<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 7, *. 120-139, jul./ago. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.4.7
</line>
</par><par>
<line>
Performance Baseada na Empr*sa Foco *a Cadeia de Suprimentos: um Estud* S*bre
</line>
<line>
Forne*ed*r de Se**nda Camada
</line>
<line>
Per**rmance Base* in Focus Com*any S*p*ly Chain: a *econd Tier Su**lier *tudy
</line>
</par><par>
<line>
Maur* Viv*ldini
</line>
<line>
*o*tor em E*genharia de Produçã* pe*a Universidade ***odista de *iracicaba
</line>
<line>
Prof*ssor em Ad*inistração *a Universidade M*to*ista de Piracic*ba
</line>
<line>
E-mail: m*vi*ald@unim**.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eç*: Mauro Vival*i**
</line>
<line>
Editor C*entífico: Tonny K*r*ey de Alen*ar Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Unimep - Rodovia do *çúc*r, km 156 - Taqua*al -
</line>
</par><par>
<line>
P*ra*icab* - CEP: 13.423-*70
</line>
<line>
*r*igo receb*do e* 03/03/2017. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
recebida em 12/04/2017. A*rovado em 23/04/2*1*.
</line>
</par><par>
</page><line>
A*a*ia*o pel* sis**ma Triple Review: *e*k Rev*ew a)
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chef*; * b) *ouble Blind Review
</line>
<line>
(aval*ação c*g* por dois a**l*ado*es da áre*).
</line>
<line>
Revisão: Gr**atical, N*rmativ* e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*erforman*e Basead* na Emp*esa Foco d* *adeia de S*primentos
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
*ESU*O
</line>
</par><par>
<line>
* partir da análise de *m *aso ent*e um PSL (**estad*r de Serviços Logísti*os), res**nsável
</line>
</par><par>
<line>
pelas operações l*gística*
</line>
<line>
de uma grande rede de Fast-*ood no *r*sil, e seu f*rnecedor
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
se*v*ços *e manutenção, * estudo apresenta a re*ação exis*ent* e*tre um *ornecedor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
primei*a camada (fi*st **er) e um d* segun*a (seco*d *ier). P*ocura-se entender *ue
</line>
<line>
m*canismos utili*am para estabele*e* *ri*érios de p*rformance p*ra u*a operação f*calizada
</line>
<line>
n* cadeia de suprimentos. Os con*li*os *xistentes nas abordagens so*re rel*çõe* na cadeia de
</line>
<line>
suprimentos, p*incipalme*te s*bre a visã* \ganha-ganha\, métodos de apuraç*o e avalia**o de
</line>
<line>
performance são discutid*s ** fo*ma de est**o de *as*. O **sultado a*resen*ado é um
</line>
<line>
e*emplo de pos*i*ilidad*s práticas que podem cont*i*u*r para o ente*dimento destes *o**o*,
</line>
<line>
b** como dar emba*amento a ideias e e*tu*os pa*a um tema *inda em ev*lução.
</line>
<line>
P*lavras Chave: Cadeia de Suprimentos. Op**ador logístico. *erceirização.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
B*s*d on the a*alysis of * c*s* between a LSP (Logistic Servic* Provide*), r*sponsible for the
</line>
</par><par>
<line>
lo*istica* o*erations of a large Fast F*od C*mpany in Br*zi*, and its
</line>
<line>
mai*tenance se*vice
</line>
</par><par>
<line>
pr*v*de*, *he s*u*y **esents *he r*l**ion*hip *e*ween * supp*ier of Firs* t**r and se*ond ti*r. It
</line>
</par><par>
<line>
is s**g*t to unders*and what mechanisms are u*ed to establish performance crite*ia for
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
supply chain-focuse* operation. Conflicts in the appro*ches t* supply chain relatio*ships,
</line>
<line>
esp*cia*ly the '*i*-win' v*ew, assessment methods, **d pe*formance e*aluation are *iscussed
</line>
<line>
in the form of a case study. The **sult presented is *n example of practic*l poss*bilities that
</line>
</par><par>
<line>
can *ontribute to the understandi*g of
</line>
<line>
the*e po*nts, as well as give supp*rt to id*as and
</line>
</par><par>
<line>
stud*es for a the*e sti*l in e*oluti*n.
</line>
</par><par>
<line>
Key words: Supply Chai*. Logistic Operator. *ut*ourcing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 14, n. 4, a*t. 7, p. 120-139, j*l./ago. 2017
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Vivaldini
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
<line>
M*ito se discut* sobre a tendência de q*e * compe*i*ão por mercados será d*finida
</line>
</par><par>
<line>
nã* por empresas indi*idu*i*, *as sim pela gest*o da ca*eia de
</line>
<line>
sup*imento*.
</line>
</par><par>
<line>
Conceitualmente, esta *bo*d*gem *em sido be* difundida, traba*ha*a e il*strada por d*ve*sos
</line>
<line>
c*sos e exe*pl*s. Estamos numa e** de conco**ência entre ca*e*as de supri*ent*s, e* *ue as
</line>
<line>
recompensa* i*ão para as organizações q*e puderem me*hor estrutur*r, coorde*ar e gerenc*ar
</line>
<line>
*s re*acion*mentos com se*s parc*iros em uma rede com*rome*id* com *elacioname*tos
</line>
</par><par>
<line>
mel*ores, *a*s
</line>
<line>
estreitos * m*is *g*is
</line>
<line>
co* seus
</line>
<line>
clie*tes finai*. Também, *or outro l*do,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literatura não tem *mitido a di*iculdad* encontrada na aplicaç** prática dos *rincípi*s básicos
</line>
<line>
que contribuem para a rela*ão das empr*sas na **de*a de supriment*s (NIX; ZA***RIA,
</line>
<line>
20*4; COX, 200*)
</line>
<line>
A maioria dos estu*os co* f*co na di*i*ul*ade *as re*a*ões em cadeias de
</line>
<line>
suprimentos se *aseia na compl**idade que é condu*ir e adminis*rar *s inte**s*es individ*ais
</line>
<line>
em pro* do coletivo. Ou s*ja, *e se obter o melhor resulta*o pa*a todos * partir da ve*da do
</line>
</par><par>
<line>
produ** final. S* em termo*
</line>
<line>
de rel*cionamentos na primeira camad* já se p**e encontrar
</line>
</par><par>
<line>
*ertos *a***e* d* difi*u*dade, a* se analisar *ues*ão *
</line>
<line>
*a segunda c*mada é possível que as
</line>
</par><par>
<line>
dificuld*de* en*rentadas sejam relativamen*e maiores (CA*A; ZHANGB, 2011)
</line>
<line>
É realid*d* e p*áti*a já consol*da*a a u*i**zação de Prest*d*res de Serviços Logí*ticos
</line>
</par><par>
<line>
(PSL) atuando na *ad*i* de supr*men*os. Alguns **Ls *t*am com
</line>
<line>
uma g*m*
</line>
<line>
de atividades
</line>
</par><par>
<line>
que *ten*** **versos *rocessos operacionai*
</line>
<line>
como armazenagem, transporte, distrib**ção,
</line>
</par><par>
<line>
montag**s *e kits, e *utras at*ib*içõ*s **lacio*a*as ao ne**cio de seu c*iente (VIVALDINI,
</line>
</par><par>
<line>
2015). *esta relaç**, to*n*-se c*ara a administraç*o do proce*so na *rimeira
</line>
<line>
cam**a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cadeia d* suprimento*, e a respons*bil*da*e *o P*estador de Serv**o *ogístico no ne*ó**o ou
</line>
</par><par>
<line>
pro*uto d* seu *liente. *o ent**t*, junto com e**, outra* *mpresas atuam na
</line>
<line>
ope*ação,
</line>
</par><par>
<line>
ap*ia*do direta *u indiretament* as ativida*es,
</line>
<line>
as quais c*r*es*ond*m aos pre*tado*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviço* *o **erador *ogístico e às empr*sas da *egu*da camada d* cadei* d* su**imen*os da
</line>
<line>
empresa foco - cli*nte *o prestador de *e*viç*s log**ticos.
</line>
<line>
Nest* cenár**, apar**temente *o*um *s *adeias de supriment*s, pergunta-se com*
</line>
<line>
*s*es pr*st*dor*s d* serviço ter*ei*iz*do pod*m en***der a cad*ia de supri*ent*s, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
empresa foco o cliente
</line>
<line>
do Prestado* de Se*viço Logístico, bem como que f*rramentas
</line>
</par><par>
<line>
poderiam s*r utilizadas
</line>
<line>
para mon*torá-los, *evando-os ao enten*im**to do se* p*pel e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 1*, n. 4, *r*. 7, *. 120-1*9, jul./ago. *017
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*erformance Ba*eada ** Empr**a *oco ** Cadeia *e *uprime*tos
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
contribu*çã* no s*ce*so do *ro*uto ou do cliente final (quem gove*na a **d*ia de
</line>
<line>
supriment*s).
