<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 1, art. 9, p. 193-212, j*n./*ev. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.1.* </line>
<line> Proposta de Melhoria de Layout S*g*indo a Met*do*ogia S**tema Toyota de **odução </line>
<line> Prop*sal for Layo*t Imp*o*ement Fol*owing Method**ogy T*yota Prod*cti*n Syst*m </line>
</par>
<par>
<line> *ayara R*henkohl Ricci </line>
<line> Mestr*do *m Engenharia de ***dução na U*iversidade Fed*ral de San*a Maria </line>
<line> Grad*ação em Engenhar*a d* Produção pela U*iversida*e T*cnológi** Federa* do *araná </line>
<line> E-mail: *a**.ricci@ho*mail.com </line>
<line> Antônio *o *asciment* Branco </line>
<line> Mest*ado em Engenharia *e Pr*dução na Univ*rsi*ad* Fede*al de Sant* Ma*i* </line>
<line> Graduaçã* em E*genharia de Pr*dução pela Universidade Estad*al do Pará </line>
<line> E-mail: *n*o*i*br*ncov*3@gm**l.com </line>
<line> Cristiano Z*e*ler </line>
<line> M*strado em E*genhari* *e *rodução pela Universid*de Fed*r*l de Santa **r*a </line>
<line> Gr*duação e* Engenhari* *ecânico *ela Fac*ldade Hor*zont*na </line>
<line> E-mail: c*istiano.*iegle*@bol.com.br </line>
<line> **selaine R*viaro Zanini </line>
<line> D*uto*a *m Epidemiologia pel* U*iversi*ade Fed**al do R*o Grande do Sul </line>
<line> Profes*or na U**versidade Federal de San*a Maria </line>
<line> E-*ail: rrzanini@smail.ufsm.b* </line>
<line> Adria*o *endonça S*uza </line>
<line> Douto* em E*g*nha*ia de Produçã* pela Universidade Fe*eral de Sa*ta C*t*rina. </line>
<line> P*ofessor da Universi*ade Federa* de **nta Mar*a. </line>
<line> E-mai*: amsou*a.*m@gma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: May*ra R*henkohl Ricci </line>
</par>
<par>
<line> P*efeitura do Univ*r**da*e Federal *e Santa Mari* - Av. </line>
<line> E*itor-Chefe: D*. Tonny Kerl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Roraima, 1000, pré*io *3, D*partamento de Estatística, </line>
<line> R*drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Ca*obi. CEP: 97105-970, Santa Mar*a/RS, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *nde*eço: </line>
<line> Antôn*o do Nascimento Branco </line>
<line> Artigo *ecebido e* *5/06/2018. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Prefei*u** do *niversi**de F*de*a* *e Santa Ma*ia - Av. </line>
<line> r*cebida e* 17/07/2018. Ap*o*ado em 1*/07/2018. </line>
</par>
<par>
<line> Roraima, 1000, préd*o *3, *epartament* de Estatística, </line>
</par>
<par>
<line> *a**b*. C**: 97105-970, San*a Maria/RS, Brasil. </line>
<line> A*al*ado p*lo siste*a Triple R*view: a) D*sk Review </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Cristiano Ziegler </line>
<line> **lo Editor-Chefe; * b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Pre*e*tura do U*iversida*e *e*eral de Santa Maria - Av. </line>
<line> (avaliaç*o cega po* d*is avaliadores da ár*a). </line>
</par>
<par>
<line> Rorai*a, *000, prédio 13, Departamen*o de *statístic*, </line>
</par>
<par>
<line> Ca*obi. CEP: 971*5-970, Santa *aria/RS, *r*si*. </line>
<line> *evi*ã*: G**matica*, Nor*a**va e *e Fo*m*taçã* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Rosela*n* *uviaro *anini </line>
</par>
<par>
<line> *refeit**a *o Universi*ade Federal de Santa Mari* - Av. </line>
<line> Roraima, 1000, prédio 13, Departam*nto de Estatística, </line>
<line> Camobi. C*P: 97105-970, Santa Maria/RS, Brasil. </line>
<line> E*dereç*: Adriano Mendonça Sou*a </line>
<line> Univers*dad* Feder*l *e San*a Maria. Campus Camobi. </line>
<line> 9**059*0 - Santa Mar*a, RS - Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. *icci, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zanini, A. M. So**a </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Otimi*ar um </line>
<line> processo </line>
<line> produ*ivo é d* fundamental impo*tância para as indústrias, uma *ez </line>
</par>
<par>
<line> que a* mes*as devem ter </line>
<line> pensament* a </line>
<line> longo *razo para q*e atinjam s*us ob*etiv*s </line>
</par>
<par>
<line> plan*jados. Em vista disso, re*lizou-se um estudo e* um* indústria de *onfecção de ternos </line>
<line> m*sculinos, lo*alizada no Par*ná, objetivand* a organização de um ** seus process*s </line>
<line> produtivos. * Sistema Toyota de Pro*u*ão (STP), *t*lizando conceitos e t*cnicas de *rodução </line>
<line> enxuta, so*rev*i* *ara auxiliar, at*avés d* um estudo *ocado n* balanceamento de linh* e e* </line>
<line> u*a da* sete perd*s, por Transporte. * ST* capa*ita a empres* pa*a res*onder co* ra*idez às </line>
<line> constan**s mudanç** da demanda do m*r*ado, seguin*o su*s d**ensões: flexibil*d*de, custo, </line>
</par>
<par>
<line> qualidade, atend*mento e inov*ção. O present* artigo m*stra que é p*ss*vel </line>
<line> *i m i nu* r o </line>
</par>
<par>
<line> transport* inter*o de material e pess*as, or*an*zan*o o layout pr*dutivo, *u sej*, m*strou ser </line>
<line> um *é*od* a*equa*o para eli*inar desp*rdício* e aumenta* a produtividade. </line>
<line> Palav*as-chave: La*out. Bala*ceamento de Linha. Sist**a Toyota de P*odução. </line>
<line> O*ganização. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Optimizing a pr*duction pr*cess i* *f f*ndamental imp*rtance ** *ndust*ies sinc* they must </line>
<line> have lon*-term *h*nking t* a*hi*ve t*eir p*a*ned objectives. In view of this, a s*udy was </line>
<line> carrie* *ut in an industry *f men's suits, *oca*ed in P**a*á, aiming th* organiza*ion of one of </line>
<line> its *ro*uctive processes. The Toyo*a Pr*ductio* System (TPS), u*ing concep** and tec*niques </line>
<line> o* lean p*oduction, came to assist, throug* a stud* *ocused on li*e bala*c*** a*d *ne of *h* </line>
</par>
<par>
<line> seven *osses, by Tra*spo*ta**on. TPS </line>
<line> empo*ers the company to respond quic*ly *o t*e </line>
</par>
<par>
<line> constant changes in market *emand, follo*ing its dimensions: fl*x*bi*ity, *ost, qualit*, </line>
</par>
<par>
<line> se*vic* a** innovation. </line>
<line> Th* </line>
<line> p*esent article shows *hat it is possible to *ed*c* the int*rna* </line>
</par>
<par>
<line> transpor* *f m*t*rial and pe*p*e by organizing th* pro*****ve layo*t, that is, it proved to be * </line>
<line> suitable method to eliminate waste an* *ncrease pr**u*tivity. </line>
<line> *eywords: *ay*ut. L*n* *alanc*n*. Toyota **oduction S*stem. Organization. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi**, v. 1*, n. *, art. *, p. 193-212, jan./fev. 20*9 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P**posta de Mel*oria de Layo*t Seguindo * Met*do*o*ia *istema Toyota d* *r*dução </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*O**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A bu*ca </line>
