<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 13, p. 225-240, *o*./de*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.13 </line>
</par>
<par>
<line> Psicogênese e Cultura no Cont* d* Clarice L*sp*ctor: U** Interlocução **m Wallon e Vi*otski </line>
<line> Psych*gene*i* and Cultu*e in the Tale o* *lari*e Lispect*r: An *nterl*c*tion wi*h Wallon and </line>
<line> Vigotsk* </line>
</par>
<par>
<line> Fá*io Pinheiro Pac***o </line>
<line> Mestrad* em Psicologia p*la Univer*idade Feder*l do Ceará </line>
<line> Gradua*ão *m Psicologia pe*a Univers*da*e Estadu** do Cear* </line>
<line> Pr*fessor subs*i**to da Uni*ersidade Estadu*l *o Ceará </line>
<line> E-m*il: pfabiopi*heiro@gmail.com </line>
<line> Ja*ill* Cavalcante d* Oli*ei*a </line>
<line> Gra*uação em P*ic*l*gia pela U*ive*sidade Estadu*l do Ceará </line>
<line> E-mail: milly_edh@hotma*l.com </line>
<line> Ruth Maria *e *a*l* Go*çalv*s </line>
<line> Do**orado em Educaçã* p*la Un*versidade *ederal d* *e*rá </line>
<line> Professora Adjunta d* Unive*s*dade Esta**a* do C*ará. </line>
<line> E-mai*: ruthm@secr**.com.br </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: F*bio Pinhe*ro Pa*heco </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade *stadu*l do Ceará, **rso de Psi*ologia - </line>
<line> Editor-*hef*: D*. Tonny Kerley de Alen*a* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Dr. Si*as Mung**a, 1700 - *ampus do Itaperi, CEP </line>
<line> R*drigu** </line>
</par>
<par>
<line> 60741-000 - Fortaleza - CE - Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Jamille Cavalcante d* Olive*r* </line>
<line> Artigo re*ebido em 0*/07/2*1*. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Estadual do *eará, Curs* de P*i*ologi* - </line>
<line> recebida em 29/07/201*. Aprovado e* 30/**/2018. </line>
</par>
<par>
<line> Av. *r. Sila* Mungu*a, *700 - C*mpus do Itaperi, CE* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 607*1-000 - Fortaleza - *E - Brasil. </row>
<row> Endereç*: R**h M*ria de Pau*a Gonçalves </row>
<row> *niv*rsidade Est*dual do Cea*á, Curso de Psicologia - </row>
<row> Av. Dr. Si*as *un*uba, 1700 - Campus do Itaperi, CE* </row>
<row> 60741-*00 - F*rtaleza - CE - Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliad* pelo siste*a Tr*ple Revie*: Desk Review a) </row>
<row> pelo Editor-Chef*; e b) Double **ind Review </row>
<row> (avaliação cega por *o** av*liadore* *a ár*a). </row>
<row> R*v**ão: Gramat*cal, No*mativa e *e Formataçã* </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> F. *. Pachec*, J. C. Oliveira, R. M. P. Gonçalve* </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O arti*o tem por objeti*o **s*u**r elementos p*esentes </line>
<line> na teoria *si*ogen*tica de H*nri </line>
</par>
<par>
<line> Wallo* (1872-19*2) e na Psicologia Histórico-Cultural d* *ev Semenovich V*gotski (1896- </line>
<line> 1934), por meio *a *nterloc*ção com o c*n*o "*esenhando um menino", de Claric* Lispect*r </line>
<line> (*920-1977). Para tanto, n*rramos *l*umas descobertas de um be*ê, qu*, em interaç*o c*m a </line>
</par>
<par>
<line> mãe e com * ambiente e* que viv*, </line>
<line> p*rc**e-se *a*a* *e se exp*esa*, c**uni*ar-s* e *gir, </line>
</par>
<par>
<line> a*ivid*des centra*s ** seu pro*esso d* tornar-** h*mano. A pers*ectiva dialética presen*e nos </line>
</par>
<par>
<line> delineamentos teóricos </line>
<line> dos a*tores destaca-se </line>
<line> no present* manuscrito, tornando nítida a </line>
</par>
<par>
<line> for*ação d* homem como um process* social e h*sto*icame*t* medi*do. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Psic**êne*e. Clarice L*spector. Dese*volvimento Cultural. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> This ar**cle aims to discus* about elements pres*nt in t*e Psychogenetic </line>
<line> t*eory by Henri </line>
</par>
<par>
<line> Wallon (1872-1962) *nd the h*sto*ical-cultural psychol*gy </line>
<line> by Le* Semenovic* Vigotski </line>
</par>
<par>
<line> (1*96-19*4), thr*ugh th* interlocution with th* tale "Drawing a boy", f*om *larice Lispe*tor </line>
</par>
<par>
<line> (1920-1977). For thi* purpose, we </line>
<line> h*ve narrated so*e discoveries *f a baby, that in </line>
</par>
<par>
<line> inte**ction with it* mother and th* environment where it *i*es, fee* i*self able to expressi*g, </line>
</par>
<par>
<line> communi*ating and acting, t*ere*y **arting its </line>
<line> proc*ss </line>
<line> of b*coming hu*an. The d*alectic </line>
</par>
<par>
<line> perspective p*es*n*e in *he author*\ theoretical del*ne*tes i* </line>
<line> highlighte* in *his m*nuscrip* </line>
</par>
<par>
<line> ma*ing this format**n of a man ** social and his*o*ically med*ate* pr**ess. </line>
<line> Keywords: Psy*h*genesis. Clarice Lispect*r. Cultural D*velopment. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 6, a*t. 1*, p. 22*-240, no*./dez. 2018 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Psico*ênes* e C*ltu*a no Conto de *larice *ispe*t*r: Uma Interl*c*çã* c*m Wal*on e Vigot*ki </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A literat*ra </line>
<line> de Clarice Lispecto* (1920-1977) é *ermeada </line>
<line> *or questões psicológi**s </line>
</par>
<par>
<line> que emerge* de um con*exto histórico-cultural, denotando *s mediaçõe* entre **bj*tividade e </line>
</par>
<par>
<line> obj*tivida**, *rópri*s da </line>
<line> inte*reza humana. Em mui*os de *e*s escri*o*, ob*erv*-se qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *utora escreve sobre cenas </line>
<line> apare*temente comun* *o cotidiano, no </line>
<line> en*anto, aprese*ta </line>
</par>
<par>
<line> e*ement** c*pazes de re*elar a con*tituição psico*óg*ca da pessoa que vivencia a *ena. *ste </line>
</par>
<par>
<line> est*do consiste *m estabele**r um bre*e diálog* entre * teoria </line>
<line> psicogenética walloni*na, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ps**ologia hist*rico-c*l***a* e * lite*a*ura de *larice Lisp*cto*, es**cificamen*e a partir </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conto "Desenhando u* me*in*", a fim de compreender o desenv*lvimento ps*cogenético </line>
<line> humano, co*s*de*and* o homem com* su*eit* s**ial e historic*m*nte mediado. Com efei*o, a </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva hist*ri*o-*ultura* rec*nhece o su**it* c*mo um ser do*a*o de característi*as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ****em biol*gica, </line>
<line> cujas humanizaçã* e hominização ocorrem através </line>
<line> da proc**sualidade </line>
</par>
<par>
<line> **s*órica n* mundo do* ho*ens (*I**TSKI 2*0*; LEONTI**, 1978; SHUAR*, 1990). </line>
<line> Dessa forma, conc*be que o ind**íd*o *pre*de a ser um homem e e*sa aprend*zage* </line>
</par>
<par>
<line> decorre da a**opriação do </line>
<line> *esenvolvim*nto </line>
<line> histór*co d* so*i*da*e </line>
