<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 3, art. 12, p. 234-252, *a*./ju*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.12
</line>
</par><par>
<line>
Práticas de Treinamento e Des*n*olviment* de *essoa* *m Prestadoras ** Serviços e C*mércio
</line>
<line>
Prac*ice f*r *raining a*d Developmen* *f Peo*le in Serv*ce P*ovide*s *nd Comm*rcial
</line>
<line>
Eryclis Nunes
</line>
<line>
*ra*uando em Educaç** *ísica pel* Universidade F*deral de L*vras
</line>
<line>
E-mail: e*ycliseduardo25@*ot*ail.com
</line>
<line>
Natália *osta Bifa*o d* Oliveir*
</line>
<line>
*raduad* em *istema de In*o**ação pel* Universidade Fe*e*al de Lavr*s
</line>
<line>
E-mail: nat_s*stemasufla@hotma*l.co*
</line>
<line>
Bruno Detomi
</line>
<line>
*rad*ad* em Si*tema de in*or*a*ão pela Un*ver*idade Federal *e Lavras
</line>
<line>
E-mail: bruno-lemafufla@*otmail.com
</line>
<line>
Ana A*i*e *i*as *oas
</line>
<line>
D*uto** em Administraçã* p*la Un*versity of *eading G**-B*etanha
</line>
<line>
E-mail: analice@oi.*om.br
</line>
<line>
M*i*es Silves**e *e Az*vedo Mar*ins
</line>
<line>
Gradua**o em Educ*ção Fís*ca pela Un*vers*dade Fede*al de Lav*as
</line>
<line>
E-ma*l: moisesd**amcast72@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: E*y*lis Nunes
</line>
</par><par>
<line>
Departame*t* de Educ*ção Fís**a, Av. Do*tor Sylvio
</line>
</par><par>
<line>
Menicucci, *001, Ke**edy, CEP: 37200-000, Lavras.
</line>
<line>
E*itor-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
MG.
</line>
<line>
Ro*r*gues
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Natál*a Co*t* Bif*no de Oliveir*
</line>
</par><par>
<line>
Departamento de Educ*ção Físic* - Av. D*u*or Syl*io
</line>
<line>
Artigo recebido e* 14/01/2018. Ú*ti**
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Prática* de Treina*e*t* e Desenvolvimento de Pessoas *m Presta*o*as de Serviços e Comé*cio
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
*E*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Neste estudo, buscou-s* ent*nder como a* em*resas
</line>
<line>
gere*ciam essas *tivida*e* de
</line>
</par><par>
<line>
**ein*m*n** e Desen*olv*m**to d* pes*o*s. Foi *esen*olvida uma *e**uisa
</line>
<line>
qu*ntiqu*litati**. O* dados fora* coletados em empresas co*erciais dos municípios de
</line>
<line>
Lavras, V*rginha, Alfenas, Pouso Alegr* e Três Corações - MG entre os meses d* outub*o de
</line>
</par><par>
<line>
2010 março de 2011, *
</line>
<line>
através d* ent*evist* e *uest*onário. Os resultados i**ica*am que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mai*ria das empre*as utiliza a avaliação de desempenho, o**ervação direta e s*licitação de
</line>
<line>
superv*sores * gerentes para sub*idiar as ações de treinamento * desenv*lvi*ento.
</line>
<line>
Palavras chave: Tr*inamen*o. Desenvol*imento. Ges*ão de *esso*s.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
In this study, we sou*ht to understand ho* co*panies manag* their training and
</line>
<line>
d*velopment a*tivities. Quan*itative - quali*ative research was **veloped. Data *er collected
</line>
<line>
*n commercial compani*s *f Lavr*s, *arginha, Alfenas, Pous* Alegre an* Três Corações -
</line>
<line>
MG b*twe*n **tober 2010 and M*rch 20*1, through *ntervi*w and questionnaire. Th* re*u*ts
</line>
<line>
i*dicated t*at most companie* us* the p*rformance e*al*atio*, direct o*se*vation and requ**t
</line>
<line>
from su**rvisors and ma*a*ers to supp*rt t*e t**ining and develo*m*nt activities.
</line>
<line>
Keywords: T*aining. Deve*opment. Peopl* Managem*nt.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina *I, v. 15, n. *, art. 12, p. 234-25*, mai./ju*. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. N*nes, N. C. B. Oliv*ira, B. De*omi, A. *. V*las Boas, M. S. A. *a*ti*s
</line>
<line>
*36
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* desenvol*imento * globaliz*ção das atividades adm*nistrativ*s em muit*s empresas
</line>
</par><par>
<line>
têm levado o* *rofissiona*s, princi*almente de nível de supervisão e ger*ncia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dese*volve**m a*ividades rela*ionada* * *estão *e Pessoa* (GP) ou, pelo menos, au*ilia* o*
</line>
<line>
profis*i*na*s de *estã* d* Pessoas a desenvolverem as suas *tividades.
</line>
</par><par>
<line>
Qua**o as empresas pre*isam implan*ar
</line>
<line>
a*gum
</line>
<line>
no** p*ograma, ou a*ender a al*uma
</line>
</par><par>
<line>
nova norma, e*as *evem buscar novos talento* no m*rcado, o* capacitar s*u pessoal. N** dois
</line>
<line>
ca*os, a atua*ão da á*ea de GP é essencial.
</line>
</par><par>
<line>
O processo d* trein**ento
</line>
<line>
e desen*olvim*n** *e* c*mo ob*e*ivo id*ntificar as
</line>
</par><par>
<line>
*arê*ci** de indivíd*os e grupos e capacitá-los para e*ec*çã* das tarefas necessárias par* a
</line>
</par><par>
<line>
melhoria d* qualidade e aumento d* p*od*tiv*dade nas
</line>
<line>
or*an*zaç*e*, *omo cita Olive*r*
</line>
</par><par>
<line>
(1998). Não se pode pens*r nestes últimos sem *nv*l*er aspe*tos *omo trein**en*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
retreinam*n*o. Isso sem falar
</line>
<line>
do* pro*****s de des*nvolvimento que traba*ham com uma
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva de capacitaçã* *e longo pra**.
</line>
</par><par>
<line>
N*ste
</line>
<line>
con*exto,
</line>
<line>
o ob*et*vo p*i**ipal d*s*a pesqu**a é
</line>
<line>
avaliar *s atividades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Trein*mento e Des**vo*v*men*o desempenhadas p*los profi*sion*is de Gestão ** Pessoas
</line>
</par><par>
<line>
(GP) n*s empresas d* sul
</line>
<line>
de Mina* Ger*is, *a*s p*ecisamente de L**r*s, Pouso Alegre,
</line>
</par><par>
<line>
*a**inha e A*fena*,
</line>
<line>
ana*isando *ssim **u *nter-relac**namen** com
</line>
<line>
as demais áreas d*
</line>
</par><par>
<line>
empres*. Pa*a tanto, bu*car-se-á entende* como as emp*esas gerenc*a* es*as a*ividade*.
</line>
<line>
Dess* forma, os obje**v** especí*icos podem ser ass*m esta*ele*idos:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Conhe*er as n*c*ss**ades *ais frequentes de Tre*nam*nto
</line>
<line>
nas empres*s *e co*érci*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
prestador*s de se**iços ** região;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C*n*ec*r *s técnicas utilizad*s pelas empresas ** r*gião *ar* Tre*na*ento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Desen*ol*im*nto de *ess***;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Avaliar * comparar o *roc*sso de Treinamento e Desenvolvimento de Pesso*s ado*ado pelas
</line>
<line>
empresas da região;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*ferecer subsídios pa*a as organizações ado*arem prá*icas modernas de T*ei**mento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*e*envol*imento.
