<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art.4, *. 53-67, mar./abr. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.4
</line>
</par><par>
<line>
Os Alicerces do Novo Plano de Co*tas Apl*cado ao Setor Público
</line>
<line>
The Alicer*e* of the new *cc*unt Pl** Applied to the **blic Sector
</line>
</par><par>
<line>
*line Robert* Hali*
</line>
<line>
M*strado em *iências Cont**eis p*la Univer*ida*e de Br*s*lia
</line>
<line>
E-ma*l: aline.halik@mcti.go*.br
</line>
<line>
*eonardo José Fe***sa Neiva
</line>
<line>
M*stre em Direito *a Univers*dade Católi*a de Brasília
</line>
<line>
Pro*es*or de Direito do *nstituto *ed*ral do Pi**í
</line>
<line>
E-mail: *eo*eiva20@gmai*.c**
</line>
<line>
Maurin A*meida Falcão
</line>
<line>
Dou*o* em Direit* Público pel* Universidade de P*ris-*I-SUD.
</line>
<line>
Profess*r da *ni*ersi*ade Catól*ca *e *rasília.
</line>
<line>
E-*ail: *falcao@pos.ucb.*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Z**a *ívi*o-Admini*trativa70**7900 - Bra*ília.
</line>
<line>
Ar*igo receb*do em *4/01/2017. Ú*tima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
rec*bida em 23/**/2017. Apro*ado em 24/01/201*.
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: Leonardo José Fei*o*a Neiva
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. R. *alik, L. J. F. Ne*va, M. A. Falcão
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O prese*te *rt*go tem o objetivo de realizar
</line>
<line>
*ma aná*ise *o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de implantação
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
novo plan* de c*ntas apli*ado ao setor público e o alicer*e que poss**ilitou a contabilidade
</line>
</par><par>
<line>
a se ad*q**r a*s padrõe* *nte*na*i**ais. Há uma
</line>
<line>
*endên*ia inter*acional com *i*tas à
</line>
</par><par>
<line>
pa*ronização dos procedime*t*s *ontábeis e o *rasil que deve s*
</line>
<line>
a**q*a* *om o intuito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
tornar mais com*et*tivo *o mercad* global e m*is tran*parente perante a população e os
</line>
</par><par>
<line>
organ**mos internacio*ais. Diante
</line>
<line>
desse quadro s*r* analisa*o o novo pl*n* d* contas
</line>
</par><par>
<line>
aplicado
</line>
<line>
ao setor públ*co e sua a*e*uação aos novos padr*es cont*b*is internacionais, para
</line>
</par><par>
<line>
t*nto *e proceder* na* seções ini*iais ao est*do do hi*t*ri** do p*o*e**o de imp*ant*ç** do
</line>
<line>
n*vo p*d*ão.
</line>
<line>
Pa*avra*-Chave: Seto* P**lico. Co*tabil*dade. Pl**o *e Contas. Pa*rões Internacionais.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
This article aims to perform a* analysis of
</line>
<line>
the implementa*ion process of the new chart
</line>
</par><par>
<line>
of acc*unts
</line>
<line>
a*plied to the public se*tor, the fo*nda*ion th*t *nabl*d the
</line>
<line>
public accountin*
</line>
</par><par>
<line>
*dap* to interna*ional standa*ds. There is an international trend aim** at standardizing
</line>
</par><par>
<line>
*ccounting procedur*s and B*azil should fit
</line>
<line>
in *rder to become more competiti*e
</line>
<line>
i n t he
</line>
</par><par>
<line>
*lob*l market more transpar*nt and t* the popula*ion and int*rnat*onal *rgani*ations. Given
</line>
<line>
this situ*tion the new chart o* ac*ounts applie* to the public sector *nd its adapt*tion to new
</line>
<line>
int*rnational acc*unting standards w**l be analyzed *or both the in*tial sections will pr*c*ed
</line>
<line>
to s*u*y the history of the ne* standard *eployment proces*.
</line>
<line>
Key*o**s: Public Sector. *ccoun*ing. Chart *f Accou*ts. International Stan*ar*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *ar./*br. 20*7
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os A*ic*rces do Novo Pla** de Conta* *plicado ao Set*r *úblico
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
I*TRO*UÇ**
</line>
</par><par>
<line>
A adoção de um pad*ã* contábil universal pode *er justific*da com a premi*sa de
</line>
<line>
que, *o atual cen*ri* eco*ômico *undial, a harm*nizaç*o contábil é necess*ria p*ra *ue o*
</line>
</par><par>
<line>
relatórios *ontábe*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ec*n*micos sejam *o*pr*e*síve*s e
</line>
<line>
compar*veis. Isso *onfere
</line>
</par><par>
<line>
*onfiabil*dade às informações ne*essárias p*ra tomad* de decisões (SILVA; MADE**A; a
</line>
<line>
ASSIS, 200*; WEFFORT, *005).
</line>
<line>
Ademais, a atual conjuntura, em qu* os mercado* finan**ir*s são fortemen*e
</line>
</par><par>
<line>
inter***ados, i*põe aos g*vernos
</line>
<line>
que estes s*jam o *a*s trans*a*en*es p*ssív*l. *ortanto,
</line>
</par><par>
<line>
reforça-se, assim, o imper*tivo de que os a**s realizados pel*s Estados te*ham * mesmo
</line>
<line>
**f*exo contáb*l em todos *s países, advind*, da* a necessidade de mudança d*
</line>
<line>
con*abilid*de pública n* Brasil rum* * adequa*ão ao mod*lo int*rnacional.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nascimento (*008), o S**or Público
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
t odo o * u***
</line>
<line>
e*t* pass*n*o
</line>
</par><par>
<line>
por s*gnificativ*s mu*an**s nos últim*s anos, uma vez que
</line>
<line>
os cidadãos es*ão
</line>
</par><par>
<line>
*em*ndando, cada vez mais, por uma m*lhor presta*ão dos serviços públi*o*. Es*e no*o
</line>
</par><par>
<line>
cenário e*ev*
</line>
<line>
a co*r**ça pela
</line>
<line>
atençã* d*s gestores públicos * atividade financei*a d*
</line>
</par><par>
<line>
e*tado,
</line>
<line>
so* o po*to de vist* *a t*a*sparência, *a *conomicidade, da e*ici***** e da efi*ácia.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Chan (2010), * contabilidade pública
</line>
<line>
passa neste mo**nto por um
</line>
</par><par>
<line>
p**c*sso de c*nvergên*ia *o mo*e** inter*a*ional d**envolvido *ela International
</line>
</par><par>
<line>
Fe*eration of
</line>
<line>
**co*n*ant* (IFAC), por meio
</line>
<line>
do In*ernation*l Pub*ic Sector
</line>
</par><par>
<line>
Ac**unting Stan*ards Board (I*SASB).
