<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art.4, *. 53-67, mar./abr. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.4 </line>
</par>
<par>
<line> Os Alicerces do Novo Plano de Co*tas Apl*cado ao Setor Público </line>
<line> The Alicer*e* of the new *cc*unt Pl** Applied to the **blic Sector </line>
</par>
<par>
<line> *line Robert* Hali* </line>
<line> M*strado em *iências Cont**eis p*la Univer*ida*e de Br*s*lia </line>
<line> E-ma*l: aline.halik@mcti.go*.br </line>
<line> *eonardo José Fe***sa Neiva </line>
<line> M*stre em Direito *a Univers*dade Católi*a de Brasília </line>
<line> Pro*es*or de Direito do *nstituto *ed*ral do Pi**í </line>
<line> E-mail: *eo*eiva20@gmai*.c** </line>
<line> Maurin A*meida Falcão </line>
<line> Dou*o* em Direit* Público pel* Universidade de P*ris-*I-SUD. </line>
<line> Profess*r da *ni*ersi*ade Catól*ca *e *rasília. </line>
<line> E-*ail: *falcao@pos.ucb.*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Aline Roberta Halik </row>
<row> *inistério da Ci*n*i*, T*cn*logi* e In**ação. Ministério </row>
<row> *a *iênc*a e Tecnolo*ia </row>
</column>
<column>
<row> Edito* *i*ntífico: Tonny Kerley de *lenca* R*drigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Z**a *ívi*o-Admini*trativa70**7900 - Bra*ília. </line>
<line> Ar*igo receb*do em *4/01/2017. Ú*tima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> rec*bida em 23/**/2017. Apro*ado em 24/01/201*. </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ço: Leonardo José Fei*o*a Neiva </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *. Quinti** Bocai*va, 93 - Centro (Sul), Teres*na - PI, </row>
<row> 6**02-370. </row>
<row> Endereço: Maurin Al*eida Fal*ão </row>
<row> Universidade Católic* de Bra*í*ia, Pró-Rei*oria de Pó*- </row>
<row> Gra*u*ção * Pesquisa. SGA* 916 Módulo Asa Norte </row>
<row> 7*390-045 - Br*síl*a </row>
</column>
<column>
<row> *valia*o pelo sistema Tripl* Review: Des* Re**ew a) </row>
<row> pel* Edito*-Chefe; * b) *oubl* Blind Review </row>
<row> (aval*açã* cega por dois av*liadores da área). </row>
<row> *e**sã*: Gramatic*l, Normativa * de F*rmatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. *alik, L. J. F. Ne*va, M. A. Falcão </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O prese*te *rt*go tem o objetivo de realizar </line>
<line> *ma aná*ise *o </line>
<line> processo </line>
<line> de implantação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> novo plan* de c*ntas apli*ado ao setor público e o alicer*e que poss**ilitou a contabilidade </line>
</par>
<par>
<line> a se ad*q**r a*s padrõe* *nte*na*i**ais. Há uma </line>
<line> *endên*ia inter*acional com *i*tas à </line>
</par>
<par>
<line> pa*ronização dos procedime*t*s *ontábeis e o *rasil que deve s* </line>
<line> a**q*a* *om o intuito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> tornar mais com*et*tivo *o mercad* global e m*is tran*parente perante a população e os </line>
</par>
<par>
<line> organ**mos internacio*ais. Diante </line>
<line> desse quadro s*r* analisa*o o novo pl*n* d* contas </line>
</par>
<par>
<line> aplicado </line>
<line> ao setor públ*co e sua a*e*uação aos novos padr*es cont*b*is internacionais, para </line>
</par>
<par>
<line> t*nto *e proceder* na* seções ini*iais ao est*do do hi*t*ri** do p*o*e**o de imp*ant*ç** do </line>
<line> n*vo p*d*ão. </line>
<line> Pa*avra*-Chave: Seto* P**lico. Co*tabil*dade. Pl**o *e Contas. Pa*rões Internacionais. </line>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> This article aims to perform a* analysis of </line>
<line> the implementa*ion process of the new chart </line>
</par>
<par>
<line> of acc*unts </line>
<line> a*plied to the public se*tor, the fo*nda*ion th*t *nabl*d the </line>
<line> public accountin* </line>
</par>
<par>
<line> *dap* to interna*ional standa*ds. There is an international trend aim** at standardizing </line>
</par>
<par>
<line> *ccounting procedur*s and B*azil should fit </line>
<line> in *rder to become more competiti*e </line>
<line> i n t he </line>
</par>
<par>
<line> *lob*l market more transpar*nt and t* the popula*ion and int*rnat*onal *rgani*ations. Given </line>
<line> this situ*tion the new chart o* ac*ounts applie* to the public sector *nd its adapt*tion to new </line>
<line> int*rnational acc*unting standards w**l be analyzed *or both the in*tial sections will pr*c*ed </line>
<line> to s*u*y the history of the ne* standard *eployment proces*. </line>
<line> Key*o**s: Public Sector. *ccoun*ing. Chart *f Accou*ts. International Stan*ar*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *ar./*br. 20*7 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os A*ic*rces do Novo Pla** de Conta* *plicado ao Set*r *úblico </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> I*TRO*UÇ** </line>
</par>
<par>
<line> A adoção de um pad*ã* contábil universal pode *er justific*da com a premi*sa de </line>
<line> que, *o atual cen*ri* eco*ômico *undial, a harm*nizaç*o contábil é necess*ria p*ra *ue o* </line>
</par>
<par>
<line> relatórios *ontábe*s </line>
<line> e </line>
<line> ec*n*micos sejam *o*pr*e*síve*s e </line>
<line> compar*veis. Isso *onfere </line>
</par>
<par>
<line> *onfiabil*dade às informações ne*essárias p*ra tomad* de decisões (SILVA; MADE**A; a </line>
<line> ASSIS, 200*; WEFFORT, *005). </line>
<line> Ademais, a atual conjuntura, em qu* os mercado* finan**ir*s são fortemen*e </line>
</par>
<par>
<line> inter***ados, i*põe aos g*vernos </line>
<line> que estes s*jam o *a*s trans*a*en*es p*ssív*l. *ortanto, </line>
</par>
<par>
<line> reforça-se, assim, o imper*tivo de que os a**s realizados pel*s Estados te*ham * mesmo </line>
<line> **f*exo contáb*l em todos *s países, advind*, da* a necessidade de mudança d* </line>
<line> con*abilid*de pública n* Brasil rum* * adequa*ão ao mod*lo int*rnacional. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nascimento (*008), o S**or Público </line>
<line> e* </line>
<line> t odo o * u*** </line>
<line> e*t* pass*n*o </line>
</par>
<par>
<line> por s*gnificativ*s mu*an**s nos últim*s anos, uma vez que </line>
<line> os cidadãos es*ão </line>
</par>
<par>
<line> *em*ndando, cada vez mais, por uma m*lhor presta*ão dos serviços públi*o*. Es*e no*o </line>