</line>
<line>
*spera-se *ue *s*e *stud* contrib*a pa*a * dese*volvimento teór*co e prático
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*dmin**traç**, p*rti**larmen*e *as prát*cas
</line>
<line>
adotadas no p*oc*sso *e T*eina*en*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento no sul de Min*s Ge**i*, e que sirva tamb*m *ara ampli** o leque de estudo*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 3, art. 12, *. *34-252, m*i./j*n. *018
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Trei*amento * *esenvo**imen*o de Pessoa* e* Prestad*ras de Serv*ços e Comé*ci*
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
sobre *s prátic*s de G*s*ã* de Pesso*s nas empre*as mi*eiras. Mas, acima de tudo, que est*
</line>
<line>
trabalho pe*mi*a um* mai*r aproxim*ção en*re te*ria e prática.
</line>
</par><par>
<line>
Visa-se, ainda, que os
</line>
<line>
te*a* a serem trata*os nesta pesquis* ofere**m ele*entos
</line>
</par><par>
<line>
analític*-des*ritiv**, para as empresas d* fom*nto e de **nsultoria s* pautarem p*ra
</line>
<line>
programare* a* atividades, * que *e** facilit*do por uma melhor c*mpreensão *a
</line>
<line>
com*le*ida*e que permeia *s at**ida*es de Administr*ção de R*curs*s Huma*o* *u Gestão
</line>
<line>
de Pessoas e o seu inter-relacionam*nto com as *emais ár*as ad*inistrat*v*s da* empresas.
</line>
<line>
*uitos a*to*es qu* *scr*vem sobre a A*mini*tr**ão de R*c*rsos Huma*os (*RH) ou,
</line>
</par><par>
<line>
mais modernamente, sobre Gestão de Pesso**, d*scutem di*e*a ou i*diretamente
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
dif*culdades enf*enta*a*
</line>
<line>
pel** D*partamentos de ** ao *rogramar** s*as *t*vidades, *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cr*s*ent* envo*vimento
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
ger*ntes de linha nas ativ*dades antes ex*lusivas *e
</line>
</par><par>
<line>
Administra*ores de Re*ursos Hu*anos, co** afirmam alguns *esq*isados e au*ores da área.
</line>
</par><par>
<line>
Entr* eles citam-s*: Lins e **niga (1998), Vilas Boas e Andrade (2009), Carvalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Nascimen** (1997), *hia*ena*o (1999), Machado (2009), Franco (19*9), Gil (2*02), Marras
</line>
</par><par>
<line>
(2000), Schein (1986), Tachizaw* et
</line>
<line>
a*., (20*1), Bu*no (2*09), Verga*a (2000) e Nunes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Vi**s Boa* (**16). Mas e*es, geralment*, *ão *iscutem mai* profundame*te quais são os
</line>
<line>
v*lores e atitude* que permei*m est* relacionamen*o.
</line>
<line>
A modern* ges*ão de pessoa* pode ser ma*s bem entendida *través d*s se*s processos
</line>
</par><par>
<line>
relacio*ados à A*mi**st*ação
</line>
<line>
do* Re*ursos Humano* nas *rganizações. Estes **ocessos são
</line>
</par><par>
<line>
de agreg*r, a*licar, recompensar,
</line>
<line>
dese*volve*, manter e *on*torar
</line>
<line>
pessoas (*IL*A, 2011,
</line>
</par><par>
<line>
CHIAVENATO, 1999). Segundo S*lva (20*1), es*e* proc**sos sã* c*cl*cos
</line>
<line>
e estão
</line>
</par><par>
<line>
d**etamente ou indireta*en*e relacionados com as *r*as estratégicas e tát**a* d*s empresa*,
</line>
<line>
*ma vez *ue, as organiza*õe* estão ut*lizando se*s rec*rsos humanos para conseguirem
</line>
<line>
vantagens competitiva*.
</line>
</par><par>
<line>
Um
</line>
<line>
*esse* proce*s*s é de des*nv*lver pessoas, que e*tá inti**mente ligado ao o
</line>
</par><par>
<line>
*r*cesso *e Treinament* e Desenvol*iment* de Pesso*l. O processo de des*nvo*v*r p*ssoas
</line>
</par><par>
<line>
está e*v*lvido co* capacitação e aprimo*amento das habilidades *es*as p*ss*as, que a
</line>
<line>
pas*am a agreg*r val*r às organizações das *uai* fazem parte.
</line>
<line>
2 REFER*NC*AL TEÓRIC*
</line>
<line>
2.1 *reinamento e Desenvolvim*nto
</line>
<line>
No *ontexto da empresa, o treinamento s*rge para soluc*o*ar *ificuldades que *á s*
</line>
</par><par>
<line>
faziam pr*se*tes no início d* indu**r**lização (BOMFIN,
</line>
<line>
2004). O trein*mento permitiu
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 3, art. 12, *. 23*-252, mai./j*n. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Nunes, N. *. B. Ol*veira, B. **tom*, A. A. Vilas *o*s, M. S. A. Ma*ti*s
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
descentra*ização *o *ab*r e d* poder, à medida qu* houve uma difus*o maior do
</line>
<line>
conhecimento de*t*o da *mpresa *ara *odos *s níveis *ierárqu*c*s (ROUX, 1983).
</line>
<line>
As empresas têm se for*al*c*do n* campo do treina*ento, constit*in*o * se* pró*rio
</line>
<line>
**rp* docente (p*ofi*sionais de treinam*nto), e/ou contratando ser**ços de ter*eiros, como
</line>
</par><par>
<line>
est*até*** para ass*gu*ar que a mão de obra, d* qual ne*essitam, po*sa
</line>
<line>
e*tar *is*onível
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qual*ficada conforme s*as necessidades de q*alidad* e de pr*dutividade (BOMFIN, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar destes aspectos pos*tivos, Bue*o (2009)
</line>
<line>
afirma que, e* suas
</line>
<line>
andança*
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
mun*o co*porativo, e** se deparou e ai*da se depara com "grandes" *estores qu* *ont*nuam
</line>
</par><par>
<line>
enc*rando trei*am*nto
</line>
<line>
com* gastos *esnecessários, como *erda de tempo, co*o mome*t**
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
"*esc*ntra**o" e "brincadeiras". *le a**da afirma que as empresas
</line>
<line>
que valoriz*m os
</line>
</par><par>
<line>
programas de Tr*inamento
</line>
<line>
e D*senvolvim*nto (T&D) estão a*o* luz à fren*e dos
</line>
</par><par>
<line>
**ncorr*n*es, com* pode ser visto na citaçã* a*a***.
</line>
<line>
"*ico i*pressionado quand* deparo *om *entes ainda pequen*s e fe*h*das com
</line>
<line>
esse tipo de pensa*en*o. Ora, peg*nd* * exe*plo dos esportistas, o tr*inam*n*o é a
</line>
</par><par>
<line>
busca
</line>
<line>
da excelênc*a, a bus*a do a*erfeiçoame*t*, a b**ca da *erf*ição, da
</line>
</par><par>
<line>
qualificação. As empresas que p*nsam * agem pensand* na cap*citação de seu*
</line>
<line>
*ol*boradores, fun*ionários, assoc*ados, enfim seja qual for à de*omin**ão, estão
</line>
<line>
anos luz à frente de s*u* con*orren*es" (BUENO, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
O local de t*abalho de*e ser visto
</line>
<line>
como o am**ente princ*pal
</line>
<line>
de aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Privilegiam-se o *reinamento em serviço, as r*uniões de orientação ao* grupos de trabalho e
</line>
<line>
ou*ras at*vidades dese*v*l***as e* nív*l local, e*tre as quais o treinamento via internet,
</line>
<line>
conhecid* co*o e-trainning (GIL, 2001). A*si* sendo, a área de T&D começa a ass**ir um
</line>
<line>
fo*** *o*ponen*e *e co*sultoria int**na, apoian*o proce*sos de m*da*ça individual * grupal.
