<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-242, nov./dez. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.13 </line>
</par>
<par>
<line> O Programa Saúde na Escola, *om Enfo*ue em Drogadição: As Percepções d* C*munidade </line>
<line> *sc*lar </line>
<line> Th* *ealth Assista**e at School, W*th Focus on D*ug Ad*c*tion: Perc*ptions of the **hool </line>
<line> *ommunity </line>
</par>
<par>
<line> *iní*ius de *b*eu Muss* Gaze </line>
<line> Doutor em Ciênc*as *a Educação pela ***versidad* Evangélica do P*raguay </line>
<line> Pr*fessor da Un*versidade Euro-a*er*cana </line>
<line> Email: vini*iusgaze@y*ho*.com.br </line>
<line> Jo** Vicent* Li*a Robaina </line>
<line> Do*t** em Educa*ão pela Universi*a*e do Vale d* Rio dos Sino* </line>
<line> Professor da Univ*rsi*ade Federal d* Rio *ra*de do *ul </line>
<line> Email: j*se*o*aina1326@*mai*.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: V*nícius de Abreu Mussa Gaze </row>
<row> Ende*eço: Sqs 113 Bloc* D *p*o. *06 *sa Su* Bra**lia- </row>
<row> DF. Cep 70.376 - 0*0 </row>
<row> *nder*ço: José Vic*nte Lima **b*ina </row>
<row> Endereço: Rua Silvio *oares, *4*6 Casa 135 **i*ro </row>
</column>
<column>
<row> E*itor Cie*tífico: Ton** Kerley d* Alenca* Rodrigue* </row>
<row> Arti*o recebid* em 25/08/2*16. Últ*ma versão </row>
<row> **cebida em *5/09/2016. Aprov*do e* 1*/09/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Camaqua Port* A*egre-RS *EP 91.92*-*60 </row>
</column>
<column>
<row> Ava*iado pelo sistema Tri*le Rev**w: Desk Review a) </row>
<row> pelo Edito*-Chefe; e b) *ouble Blind Review </row>
<row> (avali*ção ce*a *or dois av*liadores *a ár*a). </row>
<row> *evi*ão: Gramatica*, Normativa e de Format*ção. </row>
</column>
</par>
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<line> O Prog*ama *a*de na E*cola com Enfoque em D*ogadição: A* Pe**epções *a Comu*idade *s*olar </line>
<line> *21 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O Progra*a Sa*de na Escola é um* política públic* f**er*l pactuad* entre as áre*s de *aúde </line>
<line> e Educa*ão, com a fin*lidade de prestar atendimen*o b*si*o de saúde direto nas escolas </line>
</par>
<par>
<line> *úblic*s mu*icipais. O objetivo da </line>
<line> pesq*isa foi </line>
<line> de a*ali*r </line>
<line> as perce*ções da comunidade </line>
</par>
<par>
<line> escolar so*re os resu**ados do Programa, com enfoque n* d**ga*ição e ve**fic*r o* r**ultados </line>
</par>
<par>
<line> r*lativ*s à reint*gração soci*l </line>
<line> *os jove*s. A metodologia </line>
<line> aplicada *o* u* estudo de ca*o </line>
</par>
<par>
<line> utilizando os </line>
<line> *r**s*p**tos da pesqui*a qualitativa, com *ét*do he*menêuti*o, analíti*o, </line>
</par>
<par>
<line> descr*tivo e observacional, tendo </line>
<line> na </line>
<line> análise ** conteúdos as té*nicas de análise </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interp*e*ação dos *ados, atra*é* d* aplicação de questionários c*m pergun*a* abertas e análise </line>
</par>
<par>
<line> de *onteúd* d*s respostas acerca das </line>
<line> aç*es p*evistas. Na *op*lação pesq*isada, fora* </line>
</par>
<par>
<line> incluí*o* os **mbr*s *a **munida*e lo*a*, *s pr*fis*i*nais *o Pro*rama, os alu*o* *a escol* </line>
<line> envol*idos co* *r*gas ilegai* e os professores. Os resul*ados mostraram os efeitos positiv*s </line>
</par>
<par>
<line> da ação, pois </line>
<line> uma parte dos m*mbros </line>
<line> da comunidade reconheceu a* </line>
<line> ações *e combate às </line>
</par>
<par>
<line> drogas na *omunidad*. Os g*store* i*dica*am resultados positiv** com *s jovens dr*gaditos </line>
<line> que t*veram apoio familiar e buscaram ajuda **s profissionais l*gados ao Programa. Os *lunos </line>
</par>
<par>
<line> *ndicaram que houv* diminuição </line>
<line> do </line>
<line> uso e tráfico de *rogas d*ntr* da escola e confirmara* </line>
</par>
<par>
<line> que as v*gas para os *rupos de ap*io e t*atam*nto es*ão sendo oferecidas. Os *rofessores </line>
</par>
<par>
<line> confir*ar*m que o uso </line>
<line> de d*ogas diminuiu naque*a </line>
<line> escola. Con*lui-se que os re*ultados </line>
</par>
<par>
<line> posit*vos das ações foram **rcebidos pel* comunidade e*colar. </line>
<line> Palavras-chave: *r*gadiç*o. *aúde. Educação. Políti*as Públic*s. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The Sch*ol H*a**h Program is a fe*eral p*blic poli*y agree* between the areas of he*lt* a*d </line>
<line> ed*cation, in *rder to provide p*im*ry ca*e direct hea*th *n pub*ic schoo*s. T*e objective was </line>
</par>
<par>
<line> ** evaluat* *he perception* o* the school *omm*ni** about the result* </line>
<line> o* the program, </line>
</par>
<par>
<line> focusing on d*ug addictio* and verify th* results *or the soci*l r*int*grati*n of young peo*le. </line>
</par>
<par>
<line> The *ethodology used wa* a </line>
<line> cas* st*dy u*ing the assu*ptions *f </line>
<line> qua*i*ative resea*c*, wi*h </line>
</par>
<par>
<line> *erme*eutic, </line>
<line> ana*ytical, de*cripti*e and obse*vational method, and </line>
<line> th * </line>
<line> content an*lysis </line>
</par>
<par>
<line> te*hniques of analysis an* *nterpretat*on of dat* through </line>
<line> questionnaires with open q*estions </line>
</par>
<par>
<line> an* analy**s c*ntent of the an*wers ab*** the pl*nned act*ons. In the studied *opul*t*on, the </line>
<line> m*m*er* wer* incl*d*d in the local community, the prof*ssionals of th* *rogram, the schoo* </line>
</par>
<par>
<line> students in*olv*d with </line>
<line> **l*gal drugs a*d teacher*. The results sho*ed *he positive </line>
<line> effects of </line>
</par>
<par>
<line> act*on, a* a part o* community m*mbers reco**ized th* anti-dru* actio*s in the community. </line>
<line> Managers ind*cated **sitive resu*ts wit* y***g *r*g add*c*s who h*d family sup*ort *nd </line>
<line> **ught help f*om professionals linked to the *ro*ra*. Students indicated a decrea*e in the use </line>
<line> a*d trafficking of drug* w*th*n th* school and *on*irm*d **at the places f*r *upport groups </line>
<line> and tr*atment are being off*re*. T*achers *onf*rmed that **ug *s* has declin*d *n that school. </line>
<line> It wa* con*****d that t*e positive results of a*tions were perceived by the school com**nity. </line>
<line> Keywo**s: *rug Add*ction. He*lt* Edu*a**on. Pub*i* Policy. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-*42, nov./dez. 2**6 </line>
<line> w*w*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. M. Gaze, J. V. L. *obai*a </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRO**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A gestão *ública no Br*sil, ao long* de s*a H*s*ór*a, sempre enfren**u *ificuldades </line>
<line> p*r **lta de r*curs*s ou *á gestã* nas á**a* sociais. O a**ndime**o público de saúde, po* </line>
<line> exempl*, er* restrito *os trabalhador*s com regis*ros formais, * q*e d*ixa*a a popul*ção </line>
<line> a*tônoma à marg** d* *istema *e Saúde (RIBEIRO, 20*0). </line>
<line> Essa *eal*dade se mod*ficou *t*av** da pr*mulgação da Constitu*ção *ederal de 1988, </line>
