<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-242, nov./dez. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.13
</line>
</par><par>
<line>
O Programa Saúde na Escola, *om Enfo*ue em Drogadição: As Percepções d* C*munidade
</line>
<line>
*sc*lar
</line>
<line>
Th* *ealth Assista**e at School, W*th Focus on D*ug Ad*c*tion: Perc*ptions of the **hool
</line>
<line>
*ommunity
</line>
</par><par>
<line>
*iní*ius de *b*eu Muss* Gaze
</line>
<line>
Doutor em Ciênc*as *a Educação pela ***versidad* Evangélica do P*raguay
</line>
<line>
Pr*fessor da Un*versidade Euro-a*er*cana
</line>
<line>
Email: vini*iusgaze@y*ho*.com.br
</line>
<line>
Jo** Vicent* Li*a Robaina
</line>
<line>
Do*t** em Educa*ão pela Universi*a*e do Vale d* Rio dos Sino*
</line>
<line>
Professor da Univ*rsi*ade Federal d* Rio *ra*de do *ul
</line>
<line>
Email: j*se*o*aina1326@*mai*.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O Prog*ama *a*de na E*cola com Enfoque em D*ogadição: A* Pe**epções *a Comu*idade *s*olar
</line>
<line>
*21
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O Progra*a Sa*de na Escola é um* política públic* f**er*l pactuad* entre as áre*s de *aúde
</line>
<line>
e Educa*ão, com a fin*lidade de prestar atendimen*o b*si*o de saúde direto nas escolas
</line>
</par><par>
<line>
*úblic*s mu*icipais. O objetivo da
</line>
<line>
pesq*isa foi
</line>
<line>
de a*ali*r
</line>
<line>
as perce*ções da comunidade
</line>
</par><par>
<line>
escolar so*re os resu**ados do Programa, com enfoque n* d**ga*ição e ve**fic*r o* r**ultados
</line>
</par><par>
<line>
r*lativ*s à reint*gração soci*l
</line>
<line>
*os jove*s. A metodologia
</line>
<line>
aplicada *o* u* estudo de ca*o
</line>
</par><par>
<line>
utilizando os
</line>
<line>
*r**s*p**tos da pesqui*a qualitativa, com *ét*do he*menêuti*o, analíti*o,
</line>
</par><par>
<line>
descr*tivo e observacional, tendo
</line>
<line>
na
</line>
<line>
análise ** conteúdos as té*nicas de análise
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interp*e*ação dos *ados, atra*é* d* aplicação de questionários c*m pergun*a* abertas e análise
</line>
</par><par>
<line>
de *onteúd* d*s respostas acerca das
</line>
<line>
aç*es p*evistas. Na *op*lação pesq*isada, fora*
</line>
</par><par>
<line>
incluí*o* os **mbr*s *a **munida*e lo*a*, *s pr*fis*i*nais *o Pro*rama, os alu*o* *a escol*
</line>
<line>
envol*idos co* *r*gas ilegai* e os professores. Os resul*ados mostraram os efeitos positiv*s
</line>
</par><par>
<line>
da ação, pois
</line>
<line>
uma parte dos m*mbros
</line>
<line>
da comunidade reconheceu a*
</line>
<line>
ações *e combate às
</line>
</par><par>
<line>
drogas na *omunidad*. Os g*store* i*dica*am resultados positiv** com *s jovens dr*gaditos
</line>
<line>
que t*veram apoio familiar e buscaram ajuda **s profissionais l*gados ao Programa. Os *lunos
</line>
</par><par>
<line>
*ndicaram que houv* diminuição
</line>
<line>
do
</line>
<line>
uso e tráfico de *rogas d*ntr* da escola e confirmara*
</line>
</par><par>
<line>
que as v*gas para os *rupos de ap*io e t*atam*nto es*ão sendo oferecidas. Os *rofessores
</line>
</par><par>
<line>
confir*ar*m que o uso
</line>
<line>
de d*ogas diminuiu naque*a
</line>
<line>
escola. Con*lui-se que os re*ultados
</line>
</par><par>
<line>
posit*vos das ações foram **rcebidos pel* comunidade e*colar.
</line>
<line>
Palavras-chave: *r*gadiç*o. *aúde. Educação. Políti*as Públic*s.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The Sch*ol H*a**h Program is a fe*eral p*blic poli*y agree* between the areas of he*lt* a*d
</line>
<line>
ed*cation, in *rder to provide p*im*ry ca*e direct hea*th *n pub*ic schoo*s. T*e objective was
</line>
</par><par>
<line>
** evaluat* *he perception* o* the school *omm*ni** about the result*
</line>
<line>
o* the program,
</line>
</par><par>
<line>
focusing on d*ug addictio* and verify th* results *or the soci*l r*int*grati*n of young peo*le.
</line>
</par><par>
<line>
The *ethodology used wa* a
</line>
<line>
cas* st*dy u*ing the assu*ptions *f
</line>
<line>
qua*i*ative resea*c*, wi*h
</line>
</par><par>
<line>
*erme*eutic,
</line>
<line>
ana*ytical, de*cripti*e and obse*vational method, and
</line>
<line>
th *
</line>
<line>
content an*lysis
</line>
</par><par>
<line>
te*hniques of analysis an* *nterpretat*on of dat* through
</line>
<line>
questionnaires with open q*estions
</line>
</par><par>
<line>
an* analy**s c*ntent of the an*wers ab*** the pl*nned act*ons. In the studied *opul*t*on, the
</line>
<line>
m*m*er* wer* incl*d*d in the local community, the prof*ssionals of th* *rogram, the schoo*
</line>
</par><par>
<line>
students in*olv*d with
</line>
<line>
**l*gal drugs a*d teacher*. The results sho*ed *he positive
</line>
<line>
effects of
</line>
</par><par>
<line>
act*on, a* a part o* community m*mbers reco**ized th* anti-dru* actio*s in the community.
</line>
<line>
Managers ind*cated **sitive resu*ts wit* y***g *r*g add*c*s who h*d family sup*ort *nd
</line>
<line>
**ught help f*om professionals linked to the *ro*ra*. Students indicated a decrea*e in the use
</line>
<line>
a*d trafficking of drug* w*th*n th* school and *on*irm*d **at the places f*r *upport groups
</line>
<line>
and tr*atment are being off*re*. T*achers *onf*rmed that **ug *s* has declin*d *n that school.
</line>
<line>
It wa* con*****d that t*e positive results of a*tions were perceived by the school com**nity.
</line>
<line>
Keywo**s: *rug Add*ction. He*lt* Edu*a**on. Pub*i* Policy.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-*42, nov./dez. 2**6
</line>
<line>
w*w*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. M. Gaze, J. V. L. *obai*a
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A gestão *ública no Br*sil, ao long* de s*a H*s*ór*a, sempre enfren**u *ificuldades
</line>
<line>
p*r **lta de r*curs*s ou *á gestã* nas á**a* sociais. O a**ndime**o público de saúde, po*
</line>
<line>
exempl*, er* restrito *os trabalhador*s com regis*ros formais, * q*e d*ixa*a a popul*ção
</line>
<line>
a*tônoma à marg** d* *istema *e Saúde (RIBEIRO, 20*0).
</line>
<line>
Essa *eal*dade se mod*ficou *t*av** da pr*mulgação da Constitu*ção *ederal de 1988,
</line>
</par><par>
<line>
*o* a cr*ação ** Sistema Ún*co
</line>
<line>
de S**de
</line>
<line>
(SU*). * normati*o *ro*o*eu a garantia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pres*ação de serviços ** s*úde p*bl*ca c*mo *ireito de to*os * de*er do E*tad*. * *ocument*
</line>
<line>
regulamen*ou a* obrigações do Estado para com a Educação Públi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Com* consequência desse process*, as áreas de assistênc*a social enfrentaram
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fragmen*ação e a má gestão d*s P**íticas *ú*licas. *o entan*o, a nova G*st*o *ú*lica,
</line>
</par><par>
<line>
*ocument* ela*o*ado p*ra definir as
</line>
<line>
dir*trizes e ações *om o o**etiv* *e *ode**izar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*m*nistra*ão
</line>
<line>
da coisa públi*a, i*cen*iv*u a cr*aç*o de Programas de Governo que
</line>
</par><par>
<line>
con*emp**s*em a integraliz*ç*o dos serv**os prestados à po*ulação (TINO*O, 2010).
