<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 3, art. 14, p. 269-288, *a*./ju*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.14 </line>
<line> Uma Análise do Discurso da Ref*r*a da Previ*ên*ia (PEC **7) à Luz da Teori* *e Foucault </line>
<line> A *iscourse An*lysi* o* Social Se*urity System **form (*EC 287) in L*ght *f the F*u*ault </line>
<line> Th*ory </line>
</par>
<par>
<line> Nara Cristina Fe*re*ra Mendes </line>
<line> Douto***o em Ciênc*as Contábeis pe*a Univers*dade de Bras*lia </line>
<line> Mestra em Eco*om*a pela Universi*ade de Bra*íl*a </line>
<line> E-mail: n**acfm@gm*il.*om </line>
<line> José Mati*s-**reira </line>
<line> Do*tor em Ciências P*l*ticas pel* Universida* Complutense de Ma*rid </line>
<line> *rofessor da U*ive*si*ade d* Brasília </line>
<line> *-ma*l: *atias@unb.*r </line>
<line> Di*na Vaz de Lima </line>
<line> D*utora em Ciências Contábeis pe*a Universidade *e *r*s*li* </line>
<line> Prof*sso** da Universidade *e *rasí*ia </line>
<line> E-mail: di*na_lima@u**.b* </line>
<line> Fátima de Souza Freire </line>
<line> D*utor e* E*onomia pe** U*ive*sité des *ciences So**ales Tou*ouse I </line>
<line> P*ofessora *a Uni*ersidade *e Brasíl*a </line>
<line> E-mai*: ffreire5*@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Nara Cr*sti*a *erreira Mendes </line>
</par>
<par>
<line> Camp*s *nivers*tário D**cy Rib*iro - Asa Norte, CEP: </line>
<line> Edit*r-Chef*: </line>
<line> *r. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *0.910-900, *rasília/DF, Brasil. </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ço: José Ma*ias-Perei*a </line>
<line> Ar*i*o re*ebido em 19/02/*018. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Cam*us Univer*itá*i* Darcy *ibeiro - Asa Norte, CEP: </line>
<line> *ecebida em *3/0*/*018. Apr*vado e* 14/04/2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> 70.91*-900, Brasília/DF, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ndereço: Diana V*z de Lima </row>
<row> Campus U*i**rs*tário Dar*y Ribeiro - As* Nor*e, CEP: </row>
<row> 70.910-9*0, Brasília/*F, Brasil. </row>
<row> Endereço: Fátima de S*uz* Fr*ire </row>
<row> Campus Universitário Da*cy Rib*iro - *sa Norte, CEP: </row>
<row> 70.910-900, Bras*lia/DF, Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pel* sistema Triple Review: Desk Re*iew a) </row>
<row> pelo **itor-Chefe; e b) Double Blind Rev*e* </row>
<row> (*va*iação ce** por *oi* a**liadores *a área). </row>
<row> *evisão: G*amatical, No*m*tiva e d* Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. Mendes, J. M*t*a*-Pereira, D. V. L*ma, F. S. Freire </line>
<line> 270 </line>
</par>
<par>
<line> *E**M* </line>
</par>
<par>
<line> O **esente estud* teve como objetiv* an*lisa* o discur*o de manif*staçõe* governamentais e </line>
</par>
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<line> de </line>
<line> centrais sindica** sobre a Propost* de Emenda Constituciona* n* 287/2016, *ambém </line>
</par>
<par>
<line> con*e*i*a como a PEC da Reforma da Previ*ência. Pa*a *ratar a questão da pe*quisa, f*r*m </line>
<line> analisadas entrevista* ofi*iais e notí*ia* publicada* pelo Gover*o Feder*l * pe**s Ce*t*a** </line>
<line> Sindic*is, n* p**íod* de m*r*o a ju*ho de *017, no intu*t* *e ident*ficar *eus </line>
</par>
<par>
<line> pos**i*namentos d*ante da temática da refor*a da </line>
<line> previdência, posto que, para Fou*ault </line>
</par>
<par>
<line> (1999), as formas individ*alizantes de poder segregam indi*íduos *m </line>
<line> categorias, </line>
</par>
<par>
<line> transfo*mando-os e* suj*itos d* d*scur*o, ao expor sua própria i**nti*ade. Como in*trumento </line>
<line> de a*álise, foi utilizado o software Iramut** e a Classificação *ierárquica Descend*nte </line>
</par>
<par>
<line> (CH*) proposta por Rein*rt (1990). Conclui-se </line>
<line> que os argum*ntos se *epe*em </line>
<line> s ob </line>
</par>
<par>
<line> perspectivas an*agônic*s, com exceç*o do discur*o do e*velh*cimen*o populacional </line>
<line> defend*do pelo Governo e nã* po*tuado pelas C*ntrais Sindicais. </line>
<line> Pa*avras-Chave: *eforma da Prev*dência. Anális* de Discurso. Foucau**. Governo. Cent*ais </line>
<line> Sindicai*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The present *t*dy aim*d *o </line>
<line> analyze the discour*e of </line>
<line> gover*ment manifestati*ns a*d **ion </line>
</par>
<par>
<line> centrals on *he Pro*osal for C*nstitu*ional Amendment nº 287/*01*, a*so k*own as the </line>
</par>
<par>
<line> *ension Reform PE*. To *ddre*s the </line>
<line> resear*h q*esti*n, </line>
<line> offici*l </line>
<line> i*terviews and pu**ished </line>
</par>
<par>
<line> ne** by Federal Gov*r*ment and Tr*de U*io* *enters were anal*z*d in the period from </line>
</par>
<par>
<line> March *o </line>
<line> June 2017, i* order to iden*ify thei* positioni*g o* the </line>
<line> *ssue o* pension refo*m, </line>
</par>
<par>
<line> sinc*, for Foucault (1999), i*divi*ua*izi*g forms of po*er segr*gate *n*o </line>
<line> categorie*, </line>
</par>
<par>
<line> t*an*f*rmin* them into *ubjects o* discou*se and exp*sing their own identit*. As instrum*nt </line>
<line> of ana*ysis, were used the Iram**eq software *nd the Hi*rarchical Descending Classificat*on </line>
<line> (CHD) by Re*nert (1**0). I* is concluded t*at the a***ments *re repea*ed under antagoni*tic </line>
</par>
<par>
<line> p*r*pectiv*s, *it* the *xcep*i*n of the discourse of the populat*on </line>
<line> aging defen**d by the </line>
</par>
<par>
<line> governme*t and not pun*tua*ed by C**t*ais Sindic*is. </line>
</par>
<par>
<line> Keywor*s: Social Securi*y R*form. Discourse Analysis. F*uca*lt. Gove*nment. Centr*l </line>
<line> Trade Uni**s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018 </line>
<line> www4.f*anet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U*a Anál*s* ** D*s*urso *a *eform* da Previdên*ia (P*C 2**) à Luz da Teo*ia de Foucault </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *e a*or*o com Lima (2014), as primeiras d*scussões en*olvendo a necessidad* d* </line>
<line> re*orm*s previden*iá*ias *o **asil surgiram *o* anos de 1930, quando, s*gundo Afonso </line>
<line> (2003), o s*st*m* de Caix*s at* então ado**do *e*ava um volu*e *e recursos insufi*ien** ***a </line>
<line> um fun*ionamento estável, dad* ao pequeno número de afiliados. </line>
</par>
<par>
<line> Para Li**, </line>
<line> Viana e Gom** (2*16), o des*quilíbr*o n*s co*t** previ*e*ciária* *e </line>
</par>
<par>
<line> mostrou a*nda mais acentuado co* o advento d* *on*t*tui*ão Federal de 1988 *, desde ent*o, </line>
</par>
<par>
<line> o Go*erno brasil**ro </line>
<line> vem envid*ndo esforço* para busca* a </line>
<line> su*te*t*bi*idade </line>
<line> das conta* </line>
</par>
<par>
<line> *r*videnciárias, *r* *presen*ando </line>
<line> *rop*stas de *efor**s *ue alterem ** crité**os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> elegibilidade (*udança* pa*amétrica*), ora alterando s*a base de fi*anciamento (*u*an*as </line>
<line> e*trutura*s). </line>
</par>
<par>
<line> Atu*lmente, trami** n* *ongres*o Nacional brasil*iro a P*opo*ta </line>
<line> de Emend* </line>
</par>
<par>
<line> Const*t*ci**al nº *87/2016, também conhec*da c*mo a PEC da Refo*m* da P*evid**cia, que </line>
</par>
<par>
<line> alt*ra os a**s. 37, 4*, *09, 149, 16*, 1*5, 2*1 *03 da Constituição F*deral de 1988 e </line>
<line> pa**, </line>
</par>
<par>
<line> e*tre o*tr*s, di*po* sobre mudan*as *a s*gurid*de s***al e esta*elecer nov*s re*ras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transição. </line>
</par>
<par>
<line> Afonso e Zylberstajn (2017, p. 3) c*ment*m que a PEC 287 é o "mais express*vo </line>
<line> conjunto de medida* de reforma da históri* recente *a previdência no B*as**", que se b*s*ia </line>
