<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 1*, p. 195-211, mar./abr. 2017
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2017.14.2.11
</line>
</par><par>
<line>
Uma Análise Sobre a Consag*ação Ta*dia dos Novos Baianos no Campo da *ú*ica
</line>
<line>
Popul*r B*asile**a
</line>
<line>
An Analysis A**ut the Late C*nsecration *f the *o*os Baiano* in the Brazil**n
</line>
<line>
Pop*lar Music *iel*
</line>
</par><par>
<line>
Humbe*t* Santos *ereira
</line>
<line>
Doutor em Ciê*ci*s Sociais pela U***ersidade *ederal da Bahia
</line>
<line>
*embro do G*upo de Pesqu*sa O Som do Lugar e * Mu*do
</line>
<line>
E-mail: humber*pereira@y*ho*.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
A*a*i*d* pe*o sis*ema **iple Review: Desk *e*iew a)
</line>
<line>
*elo Editor-*hefe; e b) D**b*e Blind Review
</line>
<line>
(avaliaçã* cega p*r *ois avali**o*es d* área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramat**al, Norma*iva e de *ormataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Pe*eira
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e text* investig*-*e a histór*a dos Novos Bai*nos * c*mo este grupo musica* m*dou o
</line>
<line>
ca*po da Mú**ca Pop*lar Brasileira. Os Nov*s Baia**s foram criados em 1969 e o *rupo se
</line>
<line>
s*parou em 1979. Neste perío*o, eles *ã* eram cons*derados c*mo M*s*ca P*pular Brasil*ira,
</line>
<line>
um campo específi*o dentro d* cam*o *a Músi*a Brasileira e uma pa*avra usada *ar*
</line>
</par><par>
<line>
*esigna* artis*as con*a*rado* dos Festivais da M*sic* Popular Brasil*ira nos anos 1960
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1**0. M*s as ações *os Novos Bai*nos *o campo da mú*ica atravé* das últimas décadas
</line>
<line>
permiti*am *ue * grupo se legitimasse nesta a*ena no *res*nte por suas ações no passa*o.
</line>
<line>
Palavras-*hav*: Campo. Mús*ca Popular Brasileira. Novos B*ianos. Bra**l.
</line>
<line>
Abstract: This text investig*t** th* history ** the *ov*s **ianos and *ow thi* musical *roup
</line>
<line>
change* t*e Brazi*ian Popular Music field. T*e *o*os Baianos w*re created in 19*9 **d *h*
</line>
</par><par>
<line>
*roup split in *979. At the
</line>
<line>
time, the* we*e not *onsider*d as Brazi*ian Pop*lar Music, a
</line>
</par><par>
<line>
specific field inside de Br**ilian Music and * word used to designate co*s*crated a*tists fro*
</line>
</par><par>
<line>
B*a*ilian Popular Music Festival*
</line>
<line>
in the 19*0* and 1970s. But the
</line>
<line>
act*ons of
</line>
<line>
t*e *ovos
</line>
</par><par>
<line>
Baianos in the music *iel*
</line>
<line>
through
</line>
<line>
th* la*t decades a*lowed the g*oup to l*g*ti**te i*s*l* *n
</line>
</par><par>
<line>
this a*ena *n **e pr*sen* f*r the*r act*ons in the p*s*.
</line>
<line>
*ey word*: Field. *razili** P*pular Musi*. Novos Baianos. Brazil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-211, ma*./abr. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Sobre a Consagr*ção Ta*dia dos Novos Baianos *o Campo da *úsi*a Popu*a* Bras*leira
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.* Os N*vos Baiano* e a Música Pop*lar Brasileira (MPB)
</line>
</par><par>
<line>
Como os Novos Baian** ingressaram no âm*ito da Música Popula* Brasi*eira? Para
</line>
<line>
respond*r a esta questão precisamos, pr*meiram*nte, *onstruir nosso objeto *pontan*o o que
</line>
<line>
ente*demos por N*vos B*iano* e Músi*a Popular Brasileira, c*ja abreviação é MPB.
</line>
<line>
*ov*s Baianos é um *rupo musical que sur*iu no ano de 1*69. Composto po* Moraes
</line>
<line>
Moreir*, Galvão, Baby Consue**, Pepeu Gomes, P*ulinho Boca d* Cantor, Dadi, Jorginho,
</line>
<line>
*n*re out*o*, o grupo teve expressã* signific*tiva na música bra*ile*r*. *esfez-se oficia*mente
</line>
<line>
*m 1979, mas *eus mem*ros continuaram a se re*ni* p*ste*iormente. *s Novos Baianos
</line>
</par><par>
<line>
t*ve*am um* trajetória *ec*liar
</line>
<line>
*ue permi*iu *ue sua obra rece**sse as ma** diversas
</line>
</par><par>
<line>
adje*i*ações que i*m de*de **ck, samba, frevo et*. N* fim dos anos 90, o grupo tev* sua obra
</line>
<line>
rec*nhecida como *lemento *e alto valo* pa*a a M*B, que, p*r sua vez, é a si*la par* Música
</line>
<line>
Popular Bra*ilei*a. N*o pr*tendemos ap*esenta* nest* i*trodução um* d*fi*i*ão rí*ida do que
</line>
<line>
*eria a MPB, *ois é um *os objeti*os deste trabalho cons*ruir uma in*erpreta*ão que consiga
</line>
</par><par>
<line>
explica*
</line>
<line>
*s fenômenos *nvolven*o a Música Popular Brasileira nas úl*imas décad*s, mas,
</line>
</par><par>
<line>
a**na* para possibil*tar pri***ra abo*dagem so*re
</line>
<line>
o tema, podemos d*zer, n*m
</line>
<line>
*aráter
</line>
</par><par>
<line>
*r*vi*óri*, que a *P* é um mercado musical que ganhou f*rça e contorno* *a
</line>
<line>
década
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1960 e,
</line>
<line>
*aquele perí*do, e*tava
</line>
<line>
r**a*ionado a um* expressã* musical que tom*va *omo
</line>
</par><par>
<line>
emblema
</line>
<line>
ícones entend*dos *omo rep*esentantes *o povo bras**eiro, su*s vivênc*as e su*
</line>
</par><par>
<line>
cultura. A MPB estava intimamen*e rela**onada ao eng*jamen*o ***í*i*o ao e
</line>
<line>
*o*bate à
</line>
</par><par>
<line>
*itadura mil*tar *os **os 1960 e 19*0.
</line>
</par><par>
<line>
Como essas duas variáveis din*mi*as (*PB e Novos Baianos) se modific*ram nas
</line>
</par><par>
<line>
últi*as décadas
</line>
<line>
de forma ta* q*e s* tor*ou possíve* um* int*r**ção
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
elas *o* dias de
</line>
</par><par>
<line>
hoje?