<line> pe*a sa*isfaçã* de se** c*ientes obr**a as em**esas a procurarem me*hores </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*cas de man*fatura para, ass*m, se adapta*em mais sati*f*to*iam*nte a um m*rcad* </line>
<line> altamente co**e**tivo. Ao *niciar essa nova a*aptaç*o, mu*tas empres*s opta* p*r i**lant*r </line>
<line> técnicas de Produçã* Enx*ta, ou Sistema T*y*ta d* Prod**ão. </line>
<line> As empre*as est** subs**tuindo s*u *ra*i*ional modelo de prod*ção em massa por u** </line>
<line> f*bric*çã* mai* re*trita. Isto p*rq*e, a *roduç*o de ***o mais en*uto recome*da u* </line>
</par>
<par>
<line> processo produtivo satisfatório para atende* apen*s às necessidades do cliente, *u seja, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção, pura * simplesmente, </line>
<line> ocorre *a </line>
<line> quanti*ade certa desejad* pe** client*. </line>
<line> N*sse </line>
</par>
<par>
<line> se*tido, de*tre os ar*an*o* f*sico* mais pop*lar*e*te em*regados está o fo*ado no fluxo de </line>
<line> *roce**amen** p*odu**vo. </line>
</par>
<par>
<line> A ind*s*ria </line>
<line> de c*nfecção, localiz*da *a re*iã* Oest* do *stado do Paraná, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> caracterizada *or p**s*ir diferentes p*o*essos/ope**ções no decorrer *a produção. A *ndústria </line>
</par>
<par>
<line> confe**iona ve*tu*r*o </line>
<line> soc*al masc*li*o * possui </line>
<line> *m sistema de produ*ão puxa**, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> **abal*a somente p*r *ncomend*. </line>
</par>
<par>
<line> O sistema d* </line>
<line> produção *or *ncomenda * </line>
<line> caracte*izad* p*l* atendim*nto </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> nece*sida*es do cliente, ou seja, a produçã* depende dos *ed*dos *eal*zados. Ess* siste*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> vo*tado para demandas baixas, o produt* t*m data para en*rega e, principal*ente, a **mpra *e </line>
<line> matéria-prima *ode *er fei** com antecedência (*UBI*O, 2009). </line>
<line> O **lhor método *ara inicia* um estudo em um* i*dústria de c*nfe*ç** é o estud* de </line>
<line> suas operações *eguidas de *m est*do *o la*out. Para Zacc*rel** (199*), uma fábrica </line>
</par>
<par>
<line> con*truída *e aco*do com </line>
<line> *m **ojeto cuidadosamente detalhado certamen*e terá van*agens. </line>
</par>
<par>
<line> Po*e-se d*zer que um *d*fíc*o perfeit* terá </line>
<line> as *ua* funç**s </line>
<line> op*racionais </line>
<line> p*rfei*as. **sim, </line>
</par>
<par>
<line> ap*s * definiçã* do *ayout, bem como dos estudos dos sistemas de pro**ç*o, é possív*l </line>
<line> *ting*r o nível de produti*idade deseja*a. </line>
</par>
<par>
<line> Por*a*to, e**a *esquisa está ba**ad* no </line>
<line> contex** d* Si*t*ma Toyot* de P*o*uçã* </line>
</par>
<par>
<line> apli*ado em um* indús*ria têxtil. O STP consi*te em um sistem* focado n* </line>
<line> eliminação d*s </line>
</par>
<par>
<line> desperd*cios, pau*ado pel* </line>
<line> *ficiente uso de *qui*amentos, ma*eriais, peças e tr*balhadores, </line>
</par>
<par>
<line> *uscan** o uso consciente dos recursos e, obviamente, a redução de **stos *rod*tiv*s. Desse </line>
<line> modo, este estudo tem c*mo obj*tivo reduzir o tempo e as distâncias *e lo*om*ção * fac*litar </line>
<line> o g*renciamento dos **oces***, nesse c*ntexto, dando **st*que para o ba*anceamento *a </line>
</par>
<par>
<line> linha produti*a, assim como par* as </line>
<line> perdas d* prod*ção que, nesse c*so especí*ico, *stá </line>
</par>
<par>
<line> baseada *as perdas p*r transporte. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina *I, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, *an./fev. 2*19 </line>
<line> **w4.*sanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ri*ci, A. *. Branco, C. Ziegler, R. R. **nini, A. M. Souza </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Tod* at*vidade que não agregar v*lor ao *roduto, d*ve *er eliminada. A *ti*idade de </line>
</par>
<par>
<line> transporte de material *ão agr*ga v*l*r ao p**duto p*o*uz*do, nesse </line>
<line> cas* *specífico </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> haverá *os*ibilidade de elimina*ã*, assim sendo, diminuin**-a *c*rretará e* *ma mel*ora no </line>
</par>
<par>
<line> process*. Po* meio de m*lhorament* de la*out pode-se </line>
<line> observar melhor fluxo de material, </line>
</par>
<par>
<line> menor tem*o d* prod*ção e a*é *esmo aum*nt*r a produção diári*, tendo e* *ista os fatores </line>
<line> p*s*tivos *o estudo da pe*da por tran*porte *o STP. </line>
</par>
<par>
<line> A es*olha do local para *stu*o *e d*ve à infinid*d* de assun*os voltados para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eng*nharia de produção que p*de *er e*pr*gada, e tamb*m ao cresc*ment* das indústrias de </line>
<line> con*ecç*es de vestuário, em c*ns*quência d* de*anda por produtos customi*ados e/*u </line>
</par>
<par>
<line> exclusivos. Devido ao cresciment* há necessidad* d* ad*ptação das fábri*as * </line>
<line> essa nova </line>
</par>
<par>
<line> *em*nda. Porém, a lin*a de p**d**ão de uma indústria de confe*ção de vestuári*, ou o fluxo </line>
</par>
<par>
<line> da produção gera </line>
<line> perd*s, q*e </line>
<line> podem a*arretar desperdícios desneces*ários, </line>
<line> b*m co*o </line>
</par>
<par>
<line> futur**ent*, atrapal*a* e reduz*r a *rod*ção. </line>
<line> Por ess* motivo, * e*tu*o vi*bilizará a quest*o de aumentar a p*odução com o que é </line>
<line> atualmen*e *nco*trado n* ind*stri* focando, *specifi*a*ente, nas perdas ocasionadas pel* </line>
<line> al*n*ame*to produtivo ir*egular, assim *om* p*lo *rra*jo f**ic* deficien*e. </line>
<line> 2 R * FE R E N C I A L T E Ó R I C O </line>
<line> *.1 Sistema Toyota de Prod**ão </line>
<line> Para ac*modar as flutu*çõe* **s demand*s i*evitáveis que ocor*em em um *ercado </line>
<line> int*ira*ent* vo*átil, há *eces*idade de desenvol*er técnicas mais fle*íveis p*ra que *s </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores se ad*ptem </line>
<line> às mudanças. Há duas form*s </line>
<line> para ess* adaptação; uma del*s </line>
</par>
<par>
<line> refere-se à r*duç*o do *úme*o de trabal**dores; já a outr*, foco desse estudo, é base*da </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> quali**caç*o multit*refa dos co*ab*radore*, para au*entar suas aplicaçõ*s em várias </line>
<line> ativ*dades. (*A**, YA*G; CH*NG, 20**). </line>
<line> O Sistema Toyota *e Pr**ução (STP) ou Toyota Production System (*PS) é baseado </line>
<line> em dois *rincípios p*ra Maximia*o (2008): a elimi*a*ão de desp*rdíc**s, segu*d* de </line>
</par>
<par>
<line> fab*icação com qualidade, ou *e*a, ****uzir *em </line>
<line> defeitos, que é </line>
<line> um* forma d* el*minar </line>