</par>
<par>
<line> em d*agnóst*co adequ*do *o *i*o e da *agnitud* dos *r*blem*s a serem enfrent*dos, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> particu*ar as **fere**e* reg**s e a ins*s*entabi*idade </line>
<line> dos difere*te* reg*me*. Cont*do, *s </line>
</par>
<par>
<line> próprios autores reconhecem q*e as **g*as de transição </line>
<line> *r*postas pe** PEC 287 produzir*o </line>
</par>
<par>
<line> efeitos di*tintos sobre in**víduos *e p*r*is di*erente*, em *a*ticula* aqueles que se apo*entam </line>
<line> p** tempo d* *ontr*buição, e qu*, p*r esse mo*ivo, é natur*l esperar *ue *stes opon*am maior </line>
<line> *esis*ê*c*a às muda*ças. </line>
</par>
<par>
<line> Docume*tári* publicado recentemente pela *âmara </line>
<line> dos De*ut*dos *o Br*sil mostr* </line>
</par>
<par>
<line> que na *isão *e alguns especialistas as mudança* f*itas </line>
<line> até rece*temente se apres*ntara* </line>
</par>
<par>
<line> *pena* como medidas pa*iat*vas, e q**, apesar de o regime *e se*uridad* *ocial ser so*idário, </line>
</par>
<par>
<line> exi*te um contrato *o*ial dos trab*lha*o**s com o Go*erno, </line>
<line> devendo, port*nto, ser </line>
</par>
<par>
<line> con*ider*do *ue a *xpectativa </line>
<line> d*s tr**alh*dores </line>
<line> não pode s*r frust*ada a *ada ve* q** as </line>
</par>
<par>
<line> contas previdenciárias não fecharem ou *presenta*em défic*t (CÂM*RA, 2017). </line>
<line> Di*n*e de*se cenári*, a parti* do *nten**men*o de que os di*curs*s d** sujei*o* estarão </line>
<line> s*mp*e tendenciosos pelas representações do seu t**p* e espaço s*c*al, e q*e, em sua </line>
<line> concepção, o *omem como suj*ito e *b*eto ** c*nhecimento é re**lt*do de uma p**d*çã* d* </line>
<line> Rev. FSA, T*res*n* PI, v. *5, n. 3, a*t. 14, p. 269-*88, mai./*un. 2018 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. *endes, J. M*tias-Pereira, *. V. Lima, F. S. F*eire </line>
<line> 272 </line>
</par>
<par>
<line> *entido, ** uma prática dis*urs*va e de inte*venções de poder (*OUCAULT, 201*, p. 109), o </line>
<line> **esente estudo tem como objetivo analisar o discurso de **nife*taç*es g*vernamentais e de </line>
<line> centrais s*ndica*s sobre a Proposta de Emenda Constit*cio*al *º 28*/201*, também c*nhecida </line>
<line> como a PE* *a Ref***a da Pre*idência. </line>
</par>
<par>
<line> Para **at*r a questão d* pesquisa, fo*am analisadas e*trevistas ofic*ais e </line>
<line> notíc*as </line>
</par>
<par>
<line> pu*licadas pelo G*verno Fed*ral * pelas Centr*is Sindica*s, no período de m*rço a jun*o de </line>
</par>
<par>
<line> *017, no intuito de ide*tifica* se** po*iciona*en*os diante </line>
<line> da t*mát*ca da reforma </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pre**dência. Como instrum*nt* de análise, foi utilizad* o soft*are Iram*te* e a Classifica*ão </line>
</par>
<par>
<line> *ierárquica Descendente (CHD) pro*osta p*r Re*n*rt (19**), dispo*d* de </line>
<line> *endogramas, </line>
</par>
<par>
<line> **mpostos por vocabulá*io * partir de suas simili*u*es e diferenças. </line>
</par>
<par>
<line> Além d**t* i*trodução, * *studo * composto por 4 (*ua*ro) Seçõe*. Na Seção 2, é </line>
</par>
<par>
<line> *pres*ntada a análise de </line>
<line> discurso em Michel Foucault e uma bre*e c*ntex*ualiz*ç*o sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *EC *87/2016. A metodolo*ia util**ada na </line>
<line> pesquisa é *p*esent*da na Seção 3. N* Seção 4, </line>
</par>
<par>
<line> apr*senta-*e a análi*e dos </line>
<line> dados. As cons*der*ç*es </line>
<line> *inais são </line>
<line> ap*e*entadas *a Seção 5, </line>
</par>
<par>
<line> seguidas das *eferências utilizadas. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> RE*ERE*CI*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* </line>
<line> A Análise *e Dis*urso em Foucault </line>
</par>
<par>
<line> A aná*ise </line>
<line> *e </line>
<line> discurso conside*a a *íngua, a hi*tó*ia e o sujeito, sendo que cad* país </line>
</par>
<par>
<line> p*ssui sua própria língua e história, *endo desenvol*i*a e* diferentes regi*es *o mundo co* </line>
<line> su*s diferentes t*adiç**s ** estudos e pesquisas sobre o *iscurso (ORLAND*, 2003). </line>
<line> Segundo Mozzato e Grzybov*ki (*011), a aná*ise do discurso consiste em uma t*cnica </line>
<line> d* aná*ise que **plo*a as rela*õ*s entre *is*urs* e realidad*, ao veri*i*ar *omo *s textos são </line>
</par>
<par>
<line> elab*rados e carrega *ignificados por meio dos p*o*ess*s socia*s. Ne*se co*texto, </line>
<line> os *extos </line>
</par>
<par>
<line> po*e* ser considerados uma unidade di*cu*s*va c*mo manifestaçã* material do </line>
<line> p*óp*i* </line>
</par>
<par>
<line> di*cur*o. </line>
</par>
<par>
<line> Au**re* como Cost*, Gue*ra e Leão (2013) desta*am Michel Foucault como </line>
<line> ** dos </line>
</par>
<par>
<line> filós*fos que mais se *pro***daram na *om*reensão do saber co*o const*ução histó*ica. *ara </line>
<line> *ou*ault (19*1), o di*curso é composto p*r três domínios de in*estiga*ão con*ecidos como a </line>
</par>
<par>
<line> constit*ição do sujeito do conhecime*to, possib*lidade de atuação * </line>
<line> sobre </line>
<line> os outr*s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ons*itu*ção dos suj**tos </line>
<line> éticos. Já s*b a </line>
<line> perspectiva metodol*gica, é comp**to </line>
<line> p*r um a </line>
</par>
<par>
<line> ver*ente da arq*eo*ogia, co*posta p*r um conjunto crític* que </line>
<line> busca conhe*er a ve*d**e, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Ter**ina, v. 15, n. 3, art. 14, p. *69-2**, mai./jun. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise do Disc*rso da Refor*a da Previd*ncia (PEC 287) à *u* da Teoria *e Fou**ult </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> o*tra ve*tente voltada para a gen*a*o***, *ue bu*ca compreender com* esses d*sc*rsos </line>
<line> tornaram-se po*itiv*d*des. </line>
</par>
<par>
<line> O discurso represent* </line>
<line> um *onjunto *e e**nci*dos apoiados na mesma fo*maçã* </line>
</par>
<par>
<line> d*scursiva, com número l*mitad* ou gr*po individu*l*zá**l </line>
<line> de e*unc*ados que definem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> conjunto de condiç*es de *xistência (FO*CAULT, *013). As </line>
<line> prática* *is*ursivas </line>
</par>
<par>
<line> conce*tuam-se como reg*as anônimas, históricas, sem*re de**rminadas no tempo e no espaço, </line>
</par>
<par>
<line> *u* def*niria*, </line>
<line> em </line>
<line> uma dada </line>
<line> época e para u*a determi*ada área social, eco**mica, </line>
</par>
<par>
<line> geogr*fica ou linguística, as condições de e*ercício da função </line>
<line> enuncia*iva (FOUCAULT, </line>
</par>
<par>
<line> 2013, p. 133). </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, Faircloug* (2016) </line>
<line> r*forçou que as *s*r***ras *o co*hecimen*o, bem </line>
</par>
<par>
<line> como os modos de compreensão estão articula*os *o tempo, no espaço e na in*ti*uição, sendo </line>
</par>
<par>
<line> regidos pelas re**ções en*** *s </line>
<line> *lemen*o* dis*ursivos e não </line>
<line> **scursivo*, </line>
<line> de modo * formar </line>
</par>
<par>
<line> *ma *ede de prática* discursivas. </line>
</par>
<par>
<line> A função en*nciat*va *nicia-se da análi*e nas par*i*ulari*ades dos signos, * se estende </line>
<line> e relaciona, na dinâmica da *náli*e dis*ursiv*. Os d*scursos dos *ujeitos *st*rão sempre </line>
<line> tendenci*sos pelas representaçõe* do s** tempo e espa*o so*ial. E* su* c*n*epç*o, * homem </line>
</par>
<par>
<line> como su*eito e objeto ** </line>
<line> conhe*ime**o resultado *e uma prod*ção de sentido, d* é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pr*tica d*scursiva e de intervenções *e **der (FOUCA*LT, 201*, p. 109). </line>
