<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 9, p. 193-212, j*n./*ev. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.1.*
</line>
<line>
Proposta de Melhoria de Layout S*g*indo a Met*do*ogia S**tema Toyota de **odução
</line>
<line>
Prop*sal for Layo*t Imp*o*ement Fol*owing Method**ogy T*yota Prod*cti*n Syst*m
</line>
</par><par>
<line>
*ayara R*henkohl Ricci
</line>
<line>
Mestr*do *m Engenharia de ***dução na U*iversidade Fed*ral de San*a Maria
</line>
<line>
Grad*ação em Engenhar*a d* Produção pela U*iversida*e T*cnológi** Federa* do *araná
</line>
<line>
E-mail: *a**.ricci@ho*mail.com
</line>
<line>
Antônio *o *asciment* Branco
</line>
<line>
Mest*ado em Engenharia *e Pr*dução na Univ*rsi*ad* Fede*al de Sant* Ma*i*
</line>
<line>
Graduaçã* em E*genharia de Pr*dução pela Universidade Estad*al do Pará
</line>
<line>
E-mail: *n*o*i*br*ncov*3@gm**l.com
</line>
<line>
Cristiano Z*e*ler
</line>
<line>
M*strado em E*genhari* *e *rodução pela Universid*de Fed*r*l de Santa **r*a
</line>
<line>
Gr*duação e* Engenhari* *ecânico *ela Fac*ldade Hor*zont*na
</line>
<line>
E-mail: c*istiano.*iegle*@bol.com.br
</line>
<line>
**selaine R*viaro Zanini
</line>
<line>
D*uto*a *m Epidemiologia pel* U*iversi*ade Fed**al do R*o Grande do Sul
</line>
<line>
Profes*or na U**versidade Federal de San*a Maria
</line>
<line>
E-*ail: rrzanini@smail.ufsm.b*
</line>
<line>
Adria*o *endonça S*uza
</line>
<line>
Douto* em E*g*nha*ia de Produçã* pela Universidade Fe*eral de Sa*ta C*t*rina.
</line>
<line>
P*ofessor da Universi*ade Federa* de **nta Mar*a.
</line>
<line>
E-mai*: amsou*a.*m@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: May*ra R*henkohl Ricci
</line>
</par><par>
<line>
P*efeitura do Univ*r**da*e Federal *e Santa Mari* - Av.
</line>
<line>
E*itor-Chefe: D*. Tonny Kerl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Roraima, 1000, pré*io *3, D*partamento de Estatística,
</line>
<line>
R*drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Ca*obi. CEP: 97105-970, Santa Mar*a/RS, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço:
</line>
<line>
Antôn*o do Nascimento Branco
</line>
<line>
Artigo *ecebido e* *5/06/2018. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Prefei*u** do *niversi**de F*de*a* *e Santa Ma*ia - Av.
</line>
<line>
r*cebida e* 17/07/2018. Ap*o*ado em 1*/07/2018.
</line>
</par><par>
<line>
Roraima, 1000, préd*o *3, *epartament* de Estatística,
</line>
</par><par>
<line>
*a**b*. C**: 97105-970, San*a Maria/RS, Brasil.
</line>
<line>
A*al*ado p*lo siste*a Triple R*view: a) D*sk Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Cristiano Ziegler
</line>
<line>
**lo Editor-Chefe; * b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Pre*e*tura do U*iversida*e *e*eral de Santa Maria - Av.
</line>
<line>
(avaliaç*o cega po* d*is avaliadores da ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
Rorai*a, *000, prédio 13, Departamen*o de *statístic*,
</line>
</par><par>
<line>
Ca*obi. CEP: 971*5-970, Santa *aria/RS, *r*si*.
</line>
<line>
*evi*ã*: G**matica*, Nor*a**va e *e Fo*m*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Rosela*n* *uviaro *anini
</line>
</par><par>
</page><line>
*refeit**a *o Universi*ade Federal de Santa Mari* - Av.
</line>
<line>
Roraima, 1000, prédio 13, Departam*nto de Estatística,
</line>
<line>
Camobi. C*P: 97105-970, Santa Maria/RS, Brasil.
</line>
<line>
E*dereç*: Adriano Mendonça Sou*a
</line>
<line>
Univers*dad* Feder*l *e San*a Maria. Campus Camobi.
</line>
<line>
9**059*0 - Santa Mar*a, RS - Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. *icci, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zanini, A. M. So**a
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Otimi*ar um
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
produ*ivo é d* fundamental impo*tância para as indústrias, uma *ez
</line>
</par><par>
<line>
que a* mes*as devem ter
</line>
<line>
pensament* a
</line>
<line>
longo *razo para q*e atinjam s*us ob*etiv*s
</line>
</par><par>
<line>
plan*jados. Em vista disso, re*lizou-se um estudo e* um* indústria de *onfecção de ternos
</line>
<line>
m*sculinos, lo*alizada no Par*ná, objetivand* a organização de um ** seus process*s
</line>
<line>
produtivos. * Sistema Toyota de Pro*u*ão (STP), *t*lizando conceitos e t*cnicas de *rodução
</line>
<line>
enxuta, so*rev*i* *ara auxiliar, at*avés d* um estudo *ocado n* balanceamento de linh* e e*
</line>
<line>
u*a da* sete perd*s, por Transporte. * ST* capa*ita a empres* pa*a res*onder co* ra*idez às
</line>
<line>
constan**s mudanç** da demanda do m*r*ado, seguin*o su*s d**ensões: flexibil*d*de, custo,
</line>
</par><par>
<line>
qualidade, atend*mento e inov*ção. O present* artigo m*stra que é p*ss*vel
</line>
<line>
*i m i nu* r o
</line>
</par><par>
<line>
transport* inter*o de material e pess*as, or*an*zan*o o layout pr*dutivo, *u sej*, m*strou ser
</line>
<line>
um *é*od* a*equa*o para eli*inar desp*rdício* e aumenta* a produtividade.
</line>
<line>
Palav*as-chave: La*out. Bala*ceamento de Linha. Sist**a Toyota de P*odução.
</line>
<line>
O*ganização.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Optimizing a pr*duction pr*cess i* *f f*ndamental imp*rtance ** *ndust*ies sinc* they must
</line>
<line>
have lon*-term *h*nking t* a*hi*ve t*eir p*a*ned objectives. In view of this, a s*udy was
</line>
<line>
carrie* *ut in an industry *f men's suits, *oca*ed in P**a*á, aiming th* organiza*ion of one of
</line>
<line>
its *ro*uctive processes. The Toyo*a Pr*ductio* System (TPS), u*ing concep** and tec*niques
</line>
<line>
o* lean p*oduction, came to assist, throug* a stud* *ocused on li*e bala*c*** a*d *ne of *h*
</line>
</par><par>
<line>
seven *osses, by Tra*spo*ta**on. TPS
</line>
<line>
empo*ers the company to respond quic*ly *o t*e
</line>
</par><par>
<line>
constant changes in market *emand, follo*ing its dimensions: fl*x*bi*ity, *ost, qualit*,
</line>
</par><par>
<line>
se*vic* a** innovation.