</line>
<line>
A atuação ** Estado * fu*d*ment*l para c*mb*t*r o prob*ema. A gestão dos re*ursos
</line>
</par><par>
<line>
p**licos d** área* de Educaçã* e *aúde é pr*mordial pa*a o cumpri*en*o
</line>
<line>
das obri*ações
</line>
</par><par>
<line>
Co*stit*c*o*ais
</line>
<line>
do Es*ado Brasil*iro n* área social. Os governos Feder*l, Estadual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*un*cip*l vê* criando, n*s
</line>
<line>
úl t i * os
</line>
<line>
an*s, alternativas para
</line>
<line>
elaborar, prog*a*ar e avaliar
</line>
</par><par>
<line>
p*líticas pública* com o o**etiv* de aperfeiçoar *s ín*ices d* *ualidade dos serv*ços *úblico*
</line>
<line>
*fertados ao* cidadãos.
</line>
<line>
A *esfragmentaç*o *as política* púb*i**s mostra-*e como uma alterna*iva intere*sant*
</line>
<line>
pa*a o E*tado atingir *uas **rig*ções para com os *idadão* e ame*izar e*s* *uadro
</line>
<line>
(RIBEIRO, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, foi criado Progra*a Saúde na *scola (PS*), com o*jetivo de *
</line>
<line>
p*omo*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quali*ade de v*da *as cr**nça* em idade esc*lar
</line>
<line>
q*e u**lizam *s *erviços p*bl*cos
</line>
</par><par>
<line>
educacionais (BRASIL, 2007). O Programa
</line>
<line>
cons**t* na presta*ã* de se*viços de Atenção
</line>
</par><par>
<line>
Bá*ica de Saúde p*lo Es*a*o na* *s*olas públicas. D**tr* os divers** s*rv*ç*s de saúd*
</line>
<line>
ofe*e*ido* pelo *SE, desta*a-se o a*endimento de Saúde Me*tal, que trata d*s jovens *suários
</line>
<line>
de dr*gas (BRASI*, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
A dr*gadiçã* * um tema desafia*te p*ra a socied*de atual. O assunt*
</line>
<line>
pos s ui um a
</line>
</par><par>
<line>
v*rieda** de opiniões sobre como abordar o problema do crescente **nsum* de d*oga* no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil e no mundo (ROBAINA, 2*07). É fa*o
</line>
<line>
que o comércio de drogas ilícitas m*vim*nt*
</line>
</par><par>
<line>
val*res *entávei*, com estimativas
</line>
<line>
** que o* **nsumid*res gastem ce**a d*
</line>
<line>
150 bilhões *e
</line>
</par><par>
</page><line>
dólares na *ompra de entorp*centes por ano. T*is valores *efle*em o poder que r*presenta *ste
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 13, n. 6, ar*. 13, p. 220-242, nov./d*z. 2016 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*ograma *aú** na *scola c*m E*foque em Drog*diç*o: As Percepções da C**unidade Escolar
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
*om*rcio, mostrando a gigant*sca pe*etração *es*as substância* no *undo (BARROS;
</line>
<line>
PILLON, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* expos*o ap*e*enta-** o prob*e*a d*sta
</line>
<line>
pesquis*: *s percepções
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comun*da*e escolar sobre os res*l*ados do PSE a cerca da d**g*d*ção indic**am res*ltados
</line>
</par><par>
<line>
favorá*ei* à reinte*ração soci*l dos *ovens? Como forma de responder a essa pergunta,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetiv* ge*al do *rabal*o *oi de ana*is*r as percepções do* membro* *a comunidade esc*l*r e
</line>
</par><par>
<line>
dos *epresentant*s da socied*de env*lvidos n* Programa Saúde na *sco*a, *m r*lação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
drog*d*ção e os r*sultados referentes * reintegração dos joven*.
</line>
</par><par>
<line>
Os *bje*iv*s específi*os incluí*am co*hecer as percepções d*s pa*s sobre o PSE em
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão * criação e *es*ltados dos Grupos de Famíl*as Sol*dárias, diante da redução
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
elimin*ção do uso de dr*g*s p*los jovens; anali*ar *ção a
</line>
<line>
esse*ci*l dos mediador*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
P**/G** de criação de
</line>
<line>
grupos inters*toriais de disc*ssão de ações de saúde
</line>
</par><par>
<line>
mental/dr*ga*ição no t*rritório escolar, referente à re*ução ou *lim*nação d*
</line>
<line>
*so d* drogas
</line>
</par><par>
<line>
p*l*s joven*; in*erp*etar a ação *ptativ* d* PS* de c*iação
</line>
<line>
de grupos d* jovens diante d*
</line>
</par><par>
<line>
manejo de conflitos no amb*e*te e*colar, e* rel*ção à *edução o* elimina*ã*
</line>
<line>
do us o de
</line>
</par><par>
<line>
drogas pelos mesmos;
</line>
<line>
con*ec*r *s cu*sos de Capacita*ão /EAD do PSE d*sp*n*ve*s ao*
</line>
</par><par>
<line>
pro**ss*res e sua i*por*ância no combate ao *so de drogas pelos joven*.
</line>
</par><par>
<line>
*essa form*, diante da impo*tân*** da
</line>
<line>
temát*ca *ue envolve o uso de s*bstânc*as
</line>
</par><par>
<line>
ilegais *elo* jov*ns *suário* dos s*rviços públicos d* educação, a presente *esquis* teve
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivo de avaliar as a*ões do PSE, com enfoque em drog*dição. Est* artigo
</line>
<line>
origina-se
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Tese
</line>
<line>
de Dout*rad* em C*ênc*as da Educa**o
</line>
<line>
defendida na *niversidade Evangélic*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Paragua*, *m ja*eiro de 2*16. Esta tes* ab*rda o Pr*grama S*úde na Escola de mane*ra mais
</line>
<line>
ampla, no *ue se r*f**e a* apo*te te**ico e outras refl*xõe*.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
Uma das grandes *udanças provocada* pelas teori*s de Pestal*zzi, Froebel e *e*bart
</line>
<line>
foi a *ubst**uição *a *enomi*ação de mestre por educa*o*. E****nto o *estre foi até então *
</line>
<line>
respon*áv*l pelo ensino e pela *nstr*ç*o dos conteúdos escolare*, ao *ducador *or**spo*dia,
</line>
</par><par>
<line>
além das tarefas do m*stre, *s *e ensinar
</line>
<line>
aos educand*s os se*time*tos de amor, b*n*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
*oral * fra*ernidade.
</line>
</par><par>
<line>
Mediante a educação, homem o
</line>
<line>
d*veri* se converter
</line>
<line>
*m um me*bro proveitos*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade (PESTA*OZZI, 2006). Da mes*a
</line>
<line>
forma, todos
</line>
<line>
os meios que
</line>
<line>
ut*liza**em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, *r*. 13, p. *20-242, *ov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. M. Gaze, J. V. L. Robai**
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o elementar deveriam estar construí*os sobre a fé e o amor. Além da *ropagação das
</line>
</par><par>
<line>
qualidad*s técnicas,
</line>
<line>
os novos mod*los do*entes coinci*i*a* **m a e*igê*cia de ce*tas
</line>
</par><par>
<line>
qualidades humanas. Assim, virtudes como, mora*, so*ial, obediência à
</line>
<line>
hiera*qu*a escolar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
governamental, ca**nho, amo* * **c*ção pa*s*ram * compor as qua**dades
</line>
<line>
nec*ssária* ao
</line>
</par><par>
<line>
trab*lh* docente (DURÂE*, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com sua do*trina, * ap*endizagem em uma *ala de au*a *epend*ria de um
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e facilitador, em
</line>
<line>
que o professor deve*ia as*umir *titud*s hu*anistas dur*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rea*iz*ção de suas práticas *ocentes.