</par>
<par>
<line> Na v*são </line>
<line> d* S*bral (2012), diante das prática* di***rsivas </line>
<line> se determina* as práticas </line>
</par>
<par>
<line> sociais, *n*e os indi*íduos a*uam co*o **je*to do dis*urso. Se*do assim, a mul*ipli***ade de </line>
</par>
<par>
<line> i*entidades dos suje*tos se id*ntificam media*te prá*i**s que demonstram </line>
<line> *s rela*õ*s entre </line>
</par>
<par>
<line> subjeti*ação e o*jetivaçã*, evidenciadas nas *nálises discursivas. </line>
</par>
<par>
<line> Fouca*lt (2013) preconiza que fazer *a análise histó*ica o di*curso d* con*ínuo e fazer </line>
</par>
<par>
<line> da *onsc*ê*cia huma*a o sujeito originári* d* todo o d*ver d* to*a a prática são as *uas e </line>
</par>
<par>
<line> faces de um mes*o sist*ma de pen*am*nto. Para Caregnato e Mu*ti (2006), a *náli*e </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Discur*o poss*i po* pretensão interrogar </line>
<line> *s *en*idos esta*elec*dos em *iversas formas de </line>
</par>
<par>
<line> produç*o, </line>
<line> v*rbais ou </line>
<line> não *e*bais, *astand* qu* sua *aterialidade prod*za sentidos para </line>
</par>
<par>
<line> i*terpretação. </line>
<line> R*ssalta-se que o di*curso não se re*t*inge a uma estru*ura ordenad* de p*lavras, </line>
</par>
<par>
<line> des*riçã* *u meio </line>
<line> de comunicação, tam*ouco se red*z a mer* *xpre*são verbal do m*ndo </line>
</par>
<par>
<line> (CHIZZOTTI, *010). Ademais, preocupa-se com o modo *omo a linguagem *onstrói os </line>
<line> objetos, os sujeitos e a subjetivid**e (WI**IG, 1999). </line>
<line> Sendo assim, o pr*se**e est*do analisará entrevistas oficiais e notícias publicadas pelo </line>
</par>
<par>
<line> Gove*no *e*era* e pelas Centra*s *indicais *ara *dentificar seus posicionamento* </line>
<line> diante </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 3, ar*. 1*, p. *69-288, mai./j*n. 2*18 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. **ndes, J. Ma*i*s-Pereira, D. *. Lima, *. *. Freire </line>
<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> temática *a *eforma da previdência, po*to q*e, </line>
<line> para Foucault (1999) as for*as </line>
</par>
<par>
<line> in*ividua*izante* de poder segregam indivíduos em categorias, transformando-os em suje*tos </line>
<line> do discurso, ao e*por sua *ró*ria id*n**da*e. </line>
<line> 2 .2 * Proposta de Emenda Constitucion*l da R*forma Prev*den*iá*i* (PEC </line>
<line> 287/ 2016) </line>
<line> Para Matias-Pere*ra (2*1*), o d*sequ**íb*io nas contas *úbli**s no Bra*il é resu*ta*o </line>
</par>
<par>
<line> de um* forte redução na arrec*d**ão de impostos e c*ntr*buições, </line>
<line> ao *ado de um contínuo </line>
</par>
<par>
<line> cresci*en*o </line>
<line> n*s despesas, especialme*te as obri*atórias, co*o por exemplo, os benefícios </line>
</par>
<par>
<line> pre*iden*iário*, pes*oal, abono, ben**ícios as*ist*nciais, transf*rências a Estad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Município* e preca*órios. </line>
</par>
<par>
<line> Em **zembro </line>
<line> de *016, objetivando pro*over * su*t*ntab*li*ade do Sistema de </line>
</par>
<par>
<line> S*gurida** Soci*l brasi**iro, o Governo Fe*er*l ap*es*ntou * PEC *º 28*, também co*hec*da </line>
<line> como a PEC da *efo*ma da previdên*ia. *lém das mudança* demográf*cas, a motivaç*o </line>
<line> *ásica para a re*orma foi o aspecto f*scal, p*is o aumento exp*osivo de gastos com b**efício* </line>
<line> prev**enciários *ompr*met* as fin*nças públi*as d* paí* (AFONSO; ZYLBERSTAJN, </line>
<line> *0*7). </line>
<line> No *ocu**nto g*ve*nam*ntal, o cres*ime*to do e**elhec*mento popul*ciona*, </line>
<line> asso*i**o com a queda da ta** *e fec*ndidade e * *umento da e*pectativa de sobre*ida </line>
</par>
<par>
<line> br*si*e*ra são a*r**entados c*mo fatore* que </line>
<line> causam *feitos significativos no at*al sis*ema </line>
</par>
<par>
<line> previ**nciár*o, p*sto que, em 1980, a exp*ctat*va de *obrevida pop*la*ional era de 12 ano*, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto que em 20** expectativa aumen*ou para 1*,4 anos, *em o corre*pondente ajust* a </line>
<line> na idade mínim* *e aposentador*a (PEC *. 2**, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> N* e**osi*ão </line>
<line> d* **tivos da PEC é apr*sentado que o modelo atu** contempla </line>
</par>
<par>
<line> dist*rções no que t*nge às reg*as </line>
<line> de co*cessão dos b*nefícios rurais; necessi*ade de </line>
</par>
<par>
<line> readeq**ção dos benefícios ass*stenciais; regimes espec*fic** para al*umas categorias; </line>
</par>
<par>
<line> dis*aridade </line>
<line> entre </line>
<line> as regras *o Regime Geral d* Pre*idênci* Social (RGPS) e do *e**me </line>
</par>
<par>
<line> Próprio d* Previdência Social (R*PS). </line>
<line> Dentre os aspectos da proposta, destacam-se a ga*a*tia da sustenta*ilidade; o res**i*o </line>
</par>
<par>
<line> a* </line>
<line> dire**o adquirido; regras de *ra*sição; harmonização </line>
<line> de </line>
<line> dir*itos *revidenciá*ios ent*e </line>
</par>
<par>
<line> *omens, mulheres, trabalhadore* ur*anos e </line>
<line> rurais; </line>
<line> *on*e*gência às *ráticas inte**acion**s; </line>
</par>
<par>
<line> *anutenção do *alário mínimo como piso p*e*ide*ciári*; *anutenção das e </line>
<line> aposentadoria* </line>
</par>
<par>
<line> esp*ciais *ara p*rtado**s *e necessidades especiais (MPS, 2017). Den*r* </line>
<line> os </line>
<line> itens p*opost*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*e*ina, v. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-28*, mai./jun. 20*8 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma A*áli** ** Discurs* da Reforma da *rev*dê*cia (PEC 287) à Luz da Teo*ia de F**cault </line>
<line> 275 </line>
</par>
<par>
<line> estão o aumento do t*mpo de contribuição, a inc**são da i*ade mín**a * a *aridade entr* </line>
<line> homens e *ulher*s (*EC *. 2*7, 2016). </line>
<line> Ai**a, com fins de pro*ov*r a reduç*o dos gastos com a previdênci*, a PE* n. </line>
</par>
<par>
<line> 287/2*1* ta*bém prevê criaçã* d* a </line>
<line> uma Lei de *esponsabili**de Prev*denciár**, * fim </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> isençõ*s **s co**rib*ições previdenc*ár*as sobre rec*itas de export*ções e a constituição de </line>
<line> um* *nidade *e*tor* ún*ca para cada ente federativo. </line>
<line> *ais aspectos levantados são ape*a* proposta* que se enco*tram em anális* na Câmara </line>
</par>
<par>
<line> do* *eputados e, em </line>
<line> ca*o de aprovação, se*ão *oste*iormente enviadas ao Senado F*d*ral </line>
</par>
<par>
<line> para aprovação, em cumprimento do d*vido t*âmite legisla*i**. Atualmente, a p*op*sta </line>
</par>
<par>
<line> en**n*ra-se em an*lise da C*missão Esp*cial da **mar* d*s Deputados, p*ra e*is*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> parecer que su**idiará a análise n* âmbito da plenár*a da Câmara. </line>
</par>
<par>
<line> Ob*etivan*o t*azer transp*rênc*a aos dados da pre*id*ncia, com vistas a qualificar *s </line>
</par>
<par>
<line> debat*s da sociedade civil e </line>
<line> do governo frente à prin*ip*l </line>
<line> q*estão de gastos públicos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Tribunal de Cont*s da União (T*U) elabo**u o relatório de auditoria *ro*uzido no Proce*s* </line>
<line> TC-00*.04*/2017-0 que *esulto* no Acórdão n. 1*9*/2017-Plen**io, de *1/06/2017, di*pondo </line>
<line> sobr* a *ecess*dad* de financiament* dos regime* de previdên*ia. </line>
<line> E* suas considerações finais, contrariand* os d*scursos que se opõem à reforma da </line>
<line> previdênci*, o relatór*o *a Corte d* C*ntas apr*senta que não *á sentido n* *rgument* d* que </line>