</par>
<par>
<line> *o* a cr*ação ** Sistema Ún*co </line>
<line> de S**de </line>
<line> (SU*). * normati*o *ro*o*eu a garantia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pres*ação de serviços ** s*úde p*bl*ca c*mo *ireito de to*os * de*er do E*tad*. * *ocument* </line>
<line> regulamen*ou a* obrigações do Estado para com a Educação Públi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Com* consequência desse process*, as áreas de assistênc*a social enfrentaram </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fragmen*ação e a má gestão d*s P**íticas *ú*licas. *o entan*o, a nova G*st*o *ú*lica, </line>
</par>
<par>
<line> *ocument* ela*o*ado p*ra definir as </line>
<line> dir*trizes e ações *om o o**etiv* *e *ode**izar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*m*nistra*ão </line>
<line> da coisa públi*a, i*cen*iv*u a cr*aç*o de Programas de Governo que </line>
</par>
<par>
<line> con*emp**s*em a integraliz*ç*o dos serv**os prestados à po*ulação (TINO*O, 2010). </line>
<line> A atuação ** Estado * fu*d*ment*l para c*mb*t*r o prob*ema. A gestão dos re*ursos </line>
</par>
<par>
<line> p**licos d** área* de Educaçã* e *aúde é pr*mordial pa*a o cumpri*en*o </line>
<line> das obri*ações </line>
</par>
<par>
<line> Co*stit*c*o*ais </line>
<line> do Es*ado Brasil*iro n* área social. Os governos Feder*l, Estadual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *un*cip*l vê* criando, n*s </line>
<line> úl t i * os </line>
<line> an*s, alternativas para </line>
<line> elaborar, prog*a*ar e avaliar </line>
</par>
<par>
<line> p*líticas pública* com o o**etiv* de aperfeiçoar *s ín*ices d* *ualidade dos serv*ços *úblico* </line>
<line> *fertados ao* cidadãos. </line>
<line> A *esfragmentaç*o *as política* púb*i**s mostra-*e como uma alterna*iva intere*sant* </line>
<line> pa*a o E*tado atingir *uas **rig*ções para com os *idadão* e ame*izar e*s* *uadro </line>
<line> (RIBEIRO, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, foi criado Progra*a Saúde na *scola (PS*), com o*jetivo de * </line>
<line> p*omo*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade de v*da *as cr**nça* em idade esc*lar </line>
<line> q*e u**lizam *s *erviços p*bl*cos </line>
</par>
<par>
<line> educacionais (BRASIL, 2007). O Programa </line>
<line> cons**t* na presta*ã* de se*viços de Atenção </line>
</par>
<par>
<line> Bá*ica de Saúde p*lo Es*a*o na* *s*olas públicas. D**tr* os divers** s*rv*ç*s de saúd* </line>
<line> ofe*e*ido* pelo *SE, desta*a-se o a*endimento de Saúde Me*tal, que trata d*s jovens *suários </line>
<line> de dr*gas (BRASI*, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> A dr*gadiçã* * um tema desafia*te p*ra a socied*de atual. O assunt* </line>
<line> pos s ui um a </line>
</par>
<par>
<line> v*rieda** de opiniões sobre como abordar o problema do crescente **nsum* de d*oga* no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil e no mundo (ROBAINA, 2*07). É fa*o </line>
<line> que o comércio de drogas ilícitas m*vim*nt* </line>
</par>
<par>
<line> val*res *entávei*, com estimativas </line>
<line> ** que o* **nsumid*res gastem ce**a d* </line>
<line> 150 bilhões *e </line>
</par>
<par>
<line> dólares na *ompra de entorp*centes por ano. T*is valores *efle*em o poder que r*presenta *ste </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 13, n. 6, ar*. 13, p. 220-242, nov./d*z. 2016 ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*ograma *aú** na *scola c*m E*foque em Drog*diç*o: As Percepções da C**unidade Escolar </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> *om*rcio, mostrando a gigant*sca pe*etração *es*as substância* no *undo (BARROS; </line>
<line> PILLON, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* expos*o ap*e*enta-** o prob*e*a d*sta </line>
<line> pesquis*: *s percepções </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comun*da*e escolar sobre os res*l*ados do PSE a cerca da d**g*d*ção indic**am res*ltados </line>
</par>
<par>
<line> favorá*ei* à reinte*ração soci*l dos *ovens? Como forma de responder a essa pergunta, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* ge*al do *rabal*o *oi de ana*is*r as percepções do* membro* *a comunidade esc*l*r e </line>
</par>
<par>
<line> dos *epresentant*s da socied*de env*lvidos n* Programa Saúde na *sco*a, *m r*lação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> drog*d*ção e os r*sultados referentes * reintegração dos joven*. </line>
</par>
<par>
<line> Os *bje*iv*s específi*os incluí*am co*hecer as percepções d*s pa*s sobre o PSE em </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão * criação e *es*ltados dos Grupos de Famíl*as Sol*dárias, diante da redução </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> elimin*ção do uso de dr*g*s p*los jovens; anali*ar *ção a </line>
<line> esse*ci*l dos mediador*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> P**/G** de criação de </line>
<line> grupos inters*toriais de disc*ssão de ações de saúde </line>
</par>
<par>
<line> mental/dr*ga*ição no t*rritório escolar, referente à re*ução ou *lim*nação d* </line>
<line> *so d* drogas </line>
</par>
<par>
<line> p*l*s joven*; in*erp*etar a ação *ptativ* d* PS* de c*iação </line>
<line> de grupos d* jovens diante d* </line>
</par>
<par>
<line> manejo de conflitos no amb*e*te e*colar, e* rel*ção à *edução o* elimina*ã* </line>
<line> do us o de </line>
</par>
<par>
<line> drogas pelos mesmos; </line>
<line> con*ec*r *s cu*sos de Capacita*ão /EAD do PSE d*sp*n*ve*s ao* </line>
</par>
<par>
<line> pro**ss*res e sua i*por*ância no combate ao *so de drogas pelos joven*. </line>
</par>
<par>
<line> *essa form*, diante da impo*tân*** da </line>
<line> temát*ca *ue envolve o uso de s*bstânc*as </line>
</par>
<par>
<line> ilegais *elo* jov*ns *suário* dos s*rviços públicos d* educação, a presente *esquis* teve </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivo de avaliar as a*ões do PSE, com enfoque em drog*dição. Est* artigo </line>
<line> origina-se </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Tese </line>
<line> de Dout*rad* em C*ênc*as da Educa**o </line>
<line> defendida na *niversidade Evangélic* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Paragua*, *m ja*eiro de 2*16. Esta tes* ab*rda o Pr*grama S*úde na Escola de mane*ra mais </line>
<line> ampla, no *ue se r*f**e a* apo*te te**ico e outras refl*xõe*. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> Uma das grandes *udanças provocada* pelas teori*s de Pestal*zzi, Froebel e *e*bart </line>
<line> foi a *ubst**uição *a *enomi*ação de mestre por educa*o*. E****nto o *estre foi até então * </line>
<line> respon*áv*l pelo ensino e pela *nstr*ç*o dos conteúdos escolare*, ao *ducador *or**spo*dia, </line>
</par>
<par>
<line> além das tarefas do m*stre, *s *e ensinar </line>
<line> aos educand*s os se*time*tos de amor, b*n*ad*, </line>
</par>
<par>
<line> *oral * fra*ernidade. </line>
</par>
<par>
<line> Mediante a educação, homem o </line>
<line> d*veri* se converter </line>
<line> *m um me*bro proveitos* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade (PESTA*OZZI, 2006). Da mes*a </line>