<line> humana, por mei* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho, da lin*u**em, dos p*péis *oci*is, etc. A *ínte** w*lloniana </line>
<line> d* *essoa </line>
<line> **mpleta </line>
</par>
<par>
<line> consiste na r*lação e*ta*elecida e*tre as condiçõe* orgânicas * de existênc*a *ot*dia*a, postas </line>
</par>
<par>
<line> *uma d*da forma de so**a**lidade *m um dado tempo </line>
<line> his*órico, *om a *iqueza mat*rial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *u*tu**l eng*ndrada pelos Homens (W*LLO*, 1968; MAHONEY; A*M*IDA, *012). </line>
<line> O **nto "Desenh*ndo um **nino" **rra um mo*e*to *e *nteração de um bebê c*m </line>
<line> seu meio, no qual, * *ã* repr*se*ta a *ai* importante *on*e d* conta*o da ***ensão hu*ano- </line>
</par>
<par>
<line> social. *ode-*e caracterizar o bebê </line>
<line> do conto como portador de *ma ca*ga genética que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*a, aos poucos, em decorr*ncia </line>
<line> das interações e*tabelec*das </line>
<line> no </line>
<line> decorrer </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ar**tiva. Co* e*eito, t*ata-se d* um bebê q*e s* e*p*essa *través d*s em*ç*es, as *uais, por </line>
<line> sua vez, s*o envolvidas p*r um j**o sim**l*co a**indo da *n*eração *om a mãe, grande </line>
<line> re*po*sáv*l p*r inc*uí-*o no meio social. </line>
</par>
<par>
<line> A estrutura </line>
<line> dest* art**o </line>
<line> *ompreende três *ó*icos prin**pais: aspectos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvim*nto motor, cogni**vo afet*vo, *o* ênfa*e no est*gi* i*pulsiv* emocional, e </line>
<line> evide*ciando **guns el**ento* do estágio *e*sório-mo*or e projet*vo na conc*pç*o de Wallo* </line>
</par>
<par>
<line> (1872-196*); em se*u*d*, situamo* a relação d*alét*ca entre o homem seu meio socia*, e </line>
</par>
<par>
<line> demarcand* as*ect*s re*erentes a* </line>
<line> desen*olvi*ento no primeiro ano de vida, destac*n*o </line>
</par>
<par>
<line> especialme*te, os estudos de V*gotsk* (*896-1*34) permeados pe*as f*rmula**es de Wallon, </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, *. *5, n. 6, art. 13, p. 2*5-240, nov./de*. 2018 www4.fsan*t.*om.br/revist* </line>
</par>
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<par>
<line> F. P. P*c**co, J. C. Oli*eira, R. M. P. Gonçalve* </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> ressal*ando * pa*el d* linguagem na *orm**ão h*mana. Todos esse* tópico* esta*elece* </line>
<line> i**erlocuções com trechos constantes do cont* de Claric* Lispect*r. </line>
</par>
<par>
<line> A ut*lização d* c*nto "*esenhand* </line>
<line> um meni*o" c*mo pe**urs* de diálogo c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> te*át**a se dá *e*o fato de r*co*hecermos que a arte pode proporcionar </line>
<line> uma com**e*nsão </line>
</par>
<par>
<line> abra*g*nte a*erca das vivências *umanas, sendo *m for*e *lia** d* método acadêmi**- </line>
<line> ci*ntífico n* *p*ee*s*o do real *m mo*i*ent*. Como *firma Vi*otski (*999), a arte está em </line>
</par>
<par>
<line> perm*nente relação *om a real*dade objetiv*, o que o per*itiu </line>
<line> enx*rgar a p**encialidade de </line>
</par>
<par>
<line> *al p*odução hum*na. Intrinsecame*te </line>
<line> ligada à v*da e às **lações sociais de determinada </line>
</par>
<par>
<line> época, a arte teria seu ma**rial * seu *ont*údo retirados da realidade e *rabal*ados partir a </line>
</par>
<par>
<line> desta, mas sem constitu*r-se *om* sua *ópi* fiel. Ser*a, portanto, fruto ** ação </line>
<line> ***ativa </line>
</par>
<par>
<line> h*mana, um produ** cu*tural capaz *e mediar a re*ação entre o ind*víduo e o gênero *umano. </line>
</par>
<par>
<line> Com e*eito, *igotski (1999) d*fende imp*rtâ*cia de uma re*ação íntim* entre a </line>
<line> psicolo*ia e arte, *ois *onsidera esta como v*a de exp*es**o d* socied*de *ue lhe dá orig*m, </line>
</par>
<par>
<line> ob*etivando caracter**ticas psicológicas *om*lexas. O autor, inclusive, *ale-se *e um </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> m*st*es da literatu*a r*ssa, Liev Tolstói, em alguns de seu* escri*os q*e *ompõ** a cole*â*ea </line>
<line> *bras Escogi**s, no intuito de analis*r c*ncepções sobre educa*ã* estética. </line>
<line> Nesse senti**, a *s*olha pela **crito*a Clarice Lisp*ct*r justif*ca-se pelo f*to de *ue </line>
</par>
<par>
<line> sua literatura apresenta personagens </line>
<line> envolvidas p*lo *ncon*ro de s* m*smas, </line>
<line> rev*la*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> particularid*de da re**ção entre indiví*u* e soci*bilidade. As p*rsonagens * cenas * </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> desc*itas de forma dial*tic*, a*re*entando ele*e*tos conf*ituosos e, por vezes, co*traditórios </line>
<line> que dão cor*o à* car*ct*rísticas p*icológic*s das *ersonagens e o contex*o no *ual elas estão </line>
</par>
<par>
<line> inse*id*s. Embora a* ob*as da autora datem do sécul* passa*o, as situações descritas </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> auto*a mostram-se at*a*s, c*mo a relação de um *eb* com a mãe p*es*nte no conto ut*liza** </line>
</par>
<par>
<line> n**se artigo. Desse modo, a escri*a de Lispector i*umina o trajeto teórico deste e*tu*o </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> poss*bilitar reflexões que </line>
<line> proporci*nam uma *aio* abertu** con*eitual, s*m *erder o *ig*r </line>
</par>
<par>
<line> me*odológico. </line>
</par>
<par>
<line> * REFERE*I*L T*ÓRI*O </line>
<line> 2.1 O desenho psi*ogenético do me*ino </line>
<line> Wallon e Vigotski form*l*ram *oncepç*es s*bre o *esenvol*imento h*m*no, </line>
<line> preocupando-se com a gênese da *xi*t*nci* do ser social em *ua démarche h*st*r*ca. *ess* </line>
<line> sen**do, *razemos d*lin*amentos teóricos s*bre os estágios de desen**lvimento, *laborados </line>
<line> Rev. *SA, T***sina, v. 15, *. 6, a*t. 13, p. 225-240, nov./dez. *018 www*.fsanet.com.*r/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ps*cogêne*e e Cu*tura no Conto de Cl*rice Lispector: Uma I*terloc*ção co* Wallon e Vigotski </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> *elos autores, evidenciando a*pectos da *eoria de Wallon, di*logando com o* est*dos </line>
</par>
<par>
<line> *igo*skianos </line>
<line> so**e </line>
<line> o </line>
<line> desenvolvi*ento infantil, com vista* a examinar * *emá*ica </line>
<line> em fo*o. </line>
</par>
<par>
<line> Prossegu*nd*, destac*mos asp*ctos da obra Vigotsk*ana, ao </line>
<line> pôr em tel* quest*e* *ai* </line>
</par>
<par>
<line> vol*adas **ra a perspectiva *ial**ica de formação humana no movimento d* real. Situamos o </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho como ca*egoria fun*ante </line>
<line> do </line>
<line> se r </line>
<line> so*i*l e a lingu*gem c**o elem*n*o cent*al </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> formação humana, si*n* p** **celê*cia, destacando a me*iação n* re*ação entre mãe e beb*, </line>
