<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 4, *. 67-88, jul./ago. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.4.4
</line>
</par><par>
<line>
Os Direcionadores de Valor nas *nivers*dades: um Estudo Comparativo Ent*e
</line>
<line>
*issensbi*an* (Áustr**) e o Plano de Des**volvimento *nstitucion*l (Bra*i*)
</line>
<line>
The Value *dministrato** at Un*versitie*: a Co*parat*v* Study B*tween Wissensbilan*
</line>
<line>
(Au*tria) and the Ins***utional D*velopment Plan (*razil)
</line>
</par><par>
<line>
Cla*dio Marcos M*ciel da Silva
</line>
<line>
Dou*or*do em Administr*ção pela U*iv*rsidade ** Grande *io
</line>
<line>
*estre em Adm*n**tração p*la Fundação Getú*i* Vargas
</line>
<line>
Pr*fessor da Un*versidade Estáci* de S*
</line>
<line>
E-mail: profes*orc*au*ioma*iel@gmail.*om
</line>
<line>
*o*é Francis*o de *arvalho Rezen*e
</line>
<line>
Doutor em Administração pela *niversidade Fe*e*a* d* Ri* de Ja*eir*
</line>
<line>
*rofessor do Prog*a*a de P*s-Graduaçã* em Admin**t*ação da Universidade do *rande *i*
</line>
<line>
E-mail: rez**d*.jf@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Cla**io Marco* Maciel *a Silva
</line>
<line>
Ed*tor C*entífico: *onny Ker*ey de A*encar Rod**gues
</line>
</par><par>
<line>
Aven*da Venezuela 4*, Rio *e *aneiro
</line>
</par><par>
<line>
Artigo receb*d* em 02/03/*017. Últ**a
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: José Franc*sco de **rvalho Rezende
</line>
<line>
recebida *m 11/04/20*7. Aprovado em 12/04/2017.
</line>
</par><par>
<line>
Ru* da Lap* 8*, Rio de Jan*iro
</line>
</par><par>
</page><line>
Avali*do p*l* sis*ema Triple Re*iew: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo *ditor-Che*e; e b) *o*ble Bl*nd Review
</line>
<line>
(avaliação *ega por doi* av**iadore* da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: *rama*ical, Normativa e d* For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silv*, J. F. C. Rezende
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
RE*U**
</line>
</par><par>
<line>
O o*jetivo
</line>
<line>
de*te estudo é r*ali*ar uma
</line>
<line>
compa*ação entre * Plano de Desenvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
In*ti*uc*onal - divulgado pelas univer*idade* no B*asil - e os relatórios de Cap*tal Intele*tua*
</line>
</par><par>
<line>
das unive*sidades austríacas, de
</line>
<line>
forma a *er possív** identificar direcionadores *e **lo* em
</line>
</par><par>
<line>
comum. **i re*li*a** um estudo *ocume*tal, com a*álise de con*e*do dos
</line>
<line>
p*incipais
</line>
</par><par>
<line>
relatórios de g*s*ã* das Univers*dades, tendo com* r**e*ê**ias três univ*rsidades do Brasi* e
</line>
<line>
t*ês da *ustria. O* resultad*s apont*m que ambos os relatórios identificam **recionadores e*
</line>
<line>
comum pertencentes ao Ca*i*al Intel*ctual. No e*t*n*o, a construção de um Relatório *e
</line>
<line>
Capita* I*telectual deve resp*itar as *a*acterísticas do modelo d* ens*no superio* pe*tinentes a
</line>
<line>
*ada país.
</line>
<line>
Pa*avras-c*a*e: C**ita* i*t**ectual. *ela*ó**os F*nan*e*ros. G*stão *e Institui*õ** de Ensi*o
</line>
<line>
Supe*ior.
</line>
<line>
ABS**A*T
</line>
<line>
The objec*ive of this study is to mak* a comparison between the Institut*onal Development
</line>
<line>
Plan - publ*shed for universities in Brazil - a*d the I*tellectual Capital R*ports of t*e Au*trian
</line>
<line>
*n*vers*ties, in order to be able ** ide*tify commo* value driver*. A documentary study was
</line>
<line>
carried out, wi** content analysis *f the main managemen* conce*ts of the universi*ies, with
</line>
<line>
three universities i* Brazil *nd t*ree in Austria as refer*nces. Th* results in*icate that *he tw*
</line>
<line>
type* ident*fy common drivers belo*ging to Intellectu*l C*pital. Howeve*, the construction of
</line>
<line>
*n Intellect*al Capital Rep*rt must respec* as characteristic* *f the higher e*ucation mode* in
</line>
<line>
each country.
</line>
</par><par>
<line>
Key wo*d*: Intel*e*tual Capital. Financi*l Reports. *anagement
</line>
<line>
of High*r Ed*c**ion
</line>
</par><par>
<line>
i ns t i t ut i o*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./ago. 2017
</line>
<line>
www*.fs*n*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direcionador*s d* Valo* nas Univers*da*es
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
*.INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s universidade* *ossuem u* *apel determin*n*e na geraçã* do c*nh**imento e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
valor *a*a a sociedade no século XX*. Embora os es*udos sobre o C*pital In*electual s*me*te
</line>
</par><par>
<line>
t*nham r*cebido atenç*o
</line>
<line>
espe*ial partir da segun*a met*de *o sé*ulo XX, hoje e* dia, a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*ma na *g*nda de pesqu*s* qu*
</line>
<line>
a*rang* empresas, *overnos e *tivida*es do terc*iro setor
</line>
</par><par>
<line>
(STEWART, 1997; *VEIBY, 1997; *HOO; BONT*S, 2002; EDVINSSON; KIVIK**,
</line>
<line>
2007).
</line>
<line>
No sécu*o XXI, a ge*tão das instituições de ensino supe*ior (IES) dev* ser ca**z d*
</line>
<line>
acompanhar a c*iação d* **lor a p*rtir de f*uxos e estoques de *tivo* t*ngívei* e *nt*ngí*eis.
</line>
</par><par>
<line>
A* u*iversidades devem adotar um sis*ema
</line>
<line>
de informa**es financeiras e *ão financei*as,
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibi**t*ndo a
</line>
<line>
de for*a a presta*ão de contas à so*ie*ade e demais stakeholders
</line>
</par><par>
<line>
(*ORC*LES; PEN*LVER; PONCE, 2*10; SANCHEZ ** al., 2009).
</line>
<line>
*esquisa*ores d* diferentes nacionalidades vê* relat**do experiên*ias ac*r** *a
</line>
</par><par>
<line>
*d*ntif*c*ção e d*
</line>
<line>
divulgação *o Ca*it** Intelectu*l nas IES. A experiência europei*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*tida, por exemplo, por
</line>
<line>
- CRANFIE*D; TAYLOR, 200*; RAMIREZ CORCOLES,
</line>
</par><par>
<line>
201*; R*MI*EZ C*RCOLES; GOR*IL*O, 20*0; **LVESTRI; VELTR*, 2*11. No mesmo
</line>
</par><par>
<line>
diapasão, *á discussões cobrin*o O*e*nia (KAS*MI; V*FARI, 2012); * *ri*n*e Médio a
</line>
<line>
(RA*I*E et al, 2015; SHARAB*TI e* **., **13); a Ási* (MUMTAZ; ABBAS, 2014) e as
</line>
<line>
A*éricas (SALGADO et al., 2015).
</line>
<line>
Nas universi**des austrí**a*, há mais *e dez ano*, ex*ste * o**igato*i*dade de
</line>
</par><par>
<line>
**vulgação d* relatórios cobrindo *tens
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Cap**al *n*ele*tual os Wissensbi*anz. Para a* -
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsidades
</line>
<line>
br**ileiras, é
</line>
<line>
ne*essária a
</line>
<line>
ap*esentação
</line>
<line>
*uin*ue*a*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*lano
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Desenvo**i*ento Instituc*o**l (PDI). Es*e doc*men*o retra*a inf**m*ções que
</line>
<line>
po**m ser
</line>
</par><par>
<line>
c**patíveis com itens i*tegran*es *o capital *ntelectual, e su*s dimensõe*: Capital Hum*n*,
</line>
<line>
Ca*ita* Estrutu*al e C*pital Relaci**a*.
