<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 9, *. 171-186, set./out. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.5.9
</line>
</par><par>
<line>
Uma Leitura de Julio Cortáza* sob o Vi*s da Ad Francesa
</line>
<line>
A Reading of Juli* C*rtázar Un*er *he Fre**h Ad Vies
</line>
</par><par>
<line>
Danie* *onte
</line>
<line>
Doutor *m Literatur* Bras*l*ira, Portu*uesa e Luso-af**cana *ela Unive*sid*de Fed*r*l do Rio *rande do Sul
</line>
<line>
Profess*r d* Universidade F***ale
</line>
<line>
Email:*anielconte@fee*ale.br
</line>
<line>
Pau*a Terra Nass*
</line>
<line>
Mestrado em Letr*s p*la Universidad* Federal d* Ri* Grande d* *ul
</line>
<line>
Grad*ad* em Letras Un*v**sidade F*deral do Rio Gran*e *o Sul
</line>
<line>
Prof*ssora de por*uguês e espanhol - S*ED
</line>
<line>
E*ail:paulanas*r@gm*il.*om
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Novo Hamburgo, RS - Brasi*.
</line>
<line>
Artig* r*cebido em **/0*/201*. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
receb**a em 21/07/*017. Apr*vado em 22/*7/201*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *aula Ter*a Nass*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
D. Co*te, P. T. Nassr
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este texto *us** aprese*tar al*umas n*ç*es de*tro do quadro teór*co d* Análise do Disc*rso
</line>
</par><par>
<line>
Francesa,
</line>
<line>
uma *e**ia *ue trabal*a a linguage*
</line>
<line>
de f*rma a desven*ar a opacid*de dos
</line>
</par><par>
<line>
sentidos, sendo capaz d* ir *lé* de um sentido único. Para tant*, ela se *ons*itui na relação
</line>
</par><par>
<line>
de três dom*nios
</line>
<line>
disci*lin*res: a Ling*ística, o Marxismo a Psicanáli*e, trabalh**do no e
</line>
</par><par>
<line>
entremeio dessas disci*l**as. *ara evid**cia* es*a **ssibilid*de de l*itura us*mos como
</line>
</par><par>
<line>
mat*r*alidad*
</line>
<line>
discursiva o conto Fábul* s*m *oral, de Juli* Cortázar. A anál*s* *e*á **ita
</line>
</par><par>
<line>
com base t*órica nos estudos *e M. *êche*x, D. Maing*eneau, J. Co*rtine e *. Orlandi, além
</line>
<line>
de seus interlocutores.
</line>
<line>
P**avras chave: Aná*ise do Discurso. Julio Cor*á*ar. Senti*o. Leitura. *n*e*pretação.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This artic*e intend* t* present some notion* inside *h* theoretic frame of the Fr*nch *iscourse
</line>
</par><par>
<line>
A*al*sis, a theor*
</line>
<line>
that appro*ches th* l*ng**ge a* t*e **y to unv*il
</line>
<line>
t*e **aci*y of *h*
</line>
</par><par>
<line>
sign*fica*ion, being a*l* *o go fur*her th*n
</line>
<line>
an onl* *n* significa*ion. To achieve this, the
</line>
</par><par>
<line>
th*ory constitutes itself in the rela*ion of three disciplinary a*eas: the Linguistic, the Marxism
</line>
</par><par>
<line>
an* the ps*choanalysis, working *etween th*m. To *viden*e *hat p*ssibility
</line>
<line>
of reading, w*
</line>
</par><par>
<line>
*sed *s discursi*e materialit* the short tale "Fábula sem moral", wrote b* *ulio Cortázar. And
</line>
</par><par>
<line>
*he analysis will be
</line>
<line>
m*de bas*d on the studies of *. Pêcheux, D. Maingueneau, J. Court*ne
</line>
</par><par>
<line>
and E. *rla*di, beyond their interl*cutors.
</line>
<line>
*ey words: Di*course Ana*ysis. *ulio *ortáz*r. Meaning. Reading. Inte*pretation.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, set./out. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* Leitura de Jul*o Cortázar sob o Vié* *a Ad Francesa
</line>
<line>
*73
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O fragmento do poeta *s*anhol *n*ônio Machado, "caminan*e no hay ca*ino, se hace
</line>
<line>
camino *l an*a*", *az-nos lembrar d* percu*so constr*ído pel* analista do discurso e* su*s
</line>
</par><par>
<line>
*nál*ses,
</line>
<line>
ou sej*, não há um percurs* ce*to a s*guir; as
</line>
<line>
pist*s e*cont*adas no t*xt*,
</line>
</par><par>
<line>
materialidade ** discurs*, *ão dar um norte * s*a pesquisa, *ue n*o t** por objetivo esg*t*r
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
possibilidades de in*erpretação, *o mesmo
</line>
<line>
tempo *ue, as noç*es a serem t*ab*lha*as
</line>
</par><par>
<line>
est*rão sendo rel*ciona*as entre si no decor*er da *ná*ise; *las não surg*m a
</line>
<line>
prio*i,
</line>
<line>
vão *e
</line>
</par><par>
<line>
*elineando j*n*am*n*e com * rumo que o *rabalho v*i toman*o. Análise * teoria estão em um
</line>
<line>
cons*ante ir e vi*, de modo q*e, não há como dissociá-l**. Segundo Orl*ndi (1999, *.62), não
</line>
<line>
há análise de discurso sem a me*iação teór*ca per**ne*te, em cada pass* da anál***,
</line>
</par><par>
<line>
traba*hando se*pre no limite entr* desc*i*ão e int*r*re*açã*, pois *m*as constituem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
comp*eensão do anal**ta. A base teórica *o analista é * Aná*ise do **s*urso
</line>
</par><par>
<line>
Franc*sa; então, s*bre esta teoria *rí*ica é
</line>
<line>
da linguagem que se tr*tar* neste t*abalho, tend*
</line>
</par><par>
<line>
como objet* *e análi*e o conto *ábula *em moral, de Julio Cortázar, que i*tegra *
</line>
<line>
*bra
</line>
</par><par>
<line>
"Históri* de Cro*ó***s *
</line>
<line>
d* Fama*", l*nçada *m 1962, em um p*río*o
</line>
<line>
c**tico do reg*me
</line>
</par><par>
<line>
ditatorial argentino. Busca*os *a a*álise evidenciar uma leitur* além da lite*alidade dos
</line>
<line>
sentidos.
</line>
<line>
* R*FE*ENC*AL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
* An*lis* d* *iscurso
</line>
<line>
vai ap*e*entar seu marco inau*ural com a
</line>
<line>
publicaçã* da
</line>
<line>
*b*a
</line>
</par><par>
<line>
Análi*e Au*omática d* *is*u*so (AAD) de Mi*h*l Pêcheux, em 1969; e*te é *
</line>
<line>
****cipal
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizador e articulad*r da nova
</line>
<line>
disciplina/teoria que vem par* *uestionar ** a*terior*s,
</line>
</par><par>
<line>
princi*al*ent*, n* *ue diz *e*peito à **ngua, ao suj*ito e à ideologia. A Aná*ise do Disc**so
</line>
</par><par>
<line>
*r*nce*a (AD) surge na décad* de 60 como *ma fo*ma de ruptur* *om os ideais *té
</line>
<line>
então
</line>
</par><par>
<line>
pen*ados sobre * lin*ua*e*; co*forme Mainguen**u (*997), a escola fr*n**sa de an*lise *o
</line>
<line>
di*curso v*m de u** t*adição int**ectua* *uropeia acostumada * unir re*le*ão sobre o *exto e
</line>
<line>
sobre his*ória e, tamb*m, de uma prát*c* es*ola* que é den*mina*a "explicação ** t**tos"
</line>
<line>
mui*o em voga na França, *anto n* esc*la quanto n* unive*s*da**.
