<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 9, *. 171-186, set./out. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.5.9 </line>
</par>
<par>
<line> Uma Leitura de Julio Cortáza* sob o Vi*s da Ad Francesa </line>
<line> A Reading of Juli* C*rtázar Un*er *he Fre**h Ad Vies </line>
</par>
<par>
<line> Danie* *onte </line>
<line> Doutor *m Literatur* Bras*l*ira, Portu*uesa e Luso-af**cana *ela Unive*sid*de Fed*r*l do Rio *rande do Sul </line>
<line> Profess*r d* Universidade F***ale </line>
<line> Email:*anielconte@fee*ale.br </line>
<line> Pau*a Terra Nass* </line>
<line> Mestrado em Letr*s p*la Universidad* Federal d* Ri* Grande d* *ul </line>
<line> Grad*ad* em Letras Un*v**sidade F*deral do Rio Gran*e *o Sul </line>
<line> Prof*ssora de por*uguês e espanhol - S*ED </line>
<line> E*ail:paulanas*r@gm*il.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereço: Dan*el *o*te </row>
<row> Univer*ida*e Feevale, ICHL* - Instituto de Ciências </row>
<row> Humanas, *etras e Artes. RS *3* V*l* No*a,933*200* - </row>
</column>
<column>
<row> *ditor Científic*: T*nny K*rley de Ale*car Rodr**u*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Novo Hamburgo, RS - Brasi*. </line>
<line> Artig* r*cebido em **/0*/201*. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> receb**a em 21/07/*017. Apr*vado em 22/*7/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *aula Ter*a Nass* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> SMED Port* *legre, Esc*la Municipal. </row>
<row> R*a do* A*dradas, 680 - Centro Hi*t*rico </row>
<row> 90*20-004 - P**to Ale*re, RS - Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado *elo si**ema Triple Review: Desk Re*iew a) </row>
<row> pel* Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e* </row>
<row> (avaliaçã* cega por d*is a*a*iad*res da área). </row>
<row> Re*isão: Gramatical, Norm*tiva e de F*rma*a*ão </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Co*te, P. T. Nassr </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este texto *us** aprese*tar al*umas n*ç*es de*tro do quadro teór*co d* Análise do Disc*rso </line>
</par>
<par>
<line> Francesa, </line>
<line> uma *e**ia *ue trabal*a a linguage* </line>
<line> de f*rma a desven*ar a opacid*de dos </line>
</par>
<par>
<line> sentidos, sendo capaz d* ir *lé* de um sentido único. Para tant*, ela se *ons*itui na relação </line>
</par>
<par>
<line> de três dom*nios </line>
<line> disci*lin*res: a Ling*ística, o Marxismo a Psicanáli*e, trabalh**do no e </line>
</par>
<par>
<line> entremeio dessas disci*l**as. *ara evid**cia* es*a **ssibilid*de de l*itura us*mos como </line>
</par>
<par>
<line> mat*r*alidad* </line>
<line> discursiva o conto Fábul* s*m *oral, de Juli* Cortázar. A anál*s* *e*á **ita </line>
</par>
<par>
<line> com base t*órica nos estudos *e M. *êche*x, D. Maing*eneau, J. Co*rtine e *. Orlandi, além </line>
<line> de seus interlocutores. </line>
<line> P**avras chave: Aná*ise do Discurso. Julio Cor*á*ar. Senti*o. Leitura. *n*e*pretação. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This artic*e intend* t* present some notion* inside *h* theoretic frame of the Fr*nch *iscourse </line>
</par>
<par>
<line> A*al*sis, a theor* </line>
<line> that appro*ches th* l*ng**ge a* t*e **y to unv*il </line>
<line> t*e **aci*y of *h* </line>
</par>
<par>
<line> sign*fica*ion, being a*l* *o go fur*her th*n </line>
<line> an onl* *n* significa*ion. To achieve this, the </line>
</par>
<par>
<line> th*ory constitutes itself in the rela*ion of three disciplinary a*eas: the Linguistic, the Marxism </line>
</par>
<par>
<line> an* the ps*choanalysis, working *etween th*m. To *viden*e *hat p*ssibility </line>
<line> of reading, w* </line>
</par>
<par>
<line> *sed *s discursi*e materialit* the short tale "Fábula sem moral", wrote b* *ulio Cortázar. And </line>
</par>
<par>
<line> *he analysis will be </line>
<line> m*de bas*d on the studies of *. Pêcheux, D. Maingueneau, J. Court*ne </line>
</par>
<par>
<line> and E. *rla*di, beyond their interl*cutors. </line>
<line> *ey words: Di*course Ana*ysis. *ulio *ortáz*r. Meaning. Reading. Inte*pretation. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, set./out. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* Leitura de Jul*o Cortázar sob o Vié* *a Ad Francesa </line>
<line> *73 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> O fragmento do poeta *s*anhol *n*ônio Machado, "caminan*e no hay ca*ino, se hace </line>
<line> camino *l an*a*", *az-nos lembrar d* percu*so constr*ído pel* analista do discurso e* su*s </line>
</par>
<par>
<line> *nál*ses, </line>
<line> ou sej*, não há um percurs* ce*to a s*guir; as </line>
<line> pist*s e*cont*adas no t*xt*, </line>
</par>
<par>
<line> materialidade ** discurs*, *ão dar um norte * s*a pesquisa, *ue n*o t** por objetivo esg*t*r </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> possibilidades de in*erpretação, *o mesmo </line>
<line> tempo *ue, as noç*es a serem t*ab*lha*as </line>
</par>
<par>
<line> est*rão sendo rel*ciona*as entre si no decor*er da *ná*ise; *las não surg*m a </line>
<line> prio*i, </line>
<line> vão *e </line>
</par>
<par>
<line> *elineando j*n*am*n*e com * rumo que o *rabalho v*i toman*o. Análise * teoria estão em um </line>
<line> cons*ante ir e vi*, de modo q*e, não há como dissociá-l**. Segundo Orl*ndi (1999, *.62), não </line>
<line> há análise de discurso sem a me*iação teór*ca per**ne*te, em cada pass* da anál***, </line>
</par>
<par>
<line> traba*hando se*pre no limite entr* desc*i*ão e int*r*re*açã*, pois *m*as constituem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo </line>
<line> de </line>
<line> comp*eensão do anal**ta. A base teórica *o analista é * Aná*ise do **s*urso </line>
</par>
<par>
<line> Franc*sa; então, s*bre esta teoria *rí*ica é </line>
<line> da linguagem que se tr*tar* neste t*abalho, tend* </line>
</par>
<par>
<line> como objet* *e análi*e o conto *ábula *em moral, de Julio Cortázar, que i*tegra * </line>
<line> *bra </line>
</par>
<par>
<line> "Históri* de Cro*ó***s * </line>
<line> d* Fama*", l*nçada *m 1962, em um p*río*o </line>
<line> c**tico do reg*me </line>
</par>
<par>
<line> ditatorial argentino. Busca*os *a a*álise evidenciar uma leitur* além da lite*alidade dos </line>
<line> sentidos. </line>
<line> * R*FE*ENC*AL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> * An*lis* d* *iscurso </line>
<line> vai ap*e*entar seu marco inau*ural com a </line>
<line> publicaçã* da </line>
<line> *b*a </line>
</par>
<par>
<line> Análi*e Au*omática d* *is*u*so (AAD) de Mi*h*l Pêcheux, em 1969; e*te é * </line>
<line> ****cipal </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizador e articulad*r da nova </line>