</line>
<line>
Th*
</line>
<line>
p*esent article shows *hat it is possible to *ed*c* the int*rna*
</line>
</par><par>
<line>
transpor* *f m*t*rial and pe*p*e by organizing th* pro*****ve layo*t, that is, it proved to be *
</line>
<line>
suitable method to eliminate waste an* *ncrease pr**u*tivity.
</line>
<line>
*eywords: *ay*ut. L*n* *alanc*n*. Toyota **oduction S*stem. Organization.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi**, v. 1*, n. *, art. *, p. 193-212, jan./fev. 20*9
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P**posta de Mel*oria de Layo*t Seguindo * Met*do*o*ia *istema Toyota d* *r*dução
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*O**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A bu*ca
</line>
<line>
pe*a sa*isfaçã* de se** c*ientes obr**a as em**esas a procurarem me*hores
</line>
</par><par>
<line>
t*cn*cas de man*fatura para, ass*m, se adapta*em mais sati*f*to*iam*nte a um m*rcad*
</line>
<line>
altamente co**e**tivo. Ao *niciar essa nova a*aptaç*o, mu*tas empres*s opta* p*r i**lant*r
</line>
<line>
técnicas de Produçã* Enx*ta, ou Sistema T*y*ta d* Prod**ão.
</line>
<line>
As empre*as est** subs**tuindo s*u *ra*i*ional modelo de prod*ção em massa por u**
</line>
<line>
f*bric*çã* mai* re*trita. Isto p*rq*e, a *roduç*o de ***o mais en*uto recome*da u*
</line>
</par><par>
<line>
processo produtivo satisfatório para atende* apen*s às necessidades do cliente, *u seja,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção, pura * simplesmente,
</line>
<line>
ocorre *a
</line>
<line>
quanti*ade certa desejad* pe** client*.
</line>
<line>
N*sse
</line>
</par><par>
<line>
se*tido, de*tre os ar*an*o* f*sico* mais pop*lar*e*te em*regados está o fo*ado no fluxo de
</line>
<line>
*roce**amen** p*odu**vo.
</line>
</par><par>
<line>
A ind*s*ria
</line>
<line>
de c*nfecção, localiz*da *a re*iã* Oest* do *stado do Paraná,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
caracterizada *or p**s*ir diferentes p*o*essos/ope**ções no decorrer *a produção. A *ndústria
</line>
</par><par>
<line>
confe**iona ve*tu*r*o
</line>
<line>
soc*al masc*li*o * possui
</line>
<line>
*m sistema de produ*ão puxa**, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
**abal*a somente p*r *ncomend*.
</line>
</par><par>
<line>
O sistema d*
</line>
<line>
produção *or *ncomenda *
</line>
<line>
caracte*izad* p*l* atendim*nto
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
nece*sida*es do cliente, ou seja, a produçã* depende dos *ed*dos *eal*zados. Ess* siste*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
vo*tado para demandas baixas, o produt* t*m data para en*rega e, principal*ente, a **mpra *e
</line>
<line>
matéria-prima *ode *er fei** com antecedência (*UBI*O, 2009).
</line>
<line>
O **lhor método *ara inicia* um estudo em um* i*dústria de c*nfe*ç** é o estud* de
</line>
<line>
suas operações *eguidas de *m est*do *o la*out. Para Zacc*rel** (199*), uma fábrica
</line>
</par><par>
<line>
con*truída *e aco*do com
</line>
<line>
*m **ojeto cuidadosamente detalhado certamen*e terá van*agens.
</line>
</par><par>
<line>
Po*e-se d*zer que um *d*fíc*o perfeit* terá
</line>
<line>
as *ua* funç**s
</line>
<line>
op*racionais
</line>
<line>
p*rfei*as. **sim,
</line>
</par><par>
<line>
ap*s * definiçã* do *ayout, bem como dos estudos dos sistemas de pro**ç*o, é possív*l
</line>
<line>
*ting*r o nível de produti*idade deseja*a.
</line>
</par><par>
<line>
Por*a*to, e**a *esquisa está ba**ad* no
</line>
<line>
contex** d* Si*t*ma Toyot* de P*o*uçã*
</line>
</par><par>
<line>
apli*ado em um* indús*ria têxtil. O STP consi*te em um sistem* focado n*
</line>
<line>
eliminação d*s
</line>
</par><par>
<line>
desperd*cios, pau*ado pel*
</line>
<line>
*ficiente uso de *qui*amentos, ma*eriais, peças e tr*balhadores,
</line>
</par><par>
<line>
*uscan** o uso consciente dos recursos e, obviamente, a redução de **stos *rod*tiv*s. Desse
</line>
<line>
modo, este estudo tem c*mo obj*tivo reduzir o tempo e as distâncias *e lo*om*ção * fac*litar
</line>
<line>
o g*renciamento dos **oces***, nesse c*ntexto, dando **st*que para o ba*anceamento *a
</line>
</par><par>
<line>
linha produti*a, assim como par* as
</line>
<line>
perdas d* prod*ção que, nesse c*so especí*ico, *stá
</line>
</par><par>
<line>
baseada *as perdas p*r transporte.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina *I, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, *an./fev. 2*19
</line>
<line>
**w4.*sanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Ri*ci, A. *. Branco, C. Ziegler, R. R. **nini, A. M. Souza
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
Tod* at*vidade que não agregar v*lor ao *roduto, d*ve *er eliminada. A *ti*idade de
</line>
</par><par>
<line>
transporte de material *ão agr*ga v*l*r ao p**duto p*o*uz*do, nesse
</line>
<line>
cas* *specífico
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
haverá *os*ibilidade de elimina*ã*, assim sendo, diminuin**-a *c*rretará e* *ma mel*ora no
</line>
</par><par>
<line>
process*. Po* meio de m*lhorament* de la*out pode-se
</line>
<line>
observar melhor fluxo de material,
</line>
</par><par>
<line>
menor tem*o d* prod*ção e a*é *esmo aum*nt*r a produção diári*, tendo e* *ista os fatores
</line>
<line>
p*s*tivos *o estudo da pe*da por tran*porte *o STP.
</line>
</par><par>
<line>
A es*olha do local para *stu*o *e d*ve à infinid*d* de assun*os voltados para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eng*nharia de produção que p*de *er e*pr*gada, e tamb*m ao cresc*ment* das indústrias de
</line>
<line>
con*ecç*es de vestuário, em c*ns*quência d* de*anda por produtos customi*ados e/*u
</line>
</par><par>
<line>
exclusivos. Devido ao cresciment* há necessidad* d* ad*ptação das fábri*as *
</line>
<line>
essa nova
</line>
</par><par>
<line>
*em*nda. Porém, a lin*a de p**d**ão de uma indústria de confe*ção de vestuári*, ou o fluxo
</line>
</par><par>
<line>
da produção gera
</line>
<line>
perd*s, q*e
</line>
<line>
podem a*arretar desperdícios desneces*ários,
</line>
<line>
b*m co*o
</line>
</par><par>
<line>
futur**ent*, atrapal*a* e reduz*r a *rod*ção.
