<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 3, art. 14, p. 269-288, *a*./ju*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.14
</line>
<line>
Uma Análise do Discurso da Ref*r*a da Previ*ên*ia (PEC **7) à Luz da Teori* *e Foucault
</line>
<line>
A *iscourse An*lysi* o* Social Se*urity System **form (*EC 287) in L*ght *f the F*u*ault
</line>
<line>
Th*ory
</line>
</par><par>
<line>
Nara Cristina Fe*re*ra Mendes
</line>
<line>
Douto***o em Ciênc*as Contábeis pe*a Univers*dade de Bras*lia
</line>
<line>
Mestra em Eco*om*a pela Universi*ade de Bra*íl*a
</line>
<line>
E-mail: n**acfm@gm*il.*om
</line>
<line>
José Mati*s-**reira
</line>
<line>
Do*tor em Ciências P*l*ticas pel* Universida* Complutense de Ma*rid
</line>
<line>
*rofessor da U*ive*si*ade d* Brasília
</line>
<line>
*-ma*l: *atias@unb.*r
</line>
<line>
Di*na Vaz de Lima
</line>
<line>
D*utora em Ciências Contábeis pe*a Universidade *e *r*s*li*
</line>
<line>
Prof*sso** da Universidade *e *rasí*ia
</line>
<line>
E-mail: di*na_lima@u**.b*
</line>
<line>
Fátima de Souza Freire
</line>
<line>
D*utor e* E*onomia pe** U*ive*sité des *ciences So**ales Tou*ouse I
</line>
<line>
P*ofessora *a Uni*ersidade *e Brasíl*a
</line>
<line>
E-mai*: ffreire5*@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Nara Cr*sti*a *erreira Mendes
</line>
</par><par>
<line>
Camp*s *nivers*tário D**cy Rib*iro - Asa Norte, CEP:
</line>
<line>
Edit*r-Chef*:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*0.910-900, *rasília/DF, Brasil.
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: José Ma*ias-Perei*a
</line>
<line>
Ar*i*o re*ebido em 19/02/*018. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Cam*us Univer*itá*i* Darcy *ibeiro - Asa Norte, CEP:
</line>
<line>
*ecebida em *3/0*/*018. Apr*vado e* 14/04/2*1*.
</line>
</par><par>
<line>
70.91*-900, Brasília/DF, Br*sil.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
N. C. F. Mendes, J. M*t*a*-Pereira, D. V. L*ma, F. S. Freire
</line>
<line>
270
</line>
</par><par>
<line>
*E**M*
</line>
</par><par>
<line>
O **esente estud* teve como objetiv* an*lisa* o discur*o de manif*staçõe* governamentais e
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
centrais sindica** sobre a Propost* de Emenda Constituciona* n* 287/2016, *ambém
</line>
</par><par>
<line>
con*e*i*a como a PEC da Reforma da Previ*ência. Pa*a *ratar a questão da pe*quisa, f*r*m
</line>
<line>
analisadas entrevista* ofi*iais e notí*ia* publicada* pelo Gover*o Feder*l * pe**s Ce*t*a**
</line>
<line>
Sindic*is, n* p**íod* de m*r*o a ju*ho de *017, no intu*t* *e ident*ficar *eus
</line>
</par><par>
<line>
pos**i*namentos d*ante da temática da refor*a da
</line>
<line>
previdência, posto que, para Fou*ault
</line>
</par><par>
<line>
(1999), as formas individ*alizantes de poder segregam indi*íduos *m
</line>
<line>
categorias,
</line>
</par><par>
<line>
transfo*mando-os e* suj*itos d* d*scur*o, ao expor sua própria i**nti*ade. Como in*trumento
</line>
<line>
de a*álise, foi utilizado o software Iramut** e a Classificação *ierárquica Descend*nte
</line>
</par><par>
<line>
(CH*) proposta por Rein*rt (1990). Conclui-se
</line>
<line>
que os argum*ntos se *epe*em
</line>
<line>
s ob
</line>
</par><par>
<line>
perspectivas an*agônic*s, com exceç*o do discur*o do e*velh*cimen*o populacional
</line>
<line>
defend*do pelo Governo e nã* po*tuado pelas C*ntrais Sindicais.
</line>
<line>
Pa*avras-Chave: *eforma da Prev*dência. Anális* de Discurso. Foucau**. Governo. Cent*ais
</line>
<line>
Sindicai*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The present *t*dy aim*d *o
</line>
<line>
analyze the discour*e of
</line>
<line>
gover*ment manifestati*ns a*d **ion
</line>
</par><par>
<line>
centrals on *he Pro*osal for C*nstitu*ional Amendment nº 287/*01*, a*so k*own as the
</line>
</par><par>
<line>
*ension Reform PE*. To *ddre*s the
</line>
<line>
resear*h q*esti*n,
</line>
<line>
offici*l
</line>
<line>
i*terviews and pu**ished
</line>
</par><par>
<line>
ne** by Federal Gov*r*ment and Tr*de U*io* *enters were anal*z*d in the period from
</line>
</par><par>
<line>
March *o
</line>
<line>
June 2017, i* order to iden*ify thei* positioni*g o* the
</line>
<line>
*ssue o* pension refo*m,
</line>
</par><par>
<line>
sinc*, for Foucault (1999), i*divi*ua*izi*g forms of po*er segr*gate *n*o
</line>
<line>
categorie*,
</line>
</par><par>
<line>
t*an*f*rmin* them into *ubjects o* discou*se and exp*sing their own identit*. As instrum*nt
</line>
<line>
of ana*ysis, were used the Iram**eq software *nd the Hi*rarchical Descending Classificat*on
</line>
<line>
(CHD) by Re*nert (1**0). I* is concluded t*at the a***ments *re repea*ed under antagoni*tic
</line>
</par><par>
<line>
p*r*pectiv*s, *it* the *xcep*i*n of the discourse of the populat*on
</line>
<line>
aging defen**d by the
</line>
</par><par>
<line>
governme*t and not pun*tua*ed by C**t*ais Sindic*is.
</line>
</par><par>
<line>
Keywor*s: Social Securi*y R*form. Discourse Analysis. F*uca*lt. Gove*nment. Centr*l
</line>
<line>
Trade Uni**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.f*anet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*a Anál*s* ** D*s*urso *a *eform* da Previdên*ia (P*C 2**) à Luz da Teo*ia de Foucault
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*e a*or*o com Lima (2014), as primeiras d*scussões en*olvendo a necessidad* d*
</line>
<line>
re*orm*s previden*iá*ias *o **asil surgiram *o* anos de 1930, quando, s*gundo Afonso
</line>
<line>
(2003), o s*st*m* de Caix*s at* então ado**do *e*ava um volu*e *e recursos insufi*ien** ***a
</line>
<line>
um fun*ionamento estável, dad* ao pequeno número de afiliados.
</line>
</par><par>
<line>
Para Li**,
</line>
<line>
Viana e Gom** (2*16), o des*quilíbr*o n*s co*t** previ*e*ciária* *e
</line>
</par><par>
<line>
mostrou a*nda mais acentuado co* o advento d* *on*t*tui*ão Federal de 1988 *, desde ent*o,
</line>
</par><par>
<line>
o Go*erno brasil**ro
</line>
<line>
vem envid*ndo esforço* para busca* a
</line>
<line>
su*te*t*bi*idade
</line>
<line>
das conta*
</line>
</par><par>
<line>
*r*videnciárias, *r* *presen*ando
</line>
<line>
*rop*stas de *efor**s *ue alterem ** crité**os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
elegibilidade (*udança* pa*amétrica*), ora alterando s*a base de fi*anciamento (*u*an*as
</line>
<line>
e*trutura*s).
</line>
</par><par>
<line>
Atu*lmente, trami** n* *ongres*o Nacional brasil*iro a P*opo*ta
</line>
<line>
de Emend*
</line>
</par><par>
<line>
Const*t*ci**al nº *87/2016, também conhec*da c*mo a PEC da Refo*m* da P*evid**cia, que
</line>
</par><par>
<line>
alt*ra os a**s. 37, 4*, *09, 149, 16*, 1*5, 2*1 *03 da Constituição F*deral de 1988 e
</line>
<line>
pa**,
</line>
</par><par>
<line>
e*tre o*tr*s, di*po* sobre mudan*as *a s*gurid*de s***al e esta*elecer nov*s re*ras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transição.