</line>
<line>
Sobr* esta ligação da AD com * prá*ica escolar, Cu*i*li (a*ud MA**GUENEAU,
</line>
</par><par>
<line>
19*7, p.10) d** o seg**nte: a Fra*ç*
</line>
<line>
"é u* p*ís onde a literatura *esempenha um gra**e
</line>
</par><par>
</page><line>
*apel, *en*o po*sí*el question*r s* a A*álise *e di***rso não s*ria uma man*ira *e substituir
</line>
<line>
a explicação de textos como forma *e exe*cício escolar". Na AD, faz-se uma *eitura capaz de
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, *et./out. 2017 www4.fs*ne*.*om.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. Co*te, P. T. Na*sr
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
se *r a*é* d* um se*tido úni*o, bu*c*ndo d*svendar a opacid*de dos sentido*. Dest* *orma,
</line>
<line>
**a*ece **ra subs*i*uir a an*lise de conteúdo *ue *pen*s p*rcor*e o *exto para codificá-lo.
</line>
<line>
Ela se cons*itu* *a *elação entre tr*s *omínios d**ciplinares: a Lin*uística, o Ma*xismo
</line>
<line>
e a Psican**ise. Orl*nd* (1*98) es*ecific* qu* a *D traba*ha no entremeio de*sas dis**plinas;
</line>
</par><par>
<line>
**ntud*
</line>
<line>
coloca uma *e*ação
</line>
<line>
crí*ica intrín*eca, por
</line>
<line>
tr*ba*har justa*ente a su* cont*a*i*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda * important* dest*car que há uma preocupação em l*var-se em con*a o *ome* na s*a
</line>
</par><par>
<line>
históri*. Dessa *anei*a, acaba por considerar os processo* e *s
</line>
<line>
condições d* produção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ling*agem q** são u*ilizados na rel*ção *ntre o* *ujeitos e a língua * as s*tuaçõe* *m que os
</line>
<line>
seus *izeres são *roduzidos. Em c*n*ormidade co* est* q**stão ref*rida, é que a AD
</line>
<line>
pres*upõe o lega*o do m*te*ial*smo históric*, ou s**a, o d* que há um real da *istóri* de ta*
</line>
<line>
forma *u* * homem faz história, mas esta, assim como a lin*uagem, não *he é tran*pare*te.
</line>
<line>
A Psica*á*ise *ntra em ce*a quand* há * desl**ame*to da noção d* home* pa** a de
</line>
<line>
su*e*to (que pas*a a *er descentrado e dotado de inconsciente) e ele ** c*nstitui n* r*laçã*
</line>
<line>
com o simbólico, na h*stória. Orlan*i (199*) v*i ap**s*ntar a AD como um* *ov* proposta **
</line>
</par><par>
<line>
e*tu*o *ue inter*oga * L*ngu*stic* quanto à *istor*cidade que
</line>
<line>
ela
</line>
<line>
deixa d* lado, da mesma
</line>
</par><par>
<line>
f*rma que c*loca questõe* para as Ci*ncias So*iais, re**rindo-se à trans*arê*cia da ling*agem
</line>
<line>
que é utiliz*da nos seus e*tudos. **o se deixa absorver pela teoria marxista, ao mesmo tempo
</line>
<line>
**o cor*esp*nde *o que teoriza a Psicanálise, p*is que*tiona o materialismo, no que se refer*
</line>
<line>
ao s*mb*lic*, e se *istanci* da Psicanálise, j* *ue a A* **abalha * ideologia co**
</line>
<line>
ma*erialmente *elacionada *o inconsciente *em ser absorvid* por ele.
</line>
<line>
O qu* deve *er lembrado, é q*e a AD vai p*odu*ir um outro l*gar de conh*cimento
</line>
</par><par>
<line>
com sua
</line>
<line>
*specifi*ida*e; não mera aplicação *a Lingu*st**a é
</line>
<line>
*obre as *iê*cias sociais
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
vi*e-versa. Ela se forma ** um modo que a linguag*m t*m de ser referida
</line>
<line>
quanto * sua
</line>
</par><par>
<line>
ex*eriorid*de, *ara
</line>
<line>
que se apre*da *eu funcionamento como um proces*o sign*fic*t*vo.
</line>
<line>
O
</line>
</par><par>
<line>
c**hecim*n*o d* linguagem, d**se modo, fica a cargo da *in*uística, e o da exterio*i*ade, a
</line>
<line>
cargo das Ciênci** S*c*ais.
</line>
</par><par>
<line>
A refe**da noç*o de exteriori*ad* especif*cada na AD é *ue tr*nsforma a noção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
linguagem, pensando sua forma materi*l, d*sloc*ndo ta*b*m a própr*a n*ção de social,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
hi*tórico, ** ideológico, tal c*m* eram t*atadas em out*as áreas (Ps*colog*a Social, *iências
</line>
<line>
Sociais, e*c). A p*r*ir *estes deslo*a*entos, po*emos observar que não * feita apenas uma
</line>
</par><par>
<line>
transf*rê*cia *e c*nceitos e d* ideias, ma*
</line>
<line>
esta* mudam de terreno, de co*fig*ração,
</line>
</par><par>
<line>
transforman*o-s* em novas
</line>
<line>
c*nc*pções com outros resultad*s
</line>
<line>
vind*s destas reflexões. No
</line>
</par><par>
<line>
que se refere *o social,
</line>
<line>
não sã* o* tr*ços sociológico* em*íricos (cl*ss* social,
</line>
<line>
idade, s*xo,
</line>
</par><par>
</page><line>
et*), *a* *s formações imaginárias, qu* se constituem a *artir das relações sociais, que
</line>
<line>
*ev. *SA, Teres*na, v. 14, n. 5, art. 9, p. 171-186, set./out. 201* www4.fs*net.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ma Leitu*a *e Julio *or*áza* sob o Viés d* Ad Fran*e*a
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
fu*cionam no discur*o: a imagem que se *az de
</line>
<line>
um professor, de um pai, *e *m pr*sident*,
</line>
</par><par>
<line>
etc. *á
</line>
<line>
nas *ínguas m*canismo* d* projeção, para que se constitua e*sa *e*açã* entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situaçã* sociologica*en*e
</line>
<line>
*es*rit*vel *
</line>
<line>
*
</line>
<line>
po*ição disc*rsi*amente significat*va dos sujeitos.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto a* *deológic*, podemos notar *ife***ça entre * AD * análise de a
</line>
<line>
conteú*o. Na
</line>
</par><par>
<line>
pri*eira se tra*alh* com *s
</line>
<line>
p*ocesso* de co*stituição da ling*agem e da ideologia, e *ão
</line>
</par><par>
<line>
mera*ente c*m os seus conteúdos,
</line>
<line>
co*o na segunda. Nesta perspecti*a, consoan*e Orlandi
</line>
</par><par>
<line>
(1998, p.30): "* ideologia nã* é al*o,
</line>
<line>
ma* o me*anismo de p**duzir esse alg*".