</line>
<line>
Por ess* motivo, * e*tu*o vi*bilizará a quest*o de aumentar a p*odução com o que é
</line>
<line>
atualmen*e *nco*trado n* ind*stri* focando, *specifi*a*ente, nas perdas ocasionadas pel*
</line>
<line>
al*n*ame*to produtivo ir*egular, assim *om* p*lo *rra*jo f**ic* deficien*e.
</line>
<line>
2 R * FE R E N C I A L T E Ó R I C O
</line>
<line>
*.1 Sistema Toyota de Prod**ão
</line>
<line>
Para ac*modar as flutu*çõe* **s demand*s i*evitáveis que ocor*em em um *ercado
</line>
<line>
int*ira*ent* vo*átil, há *eces*idade de desenvol*er técnicas mais fle*íveis p*ra que *s
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores se ad*ptem
</line>
<line>
às mudanças. Há duas form*s
</line>
<line>
para ess* adaptação; uma del*s
</line>
</par><par>
<line>
refere-se à r*duç*o do *úme*o de trabal**dores; já a outr*, foco desse estudo, é base*da
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
quali**caç*o multit*refa dos co*ab*radore*, para au*entar suas aplicaçõ*s em várias
</line>
<line>
ativ*dades. (*A**, YA*G; CH*NG, 20**).
</line>
<line>
O Sistema Toyota *e Pr**ução (STP) ou Toyota Production System (*PS) é baseado
</line>
<line>
em dois *rincípios p*ra Maximia*o (2008): a elimi*a*ão de desp*rdíc**s, segu*d* de
</line>
</par><par>
<line>
fab*icação com qualidade, ou *e*a, ****uzir *em
</line>
<line>
defeitos, que é
</line>
<line>
um* forma d* el*minar
</line>
</par><par>
<line>
desperdício*. O pri*c*pio de eliminação de desp*rd*cios fez *as**r a p*odução enxuta (Lean
</line>
<line>
Manu*actu*i*g), ou seja, fabricar com *áximo *e eco*omia de recu*s*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*res*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propo*ta de Melhoria ** La*out Seguindo a *etodologia Sis*ema Toyota de Produção
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
P*ra a c**preensão do STP é necessário *n*end*r o que * processo e operação, o qu*l
</line>
<line>
é a trans*ormação de matéria-**ima em prod*to acabado. Operação se refere às açõe*
</line>
<line>
efetuadas pelos operador*s e máquinas (SHINGO, 1996). *utra expressão muito u*iliza*a é o
</line>
<line>
lead time, *u* e*** rel*cio*ada ao in*cio das atividades de produção até o seu término.
</line>
<line>
A*ém *a eliminação de desper*íc*os, algumas expressões são us**as para ****n*r, de
</line>
</par><par>
<line>
fo*m* men*s
</line>
<line>
complexa, o q** é o Sistem* Toyota *e Produ*ão: *rodução sem es*oques,
</line>
</par><par>
<line>
produção enxuta (l*an pro*uc*ion ou lean manuf*cturing), *l*minaç*o de desperdíci*s,
</line>
<line>
manufatura de fluxo contínuo e esfo*ço co*tínu* na res*luç*o de problem*s (CORRÊA;
</line>
<line>
*OR*ÊA, 2012).
</line>
<line>
2.2 Formas de d*sperdício
</line>
<line>
Para Almeida (2*10), e* *odo process* de p*oduç*o é *n*o*tra*o *lgum tipo de
</line>
<line>
d*sperdício. Gh**ato (19*6) co**lementa que * produção *nxuta deve elim*nar qua*quer t*po
</line>
</par><par>
<line>
de atividade dispendios*; p** isso, é imp*escin*ível a an*lise *e *ada parte do
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
produt*vo.
</line>
<line>
***ngo (1996) e Ohno (1997) i*entificam os sete ti*o* de despe*dícios (*erdas)
</line>
</par><par>
<line>
*r**en*es no Sis*ema Toy*ta de Produçã*: supe***odução, *or espera, transpor*e,
</line>
<line>
proces*amento, estoque, *esper*í**o nos movimentos * despe*d*cio na elaboraç*o de pro*utos
</line>
<line>
defe*tuosos. Por meio da
</line>
<line>
*abela 1 é possível verifica* algumas causas e efeitos da* sete perdas.
</line>
<line>
Tab*la 1 - Set* perdas *o Si*tema Toyota de *rodu*ã*, suas cau*as e efeitos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. *. R*cci, A. N. Bran*o, C. *iegler, R. R. Zanini, A. M. *ouza
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
Rel**ivament* a *ma das sete *erda*, * desperdício ocasio*a*o por transporte,
</line>
<line>
conside*a-se *mprescindível analisar o *iste*a de pro*ução, po*s somente assim será possível
</line>
<line>
propor uma nova organização de layout.
</line>
<line>
2.* Layout ou Arranjo F*sico
</line>
<line>
O l*yo*t é def*n**o c*mo s*ndo a localização física dos recu*sos d* transform*ção, * a
</line>
<line>
s*a *lteração pode facilitar o fl*xo d* m*te*iais, **me*tar a eficiên*ia, re**zir ris*os,
</line>
<line>
melho*ar * comun*cação e a moral dos trab*l**dores (SLACK; BRAN*ON-J*NES;
</line>
<line>
JOHNST*N, 2015).
</line>
<line>
Para desenvolver u* la*ou* é necessário seguir ci*co etapas:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Exist*m quatro tipos básic** de layo*t cuj* *ompreensã* prev*a se *az nec*ssária par*
</line>
<line>
pos*eri*r aplicação: posicio*a*, por *roc**so, ce*ul*r e p*r produto.
</line>
</par><par>
<line>
N* pos*ciona* *u fixo, *uem sofre o p*ocess*ment* f**a estacionário, e***anto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
equipame**o, maquinár*o, instalação e pess*as mov*m-s* n* medida *o **cessário.
</line>
</par><par>
<line>
* layout
</line>
<line>
po* processo, t*mbém conhecido por funciona*, é obti*o
</line>
<line>
pelo agr**ament*
</line>
</par><par>
<line>
de *rocessos similare*. O ide*l é qu* a planta mant*nh* os postos de traba*ho similares junt**,
</line>
<line>
pois o produto perc*rrerá um *oteir* de proces*o de acordo com s*a necessidade (S**CK,
</line>
<line>
BRANDON-JON*S; JOH*S**N, 20*5).