</par>
<par>
<line> desperdício*. O pri*c*pio de eliminação de desp*rd*cios fez *as**r a p*odução enxuta (Lean </line>
<line> Manu*actu*i*g), ou seja, fabricar com *áximo *e eco*omia de recu*s*s. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*res*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propo*ta de Melhoria ** La*out Seguindo a *etodologia Sis*ema Toyota de Produção </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> P*ra a c**preensão do STP é necessário *n*end*r o que * processo e operação, o qu*l </line>
<line> é a trans*ormação de matéria-**ima em prod*to acabado. Operação se refere às açõe* </line>
<line> efetuadas pelos operador*s e máquinas (SHINGO, 1996). *utra expressão muito u*iliza*a é o </line>
<line> lead time, *u* e*** rel*cio*ada ao in*cio das atividades de produção até o seu término. </line>
<line> A*ém *a eliminação de desper*íc*os, algumas expressões são us**as para ****n*r, de </line>
</par>
<par>
<line> fo*m* men*s </line>
<line> complexa, o q** é o Sistem* Toyota *e Produ*ão: *rodução sem es*oques, </line>
</par>
<par>
<line> produção enxuta (l*an pro*uc*ion ou lean manuf*cturing), *l*minaç*o de desperdíci*s, </line>
<line> manufatura de fluxo contínuo e esfo*ço co*tínu* na res*luç*o de problem*s (CORRÊA; </line>
<line> *OR*ÊA, 2012). </line>
<line> 2.2 Formas de d*sperdício </line>
<line> Para Almeida (2*10), e* *odo process* de p*oduç*o é *n*o*tra*o *lgum tipo de </line>
<line> d*sperdício. Gh**ato (19*6) co**lementa que * produção *nxuta deve elim*nar qua*quer t*po </line>
</par>
<par>
<line> de atividade dispendios*; p** isso, é imp*escin*ível a an*lise *e *ada parte do </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> produt*vo. </line>
<line> ***ngo (1996) e Ohno (1997) i*entificam os sete ti*o* de despe*dícios (*erdas) </line>
</par>
<par>
<line> *r**en*es no Sis*ema Toy*ta de Produçã*: supe***odução, *or espera, transpor*e, </line>
<line> proces*amento, estoque, *esper*í**o nos movimentos * despe*d*cio na elaboraç*o de pro*utos </line>
<line> defe*tuosos. Por meio da </line>
<line> *abela 1 é possível verifica* algumas causas e efeitos da* sete perdas. </line>
<line> Tab*la 1 - Set* perdas *o Si*tema Toyota de *rodu*ã*, suas cau*as e efeitos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Perda </row>
<row> Sup*r*roduçã* </row>
<row> Espe*a </row>
<row> T*ansporte </row>
<row> Proces*amento </row>
<row> Estoque </row>
<row> Mov*menta*ão </row>
</column>
<column>
<row> Causa </row>
<row> *ro*uzir antecipadamente * </row>
<row> necessá*io </row>
<row> De*b*lanceam*nto da *inh* </row>
<row> produtiva entre os pro*e*so* </row>
<row> Layout in*fica* </row>
<row> Proce*so de transformação </row>
<row> desn*ce*sário </row>
<row> Quant*d*de ex*essiva *e </row>
<row> m*ter*ais e produtos acab*dos </row>
<row> Movimentos de*necessários </row>
<row> r*alizados durant* o processo </row>
<row> pro*u*ivo </row>
</column>
<column>
<row> Efeito </row>
<row> Gran*es níveis de *sto*ues </row>
<row> Ociosi*ade d* *ecursos </row>
<row> Baixa produtivi*ade </row>
<row> Aument* do tem** de </row>
<row> pr*cessamento e p*rdas de </row>
<row> materi*is </row>
<row> Aumento dos custos e riscos de </row>
<row> o*solescência </row>
<row> Ba*xa produtividade e redução da </row>
<row> eficiência da f**ric* </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> *i a </row>
</column>
<par>
<line> e </line>
<line> i caç </line>
<line> qu i </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (PERE*RA; **ITE, 2*16). </line>
</par>
<column>
<row> Fabricação defeituosa Fsaperccfaiçãoõdeespdreodutaolsdfao*re *a* </row>
<row> Rev. *SA, Teresina PI, *. 1*, n. 1, art. 9, p. 1*3-21*, jan./fev. 2019 </row>
</column>
<column>
<row> Aumento de todas as pe*das </row>
<row> citadas </row>
<row> www4.fsanet.com.br/*evist* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. R*cci, A. N. Bran*o, C. *iegler, R. R. Zanini, A. M. *ouza </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> Rel**ivament* a *ma das sete *erda*, * desperdício ocasio*a*o por transporte, </line>
<line> conside*a-se *mprescindível analisar o *iste*a de pro*ução, po*s somente assim será possível </line>
<line> propor uma nova organização de layout. </line>
<line> 2.* Layout ou Arranjo F*sico </line>
<line> O l*yo*t é def*n**o c*mo s*ndo a localização física dos recu*sos d* transform*ção, * a </line>
<line> s*a *lteração pode facilitar o fl*xo d* m*te*iais, **me*tar a eficiên*ia, re**zir ris*os, </line>
<line> melho*ar * comun*cação e a moral dos trab*l**dores (SLACK; BRAN*ON-J*NES; </line>
<line> JOHNST*N, 2015). </line>
<line> Para desenvolver u* la*ou* é necessário seguir ci*co etapas: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *) </row>
<row> b) </row>
<row> c) </row>
<row> d) </row>
<row> e) </row>
</column>
<column>
<row> Colet* de informações: conhecer o loca*, mate*iais, f*nci*nários e proc**so; </row>
<row> Soluç*es d* planejamento: *studar as mudan*as possíveis * melhor*as proje**das a </row>
<row> sere* observadas; </row>
<row> Crítica *o pla*ej*m*nto: f*ze* uma análise críti*a dessa **se de *laneja**nto; </row>
<row> Implantaçã*: pr*vid*nc*ar as *lte*açõ*s necessá*ias * organização f*sic*; </row>
<row> Controle de re*ul*ados: levantar t*dos os dad*s necessário* p*ra o desempenh* do </row>
<row> setor, para poste*ior aj*stamento. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Exist*m quatro tipos básic** de layo*t cuj* *ompreensã* prev*a se *az nec*ssária par* </line>
<line> pos*eri*r aplicação: posicio*a*, por *roc**so, ce*ul*r e p*r produto. </line>
</par>
<par>
<line> N* pos*ciona* *u fixo, *uem sofre o p*ocess*ment* f**a estacionário, e***anto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> equipame**o, maquinár*o, instalação e pess*as mov*m-s* n* medida *o **cessário. </line>
</par>
<par>
<line> * layout </line>
<line> po* processo, t*mbém conhecido por funciona*, é obti*o </line>
<line> pelo agr**ament* </line>
</par>
<par>
<line> de *rocessos similare*. O ide*l é qu* a planta mant*nh* os postos de traba*ho similares junt**, </line>
<line> pois o produto perc*rrerá um *oteir* de proces*o de acordo com s*a necessidade (S**CK, </line>
<line> BRANDON-JON*S; JOH*S**N, 20*5). </line>
<line> *a**ut t*po c***lar é aquele em qu* os produtos se transfor**m dentro das cél*las, </line>
<line> pois é nes*e local on*e se enc*ntram os rec*rsos transformadores; en*ão, o produto s**ue até </line>
</par>
<par>
<line> a etapa </line>
<line> seguinte (*ORRÊA; CORRÊA, 2012). O layou* por **ocesso * </line>
<line> observado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> indúst*ias de confecção de vest*ário, pois há </line>
<line> nec*ssi*ade de o *roduto passar p*r </line>
<line> **ferentes </line>
</par>
<par>
