A Interdisciplinaridade Entre Ciência da Informação e Comunicação: uma Análise da Informação na Geração do Conhecimento / The Interdisciplinarity Between Information Science and Communication: an Analysis of Information in the Generation of Knowledge
Abstract
Pretende-se explorar a interface entre Ciência da Informação e Comunicação e sua relação com a interdisciplinaridade no tocante à gestão de conhecimento. Também são apresentadas as características resultantes da informação e seus aspectos interdisciplinares, a partir das contribuições dos principais teóricos da área. Reflete-se sobre os aspectos que compõem os processos informativos e a interação que ocorre entre ambos. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa de natureza bibliográfica e documental, perpassando ambas as áreas de conhecimento. Os resultados demonstram que esta interface propicia o desenvolvimento científico para a geração do conhecimento em um processo integrador.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Interdisciplinaridade. Comunicação. Informação. Campo Científico.
ABSTRACT
t is intended to explore the interface between Information Science and Communication and its relation with interdisciplinarity in terms of knowledge management. It presents the characteristics resulting from the information and its interdisciplinary aspects from the contributions of the main theoreticians of the area. It reflects on the aspects that make up the information processes and the interaction that takes place between both. It considers that this interface provides the scientific development for the generation of knowledge in an integrative process.
Keywords: Information Science. Interdisciplinarity. Communication. Information. Scientific Field.
References
ARAÚJO, C. A. A pesquisa norte-americana. In: In: HOLFELDT, A; MARTINO, L. S; FRANÇA, V. V (Orgs.) Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
BARRETO, A. A. A condição da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade-São Paulo, v. 16, n. 3, p. 67-74, 2002.
BAPTISTA, D. M. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 30, n.2, p.17, maio/ago. 2001
CASTELLS, M. O espaço de fluxos. In: A sociedade em rede. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 1. Cap. 6. p. 467-521. 2001.
FREIRES, T. G. S. Relações entre a Ciência da Informação e as ciências da comunicação: um estudo dos conceitos de representação documentária, mediação e comunicação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade de São Paulo. Disponível em < infocultura.info/rabci/trabalhos - 62k> Acesso em 03 ago. 2017.
FUENTES I PUJOL, M. E. Manual de Documentación periodística. Madrid: Editorial Síntesis, cap. 7, p. 135. 1995.
GORDON, I. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas, e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo, Futura, 1998.
GONTIJO, S. O livro de ouro das comunicações. Rio de Janeiro: EDIOURO, 2004.
HOLFELDT, A. As origens antigas: A comunicação e as civilizações. In: HOLFELDT, A; MARTINO, L. S; FRANÇA, V. V (Orgs.) Teorias da Comunicação: Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2.ed. São Paulo: Loyola. 2004.
MELO, J. M. Teorias do Jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006.
MIÈGE, B. O pensamento comunicacional. Tradução de Guilherme J. de F. Teixeira. Título original: La pensée communicationnelle. Petrópolis: Vozes, 141 p. 2000.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Livro verde para a Sociedade da Informação em Portugal. Lisboa: Missão para a Sociedade da Informação, 1997. Disponível em: . Acesso: 17 ago. 2017.
MCLUHAN, H. M. Understanding Media: The Extensions of Man. New York: The New American Library, 1964.
MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
NICHOLAS, D; MARIN, H. Assessing information needs: a case study of journalists. Aslib Proceedings, v. 49, n.2, p. 43-52. fev. 1997.
OLIVEIRA, M.; BERTUCCI, M. G. E. S. A pequena e média empresa e a gestão da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 13, n. 2, 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2017.
PAIVA, C. C. O Campo Híbrido da Informação e da Comunicação. BOCC - Portugal. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, BOCC - Lisboa - Portugal, v. 1, n.1, p. 1, 2002.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: PIMENTA, Carlos (Coord.). Interdisciplinaridade, humanismo, universidade. Porto: Campo das Letras, 2004. Disponível em:http://cfcul.fc.ul.pt/textos/OP-EPI~1.PDF. Acesso em: 12 jun. 2016
______. Interdisciplinaridade e integração de saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p. 3 -15. março 2005.
SHANNON, C.; WEAVER, W. 1949. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, p. 117, 1949.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, jan./jun. 1996.
______. Interdisciplinary nature of informations science. Ci. Inf., Brasília, v. 24, n. 1, 1995. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2016.
SHANNON, C; Weaver, W. The Mathematical theory of communication. Urbana, Ill., 1949
TARGINO, M. G. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação como área de pesquisa. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso), João Pessoa, v. 5, n.1, p. 11-19, 1995.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.6.5
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)