<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 3, *. 55-69, mai./jun. 2017 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.3.3 </line>
</par>
<par>
<line> As Bibliotecas Religiosas e Su* Import*ncia para o Desenvolvimento Cul*u*al da Soci*da*e </line>
<line> Reli**ous Libraries **d Its Import*nce for the C*ltur*l *evelopme*t of Society </line>
</par>
<par>
<line> M**inei*e Assunçã* dos *antos </line>
<line> *r*duação *m Biblioteconomia p*la *niversidade Fe***al de Alag*as </line>
<line> Agente de End*mias na Se*retaria Mun*cipal de Saúde de *ac*ió </line>
<line> E-mail: marine*deass201*@gm*il.com </line>
<line> Ro**ria de L*ur*es de Vascon*e**s Andrad* </line>
<line> Doutorado em Ciê*c*a da Infor*ação pela Un*versidade Federa* da P*raíba </line>
<line> Mestra *m Ci*nc*a da I*formação *el* U*iversida*e Fe*eral da Paraíb* </line>
<line> Professora da Universidade Fe*eral de Alagoas </line>
<line> *-m*i*: r*be*iabi*lio@**ail.com </line>
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<line> Endereço: *a*inei*e Assunção *os Santo* </line>
<line> *d*tor Científico: Tonny Ke*ley de *l*ncar Rodr**u*s </line>
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<line> Un*versida*e Federal d* *lagoas - A*. Louriv*l Melo </line>
</par>
<par>
<line> Mot*, s/n, Ta*uleiro do* Martins, *EP:570*2-900, </line>
<line> Arti** recebido *m 15/03/2017. Últ*ma v*r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Maceió - AL </line>
<line> recebid* e* 04/04/20*7. Aprov**o em 05/*4/2017. </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Rober*a de Lo**des de Vasconcelos </row>
<row> Andra*e </row>
<row> Univer*idade Federal de Alagoas - *v. Lour*v*l Melo </row>
<row> Mot*, s/n, Tabule*ro d*s *art*ns, CEP: 57072-9*0, </row>
<row> Maceió - AL </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado p*lo sistem* Tri*l* Revie*: Desk Review a) </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; e *) Do**le Blin* Revie* </row>
<row> (avali*ç*o ceg* por dois avaliado*es d* área). </row>
<row> Revisão: Gr*matical, Normati*a * *e F*rmatação </row>
</column>
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<line> *. A. Santos, R. L. V. *ndr*de </line>
<line> 56 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> *s </line>
<line> bibliote*as sempre desenvolveram o </line>
<line> pa*el *e g*ardiãs </line>
<line> do conhecimento. Ao lo*go dos </line>
</par>
<par>
<line> *écu*os o seu cenário foi sofren*o alteraçõ*s em *uas obras, *o seu processamento técnico e </line>
</par>
<par>
<line> *e gerenci**ento e, sobretudo, com os seus us*á**os </line>
<line> *ue passa**m a t*r a* </line>
<line> n**essidade* </line>
</par>
<par>
<line> infor*acionai* alteradas a *a*tir </line>
<line> das *udanças </line>
<line> ocorridas </line>
<line> na </line>
<line> soc*e*a*e. Nesse sent*do, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de*t* *a*e* *efletir sobr* a importância das *ib*iote*as relig*osas, esta*elecen*o uma </line>
<line> ligação com a Biblioteca do Semin**io Arquidioces*no Nossa Senhora da Assun*ã*. A </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ogia da pe*q*i*a é </line>
<line> de natureza bibliográfica * observa*ã* participante. A bibl*oteca </line>
</par>
<par>
<line> d* S*minário Arquidiocesano *oss* Senhora da *ss*nção possu* quatro set*res, foi *u*da** </line>
</par>
<par>
<line> em 1*3* e * *artir </line>
<line> d* pro*e**s de*env*l*idos *m </line>
<line> par*eria com a U*i**rsidad* Feder*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ala**a* vem organi*ando o seu acervo. Portant*, conclui-se que, mesmo </line>
<line> diante das </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssidades de tratamento inf*rmacional e pessoal, a biblioteca *o Semi*ário é um ambiente </line>
</par>
<par>
<line> que *cumula ri*uís*imo ac*r*o, de d*versas áreas do conhec**ent* e busca pre*ervar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento registrado através das geraçõ**. </line>
</par>
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<line> Palavras-chave: Bi*liotecas religiosa*. Bibli*teca do Seminário *rquidiocesano Nossa </line>
<line> Senhora *a Assun*ão. </line>
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<par>
<line> A*STRACT </line>
<line> Libraries alwa*s devel*ped the rol* of guardia*s of k*owle*ge. Ove* the centuries its scen*ry </line>
</par>
<par>
<line> has undergone ch*ng*s in </line>
<line> his works, *n its technical proc*ssing </line>
<line> and ma*agement, </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> es*ecially to its *sers who now </line>
<line> have th* *nformation n*eds changed f*om the changes in </line>
</par>
<par>
<line> soci*t*. In thi* s*nse, it is the purpose o* this pape* to reflect on the i*por*a**e of religious </line>
</par>
<par>
<line> l*brari*s, establi*hing a </line>
<line> c*nnection with the Libr*ry *f *he A*chdioces*n Seminary of Our </line>
</par>
<par>
<line> *ad* </line>
<line> of th* Assumption. *he *etho*ology of *he *esearch is of bi**iograph** nature </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> par*i*ipant obse*vat*on. **e library of the A*c*diocesan Seminary Our La*y of the </line>
<line> Assu*ption has fou* sectors, *as founded *n 1*30 a*d from *rojects deve*oped i* partnership </line>
</par>
<par>
<line> with t*e Fed*ra* Uni*ersity of Al*goas </line>
<line> ha* been *r*anizing its *o*le*t*on. Th*refore, is *t </line>
</par>
<par>
<line> conclud*d that, e*en in </line>
<line> the f*ce </line>
<line> of the needs of infor*ational an* persona* treatment, the </line>
</par>
<par>
<line> Seminar*'* library is a* environ*ent that accumulates a very rich col*ection of s*veral **ea* </line>
<line> of knowledge a*d seeks ** *reser*e knowle*ge recorded throu*h the *e*eratio*s. </line>