</line>
<line>
A didática centr*da n* *essoa valor*zar*a o pr*fe*s*r * o al*n* como indivíd*os. Seu
</line>
<line>
trabal** argum*nto* *ue a relação *ducacion*l pode existir e* um clim* de res*eito mútuo,
</line>
</par><par>
<line>
onde cabe ao
</line>
<line>
prof*s**r dar ao al*no
</line>
<line>
con*ições fa*oráv*i* para desenvolver seu potenc*al
</line>
</par><par>
<line>
***electual e afetivo. E* relação ao contexto *e*te traba*ho, são m*itas a*
</line>
<line>
c**tr*buições *o
</line>
</par><par>
<line>
autor *ara a educaçã* e a sa*** (ROGERS, *974).
</line>
</par><par>
<line>
O educador tem o *apel de a*eitar a pessoa d* aluno, *s **us sentimentos, a* suas
</line>
</par><par>
<line>
o*i*iões com
</line>
<line>
valor p*óprio, c*nfiar nel* sem o julgar. É uma c*nfiança no organismo e
</line>
</par><par>
<line>
huma*o e uma crença nas suas capac*dades como pess*a. Ainda *e acord* com *ua filosofia,
</line>
<line>
o *duca*o* deve mos*rar-se como uma pessoa *e*l, sem má*cara *a r*lação com o aluno. *ssa
</line>
<line>
atitude levari* a rela*ão de pes*oa *ara pessoa, não de um pap*l de prof*ssor *a*a um pape*
</line>
<line>
de alu*o (RO*ERS, 1974).
</line>
<line>
Logo, essa dout*i*a é *dequada a* cont*xto ne*essário para lidar com a t*má*ica das
</line>
<line>
drog*s *ntre *s joven*. Se *s co*dições facilitado*as descritas pelo *sicólogo esti*erem
</line>
</par><par>
<line>
presentes n* relação, o indi*í*uo entra num pro*esso de acei*açã* de si própr*o dos **us e
</line>
</par><par>
<line>
sentimentos, tornand*-se a pessoa *ue des**a ser, *ais flexível
</line>
<line>
n*s suas percepç*es e mais
</line>
</par><par>
<line>
capaz de aceitar os outro*. Ao modificar su*s características pessoais de modo construt**o, o
</line>
<line>
s** humano adota um compor*am**to ma*s ajustado à sua realidade (ROGERS, 1974).
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, são muitas
</line>
<line>
as dific*ld*d*s en*ontradas pelo *s*ado ao pro*er S*úde
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Educação de qualidade para s*a população. Os fatos mostram q*e a ciê*c*a, *o longo de s*a
</line>
</par><par>
<line>
h*stória, evoluiu, qua*do contempl** o
</line>
<line>
conhec*m*nto empíri*o
</line>
<line>
em d**rimento da
</line>
</par><par>
<line>
racional*d*de científica.
</line>
</par><par>
</page><line>
No entanto, *sse *odelo atravessa uma crise, *ue po*e ser co*statad* pelo processo de
</line>
<line>
transformação social sofrido pela sociedade conte*porânea. Como exemp*o, temos * po*reza
</line>
<line>
e*t**ma *e pa*te significativa da população mu*dial, * aumento da* des*gu*l*ades sociais, a
</line>
<line>
degradação am*ien*a* e a *usên**a d* soluções par* esse* *roblem*s (SANTOS, *00*).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 6, art. 13, p. *2*-*42, nov./dez. 2016 ww*4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Programa Saúde na *sc*la *om Enfoque em Drogadiç*o: As Perce*ções da Com*nidade Escolar
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
Em virtude d*s dif*culda*es d* mundo atual, o **manismo *eto*a a visão holís*ica da
</line>
</par><par>
<line>
Medicina *ara todos
</line>
<line>
os d*termin*ntes de s**de das pop*lações. Essa ação inc*ui
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*va*o*izaç*o d*s variantes socia*s, cultu**is, ét*cas hum**as dos processo* de *aúd* e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*oenç* dos *ndi*íduos e da* com*nidades, no sen*ido *e aproximar o c*id*do em saúde das
</line>
<line>
n*cessidad*s das populaç*e* (BINZ, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, emergem as propost*s da hu*anização, tomad* como política, orien**da
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
p*incí**os e compro*etid* não *penas *om ideais t*óri*os, m*s também com modos de *a*er,
</line>
<line>
c*m pr**esso* ef*tiv*s de transf*rma*ão e co* * criaç*o de novas re*lidad*s. Nos *l**mos
</line>
</par><par>
<line>
anos,
</line>
<line>
importa***s
</line>
<line>
pas*os foram d**os
</line>
<line>
para rev*talizar os valores
</line>
<line>
*umaní*ti*o* na saúd*,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**sim, const*uir uma po*ítica naci*nal
</line>
<line>
de humanização como obje*ivo de *ualifica* * SUS
</line>
</par><par>
<line>
(BI*Z, 2*10). Os achados
</line>
<line>
do pre*ente *esqu*sa indicam re*ul*ados positivos em *elação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esses obj**ivos.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
*este tra*alho f*ram utili*ados os fundame*tos vinculados
</line>
<line>
** pesquisas qua*itat*v**.
</line>
</par><par>
<line>
Uso*-s* o
</line>
<line>
**tod* Her***êutico, por meio d* Técnica da Análise de Co**eúdos,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
base*do em categor*as princi*ais que, *onsequente*ente, darão origem às cate*orias
</line>
<line>
especí**cas, construídas pela i*terpretação das ideias p*ese**es nas q*estões abertas ofer*cidas
</line>
<line>
para serem respon*idas pela amost*a (OA*GEN, 199*).
</line>
<line>
As categorias p*i**ipais que, co*sequentemente, darão *rigem a categorias
</line>
<line>
específicas construídas pel* i*terpretação da* ideias. Utili**u-*e a *nter**etação do discurso.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*bé*
</line>
<line>
se abordou o Método Hermen*utic*,
</line>
<line>
acompanhad* da técn*c* da análise de
</line>
</par><par>
<line>
conteúdos. Os ind*ca*ores usados s* co*s*ituem nas *ategorias pr**cipai* * o* registros ma*s
</line>
<line>
significativos consti*u*rão *s cate**rias específicas para cada fal* (OAI*EN, 199*).
</line>
<line>
Esta *etodo**g*a foi escolhida por se enquadrar nos pr*p*sitos des*e trab*l*o, tendo
</line>
</par><par>
<line>
o* m*canismos *recisos par*
</line>
<line>
elaboraç*o e execuç*o do projeto, principa*men**
</line>
<line>
**r
</line>
</par><par>
<line>
propor*ionar a utili*açã* do *étodo de análise de co*teúdo **ra efetuar a análise dos dado*
</line>
<line>
coletados nas entrevist**.
</line>
<line>
Assim, o *resent* *r*b*lho adotou pr*cedimen*os car*c*er*s*icos das **squisas
</line>
</par><par>
<line>
qualit*ti*as, valen*o-se da análise de conteúdo
</line>
<line>
co*o fo*ma de o*g*ni*ar e sistematiza*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
dados cole*ados. Ela busc**, ao mesm* tempo, in***pretar os sig*i**cad** das *xpressões dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 13, p. 22*-242, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. M. G*ze, J. V. L. Robaina
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos e*trevistados, agrupando-as em cat*g*rias temá*icas ou dim*nsões, que emer*em das
</line>
<line>
teori** em que a pesquis* se apoia e nas fal*s d*s int*rlocutores.