<line> a* áreas de segu*idade social, *ssistên*ia social e previdência dev*m ser reunidas par* efe*to </line>
</par>
<par>
<line> *o cálculo financeir*, que o si*te*a p*ev*denciário, vis a vis seu carát*r *on*ributiv* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> deficitário (TCU, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> * MET*DOL*G*A </line>
</par>
<par>
<line> Para a concr*ti*ação da p*squisa, **z-se nece*s*rio a utiliz*ção de métodos e técni**s </line>
<line> adotados e*tre os conheci*os pro*edi*entos científicos (MATIAS-*E*EIRA, 2*16). A*sim, </line>
</par>
<par>
<line> o presente *rti*o trata de uma *esqui** </line>
<line> des*r***va e d*cum*n*al po* verificar e descr*ver </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*scurso </line>
<line> governamental das centrais sindica*s sob*e e </line>
<line> * </line>
<line> proposta de ref*rma da </line>
<line> p*evidên*ia </line>
</par>
<par>
<line> b*as*leira. </line>
</par>
<par>
<line> Para viabiliz*r a aná*ise, os dados foram coletados dos sítios *ficiais governamental e </line>
</par>
<par>
<line> de cen*rais **ndicais, para análise do discur*o das referidas instituições, posto </line>
<line> que tais </line>
</par>
<par>
<line> posici*namentos e man*festa*ões *nflu**ci*m e c**tribuem *iretamen*e </line>
<line> no andamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> proposta da reforma previdenciária. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, *. 15, n. 3, *rt. 14, p. 269-288, m*i./jun. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. M**des, J. Matia*-Pere*ra, D. V. L**a, F. S. F*eire </line>
<line> 276 </line>
</par>
<par>
<line> O estudo ef*tuou a anális* de textos, por meio do software ***muteq, desen**lvido sob </line>
<line> a lógica da open s*u*ce, lic*nciado p*r G*U GPL (v2), e ancorado no amb*ente estatístico do </line>
<line> software R e n* linguage* pyth** (CAMARGO; JUSTO, 2*13, p. 515). Além da utilização </line>
</par>
<par>
<line> básic* da frequên*ia de palavras, a </line>
<line> pre*ente pesquisa t*mb** abordará a Cla*sificação </line>
</par>
<par>
<line> Hierárqui*a Desc*nden*e (CHD) p*oposta por Reinert (1990), *u* classifica segmento* dos </line>
<line> vocabulários em análise; a*si*, todo o corpu* textua* é dividido de forma r*du**da com bas* </line>
</par>
<par>
<line> em *ua frequên*ia. A </line>
<line> an*lise dispôs de dendograma*, c*mp*sto po* vo*abulário a p*rtir de </line>
</par>
<par>
<line> suas simil**ude* e *iferenças. </line>
</par>
<par>
<line> *s te*tos utiliza*os para subsidicar as </line>
<line> *nál*ses foram ext*aídas *e *ites oficiais. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o *isc*rso governamental foi coleta*o </line>
<line> de e*tr*vistas d* agentes pol*ticos que </line>
</par>
<par>
<line> repr*se*tam * Estado no e*er*í*io de *uas atribuições, constantes *o s*te o*icia* d* Minist*rio </line>
</par>
<par>
<line> da Previ*ência Soc*al, </line>
<line> em esp*ç* criado exc**sivamente par* tratar </line>
<line> da reforma d* </line>
</par>
<par>
<line> previdênc*a, on** textos de entrevistas fo*am dispo**bilizado* e *ra*am de re*e*tes *iscussões </line>
<line> sobr* o tema em estudo. Para a análise do discu*so d*s Centrais Sindicais, c***ide*aram-*e as </line>
</par>
<par>
<line> manifestaç*e* </line>
<line> of*ciais de entidades que possuem maior abrangê*c*a representatividade e </line>
</par>
<par>
<line> (MTE, *017), sendo el*s a Ce*tra* Única dos Trabalhadores (*UT) e a </line>
<line> U*ião G*ral dos </line>
</par>
<par>
<line> T*abalh*dores (UGT). </line>
</par>
<par>
<line> D* cor**s tex*ual, for*m *on*i*erada* as 5 (c*nco) e*trevistas governamen**is </line>
<line> dis*o*ibilizadas n* site ofi*ial do Minis*ério da Faz*nda e emitidas por agentes *úblico*, no </line>
<line> p*ríodo de *arço a *un*o de 2017, 3 (*rês) notícias po*tadas no site oficial *a CUT *urante * </line>
<line> mês de junho de 2*17, e 3 (três) notícias posta*as no si** ofic*al d* UGT no período do **s </line>
<line> de maio de 2017. Destaca-se que, q*anto a* c*itério de coleta das not**ias publicad*s pelas </line>
<line> Centrais Sindicais, foram selecion*das as mais **centes, e que tr*ta**m apenas do tema </line>
<line> r*forma da previ*ê*ci*. </line>
</par>
<par>
<line> No **e </line>
<line> t*nge à *bor*age* reflex*va en**e os discu*s*s a*alisados, este *st*do </line>
</par>
<par>
<line> p*rmitiu forta*ecer a compreensão dos </line>
<line> re*lexos contá*eis e a* teorias ine*e*tes par* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*n*o das pesquisas nest* á*ea de </line>
<line> at*ação, </line>
<line> ao bu*car evide*ciar </line>
<line> **mo o *uj*ito </line>
</par>
<par>
<line> *f**ua as práticas dis*ursivas, exerce po*er e se compor*a em cen*rio de muda**as de normas </line>
<line> que resultam e* alte*açõe* nas co*tas p*blicas e, consequen*e*ente, no resul**do </line>
<line> previde*ci*rio, como é o ca*o da *r*pos** de ref*rma da previdência. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 15, n. 3, art. 1*, p. 269-2*8, *a*./jun. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.**m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Uma Análise do Discurso *a Reforma da Prev*dência (PEC 287) à **z da Te*ria de Fouca*lt </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> RESULTADOS E D*SCUS*ÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 </line>
<line> A *eforma da Previd*nc*a sob a perspec*iva d* *isc*rso Gove*namental </line>
</par>
<column>
<row> *77 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Di**te </line>
<line> d*s discursos rea*izados </line>
<line> por </line>
<line> dif**entes agen*es políticos e/ou públicos, </line>
</par>
<par>
<line> obs*rva-se *ue *lgun* pontos se d*sta*am no posici*namento gov*rnamental sobre a *eforma </line>
<line> d* previ*ên**a, quais sejam: a re*uç** de de*igualdades en**e pobres e ric*s; o aumento do </line>
</par>
<par>
<line> envelhe*iment* populac*onal fator a*ravante n* atual </line>
<line> cen*rio; a existê*cia d* um *éfic*t </line>
</par>
<par>
<line> previ*enc**rio; * e*is*ência de u*a gr*nde dívida co* a previdência; a forte vinculação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> refo*ma da *revidência com o fim da crise e*onô***a que o país vi*encia; e a necessidade de </line>
<line> se fazer uma reforma na previdenciá*ia com urgên*ia. </line>
<line> A a*ális* o*se*vou 6 (seis) disc*rsos gover*ament**s dist*ntos. O* disc*rsos foram </line>
<line> enumerados de 1 * 6 e tr*tados co** manifestações gover*amen*ais, sem ide*ti*icação do </line>
<line> agente que o *nunciou. A aná*ise *e res*ringiu às repetiç*e* de discursos governa*enta*s, </line>
<line> independe*te do agente p**lico ou do momento de sua pu**ica*ão. Da análi*e go*ernamen*al </line>
</par>
<par>
<line> destaca*am-se </line>
<line> 6 (seis) arg*m*ntos qu* se *videnciaram r*cor*en*e*en*e nos discu*sos </line>
</par>
<par>
<line> gover*am*nta*s. </line>
<line> Quan*o a* p*imeiro argumento de que a reforma pro*ov**á re*u*ão de desigualda*e </line>
<line> entre po*res e ri*os, tais manifestações evidenciam-se nos seg*intes trechos dos d*scursos </line>
<line> governam*ntais, apre*e*tad*s *o Quadro 1. </line>
<line> Quadr* * - Aná*is* do D*scurso Gover*ame*tal sob** o argum**t* da paridade entre </line>
<line> pobres e ricos </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 1 </line>
<line> "...a reforma **oposta pel* gove*no, que b*sca conter os g*stos pres*rv*ndo ** mais pob*es..." </line>
</par>
<par>
<line> Discu**o 2 </line>
<line> "...a proposta em tramitação n* Congresso corrig* distorções que, hoje, *avo*e*em os mai* ricos...o desejo de atender aos m**s *obres...*odo m**do igual...j* há id*de mínima para o* **is *obres...a *ef*rma, ao *mpor um piso pa*a tod**, impedir* que um segment* de m**or r*n*a se *posente mais cedo..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 4 </line>
