Percepção Contribuição do Business Model Canvas em Empresas de Tecnologia / Perception Contribution of Business Model in Technology Companies
Abstract
Se no passado as empresas utilizavam-se de uma metodologia de tentativa e erro para a solução de seus problemas, atualmente, predominam os princípios da gestão de negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção do desempenho da ferramenta do modelo Canvas na gestão de negócio das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) de uma grande região metropolitana, que pode auxiliar essas empresas na solução de seus problemas. A amostra é composta pelas empresas que fazem parte de um projeto de fortalecimento do polo de TIC da região e que estão a utilizar o Canvas. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, submetido ao teste alfa de concbrach para sua validação. Estática descritiva e análise do discurso foram usadas na análise dos dados. Os resultados indicam que a ferramenta Canvas, para a maioria dos entrevistados, foi considerada como de grande relevância, porque possibilitou a melhor visualização do negócio e incentivou a participação dos funcionários da empresa. É possível afirmar-se, desta forma, que o uso da ferramenta Canvas mostrou-se como vantajoso para as empresas de TIC, já que contribui de maneira positiva para o desempenho dos negócios.
Palavras chaves: Modelo de Negócios. Canvas. Tecnologia da Informação.
ABSTRACT
In the past, it was common for any company to solve its problems in a try and error basis. Nowadays the principles of business management are used. The present essay will analyse the impacts of the adoption of the Canvas Model in the Information Technology (IT) sector of metropolitan area in northeast Brazil, since the model can helps the enterprises to solve their contingences. The sample is made off the companies that are working with the Canvas Model because of the program of stronger TIC. Semi-structured questionnaires were used to collect the data needed. Concbrach alfa test was used to confirm the results. Descriptive statistics and discourse analysis were used for the data analysis. The results show that, according to most the interviewees, the Canvas model represented a major contribution, since with its adoption, it was possible to a have a better view of the enterprise and more collaboration from the employees. It is possible to conclude that the Canvas model is a source of gains and positive performance to the IT companies from Teresina/PI.
Keywords: Business Model. Canvas. Information Technology.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE SOFTWARE – ABES. Mercado brasileiro de software: panorama e tendências 2007. São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.abes.org.br >. Acesso em: 13 maio 2015.
BARRETO, C. D. A. Análise da percepção dos empreendedores sobre os elementos dos modelos de negócios com base no Business Model Canvas. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013. Disponível em < http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/629/3/CaioDAB_Monografias.pdf > Acesso em: 20 out. 2015.
Bolças, C. Setor de tecnologia da informação crescerá 7,3% este ano. Valor Econômico. 2013. Disponível em:< http://www.valor.com.br/empresas/3176064/setor-de-tecnologia-da-informacao-crescera-73-neste-ano > Acesso em: 29 mar. 2015.
BRASSCOM, 2014/2015 Os Condutores do mercado de TIC. 2015. Disponível em: < http://www.brasscom.org.br/brasscom/Portugues/detInstitucional.php?codArea=3&codCategoria=48 > Acesso em: 29 mar. 2015.
CAMPELO, K. Sebrae – PI lança projeto de apoio as empresas de TIC. G1 Piauí. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/pi/piaui/bom-dia-piaui/videos/t/edicoes/v/sebrae-pi-lanca-projeto-de-apoio-ao-setor-de-tecnologia/4048651/ Acesso em: 01 abr. 2015.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
ERIKSSON, H.; PENKER, M. Business modeling with uml business patterns at work. New York 2000.
HEDMAN, J.; KALLING, T. The business model concept: theoretical underpinnings and empirical ilustrations. European Journal of Information Systems, n.12, p 49-59, abr. 2003.
JOHNSON, M. W.; CHRISTENSEN, C. M.; KAGERMANN, H. Reinventing your business model. Harvard Business Review, Boston, v. 86, n. 9, p. 50-59, dez. 2008.
LECOCQ X.; DEMIL B.; WARNIER V. Le business model, un outil d’analyse stratégique. L’Expansion Management Review, n 123, hiver, p.96-109. 2006.
NAGAMATSU, F. A.; BARBOSA, J.; REBECCHI A. Business Model Generation e as contribuições na abertura de startups. In: II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (II Singep) Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (I S2IS). 2013. São Paulo. Anais... São Paulo. 2013. Disponível em: < http://repositorio.uninove.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/556/659-1192-1-RV%20-%20business%20model%20generation.pdf?sequence=1 > Acesso em: 20 jun. 2015.
NAKAGAWA, M. Plano de negócio: teoria geral. Baurueri, SP: Manole, 2011.
OLIVEIRA J. T. de. Mudança na estrutura organizacional de empresas que alteraram significativamente seus modelos de negócios. Tese (Doutorado) – USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2014. < http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/606/2/TESE_PPGA_JOSE%20TURIBIO%20DE%20OLIVEIRA.pdf > Acesso em 19 maio 2015.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro. Alta Books, 2011.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; TUCCI, C. L. Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. Communications of Association for Information Systems. Atlanta, v. 15, may 2005.
PEREIRA, M. I.; SANTOS, S. A. Modelo de gestão uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
ROSELINO, J. E. Software – Relatório Preliminar Setorial. FINEP – Rede DPP. FINEP. 2007. Disponível em: < http://www.finep.gov.br/PortalDPP/relatorio_setorial/impressao_relatorio.asp?lst_setor=17 >. Acesso em: 16 abr. 2015.
SARDAS, M. Valor percebido como elemento estratégico. Marketing Industrial, n. 63, p.40-45, março, 2014.
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Sobrevivência das empresas no Brasil – coleção estudos e pesquisas. SEBRAE. 2013. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf Acesso em:16 abr. 2015.
SHAFER, S. M.; SMITH, H. J.; LINDER, J. C. The power of business models. Business horizons. v. 48, n. 3, p. 199-207, 2005.
SIQUEIRA, L. D.; CRISPIM, S. F.; GASPAR, M. A. A utilização do modelo de negócios conceitual no gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. In: ENADI ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 4., 2013, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: Anpad, 2013.
STEFANUTO, G. N. O. O programa Softex e a indústria de software no Brasil. 2004. 182 f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.4
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)