</line>
<line>
No processo de tr*iname*to *odo gerente pass* a ser vis*o *ambém *omo educador. A
</line>
</par><par>
<line>
e*e compete assessorar o sistema
</line>
<line>
geren*ial e* rela*ão às e*tra*égias mais a*equadas *ar*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
diagnóstico, plane*amento, execução e avalia*ão. O **pel do órgão *ent*al to*na-*e *a*s o d*
</line>
<line>
f*cilitador do *rocesso de de**nvolv*men** de pessoas d* que o de pr*gramador e exec*tor de
</line>
</par><par>
<line>
c*rsos
</line>
<line>
(G*L, 2001). Além
</line>
<line>
disso, muitas emp*e**s notaram *ue os p*ogramas *e
</line>
<line>
qua*i*ade
</line>
</par><par>
<line>
devem atingir todo do o
</line>
<line>
qu*dr* ** funcionários e, port*nto não basta
</line>
<line>
soment* e*volver o*
</line>
</par><par>
<line>
trabal*adore* n* *ro*esso de o*imizaç*o da produção, * nece***rio tam*ém fazer com que a
</line>
<line>
qu*lidade c*egue as suas vid*s.
</line>
</par><par>
<line>
À med*d* *ue as empresas pr*curam
</line>
<line>
*n*rentar os novos *esafio*, a
</line>
<line>
estrutu*a
</line>
<line>
da área
</line>
</par><par>
</page><line>
de T&D tend* a reduzir-se. Mas isto não sig*ifica que a área se torne men*s importante; pe*o
</line>
<line>
contr*rio, pre*ê-se *ue o tempo dest*nado *o *reiname*to dos empregados ven*a * aument*r
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. 15, n. 3, ar*. 12, p. 234-252, mai./jun. 2*18 www*.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Tr*inament* e Des*n*olvimen*o de Pe*soa* em Prestadoras de Serv*ç*s e *omércio
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
sig*ifica*ivamente nos próximos an*s. N*ste caso, a no*a *issã* da empr*sa *ão é *penas
</line>
<line>
treinar seus *uncionários, mas g*rantir o apren*izado contínuo d* toda a sua cade*a *e valor,
</line>
</par><par>
<line>
que envo*ve, também, se*s cl*entes e for*eced**es (GIL, 2001). Contudo, o pape*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
treinam*nto se** semp*e um dos recurs*s para melhora* os processos de produção, maximiz*r
</line>
<line>
resultados e, c*nsequentemente, atingir os objetivos da orga**zaç** (BOMFIN, 2004).
</line>
<line>
Verifica-s* um* *orte *endência à terceirização de serviços, como locação de salas para
</line>
<line>
cur*os * s*min*rios, organiza*ã* de evento*, pro*ução de material instrucional, co*fecção de
</line>
<line>
manuais e condução d* curso* e *e*inários. No*a-s*, também, a tendência *ara utiliza* *ais
</line>
</par><par>
<line>
inte*s*mente
</line>
<line>
os ch*mado* "*onitores internos" o* "m*ltiplicadores", pessoas o*iun*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
outras áreas da empre*a que *esenvo*vem tem*orariamente atividades de T&D (GIL, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, o treinamento apres*nta-se como instrum*nto adm*ni*trati*o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
im*ort*ncia vital para o aumento da produ*ivid*de do traba*ho, a* me*m* tempo em que é um
</line>
<line>
fator de auto*sat*s*aç*o do t**in*ndo, constitu*-se um **ente mo*ivador c*mp*ovado
</line>
<line>
(*ARVALHO; NASCIMENTO, 19*7). **ra melhor entend*r o t*einamento, *eve-se
</line>
<line>
compreender o proc*ss* co*o um todo, conforme apre*entado a s*guir.
</line>
<line>
2.2 O pr*cesso de treinamento
</line>
<line>
O treinam*nto p*de ser *ons*derado como u* *rocesso *ue e*volve algumas *tapas.
</line>
<line>
As princi*ais etapas de*te proc*sso são:
</line>
<line>
2.*.* Diagnóst*co das necessidades *e tre*na*e*to
</line>
</par><par>
<line>
Co*tu*a-se definir diagn*stico d* *eces*idades
</line>
<line>
** treinamento (DT*), co*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*sso q*e te* com* objetivo *den*ificar as carê*cia* de indivíduos *
</line>
<line>
gr*pos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
execu*ão das tar*fas necessár*a* para o alcance *os objetivos da org*nizaç*o (GIL, 2002). O
</line>
</par><par>
<line>
leva*tamento das necessi**des env*lve o **ame das met*s nos *íve*s da or*anização,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fun*ão/t*refa/CHC (conhecimen*o, *abi*ida** e cap*ci*açã*) e do indiví*uo. E*se pro**sso
</line>
<line>
se*ve para iden*ifica* as la*u**s que se tornam ob***ivos *nstrucio**is (MARCOND*S,
</line>
<line>
2000).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. *5, n. *, a*t. 12, p. 23*-2**, mai./jun. 20*8
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Nunes, N. C. B. Oliveira, B. De*omi, A. A. *ilas Boas, *. *. A. Mart*ns
</line>
<line>
*40
</line>
</par><par>
<line>
2.2.2 Planejament*
</line>
</par><par>
<line>
Feit* o lev*ntamento das *ec*ssidades de trein*mento, surge o orde**mento dos fatos
</line>
</par><par>
<line>
apu*ados na p*squis*,
</line>
<line>
quer dize*, o planejamento *a formação prof**sional (CARVAL*O;
</line>
</par><par>
<line>
NAS*I**NTO, *9*7). * *lan*jam***o é um processo de*envolvido com base na re**idade
</line>
</par><par>
<line>
fornecid* pelo
</line>
<line>
diagnós*ico que vi*a propo*cionar com a *áxima eficácia possível
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desencadeam**to das ações necessári*s para o alcance dos objet*vos **etendi*os (GIL, 2001).
</line>
<line>
2.2.3 Execu*ão do treinamento
</line>
<line>
A exec*ção do treiname*to c*ntra-se *a relação instr*t**-treinando (G*L, 2001). Essa
</line>
<line>
relação pr*fissional de treinamento/treinando é caracteri*a*a nas correntes *edagógicas c**o
</line>
</par><par>
<line>
*en*o rel**ão a
</line>
<line>
professor/aluno. N* en*anto, essa relação não pode *er co*fundida com
</line>
</par><par>
<line>
*tivida*e* que se dão no âmbito da escola (B*MF*N, 2004).
</line>
<line>
Os inst*ut*r*s podem se* pessoas da pr**ria or**n*zação ou de fo*a, especialista ou
</line>
<line>
outros *r*fis*ionai* *xperientes em determinada áre* ou a*ivida*e, que *ransm**e* suas
</line>
</par><par>
<line>
instruções de maneira
</line>
<line>
organizad* a*s
</line>
<line>
treinan*os (GIL, *0*1). A funçã*
</line>
<line>
d* instruto* é fazer
</line>
</par><par>
<line>
com q*e o treina*do adote, o* internalize as metas *o pr****ma (MARTO*CHIO, 1992).