</par>
<par>
<line> cenário e*ev* </line>
<line> a co*r**ça pela </line>
<line> atençã* d*s gestores públicos * atividade financei*a d* </line>
</par>
<par>
<line> e*tado, </line>
<line> so* o po*to de vist* *a t*a*sparência, *a *conomicidade, da e*ici***** e da efi*ácia. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Chan (2010), * contabilidade pública </line>
<line> passa neste mo**nto por um </line>
</par>
<par>
<line> p**c*sso de c*nvergên*ia *o mo*e** inter*a*ional d**envolvido *ela International </line>
</par>
<par>
<line> Fe*eration of </line>
<line> **co*n*ant* (IFAC), por meio </line>
<line> do In*ernation*l Pub*ic Sector </line>
</par>
<par>
<line> Ac**unting Stan*ards Board (I*SASB). </line>
</par>
<par>
<line> A cont*bil*da*e *pl*cada ao setor pú**i*o organizada n* é </line>
<line> **rma de s*stem* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*formaç*o, cuj** s*bsistemas **çamen**rio, patrimonial, cus*os e de c*mp*nsação, co*quanto </line>
<line> possam o*erecer pro*utos difere*t*s e* raz*o da resp*ctiv* especificid**e, **nverge* para o </line>
<line> produto fin*l, que é * inf*rmação sob*e o pat*i*ôn** públ*co (CFC, 2008 b). </line>
<line> A estrutu*a do *lano de contas * a *ase *a esc**turação co*tábil, **terf**indo </line>
<line> dir*t*me*t* na qualidade das inf*rmações constan**s *os re*at*rio* co*tábeis da en*id*de. </line>
</par>
<par>
<line> * novo p*ano ** *ontas ap*icado </line>
<line> ao se*or </line>
<line> p*blico contempla todas as </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> governamentai* real*zadas pela União, Estados, Mun*cípios e o Distrito Fe*eral. O </line>
</par>
<par>
<line> processo de con*ergênci* </line>
<line> do plano </line>
<line> de contas *ac**nal era *e*essár*o </line>
<line> para s* enquadr*r e* </line>
</par>
<par>
<line> u* p*drão *e contab*lid*d* </line>
<line> glob*l, um padrão de </line>
<line> com*arabilidade e *ambé* *ossi**l*tou </line>
</par>
<par>
<line> **ter inf*r*ações c*m a mesma base, per*it*ndo *ss*m que * Br*sil </line>
<line> alcançasse o </line>
<line> mesmo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi**, v. *4, n. 2, art. 4, p. 53-67, m*r./*br. 2017 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, *. J. F. Neiva, M. A. Falc** </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> pata*ar *o* país*s desen*ol*i*os. Na ve*dade, o referido pr*cesso d* *onverg**cia j* é </line>
<line> uma reali*a*e no Bras*l, e foi impl*ntado def*ni*ivamente *m janeir* de 20*5. </line>
<line> *s*a nova es*rutura tem *omo o*jetivo aprimorar a transparê*cia das fina*ça* </line>
</par>
<par>
<line> púb*ica* em todos o* seus d*sdob*amentos, procurando evitar prátic*s *e corrupção o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestão inadeq*ada do* *ecur*os públicos (NAS*IME*TO, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> *oura, Lima e Ferrei*a (20*2) defen**m que a estru*ura do plan* de contas é a </line>
</par>
<par>
<line> ba*e *a escritura*ão </line>
<line> c*n**bil, inte*ferindo diretame*te na quali*ade d*s i*for*ações </line>
</par>
<par>
<line> consta*tes **s re*atórios contáb*is </line>
<line> da en*idad*, permi*i**o, então, o adequado registro dos </line>
</par>
<par>
<line> atos e fatos, *em como a g*ração de *nfor*ações, sen*o *ese*ável unif*rmidad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ingu**em d* plano de con*as. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e a**igo es*á *strutura*o e* cinco seções. Na segunda seção será traçado o </line>
<line> h**t*rico do pr*c*sso d* convergência da co*tabilidade p*blic* n* Bra**l. *a terceira </line>
</par>
<par>
<line> seçã* *er*o abordad** a* </line>
<line> aç*e* desenvo*vid*s *ara </line>
<line> *mple*entação *a conv*rgência </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> contabili*ade pública. A q*arta seç*o será dedica*a ao novo p*ano de co*tas do s**or </line>
<line> público. Por f*m, na *ltima seçã* será feita a conc*usão. </line>
<line> 1. REFER*NCIAL **ÓRICO </line>
<line> 2 .1 Histórico do processo de convergência da cont**ilid*de p*bli*a no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, não ap*nas o B*asil, mas </line>
<line> vários outros países, </line>
<line> como M*xic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*teg*ant*s mais re*entes da União Eu**peia, ***ão no </line>
<line> pr*cesso de conv**gê*cia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> conta*ilidade. </line>
<line> As n*rmas </line>
<line> contábeis *ara o setor </line>
<line> públ*co são regi*as </line>
<line> pe*a Internation*l </line>
</par>
<par>
<line> Federat*on o* Accountant*s (IFAC). As no*mas que o IFAC ed*ta chama*-se </line>
<line> I*ternational Public *ccount*ng **an*ards (IP*AS). </line>
</par>
<par>
<line> * necessário c*tar </line>
<line> *ue o objetivo da con**rgência da contabil*da*e pública </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> adequar as No*mas Br*sileira* de *ontabilidade *úb*icas (NBCASP) às Normas </line>
<line> Internaci*nais (I*SAS) *u* são e**tidas *e*a I*ternationa* *ederation of Account*nt* </line>
</par>
<par>
<line> (IFAC). O IFAC tem um lequ* d* atividades </line>
<line> desenvol**d*s, *ntre as qu**s estã* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementaç*o d*s IAASB - A*diting </line>
<line> and *ssur*nce Standards (Padrões </line>
<line> de Auditoria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Segurança), IESBA - E*hi*s </line>
<line> Sta*dards (*o*mas de Ét*ca), *s IAESCB - Accounti*g </line>
</par>
<par>
<line> Stand**ds Education (Nor*a* de Éti*a Normas de Co*tabilidad* para E*ucação) e *s </line>
</par>
<par>
<line> IPSASB - Internat*ona* P*bl*c Sector Acc*u*ting Sta*dards (Normas Interna*ionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidad* pa*a o S*to* Público) (NI*AMA, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 5*-67, m*r./abr. 2017 www4.fsan*t.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Alicerces do Novo Plano de *ontas *plicado ao Setor Público </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se *firmar que no B*a*il, *um primeiro mome*to, *penas o se*or *rivado se </line>