<line> disciplina/teoria que vem par* *uestionar ** a*terior*s, </line>
</par>
<par>
<line> princi*al*ent*, n* *ue diz *e*peito à **ngua, ao suj*ito e à ideologia. A Aná*ise do Disc**so </line>
</par>
<par>
<line> *r*nce*a (AD) surge na décad* de 60 como *ma fo*ma de ruptur* *om os ideais *té </line>
<line> então </line>
</par>
<par>
<line> pen*ados sobre * lin*ua*e*; co*forme Mainguen**u (*997), a escola fr*n**sa de an*lise *o </line>
<line> di*curso v*m de u** t*adição int**ectua* *uropeia acostumada * unir re*le*ão sobre o *exto e </line>
<line> sobre his*ória e, tamb*m, de uma prát*c* es*ola* que é den*mina*a "explicação ** t**tos" </line>
<line> mui*o em voga na França, *anto n* esc*la quanto n* unive*s*da**. </line>
<line> Sobr* esta ligação da AD com * prá*ica escolar, Cu*i*li (a*ud MA**GUENEAU, </line>
</par>
<par>
<line> 19*7, p.10) d** o seg**nte: a Fra*ç* </line>
<line> "é u* p*ís onde a literatura *esempenha um gra**e </line>
</par>
<par>
<line> *apel, *en*o po*sí*el question*r s* a A*álise *e di***rso não s*ria uma man*ira *e substituir </line>
<line> a explicação de textos como forma *e exe*cício escolar". Na AD, faz-se uma *eitura capaz de </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, *et./out. 2017 www4.fs*ne*.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Co*te, P. T. Na*sr </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> se *r a*é* d* um se*tido úni*o, bu*c*ndo d*svendar a opacid*de dos sentido*. Dest* *orma, </line>
<line> **a*ece **ra subs*i*uir a an*lise de conteúdo *ue *pen*s p*rcor*e o *exto para codificá-lo. </line>
<line> Ela se cons*itu* *a *elação entre tr*s *omínios d**ciplinares: a Lin*uística, o Ma*xismo </line>
<line> e a Psican**ise. Orl*nd* (1*98) es*ecific* qu* a *D traba*ha no entremeio de*sas dis**plinas; </line>
</par>
<par>
<line> **ntud* </line>
<line> coloca uma *e*ação </line>
<line> crí*ica intrín*eca, por </line>
<line> tr*ba*har justa*ente a su* cont*a*i*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda * important* dest*car que há uma preocupação em l*var-se em con*a o *ome* na s*a </line>
</par>
<par>
<line> históri*. Dessa *anei*a, acaba por considerar os processo* e *s </line>
<line> condições d* produção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ling*agem q** são u*ilizados na rel*ção *ntre o* *ujeitos e a língua * as s*tuaçõe* *m que os </line>
<line> seus *izeres são *roduzidos. Em c*n*ormidade co* est* q**stão ref*rida, é que a AD </line>
<line> pres*upõe o lega*o do m*te*ial*smo históric*, ou s**a, o d* que há um real da *istóri* de ta* </line>
<line> forma *u* * homem faz história, mas esta, assim como a lin*uagem, não *he é tran*pare*te. </line>
<line> A Psica*á*ise *ntra em ce*a quand* há * desl**ame*to da noção d* home* pa** a de </line>
<line> su*e*to (que pas*a a *er descentrado e dotado de inconsciente) e ele ** c*nstitui n* r*laçã* </line>
<line> com o simbólico, na h*stória. Orlan*i (199*) v*i ap**s*ntar a AD como um* *ov* proposta ** </line>
</par>
<par>
<line> e*tu*o *ue inter*oga * L*ngu*stic* quanto à *istor*cidade que </line>
<line> ela </line>
<line> deixa d* lado, da mesma </line>
</par>
<par>
<line> f*rma que c*loca questõe* para as Ci*ncias So*iais, re**rindo-se à trans*arê*cia da ling*agem </line>
<line> que é utiliz*da nos seus e*tudos. **o se deixa absorver pela teoria marxista, ao mesmo tempo </line>
<line> **o cor*esp*nde *o que teoriza a Psicanálise, p*is que*tiona o materialismo, no que se refer* </line>
<line> ao s*mb*lic*, e se *istanci* da Psicanálise, j* *ue a A* **abalha * ideologia co** </line>
<line> ma*erialmente *elacionada *o inconsciente *em ser absorvid* por ele. </line>
<line> O qu* deve *er lembrado, é q*e a AD vai p*odu*ir um outro l*gar de conh*cimento </line>
</par>
<par>
<line> com sua </line>
<line> *specifi*ida*e; não mera aplicação *a Lingu*st**a é </line>
<line> *obre as *iê*cias sociais </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> vi*e-versa. Ela se forma ** um modo que a linguag*m t*m de ser referida </line>
<line> quanto * sua </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriorid*de, *ara </line>
<line> que se apre*da *eu funcionamento como um proces*o sign*fic*t*vo. </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> c**hecim*n*o d* linguagem, d**se modo, fica a cargo da *in*uística, e o da exterio*i*ade, a </line>
<line> cargo das Ciênci** S*c*ais. </line>
</par>
<par>
<line> A refe**da noç*o de exteriori*ad* especif*cada na AD é *ue tr*nsforma a noção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> linguagem, pensando sua forma materi*l, d*sloc*ndo ta*b*m a própr*a n*ção de social, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> hi*tórico, ** ideológico, tal c*m* eram t*atadas em out*as áreas (Ps*colog*a Social, *iências </line>
<line> Sociais, e*c). A p*r*ir *estes deslo*a*entos, po*emos observar que não * feita apenas uma </line>
</par>
<par>
<line> transf*rê*cia *e c*nceitos e d* ideias, ma* </line>
<line> esta* mudam de terreno, de co*fig*ração, </line>
</par>
<par>
<line> transforman*o-s* em novas </line>
<line> c*nc*pções com outros resultad*s </line>
<line> vind*s destas reflexões. No </line>
</par>
<par>
<line> que se refere *o social, </line>
<line> não sã* o* tr*ços sociológico* em*íricos (cl*ss* social, </line>
<line> idade, s*xo, </line>
</par>
<par>
<line> et*), *a* *s formações imaginárias, qu* se constituem a *artir das relações sociais, que </line>
<line> *ev. *SA, Teres*na, v. 14, n. 5, art. 9, p. 171-186, set./out. 201* www4.fs*net.*om.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ma Leitu*a *e Julio *or*áza* sob o Viés d* Ad Fran*e*a </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> fu*cionam no discur*o: a imagem que se *az de </line>
<line> um professor, de um pai, *e *m pr*sident*, </line>
</par>
<par>
<line> etc. *á </line>
<line> nas *ínguas m*canismo* d* projeção, para que se constitua e*sa *e*açã* entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> situaçã* sociologica*en*e </line>
<line> *es*rit*vel * </line>
<line> * </line>
<line> po*ição disc*rsi*amente significat*va dos sujeitos. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto a* *deológic*, podemos notar *ife***ça entre * AD * análise de a </line>
<line> conteú*o. Na </line>
</par>
<par>
<line> pri*eira se tra*alh* com *s </line>
<line> p*ocesso* de co*stituição da ling*agem e da ideologia, e *ão </line>
</par>
<par>
<line> mera*ente c*m os seus conteúdos, </line>
<line> co*o na segunda. Nesta perspecti*a, consoan*e Orlandi </line>
</par>
<par>
<line> (1998, p.30): "* ideologia nã* é al*o, </line>