</line>
<line>
Par* que * pr*fissional de treinam*nto ex**ça com efetividade a sua funç*o, é necessário que
</line>
<line>
ele con**ça as té*nicas p**a*ó*icas e, mais do *ue isso, t*nha ba*e* qu* l*e deem su**entação
</line>
</par><par>
<line>
para in*er*gir com o *nseparável conjunto
</line>
<line>
homem-s*cie*ade-or*a*iz*ção, onde indivíd*o,
</line>
</par><par>
<line>
*rupo, organ*zação e ambie**e são pa*tes inte***ntes de um tod* s**têm**o (BO*FIN, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Os trein*nd*s poderão se* pessoas situa*as em qualquer nível da org**ização,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*uem *e e*pera que adquiram os conheci*entos, habilidades e atitudes re*u*ridas par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desempen*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
suas atrib*ições (GIL, 20**). Dessa forma, Chi*venato (1992) deix* be*
</line>
</par><par>
<line>
clar* a dimensão da pessoa no treina*e*to, ao afirmar
</line>
<line>
que o treinamento faz par*e do
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimento *a* *essoas. Assim s*nd*, os tre**a*dos preci*am acred*tar que as
</line>
</par><par>
<line>
a*uisiçõ** de c*n*ecimentos, ha*ili*ad*s ou outros itens po* *eio do treinament* vão guia-
</line>
<line>
los aos r*sultados des*jados, e *ue * treinament* é cap*z de proporciona* es*e conhecimento
</line>
<line>
e habilidade (*OMFIN, 2*04).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, art. 12, p. 234-252, mai./ju*. 20*8
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Treina*ento e Dese*volvim**to de Pessoas em Prestador*s d* Serviços e Com*r*io
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
2.2.* Avaliaçã* dos res*ltados do tre*n*mento
</line>
</par><par>
<line>
A av**iaçã* do treinam*nto pode se* d*finid* com* sendo qualquer t*ntativa de *bter
</line>
<line>
inform*çõe* sobre os efeitos de um programa de treina*ent* e para determinar o valor do
</line>
<line>
treinamento à lu* dessas in*o*mações (H*M*LIN, 1978). *ssim, a avalia*ão inclui
</line>
<line>
i**estigaç*e* feit*s antes, duran*e e depois do t*einamen*o (GIL, 2001).
</line>
<line>
Segundo Lombardo (*989), a avaliação é u*a pa*te *ital do processo de t*einame*to,
</line>
</par><par>
<line>
*xa*am*nte como é essencial para qua*q*er *tividad* de recursos humanos. El*
</line>
<line>
pre*isa *e*
</line>
</par><par>
<line>
planejada
</line>
<line>
qu*nd* os objet*vos são **xados, e p*e*isa se torna* uma parte
</line>
<line>
da subseque**e
</line>
</par><par>
<line>
análise de *ecessidades d*ntro d* pla*ejamento dos programas fu*u*os. Ent*eta*to, só a partir
</line>
<line>
d* ava*iação é que se *ode sa**r se * t***name*to a*i*giu s*us objetivos.
</line>
</par><par>
<line>
2 .2 .5
</line>
<line>
T*einam*nto: investimento ou custo?
</line>
<line>
Geralmente, a esti*ativ* de *usto do treinam*nto
</line>
<line>
dev* inclui* tod*s o* recursos
</line>
</par><par>
<line>
necessári*s para *mplementar o
</line>
<line>
programa, incluindo a perd* de oportunidade de usar os
</line>
</par><par>
<line>
recu*sos
</line>
<line>
p**a outros fins. Focalizar apenas *s
</line>
<line>
gastos pode levar os tomadores de decisões
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
enfat*zar a redução
</line>
<line>
d* c us t o* .
</line>
<line>
Iss* pode **ra* açõ** criativ*s, que exig*m que os treinados
</line>
</par><par>
<line>
assinem contratos
</line>
<line>
de reembolso, pelos q*ais se compro**tem a *rabalhar dura*te um
</line>
</par><par>
<line>
determinado
</line>
<line>
período na empr*sa dep**s de conclu*do o
</line>
<line>
t*einam**to, ou
</line>
<line>
*agar o custo dele.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ros vendem
</line>
<line>
se*s
</line>
<line>
programas de treinamento co** *rodutos ind**endentes para outras
</line>
</par><par>
<line>
orga*i*ações (*RAUS, 199*). En*retanto, a ênfase nos cus*os pode levar as organizações
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*tarem pro*rama* *e treinamento p*ra uma economia de curto prazo, po*endo assim *ausar
</line>
<line>
uma perda de p*odutividade de *on** prazo (MARCOND*S, 2000).
</line>
<line>
O treinamento p*de ser *rata*o como *m investimento e analis*d* através dos mesmos
</line>
<line>
mo*elos aplicados às compras de n*vo* equipament*s, inves*imentos em novas uni*ad** ou
</line>
<line>
lançam*nt* de novos pr*grama* de marketing (GEBER, 1992). En*r*ta*to, Mar*on*es (2000)
</line>
<line>
afir*a que estimativas **eci*a* sobre cust*s e b*nefícios do *reinamento rarament*, ou q*ase
</line>
<line>
nunca, est*o disp*n*veis. Isso também vale *ara, *raticamente, qualquer ativid*de de *es*ão
</line>
</par><par>
<line>
de rec*rsos humano*. Quando isso oc*rr*,
</line>
<line>
pod* ser que
</line>
<line>
até *es*o * aval*ação mais
</line>
</par><par>
<line>
imperfeita do trei*am*nto, *asea*a *m apena* uma parte do* potencia*s result*d*s do
</line>
</par><par>
<line>
progra**, seja suficien*e
</line>
<line>
para justificar o *nvestimen*o
</line>
<line>
ne**. Tal abordagem, é certamen*e,
</line>
</par><par>
<line>
melhor ** que tenta*i*a d* medir a
</line>
<line>
*s *fei*os do programa a*é o último dólar pois,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 3, art. 12, p. 234-252, mai./ju*. **18
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Nu*es, N. C. B. Oliveira, B. Detomi, A. A. Vilas Boas, M. S. A. Mart*n*
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
treinamento tem import*ntes efeito* sobr* o se*timento de justiça dos em*regad*s
</line>
<line>
(MOX*ES; EILER*SEN, 19*1).
</line>
<line>
Neste con*ext*, *ueno (*009) afi*m* qu* o *mport*nte é *ão es*uecer o "ser humano",
</line>
<line>
pois **o eles *u* dão vida à emp*esa, como *ode ser vist* na citação *baixo. Por isso todo
</line>
<line>
invest*mento e* tre*namento * desen*ol*imento de *essoal é um inve*timento no capital
</line>
<line>
in*elec*ual e, po* isso mesmo, não p*de ser visto como um gasto.
</line>
<line>
"* que mui**s esq*ece*am é do ser humano, **m aquele que vai apertar o botão
</line>
</par><par>
<line>
*aquel* m*quina
</line>
<line>
de última geração, **e tem cérebro, *ue tem responsabilidades,
</line>
</par><par>
<line>
vontades, desejo* e sonhos. A p**tir do momento *ue ** empresas desper*arem
</line>
<line>
(e
</line>
</par><par>
<line>
algumas *á * fi*er** há *uito *emp* e nã* se arre*ende**m) para o se* m*io*
</line>
<line>
capital; acred*te*: seu *esempenho pe*ante o mercado será arras*dor. A partir *e
</line>
<line>
agor*, não pense qu* o *reinam*nto destinado a se*s *olaboradores, empre*a*os,
</line>
<line>
parc*iros, func*onários, a*soci**os, s*ja *omo *o* *ue os denomine, é um *asto!
