<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 1*, p. 195-211, mar./abr. 2017 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.2.11 </line>
</par>
<par>
<line> Uma Análise Sobre a Consag*ação Ta*dia dos Novos Baianos no Campo da *ú*ica </line>
<line> Popul*r B*asile**a </line>
<line> An Analysis A**ut the Late C*nsecration *f the *o*os Baiano* in the Brazil**n </line>
<line> Pop*lar Music *iel* </line>
</par>
<par>
<line> Humbe*t* Santos *ereira </line>
<line> Doutor em Ciê*ci*s Sociais pela U***ersidade *ederal da Bahia </line>
<line> *embro do G*upo de Pesqu*sa O Som do Lugar e * Mu*do </line>
<line> E-mail: humber*pereira@y*ho*.com.br </line>
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<column>
<row> En**reço: Hu*be*to Santos Pe*e**a </row>
<row> Univer*idade Federal da *a*ia, Ondina, *alvador - </row>
<row> BA, 4*170-115. </row>
</column>
<column>
<row> Editor Cie*tíf*co: Tonny Kerl*y de *le*car R*drigues </row>
<row> A*ti*o *ecebido e* 06/0*/2017. Última ve*são </row>
<row> recebida em 21/01/2017. Aprov*do em 22/01/2017. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A*a*i*d* pe*o sis*ema **iple Review: Desk *e*iew a) </line>
<line> *elo Editor-*hefe; e b) D**b*e Blind Review </line>
<line> (avaliaçã* cega p*r *ois avali**o*es d* área). </line>
<line> Rev*são: Gramat**al, Norma*iva e de *ormataçã* </line>
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<line> H. S. Pe*eira </line>
<line> 196 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> Nes*e text* investig*-*e a histór*a dos Novos Bai*nos * c*mo este grupo musica* m*dou o </line>
<line> ca*po da Mú**ca Pop*lar Brasileira. Os Nov*s Baia**s foram criados em 1969 e o *rupo se </line>
<line> s*parou em 1979. Neste perío*o, eles *ã* eram cons*derados c*mo M*s*ca P*pular Brasil*ira, </line>
<line> um campo específi*o dentro d* cam*o *a Músi*a Brasileira e uma pa*avra usada *ar* </line>
</par>
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<line> *esigna* artis*as con*a*rado* dos Festivais da M*sic* Popular Brasil*ira nos anos 1960 </line>
<line> * </line>
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<line> 1**0. M*s as ações *os Novos Bai*nos *o campo da mú*ica atravé* das últimas décadas </line>
<line> permiti*am *ue * grupo se legitimasse nesta a*ena no *res*nte por suas ações no passa*o. </line>
<line> Palavras-*hav*: Campo. Mús*ca Popular Brasileira. Novos B*ianos. Bra**l. </line>
<line> Abstract: This text investig*t** th* history ** the *ov*s **ianos and *ow thi* musical *roup </line>
<line> change* t*e Brazi*ian Popular Music field. T*e *o*os Baianos w*re created in 19*9 **d *h* </line>
</par>
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<line> *roup split in *979. At the </line>
<line> time, the* we*e not *onsider*d as Brazi*ian Pop*lar Music, a </line>
</par>
<par>
<line> specific field inside de Br**ilian Music and * word used to designate co*s*crated a*tists fro* </line>
</par>
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<line> B*a*ilian Popular Music Festival* </line>
<line> in the 19*0* and 1970s. But the </line>
<line> act*ons of </line>
<line> t*e *ovos </line>
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<par>
<line> Baianos in the music *iel* </line>
<line> through </line>
<line> th* la*t decades a*lowed the g*oup to l*g*ti**te i*s*l* *n </line>
</par>
<par>
<line> this a*ena *n **e pr*sen* f*r the*r act*ons in the p*s*. </line>
<line> *ey word*: Field. *razili** P*pular Musi*. Novos Baianos. Brazil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-211, ma*./abr. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
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<line> Uma Análise Sobre a Consagr*ção Ta*dia dos Novos Baianos *o Campo da *úsi*a Popu*a* Bras*leira </line>
<line> 197 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> *.* Os N*vos Baiano* e a Música Pop*lar Brasileira (MPB) </line>
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<line> Como os Novos Baian** ingressaram no âm*ito da Música Popula* Brasi*eira? Para </line>
<line> respond*r a esta questão precisamos, pr*meiram*nte, *onstruir nosso objeto *pontan*o o que </line>
<line> ente*demos por N*vos B*iano* e Músi*a Popular Brasileira, c*ja abreviação é MPB. </line>
<line> *ov*s Baianos é um *rupo musical que sur*iu no ano de 1*69. Composto po* Moraes </line>
<line> Moreir*, Galvão, Baby Consue**, Pepeu Gomes, P*ulinho Boca d* Cantor, Dadi, Jorginho, </line>
<line> *n*re out*o*, o grupo teve expressã* signific*tiva na música bra*ile*r*. *esfez-se oficia*mente </line>
<line> *m 1979, mas *eus mem*ros continuaram a se re*ni* p*ste*iormente. *s Novos Baianos </line>
</par>
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<line> t*ve*am um* trajetória *ec*liar </line>
<line> *ue permi*iu *ue sua obra rece**sse as ma** diversas </line>
</par>
<par>
<line> adje*i*ações que i*m de*de **ck, samba, frevo et*. N* fim dos anos 90, o grupo tev* sua obra </line>
<line> rec*nhecida como *lemento *e alto valo* pa*a a M*B, que, p*r sua vez, é a si*la par* Música </line>
<line> Popular Bra*ilei*a. N*o pr*tendemos ap*esenta* nest* i*trodução um* d*fi*i*ão rí*ida do que </line>
<line> *eria a MPB, *ois é um *os objeti*os deste trabalho cons*ruir uma in*erpreta*ão que consiga </line>
</par>
<par>
<line> explica* </line>
<line> *s fenômenos *nvolven*o a Música Popular Brasileira nas úl*imas décad*s, mas, </line>
</par>
<par>
<line> a**na* para possibil*tar pri***ra abo*dagem so*re </line>
<line> o tema, podemos d*zer, n*m </line>
<line> *aráter </line>
</par>
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<line> *r*vi*óri*, que a *P* é um mercado musical que ganhou f*rça e contorno* *a </line>
<line> década </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1960 e, </line>
<line> *aquele perí*do, e*tava </line>
<line> r**a*ionado a um* expressã* musical que tom*va *omo </line>
</par>
<par>
<line> emblema </line>
<line> ícones entend*dos *omo rep*esentantes *o povo bras**eiro, su*s vivênc*as e su* </line>
</par>
<par>
<line> cultura. A MPB estava intimamen*e rela**onada ao eng*jamen*o ***í*i*o ao e </line>
<line> *o*bate à </line>
</par>
<par>
<line> *itadura mil*tar *os **os 1960 e 19*0. </line>
</par>
<par>
<line> Como essas duas variáveis din*mi*as (*PB e Novos Baianos) se modific*ram nas </line>
</par>
<par>
<line> últi*as décadas </line>