<line> se*ores para, assim, concl*í-lo, uma vez que a </line>
<line> indústria em estudo trabalha com *u*tos </line>
</par>
<par>
<line> detalhes no *roduto. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *e*es*na, v. 1*, *. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. *01* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ropo*ta de Melhor*a de Lay*u* Seguindo a Metodologia Siste*a T*yota de Produ*ão </line>
<line> *9* </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Balanc*amento de Lin** de Pro**ç*o aplicado ao *TP </line>
</par>
<par>
<line> O balanceamento está l*g*do à *eloci**de da produção, pois o ato de bala*cea* é </line>
</par>
<par>
<line> rela*iona*o ao ni**l*mento dos tempos de uma atividade, em re*a*ão ao padr*o prev*a*ente </line>
</par>
<par>
<line> est*b*lecido, se*do uma </line>
<line> ferra*enta indi*pensável * </line>
<line> produção. No Sistema T*yot* ** </line>
</par>
<par>
<line> *rodução *corre quando *xis*ir * equilíbrio entre car*a e </line>
<line> cap**idade do </line>
<line> processo, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> qua*do o volume de trabalho a s** execut*do e a má**i*a *anuseada por *m operad*r </line>
<line> cons*g*em *u*prir com * *emanda desejad* (SH*NGO, 1996). </line>
<line> *as etapas de fabricação de um *rod*to, cad* p*oc*sso feito em um se*o* gasta </line>
<line> dete*minado tempo **ra exec*tar a tar*** que lhe cabe. N*s** cas*, *e o t*mpo gasto com </line>
</par>
<par>
<line> cad* </line>
<line> pr*cesso execu*ado para fazer *m produto for sempre igual, **lancea*e*to d* li*ha o </line>
</par>
<par>
<line> não apresenta falhas. No e*tanto, caso haja desconformidad* e*tre o cicl* real </line>
<line> e o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*ferência há en*ão, a necessi**de de um estudo a*icional focado n*st* tema (*OCHA, 1986). </line>
<line> Assim, segundo Peina*o * Graeml (2007) os procedimentos de balan*eamen*o de linha de </line>
<line> pr*d**ão podem ser su*di*idido* *m: </line>
</par>
<par>
<line> *) Dividir </line>
<line> a* </line>
<line> operaçõ*s de trabal*o em ele**nto* d* trabalho que *oss*m s*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> b) </row>
<row> c) </row>
<row> d) </row>
<row> e) </row>
<row> f) </row>
</column>
<column>
<row> executadas ** modo independent*; </row>
<row> Levantar o tempo *adrão, por mei* de cron*an*lise; </row>
<row> Defini* a seq*ência das tarefa* e s*as predecessoras; </row>
<row> Desenhar o *iagram* de precedência; </row>
<row> Calcular o tempo de duração do *ic*o e *eterminar o número mínimo de estações </row>
<row> de tr*balho; </row>
<row> Atri*uir as t**efas às estações de trabal*o, s*guindo a ordem *a*ural *e m*ntagem; </row>
</column>
</par>
<par>
<line> g) </line>
<line> V*rifica* se existe uma *o*ma melhor ** </line>
<line> bala*ceamento, b*scando dei*a* a </line>
</par>
<par>
<line> mesm* qua*tidade de tempo o*ioso em cad* estação de t*aba*ho. </line>
<line> Ao mesmo tempo, de acordo com Martins e L*uge*i (2015) o tempo de ciclo (TC) das </line>
<line> operações é dete*minado se*u*do a Equa*ã* (1), a saber: </line>
</par>
<par>
<line> (*) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 1, **t. 9, p. 193-2*2, *an./fe*. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ric*i, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zani*i, A. M. Souza </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Assi* com*, se*undo eles, para ating*r o volu*e d* pr*du*ão há necessidade de saber </line>
</par>
<par>
<line> o n*m*ro *ínimo de *uncionários (N) </line>
<line> que será *ete*min*d* a partir do te*po *e ciclo, </line>
</par>
<par>
<line> c*lculad* *ela Equa*ã* (2). </line>
</par>
<par>
<line> (2) </line>
<line> Por outro *ado, o problema de bala**eamento de l*nhas pode ser d*finid* da s*guinte </line>
<line> maneira: dado um det*r*inado *úme*o de tarefas, ca*a um* com seu respe*tivo t**po f*x* </line>
<line> **ra re*liz*ç*o e ac*mpanhadas por um d*agram* com as relações de precedência entre elas, o </line>
</par>
<par>
<line> p*oble*a c*nsiste em </line>
<line> deter*inar as *arefas * uma *et*rminada sequência d* estaç*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, de forma que as relações q*e </line>
<line> antecedem sejam satisfeitas * a cap**idade da linha </line>
</par>
<par>
<line> otimizada. </line>
</par>
<par>
<line> Porta*to, o balanceamento de linha exclui os gargalos e as e*peras na produ*ão, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*dom*nam o* *em*os m**uais, sen*o assim ma*s flexíveis para serem balanceadas. </line>
</par>
<par>
<line> Proporciona, </line>
<line> também, </line>
<line> r*dízios </line>
<line> de </line>
<line> fun**es </line>
<line> e </line>
<line> e*ita </line>
<line> o </line>
<line> trabalho </line>
<line> *epetitivo </line>
<line> que , </line>
</par>
<par>
<line> consequentemente, *ausar** a sobrecar*a de t*refas **s fun*ionários. </line>
<line> 3 M E T O D O L * GI A </line>
</par>
<par>
<line> A present* pesquisa é caracterizada com* **tudo de </line>
<line> caso, **seada </line>
<line> na análise dos </line>
</par>
<par>
<line> proce*s*s prod*tivos de *ma *ndústria têxtil, mais es*ecificamente em uma linha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conf*cção de ve*tuár**s masculinos. Pa*a </line>
<line> a realização deste trabalho, fo* necessári* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização suces*iva de sete etap*s, a **ber: revisão de *iteratura; coleta de d*dos; fl*xogr*ma </line>
<line> do p*ocesso produtivo; balan*e*mento de linha de prod*ção; construção e análise de la*ou*; </line>
<line> diagnóstic* da situ*ção atual; e proposta *e n**o projeto *rr*njo produt*vo, con*orme exposto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, *. 16, n. 1, a*t. 9, *. 193-212, jan./f*v. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propo*ta d* Melhoria de *ayout Seguindo a Meto*olo*ia Sistema To*ota de *r*dução </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 1 - *tapas da realização da pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: o* autores (*018). </line>
<line> Inicial*ente, objetiva*do *ort*ar e fundam*nt*r * pres*nte trabalho, uma revisão de </line>
<line> l*te*atu*a foi *e*lizada, *brangendo d*sde autor*s de refe*ê*cia até art**os científico*. A </line>
<line> fundamentação te*rica desta *esq**sa se concentrou nos tema* relacio**dos ao Sis*e*a </line>
<line> T*yota de *r*duç*o, assim como no e*tudo da manufatura enxuta e na consequ*nte *nálise </line>
<line> das perdas em pr***sso* prod*tivos. </line>
<line> A segunda *a*e d*ste estudo foi realizada por meio de entrevis*a* não estruturadas, </line>
<line> abrangen*o desde a sup*rvis*ra d* produção até os operário* da emp*esa, d*rante vi*itas </line>