<line> suje*t*s do conto de Lispector. Co* ef*ito, ao lo*go ** tex*o buscamos estabelecer * diál*g* </line>
<line> entre Wallon, Vigotsk* e Lisp*ctor. </line>
<line> *allon (1968) d*d*co*-*e, em s*us e*tudos, à teorização da psicogênese da p*ssoa *m </line>
</par>
<par>
<line> sua inteire*a, cuja *entralidade o **se*volvimento da* dimensões afet*va, cognitiva é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> motora. Para * pens**or francês, a existência </line>
<line> do ho*e* oco*re por *eio de uma dialética </line>
</par>
<par>
<line> ent*e as exigê*cias do organismo e ** sociedade. *ssim, o homem é concebido com um ser </line>
<line> org*nicamente social, tendo em *ua estrutura orgânica u*a intervenção dos aspe*tos so*iais e </line>
</par>
<par>
<line> cultur*i* </line>
<line> p*** que * seu *esenvol*imento possa se atualizar. Observa-se que maturaç*o a </line>
</par>
<par>
<line> *iológica é um fator sec*nd*rio no </line>
<line> desenvolvimento das f**mas com****a* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> com*o*tam*nto humano, po** essa matu*ação de*ende da *nt*ração do indiv*duo e sua cultura </line>
<line> (WALLON, *968; 19*0; A*MEIDA, 1999). </line>
<line> Wallo* (1986; 199*) c*mpree*de o desenvolvi*ento psíquico como um processo </line>
</par>
<par>
<line> desco*tínu*, </line>
<line> cara*teriz*do p*r contradiç*es, ruptu*as * conflitos que são re*ultados da </line>
</par>
<par>
<line> maturação org*nic* * das condiçõ*s cu*tura*s. A *o*c*pçã* d* desenvolvim*nto é, </line>
<line> portant*, </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> um pr*ces** aberto, no qu*l o caminh* de sua formação </line>
<line> *ão é aca*ado ou *echado, mas </line>
</par>
<par>
<line> como percurso de *o**tantes mu*anças *o meio hi*tóri*o * social </line>
<line> que proporcionam </line>
</par>
<par>
<line> alt*ra***s em cada fase do dese*volvimento. </line>
</par>
<par>
<line> Embora o *e*envolvi*ento te*ha sid* c**ce*ido como *m proce*so aberto, Wal*on o </line>
<line> s***ividiu *m alguns estágios: I*pulsivo *mocional (0 a 1 an*); Sensó*i*-*otor e Projetivo </line>
<line> (* a 3 ano*); P*rsonalismo (3 a 6 *nos); Cat*gorial (6 a *1 anos); Puberdade e *dolescência </line>
<line> (11 anos em dian*e). Wallon (1968) considera cad* um dos estágios *m sua to*alidad* e su* </line>
<line> sucessão ocor*e de f*r*a descon*ínua. Com efeito, a pass*g*m de um a *utro *ão * simples </line>
</par>
<par>
<line> amplifi*ação, mas </line>
<line> um remanej*mento; *s ativid*de* preponderantes no pri*eiro </line>
<line> est*gio s*o </line>
</par>
<par>
<line> *eduzida* e, às ve*es, s*primidas aparentemen*e *o s*guinte. </line>
<line> Es*e per*urso n*o é linear, no qual os estág*os *nteriores s*o *uper*dos pel*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ste*iores, uma vez que, pa*a Wallon (1968), aspe*tos dos difere*tes momentos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolviment* p*dem reaparecer *m </line>
<line> outra fase *a vi*a, </line>
<line> adquirin*o nov** sentidos, de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com as *iferentes *ondiç**s do s*jeito. A passag*m de um estágio * outro é marcada </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 15, n. 6, art. 13, p. 22*-240, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. P**hec*, *. C. Oliveira, R. M. P. Gonçalv*s </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> por c*ises e conflitos, e é a solução dessas demandas que possibilita esta p*ss*g*m, um* vez </line>
</par>
<par>
<line> que o sujei*o *umpriu as *xig*ncias que </line>
<line> o meio social lhe solici*a (WALLON, 1968; </line>
</par>
<par>
<line> MAHONEY; ALMEIDA, *012). </line>
</par>
<par>
<line> Pe*o *o*trário, par* qu*m não separa arbitr*riamente co**ortamen*o * as condiçõ*s </line>
<line> de e**stência próprias a c*d* época do desenvolviment*, cad* fase constitui, entre as </line>
<line> po*sibi*idades *a crian*a e o meio, um sistema de relações que os faz especificarem- </line>
<line> se reciproca*ente. O meio não pode *er o mes*o e* todas *s **ad*s. É c*mposto </line>
<line> por tudo aquilo que possib*lita *s procedim*nto* de *u* dispõe a criança para obter a </line>
<line> *ati*f*çã* das s**s n*cessidades. M*s por **so mesm* é o conju*to *os est*mulos </line>
<line> sobre os quais ex*r** e se regula a sua a*ivi*ade. Cada et*pa é ao mesmo tempo um </line>
<line> mome*to *a e*olução mental e um tipo *e comport*mento. (WALL*N, 1995, p. </line>
<line> 4 8 ). </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, na passage* de um *stági* </line>
<line> par* outro atuam t**s leis re*ula*oras: o </line>
</par>
<par>
<line> alternâ*cia, predominân*ia e integraç*o funci*nais. A pr**eira cons*ste em alternâncias </line>
<line> *post*s e*t*e os e*tá*ios, que podem apre*entar u* *ovim*nto pre**minante para de*tr*, um </line>
<line> c*nh*cime*to v*lta*o para si; o* um m*vimento para f*ra, c*nhecimento do *un*o exterior. </line>
<line> A seg*nda lei co*siste na pred*m*nância funcio*al de cada estágio, a *ual po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> motora/afe*iva ou cognitiva. A in**ração </line>
<line> d*ssas **as leis </line>
<line> pos*ibil*ta q*e cada *stágio sej* </line>
</par>
<par>
<line> mar*ado *elo direcionamento </line>
<line> *o </line>
<line> *ese*vol**ment* pa*a si (*esenvolvi*ent* centr**eto) </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *ara explora*ão do m*ndo a </line>
<line> *x**rior (desenvolvi***to </line>
<line> ce*trífugo). A **rceira lei *escreve </line>
</par>
<par>
<line> que há uma r*lação *nt*e *s </line>
<line> estág*o*, *a qual tod*s agem com* conjuntos *ierarquizados, </line>
</par>
<par>
<line> sendo desenv*lvido* dos mais s**ples a*s m*is complexos (WALLO*, 1968; *AHON*Y; </line>
<line> ALMEIDA, 201*). Pa*a Wallon (1990), o des*nvolvimento da cr**nça, através dos pro*ressos </line>
</par>
<par>
<line> a*resen*ados não s*o uma mera soma </line>
<line> d* funções. O compo**amento de cada *dade * u* </line>
</par>
<par>
<line> *ist*m*, n* </line>
<line> *ual *ada *** das atividades j* possíveis se integra às **mais, sendo seu p*pel </line>
</par>
<par>
<line> definido *elo conju*to. </line>
</par>
<par>
<line> Base*ndo-se nessa* concepções, ao discutirm*s neste tópic* * </line>
<line> psicogênese do </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo, situamos o primeiro es*ági* *e desen*olvimento, o Impulsi*o Emocional, trazendo </line>
<line> em *estaque o bebê d* con*o de Lis*ector (1999). </line>
<line> O est*g** Impulsivo E*ocional ocorre por vo*ta de zero a um ano, e pode ser </line>
</par>
<par>
<line> subdivido em dois mome*t*s principais: o i*pulsivo e o em**i*na*. No pr**eiro, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> atividades do </line>
<line> *eb* são predominantemente </line>
<line> vo*tada* para a explo*ação do *r*prio corpo em </line>