<line> *ey *ord*: Reli*i*us libraries. Seminar Library Ou* Lady of the Ass**ption. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n.3, a*t. 3, p. *5-69, ma*./*u*. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> As Bibl*ot*cas Religiosas e Sua Impor*ânc*a para o *esenvolvim*nto Cultur** da Soci*dade </line>
<line> 57 </line>
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<line> 1 *NTROD*ÇÃO </line>
</par>
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<line> As primeiras bibliotecas s*rgira* *ntes mesmo d* exist*n*** d*s </line>
<line> *ivro*. S*us </line>
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<line> pri*eiros acerv*s er*m c**stituídos *e placas de argila. O desenvolvi*en*o d* Tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> de Informação </line>
<line> e *omunicação *ossibilitou a criaçã* d* no*os s*portes inf*rm*cio*a**, </line>
</par>
<par>
<line> provocando, co*s*quentemente, o aumen*o do número de regist*os. *s *udança* no c*nário </line>
</par>
<par>
<line> do l**ro, *a *iblioteca * d* usuário possibil*tar** *** elas pa*sassem a ser classific*das </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com usuário para o qual el* *stá o </line>
<line> direc**n*da </line>
<line> ou co*forme a e*pe*ial*z**ão de s*u </line>
</par>
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<line> *cervo. </line>
</par>
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<line> N**se sentido, *iversas são as tipolo*ias de bibl**te*a: *aci*nal, pública, </line>
<line> unive*sitária, e*cola*, especializ**a, entre outr*s. Perpassan*o pelo hist*ric* da* b*bl*otecas, </line>
<line> conform* *s *uas tipologia*, d**taca-se, *nici*lme*te, a Bib*iote** N*cional (BN), </line>
<line> d**omina** anteriormente por "B*bliote*a I*perial e P*blica" e "Real Bib*ioteca", tev* sua </line>
</par>
<par>
<line> origem c*m *in*a da *amília R*al Po*tuguesa para * *r**il, send* inaugurada em 181*. a </line>
<line> Ness* mes*o período t*mbém e*a *un**da a p*imeira biblioteca pú*lic* do Brasil, no Es*a*o </line>
<line> da *ahia. **raes (2006, p. *7) escl**ece q** "A Biblio*e*a P*b*ica da Bahia é a prime*ra que </line>
<line> com esse ca**t*r se f*nd*u no *ra*il, pois as do* co*ve*tos nã* era* **blicas e * Bibliotec* </line>
</par>
<par>
<line> Rea* do Rio de Janeiro já existia em Lisboa e tinha si*o som*nte transferida </line>
<line> de sede". As </line>
</par>
<par>
<line> Bi*liotecas Universitá*ias, desde a sua </line>
<line> origem, *êm por </line>
<line> ob*etivo auxiliar </line>
<line> na *or**ção </line>
</par>
<par>
<line> pro*i*siona* e na pro*ução do c*nh*c*m*nto c*entífic*. No B*a*il co*eçaram a ser cria*as nos </line>
</par>
<par>
<line> colégio* </line>
<line> dos J**uíta*, </line>
<line> *e *cor** </line>
<line> com Rei* (2*08, p. 49), </line>
<line> "E*sas bibliotecas *on*ent*ai* </line>
</par>
<par>
<line> tran*fo*mam-se em verdadeiros </line>
<line> centros cu*tur**s". *unes e Carvalho </line>
<line> (*0*6, p. 175) </line>
</par>
<par>
<line> esc**recem que, "durant* a Idade Médi*, a Igreja é a inst**uição q*e p*s*ui o m*nopóli* so*r* </line>
<line> a educa*ão, definindo assi*, método*, *rática*, *onte*dos e os esp*ç*s para en*ino". A </line>
</par>
<par>
<line> bibli*teca </line>
<line> esco*ar * diferenc*ada da un*vers*t*r*a apenas </line>
<line> *elo objeti*o que * auxiliar </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> processo ensino a*rendizagem, * nã* e </line>
<line> no *uxí*io à forma*ão aca*êmic* no apoio e </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas, mas ambas es*ã* diretamente *igadas a uma inst*tuiçã* *e ens*no. Teve sua orig*m </line>
<line> no* colég**s religiosos espa*had*s nas di**rsas locali*ades. </line>
<line> Já as b*bliotecas esp*c*alizadas su*gir*m **ós a Revo*ução Francesa, no s*culo </line>
</par>
<par>
<line> XVIII, *evid* ao *ume*to das produç*es c**ntí*icas e de regist*os. Foi i*trod*zida c*m </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> *bjetivo </line>
<line> da especialização </line>
<line> do acervo em uma *etermina*a área do *onhe*imento. Es*a </line>
</par>
<par>
<line> *ipo*ogia de bi*liotec* co*tuma **tar *inculada a u*a ins*it**ção pú*l*ca ou priv*da. </line>
<line> *ssim, é notória ao longo da história a importân**a *os colégi*s *elig*osos no ensino </line>
<line> e na c*nstrução de b*blio*e*as. A* *i*liotecas relig**sa* se destac**a* po* m*ito temp* com* </line>
<line> R*v. FS*, Tere*ina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 55-69, mai./jun. 2017 www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> M. A. *antos, R. L. V. And*ade </line>
<line> 58 </line>
</par>
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<line> um l*gar de gu*rda e pr**ervação da memó*ia, c*nsequente*ente apresentam *m acervo com </line>
<line> *ma riq**za cultural imensurável. </line>
<line> Portanto, este artigo apresen** as bi*lio*eca* religiosas e a sua importânc*a para * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento da sociedade ao lo*go d*s s*cul*s. De*taca-se B*blioteca do Semi**rio a </line>
<line> ***uidioc*sano Nossa Se**or* da Assunção, *undada em 19*0. Sendo o Seminá*io a primeira </line>
<line> in*tituição a *inis*rar um curso su*erior no E*tad* de Alagoas, d*monstra, as*im, a sua </line>
</par>
<par>
<line> importâ*cia para * for*ação </line>
<line> educacional </line>
<line> do* alagoa*os. * *et*dologi* </line>
<line> em*regada consi*te </line>
</par>
<par>
<line> n* revisão </line>
<line> de literat**a na área de Bibliote*on*mia e observação partic*pante. *om isso, </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*rar-se-á reconh*ce* o relevante papel que as bibliot*cas re*igi*s*s des**volve* a* lo*go </line>
<line> dos sécul**. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 *IBLIOTECAS RELIGIOS*S </line>
</par>
<par>
<line> *omo já mencionado, as b**l*o*ecas surg**am des*e que o </line>