</line>
</par><par>
<line>
A questã* que aqui envolve os N*vo* B*ianos é *ing*lar; leva-n** po* u* caminho
</line>
<line>
co*p*exo, que busca eluc*dar *** * *ue acon*eceu por trás das disto*ções que o tempo
</line>
</par><par>
<line>
nebulosamente jogou s**re uma real**a*e quase *nalcanç*ve*; ant*s, * *ue se p*o*ura
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
en**nder como f*ram produzidas essas *istorções * *on*o *e es*as recriarem o pas*ado,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
sej*, busc*-se explicar * *assado à luz *e um problem* percebido, *olo*ad* e *or*ulado no
</line>
<line>
presen**. A*sim, trata-se de *m* *nvesti*ação *ue s* susten*a na o**e*tação de Ho**bawm d*
</line>
</par><par>
<line>
*ue "o que temos que exp*icar é a *is*ória
</line>
<line>
atua*" (1997,
</line>
<line>
p. 92). O que im*orta
</line>
<line>
aqui
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
*nvestigar p*r *ue *s re*resenta*ões s*bre um mesmo o**e** mudara* no decorrer do tem*o,
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 1*, n. 2, art. *1, *. 19*-*11, ma*./abr. 2017 www4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Pere*r*
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
*ue fa**res influe*ciara* *esse **ocesso e *o*o t*l *rocesso desembocou *a modificação de
</line>
<line>
** s*gund* el*men*o, a *PB, que, difer*nt*me*te dos *ovo* **ianos - no*e de um grup*,
</line>
</par><par>
<line>
de d*terminadas pessoas, de um repertório etc. - trata-*e de é *ma
</line>
<line>
categoria abstrata,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
con*eito, uma ideia criada *or indivíduos para de*ignar e d*finir elementos d* mu**o socio-
</line>
<line>
*u*tural.
</line>
<line>
*essa fo*ma, o text* bu*c* d*fini* os conto*nos *t*ais d* Música Popular B*asileira -
</line>
<line>
MPB, r*laci**ando-* *o* a tr**etória *o* Novos B*ianos. Tendo em vi*ta *ue o *er*o MPB
</line>
</par><par>
<line>
*em *ofrendo grandes mudanças desde *eu s**g*mento
</line>
<line>
nos anos 1*6*, percebe-s* *ue tal
</line>
</par><par>
<line>
categoria * constantem*nte reconstruí** em funç*o d* d*mand*s e circ*ns*â*cias po*teriores.
</line>
<line>
Isto vem *ermiti**o que no**s e ve*hos repert*r*os possa* ser incluí*os nesta d*no*inação.
</line>
<line>
2 R*FERNCIA* TEÓR*C*
</line>
<line>
2.* Os Festi*ais
</line>
<line>
Tanto T*omps*n (1998) quanto Ginzburg (1987) tr*balham com u*a i*eia *e cu*tura
</line>
</par><par>
<line>
popu*ar que *ialo*a com a cultura erudita. Entretanto, *a*ecem-nos mais *nstigantes
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pr*cedim**tos a*otados por Char*ier (*995) em **u texto Cultura Po*ula*: revisa**o um
</line>
</par><par>
<line>
conceit* historiog*áfico, pois pos*i*ilitam pens*r a p*ó**ia const*ução da ideia
</line>
<line>
do po*ular
</line>
</par><par>
<line>
como u* ofíc*o d*sem*enhado por um* eli**, aná*ise essa que se m*stra pe*tine*te qua*d* *e
</line>
<line>
toma como objeto a Música Popular Brasile*ra.
</line>
</par><par>
<line>
De cert* forma, um*
</line>
<line>
pesq*isa forte*e*te
</line>
<line>
e*pirista c*mo a de M*rt*a Ulh** (200*)
</line>
</par><par>
<line>
mostra que é *ácil *on**ndir M*s*ca Popula* Br*sileira com qualquer música produzida por
</line>
</par><par>
<line>
br**i*eiros (os d*d*s col*tados pela autora c*nseguem inco*pora* o
</line>
<line>
*ago** à *PB, o que,
</line>
</par><par>
<line>
como ser* *os*rado mais * *r*nt*, é *lgo atua*men*e *nco*cebí*el).
</line>
</par><par>
<line>
Até o a*vento *os Festivais televis*vos da década d* 60/70, os d*bates em torn* do
</line>
<line>
termo M*sica Pop*lar Bra**leira estavam v*lta*os para um r*ferencial de mús*ca que fosse *
</line>
<line>
músic* *o povo, como diz Mário de Andrade: "uma arte nacional não se **z com *sco*ha
</line>
</par><par>
<line>
d*scricionária e diletante de *lemen*os: uma arte nacional já está feita na *nco*sc*ênc*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ovo" (1972, *. 16).
</line>
</par><par>
<line>
Muito mais imp**tant* **ra o per*odo pré-Festi**is * o problema d* construção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
uma música nac*onal, processo
</line>
<line>
n* qual o samb* foi
</line>
<line>
s* consolidando *os
</line>
<line>
poucos *era*te
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
órgãos *nstitucio*ais do Estado br*sileiro *omo *ímbolo representan*e da naç*o, c**o a*irma
</line>
<line>
Pa*an*os (2003).
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 14, n. 2, art. 11, p. 1**-211, mar./abr. 2017 www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Aná*ise So*re a Cons*gr*ção Tardia dos *ov*s Baianos no Campo da Música Popu*ar Bra*ile*r*
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
P** sua ve*, M*rc*s Napolitan* (*005) propõe que a const*uç*o do samba como uma
</line>
</par><par>
<line>
mús*c* que conseguiu agluti**r *s *lementos "**ciona*" e "popular" se de*eu *
</line>
<line>
uma ação
</line>
</par><par>
<line>
*tiva de órg*os go*ernamentais do Estado Novo, intelectuais e membros da m*di* no se*tido
</line>
<line>
d* c*nsolida* e c*nsagrar o samba du*ante a d**ada de 30. Nessa pe*s*ectiv*, Napolitano &
</line>
<line>
W*sserman (20*0) não t*ntaram i*entificar o local *o su*g*me*to do samba, s* e*te teria
</line>
<line>
*ascido na Bahia ou no R*o de Janeiro, uma polêmic* qu* até *oj* mobiliza a*entes na
</line>
</par><par>
<line>
a*adem*a e no meio musical. Os a*tor*s buscaram identif*ca* as
</line>
<line>
estrat*gi*s argumentos e
</line>
</par><par>
<line>
utilizados *ara a c*iação do samba como representante *a brasilidade. * s*mb*, por sua vez,
</line>
</par><par>
<line>
conse*ui* ser novo,
</line>
<line>
n* ép*ca de
</line>
<line>
seu
</line>
<line>
delin*amen**; p**ular, como expressão
</line>
<line>
dos gru*os
</line>
</par><par>
<line>
economicame*te desfavorecidos; e ao mesmo te*po *radicio*al, pois levava em si elementos
</line>
<line>
qu* viceja*am p*r sécul** na c*ltura do *o*o. Dessa *or*a, "o s*mba, ainda q*e uma
</line>
</par><par>
<line>
ma*i*es*açã* musical urbana, e*a ponto culmina*te o
</line>
<line>
de várias sonoridades, *n*aiz*das
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*giõ*s de p*voament* antigo e *a*es culturais seculares" (NAPOLIT*NO; *A*SER*AN,
</line>
<line>
2000, p.173).
</line>
</par><par>
<line>
No c*so de Sandron* (20*1),
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
*rab*lha ** fo*ma nitida*ent* interdisciplinar,
</line>
</par><par>
<line>
*ialogando inclusive co* * etnomusi*ologia, podemo* con***ir a cons*at*ção de que Ary
</line>
<line>
Barro*o traz, i*plicitame*te, a *fir*aç*o de que "*osso* ancestrais, à époc* da colônia e do
</line>
<line>
Impér*o, já con*eciam *m \samba\ que seria, no es*encial, o mesmo de Aquarela do *rasil"
</line>
</par><par>
<line>
(SAN*RONI, 2001, p.99). Já He*mano Vianna (1*95)
</line>
<line>
d*sen*olv* sua reflex** tomando
</line>
</par><par>
<line>
como c*na geradora o encontro o*orrido em 1**6 en*re Gilbe*to Freyre e *ix*nguinh*.