</line>
<line>
*a intençã* *e entender e resp*nder a estas *uestões, esta pe**uisa se *po*a *m um
</line>
<line>
e*tudo de *as* t*po expl*ratório, por enten*er que a **oria at**l pou*o tem abord*d* o tema
</line>
</par><par>
<line>
so*re como os a*entes da s*gu*da camada
</line>
<line>
*a cadeia *e sup*i*e*tos são m*nitorados,
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
mes*o como a gestão da cadeia pode a*aliar a perf*rm*nce *
</line>
<line>
o co*promisso *os
</line>
</par><par>
<line>
for*eced*res. Este tema vem sendo sugerido po* d*versos autor*s (SHERER, 2005; PEC*,
</line>
<line>
2005; C**STEN *t al., 2005; SHARMA; *HOU*HURY, 2**4; SELVIARIDIS;
</line>
<line>
NOR*MAN, *015), exa**mente pela f*lta de meca*ismos de perfo*m*nce e instru*ent*s **
</line>
<line>
gestão d*sponíveis.
</line>
<line>
2 METOD*LOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
au*ores, *o d*cor*er de um estud* sob** Int*gração Logísti*a na Cad*ia de
</line>
</par><par>
<line>
*uprim*n**s de uma grande empresa de Fast-Food, pretend*ram anali*ar se as a*ões e *
</line>
</par><par>
<line>
método ad*t*dos *elo Opera*or Logí*ti*o e se* *orn*cedor de ser*iços *e m**utenç*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
frota aj*da* a responder e a
</line>
<line>
entender as questões colocada*
</line>
<line>
*e*te artigo. *e*ta fo*ma,
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
possível pla*ejar a pesqui*a e
</line>
<line>
an*l*sar **m *ais detalhe, jun** ao* dois agen**s, *om*
</line>
<line>
f*i
</line>
</par><par>
<line>
constr*ído * m*tod* de ch*cagem do* resul*ados de desempenho, em*asando o artig* com
</line>
</par><par>
<line>
dado* e informaçõe* que contr*buam
</line>
<line>
de f*to para * *valiação de for*ece*ores de seg*nda
</line>
</par><par>
<line>
camada na cad*ia de suprim*ntos.
</line>
</par><par>
<line>
A**sar de abordagem metodológica adotada ser um estudo de **so ún*co, p*de-s* a
</line>
<line>
dizer que este caso tem gran*e rele*ância acadêmica por abordar um tema *uit* po*co
</line>
<line>
e*tud*do e de po*cos exemplos. Alé* *isso, ** *mpresa* envolvidas n* *as* representa*
</line>
<line>
grandes mar*as mundialment* conhecidas, sen*o, portanto, *cone* referenciado* em divers*s
</line>
<line>
es*udos pelos m*delos de ge*tão que adotam. A *mportân*ia d*stas duas dimensões *ustent* o
</line>
<line>
f**o d* ser est* um *studo de caso *nic*.
</line>
<line>
2. DESENVOLVIMENTO **ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Oland*r N*rrman (2012), muitas compa*hias e*tão e
</line>
<line>
bus*an*o colaboração
</line>
</par><par>
<line>
*om *eus parceiros na cadeia de supri*entos, *as p*u*as at**lment* t*m a*cançado ist*. *
</line>
</par><par>
</page><line>
verdadeira colabora*ão * mais do que simplesme*t* terceirizar uma funç** o* s*rviço um a
</line>
<line>
**ovedo* externo. É fund*me*tal um ac*rdo entre o* parc*iros para integrar os recursos em
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 7, p. *20-139, *u*./ago. 2017 *ww*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Viv**dini
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
prol de u* g*nho mú*uo. Este pensa*ento retra*a clar*mente a i*portância
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
rela*ion*m*nt*
</line>
<line>
entre os age*t*s de uma c*deia de suprimentos, b*m como esclarece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
neces*id*de d* se *ncontrar i*strument*s que *inalizem
</line>
<line>
ou definam c*min*os para que as
</line>
</par><par>
<line>
empre*as, *e fato,
</line>
<line>
con*ig*m
</line>
<line>
compartilhar resultado* atrav*s de posicionamentos e objetivos
</line>
</par><par>
<line>
a*inhados em ter*o* de *adeia de suprime*to*.
</line>
<line>
Na intenç*o d* desenvolver o *ema d**t* *rtigo de forma que fundamen*e a análise do
</line>
</par><par>
<line>
ca*o, bem como permita explorar as i*fo*mações n*m cenário condizente ao estudo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rgumen*açã* teóric* *sta*á basead* e* dois tó*ic*s, qu*is sejam, o r*lacion*m*nt* na c*deia
</line>
<line>
de suprimen*os; e o Provedor d* Serviços Logísticos (PSL) e * p*rfo*mance n* cad*ia de
</line>
<line>
*uprimen*os.
</line>
<line>
2.1. O Re*a*ionamento na cadeia de suprimen*os
</line>
</par><par>
<line>
* i*ent*ficação
</line>
<line>
das emp*esas que se re*ac*o*am *a ca*eia ** su*rimentos *ode *er
</line>
</par><par>
<line>
feita segundo a r*presentação da figura 1, ** que a empr*sa foco é quem d*tém * **vernanç*
</line>
<line>
da *adeia, atuando de um *ado com *eus fornec*dor*s de *ri*eira ca*ada, e *stes com seus
</line>
<line>
parc*iros chamados de seg*nda cam*da, e as*im por diante. Do outro *ado estão seus clientes
</line>
<line>
de re*ação dire*a (clientes de prim*ira camada) e i*dir*ta (c*ien*es de segun** camada). O
</line>
</par><par>
<line>
desen*o desta relação
</line>
<line>
da empre*a foco na ca**ia
</line>
<line>
d* suprime*tos,
</line>
<line>
apoiad* pe*a estru*ura
</line>
</par><par>
<line>
sug*rida por Lambert et a*. (1998) - Estrutura *orizo*t** (de*ini*a pel* *úmero de níveis)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ert**al (pelo número de empresas de cada nív*l) - compõe o que este e*tudo chama d* níveis
</line>
<line>
de r*lação da cade*a *e suprime*tos.
</line>
<line>
F**ura 1 - C*d*ia de S*primentos
</line>
</par><par>
<line>
Varejista
</line>
</par><par>
<line>
Fo*n*c****
</line>
<line>
Dist*ibuidor
</line>
<line>
Varejista
</line>
</par><par>
<line>
*ornece*or
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Fornecedor
</line>
<line>
Vareji*ta
</line>
</par><par>
<line>
Fo*n*cedor
</line>
<line>
A
</line>
<line>
Cliente
</line>
<line>
Distribu*do*
</line>
<line>
Varejis*a
</line>
<line>
F**al
</line>
</par><par>
<line>
F*rnecedor
</line>
<line>
Empresa Foco
</line>
<line>
B
</line>
<line>
*orne*e*or
</line>
<line>
Varejista
</line>
</par><par>
<line>
Fornece*or
</line>
<line>
B
</line>
<line>
Di*trib*idor
</line>
<line>
Vareji*t*
</line>
</par><par>
<line>
Fo**eced*r
</line>
<line>
C
</line>
<line>
V*rejista
</line>
</par><par>
<line>
Montante
</line>
<line>
Jusante
</line>
</par><par>
<line>
(Upstream)
</line>
<line>
(Do*nstr*am)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adap*ado de *ambert et al (19**) e P*res (2004)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 14, n. 4, *rt. 7, p. 120-139, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www*.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Performance B*s*ada *a Empr*sa Foco da Cadeia de Supr*mentos
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Se a relação entre a* *mpresas da *adeia ocorre em uma estrutura como es*a, o
</line>
</par><par>
<line>
conceito de trabalhar j*nto para ganhos mútuos f*ca evidente se o
</line>
<line>
espíri*o cola*orativo for
</line>
</par><par>
<line>
i*s*i***ion*liz*do e ganh*r credibilidade (HUDNURKAR et al, 2014). No entanto, o *at* de
</line>
</par><par>
<line>
esta
</line>
<line>
ideia não ser tã* fo*te
</line>
<line>
na prática
</line>
<line>
tem sido motivo ** divers** **e*tiona*e*tos *a
</line>
</par><par>
<line>
literatura * *espeito d* proces*o de col*bo*ação na cadeia *e suprimentos.