</par>
<par>
<line> t*cnicas a em*res*. *ais i*formaç*e* pr*p*ciara* mape*ment* do processo produtivo ** o </line>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 1*, n. 1, art. 9, p. *93-212, jan./fe*. 2019 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ricc*, A. N. Bran*o, C. Z*egler, R. R. *anini, *. M. S*uza </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> re*erida vestimen*a, descrevendo todas a* etap*s de sua *onfecção. Poste*iormente, foi </line>
</par>
<par>
<line> possível co*etar da**s ref*ren*es ao montante </line>
<line> di**io produzido, às necessidades </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> movim*n*ação dentro da fábrica, a**im como o temp* de confecção dos produtos e de </line>
<line> deslocament* entre as at**idades. </line>
<line> A análi*e d** dados provenien*es deste estud* p*rm*ti* * re*liza*ão d* bal*nceame*to </line>
</par>
<par>
<line> da **nha de pro*u*ão, * construção do *tu*l la*out do proces*o </line>
<line> em questão, assim como </line>
</par>
<par>
<line> po*sibilitou d*agnos*icar os prin*i*ais pro*lemas </line>
<line> envolvendo </line>
<line> *e*das por transporte n*s*a </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ade. De pos*e </line>
<line> disso, um *ovo p**jet* de *inh* d* *rodução </line>
<line> foi elabo*ado e proposto, </line>
</par>
<par>
<line> con*iderando os p*incípi*s da manufa**ra enxuta, bem como centrad* na re*ução *e perd*s </line>
<line> por *ransporte, princip*l *esultado des** trabalho. </line>
<line> 4 *E S *L T ADO S E DI SC*S Õ E * </line>
<line> 4.* A em**esa </line>
<line> A i*dústria em estudo, localizada na *idade de Sant* Helen*, P*r*ná, na região Oes*e, </line>
<line> at** no *amo de confecção de vestuário ma*culino desde 200*. Possui uma área **bril t*tal de </line>
</par>
<par>
<line> aprox*ma*amente, 2051 m². *o mom*nto, emp*esa a </line>
<line> conta com, ap*ox*madamente, 140 </line>
</par>
<par>
<line> *unci**ári*s, subdiv*didos ent*e res**nsá*eis pela costur*, responsáveis **la passado*ia, </line>
</par>
<par>
<line> responsáveis pelo corte, au*iliar*s n* prod*ção (dividi*o </line>
<line> em: *istribuido* da produção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> expedição de merc*doria), en*arreg*do* *e serviços gerai* (CA**EIRA; *ELADORES), </line>
</par>
<par>
<line> enca**egadas da </line>
<line> pro*ução e </line>
<line> no setor admini*trati*o. A indús*ria possui 6* máquinas *e </line>
</par>
<par>
<line> costura * 25 máquinas *e pas*ad*ria, s*ndo sua *rod**ão d*á*ia *e 160 a 180 *eça*/dia. </line>
<line> 4.2 O proce*so produtivo de paletós </line>
<line> As etapas envolv*ndo a *usca do norteamento teórico, a*sim ***o de coleta e a*álise </line>
<line> de dados propiciaram a obtenção dos resultados prese*tes neste tó*ico. A*sim, a *e*ce*ra etapa </line>
<line> deste *rabalho vi*a iden**ficar *s prin*ipai* operações da confecção. Pa*a iss*, fez-se um* </line>
</par>
<par>
<line> *usca das operações qu* esta*am sendo re*li*adas </line>
<line> durante um perío*o de aproxima*ame*te </line>
</par>
<par>
<line> qu*tro meses focando, *s*ecificamente, na conf*cção *e paletós. As*im, o referido **ocesso </line>
</par>
<par>
<line> produtivo foi anal**ado *ossibilit*ndo * criação *e um fluxog*ama simplific*d* da </line>
<line> etap* </line>
</par>
<par>
<line> in*cial de fabric*ção, *re*e*te *a Figura 2. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*in*, v. 16, *. 1, art. 9, *. 19*-2*2, jan./fev. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P**pos*a *e Melhoria de Lay*ut Seguin*o a Meto*ologia Sistema Toyota de Produção </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 2 - Fluxograma resum*do do processo ini*ial de prod*ç*o do *a*etó </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os aut**es (2*18). </line>
<line> *ssi*, conforme exp*sto, *pós a ex**ução da **a*a de corte, como descrito </line>
<line> anteriormente, enfestar, ris**r, cortar e e*ique*ar (codi*icar), as peças s*o mandada* pa*a se**r </line>
<line> de cost*ra do pal**ó. A confecção de paletós pass* por mais três proc*ssos antes de inicia* a </line>
</par>
<par>
<line> co*t*ra que é f*sionar o tecido, ou seja, tecido **t*rno, ta*bém c**hecido co*o o </line>
<line> ca*a </line>
</par>
<par>
<line> externa, receb* **is *rês cam*da* de tec*dos, malha (util*zada **mo base p*ra entretela), </line>
<line> e*tre**la (p*s*ui p*ntos colantes que, quando são pass*dos *or *lt*s tempe**t**a*, através de </line>
<line> prens*s, liberam a resin* c***n*e * unem os *emais t*cidos envoltos) e nã*-tecido (para d*ix*r </line>
<line> uma camada "fofa" no peito do pale*ó) e, só então esses tec*dos passam por u*a *re*sa </line>
<line> (FUSIONAR) q*e cola os materiai* formando um* única *eça. </line>
<line> Por fi*, *les são refila*o* nova*ent*. Após o proc**s* inicial, as p*ças são </line>
<line> enc*min*a*as *ara o seto* *e costu*a. Nesta e*ap*, presente no f*uxogram* res*mid* present* </line>
</par>
<par>
<line> na Figura 3, é possível ver*ficar as pr*cedências </line>
<line> do* pr*cessos, * qual se inicia* em trê* </line>
</par>
<par>
<line> etapa*, se*do *ue as m*smas dev** estar pr*ntas para qu* não ocorram gargalos. </line>
<line> Fi*ur* 3 - Fluxog*ama re*umido *o pr*cesso pro*uti*o do paletó </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Ter*s*na P*, v. **, n. 1, *rt. 9, p. *9*-*12, j*n./fev. 2019 </line>
<line> **w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. *icci, A. N. B**nco, C. Z*egler, *. *. Zanini, A. M. Souza </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> A </row>
</column>
<column>
<row> * </row>
<row> D </row>
<row> E </row>
<row> F </row>
<row> G </row>
<row> H </row>
</column>
<column>
<row> C </row>
</column>
<column>
<row> LEG*NDA </row>
<row> A - Costu*ar costas </row>
<row> B - Cost*rar **ente </row>
<row> C - Costurar manga </row>
<row> D - Costurar bol*o f**ntal </row>
<row> E - Costurar *orro </row>
<row> F - *nir fren*e e costas </row>
<row> G - C*sturar gola </row>
<row> H - Unir manga a* *a*aco </row>
<row> I - Pass*r paletó </row>
</column>
</par>
<par>
<line> I </line>
<line> Fon*e: os autores (20*8). </line>
<line> Post*riormente, o layout d* proces*o *rod*tivo em questão foi anal*sad*, engl*bando </line>
<line> a d*spos*ção *os ma*uinários, bem com* o trajeto de mo*imen*ação entre os *i*ere*tes </line>
<line> subproce*so*. Segundo, foi con*tatad* *u* *s postos de trabalh* se encontram afas*ados, </line>
<line> *eces*itando percorrer gran*es di*tâncias. Ao mesmo tempo, *onforme exposto *a *igura 4, é </line>
<line> po*sív*l obse*var * boa ilum*nação do l*cal, assim como a ac*ssibilidade dos corred*res d* </line>
<line> acesso, porém o lo*al está pequeno para * grande quan*i*ade de m*quin*s existe*tes. Um* </line>
