiva. Quer dizer, * </line>
<line> es*ola de** agir *om* local d* mediação en*re e**cando </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> informaçõ*s transferid*s / con*eci**ntos </line>
<line> assimi*ados, num *i*lo *ontínuo *e t*a*smutaç*o </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uos / ent*rno. *inaliz*ndo, assegura-se que, na visão da edu*açã* para a cida*ania - * </line>
</par>
<par>
<line> id*a* dos </line>
<line> ide*i* - a e*cola *omo of*cina e o professor como oficineiro, aprendizagem a </line>
</par>
<par>
<line> emerge em *e*tido i*ualitár*o, como forma *e transf*rmação e de superação de desig**ldades </line>
<line> *ociais * não como fo*** d* domina*ão do forte s*brepo*-se ao mais frac*. </line>
<line> É notório *ue a falta do hábito de *eitura em*r*e como responsável pelo f*acasso </line>
<line> esc*lar e, *or conseguinte, pelo frac*sso d* alu*o c*mo cidadão. E mais, a frustração do </line>
<line> alunado r*flete a i**ap*cidade dialógic* do pro*essor e a in*ficác*a *as políticas educa*iona*s, </line>
<line> em gera*, haja *ist* que a escola te**e a s* ma*ter *omo re*ém do *is*ema, * come*ar pelas </line>
<line> condições qu**e sempre desfavoráve*s de tr*balh* para todos **e partic*pam *o **stem* </line>
</par>
<par>
<line> educacio*a*. S** condi*ões q** obs*acu*izam a permanênc*a </line>
<line> dos alun*s nos ed*c*ndário* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> im*edes que *l*s usufruam o (**uco ou, </line>
<line> exc*p*io*alm*nte, o muito) que lhes </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> disponi*i*iz*do. </line>
</par>
<par>
<line> *EFERÊ*CIAS </line>
</par>
<par>
<line> ALV*S, E. F. *t </line>
<line> al. Alfabetizaç*o de jove*s e adult*s. 2015. (Plataf*rma S*st*ma de </line>
</par>
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<line> Informação *a Universidade Ab**ta d* Brasil - SisUAB). </line>
<line> ARROYO, M. Form*r e**cado*as e educadores de jovens * adu**os. In: SOARES, L. </line>
<line> Form*ção de educadore* de jovens e adu*tos. Belo Ho*izont*: Autên**ca / MEC /UNE*CO, </line>
<line> 2006. </line>
<line> BRASIL. C*nst*tuição da *epú**ica **derativa do Brasi*: 1988. Br*síl*a: Senado *edera*, </line>
<line> 1*88. </line>
</par>
<par>
<line> _________. Lei n. </line>
<line> *.***, de </line>
<line> 20 de dezemb*o de 1996. *stab*l*ce </line>
<line> as di**trize* bases da * </line>
</par>
<par>
<line> educação nacional (LDB). Disponível em: <http://*ortal.m*c.go*.br/**e*/arquivos/pdf/ </line>
<line> tvesc*l*/leis/lein 9394. pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016. </line>
<line> _________. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. *prov* o *l*no Naci**a* de Educa*ão * </line>
<line> dá *u*r*s providên*ias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_*3/leis/l*i*_2001/ </line>
<line> l10172.htm>. Acesso e*: 22 mar. 2016. </line>
<line> Re*. FSA, **r*sina, v. 13, n. 5, *rt. 7, *. 116-130, set./ou*. *016 w*w*.fsanet.com.br/rev**t* </line>
</par>
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<par>
<line> E*ucaç*o de Jovens e Adult*s: Polí*icas de Forma*ão </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> _________. Lei n. 11.*41, de 16 *e julho de 2*08. Alte*a dispos*tivos da Lei n. 9.394, de 20 </line>
</par>
<par>
<line> de deze*bro d* 1996, que esta*e**ce as </line>
<line> d*retrizes e bases *a </line>
<line> educação na*ional, para </line>
</par>
<par>
<line> redimensiona*, ins*itucionalizar e *nte*ra* as ações *a educação prof*ssional t*cn*ca d* nível </line>