</line>
</par><par>
<line>
A cont*bil*da*e *pl*cada ao setor pú**i*o organizada n* é
</line>
<line>
**rma de s*stem*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*formaç*o, cuj** s*bsistemas **çamen**rio, patrimonial, cus*os e de c*mp*nsação, co*quanto
</line>
<line>
possam o*erecer pro*utos difere*t*s e* raz*o da resp*ctiv* especificid**e, **nverge* para o
</line>
<line>
produto fin*l, que é * inf*rmação sob*e o pat*i*ôn** públ*co (CFC, 2008 b).
</line>
<line>
A estrutu*a do *lano de contas * a *ase *a esc**turação co*tábil, **terf**indo
</line>
<line>
dir*t*me*t* na qualidade das inf*rmações constan**s *os re*at*rio* co*tábeis da en*id*de.
</line>
</par><par>
<line>
* novo p*ano ** *ontas ap*icado
</line>
<line>
ao se*or
</line>
<line>
p*blico contempla todas as
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
governamentai* real*zadas pela União, Estados, Mun*cípios e o Distrito Fe*eral. O
</line>
</par><par>
<line>
processo de con*ergênci*
</line>
<line>
do plano
</line>
<line>
de contas *ac**nal era *e*essár*o
</line>
<line>
para s* enquadr*r e*
</line>
</par><par>
<line>
u* p*drão *e contab*lid*d*
</line>
<line>
glob*l, um padrão de
</line>
<line>
com*arabilidade e *ambé* *ossi**l*tou
</line>
</par><par>
<line>
**ter inf*r*ações c*m a mesma base, per*it*ndo *ss*m que * Br*sil
</line>
<line>
alcançasse o
</line>
<line>
mesmo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi**, v. *4, n. 2, art. 4, p. 53-67, m*r./*br. 2017
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, *. J. F. Neiva, M. A. Falc**
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
pata*ar *o* país*s desen*ol*i*os. Na ve*dade, o referido pr*cesso d* *onverg**cia j* é
</line>
<line>
uma reali*a*e no Bras*l, e foi impl*ntado def*ni*ivamente *m janeir* de 20*5.
</line>
<line>
*s*a nova es*rutura tem *omo o*jetivo aprimorar a transparê*cia das fina*ça*
</line>
</par><par>
<line>
púb*ica* em todos o* seus d*sdob*amentos, procurando evitar prátic*s *e corrupção o*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão inadeq*ada do* *ecur*os públicos (NAS*IME*TO, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
*oura, Lima e Ferrei*a (20*2) defen**m que a estru*ura do plan* de contas é a
</line>
</par><par>
<line>
ba*e *a escritura*ão
</line>
<line>
c*n**bil, inte*ferindo diretame*te na quali*ade d*s i*for*ações
</line>
</par><par>
<line>
consta*tes **s re*atórios contáb*is
</line>
<line>
da en*idad*, permi*i**o, então, o adequado registro dos
</line>
</par><par>
<line>
atos e fatos, *em como a g*ração de *nfor*ações, sen*o *ese*ável unif*rmidad*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ingu**em d* plano de con*as.
</line>
</par><par>
<line>
Es*e a**igo es*á *strutura*o e* cinco seções. Na segunda seção será traçado o
</line>
<line>
h**t*rico do pr*c*sso d* convergência da co*tabilidade p*blic* n* Bra**l. *a terceira
</line>
</par><par>
<line>
seçã* *er*o abordad** a*
</line>
<line>
aç*e* desenvo*vid*s *ara
</line>
<line>
*mple*entação *a conv*rgência
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
contabili*ade pública. A q*arta seç*o será dedica*a ao novo p*ano de co*tas do s**or
</line>
<line>
público. Por f*m, na *ltima seçã* será feita a conc*usão.
</line>
<line>
1. REFER*NCIAL **ÓRICO
</line>
<line>
2 .1 Histórico do processo de convergência da cont**ilid*de p*bli*a no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, não ap*nas o B*asil, mas
</line>
<line>
vários outros países,
</line>
<line>
como M*xic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*teg*ant*s mais re*entes da União Eu**peia, ***ão no
</line>
<line>
pr*cesso de conv**gê*cia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
conta*ilidade.
</line>
<line>
As n*rmas
</line>
<line>
contábeis *ara o setor
</line>
<line>
públ*co são regi*as
</line>
<line>
pe*a Internation*l
</line>
</par><par>
<line>
Federat*on o* Accountant*s (IFAC). As no*mas que o IFAC ed*ta chama*-se
</line>
<line>
I*ternational Public *ccount*ng **an*ards (IP*AS).
</line>
</par><par>
<line>
* necessário c*tar
</line>
<line>
*ue o objetivo da con**rgência da contabil*da*e pública
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
adequar as No*mas Br*sileira* de *ontabilidade *úb*icas (NBCASP) às Normas
</line>
<line>
Internaci*nais (I*SAS) *u* são e**tidas *e*a I*ternationa* *ederation of Account*nt*
</line>
</par><par>
<line>
(IFAC). O IFAC tem um lequ* d* atividades
</line>
<line>
desenvol**d*s, *ntre as qu**s estã*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementaç*o d*s IAASB - A*diting
</line>
<line>
and *ssur*nce Standards (Padrões
</line>
<line>
de Auditoria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Segurança), IESBA - E*hi*s
</line>
<line>
Sta*dards (*o*mas de Ét*ca), *s IAESCB - Accounti*g
</line>
</par><par>
<line>
Stand**ds Education (Nor*a* de Éti*a Normas de Co*tabilidad* para E*ucação) e *s
</line>
</par><par>
<line>
IPSASB - Internat*ona* P*bl*c Sector Acc*u*ting Sta*dards (Normas Interna*ionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Contabilidad* pa*a o S*to* Público) (NI*AMA, 2006).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 5*-67, m*r./abr. 2017 www4.fsan*t.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Alicerces do Novo Plano de *ontas *plicado ao Setor Público
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se *firmar que no B*a*il, *um primeiro mome*to, *penas o se*or *rivado se
</line>
<line>
adeq*ou ao* *a**ões internacionais de cont*bilidade. No que *e refere ao setor público,
</line>
</par><par>
<line>
somen*e e*
</line>
<line>
2008
</line>
<line>
foi *nunciado pela Secretaria
</line>
<line>
do Tes*uro Nac*ona*, por mei* *a po*taria
</line>
</par><par>
<line>
MF *º*84, que e*te *ria *e adequar a*s padrõ*s *nt*rna*ionais de contab*lidade. De fato, e*se
</line>
<line>
processo se consolidou *e *orm* defini*iva *m jan*iro de 20*5, com a im*l*ntação do novo
</line>
<line>
plano de contas do *et*r *úbl*co.