</line>
<line>
Ademais,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
linguagem não *presenta a **ans*arência *ue tem na an*li*e de con*eúdo; a i*eia não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
atravessar *m texto
</line>
<line>
para bus*ar um s*n**do *o ou*ro la**, mas, sim, procurar *omp**ender
</line>
</par><par>
<line>
como este texto significa.
</line>
</par><par>
<line>
A AD n*o trabalha especif*camente com *extos, mas c*m discursos; o*
</line>
<line>
t*xtos
</line>
<line>
são
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ater**lidad* d*stes d*scursos. E estes são defi*i*o* ***o efe*to de sentidos entr* locuto*es.
</line>
</par><par>
<line>
* importante destac*rque *ã* existe discurso que não s* re*acione c*m
</line>
<line>
o**ros; *
</line>
<line>
discurso
</line>
</par><par>
<line>
indica outros *ue lh* s*rvem de base, assim com* apont* para *utros dizer*s *os**veis. *
</line>
</par><par>
<line>
des*a forma que o discurso se apresenta com* um pr*cesso contín*o, em
</line>
<line>
qu* não há um
</line>
</par><par>
<line>
começ* * um *im pré-fixados. *o tratar sobre h*storicidade, não pensa a his*ória **fletida no
</line>
<line>
texto, mas trabalh* c*m a h*stori*idade do texto em sua mat*rialidad*. Esta historicidad* *em
</line>
<line>
a ver com * acontecimento do texto como discurs* (o trabalho dos sentidos ne*e). O discurso
</line>
<line>
não se fecha; *le é um processo em movi*ento, p*r isso não pod* s*r ***sid*rad* um mero
</line>
</par><par>
<line>
c*njunto
</line>
<line>
de textos, mas
</line>
<line>
uma prática
</line>
<line>
linguístico-soc*al. *
</line>
<line>
desse modo que o discur*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderado no conjunto das p**ticas q** **n*titue* a *oci*dade na histó**a.
</line>
</par><par>
<line>
Um fato d* extrem* import*nc*a dentro
</line>
<line>
do qua*ro teórico
</line>
<line>
da AD e que mer*ce
</line>
</par><par>
<line>
des*aq*e, é que não se pens* a língua *o*o na Li*guística, de for*a transparente e cheia de
</line>
<line>
autonomia. E*a pas*a a se* vista *omo *a ordem do ma*erial, da *pa*idade, do equívoco, da*
</line>
<line>
falhas. Assim, a completud* e a o**etividade v*o da* luga* à i*c*m*let*d* e à subjetivi*ade,
</line>
<line>
abrindo e**aço pa*a a n**ão da falta, q*e move o su*eito e é o lugar d* imposs*vel da *íngua,
</line>
</par><par>
<line>
lugar
</line>
<line>
este em que as pa*a**as faltam. *, ao
</line>
<line>
oco*rer isto,
</line>
<line>
*ermi*e *ue haja espaço para
</line>
</par><par>
<line>
produção *e e***vocos. O fato linguís*ico do equívoco é con*t*tutivo d* língua * inere*t* *o
</line>
<line>
s*stema. Se*do a lín*ua um sistema *assí*** de falh*s, vai permitir que p*r essas f*lhas
</line>
</par><par>
<line>
deslizem o* senti*o*, *odendo sempre
</line>
<line>
se *
</line>
<line>
outro*. L*go, não há espaço *ara a fi*idez
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lí*gua, nem para o enge*samento dos sentidos.
</line>
</par><par>
<line>
O suje*to no quadro discursivo vol*a à tona, visto
</line>
<line>
qu*, nas dem*is teor*as
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
linguagem, ele *oi re*e*ado ao es*uecimento ou cumpria *m *apel co*djuv*nt*. A noção de
</line>
</par><par>
<line>
sujeit*, do ponto
</line>
<line>
de vista di*cursi*o, vai se b*se*r, quanto ao ideológico * ao socia*,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresi*a PI, v. 1*, n. 5, a*t. 9, p. 171-186, set./out. 2017
</line>
<line>
*w*4.f*anet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. Co*te, P. T. Nassr
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
materiali*mo *istórico (Ma*x/*lthu*ser) e no *ue *e re*ere a um funcioname*to
</line>
<line>
individualiza*o (ao inconscie*te), na Psicanális* (Freud/Lacan).
</line>
<line>
A p*i*eira noção de su*eito surge e* 196* conjuntam*nte a **tras formulações feitas
</line>
<line>
*or Pêcheux * respe**o da t*oria discursi*a. Pêcheux (GADE*; HAK, 1993, p.82) não pensa o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito co*o um ser humano i*dividual, mas entende como um "lugar determina** na o
</line>
<line>
**trutura social". De acor*o c** esta *deia, o sujeito passa do individual ao social. A teoria
</line>
</par><par>
<line>
evolui ao largo *as *o*mul*ções e, acompan*a*do essa
</line>
<line>
ev*luç*o, a
</line>
<line>
noção de sujeito ganha
</line>
</par><par>
<line>
novos as*ectos. Pêcheux, juntamente com *uchs, e* 1*7*, introduz q*es*ões da Psicanálise.
</line>
<line>
*esse modo, o s**eito, alé* d* social, é do*ado d* *nconsciente, que o fa* a*uar sob o efeito
</line>
<line>
de duas il*sõe*: pensa ser a fonte do seu diz*r e se* respon*ável pe*o que diz.
</line>
<line>
O autor (1988) baseia-se na Psicanálise, no que diz respeito ao es*uecimento número
</line>
<line>
1, *ue é da i*st*ncia d* i**on*cie*te e resulta do modo como somos afe*ados *ela ideolo*ia,
</line>
<line>
p*r i*s* temos a ilusão de sermos a ori*em d* q*e d*zemo*, *as, * que acontece *a rea**dade,
</line>
<line>
é a *etomada *e s*ntido* pré-existentes. Quanto *o **quecimento núme*o 2, q*e é da ordem
</line>
</par><par>
<line>
*a enunciação, faz com que a*re*it*mos que haja
</line>
<line>
uma relaçã* direta en*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pensam*nto/linguagem/mundo, de tal modo, *ue pe*samos *ue o *osso dizer só **de ser di*o
</line>
<line>
co* determinadas *alavras e não ou*ras.
</line>
<line>
Pêcheux - 1*75 - vai t*azer alg* *uito impo*tante para a questão *o suj*it*: "u*a
</line>
<line>
teo*ia *ão-subjetiva da su*jetivi**de" (PÊ*HEUX, 19**, p.133). Esta fase d* te*ria *ai *nir
</line>
<line>
a*pec*os q*e têm a ver *om i*consciente e c*m a i*eologia. Segun*o o *utor (1988, p.133), "a
</line>
<line>
*deologia *nterpela os i*d*víduos em suje*tos, sem que eles se d*em con*a de tal interpe*ação."
</line>
</par><par>
<line>
É nesta
</line>
<line>
parte
</line>
<line>
da **oria qu* ele d**loga com Al*huss*r, qu* diz qu* não há suje*to s*m
</line>
</par><par>
<line>
id*ologia. Surge nesse p*n*o a e*ist**cia h*st*ric* do sujeito (*orm*-sujei**).