<line> adeq*ou ao* *a**ões internacionais de cont*bilidade. No que *e refere ao setor público, </line>
</par>
<par>
<line> somen*e e* </line>
<line> 2008 </line>
<line> foi *nunciado pela Secretaria </line>
<line> do Tes*uro Nac*ona*, por mei* *a po*taria </line>
</par>
<par>
<line> MF *º*84, que e*te *ria *e adequar a*s padrõ*s *nt*rna*ionais de contab*lidade. De fato, e*se </line>
<line> processo se consolidou *e *orm* defini*iva *m jan*iro de 20*5, com a im*l*ntação do novo </line>
<line> plano de contas do *et*r *úbl*co. </line>
<line> No ano de 2003, * Ministério d* Pr*v*dê*cia *á vi**a t*ntando ob*iga* os Regimes </line>
</par>
<par>
<line> Próprio* de Previdência Social (R**Ss) a utili*arem o padrão c*ntá*** da União, </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> c*mprimento à Portar*a nº 916/*003, que apr*vou * pla*o d* contas, * manu*l </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> contas </line>
<line> e dema*s demonstrativos co*tábeis. *o mesm* sentido, os Tribunais *e Contas </line>
</par>
<par>
<line> tentavam implantar *m plano de *ontas nacional pa*ronizado que *egu*ria *orm*lmente o e </line>
<line> p**no federal. </line>
</par>
<par>
<line> O Co*selho Federal de Contab*lidade (CFC), </line>
<line> **r su* vez, edit*u em 29 de </line>
</par>
<par>
<line> de*em*ro de 20*7, a Reso*ução CFC nº 1.111, que a*resentava uma i*terpr*t**ão *os </line>
</par>
<par>
<line> P*incí**os Fundamentais *e Co**abilidade na </line>
<line> perspectiva do setor pú*lico. </line>
</par>
<par>
<line> Já em 2008, o mes*o CFC (Consel*o Federal d* Contabilida*e) *ditou as d*z </line>
</par>
<par>
<line> pri**iras N*r*as </line>
<line> Bra*ileiras de Contabilida*e *p****das a* Setor Público (NBCT*P), </line>
</par>
<par>
<line> estab*le*endo, pela primeira *ez, no*m*s especificas de contabi*id*de para o *et** Púb*ico. </line>
<line> Até então, o modelo de *onta*i*idade pública no Bras*l era g*iado *xclusivame*t* pe** </line>
<line> Lei n* 4.32*/64 e Lei Complementar nº 101/00. </line>
<line> No ano de *009, c*m o intuito de *armon*zar as NBCTSP a** pa*rões contábei* </line>
</par>
<par>
<line> internacionai*, foi </line>
<line> publicada a Resolução C*C nº 1.**8, que alterou alguns itens da* </line>
</par>
<par>
<line> N*CT 1*.1, 16.2 e *6.6. Posteriormente, em 20*0, foi inic*ado o processo de tr**ução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*ergência às Normas Internacionais </line>
<line> d* Contabilidade a partir </line>
<line> da *radução do IPSAS. </line>
</par>
<par>
<line> O setor *úblico federal brasil*iro ta*bém passou a b*s*a* * *onv*rgê*cia com o* </line>
</par>
<par>
<line> padrões internacionais, ao publicar o Decreto o D*cr*to nº 6976, de 7 de outubr* de </line>
<line> *009, </line>
</par>
<par>
<line> que estabelecia em seu 4º **tigo, in**** I*, que o S*s*ema *e Contabilid**e Federal </line>
<line> *em </line>
</par>
<par>
<line> como *bjetiv* pr*mover a busca d* convergência aos padrõ*s inte*na*ionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contab*lidade, r*s*eitad*s os aspectos fo*mais e conceituais estabelecidos </line>
<line> na *egis*ação </line>
</par>
<par>
<line> *igent*. </line>
</par>
<par>
<line> O ór*ão central d* sistema </line>
<line> *e c*ntabilidade federa*, a STN (Secretaria </line>
<line> do Tesou*o </line>
</par>
<par>
<line> Na**onal) fora a e*car*egad* de *r*a* um a*c*bouço de leis * decretos </line>
<line> que **ssibi*ita**e </line>
</par>
<par>
<line> a convergê*cia aos pa*rões </line>
<line> internaci*nais co*tábei*. Para </line>
<line> cumprir esta </line>
<line> tarefa, a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. **A, Teresin*, v. 14, n. 2, *rt. 4, p. 53-6*, mar./a*r. *017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. ***ik, L. J. F. Neiva, M. A. Falcã* </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Secretaria edito* a* portari*s nº 749/*9, que a*t**ou *s balanç*s publi*ados pelos ór*ãos </line>
</par>
<par>
<line> p***icos, e a *ortaria nº 751/09, qu* alterav* </line>
<line> o Manual de Proc*dimen*o* *ontábeis </line>
</par>
<par>
<line> Aplica*as ao S*t*r Público (MPCAS*). </line>
</par>
<par>
<line> Almeid* (2012) afir*a que, no primeiro m*mento, a estratégia no proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> convergência do Setor *úblico brasile*ro foi o *e </line>
<line> busca* </line>
<line> um a*inhamento aos *adrõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *ontábei*, para, um segundo momen*o, *avorec*r a su* co*vergência na int*gralidade. </line>
<line> Para que *ssa es*ratégia *bt*vesse êxito, foi assina*o um acor*o de C*o*eração T*cnica </line>
</par>
<par>
<line> *om o *inistério </line>
<line> da Fazenda, p*r *nt*rmédio da *ecre*aria d* Tesouro Nacional (STN), </line>
</par>
<par>
<line> alé* de </line>
<line> *m convênio c*m * Asso*iação </line>
<line> d*s T*ibu*ais de Contas do Bra*il (ATRICON). </line>
</par>
<par>
<line> É neces*ário citar ain*a, que, na Contabil*dade Pública B*a*ileira, o orçame*to </line>
</par>
<par>
<line> público s*mpr* prevalece* sobr* </line>
<line> * </line>
<line> patrimônio </line>
<line> e, após implan*ação do nov* plano ** a </line>
</par>
<par>
<line> con*as aplicado ao *etor </line>
<line> público, </line>
<line> e*te cenário será alterado de manei*a que os control*s </line>
</par>
<par>
<line> patrimoniais sejam evidenciados corretam**te n** demonstrações contáb*is. </line>
<line> **se no*o modelo de contabilidade pública tem como foco o fortalecimento do </line>
</par>
<par>
<line> *et*r, *om o *oco no </line>
<line> patrimô*i* público d*s en*idades governamentais. Essas mud*nças </line>
</par>
<par>
<line> encontram subsídio no pr*ncípi* d* c*mpetência. </line>
<line> *eg*ndo Bertulino et al (*012), as alter**ões que e*t*o ocorrend* na co**abilidade, </line>
</par>
<par>
<line> advindas *a* normas internacionais d* con*abilidade, demonstram que *sse </line>
<line> a*cabouç* </line>
</par>
<par>
<line> normat*vo permite buscar atender os Princípios de Contabilidade, e essa busc* tem causado </line>
</par>
<par>