<line> forma, todos </line>
<line> os meios que </line>
<line> ut*liza**em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, *r*. 13, p. *20-242, *ov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. M. Gaze, J. V. L. Robai** </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o elementar deveriam estar construí*os sobre a fé e o amor. Além da *ropagação das </line>
</par>
<par>
<line> qualidad*s técnicas, </line>
<line> os novos mod*los do*entes coinci*i*a* **m a e*igê*cia de ce*tas </line>
</par>
<par>
<line> qualidades humanas. Assim, virtudes como, mora*, so*ial, obediência à </line>
<line> hiera*qu*a escolar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> governamental, ca**nho, amo* * **c*ção pa*s*ram * compor as qua**dades </line>
<line> nec*ssária* ao </line>
</par>
<par>
<line> trab*lh* docente (DURÂE*, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com sua do*trina, * ap*endizagem em uma *ala de au*a *epend*ria de um </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e facilitador, em </line>
<line> que o professor deve*ia as*umir *titud*s hu*anistas dur*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rea*iz*ção de suas práticas *ocentes. </line>
<line> A didática centr*da n* *essoa valor*zar*a o pr*fe*s*r * o al*n* como indivíd*os. Seu </line>
<line> trabal** argum*nto* *ue a relação *ducacion*l pode existir e* um clim* de res*eito mútuo, </line>
</par>
<par>
<line> onde cabe ao </line>
<line> prof*s**r dar ao al*no </line>
<line> con*ições fa*oráv*i* para desenvolver seu potenc*al </line>
</par>
<par>
<line> ***electual e afetivo. E* relação ao contexto *e*te traba*ho, são m*itas a* </line>
<line> c**tr*buições *o </line>
</par>
<par>
<line> autor *ara a educaçã* e a sa*** (ROGERS, *974). </line>
</par>
<par>
<line> O educador tem o *apel de a*eitar a pessoa d* aluno, *s **us sentimentos, a* suas </line>
</par>
<par>
<line> o*i*iões com </line>
<line> valor p*óprio, c*nfiar nel* sem o julgar. É uma c*nfiança no organismo e </line>
</par>
<par>
<line> huma*o e uma crença nas suas capac*dades como pess*a. Ainda *e acord* com *ua filosofia, </line>
<line> o *duca*o* deve mos*rar-se como uma pessoa *e*l, sem má*cara *a r*lação com o aluno. *ssa </line>
<line> atitude levari* a rela*ão de pes*oa *ara pessoa, não de um pap*l de prof*ssor *a*a um pape* </line>
<line> de alu*o (RO*ERS, 1974). </line>
<line> Logo, essa dout*i*a é *dequada a* cont*xto ne*essário para lidar com a t*má*ica das </line>
<line> drog*s *ntre *s joven*. Se *s co*dições facilitado*as descritas pelo *sicólogo esti*erem </line>
</par>
<par>
<line> presentes n* relação, o indi*í*uo entra num pro*esso de acei*açã* de si própr*o dos **us e </line>
</par>
<par>
<line> sentimentos, tornand*-se a pessoa *ue des**a ser, *ais flexível </line>
<line> n*s suas percepç*es e mais </line>
</par>
<par>
<line> capaz de aceitar os outro*. Ao modificar su*s características pessoais de modo construt**o, o </line>
<line> s** humano adota um compor*am**to ma*s ajustado à sua realidade (ROGERS, 1974). </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, são muitas </line>
<line> as dific*ld*d*s en*ontradas pelo *s*ado ao pro*er S*úde </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Educação de qualidade para s*a população. Os fatos mostram q*e a ciê*c*a, *o longo de s*a </line>
</par>
<par>
<line> h*stória, evoluiu, qua*do contempl** o </line>
<line> conhec*m*nto empíri*o </line>
<line> em d**rimento da </line>
</par>
<par>
<line> racional*d*de científica. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, *sse *odelo atravessa uma crise, *ue po*e ser co*statad* pelo processo de </line>
<line> transformação social sofrido pela sociedade conte*porânea. Como exemp*o, temos * po*reza </line>
<line> e*t**ma *e pa*te significativa da população mu*dial, * aumento da* des*gu*l*ades sociais, a </line>
<line> degradação am*ien*a* e a *usên**a d* soluções par* esse* *roblem*s (SANTOS, *00*). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. 6, art. 13, p. *2*-*42, nov./dez. 2016 ww*4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Programa Saúde na *sc*la *om Enfoque em Drogadiç*o: As Perce*ções da Com*nidade Escolar </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> Em virtude d*s dif*culda*es d* mundo atual, o **manismo *eto*a a visão holís*ica da </line>
</par>
<par>
<line> Medicina *ara todos </line>
<line> os d*termin*ntes de s**de das pop*lações. Essa ação inc*ui </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*va*o*izaç*o d*s variantes socia*s, cultu**is, ét*cas hum**as dos processo* de *aúd* e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *oenç* dos *ndi*íduos e da* com*nidades, no sen*ido *e aproximar o c*id*do em saúde das </line>
<line> n*cessidad*s das populaç*e* (BINZ, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, emergem as propost*s da hu*anização, tomad* como política, orien**da </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> p*incí**os e compro*etid* não *penas *om ideais t*óri*os, m*s também com modos de *a*er, </line>
<line> c*m pr**esso* ef*tiv*s de transf*rma*ão e co* * criaç*o de novas re*lidad*s. Nos *l**mos </line>
</par>
<par>
<line> anos, </line>
<line> importa***s </line>
<line> pas*os foram d**os </line>
<line> para rev*talizar os valores </line>
<line> *umaní*ti*o* na saúd*, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **sim, const*uir uma po*ítica naci*nal </line>
<line> de humanização como obje*ivo de *ualifica* * SUS </line>
</par>
<par>
<line> (BI*Z, 2*10). Os achados </line>
<line> do pre*ente *esqu*sa indicam re*ul*ados positivos em *elação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esses obj**ivos. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> *este tra*alho f*ram utili*ados os fundame*tos vinculados </line>
<line> ** pesquisas qua*itat*v**. </line>
</par>
<par>
<line> Uso*-s* o </line>
<line> **tod* Her***êutico, por meio d* Técnica da Análise de Co**eúdos, </line>
<line> que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> base*do em categor*as princi*ais que, *onsequente*ente, darão origem às cate*orias </line>
<line> especí**cas, construídas pela i*terpretação das ideias p*ese**es nas q*estões abertas ofer*cidas </line>
<line> para serem respon*idas pela amost*a (OA*GEN, 199*). </line>
<line> As categorias p*i**ipais que, co*sequentemente, darão *rigem a categorias </line>
<line> específicas construídas pel* i*terpretação da* ideias. Utili**u-*e a *nter**etação do discurso. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bé* </line>
<line> se abordou o Método Hermen*utic*, </line>
<line> acompanhad* da técn*c* da análise de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos. Os ind*ca*ores usados s* co*s*ituem nas *ategorias pr**cipai* * o* registros ma*s </line>
<line> significativos consti*u*rão *s cate**rias específicas para cada fal* (OAI*EN, 199*). </line>
<line> Esta *etodo**g*a foi escolhida por se enquadrar nos pr*p*sitos des*e trab*l*o, tendo </line>
</par>
<par>
<line> o* m*canismos *recisos par* </line>
<line> elaboraç*o e execuç*o do projeto, principa*men** </line>