</line>
</par><par>
<line>
*azlagi* (2005) apresentou q*atro r*zõe* para
</line>
<line>
que o c*pital
</line>
<line>
*n*el**tual *eja
</line>
</par><par>
<line>
identificado e me*sur*do em Universi*a*es. A *rime**a se traduz *a tran**arên**a
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
Uni*e*si*a*es Públicas, uma
</line>
<line>
vez q*e a fiscalização **s *ecur*os *úbl*co* é uma demand*
</line>
</par><par>
<line>
cr*sc*nte na *oci***de. A segu*da razão se *efe*e a necessidade de rankings mais completos
</line>
<line>
sob*e Uni*ersidades, em comparação aos *ue são divulgados pel* imprensa. O gerenciam*nto
</line>
</par><par>
<line>
do ca*ital intelectual *m I** também *a*ilita*ia arti*ulação e*tr* a *n*vers*dade e se*or a
</line>
</par><par>
<line>
*r*duti*o, em
</line>
<line>
especial a in*ústria. Por fim, *s IES **dem i**e*sif**ar rela*õ*s com su*s
</line>
</par><par>
<line>
congêneres, de f*rm* a co*st*uir a*ia*ças estratégicas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *4, *. 4, art. 4, p. 67-88, jul./*g*. 2017
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silva, J. *. C. Rezende
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
O ob**tivo de*te *s*udo é *ealiza* um* c*mparaç*o entre o Plano de D*senvol**mento
</line>
<line>
I**titu*ional - divu*g*do pelas *niversida*es no Bras*l - e *s relatór*os de Cap*tal I*t*l*ctual
</line>
</par><par>
<line>
da*
</line>
<line>
universid*des
</line>
<line>
a*stríacas,
</line>
<line>
para tornar possíve* identifica* di*eci*nad*res de val*r
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
co*um. Lo*es (2013) considera que, com relação a*s *ecursos inta*gíveis, a identif*cação **
</line>
<line>
que s* pretende explo*ar, j* é uma i**ortante contribu*ção *o âmbit* *as ciências.
</line>
</par><par>
<line>
*ste trabal*o está organiz*d* no formato d* cin*o **picos. Al*m da Introdução,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*pico segui*te de*ti*ado * apresentar a *xpe**ênc*a austríaca com *eus ind*cado*es de é
</line>
<line>
*a**tal Intelectual e de entrada e saída de recu*sos geren*iáveis p*las u*iversida*e*.
</line>
<line>
Pos*eriormen*e será a*re*enta** a ex*eriência br*sile*ra ** relat*r*o de plane*am*nto de longo
</line>
</par><par>
<line>
prazo das universidades, denomin**o* Planos
</line>
<line>
de *e*envo*vimento Instituci*nal (PDIs).
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
com*araç*o *ntr* *a*s relatórios se** re*lizada co* * f*co *a *dentifi*açã* d* ele*ento* em
</line>
</par><par>
<line>
comum *e subf*tores do Capital Inte*ectual. Por
</line>
<line>
fim, *s consid*rações finai*
</line>
<line>
abordarã*
</line>
</par><par>
<line>
sugestõ*s de med**as a serem imple*ent*das pelos ó*gãos regulatóri*s.
</line>
<line>
2.REFERENC*AL TEÓ**CO
</line>
<line>
2.1 Relatório de Desempenho e de Capital Intelectual **s Uni*ers*dad*s Austríacas
</line>
<line>
Fazlagic (2004) e*umera *uatro razões para que o capital inte*ect*al *eja *den*ificado
</line>
</par><par>
<line>
* mensurado em Uni**rsid***s. A
</line>
<line>
prim*ira se traduz **
</line>
<line>
tr*nsparência *as Universi*ades
</line>
</par><par>
<line>
Públicas, u*a vez que a fisca*ização dos *ecur*os
</line>
<line>
públicos é u*a demanda *res*ente
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
soci*dade.
</line>
<line>
A segu*da razão se refe*e à neces*ida*e de rankings
</line>
<line>
mais co*pletos *ob**
</line>
</par><par>
<line>
Un*versid*de*, em comparaçã* aos *ue são
</line>
<line>
divulgados p**a imprensa. O gerenci*me*to do
</line>
</par><par>
<line>
capital intelectu*l
</line>
<line>
em IE* também f*ci*itaria a artic*la*ão entre a Universidade e setor
</line>
</par><par>
<line>
p*oduti*o,
</line>
<line>
em *s*ecia* *ndúst*i*. Po* fim, as IES po**m intensificar relaç*es *om suas a
</line>
</par><par>
<line>
congêneres, d* f*rma a construir alian**s *s*ratégica*
</line>
<line>
* pione*rismo da exper*ên*ia austr*aca se dá pe*o Aus*rian Institute of Tecnology
</line>
</par><par>
<line>
(AIT) - antigo Austrian Resea*ch *ente* (ARC), qu* f*i a prime*ra *rganização europ*ia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
div**gar um relatório *e *apita* intelectual *m 1999 (SANC*EZ et
</line>
<line>
a*., 2006). O re*atório
</line>
</par><par>
<line>
sobre Capi*al I*t*le*tual (CI) em un*v*rsidade* austríacas foi insti*uído em 2006 por meio da
</line>
</par><par>
<line>
l*i s*bre *eg*lamentaçã* do Balanç*
</line>
<line>
do Ca*ital Intelectual 63/2*06, a*terada pela lei
</line>
</par><par>
<line>
216/ *01*. A
</line>
<line>
organiz*çã* deste Balanço do Capital I*telec*ual realiza-se em quatro seções:
</line>
</par><par>
</page><line>
rel*tório de desem*e*ho, *ados do Capital I*te*ectual, pr*ce*sos (inputs) e, po* fim, p**d**os
</line>
<line>
e serviços gerados (outpu*s).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, jul./ago. 2017 w*w4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direcionadores de *alor na* Uni*ersida**s
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
*.1.1 Relat*r*o de Des*mp*nho
</line>
</par><par>
<line>
*o relatóri* de dese*p*nh*, as u*iversidades dev*m prestar
</line>
<line>
infor*ações sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*n*o de *uas ati*ida*es de
</line>
<line>
*cordo co* a legisl*ç*o austríaca - Wissensbilanz-
</line>
</par><par>
<line>
Vero*dn*n* - WBV, *GBl. II Nr. 216/201* - contempland* os *e*ui*tes *ten*: *pr*sentação
</line>
</par><par>
<line>
* est*atégia da universi*ade, estrutura
</line>
<line>
organiza**onal, qual*dade de
</line>
<line>
gestão, *ese***lviment*
</line>
</par><par>
<line>
pe*soal e
</line>
<line>
profissiona*,
</line>
<line>
pesqui*a e desenvo*vim*nto, *ns*no e for*ação, *niversidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade,
</line>
<line>
internaciona*ização * mobil*dade, Cooperação, Bibl*otecas e outras instalações,
</line>
</par><par>
<line>
*nfraestr*tura, Prêmios e Dis*inções Conce*ido*
</line>
<line>
Na a*res*ntação da e**ratégia é abor*ada a história da univer*idade, bem c**o
</line>
<line>
va*ores, mis*ões, objeti*os * metas a *erem al*ançadas no período c*erente com o seu *lano
</line>
<line>
e*t**té*ico. *o rel**ório da Universi*ade **nsbruck, esta apresentação é feita na* áreas de
</line>
<line>
ensino pes*uisa, desenv*lvimento l*cal e de rede, r*c*rsos huma*os e i**raest*u*ura. Le*tner e
</line>
</par><par>
<line>
Curaj (2014) consid*r*m *** * pont*
</line>
<line>
de partida de um rel*tório d* ca*ital intelectual é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
info*m*ção da missão e do planeja*en*o estrat*gi** de u*a universidade.
</line>
</par><par>
<line>
Existe u* camp* d*stinado
</line>
<line>
à estrutura o*ganiz*cion*l da univers*d*de, **de
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
a*res*ntado o organograma com currículo dos *eus p*incipais dir*gente*.
</line>
<line>
As universida**s d*vem apresenta* resultados apo*tados pelas suas respectiv*s
</line>
</par><par>
<line>
aud**orias
</line>
<line>
de qualidade. Além dist*,
</line>
<line>
e*a ap*esent* informações sobre a ava*iação das
</line>
</par><par>
<line>
*nidades, avaliação
</line>
<line>
** cursos, obt*nção de
</line>
<line>
grau acadêmico, critérios de n*meação, critérios
</line>
</par><par>
<line>
de pontu*ção na carreira, critéri*s
</line>
<line>
de composição de
</line>
<line>
cons*lhos c*entíficos, co*i*ê ** *tic*,
</line>
</par><par>
<line>
int*gridade *ientífica, bem como diversas diretrizes e recome*da*ões.