<line> questão impo*tante e *ue favor*ce a produção é que *s máq*inas e*tão voltadas par* a mesma </line>
<line> direçã*, *ois nesse caso o ín*ice de conversa entre o* func*oná*ios não é alto. </line>
<line> Figura 4 - Processo produtivo do paletó </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autor*s (2018). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*s*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, ja*./fe*. 2019 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr**osta de Melho*ia de Layo*t *eguindo * Metodologia S*stema Toyota de Produç** </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Em *equência, obje**vando aumenta* a efici*nci* do layo*t produtivo em questão, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tud* de ba*a*ceam*n*o </line>
<line> d* linha foi reali*ado. Assim, os cálculos pre**nt*s no tópic* 2.4 </line>
</par>
<par>
<line> for*m re*lizados, visan*o obse*var a ex*stê*cia d* gargalos pr*du*ivos, assi* co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ocorr*ncia de o*iosid*de l*boral dos </line>
<line> co*abo*ador*s. *esse intuito, o tempo de execuçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atividade e a veloc*dad* </line>
<line> de operação fo*am coletados e analisados, *es*ltando no gráfico </line>
</par>
<par>
<line> pre*ente na Figura 5. </line>
<line> Fig*ra 5 - Relação do tem*o * operações </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *s autores (201*). </line>
<line> Ta*s resultados *o*am *onv*r**do* em padr*es de *ão-de-obra, passando a ser </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*dos tempo* de *peração usados par* * *a**ncea*e*to. Conf*rm* const*tado, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos t**po* da* *pe*ações é reali*ada e* se*undos, * que pode ser conside*ado uma </line>
</par>
<par>
<line> op*ração rápida. N* entanto, segundo o*servado, *ais *tiv*dades aumentam seu período </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> duração *pós a confecção final do paletó. E*sa at*v*dade se just*fica, po*s, tal p*ça ap*esenta </line>
<line> dif**uldade de manuseio e, c*nsequentemen*e, propic*a o aumento do tempo *e operação. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, u*ilizand* a *e*erida meto*olo*ia, </line>
<line> o b*lanceament* da linha </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p*odução foi realiz*do, considera*do o te*po de execução p*r tare*a, a *u*nt*dad* *e **ças </line>
<line> que se desej* produzir, o núme*o de est*ções de t*a**lho necessário, assim com* a quantidade </line>
<line> ótima de fu*cioná*io* para isso. </line>
<line> Para o cálculo do balanceamento usou-se a quanti*a*e de funci*nár*os n*cessá*i* pa*a </line>
<line> cada o*eração, considerando o n*mer* ótim* *e operador*s por *sta*ão t*abalho. As esta*ões </line>
<line> definidas fora* a* peças que devem estar pront*s para que oc*rra a mon*a**m do pa*etó, </line>
<line> a*sim considerou-se a* part**: frente, b***o da vista, po*tin*ola, forro da *rente, montagem da </line>
<line> f*ente, costas, montagem do c*saco, gola e manga. Ao *e*mo tempo, os cálculos do </line>
</par>
<par>
<line> ba*anceamento ini*iara*-se c*m 200 pe*as/dia em 518 min*tos </line>
<line> trabalhados (4 horas e 4* </line>
</par>
<par>
<line> *e*. F*A, *eresina PI, v. *6, n. 1, a**. *, p. 193-*12, jan./fe*. 2019 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. *icc*, A. N. Branco, C. Ziegler, R. R. Zanini, A. M. Sou** </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> minutos) que é o tempo d* *rabalho normal dos funcionários. De forma resumida, a Tabel* 2 * </line>
<line> seg*ir mostra a quantidade de func*onários par* cada *osto d* tr**alho ne*essário *a </line>
</par>
<par>
<line> co*fec*ão do palet*, mo*trando também * *uantidade de fu*cionários que atualmente </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> enco*trado. </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 2 - Quantidade necess*ria d* f***ionários por opera*ão (resum*do) </line>
</par>
<par>
<line> Quant*dade de fu*ci*nários </line>
<line> Q*anti*ade de funcioná*ios </line>
</par>
<par>
<line> Posto de Trabalho </line>
<line> at*al </line>
<line> nec*ssária </line>
</par>
<par>
<line> *re*te </line>
<line> * </line>
<line> 4 ,3 9 </line>
</par>
<par>
<line> Bo*so da *ista </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,2 1 </line>
</par>
<par>
<line> Portinhola </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 ,* 5 </line>
</par>
<par>
<line> Forro fre*t* </line>
<line> 5 </line>
<line> 4 ,1 4 </line>
</par>
<par>
<line> Montagem da fr**te </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 ,8 2 </line>
</par>
<par>
<line> Costas </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,8 1 </line>
</par>
<par>
<line> Montagem do casac* </line>
<line> *4 </line>
<line> 1 5 ,* 6 </line>
</par>
<par>
<line> Gola </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,8 1 </line>
</par>
<par>
<line> *an** </line>
<line> 7 </line>
<line> 4 ,4 1 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 57 </line>
<line> * 2 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *utores (2018). </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormen*e, * *ealizaçã* do balanc*amento pos*i*ilitou propor um novo layout, </line>
<line> consider*ndo a quantidade ótima de *unci*nários p** *staç*o de trabalho, presente na Fig*ra </line>
<line> 6. </line>
<line> Fi*ura 6 - Layout proposto considerando * balanceamento e o núm*ro de fun**onários </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os aut*res (2018). </line>
<line> As*im, *ssa nova proposta baseou-se nos equipa*e**os neces*ários p*r* * con*ecção </line>
</par>
<par>
<line> do pa*etó, c*nsiderando </line>
<line> os postos de trab*lho e as e*ta**es *riada* sua implantação se deve </line>
</par>
<par>
<line> por s* considera* *ai* </line>
<line> correto, *eguindo a prop*sta do *al*nceament*. A* mesmo tem*o, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, j**./fev. *019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta ** M*lho**a *e Lay*ut S*guind* a *etodologia Sistema To*ota de Prod*ção </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> definiçã* pela *uantidade d* maquinár*os foi de aco*do *om a quantidade de funcioná*ios </line>
<line> nece**ária para a con*t*ução das peças em seus r*spectiv** postos de traba*ho. Em sequência, </line>
</par>
<par>
<line> foi possível verif*car as gra*des di**âncias </line>
<line> e*tre os e*uipa*e**os utilizados, as*im co*o os </line>
</par>
<par>
<line> *ong*s percursos *u* o *aterial e os funcio*ários **a*izam, constatando a não continuidade </line>
<line> do fluxo produ*ivo nesses *roc*ssos (Figura 7). </line>
</par>
<par>