<line> **r </line>
</par>
<par>
<line> propor*ionar a utili*açã* do *étodo de análise de co*teúdo **ra efetuar a análise dos dado* </line>
<line> coletados nas entrevist**. </line>
<line> Assim, o *resent* *r*b*lho adotou pr*cedimen*os car*c*er*s*icos das **squisas </line>
</par>
<par>
<line> qualit*ti*as, valen*o-se da análise de conteúdo </line>
<line> co*o fo*ma de o*g*ni*ar e sistematiza* </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> dados cole*ados. Ela busc**, ao mesm* tempo, in***pretar os sig*i**cad** das *xpressões dos </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 13, p. 22*-242, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. M. G*ze, J. V. L. Robaina </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos e*trevistados, agrupando-as em cat*g*rias temá*icas ou dim*nsões, que emer*em das </line>
<line> teori** em que a pesquis* se apoia e nas fal*s d*s int*rlocutores. </line>
<line> O plano de análise *o* realizado através da seguinte forma: o *rimei*o passo consis*i* </line>
<line> *a leitura das e*tr*vista*, *o* o objetiv* de obter *ma compree*são ger** da s*t*ação. O </line>
<line> segund* pas*o f*i a transcrição do c**teúdo. Na terceira *tapa, deve-se faze* a leitura do </line>
<line> m*terial *om * finalidade *e ide*tificar suas cat*go*ias, enquanto no quarto passo *labora-*e a </line>
<line> síntese final. Esta é feita com a subdivisão *m c*te*orias, dimensões ou temas </line>
<line> (GONÇALVES, 2005). </line>
<line> A p*pulação da *esquis* *ncluiu a comunidade escol*r e *oi constituíd* p*r pai*, </line>
<line> ge*tores do P*E, joven* e professore*. F*ram entre**stad*s três indi*íduos em ca*a *rupo. </line>
</par>
<par>
<line> E*ses *oram ouvidos com * objetivo d* compreende* os s*beres que esses atores </line>
<line> sociais </line>
</par>
<par>
<line> possuíam *obr* a problemática da drogadição e como o PSE imp*ctou essa *e*lidade. </line>
</par>
<par>
<line> I*D *1/2014 - Me*bros da Comun*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Quadr* *- ICD apli*a*o aos *embros da com*nidade </line>
</par>
<par>
<line> CATEG*RIAS PRI*CIPAIS/INDICADORES (CP) </line>
<line> TÓPI*O PROPOSTO </line>
</par>
<par>
<line> CP 1.1 - Co*hec*me*tos que as famílias p*ssuem s*br* dr*ga*. </line>
<line> Concepções s obr e drogas: us o, *b*so, *ependên*ia e qualidade de vida. </line>
</par>
<par>
<line> C* 1.2 - C*nhe*i*entos adquir*do* nos grup*s de apo** à saúde m*n*al e combate *o uso de drogas do PSE. </line>
<line> C**o as família* trabalharam o* objet*vos *o grupo de compartilhar os *a*ores e *tit*des que podem s*r de*cobertos nos *ncont**s, co*o, ** * exem*lo, c*n*ianç*, estima, cuidado, li*ar com *moções ambíguas, reconhecer-se na fala do out*o e po*er *xpressar os pró*rios se*timent*s. Co*he*imentos sobre droga* adqui*idos nas ações dos grupos solidários co* os agentes do PSE. </line>
</par>
<par>
<line> CP 1.3 - Relacion*ment** adolescentes/família/comunid*de. </line>
<line> Relacionamentos da família com adolescentes us*ários de droga* Ocorr*nci* de re**çõ*s en**e a escol*, família, c*munidade e sociedade sobre drogas. </line>
</par>
<par>
<line> CP 1.4 - Resultados das at*vidades </line>
<line> Houv* *uxíl*o às famílias a *inimizarem os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. **, p. 220-242, no*./dez. 2*16 </line>
<line> www*.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pro*rama Saúde na *scola com Enfoque em Drogadiç**: *s Percepçõe* *a Comunidade Escolar </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> d*s *rupos *olidári*s d* PSE. </line>
<line> fatores de tensão na *elação com </line>
<line> seus filhos, </line>
</par>
<par>
<line> identific*ndo </line>
<line> fator*s </line>
<line> e at**udes protetora* na </line>
</par>
<par>
<line> prevenção de </line>
<line> riscos para o des*nvolvimen*o da </line>
</par>
<par>
<line> criança e estim*lar a integraçã* de **ns hábitos no </line>
<line> c*tidiano das relações *amili*res? </line>
</par>
<par>
<line> H*uve re*ução ou eliminação do us* </line>
<line> d* drogas </line>
</par>
<par>
<line> pelos jovens d*corrente da participação das </line>
<line> *am*lias nos gru*os de ap*io do PSE. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adapt*do ** Robaina (2*07). </line>
</par>
<par>
<line> *CD 02/2014 - M*diado*es dos grupos intersetori*i* de *iscus*ão *e ações de sa*de mental </line>
<line> no terri**rio *s*olar. </line>
<line> Quadr* 2- IC* aplicado ao* gestores/mediadores *o PS*. </line>
</par>
<par>
<line> CATEGORIAS P*INCIP*I*/INDICADORES (CP) </line>
<line> TÓPIC* PRO*OSTO </line>
</par>
<par>
<line> CP 2.1 - Conhecimentos que o* memb*os *os GTI po*suem sobre d*ogas. </line>
<line> Conhecim*nt*s qu* possui sob*e d*o*as. Co*hecimento sobre o(s) tipo (s) de d*og*s qu* cheg*m * escola * como chegam. </line>
</par>
<par>
<line> *P 2.2 -.Avali*ção e dif*c*ldades enc**tradas durant* o trabalho de impla*tação dos g*upo* *e trabalho intersetoria* do PSE. </line>
<line> O g**po foi uti*i*ad* como es*a*o de *perfeiçoament* de pessoas e instituições para a reali*açã* de um trabalho comum, si***mát*co, ju*to aos próprios *r*ba*hadores de saúde e educação, ampliando sua cap*c*dade de compreensão e inter*enção sobre * mund* e so*re si mesmo? Por meio dos gr*pos, os *rofi*sionais *e saúd* e educação *nco**ram-s* para si*t*ma*i*ar, ref*etir * orga*izar coletivamente a p**moção *a *aúde mental n* territó*io escolar? H*uve demand* de encaminhamento pela eq*ipe de s*úde *e algum j*vem pa*a o*tros serv*ços? Esse atendi*ento foi implicado ou *eduz*u-se a um *rocedimento bu*ocrático? </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 13, n. *, *rt. 13, *. 220-*42, nov./dez. 2016 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. M. Gaze, J. *. L. Roba*n* </line>
<line> 228 </line>
<line> Em caso de encaminha**nto implicad*, o responsável </line>
<line> participou ativamente de to*o o process* *e chegada do </line>
</par>
<par>
<line> ca*o a **u novo </line>
<line> destino? </line>
<line> O m*diador perman*c*u </line>
</par>
<par>
<line> a*en** e a*ivo </line>
<line> n* aco*pan*amento *a sit**ção, </line>
</par>
<par>
<line> artic*l*nd* e construindo *ma *ede *e atenção int*gral? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de Ro*aina (2007). </line>
</par>
<par>
<line> IC* 03/201* - Jovens </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o *- ICD apl*cado aos jovens dr*g*ditos da escola em qu*s*ão. </line>
</par>
<par>
<line> CATE*ORIAS PRI*CIPAIS/IN*ICAD**ES (C*) </line>
<line> TÓ*ICO *R**OSTO </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.1 - Conheci*entos sobre droga*. </line>
<line> Concepção so*re drog*s: us o, abuso, **pendência e qualidade de v*da. Ac*sso e *quisi*ão de *rogas: conheciment*s *xistentes pr**iamente e o* ad*uiridos. Hist*ric* d* seu **esso a* consumo de drogas. Influências q*e definiram s*r um us*á*i* de drogas. </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.2 - R*açõ** e s*ntomas do uso de drogas. </line>
<line> Situaçõe* em que sente nece*sidade de usar a **oga. Re*ções que sen*e q*ando utiliza d*ogas. </line>
</par>
<par>