</line>
<line>
No ano de 2003, * Ministério d* Pr*v*dê*cia *á vi**a t*ntando ob*iga* os Regimes
</line>
</par><par>
<line>
Próprio* de Previdência Social (R**Ss) a utili*arem o padrão c*ntá*** da União,
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
c*mprimento à Portar*a nº 916/*003, que apr*vou * pla*o d* contas, * manu*l
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
contas
</line>
<line>
e dema*s demonstrativos co*tábeis. *o mesm* sentido, os Tribunais *e Contas
</line>
</par><par>
<line>
tentavam implantar *m plano de *ontas nacional pa*ronizado que *egu*ria *orm*lmente o e
</line>
<line>
p**no federal.
</line>
</par><par>
<line>
O Co*selho Federal de Contab*lidade (CFC),
</line>
<line>
**r su* vez, edit*u em 29 de
</line>
</par><par>
<line>
de*em*ro de 20*7, a Reso*ução CFC nº 1.111, que a*resentava uma i*terpr*t**ão *os
</line>
</par><par>
<line>
P*incí**os Fundamentais *e Co**abilidade na
</line>
<line>
perspectiva do setor pú*lico.
</line>
</par><par>
<line>
Já em 2008, o mes*o CFC (Consel*o Federal d* Contabilida*e) *ditou as d*z
</line>
</par><par>
<line>
pri**iras N*r*as
</line>
<line>
Bra*ileiras de Contabilida*e *p****das a* Setor Público (NBCT*P),
</line>
</par><par>
<line>
estab*le*endo, pela primeira *ez, no*m*s especificas de contabi*id*de para o *et** Púb*ico.
</line>
<line>
Até então, o modelo de *onta*i*idade pública no Bras*l era g*iado *xclusivame*t* pe**
</line>
<line>
Lei n* 4.32*/64 e Lei Complementar nº 101/00.
</line>
<line>
No ano de *009, c*m o intuito de *armon*zar as NBCTSP a** pa*rões contábei*
</line>
</par><par>
<line>
internacionai*, foi
</line>
<line>
publicada a Resolução C*C nº 1.**8, que alterou alguns itens da*
</line>
</par><par>
<line>
N*CT 1*.1, 16.2 e *6.6. Posteriormente, em 20*0, foi inic*ado o processo de tr**ução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*ergência às Normas Internacionais
</line>
<line>
d* Contabilidade a partir
</line>
<line>
da *radução do IPSAS.
</line>
</par><par>
<line>
O setor *úblico federal brasil*iro ta*bém passou a b*s*a* * *onv*rgê*cia com o*
</line>
</par><par>
<line>
padrões internacionais, ao publicar o Decreto o D*cr*to nº 6976, de 7 de outubr* de
</line>
<line>
*009,
</line>
</par><par>
<line>
que estabelecia em seu 4º **tigo, in**** I*, que o S*s*ema *e Contabilid**e Federal
</line>
<line>
*em
</line>
</par><par>
<line>
como *bjetiv* pr*mover a busca d* convergência aos padrõ*s inte*na*ionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contab*lidade, r*s*eitad*s os aspectos fo*mais e conceituais estabelecidos
</line>
<line>
na *egis*ação
</line>
</par><par>
<line>
*igent*.
</line>
</par><par>
<line>
O ór*ão central d* sistema
</line>
<line>
*e c*ntabilidade federa*, a STN (Secretaria
</line>
<line>
do Tesou*o
</line>
</par><par>
<line>
Na**onal) fora a e*car*egad* de *r*a* um a*c*bouço de leis * decretos
</line>
<line>
que **ssibi*ita**e
</line>
</par><par>
<line>
a convergê*cia aos pa*rões
</line>
<line>
internaci*nais co*tábei*. Para
</line>
<line>
cumprir esta
</line>
<line>
tarefa, a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. **A, Teresin*, v. 14, n. 2, *rt. 4, p. 53-6*, mar./a*r. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. ***ik, L. J. F. Neiva, M. A. Falcã*
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Secretaria edito* a* portari*s nº 749/*9, que a*t**ou *s balanç*s publi*ados pelos ór*ãos
</line>
</par><par>
<line>
p***icos, e a *ortaria nº 751/09, qu* alterav*
</line>
<line>
o Manual de Proc*dimen*o* *ontábeis
</line>
</par><par>
<line>
Aplica*as ao S*t*r Público (MPCAS*).
</line>
</par><par>
<line>
Almeid* (2012) afir*a que, no primeiro m*mento, a estratégia no proce*so de
</line>
</par><par>
<line>
convergência do Setor *úblico brasile*ro foi o *e
</line>
<line>
busca*
</line>
<line>
um a*inhamento aos *adrõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*ontábei*, para, um segundo momen*o, *avorec*r a su* co*vergência na int*gralidade.
</line>
<line>
Para que *ssa es*ratégia *bt*vesse êxito, foi assina*o um acor*o de C*o*eração T*cnica
</line>
</par><par>
<line>
*om o *inistério
</line>
<line>
da Fazenda, p*r *nt*rmédio da *ecre*aria d* Tesouro Nacional (STN),
</line>
</par><par>
<line>
alé* de
</line>
<line>
*m convênio c*m * Asso*iação
</line>
<line>
d*s T*ibu*ais de Contas do Bra*il (ATRICON).
</line>
</par><par>
<line>
É neces*ário citar ain*a, que, na Contabil*dade Pública B*a*ileira, o orçame*to
</line>
</par><par>
<line>
público s*mpr* prevalece* sobr*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
patrimônio
</line>
<line>
e, após implan*ação do nov* plano ** a
</line>
</par><par>
<line>
con*as aplicado ao *etor
</line>
<line>
público,
</line>
<line>
e*te cenário será alterado de manei*a que os control*s
</line>
</par><par>
<line>
patrimoniais sejam evidenciados corretam**te n** demonstrações contáb*is.
</line>
<line>
**se no*o modelo de contabilidade pública tem como foco o fortalecimento do
</line>
</par><par>
<line>
*et*r, *om o *oco no
</line>
<line>
patrimô*i* público d*s en*idades governamentais. Essas mud*nças
</line>
</par><par>
<line>
encontram subsídio no pr*ncípi* d* c*mpetência.
</line>
<line>
*eg*ndo Bertulino et al (*012), as alter**ões que e*t*o ocorrend* na co**abilidade,
</line>
</par><par>
<line>
advindas *a* normas internacionais d* con*abilidade, demonstram que *sse
</line>
<line>
a*cabouç*
</line>
</par><par>
<line>
normat*vo permite buscar atender os Princípios de Contabilidade, e essa busc* tem causado
</line>
</par><par>
<line>
uma mud*nça est*ut*ral na *o**ab*lid*de Pública. Essas mudanças têm evi*enci*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
princí*io d* es*ê*cia sobre a forma, o que é uma ca*act*r*st*ca da **ên*ia Contábil.