<line> Fi*u*a 7 - L**ou* v*gente *o processo produtivo do pa*etó </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (2018). </line>
<line> Ao mes*o temp*, para faci*i**r * en*e*d*mento do processo, este t**bal*o cons*derou </line>
<line> fl*xos em core* difere*tes, at*ibuindo-se o se*uinte critério para esse * os demai* desen*os de </line>
<line> layout: </line>
<line> VERDE: *ontagem da fr*nte e f*r*o da fr*nte </line>
<line> ***. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 1, art. 9, p. *93-212, jan./f*v. 2019 www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ricc*, A. N. Branco, C. Ziegle*, R. R. Zanini, A. M. Souza </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> VE*MEL*O: montagem da *orti*hola </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> AZUL: *on*ag*m d*s costas </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> AMARELO: montagem d* casaco </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *ZUL CLARO: m*ntagem d* manga </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> COR-DE-*OSA: montage* da gola </line>
</par>
<par>
<line> Conforme expos*o na Figura 7, há v*rias *esconform*dades dentro </line>
<line> *essa a*ivid*de, </line>
</par>
<par>
<line> pois as m**uinas *stão aloca*as </line>
<line> em lug*re* *rrados, *ão respe*tando seu *orreto fluxo </line>
</par>
<par>
<line> pr**utivo. No entanto, ape**r de, para alguns casos haver a pos*ibil*dade do *so de est*iras, </line>
</par>
<par>
<line> em*il**deira*, conforme sug*r*do </line>
<line> *or **ingo (1996), sua implant*çã* seria in*iável, po*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> local a*resenta l*mitação de espaço, sendo sua instalação in*iável fu**ional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> economica*en*e. Para exem*lificar *al situ*ção, </line>
<line> a*gumas empresas, *ais **peci*ica*en*e </line>
</par>
<par>
<line> ind**trias de confecção de </line>
<line> **stuário resistem à aut*matizaçã* no pr**esso *roduti**, </line>
</par>
<par>
<line> jus*amente devido a suas confi**rações artesana*s de *rod*ção. *o mesmo tempo, após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão </line>
<line> da s*quência en**e as ativida*es, bem </line>
<line> **mo *o l***ut produti*o vi*ente, foi </line>
</par>
<par>
<line> possível m*d*r a distância entre a* *tiv*dade*, *ssim c*mo suas *e*pectivas durações, </line>
<line> present** no Q*adro 1. </line>
<line> Quadro 1 - Descrição das ativi**de* pa*a anál*se de *i*tâ**ia e tempo </line>
</par>
<par>
<line> *º D*scr*ção da *ti*idade </line>
<line> Dur*ç*o (s) </line>
<line> Dis*ânci* percorrida </line>
</par>
<par>
<line> 1 L**ar portin*ola para co*turar </line>
<line> 113 </line>
<line> 1* m </line>
</par>
<par>
<line> 2 Levar port*nhola p*onta para pass*r </line>
<line> 1*0 </line>
<line> 29 * </line>
</par>
<par>
<line> 3 Levar portinhola pro*ta para preg** no casaco </line>
<line> 170 </line>
<line> 2* * </line>
</par>
<par>
<line> * Levar frente para p*ssar ref*rço </line>
<line> 100 </line>
<line> 17 m </line>
</par>
<par>
<line> 5 Le**r manga pa*a *r*g*r botão </line>
<line> *7 </line>
<line> *1 m </line>
</par>
<par>
<line> 6 Lev*r *aletó *ara f*zer cava </line>
<line> 61 </line>
<line> 4m </line>
</par>
<par>
<line> 7 Lev*r fr**te par* passar e abri* costura </line>
<line> 76 </line>
<line> 5m </line>
</par>
<par>
<line> 8 Levar frente pa*sada para organizar </line>
<line> 103 </line>
<line> *7 m </line>
</par>
<par>
<line> * Levar paletó para ma*car casi**a </line>
<line> 88 </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> *OTAL </line>
<line> 988 </line>
<line> 127 m </line>
</par>
<par>
<line> *onte: os au*ore* (2018). </line>
<line> As*im, o novo layo*t fo* cria** b*seado no *xis*ente *ara melhor ace*tação dos </line>
<line> proprietários, já q*e a i*tenç*o não é d*minuir funcion*rios, mas s*m aume*tar a produ*ão </line>
<line> com o núm**o j* e*iste*te. Desse m*d*, por *eio d*ssa nova *r*posta, *oi p*ssível observar </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, *an./fev. 201* w*w4.fsanet.com.br/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pro*osta de Mel*ori* de Lay*ut Seguindo a Met*dologia Sistema Toyota de Prod*ção </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> o melhor ap*oveitamento do espaço físico, assim como aprimor*r o fl*xo entr* as etapas </line>
<line> pro*ut*vas, conforme evide*ciado *a Figura 8. Todavia, vale **ssal*ar a limitação d* proposta </line>
<line> dess* r*arranj* produtivo, pois ex*ste* maquinários fixo* nesse p*ocesso, tornando </line>
<line> impossível movim*ntá-los. </line>
</par>
<par>
<line> Figur* * - *ayout sug*rid* de processo *rodutivo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os au*o**s (2018). </line>
<line> E* sequê**ia ao tra*alho, efet*ou-se * *edi*ão das dis*ân**as percorridas entre *s </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos valendo-se, para *sso, do </line>
<line> re*urso di*pon*bilizado pelo softw**e u*ilizado. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ricci, A. N. Br*nco, C. Ziegl*r, R. R. Zanini, A. M. So*za </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> e*ta análise p*ssibilitou constatar o aumento da eficiência *eral, apesar do aumento de </line>
<line> algumas d**tâncias entre ** pos**s, c*nforme *xposto no Quadro *. </line>
<line> Qu*dro 2 - **sc*ição das at*vidades **ra an*lis* d* d*stâ*ci* e temp* </line>
</par>
<par>
<line> Nº </line>
<line> *e*criçã* da atividade </line>
<line> No v a distância perc*rrida </line>
<line> No v o t*mpo (s) </line>
<line> Re*ução de Desl*camento (m) </line>
<line> *edução de tempo (s) </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Levar port*nh*la para costur*r </line>
<line> 3 </line>
<line> 6* </line>
<line> 9 </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> L*va* *ortinho*a p*onta para *assar </line>
<line> 2* </line>
<line> 173 </line>
<line> 1 </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> L*var portinho*a pronta *ara preg*r *o casaco </line>
<line> 24 </line>
<line> 17* </line>
<line> -1 </line>
<line> -2 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Levar frent* para p**sar reforç* </line>
<line> 20 </line>
<line> 110 </line>
<line> -3 </line>
<line> -*0 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Levar manga para pregar *o*ã* </line>
<line> 3 </line>
<line> 61 </line>
<line> 8 </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Levar pal*tó para fazer cava </line>
<line> 2 </line>
<line> ** </line>
<line> 2 </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> Levar *re*t* para passar e abr*r c*stura </line>
<line> * </line>
<line> *6 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> *ev*r frent* passada par* org**izar </line>
<line> 17 </line>