</line>
</par><par>
<line>
Afonso e Zylberstajn (2017, p. 3) c*ment*m que a PEC 287 é o "mais express*vo
</line>
<line>
conjunto de medida* de reforma da históri* recente *a previdência no B*as**", que se b*s*ia
</line>
</par><par>
<line>
em d*agnóst*co adequ*do *o *i*o e da *agnitud* dos *r*blem*s a serem enfrent*dos,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
particu*ar as **fere**e* reg**s e a ins*s*entabi*idade
</line>
<line>
dos difere*te* reg*me*. Cont*do, *s
</line>
</par><par>
<line>
próprios autores reconhecem q*e as **g*as de transição
</line>
<line>
*r*postas pe** PEC 287 produzir*o
</line>
</par><par>
<line>
efeitos di*tintos sobre in**víduos *e p*r*is di*erente*, em *a*ticula* aqueles que se apo*entam
</line>
<line>
p** tempo d* *ontr*buição, e qu*, p*r esse mo*ivo, é natur*l esperar *ue *stes opon*am maior
</line>
<line>
*esis*ê*c*a às muda*ças.
</line>
</par><par>
<line>
Docume*tári* publicado recentemente pela *âmara
</line>
<line>
dos De*ut*dos *o Br*sil mostr*
</line>
</par><par>
<line>
que na *isão *e alguns especialistas as mudança* f*itas
</line>
<line>
até rece*temente se apres*ntara*
</line>
</par><par>
<line>
*pena* como medidas pa*iat*vas, e q**, apesar de o regime *e se*uridad* *ocial ser so*idário,
</line>
</par><par>
<line>
exi*te um contrato *o*ial dos trab*lha*o**s com o Go*erno,
</line>
<line>
devendo, port*nto, ser
</line>
</par><par>
<line>
con*ider*do *ue a *xpectativa
</line>
<line>
d*s tr**alh*dores
</line>
<line>
não pode s*r frust*ada a *ada ve* q** as
</line>
</par><par>
</page><line>
contas previdenciárias não fecharem ou *presenta*em défic*t (CÂM*RA, 2017).
</line>
<line>
Di*n*e de*se cenári*, a parti* do *nten**men*o de que os di*curs*s d** sujei*o* estarão
</line>
<line>
s*mp*e tendenciosos pelas representações do seu t**p* e espaço s*c*al, e q*e, em sua
</line>
<line>
concepção, o *omem como suj*ito e *b*eto ** c*nhecimento é re**lt*do de uma p**d*çã* d*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*n* PI, v. *5, n. 3, a*t. 14, p. 269-*88, mai./*un. 2018 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. *endes, J. M*tias-Pereira, *. V. Lima, F. S. F*eire
</line>
<line>
272
</line>
</par><par>
<line>
*entido, ** uma prática dis*urs*va e de inte*venções de poder (*OUCAULT, 201*, p. 109), o
</line>
<line>
**esente estudo tem como objetivo analisar o discurso de **nife*taç*es g*vernamentais e de
</line>
<line>
centrais s*ndica*s sobre a Proposta de Emenda Constit*cio*al *º 28*/201*, também c*nhecida
</line>
<line>
como a PE* *a Ref***a da Pre*idência.
</line>
</par><par>
<line>
Para **at*r a questão d* pesquisa, fo*am analisadas e*trevistas ofic*ais e
</line>
<line>
notíc*as
</line>
</par><par>
<line>
pu*licadas pelo G*verno Fed*ral * pelas Centr*is Sindica*s, no período de m*rço a jun*o de
</line>
</par><par>
<line>
*017, no intuito de ide*tifica* se** po*iciona*en*os diante
</line>
<line>
da t*mát*ca da reforma
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pre**dência. Como instrum*nt* de análise, foi utilizad* o soft*are Iram*te* e a Classifica*ão
</line>
</par><par>
<line>
*ierárquica Descendente (CHD) pro*osta p*r Re*n*rt (19**), dispo*d* de
</line>
<line>
*endogramas,
</line>
</par><par>
<line>
**mpostos por vocabulá*io * partir de suas simili*u*es e diferenças.
</line>
</par><par>
<line>
Além d**t* i*trodução, * *studo * composto por 4 (*ua*ro) Seçõe*. Na Seção 2, é
</line>
</par><par>
<line>
*pres*ntada a análise de
</line>
<line>
discurso em Michel Foucault e uma bre*e c*ntex*ualiz*ç*o sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*EC *87/2016. A metodolo*ia util**ada na
</line>
<line>
pesquisa é *p*esent*da na Seção 3. N* Seção 4,
</line>
</par><par>
<line>
apr*senta-*e a análi*e dos
</line>
<line>
dados. As cons*der*ç*es
</line>
<line>
*inais são
</line>
<line>
ap*e*entadas *a Seção 5,
</line>
</par><par>
<line>
seguidas das *eferências utilizadas.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
RE*ERE*CI*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
A Análise *e Dis*urso em Foucault
</line>
</par><par>
<line>
A aná*ise
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
discurso conside*a a *íngua, a hi*tó*ia e o sujeito, sendo que cad* país
</line>
</par><par>
<line>
p*ssui sua própria língua e história, *endo desenvol*i*a e* diferentes regi*es *o mundo co*
</line>
<line>
su*s diferentes t*adiç**s ** estudos e pesquisas sobre o *iscurso (ORLAND*, 2003).
</line>
<line>
Segundo Mozzato e Grzybov*ki (*011), a aná*ise do discurso consiste em uma t*cnica
</line>
<line>
d* aná*ise que **plo*a as rela*õ*s entre *is*urs* e realidad*, ao veri*i*ar *omo *s textos são
</line>
</par><par>
<line>
elab*rados e carrega *ignificados por meio dos p*o*ess*s socia*s. Ne*se co*texto,
</line>
<line>
os *extos
</line>
</par><par>
<line>
po*e* ser considerados uma unidade di*cu*s*va c*mo manifestaçã* material do
</line>
<line>
p*óp*i*
</line>
</par><par>
<line>
di*cur*o.
</line>
</par><par>
<line>
Au**re* como Cost*, Gue*ra e Leão (2013) desta*am Michel Foucault como
</line>
<line>
** dos
</line>
</par><par>
<line>
filós*fos que mais se *pro***daram na *om*reensão do saber co*o const*ução histó*ica. *ara
</line>
<line>
*ou*ault (19*1), o di*curso é composto p*r três domínios de in*estiga*ão con*ecidos como a
</line>
</par><par>
<line>
constit*ição do sujeito do conhecime*to, possib*lidade de atuação *
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
os outr*s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ons*itu*ção dos suj**tos
</line>
<line>
éticos. Já s*b a
</line>
<line>
perspectiva metodol*gica, é comp**to
</line>
<line>
p*r um a
</line>
</par><par>
<line>
ver*ente da arq*eo*ogia, co*posta p*r um conjunto crític* que
</line>
<line>
busca conhe*er a ve*d**e,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Ter**ina, v. 15, n. 3, art. 14, p. *69-2**, mai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise do Disc*rso da Refor*a da Previd*ncia (PEC 287) à *u* da Teoria *e Fou**ult
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
o*tra ve*tente voltada para a gen*a*o***, *ue bu*ca compreender com* esses d*sc*rsos
</line>
<line>
tornaram-se po*itiv*d*des.
</line>
</par><par>
<line>
O discurso represent*
</line>
<line>
um *onjunto *e e**nci*dos apoiados na mesma fo*maçã*
</line>
</par><par>
<line>
d*scursiva, com número l*mitad* ou gr*po individu*l*zá**l
</line>
<line>
de e*unc*ados que definem
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
conjunto de condiç*es de *xistência (FO*CAULT, *013). As
</line>
<line>
prática* *is*ursivas
</line>
</par><par>
<line>
conce*tuam-se como reg*as anônimas, históricas, sem*re de**rminadas no tempo e no espaço,
</line>
</par><par>
<line>
*u* def*niria*,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
uma dada
</line>
<line>
época e para u*a determi*ada área social, eco**mica,
</line>
</par><par>
<line>
geogr*fica ou linguística, as condições de e*ercício da função
</line>
<line>
enuncia*iva (FOUCAULT,
</line>
</par><par>
<line>
2013, p. 133).
</line>
</par><par>
<line>
N*sse sentido, Faircloug* (2016)
</line>
<line>
r*forçou que as *s*r***ras *o co*hecimen*o, bem
</line>
</par><par>
<line>
como os modos de compreensão estão articula*os *o tempo, no espaço e na in*ti*uição, sendo
</line>
</par><par>
<line>
regidos pelas re**ções en*** *s
</line>
<line>
*lemen*o* dis*ursivos e não
</line>
<line>
**scursivo*,
</line>
<line>
de modo * formar
</line>
</par><par>
<line>
*ma *ede de prática* discursivas.