</line>
<line>
Cox (2004) é *m dos a*to*es que tem questi*nado par*e *o idea*ismo inerente a*s
</line>
</par><par>
<line>
conceitos da relação na
</line>
<line>
cadeia de su*rime*tos, e* que mu*tos *utores defe*dem rela*ão *
</line>
</par><par>
<line>
ganha-ganha. Não que i*so não possa ocorrer,
</line>
<line>
nem q*e o r**acionament* col*bora*iv* s*j*
</line>
</par><par>
<line>
fic*ã*, mas a ideia é a *e que se isto s* *plica * um m**cado ou segm*nto ou emp*esa, não
</line>
</par><par>
<line>
necessa*iament*
</line>
<line>
poder* funcionar em outro. Como tam*é* * ganhar de *m pode *ão se
</line>
</par><par>
<line>
ref*etir
</line>
<line>
*a *esma proporção em outro forn*ce*** ou camada da cadeia e, *em mesmo por
</line>
</par><par>
<line>
isso, a re*a*ão pode s*r quebr*da. Nes*e **so, *rovavel*ente po*que os parcei*os da ***eia
</line>
</par><par>
<line>
ten*em a não ter dimensã*
</line>
<line>
nem visã* da performance *os dem*i* *a cadeia, nem mesm*
</line>
</par><par>
<line>
visão *o*al dos resultad*s busca*os pela em*resa foco da cadei* (HOFER et al., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda para C*x (2004), muitas companhias so*ente são capaze* de admi*istrar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção na cadeia d* supr*m*ntos na p*imeira camada (first t*e*). Isto si*nifi*a q*e, apesar do
</line>
<line>
conce*to de cadeia de supr*mento* contrib*ir *ara os negócios, seu alc*nce aind* tem m*i*as
</line>
</par><par>
<line>
limit*ções. P*ra v*ncer estas restrições, *s
</line>
<line>
*om*anhias
</line>
<line>
pr*cisa* ter re*ursos internos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacid*de *peracional *a*a pra*icar e g*nh*r es*a amplitude.
</line>
<line>
Bowers*x et al (2003) afirma* que a terceiri*ação funcional, c*mo atividades *u* vão
</line>
</par><par>
<line>
da manufatu*a a serviços *ogí*ticos,
</line>
<line>
como *rans**rte e armazenagem, é
</line>
<line>
geren*ialmente
</line>
</par><par>
<line>
d*termi**da e g*vernada por pr*ncípios de com*ndo e controle. Numa visão de contr*buição e
</line>
<line>
evoluç*o deste tipo de relação, eles estabelecem uma a**rda**m sobre o relacionamen*o e**re
</line>
</par><par>
<line>
as *mpresas,
</line>
<line>
na qual estas integram seus esforços e recursos na busca
</line>
<line>
de u* no*o, *as
</line>
</par><par>
<line>
e*iciente e efet*v* ou releva*te m*delo de negócio, gerenciado por um *propriado mecanismo
</line>
</par><par>
<line>
de gover*ança. N*s*a *elação, as e*pr*sas procuram
</line>
<line>
elimi*ar processo* *uplicad*s * não
</line>
</par><par>
<line>
produt*vos, n* *usca de maior produt*v*dade, estabelecendo obje*ivo* mútuos. Esta
</line>
<line>
relação
</line>
</par><par>
<line>
reque*
</line>
<line>
uma b*sica mo*ificaç*o
</line>
<line>
no processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
negócio, aproximando as empresas no longo
</line>
</par><par>
<line>
prazo para u*a
</line>
<line>
estrutura operac*onal
</line>
<line>
co*ju*ta. Nes*e **de*o, os
</line>
<line>
*utores entendem como
</line>
</par><par>
<line>
competênci*s e ca*acidades n*ces*ár*a* às empresas:
</line>
<line>
- Processo de Lide*anç*, q*e c*nsis** em *esenvolver e *ante* *om as em*resas pa*ti*ipant*s
</line>
<line>
uma estrutura basead* e* *rincípios de dep*ndê*cia e colab*ração;
</line>
</par><par>
<line>
- Planejamento e Con*ro*e d* Processo, via tecnolog*a e
</line>
<line>
planej*mento, com o *bjetivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
manter um sistema de *nfor*ação c*paz *e suportar um* *mpla var*eda*e de configura*ões
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 14, n. 4, a*t. 7, p. 120-*39, jul./ag*. *017 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *ival*in*
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
ope*ac*onal necessárias *ara ser**r div*rsos se**entos, e via medi*as *ara *es*nvol*er
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ant*r sistema* de m*didas que faci*ite* as estratégia* e p*ocessos;
</line>
</par><par>
<line>
- Proces*o de Opera*ão Integrada, *u* envolve integ*ação com o cliente, p*ra con*truir
</line>
<line>
diferenc*ação com o cliente es**lhido, i*tegr**ão interna, *ara i*teg*ar o tr*balho real*zad*
</line>
<line>
int*rnamente dentro de u* p*oce*so q** supo*te *s ne*essidades *o cl*ente, e **tegra*ão com
</line>
</par><par>
<line>
supri*ores
</line>
<line>
d* mate*i** e serviço, para in***rar e*ternamen** trabalho r*alizado com o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho in*er*o.
</line>
<line>
*uma lin*a **melhante, *orém com f*co na logís*ica, Wiengarten e Longoni, (201*)
</line>
</par><par>
<line>
utili*am o termo
</line>
<line>
**exíve* pa*a demonstrar
</line>
<line>
a impo*tânc*a de s* encontrar ha*il*dades
</line>
</par><par>
<line>
organizaci*nais
</line>
<line>
que atendam a** requisitos do clie*te, compr*vando *ue a flexi*ilidade
</line>
</par><par>
<line>
logíst*ca tem efeito si**ificativo e
</line>
<line>
di*eto n* p**for*a*c*. *sta, *or s**
</line>
<line>
*ez, segundo Cox
</line>
</par><par>
<line>
(20*4), só será relevante se
</line>
<line>
as **presas envolvi*as na relação *ntender q*e o alin*amento
</line>
</par><par>
<line>
inte*no é tão importante quant* o alinhament* *xterno.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, nesta *xtensão
</line>
<line>
da
</line>
<line>
relação entre
</line>
<line>
*s el**entos
</line>
<line>
d* cadeia de supriment*s,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
visão do valor das ati*idades
</line>
<line>
não pode *ica* restri*a somente aos su*r**ores da prim*ira
</line>
</par><par>
<line>
camada, mas sim aos *emais,
</line>
<line>
da segunda ou terceira, pois eles
</line>
<line>
também agr*g*m valor
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
proce*so (DORAN, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
**m* ad*ogam **ngtusanathan et al. (20*3), a *ntegração entre uma empre*a e se*s
</line>
<line>
supridore* e clien*e* deve continuamente prover op*rt*nidades de me*ho*i*s que faci*item as
</line>
</par><par>
<line>
opera**es int**n*s. Consideran*o uma relação cliente e pr*v*dor *ogíst**o, a
</line>
<line>
operação
</line>
</par><par>
<line>
existente entre um *SL e *eu sup*idor *ode se* *o*o uma operação interna do PSL, que tem o
</line>
<line>
d*s*fio de adm*nistr*r *eus supr*d*res com fo*o e performa*ce condiz*nte ao neg*cio de seu
</line>
<line>
cliente.
</line>
<line>
2.2. O *rov**** de Servi*os Logístico* (PSL) * a p*rformance na cadeia d* supri**ntos
</line>
<line>
A forma mais comum de se e*tabelecer relacionamen**s entre *mpresa* *o* f*co na
</line>
</par><par>
<line>
venda do *roduto f*nal te* s*do *o*trataçã* *specífica e ter*ei*ização. N*ste
</line>
<line>
processo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa que co*tra*a ou te*c*ir*za precisa mante* o *elacionam*nto baseado e* *erform*nce
</line>
<line>
e cus** (*OWERSOX et al., *0**). Os i**ica*ores podem ser um* fe*ramenta de e*uilíbrio
</line>
</par><par>
<line>
da re*ação, mas por mais que as
</line>
<line>
emp**sas que*r*m re*ac*onamento, objetivo idealiza*o
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pode não ser alcançado, não po* i*competên*ia, mas
</line>
<line>
por r*zões internas *u externas à*
</line>
</par><par>
</page><line>
*mpresas. Na prát*ca, vencer estes o*st*culo* é muito difícil. Isto indica qu* o *elacionamento
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, *rt. 7, p. 1*0-139, jul./ago. 20*7 **w4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P**f*rmance Ba*eada na E*presa Foco *a Cadei* *e Su*r*mentos
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
po*e te* si*uações alinhadas e **salinhadas que po*em ou não ser reme*iadas em term*s de
</line>
<line>
per*or*ance.