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESUL**DOS E DI*CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 O *roces*o de convergência da Co*t**ilidade Pública *o Br*sil e as pri*cipais
</line>
</par><par>
<line>
ações para a reali*aç*o d* processo
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
qualidade i*formacio*al da Conta*ilidade deve ser compreensíve* aos
</line>
<line>
u*uário*
</line>
</par><par>
<line>
e im*rescindível, **mbém no s*tor
</line>
<line>
*úblico uma vez
</line>
<line>
*ue em decorrênc*a que a princi*al
</line>
</par><par>
<line>
fina*idade do* *emonstra*ivos contábeis a de s*rvir *om* f*rram*nt* é
</line>
<line>
para o exercício
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
contr**e e ac*mpanha**nto das polític*s p*bli*as (*ARLI*, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
A ST* foi o órgã* res*onsável
</line>
<line>
pela i*pla*tação
</line>
<line>
do novo p*an* de
</line>
<line>
contas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
set*r público, *abendo ao Gru*o *écnico de Proc*dimentos Contábei* (GTCON)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
implantação da* seguintes
</line>
<line>
diretriz**, para
</line>
<line>
qu* o pla** de contas d* seto* púb*ico fo*se, de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sin*, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, mar./*b*. 201*
</line>
<line>
www*.*sane*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Al*cer*es do N**o Plan* de Contas Ap*icado *o Set*r **blico
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
fato, imp***tado *m 01 de jan**ro de 2015: (i) *doção de estrutura *e Plan* de *o*tas
</line>
</par><par>
<line>
pad*o**zado para *s três esf*ras de Gove*no; (ii) Flexibilidade,
</line>
<line>
para que *s ente* detalhem
</line>
</par><par>
<line>
** nívei* in*eriores, a partir do *ível *e det*lhamento
</line>
<line>
def*ni*o como mínimo a ser
</line>
</par><par>
<line>
*bservado; (iii) Divu**ação
</line>
<line>
da estrutura d* PCASP co* prazo *ara impla*tação em 01
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ja*eiro de 2015; (iv) E**boração de Man*al do *l**o de *o*t** Apl*cad* ** Setor Público,
</line>
<line>
de*crevendo o elenco de con**s e suas funções * demais proce*imentos a *erem ob*ervados;
</line>
<line>
O GT*ON teria ainda que observ*r as alteraçõ** realizadas na Contabi*idade
</line>
</par><par>
<line>
Pública, que deveri*m at**der aos *receitos da Lei 4.320/*4 em seus artigos 83
</line>
<line>
a 106,
</line>
</par><par>
<line>
*ue tratam dos Pr*ced*mentos *ontábeis Públi*o*.
</line>
</par><par>
<line>
* Secretaria *o Tesouro Nacional (ST*) edita o Manual de Procedimentos
</line>
</par><par>
<line>
Contábeis (MCASP), * q*al se encontra a*inhado com os **n*ei*os in**rnacionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contab*li*ade pública, servindo aind* de su*orte aos usu*rios do *I*FI para rotinas de
</line>
<line>
execução co*tá*il.
</line>
<line>
Sem dúvida*, a m*d*nça reali*ada na Contab**idade **b*ica no Brasil *rará
</line>
</par><par>
<line>
novos ares ao
</line>
<line>
Setor P*b*ico *o Bras**, bem
</line>
<line>
como que possibilitará à Co*tab*lidad* tira*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
foco ** o*çamento e colocá-lo
</line>
<line>
sobre o patrimônio *a *ntidade e, *essa
</line>
<line>
f*r*a, aprese*t*r
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões mais fid*dignas à s*ciedade. D* forma geral, pode-se
</line>
<line>
di*er q**
</line>
<line>
* *ovo
</line>
</par><par>
<line>
Mode*o de Contabil*dad* Ap*icada ao Setor Públic*
</line>
<line>
visa r**gatar a Contabilidade como
</line>
</par><par>
<line>
c*ência e seu objeto de estu**: o patri*ônio pú**i*o (*EIJÓ; BUGARIM, *008).
</line>
<line>
Iudí*ibus, M*r*in* e *elbcke (2**9) afirmam que a m*da*ça mais i*portante
</line>
</par><par>
<line>
decorrente do proc*sso *e inte*n*ci*nalização dos pa*r*es contábe*s é a primazia
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
essênc*a sobre a ***ma. Tal caract*r**tic* *ode *er evidenciada p*r s*tuações,
</line>
<line>
nas *uais as
</line>
</par><par>
<line>
prátic*s contábeis se orientam po* *rincíp*o* e pe*o o*jetivo de se divulgar a essên*ia
</line>
</par><par>
<line>
econômica
</line>
<line>
das transações. Nes*e *specto, a t*ansição nã* é fácil, pois é n*cessária
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c**acidade analít*ca e de julgament* po* part* dos profissionais da Contabi*i*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, as IPSASB
</line>
<line>
têm objetivo d* harmo*izar as inform*ç**s o
</line>
<line>
contábeis
</line>
</par><par>
<line>
e*tr* os dif**e*tes paíse*, com base *as IFRS Int*rnatio**l Re*o*ting Standar*s, -
</line>
<line>
qu* sã*
</line>
</par><par>
<line>
as Normas Internac**nais de Informaçã* Financeira emit*das pelo IASB - *nterna*io*al
</line>
<line>
Accounti*g Sat*ndardas Board, um *rg*o independente que promove a *onverg*ncia das
</line>
<line>
práticas contábeis adotadas por emp*es*s.
</line>
</par><par>
<line>
O *FAC,
</line>
<line>
quem edita os padrões
</line>
<line>
contábeis para o S*tor Públic*, consti**indo-se no
</line>
</par><par>
<line>
International P*bl*c Sector Accou*t*ng Sa*an*ardas Boa*d (IPSAS*),
</line>
<line>
que são as nor*a*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, *. 14, n. 2, art. 4, p. *3-67, mar./abr. *0*7
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Halik, L. J. F. N*iva, M. A. Falcã*
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
i*ternacionais de alta qualidade para o se*or p*blico. O IPSASB funciona como um órgão
</line>
<line>
normat*zador ind*p*ndente.
</line>
</par><par>
<line>
A *e*uência a*ima descreve *aminho per**rrido pe*a* norm*s de Contabil*dade o
</line>
</par><par>
<line>
Públic*. O IFAC ed*ta as IPSAS (normas contábei*), envia ao Conselho *ede*al
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Contabilidade (CFC), *ue edit* as *BC*s e, *or fim, a STN, que edita o MACASP *u*
</line>
<line>
se *onstitu*m, de fato, as regras de ex*cuç*o co*t*bil no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*es*e contex*o, foi im**antado, e* d* 01 de janeir* de 2015, o
</line>
<line>
Plano de Cont**
</line>
</par><par>
<line>
Aplicado ao *etor Público - P*ASP qu* tem *bjetivo de viabilizar ess* p*ocess*
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onvergência e *aci*itar a consol*dação **s co*t** *úbli*as n*s *rês n*veis de governo, co*
</line>
<line>
a elab*ração do Balanço do Setor Público Nacional - B*PN.
