<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 3, *. 55-69, mai./jun. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.3.3
</line>
</par><par>
<line>
As Bibliotecas Religiosas e Su* Import*ncia para o Desenvolvimento Cul*u*al da Soci*da*e
</line>
<line>
Reli**ous Libraries **d Its Import*nce for the C*ltur*l *evelopme*t of Society
</line>
</par><par>
<line>
M**inei*e Assunçã* dos *antos
</line>
<line>
*r*duação *m Biblioteconomia p*la *niversidade Fe***al de Alag*as
</line>
<line>
Agente de End*mias na Se*retaria Mun*cipal de Saúde de *ac*ió
</line>
<line>
E-mail: marine*deass201*@gm*il.com
</line>
<line>
Ro**ria de L*ur*es de Vascon*e**s Andrad*
</line>
<line>
Doutorado em Ciê*c*a da Infor*ação pela Un*versidade Federa* da P*raíba
</line>
<line>
Mestra *m Ci*nc*a da I*formação *el* U*iversida*e Fe*eral da Paraíb*
</line>
<line>
Professora da Universidade Fe*eral de Alagoas
</line>
<line>
*-m*i*: r*be*iabi*lio@**ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *a*inei*e Assunção *os Santo*
</line>
<line>
*d*tor Científico: Tonny Ke*ley de *l*ncar Rodr**u*s
</line>
</par><par>
<line>
Un*versida*e Federal d* *lagoas - A*. Louriv*l Melo
</line>
</par><par>
<line>
Mot*, s/n, Ta*uleiro do* Martins, *EP:570*2-900,
</line>
<line>
Arti** recebido *m 15/03/2017. Últ*ma v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Maceió - AL
</line>
<line>
recebid* e* 04/04/20*7. Aprov**o em 05/*4/2017.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. A. Santos, R. L. V. *ndr*de
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
bibliote*as sempre desenvolveram o
</line>
<line>
pa*el *e g*ardiãs
</line>
<line>
do conhecimento. Ao lo*go dos
</line>
</par><par>
<line>
*écu*os o seu cenário foi sofren*o alteraçõ*s em *uas obras, *o seu processamento técnico e
</line>
</par><par>
<line>
*e gerenci**ento e, sobretudo, com os seus us*á**os
</line>
<line>
*ue passa**m a t*r a*
</line>
<line>
n**essidade*
</line>
</par><par>
<line>
infor*acionai* alteradas a *a*tir
</line>
<line>
das *udanças
</line>
<line>
ocorridas
</line>
<line>
na
</line>
<line>
soc*e*a*e. Nesse sent*do,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de*t* *a*e* *efletir sobr* a importância das *ib*iote*as relig*osas, esta*elecen*o uma
</line>
<line>
ligação com a Biblioteca do Semin**io Arquidioces*no Nossa Senhora da Assun*ã*. A
</line>
</par><par>
<line>
metodo*ogia da pe*q*i*a é
</line>
<line>
de natureza bibliográfica * observa*ã* participante. A bibl*oteca
</line>
</par><par>
<line>
d* S*minário Arquidiocesano *oss* Senhora da *ss*nção possu* quatro set*res, foi *u*da**
</line>
</par><par>
<line>
em 1*3* e * *artir
</line>
<line>
d* pro*e**s de*env*l*idos *m
</line>
<line>
par*eria com a U*i**rsidad* Feder*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ala**a* vem organi*ando o seu acervo. Portant*, conclui-se que, mesmo
</line>
<line>
diante das
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidades de tratamento inf*rmacional e pessoal, a biblioteca *o Semi*ário é um ambiente
</line>
</par><par>
<line>
que *cumula ri*uís*imo ac*r*o, de d*versas áreas do conhec**ent* e busca pre*ervar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento registrado através das geraçõ**.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Bi*liotecas religiosa*. Bibli*teca do Seminário *rquidiocesano Nossa
</line>
<line>
Senhora *a Assun*ão.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
Libraries alwa*s devel*ped the rol* of guardia*s of k*owle*ge. Ove* the centuries its scen*ry
</line>
</par><par>
<line>
has undergone ch*ng*s in
</line>
<line>
his works, *n its technical proc*ssing
</line>
<line>
and ma*agement,
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
es*ecially to its *sers who now
</line>
<line>
have th* *nformation n*eds changed f*om the changes in
</line>
</par><par>
<line>
soci*t*. In thi* s*nse, it is the purpose o* this pape* to reflect on the i*por*a**e of religious
</line>
</par><par>
<line>
l*brari*s, establi*hing a
</line>
<line>
c*nnection with the Libr*ry *f *he A*chdioces*n Seminary of Our
</line>
</par><par>
<line>
*ad*
</line>
<line>
of th* Assumption. *he *etho*ology of *he *esearch is of bi**iograph** nature
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
par*i*ipant obse*vat*on. **e library of the A*c*diocesan Seminary Our La*y of the
</line>
<line>
Assu*ption has fou* sectors, *as founded *n 1*30 a*d from *rojects deve*oped i* partnership
</line>
</par><par>
<line>
with t*e Fed*ra* Uni*ersity of Al*goas
</line>
<line>
ha* been *r*anizing its *o*le*t*on. Th*refore, is *t
</line>
</par><par>
<line>
conclud*d that, e*en in
</line>
<line>
the f*ce
</line>
<line>
of the needs of infor*ational an* persona* treatment, the
</line>
</par><par>
<line>
Seminar*'* library is a* environ*ent that accumulates a very rich col*ection of s*veral **ea*
</line>
<line>
of knowledge a*d seeks ** *reser*e knowle*ge recorded throu*h the *e*eratio*s.
</line>
<line>
*ey *ord*: Reli*i*us libraries. Seminar Library Ou* Lady of the Ass**ption.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n.3, a*t. 3, p. *5-69, ma*./*u*. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Bibl*ot*cas Religiosas e Sua Impor*ânc*a para o *esenvolvim*nto Cultur** da Soci*dade
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As primeiras bibliotecas s*rgira* *ntes mesmo d* exist*n*** d*s
</line>
<line>
*ivro*. S*us
</line>
</par><par>
<line>
pri*eiros acerv*s er*m c**stituídos *e placas de argila. O desenvolvi*en*o d* Tecnologias
</line>
</par><par>
<line>
de Informação
</line>
<line>
e *omunicação *ossibilitou a criaçã* d* no*os s*portes inf*rm*cio*a**,
</line>
</par><par>
<line>
provocando, co*s*quentemente, o aumen*o do número de regist*os. *s *udança* no c*nário
</line>
</par><par>
<line>
do l**ro, *a *iblioteca * d* usuário possibil*tar** *** elas pa*sassem a ser classific*das
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com usuário para o qual el* *stá o
</line>
<line>
direc**n*da
</line>
<line>
ou co*forme a e*pe*ial*z**ão de s*u
</line>
</par><par>
<line>
*cervo.