</line>
<line>
Segund* Lons*ale et al. (2000), a te*ce*rização tem ocorrido mais so*re as at*vidades
</line>
</par><par>
<line>
de suporte
</line>
<line>
do que s ob r e
</line>
<line>
atividades pr*má*ia*
</line>
<line>
da cadeia. No caso
</line>
<line>
dos PSLs, estes podem
</line>
</par><par>
<line>
assum*r atividad*s primá**as ou não, mas estão diretam*nt* envolvidos no *e*ócio *o c*iente.
</line>
</par><par>
<line>
Por *utro la*o, quando o
</line>
<line>
PSL *e*ceiriza u** ativ*dade, o cont*atado nem s*m*re con*egu*
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer est* vínculo co* o negócio do *lie*te de seu cliente. Pesquisas demonstram q*e
</line>
<line>
as *mpresas se sentem mais confortáveis ao terc*irizar at*v*dades me*o* importa*tes do que
</line>
</par><par>
<line>
out*as mais crí**cas. Apes*r *a lóg*ca desta pesq*isa, pode-se di*er
</line>
<line>
que a t*rceirização com
</line>
</par><par>
<line>
um PSL seri* então uma exceção, *ons*de*ando serem muitas as *tivida*es *og*st*cas cruciais
</line>
<line>
para os negócio* d* em*resa.
</line>
<line>
Out*o aspecto relacionado * ter*eir*z*ção pode esta* no *ato de qu* nem sem**e o
</line>
</par><par>
<line>
proce*s* de contrata*ão está suportado por **dicadores p*opriamente al*nhado* com
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
objetivos das empresas. S*p*stame*te, e*es tendem a est*r su*ortados por i*teres**s de *u**
</line>
<line>
*ontr*ta, o* p*átic*s gerenciais impr*prias (*AHKONEM, 2014).
</line>
<line>
Numa crítica ao papel da gestão *a cad*ia *e suprimentos, S*holten * Schild*r (20*5)
</line>
<line>
c*amam a atenção para a *mport*ncia do relacionamento dos parceiros n* busca de benefícios
</line>
<line>
mútuos, con*ider**do que a organização deve adota* uma perspectiva externa, considerando o
</line>
</par><par>
<line>
impacto da* decisões de
</line>
<line>
ne*ócios *ão s* sobr* *ua *erf**mance, ma* também so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
performance de seus supridores, distribuidores e tra*sportadores. **ra el*, as empresas es*ão
</line>
<line>
reconhecendo que as inovações *a cade** de suprime*tos p*dem nã* *er so*ente um meio de
</line>
<line>
redu*ão de custo, ma* um caminho para alcançar sati***ção de seus c**entes.
</line>
</par><par>
<line>
Este mesmo autor abo*d* o
</line>
<line>
pape* dos 3 PL (o*er*dor logístico) e 4 PL (gere*ciador
</line>
</par><par>
<line>
logístico) na relação
</line>
<line>
de co*aboração *a cad**a de suprimento*, em termos
</line>
<line>
dos 3 PL, o autor
</line>
</par><par>
<line>
relacio*a atividad*s como serviços de t*ansporte, que po*em **r a melhoria de *quipamentos
</line>
</par><par>
<line>
para as c*rgas e *esca*gas en*re os parceiros, o compar*i*hamento de informaçõ*s
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
entregas e a disponibili*ad* de recursos, *ntre in*meras outras atribu*çõ** dos 3 PLs. N* ca*o
</line>
<line>
dos 4 PLs, o *utor e*tabelece a visão de uma rel*ç*o l*gísti*a d* execução co* gestão
</line>
</par><par>
<line>
combinada **rav*s *e uma parce*ia f*cada na espe*ialização, resguarda*do a *elação
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
co*promi*s*s firmada entre as par*es.
</line>
</par><par>
<line>
E*tudos que abordam atividades *ogís*ic*s tendem * visualizar *s responsabil*da*es d*
</line>
<line>
próprio op*ra*o* sobr* os serviços que são prestado* a s*us c*ient*s. * estudo *e Mckinnon e
</line>
<line>
*e (2004), exp*orando a* o*ortunidad** de transporte *a cadeia de suprime*tos, por exe*plo,
</line>
</par><par>
<line>
**fine KPIs (key performanc* indicat**) para esta *t*vi*ade, com*m *m
</line>
<line>
mu*tos operadores
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 7, p. 120-139, j*l./ag*. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/***ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Viv*ldini
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
logís*i*os, *omo volume de carga ou ocupação
</line>
<line>
do
</line>
<line>
veículo, efi*i*ncia no consumo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
combustí*el, tempo de u*iliz*ção *o veículo e outros. No enta*to, não *az me*ção a qua*quer
</line>
<line>
e*o com a expe*tat**a do c*iente d* o*er*d*r ou de *erfo*manc* que balize seus presta**res
</line>
<line>
de *e*viço.
</line>
<line>
A import*ncia de o *perador log*stico ter i*dicadores de performance *peraci*nal
</line>
</par><par>
<line>
*ocado em *eus pa*ce*ros
</line>
<line>
da cad*ia, e
</line>
<line>
por intermé*io
</line>
<line>
deles estabelecer * cana*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação como mei* de facilitar a relação, é o *eio mai* *ácil * com*m de implementar *
</line>
<line>
*olaboração na cadeia. Este méto*o de co*t*ole do processo deve ser **ordenado por
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologia
</line>
<line>
de Informação e por sistemas
</line>
<line>
de m*dida supor**ndo a operação *ol**orativa. A
</line>
</par><par>
<line>
efetiv*dade
</line>
<line>
operacio*a* de*en** da* medi*as e *a ac*racida*e da i**ormação e*t*e
</line>
<line>
c*ientes,
</line>
</par><par>
<line>
suprid*re* de s*rviço e mater*al (KAYAKUTLU; BUYUKOZKAN, *011).
</line>
</par><par>
<line>
Para Cor*ten et *l (2005), a
</line>
<line>
cola*o*ação co* supridores nem se*p*e é
</line>
<line>
garantia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
melho*i* na perf*rmance. An*es de
</line>
<line>
have*
</line>
<line>
um re**cio*am*nto *e **ngo prazo, os objet*vos
</line>
</par><par>
<line>
precisam esta* claros. A cola*oração *recisa ser **basada em um amplo mecanis*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
g*vern*nça qu* cont*ola o relacionamen*o, *onitora a dep**dência e co*st*ói a verdade.
</line>
</par><par>
<line>
O* PLS*, q*e co**mente *ão monitorados por seus cliente* por diversos *ndica*o*e*,
</line>
</par><par>
<line>
têm também como
</line>
<line>
*bje**vo *
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
de instrumentos que avali* seus prestadore* de serviço.
</line>
</par><par>
<line>
Como **gere S*erer (2005), ao *po*tar a necessid*de de *étrica* para avaliar a ca*ei*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suprimento*, e nel* *ist*ibuir a c*da partic*pant* *ndi*idual seus obje*ivos.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTA**S E DISCUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
O fator de maior relevância *este e*tu*o de c*so está no m*can*smo
</line>
<line>
de relaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
apoiado pe*os dados de perfor*ance, enc*ntrad*s p** duas grandes emp*es** em pr*stação de
</line>
<line>
serv**os. Seus inter*sses e competências, c*mbina*os num ac*rdo operaci*nal, permi*iram a
</line>
<line>
ele* estabelece*em um* vi*ão do* objeti*os s**und* o* ob*etivos da *mpr*sa foco da cad*ia.
</line>
<line>
As informações, dados e históricos apr*sent*dos pelos autores foram resul*ado ** *m
</line>
<line>
levantamen*o junto aos gestores das empresas envolvidas, que participa*am desde o in*cio d*s
</line>
<line>
neg*c*aç*es e ainda cont*nuam traba*hando ** admin*straç*o des*as empresas.
</line>
<line>
A intenção é de *oder *escreve* * envolvimento de um fo*nece*or de segun*a c*mada
</line>
</par><par>
<line>
(second tier) nos o*jetivos da
</line>
<line>
em*res* foco, *través da gestão d*s*nvolvida entre ele e
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
PSL.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 4, art. 7, p. **0-139, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fsan**.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*rfo*mance Ba*eada na Emp*esa Foco da Cad*i* de Supr*me*tos
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
3.1 As em*res*s e*v*lv*das
</line>
</par><par>
<line>
O PSL es*udado é um* un*dad* de neg*ci*
</line>
<line>
n* Brasil de uma grande multinacional
</line>
</par><par>
<line>
A*er**ana, *u* atende, nos EUA, Ca*adá e Amér*ca Lati*a, uma das maiores redes de Fast-
</line>
<line>
Food do mundo.