<line> *P 3.3 - Per*pectiva de vida/f*tu*o xuso de droga*. </line>
<line> Pers**cti*a de vida *omo usuár*o de d**gas. </line>
</par>
<par>
<line> *P 3.4 - Relações do* adolescentes * * consumo de *rogas na escola. </line>
<line> Relações que e*tabel*ce *o ser *m usuário, q*ali*ade de vida e * vida atual (r*lações intra e int*rpessoa*s). </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.5 - *va**ação dos grupos e*tr* *ares *o PSE, para fome**o do protagon*smo da infância, adole*cênci* e juvent*de no manejo *e conflit*s no ambie*te escolar, p*ra es*ol*s do e*sino fu*dam**tal * </line>
<line> A *ro*oção da sa*de m*ntal junto a c*ianças, adolescentes e jovens obteve suc*sso n* objetivo de construir múltip*as r***ções de inter*ependência e de protagonismo? Foi atingido o objetivo da cri*ção de grupo* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*s*na, *. 13, n. 6, art. 13, p. 22*-242, nov./dez. *016 </line>
<line> ww**.fsane*.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Programa Saúde na Escol* com E*foque em **ogadição: As Percepçõ*s da C*munidade E*co*ar </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> médio. </line>
<line> entre par*s para manejo *os c*nfli*os </line>
<line> na </line>
<line> escola, valor*z*ndo o ato reflexivo pa*a </line>
<line> a </line>
<line> co*strução col*tiva de camin**s </line>
<line> de </line>
<line> solidariedade e inclu**o? </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Adaptad* de R*baina (20*7). </line>
</par>
<par>
<line> ICD 04/201* - Professores </line>
</par>
<par>
<line> Q*a*ro 4- ICD *pl*cado aos profe*sor*s. </line>
</par>
<par>
<line> C*T*GO*IA PRINCIP*IS/INDICA*OR*S (CP) </line>
<line> *ÓPICO *RO*O*TO </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.1 - Conhecimentos sobre drogas. </line>
<line> C*nh**ime*t*s que possui sobr* drogas. Co*hecime*to sobre o(s) tipo (s) de drogas que chegam à escol* e como chegam. </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.2 - C*nhecimentos adqu*ridos. </line>
<line> Font* d* obt*n*ão e/ou caminhos **ra o *ce*so a*s conhecimen*os s*bre dro**s. </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.2 - C**h*cimentos adquiridos - avaliação dos cursos de capaci**ção aos pro*esso*es vinc*lados ao PSE. </line>
<line> Op*nião sobr* os *urs** de capac*tação vi**ulados ao PSE, </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.3 - Conhecime*tos da experiênci*. </line>
<line> Como se relaciona co* ado*e*centes q* e usam drogas, no cotidiano da e**o*a. </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.4 - *elac**namentos *dole*centes/família/***un*dade. </line>
<line> Op*ni*es dos *rofessores so*re o c**sumo de d*ogas pelos ado*esc**tes. *i*tór*co em relação ao uso e/ou vivência c*m dr*ga* e/o* usuári**. D**i*uldades encontr*das no relaciona*e*** c*m *dolesc*ntes qu* usam drogas. </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.5 - Pr*venção ao uso *e d*ogas. </line>
<line> C om o você trata em suas aula* da prevenção ao uso d* drogas. Opinião *o*re *s práticas pe*agógicas na escol* sobre o uso d* droga*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 13, n. 6, a*t. *3, p. 22*-242, *ov./dez. 2016 </line>
<line> **w*.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. *. Gaz*, J. *. L. R*baina </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Ada*tado de R*ba*na (2007) </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU*TADOS E D*SCU*SÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s result*dos das entrevistas com o* pais de alu*os, membros da *om*nidade, </line>
</par>
<par>
<line> *ostram uma com*nidad* que já *om*ço* a perc*ber que e**ste </line>
<line> algu* tipo de apoi* </line>
</par>
<par>
<line> governamental para o tr*ta*ento das *rogas, *pesar </line>
<line> *e se*tir essa </line>
<line> a*uda *inda dista*te, d*s </line>
</par>
<par>
<line> trê* e*tre*i**ad*s, doi* r**ata*am total d**co*hecimento das ações *o *rograma. ** entan*o, </line>
<line> As en**evistas mostraram q*e o conheci*ento sobre *rogas da comuni*ade * *autado </line>
<line> no senso comum e na casuístic* de **ber que certa vi*inha t*nha um fi*ho que usava *rogas, </line>
<line> porém o Estado nada **z *or ele, por *xemplo. Aqui, e*tão, temos uma l*mitaç*o do estudo. </line>
<line> Ao escolh*r a abor*a*em q*alitativa do estudo de c*so, n*o tem*s um núme*o exp*ess*vo de </line>
<line> *ntrevistas com o* participante* para *erificar se r*a*men*e não houve ap*io *o Programa, ou </line>
<line> se * famíl** e**revistada não teve *cesso por desconh*cime*to da* suas atividades. </line>
</par>
<par>
<line> No ent*nto, a *antagem da </line>
<line> entrevista *ualitativa foi p*d*r </line>
<line> se aprofu*dar *os diz*res </line>
</par>
<par>
<line> *os indiv*duos. Um me*bro da comunidade *firmou, de forma positiv*, </line>
<line> que c*nhecia as </line>
</par>
<par>
<line> ações d* combate à drogadiçã* do Programa, *e*terou q*e os </line>
<line> c*rsos são *ferec*dos para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> qu* procur*m ajuda e *ensa que o consumo *e dro*as dim*nuiu naquela esc*la. </line>
<line> Assim, podem** observar que o res*ltado pode ser conside*ado p*sit*vo, uma vez que </line>
</par>
<par>
<line> existe um início de trabalho promissor dos </line>
<line> grupos de *poio e t*atament* p*ra as famílias e </line>
</par>
<par>
<line> jovens. O *ra*alho de *ammes (2*05) rea*i*ma a imp**tância do tra*amento do* i*divíduo* </line>
<line> através dos gr*pos de trabalho inters**or*ai*. </line>
</par>
<par>
<line> É conhecido qu* * objetivo das a*ões que *omb*tem a </line>
<line> dr*gadição é diminuir </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> máx*mo o *úmer* d* usuá*i*s e *amília. Então, am*liar o atendimento aos jo**ns </line>
<line> *suários, </line>
</par>
<par>
<line> n*s níve*s pr*mário, secundá*io e te*ciário, *ind* é um i*portante de*af*o para qua*qu*r </line>
<line> instit*ição que *enha o *rop*sito de prom*ver * comb*t* ao uso de drogas, segundo Ospina- </line>
<line> *iaz e Manrique-Abril (2*14). </line>
<line> P*r sua vez, os res*ltados com os servidores q*e a*uam no Programa indic*ram pontos </line>
<line> positiv*s iniciais, bem com* a* dificuldade* en*rentadas. </line>
<line> Os r*su*tados mostra*a* qu* os g*s**re* do PSE s* most*aram mais bem preparados </line>
</par>
<par>
<line> para *id*r com a tem*ti*a das </line>
<line> drogas do </line>
<line> que o* **o**ssor*s. *elatar*m t*mbém q*e </line>
</par>
<par>
<line> par*iciparam de c**so* of**ec*dos pelo </line>
<line> pode* públ*co *omo </line>
<line> fo*ma de educação conti*uada. </line>
</par>
<par>
<line> Dos t*ês servidores </line>
<line> *ntrevistados, uma *ra a prof*sso*a re*ponsável por coordenar o PSE na </line>
</par>
<par>
<line> unidad* escolar, e acumulava suas funçõe* regu*a*es com as ati*idades *o Prog*ama. </line>
<line> R*v. FSA, Teres**a, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-242, *ov./dez. 2016 www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Progr*ma Saúde na Escola com Enfoqu* em Droga*i*ã*: As Percepç*es d* Comu*idade Escol*r </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> A edu*a*ora revelou que a e*cola se utili*a de fo*ça policial par* abord*r o* u*uá*ios * </line>