</par>
<par>
<line> relação às suas s*ns*bilidades </line>
<line> in*er*a* e externa*; ele se compor** com mo**m*ntos </line>
</par>
<par>
<line> desorde*ados, bruscos, que express*m </line>
<line> *ran*e </line>
<line> impu**ividade motora. No conto, pode-se </line>
</par>
<par>
<line> *bse*var es*e pri*eiro m**e*to quando a narradora descreve que o me*i*o "cambale*a sobr* </line>
<line> R*v. FSA, Ter*s*na, v. 15, n. 6, a*t. 13, p. 225-240, *ov./dez. 201* www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Psico*êne** * *ultura n* Conto de Clar*ce L*sp*ctor: Uma Interlocuçã* com Wa**on e Vigotski </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> as pernas, co* a atenção inteira para de**ro: todo * seu equ**í*r*o é interno. Co*seguido *sso, </line>
</par>
<par>
<line> ag*r* a i*t*ira aten**o para fora: ele o*se*va o que o </line>
<line> *to de se erguer provocou. </line>
<line> " </line>
</par>
<par>
<line> (LISP*CTO*, 1999, p. *6). *od*-se observar, com b*s* em Wallon (1*68), que as </line>
</par>
<par>
<line> tran**ormaçõ*s das des***gas motoras s*o **ili**das *omo formas </line>
<line> de exp*es*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ção que são car*cterísticas desse estági*. </line>
</par>
<par>
<line> *m outro *o*ent*, "o b*aço [do menino] ergue-se, avança *m árduo mecanismo de </line>
</par>
<par>
<line> etapas. E, </line>
<line> de s*b*to, como pa*a prender u* inefável, com i*esperada vi**ência ele achat* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> baba com a palma *a m*o [...] ent*o, de olhos bem abertos, lambe a b*b* que </line>
<line> pertence ao </line>
</par>
<par>
<line> menino. " (LISPECTOR, 1999, *. 86-87). É *mportante sal*e**ar que nesse es*ág*o o beb* </line>
<line> *n*ontra-se e* relaçõe* simbiótic*s, tanto **oló*i*as quanto afe*iva*, as *uais terão o meio </line>
</par>
<par>
<line> hu**no como o mediador *ntre os fatores f*siológicos e </line>
<line> *ociais. *ss*m, o bebê aind* se </line>
</par>
<par>
<line> co*funde com a sua pr*pr*a realidade exterior, não se p*rcebe c*mo indivíduo diferenciado, o </line>
<line> que se dará a part*r d*s i*terações sociais. </line>
<line> Mais adiante no conto, o se*undo momen*o do est**io pode ser observado: "o que *le </line>
<line> *ensa estoura e* c*oro p*la *asa toda. E*quanto *hora, vai se re*o*hecendo, t**nsfo*mando- </line>
</par>
<par>
<line> se na*uele que a m*e *econh*cer*." (LISPECTOR, 1999, p. </line>
<line> *7). No moment* emocional, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ebê *assa a reconhecer diferentes padrões pa*a al*umas emoções (medo, alegria, raiva, entre </line>
</par>
<par>
<line> outra*), expressa*, p*incipal*e*te, por de*cargas motor*s e express**s faciai*. E*tret*nto, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessá*io que o meio s*cial </line>
<line> pos*a interpretar essas manife*tações emocionai*, con*tr*indo </line>
</par>
<par>
<line> um repertório d* signif*ca*os *om*ns na relação entre ambos. Par* W*ll*n (1968, p. 6*), </line>
<line> [...] a solicitude do adulto * um d*álo*o *ue ele oferec*, po* um esfor*o de sim**tia </line>
<line> intu*t*va, as respos*as que não obtém; em que **terpreta os *enores indíci*s; em qu* </line>
<line> crê *oder completar manifesta*õ*s lacu*are* e inconsisten*es r*lacionando-a* a um </line>
<line> si**ema *e ***erên*ias. </line>
</par>
<par>
<line> *a *once*ção walloniana, as *moçõe* são manifestações da vida </line>
<line> afetiva </line>
</par>
<par>
<line> acompanh*das d* al*erações </line>
<line> orgâni*as que p*ovocam *uda*ça* na postura e na mímic* </line>
</par>
<par>
<line> facia*. Além disso, a emoção possibilita a orige* da consciência, proporcionand* a pas**gem </line>
<line> do mundo orgânico para o soc*al, do plano fisiológico para o psíquico (WALLON, 1968; </line>
<line> *LMEIDA, 1999). </line>
<line> Pa*a o aut*r, a n*ture** da *moç** resulta *ortement* de um elemento que lhe é </line>
</par>
<par>
<line> essencial: a contagiosidade entre </line>
<line> *s </line>
<line> pessoas, imp**cand* relações inte*individuais, por </line>
</par>
<par>
<line> conseguinte, rel*ções c**etivas. Ade*ais, "[...] a* emoçõ** supõ*m desde o princípio, *m </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 6, art. 13, p. 225-240, nov./***. 2018 www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pachec*, J. *. Olive*ra, R. M. P. Go*ça*ves </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> cada indivíduo q*e se </line>
<line> abandona às suas manifestaçõ*s, o </line>
<line> poder d* expe**mentar-lhe </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sig*ificado (WALLON, 1968, p. 145) o que de*ota a plast*cidade; capacidade *e refletir no </line>
<line> co*po, ** sinais da emoç*o. Tais mecanismos pod*m ser i*enti*icado* no conto, no trecho a </line>
<line> segu*r: </line>
<line> [...] *om urgência ele tem qu* se transformar numa coisa que *od* ser vista e o*vida </line>
<line> se*ão ele ficará só, tem q*e s* *ransform*r e* compreens*vel se*ão ninguém o </line>
<line> compreenderá, *e*ão *ingué* ir* para o seu si*êncio ninguém o co**ece *e *le não </line>
<line> diss*r e c*ntar, farei t*do o que for necessári* par* que eu seja do* outro* e *s </line>
<line> outros sejam meus, pu*are* por cima de minha felicidade r*al qu* só *e traria </line>
</par>
<par>
<line> *bandono, e se*ei popular, faç* a b*rga*ha de ser </line>
<line> am*do, * i*teir*mente mágico </line>
</par>
<par>
<line> chorar para ter *m t*oca: *ãe (LI*P*CTOR, 19*9, p. 87). </line>
<line> Para Wa*lon (1986), a *imples a*s*ciação fis**lógica do recé*-nascido em relação * </line>
</par>
<par>
<line> mãe, dá luga*, ou m**hor, se faz acompanhar da e*pressiv**ade e o efe*t* ob*ido tor*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> man*festação emoti*a mais intencional. Portanto, é a "presen*a do *utro que garantirá não ** </line>
<line> * sob*eviv*ncia física, mas *a*bé* a sobrevivência cultural pela transmissão d* v*lores </line>
<line> referentes às técnic*s, crenças, id*ias e *fet*s predominantes na cultu*a" (ALME*DA, 19*9, </line>
</par>
<par>
<line> p. 15). Par*e dess* </line>
<line> arcabouço *ult**al é t*ansmit*d* pe*o *utro a*ravé* das v*riações da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem </line>
<line> q** para W*l*on (1968, p. 64), "[...] im*lica con*xões intele*tuais que s* </line>
</par>
<par>
<line> sobrepõem as conexões sen*ório-mo*ora*, um siste*a comp*ex* [...] que varia *ntre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> sujeito*", representada, por exe*plo, n*sse tre*ho do conto em te*a: </line>
</par>
<par>
<line> Isso mesmo! diz a mãe com o*gulho, i**o mes*o, me* amor, é fonfom que **ssou </line>
<line> agora pela rua, vou contar p*ra o pa*a* que você já aprendeu, é as**m mesmo que se </line>
<line> *iz: fonfom, meu amor! diz a mãe puxando-o de baix* para cima e **pois de cima </line>