<line> de forma ta* q*e s* tor*ou possíve* um* int*r**ção </line>
<line> entre </line>
<line> elas *o* dias de </line>
</par>
<par>
<line> hoje? </line>
</par>
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<line> A questã* que aqui envolve os N*vo* B*ianos é *ing*lar; leva-n** po* u* caminho </line>
<line> co*p*exo, que busca eluc*dar *** * *ue acon*eceu por trás das disto*ções que o tempo </line>
</par>
<par>
<line> nebulosamente jogou s**re uma real**a*e quase *nalcanç*ve*; ant*s, * *ue se p*o*ura </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> en**nder como f*ram produzidas essas *istorções * *on*o *e es*as recriarem o pas*ado, </line>
<line> ou </line>
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<line> sej*, busc*-se explicar * *assado à luz *e um problem* percebido, *olo*ad* e *or*ulado no </line>
<line> presen**. A*sim, trata-se de *m* *nvesti*ação *ue s* susten*a na o**e*tação de Ho**bawm d* </line>
</par>
<par>
<line> *ue "o que temos que exp*icar é a *is*ória </line>
<line> atua*" (1997, </line>
<line> p. 92). O que im*orta </line>
<line> aqui </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigar p*r *ue *s re*resenta*ões s*bre um mesmo o**e** mudara* no decorrer do tem*o, </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 1*, n. 2, art. *1, *. 19*-*11, ma*./abr. 2017 www4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
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<line> H. S. Pere*r* </line>
<line> 198 </line>
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<line> *ue fa**res influe*ciara* *esse **ocesso e *o*o t*l *rocesso desembocou *a modificação de </line>
<line> ** s*gund* el*men*o, a *PB, que, difer*nt*me*te dos *ovo* **ianos - no*e de um grup*, </line>
</par>
<par>
<line> de d*terminadas pessoas, de um repertório etc. - trata-*e de é *ma </line>
<line> categoria abstrata, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> con*eito, uma ideia criada *or indivíduos para de*ignar e d*finir elementos d* mu**o socio- </line>
<line> *u*tural. </line>
<line> *essa fo*ma, o text* bu*c* d*fini* os conto*nos *t*ais d* Música Popular B*asileira - </line>
<line> MPB, r*laci**ando-* *o* a tr**etória *o* Novos B*ianos. Tendo em vi*ta *ue o *er*o MPB </line>
</par>
<par>
<line> *em *ofrendo grandes mudanças desde *eu s**g*mento </line>
<line> nos anos 1*6*, percebe-s* *ue tal </line>
</par>
<par>
<line> categoria * constantem*nte reconstruí** em funç*o d* d*mand*s e circ*ns*â*cias po*teriores. </line>
<line> Isto vem *ermiti**o que no**s e ve*hos repert*r*os possa* ser incluí*os nesta d*no*inação. </line>
<line> 2 R*FERNCIA* TEÓR*C* </line>
<line> 2.* Os Festi*ais </line>
<line> Tanto T*omps*n (1998) quanto Ginzburg (1987) tr*balham com u*a i*eia *e cu*tura </line>
</par>
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<line> popu*ar que *ialo*a com a cultura erudita. Entretanto, *a*ecem-nos mais *nstigantes </line>
<line> os </line>
</par>
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<line> pr*cedim**tos a*otados por Char*ier (*995) em **u texto Cultura Po*ula*: revisa**o um </line>
</par>
<par>
<line> conceit* historiog*áfico, pois pos*i*ilitam pens*r a p*ó**ia const*ução da ideia </line>
<line> do po*ular </line>
</par>
<par>
<line> como u* ofíc*o d*sem*enhado por um* eli**, aná*ise essa que se m*stra pe*tine*te qua*d* *e </line>
<line> toma como objeto a Música Popular Brasile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> De cert* forma, um* </line>
<line> pesq*isa forte*e*te </line>
<line> e*pirista c*mo a de M*rt*a Ulh** (200*) </line>
</par>
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<line> mostra que é *ácil *on**ndir M*s*ca Popula* Br*sileira com qualquer música produzida por </line>
</par>
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<line> br**i*eiros (os d*d*s col*tados pela autora c*nseguem inco*pora* o </line>
<line> *ago** à *PB, o que, </line>
</par>
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<line> como ser* *os*rado mais * *r*nt*, é *lgo atua*men*e *nco*cebí*el). </line>
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<line> Até o a*vento *os Festivais televis*vos da década d* 60/70, os d*bates em torn* do </line>
<line> termo M*sica Pop*lar Bra**leira estavam v*lta*os para um r*ferencial de mús*ca que fosse * </line>
<line> músic* *o povo, como diz Mário de Andrade: "uma arte nacional não se **z com *sco*ha </line>
</par>
<par>
<line> d*scricionária e diletante de *lemen*os: uma arte nacional já está feita na *nco*sc*ênc*a </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> *ovo" (1972, *. 16). </line>
</par>
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<line> Muito mais imp**tant* **ra o per*odo pré-Festi**is * o problema d* construção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> uma música nac*onal, processo </line>
<line> n* qual o samb* foi </line>
<line> s* consolidando *os </line>
<line> poucos *era*te </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> órgãos *nstitucio*ais do Estado br*sileiro *omo *ímbolo representan*e da naç*o, c**o a*irma </line>
<line> Pa*an*os (2003). </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 14, n. 2, art. 11, p. 1**-211, mar./abr. 2017 www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Aná*ise So*re a Cons*gr*ção Tardia dos *ov*s Baianos no Campo da Música Popu*ar Bra*ile*r* </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> P** sua ve*, M*rc*s Napolitan* (*005) propõe que a const*uç*o do samba como uma </line>
</par>
<par>
<line> mús*c* que conseguiu agluti**r *s *lementos "**ciona*" e "popular" se de*eu * </line>
<line> uma ação </line>
</par>
<par>
<line> *tiva de órg*os go*ernamentais do Estado Novo, intelectuais e membros da m*di* no se*tido </line>
<line> d* c*nsolida* e c*nsagrar o samba du*ante a d**ada de 30. Nessa pe*s*ectiv*, Napolitano & </line>
<line> W*sserman (20*0) não t*ntaram i*entificar o local *o su*g*me*to do samba, s* e*te teria </line>
<line> *ascido na Bahia ou no R*o de Janeiro, uma polêmic* qu* até *oj* mobiliza a*entes na </line>
</par>
<par>
<line> a*adem*a e no meio musical. Os a*tor*s buscaram identif*ca* as </line>
<line> estrat*gi*s argumentos e </line>
</par>
<par>
<line> utilizados *ara a c*iação do samba como representante *a brasilidade. * s*mb*, por sua vez, </line>
</par>
<par>
<line> conse*ui* ser novo, </line>
<line> n* ép*ca de </line>