</line>
</par><par>
<line>
A função en*nciat*va *nicia-se da análi*e nas par*i*ulari*ades dos signos, * se estende
</line>
<line>
e relaciona, na dinâmica da *náli*e dis*ursiv*. Os d*scursos dos *ujeitos *st*rão sempre
</line>
<line>
tendenci*sos pelas representaçõe* do s** tempo e espa*o so*ial. E* su* c*n*epç*o, * homem
</line>
</par><par>
<line>
como su*eito e objeto **
</line>
<line>
conhe*ime**o resultado *e uma prod*ção de sentido, d* é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pr*tica d*scursiva e de intervenções *e **der (FOUCA*LT, 201*, p. 109).
</line>
</par><par>
<line>
Na v*são
</line>
<line>
d* S*bral (2012), diante das prática* di***rsivas
</line>
<line>
se determina* as práticas
</line>
</par><par>
<line>
sociais, *n*e os indi*íduos a*uam co*o **je*to do dis*urso. Se*do assim, a mul*ipli***ade de
</line>
</par><par>
<line>
i*entidades dos suje*tos se id*ntificam media*te prá*i**s que demonstram
</line>
<line>
*s rela*õ*s entre
</line>
</par><par>
<line>
subjeti*ação e o*jetivaçã*, evidenciadas nas *nálises discursivas.
</line>
</par><par>
<line>
Fouca*lt (2013) preconiza que fazer *a análise histó*ica o di*curso d* con*ínuo e fazer
</line>
</par><par>
<line>
da *onsc*ê*cia huma*a o sujeito originári* d* todo o d*ver d* to*a a prática são as *uas e
</line>
</par><par>
<line>
faces de um mes*o sist*ma de pen*am*nto. Para Caregnato e Mu*ti (2006), a *náli*e
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Discur*o poss*i po* pretensão interrogar
</line>
<line>
*s *en*idos esta*elec*dos em *iversas formas de
</line>
</par><par>
<line>
produç*o,
</line>
<line>
v*rbais ou
</line>
<line>
não *e*bais, *astand* qu* sua *aterialidade prod*za sentidos para
</line>
</par><par>
<line>
i*terpretação.
</line>
<line>
R*ssalta-se que o di*curso não se re*t*inge a uma estru*ura ordenad* de p*lavras,
</line>
</par><par>
<line>
des*riçã* *u meio
</line>
<line>
de comunicação, tam*ouco se red*z a mer* *xpre*são verbal do m*ndo
</line>
</par><par>
<line>
(CHIZZOTTI, *010). Ademais, preocupa-se com o modo *omo a linguagem *onstrói os
</line>
<line>
objetos, os sujeitos e a subjetivid**e (WI**IG, 1999).
</line>
<line>
Sendo assim, o pr*se**e est*do analisará entrevistas oficiais e notícias publicadas pelo
</line>
</par><par>
<line>
Gove*no *e*era* e pelas Centra*s *indicais *ara *dentificar seus posicionamento*
</line>
<line>
diante
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 3, ar*. 1*, p. *69-288, mai./j*n. 2*18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. **ndes, J. Ma*i*s-Pereira, D. *. Lima, *. *. Freire
</line>
<line>
274
</line>
</par><par>
<line>
temática *a *eforma da previdência, po*to q*e,
</line>
<line>
para Foucault (1999) as for*as
</line>
</par><par>
<line>
in*ividua*izante* de poder segregam indivíduos em categorias, transformando-os em suje*tos
</line>
<line>
do discurso, ao e*por sua *ró*ria id*n**da*e.
</line>
<line>
2 .2 * Proposta de Emenda Constitucion*l da R*forma Prev*den*iá*i* (PEC
</line>
<line>
287/ 2016)
</line>
<line>
Para Matias-Pere*ra (2*1*), o d*sequ**íb*io nas contas *úbli**s no Bra*il é resu*ta*o
</line>
</par><par>
<line>
de um* forte redução na arrec*d**ão de impostos e c*ntr*buições,
</line>
<line>
ao *ado de um contínuo
</line>
</par><par>
<line>
cresci*en*o
</line>
<line>
n*s despesas, especialme*te as obri*atórias, co*o por exemplo, os benefícios
</line>
</par><par>
<line>
pre*iden*iário*, pes*oal, abono, ben**ícios as*ist*nciais, transf*rências a Estad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Município* e preca*órios.
</line>
</par><par>
<line>
Em **zembro
</line>
<line>
de *016, objetivando pro*over * su*t*ntab*li*ade do Sistema de
</line>
</par><par>
<line>
S*gurida** Soci*l brasi**iro, o Governo Fe*er*l ap*es*ntou * PEC *º 28*, também co*hec*da
</line>
<line>
como a PEC da *efo*ma da previdên*ia. *lém das mudança* demográf*cas, a motivaç*o
</line>
<line>
*ásica para a re*orma foi o aspecto f*scal, p*is o aumento exp*osivo de gastos com b**efício*
</line>
<line>
prev**enciários *ompr*met* as fin*nças públi*as d* paí* (AFONSO; ZYLBERSTAJN,
</line>
<line>
*0*7).
</line>
<line>
No *ocu**nto g*ve*nam*ntal, o cres*ime*to do e**elhec*mento popul*ciona*,
</line>
<line>
asso*i**o com a queda da ta** *e fec*ndidade e * *umento da e*pectativa de sobre*ida
</line>
</par><par>
<line>
br*si*e*ra são a*r**entados c*mo fatore* que
</line>
<line>
causam *feitos significativos no at*al sis*ema
</line>
</par><par>
<line>
previ**nciár*o, p*sto que, em 1980, a exp*ctat*va de *obrevida pop*la*ional era de 12 ano*,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto que em 20** expectativa aumen*ou para 1*,4 anos, *em o corre*pondente ajust* a
</line>
<line>
na idade mínim* *e aposentador*a (PEC *. 2**, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
N* e**osi*ão
</line>
<line>
d* **tivos da PEC é apr*sentado que o modelo atu** contempla
</line>
</par><par>
<line>
dist*rções no que t*nge às reg*as
</line>
<line>
de co*cessão dos b*nefícios rurais; necessi*ade de
</line>
</par><par>
<line>
readeq**ção dos benefícios ass*stenciais; regimes espec*fic** para al*umas categorias;
</line>
</par><par>
<line>
dis*aridade
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
as regras *o Regime Geral d* Pre*idênci* Social (RGPS) e do *e**me
</line>
</par><par>
<line>
Próprio d* Previdência Social (R*PS).
</line>
<line>
Dentre os aspectos da proposta, destacam-se a ga*a*tia da sustenta*ilidade; o res**i*o
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
dire**o adquirido; regras de *ra*sição; harmonização
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dir*itos *revidenciá*ios ent*e
</line>
</par><par>
<line>
*omens, mulheres, trabalhadore* ur*anos e
</line>
<line>
rurais;
</line>
<line>
*on*e*gência às *ráticas inte**acion**s;
</line>
</par><par>
<line>
*anutenção do *alário mínimo como piso p*e*ide*ciári*; *anutenção das e
</line>
<line>
aposentadoria*
</line>
</par><par>
<line>
esp*ciais *ara p*rtado**s *e necessidades especiais (MPS, 2017). Den*r*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
itens p*opost*s,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*e*ina, v. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-28*, mai./jun. 20*8
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma A*áli** ** Discurs* da Reforma da *rev*dê*cia (PEC 287) à Luz da Teo*ia de F**cault
</line>
<line>
275
</line>
</par><par>
<line>
estão o aumento do t*mpo de contribuição, a inc**são da i*ade mín**a * a *aridade entr*
</line>
<line>
homens e *ulher*s (*EC *. 2*7, 2016).
</line>
<line>
Ai**a, com fins de pro*ov*r a reduç*o dos gastos com a previdênci*, a PE* n.
</line>
</par><par>
<line>
287/2*1* ta*bém prevê criaçã* d* a
</line>
<line>
uma Lei de *esponsabili**de Prev*denciár**, * fim
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
isençõ*s **s co**rib*ições previdenc*ár*as sobre rec*itas de export*ções e a constituição de
</line>
<line>
um* *nidade *e*tor* ún*ca para cada ente federativo.
</line>
<line>
*ais aspectos levantados são ape*a* proposta* que se enco*tram em anális* na Câmara
</line>
</par><par>
<line>
do* *eputados e, em
</line>
<line>
ca*o de aprovação, se*ão *oste*iormente enviadas ao Senado F*d*ral
</line>
</par><par>
<line>
para aprovação, em cumprimento do d*vido t*âmite legisla*i**. Atualmente, a p*op*sta
</line>
</par><par>
<line>
en**n*ra-se em an*lise da C*missão Esp*cial da **mar* d*s Deputados, p*ra e*is*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
parecer que su**idiará a análise n* âmbito da plenár*a da Câmara.