<line> pa*a b**xo [...]. (LISPECTOR, 199*, p. 88). </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTAD*S * DI*CU**ÕE* </line>
<line> 3.1 De*enh*ndo *m menin*: a dia**tica entr* o *om*m e o meio </line>
<line> Desve*da* a gê*ese do psiqui*mo humano no contexto das *elações soc*ais fo* um dos </line>
</par>
<par>
<line> desaf*o* a </line>
<line> que se *ropuseram Wallon * V*gotski em seus estud*s. * psicól*go soviét*co </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta a p**iod*za*ão d*s **ades, desde o prime*ro ano, passando pe*a infância, id*de pré- </line>
<line> e*colar, idad* *scolar, chegando à puberda*e, ref*renc*ando a* cris*s que ocorrem no per*o*o </line>
</par>
<par>
<line> pós-natal, no **imeiro ano *e v*da, aos três, ao* set*, t*eze * </line>
<line> *ezess*te anos. Para Vigotski </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 6, ar*. 13, p. 22*-2*0, *ov./dez. 2018 </line>
<line> www4.*san**.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Psicogênese e Cultur* no Conto de Clari*e Lispector: Uma **terlo*ução com Wal*on * Vigotski </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> (2*06), a t*se mais *eral sobre desen*ol*imento humano * a de q**, ape*ar de tod* </line>
<line> complexi*ade d* *rga*ização e compos*ção do desenvo**imento de c*da período de idade, </line>
<line> bem como da *ultip*ic*dade *e seus elem*nto*, tal process* constitui u* todo único e possu* </line>
<line> uma estr*tura d*te**inada. </line>
<line> As leis que *eg** a for*ação desse tod* *eterminam a e*trutura e o curso de ca*a </line>
<line> proc*sso do de*envolvimen*o particu*ar que for*a parte dess* tota*id*de,, es*ando, po*tan**, </line>
<line> par* a*ém *a soma de p*rte* isoladas. Com *feito, as idades constituem formações gl*bais * </line>
</par>
<par>
<line> dinâmicas, nas quais encontra*os s***re uma </line>
<line> nova fo*mação central como uma espécie de </line>
</par>
<par>
<line> guia para todo o processo d* desenvolvi*ento *ue ca*a*te*iza a reorgani*ação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> per*onali**de da c*iança *ob um* nova base. </line>
</par>
<par>
<line> Pensar o desenvo*vime*to do psi**ismo a partir da leitu*a de W*llon e Vigo*sk* </line>
<line> envolve a compreensã* de desenvolv*men*o hum*no, como produção h*s*órica dos homens no </line>
<line> in*erio* das relaçõe* que estabele**m entre si e com a natureza (F**CI, 2*04). Nesse se*tid*, </line>
<line> é possív*l afirmar q*e as caracterí*t*cas tip*ca*ente humanas n*o es*ão *r*se*tes no </line>
<line> indi*íduo desd* o s*u na*cimen*o, n*m *ão mero resultado das pressões do mei*. </line>
<line> Co** sin*l*zam Werebe e Nade*-Brulfert (*986, p. 15), "[...] * base marxista na teoria </line>
</par>
<par>
<line> de Wallon implica no *ntendimento de que * essência </line>
<line> não é ant*rior a exis*ê*cia, * e </line>
</par>
<par>
<line> *onsciência psí**ica, * se*tim*nto de unidad* e de *oerênc** do eu nã* *r*cede a organização </line>
</par>
<par>
<line> das relações entre as diversas mo**lidades se*sori*is [...]". Para * psicólogo sov*ético, </line>
<line> tai* </line>
</par>
<par>
<line> ca*act**ísticas *esultam ** interação </line>
<line> dialética do home* e seu meio sociocu*tural, na qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> categ*ria *r*balho to*a assento como ato-gênese. Nas p**a*ras de *igot**i (1999, p. 22*): </line>
<line> Por c*nseguinte, o con***im*nto cie*tí*ico, co*siderado como *onhe**mento da </line>
<line> *atureza e não c*mo i**olo*i*, con*titui um tipo de trabalho e como to*o tr*ba*ho *, </line>
<line> antes d* *a** n*da, um processo en*re o homem e a natu*e**. *, n*s*e proce*so, o </line>
<line> pró*rio homem enfrenta * natureza enq*an*o força surgida no seu seio. </line>
</par>
<par>
<line> Na med*da em que o </line>
<line> ser humano *ransforma o seu *e*o p*ra atender às *uas </line>
</par>
<par>
<line> necessidades *ásicas, </line>
<line> ele t*ansfo*ma também * *i mesmo, isto é, e*s* modi*ica*ão realiza** </line>
</par>
<par>
<line> p*r seu própri* </line>
<line> comportam*nto *o *mb*ente irá i**luenci*r também * se* comportamen*o </line>
</par>
<par>
<line> futuro. * riq*eza *a divers*dade qualitativa das fun*ões psicol*gicas superi*re*, aquela* que </line>
<line> constitue* o func*oname*to *sí*uico t*picamen** humano, e*tá consubst*nciada nas relações </line>
<line> que * ho*em em sua *ingul*ridad* est*belece co* out*os homens e *om a *atur*z*. Eli*i**- </line>
</par>
<par>
<line> se *deia *e **e as *aracterí**ic*s do funcionamento p*i*ológico **picam*nte a </line>
<line> h**ano, tais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. *, art. 13, p. 225-*40, nov./dez. 2018 </line>
<line> w*w4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, J. C. Oliv*ir*, *. M. P. Gonçalves </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> como a *emória v*luntária, a i*aginação, entre outras, é d**a *esde o nas*imento, isola*as </line>
<line> do processo *istór*co ou do modo de socia*ilidad* e* que *s homens produzem sua </line>
<line> ex*stê*cia. </line>
<line> S*ndo assi*, comp*een*e-se q*e a carga genétic* não é responsá*el, so*inha, por </line>
<line> faze* d* um s*r humano um ho*em. * fundamental qu* a rela**o **divíduo-sociedade *e </line>
<line> efetue, para que, d*ssa f*rma, s* inicie a internalizaç*o das *ormas culturais de </line>
<line> com*ortamento. </line>
<line> O cont* "D*senhando u* men*no" des*rev* um trech* da trajet*ria empreendida p*r </line>
</par>
<par>
<line> um bebê rumo à sua human*zaçã*: "o menino é aquele *m que acabaram de nas*er </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> primei*o* dentes * é o me*mo que se*á médi*o ou carpinte*ro. " (LISP*CTOR, 199*, p. 85). </line>
<line> Observa-se que * auto*a cham* atenção para um s*jeito cujo dev** está vinculado à e*fera </line>
<line> sócio - econômica, n* qual * rel*ção entre sujeito e objeto se consolida. </line>
<line> Vigotski (2006) cita Buhler *ara ass*nalar qu* o *rimeiro contato do bebê *om * mãe é </line>
</par>
<par>
<line> a t*l ponto *strei*o *ue se po** falar até mes*o de uma fu*ã* de exist*ncias. Durante </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> processo, avanços </line>
<line> psic**ot*re* e cognitivos v** surgindo: o beb* engati*ha, </line>
<line> c*mbalei*, </line>
</par>
<par>
<line> balbucia e chora, tudo iss* em i*tera*ã* com o *e*o f*sico (que aos pou*os lhe deixa de ser </line>
<line> estran**) e c*m outros i*divíd*os h*manos, no caso, s*a mãe. </line>
</par>
<par>
<line> D* cozinh* a mã* se </line>
<line> ce*tifica: você *st* quietinh* aí? *hamado </line>
<line> a* trabalh*, o </line>
</par>
<par>
<line> meni*o er*ue-se com dif*cul*ade. C*m*aleia sobre as pernas, com a aten*ão inteira </line>
<line> para dentr*: tod* o seu equilíbr*o é interno. Conseguido iss*, ag*ra a inteira atenção </line>
</par>
<par>
<line> p*ra fora: ele observa * que ato de se ergue* p*ovocou. Pois l*va*tar-se teve o </line>