<line> méd*o, d* ed*cação de jovens e adult*s e d* educ*ção pro*i*sional e tecnológica. Disp*nível </line>
<line> em: <*tt*://www.p*a*alto.gov.br/cciv*l_03/_Ato20*7-2010/2008/Lei/*1174*.htm>. Acesso </line>
<line> em: 3 mar. 20*6. </line>
</par>
<par>
<line> _________. Lei n. </line>
<line> 13.005, de *5 de junho de *014. Apr*va o Plano Nacion*l de </line>
<line> Edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> (*NE) e dá ou*ra* prov*dências. Disp***vel em: <http://w*w.plan*lto.gov.*r/ccivil_03/_*to </line>
<line> 2011-2014/2014/lei/*1300*.htm>. A**sso em: 15 m*r. 201*. </line>
<line> _________. Ministério da Educação. *ons*lho Nacio*a* de Edu*açã*. C*ma*a de Ed*cação </line>
<line> Básica. Par*c*r CNE / CEB 11 / 2000. Di*etriz*s curriculares naciona*s pa*a a educaç*o de </line>
<line> jo*ens e ad*ltos. Dispo*ível em: <ht*p://portal.m*c.gov.br/secad/*rquivos/pdf/eja/legislacao/ </line>
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<line> _________. Pro*rama Nacional de Integração da Educação Profis*ional com a </line>
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<line> Básic* na Modalidade de Educaçã* de Jovens e Adultos </line>
<line> (PROEJ*). Formação inic*a* </line>
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<line> continuada / *n**no fundamental: docum*nto base. *rasília, 2007. Dis*o*íve* *m: </line>
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</par>
<par>
<line> FREIRE, *. A i*por**nc** do ato de ler: </line>
<line> em t*ês artigos qu* s* co*plet*m. 4*. </line>
<line> ed. S*o </line>
</par>
<par>
<line> Paulo: Cortez, 2*06. </line>
</par>
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<line> _________. Pe*agogi* d* a*to*omia. 25. ed. Sã* Paulo: Paz e Terra, 2002. </line>
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<line> SOARES, M. Letra*ento e *lfabeti*aç*o: as muitas facetas. Rev*st* Brasileira de Educa*ão, Rio de </line>
<line> Jane*ro, n. 25, p. 5-17, jan. / abr. 2004. </line>
<line> *OUZA, C. M. *e. *olítica educaciona* para a educaç*o *e jov*ns e adultos: o s*gnific**o </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> P*OE*A segundo *es*uisa*o*es d* Ob*duc. 2015. 124 f. Di*s*rt**ão (Mestr**o </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> **líticas Socia*s) - Progra*a d* *ós-Grad*ação e* Polít*cas Sociais do Centro </line>
<line> de Ciências </line>
</par>
<par>
<line> do Homem da Universidade E*ta*ual ** *orte F*uminense Darcy Rib*i**, Camp*s *o* </line>
<line> Goytac*zes - *J, 2015. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. *, p. *1*-13*, set/out. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. U. *. Macê*o </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> *omo Ref*renci*r este Artigo, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> M*CÊDO, M. F. *. C. Edu*ação de Jov*ns e *dul*os: P*líticas de Fo*ma*ão. R*v. FSA, Tere*ina, </row>
<row> v.13, *.5, a*t.7, p. 116-130, set./*ut. 2016. </row>
</column>
<par>
<line> Contrib*ição dos Auto**s </line>
<line> M. F. U. C. Macêdo </line>
</par>
<par>
<line> *) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretaç** dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*scun*o o* na revisã* crítica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na apr*vação da versão final do manu*crito. </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 13, n. 5, art. 7, p. 11*-130, set./out. 201* </line>
<line> *ww4.fsane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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