</line>
<line>
Este
</line>
</par><par>
<line>
en*ontro é tomado como m*táfora
</line>
<line>
da inter*ace cu*t**al *e qu* samb* *ai o
</line>
<line>
constituir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*epr**entar para a construção da música pop*lar brasileira e da *rasilidade, *ois proces*os que
</line>
<line>
chegam * c*incidir e* algu** momen*o* do pen*amento do autor.
</line>
<line>
Entreta*t*, a**** que o *amba tenha se emble*atizad* fi*memente como repre*enta*t*
</line>
</par><par>
<line>
da brasilidade, os Festiv*is *o períod* 60/** tra*em uma adjetivação
</line>
<line>
pecu*iar a* p*ojeto
</line>
</par><par>
<line>
emblemático br*silei*o atr*vés da músic*: u*a i**ia de *ual*dade, um vetor que aponta para
</line>
<line>
uma const*ução *iferente de B*asil.
</line>
<line>
N*o se deve perde* *e v*sta que tanto o *amba quanto a MP* chegam a construir uma
</line>
<line>
inte*seçã*, *m certa medida, nos dias atuai*, j* que *m repe*tório do samba também en*ra na
</line>
<line>
MPB (c*mo a bossa nova), enqu**to outros s*o desqualificados (como o pagode).
</line>
</par><par>
<line>
Os co*tornos oficiais sobre a id*ia de MPB
</line>
<line>
não
</line>
<line>
são algo dad*, "natural"; são
</line>
</par><par>
</page><line>
produzido* pela c*ítica especi*l*z***, por *rab*lhos aca*êmicos, pelos músicos tomados como
</line>
<line>
qualificados, *el*s agências especializ*da* no âmbito da imprensa e por um **blico
</line>
<line>
e****í*ico; ou *e*a, po* uma coleção d* *ujeitos d*tentor*s de "eru*iç*o" o suficiente *ara se
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 14, n. 2, *rt. *1, p. 195-211, mar./abr. *017 www4.*s*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Pe*eira
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
legitimar através da sua pro*ução *a cat*goria *PB e, *ão menos imp*rtante, p*ra *egitimar a
</line>
<line>
categori* de MPB através deles.
</line>
<line>
Para *s ef**tos deste tr*bal*o, a Mú*ic* P*p*lar *r*sileira - MPB, c*mo fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
h**toric*men**
</line>
<line>
datado,
</line>
<line>
é uma *enominaç*o criada no cont*xto
</line>
<line>
dos *rande* Festivais
</line>
</par><par>
<line>
televisivos. Alé* d* *erem surg*do em v*rtude de *ma de*a*da mercadológica, ou seja, de
</line>
<line>
t*re* **do organizados inic*almente como um inst*u*ento par* alavan*ar a au*i**ci* nas
</line>
<line>
emis*oras de *Vs da época, os *esti***s se tra*sformaram num espa*o de reno*ação musical
</line>
</par><par>
<line>
e c*ltura* n**ional, funcionan*o como *e*o de exterioriz*ção con*trução de *rocessos e
</line>
<line>
cultur*is que já estavam sendo gest*dos anteriormente pelos mú*icos e pela soci*dade
</line>
<line>
br*sileir* em f*nção de um cont*xto h*s*órico si*gular.
</line>
<line>
Uma das formas d* s* entend*r os F*st*vais é como arena *e disputa: os músico*, em
</line>
<line>
bus*a de legi*im*dade, a partir das circu*stância* ali v*v*das, aind* que ca*a ar*ista deva ter a
</line>
<line>
sua espe*i*ic*dade reco*heci*a, acab*ram produzindo uma forma *ec*liar de faze* m*sica *o
</line>
<line>
conte*to *os F*stivais. Há pelo men*s quatro elemento* característi*os que podem ser
</line>
<line>
i*entificados c*m* frequentes (emb*ra não de exi*tên*ia necessá*ia) na* *eças apresentadas e
</line>
</par><par>
<line>
cons*gradas nes*es pro**amas *elevisivos: o c*ráter
</line>
<line>
polític*, as referências regionais,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sofis*icação e o encam*nhamento apoteótico.
</line>
</par><par>
<line>
Em plena ditadura milit**, tai* *presentações em rede n*ci**al se *ornaram um veículo
</line>
</par><par>
<line>
através do qual os artistas puderam mostrar seu d*sc*n*ent*mento
</line>
<line>
e, na medi*a *o possíve*,
</line>
</par><par>
<line>
mos*rar sua oposição ao regime vigent*. Essa demanda política também *ode se* i*e*tificada
</line>
</par><par>
<line>
c*mo *ática de legitimaç*o entre os mú**cos, tend* e* vista que o *úbli**, em sua
</line>
<line>
grande
</line>
</par><par>
<line>
maiori*, m*strava-se interessado em *aze* dos Festivais um instrume*to
</line>
<line>
de *ontest*ção
</line>
</par><par>
<line>
pol*tica e social.
</line>
</par><par>
<line>
As referências regionais podem ser interpretadas como *ecurso de emblemat*zação d*
</line>
</par><par>
<line>
br*silid*d* *el*
</line>
<line>
apr*sentação da alteridade cultural * geog*áfica. Além
</line>
<line>
*iss*, os *e*as
</line>
</par><par>
<line>
regionais funcionaram ta*bém *o*o t*tica **ra *presentar o n*cion** na sua m*ltiplic*da*e -
</line>
</par><par>
<line>
tant* em suas formas oficiai* q**nto marginais, pr*pun*am
</line>
<line>
um Brasi* geral diversos no e
</line>
</par><par>
<line>
conte*to *os *oncursos para os quais *ram produ*idas.
</line>
</par><par>
</page><line>
A sofi*ticação aparece como uma exten*ão da *ropos*a bo*sanovista, já **nsagrad*
</line>
<line>
com* música brasil*ira de qualidad* em nível naci*nal e in*ernacio**l. Entreta*to, a proposta
</line>
<line>
bossan*vist* nã* f*i lev*da * risca em sua integ*alidad* *o rep*rtório **s Festivais. Pod*-se
</line>
<line>
*ize*, en*re ou*ros *rgu*entos, que * pro*osta intimist* e co*cisa da bossa n*va, *ue tinha em
</line>
<line>
João *ilberto s*u maior expoe*t*, não se adequav* à demanda da compet*ção. Em *oa parte,
</line>
<line>
as peça* que se mostraram ven**doras n*sses **ncursos, po*suía* um e*camin*amento
</line>
<line>
Rev. *SA, T*res*na, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-2*1, *ar./a*r. 20** www4.*sa*et.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma *nális* *obre a *onsagração *ardia *os No*o* *aianos no Campo d* **sica *opular Br**ileira
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
*poteótico que serv*a como *ec*r*o dos mú*i**s para emo*ionar o pú*lico e se le*itimar na
</line>
<line>
competição.
</line>
<line>
Com o fi* dos Fe*tivais, os **sicos *ev*lados em seus progr*mas s*guir*m suas
</line>
</par><par>
<line>
respec*iv*s carreiras, muito* deles se tornando **mes de destaque
</line>
<line>
da m*sica nac*onal; f*i
</line>
</par><par>
<line>
assim qu* se
</line>
<line>
consagraram *rtistas
</line>
<line>
como Ca**ano Veloso, Chi*o Bua*q**, Gil*e*t* *il
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ilt** *ascimento.
</line>
<line>
3 ANÁL*SE E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Após o* *estivais, a meta*orfose de um c*nceito
</line>
<line>
A s*gla MPB *ontinuou ac*mpanhando esses artista*, relacionada * *ua identificação
</line>
<line>
com o* Festivais. Entretanto, o s*gni**cado da *igla MPB sofreu alte*ações ao longo dos anos.