<line> seu </line>
<line> delin*amen**; p**ular, como expressão </line>
<line> dos gru*os </line>
</par>
<par>
<line> economicame*te desfavorecidos; e ao mesmo te*po *radicio*al, pois levava em si elementos </line>
<line> qu* viceja*am p*r sécul** na c*ltura do *o*o. Dessa *or*a, "o s*mba, ainda q*e uma </line>
</par>
<par>
<line> ma*i*es*açã* musical urbana, e*a ponto culmina*te o </line>
<line> de várias sonoridades, *n*aiz*das </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*giõ*s de p*voament* antigo e *a*es culturais seculares" (NAPOLIT*NO; *A*SER*AN, </line>
<line> 2000, p.173). </line>
</par>
<par>
<line> No c*so de Sandron* (20*1), </line>
<line> *ue </line>
<line> *rab*lha ** fo*ma nitida*ent* interdisciplinar, </line>
</par>
<par>
<line> *ialogando inclusive co* * etnomusi*ologia, podemo* con***ir a cons*at*ção de que Ary </line>
<line> Barro*o traz, i*plicitame*te, a *fir*aç*o de que "*osso* ancestrais, à époc* da colônia e do </line>
<line> Impér*o, já con*eciam *m \samba\ que seria, no es*encial, o mesmo de Aquarela do *rasil" </line>
</par>
<par>
<line> (SAN*RONI, 2001, p.99). Já He*mano Vianna (1*95) </line>
<line> d*sen*olv* sua reflex** tomando </line>
</par>
<par>
<line> como c*na geradora o encontro o*orrido em 1**6 en*re Gilbe*to Freyre e *ix*nguinh*. </line>
<line> Este </line>
</par>
<par>
<line> en*ontro é tomado como m*táfora </line>
<line> da inter*ace cu*t**al *e qu* samb* *ai o </line>
<line> constituir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *epr**entar para a construção da música pop*lar brasileira e da *rasilidade, *ois proces*os que </line>
<line> chegam * c*incidir e* algu** momen*o* do pen*amento do autor. </line>
<line> Entreta*t*, a**** que o *amba tenha se emble*atizad* fi*memente como repre*enta*t* </line>
</par>
<par>
<line> da brasilidade, os Festiv*is *o períod* 60/** tra*em uma adjetivação </line>
<line> pecu*iar a* p*ojeto </line>
</par>
<par>
<line> emblemático br*silei*o atr*vés da músic*: u*a i**ia de *ual*dade, um vetor que aponta para </line>
<line> uma const*ução *iferente de B*asil. </line>
<line> N*o se deve perde* *e v*sta que tanto o *amba quanto a MP* chegam a construir uma </line>
<line> inte*seçã*, *m certa medida, nos dias atuai*, j* que *m repe*tório do samba também en*ra na </line>
<line> MPB (c*mo a bossa nova), enqu**to outros s*o desqualificados (como o pagode). </line>
</par>
<par>
<line> Os co*tornos oficiais sobre a id*ia de MPB </line>
<line> não </line>
<line> são algo dad*, "natural"; são </line>
</par>
<par>
<line> produzido* pela c*ítica especi*l*z***, por *rab*lhos aca*êmicos, pelos músicos tomados como </line>
<line> qualificados, *el*s agências especializ*da* no âmbito da imprensa e por um **blico </line>
<line> e****í*ico; ou *e*a, po* uma coleção d* *ujeitos d*tentor*s de "eru*iç*o" o suficiente *ara se </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 14, n. 2, *rt. *1, p. 195-211, mar./abr. *017 www4.*s*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Pe*eira </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> legitimar através da sua pro*ução *a cat*goria *PB e, *ão menos imp*rtante, p*ra *egitimar a </line>
<line> categori* de MPB através deles. </line>
<line> Para *s ef**tos deste tr*bal*o, a Mú*ic* P*p*lar *r*sileira - MPB, c*mo fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> h**toric*men** </line>
<line> datado, </line>
<line> é uma *enominaç*o criada no cont*xto </line>
<line> dos *rande* Festivais </line>
</par>
<par>
<line> televisivos. Alé* d* *erem surg*do em v*rtude de *ma de*a*da mercadológica, ou seja, de </line>
<line> t*re* **do organizados inic*almente como um inst*u*ento par* alavan*ar a au*i**ci* nas </line>
<line> emis*oras de *Vs da época, os *esti***s se tra*sformaram num espa*o de reno*ação musical </line>
</par>
<par>
<line> e c*ltura* n**ional, funcionan*o como *e*o de exterioriz*ção con*trução de *rocessos e </line>
<line> cultur*is que já estavam sendo gest*dos anteriormente pelos mú*icos e pela soci*dade </line>
<line> br*sileir* em f*nção de um cont*xto h*s*órico si*gular. </line>
<line> Uma das formas d* s* entend*r os F*st*vais é como arena *e disputa: os músico*, em </line>
<line> bus*a de legi*im*dade, a partir das circu*stância* ali v*v*das, aind* que ca*a ar*ista deva ter a </line>
<line> sua espe*i*ic*dade reco*heci*a, acab*ram produzindo uma forma *ec*liar de faze* m*sica *o </line>
<line> conte*to *os F*stivais. Há pelo men*s quatro elemento* característi*os que podem ser </line>
<line> i*entificados c*m* frequentes (emb*ra não de exi*tên*ia necessá*ia) na* *eças apresentadas e </line>
</par>
<par>
<line> cons*gradas nes*es pro**amas *elevisivos: o c*ráter </line>
<line> polític*, as referências regionais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sofis*icação e o encam*nhamento apoteótico. </line>
</par>
<par>
<line> Em plena ditadura milit**, tai* *presentações em rede n*ci**al se *ornaram um veículo </line>
</par>
<par>
<line> através do qual os artistas puderam mostrar seu d*sc*n*ent*mento </line>
<line> e, na medi*a *o possíve*, </line>
</par>
<par>
<line> mos*rar sua oposição ao regime vigent*. Essa demanda política também *ode se* i*e*tificada </line>
</par>
<par>
<line> c*mo *ática de legitimaç*o entre os mú**cos, tend* e* vista que o *úbli**, em sua </line>
<line> grande </line>
</par>
<par>
<line> maiori*, m*strava-se interessado em *aze* dos Festivais um instrume*to </line>
<line> de *ontest*ção </line>
</par>
<par>
<line> pol*tica e social. </line>
</par>
<par>
<line> As referências regionais podem ser interpretadas como *ecurso de emblemat*zação d* </line>
</par>
<par>
<line> br*silid*d* *el* </line>
<line> apr*sentação da alteridade cultural * geog*áfica. Além </line>
<line> *iss*, os *e*as </line>
</par>
<par>
<line> regionais funcionaram ta*bém *o*o t*tica **ra *presentar o n*cion** na sua m*ltiplic*da*e - </line>
</par>
<par>
<line> tant* em suas formas oficiai* q**nto marginais, pr*pun*am </line>
<line> um Brasi* geral diversos no e </line>
</par>
<par>
<line> conte*to *os *oncursos para os quais *ram produ*idas. </line>
</par>
<par>
<line> A sofi*ticação aparece como uma exten*ão da *ropos*a bo*sanovista, já **nsagrad* </line>
<line> com* música brasil*ira de qualidad* em nível naci*nal e in*ernacio**l. Entreta*to, a proposta </line>
<line> bossan*vist* nã* f*i lev*da * risca em sua integ*alidad* *o rep*rtório **s Festivais. Pod*-se </line>