</line>
<line>
Encare-o como *m investimen*o, uma op*rtunidade, **m aplicação direta e objet*va
</line>
<line>
e a*ima d* tudo c*mo re*onhecimento tanto *a*a companhia c**o para quem *az
</line>
<line>
*arte dela". (BUE*O, 20*9, *.1).
</line>
<line>
O a**sso ao *reinamento com vistas ao desenv*lvimento pro*issio*a* p*de ser
</line>
</par><par>
<line>
encarado *omo **a r*compensa
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
bom desempenho ou à l*aldade. Embora a a*álise dos
</line>
</par><par>
<line>
impac**s adve*sos usualme*te *nfoque as deci*ões d* recrut*mento e seleção, o *re*namento
</line>
<line>
pode e*tar i**lic*do també*, quando: 1) u* trei**men*o bem-sucedido f*r pré-requisit* *ara
</line>
<line>
uma fun*ão; 2) as pessoas forem selecion*das de *or*a com*etitiva pa*a se*em treinada*; 3) o
</line>
</par><par>
<line>
desempen*o no treinamento f*r usado c*mo pre*is**
</line>
<line>
de seleção ou par* es**bele*er
</line>
</par><par>
<line>
remuneraçã* (*ANK et al, 1992). * sucesso desses progr*mas ap*rece ass*ciado ao
</line>
<line>
eng*jamento d* todos os e*ecutivos, av*liaç*o d* long* prazo, s*ste**s de *e*om*ensa pelo
</line>
</par><par>
<line>
*ume*to da diversi*ade e uma ampla e abrangente definição do *rópr*o
</line>
<line>
conceito de
</line>
</par><par>
<line>
diversidade (RYN*S, RO***, 1995).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, pe*quisas sobre treinamento têm aumentado, mas ainda existem m*itas lacuna*
</line>
<line>
no co*heci*e*to *e seus efeitos. *ortanto, os *dmini**rador*s deve* ser c*iativos e flexíveis
</line>
</par><par>
<line>
no uso *as in*ormaçõe* *, sempre que possível, d*vem e*carar o tre*na*ento
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
investimen*o que trará re*orn*, mesm* que seja a médio ou *o*go prazo.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo com Buen* (2001), metodol**ia "é o tratado dos métodos, e **se, é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ordem que s* seg*e na inve*tigação
</line>
<line>
da *erdade, no estu*o *e
</line>
<line>
uma ci*nc*a ou para alcan*ar
</line>
</par><par>
</page><line>
d*te*m*na*o fim, racio*ínio util*za*o pa*a se ch*ga* a* conhecimento".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, *rt. **, p. 23*-2*2, mai./jun. 2018 www*.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de Treinamento e Desenvolvimen*o de Pessoas em Pres*adoras de Serviço* e Comércio
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
Seg*n*o Neves (1996), enq**nto *st*dos *uantitativo* ger*lmente **ocuram **g*ir
</line>
<line>
com rigor um plano previamente estabelecido, a pes**isa qualit*tiva *ostuma *er direcionad*,
</line>
</par><par>
<line>
ao longo d* se* des**volvime*to; além
</line>
<line>
d* * s o,
</line>
<line>
não
</line>
<line>
busca enumerar ou medi* eventos
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
geralme*te, não emprega instr*men*a* estatís*ico para análise de dados; seu f**o *e inte*esse
</line>
<line>
* *mplo e par*e de u*a perspectiva d***re*ciada d* ad*tada p*los métodos qu*ntit**ivos. Del*
</line>
</par><par>
<line>
faz parte a obt*nçã* *e
</line>
<line>
da*o* des*ritivo mediante contato direto e *nte*at*vo *o pesqu**a**r
</line>
</par><par>
<line>
*om a situação
</line>
<line>
obj*to de estudo. Nas p*s***s*s *ualita*ivas, é f*equente que o pesqu*sador
</line>
</par><par>
<line>
procur* en*ender os fenômenos, segundo a per*pectiva dos partici*antes da situaç*o *st*dada
</line>
<line>
e, a parti* daí, situe sua inte*pretação do* fenôm*nos estud**os.
</line>
<line>
Diante do ex*o*to, es*a pe*quisa util**o*-se da metodo*ogia de pes*uis* q*al*-
</line>
</par><par>
<line>
quantita**va (VERG*RA, 2004). O* da*os foram
</line>
<line>
cole*ados
</line>
<line>
em e*pre*as c*merciai* dos
</line>
</par><par>
<line>
municípios de Lavras, *lfenas, Var*inha, Pouso Al*gr* e regiã*.
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Amostra
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo c*m Silv* e M*ne*es (200*), populaç** ou unive*so da pesqui*a "é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
totalidade de indiv*du*s que pos*uem as *esmas
</line>
<line>
*ara*terístic*s de*inidas par* um
</line>
</par><par>
<line>
d*term*n*do e*t**o", s*ndo a
</line>
<line>
*m**tra *arte dess* *op*lação ou
</line>
<line>
universo, se*e*ionada
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*cordo *om uma **gra ou plano.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta pe*quisa, opto*-se por dife*entes amostras *e em**esas da região Sul de Minas
</line>
<line>
Gerais, ma*s p**cisamente dos m*nicíp*os citad*s acima, que f*cam localizadas na
</line>
<line>
Mesor**g*ão de Camp*s das Vertent*s e na Mesorreg*ão Sul * Sudeste. As amostras *oram
</line>
</par><par>
<line>
es*r*tif*cadas
</line>
<line>
dependendo do por*e
</line>
<line>
da *mpre*a e
</line>
<line>
do nív*l
</line>
<line>
de a*ess*bili*ade das mesmas. As
</line>
</par><par>
<line>
*mpresas que co*põem * universo pes*u*sad* foram empres*s c*merciais e indu*triai*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
**queno, médio e grand*
</line>
<line>
porte. É important* pesq*isar *ntre
</line>
<line>
os proprietários, *iret*res,
</line>
</par><par>
<line>
gerentes e funcion*rios para
</line>
<line>
obter d*f*rentes
</line>
<line>
pon* os d*
</line>
<line>
vista *obr* as ativi*ades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Tr*inamento e Desenv*lvimento e Gestão de Pes*oas, e * inter-relaciona*ento com as demais
</line>
<line>
ár*as de empres*. P*r conse*uint*, este foi * públi*o-alvo ou os su*eitos d*sta pesq*isa.
</line>
<line>
3.2 Coleta de da*os
</line>
<line>
Pa*a Silv* e Menezes (2001), "qu*stionário é um* *érie ordenada de p*rguntas que
</line>
<line>
devem ser r*spon*ida* por escrito pelo informante", deve ser objetivo e pode ser constitu*do
</line>
<line>
de pe*guntas a*e*tas, fechadas e de múltip*as *scolha*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a *I, v. 15, n. 3, **t. 12, p. 234-252, m*i./jun. 2018 *w*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *unes, N. C. B. Oliveira, B. Det**i, A. *. Vi*as Boas, M. S. A. Mar**ns
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
Nesta pe*quisa, a *ole*a de dad*s se deu através
</line>
<line>
da aplica*ão d* ques*i*nári*s,
</line>
</par><par>
<line>
*on*endo questões p*é-elaboradas com pergunt** ab*rtas e fec*adas, s*ste*ática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sequen*ialme*te disp*sta* em it*ns que const*tu*am o tema d* pe*quisa. Os *uestion*rios
</line>
<line>
f*ram *plicados em *ife*ente* a*ostras. O questionário teve uma *arte de identificaçã* sóc*o
</line>
<line>
demográfica *os respondentes e descriç*o d* empresa, como setor de *rabalho do
</line>
<line>
entrevi*tado, nível de inst*u*ão, vinculaçã* co* a empresa e te*po *e casa.