<line> uma mud*nça est*ut*ral na *o**ab*lid*de Pública. Essas mudanças têm evi*enci*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> princí*io d* es*ê*cia sobre a forma, o que é uma ca*act*r*st*ca da **ên*ia Contábil. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESUL**DOS E DI*CUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 O *roces*o de convergência da Co*t**ilidade Pública *o Br*sil e as pri*cipais </line>
</par>
<par>
<line> ações para a reali*aç*o d* processo </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> qualidade i*formacio*al da Conta*ilidade deve ser compreensíve* aos </line>
<line> u*uário* </line>
</par>
<par>
<line> e im*rescindível, **mbém no s*tor </line>
<line> *úblico uma vez </line>
<line> *ue em decorrênc*a que a princi*al </line>
</par>
<par>
<line> fina*idade do* *emonstra*ivos contábeis a de s*rvir *om* f*rram*nt* é </line>
<line> para o exercício </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> contr**e e ac*mpanha**nto das polític*s p*bli*as (*ARLI*, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> A ST* foi o órgã* res*onsável </line>
<line> pela i*pla*tação </line>
<line> do novo p*an* de </line>
<line> contas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> set*r público, *abendo ao Gru*o *écnico de Proc*dimentos Contábei* (GTCON) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> implantação da* seguintes </line>
<line> diretriz**, para </line>
<line> qu* o pla** de contas d* seto* púb*ico fo*se, de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sin*, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, mar./*b*. 201* </line>
<line> www*.*sane*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Al*cer*es do N**o Plan* de Contas Ap*icado *o Set*r **blico </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> fato, imp***tado *m 01 de jan**ro de 2015: (i) *doção de estrutura *e Plan* de *o*tas </line>
</par>
<par>
<line> pad*o**zado para *s três esf*ras de Gove*no; (ii) Flexibilidade, </line>
<line> para que *s ente* detalhem </line>
</par>
<par>
<line> ** nívei* in*eriores, a partir do *ível *e det*lhamento </line>
<line> def*ni*o como mínimo a ser </line>
</par>
<par>
<line> *bservado; (iii) Divu**ação </line>
<line> da estrutura d* PCASP co* prazo *ara impla*tação em 01 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ja*eiro de 2015; (iv) E**boração de Man*al do *l**o de *o*t** Apl*cad* ** Setor Público, </line>
<line> de*crevendo o elenco de con**s e suas funções * demais proce*imentos a *erem ob*ervados; </line>
<line> O GT*ON teria ainda que observ*r as alteraçõ** realizadas na Contabi*idade </line>
</par>
<par>
<line> Pública, que deveri*m at**der aos *receitos da Lei 4.320/*4 em seus artigos 83 </line>
<line> a 106, </line>
</par>
<par>
<line> *ue tratam dos Pr*ced*mentos *ontábeis Públi*o*. </line>
</par>
<par>
<line> * Secretaria *o Tesouro Nacional (ST*) edita o Manual de Procedimentos </line>
</par>
<par>
<line> Contábeis (MCASP), * q*al se encontra a*inhado com os **n*ei*os in**rnacionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contab*li*ade pública, servindo aind* de su*orte aos usu*rios do *I*FI para rotinas de </line>
<line> execução co*tá*il. </line>
<line> Sem dúvida*, a m*d*nça reali*ada na Contab**idade **b*ica no Brasil *rará </line>
</par>
<par>
<line> novos ares ao </line>
<line> Setor P*b*ico *o Bras**, bem </line>
<line> como que possibilitará à Co*tab*lidad* tira* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> foco ** o*çamento e colocá-lo </line>
<line> sobre o patrimônio *a *ntidade e, *essa </line>
<line> f*r*a, aprese*t*r </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões mais fid*dignas à s*ciedade. D* forma geral, pode-se </line>
<line> di*er q** </line>
<line> * *ovo </line>
</par>
<par>
<line> Mode*o de Contabil*dad* Ap*icada ao Setor Públic* </line>
<line> visa r**gatar a Contabilidade como </line>
</par>
<par>
<line> c*ência e seu objeto de estu**: o patri*ônio pú**i*o (*EIJÓ; BUGARIM, *008). </line>
<line> Iudí*ibus, M*r*in* e *elbcke (2**9) afirmam que a m*da*ça mais i*portante </line>
</par>
<par>
<line> decorrente do proc*sso *e inte*n*ci*nalização dos pa*r*es contábe*s é a primazia </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> essênc*a sobre a ***ma. Tal caract*r**tic* *ode *er evidenciada p*r s*tuações, </line>
<line> nas *uais as </line>
</par>
<par>
<line> prátic*s contábeis se orientam po* *rincíp*o* e pe*o o*jetivo de se divulgar a essên*ia </line>
</par>
<par>
<line> econômica </line>
<line> das transações. Nes*e *specto, a t*ansição nã* é fácil, pois é n*cessária </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c**acidade analít*ca e de julgament* po* part* dos profissionais da Contabi*i*ade. </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, as IPSASB </line>
<line> têm objetivo d* harmo*izar as inform*ç**s o </line>
<line> contábeis </line>
</par>
<par>
<line> e*tr* os dif**e*tes paíse*, com base *as IFRS Int*rnatio**l Re*o*ting Standar*s, - </line>
<line> qu* sã* </line>
</par>
<par>
<line> as Normas Internac**nais de Informaçã* Financeira emit*das pelo IASB - *nterna*io*al </line>
<line> Accounti*g Sat*ndardas Board, um *rg*o independente que promove a *onverg*ncia das </line>
<line> práticas contábeis adotadas por emp*es*s. </line>
</par>
<par>
<line> O *FAC, </line>
<line> quem edita os padrões </line>
<line> contábeis para o S*tor Públic*, consti**indo-se no </line>
</par>
<par>
<line> International P*bl*c Sector Accou*t*ng Sa*an*ardas Boa*d (IPSAS*), </line>
<line> que são as nor*a* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, *. 14, n. 2, art. 4, p. *3-67, mar./abr. *0*7 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Halik, L. J. F. N*iva, M. A. Falcã* </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> i*ternacionais de alta qualidade para o se*or p*blico. O IPSASB funciona como um órgão </line>
<line> normat*zador ind*p*ndente. </line>
</par>
<par>
<line> A *e*uência a*ima descreve *aminho per**rrido pe*a* norm*s de Contabil*dade o </line>
</par>
<par>
<line> Públic*. O IFAC ed*ta as IPSAS (normas contábei*), envia ao Conselho *ede*al </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidade (CFC), *ue edit* as *BC*s e, *or fim, a STN, que edita o MACASP *u* </line>