<line> *ize*, en*re ou*ros *rgu*entos, que * pro*osta intimist* e co*cisa da bossa n*va, *ue tinha em </line>
<line> João *ilberto s*u maior expoe*t*, não se adequav* à demanda da compet*ção. Em *oa parte, </line>
<line> as peça* que se mostraram ven**doras n*sses **ncursos, po*suía* um e*camin*amento </line>
<line> Rev. *SA, T*res*na, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-2*1, *ar./a*r. 20** www4.*sa*et.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma *nális* *obre a *onsagração *ardia *os No*o* *aianos no Campo d* **sica *opular Br**ileira </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> *poteótico que serv*a como *ec*r*o dos mú*i**s para emo*ionar o pú*lico e se le*itimar na </line>
<line> competição. </line>
<line> Com o fi* dos Fe*tivais, os **sicos *ev*lados em seus progr*mas s*guir*m suas </line>
</par>
<par>
<line> respec*iv*s carreiras, muito* deles se tornando **mes de destaque </line>
<line> da m*sica nac*onal; f*i </line>
</par>
<par>
<line> assim qu* se </line>
<line> consagraram *rtistas </line>
<line> como Ca**ano Veloso, Chi*o Bua*q**, Gil*e*t* *il </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ilt** *ascimento. </line>
<line> 3 ANÁL*SE E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Após o* *estivais, a meta*orfose de um c*nceito </line>
<line> A s*gla MPB *ontinuou ac*mpanhando esses artista*, relacionada * *ua identificação </line>
<line> com o* Festivais. Entretanto, o s*gni**cado da *igla MPB sofreu alte*ações ao longo dos anos. </line>
<line> D* emblema de uma e*pre*são mus*cal, de um repert*r**, tornou-se em*lema de um tipo de </line>
<line> arti*ta/músico(a) também. Por exemplo, mesmo que Chico Bua*q*e viesse a grava* algo fora </line>
<line> dos **d*õe* dos F**tivais, ele não deixa d* se* considerado MPB. </line>
<line> Marcos Na*olit*no trata a MP* circun*c*evendo seu recorte temporal a*s F*stivais, </line>
</par>
<par>
<line> como "*ns*i*uição soc*ocultural (...) [qu*] *elimi**v* espaços </line>
<line> cult*rais, </line>
<line> hierarquias de gost*, </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*sava p**ições políticas, ao mesmo tempo *ue f*ncion*va co*o uma p**a *entral </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> indústria fonográfica" (2002, *.9). *ua defini*ão se </line>
<line> m*s*ra </line>
<line> prove*t*sa para en*ender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fenô*eno limit*do aos ano* 60/70, mas é insuficien*e co** **rrament* metodológic* par* o </line>
<line> e*tendimento do termo a*ós os F**tivais. </line>
<line> À medida que se comple*ifica o quadro da música p**ular pr*duzida ** B*a*il, torna- </line>
<line> se ma*s difíci* espec*f*ca* o *ue corre**onde, enfim, à sig*a M*B. É frequ*nte observar </line>
</par>
<par>
<line> comentaristas * dil*tante* u*il*zando a sigla </line>
<line> a pa*t*r de suas pr*prias convic**es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentand*-* *omo um dado. </line>
</par>
<par>
<line> En*r* *núm**os c*itérios, propomo* </line>
<line> al*uns para </line>
<line> con*truir as borda* dentro dos quais </line>
</par>
<par>
<line> estão ins**idos os *n*mer*s e*ementos que </line>
<line> podem atualment* ser entendidos </line>
<line> como MPB: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> emblem*t*zação do c*lto, sofist*cado, refinado, *ípico da cla**e média letrada </line>
<line>-</line>
<line> *ue n a </line>
</par>
<par>
<line> verdade se m*st*a mui*o mais uma condição comum </line>
<line> a tod*s *s artistas </line>
<line> da MPB; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consagração nos Fes*ivais (* que abrange a p*s**a e toda a obra d* ar*ista); a**e*dência </line>
<line> (re*ativo ao *ue influen*iou o qu* *eio * s*r chamado de M*B); e d*sc*ndência (relativo a* </line>
<line> *ue foi produzido a *artir da influên*ia direta de a*tistas *á c*nsolidados *o âmb*to da MPB). </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-211, ma*./abr. 201* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Pereira </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> A emb*em*ti*ação do sofisticado, refinado - ícones carac*erísticos *ipicam**te </line>
<line> almejados e simbolicam*nt* representati*o* da cl*ss* média - é, an*es de tu*o, condição </line>
<line> pr*m*ira para a **ract*rização de *lgo como MP*, s*lvo ao* art*stas que se torna*am MPB </line>
<line> atra*és do critér*o da *scendência. </line>
<line> Artistas consagrados nos Fe*tiv*is são unanimemente entendidos como MPB. A si*la </line>
<line> serviu *o*o um segu*d* nome da m*sica dos Fest*vais ou del** tributá*i*, pass*ndo a ser um </line>
<line> ró*ulo para a obr* desses a*tistas após os Festivais e, f*nalmente, um denom*nad*r p*ra os </line>
<line> próprios artis*as. </line>
<line> A dis*us*ão *ob*e a ideia de ascendência é um t*n*o p*oblemát*ca. Caetano Veloso se </line>
<line> re*ere "* nec*s*idade de reto*ar *m proced*mento d* *riação b*s*ado na \selet*vidade` da </line>
<line> tradição (...) em **lação ao pas*ado e \ruptura` e* relaç*o ao *resente, negando o \gosto </line>
<line> mé*i*\" (NAPOL*TAN*, 2005, p. 68-69). Des*a fo*ma, Caetano de*ineia * *onc*i** *e lin*a </line>
</par>
<par>
<line> ev*l*tiva, *ue, por sua vez, é bas*ado </line>
<line> no *rabalho de João Gilberto, que unia tradição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *uptu*a. N*o é certo dizer q*e todos *s artis*as d* MP* seguem à risca esse c*nceit* de linha </line>
</par>
<par>
<line> evolutiva, mas parece ser lugar *omum, nas atuais definições sob*e âmb**o da MPB, que o </line>
</par>
<par>
<line> aquilo que inspiro*, o que </line>
<line> veio antes e </line>
<line> deu margem para que que posteriorm*nte fosse o </line>
</par>
<par>
<line> ent*ndido *PB p*dess* *er *rod**ido conf*gura-se ta*bém como elemento constitutivo do </line>
<line> âmbito da MPB atualmen*e. </line>
<line> Tal afirmat**a, que *ão deixa de ser *nacrônica, só faz sentido quando e*tende**s o </line>
<line> uso do te*mo MP* atual**nte n*o como uma definiçã*, mas como um pr*jeto. É interessante </line>
<line> observar ***, tomando ess* *onto de vista, ao se afirmar *u* desde * século X*II* já existia </line>
<line> MPB, como afir*a Jairo Severiano (2008), está se faz*ndo uso de *m rec**so que possibil*ta </line>