</line>
<line>
*a**ut t*po c***lar é aquele em qu* os produtos se transfor**m dentro das cél*las,
</line>
<line>
pois é nes*e local on*e se enc*ntram os rec*rsos transformadores; en*ão, o produto s**ue até
</line>
</par><par>
<line>
a etapa
</line>
<line>
seguinte (*ORRÊA; CORRÊA, 2012). O layou* por **ocesso *
</line>
<line>
observado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
indúst*ias de confecção de vest*ário, pois há
</line>
<line>
nec*ssi*ade de o *roduto passar p*r
</line>
<line>
**ferentes
</line>
</par><par>
<line>
se*ores para, assim, concl*í-lo, uma vez que a
</line>
<line>
indústria em estudo trabalha com *u*tos
</line>
</par><par>
<line>
detalhes no *roduto.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *e*es*na, v. 1*, *. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. *01*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ropo*ta de Melhor*a de Lay*u* Seguindo a Metodologia Siste*a T*yota de Produ*ão
</line>
<line>
*9*
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Balanc*amento de Lin** de Pro**ç*o aplicado ao *TP
</line>
</par><par>
<line>
O balanceamento está l*g*do à *eloci**de da produção, pois o ato de bala*cea* é
</line>
</par><par>
<line>
rela*iona*o ao ni**l*mento dos tempos de uma atividade, em re*a*ão ao padr*o prev*a*ente
</line>
</par><par>
<line>
est*b*lecido, se*do uma
</line>
<line>
ferra*enta indi*pensável *
</line>
<line>
produção. No Sistema T*yot* **
</line>
</par><par>
<line>
*rodução *corre quando *xis*ir * equilíbrio entre car*a e
</line>
<line>
cap**idade do
</line>
<line>
processo, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
qua*do o volume de trabalho a s** execut*do e a má**i*a *anuseada por *m operad*r
</line>
<line>
cons*g*em *u*prir com * *emanda desejad* (SH*NGO, 1996).
</line>
<line>
*as etapas de fabricação de um *rod*to, cad* p*oc*sso feito em um se*o* gasta
</line>
<line>
dete*minado tempo **ra exec*tar a tar*** que lhe cabe. N*s** cas*, *e o t*mpo gasto com
</line>
</par><par>
<line>
cad*
</line>
<line>
pr*cesso execu*ado para fazer *m produto for sempre igual, **lancea*e*to d* li*ha o
</line>
</par><par>
<line>
não apresenta falhas. No e*tanto, caso haja desconformidad* e*tre o cicl* real
</line>
<line>
e o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*ferência há en*ão, a necessi**de de um estudo a*icional focado n*st* tema (*OCHA, 1986).
</line>
<line>
Assim, segundo Peina*o * Graeml (2007) os procedimentos de balan*eamen*o de linha de
</line>
<line>
pr*d**ão podem ser su*di*idido* *m:
</line>
</par><par>
<line>
*) Dividir
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
operaçõ*s de trabal*o em ele**nto* d* trabalho que *oss*m s*r
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
g)
</line>
<line>
V*rifica* se existe uma *o*ma melhor **
</line>
<line>
bala*ceamento, b*scando dei*a* a
</line>
</par><par>
<line>
mesm* qua*tidade de tempo o*ioso em cad* estação de t*aba*ho.
</line>
<line>
Ao mesmo tempo, de acordo com Martins e L*uge*i (2015) o tempo de ciclo (TC) das
</line>
<line>
operações é dete*minado se*u*do a Equa*ã* (1), a saber:
</line>
</par><par>
<line>
(*)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 1, **t. 9, p. 193-2*2, *an./fe*. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Ric*i, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zani*i, A. M. Souza
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Assi* com*, se*undo eles, para ating*r o volu*e d* pr*du*ão há necessidade de saber
</line>
</par><par>
<line>
o n*m*ro *ínimo de *uncionários (N)
</line>
<line>
que será *ete*min*d* a partir do te*po *e ciclo,
</line>
</par><par>
<line>
c*lculad* *ela Equa*ã* (2).
</line>
</par><par>
<line>
(2)
</line>
<line>
Por outro *ado, o problema de bala**eamento de l*nhas pode ser d*finid* da s*guinte
</line>
<line>
maneira: dado um det*r*inado *úme*o de tarefas, ca*a um* com seu respe*tivo t**po f*x*
</line>
<line>
**ra re*liz*ç*o e ac*mpanhadas por um d*agram* com as relações de precedência entre elas, o
</line>
</par><par>
<line>
p*oble*a c*nsiste em
</line>
<line>
deter*inar as *arefas * uma *et*rminada sequência d* estaç*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, de forma que as relações q*e
</line>
<line>
antecedem sejam satisfeitas * a cap**idade da linha
</line>
</par><par>
<line>
otimizada.
</line>
</par><par>
<line>
Porta*to, o balanceamento de linha exclui os gargalos e as e*peras na produ*ão,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*dom*nam o* *em*os m**uais, sen*o assim ma*s flexíveis para serem balanceadas.
</line>
</par><par>
<line>
Proporciona,
</line>
<line>
também,
</line>
<line>
r*dízios
</line>
<line>
de
</line>
<line>
fun**es
</line>
<line>
e
</line>
<line>
e*ita
</line>
<line>
o
</line>
<line>
trabalho
</line>
<line>
*epetitivo
</line>
<line>
que ,
</line>
</par><par>
<line>
consequentemente, *ausar** a sobrecar*a de t*refas **s fun*ionários.
</line>
<line>
3 M E T O D O L * GI A
</line>
</par><par>
<line>
A present* pesquisa é caracterizada com* **tudo de
</line>
<line>
caso, **seada
</line>
<line>
na análise dos
</line>
</par><par>
<line>
proce*s*s prod*tivos de *ma *ndústria têxtil, mais es*ecificamente em uma linha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conf*cção de ve*tuár**s masculinos. Pa*a
</line>
<line>
a realização deste trabalho, fo* necessári*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realização suces*iva de sete etap*s, a **ber: revisão de *iteratura; coleta de d*dos; fl*xogr*ma
</line>
<line>
do p*ocesso produtivo; balan*e*mento de linha de prod*ção; construção e análise de la*ou*;
</line>
<line>
diagnóstic* da situ*ção atual; e proposta *e n**o projeto *rr*njo produt*vo, con*orme exposto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, *. 16, n. 1, a*t. 9, *. 193-212, jan./f*v. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propo*ta d* Melhoria de *ayout Seguindo a Meto*olo*ia Sistema To*ota de *r*dução
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 1 - *tapas da realização da pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: o* autores (*018).
</line>
<line>
Inicial*ente, objetiva*do *ort*ar e fundam*nt*r * pres*nte trabalho, uma revisão de
</line>
<line>
l*te*atu*a foi *e*lizada, *brangendo d*sde autor*s de refe*ê*cia até art**os científico*. A
</line>
<line>
fundamentação te*rica desta *esq**sa se concentrou nos tema* relacio**dos ao Sis*e*a
</line>
<line>
T*yota de *r*duç*o, assim como no e*tudo da manufatura enxuta e na consequ*nte *nálise
</line>
<line>
das perdas em pr***sso* prod*tivos.
