Um Olhar Crítico Sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O Processo Avaliativo / A Critical Look on Education of Youth and Adults in Brazil: The Evaluation Process

Luiz Ortiz Jimenez, Antônio Carlos Dos Santos Cruz

Abstract


O processo avaliativo no contexto da educação de jovens e adultos – EJA – assume uma relevância significativa; e reflexões a respeito do mesmo são necessárias, uma vez que a avaliação é uma das mais importantes etapas do processo pedagógico. Diante disso, o presente artigo, nascido de uma tese de doutorado ainda em desenvolvimento, pretende apresentar alguns dos frutos que vêm sido colhidos com a realização dessa pesquisa, tendo os seguintes objetivos: apresentar a trajetória do ensino de jovens e adultos no Brasil, descrevendo as razões de seu surgimento e a condução que lhe foi dada pelo poder público desde sua fundação, e analisar a importância da avaliação para o processo educativo dos alunos do EJA, com ênfase na importância de uma prática educativo e libertadora. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. As conclusões apontam para a importância da avaliação como um processo vivo que visa construir o conhecimento, um e chamam a atenção para o papel do professor nesse contexto.

 

Palavras-Chave: Educação. Libertação. Avaliação.

 

ABSTRACT

The evaluation process in the context of youth and adult education (EJA) assumes significant relevance and reflections on it are necessary since evaluation is one of the most important stages of the pedagogical process. Therefore, the present article, born of a doctoral thesis still in development, intends to present some of the fruits that have been collected with the accomplishment of this research, with the following objectives: to present the trajectory of the teaching of young people and adults in Brazil, describing the reasons for its emergence and the conduct that has been given to it by the public power since its foundation and to analyze the importance of evaluation for the educational process of the students of the EJA, with emphasis on the importance of a liberating educational practice. The methodology used is the bibliographical research. The conclusions point to the importance of evaluation as a living process that aims to build knowledge, one and draw attention to the role of the teacher in this context.

 

Keywords: Education. Release. Evaluation.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.2.7

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