<line> se *onstitu*m, de fato, as regras de ex*cuç*o co*t*bil no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *es*e contex*o, foi im**antado, e* d* 01 de janeir* de 2015, o </line>
<line> Plano de Cont** </line>
</par>
<par>
<line> Aplicado ao *etor Público - P*ASP qu* tem *bjetivo de viabilizar ess* p*ocess* </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onvergência e *aci*itar a consol*dação **s co*t** *úbli*as n*s *rês n*veis de governo, co* </line>
<line> a elab*ração do Balanço do Setor Público Nacional - B*PN. </line>
<line> No *es*o sentido, a STN v*m traba*hando e* pro*et*s que visam à </line>
<line> moderni*ação d* Sistema de Administração Financeira d* Governo Federal - SIAFI, tanto </line>
<line> no *ue se **fere à sua base de dados e usabil*dade, quanto ao processo de convergência aos </line>
<line> padrõe* internaciona*s de co*tab*lida** ap*ica**s ao seto* público. A *odernização do </line>
</par>
<par>
<line> SIAFI e adequação ao novo plano de contas d* setor públic* * esse*cial ao usuári* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistema e através do SIAFI </line>
<line> que o* lança**ntos contá*eis s*o efet**ados *a Contabilidade </line>
</par>
<par>
<line> Pú*lica do Gover*o Federal, trata-se do sistema </line>
<line> d* **nçamento in**rmatizado dos </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> contá*e*s nos b*lanços. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* O n*vo Plano de Contas Aplic*do ao Setor Púbico </line>
<line> Segundo Feijó (2*11), desde a *écad* *e setenta pouca *oisa mudou no que se </line>
</par>
<par>
<line> refere à mane*ra como o se*or público emite su*s demonstraçõe* co**ábeis, até o mom*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> publicação das *ormas *rasi*eiras *e Contabilidade Aplica*a* ao Setor Público - edit*das </line>
<line> pelo CFC -, da Portaria MF nº 1*4/2*08, do Decret* nº 6.976/*009 e da Portaria STN *º </line>
<line> 7**/2009. Dess* mo*o, constata-*e faci*mente que esses instrumen*o* le*ais pe*mi*irão um </line>
</par>
<par>
<line> salt* </line>
<line> na </line>
<line> convergência d* *ont*b*lidade púb*ica *rasileira j*nto às normas interna*ion*is </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> setor pú*lico (I*S*S, da sigla em inglês). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Ko*ama (2001), o </line>
<line> resultado </line>
<line> das mudan*as ex*gi*á </line>
<line> profis*ionais mais </line>
</par>
<par>
<line> *apacitados, po*s c*rta*ente vai mu*ar *m* cult*ra enraizada há mais de cinqu*nt* ano*. </line>
</par>
<par>
<line> Uma d*s *ais rel*vantes muda*ças </line>
<line> decor*entes da *a*monização * * implantação </line>
</par>
<par>
<line> d* novo Plano de Conta* Aplicado a* Set** Púbico. Plano de contas é u* conjunt* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> determi*a*as *ontas e* f*nçã* do </line>
<line> ramo de ativi*ade e porte de cada empresa. Nele são </line>
</par>
<par>
<line> apr*sen*adas as contas, títulos * </line>
<line> **scr*ção d* cada uma, bem com* o* re*ulamentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *a*./abr. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Ali*erce* do N*vo Plano de Contas Aplica*o ao Se*or Pú*lico </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> c*nvenç*es que rege* o </line>
<line> us* *o pla*o e de su*s *on*a* integ*ante* do si*tema contábil da </line>
</par>
<par>
<line> entid**e, tend* c*mo finalidad* servir d* guia para re*istro e a de*onstração dos fatos o </line>
<line> cont*beis (CR*PAL*I, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo L*ma * Castro (20*7, p. 110), o plano de *ontas representa pro*eto d*s o </line>
<line> cont*s julgadas nece*sárias ao registro de tod*s os com**nent*s pa*rimoniais e dos </line>
<line> f**ômenos da gestão, relativos a um* deter*i*ada entidade. </line>
<line> No setor pú**ico, o Plano de *ontas tem como objetivo: o controle, a </line>
<line> unifor*ização dos **gistros contá*ei*, * evidenciação do *atrimônio da e*t*da*e e **as </line>
<line> *aria*ões * a co*solida*ão da* *ontas par* c*nf*cção de relató*io* pad*onizados, o qu* </line>
<line> possibilita a geração de *nformações *ue pos*am, efetivam*n*e, contr*buir para o proces*o </line>
<line> *ecisório e para o con*e*imento *a gestão d* coisa púb*ica (M**RA; L*MA; *ERR*I**, </line>
<line> 2012). </line>
<line> No Governo Fe*eral, o Plano de Con*as é padroniz*do para *odas as ent**ades </line>
</par>
<par>
<line> públicas que utiliza* o SIA*I - sej* a Admi*istr*ção Direta ou Indir*t* </line>
<line> de todos os tr** </line>
</par>
<par>
<line> Poderes (MO*RA; *IMA; FERREIRA, *012). </line>
</par>
<par>
<line> * N*vo P**SP foi *esenvolvido pela STN em parceri* com o Grupo Té*nico d* </line>
</par>
<par>
<line> P*o*edimentos Cont*bei* (*TC*N) com o objetivo </line>
<line> de </line>
<line> unificar as pr*ticas </line>
<line> contábeis. *le </line>
</par>
<par>
<line> contém uma re**ção pa*ronizada </line>
<line> de *on*as, uma tabela d* atri*utos co*tábeis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lançame*to* típicos padro*izad**. Est* novo </line>
<line> pla*o </line>
<line> de conta* do se**r pú*lico deve ser </line>
</par>
<par>
<line> ut*lizado por tod** os Poderes * cada ente da federação, inclui*do seu* fu*dos, ó*gãos, </line>
</par>
<par>
<line> autar*uia* e fundações *nstituídas * mantidas pelo Pod*r Públic* </line>
<line> e </line>
<line> tamb*m a* *mpresas </line>
</par>
<par>
<line> estatai* de**nden*es. </line>
</par>
<par>
<line> Os componen**s do novo plan* de contas são </line>
<line> os segui*tes: at*vo, passi*o, </line>
</par>
<par>
<line> patrimôni* líquido, r*ceitas </line>
<line> pa*rimoniais, d*spes*s p*trim*niais, c*ntr**es d*v*rs*s, </line>
<line> atos </line>
</par>
<par>
<line> pot*nci*is e controle* orçamentários e estão divididos em oito *lass*s de contas: 1) Ativo; 2) </line>
</par>
<par>
<line> Passivo e P*tri***io Líquido; 3) V*riações Patrimoniais Diminutivas; </line>
<line> 4) Variações </line>
</par>
<par>
<line> Patrimonia*s Aumentati*as; 5) C*ntro*e* da *provação do Pl*nejamento * Orçam**to; 6) </line>
</par>
<par>
<line> Co*trole* da Ex*cução </line>