<line> c*ns*quências e co*s*qu*nci*s: * *hã* move-se *ncer*o, uma cadeira o supera, a </line>
<line> parede * de*imita. (Lis*ec*or, 1999, p. 86). </line>
<line> Em seus p***o* *inda *u*tos e in*er*os, o me*ino j* percebe que h* *m m*nd* *o s*u </line>
<line> redor que po*e ser *oc*do, con*ecido, explorado. No e*tanto, o be*ê ainda é pura a*ualidade, </line>
</par>
<par>
<line> como des*reve a na*rad*ra. C*mo </line>
<line> afirma Vigotski (2006), sua atividade *sicológica </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> bastante elementa* e inf*u*nciada por s*a heran*a biol*gica. *om efeito, s**remacia dos a </line>
</par>
<par>
<line> afetos p*imários se con*titui qu*ndo o restante do ap*rato </line>
<line> psíquico, relacionado c*m </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> funç*e* s*nsoriais, i*tel*ctua*s e motoras, a*nda não es*á *em desenvolvido. </line>
<line> T*davia, vale re*salta* que os fatores b*ológi*os *ó *êm *rep**d**ância sobre os </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais no início *a vida. A*s poucos, * b**ê irá se apropriar </line>
<line> de uma h*stória e de uma </line>
</par>
<par>
<line> cultura, q*e pass*rã* a lhe dizer respeito como ser social. Vigotski (2006), com bas* e* seus </line>
<line> estu*os s*bre * desen*o*vi*ento no *rimeiro ano de vida, reco*hec* que t** sociabili*ade </line>
<line> R*v. FS*, Ter*sina, v. 15, n. 6, art. *3, p. 225-240, nov./dez. 20*8 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ps*cogênese e C*ltura no *o**o de Cl*rice *ispector: Uma Inter*ocuç** com Wall** * Vigotski </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> car*cteriza-se p*r ser bastante espe*ífica, peculiar, por assim *izer. O psicólogo so*i*tico </line>
<line> sinaliza que o bebê d*pende dos adult*s par* sat*sfazer *uas necessidad*s mais importantes e </line>
<line> eleme**a*e*. D*sse modo, o ca*inho ***avés *os adult*s torna-*e a via *rinc*pal d* a*ivi*ade </line>
<line> *a criança nesta idade. </line>
<line> Lá está ele se**ado, iniciando tudo de nov*, *as para a própria proteção futura dele, </line>
<line> sem nenhuma chance v*r*ade*ra de realmente iniciar. Não se* como desenh*r o </line>
<line> me*ino. Se* qu* * imposs*vel dese*há-l* a ca*vão, pois at* o b*co de pena manc** o </line>
<line> papel para alé* da finíssima linha de extrema at*alidade e* que ele vive. Um dia o </line>
<line> dom*stic*r***s em humano, e podere*os desen*á-lo. Pois *ssim fize*os *onosco e </line>
<line> *om De*s. (LISPECTOR, 199*, p. 85-86). </line>
<line> Para Vigotski (200*), a motr*cidade *ão *ar*e da so*a de m*vimen*os isolados, </line>
<line> part*culares, pa*a *ormar atos integra**, ou seja, não vai da parte ao todo, mas de m**ime*tos </line>
</par>
<par>
<line> integr*do* *ue, agrupados, *nvolve* *odo o corpo. Quanto à relaçã* e**re pensam*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ling*agem, para o *u*or, cada criança que nasce é inserida em *m mundo de significados, n* </line>
</par>
<par>
<line> qual *s funçõe* </line>
<line> **emen*ares do psiquismo </line>
<line> vão evolui*do, ati*gindo, pela mediação, uma </line>
</par>
<par>
<line> forma mais e*aborada. Ainda que per*orra pas**s que se assemelham a*s das demai* cr*anças </line>
</par>
<par>
<line> em outros </line>
<line> períodos da história d* e**écie, cad* percur*o **nsi*te em algo q*alit*tivamente </line>
</par>
<par>
<line> novo, dada a concep*ão de suj*it* *oc*al e hi*toricamente mediado. pequen* personage* * </line>
<line> do *onto est*, no decorrer de *eu des*nv*lvimento, *n*ciando no*a*e*te todo o pr*cesso </line>
<line> percorrido pela **man*dade, porém sem reiniciá-*o p*opriament*. </line>
<line> * c*ian** a*reen*e de *aneir* a*iva os conhecimentos e *abilidade* que *o*am </line>
<line> constr*ídos *ela históri* social, ao *ongo de milê*io*: ela aprende a sentar, a andar, * falar, a </line>
</par>
<par>
<line> c**er com talhere*, </line>
<line> q*e nos remetem esfera do* hábitos * *ostumes. Essas e*periências à </line>
</par>
<par>
<line> podem ser acrescidas *as divers*s esfe**s sociai*, signif*cand* q**, uma vez fornecid*s pel* </line>
</par>
<par>
<line> cul*ura, *odem ser int*r*a*izadas reconstruí*as pel* *r*ança, delas se apropriando à sua e </line>
<line> maneira. O indivídu* se constit*i, po*tanto, como um se* d*fer**ci*d* do out*o, embora </line>
<line> formado na relaçã* com esse outro: singular, porém c*nstit*ído socia*m**t*. </line>
<line> 3.2 * p*p*l da linguagem no desenh* *o me*ino </line>
</par>
<par>
<line> Um *os princ*pais postu*ados de*envol*idos </line>
<line> por Vigot*ki diz respeito à mediaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> apontad* por el* como presente em t*da atividade *umana. *ã* os ins*rum***os técnicos e o* </line>
</par>
<par>
<line> sistemas de *ignos, </line>
<line> cons*ruídos historicame*te, que fa*em a medi*ção </line>
<line> dos seres huma*os </line>
</par>
<par>
<line> entre si deles com o mu*do. O* e </line>
<line> instrument*s </line>
<line> têm * função de *eg*la* as *ções sobre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, *. 6, art. 13, p. 22*-240, nov./d*z. 2018 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, J. C. Oli*eira, R. M. P. Gonçal*es </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> objetos, e o* signos regul*m as aç*es so*re o psiqui**o das p*ssoas. Para *igotski (*00*), * </line>
<line> invenç*o desses *lementos *ediadores sign**icou um salto evolut**o para a espécie humana. </line>
<line> Com efeit*, as ca*egoria* trabalh* e lingu*ge* *ortei*m a concepção *e *om*m e **ciedade </line>
<line> na perspecti*a v*gotskia*a (SHUARE, *990). </line>
<line> De aco*do com Mar* (1975), o desenvolvimento das habilidades e*pecífic** do </line>
<line> homem, assim com* a o*igem da soc*edade hu*ana, é re*ulta*o do surgimento *o tr**alho. * </line>
<line> atr*vé* do tr**alho que o homem trans**rma a natureza e, conseq*entement*, se tr**sfor*a, </line>
</par>
<par>
<line> reali**ndo *tividades que </line>
<line> atendam as n**essidades posta* pel* obj*tiv*dade. Para tanto, </line>
</par>
<par>
<line> fabrica instrument*s e se relac**na com seus s*melha**es. </line>
<line> * us* ** instrumen*os n*o está, por assim diz*r, *partado do mundo ani**l. No </line>
<line> *ntan**, difer*ntemen*e *os animais, o homem é capaz de **nst*uir um instrumento e guardá- </line>
<line> lo para **o p*st*rior, a*ém de *r*ns**tir o conh*ci*ent* a resp*it* do uso daq*e*e </line>
<line> inst*umen*o para outros h**ens. Isso d*corre do fa*o do ser hum*no não se orie*tar som*nte </line>
</par>
<par>
<line> pela impre*sã* ime*iata e </line>
<line> pela experiênci* anterior, co** ocorre nos ani***s, mas pela </line>
</par>
<par>
<line> possibil*dade de a*strair, planej**, fazer rel*ç*e* e *rever </line>
<line> a*o*tecime*t*s, atra*és da </line>
</par>
<par>
<line> *ediação cultural. * hom** tem ac*sso à dimensã* dos conceitos </line>