<line> homem co*eç*u </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regis*rar seu con*ecim*nto. De acordo com historiadores da área, a biblioteca si*ni*ica l*cal </line>
<line> de*t*nado à gu*rd* de registros, inde*endent**ente de seu supor*e. </line>
<line> *a Anti*uidade, as bib*iotecas de*empen*avam mui*o bem o papel de gua*diã*. </line>
</par>
<par>
<line> M*rt*ns (1998, p. 72) d*s*reve </line>
<line> que *esse período, </line>
<line> as bibli*tecas eram fiéis ao sign*fi*ado </line>
</par>
<par>
<line> *ti*ológico da *alavra, ou *eja, "u* depósito de livros", </line>
<line> el*s </line>
<line> er*m utilizadas mais p*ra </line>
</par>
<par>
<line> "*sconder o* li*ros" e não para "fazê-los circ*lar ou *erpetuá-los". Pode-se dizer que </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> épo*a essa referên*i* a "d*pósito", tinha um s*nt*do de que a* bi*liotecas acum*lava* </line>
<line> *s </line>
</par>
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<line> **gistros sem nenhum tipo de o*ganização, o obj*tivo era apenas a guarda e não </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> d*ss*minação *a informação do conhecimento. Te* uma bib*iot*ca era s**al e </line>
<line> *e status * </line>
</par>
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<line> p*der, por*an*o er* um patrimô*io apen*s *ar* Rei* e Imperadores. </line>
</par>
<par>
<line> Na *dade Média, as bi*liotecas mantêm o caráter *o*ser*ador da *nti*uida*e, sendo </line>
<line> e*se o perí*d* em que começam a surgir as primei*as *i*lio*ecas ligadas à I*reja ou às ord*ns </line>
<line> *e*ig*osa*. Mar**ns (*998, p. 82) re*sal*a que havia três esp*cies de bibliotecas: "as b**liotecas </line>
<line> *onacais (inclu*ndo ***re elas, a *ib*ioteca Vaticana), as *ibliot*cas das Uni*ers*dad*s [q*e a </line>
<line> prin*ípio *ram ligadas às ord*ns religiosas] e as bi*liotec*s part*culares". Na Idade Médi*, a </line>
<line> Igreja exercia grande pode* sobre a vi*a social e cultura* da população. *ila*esi *esc*eve que </line>
</par>
<par>
<line> só t**ham </line>
<line> acesso aos *ivros apenas os religio*os ou as pes**as </line>
<line> a*torizad*s por eles, o *ut*r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 14, n.3, art. 3, p. 55-69, ma*./jun. 2017 </line>
<line> www4.fs*net.co*.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Bib**otecas Religios*s e S** Importância para o Desenvolvimento *ultural da Socieda*e </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> destaca *inda que "le* e escrever er*m *abilidad*s qua** </line>
<line> exclu*i*as dos *eligiosos e não se </line>
</par>
<par>
<line> desti*a*a* * **igos" (*ILANESI, 2002, p. 23). </line>
</par>
<par>
<line> Mo*igi e So*to (*005, p. 190) apontam qu* na Id*d* Média a sociedade era div*di*a </line>
</par>
<par>
<line> em três *ru**s so*iais: "o clero, que retinha * mono*ó*io do conhecimento, a n*breza * </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mi*itares que s*f*ia* *reco*cei*o quanto ao gosto </line>
<line> pela leitura, </line>
<line> e plebe q*e não *inha a </line>
</par>
<par>
<line> intere*se por *sta". Ainda segu**o o* autores, as bib*iotecas eram ad*inistradas pelo clero e o </line>
<line> ac*sso a **as era restrito. </line>
</par>
<par>
<line> A Idade Média *i*ou m*rcada *ela destruição de obras, *rincipal*ente aquelas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> os **ligiosos a*reditavam serem profanas, porém muit*s foram </line>
<line> copiadas pelos mon*es </line>
</par>
<par>
<line> copistas. Martins (199*, p. 84) afirma que "nada con*ecerí*mos, ou quase n*d*, d* **ter*tur* </line>
<line> antiga s*m as cópias tiradas pelos monges da Idade Média de *ri*inais hoje perdidos". As </line>
<line> *fi*inas de copistas ou Scriptor**m eram c****s *os gra*d*s mo*teiros medie**is, eles </line>
<line> sa*varam a*ravés d*s c*pias muitos ma*uscritos cristãos. </line>
<line> No Br*sil as *ri*eiras bibliotec*s foram i*i*iadas *elos Padres da C*mpanhia de </line>
<line> Jesus, nos Conventos e Most*iros. *ssas *iblio*eca* eram denomi*adas na é*oc* de livrarias </line>
<line> e não im*ortava o tamanho do acerv*. Par* *sses religi*sos, *er bo*s l*v*o* em s*u* colégios </line>
<line> sig*ificava um cr**ério i*por**nte para o pr*stígio de*ses mesmos colé*ios e ta*bém pa*a a </line>
<line> implantação de novos cur*o*. *e acordo c*m Mora*s (2006, p. 4), </line>
<line> *ó com*ç*mos a engatinhar pelo caminh* da ***tura depois do estab*lecimento dos </line>
<line> conve*t*s dos jes*ítas, fr*ncisc*n**, ca*melitas * benedi*inos, princip*lmen** *os </line>
<line> padr*s da Companhia de Je*us, que lo*o após sua chega*a abre* c**égios na Bahia </line>
<line> e e* outra* c*pitanias. A inst*ução e o* livros es*avam nos convento*: </line>
<line> Claustrumsinearmaria, qua*e castrumsinearmamentari*, (Mosteiro sem bi*liotec* é </line>
<line> como q*art*l sem arsenal - P*ovér*i* medieva*). </line>
<line> Os Jesuítas adquirir*m *uitos l*vros *ar* auxiliá-los em su*s atividades. Confo*me </line>
<line> Sil*a (2008, p. 2*1), "a*ém de se preocupar com a *ssistên*ia re*i*iosa aos *olono* e co* a </line>
</par>
<par>
<line> catequese dos índios, *s *ad*es se dedi*aram *e modo </line>
<line> *special à educação e ao en*in* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> crianças * j*vens *as cham*da* aul*s de ler, escrever e c*ntar". Para esses re*igiosos, os liv*os </line>
<line> eram fundamen*ais e necessár*o* para alcançar o *ucesso de su*s mi*sões. </line>
<line> O perí*do co**nial foi marcado forteme*te pelo núm*ro de o**ens r*ligiosas. As qu* </line>
</par>
<par>
<line> mais contribu*ram para o desenvolvimento </line>
<line> educa*ional do país fo*am as ordens dos </line>
</par>
<par>
<line> beneditinos, os franciscanos, ** car**litas a Companhia de Je*us. **ram e*as a base da e </line>