</line>
<line>
O suje*to passa a se* socia*, hist*r**o (ideológico) e do***o de i*conscien**. Na AD, o
</line>
</par><par>
<line>
suje*to discursivo cons*itui-s* da *u*ção do s*c**l
</line>
<line>
(que se re*aciona co* ideologia) *om a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
inconsciente (que se rel*ciona *om o desej*). *pós a o*se*vação de um sujeito *om ta*anha*
</line>
<line>
característ*ca*, só nos resta pensa* como, sendo tão com**exo, este vai funcio*ar com re*ação
</line>
</par><par>
<line>
a* discurso? *ara
</line>
<line>
iniciar a ca*inhada que leva ** funcionament* do su*e**o no *i*c**so,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*mpo***nte entender out*as noções, iniciaremos, p**s, pela noção de f*rmação discu*siva.
</line>
<line>
3 RES*LTADOS * DISCUSÕES
</line>
</par><par>
<line>
D* acordo com Pêcheux- 1975 - (1*88,
</line>
<line>
p.160), a form**ão
</line>
<line>
discursiva (FD)
</line>
</par><par>
<line>
corre*ponde a
</line>
<line>
um domínio de sabe*, for**do
</line>
<line>
p or
</line>
<line>
e*unciados
</line>
<line>
discursiv*s que revelam uma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 14, n. 5, a*t. 9, p. *71-186, s*t./out. 2017
</line>
<line>
www4.f*a**t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Leitura de Juli* Cortázar sob o Viés da Ad Francesa
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
maneira de r*l*cionar-se com a i*eologia vige**e, *eg*land* * que pode e deve ser dit*. O
</line>
<line>
s*jeito se relaciona com a FD *, atra*és dessa rel*ção, se c*e*a ao funcionamento do sujeito
</line>
<line>
*is*ursivo. Detal*an*o *elhor, os i*divíduos são **terpe**d*s em sujeitos *o seu discurso de
</line>
</par><par>
<line>
acordo c*m *s
</line>
<line>
fo*maçõe*
</line>
<line>
*iscursivas que representam (na *ing*agem) a* form*ções
</line>
</par><par>
<line>
i**o*ógicas1 que lhes correspondem. Contin*a*do a ideia, * autor (*9*8, p.163) af*r*a que "a
</line>
<line>
ref*rida interp*lação se e*etua pela *dentificação do suje*to c** * *D que o do*ina e que o
</line>
<line>
con*tit*i c*mo sujeito. " Essa ident*ficaç** acontece pelo viés da forma-s*jeito (sujeito
</line>
</par><par>
<line>
histórico) *, *or
</line>
<line>
cons*quênci*, *o* a *D. É a forma-suj*ito, dess* modo, q*e *eg*l* o que
</line>
</par><par>
<line>
pod* * deve ser dito ou, *in*a segund* Indursky, (1997, p.215): [...] "o que não p*de s*r dito
</line>
<line>
* t*mb*m o que pode, mas co*v*m que não se*a dito no âmbi** de uma d*termina** *D. "
</line>
</par><par>
<line>
Nessa parte *a **ori*, *ota*os que existe uma *om*geneidade, j*
</line>
<line>
que ocorre
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*dentificação total com a f**ma-suje*t*. Por*m, n* sequência, Pêcheux em 1975 (19*8) traz à
</line>
</par><par>
<line>
tona uma nova noção que,
</line>
<line>
de *l*um modo, va*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
encontr* a essa postura *ermética: a d*
</line>
</par><par>
<line>
*odalidades das *omadas de
</line>
<line>
posiçã*. Sã* três *s modalidades, conforme o auto* (1*88):
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
primeira, o sujeito do discurso se *denti*ica com a forma-*u**ito, de modo que * to*ada de
</line>
</par><par>
<line>
**s*ção faz co* que o suj*ito realiz* seu ass**eit*m*nto sob a form* do
</line>
<line>
l*vr*mente
</line>
</par><par>
<line>
consentido. N* *egunda, o sujeito d* discurso se cont*apõe à forma-s*jeito, p*de*do ocorrer
</line>
<line>
u*a sep*ração, um distanc*am*nto, dúvida, revolta, em relaçã* ao dize* da forma-sujeito.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta modalidade há
</line>
<line>
uma cont*a-i*en*ificação com o saber da FD que o governa.
</line>
</par><par>
<line>
Inst*ura-se, dess* modo, a c**tradição. Enfim, a terceira *od*lidade funcio*a *ob o m*do *a
</line>
<line>
desiden*ificaç*o, ou seja, o suj*i*o do discu**o não *e identifi*a mais com a *D *m que e*tá
</line>
<line>
i*serido e se deslo*a para iden*ificar-se co* out*a FD. Como se pode observar na segunda e
</line>
<line>
ter*eir* modalidades, já surge a desigualdade no inte*ior de uma *D. *ndursky (*0*0) indica
</line>
<line>
*m trabalho po*terior de P**heux (198*), e* que e*te repensa a n*ção de ideolo*ia, que fa*
</line>
<line>
com que ele mude suas ideias * respeito da noção *e FD. * id*ologia deixa de ser i*êntica * si
</line>
<line>
*es*a, e*iste sob a modalidade da divi*ã*, e s* realiza *a contradição que com e*a or*ani*a *
</line>
<line>
unidade e a lu*a d*s contrá*ios. A id**logia de*e *er pensada s*b o enfoque de dois mun**s
</line>
<line>
em um só.
</line>
<line>
Não *avendo a ident*ficaç*o da *deologia com ela mesma, não *a*erá, po*
</line>
<line>
con*equência, uma F* hom*gênea, esta se*á ao me**o te*p* **ênti*a e d*v*dida. * domínio
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
i*tervir, *omo *ma *orça que se opõe a out*as for*as, na conjuntura ideológica caracterí*tica de uma formação
</line>
</par><par>
<line>
social, em u* mome**o específico. Assim, cada FI se co*stitui num conjunto complexo de atitudes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
represe*tações que não *ão ind*vid*ais n** un*ver**is, mas qu* se relaci*nam mais ou menos diretamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
posições de classes em con*lito umas com ** outr*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 14, n. 5, art. 9, p. 171-186, set./out. 20*7 www4.**anet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. Con**, P. T. Na*sr
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
da FD comport* tanto a igual*ade quanto a diferença e a dive***ncia, sendo p**veniente disso
</line>
<line>
a contradi*ã* que tr*va a unic*da*e. A partir disso, a FD torn*-se heterogênea, logo, a forma-
</line>
<line>
sujei*o também é *eter**ênea a si mesma, t*ndo em seu interior a diferença e * ambiguida*e.
</line>
<line>
O sujeito desta FD *eterogênea é um *uj**to dividido en*re as possíveis posiç*es que *ode
</line>
<line>
a*sumir *entro desse universo di*c*rsivo. Fraciona-se, ent*o, a forma-sujeito em diferente*
</line>
</par><par>
<line>
po*ições, deixa*do de se* una, deixando espaço *be**o não só pa*a o *emelhante, *as o
</line>
<line>
ta*bém para o diferente, o dive*g*nt*. Indur*ky (*000) observa *ue o sujeito sofre **rio*
</line>
</par><par>
<line>
p*ocessos
</line>
<line>
qu* o fa*em
</line>
<line>
evoluir d* um sujeito unitário p*ra
</line>
<line>
u* sujeito
</line>
<line>
cind*do, dis*e*so,
</line>
</par><par>
<line>
deixando de identi*ica*-se com uma FD pelo viés de uma fo*ma-su*ei*o,
</line>
<line>
passan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identifi*ar-se com esta p*lo *iés *e uma posiç*o-s*j*ito (q*e representa diversos modos *e s*
</line>
<line>
rel*cion*r *om a for*a-sujeito). Es*a, porém, co*tinua de*i*itando o qu* *ermanece ou nã*
</line>
<line>
sob os seus limites.