</line>
</par><par>
<line>
Ob*etivan*o t*azer transp*rênc*a aos dados da pre*id*ncia, com vistas a qualificar *s
</line>
</par><par>
<line>
debat*s da sociedade civil e
</line>
<line>
do governo frente à prin*ip*l
</line>
<line>
q*estão de gastos públicos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Tribunal de Cont*s da União (T*U) elabo**u o relatório de auditoria *ro*uzido no Proce*s*
</line>
<line>
TC-00*.04*/2017-0 que *esulto* no Acórdão n. 1*9*/2017-Plen**io, de *1/06/2017, di*pondo
</line>
<line>
sobr* a *ecess*dad* de financiament* dos regime* de previdên*ia.
</line>
<line>
E* suas considerações finais, contrariand* os d*scursos que se opõem à reforma da
</line>
<line>
previdênci*, o relatór*o *a Corte d* C*ntas apr*senta que não *á sentido n* *rgument* d* que
</line>
<line>
a* áreas de segu*idade social, *ssistên*ia social e previdência dev*m ser reunidas par* efe*to
</line>
</par><par>
<line>
*o cálculo financeir*, que o si*te*a p*ev*denciário, vis a vis seu carát*r *on*ributiv*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
deficitário (TCU, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
* MET*DOL*G*A
</line>
</par><par>
<line>
Para a concr*ti*ação da p*squisa, **z-se nece*s*rio a utiliz*ção de métodos e técni**s
</line>
<line>
adotados e*tre os conheci*os pro*edi*entos científicos (MATIAS-*E*EIRA, 2*16). A*sim,
</line>
</par><par>
<line>
o presente *rti*o trata de uma *esqui**
</line>
<line>
des*r***va e d*cum*n*al po* verificar e descr*ver
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*scurso
</line>
<line>
governamental das centrais sindica*s sob*e e
</line>
<line>
*
</line>
<line>
proposta de ref*rma da
</line>
<line>
p*evidên*ia
</line>
</par><par>
<line>
b*as*leira.
</line>
</par><par>
<line>
Para viabiliz*r a aná*ise, os dados foram coletados dos sítios *ficiais governamental e
</line>
</par><par>
<line>
de cen*rais **ndicais, para análise do discur*o das referidas instituições, posto
</line>
<line>
que tais
</line>
</par><par>
<line>
posici*namentos e man*festa*ões *nflu**ci*m e c**tribuem *iretamen*e
</line>
<line>
no andamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
proposta da reforma previdenciária.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina P*, *. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-288, m*i./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. M**des, J. Matia*-Pere*ra, D. V. L**a, F. S. F*eire
</line>
<line>
276
</line>
</par><par>
<line>
O estudo ef*tuou a anális* de textos, por meio do software ***muteq, desen**lvido sob
</line>
<line>
a lógica da open s*u*ce, lic*nciado p*r G*U GPL (v2), e ancorado no amb*ente estatístico do
</line>
<line>
software R e n* linguage* pyth** (CAMARGO; JUSTO, 2*13, p. 515). Além da utilização
</line>
</par><par>
<line>
básic* da frequên*ia de palavras, a
</line>
<line>
pre*ente pesquisa t*mb** abordará a Cla*sificação
</line>
</par><par>
<line>
Hierárqui*a Desc*nden*e (CHD) p*oposta por Reinert (1990), *u* classifica segmento* dos
</line>
<line>
vocabulários em análise; a*si*, todo o corpu* textua* é dividido de forma r*du**da com bas*
</line>
</par><par>
<line>
em *ua frequên*ia. A
</line>
<line>
an*lise dispôs de dendograma*, c*mp*sto po* vo*abulário a p*rtir de
</line>
</par><par>
<line>
suas simil**ude* e *iferenças.
</line>
</par><par>
<line>
*s te*tos utiliza*os para subsidicar as
</line>
<line>
*nál*ses foram ext*aídas *e *ites oficiais.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o *isc*rso governamental foi coleta*o
</line>
<line>
de e*tr*vistas d* agentes pol*ticos que
</line>
</par><par>
<line>
repr*se*tam * Estado no e*er*í*io de *uas atribuições, constantes *o s*te o*icia* d* Minist*rio
</line>
</par><par>
<line>
da Previ*ência Soc*al,
</line>
<line>
em esp*ç* criado exc**sivamente par* tratar
</line>
<line>
da reforma d*
</line>
</par><par>
<line>
previdênc*a, on** textos de entrevistas fo*am dispo**bilizado* e *ra*am de re*e*tes *iscussões
</line>
<line>
sobr* o tema em estudo. Para a análise do discu*so d*s Centrais Sindicais, c***ide*aram-*e as
</line>
</par><par>
<line>
manifestaç*e*
</line>
<line>
of*ciais de entidades que possuem maior abrangê*c*a representatividade e
</line>
</par><par>
<line>
(MTE, *017), sendo el*s a Ce*tra* Única dos Trabalhadores (*UT) e a
</line>
<line>
U*ião G*ral dos
</line>
</par><par>
<line>
T*abalh*dores (UGT).
</line>
</par><par>
<line>
D* cor**s tex*ual, for*m *on*i*erada* as 5 (c*nco) e*trevistas governamen**is
</line>
<line>
dis*o*ibilizadas n* site ofi*ial do Minis*ério da Faz*nda e emitidas por agentes *úblico*, no
</line>
<line>
p*ríodo de *arço a *un*o de 2017, 3 (*rês) notícias po*tadas no site oficial *a CUT *urante *
</line>
<line>
mês de junho de 2*17, e 3 (três) notícias posta*as no si** ofic*al d* UGT no período do **s
</line>
<line>
de maio de 2017. Destaca-se que, q*anto a* c*itério de coleta das not**ias publicad*s pelas
</line>
<line>
Centrais Sindicais, foram selecion*das as mais **centes, e que tr*ta**m apenas do tema
</line>
<line>
r*forma da previ*ê*ci*.
</line>
</par><par>
<line>
No **e
</line>
<line>
t*nge à *bor*age* reflex*va en**e os discu*s*s a*alisados, este *st*do
</line>
</par><par>
<line>
p*rmitiu forta*ecer a compreensão dos
</line>
<line>
re*lexos contá*eis e a* teorias ine*e*tes par* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*n*o das pesquisas nest* á*ea de
</line>
<line>
at*ação,
</line>
<line>
ao bu*car evide*ciar
</line>
<line>
**mo o *uj*ito
</line>
</par><par>
<line>
*f**ua as práticas dis*ursivas, exerce po*er e se compor*a em cen*rio de muda**as de normas
</line>
<line>
que resultam e* alte*açõe* nas co*tas p*blicas e, consequen*e*ente, no resul**do
</line>
<line>
previde*ci*rio, como é o ca*o da *r*pos** de ref*rma da previdência.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 15, n. 3, art. 1*, p. 269-2*8, *a*./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fs*net.**m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Di**te
</line>
<line>
d*s discursos rea*izados
</line>
<line>
por
</line>
<line>
dif**entes agen*es políticos e/ou públicos,
</line>
</par><par>
<line>
obs*rva-se *ue *lgun* pontos se d*sta*am no posici*namento gov*rnamental sobre a *eforma
</line>
<line>
d* previ*ên**a, quais sejam: a re*uç** de de*igualdades en**e pobres e ric*s; o aumento do
</line>
</par><par>
<line>
envelhe*iment* populac*onal fator a*ravante n* atual
</line>
<line>
cen*rio; a existê*cia d* um *éfic*t
</line>
</par><par>
<line>
previ*enc**rio; * e*is*ência de u*a gr*nde dívida co* a previdência; a forte vinculação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
refo*ma da *revidência com o fim da crise e*onô***a que o país vi*encia; e a necessidade de
</line>
<line>
se fazer uma reforma na previdenciá*ia com urgên*ia.
</line>
<line>
A a*ális* o*se*vou 6 (seis) disc*rsos gover*ament**s dist*ntos. O* disc*rsos foram
</line>
<line>
enumerados de 1 * 6 e tr*tados co** manifestações gover*amen*ais, sem ide*ti*icação do
</line>
<line>
agente que o *nunciou. A aná*ise *e res*ringiu às repetiç*e* de discursos governa*enta*s,
</line>
<line>
independe*te do agente p**lico ou do momento de sua pu**ica*ão. Da análi*e go*ernamen*al
</line>
</par><par>
<line>
destaca*am-se
</line>
<line>
6 (seis) arg*m*ntos qu* se *videnciaram r*cor*en*e*en*e nos discu*sos
</line>
</par><par>
<line>
gover*am*nta*s.
</line>
<line>
Quan*o a* p*imeiro argumento de que a reforma pro*ov**á re*u*ão de desigualda*e
</line>
<line>
entre po*res e ri*os, tais manifestações evidenciam-se nos seg*intes trechos dos d*scursos
</line>
<line>
governam*ntais, apre*e*tad*s *o Quadro 1.