</line>
</par><par>
<line>
N**se sentido, *iversas são as tipolo*ias de bibl**te*a: *aci*nal, pública,
</line>
<line>
unive*sitária, e*cola*, especializ**a, entre outr*s. Perpassan*o pelo hist*ric* da* b*bl*otecas,
</line>
<line>
conform* *s *uas tipologia*, d**taca-se, *nici*lme*te, a Bib*iote** N*cional (BN),
</line>
<line>
d**omina** anteriormente por "B*bliote*a I*perial e P*blica" e "Real Bib*ioteca", tev* sua
</line>
</par><par>
<line>
origem c*m *in*a da *amília R*al Po*tuguesa para * *r**il, send* inaugurada em 181*. a
</line>
<line>
Ness* mes*o período t*mbém e*a *un**da a p*imeira biblioteca pú*lic* do Brasil, no Es*a*o
</line>
<line>
da *ahia. **raes (2006, p. *7) escl**ece q** "A Biblio*e*a P*b*ica da Bahia é a prime*ra que
</line>
<line>
com esse ca**t*r se f*nd*u no *ra*il, pois as do* co*ve*tos nã* era* **blicas e * Bibliotec*
</line>
</par><par>
<line>
Rea* do Rio de Janeiro já existia em Lisboa e tinha si*o som*nte transferida
</line>
<line>
de sede". As
</line>
</par><par>
<line>
Bi*liotecas Universitá*ias, desde a sua
</line>
<line>
origem, *êm por
</line>
<line>
ob*etivo auxiliar
</line>
<line>
na *or**ção
</line>
</par><par>
<line>
pro*i*siona* e na pro*ução do c*nh*c*m*nto c*entífic*. No B*a*il co*eçaram a ser cria*as nos
</line>
</par><par>
<line>
colégio*
</line>
<line>
dos J**uíta*,
</line>
<line>
*e *cor**
</line>
<line>
com Rei* (2*08, p. 49),
</line>
<line>
"E*sas bibliotecas *on*ent*ai*
</line>
</par><par>
<line>
tran*fo*mam-se em verdadeiros
</line>
<line>
centros cu*tur**s". *unes e Carvalho
</line>
<line>
(*0*6, p. 175)
</line>
</par><par>
<line>
esc**recem que, "durant* a Idade Médi*, a Igreja é a inst**uição q*e p*s*ui o m*nopóli* so*r*
</line>
<line>
a educa*ão, definindo assi*, método*, *rática*, *onte*dos e os esp*ç*s para en*ino". A
</line>
</par><par>
<line>
bibli*teca
</line>
<line>
esco*ar * diferenc*ada da un*vers*t*r*a apenas
</line>
<line>
*elo objeti*o que * auxiliar
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
processo ensino a*rendizagem, * nã* e
</line>
<line>
no *uxí*io à forma*ão aca*êmic* no apoio e
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas, mas ambas es*ã* diretamente *igadas a uma inst*tuiçã* *e ens*no. Teve sua orig*m
</line>
<line>
no* colég**s religiosos espa*had*s nas di**rsas locali*ades.
</line>
<line>
Já as b*bliotecas esp*c*alizadas su*gir*m **ós a Revo*ução Francesa, no s*culo
</line>
</par><par>
<line>
XVIII, *evid* ao *ume*to das produç*es c**ntí*icas e de regist*os. Foi i*trod*zida c*m
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo
</line>
<line>
da especialização
</line>
<line>
do acervo em uma *etermina*a área do *onhe*imento. Es*a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ipo*ogia de bi*liotec* co*tuma **tar *inculada a u*a ins*it**ção pú*l*ca ou priv*da.
</line>
<line>
*ssim, é notória ao longo da história a importân**a *os colégi*s *elig*osos no ensino
</line>
<line>
e na c*nstrução de b*blio*e*as. A* *i*liotecas relig**sa* se destac**a* po* m*ito temp* com*
</line>
<line>
R*v. FS*, Tere*ina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 55-69, mai./jun. 2017 www*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *antos, R. L. V. And*ade
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
um l*gar de gu*rda e pr**ervação da memó*ia, c*nsequente*ente apresentam *m acervo com
</line>
<line>
*ma riq**za cultural imensurável.
</line>
<line>
Portanto, este artigo apresen** as bi*lio*eca* religiosas e a sua importânc*a para *
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento da sociedade ao lo*go d*s s*cul*s. De*taca-se B*blioteca do Semi**rio a
</line>
<line>
***uidioc*sano Nossa Se**or* da Assunção, *undada em 19*0. Sendo o Seminá*io a primeira
</line>
<line>
in*tituição a *inis*rar um curso su*erior no E*tad* de Alagoas, d*monstra, as*im, a sua
</line>
</par><par>
<line>
importâ*cia para * for*ação
</line>
<line>
educacional
</line>
<line>
do* alagoa*os. * *et*dologi*
</line>
<line>
em*regada consi*te
</line>
</par><par>
<line>
n* revisão
</line>
<line>
de literat**a na área de Bibliote*on*mia e observação partic*pante. *om isso,
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*rar-se-á reconh*ce* o relevante papel que as bibliot*cas re*igi*s*s des**volve* a* lo*go
</line>
<line>
dos sécul**.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 *IBLIOTECAS RELIGIOS*S
</line>
</par><par>
<line>
*omo já mencionado, as b**l*o*ecas surg**am des*e que o
</line>
<line>
homem co*eç*u
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regis*rar seu con*ecim*nto. De acordo com historiadores da área, a biblioteca si*ni*ica l*cal
</line>
<line>
de*t*nado à gu*rd* de registros, inde*endent**ente de seu supor*e.
</line>
<line>
*a Anti*uidade, as bib*iotecas de*empen*avam mui*o bem o papel de gua*diã*.
</line>
</par><par>
<line>
M*rt*ns (1998, p. 72) d*s*reve
</line>
<line>
que *esse período,
</line>
<line>
as bibli*tecas eram fiéis ao sign*fi*ado
</line>
</par><par>
<line>
*ti*ológico da *alavra, ou *eja, "u* depósito de livros",
</line>
<line>
el*s
</line>
<line>
er*m utilizadas mais p*ra
</line>
</par><par>
<line>
"*sconder o* li*ros" e não para "fazê-los circ*lar ou *erpetuá-los". Pode-se dizer que
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
épo*a essa referên*i* a "d*pósito", tinha um s*nt*do de que a* bi*liotecas acum*lava*
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
**gistros sem nenhum tipo de o*ganização, o obj*tivo era apenas a guarda e não
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*ss*minação *a informação do conhecimento. Te* uma bib*iot*ca era s**al e
</line>
<line>
*e status *
</line>
</par><par>
<line>
p*der, por*an*o er* um patrimô*io apen*s *ar* Rei* e Imperadores.