</par>
<par>
<line> *p**ender as substâ*cias. A abordage* repres*ora está *e**o substituída pelo Progr*ma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Redução de Danos, de </line>
<line> *cordo *om *efferman, (2006). A vantagem dessa abordagem </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> humanizar a fo*m* de lidar c*m a d*oga*ição, f*c*nd* as açõe* na prevenção e nas causa* do </line>
<line> p*oble**. </line>
<line> As demais e*trev*sta*as, u*a assistente s*cial e uma enfermei*a, *oram servidoras do </line>
<line> posto de *aúde, no que t*abalham *m **njunt* com a *scola. Essas são as r*spon**veis pel* </line>
</par>
<par>
<line> **renciament* </line>
<line> dos *rupos de con*ivência interseto*iais que objetivam dar su*orte aos </line>
</par>
<par>
<line> drogadito* e *amiliares. </line>
<line> A interpretaç*o do conteúdo da* entr*vis*as indi*ou que a peça-cha*e para o sucesso </line>
<line> da reabili**ç*o *o* jovens usuá*ios é * **tere*se das fa*ílias e* encam*nhar-*os ao *e*tro *e </line>
<line> sa*de. Os relatos mostraram que os pais **teressados em tratar seu* *ilhos obtiveram sucesso, </line>
</par>
<par>
<line> indicando que existe o aparato go*e*nam*ntal para auxílio do </line>
<line> problema, *esmo que </line>
<line> ain*a </line>
</par>
<par>
<line> ins*ficie*te ** pouco d*vulgado. *sse* res*ltados são *on*istentes com o* *chados de Varga* </line>
<line> (2013). </line>
</par>
<par>
<line> A interpretação dos result*dos dos al*nos mostra que o usuári* de dr*g** * </line>
<line> frágil, </line>
</par>
<par>
<line> porque acha *ue algo r*im como a *roga pode *he *razer fe*icid*de, segundo Roba*na (2007). </line>
<line> Esta constataçã* é tamb*m comen*ad* pe*os ado*esce*tes em *uas entrevistas. *firmam ele* </line>
</par>
<par>
<line> q*e, se um jovem estive* *raco </line>
<line> emocionalmente, este fator </line>
<line> pode** lev*-lo ao uso de </line>
<line> *ro**s. </line>
</par>
<par>
<line> Situações c*mo esta* *ão comuns hoje no universo *o* *suários. </line>
<line> E*tes adole*centes est*o *em vínculos, com autoestima baixa e sem *umo para as suas </line>
</par>
<par>
<line> vidas, de a*ordo *om Robai** (*007). P*ecisa de ajuda e, na maioria da* </line>
<line> vezes, *sta ajuda </line>
</par>
<par>
<line> deve vir de casa ou da escol*, através de projetos d* prevenç** e tratamento, como o P*E. </line>
</par>
<par>
<line> A entrevi*ta *om os alunos mostra </line>
<line> o caráter multifat*r**l </line>
<line> da drog*dição: c*u**s </line>
</par>
<par>
<line> fa*iliares, so*ioec*nômicas e falta </line>
<line> de apoio </line>
<line> do Es*ado e ref*et* * di*iculd*de em reduzir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> incidência do *roblema, se**nd* Barros e *illon (2007). Os r*latos *os *lunos ilu*t*aram as </line>
<line> di*i*u*dades enco*tradas pelos atores po**tic*s ao lidar com a temática. </line>
</par>
<par>
<line> *s a*unos entre**s*ado* *o*trar*m-se *ragil*z*dos </line>
<line> pelo </line>
<line> histórico do u*o de drogas. </line>
</par>
<par>
<line> *ota-*e *ambém que *a com*nidade esco*ar o uso de *rogas dimin*iu *m relação um a </line>
<line> passado recen*e. É um ref**xo de todos os e*f*rços em referente ao co*bate às d**gas feitas </line>
</par>
<par>
<line> rece*temente. Porém, existe um viés: </line>
<line> os alu*os usuári*s, que s** minoria, *omeçar*m a se* </line>
</par>
<par>
<line> i**lados pelos dema*s jov*ns. E*se f*to em nada aj*d* n* reabilitação dos d*ogadi**s. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-242, nov./dez. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. M. Gaze, *. V. *. Rob**na </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> Está l*tente o desafio que a comun*dade escolar precisa enfrenta*. O obje*ivo deve s*r </line>
<line> **i*te*r*r *sses jovens à sociedade ** for*a saud*vel, resp*itando o se* humano. * um </line>
<line> des*fio possível d* ser vencido. </line>
<line> O sentimento *o pesqui*ador é *e que o conhecimen*o dos educado*es é pa*c*al, </line>
</par>
<par>
<line> ger*ndo </line>
<line> ***es passivas de *nfrentar o p*oblema. A qu*stão da drogadição p*rece ser </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> proble*a paralelo, </line>
<line> distan*e ou desfragmentado da r*tin* </line>
<line> escolar. A fal*a de c*pacitaçã* do* </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe*sores no assunto os impede d* ter uma *ção mais pr*ativa, pr*ventiva e ef*caz para lid*r </line>
<line> com o problema. </line>
</par>
<par>
<line> É impor*ante destacar q*e os </line>
<line> c*rsos de cap*citação ofer*cidos *elo P*E, foram </line>
</par>
<par>
<line> dis**nívei* para os edu*adores. P*ré*, *enhum p*ofessor *aquela </line>
<line> es*ola se inscreve* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> curso. Infelizment*, *ão foi possível avaliar a qualid*de </line>
<line> do* </line>
<line> cursos, *orém </line>
<line> dev*-se dest*ca* </line>
</par>
<par>
<line> *ue est*vam disponív*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bé* *xiste a intersetoria*id*de com a U*idade de *aúde e os p*ofission*is da </line>
<line> assistência social. Fisicamente, as u*idades d* *nsino e saúde tamb*m s*o próximas * existe o </line>
</par>
<par>
<line> *ntercâ*bio </line>
<line> e*tre os serviços. *s re**tos m*str*m f*eque**es reuniões </line>
<line> e </line>
<line> palestr** com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> alunos voltados *ara as açõ*s do P**. </line>
<line> O cen*rio amo**ral *oi de um trabalho que está n* *nício, porém prom*sso*. Pod*mos </line>
<line> *maginar uma estrutura pronta para f*ncionar, fa**ando apenas *m bom "o**ra*or". * </line>
<line> **teressant* rel*tar o sentimento de *u* o uso e, principalmen**, o tr*fico ** droga* dentro *a </line>
<line> *scola parece diminuir. Os us**rio* são identificados, porém ainda pre**sa* re*eber a*ençã* </line>
<line> e*pe**alizada, c*id*dos *ue são * fo*o das açõe* d* Saúde *enta* do Programa. </line>
</par>
<par>
<line> Um* *ificulda*e notada fo* a </line>
<line> carga hor*ria da respon*ável pe*o Programa naq*el* </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ade. A professora encar*egada de coo**enar o PSE tamb** *ossui atribuições, *lém das </line>
<line> e* questão, o que d**iculta mu*t* a *m*lantaç*o *as açõe*. L*go, o PS* func*ona como um </line>
<line> encarg* par**elo na *á atribulada *ida profissional desse indiv*duo. </line>
<line> Com a realização des*a p*squisa, alguns aspec*os relev**tes p**mitem que sej* levado </line>
<line> em *ons*deraçã* quanto à temá*ica *as dr**a*, e como o p*der *úbli*o pode auxilia* no seu </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento. Partin*o de*ta </line>
<line> pr*missa, é </line>
<line> *ossível recome*dar um tra*alho m*is amplo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ivulgação ** pr*b*emát*ca das dro*a* na c*muni*ade leig*. E*sa açã* é im*ortante para </line>