</par>
<par>
<line> educação brasileira. Santos (2010, p. 53) descreve que "até me*ad* d* séc*lo XVIII, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> bib*i*tecas dos *onv*ntos foram </line>
<line> centros de cultura e fo*mação intelectual dos jovens </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*e*ina PI, v. 14, n. *, ar*. 3, p. 55-69, mai./jun. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.c**.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Santos, R. L. *. Andr**e </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros". Em t*d*s os seus conventos havia *sco*as em seus anexos. Vários li*ros f*ram </line>
</par>
<par>
<line> env*ados de *ortugal e da Itália, a pedido </line>
<line> dos religiosos, para o aperfeiçoamento de *eus </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos * </line>
<line> para au*il*á-los n* i**tr*ção *os colonos e na catequese dos índi*s, </line>
</par>
<par>
<line> con*equenteme*te, c*me*a*am a formar as primeiras cole*ões *o* co*égio* *es*ítas </line>
</par>
<par>
<line> espalha*os em **guns Es*ados do B*as*l </line>
<line> como: *alvador - que teve uma da* m**s suntuosas </line>
</par>
<par>
<line> bibl*ote*as -, São Paul*, Espírito Santo, Maranhão * Pa*á. </line>
<line> D* acordo com Moraes (2006, *. 9), </line>
<line> Os Jesuí*as sempre e*riqueceram suas livrarias não *omen*e por c*usa *as suas </line>
<line> neces**dades pe*soa*s, mas, principa*mente, pelas res*onsabilidad*s que ti*ham nos </line>
</par>
<par>
<line> s**s </line>
<line> seminár*os e colégios, onde re*ebia* al*n*s par* o a*rendizado desde a* </line>
</par>
<par>
<line> primei**s let*as até o **rso de filosofi*, qu* se e*ui*arav*m a v*rda*eiras </line>
<line> fac*lda*es. </line>
</par>
<par>
<line> O autor acre*cen*a ainda que </line>
<line> as </line>
<line> b*bl*otecas Jesuíti*as tinham *cervos de </line>
<line> nív*l </line>
</par>
<par>
<line> *niversitário, *brangendo os mais </line>
<line> v*riado* conhecimentos. * acervo era composto **r </line>
</par>
<par>
<line> liter*tura, **stória, mat*máti*a, gr*mátic* e obras de c*nho *eli*ioso, cujas obras </line>
<line> era* </line>
</par>
<par>
<line> a*qui*ida* *trav*s d* doa*ões e de com*ra. T*dos os **vros e*am criterio*ament* anal*s**os e </line>
<line> aqueles que, d* **guma *aneira, ag**dissem a fé *ristã eram censura*os. As b*bl*o*ecas er*m </line>
<line> **equentad*s não só po* alunos e pa*res, mas também pelos homens c*ltos d* cidade, de**e </line>
</par>
<par>
<line> que "j*st*ficassem o pedido". E* sua o*ra, Mo*aes (2006) não d*st*ca como </line>
<line> era a licen*a </line>
</par>
<par>
<line> para uso da bibli**eca. </line>
</par>
<par>
<line> As bibliotecas *onventu*is </line>
<line> exi*tiram até * segunda metade *o Séc. XVIII, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **oclamação da R*públ*c* *m 18*9 * i**eja *ico* **parada do Estado * religiosos estrangeir** </line>
</par>
<par>
<line> passaram a repo*oar os </line>
<line> conven*os de suas *rdens (M*RAES, 2006). Po*ém, quando </line>
</par>
<par>
<line> expulsaram a Co*panhia de Jes**, as bibliotecas foram f*chadas e grande parte do s*u ac**vo </line>
<line> dest*uído. No entanto, não f*ram apenas os Jesuítas q*e possuíram boa* bib*ioteca*, as outras </line>
<line> orden* r**igiosas com* os Beneditinos, Carme*itas e Franciscanos mantinham riquíssimos </line>
<line> acer*o* em seus convent*s, denominado* *o* Mo*aes d* "*ibliotecas Conventu*is". *abe-se </line>
</par>
<par>
<line> que até o século XVII * inst*ução ficava *ob a res*o*sabilidade dos religiosos. Co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*cadência des*as *i*liotecas *undaram-se se**nário* *a* dioceses que *ambém possuíam </line>
<line> bons acer*o*. </line>
<line> As B*bliot**as de Seminário geralmente são *est*itas a*s sem*naris**s, *lunos, </line>
</par>
<par>
<line> padres, professores e funcionár*o*. Possuem u* </line>
<line> acerv* c*iterios* q*e faz part* da memória </line>
</par>
<par>
<line> d*s que </line>
<line> pert*nceram ou *ertencem à Instituiç*o, es** **ervo mui*as vezes foi c*nst*tu*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir das biblio*ecas p**ticulares dos religiosos qu* ali residiam. </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 14, n.*, art. 3, p. 5*-*9, *a*./jun. 2017 www4.*sanet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A* B*bliotec** Religiosas e Su* Im*ortânci* para o Desenvolvimento Cult*ral *a Soci*d*de </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Paiva e *o*es (2008, p. 15*), ao longo da hi**ória as *ibliote*** têm sido as </line>
<line> gu*r**ãs d* *onh*cimento, incluin*o n*s seus acerv*s coleções pre*iosas tanto em conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> qu**to em fo*m*. Nes*e s*ntido, Campello e Caldeira </line>
<line> (20*8, p. 114), afirmam que "os </line>
</par>
<par>
<line> acervos das *i*liotecas *ariam segu*do a natureza d* seus objeti**s e da clientela *ue </line>
<line> servem". Os auto*es *cres*entam ainda que "as Biblioteca*, p*incipalmente as mais antigas e </line>
<line> de maio* porte, *ossuem acervo* q** refletem, muit*s v*zes, um* *i*tória pec*liar de c*iação </line>
<line> e des*nvolvi**nto" (*A*PELLO; CALDEI*A, 20*8, p. *14). </line>
<line> No que tange à for**ção do acervo nas b*bliotecas relig*osas Paiva e L*pes (200*, p. </line>
<line> 1*1) descrevem *ue: </line>
<line> As *ibliotecas reli*io*as que carregam tanto caract*rístic*s originadas no passado </line>
</par>
<par>
<line> medieval, quanto </line>
<line> cara*te*ís*icas do mundo atual, possuem funções que for*m </line>
</par>
<par>
<line> ampliada* e modif**adas ao longo dos tempos, ma* qu*, acima de tudo, c*n*erva* </line>
<line> de*de a Idade *édia at* os dias de hoj*, s*u caráter **ligi*so, não some*te pelo </line>