<line> "...parl*men*ar*s e*tarão s**e**o* às mesmas regras *os trabalhadore* d* **t*r *rivado...*om apro*ação da reforma da p*evidência (PE* 28*/2016), servidores públicos civis * políticos passam a s* submeter às mes*a* re*ras do RGPS...a p*oposta de reforma *a previdênc*a do go*erno Teme* *caba com os pri*i*égio* da c*asse polít**a * dos servido*es público*..." </line>
</par>
<par>
<line> Dis*u*so * </line>
<line> "...a alterna**va refo*ma é a est*gn*ção e o agrava*ento dos *tua*s ní*eis de po*reza e à carência social..." </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabor*ção própria, 2*17. </line>
</par>
<par>
<line> *a análi*e do Quadro 1, ob*ervou-*e que d*s 6 (*ei*) discu*sos anal**ados, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ar*umento de qu* a reforma reduzirá desi*ua*dades en*re pob*es e ri*os s* repetiu n*s </line>
<line> Di*cursos 1, 2, 4 * 6. Lo*o, os D*s*urs*s * * 5 n*o fiz*r** men*ão ao refe**do *rgumento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 15, *. *, art. 14, *. 269-28*, *ai./jun. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. Men*es, J. Matias-Pere*ra, D. *. *ima, F. S. Freire </line>
<line> 278 </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao segundo a*gu**nto, o qual afirm* que, di*nte do at*al cenário, o *umento </line>
<line> do envelheciment* *o*ulaciona* é fator agrav*nte, destaca-se *s segu*ntes trechos, </line>
<line> aprese*tados n* Q*adr* 2. </line>
<line> Quadro 2 - Análise do Dis*urs* Gove*namenta* sobr* o ar*umen*o do envelhecime*to </line>
<line> populacion*l </line>
</par>
<par>
<line> Dis*urso 1 </line>
<line> "...nós já e*t*mos *ivendo os res*lt*dos ruins, que te*dem a s* *g**var com o envelheci*ento da população, * redu*ão da *axa de natalidade e o au*ento *a expectativa de vida..." </line>
</par>
<par>
<line> D*scurso 2 </line>
<line> "...o proble*a *a previdên*ia b*asile*ra v*m do rápi*o process* de envelheciment* da população..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 3 </line>
<line> "...*aqui *ara frente, se não *izermos nada hoje, te*emos défici*s *ada vez *aior*s (em deco*rênci* do envelheci*ento po*ulacion*l, por exemplo)..." </line>
</par>
<par>
<line> Disc*rso 5 </line>
<line> "...*ssa fo*te tendência de a*ta das despesa* *revidenciárias, m*smo após à implantação *a ref*rma, *ecorre do rápido processo de envelhecimento da população brasil*ira..." </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elabor*ç*o própria, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Do Quadro *, </line>
<line> id*ntific*u-se que, *a anál*s* dos dis**rsos governa*entais, o </line>
</par>
<par>
<line> a*g*mento do *nvelheciment* populacional esteve p**se*te *os Discursos 1, *, * e 5. Assim, </line>
<line> os Dis*ursos 4 * 6 om*tiram o *eferido argumento. </line>
<line> O terc*iro *rgum*n*o gov*r*am*ntal enfatiza a *xistência de um déficit p**vi*enciário, </line>
<line> *o se po*ici*nar nos seguin*es seg*entos, c*nfo*me Qu*dro 3. </line>
<line> Quadro * - An*lise do Di*cu*so Gover*amental *obre a *xis*ência de déf*cit </line>
<line> *revi*e*ciário </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 1 </line>
<line> "...o déficit tem *ua origem exclusivam*nte *as contas prev*denciárias...o déficit prev*de*ciário continuará se *mpliando ano após a*o..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 5 </line>
<line> "...a tend*n*ia será a expa*sã* de despesas a*ém *o limite impo*t* pe*a Em*n** Co*stituc*onal *º 95/2016, com mais impostos, mai* dé*icit públ*co, *uros mais altos, inf***ã* *resc*n*e e baix* cr*scime*to..." </line>
</par>
<par>
<line> Di*curso 6 </line>
<line> "...a desp**a d* pr**id*ncia já é o pri*cipa* fa*or de g*ração de déficit nas *ontas do G*verno Federal..." </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaboração p*ópria, 20*7. </line>
<line> Da *nál*se do Quadro 3, demonstrou-se que, dos dis*ursos analisados, o argumento da </line>
<line> *xist*n*ia de défici* previd*nciár*o se m*nteve nos D**cursos 1, 5 e 6. Ressalta-*e que os </line>
<line> Discur*os 2, 3 e 4 n*o se manifestaram q*anto ao referido tema. </line>
<line> Outro f*tor rele*a*t* é a afirmaç*o de *xist*ncia de gran*e montant* d* dívidas com a </line>
<line> prev*dência. Tais m*nifes*ações se aprese*tam no* tr*c*os * seg**r, ** Quadro 4. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 15, n. 3, a*t. 14, p. 26*-288, mai./j*n. **18 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise do Discur*o da Re*or*a da Previdência (PEC 287) à Luz da Teoria de Foucault </line>
<line> 279 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*r* 4 - Análise *o Di*cur*o Gove*n*me*tal sob*e a existência de dívida </line>
</par>
<par>
<line> *rev*denc**ria </line>
</par>
<par>
<line> Discur*o 2 </line>
<line> "...co*rar * dív*da dos que estã* inadimplentes com * p*evidência bastaria para re*olver o prob*ema. Quem *s* *sse ar*umen*o desconsidera que, *os R$ 4** bilhões ***critos em dí*ida *tiva, R$ 52 bil*ões já foram renego*iados e estão sendo pagos. *utros R$ 221 bilhões *ã* de recuperação remota, ma*oria devida por *mpre*as f*lidas. R*stam, pois, R$ a 160 *ilhões que estão em cobran**...a *o*r*nça da dívid* ativ* * *mpor*ante e es*á sendo *eita, m*s não *limi*a * nec*ssi*ade de reforma" </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 3 </line>
<line> "...reconhec**do que temos um problema c**nico de déficit previdenciário, que só tem piorado nos últi*o* ano*, precisamos resolvê-lo...em um ce*ário ainda m*is ot*mista * ir**alista (*u imposs*vel), *amo* supor que t*da * dívida previd**ciária, aqueles *$ 432,9 bilhões, fosse paga ao gover*o hoje, a ar*ecadação resultante n*o res*l***ia o problema de 3 an*s de défi*it previ*enciário... * co*rança da* dívi*as é meritória e *juda a reduzir o déficit. * tem si*o feita. *as *ão *esolv* o flu*o de re*ultados negativ*s da previd*n*ia" </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboraçã* *rópria, 2017. </line>
<line> Diante do Quadro 4, eviden**ou-s* que, dos 6 (se*s) d**cursos gover*amenta** </line>
<line> analisados, o argumento da *í**da previd*nciária a*resentou-s* r*corrente nos Discursos 2 e </line>
<line> 3. De modo que *s demais Discursos (1, 4, 5 e 6) *ão ci*aram o re***ido a*gumento. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> existência de </line>
<line> fort* vincu*ação da reforma da previdência com o *im da crise </line>
</par>
<par>
<line> econômica *ue o país **vencia concretiza-s* diante dos *eg*intes trechos, segundo o Quadro </line>
<line> 5. </line>
<line> Quadr* 5 - **álise do *iscurs* G**ern*mental sob*e a re*ação da reforma previdência </line>
<line> *om o fim d* cr**e e*onômi*a brasileira </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 1 </line>
<line> "...não e*tamos fala**o d* futuro l*ngínquo, em que * previ*ên*ia poderi* v*r a se dese*u*l*brar, caso m*danças em alguns parâm**ros *opulacionais e econômi*os *evassem a r**u*tad** r*ins..." </line>
</par>
<par>
<line> D*scu*so 2 </line>
<line> "...a r*f*rma reduzirá o gasto pú*lico direc*ona*o...*sso liber*rá re*ursos públi*os e permi*irá, por exem*lo, *aiores investimentos em ed*cação, o q** não apenas aum*n*a crescimento o econôm*co como t**bém tem impacto *edistributivo imediato..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso * </line>
<line> "...os invest*dores **ternaci*nais pa*sara* a **xergar na recupe*ação *a ec*nom*a uma oportu*i*a*e de negócios, aumen*ando s**s *nvestimentos no país, o que fez a bolsa de valores se r*cuperar e o *reç* do dólar cair..." </line>
</par>
<par>
<line> Di*c*rso * </line>