</line>
<line>
Quadr* * - Aná*is* do D*scurso Gover*ame*tal sob** o argum**t* da paridade entre
</line>
<line>
pobres e ricos
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 1
</line>
<line>
"...a reforma **oposta pel* gove*no, que b*sca conter os g*stos pres*rv*ndo ** mais pob*es..."
</line>
</par><par>
<line>
Discu**o 2
</line>
<line>
"...a proposta em tramitação n* Congresso corrig* distorções que, hoje, *avo*e*em os mai* ricos...o desejo de atender aos m**s *obres...*odo m**do igual...j* há id*de mínima para o* **is *obres...a *ef*rma, ao *mpor um piso pa*a tod**, impedir* que um segment* de m**or r*n*a se *posente mais cedo..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 4
</line>
<line>
"...parl*men*ar*s e*tarão s**e**o* às mesmas regras *os trabalhadore* d* **t*r *rivado...*om apro*ação da reforma da p*evidência (PE* 28*/2016), servidores públicos civis * políticos passam a s* submeter às mes*a* re*ras do RGPS...a p*oposta de reforma *a previdênc*a do go*erno Teme* *caba com os pri*i*égio* da c*asse polít**a * dos servido*es público*..."
</line>
</par><par>
<line>
Dis*u*so *
</line>
<line>
"...a alterna**va refo*ma é a est*gn*ção e o agrava*ento dos *tua*s ní*eis de po*reza e à carência social..."
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabor*ção própria, 2*17.
</line>
</par><par>
<line>
*a análi*e do Quadro 1, ob*ervou-*e que d*s 6 (*ei*) discu*sos anal**ados,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ar*umento de qu* a reforma reduzirá desi*ua*dades en*re pob*es e ri*os s* repetiu n*s
</line>
<line>
Di*cursos 1, 2, 4 * 6. Lo*o, os D*s*urs*s * * 5 n*o fiz*r** men*ão ao refe**do *rgumento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 15, *. *, art. 14, *. 269-28*, *ai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. Men*es, J. Matias-Pere*ra, D. *. *ima, F. S. Freire
</line>
<line>
278
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao segundo a*gu**nto, o qual afirm* que, di*nte do at*al cenário, o *umento
</line>
<line>
do envelheciment* *o*ulaciona* é fator agrav*nte, destaca-se *s segu*ntes trechos,
</line>
<line>
aprese*tados n* Q*adr* 2.
</line>
<line>
Quadro 2 - Análise do Dis*urs* Gove*namenta* sobr* o ar*umen*o do envelhecime*to
</line>
<line>
populacion*l
</line>
</par><par>
<line>
Dis*urso 1
</line>
<line>
"...nós já e*t*mos *ivendo os res*lt*dos ruins, que te*dem a s* *g**var com o envelheci*ento da população, * redu*ão da *axa de natalidade e o au*ento *a expectativa de vida..."
</line>
</par><par>
<line>
D*scurso 2
</line>
<line>
"...o proble*a *a previdên*ia b*asile*ra v*m do rápi*o process* de envelheciment* da população..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 3
</line>
<line>
"...*aqui *ara frente, se não *izermos nada hoje, te*emos défici*s *ada vez *aior*s (em deco*rênci* do envelheci*ento po*ulacion*l, por exemplo)..."
</line>
</par><par>
<line>
Disc*rso 5
</line>
<line>
"...*ssa fo*te tendência de a*ta das despesa* *revidenciárias, m*smo após à implantação *a ref*rma, *ecorre do rápido processo de envelhecimento da população brasil*ira..."
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elabor*ç*o própria, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Do Quadro *,
</line>
<line>
id*ntific*u-se que, *a anál*s* dos dis**rsos governa*entais, o
</line>
</par><par>
<line>
a*g*mento do *nvelheciment* populacional esteve p**se*te *os Discursos 1, *, * e 5. Assim,
</line>
<line>
os Dis*ursos 4 * 6 om*tiram o *eferido argumento.
</line>
<line>
O terc*iro *rgum*n*o gov*r*am*ntal enfatiza a *xistência de um déficit p**vi*enciário,
</line>
<line>
*o se po*ici*nar nos seguin*es seg*entos, c*nfo*me Qu*dro 3.
</line>
<line>
Quadro * - An*lise do Di*cu*so Gover*amental *obre a *xis*ência de déf*cit
</line>
<line>
*revi*e*ciário
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 1
</line>
<line>
"...o déficit tem *ua origem exclusivam*nte *as contas prev*denciárias...o déficit prev*de*ciário continuará se *mpliando ano após a*o..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 5
</line>
<line>
"...a tend*n*ia será a expa*sã* de despesas a*ém *o limite impo*t* pe*a Em*n** Co*stituc*onal *º 95/2016, com mais impostos, mai* dé*icit públ*co, *uros mais altos, inf***ã* *resc*n*e e baix* cr*scime*to..."
</line>
</par><par>
<line>
Di*curso 6
</line>
<line>
"...a desp**a d* pr**id*ncia já é o pri*cipa* fa*or de g*ração de déficit nas *ontas do G*verno Federal..."
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaboração p*ópria, 20*7.
</line>
<line>
Da *nál*se do Quadro 3, demonstrou-se que, dos dis*ursos analisados, o argumento da
</line>
<line>
*xist*n*ia de défici* previd*nciár*o se m*nteve nos D**cursos 1, 5 e 6. Ressalta-*e que os
</line>
<line>
Discur*os 2, 3 e 4 n*o se manifestaram q*anto ao referido tema.
</line>
<line>
Outro f*tor rele*a*t* é a afirmaç*o de *xist*ncia de gran*e montant* d* dívidas com a
</line>
<line>
prev*dência. Tais m*nifes*ações se aprese*tam no* tr*c*os * seg**r, ** Quadro 4.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 15, n. 3, a*t. 14, p. 26*-288, mai./j*n. **18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise do Discur*o da Re*or*a da Previdência (PEC 287) à Luz da Teoria de Foucault
</line>
<line>
279
</line>
</par><par>
<line>
Qua*r* 4 - Análise *o Di*cur*o Gove*n*me*tal sob*e a existência de dívida
</line>
</par><par>
<line>
*rev*denc**ria
</line>
</par><par>
<line>
Discur*o 2
</line>
<line>
"...co*rar * dív*da dos que estã* inadimplentes com * p*evidência bastaria para re*olver o prob*ema. Quem *s* *sse ar*umen*o desconsidera que, *os R$ 4** bilhões ***critos em dí*ida *tiva, R$ 52 bil*ões já foram renego*iados e estão sendo pagos. *utros R$ 221 bilhões *ã* de recuperação remota, ma*oria devida por *mpre*as f*lidas. R*stam, pois, R$ a 160 *ilhões que estão em cobran**...a *o*r*nça da dívid* ativ* * *mpor*ante e es*á sendo *eita, m*s não *limi*a * nec*ssi*ade de reforma"
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 3
</line>
<line>
"...reconhec**do que temos um problema c**nico de déficit previdenciário, que só tem piorado nos últi*o* ano*, precisamos resolvê-lo...em um ce*ário ainda m*is ot*mista * ir**alista (*u imposs*vel), *amo* supor que t*da * dívida previd**ciária, aqueles *$ 432,9 bilhões, fosse paga ao gover*o hoje, a ar*ecadação resultante n*o res*l***ia o problema de 3 an*s de défi*it previ*enciário... * co*rança da* dívi*as é meritória e *juda a reduzir o déficit. * tem si*o feita. *as *ão *esolv* o flu*o de re*ultados negativ*s da previd*n*ia"
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboraçã* *rópria, 2017.
</line>
<line>
Diante do Quadro 4, eviden**ou-s* que, dos 6 (se*s) d**cursos gover*amenta**
</line>
<line>
analisados, o argumento da *í**da previd*nciária a*resentou-s* r*corrente nos Discursos 2 e
</line>
<line>
3. De modo que *s demais Discursos (1, 4, 5 e 6) *ão ci*aram o re***ido a*gumento.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
existência de
</line>
<line>
fort* vincu*ação da reforma da previdência com o *im da crise
</line>
</par><par>
<line>
econômica *ue o país **vencia concretiza-s* diante dos *eg*intes trechos, segundo o Quadro
</line>
<line>
5.
</line>
<line>
Quadr* 5 - **álise do *iscurs* G**ern*mental sob*e a re*ação da reforma previdência
</line>
<line>
*om o fim d* cr**e e*onômi*a brasileira
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 1
</line>
<line>
"...não e*tamos fala**o d* futuro l*ngínquo, em que * previ*ên*ia poderi* v*r a se dese*u*l*brar, caso m*danças em alguns parâm**ros *opulacionais e econômi*os *evassem a r**u*tad** r*ins..."