</line>
<line>
*a AD, as noçõ*s nã* *odem ser trabalhadas tot*lmente s**aradas, po*s *la* ao long*
</line>
<line>
d*s an*lises, vão se int*r-relacionar dependendo da materiali*ade *specífica de cada anál***.
</line>
</par><par>
<line>
Com* já re*atamos, não se
</line>
<line>
po*e *al*r de sujeito sem falar de ideologia, de inconsc*e*te,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
relacioná-lo à FD de que *le faz parte * à red* de s*ntidos da qual está vincu*ado po* via d*ssa
</line>
</par><par>
<line>
FD. Ab*ixo do*s esquemas: * pri**iro é *ma tent*t*va *e *prese*tar/c*ncei*uar a AD; e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
segundo, uma m**eira d* e*por essa inte*-relação *as noções:
</line>
</par><par>
<line>
ES*UEMA 1 - Anál*se do discurso: apresentaç*o e conc*itu*ção
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*in*, v. 14, n. 5, art. *, p. 171-186, set./out. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Le*tura de Julio Co*tázar sob o Viés da Ad Fran*esa
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
**QUEM* 2 - No*ões e inter-relaç**s na AD
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Interpretação, sentid* e inte*d*scurso
</line>
<line>
Como vimos anter**rmente, a AD ap*esenta um quadro teórico que alia o linguís*ico
</line>
<line>
ao sóci* *istórico, de mo*o q**, ao se articulare*, formam noções *u* ap*es**ta* um ca*áte*
</line>
</par><par>
<line>
de d*sconst*ução. ** seja, a par*i*
</line>
<line>
de *lguns conceit*s j* exi*tentes em out*as áreas, vai
</line>
</par><par>
</page><line>
remodelando *eu quadro te*rico, r*dimensiona*d*-os e cri*ndo novos sentido*. A*ém disso,
</line>
<line>
traz outras *o*as noçõ*s para con*ribuir co* uma o**ra "r*up*gem" *a** a língua e para
</line>
<line>
lin*uagem. Com base nis*o é que Pêcheu* (1983, p. 6*) destaca o q** é crucial para a AD: "o
</line>
<line>
desafi* cruc*al é o *e cons*ruir *nterpretações, sem *a*ais neutrali**-las, nem no \q*al*uer
</line>
<line>
coisa\ de u* dis*u*so s**re o di*curso, nem em um espaço lógico est*bilizado com *reten*ã*
</line>
<line>
u*iversal. " A inter*ret**ão * considerada um gesto, podemos di*er conforme Pêch*ux- 1969-
</line>
<line>
(1993) que * *m ato n* nível simbó*ic*. E esse gesto é p*ssív*l, pois o *spaço simbólico, *
</line>
<line>
di*curso, é incomp*eto e* *ua r*lação co* o silênci*. A int**pre*ação passa a ser *onsiderada
</line>
<line>
o r**tro do poss*vel, é o lugar próprio da ideolo*ia e ma*er*aliz*do pela his*óri*. Sempre
</line>
<line>
ocor*e a interpre*ação, não existe se*tido sem *la, o ge*to ** interpretação é *ma **laçã*
</line>
<line>
necessária. En**o, consoante O*landi (1998, p.21), o lugar *o sent*do, o luga* da metáfora, *
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *4, n. 5, art. 9, p. 17*-186, s*t./o*t. 201* www4.fs*net.**m.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. Conte, P. *. Nas*r
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
função d* interpretação, espaço da ideologia. O ges*o
</line>
<line>
de i*terpretação decide a direção *os
</line>
</par><par>
<line>
s***idos e, em cons*quência, a direção do sujeito. Em síntese, interpretar é o espa*o de
</line>
</par><par>
<line>
possibi*idad*s, de
</line>
<line>
f*l*as, *e efeitos meta*óricos, rec*bendo * *nfluê*cia da *istó*ia, do
</line>
</par><par>
<line>
significante e do suj*ito. C*mo a AD tr**alha com as possibili*ades *os sentido* é d* suma
</line>
</par><par>
<line>
importância tra*er
</line>
<line>
à
</line>
<line>
discussã* com* a noç*o de sentido é pens*d* nesse quadro teórico
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
co*plexo e redi*ensionado. Na ** se trabalha com a material**ade *o sentido q*e se *roduz
</line>
<line>
no *iscurso e, a* analisar os ef*i*os de se*ti*o, o analista te* com* po*t* de *artida a ba*e
</line>
<line>
linguís*ic*.
</line>
<line>
A fo*mação *is*u*siva (FD) é o lugar da constituição do se*ti**. Pêc*ê*x explica que
</line>
</par><par>
<line>
as p*lavras mu*am
</line>
<line>
de se*tido ao
</line>
<line>
passarem de uma FD à outra. Assim, não so*ente
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
intenções d* sujeito determin*m o dizer,
</line>
<line>
ex*s*e um* l*gação entre a in**nçã* in*ivi*ual e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pacto s*cia*. A noção ** sentid* *s*á intrinsecamente ligada às condições de produção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*iscurso e à *elaç*o de par*frase entre as *equência* qu* for**m
</line>
<line>
famíli*s parafr**ticas
</line>
</par><par>
<line>
(famílias de sentido). Re*omando Pêchêux - 19*5- (1988, p.160), no que con*ern* a* sentido,
</line>
<line>
*le afirma que uma palavra, prop**i*ão ou e*pres**o, não tem u* sent*do particular (s***id*
</line>
<line>
litera*). E s* não ex*ste um sentido *iter**, não exis*e fonte da qual *oss** der*v*r se*tidos
</line>
</par><par>
<line>
por meio de uma lógica lingu*sti*a c*mb*natóri*. *a** o *utor,
</line>
<line>
se realment* houvesse
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
lit*r***d*d*, as pala*ras não *oderiam receber os *iversos sent*do* que recebem,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conformidade com *ma ou outra FD. Pois, de*tro da mesma FD,
</line>
<line>
o* s*nt*dos parecem
</line>
</par><par>
<line>
i*ualmente evident*s. O que vai re*lment* determin** o sentido das p*l*vras *ão a* posições
</line>
<line>
i**o*ógicas que e*tão em jogo *o pr*c*ss* sócio his**rico em *ue são (re)*ro*uzidas. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
*aneira, e*tão, *las *udam de s*ntido de acordo com as
</line>
<line>
pos*ções dos su*eitos que
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
u*il*zam, obt*m seu sentido e* conso*ância *om *ss*s posi*ões, isto *,
</line>
<line>
*m referê*cia
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
forma*ões ideológicas. A ideol*gi*, por sua v*z, vai d*signa* o qu* é e o que de*e se*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signific*do d* uma p*l*vra, *t**vé* do há*i** e do *so, muitas **ze*,
</line>
<line>
por desvios que são
</line>
</par><par>
<line>
l*n*uistica**nte ma*cados. **r isso, é ela que forne*e as evidên*ias atravé* das quais "todo
</line>
</par><par>
<line>
m*ndo **be" o que as palavras significam. Essa* ev**ências
</line>
<line>
fazem co*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as *alavras
</line>
</par><par>
<line>
*parentem di*er o que realmente dizem, e* *m* dada FD, or*ginando, port*nto, uma ilusão
</line>
<line>
*e "tran*parência da linguag*m".