</line>
</par><par>
<line>
Na *dade Média, as bi*liotecas mantêm o caráter *o*ser*ador da *nti*uida*e, sendo
</line>
<line>
e*se o perí*d* em que começam a surgir as primei*as *i*lio*ecas ligadas à I*reja ou às ord*ns
</line>
<line>
*e*ig*osa*. Mar**ns (*998, p. 82) re*sal*a que havia três esp*cies de bibliotecas: "as b**liotecas
</line>
<line>
*onacais (inclu*ndo ***re elas, a *ib*ioteca Vaticana), as *ibliot*cas das Uni*ers*dad*s [q*e a
</line>
<line>
prin*ípio *ram ligadas às ord*ns religiosas] e as bi*liotec*s part*culares". Na Idade Médi*, a
</line>
<line>
Igreja exercia grande pode* sobre a vi*a social e cultura* da população. *ila*esi *esc*eve que
</line>
</par><par>
<line>
só t**ham
</line>
<line>
acesso aos *ivros apenas os religio*os ou as pes**as
</line>
<line>
a*torizad*s por eles, o *ut*r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 14, n.3, art. 3, p. 55-69, ma*./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Bib**otecas Religios*s e S** Importância para o Desenvolvimento *ultural da Socieda*e
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
destaca *inda que "le* e escrever er*m *abilidad*s qua**
</line>
<line>
exclu*i*as dos *eligiosos e não se
</line>
</par><par>
<line>
desti*a*a* * **igos" (*ILANESI, 2002, p. 23).
</line>
</par><par>
<line>
Mo*igi e So*to (*005, p. 190) apontam qu* na Id*d* Média a sociedade era div*di*a
</line>
</par><par>
<line>
em três *ru**s so*iais: "o clero, que retinha * mono*ó*io do conhecimento, a n*breza *
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mi*itares que s*f*ia* *reco*cei*o quanto ao gosto
</line>
<line>
pela leitura,
</line>
<line>
e plebe q*e não *inha a
</line>
</par><par>
<line>
intere*se por *sta". Ainda segu**o o* autores, as bib*iotecas eram ad*inistradas pelo clero e o
</line>
<line>
ac*sso a **as era restrito.
</line>
</par><par>
<line>
A Idade Média *i*ou m*rcada *ela destruição de obras, *rincipal*ente aquelas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
os **ligiosos a*reditavam serem profanas, porém muit*s foram
</line>
<line>
copiadas pelos mon*es
</line>
</par><par>
<line>
copistas. Martins (199*, p. 84) afirma que "nada con*ecerí*mos, ou quase n*d*, d* **ter*tur*
</line>
<line>
antiga s*m as cópias tiradas pelos monges da Idade Média de *ri*inais hoje perdidos". As
</line>
<line>
*fi*inas de copistas ou Scriptor**m eram c****s *os gra*d*s mo*teiros medie**is, eles
</line>
<line>
sa*varam a*ravés d*s c*pias muitos ma*uscritos cristãos.
</line>
<line>
No Br*sil as *ri*eiras bibliotec*s foram i*i*iadas *elos Padres da C*mpanhia de
</line>
<line>
Jesus, nos Conventos e Most*iros. *ssas *iblio*eca* eram denomi*adas na é*oc* de livrarias
</line>
<line>
e não im*ortava o tamanho do acerv*. Par* *sses religi*sos, *er bo*s l*v*o* em s*u* colégios
</line>
<line>
sig*ificava um cr**ério i*por**nte para o pr*stígio de*ses mesmos colé*ios e ta*bém pa*a a
</line>
<line>
implantação de novos cur*o*. *e acordo c*m Mora*s (2006, p. 4),
</line>
<line>
*ó com*ç*mos a engatinhar pelo caminh* da ***tura depois do estab*lecimento dos
</line>
<line>
conve*t*s dos jes*ítas, fr*ncisc*n**, ca*melitas * benedi*inos, princip*lmen** *os
</line>
<line>
padr*s da Companhia de Je*us, que lo*o após sua chega*a abre* c**égios na Bahia
</line>
<line>
e e* outra* c*pitanias. A inst*ução e o* livros es*avam nos convento*:
</line>
<line>
Claustrumsinearmaria, qua*e castrumsinearmamentari*, (Mosteiro sem bi*liotec* é
</line>
<line>
como q*art*l sem arsenal - P*ovér*i* medieva*).
</line>
<line>
Os Jesuítas adquirir*m *uitos l*vros *ar* auxiliá-los em su*s atividades. Confo*me
</line>
<line>
Sil*a (2008, p. 2*1), "a*ém de se preocupar com a *ssistên*ia re*i*iosa aos *olono* e co* a
</line>
</par><par>
<line>
catequese dos índios, *s *ad*es se dedi*aram *e modo
</line>
<line>
*special à educação e ao en*in*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
crianças * j*vens *as cham*da* aul*s de ler, escrever e c*ntar". Para esses re*igiosos, os liv*os
</line>
<line>
eram fundamen*ais e necessár*o* para alcançar o *ucesso de su*s mi*sões.
</line>
<line>
O perí*do co**nial foi marcado forteme*te pelo núm*ro de o**ens r*ligiosas. As qu*
</line>
</par><par>
<line>
mais contribu*ram para o desenvolvimento
</line>
<line>
educa*ional do país fo*am as ordens dos
</line>
</par><par>
<line>
beneditinos, os franciscanos, ** car**litas a Companhia de Je*us. **ram e*as a base da e
</line>
</par><par>
<line>
educação brasileira. Santos (2010, p. 53) descreve que "até me*ad* d* séc*lo XVIII,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
bib*i*tecas dos *onv*ntos foram
</line>
<line>
centros de cultura e fo*mação intelectual dos jovens
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *e*e*ina PI, v. 14, n. *, ar*. 3, p. 55-69, mai./jun. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c**.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Santos, R. L. *. Andr**e
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros". Em t*d*s os seus conventos havia *sco*as em seus anexos. Vários li*ros f*ram
</line>
</par><par>
<line>
env*ados de *ortugal e da Itália, a pedido
</line>
<line>
dos religiosos, para o aperfeiçoamento de *eus
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos *
</line>
<line>
para au*il*á-los n* i**tr*ção *os colonos e na catequese dos índi*s,
</line>
</par><par>
<line>
con*equenteme*te, c*me*a*am a formar as primeiras cole*ões *o* co*égio* *es*ítas
</line>
</par><par>
<line>
espalha*os em **guns Es*ados do B*as*l
</line>
<line>
como: *alvador - que teve uma da* m**s suntuosas
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ote*as -, São Paul*, Espírito Santo, Maranhão * Pa*á.
</line>
<line>
D* acordo com Moraes (2006, *. 9),
</line>
<line>
Os Jesuí*as sempre e*riqueceram suas livrarias não *omen*e por c*usa *as suas
</line>
<line>
neces**dades pe*soa*s, mas, principa*mente, pelas res*onsabilidad*s que ti*ham nos
</line>
</par><par>
<line>
s**s
</line>
<line>
seminár*os e colégios, onde re*ebia* al*n*s par* o a*rendizado desde a*
</line>
</par><par>
<line>
primei**s let*as até o **rso de filosofi*, qu* se e*ui*arav*m a v*rda*eiras
</line>
<line>
fac*lda*es.