</line>
<line>
Além do* q*es*ion*r**s, f*ram uti*izad*s entrevistas formais e infor*ai* com geren*es,
</line>
<line>
*iretores e proprie***i**, para *o*etar in*or*ações *enér*cas e a percep**o d*s m**mo* quanto
</line>
</par><par>
<line>
ao tem* em
</line>
<line>
qu*st*o. Outr* técnica que foi
</line>
<line>
util*zada em me*or escala foi a *bservação,
</line>
</par><par>
<line>
propos*a por aut*res *omo *ason (1996) e Sproull (1988). Pois, durante
</line>
<line>
a* entrevistas e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aplicação dos qu*stio*á*ios
</line>
<line>
os pesqu*sadore*, que no*malm*nte atuava*
</line>
<line>
*m dupla,
</line>
</par><par>
<line>
observavam al*uns espaços da *mpresa
</line>
<line>
e *olicitavam também *lguns documentos, tipo
</line>
</par><par>
<line>
organ*grama pa*a *e*em uma melh*r id*ia da *struturaçã* do RH das e*p*esas.
</line>
<line>
3.3 Análise de *ados
</line>
<line>
O proces*o de an*lise dos dados q*alita*iv*s * qu*nti**t**os foi influenc*ado por
</line>
</par><par>
<line>
autores *omo Ver*ara (2004), *a**n (1996), McNeil (1990), Gil
</line>
<line>
(199*), Gil (1994), Ellen
</line>
</par><par>
<line>
(1984), Ries*man (19*3) e *proull (1988). No entanto, os dados quantitativos foram trat*d*s
</line>
</par><par>
<line>
no progr*ma E*cel*®,
</line>
<line>
versã* 2*13 *ara per*itir análises mais apro*und*das d** dados
</line>
</par><par>
<line>
cole*ados.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
RES*LTA*OS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Caracterização d*s *egiões pesquisadas
</line>
<line>
Lavras *stá localiz*da no Cam*o **s Vert*ntes, *o sul do estado de Mi*as Ge**is. É
</line>
<line>
conh***da internac*ona*mente pelos *eus centros de exce*ência universitária, alé* de possuir
</line>
<line>
um comér*i* bastante ativo e diversi*icado. Pouso Ale*re é r*fer*ncia em *aúde e comércio
</line>
</par><par>
<line>
*ara as cidades vizinhas, co**a*d* c*m
</line>
<line>
centro com*rcia* **rtic*l, um
</line>
<line>
hipe*mercad*,
</line>
</par><par>
<line>
distr*buid*ras, e*p*esa* pre*tadoras de serviços, inúmeras clín**as de saúde e hospitais.
</line>
</par><par>
<line>
Al**nas é
</line>
<line>
considerada um núcleo urbano de bastante importânci*
</line>
<line>
n* reg*ão sul
</line>
</par><par>
<line>
mineira. Tradicionalme*te, agropast*ril e *rande *en**o produ*or de
</line>
<line>
caf*. Sim*lar*ente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
muni*íp*o de Varginha, a**im como a micror*egião, é uma
</line>
<line>
área tipicamente pro*utora de
</line>
</par><par>
</page><line>
c*fé, sendo o município um *entr* d* **dustrialização e c*mercial*zação de*ta produç*o p*ra
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 15, n. 3, art. 12, *. 234-252, mai./jun. 2018 www4.*sanet.*om.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*ática* de Tr*iname*to e Desenvolvim*nto de Pess*a* em Prestadoras de S**viços e Comércio
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
outros mercados ** con*umo. Juntam*nt* *om o café pred*mina a p**dução de leite, que é
</line>
<line>
também *n**strializ*do na cida*e e região.
</line>
<line>
4.* T*einamento e desenvolvimento nas empr*sas pesquisadas
</line>
<line>
Foram ap*icad*s 150 (cen** * cinq*enta) questionários sendo, 30 (*rinta) *o comércio
</line>
<line>
de Lavras, 40 (quarenta) no c*mércio de Varginha, 40 (*uarenta) ** comércio de Pouso
</line>
<line>
Al*gre, 30 (trin*a) n* comércio de Alfenas e ainda 10 (dez) na re*i** de Três C*rações *n**e
</line>
<line>
os *eses de out*bro d* 2010 a março de 2011. Os dados r*ferente* a e**e g*upo de *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
foram analisados de *aneira a de**ns*rar as pr*ncipais
</line>
<line>
práti*as de T&* ad*tadas pel*s
</line>
</par><par>
<line>
*mpresas d* r*g*ão Sul de Mi*as Gerais.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Análise do* *esu*tados
</line>
</par><par>
<line>
Com o avanço tecno*óg*co que se pr**e*sa d**d* o ant*go s*stema *n*ustrial, o
</line>
<line>
treinamento *ada vez mai* tem *o*tribuído *o pro*esso de espe*ializaçã* do operário
</line>
</par><par>
<line>
(*ON*ES, 1975). Visando
</line>
<line>
um melhor de*empenho **s funcionário* q*e trabalham nas
</line>
</par><par>
<line>
empres*s, o trein**ento é
</line>
<line>
de fundam*ntal importância para alcançar fu*cionário*
</line>
</par><par>
<line>
capac**ados. De a*ordo co* o grá*i** abaixo, o treinam*nto é *est*nad* prioritari*m*n*e aos
</line>
<line>
cargos operac*onais (**%). E* seguida estão os cargos gerenciais com 33% e os 9% rest*ntes
</line>
<line>
dizem *esp*ito aos estagiá*i*s e o**ro* p*ofiss*onais dessas empresas.
</line>
<line>
Grá*ico 1 - Destinação do treinament*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ados da pe*q**s*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eresina PI, v. 15, n. 3, art. 12, p. **4-25*, mai./ju*. 2018
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Nun*s, N. C. B. Oliveira, *. Detomi, A. A. Vilas Boas, M. S. A. M*rtins
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
O trei*amento permitiu a *escentraliz*ção do *a*er e do *ode*, * *edida
</line>
<line>
que houv *
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
difusão
</line>
<line>
*aior do con*ecimento dentro da e*presa pa*a todos o* níveis hierárqui*os
</line>
</par><par>
<line>
(ROUX, 1983). Os gerentes * os p*óprios funci*nári*s são os re*po*sá*ei* pelo processo de
</line>
<line>
treinamen*o em 51% d*s empresas *nalisad*s. Em 24% delas, * proprietár*o da empresa é o
</line>
<line>
respons*vel pelo treina*ento *, nos demais *asos, as empre*as con*entr*m os progra**s de
</line>
</par><par>
<line>
T&D *o Departam*nto de Re*ur**s Human*s, em
</line>
<line>
empr*sas de
</line>
<line>
con*ultoria e
</line>
<line>
outro* *etores,
</line>
</par><par>
<line>
conforme ilu**ra o Quadro 1. Estes dados revelam *inda *ue muit*s empres*s da reg*ão **nda
</line>
<line>
nã* têm um setor r*s*on*áv** pelo treinamento, est*nd* o mesmo a*nda cent*ado nas mã*s
</line>
<line>
dos dono* das empresas.