<line> tanto legitimar uma vertente *usical na a*ualidade como, tamb*m, produzir um di*cu**o que </line>
</par>
<par>
<line> tem em sua *ase uma ideia de quali*ade </line>
<line> an*estr*l do gr*po social </line>
<line> ligado à MPB na </line>
</par>
<par>
<line> *t*alidade. Tal operação *em se tornado comum à medida qu* o t*mpo passa: a M*B parec* </line>
<line> cada vez mais possib*li**r a invenç*o d* uma tradiç*o (HOBS*AWM, 2002) recente, mas que </line>
<line> ev*c* um* ances*ra*idade dista*te. </line>
<line> Além disso, a ide** da a*c*ndência na *PB p*de ser simpl*smente justificada p*r um </line>
<line> *ixo argument*tivo s*c*almente instituído s*b ba*es não reflexivas que tomam im*lici*am*nte </line>
</par>
<par>
<line> uma f*rma </line>
<line> de opera* cara à heredit*ri*dad* biológica; *u, d* f*rma d*reta: por exemplo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "pai" (musica*) de *hic* Buar*u* e Tom Jo*im, logo, Tom J*bim també* é MPB - e as*i* </line>
<line> sucessiva**nte. </line>
<line> A descendê*cia, como critério d* definição *a ob** e do artista pós Festivai*, também </line>
</par>
<par>
<line> s**ue uma for*a *e p*nsar so*i*lme*te </line>
<line> construída n*o reflexiva que está implicitamente e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 14, n. 2, art. 11, *. **5-21*, mar./a*r. 2017 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Sobre a Consagração Tar*i* dos Novos Baianos no Campo d* Música Popu*ar Br*sil*ira </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> relacionada à bio*ogia. D*ssa f*rma, os ar*istas *ue vieram </line>
<line> d*poi* *os Fe*tivais *u*er*m </line>
</par>
<par>
<line> *ntrar *o âmb*to </line>
<line> da *PB por terem seus traba**os ide*t*ficados com a *bra de ar*istas </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> con*iderados M*B, como é o caso de artistas m*is rece*tem*nte cons*grado*, co*o Marisa </line>
<line> M*nte, Adriana Cal*anhoto, Cássia Eller, Z*lia D*ncan, en*re outros. </line>
<line> Nessa *inha de raciocínio, os Nov*s Baian** se ap*ese*tam especialmen** </line>
</par>
<par>
<line> problemáticos já que não eram </line>
<line> e*tendi*o* MPB nos anos 70 e passara* * ser consider*dos </line>
</par>
<par>
<line> como tais posteriormente. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 A (re)constr*ção de uma d**erença: a traje*ór** dos Novos Baiano* </line>
<line> Para discutir * t*aj*tó**a d*s Nov*s Ba*ano*, tomo co*o nor**adora a no*ã* de *ampo </line>
<line> (BOURDIEU, *01*). Sen*o esse termo u*ilizado por muitos autor*s, utilizo-o n* formu*ação </line>
<line> de Loïc *a*quant: o *ampo enquanto "esp*ç* estruturado de posi*õ*s e toma*as de </line>
<line> posi*ões" (2007, p. *17). Es** def*ni*ão g*n**alista é especial*ente oportuna, poi* a atuação </line>
<line> ecl*tica do* Novos Baia**s na década de 70 parece faz*r sen*ido n*o apen*s com* produto do </line>
<line> Tropica*i*mo (CALADO, 199*; *OTTA, 2000) o* co*o fruto somen*e de *m* gra**e </line>
<line> cria*ividade artística por parte dos *omponentes d* banda; * a*u*ção do grupo nos *nos ** no </line>
</par>
<par>
<line> *ampo da arte pode ser compreendi*a como uma atuaçã* que mudava </line>
<line> de ru** sempr* que </line>
</par>
<par>
<line> seus int*gr*ntes entendia* </line>
<line> que t*l atitu*e seria mais </line>
<line> prov*it*sa para a sua co*soli**ção, </line>
</par>
<par>
<line> *egitima*ão, à sua fo*ma, no **mpo *a música brasil*ira. </line>
<line> Além disso, **oponho que * atuação dos Novos Baianos no c*mpo da *rt* prod*ziu uma </line>
<line> dif*ren*a (CHARTIER, 2*02, p.94). A idei* de diferença serv*ria para *esign*r c**tribuições </line>
</par>
<par>
<line> prod*zi**s por *m determinado **ente, sendo </line>
<line> um *rupo ou um </line>
<line> indivíduo, n*m mome*to </line>
</par>
<par>
<line> histó*ico específ*co, cuja im*ortância *enha sido ca*az de *ns*rir a*teraçõ*s ou **rma*ê*ci*s </line>
<line> num dete*min*do âmbito soc*o-político-econômico-cultural em que est* agen*e atuou. Dessa </line>
<line> forma, no período *m qu* **mpreende a tr*jetória dos Novos Baianos, 1969 a 1979, período </line>
</par>
<par>
<line> este no qual o </line>
<line> g*upo existiu *orma*ment*, é *os*ível perceber *elo menos t*ês dif**enças </line>
</par>
<par>
<line> *roduz*das p*lo grupo no âmbito da músic* bras*leira. </line>
<line> A p**meira diferença está *elac*onada ao pe*ío*o inicial da banda, ent*e 1969 a 1972, </line>
<line> c*ja c*ntri*uição, segundo o pr*p*io Galvão (1997), líder i*tele*tual da band*, diz respeito * </line>
</par>
<par>
<line> *ontinuidade do projeto tr**ica*ista </line>
<line> empre*ndi*a pelos N*vos Baiano* </line>
<line> no momento em q*e </line>
</par>
<par>
<line> *aetano *el*so e Gilberto G*l se *nc*n*ra*am exilado*. </line>
</par>
<par>
<line> A segunda *if*ren*a, </line>
<line> rela*iv* a* período entre 1972 a 1975, pode ser per*eb**a na </line>
</par>
<par>
<line> *u*ão musical </line>
<line> promo*ida pelo g*upo ent*e ritmos e repertórios tidos até então </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 195-211, m*r./abr. 2017 </line>
<line> w*w*.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. *ere*ra </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> a*tagônicos, un*ndo * </line>
<line> nacion**, </line>
<line> o inter**c*onal e o regional em </line>
<line> composições que </line>
</par>
<par>
<line> interfaciavam s**ba, rock, </line>
<line> bai*o, ent*e outro* estilos, de for*a harmoni*sa. * gru** foi </line>
</par>
<par>
<line> capa* de const**ir conexões entre âmbitos mu*icais que até entã* se encontravam de al*uma </line>
</par>
<par>
<line> *o*ma indep*ndentes, autônomos e, em certos **m*ntos, e* conf**to entre </line>
<line> s*. Um ex*mplo </line>
</par>
<par>
<line> disso é o de***me*to do pr*pr*o Pepe* Gomes </line>
<line> (BAIHANA, *006), n* *ual afir*a </line>
<line> que foi </line>
</par>
<par>
<line> apena* no L* *cab*u *hor*re, gravado pela RGE em 1972, que enc*ntr*u u*a f*rma </line>
</par>
<par>
<line> bra**l**r* de tocar </line>
<line> guitarr*, que, segundo ele, d*f*** d* s*mplesm*nte toc*r composições o </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileiras com g*it*rras. </line>
<line> A terceira diferença produ*ida pelos Novos Baia*os diz respeito *o* im*actos de sua </line>
<line> a*uação no carnaval *e Salvador. O *rupo f*i respons**el por impleme*t*r uma *rof*nda </line>
</par>
<par>