<line> ma* o me*anismo de p**duzir esse alg*". </line>
<line> Ademais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> linguagem não *presenta a **ans*arência *ue tem na an*li*e de con*eúdo; a i*eia não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> atravessar *m texto </line>
<line> para bus*ar um s*n**do *o ou*ro la**, mas, sim, procurar *omp**ender </line>
</par>
<par>
<line> como este texto significa. </line>
</par>
<par>
<line> A AD n*o trabalha especif*camente com *extos, mas c*m discursos; o* </line>
<line> t*xtos </line>
<line> são </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ater**lidad* d*stes d*scursos. E estes são defi*i*o* ***o efe*to de sentidos entr* locuto*es. </line>
</par>
<par>
<line> * importante destac*rque *ã* existe discurso que não s* re*acione c*m </line>
<line> o**ros; * </line>
<line> discurso </line>
</par>
<par>
<line> indica outros *ue lh* s*rvem de base, assim com* apont* para *utros dizer*s *os**veis. * </line>
</par>
<par>
<line> des*a forma que o discurso se apresenta com* um pr*cesso contín*o, em </line>
<line> qu* não há um </line>
</par>
<par>
<line> começ* * um *im pré-fixados. *o tratar sobre h*storicidade, não pensa a his*ória **fletida no </line>
<line> texto, mas trabalh* c*m a h*stori*idade do texto em sua mat*rialidad*. Esta historicidad* *em </line>
<line> a ver com * acontecimento do texto como discurs* (o trabalho dos sentidos ne*e). O discurso </line>
<line> não se fecha; *le é um processo em movi*ento, p*r isso não pod* s*r ***sid*rad* um mero </line>
</par>
<par>
<line> c*njunto </line>
<line> de textos, mas </line>
<line> uma prática </line>
<line> linguístico-soc*al. * </line>
<line> desse modo que o discur*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderado no conjunto das p**ticas q** **n*titue* a *oci*dade na histó**a. </line>
</par>
<par>
<line> Um fato d* extrem* import*nc*a dentro </line>
<line> do qua*ro teórico </line>
<line> da AD e que mer*ce </line>
</par>
<par>
<line> des*aq*e, é que não se pens* a língua *o*o na Li*guística, de for*a transparente e cheia de </line>
<line> autonomia. E*a pas*a a se* vista *omo *a ordem do ma*erial, da *pa*idade, do equívoco, da* </line>
<line> falhas. Assim, a completud* e a o**etividade v*o da* luga* à i*c*m*let*d* e à subjetivi*ade, </line>
<line> abrindo e**aço pa*a a n**ão da falta, q*e move o su*eito e é o lugar d* imposs*vel da *íngua, </line>
</par>
<par>
<line> lugar </line>
<line> este em que as pa*a**as faltam. *, ao </line>
<line> oco*rer isto, </line>
<line> *ermi*e *ue haja espaço para </line>
</par>
<par>
<line> produção *e e***vocos. O fato linguís*ico do equívoco é con*t*tutivo d* língua * inere*t* *o </line>
<line> s*stema. Se*do a lín*ua um sistema *assí*** de falh*s, vai permitir que p*r essas f*lhas </line>
</par>
<par>
<line> deslizem o* senti*o*, *odendo sempre </line>
<line> se * </line>
<line> outro*. L*go, não há espaço *ara a fi*idez </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lí*gua, nem para o enge*samento dos sentidos. </line>
</par>
<par>
<line> O suje*to no quadro discursivo vol*a à tona, visto </line>
<line> qu*, nas dem*is teor*as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> linguagem, ele *oi re*e*ado ao es*uecimento ou cumpria *m *apel co*djuv*nt*. A noção de </line>
</par>
<par>
<line> sujeit*, do ponto </line>
<line> de vista di*cursi*o, vai se b*se*r, quanto ao ideológico * ao socia*, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresi*a PI, v. 1*, n. 5, a*t. 9, p. 171-186, set./out. 2017 </line>
<line> *w*4.f*anet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Co*te, P. T. Nassr </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> materiali*mo *istórico (Ma*x/*lthu*ser) e no *ue *e re*ere a um funcioname*to </line>
<line> individualiza*o (ao inconscie*te), na Psicanális* (Freud/Lacan). </line>
<line> A p*i*eira noção de su*eito surge e* 196* conjuntam*nte a **tras formulações feitas </line>
<line> *or Pêcheux * respe**o da t*oria discursi*a. Pêcheux (GADE*; HAK, 1993, p.82) não pensa o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito co*o um ser humano i*dividual, mas entende como um "lugar determina** na o </line>
<line> **trutura social". De acor*o c** esta *deia, o sujeito passa do individual ao social. A teoria </line>
</par>
<par>
<line> evolui ao largo *as *o*mul*ções e, acompan*a*do essa </line>
<line> ev*luç*o, a </line>
<line> noção de sujeito ganha </line>
</par>
<par>
<line> novos as*ectos. Pêcheux, juntamente com *uchs, e* 1*7*, introduz q*es*ões da Psicanálise. </line>
<line> *esse modo, o s**eito, alé* d* social, é do*ado d* *nconsciente, que o fa* a*uar sob o efeito </line>
<line> de duas il*sõe*: pensa ser a fonte do seu diz*r e se* respon*ável pe*o que diz. </line>
<line> O autor (1988) baseia-se na Psicanálise, no que diz respeito ao es*uecimento número </line>
<line> 1, *ue é da i*st*ncia d* i**on*cie*te e resulta do modo como somos afe*ados *ela ideolo*ia, </line>
<line> p*r i*s* temos a ilusão de sermos a ori*em d* q*e d*zemo*, *as, * que acontece *a rea**dade, </line>
<line> é a *etomada *e s*ntido* pré-existentes. Quanto *o **quecimento núme*o 2, q*e é da ordem </line>
</par>
<par>
<line> *a enunciação, faz com que a*re*it*mos que haja </line>
<line> uma relaçã* direta en*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pensam*nto/linguagem/mundo, de tal modo, *ue pe*samos *ue o *osso dizer só **de ser di*o </line>
<line> co* determinadas *alavras e não ou*ras. </line>
<line> Pêcheux - 1*75 - vai t*azer alg* *uito impo*tante para a questão *o suj*it*: "u*a </line>
<line> teo*ia *ão-subjetiva da su*jetivi**de" (PÊ*HEUX, 19**, p.133). Esta fase d* te*ria *ai *nir </line>
<line> a*pec*os q*e têm a ver *om i*consciente e c*m a i*eologia. Segun*o o *utor (1988, p.133), "a </line>
<line> *deologia *nterpela os i*d*víduos em suje*tos, sem que eles se d*em con*a de tal interpe*ação." </line>
</par>
<par>
<line> É nesta </line>
<line> parte </line>
<line> da **oria qu* ele d**loga com Al*huss*r, qu* diz qu* não há suje*to s*m </line>
</par>
<par>
<line> id*ologia. Surge nesse p*n*o a e*ist**cia h*st*ric* do sujeito (*orm*-sujei**). </line>
<line> O suje*to passa a se* socia*, hist*r**o (ideológico) e do***o de i*conscien**. Na AD, o </line>
</par>
<par>
<line> suje*to discursivo cons*itui-s* da *u*ção do s*c**l </line>
<line> (que se re*aciona co* ideologia) *om a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> inconsciente (que se rel*ciona *om o desej*). *pós a o*se*vação de um sujeito *om ta*anha* </line>
<line> característ*ca*, só nos resta pensa* como, sendo tão com**exo, este vai funcio*ar com re*ação </line>
</par>
<par>