</line>
<line>
A noçã* d* int*rdiscurso |traz uma nova *dei* para *s estudo* da li*gua*em: a d* que
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
interdiscu*so, ao constitu*r o di*curso, o faz ju*t*men*e com a ressig*if*cação do sujeit*
</line>
</par><par>
<line>
com ba** n* *ue já foi dito (de mod* a se repetir), mas ap*esen*ando *eslocamentos que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
suj*ito v*i promover em uma dada f*rmação discursi*a. * interdisc*rso
</line>
<line>
* espaç* em o
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
</page><line>
vai se *uscar ele*entos para a tomad* de posição a favor de cer*as pa*avras em detrime*to de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 5, art. 9, p. *7*-186, set./*ut. 20*7 www4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* Leitur* de Julio *ortázar sob o Viés *a Ad F*ances*
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
outras. O
</line>
<line>
que P*cheux (1988, p.16*) *hama de interdisc*rso é "todo complexo
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*omin*nte" *as formações discursivas, dizendo que ele é submetido à lei da desi*ualdad*,
</line>
<line>
contrad*ç*o e subordinação que car*ct*riza o c*mplexo *as for*a*ões ide**ógicas. O
</line>
<line>
inte*discurso *o*stitui o *xterior espec*fico de uma FD. É o lugar e* *ue *e o*ganizam os
</line>
<line>
obj**os de que o suje*to se ut*liz* para o s*u discurso. O sujeito vai d*r co*rênc*a * esse*
</line>
<line>
o*je*os na sequência *iscursiva que enuncia (no **tr*discurso) *travé* das *igações entre *les.
</line>
<line>
Na *elação *ntr* o int*rdiscurso d* um* FD com o in*ra*iscurso *e uma seq*ência *isc*rsiva,
</line>
<line>
é inte*ess*nte q*e *e situem os processos pelos qua*s o sujeito falante é i*ter*elado, ou seja,
</line>
<line>
a*sujeitado em sujeito de se* di*curso. Dentro dessa si*uação referida, é ca*acterístico de to*a
</line>
<line>
*D disfarçar a *bj*tividade mat*ri*l contraditó*i* do *nte*d**cu*so. Esta *bjet*vidade reside no
</line>
<line>
fato de que al*o f*la sempre *nt*s, em outro lugar e, in***e**ente*e*te, melh*r
</line>
<line>
e*pecif*cand*, existe o fato ** qu* há **mp*e um pré-const*uído.
</line>
</par><par>
<line>
*st* noção *oi apresentada por P*ul Henry, q*ando trabalho* com estudo sobre o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
funcion*men*o di*cursivo das relativas, e retomada por P*cheux e Fuchs - 1975 - (1993) que
</line>
</par><par>
<line>
busca*am ob*e*var como
</line>
<line>
se d* seu enc*ixame*to no *ntradiscu**o. Como elemento
</line>
</par><par>
<line>
const*tutivo
</line>
<line>
do inte*discurs*, o pré-construído in*ica uma construção anterior, *xterior
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*d*pendente p*r op*siçã* ao que é cons*ruído na e*u*ciação. O pré-const*uído é, confor*e
</line>
</par><par>
<line>
Pêch*ux (1988, p.164), o "se*pre-já-*í" d* i*te*pel**ã* *deológica que f*rnece e impõe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*alidad* e seu sen*i** sob a forma
</line>
<line>
da universali*ade. A FD
</line>
<line>
relaciona-se com *eu ext*ri*r
</line>
</par><par>
<line>
através do pré-construído. Isto é especificado por Pêche*x -*983-(1993b, *.314), *uan*o diz
</line>
</par><par>
<line>
q*e *ma *D não é u* espaço estrutural fech*do, p*is é c**stitutiva*ente *nva*ida
</line>
<line>
*o r
</line>
</par><par>
<line>
elementos
</line>
<line>
q*e vêm de outras FDs s* r*petem nela, proporcionando-*he suas evid*ncias e
</line>
</par><par>
<line>
d*s**rsiva* esse*ciais sob a forma de *ré-co**truídos.
</line>
<line>
***se modo, a noç*o de *nterdiscur*o serve para indica* o exterior específico de *ma
</line>
<line>
FD, ao mesmo tempo *u* surge nesta FD para trans*ormá-la em lugar *e evi*ênc*a discu*siva.
</line>
<line>
Courtine (1*81) observa que o interdisc**s* d* u*a FD deve ser *ensa** *omo u* process*
</line>
<line>
de reco*figur*ção i*cess*n*e, cu*o sa*er de uma FD é direcionado a incorpo**r elementos pré-
</line>
<line>
construí**s produzidos no exterior deles mesmos. Sendo assim, "o interd*s*urs* de uma FD,
</line>
<line>
como instância de for*ação/repeti*ão/tr*nsfor*aç** dos ele*entos do *abe* des*a FD, pode
</line>
<line>
se* o q*e regula o desl**amento de suas f*onteiras" (COURTINE, 1981, p.49). O aut*r (1981)
</line>
</par><par>
<line>
ain*a ao tratar
</line>
<line>
de
</line>
<line>
interdis*urso * d* **tradiscurso, vai ap*esentar * noção de *emória
</line>
</par><par>
</page><line>
di*cu*siva. Ele *cred*ta ser possível, * partir do enunciado, rem*ter-se * memóri* di*cu*siva, a
</line>
<line>
*ual r*sulta *a existência his*órica do en*n*iado no meio das prá**cas discursivas, reguladas
</line>
<line>
por apare**os i*eológicos (*sc**a, Igreja, etc). D*ssa man**ra, é a repetição ou o apagam*n**
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *4, n. 5, art. 9, p. 1*1-*86, set./out. 2017 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. Conte, P. T. Nassr
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
dos e*emen*os do sab** *e uma *D (os enunciados) que indica a m*mória *iscursiva. É,
</line>
<line>
portanto, na relação do i*terdiscurso com o int*adiscur**, na articulação do en*nciado com *
</line>
</par><par>
<line>
en*nciação que ocorre efeito de memória e* u* *
</line>
<line>
dado dis*urso, já *u* *ma
</line>
<line>
f*rmulação
</line>
</par><par>
<line>
o*igin*l é reatualizada em
</line>
<line>
um moment* discurs*vo **pe*ífico. * FD, quando tem rede de
</line>
</par><par>
<line>
filiaçõ*s em seu int**io* e consti*ui seu próprio *aber, e*ta*elece a me*ó*ia discur*i*a.