<line> con*e*do dos *ivr*s ou das obras que *ossuem, mas *ela própria *atu*eza de seus </line>
<line> órgãos mantenedores e admini*tra*ivos. </line>
<line> Portanto, com base nas definições dos au*ores cita*o*, a Biblio*e*a do Semi*ário </line>
</par>
<par>
<line> Arquidi*cesano Nos** Senhora *a *ssun*ão é consider*da </line>
<line> especiali*ada, por d*spor de um </line>
</par>
<par>
<line> acervo quase que e*clusivo para a áre* de T*ol*gia. Grande parte do s*u acerv* fo* ad*ui*ido </line>
<line> por meio de doações de fam*l*as *e Padres *alecidos, o que caracte*iza *ma c*i*eriosa fonte *e </line>
<line> i*formaçã* e memór** que prec*s* ser preserv*da e disseminada. </line>
<line> 3 RES**TADO E DISCU*SÕES </line>
<line> 3.1 A bibli*teca d* sem*nário arquidiocesano nos*a *enhor* da a*sunção </line>
<line> A Bibli*tec* do Seminário *rquid**ces*n* **ssa S*nho*a *a Ass*nção [nova </line>
<line> denomin*ção] fo* construída na década de 1930 pelo Côn. Antôni* Tobi*s C*sta, antes era </line>
<line> re*istrad* com o no*e de *ib*ioteca Mons. Hélio Le*sa por *ste ter dado início à formação da </line>
<line> biblio*eca com a doação de seu acervo pe*soal. ** acordo com Leite (1992, p. 47), foi </line>
<line> "Re*ebendo doações de inteligências brilhantes [que] a B*blioteca cres*eu no a*end*ment*". </line>
<line> *tu*lme**e a bibli*teca poss*i um acervo riquíssimo, com cerca de 18 mil livros </line>
</par>
<par>
<line> distribu*dos nas diver**s áre*s existentes </line>
<line> n* biblioteca, </line>
<line> grande </line>
<line> parte adquiri*os atr**és </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> doaçã*, send* 8.515 e**mpla*es só na área de Teol*gia, dividido* em sete subáreas (Teologia, </line>
<line> Bíb***, Oratória, Li**rgia, Espiritualidade, His*ó*ia e Do*umentos), *m s*a maioria único </line>
<line> exempla* no acervo geral. Nesses dados não f*ram conta*iliz**os os livros sem *egistro no </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 55-*9, mai./jun. 2017 www4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Santos, R. L. V. And*ade </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Tombo. Parte des*e acer*o vem *esde a *riação do seminário, des*a*a-se que consta no seu </line>
<line> a*ervo livros datados de 1852. To*os *s livros que *assam p*lo tratamento técni*o s** </line>
<line> registra*os *o Livro de T*mbo. Os *ados do acervo fazem parte *o *nv*ntári* re*lizado pela* </line>
<line> alunas de graduaç** do C*r*o de Biblio*eco*omia, da Univ*rsidade Federal de Al*goa*, </line>
<line> Marineide As*unção *o* Santos e Sarah Rúbia d* Oli*eira Santos, no período de 23/02/*015 a </line>
<line> *3/0*/2015, com* parte do Pro*eto de extensã* de *rga*ização, Tra*am*n*o e Di*seminação </line>
</par>
<par>
<line> do acervo - MEC/SESU </line>
<line> *01*, um p*ojet* d*senvol*ido pela Pro*essora do *urso de </line>
</par>
<par>
<line> B*b*ioteconom** da Universida*e Federal de Alagoa* Nelma Câme*o de **aújo. </line>
</par>
<par>
<line> Faz parte do acervo </line>
<line> d* Bibliot**a: Decreto* d* co*cílio; L*v*os d* Eclesiologia, </line>
</par>
<par>
<line> E*umenismo, Epistemologia, Escatologia, *tic*, Espírito Santo, Espiri***lid*de, Co*mologia, </line>
<line> Concíl*o *at*cano, Comentários, Cerimonial, Catequese, Bíbl*a, *pologética, Liturgia, </line>
<line> Orató*ia, Teologia *ntre *utr*s. Além destes livros que s*o volt*dos p*ra a área *a Teol*gia, </line>
</par>
<par>
<line> encont*amo* </line>
<line> *ambé* livros *e *it*r*tura A*agoa*a, Por*uguesa e estrangeira; L**ica; </line>
</par>
<par>
<line> Hi*t*ria; Filosofi*; Psicolo*ia; Política; *ntropolog*a, Folclore, Cultura Indíge*a, Arte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *úsi*a; Obras d* refer*nc*as como: Di*ionários e Enci*lopédias; Periódicos; *onfe*ências; </line>
<line> *nuários e Diret*rios. Na área de Linguísti*a encon**amos *ram*ticas em portugu**, inglês, </line>
</par>
<par>
<line> alemão, italiano, </line>
<line> francê*, espan*o*, latim, grego, hebraico e n* *íngua tupi. De*taca-se </line>
</par>
<par>
<line> também a coleção </line>
<line> alagoana, livros qu* tratam da </line>
<line> h**tória das Alag*as, **as Igrejas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Muni*ípios, em sua ma*o*ia *oa**s p*los p*ópr*os a*tores. </line>
<line> A*sim, p**cebe-se qu* o *ce*vo da bibliote*a n*o é r*strito a uma á*ea. Várias áreas </line>
</par>
<par>
<line> do conhec*mento são co*templ*das </line>
<line> com bons </line>
<line> *x*mplare*, mesmo sendo em sua *a*oria </line>
</par>
<par>
<line> único. É por essa *a*ão que a *ibliotec* do Seminá*io é d* *ran*e i*por*â**ia não só para a </line>
</par>
<par>
<line> Ins*ituição à qual est* vinculada, ma* para to*os os alago**os </line>
<line> que se interessam pela </line>
</par>
<par>
<line> t*máti*a. </line>
</par>
<par>
<line> No q*e se re*ere à *strutura física, a b*b*ioteca já ocu**u o andar su*er*or do </line>
<line> Seminár*o e h*j* ocu** a part* térrea, sendo esta dividida em qu*tro setores. N* prime*r* </line>
<line> s*tor, ficam as nov*s aq**si*ões, onde os livros são analisado* pelos seminaris*as e pelo </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Prefei** de Est*do , para veri*ic*r se atendem ao *erfi* da bibl*oteca. Os que estã* de*tro do </row>
<row> 1 </row>
<row> perfil *erma**cem *esse set*r aguarda*do o T**tam*nto Técnico e os *emais são doad** em </row>
<row> sua maio*ia às irmãs de caridade. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 1A </row>
</column>
<column>
<row> resp*nsabi*id*de de *m Prefeito *e Es*udos é "organ*zar os profe*sores, disciplina*, horário* de aul*, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pr**ramas e a bibliot*ca, **is ou *enos, como um re**or na faculda*e" (informação verbal). D*finiç*o </line>