</line>
</par><par>
<line>
O autor acre*cen*a ainda que
</line>
<line>
as
</line>
<line>
b*bl*otecas Jesuíti*as tinham *cervos de
</line>
<line>
nív*l
</line>
</par><par>
<line>
*niversitário, *brangendo os mais
</line>
<line>
v*riado* conhecimentos. * acervo era composto **r
</line>
</par><par>
<line>
liter*tura, **stória, mat*máti*a, gr*mátic* e obras de c*nho *eli*ioso, cujas obras
</line>
<line>
era*
</line>
</par><par>
<line>
a*qui*ida* *trav*s d* doa*ões e de com*ra. T*dos os **vros e*am criterio*ament* anal*s**os e
</line>
<line>
aqueles que, d* **guma *aneira, ag**dissem a fé *ristã eram censura*os. As b*bl*o*ecas er*m
</line>
<line>
**equentad*s não só po* alunos e pa*res, mas também pelos homens c*ltos d* cidade, de**e
</line>
</par><par>
<line>
que "j*st*ficassem o pedido". E* sua o*ra, Mo*aes (2006) não d*st*ca como
</line>
<line>
era a licen*a
</line>
</par><par>
<line>
para uso da bibli**eca.
</line>
</par><par>
<line>
As bibliotecas *onventu*is
</line>
<line>
exi*tiram até * segunda metade *o Séc. XVIII, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**oclamação da R*públ*c* *m 18*9 * i**eja *ico* **parada do Estado * religiosos estrangeir**
</line>
</par><par>
<line>
passaram a repo*oar os
</line>
<line>
conven*os de suas *rdens (M*RAES, 2006). Po*ém, quando
</line>
</par><par>
<line>
expulsaram a Co*panhia de Jes**, as bibliotecas foram f*chadas e grande parte do s*u ac**vo
</line>
<line>
dest*uído. No entanto, não f*ram apenas os Jesuítas q*e possuíram boa* bib*ioteca*, as outras
</line>
<line>
orden* r**igiosas com* os Beneditinos, Carme*itas e Franciscanos mantinham riquíssimos
</line>
<line>
acer*o* em seus convent*s, denominado* *o* Mo*aes d* "*ibliotecas Conventu*is". *abe-se
</line>
</par><par>
<line>
que até o século XVII * inst*ução ficava *ob a res*o*sabilidade dos religiosos. Co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*cadência des*as *i*liotecas *undaram-se se**nário* *a* dioceses que *ambém possuíam
</line>
<line>
bons acer*o*.
</line>
<line>
As B*bliot**as de Seminário geralmente são *est*itas a*s sem*naris**s, *lunos,
</line>
</par><par>
<line>
padres, professores e funcionár*o*. Possuem u*
</line>
<line>
acerv* c*iterios* q*e faz part* da memória
</line>
</par><par>
<line>
d*s que
</line>
<line>
pert*nceram ou *ertencem à Instituiç*o, es** **ervo mui*as vezes foi c*nst*tu*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
partir das biblio*ecas p**ticulares dos religiosos qu* ali residiam.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 14, n.*, art. 3, p. 5*-*9, *a*./jun. 2017 www4.*sanet.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A* B*bliotec** Religiosas e Su* Im*ortânci* para o Desenvolvimento Cult*ral *a Soci*d*de
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Paiva e *o*es (2008, p. 15*), ao longo da hi**ória as *ibliote*** têm sido as
</line>
<line>
gu*r**ãs d* *onh*cimento, incluin*o n*s seus acerv*s coleções pre*iosas tanto em conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
qu**to em fo*m*. Nes*e s*ntido, Campello e Caldeira
</line>
<line>
(20*8, p. 114), afirmam que "os
</line>
</par><par>
<line>
acervos das *i*liotecas *ariam segu*do a natureza d* seus objeti**s e da clientela *ue
</line>
<line>
servem". Os auto*es *cres*entam ainda que "as Biblioteca*, p*incipalmente as mais antigas e
</line>
<line>
de maio* porte, *ossuem acervo* q** refletem, muit*s v*zes, um* *i*tória pec*liar de c*iação
</line>
<line>
e des*nvolvi**nto" (*A*PELLO; CALDEI*A, 20*8, p. *14).
</line>
<line>
No que tange à for**ção do acervo nas b*bliotecas relig*osas Paiva e L*pes (200*, p.
</line>
<line>
1*1) descrevem *ue:
</line>
<line>
As *ibliotecas reli*io*as que carregam tanto caract*rístic*s originadas no passado
</line>
</par><par>
<line>
medieval, quanto
</line>
<line>
cara*te*ís*icas do mundo atual, possuem funções que for*m
</line>
</par><par>
<line>
ampliada* e modif**adas ao longo dos tempos, ma* qu*, acima de tudo, c*n*erva*
</line>
<line>
de*de a Idade *édia at* os dias de hoj*, s*u caráter **ligi*so, não some*te pelo
</line>
<line>
con*e*do dos *ivr*s ou das obras que *ossuem, mas *ela própria *atu*eza de seus
</line>
<line>
órgãos mantenedores e admini*tra*ivos.
</line>
<line>
Portanto, com base nas definições dos au*ores cita*o*, a Biblio*e*a do Semi*ário
</line>
</par><par>
<line>
Arquidi*cesano Nos** Senhora *a *ssun*ão é consider*da
</line>
<line>
especiali*ada, por d*spor de um
</line>
</par><par>
<line>
acervo quase que e*clusivo para a áre* de T*ol*gia. Grande parte do s*u acerv* fo* ad*ui*ido
</line>
<line>
por meio de doações de fam*l*as *e Padres *alecidos, o que caracte*iza *ma c*i*eriosa fonte *e
</line>
<line>
i*formaçã* e memór** que prec*s* ser preserv*da e disseminada.
</line>
<line>
3 RES**TADO E DISCU*SÕES
</line>
<line>
3.1 A bibli*teca d* sem*nário arquidiocesano nos*a *enhor* da a*sunção
</line>
<line>
A Bibli*tec* do Seminário *rquid**ces*n* **ssa S*nho*a *a Ass*nção [nova
</line>
<line>
denomin*ção] fo* construída na década de 1930 pelo Côn. Antôni* Tobi*s C*sta, antes era
</line>
<line>
re*istrad* com o no*e de *ib*ioteca Mons. Hélio Le*sa por *ste ter dado início à formação da
</line>
<line>
biblio*eca com a doação de seu acervo pe*soal. ** acordo com Leite (1992, p. 47), foi
</line>
<line>
"Re*ebendo doações de inteligências brilhantes [que] a B*blioteca cres*eu no a*end*ment*".