<line> prevenir *s novos c*sos de drogadição e *uxiliar n* t*atamento dos jov**s dr*gad*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. 1*, n. 6, art. 13, p. 220-242, *ov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Programa Sa*de na Escola com Enfoque em Drogadição: As Percepç*es da *omunid*de Escolar </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 *nálise e Discussão: *nstru*ento de Coleta de Dados **/2014 - *amílias Dos Jov*ns </line>
<line> Quadro 5 - Apr*s*ntação *os resultados </line>
</par>
<par>
<line> CAT*GOR*AS PRINCIPAIS/IND*CADORE* (CP) </line>
<line> RESPOSTAS DOS ENTREVISTADOS </line>
</par>
<par>
<line> CP *.1 - Conhecimen*** que as fam*lia* possuem sob*e drogas. </line>
<line> As drogas af*t** a quali*ade de **da das fa*ílias dos *suár**s (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> *P 1.2 - Conhe*im**tos adquiridos nos gr*pos d* apoio à saúde mental e *ombate a* uso de d*oga* do PSE. </line>
<line> O curso é ofere**do, *as deveria ser melhor divulgado (1/3). O curso não é oferecido (2/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 1.3 - *elacionament*s adolescentes/famíli*/comunidad*. </line>
<line> A problemática *as d*og*s destrói o a*biente familiar (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 1.4 - Resultados das ativid*des dos grupos solidários do PSE. </line>
<line> A p**blemática das **oga* *st* aument*ndo, apesar dos es*or*os do **ve*no (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *daptado ** Roba*na (2*0*) </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Aná*is* e Disc*ss*o: *nstru*ento de Coleta de Dados 02/2014 - Ges*ores dos gru*os </line>
<line> de tr*balho </line>
<line> Quadr* 6 - Apresen*ação dos resultados </line>
</par>
<par>
<line> CATEGOR*AS *RINCIPAIS/IND*CAD*RES (*P) </line>
<line> *ES**STAS DOS *NT*EVISTADO* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> A secre*aria de e*ucação já dis*onibili*ou algun* c*rsos a respei*o do uso, da depen*ência. **s procuram*s nos at*alizar a respeito, por esta* l*d*ndo com *sso dentr* da escola (2/3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **re*ina PI, *. 13, *. 6, *rt. 13, p. 220-242, nov./*ez. *016 </line>
<line> ww**.fsan*t.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. M. Gaze, *. V. L. R**aina </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> CP 2.1 - Conh*cimentos que *s mem*ros **s GTI possue* sobre dr*g*s. </line>
<line> N*o tive tr*in*m*nto par* atuar na *emátic* das *rogas (1/*). Maconha é a droga mais utilizada, s*bem*s os efeito* que c*us*m (*/3). O crac* e * ál*ool s*o drog*s que afetam indivíduos de todas as idades, devido ao fácil ac*s*o (1/3). O u*uário de *rack aprese*ta eleva*os índices de dependência (2/3). O* *suário* vendem *e tudo, até m***o *eus fil*os, por causa *a drog* (1/3). Os alunos le*am a droga *r a dentro da escola (2/3). *uando nec*s*ário, pedimos auxílio pol*cial para r*vist*r a escola (1/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 2.2 - Avaliaç*o e di*icu*da*es encontradas durante o trabalho de impl*ntação d** gr*pos de trabalho i*terse*orial do PS*. </line>
<line> Os pro*i*sionais da Assistê*cia S*cial e da *aúd e *stã* presentes nas **ões *o P*E (3/3). *m rela*ão às *ro*as, a *itua*ão amenizou bastante. **sa é uma política da di*eção d* esco*a de coibir * *so de dro*as, i*d**ende*te do PSE o *o*b**e já vi*ha se**o fe*to (3/*). Fazemos operaçõ*s conjunt*s com a p*l*cia mil*tar, *or inici*t*va da escola. **sas opera*õ*s p*ssu*m alguns entraves, mas uma ope*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Ter*sina, v. 13, *. 6, ar*. 13, p. 220-242, nov./de*. 2016 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *rogr*ma *aúde na Escola co* Enfoque em Drogad**ão: A* Percepções da Comunidade E*co**r </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> *ficaz são as </line>
<line> operações co* os c**s da polícia </line>
</par>
<par>
<line> (1/3). </line>
</par>
<par>
<line> Est*mos executando p*lestras infor*ativas nas </line>
</par>
<par>
<line> *scola* com pe**oas que já *oram </line>
<line> us uár i os e *ão </line>
</par>
<par>
<line> s*o mais (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> O* jov**s qu* *uscam tratamento, *ue vest*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*misa, apr*senta* b*ns resu****os (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> Nós temos * auxilio *o cen*r* de saúd*, *igado *o </line>
<line> Progra*a. A nossa maior dificuldade é a família </line>
<line> do j*vem (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> A* dem*is **i*idades </line>
<line> do PSE foram *m*lantadas, </line>
</par>
<par>
<line> como a avaliação oftalmológica dos meninos e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> odontológica, *ue sã* a* o*tras aç**s *o PSE </line>
<line> (1/3). </line>
<line> E*is*e o *r*b*ema de falt* de acesso ao CAPS </line>
<line> (2/3). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de Robaina (200*) </line>
<line> 2.3 Anál*s* e Discussão: Instrument* de Coleta de D*dos **/2*14 - Jovens </line>
<line> Q*adr* 7 - Apresentaç** dos r*s*ltados. </line>
</par>
<par>
<line> CATEGORI* *R*N*IPAI*/INDICADORES (CP) </line>
<line> RE*POSTA* DOS ENTREVIS*ADO* </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.1 - Con*ecimen*os dos jove*s sobre *rogas. </line>
<line> Dr*gas é o contato com qualquer su*stân*ia, não seja le*a**zada, q*e afetam a vida da* pessoas, prej*dicando a saúde (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 22*-24*, nov./dez. 2*16 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. M. Ga*e, J. V. L. Roba*na </line>
<line> *36 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *á fui usuário de drogas (*/3). A m*conh*, trazid* d* forma escondida pelos alu*os para d*nt*o da e*c*la, é a droga mais *sada (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP *.2 - Reações e sin*omas *o uso de drogas. </line>
<line> Influ*ncia do grupo s*cial como fa*or dese*cadeante do uso (3/*). O jovem *e sen*ia agres*iv* e alt*rado psicolo***amente (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP *.3 - Pers*ectiva *e vida/futu*o x uso de drogas e as r*laçõ*s dos **olescent*s e o c*nsumo de drogas na escol* </line>
<line> Os j*vens us uá* i *s não p*s s u* r *o p*rspec*iva de vida (3/3). Jov*n* usuários sofrem p*econc*ito dos demais colegas (3/*). </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.* - Avaliaçã* dos gr*pos ent*e pares do P*E, para fom*nto do pro*agonismo da i*fância, adolescência e juve*tude no m*ne*o de conflito* no ambiente es*olar, para escolas do ensino fundamental e médio. </line>
<line> *á tive acesso aos grupos de *poio entre os colegas, mas *ão quis ir. (2/3). Nunca partic*pei, nunca me of*r*ceram para p*r**cipar do curso 1/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 3.5 - *revençã* ao uso de drogas. </line>