</line>
<line>
No tópico "desenvol*im*nto pessoal e profissional", a* *nivers****e* austr*a*as
</line>
<line>
i*formam as pol**icas rela*ivas ao* recurs*s h*manos. Importa*te destacar a preocupaç*o das
</line>
</par><par>
<line>
u*iv*rsidades
</line>
<line>
com a co*ciliaçã* e*tre o t*abalho o e
</line>
<line>
ambie*te de bem-estar
</line>
<line>
com a família.
</line>
</par><par>
<line>
Também sã* apre*enta*os os p*ogr*mas de trein*mento e d* ca*acitação de seus
</line>
<line>
fun*ionários.
</line>
</par><par>
<line>
Em "pesquisa e de*env**vimento" são *nfo*mado* os *r*j*tos *e *esquisa e
</line>
<line>
s ua *
</line>
</par><par>
<line>
fontes de fin**ciame*to d* *ada univers*dade. Tais *elatórios pode*
</line>
<line>
conter *s prin*ipais
</line>
</par><par>
<line>
programas de pesquis*s * *uas fonte* de fin*nciamen*o, ou m*s*o a demonstração de receitas
</line>
<line>
*er***s pelos projetos des*nvolvidos. A produçã* c*entífic* gerada *elos s*u* *es*uisador*s
</line>
<line>
també* pode ser apre*enta** *este ca*po.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 14, n. 4, a*t. 4, p. 67-88, jul./ago. *017
</line>
<line>
ww*4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. S*l*a, J. F. C. Rezende
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
*o tópic* "ensino e f*rmação" as univers*dades informam as iniciati*as de apoio ao
</line>
<line>
estudante, a pr*ocupação com a e*pregab*lidade *e se*s alunos, contr*le da *v*são. Açõe*
</line>
<line>
que buscam intermedi*r * relaçã* prof*ss*r e aluno também s*o informados neste *ópico.
</line>
<line>
* relatór*o a*stríaco deve, ainda, con*er as ati*idad*s *ealizad*s com a *oci*dade
</line>
<line>
como por exemplo, p*o*et*s de exten*ão, pr*ticas *e sustentabilidade soci*l e *mbiental,
</line>
<line>
aç*e* de ig*aldade *e g*ner*, etc. O acompanhamen*o com os egressos t*mbém é divulga*o.
</line>
</par><par>
<line>
Em "internacion*lização e mobi*i*ade" são divulga*os os princi*ais *cordos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*rcer** e de cooperação com as dem*is univers*dades **tran*eiras. Estes ac*rdos podem
</line>
<line>
per*itir a mobilidade de alunos e de pe*quisadores, bem *omo a promoção de Congressos e
</line>
</par><par>
<line>
Seminários na U**ver**dade. No tópico "coopera*ão" **o des*ritos os
</line>
<line>
projetos de
</line>
<line>
pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
envolvam empresas e universidade*, ou *e*mo e*tre universid*d*s. Muitos
</line>
<line>
d*ste*
</line>
</par><par>
<line>
projetos são financiados por fun*os comunitários da União Euro*éia.
</line>
<line>
A b*b*i*teca e outr*s i*stalações possuem *m tópico esp**ífico. Ne*e, * universid*de
</line>
</par><par>
<line>
in**rma
</line>
<line>
os recursos disp*n*veis para consulta pesqu*sa, a*rangendo não somente livr*s e
</line>
</par><par>
<line>
fí*icos, co*o a mídi* digitalizada. Também, neste item, é apresentada a infraestrutura rela*iva
</line>
<line>
a atividades de*portiv*s. A* infor*a**es *ela*ivas à infraestrutura física de c*da Ca*pi
</line>
<line>
constam *est* tó*i*o. São descritos os prédios, in*tal*ç*es * proj**os *e expansão da
</line>
<line>
*nive**idade.
</line>
<line>
A *niversi*ad* també* divulga os prêmios e di*t**ções oferecidas *o pe*íodo. Muito*
</line>
<line>
destes prêmios são desti*ad*s a *ncentivar a pesquisa n* âmbito da *niversida*e, como
</line>
<line>
também estimular pesqui*ador*s que s* des*acaram, no per**do.
</line>
<line>
2.1.2. Pr*nci*ais dados sobr* Capital Intele*tual (CI)
</line>
<line>
Após a *presen*ação do r**atório de *esempenho da Univer*idad*, a l*g*slaç*o
</line>
<line>
a*stríaca solicita *lguns i**icad*res per**nentes ao Capit*l I*tel*ct*al. Pa*a is*o, fo* utilizad*
</line>
<line>
a se*uinte termino*ogi* a fim de classi*ic*r as diferentes *imensões: *apital Human* (C*),
</line>
<line>
Capital Estru*ural (CE) e Capital Re*acion*l (CR) (EDVINSSON; M*LONE,1998; BONTIS,
</line>
</par><par>
<line>
199*; *OOS et a*.,1997). **is dimensõ*s, ape*ar d* serem
</line>
<line>
*presentad*s se*ara*amente,
</line>
</par><par>
<line>
possuem uma r*l*ção *e in**rdep*nd*nci* entre si (NA*ARI; *AREMA**, 2007).
</line>
<line>
C*mo Capital H*mano s*o inc*r**rados gastos com ***tado* a educaçã*, *ormação e
</line>
</par><par>
<line>
a*sistência médica d*s cola*or*d*res das *r**nizações, * o argumen*o dos pesqu*sadores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
é fonte de estr*tégia *e inovaçã* *ara as *rg*nizações. Já o Capit*l Est*utur*l
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
considera*o c*mo "depósito de con*ecimento", incluin** rotinas organizac*onais, es*ratég*as,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 4, a*t. 4, p. 67-88, jul./ago. **17 www4.fsanet.*om.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s *i**cio*ado*** de Valor nas Univ*rsidades
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
manuais de p**cesso e bases de *ados nas disc*ssões. "O Ca*ital Es*rutural é o c*nhecimento
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
permanec* na
</line>
<line>
organizaç** mesmo quando os empreg*dos vão para casa" (Ordonez
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Pa**os, 2004). * terceiro elemento d* Capital Intelectual é c*amado de Capita* Rel*cional,
</line>
<line>
*endo definido c*m* * capacidade *a organização de inte*agir positivamente com os seus
</line>
</par><par>
<line>
stakeholders
</line>
<line>
na b*s*a pela motivaçã* na geração de **q*ez* por m**o
</line>
<line>
do Capital Humano
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
C*pi*al Estrutural.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1- Pri*cipa*s indicador*s de Cap*t*l Intelectual
</line>
<line>
Capital Intele*tu*l - Principais *ad*s
</line>
<line>
*. Capital H*mano
</line>
<line>
Corpo Té**ico e D**e*tes
</line>
<line>
Títulos d* Livre docência
</line>
<line>
Número de *o*tra*ações
</line>
<line>
**oporção entre Homens e Mulhere*
</line>
<line>
Dif*rença *alar*al ent** H*mens e Mulheres
</line>
<line>
2.Capital Estrutural
</line>
<line>
N*m*ro de inst*tuiçõ*s *nvolvid*s *m acordos *e cooperaçã*
</line>
<line>
Receita c*m Projeto* em pesquisa e Desenvo*vim****
</line>
<line>
Investi*ento em Infra*str*tu*a
</line>
<line>
3.Capital Relaciona*
</line>
</par><par>
<line>
Númer* *e Pesquisadores da IES
</line>
<line>
no ext*rior (5 dias)
</line>
</par><par>
<line>
Número de Pesq**sadore* do exte**o* n* IES (5 dias)
</line>
<line>
Fon*e: Wissen*bilan*-V*ro*d*ung - WBV, B**l. II Nr. 216/2010.
</line>
<line>
O* da*os apres*ntados no Capital Humano são *ela*ivos a* n*me*o de docentes e de
</line>
<line>
*u*cionários *écnico-admin**trativ*s, título* **ncedidos pel* i**tit**ção *e livre-docência,
</line>
<line>
*úm*ro de contra*ações no perío*o, proporção entre homens e **lheres * d*fer*nç* salarial
</line>
<line>
entre homens e mulh*res. Esta ação afirmativa do moni*o*amento do *ênero é uma
</line>
</par><par>
<line>
*aracterístic* relevante
</line>
<line>
d**te relatório, se*do reflexo da cul*ur* orga*izacional que demanda
</line>
</par><par>
<line>
esta di*c*ssão.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao Capital Estrutural são *nform*dos o número de *n**ituições envo*vi*as em
</line>
<line>
a**r*os de coop*ração, re*eita com pr*jetos d* *esq*i*a e desenvolv*men*o e *nvestimento
</line>
<line>
em inf**estrutura.