</line>
<line>
Quadro 1 - Responsável pelo pr*cesso de **einamento na empr*sa.
</line>
</par><par>
<line>
*etor
</line>
<line>
Porce*tagens
</line>
<line>
F*equênc*a
</line>
</par><par>
<line>
Dep*rtamento de RH
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
G**ente/ *unc*on*rios
</line>
<line>
**%
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
Empresa de Consult**ia
</line>
<line>
9%
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Proprietário da *mpresa
</line>
<line>
24%
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Out**s
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Dad** da P*squisa
</line>
<line>
No entanto, pode-se p**ceber que, no gera*, as e*pre*as t*m se fortalecido no campo
</line>
<line>
do treinam*nto, consti**indo o seu pr*prio c**po *oc***e (profissi*nai* de treinamento), e/ou
</line>
<line>
*o*tratando serviços d* *erc*iros, **mo est*atégia *a*a assegurar que a mão de obra, ** qua*
</line>
<line>
necessitam, possa estar disponíve* * qu*li*icada *onfo*m* su** necessid*de* de q*alida*e e *e
</line>
<line>
produti*i*ade, co*o apo*ta Bonfim (2004). **ra que o tr*inamento s*ja eficaz s*o utilizados
</line>
</par><par>
<line>
*iferen*es métodos. O Qu*dr* 2 mo*tra que a maioria
</line>
<line>
das
</line>
<line>
em*resas
</line>
<line>
anali**das utiliza a
</line>
</par><par>
<line>
a***iação de desempenh* (24%), obser*ação direta (20%) * *olicitaç*o *e *u*erviso*e*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
geren*e* (13%), par* aval*ar
</line>
<line>
as necessidade* de t**iname*to. Os demais m*todos utilizados,
</line>
</par><par>
<line>
como questi*nários, reuniões interd*pa*tamentais,
</line>
<line>
exame de a*missão, m**ific**ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*, entrevis*a de *aída, an*lise de cargo* e re*atór**s *eriódic*s po*suem *raticamente o
</line>
<line>
*esmo peso para os respondent*s.
</line>
<line>
Qu*dro 2 - *étodos *tilizados para * levantam*nto de *ecessidad*s do treina**nt*.
</line>
</par><par>
<line>
T*cnic*s
</line>
<line>
Porcent*g*ns
</line>
<line>
F*equê*cia
</line>
</par><par>
<line>
Aval*a*ão do d*sem*enho
</line>
<line>
24%
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Observação
</line>
<line>
2*%
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
Quest*onários
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
Solici*ação de su*e*visores e gerent**
</line>
<line>
13%
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 15, *. 3, art. 1*, p. 234-252, mai./jun. 2*18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*ticas de Treiname*to e Desenvolvimento de Pessoas em Prestadoras d* Serv*ços e Co*ércio
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
Reu*iõ*s Interdepartamen*ais
</line>
<line>
8%
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Exame de admissão dos e**rega*os
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Modifica*ão do trabalho
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
Entrev*sta de saída
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
An*lis* de Cargos
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Rela*órios P*riódicos
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Outros
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados *a Pesquisa
</line>
<line>
Co***ementand*, o qu* afirma Marc*ndes (2000), o desenvol*i**nto de p*ssoal **o
</line>
<line>
se torn* eficient* se as **cni*as não for*m u**lizadas de maneira ad*quad*. As técnicas mais
</line>
</par><par>
<line>
util*zadas pa*a o dese*vol*imento de pessoas
</line>
<line>
na* *mp*esas analisadas são treinamento nas
</line>
</par><par>
<line>
atividades rotineiras, mét*dos baseados e*
</line>
<line>
casos, jogos de empresa, *odelagem d*
</line>
</par><par>
<line>
comportamento, *ota*ão *e funções, ge*tão de carreira,
</line>
<line>
coaching, responsabilidade so*ial,
</line>
</par><par>
<line>
feedback e gestão de desempenh*. *o entanto, para * *rei**me*to nas a*ividades rotine*ra* as
</line>
</par><par>
<line>
té**ic*s
</line>
<line>
mais util*zadas sã* *8%, fee*bac* c*m *5% e p*le*tras c*rs*s *om16%, c*mo e
</line>
</par><par>
<line>
mostra Quadro 3.
</line>
<line>
Quadro 3 - Técni*as utilizad*s para o *esenvolvim*nto de pes*oal.
</line>
</par><par>
<line>
Técnicas
</line>
<line>
Porcentagens
</line>
<line>
F*eq*ência
</line>
</par><par>
<line>
Treinam*nto *as a*i*id**es rotin*ir*s da funçã*
</line>
<line>
28%
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
M*todo bas*ado em casos
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Jogos d* Empresa
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
*odelagem do c*mportamento
</line>
<line>
4%
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Rotaç** de Funções
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
Gest*o de Carreira
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Coaching
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
*e*ponsab*lidade So*ial
</line>
<line>
2%
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Feedback
</line>
<line>
15%
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Ge*tão de *es*m*enho
</line>
<line>
8%
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Mentori*g
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Prog**mas d* Tr*inee
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Palestras e *urs**
</line>
<line>
16%
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Outros
</line>
<line>
0%
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
</page><line>
Fon*e: Dados da Pes*uisa
</line>
<line>
*ont**dizendo o qu* Gil (2001) *f*rm* a respei*o d* t*rceiri*ação das *tivida*es d*
</line>
<line>
RH, a mai*ria das empresas analisadas no su* de M*nas Gerais, *ais p*ec*s*mente 8*%, n*o
</line>
<line>
u*iliz* servi*os de consultores externos para diagnosticar e avaliar o de*e*penho *o pessoa*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 3, art. 12, p. 234-252, mai./jun. 2018 w**4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. Nun**, *. C. *. Olivei*a, B. Detomi, A. A. *ilas B*as, M. S. A. Martins
</line>
<line>
*48
</line>
</par><par>
<line>
Uma pos*ível explicação para *sso pode s*r * porte das empresas ou até *esmo os rec*rsos
</line>
<line>
*dministrados pelas empr*sas e* que*tã*.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa tev* como obj**iv* principal avali*r as
</line>
<line>
at*vidades de *reina*e*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimen*o des*mpenhad*s pel*s pr*fissionais de **stã* de *ess*as (GP) n*s
</line>
</par><par>
<line>
emp*es*s do *ul de *inas Gerais. Para
</line>
<line>
tant*, *uscou-se entender com* as emp*esas
</line>
</par><par>
<line>
*erenciam e**as ativi*ade*. U**lizo*-se da meto*o*o**a de pe*quis* *ual*-qua*titativa para
</line>
</par><par>
<line>
re*lizar a pe*quisa (V*R*ARA,
</line>
<line>
200*). Os d*dos fora*
</line>
<line>
c*letados em e**resas com*r*ia*s
</line>
</par><par>
<line>
do* municípios supracitados at*a*és *a a*licaç*o de ques*ion*rios, contendo qu*stões ab*rtas
</line>
<line>
e fe*hadas, dispos*as em *te*s que constituía* o tema da pesquisa.
</line>
<line>
**ram *plicados 150 (cento e cinque*ta) **esti*nários sendo, 30 (trinta) em *avr**,
</line>
<line>
40 (quarenta) em Var*inha, 40 (quarenta) *m Pouso Alegre, *0 (trinta) em *lfena* e mais **
</line>
<line>
(dez) na reg*ão de Três Coraç*es, e*tre os mes*s de **tub** de 2010 a março de 2*11.