</line>
<line>
O *ornecedor de segun*a camada (second ti*r) é outra gr*n*e em*r*sa multinacion**,
</line>
<line>
mun*ia*men*e conhecida n* mer*ado de c**bustív**, q*e vem desenvolvendo no Brasil um
</line>
<line>
modelo de gestão de s**viços em ma*uten*ão de gr*ndes frotas de *eículo. Co*ce*tua**ente,
</line>
</par><par>
<line>
pro*uram con**liar, no negócio de combustív*l, o acréscimo de se*viços
</line>
<line>
de lubrificaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*n*tenção
</line>
<line>
d*s veículos, com objetivo de ext**i* dessa *ombi**ção
</line>
<line>
um
</line>
<line>
des*mpen*o em
</line>
</par><par>
<line>
gestão da ma***en*ão de fr*ta *apaz d* superar os ind*cado**s de perf*rmance histór*co
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*eu c*i*nte, *este caso o PSL.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 O Contrato como i*str*me*to *a relaç** c**a*orativa
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *nformação dos ge*t***s *a* empres*s, o proc*sso levou cerca de d*is anos
</line>
<line>
de neg*ci*ções até sair um modelo das condi*ões para a contrataç*o dos serviços.
</line>
</par><par>
<line>
E*t* fa*e
</line>
<line>
de preparat*vos, na qual passam *e conhecer e *ntend*r os objet**os de a
</line>
</par><par>
<line>
cada um, f*i *onsi*era*a por eles f**d*mental para *onstruir i*eia*, d*fi*ir alguns
</line>
<line>
**dicado*es de per*or*ance do negóc*o e forma*iza* o co*trato. Is*o vai ao encontro ao que
</line>
<line>
al*uns autore* (MARASCO, 2008; *IE*, et al., 20*5; SELVIARIDIS; *ORRMA*, 2015)
</line>
<line>
a*vo*am, *u seja, *e que a re**ção entr* empresa e su*ridores fundamentada e* co*tratos e
</line>
<line>
*bjeti*os cla*os e *em estrut*rad*s tende a tr*zer *elho*e* res*l**do*.
</line>
</par><par>
<line>
O con*r**o pa*tuado
</line>
<line>
ent** as *mpresas tem por fina*i*ade aten**r aos s*rviço*
</line>
</par><par>
<line>
*ecessários para man*er a frota d* PSL em oper*ção sem comprom*ter ** índices de serviço
</line>
<line>
ao cliente do PSL (* em**esa foco). Feito i*so, e ha*endo mel*orias nos in*icadores, estes são
</line>
<line>
compa**i*hados ent*e as duas empr*sas através da *ivisã* dos ganhos ou, em algu*s casos, *t*
</line>
<line>
mes*o via penalidades pelas *erd*s.
</line>
<line>
Nes*e contra*o, tod* o ab*stec*mento interno e e*terno (nas rede* auto*izadas),
</line>
</par><par>
<line>
lavag*m *os v*ículos, lubri*ic*ção e manutençã* da fro** e **essórios (equipame*tos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apoio às ent*egas * equi*amentos de refrigeraç*o) são *ontemplados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 14, n. 4, ar*. 7, *. 120-139, jul./*go. 2*17
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V*valdini
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
3.3 Nív*l de Serviço Acordado (NS*)
</line>
</par><par>
<line>
O con*rato contempla u*a base de dados e méto*os de apuraç*o, *m que se *efin*u o
</line>
<line>
nível *e serv*ço acordado s*bre ind*cadores *ue as partes julga*am im*ortan*es para o
</line>
<line>
negócio, *om impacto dir**o no nível de servi*o da empresa foco. São es*es:
</line>
<line>
- Co*sum* de Diesel (Km/l);
</line>
<line>
- Consumo de peças - Motor (R$/km);
</line>
<line>
- Consumo de Peças - Elétrica (*$/km);
</line>
<line>
- Cons*mo de Peç*s - *efrigeração (R$/horas);
</line>
<line>
- Con*um* de Peça* - Câmbio (*$/Km);
</line>
<line>
- Con*u*o de Peç** - Diferencial (*$/Km);
</line>
<line>
- Custo t*t*l - Sistem* de Freio (R$/Km);
</line>
<line>
- Cu*to total - Suspensão (R$/Km);
</line>
<line>
- **sp*ni*ilidade (%);
</line>
<line>
- Confi**ilidade (%);
</line>
<line>
- Númer* de Orde*s Pr*gramad*s x Realizadas (%);
</line>
<line>
- Número de S*cor*os (qu*n*idad*).
</line>
<line>
P*ra *e ter parâmetro* de comparação, as empresa* *ev*ntaram um* refer*nci*
</line>
<line>
histórica dos *ndica*ores, qu* ser*a uti*izada como d*do* de base (ba*el*ne) nas ap*rações
</line>
<line>
f*turas.
</line>
<line>
*s pa*tes acordar*m um* revi*ã* destes indicadores e dos métod*s após seis meses da
</line>
<line>
as*ina*ura do contrat*, discutindo novamente o ní*el *e serviço acordado (NS*), segundo
</line>
<line>
uma referê*cia e a experiênci* d* já se ter trab*lh*do por um perí*do. *este aspecto, * i*ei*
</line>
<line>
foi *e**it*r às emp*esas *er um embasamento para a melho* de*inição do* in*icadores.
</line>
<line>
Esta revi*** r**uziu *s *ndicad*re* em qua*ro it*ns (Consumo de **es*l, C**to *otal
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
peças *e man*te*ção, di*ponibilidade e conf*abilidad*) que melhor rep*esentariam
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssidade* do n*góc*o e, se cumpridos, apoiariam diretament* o negócio da empresa foco.
</line>
</par><par>
<line>
Além do* indi*a*ores, em caso *e melho*ia, o co*trat*
</line>
<line>
definiu a d**isão dos ganhos
</line>
</par><par>
</page><line>
em 35% p*ra o contratad* e de 65% pa*a o contratante. Out*as condições ligadas a detal*es e
</line>
<line>
espe*i*i*ações dos s*rvi*os, in*talações e e*uipament*s, *egurança, aumento *e frota,
</line>
<line>
servi*os adi*ionais e excede*te, for*m t*a*ad*s pe** c**trato, mas não sã* abordados nest*
</line>
<line>
estudo *or não se*e* *ertinentes ao tema.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 14, n. 4, art. 7, p. 12*-139, ju*./ag*. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Performance Baseada na Em*r*sa Foco da *ade*a de *uprim*n*os
</line>
<line>
*31
</line>
</par><par>
<line>
A con*ução e processo de negoc*açã* do co**rato demon*trar*m pr*fis*ionalismo das
</line>
<line>
*mpresas, com foco cl*r* no desempenho e na divisão d*s ganhos, ten*o o cuida*o **
</line>
</par><par>
<line>
conse*var o* pontos críticos e p*ssív**s de conf***o, abrindo es*aço *ara revisão *utura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
alterações, *e forem necessárias.
</line>
</par><par>
<line>
O tóp*co seguinte descre*e * relação dos indicadores *om as empresas, c*mo el*s sã*
</line>
<line>
apurad*s e como são apli*ados.
</line>
<line>
3.4 Análise dos Indica**r*s *e *erformance
</line>
<line>
*asea** *os qu*tro indi*adores *efini*os pe*as pa*t*s, as *mpr*sas validaram os
</line>
<line>
dados de base (base**ne), que servem de referênc** para as comparações da performance atual.
</line>
</par><par>
<line>
Como rotina, eles *e*isa* discutem os números e os crité*ios de apura*ão me*salme*te, *
</line>
<line>
*lém de a*aliarem *s qu*stõ*s operacio*ai*.