</line>
<line>
O plano de análise *o* realizado através da seguinte forma: o *rimei*o passo consis*i*
</line>
<line>
*a leitura das e*tr*vista*, *o* o objetiv* de obter *ma compree*são ger** da s*t*ação. O
</line>
<line>
segund* pas*o f*i a transcrição do c**teúdo. Na terceira *tapa, deve-se faze* a leitura do
</line>
<line>
m*terial *om * finalidade *e ide*tificar suas cat*go*ias, enquanto no quarto passo *labora-*e a
</line>
<line>
síntese final. Esta é feita com a subdivisão *m c*te*orias, dimensões ou temas
</line>
<line>
(GONÇALVES, 2005).
</line>
<line>
A p*pulação da *esquis* *ncluiu a comunidade escol*r e *oi constituíd* p*r pai*,
</line>
<line>
ge*tores do P*E, joven* e professore*. F*ram entre**stad*s três indi*íduos em ca*a *rupo.
</line>
</par><par>
<line>
E*ses *oram ouvidos com * objetivo d* compreende* os s*beres que esses atores
</line>
<line>
sociais
</line>
</par><par>
<line>
possuíam *obr* a problemática da drogadição e como o PSE imp*ctou essa *e*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
I*D *1/2014 - Me*bros da Comun*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Quadr* *- ICD apli*a*o aos *embros da com*nidade
</line>
</par><par>
<line>
CATEG*RIAS PRI*CIPAIS/INDICADORES (CP)
</line>
<line>
TÓPI*O PROPOSTO
</line>
</par><par>
<line>
CP 1.1 - Co*hec*me*tos que as famílias p*ssuem s*br* dr*ga*.
</line>
<line>
Concepções s obr e drogas: us o, *b*so, *ependên*ia e qualidade de vida.
</line>
</par><par>
<line>
C* 1.2 - C*nhe*i*entos adquir*do* nos grup*s de apo** à saúde m*n*al e combate *o uso de drogas do PSE.
</line>
<line>
C**o as família* trabalharam o* objet*vos *o grupo de compartilhar os *a*ores e *tit*des que podem s*r de*cobertos nos *ncont**s, co*o, ** * exem*lo, c*n*ianç*, estima, cuidado, li*ar com *moções ambíguas, reconhecer-se na fala do out*o e po*er *xpressar os pró*rios se*timent*s. Co*he*imentos sobre droga* adqui*idos nas ações dos grupos solidários co* os agentes do PSE.
</line>
</par><par>
<line>
CP 1.3 - Relacion*ment** adolescentes/família/comunid*de.
</line>
<line>
Relacionamentos da família com adolescentes us*ários de droga* Ocorr*nci* de re**çõ*s en**e a escol*, família, c*munidade e sociedade sobre drogas.
</line>
</par><par>
<line>
CP 1.4 - Resultados das at*vidades
</line>
<line>
Houv* *uxíl*o às famílias a *inimizarem os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. **, p. 220-242, no*./dez. 2*16
</line>
<line>
www*.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pro*rama Saúde na *scola com Enfoque em Drogadiç**: *s Percepçõe* *a Comunidade Escolar
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
d*s *rupos *olidári*s d* PSE.
</line>
<line>
fatores de tensão na *elação com
</line>
<line>
seus filhos,
</line>
</par><par>
<line>
identific*ndo
</line>
<line>
fator*s
</line>
<line>
e at**udes protetora* na
</line>
</par><par>
<line>
prevenção de
</line>
<line>
riscos para o des*nvolvimen*o da
</line>
</par><par>
<line>
criança e estim*lar a integraçã* de **ns hábitos no
</line>
<line>
c*tidiano das relações *amili*res?
</line>
</par><par>
<line>
H*uve re*ução ou eliminação do us*
</line>
<line>
d* drogas
</line>
</par><par>
<line>
pelos jovens d*corrente da participação das
</line>
<line>
*am*lias nos gru*os de ap*io do PSE.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adapt*do ** Robaina (2*07).
</line>
</par><par>
<line>
*CD 02/2014 - M*diado*es dos grupos intersetori*i* de *iscus*ão *e ações de sa*de mental
</line>
<line>
no terri**rio *s*olar.
</line>
<line>
Quadr* 2- IC* aplicado ao* gestores/mediadores *o PS*.
</line>
</par><par>
<line>
CATEGORIAS P*INCIP*I*/INDICADORES (CP)
</line>
<line>
TÓPIC* PRO*OSTO
</line>
</par><par>
<line>
CP 2.1 - Conhecimentos que o* memb*os *os GTI po*suem sobre d*ogas.
</line>
<line>
Conhecim*nt*s qu* possui sob*e d*o*as. Co*hecimento sobre o(s) tipo (s) de d*og*s qu* cheg*m * escola * como chegam.
</line>
</par><par>
<line>
*P 2.2 -.Avali*ção e dif*c*ldades enc**tradas durant* o trabalho de impla*tação dos g*upo* *e trabalho intersetoria* do PSE.
</line>
<line>
O g**po foi uti*i*ad* como es*a*o de *perfeiçoament* de pessoas e instituições para a reali*açã* de um trabalho comum, si***mát*co, ju*to aos próprios *r*ba*hadores de saúde e educação, ampliando sua cap*c*dade de compreensão e inter*enção sobre * mund* e so*re si mesmo? Por meio dos gr*pos, os *rofi*sionais *e saúd* e educação *nco**ram-s* para si*t*ma*i*ar, ref*etir * orga*izar coletivamente a p**moção *a *aúde mental n* territó*io escolar? H*uve demand* de encaminhamento pela eq*ipe de s*úde *e algum j*vem pa*a o*tros serv*ços? Esse atendi*ento foi implicado ou *eduz*u-se a um *rocedimento bu*ocrático?
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 13, n. *, *rt. 13, *. 220-*42, nov./dez. 2016
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. M. Gaze, J. *. L. Roba*n*
</line>
<line>
228
</line>
<line>
Em caso de encaminha**nto implicad*, o responsável
</line>
<line>
participou ativamente de to*o o process* *e chegada do
</line>
</par><par>
<line>
ca*o a **u novo
</line>
<line>
destino?
</line>
<line>
O m*diador perman*c*u
</line>
</par><par>
<line>
a*en** e a*ivo
</line>
<line>
n* aco*pan*amento *a sit**ção,
</line>
</par><par>
<line>
artic*l*nd* e construindo *ma *ede *e atenção int*gral?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de Ro*aina (2007).
</line>
</par><par>
<line>
IC* 03/201* - Jovens
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o *- ICD apl*cado aos jovens dr*g*ditos da escola em qu*s*ão.
</line>
</par><par>
<line>
CATE*ORIAS PRI*CIPAIS/IN*ICAD**ES (C*)
</line>
<line>
TÓ*ICO *R**OSTO
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.1 - Conheci*entos sobre droga*.
</line>
<line>
Concepção so*re drog*s: us o, abuso, **pendência e qualidade de v*da. Ac*sso e *quisi*ão de *rogas: conheciment*s *xistentes pr**iamente e o* ad*uiridos. Hist*ric* d* seu **esso a* consumo de drogas. Influências q*e definiram s*r um us*á*i* de drogas.
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.2 - R*açõ** e s*ntomas do uso de drogas.
</line>
<line>
Situaçõe* em que sente nece*sidade de usar a **oga. Re*ções que sen*e q*ando utiliza d*ogas.
</line>
</par><par>
<line>
*P 3.3 - Per*pectiva de vida/f*tu*o xuso de droga*.
</line>
<line>
Pers**cti*a de vida *omo usuár*o de d**gas.
</line>
</par><par>
<line>
*P 3.4 - Relações do* adolescentes * * consumo de *rogas na escola.