</line>
<line>
*tu*lme**e a bibli*teca poss*i um acervo riquíssimo, com cerca de 18 mil livros
</line>
</par><par>
<line>
distribu*dos nas diver**s áre*s existentes
</line>
<line>
n* biblioteca,
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
parte adquiri*os atr**és
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
doaçã*, send* 8.515 e**mpla*es só na área de Teol*gia, dividido* em sete subáreas (Teologia,
</line>
<line>
Bíb***, Oratória, Li**rgia, Espiritualidade, His*ó*ia e Do*umentos), *m s*a maioria único
</line>
<line>
exempla* no acervo geral. Nesses dados não f*ram conta*iliz**os os livros sem *egistro no
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 55-*9, mai./jun. 2017 www4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Santos, R. L. V. And*ade
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Tombo. Parte des*e acer*o vem *esde a *riação do seminário, des*a*a-se que consta no seu
</line>
<line>
a*ervo livros datados de 1852. To*os *s livros que *assam p*lo tratamento técni*o s**
</line>
<line>
registra*os *o Livro de T*mbo. Os *ados do acervo fazem parte *o *nv*ntári* re*lizado pela*
</line>
<line>
alunas de graduaç** do C*r*o de Biblio*eco*omia, da Univ*rsidade Federal de Al*goa*,
</line>
<line>
Marineide As*unção *o* Santos e Sarah Rúbia d* Oli*eira Santos, no período de 23/02/*015 a
</line>
<line>
*3/0*/2015, com* parte do Pro*eto de extensã* de *rga*ização, Tra*am*n*o e Di*seminação
</line>
</par><par>
<line>
do acervo - MEC/SESU
</line>
<line>
*01*, um p*ojet* d*senvol*ido pela Pro*essora do *urso de
</line>
</par><par>
<line>
B*b*ioteconom** da Universida*e Federal de Alagoa* Nelma Câme*o de **aújo.
</line>
</par><par>
<line>
Faz parte do acervo
</line>
<line>
d* Bibliot**a: Decreto* d* co*cílio; L*v*os d* Eclesiologia,
</line>
</par><par>
<line>
E*umenismo, Epistemologia, Escatologia, *tic*, Espírito Santo, Espiri***lid*de, Co*mologia,
</line>
<line>
Concíl*o *at*cano, Comentários, Cerimonial, Catequese, Bíbl*a, *pologética, Liturgia,
</line>
<line>
Orató*ia, Teologia *ntre *utr*s. Além destes livros que s*o volt*dos p*ra a área *a Teol*gia,
</line>
</par><par>
<line>
encont*amo*
</line>
<line>
*ambé* livros *e *it*r*tura A*agoa*a, Por*uguesa e estrangeira; L**ica;
</line>
</par><par>
<line>
Hi*t*ria; Filosofi*; Psicolo*ia; Política; *ntropolog*a, Folclore, Cultura Indíge*a, Arte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*úsi*a; Obras d* refer*nc*as como: Di*ionários e Enci*lopédias; Periódicos; *onfe*ências;
</line>
<line>
*nuários e Diret*rios. Na área de Linguísti*a encon**amos *ram*ticas em portugu**, inglês,
</line>
</par><par>
<line>
alemão, italiano,
</line>
<line>
francê*, espan*o*, latim, grego, hebraico e n* *íngua tupi. De*taca-se
</line>
</par><par>
<line>
também a coleção
</line>
<line>
alagoana, livros qu* tratam da
</line>
<line>
h**tória das Alag*as, **as Igrejas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Muni*ípios, em sua ma*o*ia *oa**s p*los p*ópr*os a*tores.
</line>
<line>
A*sim, p**cebe-se qu* o *ce*vo da bibliote*a n*o é r*strito a uma á*ea. Várias áreas
</line>
</par><par>
<line>
do conhec*mento são co*templ*das
</line>
<line>
com bons
</line>
<line>
*x*mplare*, mesmo sendo em sua *a*oria
</line>
</par><par>
<line>
único. É por essa *a*ão que a *ibliotec* do Seminá*io é d* *ran*e i*por*â**ia não só para a
</line>
</par><par>
<line>
Ins*ituição à qual est* vinculada, ma* para to*os os alago**os
</line>
<line>
que se interessam pela
</line>
</par><par>
<line>
t*máti*a.
</line>
</par><par>
<line>
No q*e se re*ere à *strutura física, a b*b*ioteca já ocu**u o andar su*er*or do
</line>
<line>
Seminár*o e h*j* ocu** a part* térrea, sendo esta dividida em qu*tro setores. N* prime*r*
</line>
<line>
s*tor, ficam as nov*s aq**si*ões, onde os livros são analisado* pelos seminaris*as e pelo
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
pr**ramas e a bibliot*ca, **is ou *enos, como um re**or na faculda*e" (informação verbal). D*finiç*o
</line>
<line>
fornec*da pelo Pe. Jo*é Elielto* da Silva, P*efeito de Es*udo d* Se*inár*o, em Mac*ió, e* *ulh* d* 20*6.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 14, n.3, art. 3, *. 55-69, mai./jun. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As B*bliotecas Religiosas e Sua Im*ort***ia para o Dese*volvimento Cultural da Sociedade
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
No segundo setor fica o *rquivo, cont*ndo
</line>
<line>
o* Trab*l*os *e Conclusão de *urso
</line>
</par><par>
<line>
(TCC) do* aluno* *a Inst*tuiçã* e 1.10* livros (dados do inventári*) de di*ersas ár**s do
</line>
<line>
conhecimento, que *ão co*siderados *ar*s, estes livros foram s*parados pelo *ref*ito d*
</line>
<line>
Estudo.
</line>
<line>
Entre os li*r*s que foram guardados *o arq*ivo estão al*uns que perte**eram ao
</line>
<line>
Mons. Hélio Lessa, o i**cia*or do acerv* da b*bliotec*. Os livros n*o são de sua aut*r*a,
</line>
<line>
porém *st*o autografado* pel* Mo*s., * qu* se conside*a ter pert*nc*do a *le. Nes*e m*s*o
</line>
<line>
setor contém um fichário, com as fich*s c**alo*r*ficas de boa part* dos livro* com eti*uetas e
</line>
</par><par>
<line>
dois computadores que irão posterio*mente servir
</line>
<line>
para c*nsultar o acervo, p*is eles ain*a
</line>
</par><par>
<line>
*stã* s*ndo inseridos n* *ist*ma *elo* alunos da Uni*ers*dade Fe**ral de A**g*as através do
</line>
<line>
Projeto de extensão.
</line>
<line>
O acervo geral está **sposto no t*rcei*o e quar*o setor (Fotos 1 * 2). É no quar*o s*tor
</line>
<line>
**de ficam *s obras d* *eferências e os periódicos, q*e posteriormente *rão ocupar o primeir*
</line>
<line>
set*r *a biblio*eca, destacando ainda mais est** f*ntes d* info**ação. Para *rodu*ir um
</line>
<line>
aspecto de ***ig*idade à *ib*iotec*, relacionando * acer** com os mó*eis, as estante* são **
</line>
<line>
mad*i*a e o*upam toda a extensão das paredes.