</line>
<line>
3.4.1 Disponibi**dade e Confiabi*idade
</line>
<line>
O baseline destes dois ind*cadores n*o exigiu dados históri*os, po*s *** como
</line>
</par><par>
<line>
princípio man*er o mesm* padrão d* nível de
</line>
<line>
a*en*imento d* entr*ga no horário ma*cado
</line>
</par><par>
<line>
como o cliente do PS*, que é d* 95%, ou se*a, a *ad* 100 en*rega* efetu*das, só se permite
</line>
<line>
*% de atraso (c*m *olerância de 30 min**os do horário marcado). Portanto, na rel**ão P*L e
</line>
</par><par>
<line>
Empresa *on**atada, este ín*ice é qu* *erve de base comparativa
</line>
<line>
p*r* *s objetiv*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dispo*ibilidade * c*nfiabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Estes dois índices repr*sentam o quanto a frota es*á dis*onível p*** o PSL *azer as
</line>
<line>
entregas, ou seja, pron*a para *er utilizada. Se da frota de 100 veícu*os houver 2 parados, em
</line>
<line>
*anutenç**, ou apresenta defeit* no pátio, si*ni*ica 98% de disponibilidade. E, o quanto el* é
</line>
</par><par>
<line>
**nfiável, *u seja, q*a**as q*ebras de ve*culo *m rota
</line>
<line>
(que já saíram para faze* entrega*)
</line>
</par><par>
<line>
ho**e n* dia. Se *e 100 rotas, 4 foram afetadas p*r problema*, * ín*ice seri* de 96%.
</line>
<line>
Com índic* acord*do *e 95%, são es*a*elecidas *s *a*celas de bô*us e penalidades, ou
</line>
</par><par>
<line>
sej*, * qua*to a
</line>
<line>
empresa contratada *ag* ou ganha so**e * val** t*tal d* con*rato, s*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpridos os indicadore*. O quadro 1 a *egu*r *presenta * tabe*a acordada e*tre as par*es que
</line>
<line>
espec*fi*a os bônus e as penalidades a *erem pag** em função do de*e*penho alcançado em
</line>
<line>
ter*os de dis**nibilidade e co*fiabilidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, art. 7, p. 1*0-139, j**./ago. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.co*.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Vivaldi*i
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
*uad*o 1 - B*nus e penali*a*e* para os indicadore* confi**i*idade e disponibilidade.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Result
</line>
<line>
adoA
</line>
<line>
cima
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Porcenta*emdoMês
</line>
<line>
95,*
</line>
<line>
95,8
</line>
<line>
*6,0
</line>
<line>
96,2
</line>
<line>
96,4
</line>
<line>
96,6
</line>
<line>
96,*
</line>
<line>
9*,0
</line>
<line>
97,*
</line>
<line>
*7,4
</line>
<line>
*7,*
</line>
<line>
97,8
</line>
<line>
98,*
</line>
<line>
98,2
</line>
<line>
98,4
</line>
<line>
98,6
</line>
<line>
98,8
</line>
<line>
99,0
</line>
<line>
99,2
</line>
<line>
99,4
</line>
<line>
9*,6
</line>
<line>
99,8
</line>
<line>
100,0
</line>
</par><par>
<line>
Bonus%
</line>
<line>
0,40
</line>
<line>
0,45
</line>
<line>
0,50
</line>
<line>
0,55
</line>
<line>
0,*0
</line>
<line>
0,65
</line>
<line>
0,*0
</line>
<line>
0,75
</line>
<line>
0,80
</line>
<line>
0,*5
</line>
<line>
*,*0
</line>
<line>
*,95
</line>
<line>
*,0*
</line>
<line>
1,*5
</line>
<line>
1,10
</line>
<line>
1,15
</line>
<line>
1,20
</line>
<line>
1,25
</line>
<line>
1,30
</line>
<line>
1,35
</line>
<line>
1,**
</line>
<line>
1,45
</line>
<line>
*,50
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Me
</line>
<line>
t*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Porcent*gemdoMês
</line>
<line>
9*,4
</line>
<line>
94,6
</line>
<line>
94,*
</line>
<line>
95
</line>
<line>
95,2
</line>
<line>
*5,4
</line>
</par><par>
<line>
Bônus/ Pênal*i %
</line>
<line>
0,00
</line>
<line>
0,00
</line>
<line>
0,00
</line>
<line>
0,00
</line>
<line>
0,00
</line>
<line>
0,00
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Re*ult
</line>
<line>
adoA
</line>
<line>
*aixo
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
P*rcentagemdoMês
</line>
<line>
<9*
</line>
<line>
90,0
</line>
<line>
90,2
</line>
<line>
90,4
</line>
<line>
90,*
</line>
<line>
90,8
</line>
<line>
91,*
</line>
<line>
9*,2
</line>
<line>
91,4
</line>
<line>
9*,6
</line>
<line>
91,*
</line>
<line>
**,0
</line>
<line>
92,2
</line>
<line>
92,4
</line>
<line>
92,6
</line>
<line>
92,*
</line>
<line>
93,0
</line>
<line>
93,2
</line>
<line>
93,4
</line>
<line>
9*,6
</line>
<line>
93,8
</line>
<line>
94,0
</line>
<line>
94,*
</line>
</par><par>
<line>
Pênalti %
</line>
<line>
-1,50
</line>
<line>
-1,45
</line>
<line>
-1,40
</line>
<line>
-1,*5
</line>
<line>
-1,30
</line>
<line>
-1,25
</line>
<line>
-*,20
</line>
<line>
-1,15
</line>
<line>
-1,1*
</line>
<line>
-1,05
</line>
<line>
-1,00
</line>
<line>
-0,95
</line>
<line>
-0,90
</line>
<line>
-0,85
</line>
<line>
-*,80
</line>
<line>
-0,75
</line>
<line>
-0,70
</line>
<line>
-0,65
</line>
<line>
-0,60
</line>
<line>
-0,55
</line>
<line>
-0,50
</line>
<line>
-*,45
</line>
<line>
-0,*0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autor
</line>
</par><par>
<line>
* quad*o 1 permit* ob*er*ar *ue, se em um determinado mês, a *mpresa *tinge um
</line>
<line>
ín*ice de co*fiabilidad* de 92% e dispo*ibilidade 97%, num contr*to de R$ 500 mil, te*-se-
</line>
<line>
ia:
</line>
<line>
*onfiabili*ade 92% = Fator d* 0,95% (co*form* tabela) do f**urame*to = - R$ 4,75 mil.
</line>
<line>
*isponib*li**de 97% = Fa*or de 0,75% (*onforme t*bela) do faturam**to = + R$ 3,75 mil.
</line>
<line>
Portanto, * *mpresa contratada seria penali*ada e* R$ 1 mil.
</line>
<line>
3.*.2 Custo t*tal de p*ça* *e manu*enção
</line>
<line>
Neste i*d*ca*or, **nsiderando o custo fi*o d* mão de ob*a e o fato *e que a equ*pe é
</line>
<line>
exclu*iva e dedicada, o valor variável seria o de c*nsumo de **ças.
</line>
<line>
Este valor rel*ti*o a quilôme*ros roda*os da fr*ta de*ine o baseline e * ref**ênci* do
</line>
<line>
m*s p*ra o c**to de peças de manuten**o, ou seja:
</line>
</par><par>
<line>
Baseline =
</line>
<line>
Cust* Total
</line>
<line>
= R$/Km
</line>
<line>
*m Rod**o
</line>
</par><par>
<line>
Con*ideran** o pe*íodo como o mês de fechamen**, a ideia foi criar *édi*s mó*eis
</line>
<line>
*m que um mês influencia o outro, evita*do que um ev**to anterior *u post**io* di***rça os
</line>
<line>
resu*tad*s. O quadro 2 apresen*a * baseline para os mes** de j*neir* *e 2014 * junho d* 2*14
</line>
<line>
e janeiro de 2015 a junho d* *015.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 7, p. 120-139, **l./a*o. 2*17
</line>
<line>
www*.fsan*t.*om.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*rf*rma*ce Bas*ad* na Empres* F*co da C*deia *e Suprimentos
</line>
<line>
**3
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. *ival*ini
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
Neste indi*ador, cas* n*o h*ja resul*ad* f*voráve*, o contra*ado não * pen*lizado, *e
</line>
<line>
acordo com o contrato estabelec*do.
</line>
<line>
3.*.3 Custo de C*mbus*ív*l
</line>
<line>
*pesar d* r*la*ão de *onsum* de diesel do caminhão estar relacionada a diversos
</line>
</par><par>
<line>
fatores, * p*essup*sto das p*rtes foi que * conjunt*
</line>
<line>
alta
</line>
<line>
qualidade do diesel e lub**ficant*s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Resultado R$
</line>
<line>
=
</line>
<line>
K* Rod**o no mês - Km rodado n* mês
</line>
<line>
x R$/litro
</line>
<line>
Médi* Baseline Médi* Realizada
</line>
</par><par>
<line>
*ara il*strar, **gue-se um e*emplo para o mês *e ja*eiro de 20*5:
</line>
</par><par>
<line>
Ja**iro/** =
</line>
<line>
565.904 - 565.904 x 1,1*35
</line>
<line>
= (196.4*4 - 20*.009) x 1,14*5 = -$ 6.419
</line>
<line>
* ,8 * 2 ,8 0
</line>
</par><par>
</page><line>
Por****o, o exemplo dem*nstra qu* no mê* d* janeir* *e 2015 * resulta*o em
</line>
<line>
consumo de diesel não foi favorável, fi*ando ne*ati*o. N**t* caso, o contratado n*o *eria
</line>
<line>
nenhuma participação.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 7, p. 120-139, jul./ago. *017 w*w*.f*anet.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*rf*rm*n*e *aseada na E*presa Foco da Cadeia de Suprimentos
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
Neste cas*, também, *e*idiu-se em contrato não p*nalizar o con*rat**o *uando de
</line>
<line>
re*ult*dos negativo*.
