Orientação Profissional com Jovens em Vulnerabilidade Social: Uma Revisão Teórica / Professional Orientation with Young People in Social Vulnerability: A Theoretical Revision

Natalia Fernandes Teixeira Alves, Rafaelly Naira da Silva, Marília Maia Lincoln Barreira, Terezinha Teixeira Joca

Abstract


A presente pesquisa apresenta uma revisão teórica sobre a orientação profissional (OP), tendo em vista sua aplicabilidade em adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir da análise de estudos em português e espanhol.  O objetivo é compreender como a OP tem atuado com adolescentes e jovens de classes sociais minoritárias. Neste sentido, essa prática foi analisada mediante três categorias: Conflitos de interesse – a importância da OP com grupos minoritários; O papel do projeto de vida na escolha profissional; A escola pública como espaço de atuação de orientadores profissionais. A análise dos dados foi orientada seguindo a ideia de que a teoria que fundamenta este artigo tem evidenciado a importância e a necessidade da OP com estes jovens e adolescentes, de modo a considerar, de forma abrangente, as condições sociais que são importantes e influenciam suas escolhas. Nesse cenário, é preciso ter consciência o movimento social e os sentidos que permeiam as condições subjetivas dos sujeitos envolvidos. Finalmente, conclui-se que há uma necessidade de investimento, construção teórica e metodológica para o desenvolvimento e prática da orientação profissional nesse âmbito.

 

Palavras-chave: Orientação Profissional. Projeto de Vida. Vulnerabilidade Social. Adolescentes e Jovens.

 

ABSTRACT

The present research presents a theoretical review on professional orientation (OP), considering its applicability in adolescents and young people in situations of social vulnerability. This analysis was based on studies in Portuguese and Spanish. The objective is to understand how OP has worked with adolescents and young people from lower social classes. In this sense, this practice was analyzed through three categories: Conflict of interests - the importance of OP in minority groups; The role of life goals in choosing a professional career; Public school as a space for professional orientation. The analysis of the data was guided by the idea that the theory behind this article has evidenced the importance and necessity of OP for these young people and adolescents, taking into consideration the social conditions that influence their choices. In this scenario, it is necessary to be aware of the social movements and the senses that permeate the subjective conditions in which the subjects are involved. Finally, it was concluded that there is a need for investment in theoretical and methodological construction for the development and practice of professional orientation in this field.

 

Keyword: Professional Orientation. Life Project. Social Vulnerability. Adolescents and Young People.


References


ABADE, F. L. Orientação profissional no Brasil: uma revisão histórica da produção científica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 6, n. 1, p. 15-24, 2005.

ABREU, E. F; ALENCAR, H. M. Projetos de vida e profissional: Um estudo com universitários da área da saúde. Psicologia da Educação, n. 35, p. 144-170, 2012.

AGUIAR, W. M. J. D. La Orientación Profesional y los Procesos de Elección: una Reflexión desde la Perspectiva Sociohistórica. Revista Mexicana de Orientación Educativa, v. 4, n. 10, p. 02-09, 2007.

AGUIAR, W. M. J; BOCK, A. M. B; OZELLA, S. A Orientação Profissional Com Adolescentes: Um Exemplo De Prática Na Abordagem Sócio-Histórica. In: Bock, A. M. B; Gonçalves, M da G. M; Bock, S. D. Orientação Profissional para as classes pobres. São Paulo: Cortez, 2010. Furtado, O (Org.). Psicologia Sócio-Histórica: Uma perspectiva crítica em psicologia. 3. Ed. São Paulo: Cortez. cap. 9. p. 163-178, 2007.

BOCK, A. M.; AGUIAR, A. J. (Org.). A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1995.

BONFIM, T. A; ESBROGEO, M. C; SOARES, D. H. P. Um estudo preliminar sobre práticas em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 21-34, 2003.

BRUNO, T. I. B; SORBELLO, M. C. B. Escolha profissional: realidade das escolas públicas e privadas. Pensamento Plural: Revista Científica do Unifae, v. 2, n. 2, p. 70-76, 2008.

CASTRO, M. G. Políticas públicas por identidades e de ações afirmativas: acessando gênero e raça, na classe, focalizando juventudes. In R. Novaes & P. Vannuchi (Orgs.), Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação (p. 275-303). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

CLEMENTE, C. A. Trabalho decente: leis, mitos e práticas de inclusão. 2008.

COSTA, J. M. Orientação profissional: um outro olhar. Psicologia USP, v. 18, n. 4, p. 79-87, 2007.

COUTRIM, R. M. E; CUNHA, M. A. A. Escolha ou destino? A influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio. Revista Contemporânea da Educação, v.12, p.173-194, 2011.

DELLAZZANA-ZANON, L. L; DE LUCCA FREITAS, L. B. Uma revisão de literatura sobre a definição de projeto de vida na adolescência. Interação em Psicologia, v. 19, n. 2, 2016.

GONÇALVES, A., VIEIRA-SILVA, M; DA MACHADO, M. N. Projeto de vida no discurso de jovens músicos. Psicologia em Estudo, v. 17, n. 4, 2012.