</line>
<line>
F*to 1 - *er*ei*o setor ** b**l*oteca
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sant*s, (2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*** P*, v. *4, n. 3, art. *, p. 55-69, m*i./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Santos, R. L. V. Andrade
</line>
<line>
64
</line>
<line>
Foto 2- Quar*o setor da bibliotec*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Santos (20*6).
</line>
<line>
* bi*lioteca poss*i um local para o Tr*tamento Téc*ico, na *arte supe**or do
</line>
<line>
Seminári*. T*dos o* liv*os serão en**m*nhados para *sse setor e *ó de*o*s d* passarem **r
</line>
<line>
todos *s proces*os *e Tratamento (*igieniz*ção, *ata*ogação, c*assificação e registro),
</line>
<line>
d*scerão dir*tamente para *s e*tantes. *egundo Romani * Borsz*z (2006, *. 35),
</line>
</par><par>
<line>
* tr*tamen*o técnic* *a coleçã* tem por fina*idade a
</line>
<line>
descrição físic* de *ateriai*
</line>
</par><par>
<line>
visan*o sua r*cup*ração atr*vés *e fichas, li*tag*ns ou *r*ces*o **-li*e. Env*l** as
</line>
<line>
t*refas de r**is*ro, classificação, ca*a*ogação, i**exaçã*, prepa** físico para
</line>
<line>
circula*ão, armazen*mento, expo*ição, conservaç*o, pr**ervação e atualização das
</line>
<line>
bases de d*do*.
</line>
</par><par>
<line>
*urante o períod* de
</line>
<line>
des*nvolvim*nto do Proje*o de Extensão, houve vária*
</line>
</par><par>
<line>
*u*anças na o*ganização da *iblioteca. A pr*meira *oi a retirada das est*ntes de *e*ro, d*ndo
</line>
</par><par>
<line>
lugar às prateleira* de m*deir*, ocupand* toda *xte*são d* parede, tornando, *ssim, a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
espaço *ais i*uminado e
</line>
<line>
are*a*o. Du*s mesas foram *ol*cadas
</line>
<line>
para os us*ários **a**zarem
</line>
</par><par>
<line>
suas pesquis*s com mais comodid*de.
</line>
<line>
Vi*ando * uma melhor funcionali*ade, f*ram estabelecidas reg*as para emprésti*o*
</line>
<line>
pelo Padre *osé *leilt*n da *ilva, Pre*eito de Es*udos e responsáve* pela biblioteca. Defini*-
</line>
<line>
se qu* cada seminarist* e aluno dos cursos po*erão fazer e*p*éstimo *e 7 (se*e) livros, *alvo
</line>
<line>
o* livros raros * obras d* referên*ia cuja consulta d*ve se* reali*ada no próprio lo*al. O atraso
</line>
<line>
na d**olução dos livros *carretará uma multa de *$ 2,00 (d*is r*ais) por dia de atraso, e não
</line>
<line>
poderá levar outros livros. Os empréstim*s são an*tados em *m *ivro, pois a biblioteca a*nd*
</line>
<line>
não est* inform*tizad*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te**sina, v. 14, n.3, ar*. 3, p. 55-69, ma*./j*n. 2017
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Bibliotecas **li*io*as e Sua Import**cia para o Dese*volvim*nto *ultura* da Sociedade
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
A bibliot*ca t*m um h*r*rio d* f*nc*onamento difer*nciado, ela só funciona no
</line>
<line>
**rá*io vesper*ino, às *egu*das, quartas e s*xtas-f*iras, da* 14h *s 17h, * no horário n*tu*no,
</line>
<line>
de segu*da * quinta-f*ira, das 1*h30 às *1h.
</line>
<line>
A*ualmente a B*bli*teca *i*a à disposição da equipe de form*ção, dos
</line>
<line>
alunos/semina*ist*s dos cursos mi*istrados na Instituição, p*dr*s, docentes, funcionár*os,
</line>
<line>
historiadores e *lunos da UFAL que, m*s*o com o encerr*me*to do projeto *e e*tensão,
</line>
<line>
conti*u*m c*mo v*l**tá*ios par* a reo*ganização da biblioteca. A par*ir *e 2014 a bi*li*teca
</line>
<line>
passou a ser um ***p* *e est*g*o para o* al*nos do *urso *e Biblioteco**mi* da **AL, *o
</line>
<line>
qual os disc*ntes *êm * oport*nidade de desenvolv*r e pratic*r toda a parte t*órica ministrada
</line>
<line>
*o curso (t*ata*ent* técnico e registro do acervo).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme *nformações disponibilizadas n* site *a *rquidioces* de Mace*ó,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Sem*nári*
</line>
<line>
Arquidioc**ano
</line>
<line>
dispõe de uma equi*e de formação c*mposta p*r: Um Diretor
</line>
</par><par>
<line>
Espiri*ual da Filosofia e um
</line>
<line>
da Teolo*ia, um Pre*e*t*
</line>
<line>
de Estudo, r*spo*sáve* pela formaç*o
</line>
</par><par>
<line>
acadêmi*a *untamente com o co*po Docente, um *eitor *ue é responsáve* pela D*re*ã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
C*ord**a**o da Unidade e um *ice-Reitor, que o *uxilia.
</line>
</par><par>
<line>
*eguindo *s **adições, a Biblioteca do S*minário Arquidiocesan* Nossa *en*ora da
</line>
<line>
Assunção é administrada por um Padre, o Prefeito de E*t*do. Destac*-se q*e é i*porta*t* qu*
</line>
<line>
toda bi*lioteca tenha sua polít*ca d* gest**, para melho* admi*ist*ar s*us recursos hu*anos e
</line>
<line>
financeiros, *r*balhando todos em conjunto, *om a finalid*de de alc*n**r os me*mos
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivos:
</line>
<line>
a eficácia *a bib**oteca e a ***isfação dos *suá*ios. "Quanto m*nor for um
</line>
</par><par>
<line>
organism*, quanto mais limitados fo*em seus recursos, me*h*r ele deve ser organizado".
</line>
<line>
(*UINCHAT; MENOU, 1*94, p. 4*4).
</line>
<line>
So*re esse *ntendimento os *utores afirmam ainda que:
</line>
<line>
A **g*n*z*ção de uma un*dade ** *nfor*ação não *eve ser *ma con*truç*o abs*r*ta,
</line>
<line>
d*riv*da de uma lógica estritamente admi**strativa, nem um trabalho **finitivo. Ela
</line>
</par><par>
<line>
deve ser um meio
</line>
<line>
para facilitar ao máximo a
</line>
<line>
rea*i*açã* dos objetivos da unidade.
