Diplomacia Midiática e Jornalismo Internacional: As Notícias Globais no Âmbito da Política Externa / Diplomacy and Journalism Media International: Global News in the Context of Foreign Policy
Abstract
No presente artigo, realizamos uma reflexão sobre os pressupostos da diplomacia midiática (GILBOA, 2002), conceito do campo das Relações Internacionais que busca estabelecer formas de utilização da mídia noticiosa para a consecução de interesses pelos Estados. Como sua estruturação é relacionada à percepção de uma força das notícias distribuídas globalmente, trabalhamos questões relativas ao jornalismo internacional, a partir de autores como Aguiar (2008) e Traquina (2000) e política e visibilidade midiática com Gomes (2004) e Weber (2006), entre outros. Ao final, analisamos possibilidades e limitações da diplomacia midiática, examinando a divulgação do acordo nuclear entre Brasil, Irã e Turquia, em 2010.
Palavras-chave: Diplomacia Midiática. Jornalismo Internacional. Política Externa do Brasil. Visibilidade Midiática. Poder Simbólico.
Abstract
In this article, we perform a reflection on the as sumptions of media diplomacy (GILBOA, 2002), a concept from the field of International Relations that seeks to establish ways of using the news media to achieve interests by States. As its structure is related to the perception of a force of news distributed globally, we work issues relating to international journalism from authors such as Aguiar (2008) and Traquina (2000) and politics and media visibility from Gomes (2004) and Weber (2006), among others. At the end, we analyze the possibility e sand limitations of media diplomacy examining the disc lo sure of the nuclear agreement between Brazil, Iran and Turkey, in 2010.
Keywords: Media Diplomacy. International Journalism. Foreign Policy of Brazil. Media Visibility. Symbolic Power.
References
AGUIAR, P. Jornalismo internacional em redes. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Comunicação social, 2008.
BENETTI, M. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia (PUCSP), v. 15, p. 13-28, 2008.
BERGER, P; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de Sociologiado Conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
BOMFIM, I. E. Construindo realidades: uma perspectiva de interação entre Jornalismo e Relações Internacionais. Comunicação & Inovação, v. 13, p. 29-36, 2012.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERVO, A. L. Inserção internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2008.
___________________. Brazil's Rise on the International Scene: Brazil and the World. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 53, p. 7-32, 2010.
CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
GILBOA, E. Global Communication and Foreign Policy. Journal of Communication; Dec1, vol.52, 4. ABI/INFORM Global, 2002.
GOMES, W. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
______________. Comunicação e democracia: problemas e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
FRANCISCATO, C. E. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão (SE): Editora UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora,1998.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MIGUEL, L. F. O jornalismo como sistema perito. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 11(1): 197-208, maio de 1999.
NASCIMENTO PLUM, M. A Política Externa Brasileira e o programa nuclear iraniano –Uma análise do Tratado de Não- Proliferação Nuclear e da Estratégia Nacional de Defesa. In:
ARIAS NETO, J; ALVES, V; MOREIRA, W. A Defesa e a Segurança na América
do Sul. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
NYE JR, J. Power in the global information age: from Realism To Globalization
London: Routledge, 2004.
OLIVEIRA, H. O. Política Externa Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2005.
STEINBERGER, M. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: EDUC, 2005.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
_________________. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRAQUINA, N. A redescoberta do poder do jornalismo: análise da teoria do agendamento. In: TRAQUINA, N (org.). O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000.
VALENTE, L. Política Externa na era da informação: O novo jogo do poder, as novas diplomacias e a mídia como instrumentos de Estado nas Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
___________________; SANTORO, M.. A Diplomacia Midiática do Governo Hugo Chávez. Site do Observatório Político Sul-Americano do Iuperj, v. 1, p. 1-20, 2005
VIGEVANI, T; CEPALUNI, G. A Política Externa de Lula da Silva: a estratégia da autonomia pela diversificação. Contexto Internacional: Rio de Janeiro, vol. 29, n. 2, julho/dezembro 2007, p. 273-335.
WEBER, M. H. Política, refém da imagem pública. In: PIMENTA, Marcelo. Tendências na Comunicação 2. Porto Alegre: L&PM, 1999.
___________________. Visibilidade e credibilidade: tensões da comunicação política. In:MAIA, R; CASTRO, M. C. P. S. Mídia, esfera pública e identidades coletivas. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.5.4
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)