</line>
<line>
A segunda *a*e d*ste estudo foi realizada por meio de entrevis*a* não estruturadas,
</line>
<line>
abrangen*o desde a sup*rvis*ra d* produção até os operário* da emp*esa, d*rante vi*itas
</line>
</par><par>
</page><line>
t*cnicas a em*res*. *ais i*formaç*e* pr*p*ciara* mape*ment* do processo produtivo ** o
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 1*, n. 1, art. 9, p. *93-212, jan./fe*. 2019 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Ricc*, A. N. Bran*o, C. Z*egler, R. R. *anini, *. M. S*uza
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
re*erida vestimen*a, descrevendo todas a* etap*s de sua *onfecção. Poste*iormente, foi
</line>
</par><par>
<line>
possível co*etar da**s ref*ren*es ao montante
</line>
<line>
di**io produzido, às necessidades
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
movim*n*ação dentro da fábrica, a**im como o temp* de confecção dos produtos e de
</line>
<line>
deslocament* entre as at**idades.
</line>
<line>
A análi*e d** dados provenien*es deste estud* p*rm*ti* * re*liza*ão d* bal*nceame*to
</line>
</par><par>
<line>
da **nha de pro*u*ão, * construção do *tu*l la*out do proces*o
</line>
<line>
em questão, assim como
</line>
</par><par>
<line>
po*sibilitou d*agnos*icar os prin*i*ais pro*lemas
</line>
<line>
envolvendo
</line>
<line>
*e*das por transporte n*s*a
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ade. De pos*e
</line>
<line>
disso, um *ovo p**jet* de *inh* d* *rodução
</line>
<line>
foi elabo*ado e proposto,
</line>
</par><par>
<line>
con*iderando os p*incípi*s da manufa**ra enxuta, bem como centrad* na re*ução *e perd*s
</line>
<line>
por *ransporte, princip*l *esultado des** trabalho.
</line>
<line>
4 *E S *L T ADO S E DI SC*S Õ E *
</line>
<line>
4.* A em**esa
</line>
<line>
A i*dústria em estudo, localizada na *idade de Sant* Helen*, P*r*ná, na região Oes*e,
</line>
<line>
at** no *amo de confecção de vestuário ma*culino desde 200*. Possui uma área **bril t*tal de
</line>
</par><par>
<line>
aprox*ma*amente, 2051 m². *o mom*nto, emp*esa a
</line>
<line>
conta com, ap*ox*madamente, 140
</line>
</par><par>
<line>
*unci**ári*s, subdiv*didos ent*e res**nsá*eis pela costur*, responsáveis **la passado*ia,
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis pelo corte, au*iliar*s n* prod*ção (dividi*o
</line>
<line>
em: *istribuido* da produção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
expedição de merc*doria), en*arreg*do* *e serviços gerai* (CA**EIRA; *ELADORES),
</line>
</par><par>
<line>
enca**egadas da
</line>
<line>
pro*ução e
</line>
<line>
no setor admini*trati*o. A indús*ria possui 6* máquinas *e
</line>
</par><par>
<line>
costura * 25 máquinas *e pas*ad*ria, s*ndo sua *rod**ão d*á*ia *e 160 a 180 *eça*/dia.
</line>
<line>
4.2 O proce*so produtivo de paletós
</line>
<line>
As etapas envolv*ndo a *usca do norteamento teórico, a*sim ***o de coleta e a*álise
</line>
<line>
de dados propiciaram a obtenção dos resultados prese*tes neste tó*ico. A*sim, a *e*ce*ra etapa
</line>
<line>
deste *rabalho vi*a iden**ficar *s prin*ipai* operações da confecção. Pa*a iss*, fez-se um*
</line>
</par><par>
<line>
*usca das operações qu* esta*am sendo re*li*adas
</line>
<line>
durante um perío*o de aproxima*ame*te
</line>
</par><par>
<line>
qu*tro meses focando, *s*ecificamente, na conf*cção *e paletós. As*im, o referido **ocesso
</line>
</par><par>
<line>
produtivo foi anal**ado *ossibilit*ndo * criação *e um fluxog*ama simplific*d* da
</line>
<line>
etap*
</line>
</par><par>
<line>
in*cial de fabric*ção, *re*e*te *a Figura 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*in*, v. 16, *. 1, art. 9, *. 19*-2*2, jan./fev. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P**pos*a *e Melhoria de Lay*ut Seguin*o a Meto*ologia Sistema Toyota de Produção
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 2 - Fluxograma resum*do do processo ini*ial de prod*ç*o do *a*etó
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os aut**es (2*18).
</line>
<line>
*ssi*, conforme exp*sto, *pós a ex**ução da **a*a de corte, como descrito
</line>
<line>
anteriormente, enfestar, ris**r, cortar e e*ique*ar (codi*icar), as peças s*o mandada* pa*a se**r
</line>
<line>
de cost*ra do pal**ó. A confecção de paletós pass* por mais três proc*ssos antes de inicia* a
</line>
</par><par>
<line>
co*t*ra que é f*sionar o tecido, ou seja, tecido **t*rno, ta*bém c**hecido co*o o
</line>
<line>
ca*a
</line>
</par><par>
<line>
externa, receb* **is *rês cam*da* de tec*dos, malha (util*zada **mo base p*ra entretela),
</line>
<line>
e*tre**la (p*s*ui p*ntos colantes que, quando são pass*dos *or *lt*s tempe**t**a*, através de
</line>
<line>
prens*s, liberam a resin* c***n*e * unem os *emais t*cidos envoltos) e nã*-tecido (para d*ix*r
</line>
<line>
uma camada "fofa" no peito do pale*ó) e, só então esses tec*dos passam por u*a *re*sa
</line>
<line>
(FUSIONAR) q*e cola os materiai* formando um* única *eça.
</line>
<line>
Por fi*, *les são refila*o* nova*ent*. Após o proc**s* inicial, as p*ças são
</line>
<line>
enc*min*a*as *ara o seto* *e costu*a. Nesta e*ap*, presente no f*uxogram* res*mid* present*
</line>
</par><par>
<line>
na Figura 3, é possível ver*ficar as pr*cedências
</line>
<line>
do* pr*cessos, * qual se inicia* em trê*
</line>
</par><par>
<line>
etapa*, se*do *ue as m*smas dev** estar pr*ntas para qu* não ocorram gargalos.
</line>
<line>
Fi*ur* 3 - Fluxog*ama re*umido *o pr*cesso pro*uti*o do paletó
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Ter*s*na P*, v. **, n. 1, *rt. 9, p. *9*-*12, j*n./fev. 2019
</line>
<line>
**w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. *icci, A. N. B**nco, C. Z*egler, *. *. Zanini, A. M. Souza
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
I
</line>
<line>
Fon*e: os autores (20*8).