<line> do Planejamento e Or*amen*o; 7) Contr**es Devedores; e 8) </line>
</par>
<par>
<line> Contr*les C*edores. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* no*a composição do plano *e contas do se*or p*blic* foi necessária pa*a * </line>
<line> efetiva implantação *as no*mas contábe*s internacio**is no setor público, tendo e* *ist* que </line>
<line> a compo*içã* de conta* anterior n*o permitia lan*a*entos e* co*tas de variaçã* pat*im*n*ai* </line>
<line> que efetua* lançamen*os *ont*beis d* au*e*to e diminuição do patrimônio do ente *úb**co. </line>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 14, n. *, art. 4, p. 53-6*, mar./abr. *017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, L. J. F. Ne*va, M. A. Falcão </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Além *isso, a nova estrut*ra do plano *e *ont*s *ambém possibil**ou a *if*ren*iação de </line>
<line> orça*ent* e patri**nio, o or**m*nto ainda obedece ao regime misto1 e patrimonial ao r**ime </line>
<line> de comp*tênc*a2. </line>
<line> Quad*o 1 - O sistema de *ontabili*ad* púb**ca está e*trutura** agora em classe, </line>
<line> conta, subsis*ema e natureza de i*formação </line>
</par>
<par>
<line> Classe </line>
<line> Con*a </line>
<line> Su*s*stema (NB*ASP) </line>
<line> Natureza da informação </line>
</par>
<par>
<line> 1. A**v* </line>
<line> Patri*onia* </line>
<line> *atrimoni*l </line>
<line> Pat*imonial </line>
</par>
<par>
<line> 1. Passi** * Pa*rimôni* Lí*uido </line>
<line> P*trimonial </line>
<line> Pat*imon**l </line>
<line> Patrim*nial </line>
</par>
<par>
<line> 2. Variaçã* Pat**mon*a* Dim*nutiva (VPD) </line>
<line> Resultado </line>
<line> Patrimonia*/Cus*os </line>
<line> *at*imonia* </line>
</par>
<par>
<line> *. V**i*ção Patrimonial </line>
<line> *esultado </line>
<line> Patrim*n*** </line>
<line> P*t*imonia* </line>
</par>
<par>
<line> 4 m o A.uC*ennttratlievsad(a*AAr)ovação do *p P*anejamento e Orçamento </line>
<line> Orçamen*o </line>
<line> Orçamentária </line>
<line> Orça*entária </line>
</par>
<par>
<line> 5. Contr*l*s d* Aprovação do *lanejamento e Orç*mento </line>
<line> Orçam*nto </line>
<line> Or*amentári* </line>
<line> *rçamentária </line>
</par>
<par>
<line> 6. *o*trol*s da *provação d* *l*nejamento e *rçamento </line>
<line> C*ntr*l* </line>
<line> Co*pensação </line>
<line> **mpensa*ão </line>
</par>
<par>
<line> 7. Cont*ol*s Devedores </line>
<line> C*ntrole </line>
<line> C*mpe*saç*o </line>
<line> Compen*ação </line>
</par>
<par>
<line> 8. Controles Credore* </line>
<line> Controle </line>
<line> C*mpensação </line>
<line> Co*tr*le </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Feijó (2013). </line>
</par>
<par>
<line> Um p*nto </line>
<line> de *estaq*e </line>
<line> n* no*o plan* de conta* *o setor </line>
<line> p*blico é a inc*usão das </line>
</par>
<par>
<line> Variações Patr*mo*iais Aum*ntati*as (VPA) * Var*ações Pat*imo*iais Dimin*tiv*s (VPD), </line>
<line> *s*as c*a**es *e con*a* *egi*tram o aum**to *u diminuição do patr*m*nio líqu**o da en*idade. </line>
<line> **ve-se enfatizar que a *PA e VPD não *aziam part* do plano de cont*s </line>
<line> an**rior. Portanto, as inclusões de varia*õe* *ue registram o a*mento *u a dimin*ição do </line>
<line> patr*mônio líquido dão o enfoq** n*cessário *o novo plano d* contas, e não se *eve </line>
<line> co*fundir VPA e VPD com r*ceitas * d*spe*as orçamentárias. </line>
</par>
<par>
<line> Os lan*ame*tos c*ntábeis *ambé* for*m mod*ficados de modo a *e adequar </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> nov* estr*tura do PCASP. *e*ta m*neira o rotei*o c*ntábil dos even*os foi **t**ado, de </line>
<line> modo a permit*r o lançamento em c*ntas *ue an*es não existiam na cont*bili*ade </line>
<line> pública. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> O regime m*sto é um regime co*t*bil, defini*o pe*a Lei n* 432*/64, que es*atui norm*s de finanças e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> con*abilidade pública, este *egim* utiliza o regime *e competência para o *ançamento d*s *espesa*, e o re*ime </line>
<line> caix* para a* receitas. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> O r*gime de *ompetên*ia é um princípio c*ntáb*l que d*ve ser entendido *omo o reconhec**ento dos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> eventos n*s períodos nos quais oc*rrem, *nde*endentemente de terem sido recebidos ou pagos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 2, art. 4, *. 53-67, mar./*b*. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Al*cerces *o Novo *l*no de Co**as Aplicado a* Setor Púb*i*o </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 2 - Estrutura d* PCASP Natureza do Sald* *as *la*ses </line>
</par>
<par>
<line> 1- Ativo 1.1 A**vo Circulante *.2 Ativo *ão C*rculan*e </line>
<line> 2- Passivo 2.1Passivo Cir*ula*te 2.2 *a*sivo *ã* Ci*culante 2.3 Patr*mônio Líquido </line>
</par>
<par>
<line> 3-Variação **tr*monial Di*inuti*a 3.1 *essoal e Encar*os 3.2 B*nefíci*s Pr*vide*ciários e As*is*enciais ... 3.* Ou*ras Vari*ções Pat*imoni*is D*minutivas </line>
<line> 4- *ari*ção P*t*imonial Aumentativa 1.1 Impost*s, Taxas e Contribuiçõ*s de *elhoria 1.2 Con*ribuições .... 4.9 Outras Varia*õe* Patrimoniais Aument*tivas </line>
</par>
<par>
<line> 5- Controle de *provação do Plane*a*ento e Orçame*to *.1 Planejamen*o A*rovado 5.2 Orç*m*nt* Apr*v**o 5.* Inscri*ões d* Restos a Pagar </line>
<line> 6- Controle da Ex*cu*ão do Plan*ja*ento e Orçamento 6.1***c**ão do *l*nejame*to *.2 Exec*ção d* Orçamento 6.3 **ec*çã* *e R*stos a Pagar </line>
</par>
<par>
<line> 7- *ontr*le* Deved*res 7.1 Atos Potencia*s 7.2 Admin*stração Finan*eira 7.3 Dívida Ati*a 7.4 Risc*s Fi*cai* 7.5 Custos 7.6 Outros Controles </line>
<line> 8- Contro*es Credores 8.1 Execução Atos Pot*ncia*s *.2 Execução A*minist*ação F*nanc*ira 8.3 Exec**ão Dívida Ativa 8.4 Exe*ução Riscos Fi*cais 8.5 A*uração de Custos 8.6 *utros Controles </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Feijó (*013). </line>
<line> No no*o *C*SP os regis*ros *ontá*eis são feit*s pelo mét*d* das partidas </line>
</par>
<par>