</line>
<line>
Relações que e*tabel*ce *o ser *m usuário, q*ali*ade de vida e * vida atual (r*lações intra e int*rpessoa*s).
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.5 - *va**ação dos grupos e*tr* *ares *o PSE, para fome**o do protagon*smo da infância, adole*cênci* e juvent*de no manejo *e conflit*s no ambie*te escolar, p*ra es*ol*s do e*sino fu*dam**tal *
</line>
<line>
A *ro*oção da sa*de m*ntal junto a c*ianças, adolescentes e jovens obteve suc*sso n* objetivo de construir múltip*as r***ções de inter*ependência e de protagonismo? Foi atingido o objetivo da cri*ção de grupo*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*s*na, *. 13, n. 6, art. 13, p. 22*-242, nov./dez. *016
</line>
<line>
ww**.fsane*.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Programa Saúde na Escol* com E*foque em **ogadição: As Percepçõ*s da C*munidade E*co*ar
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
médio.
</line>
<line>
entre par*s para manejo *os c*nfli*os
</line>
<line>
na
</line>
<line>
escola, valor*z*ndo o ato reflexivo pa*a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
co*strução col*tiva de camin**s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
solidariedade e inclu**o?
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Adaptad* de R*baina (20*7).
</line>
</par><par>
<line>
ICD 04/201* - Professores
</line>
</par><par>
<line>
Q*a*ro 4- ICD *pl*cado aos profe*sor*s.
</line>
</par><par>
<line>
C*T*GO*IA PRINCIP*IS/INDICA*OR*S (CP)
</line>
<line>
*ÓPICO *RO*O*TO
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.1 - Conhecimentos sobre drogas.
</line>
<line>
C*nh**ime*t*s que possui sobr* drogas. Co*hecime*to sobre o(s) tipo (s) de drogas que chegam à escol* e como chegam.
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.2 - C*nhecimentos adqu*ridos.
</line>
<line>
Font* d* obt*n*ão e/ou caminhos **ra o *ce*so a*s conhecimen*os s*bre dro**s.
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.2 - C**h*cimentos adquiridos - avaliação dos cursos de capaci**ção aos pro*esso*es vinc*lados ao PSE.
</line>
<line>
Op*nião sobr* os *urs** de capac*tação vi**ulados ao PSE,
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.3 - Conhecime*tos da experiênci*.
</line>
<line>
Como se relaciona co* ado*e*centes q* e usam drogas, no cotidiano da e**o*a.
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.4 - *elac**namentos *dole*centes/família/***un*dade.
</line>
<line>
Op*ni*es dos *rofessores so*re o c**sumo de d*ogas pelos ado*esc**tes. *i*tór*co em relação ao uso e/ou vivência c*m dr*ga* e/o* usuári**. D**i*uldades encontr*das no relaciona*e*** c*m *dolesc*ntes qu* usam drogas.
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.5 - Pr*venção ao uso *e d*ogas.
</line>
<line>
C om o você trata em suas aula* da prevenção ao uso d* drogas. Opinião *o*re *s práticas pe*agógicas na escol* sobre o uso d* droga*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 13, n. 6, a*t. *3, p. 22*-242, *ov./dez. 2016
</line>
<line>
**w*.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. *. Gaz*, J. *. L. R*baina
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Ada*tado de R*ba*na (2007)
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU*TADOS E D*SCU*SÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s result*dos das entrevistas com o* pais de alu*os, membros da *om*nidade,
</line>
</par><par>
<line>
*ostram uma com*nidad* que já *om*ço* a perc*ber que e**ste
</line>
<line>
algu* tipo de apoi*
</line>
</par><par>
<line>
governamental para o tr*ta*ento das *rogas, *pesar
</line>
<line>
*e se*tir essa
</line>
<line>
a*uda *inda dista*te, d*s
</line>
</par><par>
<line>
trê* e*tre*i**ad*s, doi* r**ata*am total d**co*hecimento das ações *o *rograma. ** entan*o,
</line>
<line>
As en**evistas mostraram q*e o conheci*ento sobre *rogas da comuni*ade * *autado
</line>
<line>
no senso comum e na casuístic* de **ber que certa vi*inha t*nha um fi*ho que usava *rogas,
</line>
<line>
porém o Estado nada **z *or ele, por *xemplo. Aqui, e*tão, temos uma l*mitaç*o do estudo.
</line>
<line>
Ao escolh*r a abor*a*em q*alitativa do estudo de c*so, n*o tem*s um núme*o exp*ess*vo de
</line>
<line>
*ntrevistas com o* participante* para *erificar se r*a*men*e não houve ap*io *o Programa, ou
</line>
<line>
se * famíl** e**revistada não teve *cesso por desconh*cime*to da* suas atividades.
</line>
</par><par>
<line>
No ent*nto, a *antagem da
</line>
<line>
entrevista *ualitativa foi p*d*r
</line>
<line>
se aprofu*dar *os diz*res
</line>
</par><par>
<line>
*os indiv*duos. Um me*bro da comunidade *firmou, de forma positiv*,
</line>
<line>
que c*nhecia as
</line>
</par><par>
<line>
ações d* combate à drogadiçã* do Programa, *e*terou q*e os
</line>
<line>
c*rsos são *ferec*dos para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
qu* procur*m ajuda e *ensa que o consumo *e dro*as dim*nuiu naquela esc*la.
</line>
<line>
Assim, podem** observar que o res*ltado pode ser conside*ado p*sit*vo, uma vez que
</line>
</par><par>
<line>
existe um início de trabalho promissor dos
</line>
<line>
grupos de *poio e t*atament* p*ra as famílias e
</line>
</par><par>
<line>
jovens. O *ra*alho de *ammes (2*05) rea*i*ma a imp**tância do tra*amento do* i*divíduo*
</line>
<line>
através dos gr*pos de trabalho inters**or*ai*.
</line>
</par><par>
<line>
É conhecido qu* * objetivo das a*ões que *omb*tem a
</line>
<line>
dr*gadição é diminuir
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
máx*mo o *úmer* d* usuá*i*s e *amília. Então, am*liar o atendimento aos jo**ns
</line>
<line>
*suários,
</line>
</par><par>
<line>
n*s níve*s pr*mário, secundá*io e te*ciário, *ind* é um i*portante de*af*o para qua*qu*r
</line>
<line>
instit*ição que *enha o *rop*sito de prom*ver * comb*t* ao uso de drogas, segundo Ospina-
</line>
<line>
*iaz e Manrique-Abril (2*14).
</line>
<line>
P*r sua vez, os res*ltados com os servidores q*e a*uam no Programa indic*ram pontos
</line>
<line>
positiv*s iniciais, bem com* a* dificuldade* en*rentadas.
</line>
<line>
Os r*su*tados mostra*a* qu* os g*s**re* do PSE s* most*aram mais bem preparados
</line>
</par><par>
<line>
para *id*r com a tem*ti*a das
</line>
<line>
drogas do
</line>
<line>
que o* **o**ssor*s. *elatar*m t*mbém q*e
</line>
</par><par>
<line>
par*iciparam de c**so* of**ec*dos pelo
</line>
<line>
pode* públ*co *omo
</line>
<line>
fo*ma de educação conti*uada.
</line>
</par><par>
<line>
Dos t*ês servidores
</line>
<line>
*ntrevistados, uma *ra a prof*sso*a re*ponsável por coordenar o PSE na
</line>
</par><par>
</page><line>
unidad* escolar, e acumulava suas funçõe* regu*a*es com as ati*idades *o Prog*ama.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres**a, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-242, *ov./dez. 2016 www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Progr*ma Saúde na Escola com Enfoqu* em Droga*i*ã*: As Percepç*es d* Comu*idade Escol*r
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
A edu*a*ora revelou que a e*cola se utili*a de fo*ça policial par* abord*r o* u*uá*ios *
</line>
</par><par>
<line>
*p**ender as substâ*cias. A abordage* repres*ora está *e**o substituída pelo Progr*ma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Redução de Danos, de
</line>
<line>
*cordo *om *efferman, (2006). A vantagem dessa abordagem
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
humanizar a fo*m* de lidar c*m a d*oga*ição, f*c*nd* as açõe* na prevenção e nas causa* do
</line>
<line>
p*oble**.