</line>
<line>
Já no qu* concerne ao Capi*al Relaciona*, os indi*ad*res listado* por e*te relatório
</line>
</par><par>
<line>
abr*ng*m o
</line>
<line>
número de pesquisadores d* Univer*idade no exterior pelo prazo mínimo de
</line>
</par><par>
<line>
cinco d*as, *em *omo o número de pesquisadores estrangeiro* na IES, tamb*m, pelo m**mo
</line>
<line>
prazo mínimo citado ant*ri*rmente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esin* PI, *. 14, n. 4, art. 4, *. 67-88, ju*./ago. 2017
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silva, J. *. C. Rezende
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
A*tenbu*ger *nd Schaffhauser-*inzatti (20*6) alertaram *ue a *imples apresentação de
</line>
<line>
dados quantitat*vos *odem levar as universidades estarem preocu*adas em at*n*irem as
</line>
<line>
m*t*icas, em d*trimento do c*mprimento ** seu plan* e*trat*gico.
</line>
<line>
2.1.3 Info*mações de Pro*essos e P*odutos e Serviços Gerados
</line>
<line>
C*m o Capital Intele*tua* re*onhecido na primeir* parte d* re*at*ri*, com os seus
</line>
<line>
principais dados *x*gi*os pelo ó*gão regulador, os relat*rio* a se*u*r mostram com*, a p*rtir
</line>
</par><par>
<line>
do g*rencia**nto dest*, é *apaz de
</line>
<line>
gera* produtos e serviços d* *niversidad* (LEITNER,
</line>
</par><par>
<line>
2004). O *erenc*ame*to destes recursos intang*v*is pod* cri*r valor
</line>
<line>
para a u*ive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
super*or ao d* *eus *o***rren*es (B*S*NKO e* al., 2012; TEECE, 2009).
</line>
<line>
*ssim, d*is tópicos são exigidos no relatório dos pro*esso* bá*icos: "Ensino e
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação" e \*esquis* e de*en*olvimento". No
</line>
<line>
primei*o tópi*o, há informações relativas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quantidad* de docentes e pesquisadores em
</line>
<line>
*empo **tegral, número de alunos matric*lados,
</line>
</par><par>
<line>
número de cursos de graduação e de pós-graduaç*o, participaçã* de alu*os e* prog**ma* de
</line>
<line>
m**ilidade *nternaci*nal. No segundo tópico, as informações abrangem a dedicaçã* integral
</line>
</par><par>
<line>
de p**quis*dores e
</line>
<line>
o quant*tativo de doutorandos em contrat* de tra**lho com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Un*vers*dade. O **peam*nto dos pesquisado*es envolvido* com pesquisa dentro de uma
</line>
</par><par>
<line>
uni***sidade é imp**tante para verificar os re*u*tados *dvindos *os
</line>
<line>
*rodutos e serviços
</line>
</par><par>
<line>
gera*os por tais pesquisadores.
</line>
</par><par>
<line>
Com o ob*etivo de m*nsur** os produtos e se*viços gerados pela universidad*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Relatóri* de Capital Intelec*ual exige a
</line>
<line>
divu*ga**o
</line>
<line>
dos resultad*s obtidos no gerencia*ento
</line>
</par><par>
<line>
d*s pro*essos *o Ensino e Formação e de P*s*uisa Desenvolviment* (Quadro 2). É e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
forma de acompa*ha*, na prática, o* result*dos gerados pelos at*vo* *ntangíve*s, a*ticulando,
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, t*oria e prática da gestão
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*o *ap*tal in*el*ctual (BONTI*, 2002; DUMAY, 2009,
</line>
</par><par>
<line>
20**)
</line>
</par><par>
<line>
Os p*o*utos e serv*ços *erados no ca*po de Ensino e Formaçã* inc*uem o número d*
</line>
<line>
graus *o*cedidos, de diplomas c*nce*idos no tempo de estudo exigid*, na es*ad* no
</line>
</par><par>
<line>
estra*geiro. Quant* à Pesquisa e de*en*olv*mento são s*li*i*ados * Produção Científica,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti*ip*ção *m Con*r*ssos e C*nferências * os número* de marca* e *atentes ge**dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-*8, jul./ago. 20*7
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os D*reciona**res de Val*r *as *nivers*d*des
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - Entra*as e saídas do gerenciamento do Capita* Int*lectual
</line>
</par><par>
<line>
Capital Intel***ual - *elat*rio de Desempen*o
</line>
<line>
*ro*essos Básicos
</line>
<line>
Produtos e Serviços gerados
</line>
</par><par>
<line>
EN*I*O E FORMAÇÃO
</line>
<line>
Número de Docen*es em Tempo I*tegr*l Nú*ero de Alunos Matriculad*s Núme*o de c*rsos e pr*grama* de pós grad*açã* *arti*ipação *e *st*d*ntes e* prog*amas *e mobilidade internac**nal
</line>
<line>
Nú*e*o de graus con*edidos N*mero de dipl*mas conced*dos no período de estudo Es*ada no e*tra*geiro
</line>
</par><par>
<line>
PE*QUISA * DE*ENVOLVIM*NTO
</line>
<line>
Pesquisado*es em tempo integral D*utor*ndos em *ontrato de Trab*lho com a Universidade
</line>
<line>
Pr*dução C**ntíf*ca A*resentações em C**gressos/Conferências Número d* Marca* e *atentes
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Wissensb**anz-Verordnu*g - WBV, BGBl. II Nr. 216/2010.
</line>
<line>
2.2.O Plano de Desenvo*vimento In**itucional (PDI) - *ra**l
</line>
<line>
O Plano de Desen*olvimento Ins*i*uc*on** (PD*) é um r*lat*rio *uinque*al de **ano
</line>
</par><par>
<line>
de açã* d*s I*stituições de *ns*no S*perior (IES) no *rasil. Foi implementado
</line>
<line>
p*r meio do
</line>
</par><par>
<line>
dec*eto nº *.773 de 09 de m*i* de 2006. * objetivo princip*l *este documento é a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*d*ntific*r a filoso*ia gerenc*al da **S, ar*ic*lan*o * *lanejamento estr*tégico de gestão e *s
</line>
<line>
diretrizes *edagóg*cas, cujas a**es vão refletir as ativida*es ac*dêmi*as des*nvol*idas.
</line>
<line>
A estrutura do *D* prevista na l**islação ab*an*e dez tópicos: *erf*l *nst**ucion*l,
</line>
</par><par>
<line>
Projeto Pedagógico Instituci*nal (PPI), crono*rama d* i*p*antação e desen*olv**en*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Instituição, perfil do corpo *ocente,
</line>
<line>
organiza*ão
</line>
<line>
administrat**a
</line>
<line>
da IE*, políticas d*
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento aos d*scen*es, infr*estrutura, avali*çã* e acompanhame*to do **sen*olvimen*o
</line>
<line>
institu*iona*, *spe*tos financeiro* e orçamentári** e anexos.
</line>
<line>
As *ES (especificamente as univer*idade*) de*em in*erir infor*açõ*s pertinent*s aos
</line>
<line>
recurs*s disponíveis que *ossuem e *s plan*s d* *ção que pretende* de**nvol*er no decorrer
</line>
</par><par>
<line>
**s cinco anos s*guintes. O PDI apresen*a em se* perfil i*stituciona*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
valore* da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *4, n. 4, a*t. 4, *. 67-88, *ul./ago. 2*17
</line>
<line>
w**4.fs*n*t.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. *. Silva, J. F. C. Rez*nde
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
universidade com a sua missão, obje*ivos * metas estabelecidas, de forma * cum***r com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planej*mento estratégico.
</line>
</par><par>
<line>
O Projeto Pedagógico Institucional (den*minado PPI) é *m doc*ment* p*rt*ncente ao
</line>
</par><par>
<line>
PD I
</line>
<line>
q*e informa o* princ**ios qu* vão no*tear *s políticas de ensino, pesq*isa e*tensão e
</line>
</par><par>
<line>
**stão das universidad*s. Est* campo, tamb*m e*tá destinado às ações *e responsabi*ida*e
</line>
<line>
das *niversidades. Pel*s *róprias característ*cas d* Brasil, a uni*ersidade des**penha um
</line>
<line>
papel relevante n** açõ*s de respon*abi*idade so*ial junto a *omunidades ma*s *obres.