</line>
</par><par>
<line>
D*scu*so 2
</line>
<line>
"...a r*f*rma reduzirá o gasto pú*lico direc*ona*o...*sso liber*rá re*ursos públi*os e permi*irá, por exem*lo, *aiores investimentos em ed*cação, o q** não apenas aum*n*a crescimento o econôm*co como t**bém tem impacto *edistributivo imediato..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso *
</line>
<line>
"...os invest*dores **ternaci*nais pa*sara* a **xergar na recupe*ação *a ec*nom*a uma oportu*i*a*e de negócios, aumen*ando s**s *nvestimentos no país, o que fez a bolsa de valores se r*cuperar e o *reç* do dólar cair..."
</line>
</par><par>
<line>
Di*c*rso *
</line>
<line>
"...*iz*r*m a con*a do impacto direto da refo*ma da previdência sobre o cresc*mento *conômico. *s**m*ra* q*e * taxa de juros Selic cair* *ela *etade, *assando *a média his*órica d* 4% - 4,5% ac*ma da inflação *ara 2% acima da inflação..."
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elabo*ação p*ópria, 2017.
</line>
<line>
Do Quad*o 5, identific*u-se qu*, d* análi*e do* **scursos gover*amentais, o
</line>
<line>
a*gumento da *xistência de relaçã* entre a a*rovação *a reforma da previ*ência e o fim da
</line>
<line>
crise eco*ômi*a brasileira *e apr*sentou no* Di*cu*so* 1, 2, 5 e 6. Já nos Discursos 3 e 4 o
</line>
<line>
*eferid* argumento *ão foi ev*denciado.
</line>
</par><par>
<line>
Ad*mais, quanto *o sexto argumento, rest*u clara a afirma*iva d*
</line>
<line>
necessida*e de se
</line>
</par><par>
</page><line>
fazer u*a refo*ma na *revidenci**ia com *rgência. Ta* posicio*am**to foi i*entific*do nas
</line>
<line>
fal*s a seguir, no Qua**o 6.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 15, n. 3, art. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018 w*w4.fs*net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. Men*es, *. *atias-*ereira, D. V. Lim*, F. *. Fr*ir*
</line>
<line>
*80
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 6 - Análise do *is*urso Gov*rnament*l sobre a u*gência na *provação da
</line>
<line>
reforma previdenciária
</line>
</par><par>
<line>
Disc*rso 1
</line>
<line>
"...qua**o mais se antecipa * aj*ste, mais gr*dual pod* ser a re*orma... *assado já está o *obr**do a c*nta *a r*form*"
</line>
</par><par>
<line>
*iscurso 2
</line>
<line>
"...trata-se de p**blema que apenas se agr*vará com o *empo, **a vez *ue, devi** ao m*delo de previdência do Bra**l, a despesa cresc*rá c*da v*z ma*s depressa... retomar o equilíbrio fis*al viabili** maior cresc*mento"
</line>
</par><par>
<line>
**sc*rs* *
</line>
<line>
"...* medida que * tem*o passa, o montante i*c*brável aumenta aind* *ais..."
</line>
</par><par>
<line>
*iscu**o 5
</line>
<line>
"...a ap*ovação *a *eforma da previdência pelo **ngr*sso nacional é condição fundament** pa*a o *eequi*íbri* f*sc** e para o cu*pr*men*o do li*it* máximo de *a*tos es*abel*cido pela emen** constitu*ional nº 95 *e 2016....quan*o mais demora*mos par* fazer a reform*, ma*s du*a ela precisará ser par* lograr o ree**ilíbrio das co***s...a não aprovação da *eforma d* previdência, o* * enfraque*i*e*t* das reg*a* propos*a* que ve*ha a r*duzir seus efeito* fin**ceiro* representar* a inviabilidade do ajuste fis*al por meio do limite de g*st*s."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 6
</line>
<line>
"...sem cont*nção do c**scim**to da despesa *revidenc*ári* será im*ossível equi*ibr*r as c**t*s públic*s...em *060, s*gundo as proje*ões do IBGE, o Brasil atingirá *rop*rção *ntre id*sos e jovens sim*lar à que h*je é ob*ervada no J*pão. Sem mud** as *e*ras a*uais, a des*e*a co* prev*dência n* B*asil p*der* alcançar 23% do PIB... Sem r*forma, Br*sil terá que aument*r o sua car*a *ributária em 10 p**tos *o PI* até 2060, ap*nas *ara fi*anciar o crescim*nto das despesas com a previdên*ia"
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboraç*o própria, 2017.
</line>
<line>
Diante da análise do Quadro 6, apres*ntou-*e que, do* discursos an*li*ados, o
</line>
<line>
argumento da *rgênc*a para que haja uma refo**a da p*evidência foi i*entificado no*
</line>
<line>
D*scurso* 1, 2, 3, 5 e 6, sendo que t*l ar*umento não foi cit*do apen*s no discurso 4.
</line>
<line>
Os fatores ora demon*trados como d* **ior relev*nci* sob a perspe*tiva do discurso
</line>
<line>
gov*r**mental *obre a **forma da *revidênc*a pod** ser *bservado* no **ndograma da
</line>
<line>
análise d* disc*rso governamental, co*forme fi*ura 1, a s*gui*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. *, ar*. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Análise do D*scurso da Refo*ma da Previdência (PEC 2*7) à Luz da Te*ria de Foucault
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a 1 - Dendogra*a da Análise do Discurso Governamental
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aboração própria, 2017.
</line>
<line>
Diante da an**ise do Dendogr**a ac**a, o*servam-*e a identificaçã* de * (seis) **xo*
</line>
</par><par>
<line>
de manifes*ações go**rnam*nta*s. *n*cia*me*te, as m*ni*e*taçõe* seguem
</line>
<line>
em 2 (dois) eixos
</line>
</par><par>
<line>
de discussã*, os quais se s*bdivid*m em 3 (três) ei*os cada. O p*imeiro eixo demonstra as
</line>
<line>
cla*se* 1 e 5 com maior s*mel*anç* e * cl**se 6. Para * se*undo eixo, *em-se as *lasses 2 * 3
</line>
<line>
com maior se*elhança *ompondo *o* a classe 4.
</line>
</par><par>
<line>
4 .2
</line>
<line>
A *eforma da Previ*ência **b a perspec*iva do D*scurso Sindical
</line>
<line>
Da anális* d*s *iscurs*s realiza*os pelas Centrais S**di*ais, ob*er*a-*e que, em
</line>
</par><par>
<line>
termos ge*ai*, o disc**so si*di*al se co*trapõe ao di*cur** governamental, po*s apresentam *s
</line>
<line>
seg*int** pontos: a ref*rma prej*d*ca *s mais po*re*; h* contro*érsias q*anto à e*ist*ncia de
</line>
<line>
*éficit previdenciário; agentes p*lít*cos são os r*spon*áv*i* pela ma*o* pa*te da* dívid*s com
</line>
</par><par>
<line>
a previdência; reforma será prejudicial para a economi* b*asile*ra; e que o *overno vem a
</line>
</par><par>
<line>
*tuando n* intuito de promover maior rep**sentat*vidade
</line>
<line>
*arlamenta* **m *ins de a*rovar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 15, n. 3, ar*. 14, p. 269-28*, mai./jun. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. F. Mendes, J. Matias-Per*ira, D. V. Lima, *. S. Fre*re
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
reforma da previdê*cia. C*ntu*o, r*ssalta-se que não se identificou manifest*ção quan** ao
</line>
<line>
*nvelhecimento p*pulac*onal, por pa*te das *e*trais Sindicais.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
a*ális* observo* 6 (sei*) dis*ursos governa**nta*s d*sti*tos. Os *iscu*so* for*m
</line>
</par><par>
<line>
enu*erados de 7 a 12 e trata**s como manifestações *indic*is, se* identific**ão do age*te
</line>
<line>
q*e * *nunc*ou. A análi*e *e **strin*iu às **pet*çõe* de discursos sin*icais, ind*penden*e *o
</line>
<line>
agent* sin*ical ou d* m*mento de sua **blicação. *a *ná*ise *indical destacaram-se 5 (cinc*)
</line>
<line>
a*gu*en*os que *e eviden*iar*m recorrentemen*e.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto *o discur*o que a reform* prej*di*a
</line>
<line>
os mais pobres, t*is manifestações **
</line>
</par><par>
<line>
sob*essaem nos seguintes trech*s d* *iscu*so sindical, conforme Qua*ro 7.
</line>
<line>
**adro 7 - Análise do D*scurso Sindical *obre o argumen*o que a refo*ma pre*udica **
</line>
<line>
mais pobr*s
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 7
</line>
<line>
"...a re*orm* da previd*nci* * um d** mais perversos br*ços de u* pro*eto de po*er que *e*aliza a ****lação mais pob*e e vulne*ável..."