</line>
<line>
As demais e*trev*sta*as, u*a assistente s*cial e uma enfermei*a, *oram servidoras do
</line>
<line>
posto de *aúde, no que t*abalham *m **njunt* com a *scola. Essas são as r*spon**veis pel*
</line>
</par><par>
<line>
**renciament*
</line>
<line>
dos *rupos de con*ivência interseto*iais que objetivam dar su*orte aos
</line>
</par><par>
<line>
drogadito* e *amiliares.
</line>
<line>
A interpretaç*o do conteúdo da* entr*vis*as indi*ou que a peça-cha*e para o sucesso
</line>
<line>
da reabili**ç*o *o* jovens usuá*ios é * **tere*se das fa*ílias e* encam*nhar-*os ao *e*tro *e
</line>
<line>
sa*de. Os relatos mostraram que os pais **teressados em tratar seu* *ilhos obtiveram sucesso,
</line>
</par><par>
<line>
indicando que existe o aparato go*e*nam*ntal para auxílio do
</line>
<line>
problema, *esmo que
</line>
<line>
ain*a
</line>
</par><par>
<line>
ins*ficie*te ** pouco d*vulgado. *sse* res*ltados são *on*istentes com o* *chados de Varga*
</line>
<line>
(2013).
</line>
</par><par>
<line>
A interpretação dos result*dos dos al*nos mostra que o usuári* de dr*g** *
</line>
<line>
frágil,
</line>
</par><par>
<line>
porque acha *ue algo r*im como a *roga pode *he *razer fe*icid*de, segundo Roba*na (2007).
</line>
<line>
Esta constataçã* é tamb*m comen*ad* pe*os ado*esce*tes em *uas entrevistas. *firmam ele*
</line>
</par><par>
<line>
q*e, se um jovem estive* *raco
</line>
<line>
emocionalmente, este fator
</line>
<line>
pode** lev*-lo ao uso de
</line>
<line>
*ro**s.
</line>
</par><par>
<line>
Situações c*mo esta* *ão comuns hoje no universo *o* *suários.
</line>
<line>
E*tes adole*centes est*o *em vínculos, com autoestima baixa e sem *umo para as suas
</line>
</par><par>
<line>
vidas, de a*ordo *om Robai** (*007). P*ecisa de ajuda e, na maioria da*
</line>
<line>
vezes, *sta ajuda
</line>
</par><par>
<line>
deve vir de casa ou da escol*, através de projetos d* prevenç** e tratamento, como o P*E.
</line>
</par><par>
<line>
A entrevi*ta *om os alunos mostra
</line>
<line>
o caráter multifat*r**l
</line>
<line>
da drog*dição: c*u**s
</line>
</par><par>
<line>
fa*iliares, so*ioec*nômicas e falta
</line>
<line>
de apoio
</line>
<line>
do Es*ado e ref*et* * di*iculd*de em reduzir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
incidência do *roblema, se**nd* Barros e *illon (2007). Os r*latos *os *lunos ilu*t*aram as
</line>
<line>
di*i*u*dades enco*tradas pelos atores po**tic*s ao lidar com a temática.
</line>
</par><par>
<line>
*s a*unos entre**s*ado* *o*trar*m-se *ragil*z*dos
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
histórico do u*o de drogas.
</line>
</par><par>
<line>
*ota-*e *ambém que *a com*nidade esco*ar o uso de *rogas dimin*iu *m relação um a
</line>
<line>
passado recen*e. É um ref**xo de todos os e*f*rços em referente ao co*bate às d**gas feitas
</line>
</par><par>
<line>
rece*temente. Porém, existe um viés:
</line>
<line>
os alu*os usuári*s, que s** minoria, *omeçar*m a se*
</line>
</par><par>
<line>
i**lados pelos dema*s jov*ns. E*se f*to em nada aj*d* n* reabilitação dos d*ogadi**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-242, nov./dez. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. M. Gaze, *. V. *. Rob**na
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
Está l*tente o desafio que a comun*dade escolar precisa enfrenta*. O obje*ivo deve s*r
</line>
<line>
**i*te*r*r *sses jovens à sociedade ** for*a saud*vel, resp*itando o se* humano. * um
</line>
<line>
des*fio possível d* ser vencido.
</line>
<line>
O sentimento *o pesqui*ador é *e que o conhecimen*o dos educado*es é pa*c*al,
</line>
</par><par>
<line>
ger*ndo
</line>
<line>
***es passivas de *nfrentar o p*oblema. A qu*stão da drogadição p*rece ser
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
proble*a paralelo,
</line>
<line>
distan*e ou desfragmentado da r*tin*
</line>
<line>
escolar. A fal*a de c*pacitaçã* do*
</line>
</par><par>
<line>
pr*fe*sores no assunto os impede d* ter uma *ção mais pr*ativa, pr*ventiva e ef*caz para lid*r
</line>
<line>
com o problema.
</line>
</par><par>
<line>
É impor*ante destacar q*e os
</line>
<line>
c*rsos de cap*citação ofer*cidos *elo P*E, foram
</line>
</par><par>
<line>
dis**nívei* para os edu*adores. P*ré*, *enhum p*ofessor *aquela
</line>
<line>
es*ola se inscreve*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
curso. Infelizment*, *ão foi possível avaliar a qualid*de
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
cursos, *orém
</line>
<line>
dev*-se dest*ca*
</line>
</par><par>
<line>
*ue est*vam disponív*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*bé* *xiste a intersetoria*id*de com a U*idade de *aúde e os p*ofission*is da
</line>
<line>
assistência social. Fisicamente, as u*idades d* *nsino e saúde tamb*m s*o próximas * existe o
</line>
</par><par>
<line>
*ntercâ*bio
</line>
<line>
e*tre os serviços. *s re**tos m*str*m f*eque**es reuniões
</line>
<line>
e
</line>
<line>
palestr** com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
alunos voltados *ara as açõ*s do P**.
</line>
<line>
O cen*rio amo**ral *oi de um trabalho que está n* *nício, porém prom*sso*. Pod*mos
</line>
<line>
*maginar uma estrutura pronta para f*ncionar, fa**ando apenas *m bom "o**ra*or". *
</line>
<line>
**teressant* rel*tar o sentimento de *u* o uso e, principalmen**, o tr*fico ** droga* dentro *a
</line>
<line>
*scola parece diminuir. Os us**rio* são identificados, porém ainda pre**sa* re*eber a*ençã*
</line>
<line>
e*pe**alizada, c*id*dos *ue são * fo*o das açõe* d* Saúde *enta* do Programa.
</line>
</par><par>
<line>
Um* *ificulda*e notada fo* a
</line>
<line>
carga hor*ria da respon*ável pe*o Programa naq*el*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ade. A professora encar*egada de coo**enar o PSE tamb** *ossui atribuições, *lém das
</line>
<line>
e* questão, o que d**iculta mu*t* a *m*lantaç*o *as açõe*. L*go, o PS* func*ona como um
</line>
<line>
encarg* par**elo na *á atribulada *ida profissional desse indiv*duo.