<line> fornec*da pelo Pe. Jo*é Elielto* da Silva, P*efeito de Es*udo d* Se*inár*o, em Mac*ió, e* *ulh* d* 20*6. </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 14, n.3, art. 3, *. 55-69, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As B*bliotecas Religiosas e Sua Im*ort***ia para o Dese*volvimento Cultural da Sociedade </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> No segundo setor fica o *rquivo, cont*ndo </line>
<line> o* Trab*l*os *e Conclusão de *urso </line>
</par>
<par>
<line> (TCC) do* aluno* *a Inst*tuiçã* e 1.10* livros (dados do inventári*) de di*ersas ár**s do </line>
<line> conhecimento, que *ão co*siderados *ar*s, estes livros foram s*parados pelo *ref*ito d* </line>
<line> Estudo. </line>
<line> Entre os li*r*s que foram guardados *o arq*ivo estão al*uns que perte**eram ao </line>
<line> Mons. Hélio Lessa, o i**cia*or do acerv* da b*bliotec*. Os livros n*o são de sua aut*r*a, </line>
<line> porém *st*o autografado* pel* Mo*s., * qu* se conside*a ter pert*nc*do a *le. Nes*e m*s*o </line>
<line> setor contém um fichário, com as fich*s c**alo*r*ficas de boa part* dos livro* com eti*uetas e </line>
</par>
<par>
<line> dois computadores que irão posterio*mente servir </line>
<line> para c*nsultar o acervo, p*is eles ain*a </line>
</par>
<par>
<line> *stã* s*ndo inseridos n* *ist*ma *elo* alunos da Uni*ers*dade Fe**ral de A**g*as através do </line>
<line> Projeto de extensão. </line>
<line> O acervo geral está **sposto no t*rcei*o e quar*o setor (Fotos 1 * 2). É no quar*o s*tor </line>
<line> **de ficam *s obras d* *eferências e os periódicos, q*e posteriormente *rão ocupar o primeir* </line>
<line> set*r *a biblio*eca, destacando ainda mais est** f*ntes d* info**ação. Para *rodu*ir um </line>
<line> aspecto de ***ig*idade à *ib*iotec*, relacionando * acer** com os mó*eis, as estante* são ** </line>
<line> mad*i*a e o*upam toda a extensão das paredes. </line>
<line> F*to 1 - *er*ei*o setor ** b**l*oteca </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sant*s, (2016). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*** P*, v. *4, n. 3, art. *, p. 55-69, m*i./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Santos, R. L. V. Andrade </line>
<line> 64 </line>
<line> Foto 2- Quar*o setor da bibliotec* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Santos (20*6). </line>
<line> * bi*lioteca poss*i um local para o Tr*tamento Téc*ico, na *arte supe**or do </line>
<line> Seminári*. T*dos o* liv*os serão en**m*nhados para *sse setor e *ó de*o*s d* passarem **r </line>
<line> todos *s proces*os *e Tratamento (*igieniz*ção, *ata*ogação, c*assificação e registro), </line>
<line> d*scerão dir*tamente para *s e*tantes. *egundo Romani * Borsz*z (2006, *. 35), </line>
</par>
<par>
<line> * tr*tamen*o técnic* *a coleçã* tem por fina*idade a </line>
<line> descrição físic* de *ateriai* </line>
</par>
<par>
<line> visan*o sua r*cup*ração atr*vés *e fichas, li*tag*ns ou *r*ces*o **-li*e. Env*l** as </line>
<line> t*refas de r**is*ro, classificação, ca*a*ogação, i**exaçã*, prepa** físico para </line>
<line> circula*ão, armazen*mento, expo*ição, conservaç*o, pr**ervação e atualização das </line>
<line> bases de d*do*. </line>
</par>
<par>
<line> *urante o períod* de </line>
<line> des*nvolvim*nto do Proje*o de Extensão, houve vária* </line>
</par>
<par>
<line> *u*anças na o*ganização da *iblioteca. A pr*meira *oi a retirada das est*ntes de *e*ro, d*ndo </line>
</par>
<par>
<line> lugar às prateleira* de m*deir*, ocupand* toda *xte*são d* parede, tornando, *ssim, a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> espaço *ais i*uminado e </line>
<line> are*a*o. Du*s mesas foram *ol*cadas </line>
<line> para os us*ários **a**zarem </line>
</par>
<par>
<line> suas pesquis*s com mais comodid*de. </line>
<line> Vi*ando * uma melhor funcionali*ade, f*ram estabelecidas reg*as para emprésti*o* </line>
<line> pelo Padre *osé *leilt*n da *ilva, Pre*eito de Es*udos e responsáve* pela biblioteca. Defini*- </line>
<line> se qu* cada seminarist* e aluno dos cursos po*erão fazer e*p*éstimo *e 7 (se*e) livros, *alvo </line>
<line> o* livros raros * obras d* referên*ia cuja consulta d*ve se* reali*ada no próprio lo*al. O atraso </line>
<line> na d**olução dos livros *carretará uma multa de *$ 2,00 (d*is r*ais) por dia de atraso, e não </line>
<line> poderá levar outros livros. Os empréstim*s são an*tados em *m *ivro, pois a biblioteca a*nd* </line>
<line> não est* inform*tizad*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te**sina, v. 14, n.3, ar*. 3, p. 55-69, ma*./j*n. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Bibliotecas **li*io*as e Sua Import**cia para o Dese*volvim*nto *ultura* da Sociedade </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> A bibliot*ca t*m um h*r*rio d* f*nc*onamento difer*nciado, ela só funciona no </line>
<line> **rá*io vesper*ino, às *egu*das, quartas e s*xtas-f*iras, da* 14h *s 17h, * no horário n*tu*no, </line>
<line> de segu*da * quinta-f*ira, das 1*h30 às *1h. </line>
<line> A*ualmente a B*bli*teca *i*a à disposição da equipe de form*ção, dos </line>
<line> alunos/semina*ist*s dos cursos mi*istrados na Instituição, p*dr*s, docentes, funcionár*os, </line>
<line> historiadores e *lunos da UFAL que, m*s*o com o encerr*me*to do projeto *e e*tensão, </line>
<line> conti*u*m c*mo v*l**tá*ios par* a reo*ganização da biblioteca. A par*ir *e 2014 a bi*li*teca </line>
<line> passou a ser um ***p* *e est*g*o para o* al*nos do *urso *e Biblioteco**mi* da **AL, *o </line>
<line> qual os disc*ntes *êm * oport*nidade de desenvolv*r e pratic*r toda a parte t*órica ministrada </line>
<line> *o curso (t*ata*ent* técnico e registro do acervo). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme *nformações disponibilizadas n* site *a *rquidioces* de Mace*ó, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Sem*nári* </line>