</line>
<line>
Post*riormente, o layout d* proces*o *rod*tivo em questão foi anal*sad*, engl*bando
</line>
<line>
a d*spos*ção *os ma*uinários, bem com* o trajeto de mo*imen*ação entre os *i*ere*tes
</line>
<line>
subproce*so*. Segundo, foi con*tatad* *u* *s postos de trabalh* se encontram afas*ados,
</line>
<line>
*eces*itando percorrer gran*es di*tâncias. Ao mesmo tempo, *onforme exposto *a *igura 4, é
</line>
<line>
po*sív*l obse*var * boa ilum*nação do l*cal, assim como a ac*ssibilidade dos corred*res d*
</line>
<line>
acesso, porém o lo*al está pequeno para * grande quan*i*ade de m*quin*s existe*tes. Um*
</line>
<line>
questão impo*tante e *ue favor*ce a produção é que *s máq*inas e*tão voltadas par* a mesma
</line>
<line>
direçã*, *ois nesse caso o ín*ice de conversa entre o* func*oná*ios não é alto.
</line>
<line>
Figura 4 - Processo produtivo do paletó
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autor*s (2018).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*s*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, ja*./fe*. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr**osta de Melho*ia de Layo*t *eguindo * Metodologia S*stema Toyota de Produç**
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
Em *equência, obje**vando aumenta* a efici*nci* do layo*t produtivo em questão,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tud* de ba*a*ceam*n*o
</line>
<line>
d* linha foi reali*ado. Assim, os cálculos pre**nt*s no tópic* 2.4
</line>
</par><par>
<line>
for*m re*lizados, visan*o obse*var a ex*stê*cia d* gargalos pr*du*ivos, assi* co*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ocorr*ncia de o*iosid*de l*boral dos
</line>
<line>
co*abo*ador*s. *esse intuito, o tempo de execuçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividade e a veloc*dad*
</line>
<line>
de operação fo*am coletados e analisados, *es*ltando no gráfico
</line>
</par><par>
<line>
pre*ente na Figura 5.
</line>
<line>
Fig*ra 5 - Relação do tem*o * operações
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *s autores (201*).
</line>
<line>
Ta*s resultados *o*am *onv*r**do* em padr*es de *ão-de-obra, passando a ser
</line>
</par><par>
<line>
consi*er*dos tempo* de *peração usados par* * *a**ncea*e*to. Conf*rm* const*tado,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
maioria dos t**po* da* *pe*ações é reali*ada e* se*undos, * que pode ser conside*ado uma
</line>
</par><par>
<line>
op*ração rápida. N* entanto, segundo o*servado, *ais *tiv*dades aumentam seu período
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
duração *pós a confecção final do paletó. E*sa at*v*dade se just*fica, po*s, tal p*ça ap*esenta
</line>
<line>
dif**uldade de manuseio e, c*nsequentemen*e, propic*a o aumento do tempo *e operação.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, u*ilizand* a *e*erida meto*olo*ia,
</line>
<line>
o b*lanceament* da linha
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p*odução foi realiz*do, considera*do o te*po de execução p*r tare*a, a *u*nt*dad* *e **ças
</line>
<line>
que se desej* produzir, o núme*o de est*ções de t*a**lho necessário, assim com* a quantidade
</line>
<line>
ótima de fu*cioná*io* para isso.
</line>
<line>
Para o cálculo do balanceamento usou-se a quanti*a*e de funci*nár*os n*cessá*i* pa*a
</line>
<line>
cada o*eração, considerando o n*mer* ótim* *e operador*s por *sta*ão t*abalho. As esta*ões
</line>
<line>
definidas fora* a* peças que devem estar pront*s para que oc*rra a mon*a**m do pa*etó,
</line>
<line>
a*sim considerou-se a* part**: frente, b***o da vista, po*tin*ola, forro da *rente, montagem da
</line>
<line>
f*ente, costas, montagem do c*saco, gola e manga. Ao *e*mo tempo, os cálculos do
</line>
</par><par>
<line>
ba*anceamento ini*iara*-se c*m 200 pe*as/dia em 518 min*tos
</line>
<line>
trabalhados (4 horas e 4*
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, *eresina PI, v. *6, n. 1, a**. *, p. 193-*12, jan./fe*. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. *icc*, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zanini, A. M. Sou**
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
minutos) que é o tempo d* *rabalho normal dos funcionários. De forma resumida, a Tabel* 2 *
</line>
<line>
seg*ir mostra a quantidade de func*onários par* cada *osto d* tr**alho ne*essário *a
</line>
</par><par>
<line>
co*fec*ão do palet*, mo*trando também * *uantidade de fu*cionários que atualmente
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
enco*trado.
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 2 - Quantidade necess*ria d* f***ionários por opera*ão (resum*do)
</line>
</par><par>
<line>
Quant*dade de fu*ci*nários
</line>
<line>
Q*anti*ade de funcioná*ios
</line>
</par><par>
<line>
Posto de Trabalho
</line>
<line>
at*al
</line>
<line>
nec*ssária
</line>
</par><par>
<line>
*re*te
</line>
<line>
*
</line>
<line>
4 ,3 9
</line>
</par><par>
<line>
Bo*so da *ista
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,2 1
</line>
</par><par>
<line>
Portinhola
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1 ,* 5
</line>
</par><par>
<line>
Forro fre*t*
</line>
<line>
5
</line>
<line>
4 ,1 4
</line>
</par><par>
<line>
Montagem da fr**te
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0 ,8 2
</line>
</par><par>
<line>
Costas
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,8 1
</line>
</par><par>
<line>
Montagem do casac*
</line>
<line>
*4
</line>
<line>
1 5 ,* 6
</line>
</par><par>
<line>
Gola
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,8 1
</line>
</par><par>
<line>
*an**
</line>
<line>
7
</line>
<line>
4 ,4 1
</line>
</par><par>
<line>
TOTAL
</line>
<line>
57
</line>
<line>
* 2 ,5
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *utores (2018).
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormen*e, * *ealizaçã* do balanc*amento pos*i*ilitou propor um novo layout,
</line>
<line>
consider*ndo a quantidade ótima de *unci*nários p** *staç*o de trabalho, presente na Fig*ra
</line>
<line>
6.
</line>
<line>
Fi*ura 6 - Layout proposto considerando * balanceamento e o núm*ro de fun**onários
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os aut*res (2018).
</line>
<line>
As*im, *ssa nova proposta baseou-se nos equipa*e**os neces*ários p*r* * con*ecção
</line>
</par><par>
<line>
do pa*etó, c*nsiderando
</line>
<line>
os postos de trab*lho e as e*ta**es *riada* sua implantação se deve
</line>
</par><par>
<line>
por s* considera* *ai*
</line>
<line>
correto, *eguindo a prop*sta do *al*nceament*. A* mesmo tem*o,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, j**./fev. *019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta ** M*lho**a *e Lay*ut S*guind* a *etodologia Sistema To*ota de Prod*ção
</line>
<line>
*0*
</line>
</par><par>
<line>
definiçã* pela *uantidade d* maquinár*os foi de aco*do *om a quantidade de funcioná*ios
</line>
<line>
nece**ária para a con*t*ução das peças em seus r*spectiv** postos de traba*ho. Em sequência,
</line>
</par><par>
<line>
foi possível verif*car as gra*des di**âncias
</line>
<line>
e*tre os e*uipa*e**os utilizados, as*im co*o os
</line>
</par><par>
<line>
*ong*s percursos *u* o *aterial e os funcio*ários **a*izam, constatando a não continuidade
</line>
<line>
do fluxo produ*ivo nesses *roc*ssos (Figura 7).