</line>
<line>
D* emblema de uma e*pre*são mus*cal, de um repert*r**, tornou-se em*lema de um tipo de
</line>
<line>
arti*ta/músico(a) também. Por exemplo, mesmo que Chico Bua*q*e viesse a grava* algo fora
</line>
<line>
dos **d*õe* dos F**tivais, ele não deixa d* se* considerado MPB.
</line>
<line>
Marcos Na*olit*no trata a MP* circun*c*evendo seu recorte temporal a*s F*stivais,
</line>
</par><par>
<line>
como "*ns*i*uição soc*ocultural (...) [qu*] *elimi**v* espaços
</line>
<line>
cult*rais,
</line>
<line>
hierarquias de gost*,
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*sava p**ições políticas, ao mesmo tempo *ue f*ncion*va co*o uma p**a *entral
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
indústria fonográfica" (2002, *.9). *ua defini*ão se
</line>
<line>
m*s*ra
</line>
<line>
prove*t*sa para en*ender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fenô*eno limit*do aos ano* 60/70, mas é insuficien*e co** **rrament* metodológic* par* o
</line>
<line>
e*tendimento do termo a*ós os F**tivais.
</line>
<line>
À medida que se comple*ifica o quadro da música p**ular pr*duzida ** B*a*il, torna-
</line>
<line>
se ma*s difíci* espec*f*ca* o *ue corre**onde, enfim, à sig*a M*B. É frequ*nte observar
</line>
</par><par>
<line>
comentaristas * dil*tante* u*il*zando a sigla
</line>
<line>
a pa*t*r de suas pr*prias convic**es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentand*-* *omo um dado.
</line>
</par><par>
<line>
En*r* *núm**os c*itérios, propomo*
</line>
<line>
al*uns para
</line>
<line>
con*truir as borda* dentro dos quais
</line>
</par><par>
<line>
estão ins**idos os *n*mer*s e*ementos que
</line>
<line>
podem atualment* ser entendidos
</line>
<line>
como MPB:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
emblem*t*zação do c*lto, sofist*cado, refinado, *ípico da cla**e média letrada
</line>
<line>-</line>
<line>
*ue n a
</line>
</par><par>
<line>
verdade se m*st*a mui*o mais uma condição comum
</line>
<line>
a tod*s *s artistas
</line>
<line>
da MPB;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
consagração nos Fes*ivais (* que abrange a p*s**a e toda a obra d* ar*ista); a**e*dência
</line>
<line>
(re*ativo ao *ue influen*iou o qu* *eio * s*r chamado de M*B); e d*sc*ndência (relativo a*
</line>
<line>
*ue foi produzido a *artir da influên*ia direta de a*tistas *á c*nsolidados *o âmb*to da MPB).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 14, n. 2, art. 11, p. 195-211, ma*./abr. 201* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Pereira
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
A emb*em*ti*ação do sofisticado, refinado - ícones carac*erísticos *ipicam**te
</line>
<line>
almejados e simbolicam*nt* representati*o* da cl*ss* média - é, an*es de tu*o, condição
</line>
<line>
pr*m*ira para a **ract*rização de *lgo como MP*, s*lvo ao* art*stas que se torna*am MPB
</line>
<line>
atra*és do critér*o da *scendência.
</line>
<line>
Artistas consagrados nos Fe*tiv*is são unanimemente entendidos como MPB. A si*la
</line>
<line>
serviu *o*o um segu*d* nome da m*sica dos Fest*vais ou del** tributá*i*, pass*ndo a ser um
</line>
<line>
ró*ulo para a obr* desses a*tistas após os Festivais e, f*nalmente, um denom*nad*r p*ra os
</line>
<line>
próprios artis*as.
</line>
<line>
A dis*us*ão *ob*e a ideia de ascendência é um t*n*o p*oblemát*ca. Caetano Veloso se
</line>
<line>
re*ere "* nec*s*idade de reto*ar *m proced*mento d* *riação b*s*ado na \selet*vidade` da
</line>
<line>
tradição (...) em **lação ao pas*ado e \ruptura` e* relaç*o ao *resente, negando o \gosto
</line>
<line>
mé*i*\" (NAPOL*TAN*, 2005, p. 68-69). Des*a fo*ma, Caetano de*ineia * *onc*i** *e lin*a
</line>
</par><par>
<line>
ev*l*tiva, *ue, por sua vez, é bas*ado
</line>
<line>
no *rabalho de João Gilberto, que unia tradição
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*uptu*a. N*o é certo dizer q*e todos *s artis*as d* MP* seguem à risca esse c*nceit* de linha
</line>
</par><par>
<line>
evolutiva, mas parece ser lugar *omum, nas atuais definições sob*e âmb**o da MPB, que o
</line>
</par><par>
<line>
aquilo que inspiro*, o que
</line>
<line>
veio antes e
</line>
<line>
deu margem para que que posteriorm*nte fosse o
</line>
</par><par>
<line>
ent*ndido *PB p*dess* *er *rod**ido conf*gura-se ta*bém como elemento constitutivo do
</line>
<line>
âmbito da MPB atualmen*e.
</line>
<line>
Tal afirmat**a, que *ão deixa de ser *nacrônica, só faz sentido quando e*tende**s o
</line>
<line>
uso do te*mo MP* atual**nte n*o como uma definiçã*, mas como um pr*jeto. É interessante
</line>
<line>
observar ***, tomando ess* *onto de vista, ao se afirmar *u* desde * século X*II* já existia
</line>
<line>
MPB, como afir*a Jairo Severiano (2008), está se faz*ndo uso de *m rec**so que possibil*ta
</line>
<line>
tanto legitimar uma vertente *usical na a*ualidade como, tamb*m, produzir um di*cu**o que
</line>
</par><par>
<line>
tem em sua *ase uma ideia de quali*ade
</line>
<line>
an*estr*l do gr*po social
</line>
<line>
ligado à MPB na
</line>
</par><par>
<line>
*t*alidade. Tal operação *em se tornado comum à medida qu* o t*mpo passa: a M*B parec*
</line>
<line>
cada vez mais possib*li**r a invenç*o d* uma tradiç*o (HOBS*AWM, 2002) recente, mas que
</line>
<line>
ev*c* um* ances*ra*idade dista*te.
</line>
<line>
Além disso, a ide** da a*c*ndência na *PB p*de ser simpl*smente justificada p*r um
</line>
<line>
*ixo argument*tivo s*c*almente instituído s*b ba*es não reflexivas que tomam im*lici*am*nte
</line>
</par><par>
<line>
uma f*rma
</line>
<line>
de opera* cara à heredit*ri*dad* biológica; *u, d* f*rma d*reta: por exemplo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"pai" (musica*) de *hic* Buar*u* e Tom Jo*im, logo, Tom J*bim també* é MPB - e as*i*
</line>
<line>
sucessiva**nte.
</line>
<line>
A descendê*cia, como critério d* definição *a ob** e do artista pós Festivai*, também
</line>
</par><par>
<line>
s**ue uma for*a *e p*nsar so*i*lme*te
</line>
<line>
construída n*o reflexiva que está implicitamente e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina, v. 14, n. 2, art. 11, *. **5-21*, mar./a*r. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Sobre a Consagração Tar*i* dos Novos Baianos no Campo d* Música Popu*ar Br*sil*ira
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
relacionada à bio*ogia. D*ssa f*rma, os ar*istas *ue vieram
</line>
<line>
d*poi* *os Fe*tivais *u*er*m
</line>
</par><par>
<line>
*ntrar *o âmb*to
</line>
<line>
da *PB por terem seus traba**os ide*t*ficados com a *bra de ar*istas
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
con*iderados M*B, como é o caso de artistas m*is rece*tem*nte cons*grado*, co*o Marisa
</line>
<line>
M*nte, Adriana Cal*anhoto, Cássia Eller, Z*lia D*ncan, en*re outros.