</line>
<line>
No *es*o sentido, a STN v*m traba*hando e* pro*et*s que visam à
</line>
<line>
moderni*ação d* Sistema de Administração Financeira d* Governo Federal - SIAFI, tanto
</line>
<line>
no *ue se **fere à sua base de dados e usabil*dade, quanto ao processo de convergência aos
</line>
<line>
padrõe* internaciona*s de co*tab*lida** ap*ica**s ao seto* público. A *odernização do
</line>
</par><par>
<line>
SIAFI e adequação ao novo plano de contas d* setor públic* * esse*cial ao usuári*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sistema e através do SIAFI
</line>
<line>
que o* lança**ntos contá*eis s*o efet**ados *a Contabilidade
</line>
</par><par>
<line>
Pú*lica do Gover*o Federal, trata-se do sistema
</line>
<line>
d* **nçamento in**rmatizado dos
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
contá*e*s nos b*lanços.
</line>
</par><par>
<line>
3.* O n*vo Plano de Contas Aplic*do ao Setor Púbico
</line>
<line>
Segundo Feijó (2*11), desde a *écad* *e setenta pouca *oisa mudou no que se
</line>
</par><par>
<line>
refere à mane*ra como o se*or público emite su*s demonstraçõe* co**ábeis, até o mom*nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
publicação das *ormas *rasi*eiras *e Contabilidade Aplica*a* ao Setor Público - edit*das
</line>
<line>
pelo CFC -, da Portaria MF nº 1*4/2*08, do Decret* nº 6.976/*009 e da Portaria STN *º
</line>
<line>
7**/2009. Dess* mo*o, constata-*e faci*mente que esses instrumen*o* le*ais pe*mi*irão um
</line>
</par><par>
<line>
salt*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
convergência d* *ont*b*lidade púb*ica *rasileira j*nto às normas interna*ion*is
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
setor pú*lico (I*S*S, da sigla em inglês).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Ko*ama (2001), o
</line>
<line>
resultado
</line>
<line>
das mudan*as ex*gi*á
</line>
<line>
profis*ionais mais
</line>
</par><par>
<line>
*apacitados, po*s c*rta*ente vai mu*ar *m* cult*ra enraizada há mais de cinqu*nt* ano*.
</line>
</par><par>
<line>
Uma d*s *ais rel*vantes muda*ças
</line>
<line>
decor*entes da *a*monização * * implantação
</line>
</par><par>
<line>
d* novo Plano de Conta* Aplicado a* Set** Púbico. Plano de contas é u* conjunt*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
determi*a*as *ontas e* f*nçã* do
</line>
<line>
ramo de ativi*ade e porte de cada empresa. Nele são
</line>
</par><par>
<line>
apr*sen*adas as contas, títulos *
</line>
<line>
**scr*ção d* cada uma, bem com* o* re*ulamentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *a*./abr. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Ali*erce* do N*vo Plano de Contas Aplica*o ao Se*or Pú*lico
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
c*nvenç*es que rege* o
</line>
<line>
us* *o pla*o e de su*s *on*a* integ*ante* do si*tema contábil da
</line>
</par><par>
<line>
entid**e, tend* c*mo finalidad* servir d* guia para re*istro e a de*onstração dos fatos o
</line>
<line>
cont*beis (CR*PAL*I, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo L*ma * Castro (20*7, p. 110), o plano de *ontas representa pro*eto d*s o
</line>
<line>
cont*s julgadas nece*sárias ao registro de tod*s os com**nent*s pa*rimoniais e dos
</line>
<line>
f**ômenos da gestão, relativos a um* deter*i*ada entidade.
</line>
<line>
No setor pú**ico, o Plano de *ontas tem como objetivo: o controle, a
</line>
<line>
unifor*ização dos **gistros contá*ei*, * evidenciação do *atrimônio da e*t*da*e e **as
</line>
<line>
*aria*ões * a co*solida*ão da* *ontas par* c*nf*cção de relató*io* pad*onizados, o qu*
</line>
<line>
possibilita a geração de *nformações *ue pos*am, efetivam*n*e, contr*buir para o proces*o
</line>
<line>
*ecisório e para o con*e*imento *a gestão d* coisa púb*ica (M**RA; L*MA; *ERR*I**,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
No Governo Fe*eral, o Plano de Con*as é padroniz*do para *odas as ent**ades
</line>
</par><par>
<line>
públicas que utiliza* o SIA*I - sej* a Admi*istr*ção Direta ou Indir*t*
</line>
<line>
de todos os tr**
</line>
</par><par>
<line>
Poderes (MO*RA; *IMA; FERREIRA, *012).
</line>
</par><par>
<line>
* N*vo P**SP foi *esenvolvido pela STN em parceri* com o Grupo Té*nico d*
</line>
</par><par>
<line>
P*o*edimentos Cont*bei* (*TC*N) com o objetivo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
unificar as pr*ticas
</line>
<line>
contábeis. *le
</line>
</par><par>
<line>
contém uma re**ção pa*ronizada
</line>
<line>
de *on*as, uma tabela d* atri*utos co*tábeis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lançame*to* típicos padro*izad**. Est* novo
</line>
<line>
pla*o
</line>
<line>
de conta* do se**r pú*lico deve ser
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizado por tod** os Poderes * cada ente da federação, inclui*do seu* fu*dos, ó*gãos,
</line>
</par><par>
<line>
autar*uia* e fundações *nstituídas * mantidas pelo Pod*r Públic*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
tamb*m a* *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
estatai* de**nden*es.
</line>
</par><par>
<line>
Os componen**s do novo plan* de contas são
</line>
<line>
os segui*tes: at*vo, passi*o,
</line>
</par><par>
<line>
patrimôni* líquido, r*ceitas
</line>
<line>
pa*rimoniais, d*spes*s p*trim*niais, c*ntr**es d*v*rs*s,
</line>
<line>
atos
</line>
</par><par>
<line>
pot*nci*is e controle* orçamentários e estão divididos em oito *lass*s de contas: 1) Ativo; 2)
</line>
</par><par>
<line>
Passivo e P*tri***io Líquido; 3) V*riações Patrimoniais Diminutivas;
</line>
<line>
4) Variações
</line>
</par><par>
<line>
Patrimonia*s Aumentati*as; 5) C*ntro*e* da *provação do Pl*nejamento * Orçam**to; 6)
</line>
</par><par>
<line>
Co*trole* da Ex*cução
</line>
<line>
do Planejamento e Or*amen*o; 7) Contr**es Devedores; e 8)
</line>
</par><par>
<line>
Contr*les C*edores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ess* no*a composição do plano *e contas do se*or p*blic* foi necessária pa*a *
</line>
<line>
efetiva implantação *as no*mas contábe*s internacio**is no setor público, tendo e* *ist* que
</line>
<line>
a compo*içã* de conta* anterior n*o permitia lan*a*entos e* co*tas de variaçã* pat*im*n*ai*
</line>
<line>
que efetua* lançamen*os *ont*beis d* au*e*to e diminuição do patrimônio do ente *úb**co.