</line>
<line>
Anal*san*o os dado*, pôde-s* n*tar que * ***cesso de trein*mento e d*senv*l*imento
</line>
</par><par>
<line>
**aliza*o pelas e*presas de comércio e serviço analisadas é *eita de *ane*ra **f*rmal,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, não exi*t* uma padronização no processo. Tal explicação para isso poderia vir do p*rte
</line>
<line>
d*s *m*resas p**q*isadas e *in*a d* n*m*ro de funci*nários da mesma.
</line>
<line>
Dentre os diversos fatores que mo*imenta * m*rcado de trabalho no Bra*il destaca-se
</line>
</par><par>
<line>
* cre**i*ento econô*ico, *ma vez que o pr**esso
</line>
<line>
*e *reinamento e des**v*l*imen*o de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas nas em*resas *ntrevistada* oco*re devid* à deman*a pelos ser*iços
</line>
<line>
e p*odutos
</line>
</par><par>
<line>
o*ertados no dinâmico mercado.
</line>
</par><par>
<line>
N* que d*z respeito ao *r**esso d* treinamento, foi *otado que 58%
</line>
<line>
d*s empresas
</line>
</par><par>
<line>
focam nos func*oná*ios de nível oper*cio*al, *isando q*alificá-los, par* que a empr*sa *e
</line>
<line>
to*ne mais pr*du*iv*. Porém, nota-se a preocup*ção *om a q*alidad* d* processo de produção
</line>
<line>
quan*o 33% do tr*in*ment* s*o destinados ao* cargos ge*enciais.
</line>
</par><par>
<line>
Foi ve*ific*do que 75% das empresa*
</line>
<line>
utilizam como *esponsávei* pelo pr*cesso de
</line>
</par><par>
<line>
treinam*nto seu* func*onários, *er*ntes */ou proprietá***. Tal afirmaç*o fica *vident* quando
</line>
</par><par>
<line>
obs*rvado o porte das
</line>
<line>
emp*esas * o núm**o de colab*rado*es. Essas perspectivas s*o as
</line>
</par><par>
<line>
*rincipai* r*spons*vei* p*r e*ta prá*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Os métodos ut*l*zados para o trein*mento *
</line>
<line>
desenvolvimento de fun*ion*rios têm
</line>
</par><par>
</page><line>
g*nhado *rande d*staque, uma *ez que as e*presas ob*ervam que, atr*vés deste meio estão
</line>
<line>
maximi*ando a pr*du*ividade e qua*idade de seus s*rviços. A pesquisa mostrou que a maioria
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 15, n. 3, art. 12, p. 234-25*, mai./jun. 2018 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Práticas de T*einamento e De*e*volvimento *e **ssoas em Prestadoras *e Serviç*s e Comércio
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
d*s *mpr**as utili*a a a*aliação
</line>
<line>
*e desempenho, obser*ação direta e *ol*cit**ão d*
</line>
</par><par>
<line>
s*p*r***ores e gerent** para s*b*idiar as ações *e trein*ment*. Os demais m*t*do* *t*lizados,
</line>
<line>
c*mo questi*n*r*os, re*niõe* in*erdep*rtamen*ais, e**me d* admissão, modific**ã* do
</line>
<line>
**abalho, entr*vi*ta d* *aí**, análise de carg*s e relatório* p*ri*dico* po*sue* pouco peso.
</line>
</par><par>
<line>
As pr*ncip*is téc*i*a* pa*a o desenvol*imento
</line>
<line>
de pessoal utilizada* nas
</line>
<line>
*mpresas
</line>
</par><par>
<line>
anali*adas *oram treinamento nas atividade* rotin*iras, mét*do* baseados em casos, jogo* de
</line>
<line>
*mpresa, modelagem do *omportament*, rotação de funções, ges*ão de ca*r*ira, coaching,
</line>
<line>
respon*abilidade so*i*l, fee*back e gestão d* desemp**ho.
</line>
</par><par>
<line>
Va*e l*mbrar ain*a, q*e qua*d* o te*a s*tisfação com o p*o*es**
</line>
<line>
de T&D
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
**ord**o, as empresas d*monstra*am **e apesa* de fic*r sati*feitas o mesmo não eficaz, é
</line>
</par><par>
<line>
devido à grande rotatividade
</line>
<line>
que *co*re n* **nário *tual
</line>
<line>
do comércio. Po*s, **
</line>
<line>
empr*s*s
</line>
</par><par>
<line>
*nveste* em t*einamen*o e em muitos casos, as pess*a* m*da* de empresa *m um curto
</line>
<line>
espaço de te**o, nã* p*rmit*ndo q*e a empr*sas us*fruam dos benefícios dos p*o*ramas d*
</line>
<line>
trei*amento e de*env*lvi*ent*.
</line>
</par><par>
<line>
Diante dessa* co*clu*ões, suger*-se que a* em*resas procure*
</line>
<line>
valorizar os
</line>
</par><par>
<line>
in*estimentos f**tos
</line>
<line>
em T&D atra*és de palestras e seminários ou debates em equipes, p**a
</line>
</par><par>
<line>
que os funcionários valor*zem m*is *s empresa* e as ações que el*s
</line>
<line>
têm oferec*do a eles.
</line>
</par><par>
<line>
Outr* sugestão
</line>
<line>
para as
</line>
<line>
empresas no *entido d* se é
</line>
<line>
u*irem para promoverem d*bates
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
works**ps em níve* ger**cial, e mesm* *peracionais, para d*scutir açõe*
</line>
<line>
a ser*m
</line>
</par><par>
<line>
imp*emen*adas para min*m*z*r os *ust*s de treinamen*o e max*mizar os re*ultados de mé*io e
</line>
</par><par>
<line>
lon*o prazo. Neste co*texto, **a parceria
</line>
<line>
para implantaç** de *rogram*s c*muns d* T&D
</line>
</par><par>
<line>
seria uma opção
</line>
<line>
a se* levada em consideração *ela* empr*sas est*dadas, já
</line>
<line>
que
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
locali*ad*s *a *esma região.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro lado, vale
</line>
<line>
dest*car
</line>
<line>
q*e *s inform*ções *intetizadas dos dad*s
</line>
<line>
quali*ativos,
</line>
</par><par>
<line>
que serão publ*c*da* *portuna*ente, poderão *ubsidiar
</line>
<line>
novas a**lises discussões **b*e e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tema em questão e as empresas da reg*ão estudad*. Além disso, sug*re-se
</line>
<line>
que novas
</line>
</par><par>
<line>
p*sq*isas sejam *ealizad*s no se*or indus*r**l pa*a comparar os resu*tad*s com estes do se**r
</line>
<line>
de comércio e prestação d* ser***os.
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</line>
<line>
NUNES, E; OLIVE*RA, N. C. B; DETOM*, B; V*LAS *OAS, A. A; MARTIN*, M. S. A. Práticas
</line>
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de Trei*amento e Desen**lvime*t* *e Pessoas em P**s*ad**as de Serviços e Co*ércio. Rev. FSA,
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Tere*i*a, v.1*, n.3, a*t. *2, p. 23*-252, mai./jun. 2018.
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<line>
Cont*i*uiçã* do* Aut*res
</line>
<line>
E. Nune*
</line>
<line>
N. C. B. Oliveir*
</line>
<line>
B. Detomi
</line>
<line>
A. A. *ilas Boas
</line>
<line>
M. S. A. Marti*s
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncepção e p*anejam*nto.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*t*rpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho o* n* revisão crítica d* conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticip*ção na ap****çã* da ver**o fin*l do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. *5, n. *, a*t. 12, p. 2*4-252, *a*./jun. 201*
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)