</line>
</par><par>
<line>
*i*curso 8
</line>
<line>
"...**sa ref*rma irá m*ssacrar quem contribui com o sistema prev*denciá*io e *ri**l*giar grandes empre*a* devedoras da previdência..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 9
</line>
<line>
"...não dá para o povo pagar a conta des*e gol*e *e *stado q** f*i feito p*ra *ir*r *s *ireitos do* trabalhadores..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 12
</line>
<line>
"...diferentes categori*s de tra*a*hadores intensificara* a pressão por *egr** m*is brandas..."
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: Elaboração p**pria, *0*7.
</line>
</par><par>
<line>
Da análise do Qu**r* 7,
</line>
<line>
*bser*ou-se que, dos 6 (seis) *iscur*os analisado*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ar*umento e* destaq*e se tornou *ecorre*te nos Di*cursos 7, 8,
</line>
<line>
9 e 12. Contudo, não
</line>
</par><par>
<line>
apa*eceu *os Discursos *0 * *1.
</line>
</par><par>
<line>
O dis*urso da inexistê*cia do défici* previdenciário é fortem*nte *efendido como um*
</line>
</par><par>
<line>
est*at*gia
</line>
<line>
do Go*erno para conve*cer os cid*dã*s da *ecessida*e d*
</line>
<line>
se *provar reforma, a
</line>
</par><par>
<line>
confo*me a* segu*ntes ma*i*estações sobre este ponto, *onstant*s n* Quad*o *.
</line>
<line>
Quadro 8 - Anális* do Discur*o Sindical sob*e o ar*umento da inexistên*ia do déficit
</line>
<line>
p*evidenciár*o
</line>
</par><par>
<line>
Discu*so 7
</line>
<line>
"...a própria exi*tência *e um d*ficit é c*nt*over*a, já que, a desp***o do que dete*mina a *onstit*ição, dezen*s de milhões são reti*ados *o sis**ma de arre*adaç*o da previdência social *ara *agar os ju*o* da dív*da p*b*ic*..."
</line>
</par><par>
<line>
Discu*so 8
</line>
<line>
"...a maioria da t*i*utação cai em cima *os ass*lariados, enquanto os so*ega*ores estã* solto* por aí..."
</line>
</par><par>
<line>
D*scurso 9
</line>
<line>
"...nã* existe ro*bo previd*nciário do ta*anho que estão vendendo à so*iedade..."
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Elaboração p*ópria, 2017.
</line>
<line>
Do Q*adro 8, identificou-se que, da análise dos discurs*s sindicais, o argumento da
</line>
<line>
*nexistência de déficit p*evidenciário esteve pre*ente nos Discu*s*s 7, 8 e 9. Assim, *s
</line>
<line>
**scursos 10 a 12 omitir*m o tema.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. *, art. **, p. 269-288, *ai./j*n. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Anális* do *isc**so d* R*f*r** *a Previdênci* (*EC 287) * L*z da Teoria de F*ucault
</line>
<line>
*83
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro ponto de *e*ta**e * a
</line>
<line>
afirmaç*o
</line>
<line>
de que ag*n*e* polí*icos *er*am os m*iores
</line>
</par><par>
<line>
r*spon**vei* pelas dívidas com * *r*vi**ncia, como ap*es*nta** no **adro 9.
</line>
<line>
Quadro 9 - A*álise do Disc*r*o S*ndic*l s*bre * argumento de qu* os ag*ntes p*l*t*co*
</line>
<line>
são os respo*sáveis pelas dívidas com a pr*vid*ncia
</line>
</par><par>
<line>
Discurso *
</line>
<line>
"...Depu*ados Federais e Senadores estão *ssoci*dos a emp*es*s que devem R$ 372 milhõe* ao
</line>
<line>
*NSS. Segundo levanta*ento da Procu*adoria-Geral da Fazend* Nacion*l (*GFN), 73
</line>
</par><par>
<line>
Deputados 13 S*nadores estã* l*gado* a grupos deved*res da p**vidê*ci*, um em cada *et* e
</line>
<line>
con*r*ssi*ta*. As empresas pre*e*te* *o levant**ent* *êm parlamenta*es como s*ci**,
</line>
<line>
presid*ntes, f*ndado*es ou administradores. Casos em que os CNPJs estão vinculado* ao* CPF*
</line>
<line>
**s cong*essistas..."
</line>
<line>
Fonte: Ela*o**ção p*ó*r*a, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
D*
</line>
<line>
aná*ise do Qu*dro 9, demonstrou-se que o a*g*m*nt*, cujo agent*s políticos são
</line>
</par><par>
<line>
respo**áve*s *elas *ívid*s previ*enciá*ias, ocorreu apenas no Disc*r*os 8. Qua*to ao
</line>
<line>
*iscurso qu* a re*orm* ser* prejudicial *ar* a ec*nomia bra*ileira, *em-*e o Quadro 10.
</line>
<line>
Qu*dro 10 - Análise d* Discurso Sin**cal sobre o ar*umento de que a reforma
</line>
<line>
previdenciária será prejud**ial para a economia brasile*ra
</line>
</par><par>
<line>
Di*cu*so 7
</line>
<line>
"...a refo*ma da previdênc*a [...] aposta em u* cenário macr*econômico recessivo para o B*asil nos *róxi*os 20 anos... todos perdem *om a atual prop**ta: trabal*ado**s e a econom** brasileira...essa re*orma da prev*dênc*a rep*esen*a um retroces*o *o *ras*l e e* qualquer país *o mund*..."
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 1*
</line>
<line>
"...\temos de apro*ar mini*amente a idade m*nima\, d**se a base aliada. Já o líder d* *R n* Câmara, *iz *ue nem *esmo este ponto está p*cificado..."
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*ão p*ópri*, 2017.
</line>
<line>
Do *uadro 10, identificou-se q*e o *e*e*ido argumento se apresentou 2 (duas) v*zes,
</line>
<line>
n*s *iscurso* 7 e 10. * afirmação de que o Go*erno ve* atuando no intuito de *a*an**r maior
</line>
<line>
r*presentativ*dade parlamenta* *om fins de aprovar * *e*orma da previdência é ressaltada
</line>
<line>
pela* seguintes *anifestações, *onforme Quadro *1.
</line>
<line>
Q*adro 11 - Aná*ise do Di*curso *indical *o**e o a*gumento de que o Go*ern* vem
</line>
<line>
atuando par* *arantir representativid*de p***ament*r *o intuito de aprova* a refo*ma
</line>
</par><par>
<line>
Dis*urso 10
</line>
<line>
"...líderes de partidos da base aliada na Câmara dos Deputados come**ram a defender uma *e*orma da pre*idência mais \en*ut*\...out*a o*ção cogitad* por lider*nças no Co*gresso é um* \mini*reforma\ da prev*dência"
</line>
</par><par>
<line>
Discurso 11
</line>
<line>
"...o Governo vai começar a l*be*ar c*rgos para nomeaçã* de a**ado* de parlamenta*es em *roca de votos a f*vor da *eforma da previdência..."
</line>
</par><par>
<line>
D**curs* 12
</line>
<line>
"...par*idos da ba*e ali*da estã* trocando seus membros n* *omiss*o Especial. O objetiv* é subst*tuir *eputad*s que se posicionavam contra a pro*osta por parlamentare* que *á se c*mprometer*m com o \*im\..."
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração p*ópria, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Diant*
</line>
<line>
*a an***se do Quadro 11, apresentou-se que, dos d*scursos anali*ados, o
</line>
</par><par>
</page><line>
argu*ento *e que o Governo atua *ara apro*ar a reform* d* pre*idên*ia mediante
</line>
<line>
repre*en*ativi*ade parlamentar foi i*entifi*ado no* Di*curso* 10, 11 e 12, sendo q*e *al
</line>
<line>
arg*mento nã* foi ci*ado nos Discur*os 7, 8 e 9.
</line>
<line>
R**. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 3, art. 1*, p. 269-288, mai./jun. 2*18 www4.fs**et.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. C. *. Men*es, J. Matias-**reira, D. *. Lima, F. S. F**ire
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
Ao ana**sar os dis*ursos dos sin*icados, em *epar**o, observa-se *u* a *UT ap*ese*ta
</line>
</par><par>
<line>
um discurso mais *nfático ao promov*r afirmações po*tuais, como exemplo: negar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência de déf*c*t, afirmar que a reforma *e*á
</line>
<line>
prejudicial aos trabalhadores, den*re ou*r**.