<line> abstratos, já qu* dispõe </line>
</par>
<par>
<line> não apenas de um c*nh*cimento sensorial, m*s também ** sua i**eligibilida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-*e qu* foi fun*amental o sur*ime*to da **n*uagem, qu*l, co*o rec*nhece a </line>
</par>
<par>
<line> Vigots*i, é o signo mediador por excel*nci*, uma v*z que ca*rega </line>
<line> e m s i os </line>
<line> con*eitos </line>
</par>
<par>
<line> gen*raliz*dos e elabo*ados pela c**tu*a. *ules*i (2006) ass*v*ra q*e a co*cepção v*g*tskia*a </line>
<line> en*ende a relação entre o p*nsament* e a linguagem como p*opulsora *a*to da forma como d* </line>
</par>
<par>
<line> *ont*údo </line>
<line> *a imaginaç*o, do* senti*entos e da vontad*. Desse modo, o comportamento </line>
</par>
<par>
<line> inf*ntil, auxiliado pe*o pensamento verbal, socialmente apreendido, vai *e lib*rtando </line>
<line> *rogressivam*nt* dos impulsos e reaç*es de b*se biológica, tomando s**s car*cterísticas </line>
<line> in*electuais. O be*ê *presen*ado no conto exper*men*a suas primeiras p*lavras, *inda como </line>
<line> "pensamentos altos", que po*sibilitam su* **municaçã* com * mãe: </line>
<line> Até que, e* pesadelo súbito, uma *a* *alavra* que el* *prendeu *he ocorre: *le </line>
<line> es**eme*e violent*me**e, abre os olhos. E para o *eu te*ror vê apenas isto: o va*io </line>
<line> quent* e claro *o ar, *em mãe. O que ele pensa **to*ra em choro pela casa toda. </line>
<line> (LISPECTOR, 1999, p. 87). </line>
</par>
<par>
<line> A mãe rapidamente re*ponde ao chama*o do filho, o que reforça * compreens*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> bebê de que o "*hor*" te* como result*do a presença da mãe, estabelecendo-se, então, uma </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, art. 13, p. 225-24*, *ov./dez. 2018 www*.*san**.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Psicogênese e *ul*ura n* *on*o de Claric* Lispect**: Uma I*ter*o*u*ão c*m W*llon e *ig*t*ki </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação entre ambos. O bebê só i*iciou seu ch*ro por p*rceber a aus*ncia da mã*; no </line>
</par>
<par>
<line> entanto, não foi preciso </line>
<line> qu* el* estivesse ali, *onc*eta*e*te, **ra que el* so*besse </line>
<line> de s * a </line>
</par>
<par>
<line> exist*ncia. Des*a forma, por me*o da pala*ra que el* a*rendeu, pôde g*itar e chamar pe*a mãe </line>
<line> q** não estava *resent*. </line>
<line> Nesse sentido, Vigotski (20*6) *d*ntific* que o dese*volvimento do bebê ** se* </line>
<line> prime*ro *n* de vida é envolto *m u*a cont**diçã* en*re a máx*ma sociabil*dad*, *mpregnada </line>
<line> pela pr*sença do adul*o e a p*ssi**lidade míni*a de comu*i*aç*o. Para Fa*ci (*0*4, p. 68): </line>
</par>
<par>
<line> "A f*rma como *ida do b*bê é * </line>
<line> organi*ada o obriga a manter uma comunica*ão m*xima </line>
</par>
<par>
<line> com os *dult*s, p*r*m </line>
<line> essa c*m*ni*ação * uma co*unicação sem palavras, muitas vezes </line>
</par>
<par>
<line> silenciosa, uma comunic*ç*o de gê*ero tota*mente pecul*ar. " </line>
<line> Em out*o momento, o bebê reconhece um s**, um sign*ficant* que foi apr***n*ado </line>
<line> pel* mãe: "Mas de re*ente s* retesa e escut* com o corp* todo, o coração batend* pesado na </line>
<line> *a*riga: fonfom!, reconhece el* de repente *um gr*to de vitória e terror - o me*ino a*aba *e </line>
<line> r*conhecer!" (LISPECTOR, 1999, p. 88). </line>
<line> O signo pode s*r compre**di*o como aquilo (obj*to, ges*o, som...) que re*resen*a </line>
<line> *lgo diferente de si *esmo. *u seja, su*stit*i e e*pressa ideias, **ent*s, o*jet*s e sit*açõe*, </line>
<line> se*vin*o com* auxílio da memória e d* *tenção humana. A lingu*gem na *sico*ogia </line>
</par>
<par>
<line> Vigot**iana é co*sid*r**a com* </line>
<line> um sistem* d* s**nos; no *onto, * *ign* "fon*om", para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> menino, </line>
<line> p*ssou a ter *m signi*i*ado, que *oi a*quirido *m *ontato </line>
<line> com u* *etermina*o </line>
</par>
<par>
<line> *on*ext* social, afetivo e cultural, de*o*an*o a *roduç*o de sent*do. P*ra o psicólogo ru*so, </line>
</par>
<par>
<line> "é no si*nificad* da palavra </line>
<line> qu* pens*me*to e linguagem se *nem em pensamento **rba*" </line>
</par>
<par>
<line> (VIGOTSKI, 2001, 5). Daí conside*ar **e p. </line>
<line> um* palavra sem significado * um s** vazio, </line>
</par>
<par>
<line> asseverand* que o significad* é um critério d* palavra. </line>
<line> Co* o auxí*io dos **gnos, o hom*m pode controla* vol*ntariame*te s** ati**dade </line>
</par>
<par>
<line> psicológica * amplia* sua *apacida*e de </line>
<line> at*n*ão, memó*** * </line>
<line> acúmulo de inf*rmações. *a </line>
</par>
<par>
<line> rel*ç*o entre ** instr*mentos e *s signos, Vigotski (1995) destaca que os prim*iros se*vir*am </line>
</par>
<par>
<line> ** a*xílio para ações co*c*etas, enquanto os segundos seriam </line>
<line> "instrumentos psicológicos", </line>
</par>
<par>
<line> com funç*o </line>
<line> de </line>
<line> a*x*l*ar </line>
<line> nas a**v*dades in*er*as *o *n*ivíduo. No e*tanto, ambos seriam </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais à internalizaç*o das pr*t*cas culturais, parte ess*ncial </line>
<line> da cons*itu**ã* do </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vim*nto humano. Co**orme *u*eski (2006, p. 124): </line>
</par>
<par>
<line> Os **g*o*, assi* como os instrumen*os, </line>
<line> for*m criados por *ece*sidades *umanas </line>
</par>
<par>
<line> *oncretas, v*nculad*s à sobre*ivência social, em cada períod* hist*rico. Da mesma </line>
<line> *a**ira qu* os instrumentos, *s funções sup*riores do pensamento, por *per*rem a </line>
</par>
<par>
<line> partir de si*nos, *e m*nifesta* primeiro por ne*essidade* da *ida *oletiva, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *om*nt* depois passam a fazer p*rte *a con*uta ind*v*dual reflexiva infantil, i*to é, </line>
<line> de su* ps*que. </line>
<line> R*v. *SA, Teresina PI, v. *5, n. 6, art. 13, *. 225-240, nov./dez. *018 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, J. *. Oliveira, R. M. *. Gonçal*es </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> Wallon (199*, p. 144) re*onhe*e que "com * li*guag*m aparece a po***bilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *bjeti*ação </line>
<line> do* desejos" e, e* sua teorização a res*eito *as et**as de cons*ruçã* do eu, </line>
</par>
<par>
<line> afirma que o surgim*nto </line>
<line> *a função s*m*ólica *esu*t* em *ma </line>
<line> nov* forma de relação *o* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> real, que emancip* a inte*igência do quadro </line>
<line> perce*tiv* imediato, *repon*erante *o primeiro </line>
</par>
<par>
<line> *no de vida. *e acordo c*m o teórico, af*tividade e inteligência al*ernam-se *o c*nsumo da </line>