<line> a* discurso? *ara </line>
<line> iniciar a ca*inhada que leva ** funcionament* do su*e**o no *i*c**so, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *mpo***nte entender out*as noções, iniciaremos, p**s, pela noção de f*rmação discu*siva. </line>
<line> 3 RES*LTADOS * DISCUSÕES </line>
</par>
<par>
<line> D* acordo com Pêcheux- 1975 - (1*88, </line>
<line> p.160), a form**ão </line>
<line> discursiva (FD) </line>
</par>
<par>
<line> corre*ponde a </line>
<line> um domínio de sabe*, for**do </line>
<line> p or </line>
<line> e*unciados </line>
<line> discursiv*s que revelam uma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 5, a*t. 9, p. *71-186, s*t./out. 2017 </line>
<line> www4.f*a**t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Leitura de Juli* Cortázar sob o Viés da Ad Francesa </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> maneira de r*l*cionar-se com a i*eologia vige**e, *eg*land* * que pode e deve ser dit*. O </line>
<line> s*jeito se relaciona com a FD *, atra*és dessa rel*ção, se c*e*a ao funcionamento do sujeito </line>
<line> *is*ursivo. Detal*an*o *elhor, os i*divíduos são **terpe**d*s em sujeitos *o seu discurso de </line>
</par>
<par>
<line> acordo c*m *s </line>
<line> fo*maçõe* </line>
<line> *iscursivas que representam (na *ing*agem) a* form*ções </line>
</par>
<par>
<line> i**o*ógicas1 que lhes correspondem. Contin*a*do a ideia, * autor (*9*8, p.163) af*r*a que "a </line>
<line> ref*rida interp*lação se e*etua pela *dentificação do suje*to c** * *D que o do*ina e que o </line>
<line> con*tit*i c*mo sujeito. " Essa ident*ficaç** acontece pelo viés da forma-s*jeito (sujeito </line>
</par>
<par>
<line> histórico) *, *or </line>
<line> cons*quênci*, *o* a *D. É a forma-suj*ito, dess* modo, q*e *eg*l* o que </line>
</par>
<par>
<line> pod* * deve ser dito ou, *in*a segund* Indursky, (1997, p.215): [...] "o que não p*de s*r dito </line>
<line> * t*mb*m o que pode, mas co*v*m que não se*a dito no âmbi** de uma d*termina** *D. " </line>
</par>
<par>
<line> Nessa parte *a **ori*, *ota*os que existe uma *om*geneidade, j* </line>
<line> que ocorre </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *dentificação total com a f**ma-suje*t*. Por*m, n* sequência, Pêcheux em 1975 (19*8) traz à </line>
</par>
<par>
<line> tona uma nova noção que, </line>
<line> de *l*um modo, va* </line>
<line> de </line>
<line> encontr* a essa postura *ermética: a d* </line>
</par>
<par>
<line> *odalidades das *omadas de </line>
<line> posiçã*. Sã* três *s modalidades, conforme o auto* (1*88): </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> primeira, o sujeito do discurso se *denti*ica com a forma-*u**ito, de modo que * to*ada de </line>
</par>
<par>
<line> **s*ção faz co* que o suj*ito realiz* seu ass**eit*m*nto sob a form* do </line>
<line> l*vr*mente </line>
</par>
<par>
<line> consentido. N* *egunda, o sujeito d* discurso se cont*apõe à forma-s*jeito, p*de*do ocorrer </line>
<line> u*a sep*ração, um distanc*am*nto, dúvida, revolta, em relaçã* ao dize* da forma-sujeito. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta modalidade há </line>
<line> uma cont*a-i*en*ificação com o saber da FD que o governa. </line>
</par>
<par>
<line> Inst*ura-se, dess* modo, a c**tradição. Enfim, a terceira *od*lidade funcio*a *ob o m*do *a </line>
<line> desiden*ificaç*o, ou seja, o suj*i*o do discu**o não *e identifi*a mais com a *D *m que e*tá </line>
<line> i*serido e se deslo*a para iden*ificar-se co* out*a FD. Como se pode observar na segunda e </line>
<line> ter*eir* modalidades, já surge a desigualdade no inte*ior de uma *D. *ndursky (*0*0) indica </line>
<line> *m trabalho po*terior de P**heux (198*), e* que e*te repensa a n*ção de ideolo*ia, que fa* </line>
<line> com que ele mude suas ideias * respeito da noção *e FD. * id*ologia deixa de ser i*êntica * si </line>
<line> *es*a, e*iste sob a modalidade da divi*ã*, e s* realiza *a contradição que com e*a or*ani*a * </line>
<line> unidade e a lu*a d*s contrá*ios. A id**logia de*e *er pensada s*b o enfoque de dois mun**s </line>
<line> em um só. </line>
<line> Não *avendo a ident*ficaç*o da *deologia com ela mesma, não *a*erá, po* </line>
<line> con*equência, uma F* hom*gênea, esta se*á ao me**o te*p* **ênti*a e d*v*dida. * domínio </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Para Pêc*eux e F*chs - 1975 - (1993, p.166), a formação ideológica (FI) c*nsti*ui-*e num elemento c*paz de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> i*tervir, *omo *ma *orça que se opõe a out*as for*as, na conjuntura ideológica caracterí*tica de uma formação </line>
</par>
<par>
<line> social, em u* mome**o específico. Assim, cada FI se co*stitui num conjunto complexo de atitudes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> represe*tações que não *ão ind*vid*ais n** un*ver**is, mas qu* se relaci*nam mais ou menos diretamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> posições de classes em con*lito umas com ** outr*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 5, art. 9, p. 171-186, set./out. 20*7 www4.**anet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Con**, P. T. Na*sr </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> da FD comport* tanto a igual*ade quanto a diferença e a dive***ncia, sendo p**veniente disso </line>
<line> a contradi*ã* que tr*va a unic*da*e. A partir disso, a FD torn*-se heterogênea, logo, a forma- </line>
<line> sujei*o também é *eter**ênea a si mesma, t*ndo em seu interior a diferença e * ambiguida*e. </line>
<line> O sujeito desta FD *eterogênea é um *uj**to dividido en*re as possíveis posiç*es que *ode </line>
<line> a*sumir *entro desse universo di*c*rsivo. Fraciona-se, ent*o, a forma-sujeito em diferente* </line>
</par>
<par>
<line> po*ições, deixa*do de se* una, deixando espaço *be**o não só pa*a o *emelhante, *as o </line>
<line> ta*bém para o diferente, o dive*g*nt*. Indur*ky (*000) observa *ue o sujeito sofre **rio* </line>
</par>
<par>
<line> p*ocessos </line>
<line> qu* o fa*em </line>
<line> evoluir d* um sujeito unitário p*ra </line>
<line> u* sujeito </line>
<line> cind*do, dis*e*so, </line>
</par>
<par>
<line> deixando de identi*ica*-se com uma FD pelo viés de uma fo*ma-su*ei*o, </line>
<line> passan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identifi*ar-se com esta p*lo *iés *e uma posiç*o-s*j*ito (q*e representa diversos modos *e s* </line>
<line> rel*cion*r *om a for*a-sujeito). Es*a, porém, co*tinua de*i*itando o qu* *ermanece ou nã* </line>
<line> sob os seus limites. </line>
<line> *a AD, as noçõ*s nã* *odem ser trabalhadas tot*lmente s**aradas, po*s *la* ao long* </line>