</line>
<line>
* .2 A a n á l i s e
</line>
<line>
*niciamos este trabalh* *efe*indo-nos à tarefa do anal*st* frente a se* *b*eto ** a*ális*
</line>
<line>
- o di*curso. *a*os terminá-lo, mostrand* como é poss*vel *a*er uma lei*ura q*e vá além da
</line>
<line>
l*teralida*e do sentido, *us*ando relacionar algumas no*ões cita**s anteriormen*e. *ara tanto,
</line>
<line>
agora, preten*emos ana**sar o conto do es*ritor Júlio Cortázar, "Fábula sem mo*al". Seguin*o
</line>
<line>
as pr**eiras pi*tas des*e tex*o, **zemos alguns rec*rtes *ue a*res*ntam as segu*n*e*
</line>
<line>
regularidades, que *oram d**i*idos em três blocos de sequências discursivas:
</line>
<line>
a) Tir*nete do paí*; cer*ado de generais; *a*abo**os *s*eciai* que existem sempre
</line>
<line>
nesses *mbientes de governo; O carrasco * os ass*stentes; m*t**d*-o n*m *a*ro de
</line>
<line>
polícia; generais e **nis*ros.
</line>
<line>
b) R*primind*; mandou; pre*dessem; *etess*m nos calabouç*s; tremendo de
</line>
</par><par>
<line>
terror e fri*;
</line>
<line>
enforca*ão; fuz*lar; cercaram; tort*raram-no; reve*asse; a*r*ncar-l*e;
</line>
</par><par>
<line>
ma***am-no.
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Falsas o*orrências; t*emor; calab*uços; medo; corda no pe*coço; gem*do
</line>
</par><par>
<line>
entre*ortado de soluços; *úplicas de perdão; últim*s pa*avras; insurr*ição; *onfissão;
</line>
<line>
*on*ra*se*ha da contrarrevolução; cor*ente de *quívocos; g*itos.
</line>
<line>
No p*imeiro bloc* (a) podemos ob*ervar uma FD que está vi*culada à forma-s*jeit*
</line>
</par><par>
<line>
que tem com* base ideológ*ca um r*gime *ilitar dit**orial. *s sentidos *ue podem
</line>
<line>
*ir**lar
</line>
</par><par>
<line>
em m*io a esta *D estão di*etamente relac**nados com um já-dito q** é acionado na hora da
</line>
</par><par>
<line>
enunciação. *or is*o, quand* lemos es*as expr*ss**s que s* referem
</line>
<line>
aos s*j*it*s d* *onto -
</line>
</par><par>
<line>
"tiranete", "genera*s"- l*vam-nos, i*conscie*temente,
</line>
<line>
a *ensar no p*ríodo da ditadura
</line>
</par><par>
<line>
militar, momento histór*co que, em **itos países, abafo* di*cursos out*os que
</line>
<line>
nã* estava*
</line>
</par><par>
<line>
em co*sonância com o s*u di**urso *omi*an*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Os s**eitos de FDs contrári**, dessa forma, só teriam e*paço para * iden**fica*ão tota*,
</line>
<line>
*aso *ontrário, se assumissem ou**a posição-sujeit* ou s* fiz*sse* parte de outra FD, seriam
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 14, n. 5, a**. 9, p. 171-186, se*./out. 20** ww*4.f***et.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Leitura de Juli* C*rtázar sob o Viés da A* *ran*esa
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
sever*mente r*p*imidos e muitos seriam cala**s pa*a sempre. As expressões - "calabouços
</line>
<line>
**pe*ia*s que e*iste* s*mp** nesses am*ie*tes *e gove*no" * "O carrasc* e *s assi*tent*s"-
</line>
<line>
evidenciam, a**da mais, es*a FD domina*te. Um dos fr*gmentos que m*stram e*sa tendência
</line>
<line>
a *ão *cei*abilidade por parte da *D dominante * * diferença de s***idos de uma FD a outr* é
</line>
</par><par>
<line>
o segui*te: "Traduza o
</line>
<line>
qu* *le está di*e*d* o*denou o *i*anete [...] E*e *ala ar*enti*o, -
</line>
</par><par>
<line>
excelência. Arge*tin*? * por qu* é que eu não en*endo nada? " (CORTÁZAR, 2011, p, 88).
</line>
<line>
De *ato, é assim que ocorre, fa*a-s* a mesma língua, porém * discurs* *ão é o **smo,
</line>
<line>
os sentid*s não são o* mes*os. Conf*rme Pêcheux - 1*75 - (1*88) é a**a*és da noç*o de
</line>
<line>
*ssuj*itamento do su*eito que a instância ideológ*ca c*ntri*ui para * reprodução das *elações
</line>
<line>
s*ciais, *e maneira a *evar cada s**ei*o * ocup*r seu luga* e* uma *u out*a das cla*s*s soci*is
</line>
<line>
c*ntrárias. Consoante Gr*ntham (19*9, p. 217), nesse proces*o de assuj*i*amento, a palavra
</line>
</par><par>
<line>
**ssa *
</line>
<line>
t e r *m
</line>
<line>
papel fun*ame*tal
</line>
<line>
po* tornar-se, muitas
</line>
<line>
*ezes,
</line>
<line>
uma arma de dominação.
</line>
</par><par>
<line>
Ness*s condições, a pala*ra é usada como instrumento do poder e é através de*a que *e dá a
</line>
<line>
im*osição da ide*lo*ia dominante.
</line>
<line>
No seg*ndo bl*co (b) de sequências disc**siva* selecionamos a*guns verbos do *e*to
</line>
<line>
que s*o representativo* do d*scurso dominante *m quest*o. Os verbos mostram a voz/a ação
</line>
<line>
do do*inador sobre * **minado qu*, com* já se sabe, em *ituações de tortura * o**essão,
</line>
<line>
a*aba po* *eder e di* exatamen*e o qu* *em d* ser dito d*nt** dessas condições de p*oduç*o
</line>
<line>
do discurso. Podemos *otar ess* ideia n* seg*inte frase: "Venho ven**r-l*e suas últimas
</line>
<line>
palavras [...] em compensação lhe convém dizê-las no dur* transe para co*figurar facilmente
</line>
</par><par>
<line>
um *estino his*órico retrospe*tiv*" (CO*TÁZAR, 2011,
</line>
<line>
p,
</line>
<line>
*8). Este mesmo fragmento
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
repetido no texto, poré* a parte "convém dizê-las" é substituí** por "precisará **zê-l**", de
</line>
<line>
*odo que *ob coação as açõe* pa*sam a **r u* deslocame*to de sen**dos, o* sej*, n* p*ime*ra
</line>
<line>
*ão há a *ec*s*idade *omo há, na segunda, de dizer as palav*as e, sim, a sug*stão de *roferi-
</line>
<line>
las.
</line>
<line>
I*agina-se q*e, em um primeiro momento, o suj*it* em situação de *res*ão a*n*a n**
</line>
</par><par>
<line>
quer lib*ra* as palavr*s
</line>
<line>
que lh*s querem *rrancar mas,
</line>
<line>
d*pois, fic* sem esco*h* e acaba
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
di*ê-las. Outra
</line>
<line>
part* deste **agmento qu* é basta*te significativa, é a que
</line>
<line>
di* "u* d*stino
</line>
</par><par>
<line>
h*stórico r*trospectivo". Porqu* *ão *ó hist*ri*a*ente os fatos ten*em * repet**-se,
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém is*o
</line>
<line>
ocorre
</line>
<line>
com * pró**io
</line>
<line>
discurso. O inte*discurso, com* já no* ref**imos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
defin*do como o *u* fa*a antes, e* ou*r* lugar, i*depende*tement*. Ele * o saber *iscursivo
</line>
</par><par>
<line>
que torna possível tod* o di*er e vai ret*rnar *ob *o*ma a
</line>
<line>
do p*é-*on*truí*o, sust*ntando,
</line>
</par><par>
</page><line>
assim, cada nova retomada da palavra. Este vai disponi*i*izar d*zeres qu* afetam o suj*ito em
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, art. 9, p. 17*-*86, set./o*t. 2017 w*w4.fsanet.c**.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Conte, P. T. Nas*r
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
u*a dada situaçã* discursi*a. Desse modo, tudo o que *á foi dito *o*re ditadura, tudo o que já
</line>
<line>
o*orreu em um *ado m*mento histórico acaba se*do re*oma*o, d* forma inconsciente.