IVATIUK, A. L; PIZÃO YOSHIDA, E. M. Orientação Profissional de pessoas com deficiências: Revisão de literatura (2000-2009). Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 1, 2010.

IVATIUK, A. L; AMARAL, V. A. D. Orientação profissional para profissões não universitárias. Orientação profissional: Teoria e técnica, v. 3, p.211-224, 2007.

KRAWULSKI, E. A orientação profissional e o significado do trabalho. Revista da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Florianópolis, v. 2, n.1, p.5-19, 1998.

LEVENFUS, R. S. Orientação vocacional ocupacional: abordagem clínica psicológica. In: R. S. Levenfus, & D. H. P. Soares (Orgs.). Orientação vocacional ocupacional (p. 117-132). Porto Alegre: Artmed. 2010.

MANDELLI, M. T; SOARES, D. H; LISBOA, M. D. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arquivos Brasileiros de psicologia, v. 63, p. 49-57, 2011.

MELO-SILVA, L. L; JACQUEMIN, A. Intervenção em orientação vocacional/profissional: Avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor, 2001.

MELO-SILVA, L. L; LASSANCE, M. C. P; SOARES, D. H. P. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 5, n. 2, p. 31-52, 2004.

MELO-SILVA, L. L; LEAL, M. DE S; FRACALOZZI, N. M. N. Produção científica em congressos brasileiros de orientação vocacional e profissional: período 1999-2009. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 1, p. 107-120, 2010.

MELO-SILVA, L. L; OLIVEIRA, J. C. D; COELHO, R. D. S. Avaliação da orientação profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão. Psic: Revista da Vetor Editora, v. 3, n. 2, p. 44-53, 2002.

NORONHA, A. P. P; SANTOS, A. A. A; SISTO, F. F. Contribuições da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). In R. S. Levenfus, & D. H. P. Soares (Orgs). Orientação Vocacional Ocupacional (p. 183-193). Porto Alegre: Artmed. 2010.

NORONHA, A. P. P et al. Análise de Produções da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Psico, v. 45, n. 1, p. 26-34, 2014.

NUNES, N. G. Orientação profissional em escola pública: Uma análise de relatos de experiência. Psicologia: O Portal dos Psicólogos, p. 1-17, 2009.

NUNES, N. G; BARROS, C. C. Orientação profissional em escola pública: Uma análise de relatos de experiência. Psicologia: O Portal dos Psicólogos, p. 1-17, 2009.

OLIVEIRA, M. C. S; PINTO, R. G; SOUZA, A. S. Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transicao para a vida adulta. Temas em Psicologia, v. 11, n. 1, p. 16-27, 2003.

PESSINI, M. A et al. Um estudo qualitativo sobre a orientação profissional: direções possíveis, desafios necessários. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 16, n. 2, 2008.

RIBEIRO, M. A. Reflexiones epistemológicas para la orientación profesional en América Latina: Una propuesta desde el construccionismo social. Revista Mexicana de Orientación Educativa, v. 10, n. 24, p. 02-10, 2013.

ROCHA N; BASSO, C. SOARES, D. H. Juventude e Perspectivas de Futuro: A Orientação Profissional no Programa Primeiro Emprego. Psicologia Ciência e Profissão, v. 34, n. 4, 2014.

SARRIERA, J. C; CÂMARA, S. G; BERLIM, C. S. Formação e orientação ocupacional: manual para jovens à procura de emprego. Porto Alegre: Sulina. 2006.

SILVA, L. L. M; JACQUEMIN, A. Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando processos e resultados. São Paulo: Vetor Editora. 2001.

SOARES, D. H. O que é orientação profi ssional (4a ed.). São Paulo. Editora Brasiliense. 2009.

SOARES, D. H. P. A inserção da orientação profissional no Brasil. Anais do Encontro Mineiro de Orientadores Profissionais: Desafios frente às transformações do mundo do trabalho, 1999.

SOARES, D. H. P; COSTA, A. B; ROSA, A. M; DE OLIVEIRA, M. L. S. Aposenta-ação: programa de preparação para aposentadoria. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, v. 12, 2007.

SOBROSA, G. M. R; OLIVEIRA, C. T. D; SANTOS, A. S. D; DIAS, A. C. G. Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicologia em Revista, v. 21, n. 2, p. 314-333, 2015.

SOBROSA, G. M. R; OLIVEIRA, C. T. D; SANTOS, A. S. D; DIAS, A. C. G. Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Psicologia em Revista, v. 21, n. 2, p.314-333, 2015.

SOUZA, C. A. D. Reflexões sobre trabalho, identidade e projeto de vida: sua relação com o processo de orientação profissional. Revista da ABOP, v. 1, n. 1, p. 47-57, 1997.

SOUZA, L. G; MENANDRO, M. C; BERTOLLO, M; ROLKE, R. Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n.2, 2009.

SPARTA, M. O desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 1-11, 2003.

SPOSITO, M. P; CARRANO, P. C. R. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista de Educação, n. 24, p. 16-39, 2003.

TEIXEIRA, M. A. P et al. Produção científica em orientação profissional: uma análise da revista brasileira de orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 8, n. 2, p. 25-40, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.13

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)