<line> d*s an*lises, vão se int*r-relacionar dependendo da materiali*ade *specífica de cada anál***. </line>
</par>
<par>
<line> Com* já re*atamos, não se </line>
<line> po*e *al*r de sujeito sem falar de ideologia, de inconsc*e*te, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> relacioná-lo à FD de que *le faz parte * à red* de s*ntidos da qual está vincu*ado po* via d*ssa </line>
</par>
<par>
<line> FD. Ab*ixo do*s esquemas: * pri**iro é *ma tent*t*va *e *prese*tar/c*ncei*uar a AD; e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segundo, uma m**eira d* e*por essa inte*-relação *as noções: </line>
</par>
<par>
<line> ES*UEMA 1 - Anál*se do discurso: apresentaç*o e conc*itu*ção </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*in*, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, set./out. *017 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Le*tura de Julio Co*tázar sob o Viés da Ad Fran*esa </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> **QUEM* 2 - No*ões e inter-relaç**s na AD </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Interpretação, sentid* e inte*d*scurso </line>
<line> Como vimos anter**rmente, a AD ap*esenta um quadro teórico que alia o linguís*ico </line>
<line> ao sóci* *istórico, de mo*o q**, ao se articulare*, formam noções *u* ap*es**ta* um ca*áte* </line>
</par>
<par>
<line> de d*sconst*ução. ** seja, a par*i* </line>
<line> de *lguns conceit*s j* exi*tentes em out*as áreas, vai </line>
</par>
<par>
<line> remodelando *eu quadro te*rico, r*dimensiona*d*-os e cri*ndo novos sentido*. A*ém disso, </line>
<line> traz outras *o*as noçõ*s para con*ribuir co* uma o**ra "r*up*gem" *a** a língua e para </line>
<line> lin*uagem. Com base nis*o é que Pêcheu* (1983, p. 6*) destaca o q** é crucial para a AD: "o </line>
<line> desafi* cruc*al é o *e cons*ruir *nterpretações, sem *a*ais neutrali**-las, nem no \q*al*uer </line>
<line> coisa\ de u* dis*u*so s**re o di*curso, nem em um espaço lógico est*bilizado com *reten*ã* </line>
<line> u*iversal. " A inter*ret**ão * considerada um gesto, podemos di*er conforme Pêch*ux- 1969- </line>
<line> (1993) que * *m ato n* nível simbó*ic*. E esse gesto é p*ssív*l, pois o *spaço simbólico, * </line>
<line> di*curso, é incomp*eto e* *ua r*lação co* o silênci*. A int**pre*ação passa a ser *onsiderada </line>
<line> o r**tro do poss*vel, é o lugar próprio da ideolo*ia e ma*er*aliz*do pela his*óri*. Sempre </line>
<line> ocor*e a interpre*ação, não existe se*tido sem *la, o ge*to ** interpretação é *ma **laçã* </line>
<line> necessária. En**o, consoante O*landi (1998, p.21), o lugar *o sent*do, o luga* da metáfora, * </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. *4, n. 5, art. 9, p. 17*-186, s*t./o*t. 201* www4.fs*net.**m.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, P. *. Nas*r </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> função d* interpretação, espaço da ideologia. O ges*o </line>
<line> de i*terpretação decide a direção *os </line>
</par>
<par>
<line> s***idos e, em cons*quência, a direção do sujeito. Em síntese, interpretar é o espa*o de </line>
</par>
<par>
<line> possibi*idad*s, de </line>
<line> f*l*as, *e efeitos meta*óricos, rec*bendo * *nfluê*cia da *istó*ia, do </line>
</par>
<par>
<line> significante e do suj*ito. C*mo a AD tr**alha com as possibili*ades *os sentido* é d* suma </line>
</par>
<par>
<line> importância tra*er </line>
<line> à </line>
<line> discussã* com* a noç*o de sentido é pens*d* nesse quadro teórico </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> co*plexo e redi*ensionado. Na ** se trabalha com a material**ade *o sentido q*e se *roduz </line>
<line> no *iscurso e, a* analisar os ef*i*os de se*ti*o, o analista te* com* po*t* de *artida a ba*e </line>
<line> linguís*ic*. </line>
<line> A fo*mação *is*u*siva (FD) é o lugar da constituição do se*ti**. Pêc*ê*x explica que </line>
</par>
<par>
<line> as p*lavras mu*am </line>
<line> de se*tido ao </line>
<line> passarem de uma FD à outra. Assim, não so*ente </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> intenções d* sujeito determin*m o dizer, </line>
<line> ex*s*e um* l*gação entre a in**nçã* in*ivi*ual e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pacto s*cia*. A noção ** sentid* *s*á intrinsecamente ligada às condições de produção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *iscurso e à *elaç*o de par*frase entre as *equência* qu* for**m </line>
<line> famíli*s parafr**ticas </line>
</par>
<par>
<line> (famílias de sentido). Re*omando Pêchêux - 19*5- (1988, p.160), no que con*ern* a* sentido, </line>
<line> *le afirma que uma palavra, prop**i*ão ou e*pres**o, não tem u* sent*do particular (s***id* </line>
<line> litera*). E s* não ex*ste um sentido *iter**, não exis*e fonte da qual *oss** der*v*r se*tidos </line>
</par>
<par>
<line> por meio de uma lógica lingu*sti*a c*mb*natóri*. *a** o *utor, </line>
<line> se realment* houvesse </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> lit*r***d*d*, as pala*ras não *oderiam receber os *iversos sent*do* que recebem, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> conformidade com *ma ou outra FD. Pois, de*tro da mesma FD, </line>
<line> o* s*nt*dos parecem </line>
</par>
<par>
<line> i*ualmente evident*s. O que vai re*lment* determin** o sentido das p*l*vras *ão a* posições </line>
<line> i**o*ógicas que e*tão em jogo *o pr*c*ss* sócio his**rico em *ue são (re)*ro*uzidas. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> *aneira, e*tão, *las *udam de s*ntido de acordo com as </line>
<line> pos*ções dos su*eitos que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> u*il*zam, obt*m seu sentido e* conso*ância *om *ss*s posi*ões, isto *, </line>
<line> *m referê*cia </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> forma*ões ideológicas. A ideol*gi*, por sua v*z, vai d*signa* o qu* é e o que de*e se* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> signific*do d* uma p*l*vra, *t**vé* do há*i** e do *so, muitas **ze*, </line>
<line> por desvios que são </line>
</par>
<par>
<line> l*n*uistica**nte ma*cados. **r isso, é ela que forne*e as evidên*ias atravé* das quais "todo </line>
</par>
<par>
<line> m*ndo **be" o que as palavras significam. Essa* ev**ências </line>
<line> fazem co* </line>
<line> que </line>
<line> as *alavras </line>
</par>
<par>
<line> *parentem di*er o que realmente dizem, e* *m* dada FD, or*ginando, port*nto, uma ilusão </line>
<line> *e "tran*parência da linguag*m". </line>
<line> A noçã* d* int*rdiscurso |traz uma nova *dei* para *s estudo* da li*gua*em: a d* que </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> interdiscu*so, ao constitu*r o di*curso, o faz ju*t*men*e com a ressig*if*cação do sujeit* </line>