</line>
</par><par>
<line>
Fi*u*a 7 - L**ou* v*gente *o processo produtivo do pa*etó
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: os autores (2018).
</line>
<line>
Ao mes*o temp*, para faci*i**r * en*e*d*mento do processo, este t**bal*o cons*derou
</line>
<line>
fl*xos em core* difere*tes, at*ibuindo-se o se*uinte critério para esse * os demai* desen*os de
</line>
<line>
layout:
</line>
<line>
VERDE: *ontagem da fr*nte e f*r*o da fr*nte
</line>
<line>
***. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 1, art. 9, p. *93-212, jan./f*v. 2019 www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Ricc*, A. N. Branco, C. Ziegle*, R. R. Zanini, A. M. Souza
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
VE*MEL*O: montagem da *orti*hola
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
AZUL: *on*ag*m d*s costas
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
AMARELO: montagem d* casaco
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*ZUL CLARO: m*ntagem d* manga
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
COR-DE-*OSA: montage* da gola
</line>
</par><par>
<line>
Conforme expos*o na Figura 7, há v*rias *esconform*dades dentro
</line>
<line>
*essa a*ivid*de,
</line>
</par><par>
<line>
pois as m**uinas *stão aloca*as
</line>
<line>
em lug*re* *rrados, *ão respe*tando seu *orreto fluxo
</line>
</par><par>
<line>
pr**utivo. No entanto, ape**r de, para alguns casos haver a pos*ibil*dade do *so de est*iras,
</line>
</par><par>
<line>
em*il**deira*, conforme sug*r*do
</line>
<line>
*or **ingo (1996), sua implant*çã* seria in*iável, po*s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
local a*resenta l*mitação de espaço, sendo sua instalação in*iável fu**ional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
economica*en*e. Para exem*lificar *al situ*ção,
</line>
<line>
a*gumas empresas, *ais **peci*ica*en*e
</line>
</par><par>
<line>
ind**trias de confecção de
</line>
<line>
**stuário resistem à aut*matizaçã* no pr**esso *roduti**,
</line>
</par><par>
<line>
jus*amente devido a suas confi**rações artesana*s de *rod*ção. *o mesmo tempo, após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão
</line>
<line>
da s*quência en**e as ativida*es, bem
</line>
<line>
**mo *o l***ut produti*o vi*ente, foi
</line>
</par><par>
<line>
possível m*d*r a distância entre a* *tiv*dade*, *ssim c*mo suas *e*pectivas durações,
</line>
<line>
present** no Q*adro 1.
</line>
<line>
Quadro 1 - Descrição das ativi**de* pa*a anál*se de *i*tâ**ia e tempo
</line>
</par><par>
<line>
*º D*scr*ção da *ti*idade
</line>
<line>
Dur*ç*o (s)
</line>
<line>
Dis*ânci* percorrida
</line>
</par><par>
<line>
1 L**ar portin*ola para co*turar
</line>
<line>
113
</line>
<line>
1* m
</line>
</par><par>
<line>
2 Levar port*nhola p*onta para pass*r
</line>
<line>
1*0
</line>
<line>
29 *
</line>
</par><par>
<line>
3 Levar portinhola pro*ta para preg** no casaco
</line>
<line>
170
</line>
<line>
2* *
</line>
</par><par>
<line>
* Levar frente para p*ssar ref*rço
</line>
<line>
100
</line>
<line>
17 m
</line>
</par><par>
<line>
5 Le**r manga pa*a *r*g*r botão
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
*1 m
</line>
</par><par>
<line>
6 Lev*r *aletó *ara f*zer cava
</line>
<line>
61
</line>
<line>
4m
</line>
</par><par>
<line>
7 Lev*r fr**te par* passar e abri* costura
</line>
<line>
76
</line>
<line>
5m
</line>
</par><par>
<line>
8 Levar frente pa*sada para organizar
</line>
<line>
103
</line>
<line>
*7 m
</line>
</par><par>
<line>
* Levar paletó para ma*car casi**a
</line>
<line>
88
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
*OTAL
</line>
<line>
988
</line>
<line>
127 m
</line>
</par><par>
</page><line>
*onte: os au*ore* (2018).
</line>
<line>
As*im, o novo layo*t fo* cria** b*seado no *xis*ente *ara melhor ace*tação dos
</line>
<line>
proprietários, já q*e a i*tenç*o não é d*minuir funcion*rios, mas s*m aume*tar a produ*ão
</line>
<line>
com o núm**o j* e*iste*te. Desse m*d*, por *eio d*ssa nova *r*posta, *oi p*ssível observar
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, *an./fev. 201* w*w4.fsanet.com.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pro*osta de Mel*ori* de Lay*ut Seguindo a Met*dologia Sistema Toyota de Prod*ção
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
o melhor ap*oveitamento do espaço físico, assim como aprimor*r o fl*xo entr* as etapas
</line>
<line>
pro*ut*vas, conforme evide*ciado *a Figura 8. Todavia, vale **ssal*ar a limitação d* proposta
</line>
<line>
dess* r*arranj* produtivo, pois ex*ste* maquinários fixo* nesse p*ocesso, tornando
</line>
<line>
impossível movim*ntá-los.
</line>
</par><par>
<line>
Figur* * - *ayout sug*rid* de processo *rodutivo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os au*o**s (2018).
</line>
<line>
E* sequê**ia ao tra*alho, efet*ou-se * *edi*ão das dis*ân**as percorridas entre *s
</line>
</par><par>
<line>
pro*essos valendo-se, para *sso, do
</line>
<line>
re*urso di*pon*bilizado pelo softw**e u*ilizado. Assim,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. Ricci, A. N. Br*nco, C. Ziegl*r, R. R. Zanini, A. M. So*za
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
e*ta análise p*ssibilitou constatar o aumento da eficiência *eral, apesar do aumento de
</line>
<line>
algumas d**tâncias entre ** pos**s, c*nforme *xposto no Quadro *.
</line>
<line>
Qu*dro 2 - **sc*ição das at*vidades **ra an*lis* d* d*stâ*ci* e temp*
</line>
</par><par>
<line>
Nº
</line>
<line>
*e*criçã* da atividade
</line>
<line>
No v a distância perc*rrida
</line>
<line>
No v o t*mpo (s)
</line>
<line>
Re*ução de Desl*camento (m)
</line>
<line>
*edução de tempo (s)
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
Levar port*nh*la para costur*r
</line>
<line>
3
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
9
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
L*va* *ortinho*a p*onta para *assar
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
173
</line>
<line>
1
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
L*var portinho*a pronta *ara preg*r *o casaco
</line>
<line>
24
</line>
<line>
17*
</line>
<line>
-1
</line>
<line>
-2
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Levar frent* para p**sar reforç*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
110
</line>
<line>
-3
</line>
<line>
-*0
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
Levar manga para pregar *o*ã*
</line>
<line>
3
</line>
<line>
61
</line>
<line>
8
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Levar pal*tó para fazer cava
</line>
<line>
2
</line>
<line>
**
</line>
<line>
2
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
Levar *re*t* para passar e abr*r c*stura
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*6
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
*ev*r frent* passada par* org**izar
</line>
<line>
17
</line>
<line>
100
</line>
<line>
0
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
Lev*r paletó para *arca* cas**ha
</line>
<line>
6
</line>
<line>
65
</line>
<line>
3
</line>
<line>
23
</line>
<line>
</line>
<line>
TO*AL
</line>
<line>
103
</line>
<line>
87*
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os *ut*r*s (2018).