<line> modern**a*ão no carnav*l, levando p*ra c*m* </line>
<line> do *rio elétr**o todos *s equipa*en*os </line>
</par>
<par>
<line> utilizado* pela ban*a, o q*e ex*giu a con*trução de um tipo de trio d*ferente co* geradores </line>
<line> ma*s p*tentes * estrutura mai* ampla *ara ab*rc*r v*rios m*sicos. Al** disso, os *ovos </line>
<line> Baiano* são responsáveis por in*ci*r a fase d* carna*al can*ado, *tilizand* os m*crofones q*e </line>
</par>
<par>
<line> ti*ham a *u*ção *e </line>
<line> **ta*elec*r **mun*cação </line>
<line> com * *úb*ico, inadequados par* o </line>
<line> *anto até </line>
</par>
<par>
<line> **tão. Is*o colo**u, evidentemente, a de*anda por mi*rofones ap*opriados e as ba*es p**a um </line>
<line> novo modelo de carnaval. </line>
<line> Após 197* a b**da se desfez, mas *eus co*ponente* continuara* atuando no âmbito </line>
</par>
<par>
<line> da músi** </line>
<line> n*cional. Mo*aes Moreira, P*peu Gomes, Baby *onsue*o e Paulinho Boca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ntor se*u*ram *arreira solo e consegui*am p*rman*cer como *rtis*as i*port*ntes da música </line>
<line> br*sileira. </line>
<line> Em mea*os da *écada de 1990, * o*ra d* grupo, mais pr*ci*amente um selet* </line>
</par>
<par>
<line> reper**r** identificado prin*ipalmente nas </line>
<line> peç*s do L* Acab*u Chorare, passou a rece*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*nominação de MPB. Mais </line>
<line> d* que isso, esse rep*r*ório dos No*os B*ianos *ass*u a ser </line>
</par>
<par>
<line> co*siderado *e grande importân*ia para </line>
<line> a MPB, inscrevend*-se no *enso comum dos </line>
</par>
<par>
<line> ob*ervadores e estudio*os da MPB. </line>
</par>
<par>
<line> Par* a*ender à *eman*a dessa n*va per*epção do trab*lho do g*upo, os No*os Baianos </line>
<line> se reun*ram e* 1997 e *ançaram um álbum *ela gravadora **obo Polydor intit*lado Infinito </line>
<line> Circula*. Tomo *ste *lbum como documento que evidencia o momento em que os próprios </line>
<line> Nov*s Baian*s reconf*g*raram seu passado, ou sej*, ap*esenta*am uma s*leção *e *úsicas ** </line>
<line> passado que f*sse capaz *e *nseri-lo* no âmbito atua* da MPB - no qual um repert**io *a </line>
<line> b*nda já se fazia **esente. Dessa f*rma, o re*ert*rio que *parece no álbum Infinito *irc*lar é </line>
<line> *r*domi*a*te*ente o mesmo de A*abou Chorare, de 1972. Nest* *lb*m, não entr*u nenh*m </line>
<line> fr*vo carnavales*o. Vale * pena re*sal*ar qu* o samba foi o *it*o mais pre*en*e nos tra*alhos </line>
<line> Re*. FSA, Te*esi*a, v. 14, n. 2, art. 1*, p. 19*-211, m*r./*br. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Sobre a C*nsa*ração Tardia d*s Novos Baianos no Campo da *ús*ca Popular Brasileir* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> dos Novos Baian*s entre 1969 e 1979 * o *revo foi impo*ta*tíssimo para * at*ação do grupo </line>
<line> *o* ca*nav*i* *ot*ropoli*anos * partir de 1975, sendo que a atua*ão *o grupo no *ar*aval pode </line>
</par>
<par>
<line> ser vista ***o * </line>
<line> *uge d* </line>
<line> c*rreira </line>
<line> *a b*nda. De*sa fo*ma, percebe-se * *ec*nf**ur*ção da </line>
</par>
<par>
<line> trajet*ria d* gr*po par* que estivesse de aco*do com os c*ntornos da MPB *a atualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Uma d*s novas v*rsõ*s do *assado </line>
<line> do grupo à luz das demandas atua*s pode </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> identificada também n* livr* A *istória dos *ovos Ba*anos e </line>
<line> *utro* versos, de M**aes </line>
</par>
<par>
<line> Moreira (2007). Como *x-integrante d*s Novos B*ianos, Moraes Morei*a se propõe, nesse </line>
<line> livro, a narr*r em vers*, e* f*rma de cord*l, su* vers*o da históri* do grupo. P*i* bem, entre </line>
<line> os mais d* 900 versos, há * nítid* percepção de um* deman*a a*u*l, p*is o **t** valoriza em </line>
</par>
<par>
<line> mui*o a participaçã* de João *ilberto *a **ajetória do </line>
<line> grupo, valori*ando os trabalhos dos </line>
</par>
<par>
<line> No*os Bai*no* lançados no período que vai </line>
<line> de 1972 até 1975, ano em que Mora*s *oreira </line>
</par>
<par>
<line> de*xa o *rup* para s*g*ir *arreir* solo, o que, por sua vez, enc*rra *ua na**ativa da hi*tóri* do </line>
<line> g*upo, *mbora eles ten*am continuado unid*s *té 1979. </line>
<line> 3.3 O passado em movim*nto </line>
<line> O projet* da MPB po*e **oduzi* a tod* instante reconfig*raçõ** relativ** * </line>
</par>
<par>
<line> categoriza*ão d* repertório* do passado. Não apen*s os Novos Baianos passar*m a </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> considerado* M*B </line>
<line> posteriormente. João Gi*berto inauguro* a bos*a no*a; a obra *e Assis </line>
</par>
<par>
<line> Valente *aria entre o samba e a march*; * d* N*e* Rosa, entre o *amba * * *horo; * de Carto*a </line>
</par>
<par>
<line> é cons*derad* samb*; todo* e*es s*o </line>
<line> an*eriores aos Festivais dos anos 60/7* * atualmente </line>
</par>
<par>
<line> fazem parte d* *PB. </line>
</par>
<par>
<line> O processo que parece dar sentido a esses dados na atuali*a*e po*e ser recapitulado de </line>
<line> forma si*ples: </line>
<line> 1. Os mús*cos e*resso* do* *estiva*s eram de*omi*ado* MPB (seriam *s "o*iginais"); </line>
</par>
<par>
<line> 2. Post**iormente, esses *róprios músicos suas respectiv*s obras pa*saram a e </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> entendido* como *P*; </line>
</par>
<par>
<line> *. *epertórios que inf*uenciar*m os músi*os da MPB p*ss*ram a ser *ncor*orados ao </line>
<line> termo *PB (os "ancestrais"); </line>
<line> 4. Os tra*alhos *nfluen*ia*os *elos m*sico* de MPB ("*riginais" ou "ance*trais") </line>
<line> tamb*m *assaram a ser enten**dos como MPB (seriam os "descendentes"). </line>
<line> L**bra*do que cons*a c**o condição pr*meira p**a a possibilidade de se con*i**rar </line>
<line> Rev. FS*, Teresina *I, v. 14, n. 2, art. *1, *. 195-211, mar./abr. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Pereira </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> um mú*ico d* MPB a emb***atiz*ção de uma ideia de qualidade *rofer*da pela classe </line>
<line> média instruída e (pre*ensamente) politizad* e distin** da plebe rude. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse c*ntexto, um r*pe*tório seleto da obra dos Novos Baianos *a**a a </line>