</line>
</par><par>
<line>
Não s* trata de mod*fica* uma or*an**ação
</line>
<line>
to*o o tempo, *as d*vem-*e fazer
</line>
</par><par>
<line>
ada*ta*ões sempre que **cessário (GUINC*AT; MENOU, 1994, p. 447).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, *antos (201*) realizou o seu trabalh* de co*c***ão de curso com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
us*ários da
</line>
<line>
*ibliote*a. Seu obje*iv* princip*l foi *nvestigar se
</line>
<line>
o
</line>
<line>
a*ervo atendia às
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ades
</line>
<line>
d*s usuár*os *a b*bliot*ca do *eminá*io Arquidiocesa*o Nossa Sen*o*a da
</line>
</par><par>
<line>
Assunção. Pelos **dos apresentados na pesquisa, a bibli**eca *tende às ne*es**dades de seus
</line>
<line>
*suário*. *orém precisa ser organiza*a ** uma manei*a geral, de*de o tratam*n*o do seu
</line>
</par><par>
<line>
acervo à disposição dos livros *as estantes. Deve-se atent*r par* atualiz***o a
</line>
<line>
do* livros,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 55-69, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. Santos, R. L. V. A*drade
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
**incipalmente nas ár*as que trat*m d* assuntos direcionados aos cursos min*s**ados na
</line>
<line>
I*stitui*ã* * dis*or de um pro*issi*nal Bibliotecário permanen*e para ma*te* *od* essa
</line>
<line>
o*ganização.
</line>
<line>
Portanto, a Biblio*eca do Semi**ri* Arquidi*cesano Nossa S*nhora *a A*sunção
</line>
</par><par>
<line>
ai*d* tem muito *r*b*lho a ser de*envolvido. Precisa tor**r-se *isponível a toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comun*da*e, sobretud*, *o* sua **s*ória *a fo*mação *o* alagoanos e pelo acerv* riquíssim*
</line>
</par><par>
<line>
que *o*sui. Uma bi*liot*ca deve ser
</line>
<line>
u* organism* vivo e deve e*ta* acessível para aqueles
</line>
</par><par>
<line>
que *ais nece**itam de inform*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
Ao long* *a história, o hom*m sempre buscou meios para registr*r acontec*mento* *o
</line>
<line>
seu cot*diano, s*as de*c**ertas e conhecim*ntos, *om i*so f*ram criados *i*e*entes suportes
</line>
<line>
par* regis**a* suas informações, e para preservar esses registros *urgiram en*ão a* bibliotecas.
</line>
</par><par>
<line>
Ma*, d* aco**o c*m *emos (2*08), para haver
</line>
<line>
uma bibliote*a é necessário
</line>
<line>
que exista uma
</line>
</par><par>
<line>
in*enção *olítica e *o**a*,
</line>
<line>
be* c*m* usuários e
</line>
<line>
espaço físic*. *ma b*bliot*ca deve o*erecer
</line>
</par><par>
<line>
pro*utos e s*rviço* que acrescent*m valores a seus usuários, *ferecen*o acer*o atualizado e
</line>
<line>
um a*biente estru*uralm*n*e conf*rtá*** com igualdade *e acesso.
</line>
</par><par>
<line>
As b*bliotecas *a Antiguidade eram v*stas ape*as
</line>
<line>
como l*cal de guarda onde *e
</line>
</par><par>
<line>
costumava acumular tu*o qu* era registra*o na é*oca e era o
</line>
<line>
*in*ni*o d* status a
</line>
<line>
quem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possuísse. Na *dade Mé*ia, com o mon*pólio da *greja, foram *urgindo as b*bliotecas
</line>
</par><par>
<line>
religiosas *ue a princípio m*ntiv*ram um cará*er conservad*r, faci*itan*o acesso ap**as o
</line>
<line>
pa*a religios*s e pesso*s l**radas e *e posses.
</line>
<line>
*o Brasil, a* Ordens Religio**s deram início à form**ão das primeiras bibliotecas
</line>
<line>
br*sile*ras nos *osteiro* e conve*to*. *sses r*ligiosos for*m *s r*sp**sáveis pela vinda de
</line>
</par><par>
<line>
v*ri*s livros *ue os aux*liaram
</line>
<line>
na *nstrução *os colonos, na alfabetização de crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ovens, na **tequese dos índio* e t*mbém no seu *róprio a*erfeiç*amen*o. Os religiosos
</line>
</par><par>
<line>
*alo**zava* mui*os
</line>
<line>
*s liv**s e não mediam esforço* *ara obtê-los, com isso fo*am os
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipai* *espo*sáveis **r in*ciar a educação dos brasil**ros.
</line>
<line>
A biblioteca *o Se*iná*io A*quidiocesano Nossa Senhora da Assu*ção mantém **a
</line>
<line>
caracterí*tica d* *ib*io***a da antigu*dad* apenas pela dispos*ç*o de suas estantes. Fo* *ria*a
</line>
</par><par>
<line>
na d**ada de
</line>
<line>
*930 e ve* d*ndo suporte aos cursos mini**rad*s na Instituição, cursos estes
</line>
</par><par>
</page><line>
inic**do* de*de 190* e que *ã* es**nciais pa*a a *orm*ção Sa*er*otal.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 14, *.3, art. 3, p. 55-69, ma*./*un. 2017 ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Biblioteca* Religi*sas e Sua Impor*ân*ia p*ra o Desenvolvimento C*ltural da So**edade
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
A bibl***eca
</line>
<line>
está passando p*r uma fas* de reestrutur**ão,
</line>
<line>
por ess* m*t*v* os
</line>
</par><par>
<line>
alun*s/*eminar*s*as não * util*zam com muita freq*ênc**, princ*palmente pel* fato de muitos
</line>
<line>
livros ainda nã* estarem nas estantes e a*nd* não terem recebido o *evido tr**amen** técnico
</line>
<line>
para *erem disp*nib*lizado* a seus usuári*s.
</line>
<line>
Ao* pouc** a *ibliote*a ve* se tr*nsformando, pr*ncipalmente na organização *e
</line>
</par><par>
<line>
se* acer*o, busca*do sempre facil*tar a busc* da inf*rmação pel*
</line>
<line>
usuário. Os **uá*i*s
</line>
</par><par>
<line>
pre*isam ser a*r*ído* para * bibliot*c* e isso *ó se*á possível quando ela d*ixar de s*r apenas
</line>
<line>
um local de *uarda de l*v*os e passar a ser d* *ato *ma b*blioteca. É *omo *e cada *ivro ali
</line>
<line>
tivesse *ma história, independente do co*hecimento que nel* está registrado.
</line>
<line>
A biblioteca do Seminário vem se *odif*cando a* longo dos tem*os, *esmo
</line>
<line>
mantendo seu c*ráter *onservador, pois o loca* *o qua* ela está vincul*da tem essa
</line>
<line>
car*c*erísti*a, aos poucos, as mud*nça* exigidas pelas no*as soci*dades vão surgindo,
</line>
</par><par>
<line>
introduzindo n*vas tecnolog***, assim ela *usc* meios que fa*ilitem e atendam
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
n*c**sidade* infor**cionais *e seus usu*rios.