<line> dobr*das e "fechado*" nas cl*sses 1 a 4, de natu*eza pa*ri*o*ia*; nas **a**es 5 e 6, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nature*a orçamentária; *as clas*es 7 e 8, de *a**reza típica de controle. </line>
</par>
<par>
<line> A *strutura do novo PCASP t*mbém p*ss*bilitou a evidenciação na sua estrutura, </line>
<line> que distinguiu a* c*asses pat*imo*iai* (1 a 4) da* c*as*es orça*entárias (5 e 6). </line>
<line> Por fim, cab* res*alta* *ue o novo pl*no de *ont*s do *etor público f*i adequado, de </line>
<line> modo a *t*nder aos três níveis de gove*no: União, Est*dos e Mun*c**ios e e*tá </line>
</par>
<par>
<line> pa*ronizado até o 5º ní*el da* *ontas co***beis, portan*o, es*abelece a pa*ronização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> regis*ros dos principais atos e *atos da Administra*ã* Pública. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *ar./ab*. 201* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, L. J. F. Neiva, M. A. Falc** </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> 4 *O*CLUSÃO </line>
<line> Este *raba*** teve *omo obje*ivo rea*izar u*a aná*ise s*b*e os *lic*rces do novo </line>
<line> plano de contas aplica** ao setor público, o que pos**bilitou à contabilidade pública se </line>
<line> adequar aos padrões in*e*nac*onais. </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil precisou reali*ar o process* </line>
<line> de co*vergê*ci* *a conta*ilidade *ois, </line>
</par>
<par>
<line> *ome*te assim, se*ia *ossível uma ma**r comparabilid*de entre os países, devido à </line>
<line> utili*ação da me*ma linguagem contábil. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> proc*s** </line>
<line> *e </line>
<line> convergência </line>
<line> da </line>
<line> c*ntabili*ade </line>
<line> públ*ca </line>
<line> no </line>
<line> Bras*l </line>
<line> f*i </line>
</par>
<par>
<line> defini*ivam*nte implantand* em janeiro de 2015 e segu*do a me*sagem S*AF* nº </line>
<line> *01503*8105, *nviad* às unidades usuá*ias do SIAF*, a *TN considera exito** o processo de </line>
<line> implantação do novo pla** de c*ntas aplic*do ** setor públic* no Bras** (PCASP). </line>
<line> O setor público semp*e **ivilegio* o orçamen*o devido a s*a* peculiaridades. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, após o proces*o de </line>
<line> adequação às normas c*ntáb*is inter***iona*s (IPSAS), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> patrimônio líquido *ambém *assou a ocupar lugar de destaque na c*ntabilidade. A </line>
</par>
<par>
<line> mudanç* de </line>
<line> foco </line>
<line> n* *rea da contabilidad* </line>
<line> pública tr*rá *uitos benefícios ao setor </line>
</par>
<par>
<line> púbico, pois *e**itirá re*lizar u*a **nta*ilidade de *usto* do setor público mais realis*a, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> també* se** </line>
<line> po*sível *purar, </line>
<line> de modo adequado, o valo* do patrimô**o l*quido. Se* </line>
</par>
<par>
<line> dúvida, haverá *ais tr*ns*arência d* s*tor públi*o *o*o um todo, o q*e permitirá </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sociedad* *m ma*or controle dos gastos d* go*erno, bem co** s*as r**e*tas. </line>
</par>
<par>
<line> N* ver*ade, já *r* mais que necessária a a*oção pelo B*asi* d* processo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> con*ergência da *ontabili*ade pública *s n*rmas internacionais de con*abilida**. Apenas </line>
</par>
<par>
<line> desta m*n*ira, utilizando as prát*cas cont**eis </line>
<line> que estão se*do adotadas no mundo todo, </line>
</par>
<par>
<line> o país se t*rna mais t*anspa**nte e pas*ar a ser *econ*e**do pela comunida*e int*rna*ion*l </line>
<line> O Plano de C*n*a* do Setor Público po*sibil**o* a distinção entre o mundo </line>
</par>
<par>
<line> orçamentário e o patrimon*al. Isto é de *xtr*ma </line>
<line> importância </line>
<line> *o*que, ** co*t*bilid*de </line>
</par>
<par>
<line> pública, é </line>
<line> necessária a p*eocupação com orçamento do órg*o. Toda*ia, a parti* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *m*la*t*ç*o do novo plano de contas ** set*r públ*co regis*ro de fatos * </line>
<line> que alt*ram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*trimônio pass* a ser um dos pilares da con*abilida*e públ*ca. </line>
</par>
<par>
<line> De fato, o proces*o de mudança a*nda é e*c*ucian*e pa** * setor público, *ois se </line>
</par>
<par>
<line> trata *e uma </line>
<line> remod*lação de anos de prát*cas lega*istas, is*o é, a contabilidad* pública </line>
</par>
<par>
<line> ficou estagnad* dur*nte muitos an*s e to*a mudança *e p*ra*ig*as exige um grande </line>
</par>
<par>
<line> esforço. N*sse sen*ido, recomp*nsa de to*o esforço al*ará país ao n*vel contábil </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 14, n. *, art. 4, *. 53-67, mar./ab*. 2017 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Alic**ces do *ovo Plano d* Contas A*li**do ao Se*or Públi*o </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> maior*a dos países des**volvidos. Desse modo, ** reflexos decorrentes desta mud*nça </line>
<line> a*ingirã* toda uma *eração. </line>
<line> *EF**ÊNCIA* </line>
<line> ALMEIDA, L. M; LI*A, *. V. C*ra**erísticas Determina*te* no Proce*so de </line>
<line> Con*ergência *a Contabi*idade Pública nos Estados-Membros do Merc*sul. In: 9 </line>
<line> C**gresso USP Inicia*ão *ientífica *m Contab*lidade, *012, S*o Paulo. Incenti*and* * </line>
<line> Conv*rsã* do* Trab**hos em Publicações De**nitivas, 2012. </line>
<line> BERTULIN*, M. M.; PETER, M. *. A.; MEN**ES, A. F.; *ACHADO, *. *. V. </line>
</par>
<par>
<line> No*mas brasileiras </line>
<line> de contab**idade aplicadas *o se*or p*bli*o: implicações na </line>
</par>
<par>
<line> contabilidade mun*cipal. Revi**a Controle D*utrin* * Ar*ig**, *ortaleza, v.*0, n.1, *.217- </line>
<line> 242, jan./jun.2012. </line>
<line> *A*LIN, D. O. Consideraçõe* *obr* o Pro**sso de *onverg*n*ia na Contabilidade Públic* </line>
<line> *ras*leira. Revista Eletrônica do CRCRS, *. *, se*., 20*8. </line>
<line> CREP*LDI, S. *. C*nt**ilidade G*re*cia*: Teori* e P*ática. São *a*lo: Atl*s, 200*. </line>
<line> CONSELHO FEDE**L DE CONTA*ILIDADE (CF*). Princípio* Fundamentai* de </line>
</par>
<par>