<line> integ*ar o </line>
</par>
<par>
<line> rep*r**rio *a MPB por um *amin*o inusitado: através da co-asc*ndência * da **- </line>
<line> de*cendê*cia. </line>
<line> Vale a pena salientar, ant*s de entrar **op*iamente *a análise do ca*o dos N*vo* </line>
<line> Baianos, q*e *penas um c*í*i*o de pouca v*são pode acreditar que * *oss*vel haver cópia </line>
</par>
<par>
<line> quando o *bj*to da discu**ã* é mú**c*. O "mes*o", o "i*ual", a </line>
<line> "r*p*tição" não </line>
<line> existe no </line>
</par>
<par>
<line> mun*o da música *enã* a*ravés da d*plic*ção do supor*e tecnoló*ico. Mas a exe*uç*o, o ato </line>
</par>
<par>
<line> de se fazer música pro*eniente </line>
<line> ** um ato humano, </line>
<line> n*n*a encontra a repetição. * "mesma </line>
</par>
<par>
<line> mú**ca" cantada pelo </line>
<line> "*esmo </line>
<line> artista" em situações diferen*es, não são * mesma **isa, pois </line>
</par>
<par>
<line> *uda-se o *onte*t* * a forma como as pe*soas *e re*aci*nam com a obr*. </line>
<line> R*l*ituras feitas pelo* novos **t*stas da MPB, os "descendentes", de peças dos </line>
</par>
<par>
<line> "ascendente*" </line>
<line> nunca pode* ser </line>
<line> *onfundidas com *s *rig**ai*, s*o novo* trabalhos. Os </line>
</par>
<par>
<line> músicos semp*e imprimem elementos novos </line>
<line> nas *uas re*eituras d*s </line>
<line> **ç*s q*e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> *nfluenciaram </line>
<line> ou mesmo n* *omp*sição *e </line>
<line> peças n*vas interf*ciando *lemen*os musicais </line>
</par>
<par>
<line> di*ersos. Os trabalhos dos no*os </line>
<line> nomes *a MPB s*mpre estão conect*ndo inúmeros </line>
</par>
<par>
<line> *lemen*o* music*is d* **versas origen*. Algumas des*as influên*ias já fazem parte da *PB. </line>
<line> Outra* passam a *ntegrar a MPB a par*ir da obra desses novos a*tis*as da MPB. É daí *ue ve* </line>
</par>
<par>
<line> a ideia de *o-a*ce*dê*cia. Ela serve </line>
<line> para explicar *omo um r*pertório/a*tista </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> originalme*te não fazia </line>
<line> *arte do repertório/pan*eão da MPB torna-*e int*grante del* quando </line>
</par>
<par>
<line> apare*e "mist*rada" *a obra dos n**os art*stas da MPB. </line>
<line> *a obra de *ar**a Monte, *or exemp*o, há refer*ncias de inúmer** nomes, sons, </line>
</par>
<par>
<line> repertór**s já consagrados da MPB. Junto ele*, há ta*bém a </line>
<line> re*erência* de outr*s n**es, </line>
</par>
<par>
<line> son* e repertório* q*e n*o c**tumam ser associados * es*a catego*ia. Entre*anto, a obr* de um </line>
<line> arti*ta não pode ser definida fragmentariamen*e, ou ela r**eberia uma denomi*aç*o a cada </line>
</par>
<par>
<line> ins*ante. Um a*tista c*ncei*uado como MPB es*end* * vali*ade *o t*rmo </line>
<line> p**a as suas </line>
</par>
<par>
<line> influências (**ém de ser capaz de confe*ir legiti*idad* * outr*s artis**s/re*ertórios), </line>
<line> transformando e* *PB aqueles que nã* era* ass*m co*siderados. Assim, pode-se dizer que </line>
<line> os *ovos Baian** se tornaram *PB por **-as*en***cia, por ser*m in*luências de artist*s </line>
<line> *tuais da MPB, mesmo qu* * gru*o não **nha re*ebido e*s* denominação no passado. </line>
</par>
<par>
<line> A co**lex*dade do caso dos Novos Baianos não s* *nc*rr* aí. Uma </line>
<line> *ez en*e*di**s </line>
</par>
<par>
<line> como MPB, *xi*tem *utros *le*entos imp*r*antes *esse *rocesso: há no t**balho dos *ovos </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *4, n. 2, art. 11, p. 19*-211, mar./*br. 2017 www4.fs*ne*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise S*bre a Consag**ção Tardia dos ***os Baianos no Campo *a Música *opular Brasil**ra </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> Bai*n*s, *r*ncipal*e*te no ál*u* Acabo* Chor*re, referências a í*one* *a músi*a brasileira </line>
<line> *ue posteriormente se tornara* MPB, como Assis Valente e *oã* Gilberto. Chamamos d* co- </line>
<line> desce**ênci* *sse fenômeno *m que um ar*ist* passa a *er contado no *ol d* MPB p** t*r sido </line>
<line> in*lue*ciad* em suas obras n* passado por artistas que se t*rna*am MP* poster*ormente. </line>
<line> Essa un*ão de fato*es, co-a*cendência* e co-descen**nc*a *ontr*buiu para *r*ar u*a </line>
<line> sit*ação esp*c*al par* os N*vos Baianos: uma seleçã* do reper*ório do grupo conse*uiu unir a </line>
<line> *P* atual com a MPB an**str*l no *assado, pro*uzi*do, nes*e repertório de t*inta anos atrás, </line>
</par>
<par>
<line> caminhos que es*ão </line>
<line> sendo trilhado* </line>
<line> por artistas nos dias de hoje. Dessa forma, os Novos </line>
</par>
<par>
<line> *aian*s se tor*am </line>
<line> um </line>
<line> ascende*te *a MPB singular, por u*ir no p*ssado </line>
<line> o atual e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tradic**nal. A*sim, justifica-s* a eleição dos c*m *lbuns m*is importantes da *úsi*a brasileira </line>
<line> real*zada pe*a revista Rolling Stones, n.13, de out*bro de 2007, na ***l Acabou C*ora*e, dos </line>
</par>
<par>
<line> Novos B*ianos, conquistou o p*i**iro lug*r, à fre**e de álbu*s de músic*s </line>
<line> com* *hic* </line>
</par>
<par>
<line> Buarque, C*et**o Veloso e João Gilber*o, alg* que nos anos 1970 seri* inconce*ível. </line>
<line> 4 C*NCL*SÕES FINAIS </line>
<line> 4.1 MPB em **ns*ante transformação </line>
<line> Propõe-se neste trabalho, então, tratar a MPB c*mo um projeto d* música nacional </line>
<line> enten*ido como de *ualidade fruto *e um* ar*na social es*ecífica, em vez de tentar atribuir à </line>
<line> sigla um sig*ificado exato e acabado. </line>
<line> O projeto d* *úsica naciona* *e qu**id*de tamb*m abrange a ideia *e "i*diví**o </line>
</par>
<par>
<line> n*cional de </line>
<line> q*alidade", ** seja, * pro*e*o *e mú*ic* é tamb*m u* p*ojeto *e sociedade, de </line>
</par>
<par>
<line> pessoa, de forma de v*ver. Assim, ex*lica-se * necessidad* de se toma* a ideia de um tipo de </line>
<line> qualidad* e s*fisticação co*o co*diç*o *le**ntar par* os *rtistas d* MPB. São *egras </line>
<line> es*ecíficas de u* mercado *róprio, u* c*mpo, no sentid* dado por Pierre *ourdi**. </line>
<line> Nesse mode*o, o que d*stoa na obra dos novos arti*t*s *a MPB, o q*e não fazi* parte </line>
<line> originalmen**, o q*e é "nov*", me*t*ço, o que constrói * mi*tura, s* *ão fe*e o* "princí*ios </line>