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina, v. 14, n. *, art. 4, p. 53-6*, mar./abr. *017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, L. J. F. Ne*va, M. A. Falcão
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Além *isso, a nova estrut*ra do plano *e *ont*s *ambém possibil**ou a *if*ren*iação de
</line>
<line>
orça*ent* e patri**nio, o or**m*nto ainda obedece ao regime misto1 e patrimonial ao r**ime
</line>
<line>
de comp*tênc*a2.
</line>
<line>
Quad*o 1 - O sistema de *ontabili*ad* púb**ca está e*trutura** agora em classe,
</line>
<line>
conta, subsis*ema e natureza de i*formação
</line>
</par><par>
<line>
Classe
</line>
<line>
Con*a
</line>
<line>
Su*s*stema (NB*ASP)
</line>
<line>
Natureza da informação
</line>
</par><par>
<line>
1. A**v*
</line>
<line>
Patri*onia*
</line>
<line>
*atrimoni*l
</line>
<line>
Pat*imonial
</line>
</par><par>
<line>
1. Passi** * Pa*rimôni* Lí*uido
</line>
<line>
P*trimonial
</line>
<line>
Pat*imon**l
</line>
<line>
Patrim*nial
</line>
</par><par>
<line>
2. Variaçã* Pat**mon*a* Dim*nutiva (VPD)
</line>
<line>
Resultado
</line>
<line>
Patrimonia*/Cus*os
</line>
<line>
*at*imonia*
</line>
</par><par>
<line>
*. V**i*ção Patrimonial
</line>
<line>
*esultado
</line>
<line>
Patrim*n***
</line>
<line>
P*t*imonia*
</line>
</par><par>
<line>
4 m o A.uC*ennttratlievsad(a*AAr)ovação do *p P*anejamento e Orçamento
</line>
<line>
Orçamen*o
</line>
<line>
Orçamentária
</line>
<line>
Orça*entária
</line>
</par><par>
<line>
5. Contr*l*s d* Aprovação do *lanejamento e Orç*mento
</line>
<line>
Orçam*nto
</line>
<line>
Or*amentári*
</line>
<line>
*rçamentária
</line>
</par><par>
<line>
6. *o*trol*s da *provação d* *l*nejamento e *rçamento
</line>
<line>
C*ntr*l*
</line>
<line>
Co*pensação
</line>
<line>
**mpensa*ão
</line>
</par><par>
<line>
7. Cont*ol*s Devedores
</line>
<line>
C*ntrole
</line>
<line>
C*mpe*saç*o
</line>
<line>
Compen*ação
</line>
</par><par>
<line>
8. Controles Credore*
</line>
<line>
Controle
</line>
<line>
C*mpensação
</line>
<line>
Co*tr*le
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Feijó (2013).
</line>
</par><par>
<line>
Um p*nto
</line>
<line>
de *estaq*e
</line>
<line>
n* no*o plan* de conta* *o setor
</line>
<line>
p*blico é a inc*usão das
</line>
</par><par>
<line>
Variações Patr*mo*iais Aum*ntati*as (VPA) * Var*ações Pat*imo*iais Dimin*tiv*s (VPD),
</line>
<line>
*s*as c*a**es *e con*a* *egi*tram o aum**to *u diminuição do patr*m*nio líqu**o da en*idade.
</line>
<line>
**ve-se enfatizar que a *PA e VPD não *aziam part* do plano de cont*s
</line>
<line>
an**rior. Portanto, as inclusões de varia*õe* *ue registram o a*mento *u a dimin*ição do
</line>
<line>
patr*mônio líquido dão o enfoq** n*cessário *o novo plano d* contas, e não se *eve
</line>
<line>
co*fundir VPA e VPD com r*ceitas * d*spe*as orçamentárias.
</line>
</par><par>
<line>
Os lan*ame*tos c*ntábeis *ambé* for*m mod*ficados de modo a *e adequar
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
nov* estr*tura do PCASP. *e*ta m*neira o rotei*o c*ntábil dos even*os foi **t**ado, de
</line>
<line>
modo a permit*r o lançamento em c*ntas *ue an*es não existiam na cont*bili*ade
</line>
<line>
pública.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
con*abilidade pública, este *egim* utiliza o regime *e competência para o *ançamento d*s *espesa*, e o re*ime
</line>
<line>
caix* para a* receitas.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
eventos n*s períodos nos quais oc*rrem, *nde*endentemente de terem sido recebidos ou pagos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 2, art. 4, *. 53-67, mar./*b*. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Al*cerces *o Novo *l*no de Co**as Aplicado a* Setor Púb*i*o
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o 2 - Estrutura d* PCASP Natureza do Sald* *as *la*ses
</line>
</par><par>
<line>
1- Ativo 1.1 A**vo Circulante *.2 Ativo *ão C*rculan*e
</line>
<line>
2- Passivo 2.1Passivo Cir*ula*te 2.2 *a*sivo *ã* Ci*culante 2.3 Patr*mônio Líquido
</line>
</par><par>
<line>
3-Variação **tr*monial Di*inuti*a 3.1 *essoal e Encar*os 3.2 B*nefíci*s Pr*vide*ciários e As*is*enciais ... 3.* Ou*ras Vari*ções Pat*imoni*is D*minutivas
</line>
<line>
4- *ari*ção P*t*imonial Aumentativa 1.1 Impost*s, Taxas e Contribuiçõ*s de *elhoria 1.2 Con*ribuições .... 4.9 Outras Varia*õe* Patrimoniais Aument*tivas
</line>
</par><par>
<line>
5- Controle de *provação do Plane*a*ento e Orçame*to *.1 Planejamen*o A*rovado 5.2 Orç*m*nt* Apr*v**o 5.* Inscri*ões d* Restos a Pagar
</line>
<line>
6- Controle da Ex*cu*ão do Plan*ja*ento e Orçamento 6.1***c**ão do *l*nejame*to *.2 Exec*ção d* Orçamento 6.3 **ec*çã* *e R*stos a Pagar
</line>
</par><par>
<line>
7- *ontr*le* Deved*res 7.1 Atos Potencia*s 7.2 Admin*stração Finan*eira 7.3 Dívida Ati*a 7.4 Risc*s Fi*cai* 7.5 Custos 7.6 Outros Controles
</line>
<line>
8- Contro*es Credores 8.1 Execução Atos Pot*ncia*s *.2 Execução A*minist*ação F*nanc*ira 8.3 Exec**ão Dívida Ativa 8.4 Exe*ução Riscos Fi*cais 8.5 A*uração de Custos 8.6 *utros Controles
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Feijó (*013).