</line>
<line>
O *DI *ambém contém u* cro*og*a*a d* implantaç*o e desenv*lv*men*o da
</line>
</par><par>
<line>
In*ti*u*ção, no qual são divulgadas
</line>
<line>
informaçõ*s s**re o *ú*ero de
</line>
<line>
cursos
</line>
<line>
ofe*tados pel*
</line>
</par><par>
<line>
univer*idade, assim como o número de
</line>
<line>
alunos de gradua*ão, pós-graduação, en*ino
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
distância e d*s unidades *d*ini*t*ativas.
</line>
</par><par>
<line>
No perfi* *o co*po *oce*te, é informad* não *ó o quan**tativo ** c*rpo docente, como
</line>
</par><par>
<line>
a titulação acadêmica (Doutorado ou **strado), o re*ime d* tempo d* trabalho dedi*ado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Inst*tu*ção (**mpo
</line>
<line>
parc*al e inte**al), tempo de experiência no ma*istério e em ativi*ades
</line>
</par><par>
<line>
não acadêmicas. *eve *e* apresen*ado não só o quadro atual, como t**b*m o qua*ro fu**ro,
</line>
<line>
coeren*e com *s planos de expa***o d* Univer*id*de.
</line>
<line>
A in*ormação quant* à org**ização a*ministrativa *a un**ers*d*de e*tá nos mesmos
</line>
<line>
moldes do relatório *e de*em*en*o do Cap**a* *n*electual austrí*co. O PDI apresent* t***é*
</line>
</par><par>
<line>
o *eu
</line>
<line>
orga*ograma *dministrativo, ass*m como as inst*nc*as
</line>
<line>
de decisão e os órgãos
</line>
</par><par>
<line>
colegia*os. Os dirigentes pos*uem uma grande r*s*on*abilidade na *ondução de uma
</line>
<line>
uni*ersidade, co*paráv*l a "mão inv**ível" dos gesto*e* prof*ssi*nais citad** p*r Chandler
</line>
<line>
(1*62,1990), em s*us p*i*ei*os estudo* *obre es*ratégia *mp*esarial.
</line>
</par><par>
<line>
As po*íticas d*
</line>
<line>
ate*dim*nto aos d*scentes informam as açõe* que a unive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
desen*ol*e em apo*o ao corpo disc*nte, se*a no âm*it* pe*agógi*o ou fina**eiro. Tam*ém
</line>
<line>
são apres*ntadas as políticas de a*om*anhamen*o de eg*essos. *ind* são infor*ado* de que
</line>
<line>
form* a Un*vers*d*de e*t**ul* a cri*ç** e ma*utenção d** Em*resas Juniores.
</line>
</par><par>
<line>
A inf*a*strutur*
</line>
<line>
*orres*onde a* *erenciamento
</line>
<line>
dos re*ursos físi*os de uma
</line>
</par><par>
<line>
un*versidade de fo*ma a **segurar condições de oferta mínima* de **ncionamento de *ursos.
</line>
</par><par>
<line>
*sta infr*estrutura, n* relatório brasileiro, ab**n*e
</line>
<line>
desde as *uas
</line>
<line>
instalaç*es físicas,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
l*borat*rios e sistemas de in*ormaçã* d*spo*íveis. As condições de of*rta *pres*ntadas p*las
</line>
</par><par>
<line>
B*bli*teca* tais como espaço *ísico, acervo d*
</line>
<line>
publ*cações físic* e *igi*al também são
</line>
</par><par>
<line>
*el*tados neste tóp*co.
</line>
</par><par>
<line>
A av**i**ão e acompanhament* do PDI
</line>
<line>
abordam as a*alia*ões i*ternas e externas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
que * Univ*rsidade está submetid*. A avaliação inte*n* é realizad* por *m comi*ê de *uto-
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, j*l./ago. 2017 www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direcion*dores de Valor nas Un*versidades
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
*valiaç*o den*minado C*A (Comi*são Própria d* Avalia*ão), obrig*tório para todas a* IES,
</line>
</par><par>
<line>
d* acord* com Lei
</line>
<line>
nº 10.861/2*04 (SINAES). Quan** às avaliações ext*rnas, os cursos de
</line>
</par><par>
<line>
gradu*ção d* Uni*ersidade são recredenciados
</line>
<line>
periodicamente por meio de inspeçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
técni*as, reali*a*as pelo instituto de
</line>
<line>
pes*ui*as do Mi*istéri* da Edu*a*ão no Br**il -
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Institut* Nacional *e
</line>
<line>
*studos e *esquisas (INEP). *o caso de cursos de
</line>
<line>
pós-g**du*çã*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regulamenta**o e fiscalizaç*o são ex*rci*as pela *oordenação de Aperfeiço*men*o de
</line>
<line>
P*s*oal d* N*ve* Superior (CAPES).
</line>
<line>
* tópico "aspectos finance**os * orçament*rios" d* PDI *escreve de que *orma o
</line>
<line>
*laneja*ent* estr*tégico deve *er *ealizado *um*ricamen*e, por mei* da pre*isã*
</line>
<line>
orçamentár*a el*bora*a *elas Universidades para os pró*imos cinco anos, bem co*o se*s
</line>
</par><par>
<line>
planos de inv*stimentos. Ballow et
</line>
<line>
al. (200*)
</line>
<line>
de*tacam a responsabili*ade dos gestores de
</line>
</par><par>
<line>
*erenciar os ativo* i*tangíveis, em *un*ão da limitaç*o d*s informaçõe* c*nt*bei*.
</line>
<line>
A* *ni*ersida*es br*sileiras também apresentam n*st* Plano de D*se*volvimento
</line>
</par><par>
<line>
outros ***i**s, env*l*endo a C*mu*icaçã*
</line>
<line>
com a *ociedade, ond* *e i*cl**m a* ações de
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsab*li*ade só*io-ambiental, intern*cionaliz*ção e cooperaç*o com outras unive*sidades,
</line>
<line>
*rgã*s de *lasse e empresas privadas.
</line>
<line>
3. METODOLOG*A
</line>
<line>
Foi realizado um estudo explor*tóri*, q*anto aos fin* (VERGAR*, 2010), u*a vez
</line>
<line>
*ue a preocu**ção com uma gestão pro*issional de IE* é recent*. Quantos aos meios, e*te
</line>
<line>
artigo é classificado com* documen*a*, p*is foram an*lis*dos o* relatórios *e gestão d*s *ES
</line>
<line>
de ambos países.
</line>
<line>
*e forma a real*zar an*lise comparati*a entr* os *e*at*rio* *e**es dois países, f*ram
</line>
</par><par>
<line>
investigad*s relat*rios
</line>
<line>
de t*ê* *niversidades austríaca* e de três brasileiras,
</line>
<line>
co* reput*çã*
</line>
</par><par>
<line>
reconhecida internacionalmente
</line>
<line>
pela QS World Universi*y *ankings 2*16-2*17. A*
</line>
<line>
IES
</line>
</par><par>
<line>
Au*t*ía*as sele*ionadas foram: a Univers*dad* de Vi**a (155º no Ra*king *a QS *orl*), UT
</line>
<line>
Vienna (183º) * Innsbruck Univers*t* (299º). As IES brasileiras acr*ditadas pel* sua
</line>
<line>
qual*d**e de en*ino, p*squisa e extensão f*ram: U**versida** *e São Paulo - U*P (12*º),
</line>
<line>
Universid*de de Campinas (191º) * Universidade Federal do *io de Janeiro - UFRJ (3*1*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Para o tratamento destes *ados, método uti*izad* foi * anális* do conteúdo. For*m o
</line>
<line>
estipulados códigos a p**o*i *e *orma a ajuda* na id***ific*ção nos d*cument*s estu*ados *ue
</line>
<line>
ab*r*em o *ema *m questão. Tais códigos correspond** a direcionadores já enco**rados em
</line>
<line>
estudos realizados por Maurer (2008), Awad (2010), que a*a*tar*m para a realidade das IES
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 14, n. *, art. 4, p. *7-8*, *ul./ago. 2*17 www4.f*ane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. M. S*lva, J. F. C. Rezend*
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormen*e, todos estes códigos foram agru*ados em fa*ílias, nas quais
</line>
<line>
consta*am as *i***sões do capital int*lectual *umano, es*rutural e *el*cional, d* acor*o com
</line>
<line>
o Quadro 3. P*ra facilitar a organiza*ão e ap*esenta*ão *as *nform*ções, *oleta*as foi
</line>
<line>
utilizado * software d* a*álise qualitativa **las TI versão 6.0.