<line> básicos", *ão é **gado fora; ele é inc*uído e se torn* MPB t*mbé*. </line>
<line> * MPB utiliza*ia o recu*s* da *eredita*ie*a*e para d*finir se*s conto*nos *omo uma </line>
<line> *egra legitimada que é construída * rec*nstruída a *odo i*st*n*e no cot*d*an* de co*flito *este </line>
<line> campo. Sua "árvore genealógica" é dinâmica e pode incorpo*a* novos *lemento* no passado, </line>
<line> p*esente o* futuro a qualquer instante a d**ender d* constr*ção ou reco***r*ção de r*pertório </line>
<line> ev*cada p*r determinado *rtista qu* seja da MPB ou que venh* a fazer pa*t* dela. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 2, art. 11, p. *95-21*, mar./abr. 2017 www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. Pereira </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, vale a pena ressalt*r ainda q** a p*odução legitima*ora da *úsica </line>
<line> Popu*ar Bra*i*eira se intensific* prog*essivam*nte. A *ada *ia que passa, ma** e ma*s </line>
<line> t*aba*hos sã* prod*zi*os r*afir*ando esses contornos ** MPB fruto das estraté*ias de *rtis*as </line>
</par>
<par>
<line> que proc**am segui* as r*g**s des*e campo pa*a *e **gitim*rem. E**re c*nte*as </line>
<line> de outros </line>
</par>
<par>
<line> títu*os dispon*veis à </line>
<line> v*n*a sobre * tem*, livros c*m* "Os 100 melho**s CDs </line>
<line> da MP*", </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> An*ré D*mingues (2004); "MPB: caminhos da *r*e b*as*leira", *e Robert* Mou*a (1999); ou </line>
<line> "Uma hist*ria da mú*ica popu*ar brasileir*", de Ja*ro *everiano (2008), ap*nas listam nomes, </line>
<line> r**ert*rios que compõem a MPB, sem qu*st**nar m*nimamente o que seria ess* MPB. </line>
<line> **recem promover se*s trabalhos guia*os por intuito, *eproduzin*o uma f*rmula **e já está </line>
<line> d*lineada sem que *eus *ontornos *enh** a ne**ssidade de terem s*do refl*xiv*mente </line>
<line> de*crito* e *istema****dos, agindo qua*e que por *orça *o *ábito (B**RDIEU, *005). </line>
<line> Tal a*alanche de textos nada é além do que discur*o produ*ido (*ue **d* sim estar a </line>
<line> favor de *m *nteresse pessoal mercadológico ou informativo), mas serve antes de tud* para * </line>
<line> r*a*imenta**o *ontínua *e u* re*i*e *e verdade (F*UCAULT, 2006), que cada vez mais se </line>
<line> utiliza de formul*ções ci*n*íficas para valorar o se* estatuto; atu*lme**e, *lém da UFBA, *ue </line>
</par>
<par>
<line> i*plantou o cur** de Mú*i*a Popular em </line>
<line> 20 09, </line>
<line> **e *á *xist* em outros lugares </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> UN*CAMP, UNESP, US* e Fa*uldade L*vre de M*sica. </line>
<line> Vemos *ntão in*tituiçõ*s oficias concedendo o valor d* verd*de indiscutí*e* *o </line>
<line> esta*uto da MPB como pa*te de um proje*o maior: o projeto de um Bra*il "b*m", "melhor", </line>
<line> civiliz*do, c*lt* e que pos*ui tais caracte*ísticas s*st*nta*as por sua* "tr*di*ões seculares" e </line>
</par>
<par>
<line> que é a t*do i*stan*e reafi*m*da perante os públicos atr*vés das i*st*tuiç*e* oficiais </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> gov*rno, dos me*os de comunica*ão, pe*os discursos que per*eiam a vida soc*al em seus </line>
<line> mí*imos as*ectos. </line>
<line> Um projeto *e arte s*peri*r - neste c*so * MPB - m*stra-se perfe***mente de aco*do </line>
<line> com *m proje*o de país su*erior; apresentando-*e, ent*o, com* *lemento g*rado* dessa </line>
<line> realidade ideali*ada. </line>
<line> *ntretant*, a *efini*ão d* q*e é "*om" ou "r*im" não é algo dado. *a*s definições são </line>
<line> c*nstru*das por um grupo e impost*s po* ele num co*texto *e confl*to cultura*. O estatut* de </line>
<line> verdad* edificado pa*a a MPB confere-lhe uma adjet*vação di*ti*ta (BOURDIEU, 2*07), cuja </line>
</par>
<par>
<line> intenç*o </line>
<line> também se apresenta como veículo para a deline*ção de contornos nítidos e*tre </line>
</par>
<par>
<line> grupos </line>
<line> e classes atra*és de seus costumes, gosto* artísticos </line>
<line> e p*á*icas cultur*i*. *ão </line>
</par>
<par>
<line> afirmamos que as co*sas func*onam tal qual a pr*p*sta ** Bourdie* sob*e o habit*s de forma </line>
</par>
<par>
<line> mecânica, *as que </line>
<line> determ*na*os g**pos *e*t*m ***er com que as c**sas fu*c*onem dessa </line>
</par>
<par>
<line> for*a. Muito *mbor* isso tudo n*o *e c**c*etize </line>
<line> de f*rma rígid* e *u*ônom* - pois *s </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, *. 14, n. 2, **t. 11, *. 195-211, mar./abr. 201* </line>
<line> *w*4.f**net.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* *ná**se Sobre a Consa*ração Tardia *o* No*os Ba*an*s no *ampo da Música P*pula* Brasi*e*r* </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos *sam os elementos simbólicos * par*ir de suas inte*ções *ecriando e subvertendo o </line>
<line> sentid* das co*sas a par*ir *e seus interesses mome*tâ*eos (GEERTZ, 1989), ou, di*o de outro </line>
<line> mod*, as pessoas sempre se ap*opriam (*H*RTIER, 2002) de forma s*ngular de uma *b*a de </line>
<line> a*te -, pelo menos é *erto di**r que * vi*ória dess* pr*jeto * a*tes *e t*do tornar o term*, a </line>
<line> *ig**, da MPB co** ele**nto de invocaç*o de algo *om * *iviliz*do que *az ref*rência a um </line>
<line> Brasil civilizado. Como se faz presente no repert*ri* do s***o comu* da classe média cul*a: </line>
<line> "**B é ou*r* c*isa". </line>
<line> REF*RÊN*IAS </line>
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<row> PEREIRA, H. *. U*a A**l*se Sob*e a Cons*gração Ta*dia dos Novos Baianos no Campo da Música </row>
<row> *opular Bras*l*i*a. Re*. FSA, Teres*na, v.14, n.2, **t.11, p. 195-211, mar./abr. 2017. </row>
</column>
<par>
<line> Contri*uição dos *ut*res </line>
<line> H. S. Per*ira </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e p*an*j*me*to. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e i**e*pretação dos da*os. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do r*scunho ou na revisã* c*ítica do **nte*do. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticip*çã* n* *prov*ção da versão final do man**cri*o. </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *4, n. *, art. 11, p. 19*-211, mar./abr. *0*7 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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