</line>
<line>
Com a realização des*a p*squisa, alguns aspec*os relev**tes p**mitem que sej* levado
</line>
<line>
em *ons*deraçã* quanto à temá*ica *as dr**a*, e como o p*der *úbli*o pode auxilia* no seu
</line>
</par><par>
<line>
enfrentamento. Partin*o de*ta
</line>
<line>
pr*missa, é
</line>
<line>
*ossível recome*dar um tra*alho m*is amplo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ivulgação ** pr*b*emát*ca das dro*a* na c*muni*ade leig*. E*sa açã* é im*ortante para
</line>
<line>
prevenir *s novos c*sos de drogadição e *uxiliar n* t*atamento dos jov**s dr*gad*tos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. 1*, n. 6, art. 13, p. 220-242, *ov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Programa Sa*de na Escola com Enfoque em Drogadição: As Percepç*es da *omunid*de Escolar
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *nálise e Discussão: *nstru*ento de Coleta de Dados **/2014 - *amílias Dos Jov*ns
</line>
<line>
Quadro 5 - Apr*s*ntação *os resultados
</line>
</par><par>
<line>
CAT*GOR*AS PRINCIPAIS/IND*CADORE* (CP)
</line>
<line>
RESPOSTAS DOS ENTREVISTADOS
</line>
</par><par>
<line>
CP *.1 - Conhecimen*** que as fam*lia* possuem sob*e drogas.
</line>
<line>
As drogas af*t** a quali*ade de **da das fa*ílias dos *suár**s (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
*P 1.2 - Conhe*im**tos adquiridos nos gr*pos d* apoio à saúde mental e *ombate a* uso de d*oga* do PSE.
</line>
<line>
O curso é ofere**do, *as deveria ser melhor divulgado (1/3). O curso não é oferecido (2/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 1.3 - *elacionament*s adolescentes/famíli*/comunidad*.
</line>
<line>
A problemática *as d*og*s destrói o a*biente familiar (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 1.4 - Resultados das ativid*des dos grupos solidários do PSE.
</line>
<line>
A p**blemática das **oga* *st* aument*ndo, apesar dos es*or*os do **ve*no (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *daptado ** Roba*na (2*0*)
</line>
</par><par>
<line>
2.* Aná*is* e Disc*ss*o: *nstru*ento de Coleta de Dados 02/2014 - Ges*ores dos gru*os
</line>
<line>
de tr*balho
</line>
<line>
Quadr* 6 - Apresen*ação dos resultados
</line>
</par><par>
<line>
CATEGOR*AS *RINCIPAIS/IND*CAD*RES (*P)
</line>
<line>
*ES**STAS DOS *NT*EVISTADO*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
A secre*aria de e*ucação já dis*onibili*ou algun* c*rsos a respei*o do uso, da depen*ência. **s procuram*s nos at*alizar a respeito, por esta* l*d*ndo com *sso dentr* da escola (2/3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **re*ina PI, *. 13, *. 6, *rt. 13, p. 220-242, nov./*ez. *016
</line>
<line>
ww**.fsan*t.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. M. Gaze, *. V. L. R**aina
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
CP 2.1 - Conh*cimentos que *s mem*ros **s GTI possue* sobre dr*g*s.
</line>
<line>
N*o tive tr*in*m*nto par* atuar na *emátic* das *rogas (1/*). Maconha é a droga mais utilizada, s*bem*s os efeito* que c*us*m (*/3). O crac* e * ál*ool s*o drog*s que afetam indivíduos de todas as idades, devido ao fácil ac*s*o (1/3). O u*uário de *rack aprese*ta eleva*os índices de dependência (2/3). O* *suário* vendem *e tudo, até m***o *eus fil*os, por causa *a drog* (1/3). Os alunos le*am a droga *r a dentro da escola (2/3). *uando nec*s*ário, pedimos auxílio pol*cial para r*vist*r a escola (1/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 2.2 - Avaliaç*o e di*icu*da*es encontradas durante o trabalho de impl*ntação d** gr*pos de trabalho i*terse*orial do PS*.
</line>
<line>
Os pro*i*sionais da Assistê*cia S*cial e da *aúd e *stã* presentes nas **ões *o P*E (3/3). *m rela*ão às *ro*as, a *itua*ão amenizou bastante. **sa é uma política da di*eção d* esco*a de coibir * *so de dro*as, i*d**ende*te do PSE o *o*b**e já vi*ha se**o fe*to (3/*). Fazemos operaçõ*s conjunt*s com a p*l*cia mil*tar, *or inici*t*va da escola. **sas opera*õ*s p*ssu*m alguns entraves, mas uma ope*a*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Ter*sina, v. 13, *. 6, ar*. 13, p. 220-242, nov./de*. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *rogr*ma *aúde na Escola co* Enfoque em Drogad**ão: A* Percepções da Comunidade E*co**r
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
*ficaz são as
</line>
<line>
operações co* os c**s da polícia
</line>
</par><par>
<line>
(1/3).
</line>
</par><par>
<line>
Est*mos executando p*lestras infor*ativas nas
</line>
</par><par>
<line>
*scola* com pe**oas que já *oram
</line>
<line>
us uár i os e *ão
</line>
</par><par>
<line>
s*o mais (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
O* jov**s qu* *uscam tratamento, *ue vest*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*misa, apr*senta* b*ns resu****os (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
Nós temos * auxilio *o cen*r* de saúd*, *igado *o
</line>
<line>
Progra*a. A nossa maior dificuldade é a família
</line>
<line>
do j*vem (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
A* dem*is **i*idades
</line>
<line>
do PSE foram *m*lantadas,
</line>
</par><par>
<line>
como a avaliação oftalmológica dos meninos e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
odontológica, *ue sã* a* o*tras aç**s *o PSE
</line>
<line>
(1/3).
</line>
<line>
E*is*e o *r*b*ema de falt* de acesso ao CAPS
</line>
<line>
(2/3).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de Robaina (200*)
</line>
<line>
2.3 Anál*s* e Discussão: Instrument* de Coleta de D*dos **/2*14 - Jovens
</line>
<line>
Q*adr* 7 - Apresentaç** dos r*s*ltados.
</line>
</par><par>
<line>
CATEGORI* *R*N*IPAI*/INDICADORES (CP)
</line>
<line>
RE*POSTA* DOS ENTREVIS*ADO*
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.1 - Con*ecimen*os dos jove*s sobre *rogas.
</line>
<line>
Dr*gas é o contato com qualquer su*stân*ia, não seja le*a**zada, q*e afetam a vida da* pessoas, prej*dicando a saúde (3/3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 22*-24*, nov./dez. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. M. Ga*e, J. V. L. Roba*na
</line>
<line>
*36
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*á fui usuário de drogas (*/3). A m*conh*, trazid* d* forma escondida pelos alu*os para d*nt*o da e*c*la, é a droga mais *sada (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP *.2 - Reações e sin*omas *o uso de drogas.
</line>
<line>
Influ*ncia do grupo s*cial como fa*or dese*cadeante do uso (3/*). O jovem *e sen*ia agres*iv* e alt*rado psicolo***amente (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP *.3 - Pers*ectiva *e vida/futu*o x uso de drogas e as r*laçõ*s dos **olescent*s e o c*nsumo de drogas na escol*
</line>
<line>
Os j*vens us uá* i *s não p*s s u* r *o p*rspec*iva de vida (3/3). Jov*n* usuários sofrem p*econc*ito dos demais colegas (3/*).
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.* - Avaliaçã* dos gr*pos ent*e pares do P*E, para fom*nto do pro*agonismo da i*fância, adolescência e juve*tude no m*ne*o de conflito* no ambiente es*olar, para escolas do ensino fundamental e médio.
</line>
<line>
*á tive acesso aos grupos de *poio entre os colegas, mas *ão quis ir. (2/3). Nunca partic*pei, nunca me of*r*ceram para p*r**cipar do curso 1/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 3.5 - *revençã* ao uso de drogas.