</line>
<line>
No no*o *C*SP os regis*ros *ontá*eis são feit*s pelo mét*d* das partidas
</line>
</par><par>
<line>
dobr*das e "fechado*" nas cl*sses 1 a 4, de natu*eza pa*ri*o*ia*; nas **a**es 5 e 6,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nature*a orçamentária; *as clas*es 7 e 8, de *a**reza típica de controle.
</line>
</par><par>
<line>
A *strutura do novo PCASP t*mbém p*ss*bilitou a evidenciação na sua estrutura,
</line>
<line>
que distinguiu a* c*asses pat*imo*iai* (1 a 4) da* c*as*es orça*entárias (5 e 6).
</line>
<line>
Por fim, cab* res*alta* *ue o novo pl*no de *ont*s do *etor público f*i adequado, de
</line>
<line>
modo a *t*nder aos três níveis de gove*no: União, Est*dos e Mun*c**ios e e*tá
</line>
</par><par>
<line>
pa*ronizado até o 5º ní*el da* *ontas co***beis, portan*o, es*abelece a pa*ronização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regis*ros dos principais atos e *atos da Administra*ã* Pública.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 2, art. 4, p. 53-67, *ar./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, L. J. F. Neiva, M. A. Falc**
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
4 *O*CLUSÃO
</line>
<line>
Este *raba*** teve *omo obje*ivo rea*izar u*a aná*ise s*b*e os *lic*rces do novo
</line>
<line>
plano de contas aplica** ao setor público, o que pos**bilitou à contabilidade pública se
</line>
<line>
adequar aos padrões in*e*nac*onais.
</line>
</par><par>
<line>
O Brasil precisou reali*ar o process*
</line>
<line>
de co*vergê*ci* *a conta*ilidade *ois,
</line>
</par><par>
<line>
*ome*te assim, se*ia *ossível uma ma**r comparabilid*de entre os países, devido à
</line>
<line>
utili*ação da me*ma linguagem contábil.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
proc*s**
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
convergência
</line>
<line>
da
</line>
<line>
c*ntabili*ade
</line>
<line>
públ*ca
</line>
<line>
no
</line>
<line>
Bras*l
</line>
<line>
f*i
</line>
</par><par>
<line>
defini*ivam*nte implantand* em janeiro de 2015 e segu*do a me*sagem S*AF* nº
</line>
<line>
*01503*8105, *nviad* às unidades usuá*ias do SIAF*, a *TN considera exito** o processo de
</line>
<line>
implantação do novo pla** de c*ntas aplic*do ** setor públic* no Bras** (PCASP).
</line>
<line>
O setor público semp*e **ivilegio* o orçamen*o devido a s*a* peculiaridades.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, após o proces*o de
</line>
<line>
adequação às normas c*ntáb*is inter***iona*s (IPSAS),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
patrimônio líquido *ambém *assou a ocupar lugar de destaque na c*ntabilidade. A
</line>
</par><par>
<line>
mudanç* de
</line>
<line>
foco
</line>
<line>
n* *rea da contabilidad*
</line>
<line>
pública tr*rá *uitos benefícios ao setor
</line>
</par><par>
<line>
púbico, pois *e**itirá re*lizar u*a **nta*ilidade de *usto* do setor público mais realis*a,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
també* se**
</line>
<line>
po*sível *purar,
</line>
<line>
de modo adequado, o valo* do patrimô**o l*quido. Se*
</line>
</par><par>
<line>
dúvida, haverá *ais tr*ns*arência d* s*tor públi*o *o*o um todo, o q*e permitirá
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sociedad* *m ma*or controle dos gastos d* go*erno, bem co** s*as r**e*tas.
</line>
</par><par>
<line>
N* ver*ade, já *r* mais que necessária a a*oção pelo B*asi* d* processo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
con*ergência da *ontabili*ade pública *s n*rmas internacionais de con*abilida**. Apenas
</line>
</par><par>
<line>
desta m*n*ira, utilizando as prát*cas cont**eis
</line>
<line>
que estão se*do adotadas no mundo todo,
</line>
</par><par>
<line>
o país se t*rna mais t*anspa**nte e pas*ar a ser *econ*e**do pela comunida*e int*rna*ion*l
</line>
<line>
O Plano de C*n*a* do Setor Público po*sibil**o* a distinção entre o mundo
</line>
</par><par>
<line>
orçamentário e o patrimon*al. Isto é de *xtr*ma
</line>
<line>
importância
</line>
<line>
*o*que, ** co*t*bilid*de
</line>
</par><par>
<line>
pública, é
</line>
<line>
necessária a p*eocupação com orçamento do órg*o. Toda*ia, a parti*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*m*la*t*ç*o do novo plano de contas ** set*r públ*co regis*ro de fatos *
</line>
<line>
que alt*ram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*trimônio pass* a ser um dos pilares da con*abilida*e públ*ca.
</line>
</par><par>
<line>
De fato, o proces*o de mudança a*nda é e*c*ucian*e pa** * setor público, *ois se
</line>
</par><par>
<line>
trata *e uma
</line>
<line>
remod*lação de anos de prát*cas lega*istas, is*o é, a contabilidad* pública
</line>
</par><par>
<line>
ficou estagnad* dur*nte muitos an*s e to*a mudança *e p*ra*ig*as exige um grande
</line>
</par><par>
<line>
esforço. N*sse sen*ido, recomp*nsa de to*o esforço al*ará país ao n*vel contábil
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 14, n. *, art. 4, *. 53-67, mar./ab*. 2017
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Alic**ces do *ovo Plano d* Contas A*li**do ao Se*or Públi*o
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
maior*a dos países des**volvidos. Desse modo, ** reflexos decorrentes desta mud*nça
</line>
<line>
a*ingirã* toda uma *eração.
</line>
<line>
*EF**ÊNCIA*
</line>
<line>
ALMEIDA, L. M; LI*A, *. V. C*ra**erísticas Determina*te* no Proce*so de
</line>
<line>
Con*ergência *a Contabi*idade Pública nos Estados-Membros do Merc*sul. In: 9
</line>
<line>
C**gresso USP Inicia*ão *ientífica *m Contab*lidade, *012, S*o Paulo. Incenti*and* *
</line>
<line>
Conv*rsã* do* Trab**hos em Publicações De**nitivas, 2012.
</line>
<line>
BERTULIN*, M. M.; PETER, M. *. A.; MEN**ES, A. F.; *ACHADO, *. *. V.
</line>
</par><par>
<line>
No*mas brasileiras
</line>
<line>
de contab**idade aplicadas *o se*or p*bli*o: implicações na
</line>
</par><par>
<line>
contabilidade mun*cipal. Revi**a Controle D*utrin* * Ar*ig**, *ortaleza, v.*0, n.1, *.217-
</line>
<line>
242, jan./jun.2012.