</line>
</par><par>
<line>
*utro *s*ecto interessan** é *u* a cad* ano os objetivos
</line>
<line>
d* perfo*mance são
</line>
</par><par>
<line>
red*fin*dos, busc*ndo mel*orias, send* que no c*ntrato j*
</line>
<line>
está previsto
</line>
<line>
um mínimo de
</line>
<line>
35%
</line>
</par><par>
<line>
d* evol*ção do difere*c**l alca*çado. Exemplific*ndo, se o basel*ne é de 2,80 Km/l e chegou-
</line>
<line>
se a *,85 K*/l, a diferença é de *,05. P*rt*nto, a evo*ução seria de 0,0*8 (35% de 0,05) * o
</line>
<line>
b*sel*ne mudari* pa*a 2,*18.
</line>
<line>
4 CONCLUSÃO
</line>
<line>
A relaçã* apo*ada p*r indic*d*res e divisão dos resultad*s estabe*ec*da en*r* as
</line>
<line>
empresas aqu* estudada*, com uma gestão *ondu*ida por reuniões per*ódicas como fo*ma de
</line>
<line>
discut*r resul*ados, estabelece* consen*o, obj*tivos e n*vo* indi*adores, demon***a que a
</line>
<line>
colab*ração *a cadei* de suprime*tos, muito discutida *a lit*ratu**, parece se* poss*vel, desde
</line>
<line>
que se tenha cl*ro q*al é o obje*i*o da pa*cer*a * as *espon*abilidades de ca*a *m.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando qu* na
</line>
<line>
cad*ia de suprimentos a empr*sa f*co transf*re aos *emais a*
</line>
</par><par>
<line>
necessida*es e objet*vos do seu *egócio, fica
</line>
<line>
e*idente que um melhor entend*mento de*se*
</line>
</par><par>
<line>
fatores está *ais próximo da *rimeira camada (first tier). As empresas da primei*a camada, ao
</line>
<line>
repassarem as i*formações às demais empr*sas da cadeia, tenderão a i*corporar
</line>
</par><par>
<line>
part*c*laridades d* s** negócio, podendo dist*rcer o en*endimento da emp*e*a
</line>
<line>
fo**. No
</line>
</par><par>
<line>
entan*o, o c*so estud*do demonstra que al*uns dos princ*pi*s or**ina*o* d* e***esa foco
</line>
<line>
pode* *er con*e*vados, ajustan*o o foco *e cad* participa*t* da **g*nda camad* em diante.
</line>
<line>
*s*o *uer d*zer q*e o *ornec*dor de s*gund* *ama*a deve, no mínimo, te* * e*te**imento de
</line>
<line>
qu*l é * neg**io * *s objetivos con*ratados pelo *e* cl*ente *un*o ao *lo seguinte da c*mada
</line>
<line>
(*m clie*t* f*na* ou outro for*ecedor).
</line>
<line>
Um outro instrumento *nte*essante do cas* foi a *orma de criar um mecanismo \ganha-
</line>
</par><par>
<line>
*anha\
</line>
<line>
a*relado a* se*viço contratado, que
</line>
<line>
di*et*mente impacta nos ne*ócios do
</line>
<line>
clie*te do
</line>
</par><par>
<line>
PSL. A relação \ganh*-ganha\, p*n*o de muitas discussõ*s na literatu*a, *rinc*palmente em
</line>
</par><par>
<line>
co*o encon**ar o m*io
</line>
<line>
*ara se apu*ar *s res*l*ado*, te* neste caso um ex*m*lo **mples de
</line>
</par><par>
<line>
**e é p**sível para as e*presas e*co**rar um c*minho. * críti*a ao caso fica no
</line>
<line>
fato
</line>
<line>
de
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resultado da divisão de ganhos não v*r d* res***ado do *liente ou do produt* f**al. Ma* n*o
</line>
<line>
*eixa de *er u*a altern*tiva viável de se pratica*.
</line>
</par><par>
<line>
A *u*st*o das compe*ências trabalhadas
</line>
<line>
p** Bow*r*ox et *l. (200*), bem com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impo*tância da formalização
</line>
<line>
da *e*ação e d*s ind*cadores
</line>
<line>
ci*ada* por *ors*en et
</line>
<line>
al. (2005),
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te*esina PI, v. *4, n. 4, art. *, p. 1*0-139, jul./ago. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. V**aldini
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
Sa*ay (2003) e Sherer (2005), ficam bem evidenciadas no caso **lo planejamento, controle e
</line>
</par><par>
<line>
*nteg*aç*o no desen*olvimento dos m*ios de negoc*ação e
</line>
<line>
apuraç*o
</line>
<line>
dos dados, bem como
</line>
</par><par>
<line>
pela clar* lideran*a e de*endência das empresas *m estabelecer **nsensos e *ova* *efinições
</line>
<line>
**ando necessário.
</line>
<line>
A u*ilização de *órmu*as e m*cani*mos de perfor*a*c* cla*os e *áceis de se ent*nder e
</line>
<line>
*purar, prop*rciona aos pa*ticipa*tes a dimensão e*ata do **e precisam ajustar na oper**ão,
</line>
<line>
*o que vã* ga*har ou *erder, servindo como m*is uma ferramenta geren*ial. *ste p*de ser
</line>
<line>
c*nsiderado um caso de terc*ir*z*ç*o que já nasceu com os indicadores de *esem*e*ho bem
</line>
<line>
de*inid*s e alinhados entre a* empres*s.
</line>
<line>
Muitas variáveis do *r*ce**o operac*onal e parte d*s discussões e ne**ciações entre as
</line>
</par><par>
<line>
e**r*sas
</line>
<line>
do caso
</line>
<line>
não foram abordadas por ser*m específi*as do
</line>
<line>
negócio e *o serviço
</line>
</par><par>
<line>
contr*ta*o, e pelos au*ores não *ntend*rem como *e**van*e para o tema. Isto p*r se* objetivo
</line>
<line>
desse **tudo apresentar uma visão *as p***ibili*a*es de relação com fo*neced*res de *egunda
</line>
<line>
camada dentro da cadeia de suprimentos.
</line>
<line>
Por ser um estudo de caso, **as limitações são *e*tinentes a *ste tipo de meto*ol*gia.
</line>
</par><par>
<line>
* en*endimento s*bre a rela*ão entre o* fornecedo*es de *egunda
</line>
<line>
camada e *eus clientes
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
limitada
</line>
<line>
neste estudo, e pesq*is*s co* maior amplitude d*vem
</line>
<line>
**lab*rar para um mel*or
</line>
</par><par>
<line>
en*endimento
</line>
<line>
dest* tema. A *uestão da performance c**o ins*rumen*o
</line>
<line>
para ava*iar e*ta
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão também deve ser mais e**lorad*, bem como se as inicia*ivas do* gest*res das *adeias
</line>
</par><par>
<line>
de suprimentos tendem par* uma
</line>
<line>
evolução
</line>
<line>
na relaçã* e no* indi*adores de p*rform*nce
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
própria cadeia * de seus particip**tes.
</line>
<line>
** *onto interessante a ser analisado é s* o papel de um PS* (3 PL) ou de um
</line>
</par><par>
<line>
*nteg*ador Logístico (4
</line>
<line>
PL) *ode cola*orar na rel*ç*o e n*s mét*dos de avaliação d*s
</line>
</par><par>
<line>
r*sulta*os na extensão da cade*a de sup*iment*s.
</line>
<line>
R*FERÊN*IAS
</line>
<line>
BOWERSOX, D. J; *L*SS, D. J; S*ANK, T. P. Ho* to mas*er cross-enter*rise
</line>
<line>
col**bor*tion, Supply Chain Man*gement Review, Ju*/Aug, 2003.