</line>
<line>
No terceiro bloco (c), co*o não pod**ia *er diferente, gra*de par*e dos subst*ntivo*
</line>
</par><par>
<line>
r*presentam a FD em qu* circ*lam. O med*
</line>
<line>
dese*cad*ado pelo "terro*" *as s*tu*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
extre*as po* qu*
</line>
<line>
pas*a um
</line>
<line>
t*rturado é bem descrit* *o longo do texto atrav*s das
</line>
<line>
p*lavr*s
</line>
</par><par>
<line>
utilizad**: "tremend* de t*r**r e fr*o", "quando
</line>
<line>
b*o*a* *a sua b*ca so**nte
</line>
<line>
*m ge*ido
</line>
</par><par>
<line>
entrecortad* de soluço* e súpli*a* [...]" e outra* ain*a em form* d* metáforas v** represen*a*
</line>
<line>
o d*scu*so dos oprimidos que tinham d* f*la* em *ódigo *ara não s*rem *ompreendidos pe*os
</line>
<line>
seus a*gozes: "um *omem vendia p*lavr*s [...] a*guns suspiros qu* lhe foram comprad** [...]
</line>
<line>
os v*ndedores ambulantes que ha*ia* *ompr*do gritos continuaram ap*ego**do-os [...] e um
</line>
<line>
desses gr*tos serviu depoi* como contrass*nha da cont*arrev*lução **e acabou c*m os
</line>
<line>
generais e m*nis*ros" (CORTÁ*AR, 2**1, p, 8*). * que é importante d*stacar, *ind*, é que o
</line>
<line>
se*tido p*d*rá semp** **r outro, depend*ndo da FD *m que *s*á inser**o o suj*ito, e a pa*tir
</line>
<line>
de onde ele fala. Por exemplo, a palavra "i*surrei*ão" q*e a**r*ce no texto, se profe*i*a pela
</line>
</par><par>
<line>
FD dominante, será uma revolta contra as manifestações
</line>
<line>
dos oprim*dos (c*m* j* se sabe *,
</line>
</par><par>
<line>
*u*se sempr*, em *or*a *e *ortura) e, qu*ndo utilizada pelos que sofrem opressão, será a
</line>
<line>
si*ônimo d* m*dança de luta contra o si*tema ditator*al.
</line>
<line>
A**l*sando o tít*lo d* conto "fábula **m mor*l", *bserva-se uma rel**ã* s*gnif*cativa
</line>
</par><par>
<line>
com as fábu*as tra*icionais que, *o fi*al, sempr* têm de d*ixar uma mo*al a ser *eguida;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*alavra moral tem relação com b*ns co*tumes e com
</line>
<line>
de*e**s do ho*em, conforme sent*do
</line>
</par><par>
<line>
referenci*l. Já neste referido conto, * mor*l, ironicamente, e*tá d* pa*o de fund* do discurso
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentado e, *el* con*rário, não
</line>
<line>
*ev* se*vir de exemplo ninguém, *
</line>
<line>
vis*o que, *bter al*o
</line>
</par><par>
<line>
*ue se quer usando, principa*mente, a f*rç* físi*a *ão é algo decent*, é algo amo*al (que não
</line>
<line>
deve *er se*uido). As fábulas são, c*nforme Granth*m (1999, p.216-2*7), um tip* especial de
</line>
<line>
narr*tiva em *ue os *nimais s*o o* pers*nagens e vão a*** como seres h*manos, *lém dis*o,
</line>
<line>
constitu*m um discurso que con*ém cr*tica* *ociais e b*sca e*sinar às pessoas como pr*ced*r,
</line>
<line>
de manei*a * estab*lec*r *or*as que *egulem as relaçõ*s *ociais.
</line>
<line>
Por isso é q*e o con*o leva este título, por ap*ese*tar uma fá*ula ao *evés. Ai*da o que
</line>
</par><par>
<line>
é cu*ioso pens*r, com base *as considera*ões de Grantham, é que as fábu*as
</line>
<line>
apres*nt*m
</line>
</par><par>
<line>
animais com* os sujeitos di*cursivos, e os personagens deste conto são sujei*os que agem de
</line>
</par><par>
<line>
uma maneira q*e
</line>
<line>
parecem irracionais. A m*táfora surge, também, às av*ssas do que oco*r*
</line>
</par><par>
<line>
em uma fábul* t**dicional (homens no lu*ar de ani*ais). Por sua vez, o c*n*o
</line>
<line>
de**a uma
</line>
</par><par>
<line>
men*age* no final: "* todos foram apodre*endo, o tirane*e, o
</line>
<line>
*ome* * os
</line>
<line>
g*n*r*i*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*inistros, mas ** grito* r*ssoam de vez em *uando
</line>
<line>
p*las e*quinas" (COR*Á*AR,
</line>
<line>
**1*, p,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n. *, a*t. 9, p. 1*1-186, *et./*ut. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Leitura ** J*li* *ortázar sob * Vi*s da ** Fr**cesa
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
90), que é *mpossível de *e *lv*dar, a *e q*e as *alavras e os dis*urso* não mo*r*m *om *s
</line>
<line>
sujeitos, v*o retornar na voz de outros su*eit*s, de outras man*iras, *m outras FDs, sempre
</line>
<line>
ressignific*ndo-se * fazendo *om *ue os sujeitos se redig*m e* um processo sem fim.
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
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Mé*ico: Nueva Imagen, 1980.
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____. -197*- Se*â*t*ca e discurso: uma crítica à afirmaçã* do ób*i*. Campina*: Edit*ra
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da UNICAMP, 1988.
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____. So*re os co*textos epistemológi*o* da **álise de *iscurso. In: ca*ernos de traduçã*
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*.1. Porto Alegre: Edi**r* da UFRGS, 1998.
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Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 5, *rt. 9, p. 171-18*, set./out. 2017
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ww*4.fsanet.com.br/r*vi*ta
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D. Conte, P. *. Nassr
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18*
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Como R*ferenci*r **te A*tigo, conforme ABN*:
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CON*E, D; NASSR, P. T. Uma L**tura de Julio Cortázar sob * Vié* ** Ad Fra*c*sa. Rev. FSA,
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Teresina, *.14, n.5, a*t. 9, p. 17*-186, set./out. 2017.
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Contribuição dos Autores
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D. Conte
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P. T. Nassr
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1) concepção e **anejamento.
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X
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X
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2) an*l*se e interp*etação dos dado*.
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X
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X
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*) ela*or*ção do rascu*ho ou na re*isão crít*ca do conte*do.
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X
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X
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<line>
*) participação n* aprovação da versão final do manuscrito.
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X
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X
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*ev. *SA, T*resina, v. 14, n. 5, art. 9, *. 171-**6, se*./out. 2017
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www4.f*anet.*om.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)