</line>
<line>
Nessa *inha de raciocínio, os Nov*s Baian** se ap*ese*tam especialmen**
</line>
</par><par>
<line>
problemáticos já que não eram
</line>
<line>
e*tendi*o* MPB nos anos 70 e passara* * ser consider*dos
</line>
</par><par>
<line>
como tais posteriormente.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A (re)constr*ção de uma d**erença: a traje*ór** dos Novos Baiano*
</line>
<line>
Para discutir * t*aj*tó**a d*s Nov*s Ba*ano*, tomo co*o nor**adora a no*ã* de *ampo
</line>
<line>
(BOURDIEU, *01*). Sen*o esse termo u*ilizado por muitos autor*s, utilizo-o n* formu*ação
</line>
<line>
de Loïc *a*quant: o *ampo enquanto "esp*ç* estruturado de posi*õ*s e toma*as de
</line>
<line>
posi*ões" (2007, p. *17). Es** def*ni*ão g*n**alista é especial*ente oportuna, poi* a atuação
</line>
<line>
ecl*tica do* Novos Baia**s na década de 70 parece faz*r sen*ido n*o apen*s com* produto do
</line>
<line>
Tropica*i*mo (CALADO, 199*; *OTTA, 2000) o* co*o fruto somen*e de *m* gra**e
</line>
<line>
cria*ividade artística por parte dos *omponentes d* banda; * a*u*ção do grupo nos *nos ** no
</line>
</par><par>
<line>
*ampo da arte pode ser compreendi*a como uma atuaçã* que mudava
</line>
<line>
de ru** sempr* que
</line>
</par><par>
<line>
seus int*gr*ntes entendia*
</line>
<line>
que t*l atitu*e seria mais
</line>
<line>
prov*it*sa para a sua co*soli**ção,
</line>
</par><par>
<line>
*egitima*ão, à sua fo*ma, no **mpo *a música brasil*ira.
</line>
<line>
Além disso, **oponho que * atuação dos Novos Baianos no c*mpo da *rt* prod*ziu uma
</line>
<line>
dif*ren*a (CHARTIER, 2*02, p.94). A idei* de diferença serv*ria para *esign*r c**tribuições
</line>
</par><par>
<line>
prod*zi**s por *m determinado **ente, sendo
</line>
<line>
um *rupo ou um
</line>
<line>
indivíduo, n*m mome*to
</line>
</par><par>
<line>
histó*ico específ*co, cuja im*ortância *enha sido ca*az de *ns*rir a*teraçõ*s ou **rma*ê*ci*s
</line>
<line>
num dete*min*do âmbito soc*o-político-econômico-cultural em que est* agen*e atuou. Dessa
</line>
<line>
forma, no período *m qu* **mpreende a tr*jetória dos Novos Baianos, 1969 a 1979, período
</line>
</par><par>
<line>
este no qual o
</line>
<line>
g*upo existiu *orma*ment*, é *os*ível perceber *elo menos t*ês dif**enças
</line>
</par><par>
<line>
*roduz*das p*lo grupo no âmbito da músic* bras*leira.
</line>
<line>
A p**meira diferença está *elac*onada ao pe*ío*o inicial da banda, ent*e 1969 a 1972,
</line>
<line>
c*ja c*ntri*uição, segundo o pr*p*io Galvão (1997), líder i*tele*tual da band*, diz respeito *
</line>
</par><par>
<line>
*ontinuidade do projeto tr**ica*ista
</line>
<line>
empre*ndi*a pelos N*vos Baiano*
</line>
<line>
no momento em q*e
</line>
</par><par>
<line>
*aetano *el*so e Gilberto G*l se *nc*n*ra*am exilado*.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda *if*ren*a,
</line>
<line>
rela*iv* a* período entre 1972 a 1975, pode ser per*eb**a na
</line>
</par><par>
<line>
*u*ão musical
</line>
<line>
promo*ida pelo g*upo ent*e ritmos e repertórios tidos até então
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 11, p. 195-211, m*r./abr. 2017
</line>
<line>
w*w*.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. *ere*ra
</line>
<line>
*04
</line>
</par><par>
<line>
a*tagônicos, un*ndo *
</line>
<line>
nacion**,
</line>
<line>
o inter**c*onal e o regional em
</line>
<line>
composições que
</line>
</par><par>
<line>
interfaciavam s**ba, rock,
</line>
<line>
bai*o, ent*e outro* estilos, de for*a harmoni*sa. * gru** foi
</line>
</par><par>
<line>
capa* de const**ir conexões entre âmbitos mu*icais que até entã* se encontravam de al*uma
</line>
</par><par>
<line>
*o*ma indep*ndentes, autônomos e, em certos **m*ntos, e* conf**to entre
</line>
<line>
s*. Um ex*mplo
</line>
</par><par>
<line>
disso é o de***me*to do pr*pr*o Pepe* Gomes
</line>
<line>
(BAIHANA, *006), n* *ual afir*a
</line>
<line>
que foi
</line>
</par><par>
<line>
apena* no L* *cab*u *hor*re, gravado pela RGE em 1972, que enc*ntr*u u*a f*rma
</line>
</par><par>
<line>
bra**l**r* de tocar
</line>
<line>
guitarr*, que, segundo ele, d*f*** d* s*mplesm*nte toc*r composições o
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileiras com g*it*rras.
</line>
<line>
A terceira diferença produ*ida pelos Novos Baia*os diz respeito *o* im*actos de sua
</line>
<line>
a*uação no carnaval *e Salvador. O *rupo f*i respons**el por impleme*t*r uma *rof*nda
</line>
</par><par>
<line>
modern**a*ão no carnav*l, levando p*ra c*m*
</line>
<line>
do *rio elétr**o todos *s equipa*en*os
</line>
</par><par>
<line>
utilizado* pela ban*a, o q*e ex*giu a con*trução de um tipo de trio d*ferente co* geradores
</line>
<line>
ma*s p*tentes * estrutura mai* ampla *ara ab*rc*r v*rios m*sicos. Al** disso, os *ovos
</line>
<line>
Baiano* são responsáveis por in*ci*r a fase d* carna*al can*ado, *tilizand* os m*crofones q*e
</line>
</par><par>
<line>
ti*ham a *u*ção *e
</line>
<line>
**ta*elec*r **mun*cação
</line>
<line>
com * *úb*ico, inadequados par* o
</line>
<line>
*anto até
</line>
</par><par>
<line>
**tão. Is*o colo**u, evidentemente, a de*anda por mi*rofones ap*opriados e as ba*es p**a um
</line>
<line>
novo modelo de carnaval.
</line>
<line>
Após 197* a b**da se desfez, mas *eus co*ponente* continuara* atuando no âmbito
</line>
</par><par>
<line>
da músi**
</line>
<line>
n*cional. Mo*aes Moreira, P*peu Gomes, Baby *onsue*o e Paulinho Boca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*ntor se*u*ram *arreira solo e consegui*am p*rman*cer como *rtis*as i*port*ntes da música
</line>
<line>
br*sileira.