</line>
</par><par>
<line>
**rce*e-se que to*a b**lioteca religiosa bu*ca ma*ter suas tradições e s*o
</line>
</par><par>
<line>
conser*adoras, *rin*ipalmente pelo fato ** es*arem vinculadas a Instituições religiosas.
</line>
<line>
Elas
</line>
</par><par>
<line>
sempre serão co*sideradas
</line>
<line>
de s*ma importância
</line>
<line>
para os *eus formad*res, preservand* um
</line>
</par><par>
<line>
c*nh*cimento e um* memória daqueles que fazem
</line>
<line>
ou fizeram parte de *ua Instituição
</line>
</par><par>
<line>
mantenedora.
</line>
</par><par>
<line>
Concl**-se que as bibli**eca* *el*giosas *rasileiras, desd* o i*ício ** su* fundação,
</line>
</par><par>
<line>
f*ram dete**inan*es p*r*
</line>
<line>
o *ese*vo*vimen*o c*l*ural d* sociedade, resultado de muito
</line>
</par><par>
<line>
esf*rço e determ*nação d*queles reli*iosos que
</line>
<line>
*uscavam através dos livros m*da*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
realidade. *ivr*s es*e* qu* *erviram *e s*porte par* a funda*ão das pr*meiras escol*s
</line>
<line>
existe*tes no pa*s. *tualmente, os *bjetivos são os *esmos, **rém elas ab*em suas *ortas
</line>
<line>
para que todos tenha* a*e*so a tod* o conheci*ento registrado e p**se*vado p*r g*r*ções.
</line>
<line>
REFERÊNCIA*
</line>
</par><par>
<line>
AR*UIDIO**SE
</line>
<line>
DE
</line>
<line>
*AC*IÓ.
</line>
<line>
Hist*rico
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Semi*ári*.
</line>
<line>
*isponível
</line>
</par><par>
<line>
em:<http://*ww.arquidioc*sede*ace**.org.br/arqui*iocese/s*m*na*io-histo*ic*>. A*esso em:
</line>
<line>
*7 dez. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
*UND*ÇÃO
</line>
<line>
BIB*IOTECA
</line>
<line>
NACIONAL.
</line>
<line>
Histórico.
</line>
<line>
Dispo*íve*
</line>
</par><par>
<line>
em:<https://ww*.bn.br/*ob*e-*n/histo*i*o>. A*esso *m: 11 se*. 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 3, p. 55-69, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Santos, R. L. V. *ndrade
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
CAMPELLO, B. S; CALDEIRA, P. T. Intro**ção às f*ntes de *nformação. *. **. B*lo
</line>
<line>
Hori*onte: Autênt*ca, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
GUINCHAT, C; MEN*U, M. Introd*ção geral às ciências * técnicas *a *nformação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
documentaçã*. 2. ed. corr. e a*m. Bra*ília: IBICT, 1994.
</line>
</par><par>
<line>
LEITE, J. O S*miná*io. M*ce*ó: GRAFBOM, 1992.
</line>
</par><par>
<line>
LEMOS, A. A. B. Bibliotecas. In. CA*PELLO, B.; C**DE*RA, P. da T. (Org.).
</line>
<line>
Intro*ução à* fontes de i*forma*ã*. Belo Horizonte: Aut*ntic*, p. 101-119, *008.
</line>
<line>
M*RTI*S, W. A palavra es**ita: *is*óri* do liv*o, da i*pr*nsa * da bi*lioteca. 3. Ed. São
</line>
<line>
Paulo: **ila, 1998.
</line>
<line>
MILANESI, L. Bi*liote*a. São *aulo: Ateli* *ditoria*, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
M**AES, R. *. Livros Bi*l*o**cas no *rasi* *olo*ial. * ed. Brasília, DF: Br*quet de e
</line>
<line>
L*mos/Liv*o*, 2006.
</line>
<line>
MO*IGI, *. J; SOUTO, L. *. E*tre o passad* * o present*: a* vi*ões *e biblioteca no mundo
</line>
<line>
contem*o*ân*o. R*vista *CB: Bibli*tec*nomia em Santa Ca*arina, v.1*, n.2, p. 189-2*6,
</line>
<line>
jan./dez., 2005.
</line>
</par><par>
<line>
*UNES, *. S. C; *ARVALHO, Kátia de. *s bibliotecas uni**rsi*árias
</line>
<line>
em perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
histó*ic*: * cami*ho do desenvolvimento du*áve*. *erspectivas em Ci*ncia da Informaç*o,
</line>
<line>
v.21, n.1, p.173-19*, jan./mar 201*.
</line>
<line>
PAIVA, *. B; LOPE*, *. G. Bibliot*ca Religiosa e B*bli*teca Medi*val: **con**o em "O
</line>
</par><par>
<line>
Nome da Rosa". I*formaç*o & So*iedade. J*ão Pes*o*, v. 18, n. 1, p.
</line>
<line>
***-*69, jan./abr.
</line>
</par><par>
<line>
2008.
</line>
</par><par>
<line>
*EIS, M. B. Bi*liot*c* Univer**tária * a dissem*nação
</line>
<line>
da informação. 2008. 260f.
</line>
</par><par>
<line>
Dissertaçã* (Mestra*o em *iê**i* da Informação) - Univ*r*idade Federal da Bahia,
</line>
<line>
Salvador, 2008.
</line>
<line>
ROMANI, C; BORSZCZ, I. Unidades de Inf*rmaç*o: *o*ceitos * *o*petênci*s.
</line>
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F*or*a*ó*olis: Ed. Da U*SC, 2006, 133p.
</line>
<line>
SANTOS, J. M. Bibliotecas no Brasil: um ol*ar hist*r*co. Revista Brasileira d*
</line>
<line>
Bibliotecon*mia * *o*umentação, *ova *érie, São Paul*, *. 6, n. 1, p. *0-*1, jan./jun.
</line>
<line>
2010.
</line>
<line>
SAN**S, *. A. *stud* das necessidades *e info*mação dos usu*rio* da Bibli*teca do
</line>
<line>
*eminário A*quidio*esano No*sa Senhora da Assunção. 2016. 62*. Mono*rafia
</line>
<line>
(Gradua*ã* *m Bibl*oteconomia) - Univ*rsidade Fede*al de Alagoas, Maceió, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
*ILV*, L. A. G. As bibliotec*s do* Je*uítas: um* visão a partir d* obra
</line>
<line>
de Se*af*m Le*te.
</line>
</par><par>
<line>
Perspe*ti*as *m Ciência da Informaçã*, v.13, *.2,
</line>
<line>
p.21*-237, mai*/a*o.
</line>
<line>
2008.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, *.3, art. 3, p. 5*-69, *ai./ju*. 2*17
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
As Bibliotec*s Rel*giosas e Sua Importâ*cia para o Dese*volvimento *ultura* da Sociedade
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, art. 3, p. 55-69, mai./ju*. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par>Enlaces refback
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