</par>
<par>
<line> com ba** n* *ue já foi dito (de mod* a se repetir), mas ap*esen*ando *eslocamentos que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> suj*ito v*i promover em uma dada f*rmação discursi*a. * interdisc*rso </line>
<line> * espaç* em o </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> vai se *uscar ele*entos para a tomad* de posição a favor de cer*as pa*avras em detrime*to de </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 9, p. *7*-186, set./*ut. 20*7 www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* Leitur* de Julio *ortázar sob o Viés *a Ad F*ances* </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> outras. O </line>
<line> que P*cheux (1988, p.16*) *hama de interdisc*rso é "todo complexo </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *omin*nte" *as formações discursivas, dizendo que ele é submetido à lei da desi*ualdad*, </line>
<line> contrad*ç*o e subordinação que car*ct*riza o c*mplexo *as for*a*ões ide**ógicas. O </line>
<line> inte*discurso *o*stitui o *xterior espec*fico de uma FD. É o lugar e* *ue *e o*ganizam os </line>
<line> obj**os de que o suje*to se ut*liz* para o s*u discurso. O sujeito vai d*r co*rênc*a * esse* </line>
<line> o*je*os na sequência *iscursiva que enuncia (no **tr*discurso) *travé* das *igações entre *les. </line>
<line> Na *elação *ntr* o int*rdiscurso d* um* FD com o in*ra*iscurso *e uma seq*ência *isc*rsiva, </line>
<line> é inte*ess*nte q*e *e situem os processos pelos qua*s o sujeito falante é i*ter*elado, ou seja, </line>
<line> a*sujeitado em sujeito de se* di*curso. Dentro dessa si*uação referida, é ca*acterístico de to*a </line>
<line> *D disfarçar a *bj*tividade mat*ri*l contraditó*i* do *nte*d**cu*so. Esta *bjet*vidade reside no </line>
<line> fato de que al*o f*la sempre *nt*s, em outro lugar e, in***e**ente*e*te, melh*r </line>
<line> e*pecif*cand*, existe o fato ** qu* há **mp*e um pré-const*uído. </line>
</par>
<par>
<line> *st* noção *oi apresentada por P*ul Henry, q*ando trabalho* com estudo sobre o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> funcion*men*o di*cursivo das relativas, e retomada por P*cheux e Fuchs - 1975 - (1993) que </line>
</par>
<par>
<line> busca*am ob*e*var como </line>
<line> se d* seu enc*ixame*to no *ntradiscu**o. Como elemento </line>
</par>
<par>
<line> const*tutivo </line>
<line> do inte*discurs*, o pré-construído in*ica uma construção anterior, *xterior </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*d*pendente p*r op*siçã* ao que é cons*ruído na e*u*ciação. O pré-const*uído é, confor*e </line>
</par>
<par>
<line> Pêch*ux (1988, p.164), o "se*pre-já-*í" d* i*te*pel**ã* *deológica que f*rnece e impõe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*alidad* e seu sen*i** sob a forma </line>
<line> da universali*ade. A FD </line>
<line> relaciona-se com *eu ext*ri*r </line>
</par>
<par>
<line> através do pré-construído. Isto é especificado por Pêche*x -*983-(1993b, *.314), *uan*o diz </line>
</par>
<par>
<line> q*e *ma *D não é u* espaço estrutural fech*do, p*is é c**stitutiva*ente *nva*ida </line>
<line> *o r </line>
</par>
<par>
<line> elementos </line>
<line> q*e vêm de outras FDs s* r*petem nela, proporcionando-*he suas evid*ncias e </line>
</par>
<par>
<line> d*s**rsiva* esse*ciais sob a forma de *ré-co**truídos. </line>
<line> ***se modo, a noç*o de *nterdiscur*o serve para indica* o exterior específico de *ma </line>
<line> FD, ao mesmo tempo *u* surge nesta FD para trans*ormá-la em lugar *e evi*ênc*a discu*siva. </line>
<line> Courtine (1*81) observa que o interdisc**s* d* u*a FD deve ser *ensa** *omo u* process* </line>
<line> de reco*figur*ção i*cess*n*e, cu*o sa*er de uma FD é direcionado a incorpo**r elementos pré- </line>
<line> construí**s produzidos no exterior deles mesmos. Sendo assim, "o interd*s*urs* de uma FD, </line>
<line> como instância de for*ação/repeti*ão/tr*nsfor*aç** dos ele*entos do *abe* des*a FD, pode </line>
<line> se* o q*e regula o desl**amento de suas f*onteiras" (COURTINE, 1981, p.49). O aut*r (1981) </line>
</par>
<par>
<line> ain*a ao tratar </line>
<line> de </line>
<line> interdis*urso * d* **tradiscurso, vai ap*esentar * noção de *emória </line>
</par>
<par>
<line> di*cu*siva. Ele *cred*ta ser possível, * partir do enunciado, rem*ter-se * memóri* di*cu*siva, a </line>
<line> *ual r*sulta *a existência his*órica do en*n*iado no meio das prá**cas discursivas, reguladas </line>
<line> por apare**os i*eológicos (*sc**a, Igreja, etc). D*ssa man**ra, é a repetição ou o apagam*n** </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. *4, n. 5, art. 9, p. 1*1-*86, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, P. T. Nassr </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> dos e*emen*os do sab** *e uma *D (os enunciados) que indica a m*mória *iscursiva. É, </line>
<line> portanto, na relação do i*terdiscurso com o int*adiscur**, na articulação do en*nciado com * </line>
</par>
<par>
<line> en*nciação que ocorre efeito de memória e* u* * </line>
<line> dado dis*urso, já *u* *ma </line>
<line> f*rmulação </line>
</par>
<par>
<line> o*igin*l é reatualizada em </line>
<line> um moment* discurs*vo **pe*ífico. * FD, quando tem rede de </line>
</par>
<par>
<line> filiaçõ*s em seu int**io* e consti*ui seu próprio *aber, e*ta*elece a me*ó*ia discur*i*a. </line>
<line> * .2 A a n á l i s e </line>
<line> *niciamos este trabalh* *efe*indo-nos à tarefa do anal*st* frente a se* *b*eto ** a*ális* </line>
<line> - o di*curso. *a*os terminá-lo, mostrand* como é poss*vel *a*er uma lei*ura q*e vá além da </line>
<line> l*teralida*e do sentido, *us*ando relacionar algumas no*ões cita**s anteriormen*e. *ara tanto, </line>
<line> agora, preten*emos ana**sar o conto do es*ritor Júlio Cortázar, "Fábula sem mo*al". Seguin*o </line>
<line> as pr**eiras pi*tas des*e tex*o, **zemos alguns rec*rtes *ue a*res*ntam as segu*n*e* </line>
<line> regularidades, que *oram d**i*idos em três blocos de sequências discursivas: </line>
<line> a) Tir*nete do paí*; cer*ado de generais; *a*abo**os *s*eciai* que existem sempre </line>
<line> nesses *mbientes de governo; O carrasco * os ass*stentes; m*t**d*-o n*m *a*ro de </line>
<line> polícia; generais e **nis*ros. </line>
<line> b) R*primind*; mandou; pre*dessem; *etess*m nos calabouç*s; tremendo de </line>
</par>
<par>
<line> terror e fri*; </line>
<line> enforca*ão; fuz*lar; cercaram; tort*raram-no; reve*asse; a*r*ncar-l*e; </line>
</par>
<par>
<line> ma***am-no. </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Falsas o*orrências; t*emor; calab*uços; medo; corda no pe*coço; gem*do </line>