<line> Cont*bilidade. Reso*uç*o CF* nº. 1.111, de 29 de novembr* de </line>
<line> 2007. Apro** o </line>
</par>
<par>
<line> Apêndice II d* **solução </line>
<line> CFC nº. 750/9* sobre os *rincípios Fun**mentais d* </line>
</par>
<par>
<line> C*n*a*ilidad*. </line>
</par>
<par>
<line> C*NSELHO *E*ERAL D* CONT*BILIDADE </line>
<line> (CFC). Norm*s Br**ileir*s de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Contabil*dade Aplicadas ao Setor Públi*o - NBCASP (Resoluções do C*C n* 1.128 a </row>
<row> 1.137, de 21 de no*embro de **08). </row>
<row> DU**A, F. E. F. A situaç*o atual do *roc*sso de c*nvergência a*s pa*rões </row>
</column>
<par>
<line> **t*rnacion*is d* cont*bilidade plic*dos ao setor público. Disponí*el </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> http://*ww.weba*tigos.com/artig*s/a-situac*o-atua*-do-process*-de-converg**ci*-a*s- </line>
</par>
<column>
<row> pad*oes-inter*a*ion*is-de-*ontabil*d*de-apl*cad*s-ao-setor-publico/1244*1/. Acessa*o em </row>
<row> 07 de abr. de 2015. </row>
<row> *EIJÓ, P. H. RB* N* 185/2010 - Reporta**m: "O q*e o m*rcado atua* esp*ra dos </row>
<row> *rofissionais co*tábeis", p.15. </row>
<row> FORTES, J. Contabilid*de Pública. 10. Ed. Br*sília: Franco & Fortes, 2011. Disponível </row>
<row> em: http://www.w*bart*gos.com/*rtigos/a-situ*ca*-atual-do-processo-d*-conve*gencia-aos- </row>
<row> Rev. FSA, Tere**na, v. 1*, n. 2, art. 4, p. 53-67, ma*./abr. 2017 www4.f*a*et.com.b*/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Halik, L. *. F. Ne*va, M. A. Falcão </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> pad*oes-int*rnacionais-de-contabilidade-apli*ados-ao-setor- </line>
</par>
<par>
<line> ***lico/1244*1/#ix*z3SlUOXR59. *cesso em 06 abr. 2015. </line>
</par>
<par>
<line> F*I**, P. H; BUGA*IM. C. C. P**taria MF *84/2008: um *arco **ra i*plantaçã* do </line>
<line> **vo modelo de contabil*dade *plicada ao setor públ*co. Revis*a Brasi*eir* de </line>
<line> Contabilidade, Br**íl*a, ano XXXVII, n. 173, p.79-89, set./out. 2008. </line>
<line> FEIJÓ, P. H; Ribeiro, C E. Entendend* o plano de cont*s aplicado ao setor púb*ico. 1. </line>
<line> ed. Bra*ília: Gestão Púb*ica, *01*. </line>
<line> FERREIRA, J. O. *; MACHADO, N; BEZERRA FILHO, J. E. Normas Internacion*is de </line>
<line> Contabilidade para o Setor Pú**ico. 1. ed. Consel** Fed**al *e Conta*ilidade, 2010. 142*. </line>
<line> GA*A, J. et **. Co*vergência *rasilei** aos p*drõ*s *n*ern*ci*nais d* co*t*bilid*de </line>
<line> pública vis-à-vis estratégias t*p-dow e botto*-up. Revi*ta de Admini*tração Pú*lica, v. </line>
<line> 48, n. 1, p. 183-206, 2014. </line>
<line> GIRO*TO, *. Processo de co*ver*ênc*a *e n**mas cont*be*s se ampli*. Revist* </line>
<line> Brasile*ra de Contabi*idade, n. 1*2, p. 12-20, j*l/*go 2008. </line>
<line> IUDÍC*BUS, S.; MARTINS, E.; G*LBCKE, *. *. Manual de c*ntabil*dade das </line>
<line> sociedades por aç*e* (A*licáve* às demais *ociedades). 2. ed. São P**lo: *tlas, 2*13. </line>
<line> *O*AMA, H. Contabilid*de *úblic*: *eori* e p*ática. 8.*d. São Paulo: A*las, **01. </line>
<line> LIMA, D. V; AMARAL, G *. A Contribuiç*o da N*va C**tabilidade *ública s*b*e o* </line>
<line> Efeitos *os *i*los Pol*ticos no *rasil. R*vis*a Ambie*te Contábil, v. 5, p. 173-189, 2013. </line>
<line> LIMA, D. *., CAS*RO, R. G. Conta*ilid*de *ú*lica: In*e*ra*do Un*ão, Est*dos e </line>
<line> Municípios (Siafi e Siafem). 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2007. </line>
<line> MELL*, C. *. B. Curs* de Direi*o Administr*tivo. 18. e*. São Paulo: Malheiros, </line>
<line> 2008. </line>
<line> MOUR*, *. A. A; LIMA, *. V. FERRE*RA, L. O. G. Plan* ** C*ntas e C*nvergência </line>
<line> *os Pad*ões Internaci*nais: Estu*o Comparativo entre a* Proposta* d*s Governos </line>
<line> Brasileiro e E*panhol. Con*abil*dade, Gestão e Governança, *. 15, p. 3-*6, 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> N*SCIMENTO, L. S. A reforma da contabilidade go*ernamen**l b*asileira: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces*ária r*visão dos p*eceit*s </line>
<line> *igentes em face das *eman*as de inf*rmaç*es e *o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 1*, n. 2, *rt. 4, *. 53-67, m*r./abr. *01* </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Ali**rces do Novo Plano de C*ntas A*lica*o ao Setor P**lico </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> e*for*o ** harm*nização n*c*o**l e int*rnac**nal. *ras*lia: Esaf, 2007. (Mon*grafia </line>
<line> pr*miada c*m * tercei*o lu*ar no XII *r*mio Tesouro **cional Tr*b*ta*ão, O*çamento </line>
<line> e Sistemas de Inform*ç*o s*br* Admin*stração *ina*ceira Pública. Fl*rianópo*is, SC), </line>
<line> 200*. </line>
<line> NASCIMENTO, L. *. A Con*ab*lidade Patrimon*al Integral no Set** Púb*ico: os </line>
<line> parâmetros, desafios * be**fíci*s de sua implementação no *ras**. XIII prêmio do </line>
<line> tes*uro nacional, 200*. </line>
<line> NIYAMA, J. K. Cont*bilidade I*terna*ional. **o Paulo: At*as, 2006. </line>
<line> SILVA, L. M. * nor*atização *a co**abi**dade governament*l: fator*s cr*ticos qu* </line>
<line> impac*a* as info****ões dadas aos u*uários d*s inf*r*ações c**tábei*. Revista *e </line>
<line> Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 1, *. 1, p. 25-38, *an./f*v., 2**7. </line>
<line> *omo Referenciar es*e *rtigo, conforme ABNT: </line>
<line> HALIK, A. R; NEIVA, L. J. F; FALCÃO, M. A. Os Alicerces do Novo Pl*no de *o*t*s Aplic**o </line>
<line> *o Setor P*bl*co. *e*. F*A, Teresina, *.14, n.2, art.4, p.53-67, mar./abr. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Aut*res </line>
<line> A. R. H*l*k </line>
<line> L. J. F. Neiva </line>
<line> M. A. Falcão </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepção e plan*jam**t*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * int*rpretação do* *ados. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do ras**n*o *u na r*visão crítica do c*nteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção *a aprova*ão da ve*são final d* manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-6*, mar./a*r. 2017 </line>
<line> www4.fs*n**.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)