</line>
<line>
C**A, M.; ZH*NGB, Q. Su**ly c*ain *ollaborat**n: Impac* on colla**rativ* advan**ge and
</line>
<line>
fir* performance. *ournal of *pera**ons Managem*n*, v. *9, 163-*80, 2*11.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 14, n. 4, art. 7, p. 120-139, *ul./ago. 2017
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Performance Baseada na *m*resa Foco da Cadeia de S*p*imentos
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
CORSTEN, D.; FELDE, J. Explori*g the *e**orm*n*e *ff*ct* of *ey-supplier collabor*t*on,
</line>
<line>
*nter*ational Journal of Physical Distribu*io* & Logistics Management, v. 25, n. 6, 445-
</line>
<line>
46*, 2005.
</line>
<line>
COX, *. *he art of poss**le: Relanti*n*hip man*gement in p*wer *egimes and s*pply cha*ns,
</line>
<line>
Su**ly Chain Ma*ageme*t: An Inte*nati*na* Jour*al, v.9, *. 5, 346-356, 20*4.
</line>
</par><par>
<line>
DORAN,
</line>
<line>
D. **pply c*ain implica*ions o* m*dularization, Inter*at*onal Jo*rnal o*
</line>
</par><par>
<line>
Operation & Pr*d*ction Managemen*. *.23, *.3, *16-326, 2*03.
</line>
</par><par>
<line>
*O*ER A. R; HOF*R C.; WALLER M. A. What
</line>
<line>
gets *uppliers to pla* *n* who **t* the
</line>
</par><par>
<line>
*ay? On t*e antec**ents and outcomes of col*aboration in *et*iler-supplier
</line>
<line>
dyads, The
</line>
</par><par>
<line>
In*ernation*l J*urnal of Log*st*cs M*nageme*t, v. 25, n. *, 226 - 244, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
HUDNURKA* M; JA*HAR *; RATHOD *. Fact*rs affecti*g col**borat*on in su*ply
</line>
<line>
ch*in: A l*t*rature Re*ie*, Proced*a - Socia* and Behavioral Sciences. n.133, 189 - 20*,
</line>
<line>
2*14.
</line>
<line>
**H*ÖNEN, A. *., The inf*uence of p*wer position on the depth of collaborat*on, Supply
</line>
<line>
Ch*i* M*nag*ment: An In*ernatio**l Journal, v. 19, n. 1, 17 - 30, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
KAYAK*TLU, G; BUYU*OZ*AN, G. Asses*ing performance f*ct*r*
</line>
<line>
fo* a 3PL in
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
val*e c**i*. Int. J. Productio* Economic*, n. 131, 441-4*2, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
LAMBERT, D. M; CO*P*R, M.C.; PAGH, *. *. Sup*ly chai* manag*me*t: **plem*ntation
</line>
</par><par>
<line>
issues and resea**h
</line>
<line>
op*ortunities, The Inte*n*ti*nal Journ*l of Logist*c* Management,
</line>
</par><par>
<line>
v.9, n.2, 1-19, 1998.
</line>
</par><par>
<line>
*IEB, R.; BE*TZ, B. A. The use
</line>
<line>
of third-party Logisti*s Serv*ces by large American
</line>
</par><par>
<line>
ma*u*act*res: the 2004 sur*ey. Transportatio* Journal, v. *4, n.2, 200*.
</line>
<line>
*ONSDALE, C.; CO*, A (200*). Th* historical dev*lopment of outsour*i*g: the l*test fad?
</line>
<line>
Industrial Man*gement & Data *ystems, v. 100, n.9, 44*-4*0, *000.
</line>
<line>
MARA**O, A. Third-par*y logistics: A literat*re review. Int. *. Pro*uction *conomic*,
</line>
<line>
n .1 1 3 , p p .1 2 * - 1 4 7 , * 0 0 8 .
</line>
</par><par>
<line>
*C*INNON, A. *; GE, *. Use of a sy*chronized
</line>
<line>
ve*icl* audit to det*rm*ne oppor*u*it*es
</line>
</par><par>
</page><line>
for impr*ving trans*o*t efficiency in a supply c*ain". Th* Int*rnat*onal Journal of
</line>
<line>
Logist**s: *esearch and Applica*i*ns, *.7, n.*, 2004.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *4, n. 4, art. 7, p. 120-139, jul./ago. 2*1* www4.fsanet.com.*r/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. Vivaldini
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
NIX, N. W; ZACHARIA Z. G (201*). The imp*ct o* collaborative engage**n* *n k*owledge
</line>
<line>
and performan** gains *n epi*odic co*labo*atio*s, The *nternati*nal Journal of *ogistics
</line>
<line>
Management, v. 25, n, *, 2*5 - 269, 2014.
</line>
<line>
OLANDER M; *ORRMAN A. Legal analy*is of a c*ntrac* for a*va*ced logi*ti*s *ervices,
</line>
<line>
In*er*a*ional Jou*n*l *f Physical Distribution & Logi*tics M**agement, *. 42, n. 7, 673
</line>
<line>
- 696, 2012.
</line>
<line>
P**K, *. Drivers o* *u*pl* chain vulnerability: a* in*egr*ted framewor*. I**e*national
</line>
<line>
Jo**nal of P*y*ical Distribution & Lo*istics Management, v.3*, n.4, *10-*32, 2005.
</line>
<line>
P*RE*, S. R. I. *estão *a *adeia de *upri*entos - Conceitos, E*tratégi*s, P*áticas e
</line>
<line>
Caso*, Ed*tora At*as, edição *, São Pau*o, 2004.
</line>
<line>
R*NGT*SANATHAN, M. et al. Supply c*ain linka*es and opera*ional performan*e,
</line>
<line>
Inter*a**onal Jo*rnal of Opera***ns & *ro*uction Manage*ent, *.23, *.9, 1084-1099,
</line>
<line>
2003.
</line>
<line>
SAHAY, *. S. Supply chain colla*oration: The ke* to *alue creat*on. Work Study, *.52,
</line>
<line>
n.1, 76-83, 200*.
</line>
<line>
SC*OLTEN, K.; SCHILD*R, S. *he role ** c*llaboration in suppl* chain re*ili*n**. Supply
</line>
<line>
Chain Management: Na In*ern*ti*nal Journa*, v. 20, n 4, pp. 471 - 484, 201*.
</line>
<line>
SELVIARIDIS, K.; NORR*AN, A. Performance-based *ontracting for advanc*d l*gis*ics
</line>
<line>
services, Internationa* Journal of Physical Distrib*tion & Logistics M**agement, v. 45,
</line>
<line>
n. 6, 5** - *17, 2015.
</line>
<line>
SHARMA S.; CHOUDHURY A. G. A qualit*tive study on evolution of relationsh*ps
</line>
<line>
between third-*arty logist*cs *rov*ders and cust*mers into strategic *lliances, Stra**gic
</line>
<line>
Ou*s**rcing: An Inte**a*io**l Journal, v. 7 n. 1, 2 - 17, *014.
</line>
<line>
SHERER, S. A. From *u*ply *hai* m*nage*ent to value network *d*ocac*: im*lic*tions for
</line>
<line>
*-supply chai*s, Supply Ch*in Management: An In*ern*tional Jou*nal; v.10, *.2, 77-83,
</line>
<line>
2005.
</line>
<line>
VI*ALDI*I, *. Terceirização, *uart*irização e primarização lo*í*tica, GEPROS - Gestã*
</line>
<line>
da Produção, Opera*ões e Si*temas, An* **, *. 4, 2*-38, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresi*a, v. 14, n. 4, art. 7, *. 120-139, jul./ago. 2*17
</line>
<line>
*w*4.fsan*t.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*erform*n*e Basea*a na Empr*sa *oco d* Ca*eia de Su*riment*s
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
WIENGA*TEN F; LONGON* *. A *uanc*d view on suppl* ch*i* inte*ratio*: *
</line>
<line>
coordinat*ve and co*la*orative appr*a*h t* o*eratio*al an* su*tainabil*ty performan**
</line>
<line>
i***oveme*t, Supply *h*** Management: An *nternational J*urnal, v. 20, n.2, 13* -150,
</line>
<line>
2*15.
</line>
<line>
Com* Refere*ciar este *r*i*o, co*f*rme A**T:
</line>
<line>
VIVALD*NI, M. *erformance Ba**ada na Emp*esa Foco da Cadeia de Suprimentos - u* Estudo
</line>
<line>
Sobre Fornecedor de Seg*n*a Camada. Rev. FSA, Teresin*, v.1*, *.4, art.7, p. 120-13*, j*l./ago.
</line>
<line>
2017.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
M. Vivaldini
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * planejamen*o.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e i**erpret*ção d*s **dos.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascu*ho ou na revi*ã* crí*ica do co*te*do.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç*o na *p**v*ção ** **rsão final do m*n*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 14, n. 4, a*t. 7, *. 120-13*, j*l./ago. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev*st*
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)