</line>
<line>
Quadro 3 - Direcionado**s do *apital Int*le**ual por dimen*ão
</line>
<line>-</line>
<line>
CAPI**L INTELECTUAL
</line>
</par><par>
<line>
CAPITAL HUM*N*
</line>
<line>
*APITAL ES*RUTURAL
</line>
<line>
C*PITAL RELA*I*NAL
</line>
</par><par>
<line>
Titulação Docente
</line>
<line>
Filosofia Gere*cial
</line>
<line>
Alianças Estratégi*as
</line>
</par><par>
<line>
Ex*eriênci* **ofis*ional
</line>
<line>
Processos Gerenciais
</line>
<line>
*lient*s
</line>
</par><par>
<line>
Produção Científica
</line>
<line>
Sistemas de I*formações
</line>
<line>
Imagem Ins*itucion**
</line>
<line>
Tecnologias Aplica*as
</line>
<line>
Respons*bi*idade Sócio-Ambiental
</line>
</par><par>
<line>
Fonte Adaptado* d* *aurer (20*8) e Awad (*0**).
</line>
<line>
4.RE*ULTADOS E D*SCUS*ÃO
</line>
<line>
Ao observar a comparação e*tre os do*s d**um*ntos, a*resentados no Quadro 4,
</line>
<line>
verif*cou-se que o **I p*ssui inf*rmações simil*res ao* di*ulgados p*l* Relatóri* d* C*pital
</line>
</par><par>
<line>
Inte*ectual. No
</line>
<line>
entanto, o rel**óri* brasileiro não possui r*la*órios acer** d* ger**c*amen*o
</line>
</par><par>
<line>
do* recur*o* e dos seus produtos e se*viços gera*os, o *u* faz com qu* o rel*tório austr*aco
</line>
<line>
seja m*is completo *ua*to à identificação, mensura*ão, geren**amento e contr*l* dos
</line>
<line>
direcionadores do *apital I**electual.
</line>
<line>
Quadr* 4 - Associação de direcionadores do *apital In*elect**l
</line>
</par><par>
<line>
Capita* Intele*tual - *e**tório de Desempe*ho (AU*TRI*)
</line>
<line>
Pla*o de Desenvo*v*m*nto Institucional (*RASIL)
</line>
<line>
**R*CIONADORES DE VALOR DO CAPITAL INTELECTUAL
</line>
</par><par>
<line>
Aprese*tação e Est*até*ia da Universid*d*
</line>
<line>
Per**l I*s*ituci*nal
</line>
<line>
Filosofia Gerencial
</line>
</par><par>
<line>
E*trutura Organizacional
</line>
<line>
Organ*zação *dministr*t**a
</line>
<line>
*is*e*a* de Informação e Process** de G*stão
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 4, *rt. 4, p. 67-*8, jul./a*o. 2017
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direc*onadore* de Val*r nas Universidad*s
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Qualidad* de Ges*ã*
</line>
<line>
Avali*ção * **ompanhamento *o Desenvolv*mento Inst*tucional
</line>
<line>
Sistemas d* Informa*ão
</line>
</par><par>
<line>
Desen*olvimento Pessoa* e Profissional
</line>
<line>
Perfil d* Cor*o Docente e Po*ític*s de pesso*l a* co*po *écnico-administrativo
</line>
<line>
Tit*lação D*cente, Expe*iência P*ofissional *o Docente, Ca*acitação do docente
</line>
</par><par>
<line>
Pe*quisa e Desenvo*vime*to
</line>
<line>
Avaliaç*o e Acompanha*ento d* Dese*volviment* *nstit*cional
</line>
<line>
Pro*ução Cie*tí**ca, Infr*estrutu*a, Parceri* com Centros de P**quisa
</line>
</par><par>
<line>
Ensino e Forma**o
</line>
<line>
Política de Atendimento aos Di*cent*s
</line>
<line>
Tecno*ogia Edu*aciona*, Ac**panha*ento do Egres*o, *nf*ae**rutura
</line>
</par><par>
<line>
Universidade * So*iedade
</line>
<line>
C*municaç*o com a Soc*edade
</line>
<line>
Res*onsabilidade Sócio- Ambiental, Parceria c*m Mercad* *e Trabalho
</line>
</par><par>
<line>
Intern*ci*nalização * Mobilid*de
</line>
<line>
Comu*icaç*o com a Sociedad*
</line>
<line>
Par**ria c*m Ce*tr*s de P**quisa, Imagem Institu**onal, Produção Científ*ca
</line>
</par><par>
<line>
Cooper*ção
</line>
<line>
C**unic*ção com * *oci*dade
</line>
<line>
Parceria com Centros ** Pesquisa e Merca*o de *rab*lho, *magem Institucional
</line>
</par><par>
<line>
Bibliotecas e *utras inst**ações
</line>
<line>
Infra*strut**a F*si**
</line>
<line>
*nfraestru*ura , *istemas de Informa*ã*
</line>
</par><par>
<line>
Infraestrutura
</line>
<line>
Inf**est*utur* *ísica
</line>
<line>
*nfraes*r*tura , Sistemas de Informaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*rêm*os e Distinções Concedidos
</line>
<line>-</line>
<line>
Imagem **st*tu*ional
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *u*or**
</line>
<line>
4.1 Capita* Hu*ano: * papel *o c*rpo docen*e *a capa*idad* de geração de
</line>
<line>
c**heciment*
</line>
</par><par>
<line>
Não
</line>
<line>
restam *úvidas sob*e a importânc*a do doc*nte como princ*pa* ele*ento de
</line>
</par><par>
<line>
capital humano *as universi**des. Isto se com***va na
</line>
<line>
extensa divul*ação de i*formações
</line>
</par><par>
<line>
sob** estes pro*i*s*o*ais nos *e*atório* a*stría*os e b*asileiros. Em ambo* os r**atóri*s são
</line>
<line>
detalha*os dados dos docentes sobre a t*tulação, seu regime de tr*ba*ho, atividades de
</line>
<line>
pes*uisas de**nvol**das, atuação e* órgãos co*egi*dos, int*rnacionaliz*ção.
</line>
</par><par>
<line>
* dese**o*vimento *rof*ssio*al e pessoal é a*ordado de forma mais
</line>
<line>
aprofun*ada *o
</line>
</par><par>
<line>
rel*tório
</line>
<line>
a*stríaco. Enquan*o nas univ*rsida*es brasile*ras o foco e**á n* a*rese*tação do
</line>
</par><par>
<line>
p*r*il d* seu c*rpo de fu*c*onári*s (ti*ulação tempo de e
</line>
<line>
dedic*ção de do*entes e técnico-
</line>
</par><par>
<line>
adm*nistrati*o*) e ações de medida* *ue b*squ*m o aperfei*oam*nto pr*fissional,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
rel*tórios austríacos demonstram *ma preocupação co* a qualidade de vida pessoal dos seus
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, *. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./ag*. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silva, J. F. C. Rezende
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
*unci*nários. Todos os *elatórios aus*r*acos es*udados evidencia*am a*ões que fortaleça* as
</line>
<line>
rela*ões entre a vida profissional e pes*oal.
</line>
<line>
Quanto à p***uisa e des*nvo*vimento, amb*s os relatórios apre*e**am uma
</line>
</par><par>
<line>
p*eocup**ão com
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*odução ci*ntíf**a, ap*esentand* me**s e
</line>
<line>
objetivos a serem a*canç*dos
</line>
</par><par>
<line>
em termos de desen*olvimen*o de lin*as
</line>
<line>
d* pesquisa e de produç** de
</line>
<line>
*rtigos
</line>
<line>
científicos
</line>
</par><par>
<line>
indexados (A USP fixou uma meta de 10.200 artig*s indexados pa*a o ano
</line>
<line>
de 2017). As
</line>
</par><par>
<line>
univer*idades aus*ríacas
</line>
<line>
apresen*am o*
</line>
<line>
pr*ncipais pro*etos de pesquisa desenvolvidos,
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
como os pri*cipais resultados alcançados.