</line>
</par><par>
<line>
Já a *G* a*re*en*a u* discurso mais técnic*, a*al*sand* o cenário e andamento da proposta
</line>
</par><par>
<line>
de re*or*a previdenciária, quase não demons*rando op**iões pessoai*, *m comparaç*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
CUT. Con*udo, o prese*te e*tudo propõe * análise *o
</line>
<line>
dis**rso sindic*l como
</line>
<line>
*m t odo, po*
</line>
</par><par>
<line>
repr*se*tare* a cla*se trabalh*dora. Sen** assim, * discurso si*dical, *u* propaga o discurso
</line>
</par><par>
<line>
d*s t*abalha*es com* a classe que o* r*presenta, result**
</line>
<line>
no *e*dogram* da *n*lise do
</line>
</par><par>
<line>
d*scurso sindical, conf*rme figura 2, a se**i*:
</line>
</par><par>
<line>
Fig**a * - Den*ogram* da Anál**e do Discurso Sindical
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaboraç*o p*ópria, 2017.
</line>
<line>
Diante do Dendo*rama acim*, ob*erva-se a ide*ti*ica*ão de 5 (c*nco) ei*os de tipos de
</line>
</par><par>
<line>
discurs*s si*dic*is. Inic*alme*te, as manif*staç**s segu*m em 2 (do*s) eixo*
</line>
<line>
de di*c*ssão,
</line>
</par><par>
<line>
onde * pr*meiro e*xo se su*divide em 3 (três) eixos (classes 1 e 3, co* m*io* *e*elhan*a de
</line>
<line>
dis*urso e a cl*sse 4 também compondo esse eixo) e, o segun*o eixo que se *u*d*vid* em 2
</line>
<line>
(dois) e*xos (clas**s 2 e 5).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, art. *4, p. 269-288, *ai./*un. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*a A*álise do Dis*ur** d* Reforma da Prev*dência (PE* 287) à Luz d* Teoria de Foucault
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
4 .3 Compa**tiv* entre o* Discu*so* G**erna*ental e Sindical
</line>
</par><par>
<line>
Diante d** aná*ises efetuadas ao lo*g* do *resente e*tudo, obser*a-*e que, em relação
</line>
<line>
à maioria *os apon*amentos efetuados, os discursos go*ernam*ntal e sindical se opõem *o*s
</line>
<line>
em *eral, destacam o* mesmos pontos de r*flexão, co*tudo, de **ferentes pe*spec*iv*s.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, o Q*adro 12 consolida a* m*nifes*ações evidenciadas em a*bos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
discu*sos, conforme seg*e:
</line>
</par><par>
<line>
*u*dro 12 - Qu**ro comparat*vo entre os Discursos *overnamenta* e Si*dical
</line>
</par><par>
<line>
D*scurso G*vernamen*al
</line>
<line>
D*scu*s* Sindic*l
</line>
</par><par>
<line>
A *eforma pr*moverá reduç*o de *esigualdad* en*re pobre* e *ic*s;
</line>
<line>
A reforma *rejudicar* o* mais pobres;
</line>
</par><par>
<line>
O aumento do e*velhe*ime*to po*ulacional é fator agra**n*e no atual cenário;
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Ex*s*e u* dé*icit previdenciári*;
</line>
<line>
Há c*ntrovérsias quanto à exi*t*ncia de déficit *r*viden*iário;
</line>
</par><par>
<line>
Há um grande montante de dívida* com a pr*vid*ncia;
</line>
<line>
Deputados e senad**e* *st*o ligados a grupos resp**sávei* pela *aior pa*te da* dívi*as co* a previdê*cia;
</line>
</par><par>
<line>
Forte vinc*lação da reforma da previd*n*ia com o fim da crise *conômica que o país v*vencia; *
</line>
<line>
A refo*ma se*á p*ejudici*l p*r* a economia *ra*i*eira; e
</line>
</par><par>
<line>
Há a *e*e*sidade de se fazer uma reforma *a prev**enciári* com urgência.
</line>
<line>
O Gov**n* vem atuan** n* in*uito de garantir maior *ep*ese*tatividade p*r**m*ntar para ap**var a re*o*ma da previdência.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elaboração própria, *01*.
</line>
</par><par>
<line>
Da *mostra a*al*sad*, obser*a-*e que ape*as
</line>
<line>
o a*gumento do envelh*cimento
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
e*pressão verbal
</line>
<line>
do mu*do mas, também, p**ocupa-*e **m o modo
</line>
<line>
como a **n*ua**m
</line>
</par><par>
<line>
constrói os obje*os, os sujeitos e a s*b*eti*ida*e. * que,
</line>
<line>
n* visão de Foucault,
</line>
<line>
as *o*mas
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Te*esina PI, v. *5, n. 3, art. 14, p. 2*9-288, mai./ju*. 2018
</line>
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www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
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<par>
<line>
N. C. F. M*ndes, J. M*tias-Pereira, *. V. Lim*, F. *. Freire
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
indi*idua*izantes de poder segregam i*d*víduos em categor*as, transformando-*s em suj*itos
</line>
<line>
do d****rs*, ao exp** sua p*ópria i*entidade.
</line>
<line>
So*re a PEC da Refor*a d* P*evidê*cia, v*r*ficou-s* que tev* c*mo prop*sito
</line>
<line>
pro*ov*r a su*te*tabilid*de do Si*tema de Segu*idade Socia* *r*sile*ro, e que, na visã* de
</line>
<line>
*l*uns e*pecia**stas, além d*s mudanç*s d*mográficas, a *o*iv*ç*o básic* para * re*orma foi
</line>
</par><par>
<line>
o *specto fisca*,
</line>
<line>
*u* **nside*am que o a*m***o explosivo de *astos com benef*cios
</line>
</par><par>
<line>
previden*iári*s comp*omete a* finanças *ú*l*cas *o *aís.
</line>
<line>
D* *odo gera*, pod*-se observar qu*, *a análise *o discurso governamental,
</line>
</par><par>
<line>
destaca*am-se seguintes posicionament*s *obre
</line>
<line>
a reforma previden*iá**a, quais sejam:
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*forma reduzirá as desigualdade entre pobres e ricos; o aumen*o do envelhe*i*ento
</line>
<line>
popula**onal co*o fat*r **ravante no cenári* atual; a *xistência d* u* déf*cit prev*de*ciário;
</line>
<line>
a existên*ia d* u* *o*tan** **gnificativo d* d*vidas com a previ*ência; forte vinc*la*ão ent*e
</line>
<line>
* reforma da previ*ência e o fim d* cr**e econômica brasi*eira; e a neces*idade de se ef*tuar
</line>
<line>
uma reform* da previdência, o *uanto antes.
</line>
<line>
D* disc*r*o sind*cal analis*do, destacou-se que: * proposta de re**rm* prev*denciária
</line>
<line>
preju*ica os mais pobres em de**imento d*s mais r*cos; há c*ntrovérsias quanto à exis*ência
</line>
<line>
do dé*ic*t previdenciári*; os ag*ntes políticos são respon*á*ei* **la maio*ia da* dívidas junto
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
pre*id*ncia; a propo*t* de reforma será prejudici*l para a ec*no**a b*a*ileira; o Govern*
</line>
</par><par>
<line>
v*m a*u*ndo no intuito de obter maior repres*ntativida*e, com fin* *e aprovar a R*for*a da
</line>
<line>
Pr*vidên*ia.
</line>
<line>
Ao comparar ambas as aná*ises de *is*ursos, restou claro *ue os argumentos *estacam
</line>
<line>
os mesmos pontos, *ontudo, sob pontos de vista di*t*ntos, conforme apre*e*ta*o no Qu*dro 1.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, cabe ressal*ar
</line>
<line>
que o argumento d* e*velh*c*mento populac*onal, com* fator
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
relev*n*ia para se prom*ve* a *efor*a o quanto antes, *ão o*orreu no dis*urso si*d*cal, ond*
</line>
<line>
ho*ve *missão qua*t* a este *o*t*.
</line>
<line>
Para *esqu*sas fu*uras *abe a continuid*de da *nál*se, ao obs*rva* o disc*rso d* out**s
</line>
</par><par>
<line>
stakehol*e*s que também serão influ*nciados pela* *lteraçõe* propostas *a R*forma
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Previ*ê*cia. S*ger*-se, ainda, a real*zação de pe*q*isa se*elh**te e* outras reformas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
andame**o que tamb*m
</line>
<line>
*os*uem relevân*ia no atual c*ná*i* *rasil*iro, c*mo é o caso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Re*orma Trabalhista, recentem*nte apro*ada.
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J. Matias- Per*ira
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F. S. *rei*e
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1) concepçã* e p*anejamento.
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<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*erpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abo*ação *o ra*cunho ou n* revisão cr*tica do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovaç*o da ve*sã* final do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. *4, p. 269-28*, mai./jun. 2018
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w**4.fsanet.com.br/revista
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)