<line> "...*iz*r*m a con*a do impacto direto da refo*ma da previdência sobre o cresc*mento *conômico. *s**m*ra* q*e * taxa de juros Selic cair* *ela *etade, *assando *a média his*órica d* 4% - 4,5% ac*ma da inflação *ara 2% acima da inflação..." </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elabo*ação p*ópria, 2017. </line>
<line> Do Quad*o 5, identific*u-se qu*, d* análi*e do* **scursos gover*amentais, o </line>
<line> a*gumento da *xistência de relaçã* entre a a*rovação *a reforma da previ*ência e o fim da </line>
<line> crise eco*ômi*a brasileira *e apr*sentou no* Di*cu*so* 1, 2, 5 e 6. Já nos Discursos 3 e 4 o </line>
<line> *eferid* argumento *ão foi ev*denciado. </line>
</par>
<par>
<line> Ad*mais, quanto *o sexto argumento, rest*u clara a afirma*iva d* </line>
<line> necessida*e de se </line>
</par>
<par>
<line> fazer u*a refo*ma na *revidenci**ia com *rgência. Ta* posicio*am**to foi i*entific*do nas </line>
<line> fal*s a seguir, no Qua**o 6. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 15, n. 3, art. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018 w*w4.fs*net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. Men*es, *. *atias-*ereira, D. V. Lim*, F. *. Fr*ir* </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 6 - Análise do *is*urso Gov*rnament*l sobre a u*gência na *provação da </line>
<line> reforma previdenciária </line>
</par>
<par>
<line> Disc*rso 1 </line>
<line> "...qua**o mais se antecipa * aj*ste, mais gr*dual pod* ser a re*orma... *assado já está o *obr**do a c*nta *a r*form*" </line>
</par>
<par>
<line> *iscurso 2 </line>
<line> "...trata-se de p**blema que apenas se agr*vará com o *empo, **a vez *ue, devi** ao m*delo de previdência do Bra**l, a despesa cresc*rá c*da v*z ma*s depressa... retomar o equilíbrio fis*al viabili** maior cresc*mento" </line>
</par>
<par>
<line> **sc*rs* * </line>
<line> "...* medida que * tem*o passa, o montante i*c*brável aumenta aind* *ais..." </line>
</par>
<par>
<line> *iscu**o 5 </line>
<line> "...a ap*ovação *a *eforma da previdência pelo **ngr*sso nacional é condição fundament** pa*a o *eequi*íbri* f*sc** e para o cu*pr*men*o do li*it* máximo de *a*tos es*abel*cido pela emen** constitu*ional nº 95 *e 2016....quan*o mais demora*mos par* fazer a reform*, ma*s du*a ela precisará ser par* lograr o ree**ilíbrio das co***s...a não aprovação da *eforma d* previdência, o* * enfraque*i*e*t* das reg*a* propos*a* que ve*ha a r*duzir seus efeito* fin**ceiro* representar* a inviabilidade do ajuste fis*al por meio do limite de g*st*s." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 6 </line>
<line> "...sem cont*nção do c**scim**to da despesa *revidenc*ári* será im*ossível equi*ibr*r as c**t*s públic*s...em *060, s*gundo as proje*ões do IBGE, o Brasil atingirá *rop*rção *ntre id*sos e jovens sim*lar à que h*je é ob*ervada no J*pão. Sem mud** as *e*ras a*uais, a des*e*a co* prev*dência n* B*asil p*der* alcançar 23% do PIB... Sem r*forma, Br*sil terá que aument*r o sua car*a *ributária em 10 p**tos *o PI* até 2060, ap*nas *ara fi*anciar o crescim*nto das despesas com a previdên*ia" </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboraç*o própria, 2017. </line>
<line> Diante da análise do Quadro 6, apres*ntou-*e que, do* discursos an*li*ados, o </line>
<line> argumento da *rgênc*a para que haja uma refo**a da p*evidência foi i*entificado no* </line>
<line> D*scurso* 1, 2, 3, 5 e 6, sendo que t*l ar*umento não foi cit*do apen*s no discurso 4. </line>
<line> Os fatores ora demon*trados como d* **ior relev*nci* sob a perspe*tiva do discurso </line>
<line> gov*r**mental *obre a **forma da *revidênc*a pod** ser *bservado* no **ndograma da </line>
<line> análise d* disc*rso governamental, co*forme fi*ura 1, a s*gui*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. *, ar*. 14, p. 269-288, mai./jun. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise do D*scurso da Refo*ma da Previdência (PEC 2*7) à Luz da Te*ria de Foucault </line>
<line> *81 </line>
</par>
<par>
<line> F*gu*a 1 - Dendogra*a da Análise do Discurso Governamental </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aboração própria, 2017. </line>
<line> Diante da an**ise do Dendogr**a ac**a, o*servam-*e a identificaçã* de * (seis) **xo* </line>
</par>
<par>
<line> de manifes*ações go**rnam*nta*s. *n*cia*me*te, as m*ni*e*taçõe* seguem </line>
<line> em 2 (dois) eixos </line>
</par>
<par>
<line> de discussã*, os quais se s*bdivid*m em 3 (três) ei*os cada. O p*imeiro eixo demonstra as </line>
<line> cla*se* 1 e 5 com maior s*mel*anç* e * cl**se 6. Para * se*undo eixo, *em-se as *lasses 2 * 3 </line>
<line> com maior se*elhança *ompondo *o* a classe 4. </line>
</par>
<par>
<line> 4 .2 </line>
<line> A *eforma da Previ*ência **b a perspec*iva do D*scurso Sindical </line>
<line> Da anális* d*s *iscurs*s realiza*os pelas Centrais S**di*ais, ob*er*a-*e que, em </line>
</par>
<par>
<line> termos ge*ai*, o disc**so si*di*al se co*trapõe ao di*cur** governamental, po*s apresentam *s </line>
<line> seg*int** pontos: a ref*rma prej*d*ca *s mais po*re*; h* contro*érsias q*anto à e*ist*ncia de </line>
<line> *éficit previdenciário; agentes p*lít*cos são os r*spon*áv*i* pela ma*o* pa*te da* dívid*s com </line>
</par>
<par>
<line> a previdência; reforma será prejudicial para a economi* b*asile*ra; e que o *overno vem a </line>
</par>
<par>
<line> *tuando n* intuito de promover maior rep**sentat*vidade </line>
<line> *arlamenta* **m *ins de a*rovar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina PI, v. 15, n. 3, ar*. 14, p. 269-28*, mai./jun. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. F. Mendes, J. Matias-Per*ira, D. V. Lima, *. S. Fre*re </line>
<line> 282 </line>
</par>
<par>
<line> reforma da previdê*cia. C*ntu*o, r*ssalta-se que não se identificou manifest*ção quan** ao </line>
<line> *nvelhecimento p*pulac*onal, por pa*te das *e*trais Sindicais. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> a*ális* observo* 6 (sei*) dis*ursos governa**nta*s d*sti*tos. Os *iscu*so* for*m </line>
</par>
<par>
<line> enu*erados de 7 a 12 e trata**s como manifestações *indic*is, se* identific**ão do age*te </line>
<line> q*e * *nunc*ou. A análi*e *e **strin*iu às **pet*çõe* de discursos sin*icais, ind*penden*e *o </line>
<line> agent* sin*ical ou d* m*mento de sua **blicação. *a *ná*ise *indical destacaram-se 5 (cinc*) </line>
<line> a*gu*en*os que *e eviden*iar*m recorrentemen*e. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto *o discur*o que a reform* prej*di*a </line>
<line> os mais pobres, t*is manifestações ** </line>
</par>
<par>
<line> sob*essaem nos seguintes trech*s d* *iscu*so sindical, conforme Qua*ro 7. </line>
<line> **adro 7 - Análise do D*scurso Sindical *obre o argumen*o que a refo*ma pre*udica ** </line>
<line> mais pobr*s </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 7 </line>
<line> "...a re*orm* da previd*nci* * um d** mais perversos br*ços de u* pro*eto de po*er que *e*aliza a ****lação mais pob*e e vulne*ável..." </line>
</par>
<par>
<line> *i*curso 8 </line>
<line> "...**sa ref*rma irá m*ssacrar quem contribui com o sistema prev*denciá*io e *ri**l*giar grandes empre*a* devedoras da previdência..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 9 </line>
<line> "...não dá para o povo pagar a conta des*e gol*e *e *stado q** f*i feito p*ra *ir*r *s *ireitos do* trabalhadores..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 12 </line>
<line> "...diferentes categori*s de tra*a*hadores intensificara* a pressão por *egr** m*is brandas..." </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: Elaboração p**pria, *0*7. </line>
</par>
<par>
<line> Da análise do Qu**r* 7, </line>
<line> *bser*ou-se que, dos 6 (seis) *iscur*os analisado*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ar*umento e* destaq*e se tornou *ecorre*te nos Di*cursos 7, 8, </line>
<line> 9 e 12. Contudo, não </line>
</par>
<par>