<line> A *i*icu**ade peda*ógi*a é grand*, As práticas pedagó*icas se resum*m a *lgu**s pa*e*t*a* **bre drogas (3/3). **mo pre*e*ção, procura or*entar u* ando *tividades *m *al*, *s *rejuízos *ue a droga *a* (3/*). O gov*rno p*de*ia dar *elhor o*ient**ão a*s professores, cri** u*a s**ana de ativi*ad*s so**e o **sunto (1/3). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*aptado de Rob*i*a (2*07) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Ter*sina, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-*42, nov./*e*. 2*16 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Programa Saúde *a Es*ola com Enfoqu* em Dr*gadição: As Percepções da Comuni*ade Es*olar </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> *.4 A*álise e Discussão: Inst*um*nto de Coleta de Dado* 04/2014 - Profe*sores </line>
<line> Quadro 8 - Apresen*ação do* r*sultados. </line>
</par>
<par>
<line> CATEGORIA *RINCIPAIS/IN*I*ADOR*S (CP) </line>
<line> RESPOSTAS *OS ENTR**ISTA*OS </line>
</par>
<par>
<line> *P 4.1 - Conhe*im*ntos *o*re d*og*s. CP 4.2 - Conhecim*n*os **quirido*. </line>
<line> *rog** é contato com q*alquer s*bs**ncia, qu* não se*a lega*izada, que os alunos possam usar (1/3). O conhecimento nós buscam*s n* int***et (3/3). A *aconha, trazida de f*r** esco*d*d* pelos a*uno* para den*ro da escola, é a droga mais *s*d* (3/3). *m relação à *ualidade de vida, eles **cam *g*essi*os, pe*sam que * que fa*em é o correto (1/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.3 - Conhe*i*entos d* expe*iência. </line>
<line> O co*sum* est* dim*nuindo aqui, m*s n*s sa*emos que e*es aind* us*m (1/3). Os jovens u*uários acabam e*teriorizand* * uso (1/3). A últim* apreensão de drogas foi há cinco anos (1/3). Em relação à **rma de lidar com esses aluno*, proc*ro *ão separa* esses jovens </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 220-242, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. A. M. Gaze, J. V. L. Robaina </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> dos outros al**os (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP 4.4 - *ela**onamentos **olescentes /famíli*/ comunidade. </line>
<line> *s alu*os us*m dro*as por falta d* o*i*nta*ão, f*lta de apoio fa*iliar * más influê*cias (3/3). Os men*nos são * maioria dos usu*rios (1/*). *m dos maiores problemas da **og*dição é * in*requê*cia escolar (1/3). Uma das *ausas do uso de drogas é a *aix* cond*ção soc*al e a facilidade de obter * dr*g* (2/*). Os relacionamentos são difíceis, os *luno* f*cam viol*ntos, *gressivos e desinte*essado* em fazer as aulas (3/3). </line>
</par>
<par>
<line> CP *.5 - *re**nção ao u*o de drogas. </line>
<line> A d*ficuldade pedag**ica é grande, As prá**c*s pedagógicas se resumem a algumas pal*stras sobr* drogas (3/3). Como *revenção, procu*a o*ientar usa*do ativi*ades e* sala, os p*e**ízo* que a droga faz (3/3). O *ove*no poderia dar m**hor orientação aos profes*ore*, **iar um* s*mana de atividades *obre o *ssunt* (1/3). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de Robaina (2007) </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 13, n. 6, art. 13, p. 220-*4*, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *rograma Saú*e na Escol* com Enfoq*e em Drogad*ção: A* Percepções da C*munidade Escolar </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> Existem ações públic*s, c*mo o *SE, que podem auxil*ar n* *omb*te às drogas, ma* </line>
</par>
<par>
<line> são d*sconhecidas pe*a comu*idade. Podem-se </line>
<line> alcançar ** famí*ias at*avés </line>
<line> de ca*panh* </line>
</par>
<par>
<line> antidr*gas na televisão, veícul* *uito u*ilizado pelo perfil *a comun*dade * ser ins*ruída. </line>
<line> Pode-se ampliar o campo de at*ação dos grupos de apoi* int*rdis*iplinar pr*movid*s </line>
</par>
<par>
<line> pelo poder público, a*ravés de instruç** </line>
<line> das ***ílias </line>
<line> dos drogaditos e conscientiza*ão da </line>
</par>
<par>
<line> importân*ia das famí*ias n* recuperação dos jo*ens. Os se*vidores do *r*gra*a con*eguiram </line>
<line> conscien*iz*r as fa*ílias através de visi*as espe*ífica* ao* lares *os jovens droga*i*os. Açã* </line>
<line> que já oc*rre no *rograma Saúde *a Famíli*. *s vi*itas devem ser amplia*. </line>
<line> Impõe-se fixar um *ducador p**a cui*ar excl**iva*ent* do Program* *aúde na </line>
<line> *scola. Es** condu*a serv**ia tanto p*ra os profess*res da esc*la qu**to para os se*v*d*res d* </line>
<line> pos*o de saúde. O trabalh* desses profissio*ais fica prejud*cado pelo acúmulo de funções e os </line>
<line> jovens deix*m, *ssim, de receber a atenç*o *ecessária. Convém uma gratificação s*lari*l **ra </line>
<line> o *e*v*do* qu* se *ispuser a ficar exclu*i*am*nte n* Programa. </line>
<line> Outra sugestão é iniciar a im*le*entação do Programa de Redução de D*nos na </line>
<line> Un**ade Escolar p**quisada e n*s *emais e*colas da re*e pú*lica. Como vi*to, a abor*agem </line>
<line> **pressora a*nda es*á presen*e. Pod*-se *nsta*ar um* enfermari* em cada u**dade e*colar, com </line>
</par>
<par>
<line> o a*ompan*a*ento de um enfermeir* fi*o e médi*o em </line>
<line> es*ala de rodízi*, p*ra acompanhar </line>
</par>
<par>
<line> os **ve*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ode-se f*rt*l*cer o tra*alho de inclusão soci*l dos drogadito* *o *mbi**t* esc*lar, </line>
<line> pe*a divul**ção dos grupos de apoio e*tre os pares. F*z-s* necessário estimular os j*vens não </line>
<line> e*vo*vidos na tem*ti*a a a*xiliar *a recu*eração dos colegas qu* apr*sen*am o pro*lema. * </line>
<line> inclusão s*cial * *em-vin*a nesse *aso. </line>
<line> No*sa pe*q*isa mostr*u q*e muito* jovens *saram drogas motivadas pelo exempl* </line>
<line> d*s i**i*íduos *os grup*s de convi*ência. Muitos desses jovens possuem fam*lias </line>
<line> estrut*r*d*s, qu* não os dei*aram se a**ofundar na drogadição. </line>
<line> O sentim*nto deixa*o p*r essa col*ta de dados indico* um *ú*er* menor de jov*ns </line>
</par>
<par>
<line> **m *roblemas sever*s </line>
<line> de </line>
<line> estru*uração fa*iliar e sinais clín*c*s de prof**da d*ogadiç*o, </line>
</par>
<par>
<line> caso* ma*s **mple*os de serem tratados. Como **sto, *xistem muitos fator*s *ue *ontribue* </line>
<line> para o uso d* d*ogas entre os jovens, mas n*m todos *e encontram ao alcance dos gestore* do </line>
<line> Pro*rama. No entanto, estimul*r *s pr*fessores a se ca*acitar é um deles. </line>
</par>
<par>
<line> V*em-se difi*uldade* * serem venci*as, po*ém *ota-se a possibi*idade real </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atend*m*nto ao* jovens dessa escola do b*irro de Ceil*ndia, DF, se </line>
<line> forem e*p*e*ados </line>
</par>
<par>
<line> mai**es esforços *e todos os atores polí*icos envolvi*os n* proces*o. </line>
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<line> J. V. L. *ob*ina </line>
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<line> 1) concepção e *lane*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise e inter*r*ta*** dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascu*ho *u na revisão *r*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na *pr**aç*o *a versão final d* m*nu*c*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 13, p. *20-242, nov./d*z. 2016 </line>
<line> ww**.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
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