</line>
<line>
Em mea*os da *écada de 1990, * o*ra d* grupo, mais pr*ci*amente um selet*
</line>
</par><par>
<line>
reper**r** identificado prin*ipalmente nas
</line>
<line>
peç*s do L* Acab*u Chorare, passou a rece*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*nominação de MPB. Mais
</line>
<line>
d* que isso, esse rep*r*ório dos No*os B*ianos *ass*u a ser
</line>
</par><par>
<line>
co*siderado *e grande importân*ia para
</line>
<line>
a MPB, inscrevend*-se no *enso comum dos
</line>
</par><par>
<line>
ob*ervadores e estudio*os da MPB.
</line>
</par><par>
</page><line>
Par* a*ender à *eman*a dessa n*va per*epção do trab*lho do g*upo, os No*os Baianos
</line>
<line>
se reun*ram e* 1997 e *ançaram um álbum *ela gravadora **obo Polydor intit*lado Infinito
</line>
<line>
Circula*. Tomo *ste *lbum como documento que evidencia o momento em que os próprios
</line>
<line>
Nov*s Baian*s reconf*g*raram seu passado, ou sej*, ap*esenta*am uma s*leção *e *úsicas **
</line>
<line>
passado que f*sse capaz *e *nseri-lo* no âmbito atua* da MPB - no qual um repert**io *a
</line>
<line>
b*nda já se fazia **esente. Dessa f*rma, o re*ert*rio que *parece no álbum Infinito *irc*lar é
</line>
<line>
*r*domi*a*te*ente o mesmo de A*abou Chorare, de 1972. Nest* *lb*m, não entr*u nenh*m
</line>
<line>
fr*vo carnavales*o. Vale * pena re*sal*ar qu* o samba foi o *it*o mais pre*en*e nos tra*alhos
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esi*a, v. 14, n. 2, art. 1*, p. 19*-211, m*r./*br. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise Sobre a C*nsa*ração Tardia d*s Novos Baianos no Campo da *ús*ca Popular Brasileir*
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
dos Novos Baian*s entre 1969 e 1979 * o *revo foi impo*ta*tíssimo para * at*ação do grupo
</line>
<line>
*o* ca*nav*i* *ot*ropoli*anos * partir de 1975, sendo que a atua*ão *o grupo no *ar*aval pode
</line>
</par><par>
<line>
ser vista ***o *
</line>
<line>
*uge d*
</line>
<line>
c*rreira
</line>
<line>
*a b*nda. De*sa fo*ma, percebe-se * *ec*nf**ur*ção da
</line>
</par><par>
<line>
trajet*ria d* gr*po par* que estivesse de aco*do com os c*ntornos da MPB *a atualidade.
</line>
</par><par>
<line>
Uma d*s novas v*rsõ*s do *assado
</line>
<line>
do grupo à luz das demandas atua*s pode
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
identificada também n* livr* A *istória dos *ovos Ba*anos e
</line>
<line>
*utro* versos, de M**aes
</line>
</par><par>
<line>
Moreira (2007). Como *x-integrante d*s Novos B*ianos, Moraes Morei*a se propõe, nesse
</line>
<line>
livro, a narr*r em vers*, e* f*rma de cord*l, su* vers*o da históri* do grupo. P*i* bem, entre
</line>
<line>
os mais d* 900 versos, há * nítid* percepção de um* deman*a a*u*l, p*is o **t** valoriza em
</line>
</par><par>
<line>
mui*o a participaçã* de João *ilberto *a **ajetória do
</line>
<line>
grupo, valori*ando os trabalhos dos
</line>
</par><par>
<line>
No*os Bai*no* lançados no período que vai
</line>
<line>
de 1972 até 1975, ano em que Mora*s *oreira
</line>
</par><par>
<line>
de*xa o *rup* para s*g*ir *arreir* solo, o que, por sua vez, enc*rra *ua na**ativa da hi*tóri* do
</line>
<line>
g*upo, *mbora eles ten*am continuado unid*s *té 1979.
</line>
<line>
3.3 O passado em movim*nto
</line>
<line>
O projet* da MPB po*e **oduzi* a tod* instante reconfig*raçõ** relativ** *
</line>
</par><par>
<line>
categoriza*ão d* repertório* do passado. Não apen*s os Novos Baianos passar*m a
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
considerado* M*B
</line>
<line>
posteriormente. João Gi*berto inauguro* a bos*a no*a; a obra *e Assis
</line>
</par><par>
<line>
Valente *aria entre o samba e a march*; * d* N*e* Rosa, entre o *amba * * *horo; * de Carto*a
</line>
</par><par>
<line>
é cons*derad* samb*; todo* e*es s*o
</line>
<line>
an*eriores aos Festivais dos anos 60/7* * atualmente
</line>
</par><par>
<line>
fazem parte d* *PB.
</line>
</par><par>
<line>
O processo que parece dar sentido a esses dados na atuali*a*e po*e ser recapitulado de
</line>
<line>
forma si*ples:
</line>
<line>
1. Os mús*cos e*resso* do* *estiva*s eram de*omi*ado* MPB (seriam *s "o*iginais");
</line>
</par><par>
<line>
2. Post**iormente, esses *róprios músicos suas respectiv*s obras pa*saram a e
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
entendido* como *P*;
</line>
</par><par>
</page><line>
*. *epertórios que inf*uenciar*m os músi*os da MPB p*ss*ram a ser *ncor*orados ao
</line>
<line>
termo *PB (os "ancestrais");
</line>
<line>
4. Os tra*alhos *nfluen*ia*os *elos m*sico* de MPB ("*riginais" ou "ance*trais")
</line>
<line>
tamb*m *assaram a ser enten**dos como MPB (seriam os "descendentes").
</line>
<line>
L**bra*do que cons*a c**o condição pr*meira p**a a possibilidade de se con*i**rar
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina *I, v. 14, n. 2, art. *1, *. 195-211, mar./abr. 2017 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Pereira
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
um mú*ico d* MPB a emb***atiz*ção de uma ideia de qualidade *rofer*da pela classe
</line>
<line>
média instruída e (pre*ensamente) politizad* e distin** da plebe rude.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse c*ntexto, um r*pe*tório seleto da obra dos Novos Baianos *a**a a
</line>
<line>
integ*ar o
</line>
</par><par>
<line>
rep*r**rio *a MPB por um *amin*o inusitado: através da co-asc*ndência * da **-
</line>
<line>
de*cendê*cia.
</line>
<line>
Vale a pena salientar, ant*s de entrar **op*iamente *a análise do ca*o dos N*vo*
</line>
<line>
Baianos, q*e *penas um c*í*i*o de pouca v*são pode acreditar que * *oss*vel haver cópia
</line>
</par><par>
<line>
quando o *bj*to da discu**ã* é mú**c*. O "mes*o", o "i*ual", a
</line>
<line>
"r*p*tição" não
</line>
<line>
existe no
</line>
</par><par>
<line>
mun*o da música *enã* a*ravés da d*plic*ção do supor*e tecnoló*ico. Mas a exe*uç*o, o ato
</line>
</par><par>
<line>
de se fazer música pro*eniente
</line>
<line>
** um ato humano,
</line>
<line>
n*n*a encontra a repetição. * "mesma
</line>
</par><par>
<line>
mú**ca" cantada pelo
</line>
<line>
"*esmo
</line>
<line>
artista" em situações diferen*es, não são * mesma **isa, pois
</line>
</par><par>
<line>
*uda-se o *onte*t* * a forma como as pe*soas *e re*aci*nam com a obr*.
