Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica / Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Abstract


Este artigo traz à tona resultados de uma investigação crítico-reflexiva, realizada no viés das redes sociais, com o intuito investigar e refletir de que maneira o uso das TICs, como mecanismo de proliferação de ideias e emersão da interdisciplinaridade, pode auxiliar na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Fez-se referência a uma pesquisa exploratória de cunho quali-quantitativo via uso de grupo fechado no Facebook à luz das interações discentes-docentes. Verificou-se, por meio das interações, que os sujeitos compreendem a necessidade do uso das tecnologias para a qualificação do trabalho docente e a emersão da interdisciplinaridade na politecnia. Não obstante, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo aos professores em trabalhar ativamente e criticamente na teia das tecnologias. Assim, é sagaz pensar em competências e habilidades para se desenvolver atividades de cunho tecnológico nas escolas públicas em prol da promoção da interdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interações. Rede social.

 

 

ABSTRACT

 

This article brings up results of a critical-reflexive research held in the bias social networks, in order to investigate and reflect how the use of ICTs, as proliferation mechanism ideas and emersion of interdisciplinarity, can assist in the qualification of the processes teaching and learning in the Elementary Education. Was made referring to an exploratory nature of quali-quantitative via use of closed group on Facebook in the light of student-teacher interactions. It has been found, through the interactions, that the subjects understand the need the use of technologies for qualification of teaching and the emergence of interdisciplinarity in the polytechnic. Regardless, this study indicates the action the initiative and the incentive for teachers to work actively and critically in web technologies. Like this, is shrewd thinking skills in and skills to develop technological nature of activities in public schools in favor of promoting interdisciplinary in different areas of knowledge.

 

Keywords: Interdisciplinar. Interactions. Social networking.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.2.5

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)