<line> 100 </line>
<line> 0 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> Lev*r paletó para *arca* cas**ha </line>
<line> 6 </line>
<line> 65 </line>
<line> 3 </line>
<line> 23 </line>
<line> </line>
<line> TO*AL </line>
<line> 103 </line>
<line> 87* </line>
<line> 2* </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os *ut*r*s (2018). </line>
</par>
<par>
<line> N* Quadro 2, * </line>
<line> possív*l ob*ervar o *feito ocorrido na organização do *ayo*t, pois </line>
</par>
<par>
<line> most*a a re*uç*o *eral de *e*po *as at*vidad*s e de deslocamento do funcionário. Em relação </line>
</par>
<par>
<line> ao tempo </line>
<line> de dur*ç*o, houv* um decré*cimo </line>
<line> de apro*imadame*te 14 minutos e referente </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dis**ncia pe*corrid* reduziu-se ***o*imadam*nte 25 metro*. Paral*lamente, quand* </line>
<line> consider*da a redução do ciclo p*odutivo, o*t*m-se economia de tempo em t*rno de 50% de </line>
<line> *m pal*tó acabado. Portando, tend* em vi*ta u* ex*ediente de oito horas diárias, a empresa </line>
<line> ga*ha oito p**as *cabadas a mais co* o rear*anjo produ*ivo su*e*ido. </line>
<line> Ao mesmo tempo, c*nfor*e consta*ado, h*uve *aior agrupame**o en*re *s po*tos de </line>
</par>
<par>
<line> *raba*ho, *pes*r da n*o substituição </line>
<line> de alg**s </line>
<line> processos. Assim com*, por me*o do n*vo </line>
</par>
<par>
<line> layout, o**ervou-se </line>
<line> *ma d*m**uiçã* </line>
<line> de </line>
<line> vinte e *i*c* *etros *e tra**por*e in*erno, pois no </line>
</par>
<par>
<line> seto* de passad*ria não *o* possív*l a a*teração, *e*ido ao siste** de geraçã* d* va*or a*ravés </line>
<line> das tubulações que são *i*os. </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> f*rma co*comitan*e, pa*a minimizar o tra*sporte i*terno se *ugere que os </line>
</par>
<par>
<line> o*erad*re* da </line>
<line> máquina </line>
<line> de cos*ura não saiam de se** pos*os, sobretudo para realizar </line>
<line> *ut**s </line>
</par>
<par>
<line> tar*fas. Isso se justifica, poi*, a sa**a de um posto para </line>
<line> e*ecutar outra tar*fa será difíci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> levará ma*s temp*, quand* *omparado *om o tempo de um o*erá*io já em pé. *utr* *ues**o é </line>
<line> o fato de a linha *roduti*a po*suir trê* encar*e*adas re****sáveis pelo pr*cesso, ca*e-lhe* a </line>
<line> *les a me**a funç*o de tran*porte os funcionários que realizam as sua* devida* ope*aç**s *m </line>
<line> pé, encontrados na *a*sadoria e nas mesas. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 1, art. 9, p. 193-212, jan./fev. 2019 www*.fsan*t.*o*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *roposta *e M*lh*r*a *e Layout Se*uindo a Metodologia Sistema Toyota de Produção </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONC*U*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O presente trabalho a*alisou algun* dos **i*cipais </line>
<line> con*eit*s </line>
<line> associados ** Sist*m* </line>
</par>
<par>
<line> Toyota de Produç**, t*i* como *s tipos de desperd*cios o*servados na i*dús*ria foca*do, </line>
<line> excl*sivamente, *o despe*dício po* transporte. Por meio dele se se *onst*tou na anális* d* </line>
<line> *roces*o produtivo de co*fecção de pal*tós a geração do referido *esp*rdício na planta *abr*l </line>
<line> a*alisada. *or esse motivo, v*sando o au*en*o da *ficiênci* ne*se* processos, a linha de </line>
<line> pr*duç*o foi *nalisa*a *través da construção de um *luxogra*a n* qual *o*am descritas to*as </line>
</par>
<par>
<line> as ativ*dades </line>
<line> envolvi*as na *riação de um paletó, d*ixando claro t*das as opera*ões </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *nvolviam a produ*ão dest* prod*to. </line>
</par>
<par>
<line> O flux*gr*ma do *rocesso prod***vo foi descr*to, bas*ando-se *as entrevi*tas </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> estruturada* </line>
<line> real*zada*, *ssim como *os da*os obtidos durantes as v*sit*s técnica* a* local. </line>
</par>
<par>
<line> *ost*r*or*ente, f*i </line>
<line> possível enten*e* todas as operaçõe* neces*árias para a confecção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pro*uto em est*do, </line>
<line> pos*ibilit*ndo balanc*amento de*ta linha d* produção, ass*m como o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> confecção do layou* atual da *mp*esa. </line>
<line> Constata*os os desperdí*ios dessa atividade bem, como as falhas na dispos*ção </line>
</par>
<par>
<line> produtiva do maquinár*o e dos colaboradores </line>
<line> nes*e processo, um novo layout *oi proposto </line>
</par>
<par>
<line> le*a*do-se em cont* o* *esultados do balance*mento re*lizado, assim com* o* pri**ípios </line>
<line> su*eri*os no ref*rencial teórico ut*lizado nesse *ra*alh*, *ais *s*e*i***amente do STP * *as </line>
<line> per*a* produtivas. </line>
<line> Fi*alment*, foi p*ssível con*t*ta* *s *enefício* da aplica*ã* d*s con*eito* do *istem* </line>
<line> Toyota *e Pro**ção, *specificamente o* *e*pe**ícios por tr*ns*ort*, *ob**tudo quando </line>
<line> apl*cados na conf*c*ão *acio*al *o la*out produtivo. T*l mét*do pro*o*c*on*u um aumento </line>
</par>
<par>
<line> *elevante </line>
<line> de eficiência quan*o ap*icado ao conte*to em *uestão, pois melhorou o fluxo </line>
</par>
<par>
<line> pro*utivo *nalisad*, e d*minuiu o tempo e o deslo*am*nto entre os process*s analisados. </line>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
<line> ALMEIDA, L. M. *. L. O mode*o *e gestão da Toyota: um* análise do le*n *anuf*cturing </line>
<line> ou man*fatura **xuta *as*ada na teo*ia *arxi*n* do v*lo* trabalho. UFPB. J*ã* Pe**oa, p. </line>
<line> 100. 2**0. </line>
<line> CO**ÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. *dminist*aç** da prod*ção e d* opera*ões: manufatura </line>
<line> e serviços: uma abordagem estratégica. 1. ed. Sã* Pa*lo: A***s, p. 446, *012. </line>
<line> GHINATO, P. Siste*a **yota *e *r*dução: m*is d* que simp*esmente just-in-time. Caxi*s </line>
<line> *o *ul: *ducs, p. 200, 1*96. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *6, n. 1, *r*. 9, p. 19*-212, j*n./fev. 20*9 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. R. Ric*i, *. N. Branc*, C. Zie*ler, R. R. Zani*i, A. M. *ouz* </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> *ARTINS, P. G.; LAU*EN*, F. P. A*ministra*ão da pr*du*ão. 3. ed. São Paul*: Editora </line>
<line> Saraiv*, 2015. </line>
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<line> X </line>
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<line> 4) participação na apro*ação da versão final do *anu*crit*. </line>
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