</line>
<line>
R*l*ituras feitas pelo* novos **t*stas da MPB, os "descendentes", de peças dos
</line>
</par><par>
<line>
"ascendente*"
</line>
<line>
nunca pode* ser
</line>
<line>
*onfundidas com *s *rig**ai*, s*o novo* trabalhos. Os
</line>
</par><par>
<line>
músicos semp*e imprimem elementos novos
</line>
<line>
nas *uas re*eituras d*s
</line>
<line>
**ç*s q*e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*nfluenciaram
</line>
<line>
ou mesmo n* *omp*sição *e
</line>
<line>
peças n*vas interf*ciando *lemen*os musicais
</line>
</par><par>
<line>
di*ersos. Os trabalhos dos no*os
</line>
<line>
nomes *a MPB s*mpre estão conect*ndo inúmeros
</line>
</par><par>
<line>
*lemen*o* music*is d* **versas origen*. Algumas des*as influên*ias já fazem parte da *PB.
</line>
<line>
Outra* passam a *ntegrar a MPB a par*ir da obra desses novos a*tis*as da MPB. É daí *ue ve*
</line>
</par><par>
<line>
a ideia de *o-a*ce*dê*cia. Ela serve
</line>
<line>
para explicar *omo um r*pertório/a*tista
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
originalme*te não fazia
</line>
<line>
*arte do repertório/pan*eão da MPB torna-*e int*grante del* quando
</line>
</par><par>
<line>
apare*e "mist*rada" *a obra dos n**os art*stas da MPB.
</line>
<line>
*a obra de *ar**a Monte, *or exemp*o, há refer*ncias de inúmer** nomes, sons,
</line>
</par><par>
<line>
repertór**s já consagrados da MPB. Junto ele*, há ta*bém a
</line>
<line>
re*erência* de outr*s n**es,
</line>
</par><par>
<line>
son* e repertório* q*e n*o c**tumam ser associados * es*a catego*ia. Entre*anto, a obr* de um
</line>
<line>
arti*ta não pode ser definida fragmentariamen*e, ou ela r**eberia uma denomi*aç*o a cada
</line>
</par><par>
<line>
ins*ante. Um a*tista c*ncei*uado como MPB es*end* * vali*ade *o t*rmo
</line>
<line>
p**a as suas
</line>
</par><par>
<line>
influências (**ém de ser capaz de confe*ir legiti*idad* * outr*s artis**s/re*ertórios),
</line>
<line>
transformando e* *PB aqueles que nã* era* ass*m co*siderados. Assim, pode-se dizer que
</line>
<line>
os *ovos Baian** se tornaram *PB por **-as*en***cia, por ser*m in*luências de artist*s
</line>
<line>
*tuais da MPB, mesmo qu* * gru*o não **nha re*ebido e*s* denominação no passado.
</line>
</par><par>
<line>
A co**lex*dade do caso dos Novos Baianos não s* *nc*rr* aí. Uma
</line>
<line>
*ez en*e*di**s
</line>
</par><par>
</page><line>
como MPB, *xi*tem *utros *le*entos imp*r*antes *esse *rocesso: há no t**balho dos *ovos
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. *4, n. 2, art. 11, p. 19*-211, mar./*br. 2017 www4.fs*ne*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise S*bre a Consag**ção Tardia dos ***os Baianos no Campo *a Música *opular Brasil**ra
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Bai*n*s, *r*ncipal*e*te no ál*u* Acabo* Chor*re, referências a í*one* *a músi*a brasileira
</line>
<line>
*ue posteriormente se tornara* MPB, como Assis Valente e *oã* Gilberto. Chamamos d* co-
</line>
<line>
desce**ênci* *sse fenômeno *m que um ar*ist* passa a *er contado no *ol d* MPB p** t*r sido
</line>
<line>
in*lue*ciad* em suas obras n* passado por artistas que se t*rna*am MP* poster*ormente.
</line>
<line>
Essa un*ão de fato*es, co-a*cendência* e co-descen**nc*a *ontr*buiu para *r*ar u*a
</line>
<line>
sit*ação esp*c*al par* os N*vos Baianos: uma seleçã* do reper*ório do grupo conse*uiu unir a
</line>
<line>
*P* atual com a MPB an**str*l no *assado, pro*uzi*do, nes*e repertório de t*inta anos atrás,
</line>
</par><par>
<line>
caminhos que es*ão
</line>
<line>
sendo trilhado*
</line>
<line>
por artistas nos dias de hoje. Dessa forma, os Novos
</line>
</par><par>
<line>
*aian*s se tor*am
</line>
<line>
um
</line>
<line>
ascende*te *a MPB singular, por u*ir no p*ssado
</line>
<line>
o atual e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tradic**nal. A*sim, justifica-s* a eleição dos c*m *lbuns m*is importantes da *úsi*a brasileira
</line>
<line>
real*zada pe*a revista Rolling Stones, n.13, de out*bro de 2007, na ***l Acabou C*ora*e, dos
</line>
</par><par>
<line>
Novos B*ianos, conquistou o p*i**iro lug*r, à fre**e de álbu*s de músic*s
</line>
<line>
com* *hic*
</line>
</par><par>
<line>
Buarque, C*et**o Veloso e João Gilber*o, alg* que nos anos 1970 seri* inconce*ível.
</line>
<line>
4 C*NCL*SÕES FINAIS
</line>
<line>
4.1 MPB em **ns*ante transformação
</line>
<line>
Propõe-se neste trabalho, então, tratar a MPB c*mo um projeto d* música nacional
</line>
<line>
enten*ido como de *ualidade fruto *e um* ar*na social es*ecífica, em vez de tentar atribuir à
</line>
<line>
sigla um sig*ificado exato e acabado.
</line>
<line>
O projeto d* *úsica naciona* *e qu**id*de tamb*m abrange a ideia *e "i*diví**o
</line>
</par><par>
<line>
n*cional de
</line>
<line>
q*alidade", ** seja, * pro*e*o *e mú*ic* é tamb*m u* p*ojeto *e sociedade, de
</line>
</par><par>
</page><line>
pessoa, de forma de v*ver. Assim, ex*lica-se * necessidad* de se toma* a ideia de um tipo de
</line>
<line>
qualidad* e s*fisticação co*o co*diç*o *le**ntar par* os *rtistas d* MPB. São *egras
</line>
<line>
es*ecíficas de u* mercado *róprio, u* c*mpo, no sentid* dado por Pierre *ourdi**.
</line>
<line>
Nesse mode*o, o que d*stoa na obra dos novos arti*t*s *a MPB, o q*e não fazi* parte
</line>
<line>
originalmen**, o q*e é "nov*", me*t*ço, o que constrói * mi*tura, s* *ão fe*e o* "princí*ios
</line>
<line>
básicos", *ão é **gado fora; ele é inc*uído e se torn* MPB t*mbé*.
</line>
<line>
* MPB utiliza*ia o recu*s* da *eredita*ie*a*e para d*finir se*s conto*nos *omo uma
</line>
<line>
*egra legitimada que é construída * rec*nstruída a *odo i*st*n*e no cot*d*an* de co*flito *este
</line>
<line>
campo. Sua "árvore genealógica" é dinâmica e pode incorpo*a* novos *lemento* no passado,
</line>
<line>
p*esente o* futuro a qualquer instante a d**ender d* constr*ção ou reco***r*ção de r*pertório
</line>
<line>
ev*cada p*r determinado *rtista qu* seja da MPB ou que venh* a fazer pa*t* dela.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 2, art. 11, p. *95-21*, mar./abr. 2017 www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. Pereira
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, vale a pena ressalt*r ainda q** a p*odução legitima*ora da *úsica
</line>
<line>
Popu*ar Bra*i*eira se intensific* prog*essivam*nte. A *ada *ia que passa, ma** e ma*s
</line>
<line>
t*aba*hos sã* prod*zi*os r*afir*ando esses contornos ** MPB fruto das estraté*ias de *rtis*as
</line>
</par><par>
<line>
que proc**am segui* as r*g**s des*e campo pa*a *e **gitim*rem. E**re c*nte*as
</line>
<line>
de outros
</line>
</par><par>
<line>
títu*os dispon*veis à
</line>
<line>
v*n*a sobre * tem*, livros c*m* "Os 100 melho**s CDs
</line>
<line>
da MP*",
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
An*ré D*mingues (2004); "MPB: caminhos da *r*e b*as*leira", *e Robert* Mou*a (1999); ou
</line>
<line>
"Uma hist*ria da mú*ica popu*ar brasileir*", de Ja*ro *everiano (2008), ap*nas listam nomes,
</line>
<line>
r**ert*rios que compõem a MPB, sem qu*st**nar m*nimamente o que seria ess* MPB.