</par>
<par>
<line> ener*ia psicogenét*ca do indivíduo, ao longo do seu desenvolvimento. *orém, </line>
<line> há um a </line>
</par>
<par>
<line> reciprocidade *ntre ambos: as aquisições *m um desses campos reperc*tem no outro. Pa*a </line>
<line> *voluir, a afe*i**dade depende de conqu*stas rea*izadas no plano d* i*tel**ência, e v*ce-v*rsa, </line>
<line> como *ode ser observado n* seguinte tre*ho *o co**o: </line>
<line> O p*ó*r*o ***ino ajudará s** domes*i*ação: ele é esfo*çado e c*oper*. Coopera se* </line>
<line> s*be* *u* essa ajud* que lhe pe*i*o* é par* o seu *ut*-sacri*ício. Ul*imam**te e*e </line>
<line> até tem treinado **i*o. E **sim continu*rá *rog**di**o até que, pouco a *ouco - </line>
<line> pela bon*a*e n*cess*ri* com *ue nos salvamos - *le pa*sará d* t*m*o a*ual ao </line>
<line> tempo *otidiano, da meditação à expr*ssã*, da existência * vida. (*ispector, 1999, p. </line>
<line> 8 6 ). </line>
<line> No que diz resp*ito ao *esponta* da *unção simbólica e da li*gu*gem, além de </line>
</par>
<par>
<line> responsá*eis pela cond*ção do pensamento disc*rsivo, s*o *ambém </line>
<line> capazes de nut*i-lo e </line>
</par>
<par>
<line> aliment*-l*. A lin*uagem, como pro*uto da r**ão hu*an*, acaba, no c*rs* da hi*t*ria, *or *e </line>
<line> tornar sua fab*i*an**. Com efei**, os s**nificados con*truídos *o m**do dos h*mens, </line>
<line> c*nsoli*am a linguagem como via de materialização do pensamento. Par* Wa*lon (***0, p. </line>
<line> 144), "[...] * permanência e a obj*t**idad* d* p*lavra p*rmi*em à cria*ça separar-se de suas </line>
<line> moti*a*õ*s m*mentâneas, *rolongar na lembranç* *ma e*p*riên*ia, an*ecipar, *ombin*r, </line>
<line> calcular, imaginar sonha* [...]". N*sse sen*ido, v*le ressalt*r a e*sen*ial *nterferênci* do *eio </line>
<line> *ocial nes*es proc*ss*s, impossíveis *e ser pensados f*ra de um conte**o cultural e h*stórico. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Revisitar as noçõe* *ormuladas por Wallon e Vigo*ski, c*m o *uxílio ím*ar da </line>
<line> narrativa *e Lispector, *ossibilita u*a compreensão sensível dos a*pectos p*rtic*lares que </line>
<line> emergem dent*o da relação di**ética est*bel**ida entre o **mem e a cultura. Resg*ardando as </line>
</par>
<par>
<line> p*rtic*lari*ades *e suas formul*ç*e* teó*ica*, ambos express*m uma c*ncepção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 6, *rt. 13, p. 225-240, no*./dez. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **ic*gênese * Cu*tura n* Conto de Clarice Lisp*ctor: Uma Interlocução c*m Wa*lon e *igotsk* </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento que *ev* e* c*nta a interação necessária ao proce*so de *o*inizaçã* e </line>
<line> hum*nização. </line>
</par>
<par>
<line> Assim como f*i repre*entado no conto, pela f*g*ra ** bebê, a ma*uração bioló*ica </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essencial n* *rocesso de desenv**v*mento humano, porém não é ela que rege a t*ansformaç*o </line>
<line> do homem em se* social, sendo ne*es*ário, para t*nto, a apr*priaç*o ativa d* t**o o </line>
<line> a*cabouço históric* e cu*tural em que o in**víduo está inserido, decor*ent** *o trab*l*o como </line>
</par>
<par>
<line> ato-gênese. O â*bito c*ltura* se sobrepõe ao </line>
<line> desenvolvimento biológico, criando funções </line>
</par>
<par>
<line> antes </line>
<line> inex**tentes. Nesse sent*d*, tomando po* </line>
<line> base a dialétic* ma*xia*a, p*esente na te*ria </line>
</par>
<par>
<line> vigot*kiana, é vá*ido lembra* que a *ultura também s*fre interferências do homem, ou seja, </line>
<line> esta é u*a r*laç*o em que ambos evol*em. </line>
<line> P** fim, *rge registrar *ue nã* se espera de for*a algu*a findar as inúmeras </line>
</par>
<par>
<line> pos**bili*ades d* reflexão * inte*locuçã* entre o conto </line>
<line> "Desenhand* *m meni*o" com a </line>
</par>
<par>
<line> psicogenétic* Wallon*ana e * Psicol*gia de Vigotski. Ao contrário, espe*a-se que este ensaio </line>
</par>
<par>
<line> de c*mpr*ensã* do tema ora *m </line>
<line> deba*e, instigue mais discu*sões e questiona**nto* ** que </line>
</par>
<par>
<line> diz respeito à literatura como um *odo, em especia* a claricea*a, e as *erspectivas teóri*as </line>
<line> aqui d*stacadas, c*m* uni*erso* que podem dialoga* de *odo ma*s profícuo do que se su*õe. </line>
</par>
<par>
<line> REFE*ÊNCIA* </line>
<line> AL*EIDA, A. *. S. 1999. Emoção: co*s*deraç*es sobre *eoria *e Henri Wallon. *n: a </line>
<line> ______. Emoçã* *a sa*a de aula. Campinas: Pap*rus. </line>
</par>
<par>
<line> FACCI, M. G. </line>
<line> D. 200*. A periodi**ção d* desenv**vim*nto *sicológic* </line>
<line> *ndivid*al </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> per**ectiv* de Leo**iev, Elkon*n e Vigotski. C*dernos Ce*es, v. 2*, *. 62, p. 64-81. </line>
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<line> LEO*T*E*, A. 197*. O de*envolvimento do ps*quismo. Moscou: Liv*os Horizonte. </line>
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<line> LI*PECTOR, C. 1999. Desenhando um menino. In: ______. Para nã* e*quecer. Rio </line>
<line> de </line>
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<line> Janeiro: R*c*o. </line>
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<line> MAHONEY, A. </line>
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<line> ed*ca*ão. </line>
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<line> *ão Paulo: Edições Loyo*a. </line>
<line> *AR*, K. 197*. Manuscritos econômico-filosóficos e *ut*os textos escolhidos. Tradução </line>
<line> de A*tur Morã*. *isboa: Ediçõe* *0. </line>
<line> SHUARE, M. 1*9*. La psic*logia tal c*mo y* la veo. Moscú: *ditoria* Prog**sso. </line>
<line> TULESK*, S. C. 200*. Vigotsk*: a con*tr*ção d* uma p*icologia m*rxista. M**ingá: E*itora </line>
<line> da Uni*ersid*d* Estadual de Maringá. </line>
<line> *ev. *SA, Tere*ina PI, *. 15, n. 6, art. 13, p. 2*5-*40, nov./dez. 2018 ww**.fs*n*t.com.br/*ev*s*a </line>
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<line> Claric* L*spector: Uma Interlocuçã* com Wal*on e Vigotski. Rev. FSA, Teresina, v.15, n.*, art. 13, *. </line>
<line> 225-240, nov./dez. 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*i*uiç*o dos Autores </line>
<line> F. P. *acheco </line>
<line> J. C. Oliveir* </line>
<line> R. M. P. Gonça*ves </line>
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<line> 1) co**epção e plan*jame*to. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) análise e inte*pretação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<par>
<line> *) elabo*ação do rascunho ou na re*isão crític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *a*t*cipação ** aprovação d* versão final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. *5, n. 6, art. 1*, p. 225-240, n*v./de*. 201* </line>
<line> w*w4.fsan*t.c*m.br/revis*a </line>
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