</line>
</par><par>
<line>
N* Quadro 2, *
</line>
<line>
possív*l ob*ervar o *feito ocorrido na organização do *ayo*t, pois
</line>
</par><par>
<line>
most*a a re*uç*o *eral de *e*po *as at*vidad*s e de deslocamento do funcionário. Em relação
</line>
</par><par>
<line>
ao tempo
</line>
<line>
de dur*ç*o, houv* um decré*cimo
</line>
<line>
de apro*imadame*te 14 minutos e referente
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dis**ncia pe*corrid* reduziu-se ***o*imadam*nte 25 metro*. Paral*lamente, quand*
</line>
<line>
consider*da a redução do ciclo p*odutivo, o*t*m-se economia de tempo em t*rno de 50% de
</line>
<line>
*m pal*tó acabado. Portando, tend* em vi*ta u* ex*ediente de oito horas diárias, a empresa
</line>
<line>
ga*ha oito p**as *cabadas a mais co* o rear*anjo produ*ivo su*e*ido.
</line>
<line>
Ao mesmo tempo, c*nfor*e consta*ado, h*uve *aior agrupame**o en*re *s po*tos de
</line>
</par><par>
<line>
*raba*ho, *pes*r da n*o substituição
</line>
<line>
de alg**s
</line>
<line>
processos. Assim com*, por me*o do n*vo
</line>
</par><par>
<line>
layout, o**ervou-se
</line>
<line>
*ma d*m**uiçã*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vinte e *i*c* *etros *e tra**por*e in*erno, pois no
</line>
</par><par>
<line>
seto* de passad*ria não *o* possív*l a a*teração, *e*ido ao siste** de geraçã* d* va*or a*ravés
</line>
<line>
das tubulações que são *i*os.
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
f*rma co*comitan*e, pa*a minimizar o tra*sporte i*terno se *ugere que os
</line>
</par><par>
<line>
o*erad*re* da
</line>
<line>
máquina
</line>
<line>
de cos*ura não saiam de se** pos*os, sobretudo para realizar
</line>
<line>
*ut**s
</line>
</par><par>
<line>
tar*fas. Isso se justifica, poi*, a sa**a de um posto para
</line>
<line>
e*ecutar outra tar*fa será difíci*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
levará ma*s temp*, quand* *omparado *om o tempo de um o*erá*io já em pé. *utr* *ues**o é
</line>
<line>
o fato de a linha *roduti*a po*suir trê* encar*e*adas re****sáveis pelo pr*cesso, ca*e-lhe* a
</line>
<line>
*les a me**a funç*o de tran*porte os funcionários que realizam as sua* devida* ope*aç**s *m
</line>
<line>
pé, encontrados na *a*sadoria e nas mesas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019 www*.fsan*t.*o*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*roposta *e M*lh*r*a *e Layout Se*uindo a Metodologia Sistema Toyota de Produção
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
5 CONC*U*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O presente trabalho a*alisou algun* dos **i*cipais
</line>
<line>
con*eit*s
</line>
<line>
associados ** Sist*m*
</line>
</par><par>
<line>
Toyota de Produç**, t*i* como *s tipos de desperd*cios o*servados na i*dús*ria foca*do,
</line>
<line>
excl*sivamente, *o despe*dício po* transporte. Por meio dele se se *onst*tou na anális* d*
</line>
<line>
*roces*o produtivo de co*fecção de pal*tós a geração do referido *esp*rdício na planta *abr*l
</line>
<line>
a*alisada. *or esse motivo, v*sando o au*en*o da *ficiênci* ne*se* processos, a linha de
</line>
<line>
pr*duç*o foi *nalisa*a *través da construção de um *luxogra*a n* qual *o*am descritas to*as
</line>
</par><par>
<line>
as ativ*dades
</line>
<line>
envolvi*as na *riação de um paletó, d*ixando claro t*das as opera*ões
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*nvolviam a produ*ão dest* prod*to.
</line>
</par><par>
<line>
O flux*gr*ma do *rocesso prod***vo foi descr*to, bas*ando-se *as entrevi*tas
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
estruturada*
</line>
<line>
real*zada*, *ssim como *os da*os obtidos durantes as v*sit*s técnica* a* local.
</line>
</par><par>
<line>
*ost*r*or*ente, f*i
</line>
<line>
possível enten*e* todas as operaçõe* neces*árias para a confecção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pro*uto em est*do,
</line>
<line>
pos*ibilit*ndo balanc*amento de*ta linha d* produção, ass*m como o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
confecção do layou* atual da *mp*esa.
</line>
<line>
Constata*os os desperdí*ios dessa atividade bem, como as falhas na dispos*ção
</line>
</par><par>
<line>
produtiva do maquinár*o e dos colaboradores
</line>
<line>
nes*e processo, um novo layout *oi proposto
</line>
</par><par>
<line>
le*a*do-se em cont* o* *esultados do balance*mento re*lizado, assim com* o* pri**ípios
</line>
<line>
su*eri*os no ref*rencial teórico ut*lizado nesse *ra*alh*, *ais *s*e*i***amente do STP * *as
</line>
<line>
per*a* produtivas.
</line>
<line>
Fi*alment*, foi p*ssível con*t*ta* *s *enefício* da aplica*ã* d*s con*eito* do *istem*
</line>
<line>
Toyota *e Pro**ção, *specificamente o* *e*pe**ícios por tr*ns*ort*, *ob**tudo quando
</line>
<line>
apl*cados na conf*c*ão *acio*al *o la*out produtivo. T*l mét*do pro*o*c*on*u um aumento
</line>
</par><par>
<line>
*elevante
</line>
<line>
de eficiência quan*o ap*icado ao conte*to em *uestão, pois melhorou o fluxo
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pro*utivo *nalisad*, e d*minuiu o tempo e o deslo*am*nto entre os process*s analisados.
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C. Zi*gler
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<line>
R. R. Zanini
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<line>
A. M. Souza
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1) **ncep*ão e pl*nejament*.
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X
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2) an*lise e i*terpretação dos dados.
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X
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*) *labor*ção do rascunho ou na *evisão *ríti*a do con*eúdo.
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X
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X
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X
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X
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X
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4) participação na apro*ação da versão final do *anu*crit*.
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X
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X
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X
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X
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X
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www4.**ane*.**m.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)