</line>
<line>
**recem promover se*s trabalhos guia*os por intuito, *eproduzin*o uma f*rmula **e já está
</line>
<line>
d*lineada sem que *eus *ontornos *enh** a ne**ssidade de terem s*do refl*xiv*mente
</line>
<line>
de*crito* e *istema****dos, agindo qua*e que por *orça *o *ábito (B**RDIEU, *005).
</line>
<line>
Tal a*alanche de textos nada é além do que discur*o produ*ido (*ue **d* sim estar a
</line>
<line>
favor de *m *nteresse pessoal mercadológico ou informativo), mas serve antes de tud* para *
</line>
<line>
r*a*imenta**o *ontínua *e u* re*i*e *e verdade (F*UCAULT, 2006), que cada vez mais se
</line>
<line>
utiliza de formul*ções ci*n*íficas para valorar o se* estatuto; atu*lme**e, *lém da UFBA, *ue
</line>
</par><par>
<line>
i*plantou o cur** de Mú*i*a Popular em
</line>
<line>
20 09,
</line>
<line>
**e *á *xist* em outros lugares
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
UN*CAMP, UNESP, US* e Fa*uldade L*vre de M*sica.
</line>
<line>
Vemos *ntão in*tituiçõ*s oficias concedendo o valor d* verd*de indiscutí*e* *o
</line>
<line>
esta*uto da MPB como pa*te de um proje*o maior: o projeto de um Bra*il "b*m", "melhor",
</line>
<line>
civiliz*do, c*lt* e que pos*ui tais caracte*ísticas s*st*nta*as por sua* "tr*di*ões seculares" e
</line>
</par><par>
<line>
que é a t*do i*stan*e reafi*m*da perante os públicos atr*vés das i*st*tuiç*e* oficiais
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
gov*rno, dos me*os de comunica*ão, pe*os discursos que per*eiam a vida soc*al em seus
</line>
<line>
mí*imos as*ectos.
</line>
<line>
Um projeto *e arte s*peri*r - neste c*so * MPB - m*stra-se perfe***mente de aco*do
</line>
<line>
com *m proje*o de país su*erior; apresentando-*e, ent*o, com* *lemento g*rado* dessa
</line>
<line>
realidade ideali*ada.
</line>
<line>
*ntretant*, a *efini*ão d* q*e é "*om" ou "r*im" não é algo dado. *a*s definições são
</line>
<line>
c*nstru*das por um grupo e impost*s po* ele num co*texto *e confl*to cultura*. O estatut* de
</line>
<line>
verdad* edificado pa*a a MPB confere-lhe uma adjet*vação di*ti*ta (BOURDIEU, 2*07), cuja
</line>
</par><par>
<line>
intenç*o
</line>
<line>
também se apresenta como veículo para a deline*ção de contornos nítidos e*tre
</line>
</par><par>
<line>
grupos
</line>
<line>
e classes atra*és de seus costumes, gosto* artísticos
</line>
<line>
e p*á*icas cultur*i*. *ão
</line>
</par><par>
<line>
afirmamos que as co*sas func*onam tal qual a pr*p*sta ** Bourdie* sob*e o habit*s de forma
</line>
</par><par>
<line>
mecânica, *as que
</line>
<line>
determ*na*os g**pos *e*t*m ***er com que as c**sas fu*c*onem dessa
</line>
</par><par>
<line>
for*a. Muito *mbor* isso tudo n*o *e c**c*etize
</line>
<line>
de f*rma rígid* e *u*ônom* - pois *s
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, *. 14, n. 2, **t. 11, *. 195-211, mar./abr. 201*
</line>
<line>
*w*4.f**net.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* *ná**se Sobre a Consa*ração Tardia *o* No*os Ba*an*s no *ampo da Música P*pula* Brasi*e*r*
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos *sam os elementos simbólicos * par*ir de suas inte*ções *ecriando e subvertendo o
</line>
<line>
sentid* das co*sas a par*ir *e seus interesses mome*tâ*eos (GEERTZ, 1989), ou, di*o de outro
</line>
<line>
mod*, as pessoas sempre se ap*opriam (*H*RTIER, 2002) de forma s*ngular de uma *b*a de
</line>
<line>
a*te -, pelo menos é *erto di**r que * vi*ória dess* pr*jeto * a*tes *e t*do tornar o term*, a
</line>
<line>
*ig**, da MPB co** ele**nto de invocaç*o de algo *om * *iviliz*do que *az ref*rência a um
</line>
<line>
Brasil civilizado. Como se faz presente no repert*ri* do s***o comu* da classe média cul*a:
</line>
<line>
"**B é ou*r* c*isa".
</line>
<line>
REF*RÊN*IAS
</line>
<line>
ANDR*DE, M. Ensaio sobre a música *r*s*le*ra. São Paul*: Vila Rica; Brasília: IN*,
</line>
<line>
*972.
</line>
<line>
*A*IANA, *. M. Nad* será co*o ante*. MPB anos 70, 30 anos depois. R*o *e Janei*o:
</line>
<line>
Sen*c Rio, 2006.
</line>
<line>
B*URD*EU, P*err*. A economia da* tr*cas *imbólica*. 6. ed. São *au*o: Perspectiva, *005.
</line>
<line>
______. A distinção: *rítica socia* *o julgamento. *ão Paulo: EDUSP/Zouk, 2007.
</line>
<line>
______. Razões práticas: sobre a teo**a da ação. Campinas: Papirus, 2*11.
</line>
<line>
CA*AD*, C. Tropicá*ia: a história de *ma revoluçã* musical. São P*ulo: Ed. 34, 1997.
</line>
<line>
CHARTIER, R. À bei*a da falé*ia: a h*stória entre certezas * incertezas. Po**o Alegre:
</line>
<line>
U*RGS, **02.
</line>
<line>
______. Cultura **pular: revisando um *onceito his*orio*ráfi*o. In: E*saios Histór*c*s. *io
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
Jan*iro,
</line>
<line>
vol .
</line>
<line>
8,
</line>
<line>
n .1 6 ,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
1*9-192,
</line>
<line>
1*95.
</line>
<line>
Disponí*el
</line>
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em:
</line>
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<line>
<http://www.*pdoc.fg*.br/revista/arq/1*2.pdf>, a**sso em: 02 out. 2007.
</line>
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DOMINGUE*, *. Os *00 melh*re* CDs da *PB. Barueri: Sá editora, *004.
</line>
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<line>
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2006.
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GALVÃO, L. Anos 70: Novos Baianos. S*o Pau*o: *ditora 3*, 1997.
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*EERTZ, C. A interpreta*ão das c*lturas. Rio de Janeiro: *T* ed**ora, 1989.
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*m moleiro perseguido
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<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. **, *. 2, art. 1*, p. *95-211, mar./abr. 2017 w*w4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
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