A Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-Raciais e as Implicações para o Currículo / The Education of Teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Implications for the Curriculum

Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo, Eugenia Portela de Siqueira Marques

Abstract


Esse estudo trata-se do “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, sobre o currículo na formação de professores para Educação das Relações Étnico-Raciais nas investigações científicas. Objetivou mapear as teses, dissertações e artigos brasileiros produzidos na língua portuguesa. O levantamento documental, no período de 1999 a 2015, contou com as informações advindas do banco de dados da Capes/MEC, CAPES teses e dissertações, SciELO Brasil, Google Acadêmico e GT 21. Foram selecionados 4 artigos da Capes/MEC, 4 dissertações e 1 tese no banco de dados da Capes teses e dissertações, no Google acadêmico selecionados 6 artigos e 2 dissertações, 2 artigos no GT 21; no SciELO não foram encontrados estudos sobre a temática. Conclui-se que existe a necessidade da sistematização de pesquisas voltadas para a temática das relações étnico-raciais nos currículos dos cursos de formação de professores, pois ainda há poucos estudos na área. 

 

Palavras-chave: Currículo. Formação de professores. Relações Étnico-raciais.

 

 

ABSTRACT

 This study deals with the "state of the art" or "state of knowledge", about the curriculum in the training of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations in scientific investigations. It aimed to map the theses, dissertations and Brazilian articles produced in the Portuguese language. The documentary survey from 1999 to 2015 included information from the Capes / MEC database, CAPES theses and dissertations, SciELO Brasil and Google Academica and GT 21. Four papers from Capes / MEC, 4 dissertations and 1 thesis in the database of Capes theses and dissertations, in Google academic, 6 articles and 2 dissertations, 2 articles in GT 21, in SciELO did not find studies on the subject. We conclude the need for research on ethnic-racial relations in the curricula of teacher training courses, since there are still few studies in the area.  

Keywords: Curriculum. Teacher training. Ethnic-racial relations.  


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.6

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