Psicogênese e Cultura no Conto de Clarice Lispector: Uma Interlocução com Wallon e Vigotski / Psychogenesis and Culture in the Tale of Clarice Lispector: An Interlocution with Wallon and Vigotski
Abstract
O artigo tem por objetivo discutir elementos presentes na teoria psicogenética de Henri Wallon (1872-1962) e na Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), por meio da interlocução com o conto “Desenhando um menino”, de Clarice Lispector (1920-1977). Para tanto, narramos algumas descobertas de um bebê, que, em interação com a mãe e com o ambiente em que vive, percebe-se capaz de se expresar, comunicar-se e agir, atividades centrais em seu processo de tornar-se humano. A perspectiva dialética presente nos delineamentos teóricos dos autores destaca-se no presente manuscrito, tornando nítida a formação do homem como um processo social e historicamente mediado.
Palavras-chave: Psicogênese. Clarice Lispector. Desenvolvimento Cultural.
ABSTRACT
This article aims to discuss about elements present in the Psychogenetic theory by Henri Wallon (1872-1962) and the historical-cultural psychology by Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), through the interlocution with the tale “Drawing a boy”, from Clarice Lispector (1920-1977). For this purpose, we have narrated some discoveries of a baby, that in interaction with its mother and the environment where it lives, feel itself able to expressing, communicating and acting, thereby starting its process of becoming human. The dialectic perspective presente in the authors’ theoretical delineates is highlighted in this manuscript making this formation of a man as social and historically mediated process.
Keywords: Psychogenesis. Clarice Lispector. Cultural Development.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.13
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