<line> Arquidioc**ano </line>
<line> dispõe de uma equi*e de formação c*mposta p*r: Um Diretor </line>
</par>
<par>
<line> Espiri*ual da Filosofia e um </line>
<line> da Teolo*ia, um Pre*e*t* </line>
<line> de Estudo, r*spo*sáve* pela formaç*o </line>
</par>
<par>
<line> acadêmi*a *untamente com o co*po Docente, um *eitor *ue é responsáve* pela D*re*ã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> C*ord**a**o da Unidade e um *ice-Reitor, que o *uxilia. </line>
</par>
<par>
<line> *eguindo *s **adições, a Biblioteca do S*minário Arquidiocesan* Nossa *en*ora da </line>
<line> Assunção é administrada por um Padre, o Prefeito de E*t*do. Destac*-se q*e é i*porta*t* qu* </line>
<line> toda bi*lioteca tenha sua polít*ca d* gest**, para melho* admi*ist*ar s*us recursos hu*anos e </line>
<line> financeiros, *r*balhando todos em conjunto, *om a finalid*de de alc*n**r os me*mos </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivos: </line>
<line> a eficácia *a bib**oteca e a ***isfação dos *suá*ios. "Quanto m*nor for um </line>
</par>
<par>
<line> organism*, quanto mais limitados fo*em seus recursos, me*h*r ele deve ser organizado". </line>
<line> (*UINCHAT; MENOU, 1*94, p. 4*4). </line>
<line> So*re esse *ntendimento os *utores afirmam ainda que: </line>
<line> A **g*n*z*ção de uma un*dade ** *nfor*ação não *eve ser *ma con*truç*o abs*r*ta, </line>
<line> d*riv*da de uma lógica estritamente admi**strativa, nem um trabalho **finitivo. Ela </line>
</par>
<par>
<line> deve ser um meio </line>
<line> para facilitar ao máximo a </line>
<line> rea*i*açã* dos objetivos da unidade. </line>
</par>
<par>
<line> Não s* trata de mod*fica* uma or*an**ação </line>
<line> to*o o tempo, *as d*vem-*e fazer </line>
</par>
<par>
<line> ada*ta*ões sempre que **cessário (GUINC*AT; MENOU, 1994, p. 447). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, *antos (201*) realizou o seu trabalh* de co*c***ão de curso com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> us*ários da </line>
<line> *ibliote*a. Seu obje*iv* princip*l foi *nvestigar se </line>
<line> o </line>
<line> a*ervo atendia às </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ades </line>
<line> d*s usuár*os *a b*bliot*ca do *eminá*io Arquidiocesa*o Nossa Sen*o*a da </line>
</par>
<par>
<line> Assunção. Pelos **dos apresentados na pesquisa, a bibli**eca *tende às ne*es**dades de seus </line>
<line> *suário*. *orém precisa ser organiza*a ** uma manei*a geral, de*de o tratam*n*o do seu </line>
</par>
<par>
<line> acervo à disposição dos livros *as estantes. Deve-se atent*r par* atualiz***o a </line>
<line> do* livros, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 55-69, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. Santos, R. L. V. A*drade </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> **incipalmente nas ár*as que trat*m d* assuntos direcionados aos cursos min*s**ados na </line>
<line> I*stitui*ã* * dis*or de um pro*issi*nal Bibliotecário permanen*e para ma*te* *od* essa </line>
<line> o*ganização. </line>
<line> Portanto, a Biblio*eca do Semi**ri* Arquidi*cesano Nossa S*nhora *a A*sunção </line>
</par>
<par>
<line> ai*d* tem muito *r*b*lho a ser de*envolvido. Precisa tor**r-se *isponível a toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comun*da*e, sobretud*, *o* sua **s*ória *a fo*mação *o* alagoanos e pelo acerv* riquíssim* </line>
</par>
<par>
<line> que *o*sui. Uma bi*liot*ca deve ser </line>
<line> u* organism* vivo e deve e*ta* acessível para aqueles </line>
</par>
<par>
<line> que *ais nece**itam de inform*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> Ao long* *a história, o hom*m sempre buscou meios para registr*r acontec*mento* *o </line>
<line> seu cot*diano, s*as de*c**ertas e conhecim*ntos, *om i*so f*ram criados *i*e*entes suportes </line>
<line> par* regis**a* suas informações, e para preservar esses registros *urgiram en*ão a* bibliotecas. </line>
</par>
<par>
<line> Ma*, d* aco**o c*m *emos (2*08), para haver </line>
<line> uma bibliote*a é necessário </line>
<line> que exista uma </line>
</par>
<par>
<line> in*enção *olítica e *o**a*, </line>
<line> be* c*m* usuários e </line>
<line> espaço físic*. *ma b*bliot*ca deve o*erecer </line>
</par>
<par>
<line> pro*utos e s*rviço* que acrescent*m valores a seus usuários, *ferecen*o acer*o atualizado e </line>
<line> um a*biente estru*uralm*n*e conf*rtá*** com igualdade *e acesso. </line>
</par>
<par>
<line> As b*bliotecas *a Antiguidade eram v*stas ape*as </line>
<line> como l*cal de guarda onde *e </line>
</par>
<par>
<line> costumava acumular tu*o qu* era registra*o na é*oca e era o </line>
<line> *in*ni*o d* status a </line>
<line> quem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possuísse. Na *dade Mé*ia, com o mon*pólio da *greja, foram *urgindo as b*bliotecas </line>
</par>
<par>
<line> religiosas *ue a princípio m*ntiv*ram um cará*er conservad*r, faci*itan*o acesso ap**as o </line>
<line> pa*a religios*s e pesso*s l**radas e *e posses. </line>
<line> *o Brasil, a* Ordens Religio**s deram início à form**ão das primeiras bibliotecas </line>
<line> br*sile*ras nos *osteiro* e conve*to*. *sses r*ligiosos for*m *s r*sp**sáveis pela vinda de </line>
</par>
<par>
<line> v*ri*s livros *ue os aux*liaram </line>
<line> na *nstrução *os colonos, na alfabetização de crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ovens, na **tequese dos índio* e t*mbém no seu *róprio a*erfeiç*amen*o. Os religiosos </line>
</par>
<par>
<line> *alo**zava* mui*os </line>
<line> *s liv**s e não mediam esforço* *ara obtê-los, com isso fo*am os </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipai* *espo*sáveis **r in*ciar a educação dos brasil**ros. </line>
<line> A biblioteca *o Se*iná*io A*quidiocesano Nossa Senhora da Assu*ção mantém **a </line>