</line>
</par><par>
<line>
A in**rnacionaliza**o de **sq*isador*s, docentes e alun*s é *unda**nt*l
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
aume*tar a vis**ilid*de d* u*i*ers*da*e em es*al* g*obal. A*ém de melhorar imagem a
</line>
<line>
instituci*nal, a parcer*a com Ce*tros de Pesq*isa pode r*sultar em ganhos na produção
</line>
</par><par>
<line>
*ca*êmica e de marc*s e p*ten*e*. Ne**a última *éc*da,
</line>
<line>
verifi*a-se uma *aior pre*cupação
</line>
</par><par>
<line>
por p*rte de ór*ãos gove*n*mentais e das *niversidades
</line>
<line>
b*asile**as com rela*ão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
int*rnacionalização, demonst*a*o *or meio *o financi*mento de pesquisad**es,
</line>
<line>
*ocent*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*l*nos para o exteri*r (S*LVA JÚ**OR; KA*O, 2*16).
</line>
</par><par>
<line>
Esta *reocupação *om a **ternacionalizaç*o fez com que a *nnsb*uck **iversity
</line>
</par><par>
<line>
es*ipulass* u*a q*ota de co-*ut*r*a
</line>
<line>
em pub*icações *eb of Sc*enc* com pes*uisadores
</line>
</par><par>
<line>
estrangeiros.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Capit*l Es*rutural: fi*osof*a g*r*ncial e * i*fr*estr*tura
</line>
</par><par>
<line>
O* dois relatórios divulgam a filosofia gerencial da Univers*d*de, por *eio de
</line>
<line>
s u*
</line>
</par><par>
<line>
missão, visã* e objeti*os a serem alcançados. A missão ** Univer*idade d* São Paulo (U**)
</line>
<line>
* d* "minist*ar o ensino s*perio*, visando à form*ção de pes*oas capacitadas ao ex*rcício da
</line>
<line>
*n*estigação e do magistéri* em todas as *reas *o conhecimento, bem como q*alif*caç*o p*ra
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
atividades profissionais". Por sua ve*, a missão ** Un*versidade Técni*a de Vi*na
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
"Tecnol*gia pa*a *s pessoas -
</line>
<line>
desenvol*er a e*celênci* cien*ífi*a e transmitir **ta
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*iên*ia".
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
es*rutu*a o*gan*zaci*nal é também apresent**a pelos relatórios. De *cordo *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade de **formaçã*
</line>
<line>
pre*t**a,
</line>
<line>
ser* possível *v*d**ciar i*ens d* *api*al I*telectual
</line>
</par><par>
<line>
perti*entes à qu*lidade *o* sistem*s de *nformaç*o, *tuação do co**o técnico *d*in*str*tivo e
</line>
</par><par>
<line>
também dos dirigentes *a *ni*er*idade *té ao coo*den*dor de
</line>
<line>
curso. Tant* no relat*rio
</line>
</par><par>
</page><line>
aust*íaco, quanto n* rela*ór*o brasileiro são *presentados os me**ros *os principais cargos da
</line>
<line>
Uni*er**dade, *omo a Reitoria, órgãos col*gia**s e diretores de pr*gramas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 4, ar*. 4, p. 67-88, jul./*go. 201* www4.f**net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direc*ona*ores de Va*or n** Uni**rsidades
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Quant* à quali*ade *e gestão, * legis*a*ão aust****a exige uma aud*toria de *uali*a*e
</line>
</par><par>
<line>
de ges**o, de fo*ma a apon*ar a qualidade dos serviços
</line>
<line>
prestados pel* Univer*ida*e. E**a
</line>
</par><par>
<line>
*uditoria adota ind*c*dores tanto gerenciais, quanto acadêmicos. A Universidade de Viena
</line>
<line>
apo*tou n* s*u *elatór** d* 2015 que *8 p*oj*t*s *e pesquisa *laborados pelos seus
</line>
</par><par>
<line>
doutorandos foram rejeita*os por
</line>
<line>
n*o *tenderem aos padrões es*abelecidos d* qua**d*de
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, * *egis*a*ão brasileira (De**e*o *º 5.77* de 09 de maio
</line>
<line>
de 200*), exige
</line>
</par><par>
<line>
*ue as Univers*dad*s tenham *ma Comi*são Própri* de Aval*ação (CPA), *omposta por
</line>
<line>
representantes d* Comu*idade Acadêm*c* (*ireçã*, docentes, discen*es, funcionár*os técnico-
</line>
<line>
administrati*os e *epresentante da *oci*da*e civil). A *PA tem como prin*ipal fina*id*de
</line>
<line>
i*plementa* e a*om*anhar a avaliação inte*na d* Univ*rsidad*.
</line>
</par><par>
<line>
C*be observar que algumas un*versida*es
</line>
<line>
*riva*a* no Brasil adota* o Centro
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Serviços Comp*rtil*ados (CSC), de forma a pa*ronizar as açõ*s administr*tivas, a*rangendo
</line>
<line>
acompa*hament* de re*uerimen*os *té co*pras unifica*** (HEKIS,2010).
</line>
<line>
A *nfrae*trutur* está prese*te em ambos os relató*ios g*renc**is, detalh*ndo
</line>
</par><par>
<line>
i*formações sobre as cond*çõe* de
</line>
<line>
oferta *e *ada un*ver*i*ad*, inclu*ndo laboratório*,
</line>
</par><par>
<line>
e*uipamentos, bibli*tecas * demais acessos.
</line>
<line>
Especif*cam*nte com re*ação à *ibliot*ca, existe u*a especia* preocupa*ão das
</line>
</par><par>
<line>
univer*idades austríacas com as co*dições d* ac*sso e de uso, cu*to com o mercad* o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
publicação eletrônica, envolvendo assinat*ras de revistas e manutenç*o de publicações online
</line>
</par><par>
<line>
e * gestão praticada pelas b*bliotecas. A Un*v*rsidade Téc*i** de Viena investiu mai* de
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
milh*es de euros em míd*a* ele**ônicas (e-*ook*, e-jornai* e bases de dados). As i*formações
</line>
<line>
pr*st*das **las *n*v*r***ades brasile**as est*o *estritas ao es*aço fís*co e a*ervo.
</line>
<line>
Nas un*v*rs**a*es brasil*iras, exis*e *m* gran*e pre*cu*ação c*m o seu c*sto d*
</line>
<line>
*anu*enção não só no asp**t* fí**co, como no in*es*ime**o e* *istemas de info*mações. As
</line>
</par><par>
<line>
uni*e*si*ades *ra*ile*ras em análise s*o ins*ituiç*e* c*m
</line>
<line>
g*ande número *e campi, e têm
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de
</line>
<line>
*ant*r um sistema in*egra*o de bibliotecas. Somente a Unive*sidad* de São
</line>
</par><par>
<line>
Pa*lo (*SP) possui 70 bibliotec*s d*stribuídas entre os *ampi.
</line>
</par><par>
<line>
Com rela*ão à tecnologia educac*onal,
</line>
<line>
ca*e *estacar que,
</line>
<line>
nos últi*os 10 anos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mo*a*idad* de ensino à dis*ância a**umiu *m p*pel relev*nt* no ce*á*io d* en*ino superior.
</line>
<line>
De *c*rd* *om o Inst**uto ** pesquisa do Mi*istério *a E**cação (I*EP,201*), um em c*da
</line>
<line>
oito alunos matriculados em cursos de graduação, estuda n*st* mod***dade.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim,
</line>
<line>
das condições d* o**rta d*s *n*versid*des *rasilei*as - que possuem a
</line>
</par><par>
<line>
modalida*e *e *ns*no à distân*ia - devem constar a tec**log*a *mpre*ada,
</line>
<line>
a*rangen*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 14, n. 4, art. 4, p. *7-*8, jul./ag*. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. M. Silva, J. F. C. R*ze*de
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
platafor*a onlin*, a i*teração virtu*l entre profess*res e alunos e * *erenciament* dos
</line>
<line>
conteúdos dos cursos ministrados.
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolvi**nto de marcas e patentes são *pres*nt*dos nos re*atórios austrí*co
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
brasile*ro. A Universi*ade de Campinas (UNICAMP) poss*i uma agê*cia d* inovação
</line>
</par><par>
<line>
(INOVA) direci*nada para o sup**te a pesqu*sad**es no desen**lvimento de marcas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
patentes. A I*nsbr*ck Un*vers*ty realiza um *o*i*ora*ent* anual
</line>
<line>
do númer* de pat*ntes
</line>
</par><par>
<line>
solic*tadas e conce*idas.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 *apital Relacio*al: ger**ão de valor para a sociedad*
</line>
</par><par>
<line>
* Ca*ital Re*ac*onal c*rresponde à verifica*ão da relação entre
</line>
<line>
uma o*gan*zaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seus c*ientes. Grande parte dos a*to*e* c*nsidera o cliente como quem desempe*ha um *a*el
</line>
</par><par>
<line>
de tro*a ou m*smo transação de pro*uto/ser*iço com uma determina*a *rg**ização.