</line>
<line>
*A*LIN, D. O. Consideraçõe* *obr* o Pro**sso de *onverg*n*ia na Contabilidade Públic*
</line>
<line>
*ras*leira. Revista Eletrônica do CRCRS, *. *, se*., 20*8.
</line>
<line>
CREP*LDI, S. *. C*nt**ilidade G*re*cia*: Teori* e P*ática. São *a*lo: Atl*s, 200*.
</line>
<line>
CONSELHO FEDE**L DE CONTA*ILIDADE (CF*). Princípio* Fundamentai* de
</line>
</par><par>
<line>
Cont*bilidade. Reso*uç*o CF* nº. 1.111, de 29 de novembr* de
</line>
<line>
2007. Apro** o
</line>
</par><par>
<line>
Apêndice II d* **solução
</line>
<line>
CFC nº. 750/9* sobre os *rincípios Fun**mentais d*
</line>
</par><par>
<line>
C*n*a*ilidad*.
</line>
</par><par>
<line>
C*NSELHO *E*ERAL D* CONT*BILIDADE
</line>
<line>
(CFC). Norm*s Br**ileir*s de
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. R. Halik, L. *. F. Ne*va, M. A. Falcão
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
pad*oes-int*rnacionais-de-contabilidade-apli*ados-ao-setor-
</line>
</par><par>
<line>
***lico/1244*1/#ix*z3SlUOXR59. *cesso em 06 abr. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
F*I**, P. H; BUGA*IM. C. C. P**taria MF *84/2008: um *arco **ra i*plantaçã* do
</line>
<line>
**vo modelo de contabil*dade *plicada ao setor públ*co. Revis*a Brasi*eir* de
</line>
<line>
Contabilidade, Br**íl*a, ano XXXVII, n. 173, p.79-89, set./out. 2008.
</line>
<line>
FEIJÓ, P. H; Ribeiro, C E. Entendend* o plano de cont*s aplicado ao setor púb*ico. 1.
</line>
<line>
ed. Bra*ília: Gestão Púb*ica, *01*.
</line>
<line>
FERREIRA, J. O. *; MACHADO, N; BEZERRA FILHO, J. E. Normas Internacion*is de
</line>
<line>
Contabilidade para o Setor Pú**ico. 1. ed. Consel** Fed**al *e Conta*ilidade, 2010. 142*.
</line>
<line>
GA*A, J. et **. Co*vergência *rasilei** aos p*drõ*s *n*ern*ci*nais d* co*t*bilid*de
</line>
<line>
pública vis-à-vis estratégias t*p-dow e botto*-up. Revi*ta de Admini*tração Pú*lica, v.
</line>
<line>
48, n. 1, p. 183-206, 2014.
</line>
<line>
GIRO*TO, *. Processo de co*ver*ênc*a *e n**mas cont*be*s se ampli*. Revist*
</line>
<line>
Brasile*ra de Contabi*idade, n. 1*2, p. 12-20, j*l/*go 2008.
</line>
<line>
IUDÍC*BUS, S.; MARTINS, E.; G*LBCKE, *. *. Manual de c*ntabil*dade das
</line>
<line>
sociedades por aç*e* (A*licáve* às demais *ociedades). 2. ed. São P**lo: *tlas, 2*13.
</line>
<line>
*O*AMA, H. Contabilid*de *úblic*: *eori* e p*ática. 8.*d. São Paulo: A*las, **01.
</line>
<line>
LIMA, D. V; AMARAL, G *. A Contribuiç*o da N*va C**tabilidade *ública s*b*e o*
</line>
<line>
Efeitos *os *i*los Pol*ticos no *rasil. R*vis*a Ambie*te Contábil, v. 5, p. 173-189, 2013.
</line>
<line>
LIMA, D. *., CAS*RO, R. G. Conta*ilid*de *ú*lica: In*e*ra*do Un*ão, Est*dos e
</line>
<line>
Municípios (Siafi e Siafem). 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
</line>
<line>
MELL*, C. *. B. Curs* de Direi*o Administr*tivo. 18. e*. São Paulo: Malheiros,
</line>
<line>
2008.
</line>
<line>
MOUR*, *. A. A; LIMA, *. V. FERRE*RA, L. O. G. Plan* ** C*ntas e C*nvergência
</line>
<line>
*os Pad*ões Internaci*nais: Estu*o Comparativo entre a* Proposta* d*s Governos
</line>
<line>
Brasileiro e E*panhol. Con*abil*dade, Gestão e Governança, *. 15, p. 3-*6, 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
N*SCIMENTO, L. S. A reforma da contabilidade go*ernamen**l b*asileira:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
neces*ária r*visão dos p*eceit*s
</line>
<line>
*igentes em face das *eman*as de inf*rmaç*es e *o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a, v. 1*, n. 2, *rt. 4, *. 53-67, m*r./abr. *01*
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Os Ali**rces do Novo Plano de C*ntas A*lica*o ao Setor P**lico
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
e*for*o ** harm*nização n*c*o**l e int*rnac**nal. *ras*lia: Esaf, 2007. (Mon*grafia
</line>
<line>
pr*miada c*m * tercei*o lu*ar no XII *r*mio Tesouro **cional Tr*b*ta*ão, O*çamento
</line>
<line>
e Sistemas de Inform*ç*o s*br* Admin*stração *ina*ceira Pública. Fl*rianópo*is, SC),
</line>
<line>
200*.
</line>
<line>
NASCIMENTO, L. *. A Con*ab*lidade Patrimon*al Integral no Set** Púb*ico: os
</line>
<line>
parâmetros, desafios * be**fíci*s de sua implementação no *ras**. XIII prêmio do
</line>
<line>
tes*uro nacional, 200*.
</line>
<line>
NIYAMA, J. K. Cont*bilidade I*terna*ional. **o Paulo: At*as, 2006.
</line>
<line>
SILVA, L. M. * nor*atização *a co**abi**dade governament*l: fator*s cr*ticos qu*
</line>
<line>
impac*a* as info****ões dadas aos u*uários d*s inf*r*ações c**tábei*. Revista *e
</line>
<line>
Educação e Pesquisa em Contabilidade. v. 1, *. 1, p. 25-38, *an./f*v., 2**7.
</line>
<line>
*omo Referenciar es*e *rtigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
HALIK, A. R; NEIVA, L. J. F; FALCÃO, M. A. Os Alicerces do Novo Pl*no de *o*t*s Aplic**o
</line>
<line>
*o Setor P*bl*co. *e*. F*A, Teresina, *.14, n.2, art.4, p.53-67, mar./abr. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Aut*res
</line>
<line>
A. R. H*l*k
</line>
<line>
L. J. F. Neiva
</line>
<line>
M. A. Falcão
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e plan*jam**t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * int*rpretação do* *ados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do ras**n*o *u na r*visão crítica do c*nteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção *a aprova*ão da ve*são final d* manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 4, p. 53-6*, mar./a*r. 2017
</line>
<line>
www4.fs*n**.com.br/*evista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)