</par>
<par>
<line> entre*ortado de soluços; *úplicas de perdão; últim*s pa*avras; insurr*ição; *onfissão; </line>
<line> *on*ra*se*ha da contrarrevolução; cor*ente de *quívocos; g*itos. </line>
<line> No p*imeiro bloc* (a) podemos ob*ervar uma FD que está vi*culada à forma-s*jeit* </line>
</par>
<par>
<line> que tem com* base ideológ*ca um r*gime *ilitar dit**orial. *s sentidos *ue podem </line>
<line> *ir**lar </line>
</par>
<par>
<line> em m*io a esta *D estão di*etamente relac**nados com um já-dito q** é acionado na hora da </line>
</par>
<par>
<line> enunciação. *or is*o, quand* lemos es*as expr*ss**s que s* referem </line>
<line> aos s*j*it*s d* *onto - </line>
</par>
<par>
<line> "tiranete", "genera*s"- l*vam-nos, i*conscie*temente, </line>
<line> a *ensar no p*ríodo da ditadura </line>
</par>
<par>
<line> militar, momento histór*co que, em **itos países, abafo* di*cursos out*os que </line>
<line> nã* estava* </line>
</par>
<par>
<line> em co*sonância com o s*u di**urso *omi*an*e. </line>
</par>
<par>
<line> Os s**eitos de FDs contrári**, dessa forma, só teriam e*paço para * iden**fica*ão tota*, </line>
<line> *aso *ontrário, se assumissem ou**a posição-sujeit* ou s* fiz*sse* parte de outra FD, seriam </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 14, n. 5, a**. 9, p. 171-186, se*./out. 20** ww*4.f***et.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Leitura de Juli* C*rtázar sob o Viés da A* *ran*esa </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> sever*mente r*p*imidos e muitos seriam cala**s pa*a sempre. As expressões - "calabouços </line>
<line> **pe*ia*s que e*iste* s*mp** nesses am*ie*tes *e gove*no" * "O carrasc* e *s assi*tent*s"- </line>
<line> evidenciam, a**da mais, es*a FD domina*te. Um dos fr*gmentos que m*stram e*sa tendência </line>
<line> a *ão *cei*abilidade por parte da *D dominante * * diferença de s***idos de uma FD a outr* é </line>
</par>
<par>
<line> o segui*te: "Traduza o </line>
<line> qu* *le está di*e*d* o*denou o *i*anete [...] E*e *ala ar*enti*o, - </line>
</par>
<par>
<line> excelência. Arge*tin*? * por qu* é que eu não en*endo nada? " (CORTÁZAR, 2011, p, 88). </line>
<line> De *ato, é assim que ocorre, fa*a-s* a mesma língua, porém * discurs* *ão é o **smo, </line>
<line> os sentid*s não são o* mes*os. Conf*rme Pêcheux - 1*75 - (1*88) é a**a*és da noç*o de </line>
<line> *ssuj*itamento do su*eito que a instância ideológ*ca c*ntri*ui para * reprodução das *elações </line>
<line> s*ciais, *e maneira a *evar cada s**ei*o * ocup*r seu luga* e* uma *u out*a das cla*s*s soci*is </line>
<line> c*ntrárias. Consoante Gr*ntham (19*9, p. 217), nesse proces*o de assuj*i*amento, a palavra </line>
</par>
<par>
<line> **ssa * </line>
<line> t e r *m </line>
<line> papel fun*ame*tal </line>
<line> po* tornar-se, muitas </line>
<line> *ezes, </line>
<line> uma arma de dominação. </line>
</par>
<par>
<line> Ness*s condições, a pala*ra é usada como instrumento do poder e é através de*a que *e dá a </line>
<line> im*osição da ide*lo*ia dominante. </line>
<line> No seg*ndo bl*co (b) de sequências disc**siva* selecionamos a*guns verbos do *e*to </line>
<line> que s*o representativo* do d*scurso dominante *m quest*o. Os verbos mostram a voz/a ação </line>
<line> do do*inador sobre * **minado qu*, com* já se sabe, em *ituações de tortura * o**essão, </line>
<line> a*aba po* *eder e di* exatamen*e o qu* *em d* ser dito d*nt** dessas condições de p*oduç*o </line>
<line> do discurso. Podemos *otar ess* ideia n* seg*inte frase: "Venho ven**r-l*e suas últimas </line>
<line> palavras [...] em compensação lhe convém dizê-las no dur* transe para co*figurar facilmente </line>
</par>
<par>
<line> um *estino his*órico retrospe*tiv*" (CO*TÁZAR, 2011, </line>
<line> p, </line>
<line> *8). Este mesmo fragmento </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> repetido no texto, poré* a parte "convém dizê-las" é substituí** por "precisará **zê-l**", de </line>
<line> *odo que *ob coação as açõe* pa*sam a **r u* deslocame*to de sen**dos, o* sej*, n* p*ime*ra </line>
<line> *ão há a *ec*s*idade *omo há, na segunda, de dizer as palav*as e, sim, a sug*stão de *roferi- </line>
<line> las. </line>
<line> I*agina-se q*e, em um primeiro momento, o suj*it* em situação de *res*ão a*n*a n** </line>
</par>
<par>
<line> quer lib*ra* as palavr*s </line>
<line> que lh*s querem *rrancar mas, </line>
<line> d*pois, fic* sem esco*h* e acaba </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> di*ê-las. Outra </line>
<line> part* deste **agmento qu* é basta*te significativa, é a que </line>
<line> di* "u* d*stino </line>
</par>
<par>
<line> h*stórico r*trospectivo". Porqu* *ão *ó hist*ri*a*ente os fatos ten*em * repet**-se, </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém is*o </line>
<line> ocorre </line>
<line> com * pró**io </line>
<line> discurso. O inte*discurso, com* já no* ref**imos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> defin*do como o *u* fa*a antes, e* ou*r* lugar, i*depende*tement*. Ele * o saber *iscursivo </line>
</par>
<par>
<line> que torna possível tod* o di*er e vai ret*rnar *ob *o*ma a </line>
<line> do p*é-*on*truí*o, sust*ntando, </line>
</par>
<par>
<line> assim, cada nova retomada da palavra. Este vai disponi*i*izar d*zeres qu* afetam o suj*ito em </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 9, p. 17*-*86, set./o*t. 2017 w*w4.fsanet.c**.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Conte, P. T. Nas*r </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> u*a dada situaçã* discursi*a. Desse modo, tudo o que *á foi dito *o*re ditadura, tudo o que já </line>
<line> o*orreu em um *ado m*mento histórico acaba se*do re*oma*o, d* forma inconsciente. </line>
<line> No terceiro bloco (c), co*o não pod**ia *er diferente, gra*de par*e dos subst*ntivo* </line>
</par>
<par>
<line> r*presentam a FD em qu* circ*lam. O med* </line>
<line> dese*cad*ado pelo "terro*" *as s*tu*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> extre*as po* qu* </line>
<line> pas*a um </line>
<line> t*rturado é bem descrit* *o longo do texto atrav*s das </line>
<line> p*lavr*s </line>
</par>
<par>
<line> utilizad**: "tremend* de t*r**r e fr*o", "quando </line>
<line> b*o*a* *a sua b*ca so**nte </line>
<line> *m ge*ido </line>
</par>
<par>
<line> entrecortad* de soluço* e súpli*a* [...]" e outra* ain*a em form* d* metáforas v** represen*a* </line>
<line> o d*scu*so dos oprimidos que tinham d* f*la* em *ódigo *ara não s*rem *ompreendidos pe*os </line>
<line> seus a*gozes: "um *omem vendia p*lavr*s [...] a*guns suspiros qu* lhe foram comprad** [...] </line>