</line>
<line>
E*
</line>
</par><par>
<line>
ambos
</line>
<line>
os rela*órios foram veri**cados a preocupaç** c*m
</line>
<line>
a qualidade de ensino e de
</line>
</par><par>
<line>
formação do *studante p*ra a sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
*mbos os relatór*os *presentam *edidas d* acomp*nhament*
</line>
<line>
d* *stu*ante desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
seu in*res*o, até o acompanh**ento de sua vida como profi*sio***. O rela*ó*io austríaco
</line>
<line>
prior*za que*tões q*anto a integração de seu aluno na Universidade, observando a taxa de
</line>
<line>
eva**o. O relatório bras*l*iro enfati*a itens como a in*ra*str*tu*a, bibliotec* e tecnolo*ia
</line>
<line>
educac*onal, de for*a a au*iliar o corpo di*cente a desenvolver seus estudos, principa*me*te
</line>
<line>
p*ra alunos de class* soc**l ma*s baixa, mais de*ende*tes deste supor*e de in*raestrutura.
</line>
</par><par>
<line>
O relatóri* *ustr*aco de*ica um tóp*co es*ecífic* referente a acordos
</line>
<line>
de c**peraç*o
</line>
</par><par>
<line>
entre universidad*s e entr* univ*rsidad* e empresas. A maioria dos acordos
</line>
<line>
d* cooperação
</line>
</par><par>
<line>
verificad*s
</line>
<line>
no* rela*órios aust*íacos *eferem-se a projetos f*nanciados
</line>
<line>
pela U**ão E***peia.
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, destacam-se
</line>
<line>
acordos fi*mados entre un*versidade* públ*cas e empresas esta*ais,
</line>
</par><par>
<line>
como * Universid*d* Fed*ral
</line>
<line>
d* Rio de Janeiro (UFR*) co* o Cent*o de Pesquisas da
</line>
</par><par>
<line>
Petr*brás (CE*PES).
</line>
</par><par>
<line>
As *el*ções e*istentes entre *n*versi*ade e soc*edade *ão divulgadas *e a
</line>
<line>
manei**
</line>
</par><par>
<line>
dis*inta pelos relatório*. O relatório aust*íaco enfa**za a i*teraçã* *a un*ver*idade, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ciedad* por meio ** discu*são de **mas relev*ntes, como a qu*stão da ig*alda** de gêneros
</line>
</par><par>
<line>
e *e*p*ito a* pró*imo. Já a realidade b*asileira, as unive*sidades focam n* atuação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
responsabilidade social, de form* a *ontribuir com a sua par*e *a redução das desigualdades
</line>
<line>
sociais *xist*n**s no *a*s.
</line>
<line>
*ev. *SA, *er*sina, v. 14, n. 4, art. 4, p. 67-88, *u*./ag*. 2017 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Direciona*or*s de Valor nas Universidades
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
A pr*miação e **stinção por p**te da Unive*s*dade a p*squisador*s ou *rofissiona*s
</line>
<line>
que se d*stac**am no perío*o, refl*te a imag*m ins*it*cion*l da U*iversidad*, reforça**o,
</line>
<line>
assi*, a sua imagem *nstit*c*onal junto a socieda*e. A* Univer*idade* brasileiras *a*bém
</line>
<line>
realizam pre**aç*e* e disti*çõ*s, *o entant* não os divulgam em seu* relatórios ger**c*ais.
</line>
<line>
*. *O*SID*RAÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
**bora sejam relatórios c*m objetivos e *er*odicidade distintos, ambo* são
</line>
<line>
docum*nt*s de divulga*ão *e su*s opera*ões, po* meio de informações d* fat*s já *corrid*s e
</line>
<line>
de *etas para o *utur*. *ssim, c*ncluím*s que p*dem s*r *elatório* co*plemen*ares de *ções
</line>
<line>
de curto e de longo prazo das Uni*e*si**d*s, que t*is rela*órios pos*am se adaptar à realidade
</line>
</par><par>
<line>
de cada país e q*e possam
</line>
<line>
ser *c*p*ado* a relatór*os finan**iros, de
</line>
<line>
forma a
</line>
<line>
verificar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cria*ão de valo* pa*a a univer*idade, a partir dos *ti*o* in*angíveis (ED*IN**O*;
</line>
<line>
MALONE, 1997, STE*ART, 1997).
</line>
<line>
N*s dois rel*tórios foram detec*a*os direc**nad*res de v*lor do *ap*t** Inte*ectual.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, o relat**io b*asileiro carece de
</line>
<line>
i*f*rm*ções sobr* o
</line>
<line>
gerencia*e*to destes
</line>
</par><par>
<line>
recursos intan*íveis. A*ém disto,
</line>
<line>
por ser um
</line>
<line>
plano quinquena*, possu* limitações sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acom*a*ham*nto das transfo*mações ocorridas *os último* cinco a**s (por
</line>
<line>
exempl*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
imp*ct* da educação à
</line>
<line>
di*tância nas univers*d*des). Pa*a isto, existe a necessid*de de
</line>
</par><par>
<line>
relató*ios de curto praz*, q*e *present*
</line>
<line>
*s recursos d*sponíveis pela unive*sidade e de qu*
</line>
</par><par>
<line>
for*a estes *odem ser *erenciad*s e m*nit*r*dos de f*rm* mais freq*ente. Neste ca*o, os
</line>
<line>
*tivos intan*ív*is sendo *e*en*iados, seri*m uma impor*a*te fonte de vantagem comp*titiv*
</line>
<line>
em r*laçã* aos seus concorrentes (**L*OW, 2004; LEV, 2001; LOW, 2*0*).
</line>
<line>
Ca*o o* Relatórios de Capit*l In*electual sejam implemen*a*os no Brasil, dev*r*am
</line>
</par><par>
<line>
inc*uir informações
</line>
<line>
pertinentes não
</line>
<line>
ape*as à que*tão *e gênero, mas também rac**l, *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
di*ulgação de ações promo**das pa*a a in*lusão d*
</line>
<line>
negr*s e ín*ios n* comunida*e
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*nto às ações de ensino e de f*r*ação, o relatório br*sileiro poderia div*lgar o
</line>
<line>
a*ompan*amen*o d* alunos b*ls*s*as benefic*ad*s *om políti*a* g*vernamentais de concessão
</line>
<line>
de *olsas ** estudo, o* de acesso a juros m**s *aixos par* *i*an*iar os seus estudos.
</line>
</par><par>
<line>
Cab* ob*erv*r que indicad*r** r*lativos ao c**ital
</line>
<line>
fi*a*ceiro (tais como recei*a,
</line>
</par><par>
<line>
orçamento, valor
</line>
<line>
de i*ve*ti*entos, no*os *egó*ios, co*t*ole de cu*tos, d*scentralização
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceir*) po*eriam ser apr*se*tados d* maneira a*ticula*a com o r*lat*rio austríaco,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, *eresina P*, v. 14, n. 4, art. 4, p. *7-88, jul./ago. 2017 w*w4.fsan*t.**m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. M. Silva, *. *. *. Re*en*e
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
forma a con*ebe* in*icadores de geração
</line>
<line>
d* valor - capital finan*eiro e capital *nt*lectual
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
pa*a as universi*ades.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, a* un*versidades br*si*eiras d**p*em de informações suf*cientes *ara *l**orar
</line>
<line>
um relatório sobre Capit*l In*el*ctual com b*se na experiência a*stríaca. A divulgaç*o destes
</line>
<line>
relatórios fa*ilitaria o processo de *nt*rna*ionalização das universid*des, bem como a
</line>
<line>
transparência *a gestão de recur**s, tema emergent* ** realidade social e política brasile*ra.
</line>
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*. M. M. Silva
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J. *. C. Rezende
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X
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X
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2) análise e interpret*ç*o dos dados.
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X
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X
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<line>
3) elab*raçã* do r*s*unh* ou na revisão crítica do *on*eúdo.
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<line>
*
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X
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4) par*icipa*ão n* ap*ovaçã* *a *ers*o final do manuscr*to.
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www4.fsanet.com.b*/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)