</line>
<line>
A *i*icu**ade peda*ógi*a é grand*, As práticas pedagó*icas se resum*m a *lgu**s pa*e*t*a* **bre drogas (3/3). **mo pre*e*ção, procura or*entar u* ando *tividades *m *al*, *s *rejuízos *ue a droga *a* (3/*). O gov*rno p*de*ia dar *elhor o*ient**ão a*s professores, cri** u*a s**ana de ativi*ad*s so**e o **sunto (1/3).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*aptado de Rob*i*a (2*07)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Ter*sina, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-*42, nov./*e*. 2*16
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Programa Saúde *a Es*ola com Enfoqu* em Dr*gadição: As Percepções da Comuni*ade Es*olar
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
*.4 A*álise e Discussão: Inst*um*nto de Coleta de Dado* 04/2014 - Profe*sores
</line>
<line>
Quadro 8 - Apresen*ação do* r*sultados.
</line>
</par><par>
<line>
CATEGORIA *RINCIPAIS/IN*I*ADOR*S (CP)
</line>
<line>
RESPOSTAS *OS ENTR**ISTA*OS
</line>
</par><par>
<line>
*P 4.1 - Conhe*im*ntos *o*re d*og*s. CP 4.2 - Conhecim*n*os **quirido*.
</line>
<line>
*rog** é contato com q*alquer s*bs**ncia, qu* não se*a lega*izada, que os alunos possam usar (1/3). O conhecimento nós buscam*s n* int***et (3/3). A *aconha, trazida de f*r** esco*d*d* pelos a*uno* para den*ro da escola, é a droga mais *s*d* (3/3). *m relação à *ualidade de vida, eles **cam *g*essi*os, pe*sam que * que fa*em é o correto (1/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.3 - Conhe*i*entos d* expe*iência.
</line>
<line>
O co*sum* est* dim*nuindo aqui, m*s n*s sa*emos que e*es aind* us*m (1/3). Os jovens u*uários acabam e*teriorizand* * uso (1/3). A últim* apreensão de drogas foi há cinco anos (1/3). Em relação à **rma de lidar com esses aluno*, proc*ro *ão separa* esses jovens
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-242, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. A. M. Gaze, J. V. L. Robaina
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
dos outros al**os (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP 4.4 - *ela**onamentos **olescentes /famíli*/ comunidade.
</line>
<line>
*s alu*os us*m dro*as por falta d* o*i*nta*ão, f*lta de apoio fa*iliar * más influê*cias (3/3). Os men*nos são * maioria dos usu*rios (1/*). *m dos maiores problemas da **og*dição é * in*requê*cia escolar (1/3). Uma das *ausas do uso de drogas é a *aix* cond*ção soc*al e a facilidade de obter * dr*g* (2/*). Os relacionamentos são difíceis, os *luno* f*cam viol*ntos, *gressivos e desinte*essado* em fazer as aulas (3/3).
</line>
</par><par>
<line>
CP *.5 - *re**nção ao u*o de drogas.
</line>
<line>
A d*ficuldade pedag**ica é grande, As prá**c*s pedagógicas se resumem a algumas pal*stras sobr* drogas (3/3). Como *revenção, procu*a o*ientar usa*do ativi*ades e* sala, os p*e**ízo* que a droga faz (3/3). O *ove*no poderia dar m**hor orientação aos profes*ore*, **iar um* s*mana de atividades *obre o *ssunt* (1/3).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de Robaina (2007)
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-*4*, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *rograma Saú*e na Escol* com Enfoq*e em Drogad*ção: A* Percepções da C*munidade Escolar
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
Existem ações públic*s, c*mo o *SE, que podem auxil*ar n* *omb*te às drogas, ma*
</line>
</par><par>
<line>
são d*sconhecidas pe*a comu*idade. Podem-se
</line>
<line>
alcançar ** famí*ias at*avés
</line>
<line>
de ca*panh*
</line>
</par><par>
<line>
antidr*gas na televisão, veícul* *uito u*ilizado pelo perfil *a comun*dade * ser ins*ruída.
</line>
<line>
Pode-se ampliar o campo de at*ação dos grupos de apoi* int*rdis*iplinar pr*movid*s
</line>
</par><par>
<line>
pelo poder público, a*ravés de instruç**
</line>
<line>
das ***ílias
</line>
<line>
dos drogaditos e conscientiza*ão da
</line>
</par><par>
<line>
importân*ia das famí*ias n* recuperação dos jo*ens. Os se*vidores do *r*gra*a con*eguiram
</line>
<line>
conscien*iz*r as fa*ílias através de visi*as espe*ífica* ao* lares *os jovens droga*i*os. Açã*
</line>
<line>
que já oc*rre no *rograma Saúde *a Famíli*. *s vi*itas devem ser amplia*.
</line>
<line>
Impõe-se fixar um *ducador p**a cui*ar excl**iva*ent* do Program* *aúde na
</line>
<line>
*scola. Es** condu*a serv**ia tanto p*ra os profess*res da esc*la qu**to para os se*v*d*res d*
</line>
<line>
pos*o de saúde. O trabalh* desses profissio*ais fica prejud*cado pelo acúmulo de funções e os
</line>
<line>
jovens deix*m, *ssim, de receber a atenç*o *ecessária. Convém uma gratificação s*lari*l **ra
</line>
<line>
o *e*v*do* qu* se *ispuser a ficar exclu*i*am*nte n* Programa.
</line>
<line>
Outra sugestão é iniciar a im*le*entação do Programa de Redução de D*nos na
</line>
<line>
Un**ade Escolar p**quisada e n*s *emais e*colas da re*e pú*lica. Como vi*to, a abor*agem
</line>
<line>
**pressora a*nda es*á presen*e. Pod*-se *nsta*ar um* enfermari* em cada u**dade e*colar, com
</line>
</par><par>
<line>
o a*ompan*a*ento de um enfermeir* fi*o e médi*o em
</line>
<line>
es*ala de rodízi*, p*ra acompanhar
</line>
</par><par>
<line>
os **ve*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ode-se f*rt*l*cer o tra*alho de inclusão soci*l dos drogadito* *o *mbi**t* esc*lar,
</line>
<line>
pe*a divul**ção dos grupos de apoio e*tre os pares. F*z-s* necessário estimular os j*vens não
</line>
<line>
e*vo*vidos na tem*ti*a a a*xiliar *a recu*eração dos colegas qu* apr*sen*am o pro*lema. *
</line>
<line>
inclusão s*cial * *em-vin*a nesse *aso.
</line>
<line>
No*sa pe*q*isa mostr*u q*e muito* jovens *saram drogas motivadas pelo exempl*
</line>
<line>
d*s i**i*íduos *os grup*s de convi*ência. Muitos desses jovens possuem fam*lias
</line>
<line>
estrut*r*d*s, qu* não os dei*aram se a**ofundar na drogadição.
</line>
<line>
O sentim*nto deixa*o p*r essa col*ta de dados indico* um *ú*er* menor de jov*ns
</line>
</par><par>
<line>
**m *roblemas sever*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
estru*uração fa*iliar e sinais clín*c*s de prof**da d*ogadiç*o,
</line>
</par><par>
<line>
caso* ma*s **mple*os de serem tratados. Como **sto, *xistem muitos fator*s *ue *ontribue*
</line>
<line>
para o uso d* d*ogas entre os jovens, mas n*m todos *e encontram ao alcance dos gestore* do
</line>
<line>
Pro*rama. No entanto, estimul*r *s pr*fessores a se ca*acitar é um deles.
</line>
</par><par>
<line>
V*em-se difi*uldade* * serem venci*as, po*ém *ota-se a possibi*idade real
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atend*m*nto ao* jovens dessa escola do b*irro de Ceil*ndia, DF, se
</line>
<line>
forem e*p*e*ados
</line>
</par><par>
<line>
mai**es esforços *e todos os atores polí*icos envolvi*os n* proces*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina P*, v. 13, *. 6, ar*. 1*, p. 220-24*, no*./dez. 2016
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w*w4.fsanet.com.*r/re*ista
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Fi*ura1 - Escol* pesquisad*.
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F*gura 2 - Comprovação das at*vidad*s do *SE na *scola.
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ww**.fsanet.com.b*/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)