<line> caracterí*tica d* *ib*io***a da antigu*dad* apenas pela dispos*ç*o de suas estantes. Fo* *ria*a </line>
</par>
<par>
<line> na d**ada de </line>
<line> *930 e ve* d*ndo suporte aos cursos mini**rad*s na Instituição, cursos estes </line>
</par>
<par>
<line> inic**do* de*de 190* e que *ã* es**nciais pa*a a *orm*ção Sa*er*otal. </line>
<line> Rev. F*A, *eresi*a, v. 14, *.3, art. 3, p. 55-69, ma*./*un. 2017 ww*4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Biblioteca* Religi*sas e Sua Impor*ân*ia p*ra o Desenvolvimento C*ltural da So**edade </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> A bibl***eca </line>
<line> está passando p*r uma fas* de reestrutur**ão, </line>
<line> por ess* m*t*v* os </line>
</par>
<par>
<line> alun*s/*eminar*s*as não * util*zam com muita freq*ênc**, princ*palmente pel* fato de muitos </line>
<line> livros ainda nã* estarem nas estantes e a*nd* não terem recebido o *evido tr**amen** técnico </line>
<line> para *erem disp*nib*lizado* a seus usuári*s. </line>
<line> Ao* pouc** a *ibliote*a ve* se tr*nsformando, pr*ncipalmente na organização *e </line>
</par>
<par>
<line> se* acer*o, busca*do sempre facil*tar a busc* da inf*rmação pel* </line>
<line> usuário. Os **uá*i*s </line>
</par>
<par>
<line> pre*isam ser a*r*ído* para * bibliot*c* e isso *ó se*á possível quando ela d*ixar de s*r apenas </line>
<line> um local de *uarda de l*v*os e passar a ser d* *ato *ma b*blioteca. É *omo *e cada *ivro ali </line>
<line> tivesse *ma história, independente do co*hecimento que nel* está registrado. </line>
<line> A biblioteca do Seminário vem se *odif*cando a* longo dos tem*os, *esmo </line>
<line> mantendo seu c*ráter *onservador, pois o loca* *o qua* ela está vincul*da tem essa </line>
<line> car*c*erísti*a, aos poucos, as mud*nça* exigidas pelas no*as soci*dades vão surgindo, </line>
</par>
<par>
<line> introduzindo n*vas tecnolog***, assim ela *usc* meios que fa*ilitem e atendam </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> n*c**sidade* infor**cionais *e seus usu*rios. </line>
</par>
<par>
<line> **rce*e-se que to*a b**lioteca religiosa bu*ca ma*ter suas tradições e s*o </line>
</par>
<par>
<line> conser*adoras, *rin*ipalmente pelo fato ** es*arem vinculadas a Instituições religiosas. </line>
<line> Elas </line>
</par>
<par>
<line> sempre serão co*sideradas </line>
<line> de s*ma importância </line>
<line> para os *eus formad*res, preservand* um </line>
</par>
<par>
<line> c*nh*cimento e um* memória daqueles que fazem </line>
<line> ou fizeram parte de *ua Instituição </line>
</par>
<par>
<line> mantenedora. </line>
</par>
<par>
<line> Concl**-se que as bibli**eca* *el*giosas *rasileiras, desd* o i*ício ** su* fundação, </line>
</par>
<par>
<line> f*ram dete**inan*es p*r* </line>
<line> o *ese*vo*vimen*o c*l*ural d* sociedade, resultado de muito </line>
</par>
<par>
<line> esf*rço e determ*nação d*queles reli*iosos que </line>
<line> *uscavam através dos livros m*da* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> realidade. *ivr*s es*e* qu* *erviram *e s*porte par* a funda*ão das pr*meiras escol*s </line>
<line> existe*tes no pa*s. *tualmente, os *bjetivos são os *esmos, **rém elas ab*em suas *ortas </line>
<line> para que todos tenha* a*e*so a tod* o conheci*ento registrado e p**se*vado p*r g*r*ções. </line>
<line> REFERÊNCIA* </line>
</par>
<par>
<line> AR*UIDIO**SE </line>
<line> DE </line>
<line> *AC*IÓ. </line>
<line> Hist*rico </line>
<line> do </line>
<line> Semi*ári*. </line>
<line> *isponível </line>
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<line> em:<http://*ww.arquidioc*sede*ace**.org.br/arqui*iocese/s*m*na*io-histo*ic*>. A*esso em: </line>
<line> *7 dez. 201*. </line>
</par>
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<line> BRASIL. </line>
<line> *UND*ÇÃO </line>
<line> BIB*IOTECA </line>
<line> NACIONAL. </line>
<line> Histórico. </line>
<line> Dispo*íve* </line>
</par>
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<line> em:<https://ww*.bn.br/*ob*e-*n/histo*i*o>. A*esso *m: 11 se*. 2016. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 3, p. 55-69, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.b*/revista </line>
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<line> *. A. Santos, R. L. V. *ndrade </line>
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<line> Paulo: **ila, 1998. </line>
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<line> em perspectiva </line>
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<line> histó*ic*: * cami*ho do desenvolvimento du*áve*. *erspectivas em Ci*ncia da Informaç*o, </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, *.3, art. 3, p. 5*-69, *ai./ju*. 2*17 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
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<line> As Bibliotec*s Rel*giosas e Sua Importâ*cia para o Dese*volvimento *ultura* da Sociedade </line>
<line> 69 </line>
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<column>
<row> C*mo Refe*enci*r este Ar*ig*, conf*rme ABNT: </row>
<row> SANT**, *. A; ANDRADE, R. L. *. As Bib*ioteca* Religiosa* e Sua Importância pa*a o </row>
<row> De*envo**imento Cu*tura* da Sociedade. Rev. FSA, Ter*sin*, v.14, n.3, art. *, p. *5-69, ma*./jun. </row>
<row> *0*7. </row>
</column>
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<line> C*ntrib*ição dos Autores </line>
<line> *. A. *antos </line>
<line> R. L. V. Andrade </line>
</par>
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<line> *) conce*ção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) a*áli*e e interp*etaçã* dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do ra*cunho ou n* revisão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção na ap*ov*ção da versão *inal do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 3, p. 55-69, mai./ju*. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)