<line> apa*eceu *os Discursos *0 * *1. </line>
</par>
<par>
<line> O dis*urso da inexistê*cia do défici* previdenciário é fortem*nte *efendido como um* </line>
</par>
<par>
<line> est*at*gia </line>
<line> do Go*erno para conve*cer os cid*dã*s da *ecessida*e d* </line>
<line> se *provar reforma, a </line>
</par>
<par>
<line> confo*me a* segu*ntes ma*i*estações sobre este ponto, *onstant*s n* Quad*o *. </line>
<line> Quadro 8 - Anális* do Discur*o Sindical sob*e o ar*umento da inexistên*ia do déficit </line>
<line> p*evidenciár*o </line>
</par>
<par>
<line> Discu*so 7 </line>
<line> "...a própria exi*tência *e um d*ficit é c*nt*over*a, já que, a desp***o do que dete*mina a *onstit*ição, dezen*s de milhões são reti*ados *o sis**ma de arre*adaç*o da previdência social *ara *agar os ju*o* da dív*da p*b*ic*..." </line>
</par>
<par>
<line> Discu*so 8 </line>
<line> "...a maioria da t*i*utação cai em cima *os ass*lariados, enquanto os so*ega*ores estã* solto* por aí..." </line>
</par>
<par>
<line> D*scurso 9 </line>
<line> "...nã* existe ro*bo previd*nciário do ta*anho que estão vendendo à so*iedade..." </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Elaboração p*ópria, 2017. </line>
<line> Do Q*adro 8, identificou-se que, da análise dos discurs*s sindicais, o argumento da </line>
<line> *nexistência de déficit p*evidenciário esteve pre*ente nos Discu*s*s 7, 8 e 9. Assim, *s </line>
<line> **scursos 10 a 12 omitir*m o tema. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. *, art. **, p. 269-288, *ai./j*n. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Anális* do *isc**so d* R*f*r** *a Previdênci* (*EC 287) * L*z da Teoria de F*ucault </line>
<line> *83 </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro ponto de *e*ta**e * a </line>
<line> afirmaç*o </line>
<line> de que ag*n*e* polí*icos *er*am os m*iores </line>
</par>
<par>
<line> r*spon**vei* pelas dívidas com * *r*vi**ncia, como ap*es*nta** no **adro 9. </line>
<line> Quadro 9 - A*álise do Disc*r*o S*ndic*l s*bre * argumento de qu* os ag*ntes p*l*t*co* </line>
<line> são os respo*sáveis pelas dívidas com a pr*vid*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Discurso * </line>
<line> "...Depu*ados Federais e Senadores estão *ssoci*dos a emp*es*s que devem R$ 372 milhõe* ao </line>
<line> *NSS. Segundo levanta*ento da Procu*adoria-Geral da Fazend* Nacion*l (*GFN), 73 </line>
</par>
<par>
<line> Deputados 13 S*nadores estã* l*gado* a grupos deved*res da p**vidê*ci*, um em cada *et* e </line>
<line> con*r*ssi*ta*. As empresas pre*e*te* *o levant**ent* *êm parlamenta*es como s*ci**, </line>
<line> presid*ntes, f*ndado*es ou administradores. Casos em que os CNPJs estão vinculado* ao* CPF* </line>
<line> **s cong*essistas..." </line>
<line> Fonte: Ela*o**ção p*ó*r*a, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> D* </line>
<line> aná*ise do Qu*dro 9, demonstrou-se que o a*g*m*nt*, cujo agent*s políticos são </line>
</par>
<par>
<line> respo**áve*s *elas *ívid*s previ*enciá*ias, ocorreu apenas no Disc*r*os 8. Qua*to ao </line>
<line> *iscurso qu* a re*orm* ser* prejudicial *ar* a ec*nomia bra*ileira, *em-*e o Quadro 10. </line>
<line> Qu*dro 10 - Análise d* Discurso Sin**cal sobre o ar*umento de que a reforma </line>
<line> previdenciária será prejud**ial para a economia brasile*ra </line>
</par>
<par>
<line> Di*cu*so 7 </line>
<line> "...a refo*ma da previdênc*a [...] aposta em u* cenário macr*econômico recessivo para o B*asil nos *róxi*os 20 anos... todos perdem *om a atual prop**ta: trabal*ado**s e a econom** brasileira...essa re*orma da prev*dênc*a rep*esen*a um retroces*o *o *ras*l e e* qualquer país *o mund*..." </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 1* </line>
<line> "...\temos de apro*ar mini*amente a idade m*nima\, d**se a base aliada. Já o líder d* *R n* Câmara, *iz *ue nem *esmo este ponto está p*cificado..." </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*ão p*ópri*, 2017. </line>
<line> Do *uadro 10, identificou-se q*e o *e*e*ido argumento se apresentou 2 (duas) v*zes, </line>
<line> n*s *iscurso* 7 e 10. * afirmação de que o Go*erno ve* atuando no intuito de *a*an**r maior </line>
<line> r*presentativ*dade parlamenta* *om fins de aprovar * *e*orma da previdência é ressaltada </line>
<line> pela* seguintes *anifestações, *onforme Quadro *1. </line>
<line> Q*adro 11 - Aná*ise do Di*curso *indical *o**e o a*gumento de que o Go*ern* vem </line>
<line> atuando par* *arantir representativid*de p***ament*r *o intuito de aprova* a refo*ma </line>
</par>
<par>
<line> Dis*urso 10 </line>
<line> "...líderes de partidos da base aliada na Câmara dos Deputados come**ram a defender uma *e*orma da pre*idência mais \en*ut*\...out*a o*ção cogitad* por lider*nças no Co*gresso é um* \mini*reforma\ da prev*dência" </line>
</par>
<par>
<line> Discurso 11 </line>
<line> "...o Governo vai começar a l*be*ar c*rgos para nomeaçã* de a**ado* de parlamenta*es em *roca de votos a f*vor da *eforma da previdência..." </line>
</par>
<par>
<line> D**curs* 12 </line>
<line> "...par*idos da ba*e ali*da estã* trocando seus membros n* *omiss*o Especial. O objetiv* é subst*tuir *eputad*s que se posicionavam contra a pro*osta por parlamentare* que *á se c*mprometer*m com o \*im\..." </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração p*ópria, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* </line>
<line> *a an***se do Quadro 11, apresentou-se que, dos d*scursos anali*ados, o </line>
</par>
<par>
<line> argu*ento *e que o Governo atua *ara apro*ar a reform* d* pre*idên*ia mediante </line>
<line> repre*en*ativi*ade parlamentar foi i*entifi*ado no* Di*curso* 10, 11 e 12, sendo q*e *al </line>
<line> arg*mento nã* foi ci*ado nos Discur*os 7, 8 e 9. </line>
<line> R**. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 3, art. 1*, p. 269-288, mai./jun. 2*18 www4.fs**et.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. C. *. Men*es, J. Matias-**reira, D. *. Lima, F. S. F**ire </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> Ao ana**sar os dis*ursos dos sin*icados, em *epar**o, observa-se *u* a *UT ap*ese*ta </line>
</par>
<par>
<line> um discurso mais *nfático ao promov*r afirmações po*tuais, como exemplo: negar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência de déf*c*t, afirmar que a reforma *e*á </line>
<line> prejudicial aos trabalhadores, den*re ou*r**. </line>
</par>
<par>
<line> Já a *G* a*re*en*a u* discurso mais técnic*, a*al*sand* o cenário e andamento da proposta </line>
</par>
<par>
<line> de re*or*a previdenciária, quase não demons*rando op**iões pessoai*, *m comparaç*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> CUT. Con*udo, o prese*te e*tudo propõe * análise *o </line>
<line> dis**rso sindic*l como </line>
<line> *m t odo, po* </line>
</par>
<par>
<line> repr*se*tare* a cla*se trabalh*dora. Sen** assim, * discurso si*dical, *u* propaga o discurso </line>
</par>
<par>
<line> d*s t*abalha*es com* a classe que o* r*presenta, result** </line>
<line> no *e*dogram* da *n*lise do </line>
</par>
<par>
<line> d*scurso sindical, conf*rme figura 2, a se**i*: </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a * - Den*ogram* da Anál**e do Discurso Sindical </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaboraç*o p*ópria, 2017. </line>
<line> Diante do Dendo*rama acim*, ob*erva-se a ide*ti*ica*ão de 5 (c*nco) ei*os de tipos de </line>
</par>
<par>
<line> discurs*s si*dic*is. Inic*alme*te, as manif*staç**s segu*m em 2 (do*s) eixo* </line>
<line> de di*c*ssão, </line>
</par>
<par>
<line> onde * pr*meiro e*xo se su*divide em 3 (três) eixos (classes 1 e 3, co* m*io* *e*elhan*a de </line>
<line> dis*urso e a cl*sse 4 também compondo esse eixo) e, o segun*o eixo que se *u*d*vid* em 2 </line>