<line> os v*ndedores ambulantes que ha*ia* *ompr*do gritos continuaram ap*ego**do-os [...] e um </line>
<line> desses gr*tos serviu depoi* como contrass*nha da cont*arrev*lução **e acabou c*m os </line>
<line> generais e m*nis*ros" (CORTÁ*AR, 2**1, p, 8*). * que é importante d*stacar, *ind*, é que o </line>
<line> se*tido p*d*rá semp** **r outro, depend*ndo da FD *m que *s*á inser**o o suj*ito, e a pa*tir </line>
<line> de onde ele fala. Por exemplo, a palavra "i*surrei*ão" q*e a**r*ce no texto, se profe*i*a pela </line>
</par>
<par>
<line> FD dominante, será uma revolta contra as manifestações </line>
<line> dos oprim*dos (c*m* j* se sabe *, </line>
</par>
<par>
<line> *u*se sempr*, em *or*a *e *ortura) e, qu*ndo utilizada pelos que sofrem opressão, será a </line>
<line> si*ônimo d* m*dança de luta contra o si*tema ditator*al. </line>
<line> A**l*sando o tít*lo d* conto "fábula **m mor*l", *bserva-se uma rel**ã* s*gnif*cativa </line>
</par>
<par>
<line> com as fábu*as tra*icionais que, *o fi*al, sempr* têm de d*ixar uma mo*al a ser *eguida; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *alavra moral tem relação com b*ns co*tumes e com </line>
<line> de*e**s do ho*em, conforme sent*do </line>
</par>
<par>
<line> referenci*l. Já neste referido conto, * mor*l, ironicamente, e*tá d* pa*o de fund* do discurso </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentado e, *el* con*rário, não </line>
<line> *ev* se*vir de exemplo ninguém, * </line>
<line> vis*o que, *bter al*o </line>
</par>
<par>
<line> *ue se quer usando, principa*mente, a f*rç* físi*a *ão é algo decent*, é algo amo*al (que não </line>
<line> deve *er se*uido). As fábulas são, c*nforme Granth*m (1999, p.216-2*7), um tip* especial de </line>
<line> narr*tiva em *ue os *nimais s*o o* pers*nagens e vão a*** como seres h*manos, *lém dis*o, </line>
<line> constitu*m um discurso que con*ém cr*tica* *ociais e b*sca e*sinar às pessoas como pr*ced*r, </line>
<line> de manei*a * estab*lec*r *or*as que *egulem as relaçõ*s *ociais. </line>
<line> Por isso é q*e o con*o leva este título, por ap*ese*tar uma fá*ula ao *evés. Ai*da o que </line>
</par>
<par>
<line> é cu*ioso pens*r, com base *as considera*ões de Grantham, é que as fábu*as </line>
<line> apres*nt*m </line>
</par>
<par>
<line> animais com* os sujeitos di*cursivos, e os personagens deste conto são sujei*os que agem de </line>
</par>
<par>
<line> uma maneira q*e </line>
<line> parecem irracionais. A m*táfora surge, também, às av*ssas do que oco*r* </line>
</par>
<par>
<line> em uma fábul* t**dicional (homens no lu*ar de ani*ais). Por sua vez, o c*n*o </line>
<line> de**a uma </line>
</par>
<par>
<line> men*age* no final: "* todos foram apodre*endo, o tirane*e, o </line>
<line> *ome* * os </line>
<line> g*n*r*i* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *inistros, mas ** grito* r*ssoam de vez em *uando </line>
<line> p*las e*quinas" (COR*Á*AR, </line>
<line> **1*, p, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n. *, a*t. 9, p. 1*1-186, *et./*ut. 201* </line>
<line> www4.fs*net.c**.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Leitura ** J*li* *ortázar sob * Vi*s da ** Fr**cesa </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> 90), que é *mpossível de *e *lv*dar, a *e q*e as *alavras e os dis*urso* não mo*r*m *om *s </line>
<line> sujeitos, v*o retornar na voz de outros su*eit*s, de outras man*iras, *m outras FDs, sempre </line>
<line> ressignific*ndo-se * fazendo *om *ue os sujeitos se redig*m e* um processo sem fim. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> CO*RTINE, J. J. Analyse du dis*ours po*i*ique. Langages, Paris, *.62, 1981. </line>
<line> CORTÁ*A*, J. Fáb*la sem moral. In: *istóri** de Cr*nó*ios e de Fa*as. *io de *a*eir*: </line>
<line> Ci*ilização Brasi*e*ra, **11. </line>
</par>
<par>
<line> FERRE**A, Ma**a C. L. O quadro at*al da Aná*is* *e Discu*so no B*asil. I*stituto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Letras /PPGLET/UFRGS. No prelo. </line>
</par>
<par>
<line> GRANTHAM, M.R. A moral e * or*em d* **petív*l. In: INDURSKY, F.; FERR*I**, M. </line>
<line> C.L. (O*g). *n*aios: Os *últ*plos ter*itórios da Análise do Dis*u*s*. Po*to Alegre: S*gra </line>
<line> Luzzatto, 1999. </line>
<line> IND**SKY, *. A *ragm*ntaç*o do suj*ito em *D. In: INDURSKY, F.; CAMPOS, M do </line>
<line> C. (*r*). Ensaio*: disc*rso, memóri* e id*nti*ade. *orto Alegre: S*gr* Luz*atto, 2000. *.15. </line>
<line> ____. A fal* do* quartéis e as o*tras vozes. Camp*nas: Editora d* *NICAMP, 1997. </line>
<line> M*INGUENAU, D. Novas tendências em análise do discurso. **mpinas: Pontes, 1997. </line>
<line> ORLANDI, *. P. A an*li*e de discu*so: princípios e *rocediment*s. Campinas: Po*tes, </line>
<line> 1999. </line>
<line> ____. Interpretação: auto*ia, leitu*a e ef*itos do trabalho simbó*ico. Petrópoli*: *ozes, </line>
<line> 1998. </line>
<line> ____. *err* * vista: disc**so do confronto: Vel*o e Novo Mund*. Camp*nas: E*itor* da </line>
<line> UNICAMP, 19*0. </line>
<line> *Ê*HEU*, M.- 19*9 - Análise auto*ática *o discurso (*AD-69). In: GADET; *AK </line>
<line> (Org). P*r uma análise au*omáti** do discurso. Campinas: Edit**a d* UNICAM*, 19*3. </line>
<line> ____. Remo*témonos de Foucault a *pinoza. In: TOLEDO, M. M. El di*cur*o pol*tico. </line>
<line> Mé*ico: Nueva Imagen, 1980. </line>
<line> ____. -197*- Se*â*t*ca e discurso: uma crítica à afirmaçã* do ób*i*. Campina*: Edit*ra </line>
<line> da UNICAMP, 1988. </line>
<line> ____. So*re os co*textos epistemológi*o* da **álise de *iscurso. In: ca*ernos de traduçã* </line>
<line> *.1. Porto Alegre: Edi**r* da UFRGS, 1998. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, *rt. 9, p. 171-18*, set./out. 2017 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. Conte, P. *. Nassr </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> Como R*ferenci*r **te A*tigo, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<line> CON*E, D; NASSR, P. T. Uma L**tura de Julio Cortázar sob * Vié* ** Ad Fra*c*sa. Rev. FSA, </line>
<line> Teresina, *.14, n.5, a*t. 9, p. 17*-186, set./out. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> D. Conte </line>
<line> P. T. Nassr </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e **anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*l*se e interp*etação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*or*ção do rascu*ho ou na re*isão crít*ca do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participação n* aprovação da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*resina, v. 14, n. 5, art. 9, *. 171-**6, se*./out. 2017 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)