<line> (dois) e*xos (clas**s 2 e 5). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 3, art. *4, p. 269-288, *ai./*un. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U*a A*álise do Dis*ur** d* Reforma da Prev*dência (PE* 287) à Luz d* Teoria de Foucault </line>
<line> *8* </line>
</par>
<par>
<line> 4 .3 Compa**tiv* entre o* Discu*so* G**erna*ental e Sindical </line>
</par>
<par>
<line> Diante d** aná*ises efetuadas ao lo*g* do *resente e*tudo, obser*a-*e que, em relação </line>
<line> à maioria *os apon*amentos efetuados, os discursos go*ernam*ntal e sindical se opõem *o*s </line>
<line> em *eral, destacam o* mesmos pontos de r*flexão, co*tudo, de **ferentes pe*spec*iv*s. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, o Q*adro 12 consolida a* m*nifes*ações evidenciadas em a*bos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> discu*sos, conforme seg*e: </line>
</par>
<par>
<line> *u*dro 12 - Qu**ro comparat*vo entre os Discursos *overnamenta* e Si*dical </line>
</par>
<par>
<line> D*scurso G*vernamen*al </line>
<line> D*scu*s* Sindic*l </line>
</par>
<par>
<line> A *eforma pr*moverá reduç*o de *esigualdad* en*re pobre* e *ic*s; </line>
<line> A reforma *rejudicar* o* mais pobres; </line>
</par>
<par>
<line> O aumento do e*velhe*ime*to po*ulacional é fator agra**n*e no atual cenário; </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Ex*s*e u* dé*icit previdenciári*; </line>
<line> Há c*ntrovérsias quanto à exi*t*ncia de déficit *r*viden*iário; </line>
</par>
<par>
<line> Há um grande montante de dívida* com a pr*vid*ncia; </line>
<line> Deputados e senad**e* *st*o ligados a grupos resp**sávei* pela *aior pa*te da* dívi*as co* a previdê*cia; </line>
</par>
<par>
<line> Forte vinc*lação da reforma da previd*n*ia com o fim da crise *conômica que o país v*vencia; * </line>
<line> A refo*ma se*á p*ejudici*l p*r* a economia *ra*i*eira; e </line>
</par>
<par>
<line> Há a *e*e*sidade de se fazer uma reforma *a prev**enciári* com urgência. </line>
<line> O Gov**n* vem atuan** n* in*uito de garantir maior *ep*ese*tatividade p*r**m*ntar para ap**var a re*o*ma da previdência. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaboração própria, *01*. </line>
</par>
<par>
<line> Da *mostra a*al*sad*, obser*a-*e que ape*as </line>
<line> o a*gumento do envelh*cimento </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *op*lacional não * ci*ado pel* classe si*dical. O* demais *ão p*ntos de discursão em amb*s </row>
<row> os discu*sos. De modo g*ral, os argumento* se repe*e*, *ontudo, *ob perspecti*** di*ti*tas e, </row>
<row> em alguns *aso*, at* mesmo antagônicas. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> C*NSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> * presente estu*o t*ve como obj*tivo analisa* o discurso de *an*festações </line>
</par>
<column>
<row> gov*rn*mentai* * d* centrais sindicais s*bre a Pro*ost* d* *menda Constitucional nº </row>
<row> 287/2*16, a *ar*ir da análi*e do discurso em Fou*ault (1999), utilizan*o como instrumento de </row>
<row> a*álise o software Iramu*eq * a Cl*ssificação Hierárquica De*cendente (CHD) proposta por </row>
<row> Re*nert (1990). </row>
<row> A revis** da literatura m***rou que o discurso não se restringe a u*a estrutura </row>
<row> ordenada de palavras, desc*ição ou meio de co*unicação, ta*po*co s* reduz a mera </row>
</column>
</par>
<par>
<line> e*pressão verbal </line>
<line> do mu*do mas, também, p**ocupa-*e **m o modo </line>
<line> como a **n*ua**m </line>
</par>
<par>
<line> constrói os obje*os, os sujeitos e a s*b*eti*ida*e. * que, </line>
<line> n* visão de Foucault, </line>
<line> as *o*mas </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina PI, v. *5, n. 3, art. 14, p. 2*9-288, mai./ju*. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
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<line> N. C. F. M*ndes, J. M*tias-Pereira, *. V. Lim*, F. *. Freire </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> indi*idua*izantes de poder segregam i*d*víduos em categor*as, transformando-*s em suj*itos </line>
<line> do d****rs*, ao exp** sua p*ópria i*entidade. </line>
<line> So*re a PEC da Refor*a d* P*evidê*cia, v*r*ficou-s* que tev* c*mo prop*sito </line>
<line> pro*ov*r a su*te*tabilid*de do Si*tema de Segu*idade Socia* *r*sile*ro, e que, na visã* de </line>
<line> *l*uns e*pecia**stas, além d*s mudanç*s d*mográficas, a *o*iv*ç*o básic* para * re*orma foi </line>
</par>
<par>
<line> o *specto fisca*, </line>
<line> *u* **nside*am que o a*m***o explosivo de *astos com benef*cios </line>
</par>
<par>
<line> previden*iári*s comp*omete a* finanças *ú*l*cas *o *aís. </line>
<line> D* *odo gera*, pod*-se observar qu*, *a análise *o discurso governamental, </line>
</par>
<par>
<line> destaca*am-se seguintes posicionament*s *obre </line>
<line> a reforma previden*iá**a, quais sejam: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*forma reduzirá as desigualdade entre pobres e ricos; o aumen*o do envelhe*i*ento </line>
<line> popula**onal co*o fat*r **ravante no cenári* atual; a *xistência d* u* déf*cit prev*de*ciário; </line>
<line> a existên*ia d* u* *o*tan** **gnificativo d* d*vidas com a previ*ência; forte vinc*la*ão ent*e </line>
<line> * reforma da previ*ência e o fim d* cr**e econômica brasi*eira; e a neces*idade de se ef*tuar </line>
<line> uma reform* da previdência, o *uanto antes. </line>
<line> D* disc*r*o sind*cal analis*do, destacou-se que: * proposta de re**rm* prev*denciária </line>
<line> preju*ica os mais pobres em de**imento d*s mais r*cos; há c*ntrovérsias quanto à exis*ência </line>
<line> do dé*ic*t previdenciári*; os ag*ntes políticos são respon*á*ei* **la maio*ia da* dívidas junto </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> pre*id*ncia; a propo*t* de reforma será prejudici*l para a ec*no**a b*a*ileira; o Govern* </line>
</par>
<par>
<line> v*m a*u*ndo no intuito de obter maior repres*ntativida*e, com fin* *e aprovar a R*for*a da </line>
<line> Pr*vidên*ia. </line>
<line> Ao comparar ambas as aná*ises de *is*ursos, restou claro *ue os argumentos *estacam </line>
<line> os mesmos pontos, *ontudo, sob pontos de vista di*t*ntos, conforme apre*e*ta*o no Qu*dro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, cabe ressal*ar </line>
<line> que o argumento d* e*velh*c*mento populac*onal, com* fator </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> relev*n*ia para se prom*ve* a *efor*a o quanto antes, *ão o*orreu no dis*urso si*d*cal, ond* </line>
<line> ho*ve *missão qua*t* a este *o*t*. </line>
<line> Para *esqu*sas fu*uras *abe a continuid*de da *nál*se, ao obs*rva* o disc*rso d* out**s </line>
</par>
<par>
<line> stakehol*e*s que também serão influ*nciados pela* *lteraçõe* propostas *a R*forma </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Previ*ê*cia. S*ger*-se, ainda, a real*zação de pe*q*isa se*elh**te e* outras reformas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> andame**o que tamb*m </line>
<line> *os*uem relevân*ia no atual c*ná*i* *rasil*iro, c*mo é o caso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Re*orma Trabalhista, recentem*nte apro*ada. </line>
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<line> N. C. F. Mendes </line>
<line> J. Matias- Per*ira </line>
<line> R D. *. *ima </line>
<line> F. S. *rei*e </line>
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<line> 1) concepçã* e p*anejamento. </line>
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<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abo*ação *o ra*cunho ou n* revisão cr*tica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovaç*o da ve*sã* final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. *4, p. 269-28*, mai./jun. 2018 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revista </line>
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